GUIA PARA EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUIA PARA EMPREENDEDOR DE SUCESSO"

Transcrição

1 GUIA PARA EMPREENDEDOR DE SUCESSO

2 EMPREENDER É COLOCAR NA PONTA DO LÁPIS O MUNDO É MOVIDO POR EMPREENDEDORES Movido por mentes inquietas e inconformadas que planejam e colocam em prática. Pessoas que pensam no que ninguém pensou e que enxergam novas perspectivas. O empreendedorismo é o principal fator de desenvolvimento da economia local ou nacional. O Sistema CECRED apoia os empreendedores e reúne neste material várias dicas para o seu crescimento pessoal e profissional.

3 PERFIL EMPREENDEDOR

4 01 INÍCIO TUDO COMEÇA COM UM BOM PLANO Se você pensa em abrir um negócio, é fundamental se programar. O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração que está relacionada, inicialmente, à preparação, à organização e à estruturação do seu objetivo. Antes de colocar a mão na massa, mapeie todos os riscos do empreendimento relacionados ao mercado, à concorrência, à tecnologia, às legalidades e outros que fizerem sentido para o seu negócio Defina algumas questões estratégicas, tais como: Em que região atuar? Quem será o público-alvo? Quem são os concorrentes e quais são os meus diferenciais em relação a eles? Quanto preciso faturar por mês para que meu empreendimento seja lucrativo?

5 FOCO SEJA PERSEVERANTE 02 A capacidade de seguir em frente, apesar dos desafios, é essencial para quem está começando a empreender. O profissional perseverante é flexível diante das dificuldades, porque busca mais soluções para alcançar os seus objetivos. Procure sempre se questionar sobre qual a sua meta nos negócios e o caminho que está usando para atingi-la. DIÁLOGO APRIMORE A SUA COMUNICAÇÃO COM AS PESSOAS 03 O primeiro passo para desenvolver a empatia é se conhecer melhor. A partir do momento em que as pessoas se conhecem, aumentam as chances de reconhecer e entender as emoções do outro. Não crie prejulgamentos nas negociações do dia a dia. Sempre compreenda o outro lado e preste atenção em expressões não verbais. Lembre-se sempre de que o corpo fala. O processo de fechamento de uma venda ou a formação de uma parceria de sucesso dependem muito da comunicação interpessoal.

6 04 CONTATOS NETWORKING É TUDO A eficiência de um empreendimento é influenciada pela rede de contatos. Por meio dela a empresa pode ganhar mercado, receber indicações e, consequentemente, tornar-se conhecida no meio. Preocupe-se em escutar e focar sua atenção em pessoas nas quais você vê potencial de relacionamento futuro, seja como fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou colaborador. Cultivando conexões, sua rede de contatos pode ser ampliada de forma espontânea, à medida que você e seu negócio causam boas impressões.

7 GESTÃO DO NEGÓCIO

8 MERCADO CONHEÇA BEM O SEU MERCADO DE ATUAÇÃO 01 Saiba onde você está pisando e de que forma deve se portar para que a sua empresa funcione da melhor maneira possível. O baixo nível de conhecimento gerencial pode fazer com que as melhores oportunidades de mercado não sejam percebidas e os investimentos sejam mal distribuídos. Confira algumas dicas para colocar em prática no seu dia a dia: Procure obter dados dos seus clientes (vale até se utilizar de ferramentas online, que são bem acessíveis). Fique sempre de olho no que a concorrência anda fazendo (consuma produtos e serviços do concorrente, analisando também a sua forma de atendimento). Adote estratégias para criar oportunidades de negócios (faça um levantamento dos pontos fracos do mercado atual para traçar ações que reforcem o seu negócio como solução ideal).

9 ORGANIZAÇÃO EVITE AS INFORMALIDADES 02 Muitas vezes, quem está começando a empreender se vê tentado a começar suas atividades de maneira informal, fugindo dos impostos. Só que sem essa formalização, o seu negócio fica impedido de crescer. Emitir nota fiscal, criar uma conta bancária como pessoa jurídica, obter máquinas de cartão de crédito e solicitar empréstimos públicos tudo isso só é possível para quem tem CNPJ. Procure informar-se do processo de formalização do CNPJ MEI através do site: DINHEIRO COLOQUE A NEGOCIAÇÃO EM PRÁTICA 03 Economizar ao máximo e cortar os gastos: o empreendedor que pensa dessa forma pode ir longe. Uma estratégia importante para conseguir o melhor aproveitamento dos recursos é negociar com os fornecedores. Se você tiver um bom fluxo de caixa, conseguirá fazer compras grandes com pagamento à vista, o que pode significar custos menores na hora de repor o estoque e lucros mais altos nas vendas.

