UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones. Aula 6: calor, trabalho e a primeira lei da Termodinâmica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones. Aula 6: calor, trabalho e a primeira lei da Termodinâmica"

Transcrição

1 UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones Aula 6: calor, trabalho e a primeira lei da Termodinâmica

2 Calor: definição Calor é a energia transferida entre um sistema e o seu ambiente devido a uma diferença de temperatura entre eles. Por definição, o calor é positivo quando a energia é absorvida pelo sistema. O calor é negativo quando a energia é perdida pelo sistema. O calor, diferentemente da temperatura, a pressão e o volume, não é uma propriedade intrínseca de um sistema. Ela têm significado apenas quando descreve a transferência de energia para dentro ou para fora de um sistema.

3 Calor: Unidades O calor pode ser expresso em calorias. Inicialmente, a caloria (cal) foi definida como a quantidade de calor que aumentaria a temperatura de 1 g de água de 14,5 C para 15,5 C. Em 1948, a comunidade científica decidiu que, uma vez que calor (assim como trabalho) é energia transferida, a unidade do SI do calor deveria ser a da energia ou seja, o joule. A caloria é agora definida como 4,1868 J (exatamente), sem qualquer referência ao aquecimento da água. (A "caloria" usada em nutrição, algumas vezes chamada de Caloria (Cal), é, na realidade, uma quilocaloria.) As relações entre as várias unidades de calor são 1 cal = 3,969 X 10-3 Btu = 4,1868 J.

4 Capacidade Calorífica A capacidade calorífica C de um objeto é a constante de proporcionalidade entre o calor Q que o objeto absorve ou perde e a variação de temperatura ΔT resultante do objeto; ou seja, Q = CΔT = C ( T f T i ) onde T i e T f são as temperaturas inicial e final do objeto. UNIDADES: A capacidade calorífica C tem unidade de energia por grau ou energia por kelvin. A capacidade calorífica C, digamos, de uma pedra de mármore usada em aquecedores eletrodomésticos poderia ser de 179 cal/oc, que também podemos escrever como 179 cal/k ou como 749 J/K.

5 Calor Específico Dois objetos feitos do mesmo material (e.g. mármore) terão capacidades caloríficas proporcionais às suas massas. Portanto, é conveniente definir uma "capacidade calorífica por unidade de massa", ou calor específico c que se refere não a um objeto, mas a uma massa unitária do material do qual o objeto é feito. Temos então Q = CΔT = cmδt = cm(t f T i ) UNIDADES: [c] = cal/(g. o C) O calor específico da água é c = 1 cal/(g. o C) = 4190 J/(kg. K)

6 Calor Específico Molar Em muitas ocasiões, a unidade mais conveniente para se especificar a quantidade de uma substância é o mol, onde: 1 mol = 6, unidades elementares de qualquer substância. Quando as grandezas são expressas em moles, os calores específicos também devem envolver moles (em vez de uma unidade de massa); eles são então chamados de calores específicos molares.

7 Calor específico e calor específico molar (pressão constante). Substância Calor específico, c (J/kg K) Massa molar, M (kg/mol) Calor específico molar, C (J/mol K) Alumínio 910 0, ,6 Berílio , ,7 Cobre 390 0, ,8 Etanol , ,9 Etilenoglicol , ,0 Gelo (0 C) , ,8 Ferro 470 0, ,3 Chumbo 130 0,207 26,9 Mármore (CaCO 3 ) 879 0,100 87,9 Mercúrio 138 0,201 27,7 Sal (NaCl) 879 0, ,4 Prata 234 0,108 25,3 Água (líquida) , ,4

8 Calor Específico: V constante e P constante Na determinação e no uso do calor específico de qualquer substância, precisamos saber as condições sob as quais a energia é transferida sob a forma de calor. Calor especifico a P=cte: Para sólidos e líquidos, supomos que a amostra está sob pressão constante (geralmente a atmosférica) durante a transferência. Calor especifico a V=cte: Podemos também conceber que a amostra é mantida a volume constante enquanto o calor é absorvido. Isto significa que a expansão térmica da amostra é evitada aplicando-se uma pressão externa. - Para sólidos e líquidos, isto é muito difícil de executar experimentalmente, mas o efeito pode ser calculado, e verifica-se que os calores específicos sob pressão constante e sob volume constante para qualquer sólido ou líquido diferem normalmente por um pequeno percentual. Os gases têm valores bem distintos para seus calores específicos a pressão constante e a volume constante.

9 Calor Específico: dependência com T Em geral, o calor específico pode variar conforme o intervalo de temperaturas em que se aquece ou resfria a substancia, sendo portanto uma função da temperatura, c(t). Se a substância recebe uma quantidade infinitesimal de calor dq, sua temperatura sofrerá uma variação infinitesimal dt, e o calor específico será: c(t ) = dq mdt dq = mc(t )dt O calor total recebido entre as temperaturas T i e T f será: Q = m T f c(t )dt T i

10 Exemplo 1 Um(lingote(de(50(gramas(de(um(material(X(é(aquecido(a(200 C(e(em(seguida(colocado em(um(recipiente(isolado(termicamente(contendo(água(400(gramas(de(água(a(20,0 C. Após(algum(tempo(a(temperatura(final(se(estabiliza(em(22,4 C.(Calcule: (a)(o(calor(específico(do(material(no(si (b)(a(energia(transferida(para(a(água(enquanto(o(lingote(é(resfriado (a)$q x = Q a m x c x ΔT x = m a c a ΔT a c x = m ac a ΔT a m x ΔT x c x = ( ) 0, 05 (22, 4 200) 0, , 4 20, 0 (b)$q x = m x c x ΔT ( ) Q = 0, , Q = 4.022$J A$energia$transferida$para$a água$é$de$4.022$joules c x = 453 J kg C $

11 Exemplo 2

12 Calores de Transformação Alguns estados da matéria: sólido, liquido, gasoso. Uma amostra pode mudar de uma fase (ou estado) para outra quando absorve ou perde calor. Calor de transformação L: É a quantidade de calor por unidade de massa que deve ser transferida quando uma amostra sofre uma mudança de fase completa. Assim, quando uma amostra de massa m sofre uma mudança de fase completa, a energia total transferida é:

13 Quando a mudança de fase é de líquido para gás (a amostra deve absorver calor) ou de gás para líquido (a amostra libera calor) o calor de transformação é chamado de calor de vaporização L V. Temos então: Q = ± L V m Quando a mudança de fase é de sólido para líquido (a amostra absorve calor) ou de líquido para sólido (a amostra libera calor) o calor de transformação é chamado de calor de fusão L F Temos então: Q = ± L F m

14 Calor de fusão e calor de vaporização. Ponto de fusão normal Calor de fusão, L f (J/kg) Ponto de ebulição normal Substância K C K C Calor de vaporização, L v (J/kg) Hélio * * * 4, ,93 20, Hidrogênio 13,84 259,31 58, ,26 252, Nitrogênio 63,18 209,97 25, ,34 195, Oxigênio 54,36 218,79 13, ,18 183, Etanol , Mercúrio , Água 273,15 0, ,15 100, Enxofre , ,75 444, Chumbo 600,5 327,3 24, Antimônio 903,65 630, Prata 1.233,95 960,80 88, Ouro 1.336, ,0 64, Cobre * É necessário aplicar uma pressão maior que 25 atm para fazer o hélio solidificar. A 1 atm de pressão, o hélio permanece líquido até o zero absoluto.

