Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior"

Transcrição

1 Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

2 Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de Gestão de Pessoas, selecionar. Conhecer o papel do gestor de pessoas assim como os subsistemas organizacionais. i i Reconhecer nos cargos sua importância na estruturação dos demais subsistemas organizacionais. Compreender sobre a contribuição da avaliação de desempenho como diagnóstico para novas ações organizacionais.

3 Quais os procedimentos em que devo agir em Gestão de Pessoas? Desenvolver técnicas e estratégias para treinar colaboradores. Refletir sobre a necessidade do treinamento no espaço profissional, como também a possibilidade de desenvolvimento pessoal. Identificar os fatores que auxiliam no monitoramento dos recursos humanos e que contribuem ao desenvolvimento pessoal. Perceber a importância do monitoramento dos recursos humanos para o bom desempenho técnico organizacional.

4 Quais as atitudes críticas devo ter em Gestão de Pessoas? Adequar perfis aos cargos de desempenho profissional. Estabelecer critérios para recompensas, remunerações, incentivos e benefícios.

5 As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 1.1 GestãodePessoaseIntrodução aos Subsistemas Organizacionais Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? UNID Subsistemas de Descrição e Análise de Cargos e Avaliação de Desempenho Qual a importância do domínio do conhecimento da descrição e análise de cargos, assim como da avaliação de desempenho? UNID 1.3 Sistema de Recompensas: Remuneração e Benefícios Como o sistema de recompensa pode contribuir para a humanização no ambiente de trabalho? UNID 1.4 Recrutamento, Seleção e Manutenção de Pessoas Como o subsistema de recrutamento e seleção auxiliam na adequação dos indivíduos na ocupação dos cargos?

6 Conteúdo unidade 1.1 Administração de recursos humanos é essencial, pois a organização é administrada por seus recursos humanos (alinhamento organizacional) Subsistemas da Gestão de Pessoas: PROVISÃO: planejamento de RH; recurutamento e seleção. APLICAÇÃO: treinamento e avaliação de desempenho. RECOMPENSAR: bônus, gratificações e salário. MANUTENÇÃO: reduzir a rotatividade/ ciclo motivacional dos colaboradores. DESENVOLVIMENTO: treinamento e coaching dos profissionais. MONITORAÇÃO: monitorar resultados, comportamentos e conduta dos colaboradores. Gestor de pessoas : burocracia X comportamento da prática do comportamento humano. Todo gestor que objetive um trabalho competente e eficaz deverá agir de acordo com a realidade organizacional: conhecimento da empresa, proximidade aos funcionários que estão sob sua responsabilidade, movimentos do mercado e atualização POSIÇÃO ESTRATÉGICA DA GESTÃO DE PESSOAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

7 Conteúdo unidade 1.2 Na descrição de cargos (retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo) algumas questões relevantes devem estar presentes: O que faz Conhecer o seu conteúdo: tarefas e atividades a executar; Quando faz Periodicidade: diária, semanal, mensal, anual ou esporádica; Como faz Através de pessoas, máquinas e equipamentos, materiais, dados e informações; Onde faz Local e ambiente de trabalho; e Por que faz Objetivos do cargo, metas e resultados a atingir. Análise de cargos: Todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas, as condições exigidas pelo cargo Desempenho adequado. Detalhar o que o cargo exige. Conhecimento, habilidades e atitudes. A responsabilidade pelas informações prestadas é unicamente da linha (da área), enquanto a prestação de serviços de obtenção e arranjo das informações é de responsabilidade de staff (área de gestão de pessoas).

8 Conteúdo unidade 1.2 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Avaliar para identificar, medir e melhorar os processos internos; Mensurar o desempenho dos colaboradores; Avaliar se a sua performance está condizente com os resultados esperados.; Fazer este diagnóstico, sobre a eficiência e eficácia, do trabalho de cada avaliado; Permite reconhecer os talentos e os profissionais de destaque; Identificar aqueles que precisam ser acompanhados, mais de perto ou que precisam de maior capacitação.

9 Conteúdo unidade 1.3 Recompensa está direta e intimamente relacionada ao desempenho. Do ponto de vista do trabalhador o sistema de remuneração implica: em segurança, padrão de vida, reconhecimento e poder aquisitivo (forte impacto psicológico sobre a pessoa e aqueles que dela dependem). Na parceria da troca entre organização e trabalhador ambos têm expectativas. Por um lado a empresa busca profissionais competentes e comprometidos para o exercício do trabalho, de outro lado estão... As pessoas que prestam o serviço às empresas e esperam o reconhecimento por meio do p q p ç p p p salário e dos benefícios que desejam receber.

