Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia"

Transcrição

1 Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia Michele Firmino Guimarães Vanessa Q. Rocha Centro Universitário do Norte (Uninorte) RESUMO Este trabalho vem mostrar o resumo do artigo na qual tem como tema Clima Organizacional dos colaboradores da Indústria de Panificação do grupo Cintia, ou seja, como os colaboradores percebem o ambiente no qual trabalham. O Artigo aborda conceito de clima organizacional, pesquisa de clima organizacional, satisfação e motivação no trabalho, empresa como organização, comportamento organizacional e cultura organizacional. Definiu-se assim como objetivo geral da pesquisa, analisar o clima organizacional da indústria de panificação do grupo Cíntia. Com os objetivos específicos, a pesquisa pretendeu verificar o clima organizacional; Estabelecer pontos fracos e pontos fortes e propor caso necessário, ações para melhoria do clima organizacional. A metodologia utilizada na realização da pesquisa fundamentou-se na pesquisa quantitativa e qualitativa através de questionários e entrevistas. A análise foi realizada a partir dos dados coletados com 44 colaboradores. Os dados foram coletados na própria Panificadora do grupo Cíntia. Quantos aos resultados, concluiu-se que os colaboradores estão insatisfeitos com o salário e benefícios. Neste sentido, foi dado à sugestão da empresa desenvolver uma política salarial baseada na elaboração de plano de cargos e salários, atendendo tanto as expectativas em termos de remuneração, ou Mestranda em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Administração pela UFSC. Docente do Programa de Pós-Graduação do Centro Universitário do Norte.

2 seja, atendendo tais demandas os colaboradores poderão estabelecer maior nível motivacional e trabalharem mais satisfeitos. Palavras chave: Ambiente; Clima Organizacional; Satisfação. INTRODUÇÃO Todo trabalho cientifico precisa de fundamentação na qual o projeto tem como apresentação da fundamentação teórica de acordo com a bibliografia pesquisada. Para tanto, foram tratados o conceito de clima organizacional, pesquisa de clima e também do conceito de empresa como organização, satisfação e motivação no trabalho, comportamento organizacional e cultura organizacional, análise dos resultados, conclusões e referências. A pesquisa apresentou como problemática o clima organizacional da panificadora do grupo Cíntia. O objetivo geral deste projeto foi analisar o clima organizacional dos colaboradores através de uma pesquisa de clima organizacional, que permitiu uma análise interna, satisfação, motivação, comprometimento dos colaboradores com a organização. Os objetivos específicos foram os seguintes: verificar o clima, estabelecer pontos fortes e fracos e propor, caso necessário, ações para melhoria do clima organizacional. O clima organizacional pode ser entendido como a expressão dos sentimentos dos empregados diante dos valores, das políticas, das práticas de gestão de recursos humanos, da forma de relacionamento com os colegas, da postura de empresa ao estabelecer metas e retribuir pelo alcance dela, além da situação econômica. (CHIAVENATO, 2000). Segundo Chiavenato (2000, p. 446) O Clima Organizacional constitui o meio interno ou atmosfera psicológica de cada organização. Está ligado ao moral e à

3 satisfação das necessidades dos participantes e pode ser satisfatório ou insatisfatório, dependendo de como os participantes se sentem em relação à organização. Os sentimentos manifestam-se em relação a inúmeros aspectos da vida na organização: o trabalho em si, salários, comportamento dos chefes, colegas e instalações físicas. O produto dos sentimentos individuais e grupais criados por esses aspectos chamam-se clima organizacional. (MAXIMIANO, p.38). Segundo Bergamini (1997), a pesquisa de clima organizacional é o instrumento pelo qual é possível atender mais de perto as necessidades da organização e do quadro de funcionários a sua disposição, à medida que caracteriza tendências de satisfação ou insatisfação, tomando por base à consulta generalizada aos diferentes colaboradores da empresa. A pesquisa é uma maneira de saber se os funcionários estão satisfeitos ou não com a os benefícios, salários e relacionamento interpessoal. Segundo o mesmo autor, a Pesquisa de Clima Organizacional é um levantamento de opiniões que caracteriza uma representação da realidade organizacional consciente, uma vez que retrata o que as pessoas acreditam estar acontecendo em determinado momento na organização enfocada, tornando claras as percepções dos funcionários sobre temas e itens que, caso apresentem distorções indesejáveis, afetam negativamente o nível de satisfação dos funcionários na situação de trabalho. A definição da satisfação com o trabalho como a atitude geral de uma pessoa em relação ao trabalho que realiza e o trabalho requer a convivência com os colegas e superiores, a obediência às regras e políticas organizacionais, natureza do trabalho e supervisão. Uma pessoa que tem um alto nível de satisfação com seu trabalho apresenta atitudes positivas em relação a ele, enquanto uma pessoa insatisfeita apresenta atitudes negativas. (ROBBINS, 2005.)

