Retrata a idéia intuitiva de que o esforço depende do resultado que se deseja alcançar.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Retrata a idéia intuitiva de que o esforço depende do resultado que se deseja alcançar."

Transcrição

1 Revisão para prova Semestral. MOTIVAÇÃO (Capítulo 11 do Amaru) TEORIA DA EXPECTATIVA Propõe que as pessoas esforçam-se para alcançar resultados ou recompensas, que para elas são importantes, ao mesmo tempo em que evitam os resultados indesejáveis. Retrata a idéia intuitiva de que o esforço depende do resultado que se deseja alcançar. Motivação = expectativa (crença de que o esforço produz o resultado) x valor atribuído ao resultado Nessa teoria como tudo depende da importância da recompensa, administrar a motivação torna-se um processo de administrar recompensas. TEORIA DA EQUIDADE É a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. As pessoas sempre fazem comparações entre seus esforços e recompensas com os esforços e recompensas dos outros. TEORIAS DE CONTEÚDO Procuram explicar quais motivos agem sobre as pessoas para mover seu comportamento. HIPÓTESES SOBRE A MOTIVAÇÃO HUMANA Homem econömico-racional Homem social Homem auto-realizador A motivação encontra-se na perspectiva do ganho. O motivo importante é ter bens materiais. A motivação é o grupo. Os motivos importantes são o reconhecimento e a aceitação pelos colegas. A motivação é a realização interior. O que importa e motiva é a satisfação íntima. Homem complexo A motivação não tem causa única. Diversos motivos ou causas são importantes para mover o comportamento TEORIAS DAS NECESSIDADES As pessoas são motivadas especialmente pelas necessidades humanas. Quanto mais forte é a necessidade, mais intensa é a motivação. Hierarquia de Maslow Abraham Maslow ( ) é o autor da mais conhecida teoria que se baseia na idéia das necessidades humanas.

2 Segundo Maslow as necessidades humanas dividem-se em cinco grupos: 1. Necessidades fisiológicas ou básicas (alimento, abrigo, repouso, sexo e outras necessidades orgânicas) 2. Necessidades de segurança (proteção contra ameaças, como a perda de emprego e riscos à integridade física e a sobrevivência) 3. Necessidades sociais (amizade, afeto, interação e aceitação dentro do grupo e da sociedade) 4. Necessidades de estima (auto-estima e estima por parte dos outros) 5. Necessidades de auto-realização (utilizar o potencial de aptidões e habilidades, autodesenvolvimento e realização pessoal) TEORIA DOS DOIS FATORES Segundo Frederick Herzberg os dois fatores são: o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. 1. Fatores relacionados ao próprio trabalho, chamados de fatores motivacionais ou intrínsecos: Conteúdo do trabalho em si Sentido de realização de algo importante Exercício da responsabilidade Possibilidade de crescimento Orgulho e sentimento de prestígio decorrentes da profissão Reconhecimento pelo trabalho bem-feito. 2. Fatores relacionados com as condições de trabalho, chamados fatores extrínsicos ou higiênicos: Estilo de supervisão do chefe Relações pessoais com os colegas Salário Políticas de administração de pessoal Condições físicas e segurança de trabalho Ambiente de trabalho produz satisfação ou insatisfação com o próprio ambiente, mas não motivação para o trabalho. Apenas o trabalho em si e seu conteúdo produzem motivação para o trabalho. Fatores higiênicos estão associados à satisfação. Fatores motivacionais à motivação. Os fatores motivacionais atendem as necessidades que estão no topo da hierarquia das necessidades. Os fatores higiênicos atendem às necessidades que estão na base da pirâmide. Enriquecimento do trabalho (job enrichment) Para enriquecer um trabalho as tarefas devem ser ampliadas, aumentando a variedade e reduzindo a monotonia. Além da ampliação das tarefas, o enriquecimento do trabalho prevê a potencialização do trabalhador, por meio do aumento de seus poderes de decisão (empowerment) Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Baseia-se em uma visão integral das pessoas, que é o chamado enfoque biopsicossocial. Segundo esse enfoque, saúde não é apenas ausência de doenças, mas também o completo bem-estar biológico, psicológico e social.

3 LIDERANÇA Capítulo 12 do Amaru O que é liderança? Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Proximidade física ou temporal não é importante no processo. Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é líder. Influência, adeptos, colaboradores e outros implicam importante condição para a liderança : consentimento Diferenças entre autoridade formal e liderança AUTORIDADE FORMAL Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas de poder de comando. O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade, não à pessoa que ocupa o cargo A lei é o instrumento para possibilitar a convivência social. A autoridade formal é limitada no tempo e no espaço geográfico, social ou organizacional. Os limites definem a jurisdição da autoridade. A autoridade formal é temporária para a pessoa que desempenha o papel de figura de autoridade. A autoridade formal inclui o poder de forçar a obediência das regras aceitas para a convivência. A autoridade formal é atributo singular. LIDERANÇA Fundamenta-se na crença dos seguidores a respeito das qualidades do líder e de seu interesse em seguí-lo. O seguidor obedece ao líder e à missão que ele representa. O líder é instrumento para resolver problemas da comunidade. A liderança é limitada ao grupo que acredita no líder ou precisa dele. Os limites da liderança definem a área de influência do líder. A liderança tem a duração da utilidade do líder para o grupo de seguidores. Os líderes têm o poder representado pela massa que o segue. A liderança é produto de inúmeros fatores. Não é qualidade pessoal singular. Há dois tipos de motivações dos liderados: 1. Seguidores ou liderados fiéis: que se deixam seduzir pela mensagem/missão que o líder transmite (carismático) 2. Seguidores ou liderados mercenários: para os quais o líder representa o mecanismo para obtenção de recompensas psicológicas, materiais ou ambas. (transacional) CARACTERÍSTICAS DA TAREFA O que liga o líder aos seguidores é a existência de uma tarefa ou missão. As missões que o líder propõe ao grupo podem ser classificadas em dois tipos: moral e calculista. Missão moral Quando o desafio apela ao senso de responsabilidade, desejos, aptidões, valores, ou outros fatores do comportamento.

