Passo 07 Gestão de Vendas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Passo 07 Gestão de Vendas"

Transcrição

1 Passo 07 Gestão de Vendas

2 CMV Protocolos e procedimentos para reduzir o CMV e aumentar o lucro da farmácia

3 Como vender medicamentos genéricos e similares?

4 Você e sua Equipe compreendem o papel que cada um destes medicamentos representam para a farmácia e para o cliente?

5 A Farmácia deve possuir procedimentos claros e definidos a toda equipe de atendentes visando definir o papel de cada produto e principalmente como estes produtos deverão ser vendidos aos clientes. Desta forma será possível conciliar ética e lucro!

6 Como unificar Lucro e Ética: Criar protocolos de atendimento; Programar diretrizes com foco em produtos; definir conceitos básicos aos vendedores.

7 A questão não é tentar proibir a Troca de produtos ou tentar proibir a Indicação de Produtos, mas definir critérios para efetuar a Substituição de Produtos e ainda definir critérios para a Indicação de Produtos. Cabe inteiramente ao Farmacêutico definir estes critérios.

8 O medicamento substituto ou intercambiável deverá conter os mesmos princípios ativos (sais) e ainda apresentar a mesma dose que o produto receitado. O produto deverá ser mais barato (custar menos ao cliente) que o produto receitado.

9 O medicamento substituto deverá ser um Genérico ou Similar Equivalente. Substituições somente aquelas definidas antecipadamente pelo Farmacêutico em Listas e Treinamento. Fixar o Carimbo ou Selo de Substituição na Receita assinado pelo cliente e o Farmacêutico

10 Etiqueta de Intercambialidade

11 Exemplo de critério de Substituição de Produtos (intercambialidade) em Receituário Médico : Definir uma Lista de Substituição Permitida de produtos correlacionados.

12

13 Exemplo de critério para Indicação de Produtos : Definir uma Lista de Produtos para Indicação baseada preferencialmente nos MIP s. Fazer a indicação ao cliente somente depois de oferecer ao cliente o Atendimento Farmacêutico.

14 Indicar somente produtos que houve treinamento e que esta constando na lista de indicação. Ensinar claramente o Modo de Uso do produto ao cliente. Explicar ao cliente que se sentir algum sintoma deverá retornar e falar com o Farmacêutico.

15 Escolher os produtos de no máximo 3 Laboratórios Similares(de maior Margem de Lucro) para compor a Lista de Indicação. O Farmacêutico tem que dar treinamento sobre os Produtos classificados (número limitado de produtos). Escolher os Laboratórios Genéricosque oferecem maior desconto sobre o Preço de Custo (geralmente os 3 de maior desconto). Ter no estoque pelo menos 01 unidade de cada produto Genérico mais barato do mercado, ou seja, com o menor Preço de Venda. Objetivo é de ganhar em preço da concorrência.

16 Definindo Metas e Comissões dos Colaboradores

17 As metas podem ser definidas em: Valores Unidades vendidas Clientes atendidos

18 Como definir metas? Com base no histórico de vendas

19 Dicas para elaborar metas

20 Conte com a participação dos colaboradores Reavalie os objetivos sempre Seja objetivo e saiba medir os resultados

21 Crie metas reais e que podem ser alcançadas

22 Evite conflitos no processo

23 Promova o comprometimento do colaborador

24 Monitore prazos e resultados

25 GRUPO SUBGRUPO COMISSÃO SUGERIDA Med. Receit. e Pop. especiais Populares consagrados 1,00 Receituário indicação/prescrição farmacêutica 2,00 Receituário referência 1,00 Receituário similares 1,00 Receituário similares equivalente 1,00 Receituário uso contínuo 1,00 Medicamentos similares Similares Equivalentes 3,00 Similares indicação/prescrição farmacêutica 6,00 Similares procura espontânea 3,00 Similares uso contínuo 3,00

26 Medicamentos genéricos Genéricos indicação/prescrição farmacêutica 5,00 Genéricos procura espontânea 3,00 Genéricos de uso contínuo 3,00 Perfumarias e Correlatos Perfumaria cabelo e pele 1,00 Perfumaria cosmético e perfumes 1,00 Perfumaria higiene pessoal 1,00 Perfumaria infantil 1,00 Correlatos alimentos especiais 1,00 Correlatos hospitalares 1,00 Correlatos oficinais 1,00 Medicamentos manipulados alopáticos e homeopáticos Manipulados alopáticos 5,00 Manipulados homeopáticos 5,00 Perfumaria manipulada alopática 5,00 Perfumaria manipulada homeopática 5,00

27 Serviços Farmacêuticos Serviços Aferições 10,00 Serviços intervenção medicamentosa 10,00 Serviços orientação 10,00 Serviços prescrição ou indicação 10,00 Serviços triagem clínica 10,00

28 Definir Metas para cada o vendedor e para a sua Equipe de Vendedores que trabalham no mesmo horário. O Farmacêutico não pode disputar comissão com os vendedores: ele tem que ser um estimulador da equipe. O Farmacêutico tem que definir as regras e não bloquear o trabalho dos balconistas: ele tem que ser visto como um aliado.

29 LIDERANÇA

30 Os Canais de Venda e Programas de Benefícios de Medicamentos A Farmácia deve buscar sempre abrir novos canais de venda, como:

31

32 Convênios com as empresas de PBM (é uma sigla para Pharmacy Benefit Management - o termo é traduzido para o português como Programa de Benefícios de Medicamentos ).

33

34 O Programa de Benefício de Medicamentos (PBM) foi idealizado para facilitar o acesso aos medicamentos e consequentemente, contribuir para sucesso do tratamento médico.

35 Verificar sempre com os representantes de cada Laboratório fabricante a existência de PBM.

36 Programa Farmácia Popular do Governo Federal. Medicamentos Subsidiados (até 90%) Medicamentos Gratuitos OS Subsídios são definidos através de regras específicas: Portaria n 491/2006 Portaria n 971/2012

37 TREINAMENTO

38 P Programação O Organização I Implantação A Avaliação

39 Passo a Passo Monte um plano de treinamento. Estabeleça uma grade de temas que considera primordiais e forme um roteiro.