4 O conceito de organização é tipicamente behaviorista: a organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente. A organização atua em um meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. (CHIAVENATO, 2000). Segundo Robbins (2005), uma estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas e os executivos precisam ter em mente seis elementos básicos que são os seguintes: especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de comando, amplitude de controle, centralização e descentralização e a formalização. Segundo Chiavenato (2000), cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. Representa a maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas e que são compartilhadas por todos os membros da organização. MÉTODO Participantes Participaram deste estudo 44 colaboradores (balconistas (55%), líderes (16%), cozinheiras (11%), serviços gerais (7%), op. caixa e produção (5%), motoristas (2%), sendo 82% do sexo feminino, 18% do sexo masculino, com idades compreendidas entre 18 a 25 anos (57%). Na questão da escolaridade, ficou meio dividido, pois 30% têm o ensino fundamental, 30% médio incompleto e 34% médio incompleto. Observou-se que metade, ou seja, 50% são novatos, tem menos de um ano.

5 Material A coleta de dados foi feita através de questionários e entrevistas anônimos e de auto respostas; das quais constava: um questionário Sócio demográfico, que incluía os dados pessoais (sexo, idade, escolaridade, cargo e tempo de empresa). Escala Likert de 1 a 5 (Muito insatisfeito, Insatisfeito, indiferente, satisfeito e muito insatisfeito) onde foram avaliados os seguintes aspectos: Relacionamento interpessoal, realização profissional, salários, benefícios, líder imediato, gerente, ambiente, comunicação, crescimento profissional e treinamento. A entrevista constava 10 perguntas para os lideres, na qual foram avaliados os seguintes critérios: pontos fortes e fracos do relacionamento interpessoal e clima organizacional. Procedimento A coleta dos dados ocorreu no ano de 2008 nas três panificadoras do Grupo Cíntia ( Panificadora Cíntia, Panificadora Núbia e Panificadora Clise) que atuam no Amazonas há mais de 30 anos. Inicialmente, efetuou-se um pedido de autorização à respectiva direção, na qual constava uma breve explicação do estudo. RESULTADOS Conforme os resultados da pesquisa referente ao clima organizacional (Tabela 1) observaram-se os seguintes aspectos em relação à satisfação dos colaboradores. a) Um clima de insatisfação em relação a benefícios e salários, suscitando as seguintes propostas: melhores salários e prêmios por produção. b) Que o ponto forte da empresa é o trabalho em equipe e a política de treinamento. c) A necessidade do desenvolvimento de uma política salarial, baseada na elaboração de um plano de cargos e salários visando estabelecer maior nível motivacional na realização do trabalho.

6 Tabela 1: Grau de satisfação dos colaboradores da Indústria de Panificação do Grupo Cíntia. Itens Muito Insatisfeito Indiferente Satisfeito Muito Insatisfeito Satisfeito Relacionamento interpessoal Autonomia Realização profissional Salário Benefícios Relacionamento funcionário e liderança Política de treinamento Ambiente de trabalho Expectativa de crescimento CONCLUSÃO Este trabalho possibilitou a construção do conhecimento contribuindo para melhoria do trabalho desenvolvido na empresa. Sendo assim, sugerem-se novas pesquisas sobre clima organizacional para saber o grau de satisfação dos colaboradores e então propor melhorias e uma nova visão sobre qualidade de vida dos profissionais inseridos dentro da organização. Portanto, buscar compreender cada vez mais o trabalhador no seu contexto organizacional, contribuirá para que os resultados possam ser alcançados e este possa, concomitantemente, alcançar seus próprios objetivos e qualidade de vida no trabalho. Agradecimentos A autora agradece ao Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde, ao apoio do governo do Estado do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), com a concessão da Bolsa de estudo, ao Instituto de Natureza e Cultura- INC-BC e a Universidade Federal do Amazonas - UFAM pelo apoio à formação de TAES- Técnico Administrativo em Educação.