15 Transições de fase da água. Mostraremos um gráfico da temperatura em função do tempo de uma amostra de água inicialmente na fase sólida (gelo). O calor é fornecido à amostra a taxa constante. A temperatura permanece constante durante todas as mudanças de fase, desde que a pressão permaneça constante. Mostraremos os seguintes processos: a S b: gelo inicialmente a -25 C é aquecido a 0 ºC. b S c: a temperatura permanece a 0 C até que o gelo derreta. c S d: a água é aquecida de 0 C a 100 C. d S e: a temperatura permanece a 100 C até que a água vaporize. e S f: o vapor é aquecido para temperaturas acima de 100 C.

16

17 Exemplo 4 Um(recipiente(contém(1,00(kg(de(hélio(líquido,(cujo(ponto(de(ebulição(é(4,2(K(e(calor(de( vaporização(de(2, J/kg.(Se(fornecermos(energia(a(uma(taxa(constante(de(10(W,(quanto( tempo(levará(a(mudança(de(fase(de(vaporização? P = ΔE ΔE = P Δt( Δt Q = ml v P Δt = ml Q = ΔE v Δt = ml v P ou( Δt 35(minutos = 1,00 2, = 2, s Se(os(mesmos(10W(fossem(fornecidos(para(1,00kg(de(água,(quanto(tempo(levaria(a(transição( de(fase(de(vaporização,(sabendo(que(o(calor(latente(de(vaporização(da(água(é(2, J/kg?( Δt = ml v P Δt = ou( Δt 62h47m 1,00 2, = 2, s

18 Experimento de Joule (1845): Equivalente mecânico do Calor o Num calorímetro (recipiente de paredes adiabáticas) cheio de água, é inserido um conjunto de paletas presas a um eixo. o As paletas são colocadas em rotação pela queda de um par de pesos através de um sistema de polias. o O atrito das paletas aquece a água. A variação de temperatura é determinada por um termômetro. o O trabalho mecânico equivalente é medido pela altura de queda dos pesos.

19 Experimento de Joule (1845): Equivalente mecânico do Calor Joule repetiu a experiência inúmeras vezes, introduzindo variantes no método: 1. mudou a natureza do fluido aquecido e do material das paletas, 2. mudou o processo de aquecimento: em lugar das paletas, empregou o efeito Joule, o aquecimento de um fio (resistência) provocado pela passagem de uma corrente elétrica. Desta maneira, Joule conseguiu determinar a energia mecânica equivalente a uma caloria com um erro menor a 5 %!!! O valor atualmente aceito é 1cal = Joule

20 Aparelho de Joule para medir o equivalente mecânico do calor (1845). London Science Museum

21 Trabalho associado a uma variação de volume Consideraremos um gás no interior de um cilindro para estudar diversos tipos de processos termodinâmicos. Podemos entender o trabalho realizado por um gás durante uma variação de volume considerando as moléculas que compõem o gás. Analisemos a colisão de uma molécula com uma superfície fixa do recipiente: há uma força sobre a superfície, porém, não há trabalho sobre a superfície, porque esta não se move.

22 Colisão da molécula com uma superfície em movimento: há uma força sobre a superfície a molécula realiza um trabalho sobre a superfície durante a colisão. Se o pistão se move para a direita: a molécula que colide com o pistão exerce uma força na direção do movimento. A molécula realiza um trabalho positivo sobre o pistão. Se o pistão se move para a esquerda: a molécula que colide com o pistão exerce uma força na direção contrária ao movimento. A molécula realiza um trabalho negativo sobre o pistão. (a) A molécula se afasta do pistão. (b) O pistão se afasta da molécula durante a colisão. v antes v depois Movimento do pistão A molécula perde energia cinética, realiza trabalho positivo sobre o pistão. O pistão se desloca em sentido contrário ao da molécula durante a colisão. v antes v depois Movimento do pistão A molécula ganha energia cinética, realiza trabalho negativo sobre o pistão.

23 Analisemos um sistema cujo volume pode mudar (por exemplo, um gás) em um cilindro com pistão móvel. Sistema PA A dx Força que o sistema exerce sobre o pistão Suponhamos que o pistão possua área A e que a pressão exercida pelo gás sobre o pistão seja P a força exercida pelo gás sobre o pistão é F =PA. Quando o pistão se move por uma distância infinitesimal dx, o trabalho dw realizado por essa força é: dw = Fdx = (pa) dx = p(adx) = pdv Logo, o trabalho realizado pelo sistema durante uma variação infinitesimal de volume é: dw = pdv

24 Para uma variação finita de volume desde V 1 até V 2, o trabalho realizado pelo gás será: V 2 W = dw = pdv V 1 Em geral, a pressão do sistema pode variar durante a variação do volume. Portanto, para calcular a integral acima, devemos saber como a pressão do sistema varia em função do volume. Podemos representar essa função por um gráfico de P em função de V (um diagrama PV). Num diagrama PV, a integral anterior é representada graficamente pela área sob a curva de P em função de V entre os limites V 1 e V 2.

25 Pela expressão dada antes para W, temos: W > 0 quando há expansão (o trabalho é realizado pelo gás) W < 0 quando há compressão (o trabalho é realizado sobre o gás) (a) Diagrama PV de um sistema passando por uma expansão a pressão variável P P 1 P 2 1 Trabalho = Área 2 (b) Diagrama PV de um sistema passando por uma compressão à pressão variável P P 2 P 1 2 As linhas diagonais indicam trabalho negativo. Trabalho = Área = 2 2V P dv 7 0 = 2 P dv 6 0 V 1 V 1 V 2 1 (c) Diagrama PV de um sistema passando por uma expansão sob pressão constante P P 1 2 Trabalho = Área = P 1V 2 - V O V 1 V 2 V O V 2 V 1 V O V 1 V 2 V

