O objetivo deste guia é clarificar o que nós esperamos da nossa liderança, valorizando a maneira como os resultados são conquistados.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O objetivo deste guia é clarificar o que nós esperamos da nossa liderança, valorizando a maneira como os resultados são conquistados."

Transcrição

1 Nossas Competências

2 O conteúdo deste guia fortalece a Cultura GPA, provendo alinhamento aos nossos líderes sobre os comportamentos que contribuem para o crescimento dos negócios e a superação de nossos resultados. O objetivo deste guia é clarificar o que nós esperamos da nossa liderança, valorizando a maneira como os resultados são conquistados.

3 Nossas Competências L.I.D.E.R.S.

4 DIRETORES E VICE-PRESIDENTES

5 LIDERANÇA É referência na Companhia em liderança e gestão de resultados, identifica e prepara sucessores. ENGAJAMENTO Define a estratégias e visão da Companhia, e atua como promotor dos valores do GPA, agindo com Integridade e Ética. INOVAÇÃO É sponsor de novas tendências, atua como líder de mudanças e promove dentro do seu negócio um espirito de inovação, criatividade e melhoria contínua. RESPONSABILIDADE PELO CLIENTE Define estratégias e diretrizes com o objetivo de garantir e aumentar a satisfação do cliente final. DECISÃO Possui visão de longo prazo, toma decisão e dá autonomia no limite e tempo adequado, antecipando riscos e visando o impacto no negócio / diretoria. SINERGIA Identifica e gera oportunidades de intercâmbios e sinergias buscando melhorar o desempenho dos negócios.

6 Nossas Competências LIDERANÇA INFLUENCIA E INSPIRA.

7 É referência na Companhia em liderança e gestão de resultados, identifica e preparar sucessores. Lidera negócios, diretorias ou grandes projetos com foco em objetivos e prepara sucessores para a Organização. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Mobiliza, Inspira e Engaja sua equipe e pares na busca de resultados para o negócio. Atua como agente disseminador das estratégias e compartilha informações necessárias o atingimento dos objetivos do negócio e da Companhia. Valoriza as qualificações e opiniões diversas, ouvindo as opiniões dos seus pares/colaboradores e apoiando suas iniciativas. Reconhece e Apoia os esforços coletivos e os sucessos individuais. Promove o desenvolvimento dos talentos, identificando e preparando sucessores para a Companhia. Escolhe, Movimenta e Valoriza as pessoas certas para a Companhia. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não compartilha a estratégia e visão da Companhia e não proporciona apoio suficiente para o alcance dos objetivos. Não é um líder inspirador e não ouve as opiniões/sugestões dos colaboradores. Não envolve a sua equipe no processo de tomada de decisão. Não estabelece um plano de desenvolvimento de sucessores.

8 Nossas Competências INOVAÇÃO CRIA E PROMOVE MUDANÇAS.

9 É sponsor de novas tendências, atua como líder de mudanças e promove dentro do seu negócio um espirito de inovação, criatividade e melhoria contínua. Atua com visão de melhoria contínua em processos em todas as esferas da organização. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Promove a inovação buscando gerar valor agregado no serviço, produto ou tecnologia. Estimula uma cultura de aprendizagem contínua e exerce uma liderança criativa. Faz gestão do conhecimento e busca o equilíbrio entre novas tendências e perpetuidade do negócio e dos processos. Desperta e promove constantemente o espírito de inovação e proporciona um ambiente aberto a mudanças. Direciona a sua equipe e colegas de trabalho em processos de mudança e melhoria contínua. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não estimula a inovação no seu negócio. Não gerencia inovação e a cultura de aprendizagem. Demostra pouca flexibilidade diante de oportunidades de melhoria e mudanças. Não atua como agente de mudanças e não está aberto a novas tendências e mudanças significativas em processos, sistemas e pessoas.

10 Nossas Competências DECISÃO AGE COM DETERMINAÇÃO.

11 Possui visão de largo prazo, toma decisão e dá autonomia no limite e tempo adequado, antecipando riscos e visando o impacto no negócio / diretoria. Antecipa riscos e dificuldades, responsabilizando-se pelas consequências de decisões próprias ou de sua equipe. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Toma decisões assertivas promove o equilíbrio correto entre autonomia e controle da sua equipe. Delega atividades e decisões aos colaboradores, utilizando seu tempo no gerenciamento de questões estratégicas. Apresenta perseverança e resiliência diante de obstáculos. Analisa cenários e antecipa-se a riscos de médio e longo prazo, e define ações e estratégias apropriadas para mitigá-los. Estabelece planos de ação adequados. Age para o alcance dos objetivos estratégicos da organização, buscando constantemente resultados sustentáveis. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Tem dificuldade em dar autonomia para a sua equipe. Não se antecipa riscos de médio e longo prazo, a fim de reduzir o impacto no negócio/diretoria. Não assume a responsabilidade por suas decisões e consequências.