7 REFERÊNCIAS BERGAMINI, C. (org.) Psicodinâmica da Vida Organizacional: Motivação e Liderança. 2 ed. São Paulo: Atlas, CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, LAKATOS, E. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, MAXIMIANO, A. C. A. Introdução a Administração. São Paulo: Atlas, ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL

O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL Clariana de Lima RODRIGUES 1 Ritiely Mariano PRETEL 2 RESUMO O desempenho de cada pessoa está diretamente relacionado com a sua satisfação em relação

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL WILLIAM

Leia mais

Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações.

Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações. GESTÃO DE EQUIPES Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações. Nesta aula: Conceitos Dimensões Condução de programa de gestão de desempenho

Leia mais

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1 SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1 Angélica Tamires Gasparin Casalini Zweigle 2, Marisandra Da Silva Casali 3. 1 Trabalho de conclusão de curso realizado no ano de 2014

Leia mais

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO 1 2 3 6 Resumo Este trabalho busca estudar um dos mais complexos elementos do comportamento seja na cultura, crença, classe social entre outros, o clima organizacional analisa

Leia mais

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Amanda Cristina de CASTRO¹; Flávia Luzia da COSTA¹; Konrad Passos e SILVA¹; Marcelo Henrique Gomes

Leia mais

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: QUALIDADE E CLIMA ORGANIZACIONAL NO TRABALHO EM UM RESTAURANTE DA CIDADE DE JOÃO PESSOA

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: QUALIDADE E CLIMA ORGANIZACIONAL NO TRABALHO EM UM RESTAURANTE DA CIDADE DE JOÃO PESSOA DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: QUALIDADE E CLIMA ORGANIZACIONAL NO TRABALHO EM UM RESTAURANTE DA CIDADE DE JOÃO PESSOA Erick Araújo Silva Sayomara Silva Meireles Thales Batista de Lima RESUMO: Atualmente,

Leia mais

Clima Organizacional

Clima Organizacional slide 1 Clima Organizacional Maria Cristina Bohnenberger cristin@feevale.br Conceitos de Clima organizacional É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1

ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1 ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1 Luís Fernando Irgang Dos Santos 2, Claudio Rodrigo Machado Fraga 3. 1 Pesquisa realizada na disciplina

Leia mais

anped 25ª reunião anual

anped 25ª reunião anual A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ORGANIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO DE TRÊS INSTITUIÇÕES DO TRIÂNGULO MINEIRO GT 11 Política de Educação Superior Polyana Imolesi Silveira Centro Universitário do Triângulo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

CLIMA ORGANIZACIONAL. Adriana S. Oliveira Botelho 10/06/2011. Adriana Botelho - FORMAÇÃO E GESTÃO DE COMPETÊNCIAS EM RECURSOS HUMANA 1

CLIMA ORGANIZACIONAL. Adriana S. Oliveira Botelho 10/06/2011. Adriana Botelho - FORMAÇÃO E GESTÃO DE COMPETÊNCIAS EM RECURSOS HUMANA 1 CLIMA ORGANIZACIONAL Adriana S. Oliveira Botelho nome dado ao ambiente interno existente entre os membros da organização. Intimamente relacionado com o grau de motivação de seus participantes... É a qualidade

Leia mais

Motivação Página 1. Motivação

Motivação Página 1. Motivação Motivação Página 1 Objetivo: Entender o processo de motivação; descrever as teorias da motivação mais antigas e explicar como as teorias contemporâneas sobre motivação se completam mutuamente. Referências:

Leia mais

Clima organizacional: um estudo de caso na APAE - Bambuí

Clima organizacional: um estudo de caso na APAE - Bambuí Clima organizacional: um estudo de caso na APAE - Bambuí Alisson Henrique SILVA 1 ; Jaqueline do Nascimento SILVA 2 ; Lorena Coutinho RODRIGUES 3 ; Júlio César Benfenatti FERREIRA 4 Myriam Angélica DORNELAS

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESA COMERCIAL DE CONFECÇÕES FEMININAS

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESA COMERCIAL DE CONFECÇÕES FEMININAS PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESA COMERCIAL DE CONFECÇÕES FEMININAS JOSÉ CHAPOLIM GREMISTA, GEROMEL SILVA MARTINS Acadêmicos do 2 semestre do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Leia mais

Perfil de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Brusque

Perfil de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Brusque Perfil de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Brusque Esta pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2017 e investigou as relações de trabalho dos servidores, partindo de suas percepções ligadas