10 LOGÍSTICA FIQUE ATENTO ÀS DEMANDAS 04 A logística e o gerenciamento de estoque também são pontos fundamentais para o sucesso de um negócio virtual ou físico. Todo empreendedor deve ter em mente que, se vender, precisa entregar. Por esse motivo, é primordial saber exatamente a quantidade de cada item disponível. Caso você trabalhe com mercadorias de curto prazo de validade, o controle deve ser ainda mais rigoroso. Para quem está começando e o capital ainda é curto, existem softwares de gestão e controle gratuitos para download e até mesmo soluções alternativas de mobilidade na entrega.

11 GESTÃO FINANCEIRA

12 FACILIDADE SEU DIA A DIA DEVE SER PRÁTICO 01 O recebimento das vendas realizadas e o pagamento de fornecedores, colaboradores e demais envolvidos é o coração financeiro do empreendimento, fundamental para o seu sucesso. Na Cooperativa, você conta com diversas soluções financeiras, tais como: vendas com cartões, emissão e recebimento de cobranças bancárias, pagamentos e agendamentos, além de cartões de débito e crédito. COMPROMISSO UTILIZE O EMPRÉSTIMO DE FORMA RESPONSÁVEL 02 Antes de tomar crédito, a empresa deve definir um objetivo específico e já determinar a forma e o prazo para liquidar o valor do empréstimo. Por exemplo: qual é a intenção do seu empreendimento? Qual é o valor necessário? Crie um plano de negócios para a utilização desse recurso e evite tomá-lo somente como solução de curto prazo, pois a própria atividade da empresa é que deverá fazer frente ao pagamento da operação. Na Cooperativa, você encontra taxas de juros atrativas e inferiores às praticadas no mercado. E consegue empréstimo com menos burocracia. Assim você pode investir com mais facilidade na infraestrutura, cobrir despesas extras ou realizar reformas do seu empreendimento.

13 03 APLICAÇÕES INVISTA NO FUTURO DO SEU NEGÓCIO Se você possui recursos financeiros disponíveis, procure fazer uma reserva para qualquer imprevisto, ampliação na infraestrutura, atualizações ou até mesmo pagamentos de décimo terceiro e férias dos seus colaboradores. Você pode contar com a sua Cooperativa para efetuar a melhor aplicação financeira. São disponibilizadas opções de investimento de baixo risco e alta liquidez, de acordo com a necessidade de sua empresa.

14 APRENDIZADO EVOLUA SEMPRE Conhecimento e habilidades para aprimorar o desempenho pessoal e profissional são superimportantes. Nesse sentido, a Cooperativa oferece o PROGRID (Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e Comunidade) através de cursos, palestras, eventos de empreendedorismo e gestão de negócios, teatros e encontros todos de forma gratuita. Os eventos abordam temas como educação cooperativista, empreendedorismo, educação financeira, desenvolvimento de competências profissionais, qualidade de vida e responsabilidade social e ambiental. Consulte a programação através do site da Cooperativa e participe.

15 QUEM COLOCA NA PONTA DO LÁPIS VAI MAIS LONGE O SEU ESPÍRITO EMPREENDEDOR É O PRIMEIRO PASSO PARA INICIAR UM NEGÓCIO DE SUCESSO Mas só com muito planejamento, dedicação e apoio de parceiros é que grandes conquistas são alcançadas. Por isso conte também com a Viacredi para ajudá-lo na gestão financeira da sua empresa. Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe de atendimento.

16 Empresas Dúvidas relacionadas a produtos e serviços da Cooperativa, ligue para o SAC: , todos os dias (inclusive domingos e feriados), das 6h às 22h. Caso sua dúvida não tenha sido solucionada no Posto de Atendimento ou SAC e queira registrar a reclamação, ligue para a Ouvidoria: , em dias úteis, das 8h às 17h.

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA _ FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA 01 02 03 CUIDE DE SUAS RECEITAS CONHEÇA E CONTROLE SUAS DESPESAS GANHOS VARIAM MÊS A MÊS? Fazer o dinheiro durar até o fim

Leia mais

GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS. A fórmula de ouro. Rubie José Giordani

GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS. A fórmula de ouro. Rubie José Giordani GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS A fórmula de ouro Rubie José Giordani 1 Copyright 2015 by Rubie José Giordani 3 a Edição junho de 2015 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida,

Leia mais

As melhores estratégias para vender mais no Marketplace

As melhores estratégias para vender mais no Marketplace As melhores estratégias para vender mais no Marketplace 1. Cuidado com A DESCRIÇÃO DO SEU PRODUTO! Na internet, quando se copia conteúdo de outros sites você acaba perdendo posicionamento nos resultados,

Leia mais

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay Vida Financeira saudável Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças pessoais?

Leia mais

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças

Leia mais

SOLUÇÕES ONLINE E A DISTÂNCIA

SOLUÇÕES ONLINE E A DISTÂNCIA SOLUÇÕES ONLINE E A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD SEBRAE-SP CURSOS E VIDEOAULAS GRATUITOS PELA INTERNET Para gerir o seu negócio, você precisa estar preparado para enfrentar o mercado e os desafios

Leia mais

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa DICAS RÁPIDAS www.bravologic.com.br O setor de vendas e atendimento se esforça ao máximo, conquistar novos clientes e fechar bons negócios. A produção ou comercialização dos produtos aumenta e o dinheiro

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

Cursos com os menores preços de mercado!