12 Nossas Competências ENGAJAMENTO APOIA, RESPEITA E AGE COM INTEGRIDADE.

13 Define a estratégias e visão da Companhia, e atua como promotor dos valores do GPA, agindo com Integridade e Ética. Busca os interesses da Companhia, valoriza e fomenta uma cultura de diversidade e alta performance. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Define a estratégia do negócio de acordo com a estratégia e visão da Companhia. Promove e defende os interesses da Companhia diante dos clientes, colegas e subordinados. Busca constantemente a harmonia entre as decisões tomadas no seu negócio / área e os interesses da Companhia. Vivencia os valores do GPA e apresenta comportamentos exemplares no dia-a-dia. Promove e estimula a cultura da diversidade a fim de ter uma equipe que se complementa. Estabelece relações organizacionais baseadas na ética, confiança, humildade e respeito, garantindo a coerência entre discurso e prática. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não atua de acordo com os valores e a estratégia da Companhia. Não busca sinergia entre as medidas tomadas e os interesses do GPA. Não estimula uma equipe com diversidade e não reconhece a importância disto.

14 Nossas Competências RESPONSABILIDADE PELO CLIENTE CONHECE, FIDELIZA E ENCANTA.

15 Define estratégias e diretrizes com o objetivo de garantir e aumentar a satisfação do cliente final. Tem profundo conhecimento de nossos clientes (interno / externo) e de suas necessidades e se antecipa a tendências e expectativas. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Conhece as necessidades dos seus clientes e busca inovações / oportunidades para corresponder as suas expectativas. Tem o cliente como o centro da estratégia e das decisões que toma. Estabelece uma relação de acompanhamento com o cliente, a fim de fidelizá-lo e encantá-lo. Define planos de ação e explora novas oportunidades para obter elevado nível de satisfação de seus clientes. Explora novas oportunidades para melhor atender aos interesses dos clientes e se antecipa em análise de tendências no comportamento do cliente. Inspira sua equipe a dedicar-se permanentemente à entregas com qualidade e à satisfação dos clientes (internos e / ou externos). COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não define estratégias e diretrizes tendo o cliente como o ponto focal. Não tem conhecimento das necessidades dos seus clientes. Não busca soluções diferenciadas e inovadoras para atingir as expectativas dos clientes. Não traça planos de fidelização de clientes.

16 Nossas Competências SINERGIA IDENTIFICA E GERA OPORTUNIDADES.

17 Identifica e gera oportunidades de intercâmbios e sinergias buscando melhorar o desempenho dos negócios. Define objetivos claros e comuns entre os negócios e áreas, promovendo a cooperação, sinergia e trabalho em equipe. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Define a estratégia do seu negócio de acordo com os objetivos estratégicos da Companhia. Compartilha informações relevantes de forma precisa e estruturada com outros negócios. Desenvolve e promove a colaboração constante através de práticas, políticas e processos transversais (entre diferentes negócios ou diretorias) buscando sinergias para aumentar a produtividade e resultados da Companhia. Estimula a troca de melhores práticas para aumentar a eficiência dos negócios. Garante o alinhamento e aliança com seus pares independente da área ou negócio e valoriza as contribuições individuais e coletivas de pares e subordinados. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não alinha a estratégia do seu negócio aos objetivos da Companhia. Não promove práticas, políticas e processos transversais. Não garante alinhamento de pares e subordinados. Não compartilha informações e estratégias com outros negócios e áreas.

18 Gerentes

19 LIDERANÇA Tem foco em resultados, lidera pessoas e projetos e prepara seu sucessor. ENGAJAMENTO Compartilha à nossa Visão, Estratégia e valores, agindo com Integridade e Ética. INOVAÇÃO Identifica novas tendências, lidera mudanças e promove inovação, criatividade e melhoria contínua. RESPONSABILIDADE PELO CLIENTE Identifica novas oportunidades para garantir aos clientes uma melhor experiência de compra. DECISÃO Gera soluções com agilidade, toma decisões, responsabiliza-se por suas ações e consequências, assumindo riscos de forma calculada. SINERGIA Promove intercâmbios e sinergias para aumentar o desempenho dos negócios, criando equipes de alta performance.