Leia mais

Perfil de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Luzerna

Perfil de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Luzerna Perfil de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Luzerna Esta pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2017 e investigou as relações de trabalho dos servidores, partindo de suas percepções ligadas

Leia mais

Perfil de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Araquari

Perfil de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Araquari Perfil de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Araquari Esta pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2017 e investigou as relações de trabalho dos servidores, partindo de suas percepções ligadas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL PARA A ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL PARA A ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL PARA A ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO ANA PAULA MONTEIRO DA SILVA 1 NIVERGÍLIO COSTA PEREIRA 2 RESUMO Demonstrar a importância

Leia mais

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos 1. Introdução 2. Gestão de Pessoas 3. Cultura Organizacional 4. Clima Organizacional 5. Pesquisa de Clima Organizacional 6. Estudo de Caso 7. Considerações

Leia mais

Resultados da Pesquisa de Clima Organizacional 2010

Resultados da Pesquisa de Clima Organizacional 2010 Resultados da Pesquisa de Clima Organizacional 2010 População e amostra da pesquisa 350 300 População Amostra 294 250 219 200 150 100 50 75 52 100 152 0 Técnicoadministrativos (69%) Docentes (46%) Geral

Leia mais

Resultados TAEs Coleta de dados e publicação: Diretor: Coordenador administrativo: Setor responsável: Organizador:

Resultados TAEs Coleta de dados e publicação: Diretor: Coordenador administrativo: Setor responsável: Organizador: de Resultados TAEs Coleta de dados e publicação: 16 Diretor: Peterson Marco O. Andrade Coordenador administrativo: Ricardo C. Grünewald Setor responsável: Planejamento Organizador: Hugo Leonardo de Moura

Leia mais

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PARA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL O que é Clima mesmo? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da vivência de práticas, políticas, estrutura,

Leia mais

Diagnóstico Pesquisa e Avaliação

Diagnóstico Pesquisa e Avaliação Diagnóstico Pesquisa e Avaliação Introdução A pesquisa de clima organizacional tem como objetivo conhecer o nível de satisfação e a percepção das pessoas com relação ao seu ambiente de trabalho, identificando

Leia mais

CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1

CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1 CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1 Guilherme Janes da Silva 2 Jéssica Tayller Alexandre 3 Letícia Fialho da Silva 4 Fernanda Miranda Cavalcante

Leia mais

O que veremos neste ponto?

O que veremos neste ponto? O que veremos neste ponto? Organização formal x Organização Informal Cultura e Clima Organizacional Tipos de Estrutura Organizacional Departamentalização Exercícios Organização = agrupamento de atividades,

Leia mais

PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar

PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar 1º Semestre de 2016 OBJETIVO PRINCIPAL: Construção de conhecimentos sobre o COMPORTAMENTO HUMANO; Discernimento nas RELAÇÕES HUMANAS;

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO / 2018 EIXO 4 - Políticas de Gestão

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO / 2018 EIXO 4 - Políticas de Gestão Até o 5º Ano-Fund.I Do 6º ao 9º -Fund.II 1º ao 3º-Ensino Médio Superior-Cursando Superior-Concluído Pós-Cursando Pós-Concluída Mestrando ou mais SOLTEIRO CASADO DIVORCIADO SEPARADO UNIÃO ESTÁVEL MORA JUNTO

Leia mais

Administração e Gestão de Pessoas

Administração e Gestão de Pessoas Administração e Gestão de Pessoas Aula Clima Organizacional Prof.ª Marcia Aires www.marcia aires.com.br mrbaires@gmail.com Clima Organizacional Funcionário Feliz = Lucro maior Mais qualidade de vida no

Leia mais

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL PLANO DE AULA Contexto e Mudanças no Ambiente de Trabalho Conceito de Clima Organizacional Conceito de Cultura Organizacional Clima e Cultura Organizacional Indicadores de

Leia mais

Abordagem Humanística

Abordagem Humanística Teoria das Relações Humanas Elton Mayo Ênfase nas Pessoas enquanto parte da organização 1. Preocupa-se em analisar o trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho. - Psicologia do Trabalho ou Psicologia

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Motivação Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO Motivação CONTROLE OBJETIVO E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO As pessoas costumam dizer que a motivação

Leia mais

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo. Administração Direção Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX DIREÇÃO Seguindo o fluxo do Processo Organizacional, logo após o Planejamento e a Organização tem-se

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL Artigo: Aline de Vasconcellos Borges INTRODUÇÃO Trata dos principais pontos sobre