4 Nesse momento os líderes usam palavras como missão, visão, compromisso e comprometimento. A recompensa que o liderado recebe é a realização da missão. A obediência dos seguidores é fruto da fé, crença e não da expectativa de alguma recompensa ou punição. É possível que a disposição dos seguidores dependa mais do tipo da missão do que das qualidades do líder. A liderança, nesse caso, não é atributo do líder, mas da própria missão. Missão calculista O líder transacional estabelece metas e oferece atrativos (psicológicos ou materiais) para sua realização. A obediência é conseguida por meio da expectativa ou oferecimento de recompensa, e não pela força ou pelo comprometimento. ESTILOS DE LIDERANÇA A habilidade no uso da autoridade é outro foco importante no estudo da liderança. Duas formas ou estilo, de usar a liderança: autocracia e democracia. O excesso da autocracia pode ser a tirania. O excesso da democracia pode ser a demagogia. Autocracia: centralização do poder de decisão no chefe. Democracia: divisão de poderes de decisão entre chefe e grupo. Há estilos melhores ou mais eficazes que outros? Modelo de liderança de Tannenbaum e Schmidt Liderança orientada Para o chefe Liderança orientada para os subordinados Uso da autoridade pelo gerente Área de liberdade dos subordinados Outro estudo de liderança definiu dois estilos básicos de liderança: A liderança orientada para a tarefa A liderança orientada para as pessoas

5 ORIENTADO PARA AS PESSOAS (DEMOCRÁTICO) Estilo de pessoas Liderança orientada para as pessoas Liderança orientada para as relações humanas Liderança orientada para a consideração ou para o grupo ORIENTADO PARA AS TAREFAS (AUTOCRÁTICO) Estilo da tarefa Liderança orientada para a tarefa Liderança orientada para a produção, para a produtividade ou eficiência Liderança orientada para o planejamento e a organização LIDERANÇA CARISMÁTICA E LIDERANÇA TRANSACIONAL Baseada no estilo motivacional do líder. CARISMÁTICA Líder inspirador TRANSACIONAL Líder negociador Líder transformador Liderança baseada na promessa de recompensas Líder revolucionário Agente de mudanças Líder renovador Liderança manipulativa CULTURA ORGANIZACIONAL Capítulo 13 do Amaru A cultura das organizações compreende diversos elementos, que foram desenvolvidos pelos antepassados e transmitidos aos veteranos. As culturas organizacionais dividem-se em subculturas. COMPONENTES DA CULTURA ORGANIZACIONAL HH VALORES E CRENÇAS HISTÓRIAS, MITOS, HERÓIS ARTEFATOS, LINGUAGEM, HÁBITOS Os componentes que se situam no nível mais alto são os que se podem observar diretamente: artefatos, linguagem e os comportamentos habituais. Os componentes que se situam nos níveis mais profundos, valores e premissas, não se revelam diretamente à observação e são mais difíceis de analisar.

6 A cultura de qualquer grupo social, abrange os seguintes componentes principais: artefatos, tecnologia, costumes, linguagem e valores. ARTEFATOS São os componentes mais visíveis de um cultura organizacional: arquitetura, veículos, roupas, produtos que as pessoas usam,... Arquitetura: imponência, modernidade, tamanho... Utilização do espaço: ambiente de igualdade? Diferenças de posição?é limpo ou sujo? É silencioso ou barulhento? É bem ou mau sinalizada? Estado de conservação? Estética? Maneira como as pessoas se vestem: formal ou informal? Usam uniformes? Projetam boa aparência? Quantidade e variedade de recursos: muitos ou poucos? Chamam a atenção ou são discretos? TECNOLOGIA Tecnologia é o repertório de conhecimentos utilizados pelas pessoas e organizações para resolver problemas. A cultura tecnológica exprime os diferentes estágios de utilização do conhecimento em que as organizações se encontram. SÍMBOLOS Compreendem comportamentos e objetos que carregam e transmitem mensagens e significados dentro de uma cultura organizacional. São elementos como: cerimônias, rituais, imagens, hábitos e linguagem. Linguagem: é o mais importante e provavelmente o mais notável dos símbolos Histórias, mitos e heróis: eles personificam os valores e representam os modelos de comportamento que as pessoas procuram alcançar. Rituais e cerimônias VALORES Estão no íntimo da cultura organizacional. Compreendem crenças, preconceitos, ideologia e todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, a respeito de qualquer elemento interno ou externo. Crenças, valores e preconceitos estão na base das normas de conduta, e influenciam inúmeros aspectos do comportamento das pessoas na organização: maneira como os chefes tratam os funcionários, como tratam os clientes, como as pessoas se relacionam... MECANICISMO OU ORGANICISMO A cultura mecanicista é adequada a condições ambientais relativamente estáveis. As tarefas são especializadas e precisas. A hierarquia de controle é bem definida. A comunicação vertical é valorizada. A cultura orgânica adapta-se a condições instáveis. Há contínua redefinição de tarefas. Ninguém é especialista em nada. A comunicação é de natureza informativa. Mecanicistas - Estáveis Organicista - Instável.