10 Conteúdo unidade 1.3 Quanto às recompensas materiais, elas podem ser assim decompostas: Remuneração fixa: é o salário-base que o funcionário recebe a cada mês e serve de referência. Remuneração variável: inclui bônus, comissões, planos de participação nos lucros, resultados, etc. Benefícios: denominados de remuneração indireta e incluem os benefícios obrigatórios por lei: 13º salário e as férias, benefícios que a organização concede espontaneamente :como assistência médica, refeições e plano de previdência privada. Benefício espontâneo: PNR participação nos Lucros e resultados. Remuneração por Competências : permite a empresa administrar seus níveis salariais de acordo com o grau de capacitação alcançado pelo seu colaborador dentro das competências previstas para cada cargo.

11 Conteúdo unidade 1.3 Alguns objetivos para a determinação e implantação de estruturas na administração de salários: Remunerar cada empregado conforme a ocupação de determinado d cargo; Recompensar pelo desempenho e dedicação; Atrair e reter os melhores candidatos aos cargos; Ampliar a flexibilidade na organização; Manter o equilíbrio entre os interesses financeiros da organização e sua política de relações com os funcionários; Promover a motivação e o comprometimento do pessoal; Aumentar a produtividade e a qualidade no trabalho; Cumprir a legislação trabalhista

12 Conteúdo unidade 1.4 RECRUTAMENTO: É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. ALGUMAS FONTES DE RECRUTAMENTO: funcionários da própria empresa; Banco de dados interno; indicações; cartazes (internos e externos); entidades (sindicatos, associações, etc.); escolas, universidades, cursos, etc.; outras empresas (fornecedores/clientes); agências de emprego; mídia (anúncios, classificados, rádio, televisão, etc.); RECRUTAMENTO, INTERNO, EXTERNO E MISTO E ON LINE

13 Conteúdo unidade 1.4 SELEÇÃO: O objetivo básico de selecionar pessoas é o de escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização e contratar pessoas com probabilidades de serem bem sucedidas no trabalho. MÉTODOS DE SELEÇÃO: Entrevista de seleção; Testes práticos; Testes escritos; Testes Psicológicos; Testes grafológicos e Exames Médicos. As organizações escolhem as pessoas que desejam como funcionários easpessoas escolhem as organizações onde pretendem trabalhar e aplicar seus esforços. ( A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO) A necessidade de acionar um serviço de recrutamento e seleção está relacionado a um dos seguintes acontecimentos: rotatividade (turn over), aumento de quadro planejado e aumento de quadro circunstancial. MANUTENÇÃO DAS PESSOAS: manter os funcionários nos cargos ocupados; a rotatividade gera custos; a manutenção de pessoas implica em menor desgaste à organização, ao gestor e à equipe envolvida.

14 Questão da unidade 1.1 do Vamos Praticar 1) De acordo com as contínuas mudanças na vida econômica, política, social e também das organizações, o gestor deve estar atento a diversos fatores, exceto: a) Às mudanças dos recursos tecnológicos, globalização e comunicação. b) À responsabilidade sócio-ambiental, leis, ampliação do conhecimento às exigências do mercado. c) À habilidade nas relações interpessoais. d) Apenas ao lucro e resultados para empresa. e) Às leis sociais e leis organizacionais.

15 Questão da unidade 1.1 do Vamos Praticar Alternativa incorreta pois esta afirmativa está de acordo com o as contínuas mudanças que o gestor deve estar atento. a) Às mudanças dos recursos tecnológicos, Alternativa incorreta, pois esta afirmativa está de acordo globalização e comunicação. b) À responsabilidade sócio-ambiental, leis, ampliação do conhecimento às exigências do mercado. Alternativa incorreta, pois esta afirmativa está de acordo com o as contínuas mudanças que o gestor deve estar atento. c) À habilidade nas relações interpessoais. Alternativa incorreta, pois esta afirmativa está de acordo com o as contínuas mudanças que o gestor deve estar atento. Alternativa correta, pois o gestor não deve estar atento apenas aos lucros e resultados da empresa esta postura refere-se à visão antiga do gestor. d) Apenas ao lucro e resultados para empresa. apenas aos lucros e resultados da empresa, esta postura e) Às leis sociais e leis organizacionais. Alternativa incorreta, pois esta afirmativa está de acordo com o as contínuas mudanças que o gestor deve estar atento.

16 Questão da unidade 1.2 do Vamos Praticar 2) Aponte a única alternativa incorreta sobre cargo : a) O trabalhador é identificado nas organizações pelo cargo que ocupa e pelo nível salarial. b) O cargo identifica o trabalhador na organização. c) As atividades desempenhadas por uma pessoa define o cargo. d) O cargo auxilia a na posição hierárquica na organização. ação. e) Todo cargo é parte integrante da estrutura organizacional e direciona os demais subsistemas.