Leia mais

OS ESTILOS DE LIDERANÇA: COMO INFLUENCIAM NO CLIMA ORGANIZACIONAL

OS ESTILOS DE LIDERANÇA: COMO INFLUENCIAM NO CLIMA ORGANIZACIONAL II Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao ISSN 2318-8014 OS ESTILOS DE LIDERANÇA: COMO INFLUENCIAM NO CLIMA ORGANIZACIONAL Fábio Beltrami a a Mestre em Filosofia

Leia mais

Clima Organizacional. Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes. Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante

Clima Organizacional. Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes. Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Gestão de Pessoas Clima Organizacional Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Clima Organizacional Nesta unidade,

Leia mais

Liderança 04/11/2011. Fonte: Maximiano (2009)

Liderança 04/11/2011. Fonte: Maximiano (2009) Fonte: Maximiano (2009) Autoridade Formal Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder de comando. O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade,

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Introdução ARH (Administração de Recursos Humanos) é a função na organização que está relacionada

Leia mais

Avaliação de Desempenho Organizacional

Avaliação de Desempenho Organizacional Avaliação de Desempenho Organizacional O que é avaliar? Avaliar significa julgar alguma atitude ou atividade de forma qualitativa, podendo-se transcrever essa percepção com o auxílio de informações quantitativas

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO / 2017 EIXO 4 - Políticas de Gestão

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO / 2017 EIXO 4 - Políticas de Gestão Até o 5º Ano-Fund.I Do 6º ao 9º -Fund.II 1º ao 3º-Ensino Médio Superior-Cursando Superior-Concluído Pós-Cursando Pós-Concluída Mestrando ou mais SOLTEIRO CASADO DIVORCIADO SEPARADO Não Informou O PERFIL

Leia mais

Duin Assessoria Contábil

Duin Assessoria Contábil PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS Duin Assessoria Contábil Rio de Janeiro/RJ Assessoria de Marketing Izadora de Godoy Santa Cruz do Rio Pardo/SP Dezembro/2012 ÍNDICES DA PESQUISA 1- Consideram a empresa

Leia mais

Administração. Clima Organizacional. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Clima Organizacional. Professor Rafael Ravazolo. Administração Clima Organizacional Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX CLIMA ORGANIZACIONAL Principais definições Toro (2001): consiste nas percepções compartilhadas

Leia mais

6 Conclusões e Recomendações

6 Conclusões e Recomendações 93 6 Conclusões e Recomendações Este capítulo pretende relacionar as informações do referencial teórico com os resultados da pesquisa realizada com as duas pequenas empresas familiares no ramo do comércio.

Leia mais

ADM Administração para Engenharia. Prof. Henrique

ADM Administração para Engenharia. Prof. Henrique ADM29008 Administração para Engenharia Prof. Henrique Roteiro Introdução Abordagem Clássica (Teorias Clássica e Científica) Teoria Comportamental (Relações Humanas) Hierarquia de Necessidades (Maslow)

Leia mais

Projeto de orientação socioeducativo em prol da comunidade do município. de Benjamin Constant/AM

Projeto de orientação socioeducativo em prol da comunidade do município. de Benjamin Constant/AM Projeto de orientação socioeducativo em prol da comunidade do município de Benjamin Constant/AM Michelle Firmino Guimarães Cláudia dos Santos Lima Flávia Melo da Cunha Jorge Luís Freitas de lima Solano

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos da Psicologia organizacional Código: e do Trabalho II Professor: Me. Dandara Barbosa Palhano E-mail:

Leia mais

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido Titulo do Trabalho COMO A LIDERANÇA PODE INFLUENCIAR NO COMPORTAMENTO DOS EMPREGADOS DENTRO DAS EMPRESAS: PRODUTIVIDADE, COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA

Leia mais

ESTUDO SOBRE O CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DE SANEAMENTO NO MATO GROSSO DO SUL. Artigo completo

ESTUDO SOBRE O CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DE SANEAMENTO NO MATO GROSSO DO SUL. Artigo completo ESTUDO SOBRE O CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DE SANEAMENTO NO MATO GROSSO DO SUL. Artigo completo Debora Duarte-UEMS- deborabs.duarte@gmail.com Flaviana de Sousa Benitez-UEMS- flaviana.ciarama@gmail.com

