Configuração Layout CNAB. Sumário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Configuração Layout CNAB. Sumário"

Transcrição

1 Configuração Layout CNAB Sumário Configuração Layout CNAB... 1 Sumário... 1 Descrição do Processo... 2 Módulos envolvidos... 2 Parâmetros... 2 Passo a Passo Cadastro do Banco utilizado Informações gerais antes da configuração da tela de layout: Configuração Layout CNAB Aba Remessa Cabeçalho: Detalhe: Rodapé: Aba Retorno Cabeçalho: Detalhe: Rodapé: Ocorrências: Mensagens que podem ocorrer durante a configuração do layout: As seções abaixo tem tamanho diferente do previsto: Sempre um dos Campos Conteúdo Padrão ou Auxiliar deve estar preenchido na configuração do layout Conteúdo Padrão tem que ser numérico inteiro

2 Descrição do Processo O processo de remessa e retorno de CNAB de Contas a Receber é o ato de enviar os títulos para o banco e receber o retorno dos mesmos. É importante salientar que todo arquivo de CNAB é composto de Remessa e Retorno e que, normalmente, cada um deles tem 3 tipos de: Cabeçalho, Detalhe e Rodapé. Na aba Retorno, além dos 3 tipos, tem-se também Ocorrências. No documento, iremos demonstrar como fazer a configuração do layout de CNAB realizando o preenchimento para cada tipo. Antes, a configuração dos layouts era feita através de script. Agora, a configuração por esta tela auxilia, principalmente, os consultores e equipe de suporte, que poderão realizar a configuração sem a necessidade de criação de scripts. Módulos envolvidos Contas a Receber / Cadastros / Configuração Layout CNAB (CC0102) Financeiro / Cadastros / Bancos (FN0101) Parâmetros Não existem parâmetros relacionados. Passo a Passo 1. Cadastro do Banco utilizado Para poder cadastrar o layout do CNAB, primeiramente é necessário ter o banco cadastrado.

3 2. Informações gerais antes da configuração da tela de layout: 2.1 Os registros são formados por campos que são apresentados em dois formatos: a) Alfanumérico (picture X): preferencialmente, todos os caracteres devem ser escritos em maiúsculos. Aconselha-se a não utilização de caracteres especiais (ex.: Ç,?,, etc) e acentuação gráfica (ex.: Á, É, Ê, etc). b) Numérico (picture 9): são formados basicamente por números. Vírgula assumida (picture V): indica a posição da vírgula dentro de um campo numérico. Exemplo: num campo com picture 9(5)V9(2), o número 876,54 será representado por Ao checar o documento de apoio do CNAB, que é fornecedor pelo Banco, estes registros estarão identificados desta forma:

4 2.2 Quando no campo Conteúdo, tiver a informação Nota seguida de um número: Exemplo: Nota 2 Significa que no próprio documento de apoio terá uma seção somente de Notas e deve-se verificar a informação desta. 3. Configuração Layout CNAB Ao acessar a tela de configuração do CNAB, a primeira coisa a ser feita é informar para qual banco (1) será configurado o Layout do CNAB.

5 3.1 Aba Remessa A primeira aba a ser preenchida é a de Remessa. Será solicitado informar: Sigla (1): informar a sigla. Quando o arquivo é criado para o envio são as iniciais do nome do arquivo. Pode conter a sigla do banco. Extensão (2): corresponde para a extensão do arquivo. Tamanho (3): corresponde ao tamanho do registro. Podem existir outros tamanhos de layout, porém o DBCorp trabalha somente com o de 400 posições. O valor informado nesse campo, deve estar igual ao tamanho do campo (4) Cabeçalho: Em seguida, inicia-se o preenchimento do Cabeçalho, do inglês Header (1). A seguir, um print do documento de apoio que apresenta as informações a serem inseridas na configuração do

6 layout. Note que já é apresentado o tamanho do registro no início da planilha (2) e ao final (3), e estão iguais. A primeira linha foi preenchida exatamente conforme a primeira linha do documento de apoio, tópico 3.1 Arquivo de Remessa: Campos: Descrição: informar o Significado (4). De Até: preencher conforme a Posição (5). Tamanho: é preenchido automaticamente, conforme o intervalo De Até. Tipo Conteúdo: informar o Picture (6), conforme a legenda: X = Alfanumérico, 9 = Numérico e V = Vírgula Decimal Assumida. Neste exemplo, temos 9 = Numérico. Conteúdo Padrão: inserir no campo a informação do Conteúdo (7) Importante: sempre um dos Campos Conteúdo Padrão ou Auxiliar deve estar preenchido na configuração do layout. Logo, quando no documento de apoio não houver Conteúdo (que corresponde ao Conteúdo Padrão), é o campo Auxiliar que deverá ser informado.