7 PENSAMENTO SISTÊMICO Capítulo 14 do Amaru A idéia de Sistema Sistema é um todo complexo ou organizado; é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo. Um conjunto de entidades chamadas partes, elementos ou componentes, Alguma espécie de relação ou interação das partes A visão de uma entidade nova e distinta, criada por essa relação, em um nível sistêmico de análise. Os sistemas são feitos de dois tipos de componentes: 1. Hardware: físicos ou concretos, itens materiais, máquinas, peças, pessoas... Tagivel 2. Software: conceituais ou abstratos como idéias, símbolos, regras, procedimentos, comportamentos... Intangível Entradas As entradas (inputs) compreendem os elementos ou recursos físicos e abstratos de que o sistema é feito, incluindo todas as influências e recursos recebidos do meio ambiente. Processo O que define a natureza do sistema é o processo, a natureza das relações entre as partes, e não apenas as partes, que são muito similares em todos os sistemas. Os processos interligam os componentes e transformam os elementos de entrada em resultados. O que define a natureza do sistema é o processo, a natureza das relações entre as partes, e não apenas as partes, que são muito similares em todos os sistemas. Saídas As saídas (outputs) são os resultados do sistema, os objetivos que o sistema pretende atingir ou efetivamente atinge. Sinergia é a palavra que indica a noção que o todo é maior que a simples soma de suas partes. Um sistema tem sinergia quando o resultado da interação das partes é maior que a simples soma das partes. É a interação que produz o efeito que faz surgir o sistema. Feedback É o que ocorre quando energia, informação ou saída de um componente a ele retorna. O feedeback reforça ou modifica o comportamento do sistema. As organizações como sistemas Uma organização é um sistema composto de elementos ou componentes interdependentes. Segundo o enfoque sistêmico a organização revela-se como conjunto de pelo menos três sistemas ou subsistemas: Sistema técnico: formado por recursos e componentes físicos e abstratos, que, até certo ponto, independem das pessoas: objetivos, tecnologia, divisão de trabalho, instalações, procedimentos, duração das tarefas... Sistema social: formado por todas as manifestações do comportamento dos indivíduos e dos grupos: relações sociais, grupos informais, cultura, clima, atitudes, motivação... Sistema estrutural: formado pelo tipo de autoridade hierarquia, normas e regulamentos.

8 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA - Capítulo 15 do Amaru Estratégia é a seleção dos meios, de qualquer natureza, que se empregam para realizar objetivos. O conceito de estratégia nasceu da necessidade de realizar objetivos em situações de concorrência, como é o caso na guerra, nos jogos e nos negócios. Estratégia corporativa é a que abrange os objetivos e os interesses de todos os negócios das empresas que atuam em diversos ramos de negócios. Em que tipos de negócios a empresa deve atuar? Quais são os objetivos de cada ramo de negócios? Como devem os recursos ser alocados para a realização de objetivos? Estratégia de ramo ou unidade de negócios Unidade de negócios é a designação que se dá a uma empresa de um grupo de empresas, ou a uma divisão de uma grande empresa que atua num ramo particular, diferente dos ramos em que atuam as outras empresas ou outras divisões. Qual a estratégia para competir nesse mercado específico? Que produtos e serviços deverão ser oferecidos? Que clientes são prioritários? Como deverão os recursos ser distribuídos dentro do negócio? Estratégias funcionais aplicam-se às funções da organização, ou às funções de cada unidade que atua em determinado ramo de negócios. Estratégias operativas ou operacionais estabelecem diretrizes específicas sobre como conduzir as atividades no dia-a-dia. Segundo Michael Porter, as estratégias empresariais podem ser classificadas em 3 categorias distintas: 1. Diferenciação Consiste em projetar forte identidade própria no serviço ou produto afim de torná-lo nitidamente distinto dos produtos e serviços dos concorrentes. Ex: Mc Donald s enfatiza a qualidade uniforme de sues produtos, rapidez no atendimento, limpeza e higiene das instalações e preparação das refeições. Montblanc enfatiza a exclusividade e o prestígio dos seus clientes. IBM e Boeing enfatizam qualidade superior e tecnologia avançada. 2. Liderança do custo Na estratégia que busca a liderança por meio do custo, o objetivo não é diferenciar-se dos concorrentes, mas oferecer um produto ou serviço mais barato. 3. Foco A estratégia do foco consiste em selecionar um nicho do mercado e dominar os recursos para explorá-lo da melhor forma possível, em vez de procurar enfrentar todos os concorrentes no grande mercado. Segundo Miles e Snow a classificação das estratégias pode basear-se nos tipos de desafios que a organização deve resolver para adaptar-se ao ambiente. Podem ser: 1. Comportamento defensivo (defenders) É característico das empresas que têm foco muito estreito, são altamente especializadas e relutam em procurar oportunidades novas ou atuar em situações diferentes das com que estão acostumadas.