40 Passo a Passo Defina o tempo que você tem disponível para o treinamento antes de começar a organizar os assuntos. Avalie se é possível aplicar o treinamento de uma só vez ou em duas ou três reuniões. Se for esse o caso, divida o tempo pelo número de reuniões necessárias.

41 Passo a Passo Crie um plano de aula dividido em colunas, definindo o tópico, o objetivo específico desse tópico, o método de ensino desse tópico, os recursos que você irá utilizar e quanto tempo ele vai demandar. Prossiga com a mesma sequência, acrescentado os tópicos do treinamento, definindo os objetivos específicos, o método e o tempo de cada um, até completar sua carga horária final.

42

43

44 Definir treinamento e protocolos de Procedimentos para que os funcionários saibam lidar com as Reclamações de Clientes. Exemplo: 1) Fazer preencher um formulário apropriado na frente do cliente. 2) Entregar uma via para o cliente reclamante. 3) Descrever o teor da reclamação. 4) Dar retorno em no máximo 48 horas. 5) Fazer retorno por escrito com assinatura do Farmacêutico. 6) Registrar a reclamação em livro próprio ou em pasta apropriada. 7) Registrar ação de investigação e correção da reclamação.

45 Definir dias e datas para Treinamentos de Vendas e atendimento ao cliente: utilizar DVDs de treinamento (Luiz Marins, Daniel Godri, Prof. Gretz, etc). Ideal é pelo menos um treinamento por mês. Incluir treinamento: técnico e crescimento pessoal.

46 Nunca bloqueie formas de pagamento, elas tem que ter critérios e serem sempre ampliadas. Exemplo de critério: Nas vendas com cheques, institua o prévio cadastramento do cliente na Farmácia. Nunca ligue para o SPC/SERASA para consultar cheque do cliente na frente do cliente. Cadastre antecipadamente os clientes que habitualmente compram com cheque na Farmácia, mesmo sem a sua presença. Exija sempre o documento pessoal nas vendas a prazo (Duplicatas; Notas) para dependentes.

47 O FARMACÊUTICO E AS VENDAS

48 O Farmacêutico nas Vendas O Farmacêutico tem que tomar a posição de ser o líder da equipe de vendas. O Farmacêutico também é vendedor: ele direciona a venda, auxilia na sua execução e realiza vendas sem disputar com o vendedor. Função do Farmacêutico na Farmácia: Motivar a equipe a vender mais com ética e presteza. Função do Farmacêutico para com o Cliente: Ajudar na solução dos seus problemas de saúde e na utilização dos medicamentos.

49 O FARMACÊUTICO E A GESTÃO

50 Posição do Farmacêutico na Farmácia O Farmacêutico tem que ajudar a Gerenciar a Farmácia. Ele também deve ter conhecimento de Administração... O Farmacêutico sendo o responsável técnico, ele responde sobre o todo...administrar bem os setores traduz em segurança técnica para a Farmácia e o Farmacêutico...

51 Administrando um Protocolo de Atendimento ao Cliente no Serviço Farmacêutico: O Farmacêutico deve definir os protocolos de atendimento ao cliente A abordagem deverá ocorrer no balcão (na maioria das vezes o Farmacêutico deverá ir buscar o cliente (Ser proativo) Se o paciente tiver algum tipo de dúvida de utilização do medicamento, ou ainda se quiser orientação acerca de sintomas ou doenças, o Farmacêutico deverá convidar o paciente para ir até a sala de atendimento farmacêutico (ou na sua falta na Sala de Injeção).

52 PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO FARMACÊUTICO

53 Os produtos de Indicação não devem ter desconto cadastrado. Os de Substituição deve ter desconto maior do que os de Marca que vem nos receituários. O cliente tem liberdade de escolha: Cabe ao atendente no balcão da farmácia, fazer a orientação ética para essa escolha. E cabe ao Farmacêutico, definir e treinar esses atendentes. Vendas por Telefone, fazer protocolo de atendimento considerando: Formas de pagamento aceitas; Produtos Controlados; Área de Entrega em Domicílio; Tipo de Comissão; Valor máximo de troco a levar; Horários possíveis; etc.

54 Administrando um Protocolo de Atendimento ao Cliente no Serviço Farmacêutico: O Farmacêutico deverá escutar o cliente e preencher uma Ficha de Acompanhamento Ficha Simples. Critério de anotação: Data. Impressão Diagnóstica (I.D.) Indicação (IND.)

55 O Protocolo de Atendimento Farmacêutico Exemplo de Protocolo Farmacêutico: I. Indicação Farmacêutica ou Orientação Assistida ou Automedicação Assistida. Fazer o tratamento de Doenças de Fácil diagnostico (ou de diagnostico visível) e de fácil tratamento. I. Aconselhamento ou Orientação ao Paciente. Realizar orientação sobre dose, modo de uso, maneiras de higiene e cuidados especiais. I. Serviço de Triagem. Fazer o Encaminhamento ao profissional clínico adequado e competente (Médico Especialista, Odontólogo, Psicólogo, Fisioterapêuta, Fonoaudiólogo). I. Serviço de Pós-consulta. Fazer o acompanhamento Farmacoterapêutico do cliente após atendimento de receituário médico/odontológico.

56 Exemplo de um Protocolo de Atendimento ao Cliente no Serviço Farmacêutico: Quando Indicar um medicamento. Diagnóstico da doença ou sintoma for visível. Baixa complexidade da doença ou sintoma. Quando o Farmacêutico sentir segurança em qual medicamento deverá indicar. Por solicitação do Cliente, e atender as outras condições acima. Indicação somente da Lista de produtos para Indicação, que foi previamente montada pelo Farmacêutico e a Diretoria da Farmácia (não esqueça de unir ética com lucro).