Cursos com os menores preços de mercado! Jan/Jun Agenda 2017 Faça a DIFERENÇA nagestão suaempresa! da Cursos com os menores preços de mercado! Barro Alto - Campos Verdes - Carmo do Rio Verde Ceres - Crixás - Goianésia - Itaguaru - Itapaci - Jaraguá

Leia mais

CONQUISTE INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA VENDENDO SEMIJOIAS INSPIRED

CONQUISTE INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA VENDENDO SEMIJOIAS INSPIRED CONQUISTE INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA VENDENDO SEMIJOIAS INSPIRED Nossa Visão 2 Somos mais que uma empresa de semijoias. Trabalhamos para transformar vidas. Fabricamos produtos exclusivos, com qualidade e

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Em muitas empresas, o proprietário coloca a organização em segundo plano, dando prioridade às operações diárias de produzir e vender. É comum encontrar empresários de pequenas empresas que não conhecem

Leia mais

ACOMPANHANDO E FIDELIZANDO SUA CLIENTE

ACOMPANHANDO E FIDELIZANDO SUA CLIENTE ACOMPANHANDO E FIDELIZANDO SUA CLIENTE DIFERENÇA CONSULTORA / VENDEDORA Consultoras de Beleza MK: somos prestadoras de serviços, orientamos, acompanhamos os resultados na cliente, fazemos com que ela se

Leia mais

Cursos com os menores preços de mercado!

Cursos com os menores preços de mercado! Jan/Jun Agenda 2017 Faça a DIFERENÇA nagestão suaempresa! da Cursos com os menores preços de mercado! Aparecida de Goiânia - Bela Vista de Goiás Hidrolândia - Senador Canedo Classificação dospequenosnegócios

Leia mais

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa:

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa: Sumário 1º ACREDITAR... 4 2º PERSISTIR... 5 3º TRABALHO DURO... 6 4º EXIGIR... 7 5º CLIENTES... 7 6º RELACIONAMENTO... 8 7º DINHEIRO... 9 8º SEJA INOVADOR... 10 O que você precisa saber antes de começar

Leia mais

passos para o planejamento financeiro de uma empresa

passos para o planejamento financeiro de uma empresa 5 passos para o planejamento financeiro de uma empresa 5 passos para o planejamento financeiro de UMA empresa Organizar diretrizes e projeções, minimizar riscos, analisar os resultados e reconhecer oportunidades

Leia mais

Regional Metropolitana Aparecida de Goiânia. Cursos com os menores preços de mercado! Agenda. Jan/Jun

Regional Metropolitana Aparecida de Goiânia. Cursos com os menores preços de mercado! Agenda. Jan/Jun Regional Metropolitana Aparecida de Goiânia Faça a DIFERENÇA nagestão suaempresa! da Cursos com os menores preços de mercado! Agenda Jan/Jun 2017 Classificação dospequenosnegócios Microempreendedor Individual

Leia mais

Plano Financeiro. Projeto Empreendedor Redes de Computadores

Plano Financeiro. Projeto Empreendedor Redes de Computadores Plano Operacional e Plano Financeiro Projeto Empreendedor Redes de Computadores Plano Operacional 1.Layout Por meio do layout ou arranjo físico, você irá definir como será a distribuição dos diversos setores

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

Cursos com os menores preços de mercado!

Cursos com os menores preços de mercado! Agenda Jul Dez 2017 Faça a DIFERENÇA nagestão suaempresa! da Cursos com os menores preços de mercado! Catalão Ipameri Orizona Três Ranchos Classificação dos pequenos negócios Microempreendedor Individual

Leia mais

Mês da Micro e pequena empresa

Mês da Micro e pequena empresa Mês da Micro e pequena empresa O QUE VOCÊ PRECISA PRA MELHORAR o seu negócio. ACESSE LOJASEBRAEAM.COM.BR PROGRAMAÇÃO UNIDADE CENTRO OUTUBRO / 2017 (AV. LEONARDO MALCHER, 924, CENTRO) CURSO DATA HORÁRIO

Leia mais

Marketing: Marketing. Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO.

Marketing: Marketing. Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO. Marketing: Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO. Como se faz isso? Identifica-se as necessidades e desejos dos clientes, através

Leia mais

1. Como você está buscando por oportunidades de emprego? 2. Você envia currículo em plataformas como Catho ou Vagas.com? 3. Envia currículo pelo site

1. Como você está buscando por oportunidades de emprego? 2. Você envia currículo em plataformas como Catho ou Vagas.com? 3. Envia currículo pelo site CADÊ MINHA VAGA? 1. Como você está buscando por oportunidades de emprego? 2. Você envia currículo em plataformas como Catho ou Vagas.com? 3. Envia currículo pelo site de empresas desejadas? 4. Encaminha

Leia mais

SSC570 Empreendedores em Informática. Plano de Negócios. Profa. Ellen Francine ICMC/USP