9 2. Comportamento prospectivo (prospectors) É quando as empresas continuamente procuram novas oportunidades no mercado e fazem tentativas para lidar com ameaças emergentes. 3. Comportamento analítico (analysers) É característico das organizações que atuam em dois mercados: um relativamente estável e outro em processo de mudança. No mercado estável atuam de maneira rotineira. Nos mercados em mudança procuram acompanhar e adotar as inovações mais promissoras introduzidas pela concorrência. 4. Comportamento de reação (reactors) Caracteriza as empresas que atuam em ambientes turbulentos e em constante mudança, mas a alta administração é incapaz de dar respostas eficazes. 1. Estrelas (stars) Estrelas são os produtos ou unidades de negócios que têm participação elevada em mercados com altas taxas de crescimento e que, portanto têm alto potencial de lucratividade. 2. Pontos de interrogação (question marks) São os produtos ou unidades de negócios que têm pequena participação em mercados com altas taxas de crescimento. 3. Vacas leiteiras (cash cown) São produtos e negócios que têm alta participação em mercados estabilizados, com pequenas taxas de crescimento. Ganham dinheiro, mas não precisam de grandes investimentos. 4. Vira-latas (dogs) São os produtos ou negócios que têm pequena participação em mercados com pequenas taxas de crescimento. Precisam de dinheiro para sobreviver e não ganham o suficiente para tanto.

Liderança 04/11/2011. Fonte: Maximiano (2009)

Liderança 04/11/2011. Fonte: Maximiano (2009) Fonte: Maximiano (2009) Autoridade Formal Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder de comando. O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade,

Leia mais

Teorias Motivacionais

Teorias Motivacionais Teorias Motivacionais 1) A Hierarquia das Necessidades de Maslow 2) Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivadores de Herzberg Fatores Higiênicos Salários e benefícios Condições de trabalho e conforto Política

Leia mais

Direção da Ação Empresarial

Direção da Ação Empresarial Direção da Ação Empresarial Ação Empresarial Direção Estilos de Direção Teoria X Homem é preguiçoso, indolente Falta-lhe ambição Egocêntrico Resiste às mudanças Dependência: precisa ser dirigido Ação Empresarial

Leia mais

Avaliação de Desempenho Organizacional

Avaliação de Desempenho Organizacional Avaliação de Desempenho Organizacional O que é avaliar? Avaliar significa julgar alguma atitude ou atividade de forma qualitativa, podendo-se transcrever essa percepção com o auxílio de informações quantitativas

Leia mais

Um estudo de caso dos elementos motivacionais do setor de recursos Humanos da SEFAZ - MA

Um estudo de caso dos elementos motivacionais do setor de recursos Humanos da SEFAZ - MA Um estudo de caso dos elementos motivacionais do setor de recursos Humanos da SEFAZ - MA Denise Santos Campos Orientador: Prof.ª Rosangela Guimaraes Rosa Analisar como estão sendo utilizados os elementos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 2. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 2. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 2 Prof. Fábio Arruda 1- Hierarquia das necessidades de Maslow Abraham Maslow apresentou

Leia mais

ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS FILIPE S. MARTINS ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS LIDERANÇA LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO LIDERANÇA É UM DOS PAPÉIS DOS ADMINISTRADORES. O LÍDER INFLUENCIA O COMPORTAMENTO DE UM OU MAIS LIDERADOS OU SEGUIDORES.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Clima e Cultura Organizacional Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Clima e Cultura Organizacional Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão Estratégica Clima e Cultura Organizacional Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Cultura -Um conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de

Leia mais

Abordagem Comportamental

Abordagem Comportamental CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Abordagem Comportamental Prof. Augusto Santana 19/02/2013 INTRODUÇÃO Posições Normativas e Prescritivas X Posições Explicativas e Descritivas

Leia mais

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL ABORDAGEM COMPORTAMENTAL Desdobramentos da Escola de Relações Humanas o Kurt Lewin Dinâmica de grupo (1935) o Chester Barnard As funções do executivo (1938) o George Homans Sociologia funcional de grupo

Leia mais

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE 18 e 19 de março de 2011 RECIFE/PE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO COM PESSOAS PARA O SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO Ana Paula Penido

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Motivação Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO Motivação CONTROLE OBJETIVO E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO As pessoas costumam dizer que a motivação

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PSICÓLOGO / ÁREA ORGANIZACIONAL

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PSICÓLOGO / ÁREA ORGANIZACIONAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PSICÓLOGO / ÁREA ORGANIZACIONAL 26. A estruturação da unidade de treinamento depende do tamanho da empresa, de suas características, de seus produtos e serviços vendidos, de sua

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 3.

Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 3. Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Dinâmica nas Organizações Prof.: Fernando Hadad Zaidan Unidade 3.3 3 A DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES E AS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL TEORIAS MOTIVACIONAIS Curso Técnico em Administração Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA/PR 15.063 1 Teorias da Motivação As teorias sobre a motivação, que explicam desempenho

Leia mais

Teorias Motivacionais: Motivação. Teoria das Necessidades. Hierarquia de Necessidades

Teorias Motivacionais: Motivação. Teoria das Necessidades. Hierarquia de Necessidades Teorias Motivacionais: Motivação Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Teoria das, A. Maslow. Teoria dos dois Fatores, F. Herzberg. Modelo ERC. Teoria da Equidade, J.S.Adams. Teoria do Reforço, B.F.Skinner.

Leia mais

Fundamentos da Direção

Fundamentos da Direção Aula 7 Direção Fundamentos da Direção Inerente a qualquer organização está a necessidade de gerir esforços individuais em função de objetivos organizacionais. A direção é a função da administração responsável

Leia mais

Motivação Conceito e Aplicações

Motivação Conceito e Aplicações Motivação Conceito e Aplicações Cap. 6 e 7 (11º edição) Cap. 7 e 8 (14º edição) Profª. Drª. Adriana Cristina Ferreira Caldana Motivação Origem Etimológica: (Latim: Movere), noção de dinâmica ou de ação

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

O que leva as pessoas a agirem em prol do alcance dos objetivos pessoais e organizacionais. Motivo que sustenta e dirige a conduta.