17 Questão da unidade 1.2 do Vamos Praticar ) blhd id ifi d Alternativa correta, pois esta afirmativa está incorreta, pois o trabalhador é identificado nas organizações pelo cargo que ocupa e não pelo nível salarial. a) O trabalhador é identificado nas organizações pelo cargo que ocupa e pelo nível salarial. b) O cargo identifica o trabalhador na organização. Alternativa incorreta, pois está afirmativa está correta, o cargo identifica o trabalhador na organização. c) As atividades desempenhadas por uma pessoa define o cargo. p p p g Alternativa incorreta, pois está afirmativa está correta,as atividades desempenhadas por uma pessoa define o cargo. d) O cargo auxilia na posição hierárquica na organização. e) Todo cargo é parte integrante da estrutura organizacional e direciona os demais subsistemas. Alternativa incorreta, pois está afirmativa está correta, pois o cargo auxilia na posição hierárquica na organização. Alternativa incorreta, pois está afirmativa está correta, pois todo cargo é parte integrante da estrutura organizacional e direciona os demais subsistemas.

18 Questão da unidade 1.3 do Vamos Praticar 3) Em sendo o Sistema de Remuneração da organização adequado, este pode garantir no comportamento humano. a) Promoção/Férias/Benefícios. b) Segurança/ Padrão de vida/reconhecimento c) Padrão de vida/poder aquisitivo/reconhecimento e to e Segurança. d) Motivação/ Possibilidade de aquisição de bens/ Competitividade. e) Posição de aquisição de bens/ Reconhecimento/ Garantia no emprego.

19 Questão da unidade 1.3 do Vamos Praticar a) Promoção/Férias/ Benefícios. Não se refere aos comportamentos manifestados pelos trabalhadores porque indicam os benefícios dados pelas empresas e aspectos como motivação, competitividade e garantia no emprego. Não se refere aos comportamentos manifestados pelos trabalhadores porque indicam os benefícios dados pelas empresas e aspectos como motivação, competitividade e garantia no emprego. b) Segurança/ Padrão de p q p vida/reconhecimento c) Padrão de vida/poder aquisitivo/reconhecimento e Segurança. d) Motivação/ Possibilidade de aquisição de bens/ Competitividade. e) Posição de aquisição de bens/ Reconhecimento/ Garantia no emprego. Alternativa correta! Contempla os aspectos teóricos estudados sobre o comportamento humano frente à adequação da remuneração: padrão de vida, poder aquisitivo, reconhecimento e segurança Não se refere aos comportamentos manifestados pelos trabalhadores porque indicam os benefícios dados pelas empresas e aspectos como motivação, competitividade id d e garantia no emprego. Não se refere aos comportamentos manifestados pelos trabalhadores porque indicam os benefícios dados pelas empresas e aspectos como motivação, competitividade e garantia no emprego.

20 Questão da unidade 1.4 do Vamos Praticar 4) Considerando o subsistema Recrutamento e Seleção aponte a única alternativa incorreta: a) Atua a partir da necessidade organizacional. b) Baseado na rotatividade (turn over). c) Acionado pelo aumento do número de funcionários. d) Captura recursos humanos em todo momento. e) Perante a necessidade do quadro funcional.

21 Questão da unidade 1.4 do Vamos Praticar Alternativa incorreta pois esta afirmativa refere se ao subsistema de Recrutamento e Seleção, que atua a partir da necessidade organizacional. a) Atua a partir da necessidade d Alternativa incorreta, pois esta afirmativa refere-se ao organizacional. b) Baseado na rotatividade (turn over). c) Acionado pelo aumento do número de funcionários. d) Captura recursos humanos em todo momento. e) Perante a necessidade do quadro funcional. Alternativa incorreta, pois esta afirmativa refere-se ao subsistema de Recrutamento e Seleção, que é baseado na rotatividade (turn over). Alternativa incorreta, pois esta afirmativa refere-se ao subsistema de Recrutamento e Seleção, que é acionado pelo aumento do número de funcionários. Alternativa correta, pois o subsistema de Recrutamento e Seleção atua a partir da necessidade e não em todo momento. Alternativa incorreta, pois esta afirmativa refere-se ao subsistema de Recrutamento e Seleção, que acontece perante a necessidade do quadro funcional.

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de Gestão de Pessoas, selecionar. Conhecer o papel do gestor de pessoas

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento

Leia mais

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH Aula 9 Gestão de Recursos Humanos Agenda Seminário 7 Gestão de RH 2 1 Gestão de RH Gestão de Recursos Humanos O conjunto de políticas, práticas e programas que tem por objetivo atrair, selecionar, socializar,

Leia mais

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Demonstrar as etapas na implantação e desenvolvimento de planos de cargos e salários. Como utilizar as ferramentas de cargos e salários Apresentar

Leia mais

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS...