Leia mais

PSICOLOGIA. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar

PSICOLOGIA. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar PSICOLOGIA Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar 1º Semestre de 2016 PLANEJAMENTO DO MÓDULO 2 AULA / DATA 12ª Aula (25.04.16) 13ª Aula (02.05.16) 14ª Aula (09.05.16) 15ª Aula (16.05.16) 16ª Aula (23.05.16)

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Níveis de atuação na Empresa Indivíduo Grupo Organização AS ORGANIZA ÇÕES Pessoas Estrutura Organizacional Robbins, 1999 O comportamento

Leia mais

Clima e Socialização organizacional

Clima e Socialização organizacional Função Aplicação de pessoas: Clima e Socialização organizacional Livros: CHIAVENATO, Gestão de pessoas TACHIZAMA, et al. Material na xerox (pg.240-255) SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL É a maneira pela qual

Leia mais

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL ABORDAGEM COMPORTAMENTAL Desdobramentos da Escola de Relações Humanas o Kurt Lewin Dinâmica de grupo (1935) o Chester Barnard As funções do executivo (1938) o George Homans Sociologia funcional de grupo

Leia mais

Um estudo de caso dos elementos motivacionais do setor de recursos Humanos da SEFAZ - MA

Um estudo de caso dos elementos motivacionais do setor de recursos Humanos da SEFAZ - MA Um estudo de caso dos elementos motivacionais do setor de recursos Humanos da SEFAZ - MA Denise Santos Campos Orientador: Prof.ª Rosangela Guimaraes Rosa Analisar como estão sendo utilizados os elementos

Leia mais

Unidade I. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli

Unidade I. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli Unidade I Avaliação de Desempenho Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli Avaliação / desempenho Avaliação: apreciação, análise Desempenho: possibilidade de atuação Conceituação de avaliação de desempenho

Leia mais

Estudo de caso da Galeteria Pingão

Estudo de caso da Galeteria Pingão Estudo de caso da Galeteria Pingão APRESENTAÇÃO Iolanda Ferreira Nicácio Objetivo Geral: observar o estilo de liderança na Galeteria Pingão e analisar a influência do líder sobre seus liderados Objetivos

Leia mais

A formação e atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IFPI Campus Floriano

A formação e atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IFPI Campus Floriano A formação e atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IFPI Campus Floriano Fábio Pinheiro Luz 1, Odimógenes Soares Lopes 2 1 Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal do Piauí.

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72006 Quer numa empresa do setor privado ou do setor público, o grupo é entendido como um conjunto de pessoas que: I- Se ajudam e se influenciam reciprocamente. II- Estão inumes a problemas e

Leia mais

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro 2016 Carlos Bertazzi www.rh4youconsultoria.wordpress.com O que é? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio do

Leia mais

Habilitações Literárias

Habilitações Literárias Aplicado em outubro de 24 Total de funcionários não docentes que responderam ao inquérito:. Taxa de resposta Todos os funcionários não docentes convidados a participar no inquérito responderam ao mesmo,

Leia mais

O GÉNERO NA LIDERANÇA ESCOLAR ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

O GÉNERO NA LIDERANÇA ESCOLAR ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO UNIVERSIDADE DA MADEIRA Centro de Competências de Ciências Sociais Departamento de Ciências da Educação O GÉNERO NA LIDERANÇA ESCOLAR ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Mestrado em

Leia mais

MELO, Carlos Antônio de Oliveira UniSEB Interativo. Eixo Temático: Políticas Educacionais e Gestão Escolar

MELO, Carlos Antônio de Oliveira UniSEB Interativo. Eixo Temático: Políticas Educacionais e Gestão Escolar ANALISE DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I E II DA CIDADE DE JATAÍ - GO FRENTE AOS CRESCENTES CONCEITOS ORGANIZACIONAIS MELO, Carlos Antônio de Oliveira UniSEB Interativo

Leia mais

MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NOS CORREIOS DE BEBEDOURO/SP

MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NOS CORREIOS DE BEBEDOURO/SP MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NOS CORREIOS DE BEBEDOURO/SP Naiara Fenerick OLIVEIRA * Angelita Moutin Segoria GASPAROTTO RESUMO A motivação é a arte de incentivo interno e externo, ou seja,

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

Profa. Daciane de Oliveira Silva

Profa. Daciane de Oliveira Silva Profa. Daciane de Oliveira Silva Quando surgiu? O que realmente é motivação? Para Robbins (2005) é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance

Leia mais

[Ano] Clima Organizacional. Universidade Cruzeiro do Sul

[Ano] Clima Organizacional. Universidade Cruzeiro do Sul [Ano] Clima Organizacional Universidade Cruzeiro do Sul www.cruzeirodosul.edu.br UNIDADE - Clima Organizacional MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual:

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP)

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP) ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP) Andrea

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso de Odontologia

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso de Odontologia Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso de Odontologia A presente pesquisa foi realizada em março de 2013, no campus Duque de Caxias, tendo como universo

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 COOPERATIVA GERAL Quantidade de colaboradores: 1146 Quantidade de Respondentes: 835 Percentual de participação: 73% Dr. João Damasceno Porto Diretor Administrativo

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Administração em 2010

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Administração em 2010 Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Administração em 2010 A presente pesquisa foi realizada em agosto de 2010 na Unidade Carioca, tendo como universo

Leia mais

8/26/2018. Clima organizacional. Clima organizacional GRH. Clima e cultura organizacional. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros

8/26/2018. Clima organizacional. Clima organizacional GRH. Clima e cultura organizacional. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros GRH Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Clima organizacional Conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente:

Leia mais

ANÁLISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: O IMPACTO DA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES NA SATISFAÇÃO DO CLIENTE

ANÁLISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: O IMPACTO DA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES NA SATISFAÇÃO DO CLIENTE ANÁLISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: O IMPACTO DA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES NA SATISFAÇÃO DO CLIENTE Mirian Giseli Frantz 1 Cátia Milena Lopes Machado 2 RESUMO Este

Leia mais

Por que gerir desempenho?

Por que gerir desempenho? Por que gerir desempenho? Introdução Gerir o desempenho é um processo que tem como objetivo principal o acompanhamento da performance individual, verificando como as pessoas fizeram o trabalho, como fazem

Leia mais

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO 15 FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2006 by Pearson Education O QUE É ESTRUTURA ORGANIZACIONAL? Estrutura organizacional Como as tarefas são formalmente

Leia mais

Avaliação do clima organizacional

Avaliação do clima organizacional Avaliação do clima organizacional Introdução É possível que pessoas competentes possam ter seus desempenhos afetados pela forma como percebem a organização? Sim! Por isso, avaliar periodicamente o clima

Leia mais

TÍTULO: PLANO DE CARREIRA: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL DA AGÊNCIA DE PALMEIRA D OESTE- SP

TÍTULO: PLANO DE CARREIRA: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL DA AGÊNCIA DE PALMEIRA D OESTE- SP Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PLANO DE CARREIRA: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL DA AGÊNCIA

Leia mais

PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS. DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS. DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Psicologia Objeto de Estudo Psique = alma + logos = estudo Grécia berço da Psicologia Desejo

Leia mais

Pesquisa de Gestão Interna

Pesquisa de Gestão Interna Página 1 de 10 Pesquisa de Gestão Interna Seja bem-vindo! Essa pesquisa objetiva avaliar as percepções das pessoas que trabalham no Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União,

Leia mais

Relatório de Avaliação

Relatório de Avaliação Relatório de Avaliação Satisfação de Colaboradores Não Docentes: 2015 Página 2 Índice 1. Introdução... 2 2. Resultados Globais... 3 3. Resultados por Questão... 6 3.1. Análise aos Comentários... 7 4. Conclusões

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA EMPRESA DO RAMO MADEIREIRO

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA EMPRESA DO RAMO MADEIREIRO QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA EMPRESA DO RAMO MADEIREIRO Paula Cristina Reis Ferreira (FASF) paulareisferreira@hotmail.com Rudy de Barros Ahrens (FASF) rudy_barros@hotmail.com

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

GRUPOS. Psicologia Organizacional Professora Geyza D Ávila

GRUPOS. Psicologia Organizacional Professora Geyza D Ávila GRUPOS Psicologia Organizacional Professora Geyza D Ávila Objetivo Conceituar grupos Identificar os tipos de formação, equipes e times de trabalho Apontar a coesão grupal, o perigo do pensamento grupal

Leia mais

Análise da Pesquisa de Satisfação dos Clientes ano base 2014

Análise da Pesquisa de Satisfação dos Clientes ano base 2014 Análise da Pesquisa de Satisfação dos Clientes ano base 2014 Pesquisa de Satisfação dos Clientes - 2014 Pontos fortes do escritório apontados pelos clientes Pesquisa de Satisfação dos Clientes - 2014 Pontos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração - Matutino Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Profa.