O que leva as pessoas a agirem em prol do alcance dos objetivos pessoais e organizacionais. Motivo que sustenta e dirige a conduta. MOTIVAÇÃO HUMANA O que leva as pessoas a agirem em prol do alcance dos objetivos pessoais e organizacionais. Motivo que sustenta e dirige a conduta. Conjunto dos meus motivos - tudo aquilo que a partir

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 10 Motivação Os objetivos desta aula são: Apresentar uma visão integrada das principais teorias sobre motivação.

Leia mais

* Expectativa e Instrumentalidade.

* Expectativa e Instrumentalidade. P á g i n a 1 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES INTRODUCÃO A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos

Leia mais

GABARITO COMENTADO - ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTOR T8 e T9

GABARITO COMENTADO - ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTOR T8 e T9 16. A respeito do processo de formulação estratégica indique a alternativa correta: a. A análise do macroambiente envolve questões como demografia, regulação e tecnologia b. As 5 forças de Porter consideram

Leia mais

Desafio: Administração Geral - Parte I

Desafio: Administração Geral - Parte I Desafio: Administração Geral - Parte I 1. Em uma organização, os líderes podem possuir diferentes perfis ou estilos. Qual o estilo em que a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Liderança e Motivação Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Liderança e Motivação Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão Estratégica Liderança e Motivação Parte 2 Prof.ª Karen Estefan Dutra Teorias sobre a motivação Teorias de Processo Procuram explicar como funciona a motivação Teorias de Conteúdo

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA. a) V, F, V, V, V. b) V, V, F, V, V. c) V, V, V, F, F. d) F, V, V, F, F.

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA. a) V, F, V, V, V. b) V, V, F, V, V. c) V, V, V, F, F. d) F, V, V, F, F. 1. Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir. O projeto organizacional define uma configuração estrutural para a organização com base na autoridade legal e ordem para qualquer tipo

Leia mais

Aula 4 Cultura e Sociedade

Aula 4 Cultura e Sociedade Sociologia e Antropologia em Administraçã ção Aula 4 Cultura e Sociedade Profa. Ms. Daniela Cartoni Leitura para a aula DIAS, Reinaldo. Sociologia Geral. Campinas: Alinea, 2008. PLT 254 Capítulo 2 CONCEITO

Leia mais

IGP-RS noções de administração Prof. Rafael Ravazolo

IGP-RS noções de administração Prof. Rafael Ravazolo IGP-RS noções de administração Prof. Rafael Ravazolo Noções de administração Princípios de gerência: conceito e funções Administrar é: Gerir (gestão, gerência), ministrar, manejar, conferir; Uma arte;

Leia mais

17 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

17 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES _ 17 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Após estudar este capítulo, você deverá estar capacitado para: - Definir o processo motivacional. - Descrever a hierarquia das necessidades humanas.

Leia mais

LIDERANÇA. Prof. Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira

LIDERANÇA. Prof. Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira LIDERANÇA Os objetivo deste estudo é conhecer os estilos de liderança. Reconhecer estes estilos nas pessoas dentro da organização de maneira que possamos orientar, treinar e desenvolver adequadamente os

Leia mais

TEORIAS MOTIVACIONAIS Preceitos para Liderança

TEORIAS MOTIVACIONAIS Preceitos para Liderança TEORIAS MOTIVACIONAIS Preceitos para Liderança Teoria das Relações Humanas Motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo. Influencia da motivação humana O pagamento ou recompensa

Leia mais

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Aulas 6 e 7 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO Contextualizando A Escola de Relações Humanas Elton Mayo e o efeito Hawthorne Conceitos relacionados: Motivação:

Leia mais

MOTIVAÇÃO. O FUNCIONAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES E DE ATIVIDADES DE FORMA GERAL TEM COMO BASE O COMPROMISSO, A DEDICAÇÃO E O ESFORÇO DE SEUS INTEGRANTES.

MOTIVAÇÃO. O FUNCIONAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES E DE ATIVIDADES DE FORMA GERAL TEM COMO BASE O COMPROMISSO, A DEDICAÇÃO E O ESFORÇO DE SEUS INTEGRANTES. MOTIVAÇÃO. O FUNCIONAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES E DE ATIVIDADES DE FORMA GERAL TEM COMO BASE O COMPROMISSO, A DEDICAÇÃO E O ESFORÇO DE SEUS INTEGRANTES. MOTIVAÇÃO. PRIMEIRAS ABORDAGENS: Marcadas pela busca

Leia mais

Facebook.com/concursovirtual Gestão de pessoas Trabalho em equipe O que é um grupo? Grupo primário x Grupo Secundário Os grupos podem ser formais ou informais. Formais - designados pela organização. Criados

Leia mais

Motivação Página 1. Motivação

Motivação Página 1. Motivação Motivação Página 1 Objetivo: Entender o processo de motivação; descrever as teorias da motivação mais antigas e explicar como as teorias contemporâneas sobre motivação se completam mutuamente. Referências:

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E TEORIAS MOTIVACIONAIS

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E TEORIAS MOTIVACIONAIS PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E TEORIAS MOTIVACIONAIS Rodrigo Janoni Carvalho 1 INTRODUÇÃO O comportamento humano é fundamental para a compreensão da dinâmica organizacional. Nessa perspectiva, a motivação