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... As avaliações e premiações são consideradas salários indiretos que tem como principal objetivo motivar, reter e consequentemente garantir bons

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE PESSOAS. Prof. FLÁVIO TOLEDO GESTÃO DE PESSOAS CONCEITOS DE RH OU DE GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE PESSOAS. Prof. FLÁVIO TOLEDO GESTÃO DE PESSOAS CONCEITOS DE RH OU DE GESTÃO DE PESSOAS Prof. FLÁVIO TOLEDO CONCEITOS DE RH OU DE Administração Recursos Humanos (ARH) é o conjunto cisões integradas sobre as relações emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações. ARH

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE GESTÃO DE PESSOAS PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

Leia mais

Recursos Humanos I. Administração de Salários Planos de Benefícios Sociais

Recursos Humanos I. Administração de Salários Planos de Benefícios Sociais Recursos Humanos I Administração de Salários Planos de Benefícios Sociais Administração de Salários Recursos Naturais + Dinheiro Acumulado + Trabalho = Riqueza ou Capital Processo Produtivo = Participação

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

A seguir faremos algumas breves definições para elucidar conceitos: Salário: valor para ao trabalhador pelo trabalho desenvolvido na organização;

A seguir faremos algumas breves definições para elucidar conceitos: Salário: valor para ao trabalhador pelo trabalho desenvolvido na organização; Módulo 15 Recompensar pessoas Recompensar pessoas é um dos subsistemas de Gerenciamento de Pessoas mais delicado, haja visto que interfere diretamente no aspecto motivacional não só do trabalhador, mas

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM Banca: IBFC Período 2010 2016 1) IBFC - ANALISTA ADMINISTRATIVO - HMDCC (2015) Leia as afirmativas abaixo que discorrem sobre os sistemas de informações gerenciais,

Leia mais

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010):

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): 1. RESUMO A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os

Leia mais

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS Disciplina Disciplina GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS GESTÃO DE CARREIRA E PESSOAS 36 horas Carga Horária 36 horas Período 31/7/2017 a 26/8/2017 Unidade 3 Recrutamento, Treinamento Professor e Desenvolvimento

Leia mais

Desenvolvimento de pessoas e de organizações

Desenvolvimento de pessoas e de organizações Desenvolvimento de pessoas e de organizações www.profsaravalli.com GESTÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por um conjunto de políticas e práticas

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL EDITAL Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas;

Leia mais

PROVA UFRGS/ Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração

PROVA UFRGS/ Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração CETEC PROVA UFRGS/2013 - Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração 33. A Gestão de Pessoas procura ajudar o administrador a desempenhar as funções de planejar,

Leia mais

REMUNERAÇÃO Remuneração Objetivo Atrair, Reter e Motivar eficazmente os colaboradores para a obtenção de vantagem competitiva. Objetivos da Remuneração Manter a equidade dos salários dos colaboradores;

Leia mais

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo O profissional certo No cargo certo O profissional certo no cargo certo Quem Somos? A Expertisi é uma empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos e capacitação de pessoas com foco em Resultados

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS 2019

GESTÃO DE PESSOAS 2019 TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS 2019 10 ANOS DE ESTUDO Katia Moreno e José Antonio Silva Amostra da Pesquisa 63 empresas participantes 32 setores representados 80% dos respondentes são diretores ou gerentes

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72053 As funções próprias da gestão de pessoas nas organizações de direito público e de direito privado são reguladas por instrumentos jurídicos diferenciados estatutos de servidores públicos

Leia mais

Gestão de Pessoas HCM

Gestão de Pessoas HCM Gestão de Pessoas HCM Com o Gestão de Pessoas da Senior, você terá uma das ferramentas mais completas do mercado para gerenciar pessoas de forma integrada e atualizada às obrigações trabalhistas, previdenciárias

Leia mais

Remuneração Estratégica a Busca por Resultados e Motivação Interna

Remuneração Estratégica a Busca por Resultados e Motivação Interna Remuneração Estratégica a Busca por Resultados e Motivação Interna Celso Bazzola Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém Alvin Toffler 1 TENDÊNCIAS DE MERCADO O RH

Leia mais

Gestão de Pessoas: Fases Evolutivas

Gestão de Pessoas: Fases Evolutivas Gestão de Pessoas: Fases Evolutivas Transição: de Operacional para Estratégico Fischer (2002) 4 fases correntes teóricas: Departamento pessoal até 20s controle, eficiência, taylorismo, fordismo; Gestão