57

58 Farmacêuticos: Rodrigo Magalhães Cadri Awad Contato pessoal: Empresa: Fone: (62) Site: Contato empresa: Assista aos Cursos on-line acessando:

Passo 07 Gestão de Vendas

Passo 07 Gestão de Vendas Passo 07 Gestão de Vendas Qual o comportamento do Farmacêutico, Farmacista e Equipe diante do processo de vendas? Como cada parte encara o ato de vender? Significado de Mercadoria Aquilo que está à venda,

Leia mais

Passo a Passo para a Implantação do do Método Administrativo: Passo nº 04 Administrativo:

Passo a Passo para a Implantação do do Método Administrativo: Passo nº 04 Administrativo: Passo a Passo para a Implantação do do Método Administrativo: Passo nº 04 Administrativo: 4) Compras: Rotineiramente faça compras retirando a lista de faltas dos produtos que atingiram o Estoque Mínimo.

Leia mais

Como uma pequena farmácia de uma pequena cidade do interior se notabilizou com a prestação de serviços quando ninguém ainda sequer falava deste

Como uma pequena farmácia de uma pequena cidade do interior se notabilizou com a prestação de serviços quando ninguém ainda sequer falava deste Como uma pequena farmácia de uma pequena cidade do interior se notabilizou com a prestação de serviços quando ninguém ainda sequer falava deste assunto no Brasil. Farmacêutico/Farmacista: Rodrigo Antônio

Leia mais

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad Farmacêutico/Farmacista: Rodrigo Antônio Magalhães FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico Bioquímico formado pela Universidade Federal de Goiás em 1984. Pós-graduado com M.B.A. em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico.

Leia mais

Workshop Bulla para Gestores de Farmácias Quanto você quer ganhar com a sua farmácia?

Workshop Bulla para Gestores de Farmácias Quanto você quer ganhar com a sua farmácia? Workshop Bulla para Gestores de Farmácias Quanto você quer ganhar com a sua farmácia? Farmacêutico com Habilitação em Farmácia Industrial pela UFG MBA em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico pela Gama

Leia mais

Prof. Cadri Awad Prof. Rodrigo Magalhães

Prof. Cadri Awad Prof. Rodrigo Magalhães Procedimentos Farmacêuticos Como Diferencial Competitivo e Alicerçados em Resultados Palpáveis para o Negócio Farma Prof. Cadri Awad Prof. Rodrigo Magalhães Serviços Farmacêuticos Como Diferencial Competitivo

Leia mais

O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá!

O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá! O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá! O que é que paga suas contas? É possível uma farmácia lucrativa, falir, quebrar? Uma empresa precisa ser analisada

Leia mais

Independente do porte, a farmácia precisa dividir os pedidos em dois momentos ou dois tipos: Pedidos de rotina Pedidos especiais ou negociados

Independente do porte, a farmácia precisa dividir os pedidos em dois momentos ou dois tipos: Pedidos de rotina Pedidos especiais ou negociados PASSO 03 - COMPRAS Tipos de Pedidos Independente do porte, a farmácia precisa dividir os pedidos em dois momentos ou dois tipos: Pedidos de rotina Pedidos especiais ou negociados Pedidos de rotina 01 Baseado

Leia mais

O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá!

O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá! O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá! O que é que paga suas contas? É possível uma farmácia lucrativa, falir, quebrar? Uma empresa precisa ser analisada

Leia mais

sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL O GPS PARA CHEGAR LÁ!

sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL O GPS PARA CHEGAR LÁ! sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL O GPS PARA CHEGAR LÁ! a viagem... O que isso tem haver com a nossa farmácia? Grande preocupação em apenas vender Parte significativa das drogarias focam em aumento de

Leia mais

sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL Os desafios e caminhos para prosperar sempre neste mercado!

sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL Os desafios e caminhos para prosperar sempre neste mercado! sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL Os desafios e caminhos para prosperar sempre neste mercado! a viagem... O que isso tem haver com a nossa farmácia? Grande preocupação em apenas vender Parte significativa

Leia mais

O VIVER BEM O PROGRAMA SÊNIOR PARA QUEM É?

O VIVER BEM O PROGRAMA SÊNIOR PARA QUEM É? PROGRAMA Sênior O VIVER BEM A Unimed Vale do Sepotuba, através do setor VIVER BEM, apresenta aos seus beneficiários o PROGRAMA SÊNIOR, voltado aos clientes com idade igual ou superior a 80 anos. O PROGRAMA

Leia mais

Gestão Financeira para Farmácias. Indicadores de Resultados e o Caminho para a Rentabilidade!

Gestão Financeira para Farmácias. Indicadores de Resultados e o Caminho para a Rentabilidade! Gestão Financeira para Farmácias Indicadores de Resultados e o Caminho para a Rentabilidade! É assim que me sinto agora a viagem... O que isso tem haver com a nossa farmácia? Grande preocupação em apenas

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFº MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Área de conhecimento: Ambiente, Saúde e Segurança Componente Curricular: Introdução a Ciências Farmacêuticas

Leia mais

Passo 02. Setor de Estoque

Passo 02. Setor de Estoque Passo 02 Setor de Estoque Setor de Estoque Importância: Um Estoque bem administrado é vital para a lucratividade da Farmácia. Promova a conferência dos produtos na Entrada, e certifique que seja adotado

Leia mais

Quando selecionada a opção Exibir por nomes, são exibidos os nomes dos produtos na tabela. Caso contrário, serão exibidos os códigos dos produtos.

Quando selecionada a opção Exibir por nomes, são exibidos os nomes dos produtos na tabela. Caso contrário, serão exibidos os códigos dos produtos. ULT-730-COMO CONFIGURAR CONSULTAR DESCONTO DE PRODUTOS COMO PROGRAMAR/CONSULTAR DESCONTOS NO SISTEMA. No UltraADM, menu Produtos Tabela de descontos: E na tela abaixo clique em INCLUIR: Na tela acima você

Leia mais

Transformando Mina de Bomba em Mina de Ouro. Os pilares que impactam no aumento do Ticket Médio e do número de clientes atendidos na farmácia

Transformando Mina de Bomba em Mina de Ouro. Os pilares que impactam no aumento do Ticket Médio e do número de clientes atendidos na farmácia Transformando Mina de Bomba em Mina de Ouro Os pilares que impactam no aumento do Ticket Médio e do número de clientes atendidos na farmácia Qual o principal fator que atrai o cliente para o PDV? Serviços

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Montagem ou Aquisição de Farmácia ou Drogaria: Aspectos Práticos do negócio. Diretrizes para a Montagem ou Aquisição de Farmácias

EMPREENDEDORISMO. Montagem ou Aquisição de Farmácia ou Drogaria: Aspectos Práticos do negócio. Diretrizes para a Montagem ou Aquisição de Farmácias EMPREENDEDORISMO Montagem ou Aquisição de Farmácia ou Drogaria: Aspectos Práticos do negócio Diretrizes para a Montagem ou Aquisição de Farmácias Prof. Farmac. Rodrigo Magalhães Farmacêutico/Farmacista:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul. Fundo Municipal de Assistência e Saúde

Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul. Fundo Municipal de Assistência e Saúde Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais Fundo Municipal de Assistência e Saúde INFORMATIVO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO CARTÃO SEGURADO ISSEM Você recebeu o Cartão

Leia mais

Um estoque bem administrado é vital para a lucratividade da farmácia.