Leia mais

17/04/2017 ANDREA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS TÉCNICO JUDICIÁRIO AREA ADMINISTRATIVA

17/04/2017 ANDREA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS TÉCNICO JUDICIÁRIO AREA ADMINISTRATIVA ANDREA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS TÉCNICO JUDICIÁRIO AREA ADMINISTRATIVA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Livro: Gestão de Pessoas para Concursos Ed. Alumnus. 4ª edição. Autores Andréia Ribas e Cassiano Salim Noções

Leia mais

Definição de cultura organizacional

Definição de cultura organizacional Definição de cultura organizacional Introdução Em um mundo de negócios caracterizado pela inovação tecnológica, globalização dos mercados e concorrência acirrada, é exigido que as organizações tenham uma

Leia mais

Seminário GVcev Recursos Humanos no Varejo. Cultura e Clima Organizacional Patrícia Tavares

Seminário GVcev Recursos Humanos no Varejo. Cultura e Clima Organizacional Patrícia Tavares Seminário GVcev Recursos Humanos no Varejo Cultura e Clima Organizacional Patrícia Tavares Agenda Cultura e Identidade Cultura e Clima Organizacional Construção e Mudança O que é Cultura? Uma definição

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. Gestão de Pessoas. Gestão de Pessoas

GESTÃO DE PESSOAS. Gestão de Pessoas. Gestão de Pessoas GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Prof. Dr. Roberto Coda 1 Gestão de Pessoas O B J E T I V O S FORNECER COMPREENSÃO AMPLA DOS TEMAS MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA COMO CONDICIONANTES DO PAPEL GERENCIAL APRESENTAR

Leia mais

Clima e Socialização organizacional

Clima e Socialização organizacional Função Aplicação de pessoas: Clima e Socialização organizacional Livros: CHIAVENATO, Gestão de pessoas TACHIZAMA, et al. Material na xerox (pg.240-255) SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL É a maneira pela qual

Leia mais

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo. Administração Direção Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX DIREÇÃO Seguindo o fluxo do Processo Organizacional, logo após o Planejamento e a Organização tem-se

Leia mais

Abordagem Humanística

Abordagem Humanística Teoria das Relações Humanas Elton Mayo Ênfase nas Pessoas enquanto parte da organização 1. Preocupa-se em analisar o trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho. - Psicologia do Trabalho ou Psicologia

Leia mais

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 Relações Humanas e Liderança Introdução Chefia e Liderança Aspectos Fundamentais da Liderança Estilos de Liderança Seleção de Estilos de Liderança

Leia mais

Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia

Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia Michele Firmino Guimarães Vanessa Q. Rocha Centro Universitário do Norte (Uninorte) RESUMO Este trabalho vem mostrar o

Leia mais

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Contingencial Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração 1. ABORDAGEM CONTINGENCIAL Conforme o dicionário Caldas Aulete, Contingência é: possibilidade

Leia mais

Organização da Disciplina. Fundamentos da Administração. Aula 5. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização. Prof.

Organização da Disciplina. Fundamentos da Administração. Aula 5. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização. Prof. Fundamentos da Administração Aula 5 Prof. Daniel Rossi Organização da Disciplina Aula 1 Evolução de pensamento administrativo. Aula 2 Modelos de gestão. Aula 3 Estratégia empresarial. Aula 4 Estruturas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Liderança e Motivação Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Liderança e Motivação Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão Estratégica Liderança e Motivação Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Motivação -A motivação é a energia ou força que movimenta o comportamento. Uma pessoa motivada significa

Leia mais

Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni

Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS Curso: Engenharia Elétrica

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 13 a 16

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 13 a 16 ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 13 a 16 Questões de concursos Auditor 2012 ESAF Receita Federal; Auditor 2012 ESAF Entre as opções apresentadas selecione a mais correta: A. No nível institucional o

Leia mais

Administração Geral. Habilidades e papéis do administrador. Professor Rafael Ravazolo.

Administração Geral. Habilidades e papéis do administrador. Professor Rafael Ravazolo. Administração Geral Habilidades e papéis do administrador Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Geral HABILIDADES E PAPÉIS DO ADMINISTRADOR Administrar é tratar com complexidade

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

Gestão de Recursos 2

Gestão de Recursos 2 Gestão de Recursos 2 Gestão de Recursos RECURSOS HUMANOS Recursos Humanos Situação Problema Montar a equipe Tarefa 1: Definir o Perfil do Profissional Tarefa 2: Selecionar, Capacitar e Treinar Tarefa 3:

Leia mais

6 Conclusões e Recomendações

6 Conclusões e Recomendações 93 6 Conclusões e Recomendações Este capítulo pretende relacionar as informações do referencial teórico com os resultados da pesquisa realizada com as duas pequenas empresas familiares no ramo do comércio.

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

Remuneração. Introdução

Remuneração. Introdução Remuneração Introdução Remuneração Remuneração se refere a todas as formas de retornos financeiros e serviços tangíveis e benefícios que os empregados recebem como parte da relação de emprego. Remuneração

Leia mais

MOTIVAÇÃO HUMANA. Compreendendo as forças que movem o Comportamento Humano

MOTIVAÇÃO HUMANA. Compreendendo as forças que movem o Comportamento Humano MOTIVAÇÃO HUMANA Compreendendo as forças que movem o Comportamento Humano Por que as pessoas se comportam de certos modos? Qual a empresa que não quer ter em seus quadros pessoas altamente motivadas e

Leia mais

Motivação, Liderança e Desempenho. Professora: Renata Lourdes

Motivação, Liderança e Desempenho. Professora: Renata Lourdes HU 2012 Motivação, Liderança e Desempenho. Professora: Renata Lourdes 1 MOTIVAÇÃO Motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de alguma forma; O impulso à ação pode ser: estímulo interno (pensar

Leia mais

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS RELAÇÃO INDIVÍDUO-ORGANIZAÇÃO 1. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional - Apoio Administrativo O equilíbrio organizacional de uma instituição

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

Sumário. parte um INTRODUÇÃO. parte dois COMPORTAMENTO E PROCESSOS INDIVIDUAIS. Capítulo 1 Introdução ao campo do comportamento organizacional...