20 Nossas Competências LIDERANÇA INFLUENCIA E INSPIRA.

21 Tem foco em resultados, lidera pessoas e projetos e prepara seu sucessor. Motiva e inspira sua equipe para o cumprimento dos objetivos de sua área de atuação. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Proporciona apoio necessário para o alcance dos objetivos. Compartilha informações necessárias para a realização de projetos e para execução das atividades da área. Leva em consideração a opinião dos colegas de trabalho e membros da equipe, apoiando suas iniciativas. Identifica e desenvolve talentos. Garante o compartilhamento e a troca de conhecimento. Desenvolve a sua equipe, dá feedback e forma sucessores. Ouve com atenção e promove o engajamento da sua equipe. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não compartilha informações e não fala com a sua equipe sobre os objetivos de sua área e o não faz o link com os objetivos da Companhia. Não envolve a sua equipe no processo de tomada de decisão. Não estabelece metas, não incentiva a sua equipe e não diferencia performance. Não ouve a sua equipe e seus pares e dificilmente considera opiniões divergentes.

22 Nossas Competências INOVAÇÃO CRIA E PROMOVE MUDANÇAS.

23 Identifica novas tendências, lidera mudanças e promove inovação, criatividade e melhoria contínua. Estimula as áreas para as tendências do mercado garantindo o processo de mudança. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Percebe novas oportunidades de ação e tendências e atua sobre elas. Propõe e implementa novas ideias e soluções. Moderniza conceitos e processos a fim de melhorar a qualidade dos serviços. Desperta e promove constantemente o espírito de inovação. Envolve a sua equipe e colegas de trabalho em processos de mudança e melhoria contínua. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não busca novas formas de realizar seu trabalho. Não demonstra flexibilidade diante de oportunidades de melhoria. Resiste às mudanças e desencoraja iniciativas de criatividade e inovação.

24 Nossas Competências DECISÃO AGE COM DETERMINAÇÃO.

25 Gera soluções com agilidade, toma decisões, responsabiliza-se por suas ações e consequências, assumindo riscos de forma calculada. Age com determinação diante de obstáculos, antecipando dificuldades ao liderar iniciativas. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Informa os colaboradores sobre acontecimentos que possam afetá-los, analisando o impacto das mudanças, visando orientar suas ações. Responde a todas as situações implementando ações corretivas. Antecipa dificuldades e age proativamente. Fornece respostas e plano de ação adequados. Identifica oportunidades e riscos e implanta ações para mitigá-los. Define as prioridades de atuação e delega responsabilidades para a sua equipe. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Espera o surgimento de problemas emergenciais para a tomada de decisão. Não assume a responsabilidade e consequências de suas ações. Não assume riscos. Não prevê o impacto de suas decisões quando lidera iniciativas.

26 Nossas Competências ENGAJAMENTO APOIA, RESPEITA E AGE COM INTEGRIDADE.

27 Compartilha à nossa Visão, Estratégia e valores, agindo com Integridade e Ética. Promove um ambiente positivo e aberto em sua equipe e com seus pares. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Compreende a estratégia e visão da Companhia. Promove e defende os interesses da Companhia diante dos clientes, colegas e subordinados. Respeita os colaboradores e suas ideias e valoriza a diversidade. Constrói e valoriza uma equipe diversa com competências que se complementam. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não entende e não respeita os valores e a estratégia da Companhia. Não compartilha mensagens importantes e não promove o alinhamento de sua equipe com a estratégia da Companhia. Desencoraja a equipe e os colegas ao adotar atitudes negativas diante das diferenças individuais.

28 Nossas Competências RESPONSABILIDADE PELO CLIENTE CONHECE, FIDELIZA E ENCANTA.

29 Identifica novas oportunidades para garantir aos clientes uma melhor experiência de compra. Tem prazer em servir e profundo conhecimento dos clientes (interno / externo), tendo como objetivo superar expectativas e fidelizá-los. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Mostra profundo conhecimento dos clientes (internos e externos) e de suas necessidades. Interage com o cliente, visando monitorar a qualidade dos serviços prestados. Garante uma relação completa de acompanhamento ao cliente. Procura ativamente novas oportunidades para os clientes. Implementa planos de ação a fim de elevar o nível de satisfação de seus clientes. Busca soluções em conjunto com as áreas para o atendimento das necessidades dos clientes. Atua próximo aos clientes (internos e/ou externos). COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não conhece as expectativas dos clientes, portanto não age em seu interesse. Não se antecipa às necessidades dos clientes e não propõe soluções diferenciadas. Não encanta e não fideliza seus clientes.