Um estoque bem administrado é vital para a lucratividade da farmácia. PASSO 02 - ESTOQUE Setor de Estoque Importância Um estoque bem administrado é vital para a lucratividade da farmácia. Promova a conferência dos produtos na entrada e certifique que sejam adotados procedimentos

Leia mais

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança.

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Postura de Líder Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Por isso reunimos neste workbook os 21 requisitos fundamentais para o sucesso em farmácia, observados nestes mais de 20

Leia mais

Prof. Cadri Awad Prof. Rodrigo Magalhães

Prof. Cadri Awad Prof. Rodrigo Magalhães Procedimentos Farmacêuticos Como Diferencial Competitivo e Alicerçados em Resultados Palpáveis para o Negócio Farma Prof. Cadri Awad Prof. Rodrigo Magalhães Procedimentos Farmacêuticos como Diferencial

Leia mais

FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO ALOPÁTICA OU HOMEOPÁTICA Lei 3.820/60 Artigo 10 Item C

FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO ALOPÁTICA OU HOMEOPÁTICA Lei 3.820/60 Artigo 10 Item C 1 FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO ALOPÁTICA OU HOMEOPÁTICA Lei 3.820/60 Artigo 10 Item C N º de Processos FICHA Nº / 20 Profissional : T. I. n º / 20 Estabelecimento

Leia mais

O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá!

O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá! O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá! O que é que paga suas contas? É possível uma farmácia lucrativa, falir, quebrar? Uma empresa precisa ser analisada

Leia mais

PIONEIRISMO, INOVAÇÃO, REFERÊNCIA, GESTÃO E EXPERIÊNCIA EM PLANOS DE MEDICAMENTOS

PIONEIRISMO, INOVAÇÃO, REFERÊNCIA, GESTÃO E EXPERIÊNCIA EM PLANOS DE MEDICAMENTOS Implantação do Plano de Medicamentos PIONEIRISMO, INOVAÇÃO, REFERÊNCIA, GESTÃO E EXPERIÊNCIA EM PLANOS DE MEDICAMENTOS Consultoria e gestão em saúde, serviços de assistência farmacêutica e logística no

Leia mais

www.ifarmaceutico.com.br Liberação em até 48 horas após a compra Suporte gratuito para auxiliar na utilização Backup automático Sem taxa de instalação Instalação por conexão remota em até 3 terminais (computador/notebook)

Leia mais

Estágio em Farmácia Hospitalar e Farmácia Comunitária FORMULÁRIO DE ACTIVIDADES. Nome:

Estágio em Farmácia Hospitalar e Farmácia Comunitária FORMULÁRIO DE ACTIVIDADES. Nome: Nome: RELATIVAMENTE AOS SEGUINTES TÓPICOS, ASSINALE QUAL O SEU GRAU DE PARTICIPAÇÃO (podendo assinalar mais do que um, quando aplicável). FARMÁCIA HOSPITALAR Gestão e Organização dos Serviços Farmacêuticos

Leia mais

Bem-vindo. à Golden Cross!

Bem-vindo. à Golden Cross! Bem-vindo à Golden Cross! A Golden Cross se orgulha de ser a empresa pioneira no setor de saúde suplementar no Brasil e ter você como cliente. A seguir você confere informações importantes sobre como usar

Leia mais

Software para Gestão Clínica Farmacêutica. Versão Windows. Versão Online

Software para Gestão Clínica Farmacêutica.  Versão Windows. Versão Online Software para Gestão Clínica Farmacêutica Versão Online www.ifarmaceutico.com.br Liberação em até 48 horas após a compra Suporte gratuito para auxiliar na utilização Backup automático Sem taxa de instalação

Leia mais

Versão Online www.ifarmaceutico.com.br Sobre nós Desde 2013, trabalhamos para prover as melhores soluções em consultoria e tecnologia na área da saúde. Atualmente estamos em todos os estados do Brasil,

Leia mais

Núcleo de Saúde PROGRAMA

Núcleo de Saúde PROGRAMA Núcleo de Saúde PROGRAMA Sênior O NÚCLEO DE SAÚDE Viver Bem A Unimed Vale do Sepotuba, através do setor NÚCLEO DE SAÚDE, apresenta aos seus beneficiários o PROGRAMA SÊNIOR, voltado aos clientes com idade

Leia mais

Análise Financeira dos Resultados da Farmácia. Garantindo rentabilidade diante de um mercado altamente competitivo

Análise Financeira dos Resultados da Farmácia. Garantindo rentabilidade diante de um mercado altamente competitivo Análise Financeira dos Resultados da Farmácia Garantindo rentabilidade diante de um mercado altamente competitivo a viagem... O que isso tem haver com a nossa farmácia? Grande preocupação em apenas

Leia mais

Rede Credenciada VIP

Rede Credenciada VIP MANUAL DE INTERFACE Rede Credenciada VIP Versão 5.42 - SETEMBRO / 2005 PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO DO SISTEMA MICRONET Condições para o Atendimento: Para que o usuário possa adquirir medicamentos industrializados,

Leia mais

Criar uma sistemática que oriente e padronize a entrega de medicamentos manipulados.