7 Campo Auxiliar: Caso não for informado, o sistema emite uma mensagem de alerta: E marca os campos que devem ser verificados: Finalização do cadastro de um grid: O cadastro da configuração do layout pode ser salvo a qualquer momento. Ao clicar em Salvar, o sistema irá emitir uma mensagem avisando o que está faltando ser preenchido: Exemplo: foi finalizado o preenchimento do Cabeçalho (1), localizado na aba Remessa. O sistema faz uma checagem se o Tamanho do Registro (2) está de acordo com o Tamanho que foi informado (5) e também se o preenchimento dos outros campos está correto. Neste exemplo, está tudo ok. Depois, nota-se que o grid Detalhe (3) não foi preenchido ainda, nem o Rodapé (4), então na mensagem de aviso (6) serão informadas estas questões:

8 3.1.2 Detalhe: Após incluir as informações do Cabeçalho, o próximo passo é preencher o grid Detalhe (1). Apresentamos um documento de apoio e segue-se na mesma linha de preenchimento do Cabeçalho. Campos: Descrição: informar o Significado (2). De Até: preencher conforme a Posição (3). Tamanho: é preenchido automaticamente, conforme o intervalo De Até. Tipo Conteúdo: informar o Picture (4), conforme a legenda: X = Alfanumérico, 9 = Numérico e V = Vírgula Decimal Assumida. Neste exemplo, temos 9 = Numérico. Conteúdo Padrão: inserir no campo a informação do Conteúdo (5).

9 Após finalizar o preenchimento, pode-se salvar e o sistema emite a mensagem de Confirmação: Rodapé: Por último, ainda na aba Remessa, preenche-se o Rodapé, do inglês Trailer (1). A seguir, um print do documento de apoio que apresenta as informações a serem inseridas na configuração do layout. Note que já é apresentado o tamanho do registro no início da planilha (2) e ao final (3), e estão iguais.

10 Realizar o preenchimento, seguindo a mesma linha de preenchimento do Cabeçalho e Detalhe. Após o preenchimento do grid Rodapé, a configuração pode ser salva, e será emitida a mensagem que estão faltando as informações na aba Retorno. 3.2 Aba Retorno A aba Retorno possui as mesmas configurações da aba Remessa: Cabeçalho (1), Detalhe (2), Rodapé (3) e, mais, o grid Ocorrências (4). O Cabeçalho, Detalhe e Rodapé seguem a mesma linha de preenchimento da aba Remessa, explicada no tópico anterior Cabeçalho: Realizar o preenchimento do Cabeçalho, do inglês Header (1). A seguir, um print do documento de apoio que apresenta as informações a serem inseridas na configuração do layout. Note que já é apresentado o tamanho do registro no início da planilha (2) e ao final (3), e estão iguais.

11 A primeira linha foi preenchida exatamente conforme a primeira linha do documento de apoio, tópico 3.2 Arquivo de Remessa: Campos: Descrição: informar o Significado (4). De Até: preencher conforme a Posição (5). Tamanho: é preenchido automaticamente, conforme o intervalo De Até. Tipo Conteúdo: informar o Picture (6), conforme a legenda: X = Alfanumérico, 9 = Numérico e V = Vírgula Decimal Assumida. Neste exemplo, temos 9 = Numérico. Conteúdo Padrão: inserir no campo a informação do Conteúdo (7)

12 3.2.2 Detalhe: Após incluir as informações do Cabeçalho, o próximo passo é preencher o grid Detalhe (1). Checar o documento de apoio e seguir na mesma linha de preenchimento Rodapé: Ainda na aba Retorno, preencher o Rodapé, do inglês Trailer (1). Checar o documento de apoio e seguir na mesma linha de preenchimento Ocorrências: As ocorrências são os motivos, seja de liquidação normal ou rejeição, que irão constar no arquivo Retorno, ou seja, são o que de fato aconteram no banco quando um arquivo é enviado a ele. Pode ser quando se envia o arquivo para o banco e o mesmo retorna uma ocorrência de título aceito ou não; quando o título é pago e o banco retorna um arquivo com uma ocorrência de liquidação; podem ter ocorrências de protesto entre outras, tudo isso é considerado como Ocorrência e ocorre no Retorno. O grid de Ocorrências (2) está disponível somente na aba Retorno (1). Para incluir ocorrências, alterar ou excluir, deve-se utilizar os botões de navegação disponíveis na parte inferior do grid (3)

13 Para o preenchimento correto das ocorrências, consultar o manual de apoio do banco, onde haverá uma lista de ocorrências com seus respectivos códigos, conforme exemplo a seguir: O preenchimento do grid de Ocorrências depende do preenchimento do grid Detalhes (aba Retorno). Deve-se selecionar a linha desejada (1) no grid Detalhe, clicar em Incluir (2) uma linha no grid Ocorrências, e cadastrar as Ocorrências relacionadas (3). Estas ocorrências ficarão disponíveis somente para esta linha do grid Detalhe. Em seguida, inserir o código da Ocorrência (4), a Mensagem (5) e selecionar o Tipo Correspondente (6).