26 (a) P P 1 1 P 2 Esses caminhos constituem três opções para ir do estado 1 ao estado O V 1 V V 2 (c) P P 1 1 P 2 Primeiro diminua a pressão de P 1 a P 2 a volume constante V 1....depois diminua o volume de V 1 a V 2 sob pressão constante P 2 4 W = Área 2 O V V 1 V 2 (d) (c) (b) P Primeiro aumente o volume de V 1 P a V 2 sob pressão constante P 1... P P Primeiro diminua 3 a pressão de P 1 1 a P 2 a volume constante...depois diminua V 1. P 22 4 W = Área 2 2 O V V 1 1 V 2 V 2 P 1 a pressão de P 1 a P 2 a volume constante V 2....depois diminua o volume de V 1 a VW 2 sob = Área pressão constante P 2 Aumente o volume de V 1 a V 2 enquanto diminui a pressão de P 1 a P 2. W = Área 2 O V V 1 V 2 O trabalho realizado por um gás entre um estado inicial (1) e um estado final (2) DEPENDE do tipo de processo que é utilizado para ir de 1 até 2. Costuma-se dizer que o trabalho depende da trajetória no plano P-V. (d) P 1 P 2 fin nã da co de te C m do o co de um ca al ne (a) O pistão Fi

27 Trabalho numa trajetória fechada: W = W ida + W volta P a P a Área delimitada pelo caminho = trabalho total W realizado pelo sistema no processo as bs a. Neste caso, W < 0. P b b O V a V b V

28 Exemplo Um(gás(ideal(é(submetido(a(dois(processos(nos(quais(P f = 1, Pa,( W = P(V )dv W 1 = P 1 (V )dv W 2 P 2 (V )dv Processo(1:(P = nrt V Processo(2:(P = P V f = 2,00 m 3,(P i = 0, Pa,(e(V i = 10,0 m 3.(Para(o(processo((1),(a( temperatura(permanece(constante.(para(o(processo(2,(a(pressão(permanece( constante(e,(então,(o(volume(permanence(constante.(qual(é(a(razão(entre(o( trabalho(w 1 (realizado(sobre(o(gás(no(primeiro(processo(e(o(trabalho(w 2 ( realizado(no(segundo(processo? W 1 W 2 = dx x = ln x W 1 = nrt lnv f lnv i W 2 P i V f V i W 1 W 2 = 10,0 2,0 ln 2,0 10,0 10,0 ( ) ( ) V f V i V i nrt V dv V f P i dv = nrt P i V i V f V i V f dv V dv P i V i ln V f V = i P i ( V f V i ) = V i ln V f V f V i V i W 1 W 2 = 2,01 W 1 & W 2 &

29 Primeira lei da termodinâmica Quando um sistema muda de um estado inicial para um estado final dados, tanto o trabalho W quanto o calor Q dependem da natureza do processo. Experimentalmente, contudo, encontramos algo surpreendente. A grandeza (Q W) é a mesma para todos os processos. Ela depende apenas dos estados inicial e final e não depende de forma alguma de como o sistema foi levado de um para o outro. Todas as outras combinações de Q e W, (e.g. incluindo apenas Q, apenas W, ou Q + W ou Q - 2W, etc., etc.) são dependentes da trajetória; apenas Q - W não depende.

30 A grandeza Q W deve representar uma variação em alguma propriedade intrínseca do sistema. Chamamos esta propriedade de energia interna U. Durante a mudança de estado de um sistema, a energia interna pode variar de um valor inicial U 1 até um valor final U 2. A variação da energia interna é simbolizada por ΔU = U 2 U 1. Portanto temos: Variação de energia interna do sistema termodinâmico Primeira lei da termodinâmica U = Q - W Calor adicionado ao sistema Trabalho realizado pelo sistema

31 Do ponto de vista microscópico podemos interpretar a energia interna da seguinte maneira: A matéria é constituída de átomos e moléculas, que são partículas que possuem energias cinética e potencial. A energia interna é soma das energias cinéticas (translacional, rotacional, vivracional) de todas as suas partículas constituintes, acrescida da soma de todas as energias potenciais decorrentes das interações entre as partículas do sistema.

32 Casos especiais da 1 lei Vamos analisar os seguintes casos especiais: oprocessos adiabáticos (Q=0) oprocessos isobáricos (a pressão se mantém constante) oprocessos isocóricos (o volume se mantém constante) oprocessos cíclicos (o estado final é igual ao estado inicial)

33 Casos especiais da 1 lei: Processos Adiabáticos o Nesses processos, não há troca de energia em forma de calor entre o sistema e a vizinhança, ou seja, Q=0. o O sistema possui paredes adiabáticas ou o processo ocorre muito rapidamente, tal que não haja tempo para a troca de calor (que tende a ser relativamente lenta). o A primeira lei da termodinâmica fica ΔU = W. o Exemplos: expansão de gases quentes em um motor de combustão interna, a liquefação de gases em um sistema de refrigeração e o golpe de compressão em um motor a diesel.

34 Casos especiais da 1 lei: Processos Isobáricos o São processos que ocorrem a pressão constante. No diagrama P V, são representados linhas horizontais. o O trabalho pode é dado por: o Logo, a 1 lei fica (ΔU = Q W):

35 Casos especiais da 1 lei: Processos Isocóricos o São processos em que o volume permanece constante. No diagrama P V, são representados linhas verticais. o Consequentemente, o trabalho realizado é nulo. o A primeira lei da termodinâmica fica: ΔU = Q

36 Casos especiais da 1 lei: Processos Cíclicos o Em um processo cíclico o estado inicial coincide com o estado final; e.g. P i = P f, V i = V f, T i = T f, U i = U f o Temos trajetórias fechadas nos diagramas P V, P T, etc... o A variação da energia interna é nula, logo, a 1 lei fica: ΔU = 0 Q W = 0

UFABC - Fenômenos Térmicos - Prof. Germán Lugones. AULA 5 Calor, Trabalho e Primeira lei da termodinâmica

UFABC - Fenômenos Térmicos - Prof. Germán Lugones. AULA 5 Calor, Trabalho e Primeira lei da termodinâmica UFABC - Fenômenos Térmicos - Prof. Germán Lugones AULA 5 Calor, Trabalho e Primeira lei da termodinâmica Experimento de Joule (1845): Equivalente mecânico do Calor o Num calorímetro (recipiente de paredes

Leia mais

Primeira Lei da Termodinâmica

Primeira Lei da Termodinâmica Físico-Química I Profa. Dra. Carla Dalmolin Primeira Lei da Termodinâmica Definição de energia, calor e trabalho Trabalho de expansão Trocas térmicas Entalpia Termodinâmica Estudo das transformações de

Leia mais

2/Mar/2016 Aula 4. 26/Fev/2016 Aula 3

2/Mar/2016 Aula 4. 26/Fev/2016 Aula 3 6/Fev/016 Aula 3 Calor e Primeira Lei da Termodinâmica Calor e energia térmica Capacidade calorífica e calor específico Calor latente Diagrama de fases para a água Primeira Lei da Termodinâmica Trabalho