SSC570 Empreendedores em Informática. Plano de Negócios. Profa. Ellen Francine ICMC/USP SSC570 Empreendedores em Informática Plano de Negócios Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 Motivação Por que preparar um plano de negócios? 2 Processo Empreendedor Identificar e avaliar a oportunidade Desenvolver

Leia mais

Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3

Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3 Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3 6 dicas para você alcançar sua liberdade financeira trabalhando com negócios online... 5 1-Criar

Leia mais

e-book 8 Dicas para criar uma empresa de sucesso

e-book 8 Dicas para criar uma empresa de sucesso e-book Saiba o que diferencia negócios bem sucedidos daqueles que não chegam nem ao final do primeiro ano de vida. Uma em cada quatro empresas brasileiras quebra antes de completar um ano, segundo levantamento

Leia mais

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Investimento: R$ 1.440,00 Duração: 12 horas de consultoria Consultoria na empresa: Estratégias para recrutamento e seleção Aprenda técnicas e conhecimentos

Leia mais

ORIENTAÇÃO FINANCEIRA

ORIENTAÇÃO FINANCEIRA SEJA BEM VINDA(O): ORIENTAÇÃO FINANCEIRA Anote suas dúvidas que no final Responderei a todas elas! Espero entregar o máximo de Conteúdo e dicas à vocês! Siamara Bosco - Rubi Você algum dia se perguntou?

Leia mais

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato.

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato. Projeto Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS Palestra de sensibilização Na Medida Compreender a relevância do papel dos micro e pequenos empresários na economia brasileira e a necessidade da adoção das melhores

Leia mais

Cursos com os menores preços de mercado!

Cursos com os menores preços de mercado! Jan/Jun Agenda 2017 Faça a DIFERENÇA nagestão suaempresa! da Cursos com os menores preços de mercado! Aporé - Caiapônia - Chapadão do Céu - Doverlândia - Jataí Mineiros - Palestina de Goiás - Perolândia

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Plano de Marketing Para Contadores Renato Marcão * a exemplo da maioria dos profissionais liberais, os contadores, consultores, auditores e demais profissionais da área de contabilidade

Leia mais

AGENDA DE TREINAMENTOS 2019 JANEIRO A JUNHO CONHECER PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL NOVOS EMPREENDEDORES

AGENDA DE TREINAMENTOS 2019 JANEIRO A JUNHO CONHECER PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL NOVOS EMPREENDEDORES AGENDA DE TREINAMENTOS 2019 JANEIRO A JUNHO CONHECER PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL NOVOS EMPREENDEDORES PREPARE-SE PARA SUA NOVA HISTÓRIA O primeiro semestre de 2019 está com uma programação especial

Leia mais

MAI5027 Empreendedorismo. Plano de Negócios. Profa. Ellen Francine ICMC/USP

MAI5027 Empreendedorismo. Plano de Negócios. Profa. Ellen Francine ICMC/USP MAI5027 Empreendedorismo Plano de Negócios Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 Motivação Por que preparar um plano de negócios? 2 Processo Empreendedor Identificar e avaliar a oportunidade Desenvolver o plano

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre educação financeira.

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre educação financeira. BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre educação financeira. PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

COMO AUMENTAR SUAS MATRÍCULAS EM TEMPOS DE CRISE

COMO AUMENTAR SUAS MATRÍCULAS EM TEMPOS DE CRISE COMO AUMENTAR SUAS MATRÍCULAS EM TEMPOS DE CRISE Com a chegada do fim do período letivo muitos gestores e diretores já começam a planejar o próximo ano, buscando meios de melhorar os processos que não

Leia mais

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego 9 passos para criar um negócio sem largar o emprego Antes de mais nada gostaria de deixar claro uma coisa: Em um determinado momento você vai precisar escolher entre trabalhar para alguém e trabalhar para

Leia mais

Como me organizar financeiramente?

Como me organizar financeiramente? Como me organizar financeiramente? Reserve 50% do seu planejamento para os gastos essenciais: Aluguel, contas de água, luz e telefone, despesas com locomoção, educação, saúde e alimentação são alguns dos

Leia mais

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal Controle financeiro pessoal em épocas de crise Atualmente quase todos os dias somos impactados por notícias de que a crise está complicada e piorando o controle financeiro pessoal e familiar da maioria

Leia mais

Administração Financeira. Quem não sabe administrar tostões, não saberá administrar milhões.