30 Nossas Competências SINERGIA IDENTIFICA E GERA OPORTUNIDADES.

31 Promove intercâmbios e sinergias para aumentar o desempenho dos negócios, criando equipes de alta performance. Incentiva o trabalho em equipe e reconhece os resultados coletivos e individuais. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Compartilha informações de maneira precisa e estruturada. Apoia os esforços coletivos bem como os sucessos individuais. Propicia um clima de ajuda mútua e cooperação. Valoriza e utiliza as competências individuais para o alcance dos objetivos de toda a equipe. Busca de sinergias de processos, práticas e equipes para melhorar o desempenho da área. Promove a troca de melhores práticas para aumentar a eficiência dos negócios. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não estimula o trabalho em equipe. Não apoia e não defende a sua equipe e os colegas, tomando os créditos de suas realizações. Não fornece à equipe meios para unificar ou simplificar processos e práticas. Não apoia equipes, práticas, políticas e processos transversais (entre diferentes negócios ou diretorias).

32 Coordenadores, Consultores e Profissionais

33 LIDERANÇA Lidera sua equipe ou projetos de sua responsabilidade de forma a atingir os resultados da área. ENGAJAMENTO Identifica-se e vivencia nossos valores, atuando com Integridade e Ética. INOVAÇÃO Desenvolve novas tendências e apoia mudanças, promovendo inovação, criatividade e melhoria contínua. RESPONSABILIDADE PELO CLIENTE Promove a satisfação e fidelização dos clientes através de seus projetos e atividades. DECISÃO Lidera iniciativas e fornece subsídio para tomada de decisão, assumindo os riscos e consequências de suas ações e propostas. SINERGIA Identifica processos e oportunidades de sinergia e trabalha em equipes multifuncionais.

34 Nossas Competências LIDERANÇA INFLUENCIA E INSPIRA.

35 Lidera sua equipe ou projetos de sua responsabilidade de forma a atingir os resultados da área. Cumpre os objetivos através de sua atuação e envolve seus colegas. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Fornece o apoio necessário para o alcance dos objetivos e suporta a tomada de decisão em projetos e atividades. Faz a gestão de seu tempo e recursos da sua área de atuação. Define prioridades corretamente, utilizando seu tempo no que é prioritário. Motiva os subordinados ou pares com seu foco e energia para cumprir os objetivos. Acompanha os resultados / indicadores da sua área e identifica como pode contribuir. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não fornece apoio para cumprir prazos, metas e desafios. Não consegue fazer priorização de atividades, considerando a relevância para o atingimento dos objetivos. Não é auto motivado e não atua como facilitador e motivador de pares ou subordinados.

36 Nossas Competências INOVAÇÃO CRIA E PROMOVE MUDANÇAS.

37 Desenvolve novas tendências e apoia mudanças, promovendo inovação, criatividade e melhoria contínua. Atua para melhorar seus processos e nível de qualidade de seu trabalho. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Desenvolve e busca formas de implementação de novas oportunidades e tendências. Analisa a aplicabilidade de novos conceitos a seus processos de trabalho buscando a produtividade. Adapta-se com facilidade as mudanças da Companhia e incentiva seus colegas ou equipes a contribuírem com a mudança. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não apresenta novas ideias e soluções para os processos implantados. Não busca novas formas de realizar seu trabalho. Não se adapta facilmente a novas formas de trabalho e resiste às mudanças. Atua como agente contrário a mudanças e novas ideias.

38 Nossas Competências DECISÃO AGE COM DETERMINAÇÃO.

39 Lidera iniciativas e fornece subsídio para tomada de decisão, assumindo os riscos e consequências de suas ações e propostas. Se antecipa a problemas e suporta a tomada de decisão. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Atua com garra diante de obstáculos e não desiste de seus projetos e objetivos. Responde as situações de problemas implantando plano de ação adequado. Identifica oportunidades de mudança de processos visando minimizar riscos de curto e médio prazo. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não prevê o impacto de suas atividades em riscos de médio e longo prazo. Não faz a gestão de suas equipes, projetos e atividades com o foco em minimizar riscos e impactos. Não se antecipa a problemas e não aprende na resolução caso aconteçam. Não demostra resiliência diante das dificuldades encontradas.

40 Nossas Competências ENGAJAMENTO APOIA, RESPEITA E AGE COM INTEGRIDADE.

41 Identifica-se e vivencia nossos valores, atuando com Integridade e Ética. Respeita as pessoas, valoriza e diversidade e tem atitudes positivas e abertas. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Acredita nos valores da Companhia e apresenta comportamentos exemplares no dia-a-dia. Respeita os colegas de trabalho e suas ideias. Reconhece o valor de ideias diferentes e reconhece quando colegas apresentam novas maneiras de realizar o trabalho. Valoriza a diversidade em suas múltiplas formas: de competências, de atitudes e perfis e se utiliza disso para garantir alta performance em seus projetos. Interage com todas as pessoas com ética, confiança, humildade e respeito. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não entende e não respeita os valores da Companhia. Não demonstra engajamento e entusiasmo em sua atuação diária e relacionamento com pares ou subordinados. Não respeita e não reconhece quando colegas trazem novas ideias, opiniões e formas diferentes de realizar o trabalho. Não valoriza a diferença e não consegue extrair o melhor de cada um.