Criar uma sistemática que oriente e padronize a entrega de medicamentos manipulados. Página 1 de 5 1 OBJETIVO Criar uma sistemática que oriente e padronize a de medicamentos manipulados. 2 FLUXOGRAMA DO PROCESSO Início do Processo Balcão Sedex Forma de? Tele- Cliente possui a requisição?

Leia mais

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS DR. RUBENS ALDO SARGAÇO MEMBRO DO GRUPO DE DIABETES HOSPITALAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES FINALIDADE DO GRUPO

Leia mais

TECNICA DE PRECIFICAÇÃO POR PRODUTOS DISTRIBUIÇÃO DE DESCONTOS E MARK UP POR PRODUTOS UTILIZANDO UM APLICATIVO DE PRECIFICAÇÃO

TECNICA DE PRECIFICAÇÃO POR PRODUTOS DISTRIBUIÇÃO DE DESCONTOS E MARK UP POR PRODUTOS UTILIZANDO UM APLICATIVO DE PRECIFICAÇÃO TECNICA DE PRECIFICAÇÃO POR DISTRIBUIÇÃO DE DESCONTOS E MARK UP POR UTILIZANDO UM APLICATIVO DE PRECIFICAÇÃO OBJETIVO DESTA APRESENTAÇÃO: 1) REPASSAR CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE PREÇIFICAÇÃO DE. 2) DEMONSTRAR

Leia mais

Sua farmácia competitiva e rentável. Garantindo rentabilidade diante de um mercado altamente competitivo

Sua farmácia competitiva e rentável. Garantindo rentabilidade diante de um mercado altamente competitivo Sua farmácia competitiva e rentável Garantindo rentabilidade diante de um mercado altamente competitivo CHAVE DE ACESSO AO MATERIAL 458243 a viagem... O que isso tem haver com a nossa farmácia? Grande

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES PARA ESTÁGIO CURRICULAR EM FARMÁCIA

NORMAS COMPLEMENTARES PARA ESTÁGIO CURRICULAR EM FARMÁCIA NORMAS COMPLEMENTARES PARA ESTÁGIO CURRICULAR EM FARMÁCIA Objetivos O Estágio Curricular em Farmácia abrange as seguintes áreas da Assistência Farmacêutica: Administração, Controle de Estoque, Manipulação,

Leia mais

Promover padronização das prescrições médicas, referentes aos medicamentos/materiais; Estabelecer fluxo seguro de dispensação medicamentos/materiais.

Promover padronização das prescrições médicas, referentes aos medicamentos/materiais; Estabelecer fluxo seguro de dispensação medicamentos/materiais. 1 de 6 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial. CESC, LAS. 1 Objetivo Promover padronização das prescrições médicas, referentes aos medicamentos/materiais;

Leia mais

Programa Remédio em Casa Avaliações do Projeto Piloto Inclusões de Pacientes pelo Profissional Farmacêutico

Programa Remédio em Casa Avaliações do Projeto Piloto Inclusões de Pacientes pelo Profissional Farmacêutico COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE SPDM Programa Remédio em Casa Avaliações do Projeto Piloto Inclusões de Pacientes pelo Profissional Farmacêutico PRC - STS ITAQUERA Projeto Piloto UBS: Vila Itapema

Leia mais

, , ,4 8

, , ,4 8 Matéria de Avaliação: DIRETRIZES ADMINISTRATIVAS 1) Os dados abaixo são de uma Farmácia Exemplo. Examine os seus dados e responda as Perguntas a seguir: QUADRO DE VENDAS LÍQUIDAS OCORRIDAS POR GRUPOS MENSALMENTE

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA Unidade Dias e Horários

Leia mais

APLICAÇÃO DO LEAN THINKING NO SETOR DA SAÚDE

APLICAÇÃO DO LEAN THINKING NO SETOR DA SAÚDE APLICAÇÃO DO LEAN THINKING NO SETOR DA SAÚDE Enf. Alex Silva Chefe do Departamento de Emergência Adulto Novembro/2016 Escritório Corporativo da Qualidade Pronto Socorro Adulto Pompeia Estrutura 6 - Box

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA - BH Unidade Dias e

Leia mais

FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIAS. Lei 3.820/60 Artigo 10 Item-C - Resolução 357/2001 do CFF. T. I. n º: / 20 Profissional:

FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIAS. Lei 3.820/60 Artigo 10 Item-C - Resolução 357/2001 do CFF. T. I. n º: / 20 Profissional: FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIAS Lei 3.820/60 Artigo 10 Item-C - Resolução 357/2001 do CFF Ficha n º: / 20 N º de Processos: T. I. n º: / 20 Profissional: Estabelecimento: Nome

Leia mais

Fique atento, mesmo com a utilização da epharma você ainda encontrará grandes variações no preço praticado pelas farmácias que fazem parte do

Fique atento, mesmo com a utilização da epharma você ainda encontrará grandes variações no preço praticado pelas farmácias que fazem parte do Com o programa, você pode comprar medicamentos com descontos de até 60% em toda rede credenciada, que abrange as principais farmácias do país. Clique aqui e confira a rede completa de farmácias credenciadas.

Leia mais

TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATENDIMENTO SILVIA OSSO

TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATENDIMENTO SILVIA OSSO TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATENDIMENTO SILVIA OSSO TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATENDIMENTO SILVIA OSSO SUMÁRIO 1 MINHA HISTÓRIA 12 2 A IMAGEM PROFISSIONAL 14 Você sabe o que é imagem profissional

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE FARMÁCIAS

MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE FARMÁCIAS MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE FARMÁCIAS VERSÃO ONLINE versão: 3.2.303 [22/07/2016] M A N U A L D O S I S T E M A F L E X I S S P A R A A C E S S O D E F A R M Á C I A S Página 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

Programa prático de marketing para

Programa prático de marketing para Programa prático de marketing para FARMÁCIAS PROGRAMA PRÁTICO DE MARKETING PARA FARMÁCIAS Sumário 01. Introdução...09 02. Algumas definições de marketing...11 03. Toda a equipe é responsável pelo marketing...14