14 Após o término do cadastro, clicar em Salvar. Observação: caso clicar em outra linha do grid Detalhe, as ocorrências desaparecem, ou seja, o vínculo é somente para as linhas cadastradas: Agrupamento de Ocorrências: É possível realizar o agrupamento de ocorrências no DBCorp ERP. Ao passar o mouse sobre i, é apresentada uma mensagem: Dessa forma, marcar a ocorrência pai (1) 03 Entrada Rejeitada... e a ocorrência filha (2) será a seguinte 03 Cep sem atendimento de protesto no momento :

15 Observação 1: Neste exemplo, para preencher a ocorrência filha, foi analisada a informação da Nota 20 Tabela 1, que refere-se a Entradas Rejeitadas, do manual de apoio enviado pelo banco. Observação 2: Não é permitido ter agrupamentos em sequência, uma vez que a ocorrência seguinte sempre deve ser filha de uma ocorrência marcada. 4. Mensagens que podem ocorrer durante a configuração do layout: 4.1 As seções abaixo tem tamanho diferente do previsto: Significa que foi preenchido o Tamanho = 400, mas não foram preenchidos os tamanhos nos grids Cabeçalho, Detalhe e Rodapé, que deverão corresponder ao tamanho informado (400).

16 4.2 Sempre um dos Campos Conteúdo Padrão ou Auxiliar deve estar preenchido na configuração do layout. Logo, quando no documento de apoio não houver Conteúdo (que corresponde ao Conteúdo Padrão), é o campo Auxiliar que deverá ser informado. Campo Auxiliar: Caso não for informado, o sistema emite uma mensagem de alerta: E marca os campos que devem ser verificados: 4.3 Conteúdo Padrão tem que ser numérico inteiro. O Conteúdo Padrão é um campo que enviará um valor fixo para o banco, e pode ter alguns tipos como: Numérico Inteiro, Numérico Decimal, Alfanumérico e Data. Exemplo: Quando o campo conteúdo padrão deve receber um valor fixo, tipo o primeiro dígito do cabeçalho, ou seja, simplesmente um valor fixo 1 (um), logo o tipo de conteúdo neste caso deve ser Numérico Inteiro, para que não permita colocar algo do tipo "nota 1".

17

Geração de Boletos e Arquivo CNAB

Geração de Boletos e Arquivo CNAB Geração de Boletos e Arquivo CNAB Sumário Geração de Boletos e Arquivo CNAB... 1 Sumário... 1 Descrição do Processo... 2 Módulos envolvidos... 2 Parâmetros... 2 Passo a Passo... 2 1. Regras Gerais:...

Leia mais

Desenhos de Itens. Sumário

Desenhos de Itens. Sumário Desenhos de Itens Sumário Desenhos de Itens... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Tela Desenhos de Itens... 2 3. Tela Itens de Produção... 6 4. Revisão de Desenhos... 7 5. Tela Histórico de

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

COBRANÇA REGISTRADA CONDOMÍNIO SAMI ERP IMOBILIÁRIO

COBRANÇA REGISTRADA CONDOMÍNIO SAMI ERP IMOBILIÁRIO COBRANÇA REGISTRADA CONDOMÍNIO SAMI ERP IMOBILIÁRIO 1. Cadastro de Bancos Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ DE BANCOS. Este programa cadastra e altera o cadastro dos bancos. O cadastro de banco é utilizado

Leia mais

Cadastro dos campos auxiliares:

Cadastro dos campos auxiliares: Principais novidades Novidade da versão 15.98/1.4.59 1- Cadastro de Campos Auxiliares Essa versão do Group Folha permite realizar o cadastro de campos auxiliares. Os campos auxiliares possibilitam o registro

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016

DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016 DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016 MANUTENÇÃO DE DESPESAS O módulo de despesas permite total controle das despesas associadas a uma determinada conta ou ainda de uma oportunidade. Controle o ressarcimento

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

MANUAL: CADASTRO DE ESCALAS

MANUAL: CADASTRO DE ESCALAS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MANUAL: CADASTRO DE ESCALAS SIGRH. 4.39.2_3.3. 05 de junho de 2019. 1.Informações gerais sobre o cadastro de escalas no SIGRH O

Leia mais

Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária

Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária 1 Conceito Ao realizar uma compra com um fornecedor e gerar um registro no Contas a Pagar, no momento do pagamento é possível enviá-lo ao banco via arquivo

Leia mais

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação 1/15 Modulo responsável por fazer a interface entre o fornecedor e a empresa para informar os preços em uma cotação aberta no Intellicash usando a internet. Compatibilidade O é compatível com IE+8, Chrome,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS /

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS / MANUAL DO CANDIDATO PESSOA JURÍDICA Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato deve acessar o link disponível no site do SEBRAE de seu interesse ou da empresa responsável pela seleção

Leia mais

MANUAL IMERCADO. Ficha Cadastral 15/02/19 INFORMAÇÃO PÚBLICA

MANUAL IMERCADO. Ficha Cadastral 15/02/19 INFORMAÇÃO PÚBLICA MANUAL IMERCADO Ficha Cadastral 15/02/19 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 1 PARAMETRIZAÇÃO DE SOLICITAÇÃO DA... 3 2 CADASTRAR CUSTODIANTE... 3 3 SOLICITAR (VIA IMPORTAÇÃO LOTE)... 5 4 ANÁLISE

Leia mais

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida.