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Acadêmicos: Cassiano, Paola, Taciane e Thaynara. Profª Patricia Dutra Sauzem Disciplina: Administração e gestão farmacêutica O que é Recursos Humanos? Gestão de recursos

Leia mais

Gestão do Desempenho. Gestão Estratégica de RH. Reter e engajar. Capacitar. Atrair 26/10/2016. Gestão do Desempenho. Recrutamento & Seleção

Gestão do Desempenho. Gestão Estratégica de RH. Reter e engajar. Capacitar. Atrair 26/10/2016. Gestão do Desempenho. Recrutamento & Seleção Gestão do Desempenho Ref.: Livro-texto, Cap. 8 Gestão Estratégica de RH Atrair Capacitar Reter e engajar Gestão do Desempenho Recrutamento & Seleção Treinamento & Desenvolvimento Recompensa 2 1 Avaliação

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Curso Técnico em Administração

GESTÃO DE PESSOAS Curso Técnico em Administração GESTÃO DE PESSOAS Curso Técnico em Administração Curso Técnico em Administração Professor Adm. Walter Martins Júnior Objetivos Organizacionais e Individuais das Pessoas Conceitos de Gestão de Pessoas

Leia mais

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de.

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de. PLANO DE ENSINO - 2016.2 DISCIPLINA: SU-B0065 Gestão de PROFESSOR: ANDERSON LOPES CARGA HORÁRIA: 60 HORAS TURMA: DF05-N101 SALA: 07 DATA Nº. MÓDU CONTEÚDO OBJETIVO METODOLOGIA RECURSO AULA LO 08/08/2016

Leia mais

Remuneração. Introdução

Remuneração. Introdução Remuneração Introdução Remuneração Remuneração se refere a todas as formas de retornos financeiros e serviços tangíveis e benefícios que os empregados recebem como parte da relação de emprego. Remuneração

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito

Leia mais

OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS. RH É a parte fundamental das organizações atuais; Interesses das Organizações x Interesses dos Funcionários;

OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS. RH É a parte fundamental das organizações atuais; Interesses das Organizações x Interesses dos Funcionários; OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS RH É a parte fundamental das organizações atuais; Interesses das Organizações x Interesses dos Funcionários; Organizações atuais - DP trabalhando em paralelo com o

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

RETENÇÃO DE TALENTOS

RETENÇÃO DE TALENTOS 1 de 8 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial FDS,TOV,MID, MD, FC 1 Objetivo Atrair e reter talentos, desenvolver competências dos profissionais através

Leia mais

SISTEMAS DE RECOMPENSA FINANCEIROS

SISTEMAS DE RECOMPENSA FINANCEIROS AMAD Consultoria e Treinamento SISTEMAS DE RECOMPENSA FINANCEIROS 16 de dezembro de 2014 ESTRATÉGIAS DE SISTEMAS DE RECOMPENSA Salário fixo../70 80/90 2000... Benefícios Remuneração Variável CURTO PRAZO

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Saravalli ademir_saravalli@yahoo.com.br O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o

Leia mais

presente política se aplicam a todos os colaboradores do Instituto

presente política se aplicam a todos os colaboradores do Instituto 1. OBJETIVO O objetivo desta política é orientar a execução das práticas de Cargos e Salários do Instituto Sócrates Guanaes, bem como estabelecer uma política efetiva e eficaz para o gerenciamento de pessoas

Leia mais

Por que gerir desempenho?

Por que gerir desempenho? Por que gerir desempenho? Introdução Gerir o desempenho é um processo que tem como objetivo principal o acompanhamento da performance individual, verificando como as pessoas fizeram o trabalho, como fazem

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo...

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... SUMÁRIO Apresentação... xiii Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... 3 Importância da gestão de pessoas... 4 A gestão de pessoas passada a limpo...

Leia mais

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA Com a retração do mercado de trabalho e o aumento

Leia mais

Administração e Organização II

Administração e Organização II Administração e Organização II Agregar Pessoas Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Agregar Pessoas Recrutamento / Seleção Imagem: http://blog.acelerato.com/gestao/recrutamento-e-selecao-otimizando-o-processo-nas-organizacoes/

Leia mais

Organização da Disciplina. Auditoria em Recursos Humanos. Aula 1. Contextualização

Organização da Disciplina. Auditoria em Recursos Humanos. Aula 1. Contextualização Auditoria em Recursos Humanos Aula 1 Prof. Me. Elizabeth Franco Organização da Disciplina Aula 01 A administração de recursos humanos área em desenvolvimento Aula 02 A origem e a evolução da auditoria