Leia mais

FIADO. Somente pessoas com mais de 90 anos acompanhada dos Avós

FIADO. Somente pessoas com mais de 90 anos acompanhada dos Avós Passo 05 Crediário FIADO Somente pessoas com mais de 90 anos acompanhada dos Avós Como evitar que o seu cliente se torne um inadimplente Uma coisa é certa: As vendas no crediário devem ser administradas

Leia mais

GUIA DE SERVIÇOS ALLIANZ SAÚDE

GUIA DE SERVIÇOS ALLIANZ SAÚDE GUIA DE SERVIÇOS ALLIANZ SAÚDE Caro segurado, Bem-vindo à Allianz. Entregamos excelência em tudo que fazemos para assegurar a melhor experiência a toda e qualquer consulta, exame ou internação. O Allianz

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE FARMÁCIA 1º - O Estágio supervisionado em Farmácia está subordinado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, é regido pelo Regulamento

Leia mais

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade Módulo 3 Etapa 6 Elaboração dos documentos do sistema de gestão da qualidade, Etapa 7 Implementação dos requisitos planejados, Etapa 8 Palestras de sensibilização em relação à gestão da qualidade e outros

Leia mais

Prefeitura Municipal de Dumont

Prefeitura Municipal de Dumont PORTARIA N.º 2.539 DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017 Dispõe sobre as diretrizes para prescrição e dispensação de medicamentos no âmbito das unidades integrantes do Sistema Único de Saúde sob gestão municipal.

Leia mais

Medidas para fazer uma gestão eficiente

Medidas para fazer uma gestão eficiente Medidas para fazer uma gestão eficiente Universo das MPEs em Minas Gerais 686,6 mil micro e pequenas empresas representam: 99,2% de empresas formais 20% do PIB 55,8% dos empregados nas empresas formais

Leia mais

FARMACOTÉCNICA. Glauce Desmarais

FARMACOTÉCNICA. Glauce Desmarais FARMACOTÉCNICA INTRODUÇÃO À FARMACOTÉCNICA Tópicos abordados: Definições em Farmacotécnica. Classificação dos Medicamentos. Legislação vigente. POSIÇÃO DA FARMACOTÉCNICA ENTRE AS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Formação de Preço de Vendas

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Formação de Preço de Vendas ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web Manual do Usuário Módulo de Formação de Preço de Vendas O principal objetivo deste módulo é auxiliar e organizar a formação do preço de venda dos produtos

Leia mais

Cartilha de promoção de marca para agências

Cartilha de promoção de marca para agências Cartilha de promoção de marca para agências 2018 CONTEÚDO 03 Introdução 04 Membros do Google Partners vs. parceiros do Google 05 Especializações para empresas 06 15 Selo do Google Partners estático 16

Leia mais

O mercado de trabalho mudou. Conquiste o seu futuro mais rápido fazendo um curso do Senac. SÃO MATEUS DO SUL

O mercado de trabalho mudou. Conquiste o seu futuro mais rápido fazendo um curso do Senac. SÃO MATEUS DO SUL PROGRAMAÇÃO DE CURSOS julho a setembro 2017 SÃO MATEUS DO SUL O mercado de trabalho mudou. Conquiste o seu futuro mais rápido fazendo um curso do Senac. Referência em Educação Profissional BELEZA ATUALIZAÇÃO

Leia mais

Acesse:

Acesse: PROF. Rodrigo Antônio Magalhães FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico Bioquímico formado pela Universidade Federal de Goiás em 1984. Pós-graduado com M.B.A. em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico. Pós-graduação

Leia mais

CHECKLIST PARA PLANEJAMENTO DE CURSOS ONLINE CHECKLIST Nº 01 - CONTEÚDO

CHECKLIST PARA PLANEJAMENTO DE CURSOS ONLINE CHECKLIST Nº 01 - CONTEÚDO 1 CHECKLIST PARA PLANEJAMENTO DE CURSOS ONLINE CHECKLIST Nº 01 - CONTEÚDO 2 Sumário Essa checklist fornece um roteiro para o planejamento e desenvolvimento de um curso online de alta qualidade. A intenção

Leia mais

GUIA PARA EMPREENDEDOR DE SUCESSO

GUIA PARA EMPREENDEDOR DE SUCESSO GUIA PARA EMPREENDEDOR DE SUCESSO EMPREENDER É COLOCAR NA PONTA DO LÁPIS O MUNDO É MOVIDO POR EMPREENDEDORES Movido por mentes inquietas e inconformadas que planejam e colocam em prática. Pessoas que pensam

Leia mais

Formulário V. ( ) Razão Social ( ) Nome Fantasia ( ) Natureza da Atividade ( ) Endereço ( ) Cap. Social ( ) Sócios ( ) Outros:

Formulário V. ( ) Razão Social ( ) Nome Fantasia ( ) Natureza da Atividade ( ) Endereço ( ) Cap. Social ( ) Sócios ( ) Outros: CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA ESTADO DO RIO DE JANEIRO - CRF-RJ Formulário V Cat. Processo Nº Protocolo Data Ilmo Sr. Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro CRF -RJ Atenção

Leia mais

Início da inspeção: : horas do dia ( ) de de 20

Início da inspeção: : horas do dia ( ) de de 20 RUA ITUPAVA, 5 ALTO DA XV 80.00-000 Fone/Fax: ()6-0 CURITIBA PR FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIA HOSPITALAR Ficha n º / 0 Nº de Processos: Profissional T.I. nº / 0 Estabelecimento

Leia mais

Passo 01. Setor Financeiro

Passo 01. Setor Financeiro Passo 01 Setor Financeiro Setor Financeiro Funções: Acompanhar os saldos das contas bancárias da farmácia Controlar o fluxo de dinheiro da farmácia 2 Como fazer o acompanhamento dos saldos das contas bancárias?

Leia mais

Estudo das margens de lucro da farmácia e composição do cálculo do C.M.V.