Sumário. parte um INTRODUÇÃO. parte dois COMPORTAMENTO E PROCESSOS INDIVIDUAIS. Capítulo 1 Introdução ao campo do comportamento organizacional... Sumário parte um INTRODUÇÃO Capítulo 1 Introdução ao campo do comportamento organizacional... 3 BEM VINDO AO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL!... 4 o CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL... 4 Por

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Programa A1) Conceito de Cultura Organizacional A2) Características da cultura organizacional A3) Identificação da Cultura

Leia mais

LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO. Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed)

LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO. Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed) LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed) Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Thiago Ferreira Quilice Liderança O que faz um líder? Quais são os atributos

Leia mais

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO 1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇAÃ O AÀ ADMINISTRAÇAÃ O 3ª Função do processo administrativo DIREÇÃO 18 DE SETEMBRO DE 2018 Prof. Carlos Ronaldo Mafuci 3ª Funça o do Processo administrativo- Direção Os

Leia mais

08/05/2017. Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor:Eng.º CivilCássio Fernando Simioni. Quem? Como? Com o quê? O quê? Por quê?

08/05/2017. Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor:Eng.º CivilCássio Fernando Simioni. Quem? Como? Com o quê? O quê? Por quê? GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS Uma organização é uma combinação

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública 01. Com relação às características próprias da administração pública gerencial, considere: I. As decisões tomadas pelo governo devem ser submetidas à aprovação dos beneficiários,

Leia mais

1

1 Teoria Geral da Administração Unidade 02 O das Organizações 3.1 Conceito de Sistemas 3.2 Conceito de PARTE 2: ADMINISTRAÇÃO NO SÉCULO XXI A p o s t i l a 03 Capítulo 3 3.2.1 Geral 3.2.1 Tarefa www.humbertoarantes.com.br

Leia mais

CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES IBFC AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO QUESTÕES IBFC - LISTA 01

CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES IBFC AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO QUESTÕES IBFC - LISTA 01 CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - LISTA 01 O inteiro teor desta apostila está sujeito à proteção de direitos autorais. Copyright 2016

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aula 3: Fundamentos do comportamento humano nas organizações 1 Cultura organizacional Molda as relações humanas dentro das organizações Normas, valores e as crenças são componentes

Leia mais

ACH113 Princípios de Administração. Profa. Sylmara Gonçalves Dias

ACH113 Princípios de Administração. Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula 7 Enfoque Sistêmico Enfoque Sistêmico Estrutura da apresentação: Definir os conceitos de Sistema e Enfoque Sistêmico e sua relação com a ideia de complexidade Explicar a utilidade do Pensamento

Leia mais

Objetivo: Demonstrar ao aluno conceitos, as principais teorias e a abrangência da motivação sobre as pessoas.

Objetivo: Demonstrar ao aluno conceitos, as principais teorias e a abrangência da motivação sobre as pessoas. GESTÃO DE EQUIPES Objetivo: Demonstrar ao aluno conceitos, as principais teorias e a abrangência da motivação sobre as pessoas. Nesta aula: Motivação Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow Teoria

Leia mais

Afundamentos da Administração

Afundamentos da Administração Afundamentos da Administração aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Fayol em uma de suas contribuições para o estudo da Administração define o chamado processo administrativo, com o desempenho de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Alessandra Lousada e Lousada Letícia Rodrigues de Oliveira

Leia mais

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos.

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Desenho de Cargos 1 Definições Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Atribuição: atividades individualizadas, executadas por um ocupante

Leia mais

Matéria Gestão de Remuneração e Sistemas de Recompensas

Matéria Gestão de Remuneração e Sistemas de Recompensas Sistemas de Recompensas Organizacionais Matéria: Gestão de Remuneração e Sistemas de Recompensas Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas Debora Miceli Versão: 3.0 Maio/2018 A Organização & Sistema

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1) A evolução da Administração (1) Enfoque comportamental da Administração Evolução da Administração e as Escolas Clássicas

Leia mais

CAPÍTULO 5. Max Weber e o estudo da Burocracia

CAPÍTULO 5. Max Weber e o estudo da Burocracia CAPÍTULO 5 Max Weber e o estudo da Burocracia Objetivos Pessoas Informação Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações Organização MAXIMIANO /TGA Fig. 5.1 Uma organização é um sistema de recursos que

Leia mais

Evolução da Teoria das Organizações

Evolução da Teoria das Organizações Organização, Sistemas e Métodos Evolução da Teoria das Organizações Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Grandes feitos da Humanidade As pirâmides do Egito A Grande Muralha da China A Acrópole

Leia mais

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier.