Administração Financeira. Quem não sabe administrar tostões, não saberá administrar milhões. Administração Financeira Quem não sabe administrar tostões, não saberá administrar milhões. PALAVRAS INICIAIS MATERIAIS ESSENCIAIS Primeiro Passo: Controle Suas Despesas! Tenha um Orçamento. Lance suas

Leia mais

Guia de utilização. Itaucard Corporate. Iniciar. < Índice

Guia de utilização. Itaucard Corporate. Iniciar. < Índice Guia de utilização Itaucard Corporate Iniciar 1 Índice Seja bem-vindo Principais benefícios do Itaucard Corporate Estruturas de pagamento Utilização do cartão Fatura Seguros e Assistências Soluções para

Leia mais

Inicie muitas TOP s como VOCÊ!! Marcia Milania Diretora de Vendas

Inicie muitas TOP s como VOCÊ!! Marcia Milania Diretora de Vendas Inicie muitas TOP s como VOCÊ!! Marcia Milania Diretora de Vendas Para crescer em um Negócio Independente devemos agir com segurança e firmeza e para isso o primeiro passo é ter muito claro em que tipo

Leia mais

Planejamento- O primeiro passo para começar seu negócio

Planejamento- O primeiro passo para começar seu negócio Planejamento- O primeiro passo para começar seu negócio O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de

Leia mais

Empreendedorismo. Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler

Empreendedorismo. Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler Empreendedorismo Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Plano de Negócios Desenvolver um plano de negócios é um fator chave

Leia mais

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal Desenvolvimento de Carreira Aula - 01 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Mercado de trabalho Macroeconomia Inflação Dólar Petróleo Crise Oriente Médio

Leia mais

COMO DIVULGAR SUA EMPRESA NA INTERNET

COMO DIVULGAR SUA EMPRESA NA INTERNET COMO DIVULGAR SUA EMPRESA NA INTERNET ÍNDICE A Escada de Sucesso Presença Google Meu Negócio Blog Redes Sociais E-mail Marketing Marketplace Atendimento Comunicação Vendas Inovação 2 3 4 5 6 7 8 10 14

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO

PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO Como está sua vida financeira hoje??? ou? TRACE UM PLANO DE GANHOS Quanto QUERO Ganhar? Quanto estou disposta a TRABALHAR? ACREDITO NA COMPANHIA, NOS PRODUTOS, NA OPORTUNIDADE?

Leia mais

Cursos com os menores preços de mercado!

Cursos com os menores preços de mercado! Jan/Jun Agenda 2017 Faça a DIFERENÇA nagestão suaempresa! da Cursos com os menores preços de mercado! Alto Horizonte - Campinorte - Estrela do Norte - Formoso Mundo Novo - Mutunópolis - Nova Crixás - Novo

Leia mais

Bem-vindo ao Cartão de Crédito Bradesco Compras Visa. Informações ao Associado

Bem-vindo ao Cartão de Crédito Bradesco Compras Visa. Informações ao Associado Bem-vindo ao Cartão de Crédito Bradesco Compras Visa. Informações ao Associado PREZADO(A) ASSOCIADO(A), Seja bem-vindo(a) ao grupo de clientes que utilizam as vantagens do Cartão de Crédito Bradesco Compras

Leia mais

Saiba mais sobre Finanças

Saiba mais sobre Finanças Saiba mais sobre Finanças Planejamento Previdenciário, Benefício Fiscal, 4Aposentadoria e Institutos Sumário Que estilo de vida você quer levar quando se aposentar?... 4 Iniciando o planejamento... 5

Leia mais

Como está sua vida financeira hoje??? ou?

Como está sua vida financeira hoje??? ou? Aula sobre Finanças Como está sua vida financeira hoje??? ou? Muitas pessoas fracassam em suas carreiras de propósito. Em geral elas chegam a um ponto de suas vidas em que se sentem muito mal com seu trabalho

Leia mais

COMO. ser RED JACKET e acompanhamento do time.

COMO. ser RED JACKET e acompanhamento do time. COMO ser RED JACKET e acompanhamento do time. Dezembro janeiro fevereiro Março Abril MAIO Sênior 1 ou 2 consultoras + 2 3 ou 4 Iniciadora Estrela + 2 5 ou 6 Líder de Grupo +2 7 ou 8 Futura Diretora +3

Leia mais

Gestão e Empreendedorismo

Gestão e Empreendedorismo Unidade III Gestão e Empreendedorismo Eliomar Borges Furquim Plano de negócios (PN): uma Visão geral. Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de compreender o que é um Plano de

Leia mais

Atualmente atua como Consultora de Marketing e Negócios para Mulheres e Mães Empreendedoras. Além disso, realiza Palestras motivacionais e

Atualmente atua como Consultora de Marketing e Negócios para Mulheres e Mães Empreendedoras. Além disso, realiza Palestras motivacionais e 2 SOBRE A AUTORA Adriana Valente é Empresária, Consultora de Marketing, Palestrante e Fundadora do Empreender Mulher. Graduada em Propaganda e Marketing, Marketing de Varejo e MBA em Gestão Empresarial.