42 Nossas Competências RESPONSABILIDADE PELO CLIENTE CONHECE, FIDELIZA E ENCANTA.

43 Promove a satisfação e fidelização dos clientes através de seus projetos e atividades. Tem prazer em servir e profundo conhecimento dos seus clientes (interno / externo) e foca seus esforços na sua satisfação e fidelização. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Interage com o cliente buscando compreender suas necessidades e sugerindo alternativas de soluções para demandas. Atende o cliente com destreza e flexibilidade, demonstrando empatia para satisfazer suas demandas. Antecipa-se as necessidades dos clientes, fornecendo soluções viáveis e com qualidade. Utiliza-se de feedbacks e diagnósticos dos clientes para melhorar os produtos e serviços de sua área. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não interage, não encanta e não fideliza seus clientes. Não conhece as necessidades dos clientes e não propõe soluções diferenciadas.

44 Nossas Competências SINERGIA IDENTIFICA E GERA OPORTUNIDADES.

45 Identifica processos e oportunidades de sinergia e trabalha em equipes multifuncionais. Trabalha em equipe, reconhecendo contribuições e competências individuais. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Compartilha informações relevantes com sua equipe. Promove dentro de sua equipe ou dos projetos e atividades que executa um clima de cooperação. Valoriza as competências de cada um para o alcance dos objetivos de toda a equipe. Trabalha em conjunto com outras áreas buscando resultados melhores para todos. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não trabalha em equipe. Não valoriza as opiniões dos colegas de trabalho. Não apoia equipes e práticas entre diferentes áreas.

46 ANALISTAS

47 INOVAÇÃO Executa novos processos e propõe ideias dentro de sua área de atuação com foco em produtividade e inovação. RESPONSABILIDADE PELO CLIENTE Antecipa, identifica e responde às necessidades dos clientes. DECISÃO Implementa soluções com agilidade. SINERGIA Identifica processos e oportunidades de sinergia para aumentar o seu desempenho em suas atividades. ENGAJAMENTO Age com Integridade e Ética e pratica os nossos valores.

48 Nossas Competências INOVAÇÃO CRIA E PROMOVE MUDANÇAS.

49 Executa novos processos e propõe ideias dentro de sua área de atuação com foco em produtividade e inovação. Atua para cumprir e melhorar seus processos com foco em aumentar o nível de qualidade de seu trabalho. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Desenvolve e busca formas diferentes e melhores de realizar seu trabalho diário. Trata melhorar constantemente seus processos de trabalho buscando a produtividade. Tem Facilidade de adaptação às mudanças e contribui para que elas aconteçam. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não propõe novas formas de realizar seu trabalho. Não busca produtividade dentro de seu trabalho. Resiste às mudanças e não contribui para que elas aconteçam.

50 Nossas Competências DECISÃO AGE COM DETERMINAÇÃO.

51 Implementa soluções com agilidade. Se antecipa a problemas e propõe soluções adaptadas ao processo alinhadas as diretrizes definidas. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Atua com garra e persistência diante de obstáculos, até conseguir atingir os objetivos propostos. Age proativamente. Assume a responsabilidade por suas ações. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não age com garra e entusiasmo para cumprir os objetivos propostos. Não antecipa a problemas. Não assume a responsabilidade por suas ações.

52 Nossas Competências ENGAJAMENTO APOIA, RESPEITA E AGE COM INTEGRIDADE.

53 Age com Integridade e Ética e pratica os nossos valores. Respeita as pessoas e suas diferenças e tem atitudes positivas e abertas. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Ao falar com clientes e colegas, diz coisas boas sobre a Companhia. Pratica os valores da Companhia, apresentando comportamentos exemplares no dia-a-dia. Age de forma respeitosa no tratamento com os colegas de trabalho e suas ideias. Reconhece o valor de ideias diferentes e valoriza quando colegas apresentam novas maneiras de realizar o trabalho. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não pratica e não respeita os valores da Companhia. Não diz coisas boas sobre trabalhar nesta Companhia. Não respeita os colegas e suas ideias e opiniões.