Leia mais

Descrição Macroscópica de um Gás ideal

Descrição Macroscópica de um Gás ideal Descrição Macroscópica de um Gás ideal O gás não tem volume fixo ou uma pressão fixa O volume do gás é o volume do recipiente A pressão do gás depende do tamanho do recipiente A equação de estado relaciona

Leia mais

Termodinâmica. Prof.: POMPEU

Termodinâmica. Prof.: POMPEU 1. DEFINIÇÃO A estuda a relação entre calor e trabalho que um sistema (por exemplo, um gás) troca com o meio exterior. 2. ENERGIA INTERNA (U) É a soma das várias formas de energia das moléculas que constituem

Leia mais

03/Mar/2017 Aula 3. 01/Mar/2017 Aula 2

03/Mar/2017 Aula 3. 01/Mar/2017 Aula 2 01/Mar/2017 Aula 2 Teoria Cinética dos Gases Teoria Cinética e Equação dos Gases Ideais Gás Ideal num Campo Gravitacional Distribuição de Boltzmann; distribuição de velocidades de Maxwell e Boltzmann Velocidades

Leia mais

TEMPERATURA, CALOR E A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA

TEMPERATURA, CALOR E A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II TEMPERATURA, CALOR E A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA Prof. Bruno Farias Bibliografia HALLIDAY,

Leia mais

Temperatura Calor Transmissão de calor 1 a Lei da Termodinâmica

Temperatura Calor Transmissão de calor 1 a Lei da Termodinâmica Temperatura Calor Transmissão de calor 1 a Lei da Termodinâmica Temperatura Temperatura Temperatura: é o grau de agitação das partículas (átomos, moléculas) de um corpo. Lei zero da termodinâmica Se dois

Leia mais

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali Termodinâmica Calor Física II 2016 - IO O Equivalente Mecânico da Caloria A relação entre a caloria (unidade de quantidade de calor em termos da variação de temperatura que produz numa dada massa de água)

Leia mais

Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA. Alguns conceitos importante que aparecem nesta lei:

Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA. Alguns conceitos importante que aparecem nesta lei: Lei Zero da Termodinâmica 4300259 Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA Se dois sistema estão em equilíbrio térmico com um terceiro sistema, então eles também estão em equilíbrio entre si. Alguns

Leia mais

Primeira Lei da Termodinâmica

Primeira Lei da Termodinâmica Físico-Química I Profa. Dra. Carla Dalmolin Primeira Lei da Termodinâmica Definição de energia, calor e trabalho Trocas térmicas Entalpia e termoquímica Termodinâmica Estudo das transformações de energia

Leia mais

Fenômenos Térmicos : primeiro conjunto de problemas

Fenômenos Térmicos : primeiro conjunto de problemas Fenômenos Térmicos - 2014: primeiro conjunto de problemas Termômetros, temperatura e escalas de temperatura 1. Suponha que em uma escala linear de temperatura X, a água ferva a 81.5 o X e congele a-190

Leia mais

CALOR E PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA. Calor é a energia transferida de um corpo para outro em virtude, basicamente, de uma diferença de temperatura.

CALOR E PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA. Calor é a energia transferida de um corpo para outro em virtude, basicamente, de uma diferença de temperatura. CALOR E PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA Calor é a energia transferida de um corpo para outro em virtude, basicamente, de uma diferença de temperatura. Capacidade Calorífica e Calor Específico A quantidade

Leia mais

UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones. Aula 7: Capacidades caloríficas de gases ideais, processos adiabáticos, equipartição da energia.

UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones. Aula 7: Capacidades caloríficas de gases ideais, processos adiabáticos, equipartição da energia. UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones Aula 7: Capacidades caloríficas de gases ideais, processos adiabáticos, equipartição da energia. Energia interna de um gás ideal Energia interna: Do ponto

Leia mais

O sistema A é posto em contato térmico com T até atingir o equilíbrio térmico.

O sistema A é posto em contato térmico com T até atingir o equilíbrio térmico. TERMODINÂMICA 18 TEMPERATURA, CALOR E PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA 18.2 TEMPERATURA Temperatura é uma das sete grandezas fundamentais do SI. Escala Kelvin (graduada em kelvins, K). Limite inferior de

Leia mais

C m Q C T T 1 > T 2 T 1 T 2. 1 cal = 4,184 J (14,5 o C p/ 15,5 o C) 1 Btu = 252 cal = 1,054 kj

C m Q C T T 1 > T 2 T 1 T 2. 1 cal = 4,184 J (14,5 o C p/ 15,5 o C) 1 Btu = 252 cal = 1,054 kj A teoria do calórico (~1779) Para atingir o estado de equilíbrio térmico, T 1 T 2 T 1 > T 2 -Substância fluida - invisível - peso desprezível T a quantidade de calórico Esta teoria explicava um grande

Leia mais

Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica

Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica Exercícios Sugeridos (14 de novembro de 2008) A numeração corresponde ao Livro Texto. 16.19 Um balão de ar quente

Leia mais

3ª Aula do cap. 19 Primeira Lei da Termodinâmica

3ª Aula do cap. 19 Primeira Lei da Termodinâmica 3ª Aula do cap. 19 Primeira Lei da Termodinâmica AT - Antes da termodinâmica. A máquina de Denis Papin 1647-1712 Roda d água - forma mais eficiente de geração da energia antes do calor. Máquina de Newcomen

Leia mais

Aulas 17 a 19. Aula 20. Colégio Jesus Adolescente. atm.. atmosfera, a pressão por ele exercida nas paredes do

Aulas 17 a 19. Aula 20. Colégio Jesus Adolescente. atm.. atmosfera, a pressão por ele exercida nas paredes do Colégio Jesus Adolescente Aulas 17 a 19 Ensino Médio 2º Bimestre Disciplina Física Setor B 1) Num recipiente de volume igual a 41 acham-se 5,0 mols de um gás perfeito a temperatura de 300. Determine a

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Teoria Cinética do Gases

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Teoria Cinética do Gases Universidade Federal do ampa UNIAMA Teoria inética do Gases 7.alores específicos molares de um gás ideal A quantidade de gás ideal é medida pelo número de moles n, em vez da massa m O gás é submetido

Leia mais

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali Termodinâmica Calor Física II 2016 - IO Calor Final do século XVIII: duas hipóteses alternativas 1) Fluido indestrutível (calórico) que preencheria os poros dos corpos, escoando-se de um corpo mais quente

Leia mais

TEMPERATURA. Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação.