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72006 Quer numa empresa do setor privado ou do setor público, o grupo é entendido como um conjunto de pessoas que: I- Se ajudam e se influenciam reciprocamente. II- Estão inumes a problemas e

Leia mais

Versão online:

Versão online: Versão online: www.profissionalenegocios.com.br Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Proporção RH x Total 1,8% Perfil das Empresas Participantes Proporção

Leia mais

Apresentação / Introdução

Apresentação / Introdução Apresentação / Introdução Este documento apresenta as diretrizes que funcionam como base para a Gestão de Recursos Humanos do. Mais do que qualquer outro fator, a experiência, as potencialidades e as competências

Leia mais

Proposta Coaching Executivo Líder Coach. Rafael Mendes

Proposta Coaching Executivo Líder Coach. Rafael Mendes Proposta Coaching Executivo Líder Coach Rafael Mendes Coach Rafael Mendes Graduado em Gestão de Recursos Humanos MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching Formação Internacional em Coaching pelo

Leia mais

PROFESSOR DOCENTE I - ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROFESSOR DOCENTE I - ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 26. Os eventos em administração ocorreram respeitando a evolução das diversas técnicas, conforme uma linha do tempo que pode ser traçada em ordem de acontecimentos. Leia atentamente

Leia mais

Case Capacitação e Desenvolvimento Melhores Práticas Gestão de Pessoas 2012

Case Capacitação e Desenvolvimento Melhores Práticas Gestão de Pessoas 2012 Case Capacitação e Desenvolvimento Melhores Práticas Gestão de Pessoas 2012 A UNIMED NOVA IGUAÇU Abrangência Nova Iguaçu Belford Roxo Japeri Mesquita Nilópolis São João de Meriti Queimados Paracambi Posição

Leia mais

Processos Organizacionais, Operacionais e Motivacionais

Processos Organizacionais, Operacionais e Motivacionais Processos Organizacionais, Operacionais e Motivacionais CURSO: Gestão de Pessoas nas Organizações UNIDADE: Marte PROF.: Hélio Senna TÓPICOS: Retenção de Potenciais - Remuneração - Benefícios Auditoria

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL DEFINIÇÃO Processo complexo, atrelado às propostas, políticas e objetivos organizacionais, ao mercado de trabalho, à situação social,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIAS GABARITO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROCESSO SELETIVO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIAS GABARITO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO SELETIVO - TRIUNL E JUSTIÇ E GOIS GRITO - GESTÃO E RECURSOS HUMNOS Questão isciplina Nível Pergunta lternativa lternativa lternativa C lternativa lternativa Correta 1 dministração Científica está

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS

CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS Ser Humano tratado como Vantagem Competitiva Empregado como principal agente no desempenho organizacional Essa valorização é feita através de recompensas O mais importante

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

Evolução do conceito de Gestão de Pessoas

Evolução do conceito de Gestão de Pessoas Gestão de Pessoas Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e práticas necessárias para cuidar do capital humano da organização, capital este que contribui com seus conhecimentos, habilidades e capacidades

Leia mais

Cargos Carreiras Salários Qualidade de Vida no Trabalho

Cargos Carreiras Salários Qualidade de Vida no Trabalho Cargos Carreiras Salários Qualidade de Vida no Trabalho www. 1 Descrição e análise de cargos www. 2 Cargos Descrição do cargo é o processo que busca relacionar brevemente o que faz o ocupante do cargo.

Leia mais

BENEFÍCIOS. Paula Freire 2012

BENEFÍCIOS. Paula Freire 2012 BENEFÍCIOS Paula Freire 2012 FONTES DE CUSTEIO: Do empregador: maior parte dos benefícios. Do empregado: participação do empregado. Do Estado: o Estado pode pagar o benefício (INSS) ou participar do custeio

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking APRESENTAÇÃO DE APOIO Gestão de Pessoas Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking Gestão estratégica de (?) ESTRATÉGICO CONTROLE ANOS 2000 Evolução de RH ANOS 1950 ü Carreiras sem fronteiras ü

Leia mais

A moderna Gestão de Pessoas

A moderna Gestão de Pessoas A moderna Gestão de Pessoas RH Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas 1. As pessoas como seres humanos. Dotados de personalidade própria e profundamente

Leia mais

19/07/2016. Aula 9. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B.