54 Nossas Competências RESPONSABILIDADE PELO CLIENTE CONHECE, FIDELIZA E ENCANTA.

55 Antecipa, identifica e responde às necessidades dos clientes. Tem paixão por servir e prazer por realizar com profundo conhecimento dos clientes (interno / externo) e suas necessidades. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Demostra ter o conhecimento necessário para atender as necessidades dos clientes (interno ou externo). Busca a satisfação dos clientes ao realizar suas atividades. Busca novas oportunidades para melhor atender aos interesses dos clientes. Antecipa-se as necessidades dos clientes, propondo soluções adaptadas. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não tem um conhecimento suficiente das necessidades dos clientes (interno ou externo). Não explora novas oportunidades para melhor atender aos interesses dos clientes.

56 Nossas Competências SINERGIA IDENTIFICA E GERA OPORTUNIDADES.

57 Identifica processos e oportunidades de sinergia para aumentar o seu desempenho em suas atividades. Atua como membro de uma equipe, respeitando as diferenças entre os colegas. + - COMPORTAMENTOS ADERENTES: Compartilha informações importantes com seu superior. Valoriza as competências de cada um para o alcance dos objetivos de toda a equipe. Propõe oportunidades de sinergia para aumentar seu desempenho. Trabalha bem em equipe e contribui para um clima de cooperação com todas as áreas. Atua e fomenta os valores da Companhia. COMPORTAMENTOS NÃO ADERENTES: Não compartilha informações e não leva em consideração as opiniões / sugestões dos colegas. Não trabalha em equipe e não estimula um clima de colaboração entre as áreas ou equipes. Não atua e fomenta os valores da Companhia.

58 Gestão de Gente Novembro 2014

59

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO VISÃO SISTÊMICA PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO Compreende o impacto e relação das suas atividades no contexto geral dos processos do Sistema FIEB. Não considera os impactos do desenvolvimento

Leia mais

Descrição Competências Organizacionais

Descrição Competências Organizacionais Descrição Competências Organizacionais Orientação para Resultados Sustentáveis Disciplina Operacional Competência Técnica Adaptabilidade e Flexibilidade Relacionamento e Colaboração Realiza tarefas dentro

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS O Feedback 360 é um instrumento projetado para fornecer um foco desenvolvimentista a respeito dos pontos fortes das habilidades comportamentais específicas e suas necessidades de desenvolvimento. Este

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

CICLO DE GENTE. Manual de Competências

CICLO DE GENTE. Manual de Competências CICLO DE GENTE Manual de Competências Manual de Competências A mudança é uma característica da natureza como um todo, tanto da realidade que nos cerca como de nós mesmos. Tudo ao nosso redor está em constante

Leia mais

Anexo I. Operacionalização de competências

Anexo I. Operacionalização de competências Anexo I Operacionalização de competências s Descrição. Capacidade de Adaptação e Flexibilidade Capacidade de proceder de modo flexível, demonstrando adaptação a contextos organizacionais e diretivas que

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA O que é empreender? Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforços

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

CICLO MCT. Mentoring, Coaching e Training. Coordenador Estratégico de IES

CICLO MCT. Mentoring, Coaching e Training. Coordenador Estratégico de IES CICLO MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Ciclo MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Mentoring Inspira o participante a melhorar seu desempenho

Leia mais

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP)

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Prof. Roberto Ruas PPGA/UNINOVE Introdução: - Importância do evento

Leia mais

COMPETÊNCIA PARA VENDEDORES COMPETÊNCIA PARA AUXILIARES DE VENDAS

COMPETÊNCIA PARA VENDEDORES COMPETÊNCIA PARA AUXILIARES DE VENDAS COMPETÊNCIAS Reconhece e valoriza a importância dos outros para a realização de seu trabalho. Colabora e se disponibiliza para ajudar os outros mesmo que não seja seu papel. Constrói relacionamentos construtivos

Leia mais

Formação de líderes inclui vivências

Formação de líderes inclui vivências Nossa cultura Formação de líderes inclui vivências Programa de desenvolvimento, Mosaico usa experiências para despertar agilidade, flexibilidade e empatia Para responder aos desafios do mercado, buscamos

Leia mais

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2 24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2 NOVAS COMPETÊNCIAS DA LIDERANÇA FRENTE AOS DESAFIOS DO METRÔ AUTORES INTRODUÇÃO Este artigo

Leia mais

Clique aqui para adicionar um texto. Ago/2017

Clique aqui para adicionar um texto. Ago/2017 Clique aqui para adicionar um texto Ago/2017 Clique aqui Ciclo para de adicionar Gente um texto Avaliação de Competências Integração das Metas de 2016 9box Clique aqui para Objetivos adicionar um texto

Leia mais

A EMPRESARIAS QUE ENRIQUECEM. As 10 principais características da mulher empreendedora.