TEMPERATURA. Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação. TEMPERATURA Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação. É possível associar a existência de uma energia à energia cinética média desses constituintes

Leia mais

Elementos de Termodinâmica

Elementos de Termodinâmica TERMODINÂMICA ESCALAS DE TEMPERATURA Estuda as relações entre grandezas como a temperatura, a pressão, o volume, o calor e a energia interna Reparar na necessidade de definir uma escala de temperaturas

Leia mais

CALORIMETRIA (CONTINUAÇÃO)

CALORIMETRIA (CONTINUAÇÃO) CALORIMETRIA (CONTINUAÇÃO) Calor latente Nem toda a troca de calor existente na natureza se detém a modificar a temperatura dos corpos. Em alguns casos há mudança de estado físico destes corpos. Neste

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM CALORIMETRIA TEMPERATURA Todo corpo que esteja a uma temperatura acima do zero absoluto é constituído de partículas

Leia mais

Física do Calor Licenciatura: 4ª Aula (19/08/2015)

Física do Calor Licenciatura: 4ª Aula (19/08/2015) Física do Calor Licenciatura: 4ª ula (19/08/015) Prof. lvaro annucci imos, na última aula: Definição de massa molecular, que corresponde à massa de 1 mol da substância: M M m N Nos processos que envolvem

Leia mais

4/Mar/2015 Aula 4 Processos termodinâmicos Capacidades caloríficas dos gases Energia interna de um gás ideal Capacidades caloríficas dos sólidos

4/Mar/2015 Aula 4 Processos termodinâmicos Capacidades caloríficas dos gases Energia interna de um gás ideal Capacidades caloríficas dos sólidos 4/Mar/05 Aula 4 Processos termodinâmicos Capacidades caloríficas dos gases Energia interna de um gás ideal Capacidades caloríficas dos sólidos Transformações termodinâmicas e gases ideais Tipos de transformações

Leia mais

Física 20 Questões [Médio]

Física 20 Questões [Médio] Física 20 Questões [Médio] 01 - (UFRRJ ) Uma pessoa retira um botijão de gás de um local refrigerado e o coloca em um outro lugar, sobre o qual os raios solares incidem diretamente. Desprezando qualquer

Leia mais

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 4 Calor específico 15 Resumo das equações e unidades 5 Calorímetro

Leia mais

FCAV/ UNESP NOÇÕES DE TERMODINÂMICA

FCAV/ UNESP NOÇÕES DE TERMODINÂMICA FCAV/ UNESP NOÇÕES DE TERMODINÂMICA Profa. Dra. Luciana Maria Saran 1 1.TERMODINÂMICA Compreende o estudo da energia e suas transformações. Em grego, thérme-; calor, dy namis, energia. Termoquímica: área

Leia mais

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 4 Calor específico 15 Resumo das equações e unidades 5 Calorímetro

Leia mais

1 Conceito de calorimetria. 2 Introdução. 3 Definição de caloria. 4 Calor específico. 5 Calorímetro (interativo) 6 Tabela de calores específicos

1 Conceito de calorimetria. 2 Introdução. 3 Definição de caloria. 4 Calor específico. 5 Calorímetro (interativo) 6 Tabela de calores específicos 1 Conceito de calorimetria 2 Introdução 3 Definição de caloria 4 Calor específico 5 Calorímetro (interativo) 6 Tabela de calores específicos 7 Capacidade térmica 8 Trocas de calor 9 Calor latente 10 Curva

Leia mais

AULA 8 Teoria Cinética dos Gases II

AULA 8 Teoria Cinética dos Gases II UFABC - BC0205 Prof. Germán Lugones AULA 8 Teoria Cinética dos Gases II James Clerk Maxwell 1831-1879 A Distribuição de Velocidades Moleculares A velocidade média quadrática V rms nos fornece uma ideia

Leia mais

Fundamentos da Termodinâmica

Fundamentos da Termodinâmica 1 Fundamentos da Termodinâmica Objetivos: Definição de sistema e vizinhança Compreender o trabalho P-V Compreender processos reversíveis e irreversíveis Definir a primeira Lei da termodinâmica Cálculo

Leia mais

Questão 04) Questão 01)

Questão 04) Questão 01) Questão 01) O valor da temperatura de uma amostra de gás perfeito é consequência: a) da radiação emitida por suas moléculas. b) da energia potencial total de suas moléculas. c) da energia potencial média

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Física

Universidade de São Paulo Instituto de Física Universidade de São Paulo Instituto de Física FEP - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico º Semestre de 009 Sexta Lista de Exercícios a. Lei da Termodinâmica e Teoria Cinética dos Gases ) Uma máquina

Leia mais

Cap 18 (8 a edição) Temperatura, Calor e Primeira lei da termodinâmica

Cap 18 (8 a edição) Temperatura, Calor e Primeira lei da termodinâmica Termodinâmica: estuda a energia térmica. Cap 18 (8 a edição) Temperatura, Calor e Primeira lei da termodinâmica O que é temperatura: mede o grau de agitação das moléculas. Um pedaço de metal a 10 o C e

Leia mais

Capitulo-4 Calor e Temperatura

Capitulo-4 Calor e Temperatura Capitulo-4 Calor e Temperatura www.plantaofisica.blogspot.com.br 1 Resumo de aula: Termometria. 1- Temperatura Termometria é a parte da física que se preocupa unicamente em formas de se medir a temperatura

Leia mais

CAPITULO 2 A Primeira lei da termodinâmica

CAPITULO 2 A Primeira lei da termodinâmica Neste capítulo são introduzidos alguns dos conceitos fundamentais da termodinâmica. O foco da exposição é a conservação de energia a observação experimental de que a energia não pode ser destruída nem

Leia mais

Temperatura e Calor. Leis da Termodinâmica

Temperatura e Calor. Leis da Termodinâmica Temperatura e Calor Leis da Termodinâmica Temperatura O conceito de temperatura está intuitivamente ligado a ideia de quente e frio. Para se medir a temperatura, é necessário uma escala. Para determinar

Leia mais

Primeira Lei da Termodinâmica Trabalho, Calor e Energia Entalpia

Primeira Lei da Termodinâmica Trabalho, Calor e Energia Entalpia Química Geral e Inorgânica QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Primeira Lei da Termodinâmica Trabalho, Calor e Energia Entalpia Sistemas Em termodinâmica, o universo é formado

Leia mais

Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é

Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas. Tem

Leia mais

Termodinâmica II. Tecnologia e Processos

Termodinâmica II. Tecnologia e Processos Termodinâmica II Tecnologia e Processos Geral Estudadas nos gases Propriedades termodinâmicas A temperatura (T) A pressão (P) O volume (V) A densidade ( ) = m / V O calor específico a volume constante

Leia mais

A) condensação do vapor de água dissolvido no ar ao encontrar uma superfície à temperatura mais baixa.