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida. EMISSÃO DE NF-E IMPORTANTE SABER! Sugerimos que consulte a SEFAZ para auxiliá-lo sobre quais informações e campos devem ser preenchidos para a correta emissão da NF-e. Informaremos neste guia, apenas a

Leia mais

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES Apresentação A lista de presentes é utilizada para o cadastro de listas de Chá de Cozinha, Chá de Bebê, Lista de Presentes, Chá de Casa Nova, Lista de Casamento e outras conforme o tipo de evento. Este

Leia mais

TÍTULO: CONFIGURAÇÃO PARA EMISSÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS.

TÍTULO: CONFIGURAÇÃO PARA EMISSÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS. TÍTULO: CONFIGURAÇÃO PARA EMISSÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS. 1- CADASTRO DOS BANCOS: 1.1 - Acesse o menu ARQUIVOS e clique em BANCOS; 1.2 - No campo CÓDIGO, será preenchido automaticamente pelo próprio sistema,

Leia mais

CONVÊNIO DE CHEQUES 30 HORAS. Intercâmbio Eletrônico de Arquivos Layout de Arquivos - CNAB240

CONVÊNIO DE CHEQUES 30 HORAS. Intercâmbio Eletrônico de Arquivos Layout de Arquivos - CNAB240 CONVÊNIO DE CHEQUES 30 HORAS Intercâmbio Eletrônico de Arquivos Layout de Arquivos - CNAB240 Índice 1. Noções Básicas... 3 1.1 Apresentação... 4 2. Informações Técnicas... 5 2.1 Convênio de cheques 30

Leia mais

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Sumá rio 1. Acesso aos Serviços Exclusivos...3 2. Acesso à Agenda...4 3. Inclusão de Horários de Atendimento...6 4. Informação de Ausência...10 5.

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?...3 2. COMO REALIZAR O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO?...5 3. COMO SUBMETER UM ARTIGO?...7 4. COMO REALIZAR

Leia mais

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela.

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. Receptivo Como iniciar um atendimento? 1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. 2 O sistema exibirá os quadros de avisos, ocorrências e eventos.

Leia mais

No texto do de convite existem duas informações importantes: o link para o acesso a Cotação Web e a senha para o encerramento da cotação.

No texto do  de convite existem duas informações importantes: o link para o acesso a Cotação Web e a senha para o encerramento da cotação. COTAÇÃO WEB Como o fornecedor registra cotações no Módulo de Cotação Web 01. No momento em que o comprador dispara a Cotação Web, um e-mail é enviado a cada fornecedor participante da mesma. É a partir

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos www.metrologia2017.org.br E-mail: metrologia2017@metrologia.org.br Telefone: 21-25327373 SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?... 3 2. COMO REALIZAR

Leia mais

TUTORIAL GERAÇÃO DE ARQUIVO MAGNÉTICO CONTAS A PAGAR

TUTORIAL GERAÇÃO DE ARQUIVO MAGNÉTICO CONTAS A PAGAR Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar/Editar Dados de Integração Bancária (Rotina 1520)... 3 2.1 Criar Novo Registro de Banco... 3 2.2 Inserir, alterar e excluir Formas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V. 3.9.1 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 1.1.CONFIGURAÇÃO DE PASTAS... 4 1.2 CONFIGURAÇÕES DE PROXY... 5 1.3 PROCESSOS AUTOMÁTICOS... 5 1.4 PROCESSOS AUTOMÁTICOS...

Leia mais

Manual de Versão Sistema Condomínio21

Manual de Versão Sistema Condomínio21 Manual de Versão Sistema Condomínio21 Belo Horizonte, 2014. Group Software. Todos os direitos reservados. 1. Campo observação no cadastro de unidade A nova versão do Condomínio21 disponibiliza recurso

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados.

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. MANUAL DO USUÁRIO Copyright 2000-2017 Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste manual estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. Os nomes e dados fornecidos

Leia mais

Transferência Arquivos de Cobrança Bancária. Sicoobnet Empresarial

Transferência Arquivos de Cobrança Bancária. Sicoobnet Empresarial Transferência Arquivos de Cobrança Bancária Sicoobnet Empresarial SUMÁRIO Configurar Diretórios... 03 Enviar Arquivo Remessa CNAB 240... 04 Receber Arquivo Retorno CNAB 240... 06 Enviar Arquivo Remessa

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO MANUAL DO CANDIDATO Para participar do processo de credenciamento, acesse o site do Sebrae/SC em www.sebrae-sc.com.br, clique em Sobre o Sebrae em Santa Catarina. Em seguida clique em Trabalhe Conosco.