A EMPRESARIAS QUE ENRIQUECEM. As 10 principais características da mulher empreendedora. A EMPRESARIAS QUE ENRIQUECEM As 10 principais características da mulher empreendedora. AS EMPRESÁRIAS QUE ENRIQUECEM Ser empreendedor não é condição exclusiva de empresários ou de quem está à frente de

Leia mais

Comportamentos que exemplificam a competência:

Comportamentos que exemplificam a competência: Prezado aluno, Por meio da aplicação do Projeto de Estratégias Para o Desenvolvimento de Competências Humanísticas no curso da sua Instituição de Ensino, será possível desenvolver suas competências humanísticas

Leia mais

Mapa Comparativo do Perfil Individual x Matriz de Competências Corporativas

Mapa Comparativo do Perfil Individual x Matriz de Competências Corporativas Mapa Comparativo do Perfil x de Competências Dados Principais de Competências E-mail joao_modelo@curriculum.com.br CPF 88995451467 O que é É o comparativo entre a pontuação obtida pelo indivíduo em cada

Leia mais

SGI 004 Política de Recursos Humanos

SGI 004 Política de Recursos Humanos SGI 004 de Recursos Humanos Controle de Revisão Revisão D. Revisão Alteração Resp. Revisão D. Aprovação Aprovado Por 00 N/A Elaboração da Sistemática Kássio Soares N/A N/A 01 28/02/18 Revisão Geral do

Leia mais

O papel do líder no engajamento dos profissionais

O papel do líder no engajamento dos profissionais O papel do líder no engajamento dos profissionais O que é engajamento e para que serve? O comprometimento de um empregado e sua vontade para trabalhar além das expectativas, ou seja, o seu engajamento

Leia mais

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre...

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Este bate papo que tivemos foi, na verdade, para inaugurar o Programa Sua carreira; Sua vida profissional; Dicas para o auto-desenvolvimento;

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL A Agência de Certificação Ocupacional (ACERT) é parte integrante da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) Centro de Modernização e Desenvolvimento da Administração

Leia mais

Avaliação de Desenvolvimento e Performance

Avaliação de Desenvolvimento e Performance Avaliação de Desenvolvimento e Performance - 2017 Metas Composição de Metas 2017 (Exceto Executivos de Vendas) Metas x PLR Diretores Gerentes Coordenadores Placar de metas individuais * e corporativas

Leia mais

Estágios de Liderança Braskem Competências de Cultura

Estágios de Liderança Braskem Competências de Cultura Estágios de Liderança Braskem ------------------------- Competências de Cultura 01 Clarificando Estágios de Liderança Braskem o PA do Líder 01 Estágios de Liderança Braskem Os Estágios de Liderança Braskem

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Individual - PDI Recursos Humanos

Plano de Desenvolvimento Individual - PDI Recursos Humanos Plano de Desenvolvimento Individual - PDI Recursos Humanos Joinville, Abril de 2014 0 Ciclo de Desempenho RECURSOS Definição de Objetivos/Metas Globais Fev/13 Desenvolvimento PDI Abr/14 Criação de Objetivos/

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Balanced Scorecard Introdução Podemos comparar o Planejamento Estratégico como um bussola que orienta e direciona a empresa a chegar ao seu destino (objetivo de longo prazo). AN V 3.0 [60] Rildo F Santos

Leia mais

NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL - Objetivos - Evolução Grupo Governança Corporativa - Captura de Sinergias - Racionalização Processos - Viabilizar o Processo de Crescimento - Valorização dos Talentos Antecedentes

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FICHA DE AUTO AVALIAÇÃO ASSISTENTE OPERACIONAL

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FICHA DE AUTO AVALIAÇÃO ASSISTENTE OPERACIONAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO ESCOLA EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO SIADAP 3 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FICHA DE AUTO AVALIAÇÃO ASSISTENTE OPERACIONAL Avaliado Carreira/Categoria Unidade

Leia mais

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Agenda Objetivos da G. Desempenho Conceitos estruturantes O Modelo concebido para o grupo Águas do Brasil Relato da Experiência e dos Resultados

Leia mais

Gestão por Competência

Gestão por Competência Gestão por Competência Vera Gobetti 04/05/2017 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS É UMA EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS A Competência é sustentada em 3 pilares: 1- Conhecimento 2- Habilidades 3- Atitudes Aspectos Fundamentais