Leia mais

EDUCAÇÃO CORPORATIVA E TREINAMENTO: O RETRATO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

EDUCAÇÃO CORPORATIVA E TREINAMENTO: O RETRATO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EDUCAÇÃO CORPORATIVA E TREINAMENTO: O RETRATO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA Área Temática: Tecnologia e Trabalho Autor(es): Gisele Cristina Fogaça Del Mouro 1 (Bolsista Fundação Araucária, PIBIS),

Leia mais

A LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

A LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR A LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR Lauriane Dias Alencar UFPI /lauriane2205@hotmail.com Maria de Jesus Marques Silva UESPI / dudemsilva@yahoo.com.br GT1. Política e gestão da educação básica O tema em

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

PLANEJAMENTO ANO LETIVO: º SEMESTRE

PLANEJAMENTO ANO LETIVO: º SEMESTRE UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANEJAMENTO ANO LETIVO: 2011 2º SEMESTRE Dados da Disciplina Matriz Carga Horária Código Nome da disciplina Curricular

Leia mais

DEVOLUTIVA DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL Ações para 2011/2012

DEVOLUTIVA DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL Ações para 2011/2012 Sede Ecoville 2 CAMPUS CURITIBA Sede Central CAMPUS CURITIBA PRINCÍPIOS NORTEADORES Pesquisa sem finalidade classificatória. Objetiva levantar fortalezas e fragilidades da gestão. Os resultados devem ser

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

O MARKETING COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO PESSOAL: UM ESTUDO NO SETOR INDUSTRIAL, COMERCIAL E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 1

O MARKETING COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO PESSOAL: UM ESTUDO NO SETOR INDUSTRIAL, COMERCIAL E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 1 O MARKETING COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO PESSOAL: UM ESTUDO NO SETOR INDUSTRIAL, COMERCIAL E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 1 Nairana Radtke Caneppele 2, Martin Ledermann 3. 1 Trabalho de Conclusão do Curso de

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 10 Motivação Os objetivos desta aula são: Apresentar uma visão integrada das principais teorias sobre motivação.

Leia mais

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA. a) V, F, V, V, V. b) V, V, F, V, V. c) V, V, V, F, F. d) F, V, V, F, F.

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA. a) V, F, V, V, V. b) V, V, F, V, V. c) V, V, V, F, F. d) F, V, V, F, F. 1. Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir. O projeto organizacional define uma configuração estrutural para a organização com base na autoridade legal e ordem para qualquer tipo

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso superior de Tecnologia em Logística

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso superior de Tecnologia em Logística Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do curso superior de Tecnologia em Logística A presente pesquisa foi realizada em março de 2013, tendo como universo 470 discentes.

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL E QUALIDADE DE VIDA NUMA REDE DE ALIMENTOS NA REGIÃO DO ALTO TIETÊ

TÍTULO: ESTUDO DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL E QUALIDADE DE VIDA NUMA REDE DE ALIMENTOS NA REGIÃO DO ALTO TIETÊ 16 TÍTULO: ESTUDO DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL E QUALIDADE DE VIDA NUMA REDE DE ALIMENTOS NA REGIÃO DO ALTO TIETÊ CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição.

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição. 1 Eu sou um cliente interno... Clientes internos são todos aqueles que fazem parte do dia a dia do ambiente de trabalho, como o diretor da empresa, o gerente, a recepcionista entre outros. 2 Eu sou um

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES CONQUISTE A LIDERANçA INSCRIÇÕES ABERTAS Prepare-se para novos desafios e seja o destaque no mercado de trabalho. Muitas vezes, a liderança não sabe quais

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL: APLICAÇÃO NO SETOR FINANCEIRO DE UMA LOJA DE DEPARTAMENTOS

PESQUISA DE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL: APLICAÇÃO NO SETOR FINANCEIRO DE UMA LOJA DE DEPARTAMENTOS PESQUISA DE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL: APLICAÇÃO NO SETOR FINANCEIRO DE UMA LOJA DE DEPARTAMENTOS Ana Paula Silva de Souza; Claudete da Silva Costa; Sonia Mª de Carvalho Silva Faculdade Paraíso, Email:

Leia mais

Juliene Silva Moraes FESV Estácio Vitória

Juliene Silva Moraes FESV Estácio Vitória O Impacto do Clima Organizacional na Produtividade: um Estudo da Percepção dos Colaboradores do Setor de Gestão de Clientes de uma Empresa de Telecomunicações Juliene Silva Moraes juliene_moraes@live.com

Leia mais