A) condensação do vapor de água dissolvido no ar ao encontrar uma superfície à temperatura mais baixa. lista_1-conceitos_iniciais_em_termologia Questão 1 Os cálculos dos pesquisadores sugerem que a temperatura média dessa estrela é de T i = 2.700 C. Considere uma estrela como um corpo homogêneo de massa

Leia mais

Calor, Trabalho e a Primeira Lei da Termodinâmica

Calor, Trabalho e a Primeira Lei da Termodinâmica Calor, Trabalho e a Primeira Lei da Termodinâmica Bibliografia e figuras: Halliday, Resnick e Walker, vol 2, 8a. Edição Vamos estudar como a energia pode ser transferida em forma de calor e trabalho de

Leia mais

Fisica do Corpo Humano ( ) Prof. Adriano Mesquita Alencar Dep. Física Geral Instituto de Física da USP B01. Temperatura Aula 5 e 1/2 da 6

Fisica do Corpo Humano ( ) Prof. Adriano Mesquita Alencar Dep. Física Geral Instituto de Física da USP B01. Temperatura Aula 5 e 1/2 da 6 Fisica do Corpo Humano (4300325) Prof. Adriano Mesquita Alencar Dep. Física Geral Instituto de Física da USP B01 Temperatura Aula 5 e 1/2 da 6 1. Existem em torno de uma centena de átomos 2. Cada átomo

Leia mais

Observação Calor x Temperatura

Observação Calor x Temperatura Prof. Jackson Alves Definição Parte da química que estuda a energia na forma de calor envolvido, seja nos processos químicos ou físicos. Observação Calor x Temperatura Instrumento de medição: Calorímetro

Leia mais

Energia: Capacidade de realizar trabalho.

Energia: Capacidade de realizar trabalho. Energia: Capacidade de realizar trabalho. Formas de energia: Matéria: - Cinética (movim. macroscópico, térmica, etc) - Potencial (elétrica, gravitacional, elástica, etc) Tudo que tem massa e ocupa lugar

Leia mais

TRABALHO CALOR.

TRABALHO CALOR. Trabalho vs. Calor TRABALHO E macro E micro CALOR E micro E micro https://www.youtube.com/watch?v=umeuqbgvor8 E micro ganha/perdida por TRABALHO frequentemente é mensurável/calculável Exemplo 1 1,0 kg

Leia mais

Física II. 2º Semestre de Instituto de Física - Universidade de São Paulo. Professor: Valdir Guimarães

Física II. 2º Semestre de Instituto de Física - Universidade de São Paulo. Professor: Valdir Guimarães Física II º Semestre de 01 Instituto de Física - Universidade de São Paulo Professor: aldir Guimarães E-mail: valdirg@if.usp.br Fone: 3091-7104 Aula alor e Primeira Lei da termodinâmica Pode-se resfriar

Leia mais

TERMODINÂMICA QUÍMICA

TERMODINÂMICA QUÍMICA TERMODINÂMICA QUÍMICA Prof a. Loraine Jacobs lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs DAQBI Reações Químicas Fatores que determinam a ocorrência de ligações químicas:

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais 4 Termodinâmica Física II Ferreira 1 ÍNDICE 1. Conceitos Fundamentais; 2. Sistemas Termodinâmicos; 3. Leis da

Leia mais

Aula 9: Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica

Aula 9: Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones Aula 9: Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica Sadi Carnot [1796-1832] R. Clausius [1822-1888] W. Thomson (Lord Kelvin) [1824-1907] Quando um saco de pipocas

Leia mais

= 6, mol de moléculas de um gás possui aproximadamente 6, moléculas deste gás, ou seja, seiscentos e dois sextilhões de moléculas;

= 6, mol de moléculas de um gás possui aproximadamente 6, moléculas deste gás, ou seja, seiscentos e dois sextilhões de moléculas; TEORIA CINÉTICA DOS GASES PROF. LEANDRO NECKEL NÚMERO DE AVOGADRO Mol é a quantidade de substância de um sistema que contém tantas entidades elementares quanto são os átomos contidos em 0,012 quilograma

Leia mais

Temperatura, Calor e a Primeira Lei da Termodinâmica

Temperatura, Calor e a Primeira Lei da Termodinâmica Temperatura, Calor e a Primeira Temperatura; A Lei Zero da Termodinâmica; Medindo a Temperatura; Escala Celsius e Fahrenheit; Dilatação Térmica; Temperatura e Calor; Absorção de Calor por Sólidos e Líquidos;

Leia mais

2. Considere um bloco de gelo de massa 300g á temperatura de 20 C, sob pressão normal. Sendo L F

2. Considere um bloco de gelo de massa 300g á temperatura de 20 C, sob pressão normal. Sendo L F 1. Considere um bloco de gelo de massa 300g encontra-se a 0 C. Para que todo gelo se derreta, obtendo água a 0 C são necessárias 24.000 cal. Determine o calor latente de fusão do gelo. 2. Considere um

Leia mais

TERMODINÂMICA (Parte 1)

TERMODINÂMICA (Parte 1) TERMODINÂMICA (Parte 1) Estudo das transformações da energia. Baseia-se em duas leis: 1ª Lei: acompanha as variações de energia e permite o cálculo da quantidade de calor produzida numa reação. 2ª Lei:

Leia mais

2 Temperatura Empírica, Princípio de Carnot e Temperatura Termodinâmica

2 Temperatura Empírica, Princípio de Carnot e Temperatura Termodinâmica 2 Temperatura Empírica, Princípio de Carnot e Temperatura Termodinâmica 2.1 Temperatura empírica: medidas de temperatura Termômetro: Sistema com uma propriedade mensurável que varia com a temperatura (propriedade

Leia mais

O que você deve saber sobre

O que você deve saber sobre O que você deve saber sobre Quando um corpo recebe calor, dois efeitos distintos podem ocorrer: se receber calor sensível, sua temperatura aumenta e o corpo não sofre mudança de fase; se receber calor

Leia mais

2. Conceitos e Definições

2. Conceitos e Definições 2. Conceitos e Definições Sistema e Volume de Controle Sistema Termodinâmico: região do espaço delimitada fisicamente por superfícies geométricas arbitrárias reais ou imaginárias, que podem ser fixas ou

Leia mais

Disciplina : Termodinâmica. Aula 6 - Análise da Energia dos Sistemas Fechados

Disciplina : Termodinâmica. Aula 6 - Análise da Energia dos Sistemas Fechados Disciplina : Termodinâmica Aula 6 - Análise da Energia dos Sistemas Fechados Prof. Evandro Rodrigo Dário, Dr. Eng. Análise da Energia dos Sistemas Fechados Já vimos várias formas de energia e de transferência

Leia mais

Segunda Lei da Termodinâmica, Entropia e Máquinas Térmicas Biblografia: Halliday, Resnick e Walker, vol 2, cap20 8 a Ed, vol2

Segunda Lei da Termodinâmica, Entropia e Máquinas Térmicas Biblografia: Halliday, Resnick e Walker, vol 2, cap20 8 a Ed, vol2 Segunda Lei da Termodinâmica, Entropia e Máquinas Térmicas Biblografia: Halliday, Resnick e Walker, vol 2, cap20 8 a Ed, vol2 O tempo tem um sentido, que é aquele no qual envelhecemos.! Na natureza, os

Leia mais

ELEMENTOS DE TERMODINÂMICA

ELEMENTOS DE TERMODINÂMICA ELEMENTOS DE TERMODINÂMICA TERMODINÂMICA ESCALAS DE TEMPERATURA Estuda as relações entre grandezas como a temperatura, a pressão, o volume, o calor e a energia interna Reparar na necessidade de definir

Leia mais

1. Suponha que em uma escala linear de temperatura X a água ferva a 53,3 o X e congele a -170 o X. Qual a temperatura de 340K na escala X?