Leia mais

SAESP. Funcionalidade: Situação Atípica. Perfil ESCOLA Perfil Diretoria Perfil CENUT Perfil CEPAE

SAESP. Funcionalidade: Situação Atípica. Perfil ESCOLA Perfil Diretoria Perfil CENUT Perfil CEPAE SAESP Funcionalidade: Situação Atípica Perfil ESCOLA Perfil Diretoria Perfil CENUT Perfil CEPAE Tela para Cadastro de Situação Atípica Acessar o Link >http://portalnet.educacao.sp.gov.br/login.aspx Selecionar

Leia mais

Como cadastrar Campos Adicionais da Ordem de Serviço FOS24

Como cadastrar Campos Adicionais da Ordem de Serviço FOS24 Como cadastrar Campos Adicionais da Ordem de Serviço FOS24 Caminho: Configurações > Campos Adicionais>Campos Adicionais OS Referência: FOS24 Versão: 2018.12.03 Como Funciona: Através do sistema é possível

Leia mais

INTBAN. Guia de Instalação e configuração 23/08/2011

INTBAN. Guia de Instalação e configuração 23/08/2011 INTBAN Guia de Instalação e configuração 23/08/2011 Instalação dos Arquivos Na área de downloads do site da CB Sistemas tem o arquivo com a última versão do Intban. Nesse momento é o arquivo da versão

Leia mais

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia 1 Acessar o endereço do site/portal do plano e clicar na opção que o levará ao acesso ao Autorizador Online FacGTO. 1.2 - Será exibida a página abaixo,

Leia mais

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 VERSÃO 6.8.0 FINALIZAÇÃO: 27 JUL. 2017 PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 Prezado Cliente, Neste documento estão descritas todas as novidades da versão 6.8.0 do Autolac. Fique atento às últimas alterações do sistema.

Leia mais

DI - Depósito Identificado Intercâmbio Eletrônico de Arquivos. Layout de Arquivos

DI - Depósito Identificado Intercâmbio Eletrônico de Arquivos. Layout de Arquivos DI - Depósito Identificado Intercâmbio Eletrônico de Arquivos Layout de Arquivos Índice 1. Noções Básicas... 3 1.1 Apresentação... 4 2. Informações Técnicas... 5 2.1 Meios de intercâmbio... 6 2.2 Explicações

Leia mais

Registro de Atividades Complementares Cadastro pela instituição. 1. Definição de Carga Horária de Atividades Complementares

Registro de Atividades Complementares Cadastro pela instituição. 1. Definição de Carga Horária de Atividades Complementares Registro de Atividades Complementares Cadastro pela instituição 1. Definição de Carga Horária de Atividades Complementares O Q-Acadêmico permite o registro de Atividades Complementares realizadas pelo

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DE MDF-e VERSÃO 3.0

MANUAL DE EMISSÃO DE MDF-e VERSÃO 3.0 MANUAL DE EMISSÃO DE MDF-e VERSÃO 3.0 DON CORPORATE ERP EMISSÃO DE MDF-e VERSÃO 3.0 A partir do dia 05/06/2017 (Segunda-feira) a versão 1.0 do MDF-e será DESATIVADA pela SEFAZ. Será NECESSÁRIO alterar

Leia mais

1. Definição de Carga Horária de Atividades Complementares

1. Definição de Carga Horária de Atividades Complementares Registro de Atividades Complementares Cadastro pelo aluno ANTES DE COMEÇAR... O registro de Atividades Complementares Cadastro pelo aluno consiste em que o próprio aluno faça o cadastro, pelo Q-Acadêmico

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 SEGURANÇA E SAÚDE PARA A INDÚSTRIA 1 Acessar o site da Campanha SESI de Vacinação Contra a Gripe pelo link: http://189.36.20.16/sesimg e clicar no item ADESÃO.

Leia mais

1. Introdução O que fazer primeiro? Tipos de assuntos Complementos de assuntos com envio de s 5

1. Introdução O que fazer primeiro? Tipos de assuntos Complementos de assuntos com envio de  s 5 Índice 1. Introdução 3 1.1. O que fazer primeiro? 3 1.2. Tipos de assuntos 4 1.3. Complementos de assuntos com envio de e-mails 5 1.4. Incluindo um complementos de assuntos 5 1.5. Status de assuntos 7

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

DI - Depósito Identificado

DI - Depósito Identificado DI - Depósito Identificado Intercâmbio Eletrônico de Arquivos Layout de Arquivos CNAB100 Índice 1. Noções Básicas... 3 1.1 Apresentação... 3 2. Informações Técnicas... 4 2.1 Meios de intercâmbio... 4 2.2