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Liderança 1. (CESPE/STJ/Técnico/2008) O gestor de recursos humanos que utiliza a liderança centrada nas pessoas se preocupa em passar

Leia mais

CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA: SISTEMAS ORGANIZACIONAIS

CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA: SISTEMAS ORGANIZACIONAIS DISCIPLINA: SISTEMAS ORGANIZACIONAIS APRESENTAÇÃO O conhecimento não deve ser colocado de forma muito restrita, de modo que o Aluno não acredite que o assunto está encerrado e que a pesquisa não deve ser

Leia mais

DIVISÃO DE ENSINO E PESQUISA DEP COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME PROVA ADMINISTRAÇÃO. Nome: Data: 12/07/2016

DIVISÃO DE ENSINO E PESQUISA DEP COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME PROVA ADMINISTRAÇÃO. Nome: Data: 12/07/2016 PROVA ADMINISTRAÇÃO Nome: Data: 12/07/2016 1) O estudo sobre motivação humana nas organizações é fundamentado em Teorias Motivacionais, que explicam o desempenho das pessoas em situação de trabalho. Sobre

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO-EDITAL FEA-RP-PPGAO

Leia mais

Desenvolvimento de pessoas e de organizações

Desenvolvimento de pessoas e de organizações Desenvolvimento de pessoas e de organizações www.profsaravalli.com GESTÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por um conjunto de políticas e práticas

Leia mais

Motivação. Prof. Carlos Xavier Prof. Carlos Xavier facebook.com/professorcarlosxavier

Motivação. Prof. Carlos Xavier  Prof. Carlos Xavier facebook.com/professorcarlosxavier Motivação www. 1 Motivação. É o processo que move alguém em direção a algo, mediante uma ação. Possui três características intrínsecas: Intensidade: qual o esforço despendido; Direção: quais os objetivos

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier.

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Liderança 1. (CESPE/ANTT/Analista Administrativo/2013) O modelo de liderança autocrático é um modelo orientado para a tarefa em que

Leia mais

Motivação. Prof. Carlos Xavier Prof. Carlos Xavier facebook.com/professorcarlosxavier

Motivação. Prof. Carlos Xavier  Prof. Carlos Xavier facebook.com/professorcarlosxavier Motivação www. 1 Motivação. É o processo que move alguém em direção a algo, mediante uma ação. Possui três características intrínsecas: Intensidade: qual o esforço despendido; Direção: quais os objetivos

Leia mais

07/04/2017 ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS

07/04/2017 ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS 1 EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL 1. (Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: ANVISA Prova: Técnico Administrativo) O equilíbrio organizacional reflete a manutenção de um quadro de pessoas

Leia mais

1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3

1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3 Parte 1 Comportamento Organizacional, 1 1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3 1.1 Comportamento organizacional definição e principais temas, 4 1.2 Enfoque interdisciplinar, 7 1.3 Comportamento

Leia mais

O ENFOQUE COMPORTAMENTAL NA ADMINISTRAÇÃO

O ENFOQUE COMPORTAMENTAL NA ADMINISTRAÇÃO O ENFOQUE COMPORTAMENTAL NA ADMINISTRAÇÃO Desde o início da moderna sociedade industrial, percebeu-se a importância do comportamento e sentimentos das pessoas para a produção e desempenho das organizações

Leia mais

NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO. Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros

NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO. Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros Outros Conceitos II Necessidades Estado de privação do indivíduo Físicas Sociais Individuais

Leia mais

AUTOR(ES): ELAINE CRISTINA MENEZES SISTI, ADRIANO DE PAULA, JULIA CRISTINA GREJO

AUTOR(ES): ELAINE CRISTINA MENEZES SISTI, ADRIANO DE PAULA, JULIA CRISTINA GREJO TÍTULO: MOTIVAÇÃO DO FUNCIONÁRIO NO AMBIENTE CORPORATIVO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES): ELAINE CRISTINA MENEZES

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO...

EDITAL SISTEMATIZADO... Sumário Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 17 1. Compreendendo o edital do concurso... 17 1.1. O que faz um servidor público que passa para esse concurso?... 17 1.2. Como estudo essa disciplina?... 20 1.3.

Leia mais

A motivação como fator importante para o alcance dos objetivos da empresa

A motivação como fator importante para o alcance dos objetivos da empresa A motivação como fator importante para o alcance dos objetivos da empresa INTRODUÇÃO Com o avanço da ciência, da tecnologia e a dinamicidade com que o mundo dos negócios muda, há uma necessidade de maior

Leia mais

A organização afetando o comportamento das pessoas

A organização afetando o comportamento das pessoas Objetivos Definir as estruturas Organizacionais Diferenciar estruturas mecanicistas e orgânicas Conceituar Cultura Organizacional Apontar como as estruturas e principalmente a cultura organizacional afetam

Leia mais

ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO

ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO Origens da Teoria de Sistemas: ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO Ludwig von Bertalanffy (1901 a 1972) teve grande influência na Teoria Geral dos Sistemas. Esse alemão dizia que os sistemas não podem

Leia mais

Administração. Qualidade de Vida no Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Qualidade de Vida no Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Qualidade de Vida no Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) visa aproveitar

Leia mais

Cultura Organizacional EAD0620 Fundamentos das Ciências Sociais Nov/2017

Cultura Organizacional EAD0620 Fundamentos das Ciências Sociais Nov/2017 Cultura Organizacional EAD0620 Fundamentos das Ciências Sociais Nov/2017 Origem O que é Cultura? E sua Origem? Todos seres humanos possuem Todas são legítimas, sem juízo de valor Hábitos, Costumes e Valores

Leia mais

Evolução do Pensamento

Evolução do Pensamento Unidade IV Evolução do Pensamento Administrativo Prof. José Benedito Regina Conteúdo da disciplina EPA Parte 1 - conceitos gerais da administração Parte 2 - evolução histórica: Abordagens administrativas

Leia mais