Estudo das margens de lucro da farmácia e composição do cálculo do C.M.V. Módulo 02 Estudo das margens de lucro da farmácia e composição do cálculo do C.M.V. Entendendo as regras de negócio do varejo farma As regras de negócio do varejo farma Como mensurar as margens de Lucro

Leia mais

Implantação do sistema de gestão da qualidade na Farmácia Privativa Unimed Amparo

Implantação do sistema de gestão da qualidade na Farmácia Privativa Unimed Amparo Implantação do sistema de gestão da qualidade na Farmácia Privativa Unimed Amparo Edilene P. Camargo, Celso R.C. Martins farmacia@unimedamparo.com.br Histórico A Diretoria da Unimed Amparo, inspirada

Leia mais

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO Página 1 de 18 Manual do Reembolso Unimed Cerrado CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO 2016 1 Página 2 de 18 Sumário APRESENTAÇÃO... 3 DIRETRIZES DO REEMBOLSO... 4 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O REEMBOLSO... 5 REEMBOLSO

Leia mais

MEDICAMENTO DE USO PRÓPRIO - DOMICILIAR

MEDICAMENTO DE USO PRÓPRIO - DOMICILIAR 1 de 5 PROTOCOLO Data de Emissão: Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta CESC, FA, LAS, RFC. 1 Objetivo Validar Estabelecer processo de segurança para o paciente

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ASSINATURA DE TERMO ELETRÔNICO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ASSINATURA DE TERMO ELETRÔNICO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Universidade de Brasília UnB Decanato de Ensino de Graduação DEG Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica DAIA Coordenação de Desenvolvimento Acadêmico e Profissional - CDAP ORIENTAÇÕES GERAIS

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO Orientações iniciais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO Orientações iniciais FAINAM FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA SET ESTÁGIO SUPERVISIONADO Orientações iniciais Curso: LICENCIATURAS (LETRAS, MATEMÁTICA, PEDAGOGIA) 2º semestre de 2017 Envolvimento no processo: O aluno: estando

Leia mais

ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO Nº 001/2016

ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO Nº 001/2016 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO Nº 00/206 Manaus, 5 de fevereiro de 206 O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) torna pública a abertura do Processo Seletivo Nº 00/206 para as vagas abaixo

Leia mais

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai Dicas para a leitura deste ebook Olá! Este ebook é especialmente para você que quer saber como alavancar as vendas do seu estabelecimento com métodos modernos. Campanha de vendas é uma forma segura e única

Leia mais

2 a Lista de Exercícios

2 a Lista de Exercícios Engenharia de Requisitos 2 a Lista de Exercícios (1) Seja o contexto do desenvolvimento de um sistema de informação para uma locadora de automóveis. Considere o seguinte extrato de ata de reunião. O negócio

Leia mais

Treinamento de Liderança. Josiane Barbosa

Treinamento de Liderança. Josiane Barbosa Treinamento de Liderança Josiane Barbosa Uma líder eficaz convida sua equipe a participar de projetos novos que ainda estão na fase do pensamento. Planeje suas metas e divulgue-as, porque as pessoas apoiam

Leia mais

Gestão do Estoque: Planejar o Estoque com antecedência. Fazer relação de Produtos para cada Grupo. Definir o MIX de Produtos que irá ser trabalhado.

Gestão do Estoque: Planejar o Estoque com antecedência. Fazer relação de Produtos para cada Grupo. Definir o MIX de Produtos que irá ser trabalhado. PROF. Rodrigo Antônio Magalhães FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico Bioquímico formado pela Universidade Federal de Goiás em 1984. Pós-graduado com M.B.A. em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico. Pós-graduação

Leia mais

Atendente de Farmácia e Consultório Médico

Atendente de Farmácia e Consultório Médico Atendente de Farmácia e Consultório Médico ÍNDICE CAPÍTULO 1 Atendimento em farmácia e consultório médico...6 CAPÍTULO 2 Organização e normalização de farmácias/drogarias... 11 CAPÍTULO 3 Os Medicamentos...22

Leia mais

SUBEMENDA AGLUTINATIVA DE PLENÁRIO. Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

SUBEMENDA AGLUTINATIVA DE PLENÁRIO. Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES SUBEMENDA AGLUTINATIVA DE PLENÁRIO Dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas e dá outras providências. Autor: Senado Federal O Congresso Nacional decreta: Capítulo I DISPOSIÇÕES

Leia mais

Gestão do Estoque: Planejar o Estoque com antecedência. Fazer relação de Produtos para cada Grupo. Definir o MIX de Produtos que irá ser trabalhado.

Gestão do Estoque: Planejar o Estoque com antecedência. Fazer relação de Produtos para cada Grupo. Definir o MIX de Produtos que irá ser trabalhado. PROF. Rodrigo Antônio Magalhães FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico Bioquímico formado pela Universidade Federal de Goiás em 1984. Pós-graduado com M.B.A. em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico. Pós-graduação

Leia mais

Resolução RDC nº 20 de 5 de maio de Dispõe sobre o controle de antimicrobianos

Resolução RDC nº 20 de 5 de maio de Dispõe sobre o controle de antimicrobianos Resolução RDC nº 20 de 5 de maio de 2011 Dispõe sobre o controle de antimicrobianos Ficam revogadas as Resoluções de Diretoria Colegiada Resolução RDC n 44/10 de 26 de outubro de 2010 Resolução RDC n 61/10

Leia mais

DECRETO Nº 8.389, DE 04 DE JULHO DE 2016.

DECRETO Nº 8.389, DE 04 DE JULHO DE 2016. DECRETO Nº 8.389, DE 04 DE JULHO DE 2016. Define os critérios para o fornecimento de insumos destinados ao monitoramento da glicemia capilar aos portadores de diabetes cadastrados em Programa de Hipertensão

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA INOVA FOCUS

REGULAMENTO DO PROGRAMA INOVA FOCUS 1. CONDIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA INOVA FOCUS ( última alteração julho/2015) 1.1. Este Regulamento tem como finalidade definir as regras gerais para a participação no Programa Inova Focus do

Leia mais

ABERTURA DE EMPRESA. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO orientação

ABERTURA DE EMPRESA. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO orientação Conheça a importância do contrato social e do CNPJ e fique por dentro de caminhos e dicas para tornar esse momento empresarial menos complicado. Para uma micro ou uma pequena empresa exercer suas atividades

Leia mais

Portal de Atendimento Telluria

Portal de Atendimento Telluria 1 Portal de Atendimento Telluria Seja bem vindo ao portal de atendimento Telluria! A Telluria Tecnologia está oferecendo mais um canal de relacionamento para seus clientes. Por esse canal, você cliente,

Leia mais

Farmácia Clínica e uso racional de antimicrobianos

Farmácia Clínica e uso racional de antimicrobianos Farmácia Clínica e uso racional de antimicrobianos Portaria MS 2.616 / 98 regulamenta as ações de controle de infecção hospitalar no país Estabelece o serviço de farmácia como membro consultor da Comissão

Leia mais

OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX

OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX Introdução...3 Entenda o poder do BuyBox...5 Os 4 fatores que vão te ajudar a conseguir o Buy Box...10 Invista em tecnologia para precificação!...