Leia mais

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA VERSÃO 30.0.61 13 ÍNDICE 1. Pré-requisitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica... 3 2. Cadastros Iniciais... 3 2.1. Cadastro da Empresa... 3 2.2. Controle de Séries

Leia mais

Borderô. Guia Rápido. Pagamento Eletrônico Utilizando o Módulo Borderô Bancário. Introdução. Nesta Edição. 1. Acessando o Módulo Borderô

Borderô. Guia Rápido. Pagamento Eletrônico Utilizando o Módulo Borderô Bancário. Introdução. Nesta Edição. 1. Acessando o Módulo Borderô Borderô Guia Rápido Pagamento Eletrônico Utilizando o Módulo Borderô Bancário Introdução Nesta Edição 1. Acessando o Módulo Borderô 2. Cadastro de Convênios (Parâmetros) 3. Detalhes dos Tipos de Borderô

Leia mais

COMPROR FLOOR PLAN. Intercâmbio Eletrônico de Arquivos. Layout de Arquivos CNAB250

COMPROR FLOOR PLAN. Intercâmbio Eletrônico de Arquivos. Layout de Arquivos CNAB250 COMPROR FLOOR PLAN Intercâmbio Eletrônico de Arquivos Layout de Arquivos CNAB250 Índice 1. Noções Básicas... 3 1.1 Apresentação... 3 2. Informações Técnicas... 4 2.1 Meios de intercâmbio... 4 2.2 Explicações

Leia mais

MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília Julho/2019 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir seus negócios,

Leia mais

SICOOBNET EMPRESARIAL

SICOOBNET EMPRESARIAL SICOOBNET EMPRESARIAL TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS CNAB 240 Os formatos CNAB 240 e 400 são leiautes padronizados pela FEBRABAN. O serviço é principalmente utilizado pelas empresas com alto volume de emissão

Leia mais

MANUAL SUAP PROCESSOS ELETRÔNICOS. DTI Dezembro 2017 (Atualizado em Março 2018)

MANUAL SUAP PROCESSOS ELETRÔNICOS. DTI Dezembro 2017 (Atualizado em Março 2018) MANUAL SUAP PROCESSOS ELETRÔNICOS DTI Dezembro 207 (Atualizado em Março 208) Sumário Introdução...3. Criar processo eletrônico...4 2. Adicionar documento no processo eletrônico...7 3. Encaminhar o processo

Leia mais

Incluir Boleto - Sicoobnet Empresarial

Incluir Boleto - Sicoobnet Empresarial Incluir Boleto - Sicoobnet Empresarial Essa funcionalidade permite a emissão de boletos pelo Sicoobnet Empresarial manualmente, para tanto, deverá preencher os campos a seguir: Acesse o Sicoobnet Empresarial

Leia mais

Layouts Padrões de Importação - CobW 2000

Layouts Padrões de Importação - CobW 2000 1 de 7 22/10/2009 09:59 Layouts Padrões de Importação - CobW 2000 INTRODUÇÃO: O sistema CobW 2000 permite o reaproveitamento de informações existentes em outros sistemas da empresa, como por exemplo sistemas

Leia mais

TUTORIAL HOMOLOGAÇÃO DO BANCO SAFRA EM CORRESPONDÊNCIA AO BRADESCO HOMOLOGAÇÃO DO BANCO SAFRA EM CORRESPONDÊNCIA AO BRADESCO

TUTORIAL HOMOLOGAÇÃO DO BANCO SAFRA EM CORRESPONDÊNCIA AO BRADESCO HOMOLOGAÇÃO DO BANCO SAFRA EM CORRESPONDÊNCIA AO BRADESCO HOMOLOGAÇÃO DO BANCO SAFRA EM CORRESPONDÊNCIA AO BRADESCO Sumário Apresentação... 1 Cadastrando banco na rotina 524 - Cadastrar Caixa/Banco... 1 Dados necessários na rotina 1520 - Manter Dados de Integração

Leia mais

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde será emitida.

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde será emitida. EMISSÃO DE NF-E IMPORTANTE SABER! Sugerimos que consulte a SEFAZ para auxiliá-lo sobre quais informações e campos devem ser preenchidos para a correta emissão da NF-e. Informaremos neste guia, apenas a

Leia mais

Como realizar rotina do vale alimentação

Como realizar rotina do vale alimentação Como realizar rotina do vale alimentação Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações do vale alimentação. Lembramos que o cadastro deverá ser realizado por empresa. 1 CADASTRAR

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2019 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização NOVA PÁGINA INICIAL DA PLATAFORMA SAGE Com o objetivo de facilitar a utilização do Sage Relacionamento pelos seus clientes (usuários de relacionamento) a tela inicial de acesso

Leia mais

Introdução Retomar seu cadastro de onde parou Cadastramento de fornecedor Liberação para etapa de documentos Esqueci minha senha

Introdução Retomar seu cadastro de onde parou Cadastramento de fornecedor Liberação para etapa de documentos Esqueci minha senha Sumário 1. Introdução... 1 2. Retomar seu cadastro de onde parou... 1 3. Cadastramento de fornecedor... 1 3.1 Cadastre suas informações para acesso ao portal... 1 3.2 Declaração de leitura do termo de

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

SISGRAD para docentes

SISGRAD para docentes SISGRAD para docentes 1) Como acessar o sistema? Utilize os navegadores Firefox ou Google Chrome, porque podem ocorrer erros com o uso do Internet Explorer. Acesse: http://sistemas.feg.unesp.br Se for

Leia mais

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e...