1. Suponha que em uma escala linear de temperatura X a água ferva a 53,3 o X e congele a -170 o X. Qual a temperatura de 340K na escala X? BC0303: Fenômenos Térmicos - 1 a Lista de Exercícios Termômetros, Temperatura e Escalas de Temperatura 1. Suponha que em uma escala linear de temperatura X a água ferva a 53,3 o X e congele a -170 o X.

Leia mais

Teoria Cinética dos Gases

Teoria Cinética dos Gases CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II Teoria Cinética dos Gases Prof. Bruno Farias Introdução Termodinâmica é o estudo das transformações

Leia mais

Termodinâmica Calor Movimento

Termodinâmica Calor Movimento Termodinâmica Calor Movimento Revolução Industrial (Século XVIII) Revolução Industrial Nasceram as fábricas e as grandes cidades, os novos meios de transporte, as novas ideologias e doutrinas econômicas,

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Teoria Cinética do Gases

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Teoria Cinética do Gases Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Teoria Cinética do Gases Introdução A descrição de um gás por inteiro (descrição macroscópica) pode ser feito estabelecendo as grandezas macroscópicas que caracterizam

Leia mais

Física do Calor. Processos Termodinâmicos Quase Estáticos

Física do Calor. Processos Termodinâmicos Quase Estáticos 4300159 Física do Calor Processos Termodinâmicos Quase Estáticos Gás Ideal Monoatômico Energia Interna: U(T )= 3 2 Nk BT = 3 2 nrt Calor específico molar a volume constante (C V ): dq = du ) nc V dt =

Leia mais

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali Termodinâmica Gases Ideais Física II 2016 - IO Propriedades dos Gases: Equação de Estado dos Gases Ideais Fluido homogêneo: caracterizado por qualquer par das três variáveis (P, V, T) uma relação funcional

Leia mais

Física Geral e Experimental III. Exercícios Temperatura e Dilatação

Física Geral e Experimental III. Exercícios Temperatura e Dilatação Física Geral e Experimental III Exercícios Temperatura e Dilatação 1. Em um dia quando a temperatura alcança 50ºF, qual é a temperatura em graus Celsius e Kelvins? R: 10ºC; 283 K. 2. O ouro tem um ponto

Leia mais

2.1 Breve história da termodinâmica

2.1 Breve história da termodinâmica 2.1 Breve história da termodinâmica TERMODINÂMICA calor força, movimento No início, estudava os processos que permitiam converter calor em trabalho (força e movimento). 2.1 Breve história da termodinâmica

Leia mais

Termodinâmica. Termodinâmica é o estudo das mudanças de energia que acompanham os processos físicos e químicos. QUÍMICA GERAL Fundamentos

Termodinâmica. Termodinâmica é o estudo das mudanças de energia que acompanham os processos físicos e químicos. QUÍMICA GERAL Fundamentos Termodinâmica é o estudo das mudanças de energia que acompanham os processos físicos e químicos 1 Calor e Trabalho Calor e trabalho são formas relacionadas de energia Calor pode ser convertido em trabalho

Leia mais

Aquecimento de um sistema

Aquecimento de um sistema Aquecimento de um sistema Aquecimento de diferentes quantidades de água Quando se fornece, num dado intervalo de tempo, a mesma quantidade de energia a dois sistemas, A e B, que diferem apenas na sua massa.

Leia mais

Lista de exercícios 2 QB70D

Lista de exercícios 2 QB70D Lista de exercícios 2 QB70D 1) Suponha que você jogue uma bola de tênis para o alto. (a) A energia cinética da bola aumenta ou diminui à medida que ela ganha altitude? (b) O que acontece com a energia

Leia mais

Física Geral e Experimental III 1ª prova 25/04/2014 A

Física Geral e Experimental III 1ª prova 25/04/2014 A Física Geral e Experimental III 1ª prova 25/04/2014 A NOME: TURMA: MATRÍCULA: PROF. : NOTA: Importante: Assine a primeira página do cartão de questões e a folha do cartão de respostas. Leia os enunciados

Leia mais

QUÍMICA GERAL Termodinâmica

QUÍMICA GERAL Termodinâmica QUÍMICA GERAL Termodinâmica Prof. Dr. Anselmo E. de Oliveira Instituto de Química, UFG anselmo.quimica.ufg.br anselmo.disciplinas@gmail.com 18 de Setembro de 2018 Agronomia Sistemas, Estados e Energia

Leia mais

DO GAS IDEAL. W = Fdx = P Adx = PdV. P a. Assim, se imaginarmos o gás expandindo-se de um volume V 1 até um volume V 2, o trabalho total realizado é:

DO GAS IDEAL. W = Fdx = P Adx = PdV. P a. Assim, se imaginarmos o gás expandindo-se de um volume V 1 até um volume V 2, o trabalho total realizado é: 65 TERMODINÂMICA DO GAS IDEAL 4 4. Introdução Consideremos um gás ideal contido num cilindro com pistão como mostrado na Fig. 4.. Mediante a movimentação de êmbolo, é possível comprimir ou expandir tal

Leia mais

Introdução à Termodinâmica

Introdução à Termodinâmica Introdução à Termodinâmica Definição de Termodinâmica De maneira sucinta, Termodinâmica é definida como a ciência que trata do calor e do trabalho, e daquelas propriedades das substâncias relacionadas

Leia mais

Reservatório a alta temperatura T H. Ciclos reversíveis

Reservatório a alta temperatura T H. Ciclos reversíveis 15/Mar/017 Aula 6 Ciclos termodinâmicos reversíveis Diagrama P e eficiência do Ciclo de Carnot Ciclo de Otto (motores a gasolina): processos e eficiência Ciclo de Diesel: processos, eficiência e trabalho

Leia mais

Cap. 18 T E M P E R A T U R A, C A L O R E A P R I M E I R A L E I D A T E R M O D I N Â M I C A

Cap. 18 T E M P E R A T U R A, C A L O R E A P R I M E I R A L E I D A T E R M O D I N Â M I C A Cap. 18 T E M P E R A T U R A, C A L O R E A P R I M E I R A L E I D A T E R M O D I N Â M I C A 18.1 Introdução A termodinâmica estuda a energia térmica (energia interna) de um sistema, bem como suas

Leia mais

Disciplina: Sistemas Térmicos

Disciplina: Sistemas Térmicos Disciplina: Sistemas Térmicos Apresentação da Primeira Lei da Termodinâmica Primeira Lei para um Sistema que Percorre um Ciclo Primeira Lei para Mudança de Estado do Sistema Descrição da Propriedade Termodinâmica

Leia mais

QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Termodinâmica. Prof. Dr. Eduard Westphal ( Capítulo 8 Atkins (5ª ed.

QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Termodinâmica. Prof. Dr. Eduard Westphal (  Capítulo 8 Atkins (5ª ed. QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Termodinâmica Prof. Dr. Eduard Westphal (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eduardw) Capítulo 8 Atkins (5ª ed.) Entalpia Em um sistema rígido (onde não exista outra forma

Leia mais

Reservatório a alta temperatura T H. Ciclos reversíveis

Reservatório a alta temperatura T H. Ciclos reversíveis 9/Mar/016 Aula 6 Ciclos termodinâmicos reversíveis Diagrama P e eficiência do Ciclo de Carnot Ciclo de Otto (motores a gasolina): processos e eficiência Ciclo de Diesel: processos, eficiência e trabalho

Leia mais

TC 1 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo

TC 1 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo 1. (IFCE 2011) Um estudante de Física resolveu criar uma nova escala termométrica que se chamou Escala NOVA ou, simplesmente, Escala N. Para isso, o estudante usou os pontos fixos de referência da água:

Leia mais

Calor e equilíbrio térmico. Prof. Marco Simões

Calor e equilíbrio térmico. Prof. Marco Simões Calor e equilíbrio térmico Prof. Marco Simões Definição Joule é o autor da descoberta que o calor não é uma substância, mas uma forma de energia, que pode ser transferir ou converter. James Presco> Joule

Leia mais

Segunda Prova - Questões objetivas (0,7 pontos)

Segunda Prova - Questões objetivas (0,7 pontos) Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Disciplina: Física II-A (FIT122) 2018.2 Data: 03/10/2018 Segunda Prova - Questões objetivas (0,7 pontos) 1. Um cilindro fechado por um êmbolo

Leia mais

Balanço de Energia. Conceitos Básicos

Balanço de Energia. Conceitos Básicos Balanço de Energia Conceitos Básicos Sistema: arte de equipamento ou porção de material, escolhida arbitrariamente, onde a observação dos fenômenos é feita. Um sistema é delimitado por fronteiras. Um sistema

Leia mais

Propagação do Calor e Calorimetria

Propagação do Calor e Calorimetria Condução Térmica Física 3 - Capítulo 3 Propagação do Calor e Calorimetria Propagação de calor em que a energia térmica passa de partícula para partícula, sem transporte de matéria. Ocorre nos materiais

Leia mais

Segunda Lei da Termodinâmica

Segunda Lei da Termodinâmica Físico-Química I Profa. Dra. Carla Dalmolin Segunda Lei da Termodinâmica Espontaneidade das reações químicas Entropia Terceira Lei da Termodinâmica Primeira Lei da Termodinâmica Estabelece que as transformações

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM TERMODINÂMICA INTRODUÇÃO Um gás, contido num cilindro provido de êmbolo, ao ser aquecido age com uma força F sobre

Leia mais

Primeira Lei da Termodinâmica

Primeira Lei da Termodinâmica Primeira Lei da Termodinâmica Na termodinâmica existem dois princípios que precisam ser enfatizados.um deles é o princípio da conservação da energia e o segundo princípio é a inerente irreversibilidade

Leia mais

Interpretação Molecular da Temperatura de um Gás Ideal

Interpretação Molecular da Temperatura de um Gás Ideal Interpretação Molecular da Temperatura de um Gás Ideal Já vimos que a pressão está relacionada com a energia cinética média das moléculas. Agora relacionaremos a temperatura à uma descrição microscópica

Leia mais

FÍSICA TÉRMICA TEMPERATURA, DILATAÇÃO TÉRMICA, CALORIMETRIA E TRANSMISSÃO DE CALOR

FÍSICA TÉRMICA TEMPERATURA, DILATAÇÃO TÉRMICA, CALORIMETRIA E TRANSMISSÃO DE CALOR FÍSICA TÉRMICA TEMPERATURA, DILATAÇÃO TÉRMICA, CALORIMETRIA E TRANSMISSÃO DE CALOR TEMPERATURA Grandeza Fundamental do S.I. Medida aproximada de agitação média de moléculas Unidade Principal: (Kelvin)

Leia mais

Física E Extensivo V. 4

Física E Extensivo V. 4 GBRIO Física E Extensivo V. 4 Exercícios 01) B 03) 04 energia cinética média de translação de uma molécula depende diretamente da temperatura, logo o gráfico deverá se comportar linearmente (função do

Leia mais

Linguagem da Termodinâmica

Linguagem da Termodinâmica Linguagem da Termodinâmica Sistemas macroscópicos contêm um grande número de partículas constituintes (átomos, moléculas, iões,...) N A = 6, 022 10 23 Em Termodinâmica, Princípios e Leis são independentes

Leia mais

Termodinâmica 4. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Termodinâmica 4. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Termodinâmica 4 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Consequências do experimento de Joule As paredes do recipiente contendo água eram isolantes. O trabalho realizado pelas pás sobre o sistema

Leia mais

Essa relação se aplica a todo tipo de sistema em qualquer processo

Essa relação se aplica a todo tipo de sistema em qualquer processo Módulo III Primeira Lei da Termodinâmica e em Ciclos de Potência e Refrigeração. Propriedades de Substâncias Puras: Relações P-V-T e Diagramas P-V, P-T e T-V, Título, Propriedades Termodinâmicas, Tabelas

Leia mais

Q m cvapor Tvapor Lvapor cágua Tágua Lfusão

Q m cvapor Tvapor Lvapor cágua Tágua Lfusão Capacidade calorífica específica, calor específico Determine a quantidade de calor que deve ser removida quando 100g de vapor de água a 150ºC são arrefecidos até se tornarem em 100 g de gelo a 0 ºC. Dados:

Leia mais

18 1ª LEI DA TERMODINÂMICA

18 1ª LEI DA TERMODINÂMICA FÍSICA Professor Ricardo Fagundes MÓDULO 18 1ª LEI DA TERMODINÂMICA 1ª LEI DA TERMODINÂMICA Energia interna (U): a energia interna de um gás é a soma das energias cinéticas das partículas que o compõe

Leia mais