Leia mais

Está nas suas mãos a OPORTUNIDADE de SER e TER o que sempre Sonhou

Está nas suas mãos a OPORTUNIDADE de SER e TER o que sempre Sonhou Está nas suas mãos a OPORTUNIDADE de SER e TER o que sempre Sonhou O que eu quero para minha vida? O que eu tenho nas minhas mãos? Investigue, Analise e ESTUDE Bem-vinda à Mary Kay Multinacional americana

Leia mais

Exame de vista básico em adultos

Exame de vista básico em adultos PROJETO DE SERVIÇO Exame de vista básico em adultos Todos os Lions clubes são autônomos e, portanto, cada Lions clube é uma entidade independente e responsável por realizar seus próprios eventos e cumprir

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal. Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016

Procedimento Operacional Padrão. Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal. Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016 Objetivos Estabelecer conceitos, responsabilidades, critérios e procedimentos relacionados à captação, seleção e contratação de pessoal de forma interna e/ou externa. Glossário R&S (Recrutamento e Seleção):

Leia mais

Passo a Passo para realizar a adesão ao Gympass via Portal CooperJohnson.

Passo a Passo para realizar a adesão ao Gympass via Portal CooperJohnson. Passo a Passo para realizar a adesão ao Gympass via Portal CooperJohnson www.gympass.com/cooperjohnson 1º Passo Realizando seu Cadastro: Para acessar a rede de academias e os planos disponíveis da CooperJohnson,

Leia mais

GUIA DE USO GESTOR ON LINE. Através do site na aba Gestor On-Line, digitar o Login e a Senha, clicar no botão Acessar.

GUIA DE USO GESTOR ON LINE. Através do site  na aba Gestor On-Line, digitar o Login e a Senha, clicar no botão Acessar. GUIA DE USO GESTOR ON LINE ACESSAR O GESTOR ON LINE CLIMEBA Através do site www.climeba.com.br, na aba Gestor On-Line, digitar o Login e a Senha, clicar no botão Acessar. * Caso ainda não tenha seus dados

Leia mais

Advocacia Lucrativa com o Planejamento Certo.

Advocacia Lucrativa com o Planejamento Certo. Advocacia Lucrativa com o Planejamento Certo www.iapajus.com.br Qual é o ponto em comum entre escritórios que geram resultados lucrativos? Advocacia = Negócio Forma como o escritório cria, entrega e captura

Leia mais

A Implantação de Boas Práticas Assistenciais com Reflexo na Segurança do Paciente e na Sustentabilidade Hospitalar. Hospital Santa Casa de Curitiba

A Implantação de Boas Práticas Assistenciais com Reflexo na Segurança do Paciente e na Sustentabilidade Hospitalar. Hospital Santa Casa de Curitiba Assistenciais com Reflexo na Segurança do Paciente e na Sustentabilidade Hospitalar Hospital Santa Casa de Curitiba Primeiro não cause o dano. Hipócrates (460 a 370 a.c.) CONTEXTO HISTÓRICO 1998 - OMS

Leia mais

ADMINISTRANDO MEU NEGÓCIO DE SUCESSO

ADMINISTRANDO MEU NEGÓCIO DE SUCESSO ADMINISTRANDO MEU NEGÓCIO DE SUCESSO COMO ORGANIZAR SUA AGENDA Uma consultora de beleza de sucesso deverá organizar sua agenda semanalmente, levando em consideração as seguintes atividades: Ligações para

Leia mais

tudo sobre MEDICAMENTOS Medicamentos Genéricos Campanha de valorização dos medicamentos genéricos Volume 2

tudo sobre MEDICAMENTOS Medicamentos Genéricos Campanha de valorização dos medicamentos genéricos Volume 2 tudo sobre MEDICAMENTOS Campanha de valorização dos medicamentos genéricos Volume 2 Medicamentos Genéricos 1. Como tudo começou Os medicamentos genéricos estão presentes no mundo há mais tempo do que se

Leia mais

1 INTRODUÇA- O 2 COMO ESTUDAR? EAD CONEXOS. AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ON-LINE ERP CONEXOS rev..02

1 INTRODUÇA- O 2 COMO ESTUDAR? EAD CONEXOS. AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ON-LINE ERP CONEXOS rev..02 1 INTRODUÇA- O Neste manual o aluno terá instruções gerais de acesso ao portal e também as instruções de utilização do mesmo. Este manual tem caráter orientativo para os alunos que estão fazendo cursos

Leia mais

GUIA DO CLIENTE CICQ - CENTRO INTEGRADO DE CONTROLE E QUALIDADE VERSÃO 2

GUIA DO CLIENTE CICQ - CENTRO INTEGRADO DE CONTROLE E QUALIDADE VERSÃO 2 GUIA DO CLIENTE CICQ - CENTRO INTEGRADO DE CONTROLE E QUALIDADE VERSÃO 2 BEM VINDO (A)! Agora você é um cliente parceiro AP Networks. Preocupados em atendê-los com excelência, o CICQ Centro Integrado de

Leia mais

Faculdade Campo Limpo Paulista. Curso de Farmácia. Instruções para o desenvolvimento do estágio

Faculdade Campo Limpo Paulista. Curso de Farmácia. Instruções para o desenvolvimento do estágio Faculdade Campo Limpo Paulista Curso de Farmácia Instruções para o desenvolvimento do estágio Para o desenvolvimento do estágio curricular do curso de farmácia, os seguintes passos deverão ser seguidos:

Leia mais