19/07/2016. Aula 9. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B. Aula 9 Gestão do Desempenho Agenda 1 Seminário 2 Gestão do Desempenho 1 Seminário 4 Getting 360-Degree Feedback Right Maury A. Peiperl Harvard Business Review, 2001. Gestão do Desempenho 2 Gestão Estratégica

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Temática do recrutamento O recrutamento: É uma ação externa da empresa; Influência o mercado de recursos humanos; Absorve os candidatos de

Leia mais

Processo de Recompensar Pessoas

Processo de Recompensar Pessoas Processo de Recompensar Pessoas Os processos básicos de Gestão de Pessoas é dividido em 6 são eles: Processo de AGREGAR PESSOAS, APLICAR PESSOAS, DESENVOLVER PESSOAS, MANTER PESSOAS, MONITORAR PESSOAS

Leia mais

EVOLUÇÃO. Gestão de Pessoas. 1) Relações Industriais. Divisão do trabalho. Especialização. Legal. Burocrática. Mecanicista.

EVOLUÇÃO. Gestão de Pessoas. 1) Relações Industriais. Divisão do trabalho. Especialização. Legal. Burocrática. Mecanicista. Gestão de Pessoas EVOLUÇÃO 1) 1900 1950 Relações Industriais Divisão do trabalho Especialização Legal Burocrática Mecanicista Visão Microscópica Reducionista Não considerava a organização informal Fábricas

Leia mais

BBP RH 2012 BBP RH Corporativo BBP RH Corporativo

BBP RH 2012 BBP RH Corporativo BBP RH Corporativo BBP RH Fundada em 2012 para atender as demandas de Recrutamento e Seleção de Profissionais, existentes dentro dos Condomínios do grupo BBP, a BBP RH Corporativo oferece aos Clientes, soluções personalizadas.

Leia mais

Prova de Psicologia Organizacional

Prova de Psicologia Organizacional 1. O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto por quatro etapas. Qual a alternativa correta que apresenta as etapas citadas acima: (A) Diagnóstico, Desempenho, Implementação e Avaliação. (B)

Leia mais

crescimento sustentável. o maior grupo especializado em gestão e comunicação educacional com mais 1500 estabelecimentos de ensino.

crescimento sustentável. o maior grupo especializado em gestão e comunicação educacional com mais 1500 estabelecimentos de ensino. O Grupo Rabbit é uma holding composta por empresas voltadas ao mercado educacional com o objetivo de colaborar e orientar as instituições de ensino a alcançarem a excelência na prestação de seus serviços

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que aprendam novas

Treinamento e Desenvolvimento Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que aprendam novas Treinamento e Desenvolvimento Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que aprendam novas atitudes, soluções, ideias e conceitos e para que modifiquem

Leia mais

PROVA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

PROVA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Nome: Data: 12/07/2016 1. O Banco de Talentos é uma ferramenta que é resultado: (A) Da gestão de desempenho. (B) Da gestão por competências. (C) Da gestão da aprendizagem organizacional. (D) Da aplicação

Leia mais

Julgue os próximos itens, a respeito da administração de recursos humanos.

Julgue os próximos itens, a respeito da administração de recursos humanos. Questão: 71899 Julgue os próximos itens, a respeito da administração de recursos humanos. Considere que, em determinada organização, um empregado venha, há muito tempo, demonstrando crescimento profissional

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

02/12/2014. Aula 10. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B.

02/12/2014. Aula 10. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B. Aula 10 Gestão do Desempenho Agenda 1 Seminário 2 Gestão do Desempenho 1 Seminário 4 Getting 360-Degree Feedback Right Maury A. Peiperl Harvard Business Review, 2001. Gestão do Desempenho 2 Gestão Estratégica

Leia mais

Hoje vou dividir estratégias

Hoje vou dividir estratégias Hoje vou dividir estratégias 1- Como construir uma franquia muito lucrativa 2- Como fazer sua equipe entrar em alta performance em produtividade 3- Como identificar o perfil das outras pessoas 4- Estratégias

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM

Leia mais

Acreditamos que a grande maioria das empresas que utilizam a Descrição de Cargo como um instrumento sério de gestão, não a realizam com foco nos resultados que se esperam da posição descrita. Até hoje

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING FESPSP - SLAC Curso de Especialização lato sensu: Gestão Pública Elio Jaradanovski Silvia Ferreira Mac Dowell Discipl: Gestão de Pessoas Profa. Silvia Ferreira Mac

Leia mais

Professora: Daniela Moscon UFBA

Professora: Daniela Moscon UFBA Professora: Daniela Moscon UFBA danielamoscon@yahoo.com.br Agenda Visão panorâmica da gestão de pessoas; Evolução das relações entre indivíduo e organização; O papel estratégico da gestão de pessoas; Modelos

Leia mais

EDITAL Nº 024/ PROCESSO DE BUSCA PARA PREENCHIMENTO DE UMA VAGA PARA FUNÇÃO GRATIFICADA DE COORDENADOR DE RECURSOS HUMANOS