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e... Tutorial NFS-e Sumário 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e... 2 2 Configuração de Conta Corrente... 3 3 - Gerar NFS-e... 4 4 Enviar lote para prefeitura... 6 4.1 Gerar arquivo de retorno...

Leia mais

SINACOR MODULO DE GARANTIAS.

SINACOR MODULO DE GARANTIAS. SINACOR MODULO DE GARANTIAS. Classificação das Informações 6/6/2016 Confidencial [ ] Uso Interno [ X ] Uso Público ÍNDICE 1 Introdução... 3 2 Interface Visual... 4 3 LOGIN / Acesso... 5 4 Conceitos...

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Manual de Configuração da Agenda Regulada Manual de Operação Março/2012

Leia mais

CARTÃO SERVIÇO EMPRESA ITAÚ

CARTÃO SERVIÇO EMPRESA ITAÚ CARTÃO SERVIÇO EMPRESA ITAÚ Intercâmbio Eletrônico de Arquivos Layout de Arquivos CNAB200 Índice 1. Noções Básicas... 3 1.1 Apresentação... 3 2. Informações Técnicas... 4 2.1 Meios de intercâmbio... 4

Leia mais

SISTEMA DE DÉBITO ELETRÔNICO ITAÚ. Intercâmbio Eletrônico de Arquivos Layout de Arquivos FEBRABAN Versão 4.0

SISTEMA DE DÉBITO ELETRÔNICO ITAÚ. Intercâmbio Eletrônico de Arquivos Layout de Arquivos FEBRABAN Versão 4.0 SISTEMA DE DÉBITO ELETRÔNICO ITAÚ Intercâmbio Eletrônico de Arquivos Layout de Arquivos FEBRABAN Versão 4.0 Índice 1. Noções Básicas...3 1.1 Apresentação... 4 1.2 Sistema de Débito Eletrônico Itaú... 4

Leia mais

DATA: 27/07/ OBJETIVO MODO PROCEDER HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES... 38

DATA: 27/07/ OBJETIVO MODO PROCEDER HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES... 38 1/39 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. MODO PROCEDER... 2 3. HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES... 38 Página 1/39 2/39 1. OBJETIVO Mostrar a implantação de todo processo de CNAB desde comunicação com o banco, homologação

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE ACESSE: www.pe.senai.br Acesse o site do SENAI e clique no link Trabalhe Conosco, em seguida clicar em CANDIDATE-SE. Clique neste

Leia mais

COBRANÇA BANCÁRIA SICOOBNET

COBRANÇA BANCÁRIA SICOOBNET COBRANÇA BANCÁRIA SICOOBNET Ao selecionar o menu "Cobrança", o usuário poderá realizar operações como inclusão de boleto, emissão de 2ª via, baixa, prorrogação, abatimentos e ainda, consultar os boletos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO MANUAL DO CANDIDATO Para participar do processo de credenciamento, acesse o site do SEBRAE/SC (www.sebrae-sc.com.br), clique em Sobre o Sebrae em Santa Catarina. Clique em Trabalhe Conosco ; Clique em

Leia mais

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER G5 CONTROL MÓDULO HUNTER Módulo Hunter Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais

BRADESCO SEGURO FIANÇA LOCATÍCIA. Manual do Usuário

BRADESCO SEGURO FIANÇA LOCATÍCIA. Manual do Usuário BRADESCO SEGURO FIANÇA LOCATÍCIA Manual do Usuário BRADESCO SEGURO FIANÇA LOCATÍCIA SUMÁRIO 1. OBJETIVO...3 2. PÚBLICO ALVO...3 3. ACESSO À APLICAÇÃO...3 4. ABAS COTAÇÃO, PROPOSTA, APÓLICE...3 4.1. Etapas

Leia mais

Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa. Sumário

Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa. Sumário Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa Sumário Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2

Leia mais

Configuração e Utilização de Boletos FAQ23

Configuração e Utilização de Boletos FAQ23 Configuração e Utilização de Boletos FAQ23 Através do sistema Futura Server é possível configurar e controlar a emissão de boletos bancários, Para isso é necessário realizar as seguintes configurações:

Leia mais

Quer se Cadastrar na Petrobras?