Leia mais

Como a comunicação interna nas empresas viabiliza o home-office

Como a comunicação interna nas empresas viabiliza o home-office Como a comunicação interna nas empresas viabiliza o home-office ebook Guias completos e gratuitos www.socialbase.com.br Índice 1. Introdução 2. Que tipo de empresa pode apostar no home-office 3. Por que

Leia mais

Organização Financeira e Construção de Estoque. Trate o seu Negócio como um Negócio e ele te pagara como um Negócio

Organização Financeira e Construção de Estoque. Trate o seu Negócio como um Negócio e ele te pagara como um Negócio Organização Financeira e Construção de Estoque Trate o seu Negócio como um Negócio e ele te pagara como um Negócio Mary Kay Ash sempre dizia: a maioria das Mulheres sabem bem como ganhar o dinheiro mas

Leia mais

COACHING. Os 7 Melhores Modelos de

COACHING. Os 7 Melhores Modelos de Os 7 Melhores Modelos de COACHING em GRUPO 1 aqui é o Wilton Neto, Olá,tudo bem?! Parabéns e obrigado por baixar do Manual com os 7 Melhores Modelos de Coaching em Grupo. Como você provavelmente sabe,

Leia mais

GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM MARKETING

GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM MARKETING GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM AUTOMAÇÃO DE MARKETING Automação de Marketing tem o poder de simplificar e ao mesmo tempo qualificar todo o processo, que vai desde a área de marketing até a de vendas ou comercial.

Leia mais

Índice Remissivo. Sobre o e-book. Direitos Autorais. Prefácio. 1. Qual o perfil certo de empreendedor? 2. Planejamento Empresarial

Índice Remissivo. Sobre o e-book. Direitos Autorais. Prefácio. 1. Qual o perfil certo de empreendedor? 2. Planejamento Empresarial Índice Remissivo Sobre o e-book Direitos Autorais Prefácio 1. Qual o perfil certo de empreendedor? 2. Planejamento Empresarial 3. Pesquisar sobre a empresa 4. Ramo de atividade e tipo de empresa 5. Contrato

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay EDUCAÇÃO FINANCEIRA Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay COMO A REALIDADE ENSINA... DESPESAS MENSAIS Aluguel Empréstimos Água, luz e internet Despesas com alimentação Despesa

Leia mais

Seu Negócio de $ucesso

Seu Negócio de $ucesso Seu Negócio de $ucesso 7 Dicas Matadoras Para Lucrar Mais Com Seu Negócio Próprio. Por Vinícius Gonçalves CEO novonegocio.com.br Índice Introdução Dica 1: Se Fosse Impossível Falhar... Dica 2: Seu Negócio

Leia mais

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay Muitas consultoras não conseguem contabilizar o seu lucro em Mary Kay Motivos mais frequentes: 1- Misturam conta pessoal

Leia mais

Banco do Nordeste: Soluções Inovadoras para Pequenas e Médias Empresas

Banco do Nordeste: Soluções Inovadoras para Pequenas e Médias Empresas Banco do Nordeste: Soluções Inovadoras para Pequenas e Médias Empresas Ativos Banco: R$ 50,6 bilhões R$ 71,1 bilhões Ativos Banco: R$ 46,3 bilhões Ativos FNE: R$ 67,4 bilhões Patrimônio Líquido BNB: R$

Leia mais

Um retrato do empreendedor do varejo brasileiro

Um retrato do empreendedor do varejo brasileiro Um retrato do empreendedor do varejo brasileiro Julho 2012 METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Comércio Varejista de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa: 605 casos, gerando um

Leia mais

Guia prático: 5 passos para abrir um e-commerce de sucesso

Guia prático: 5 passos para abrir um e-commerce de sucesso Guia prático: 5 passos para abrir um e-commerce de sucesso INTRODUÇÃO... 3 EscOlhER a URl mais adequada... 5 EscOlhER a plataforma IDEal... 8 DEfINIR as formas DE pagamento... 12 atentar para O EsTOqUE

Leia mais

Corra. na frente da concorrencia

Corra. na frente da concorrencia Corra na frente da concorrencia O segundo semestre vem com uma programação especial de capacitações para você completar 2018 ampliando os horizontes e cultivando novas oportunidades de negócios. Confira

Leia mais

Eng. Agrônomo. Gilberto J.B. Figueiredo Gestor Estadual do Projeto CATI Olericultura

Eng. Agrônomo. Gilberto J.B. Figueiredo Gestor Estadual do Projeto CATI Olericultura Ferramentas para Gestão da Empresa Rural na Produção de Flores e Hortaliças Eng. Agrônomo. Gilberto J.B. Figueiredo Gestor Estadual do Projeto CATI Olericultura gilberto.figueiredo@cati.sp.gov.br 12 3882.2232

Leia mais

Regional Sudeste. Cursos com os menores preços de mercado! Agenda. Jan/Jun

Regional Sudeste. Cursos com os menores preços de mercado! Agenda. Jan/Jun Regional Sudeste Faça a DIFERENÇA nagestão suaempresa! da Cursos com os menores preços de mercado! Agenda Jan/Jun 2017 Classificação dospequenosnegócios Microempreendedor Individual (MEI) É o empresário

Leia mais

Planejamento e Controle Orçamentário

Planejamento e Controle Orçamentário Planejamento e Controle Orçamentário QUEM SOU? Rosane Patrício Ramos Contadora graduada pela Universidade do Norte do Paraná, Atuo na área de Consultoria em Gestão Financeira, Planejamento Estratégico