EDITAL Nº 024/ PROCESSO DE BUSCA PARA PREENCHIMENTO DE UMA VAGA PARA FUNÇÃO GRATIFICADA DE COORDENADOR DE RECURSOS HUMANOS EDITAL Nº 024/2012 - PROCESSO DE BUSCA PARA PREENCHIMENTO DE UMA VAGA PARA FUNÇÃO GRATIFICADA DE COORDENADOR DE RECURSOS HUMANOS O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá IDSM está selecionando

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso n.º 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Gestão de Pessoas MÓDULO II

Gestão de Pessoas MÓDULO II O DIFERENCIAL É O TALENTO HUMANO: Gestão de Pessoas MÓDULO II Prof. Ms. Fábio Lúcio Gomes fabiodobu@gmail.com Administração de RH Abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento Resolução sistemática de problemas; Experiências realizadas por outros. Circulação de conhecimento; Garvin (1993) Experimentação;

Leia mais

MBA GESTÃO DE PESSOAS E RESULTADOS

MBA GESTÃO DE PESSOAS E RESULTADOS MBA GESTÃO DE PESSOAS E RESULTADOS 1) OBJETIVO O curso objetiva promover a capacitação e a atualização profissional, integrando conhecimentos e práticas consagrados na área de gestão de pessoas, com visão

Leia mais

Implantação e Gestão de Política de RH

Implantação e Gestão de Política de RH Implantação e Gestão de Política de RH Ribeirão Preto 2012 Abordagens Pessoas / Gente Política de Recursos Humanos Resultados Esclarecimentos Sugestões Bibliográficas Base do Nosso Encontro O ÓBVIO: Pessoas

Leia mais

Implantação de grupos semi-autônomos (GSA)

Implantação de grupos semi-autônomos (GSA) Implantação de grupos semi-autônomos (GSA) qual a contribuição que a operação pode oferecer ao negócio? redução de custos inteligência operacional G.S.A. rapidez no ciclo de resposta flexibilidade o que

Leia mais

Clientes fidelizados e satisfeitos

Clientes fidelizados e satisfeitos GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS CONTÁBEIS Uma abordagem prática O QUE TODO EMPRESÁRIO SONHA... Pessoas qualificadas, motivadas e produtivas Baixa rotatividade Clientes fidelizados e satisfeitos PLANEJAMENTO

Leia mais

INSTITUCIONAL CS Terceirização e Trabalho Temporário

INSTITUCIONAL CS Terceirização e Trabalho Temporário CS TERCEIRIZAÇÃO INSTITUCIONAL A CS Terceirização e Trabalho Temporário foi fundada em 2010 por profissionais que acompanham a evolução deste mercado há mais de 20 anos. Toda a experiência adquirida ao

Leia mais

Prof. FLÁVIO TOLEDO CONCEITOS DE RH OU DE Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.

Leia mais

Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de Prezada Superintendente

Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de Prezada Superintendente Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de 2003. Prezada Superintendente Em atenção ao ofício circ. N 003/ESP/SAD, datado de 24 de janeiro do presente ano, estamos enviando em anexo, as necessidades

Leia mais

Unidade III. Gerenciamento de Pessoas. Prof. Fernando J. Lopes

Unidade III. Gerenciamento de Pessoas. Prof. Fernando J. Lopes Unidade III Gerenciamento de Pessoas Prof. Fernando J. Lopes Integração Organizacional e a Administração de Cargos Integração e socialização ao ambiente de trabalho é a inserção do candidato na empresa

Leia mais

GESTÃO SUSTENTÁVEL IMPACTOS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NA SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO GEP BRASIL 2015 RIBEIRÃO PRETO JUNHO 2015

GESTÃO SUSTENTÁVEL IMPACTOS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NA SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO GEP BRASIL 2015 RIBEIRÃO PRETO JUNHO 2015 GESTÃO SUSTENTÁVEL IMPACTOS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NA SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO GEP BRASIL 2015 RIBEIRÃO PRETO JUNHO 2015 SUMÁRIO PROBLEMAS LEGISLAÇÃO AMBIENTE SOLUÇÕES PROBLEMAS CULTURA HISTÓRIA

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 71845 oão Henrique, novo membro do conselho de diretores de um grande banco estatal brasileiro, apresentado aos empregados do escritório central, interessou-se em conhecer o trabalho dos empregados

Leia mais

Plano de Curso. Eixo Tecnológico. Classificação

Plano de Curso. Eixo Tecnológico. Classificação Plano de Curso Nome do Curso Carga Horária Eixo Tecnológico Ocupação Classificação Modalidade Regulamentação Gestão de Pessoas 30 horas Gestão Não se aplica FIC Presencial Não se aplica Sumário 1. Justificativa

Leia mais