Quer se Cadastrar na Petrobras? MT-611-00009-10 Última Atualização 07/01/2015 Quer se Cadastrar na Petrobras? Como dar início ao processo de cadastramento na Petrobras: Para dar início ao processo de cadastramento na Petrobras, é necessário

Leia mais

Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23

Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23 Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23 Através do sistema Futura Server é possível configurar e controlar a emissão de boletos bancários, Para isso é necessário realizar as seguintes

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE 1. Primeiro Acesso Clique em [ACESSAR SUA CONTA] 1. Primeiro Acesso Caso ainda não possua acesso ao sistema, na caixa de diálogo que surge, clique em [Primeiro acesso].

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

Manual de Cadastro de Cliente

Manual de Cadastro de Cliente Módulo Max Cliente ou Clientes (TS) Menu: Cliente Aplicação: Cliente Manual de Cadastro de Cliente Abaixo será demonstrado como deverá ser feito o cadastro de cliente no Sistema da Consinco. As informações

Leia mais

Requisição de Suprimento de Fundos. Perfil Requisitor

Requisição de Suprimento de Fundos. Perfil Requisitor Requisição de Suprimento de Fundos Perfil Requisitor Agenda Introdução Cadastro da Requisição Acompanhamento da Requisição Autorização da Requisição Atendimento da Requisição Prestação de Contas 2 Introdução

Leia mais

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Pendências 21675 Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Processo: Compras Nome do Processo: Cotação de compras Acesso COMPRAS Pedido de Compra Motivação Tem como objetivo administrar todo o processo de

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2018 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC MANUAL DO CANDIDATO SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC PROFISSIONAL AUTÔNOMO SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato deve acessar o site

Leia mais

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Cargos

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Cargos C A R T I L H A - Recursos Humanos Cargos Elaborada por: DIRPD Diretoria de Processamento de Dados Universidade Federal de Uberlândia Maio/2009 Apresentação Esta cartilha foi elaborada para auxiliar os

Leia mais

DOCUMENTO PADRÃO TI MANUAL FUNCIONAL PROJETO CRÉDITO CONSIGNADO

DOCUMENTO PADRÃO TI MANUAL FUNCIONAL PROJETO CRÉDITO CONSIGNADO MANUAL FUNCIONAL Documento Manual funcional Projeto Crédito Consignado Data redação 14/04/2013 Redator Daiane Jardim Catto Objetivo do Documento Manual descritivo quanto às funcionalidades do Projeto Crédito

Leia mais

Liberação de Atualização 4.8

Liberação de Atualização 4.8 Liberação de Atualização 4.8 Cadastro de Centro de Custo Efetuada a migração do Cadastro de Centro de Custo, do Sage Finanças, para o novo layout da Plataforma Sage. Observação: por padrão do sistema,

Leia mais

Configuração e Homologação da Cobrança Bancária

Configuração e Homologação da Cobrança Bancária Configuração e Homologação da Cobrança Bancária Birigui SP Setembro - 2015 1. Verificar os dados iniciais junto ao Cliente. Independentemente do recurso de cobrança que o cliente irá utilizar em nosso

Leia mais

Quer se Cadastrar na Petrobras? MT Última Atualização 19/12/2017

Quer se Cadastrar na Petrobras? MT Última Atualização 19/12/2017 Quer se Cadastrar na Petrobras? MT-43-2-00024-2 Última Atualização 19/12/2017 Como dar início ao processo de cadastramento na Petrobras: Para dar início ao processo de cadastramento na Petrobras, é necessário

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016.

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016. Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde Atualizado em Março de 2016. Acompanhamento das propostas nos sistemas do Ministério da Saúde Propostas de construção de

Leia mais

Manual do Usuário RESULTWEB. Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0

Manual do Usuário RESULTWEB. Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0 Manual do Usuário RESULTWEB Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0 Pág.: 2 de 12 SUMÁRIO Login... 3 Visualizando e escondendo projetos... 4 Cadastrando visitantes...

Leia mais

Contratos. Clique em Novo e defina um nome para o contrato padrão. Clique em Texto, insira o texto padrão e clique em Salvar. Ao final, clique em OK.

Contratos. Clique em Novo e defina um nome para o contrato padrão. Clique em Texto, insira o texto padrão e clique em Salvar. Ao final, clique em OK. Contratos Antes de iniciar o cadastro dos contratos de venda, recomendamos cadastrar os textos padrões que farão parte deles. O texto padrão deverá selecionado no ato do cadastro do contrato (procedimento

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

TUTORIAL GERENCIAMENTO DE PRODUTOS

TUTORIAL GERENCIAMENTO DE PRODUTOS Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Produto... 5 3. Cadastrar Embalagem... 7 4. Cadastrar/Vincular Tributação Venda... 9 5. Cadastrar/Vincular Tributação Compra... 10

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3

Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 Objetivos: Esclarecer o modo de uso da ferramenta EVEN3, para dar autonomia ao usuário para que ele desenvolva seu próprio evento sem a necessidade

Leia mais