Leia mais

ORGANIZANDO NOSSAS FINANÇAS. Um dos segredos do nosso negócio

ORGANIZANDO NOSSAS FINANÇAS. Um dos segredos do nosso negócio ORGANIZANDO NOSSAS FINANÇAS Um dos segredos do nosso negócio Possibilidades de ganhos: 1 Vendas: Maior lucratividade do Brasil no ramo de vendas diretas de cosméticos 2- Carreira: Você cresce montando

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Gilberto Campião. Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com MBA em business administration no Brasil e exterior. Especialista em comercio exterior,

Leia mais

15/05/ a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA

15/05/ a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA 4 a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA 1 UM BRASIL GIGANTE MILHÕES DE BRASILEIROS 2 MILHÕES DE CONSUMIDORES MILHÕES E MILHÕES DE REAIS 3 AFINAL DE CONTAS, QUEM É QUE REGE O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL?

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E APLICANDO O EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E APLICANDO O EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO APLICANDO O EMPREENDEDORISMO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Discutir os impactos sociais e econômicos do empreendedorismo Conhecer as características

Leia mais

Manual para departamentos de compras

Manual para departamentos de compras Manual para departamentos de compras Introdução 3 Afinal, o que são compradores profissionais? 6 O que um departamento de compras faz? 10 Quais são as informações essenciais que um comprador profissional

Leia mais

Cursos com os menores preços de mercado!

Cursos com os menores preços de mercado! Jul/Dez Agenda 2017 Faça a DIFERENÇA nagestão suaempresa! da Cursos com os menores preços de mercado! Jataí - Mineiros - Portelândia - Santa Rita do Araguaia Classificação dospequenosnegócios Microempreendedor

Leia mais

Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro

Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro Módulo 4 Gerenciamento de equipe de vendas Tema 18 - Contornando Objeções com Equipe de Vendas INTRODUÇÃO A todo momento estamos negociando, seja

Leia mais

Cartão de Crédito Bradesco Compras Condomínio Visa

Cartão de Crédito Bradesco Compras Condomínio Visa Cartão de Crédito Bradesco Compras Condomínio Visa Informações ao Associado Bem-vindo(a) ao Cartão de Crédito Bradesco Compras Condomínio Visa. Prezado(a) Associado(a), Seja bem-vindo(a) ao grupo de clientes

Leia mais

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira Gestão de Finanças Pessoais Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira AVISO Apresentação disponibilizada pelo Banco Central do Brasil para ações de educação financeira alinhadas às

Leia mais

Dicas que vão fazer a sua empresa crescer cada vez mais!

Dicas que vão fazer a sua empresa crescer cada vez mais! Dicas que vão fazer a sua empresa crescer cada vez mais! Neste ebook você irá aprender 10 dicas para fazer o planejamento financeiro da sua empresa e como controlar melhor as finanças do seu negócio. Boa

Leia mais

artesanato Cartilha do Empreendedor Individual

artesanato Cartilha do Empreendedor Individual artesanato Cartilha do Empreendedor Individual 1 1. 5. Bom dia, Luiza! você que é artesã já pensou em ser uma empresária? Ser empresária para quê? E, como artesã, posso me registrar? Claro, existe uma

Leia mais

SUCESSO EM SCP MARY KAY. O sucesso é o entusiasmo da ação. Mary Kay Ash.

SUCESSO EM SCP MARY KAY. O sucesso é o entusiasmo da ação. Mary Kay Ash. SUCESSO EM SCP MARY KAY O sucesso é o entusiasmo da ação. Mary Kay Ash. Quais as suas escolhas? Qual a sua ação? Pílulas diárias para crescer TOF TBC T.O.D.V DE CONSULTORA A EMPRESÁRIA DA BELEZA A Imagem

Leia mais

Negociação e Resolução de Conflitos MANUAL DO CURSO

Negociação e Resolução de Conflitos MANUAL DO CURSO Negociação e Resolução de Conflitos MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45

Leia mais

Treinamento Criar Um Negócio Online.

Treinamento Criar Um Negócio Online. Conteúdo Criar um blog é prático e gratuito, não é mesmo?... 4 Qual o investimento para ter um blog profissional... 5 Atenção à escolha do nicho é de suma importância para que o seu projeto seja bem sucedido

Leia mais

Cursos com os menores preços de mercado!

Cursos com os menores preços de mercado! Jan/Jun Agenda 2017 Faça a DIFERENÇA nagestão suaempresa! da Cursos com os menores preços de mercado! Bom Jesus de Goiás - Cachoeira Dourada - Caldas Novas Edealina - Edeia - Goiatuba - Indiara - Itumbiara

Leia mais

Palavra do especialista

Palavra do especialista Número 24 - de 02 a 06 de janeiro de 2017 Palavra do especialista Saiba sobre o Benefício de Auxílio Doença O benefício de auxílio doença é um dos benefícios importantes oferecidos pelo Plano ConabPrev.

Leia mais

Desconto de 10% para pagamento à vista

Desconto de 10% para pagamento à vista PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

GESTÃO DO NEGÓCIO MARY KAY

GESTÃO DO NEGÓCIO MARY KAY GESTÃO DO NEGÓCIO MARY KAY EU ANTES DE MARY KAY DIQ. GESTÃO DO NEGÓCIO MARY KAY COMO VENDER? SABER O QUE QUER PARA DEFINIÇÃO DAS METAS PESSOAIS A parte mais importante do planejamento Financeiro e do

Leia mais

COMO FUNCIONA PARCEIRO NA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

COMO FUNCIONA PARCEIRO NA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO Negociar suas Dívidas Online é a plataforma que auxilia os brasileiros a organizarem a vida financeira e a recuperarem crédito no mercado. É uma ferramenta facilitadora para negociação entre consumidores

Leia mais

Relatório de Pesquisa

Relatório de Pesquisa Relatório de Pesquisa MERCADO INFORMAL Maio 2013 www.spcbrasil.org.br/imprensa/pesquisas MERCADO INFORMAL BRASILEIRO A pesquisa foi realizada pela CNDL e SPC Brasil com os proprietários de estabelecimentos/profissionais

Leia mais

Empreender com franquias: vale a pena investir?

Empreender com franquias: vale a pena investir? Empreender com franquias: vale a pena investir? Introdução Não basta escolher as franquias mais lucrativas do ano, para ter sucesso com o modelo você precisa fazer uma análise do negócio e verificar a

Leia mais

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança.

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Postura de Líder Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Por isso reunimos neste workbook os 21 requisitos fundamentais para o sucesso em farmácia, observados nestes mais de 20

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA OTIMIZAR O CONTROLE FINANCEIRO DA EMPRESA

GUIA PRÁTICO PARA OTIMIZAR O CONTROLE FINANCEIRO DA EMPRESA GUIA PRÁTICO PARA OTIMIZAR O CONTROLE FINANCEIRO DA EMPRESA INTRODUÇÃO... 3 COMO OTIMIZAR O CONTROLE FINANCEIRO NA SUA EMPRESA.... 6 COMO A TECNOLOGIA PODE SER SUA ALIADA NO CONTROLE FINANCEIRO... 12 8

Leia mais

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA INTRODUÇÃO É importante se planejar? A aquisição da casa própria tornou-se, nas últimas décadas, o principal sonho de consumo dos brasileiros. Mais do que uma maneira

Leia mais

Cursos com os menores preços de mercado!

Cursos com os menores preços de mercado! Agenda Jan/Jun 2017 Faça a DIFERENÇA nagestão suaempresa! da Cursos com os menores preços de mercado! Águas Lindas de Goiás - Alexânia - Campos Lindos Cidade Ocidental - Cristalina - Formosa - Jardim Ingá

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS PARA LOJA DE ARTESANATO: SAIBA COMO MONTAR O SEU

PLANO DE NEGÓCIOS PARA LOJA DE ARTESANATO: SAIBA COMO MONTAR O SEU PLANO DE NEGÓCIOS PARA LOJA DE ARTESANATO: SAIBA COMO MONTAR O SEU INTRODUÇÃO... 3 O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS?... 4 QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS?... 6 QUAIS TÓPICOS O PLANO DEVE CONTER?...

Leia mais

Por que vender lingerie?

Por que vender lingerie? REVENDA LINGERIE Por que vender lingerie? Lingerie é universal! Todas as mulheres usam! Pode fazer você se encontrar com suas amigas e familiares para compartilhar de um motivo em comum, adorado por todas:

Leia mais

8 sugestões para reduzir custos da TI

8 sugestões para reduzir custos da TI 8 sugestões para reduzir custos da TI Índice Introdução Capítulo 1 Otimize a produção Capítulo 2 Meça a eficiência Capítulo 3 Invista Capítulo 4 Aproveite o SaaS Capítulo 5 Automatize os processos Capítulo

Leia mais

Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso. Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca

Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso. Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca Algumas estatísticas 2011 maior nível de inadimplência nos últimos 9 anos Algumas estatísticas 2011 maior nível de

Leia mais

FLUXO DE CAIXA FLUXO DE CAIXA

FLUXO DE CAIXA FLUXO DE CAIXA FLUXO DE CAIXA FLUXO DE CAIXA FLUXO DE CAIXA OFICINA Competências: FLUXO DE CAIXA Compreender o Fluxo de Caixa como um indicador básicos de desempenho para as micro e pequenas empresas. Refletir sobre

Leia mais

Guia de benefícios cartão Pós-Venda Mais. A sua duplicata eletrônica.

Guia de benefícios cartão Pós-Venda Mais. A sua duplicata eletrônica. Guia de benefícios cartão Pós-Venda Mais A sua duplicata eletrônica. Central de Relacionamento A Central de Relacionamento está pronta para atender às dúvidas e/ou solicitações relacionadas aos cartões*,

Leia mais