Leia mais

Atendimento Humanizado. Liderança de Equipes. Qualidade Gestão de Resultados

Atendimento Humanizado. Liderança de Equipes. Qualidade Gestão de Resultados Atendimento Humanizado Liderança de Equipes Qualidade Gestão de Resultados Palestras Seminários Orientação dirigida possibilidades para projetos customizados sob medida à realidade do hospital possibilidades

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

Apresentação / Introdução

Apresentação / Introdução Apresentação / Introdução Este documento apresenta as diretrizes que funcionam como base para a Gestão de Recursos Humanos do. Mais do que qualquer outro fator, a experiência, as potencialidades e as competências

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

GUIA DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

GUIA DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE Quem está em cada um destes níveis? Analistas (Grade 7, 8, 9) Consultor (Grade 13) Gerentes* (Grade 10,11 e 12) Gerentes (Grade 13 e 14) Diretores (Grade 15 a 17) VPs Secretárias

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Construindo pontes para o futuro

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Construindo pontes para o futuro RESUMO O desenvolvimento da prática do Planejamento Estratégico em organizações públicas representa o comportamento estratégico que cria valor público, é o processo de responsabilidade coletiva de dispor

Leia mais

Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna

Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho Coordenador de SMS nas Empresas Artecola Nossos negócios

Leia mais

PADRÕES DE COMPETÊNCIAS PARA O CARGO DE DIRIGENTE ESCOLAR

PADRÕES DE COMPETÊNCIAS PARA O CARGO DE DIRIGENTE ESCOLAR PADRÕES DE COMPETÊNCIAS PARA O CARGO DE DIRIGENTE ESCOLAR Um Dirigente Escolar desempenha múltiplas funções e atende às demandas de diversos setores que dependem de suas atividades. Deve possuir conhecimentos

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO SECRETARIA Serviço ou Organismo NIF FICHA DE AVALIAÇÃO PARA OS DIRIGENTES DE NÍVEL INTERMÉDIO A preencher pelo avaliador Avaliador Cargo NIF Avaliado Cargo Unidade orgânica NIF Período em avaliação a 1.

Leia mais

O desafio da transformação pela excelência em gestão

O desafio da transformação pela excelência em gestão O desafio da transformação pela excelência em gestão Conheça o novo Modelo de Excelência da Gestão - MEG 21ª Edição Gilmar Casagrande Sócio e Diretor da Casattos 23/08/2017 O PGQP, há 25 anos, mobiliza

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

ANEXO IX. Manual da Avaliação de Desempenho. São Paulo Turismo S.A.

ANEXO IX. Manual da Avaliação de Desempenho. São Paulo Turismo S.A. ANEXO IX Manual da Avaliação de Desempenho São Paulo Turismo S.A. 129 OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO A avaliação de desempenho será um processo anual e sistemático que, enquanto processo de aferição

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Balanced Scorecard EAD 0612 - Avaliação de Desempenho Organizacional Prof. Dra. Bernadete de Lourdes Marinho Monitora: Heloiza

Leia mais

geramos resultados. gerimos talentos

geramos resultados. gerimos talentos geramos resultados. gerimos talentos GERAMOS RESULTADOS. GERIMOS TALENTOS Sabemos o que é necessário para aumentar resultados e ter mais rentabilidade. É preciso questionar regras, estabelecer metas e

Leia mais

O novo modelo de Gestão de Desempenho por Competências tem o objetivo de melhorar os resultados e propiciar o desenvolvimento de todos os servidores.

O novo modelo de Gestão de Desempenho por Competências tem o objetivo de melhorar os resultados e propiciar o desenvolvimento de todos os servidores. O novo modelo de Gestão de Desempenho por Competências tem o objetivo de melhorar os resultados e propiciar o desenvolvimento de todos os servidores. O que é o novo modelo de Gestão do Desempenho por Competências?

Leia mais

Planejamento SPU/SC. Cristiano De Angelis

Planejamento SPU/SC. Cristiano De Angelis Planejamento SPU/SC Cristiano De Angelis Tópicos da Apresentação 1. O que é missão? 2. O que é visão? 3. O que é um projeto? 4. O que é uma ação? 5. Sugestão de um projeto. Valores da SPU 1. Compromisso

Leia mais

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 )

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) Ace Coaching AC E C OAC HING EXECUTIVO E TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇ A B R E T T MARSHALL I N F O @ AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) 98112-50 0

Leia mais

Prêmio Nacional de Inovação

Prêmio Nacional de Inovação Prêmio Nacional de Inovação 2013 Caderno de Avaliação Categoria EMPRESA: Agentes Locais de Inovação Método: Esta dimensão visa facilitar o entendimento de como estão sendo utilizados sistemas, métodos

Leia mais

Política Institucional Comitê de Sustentabilidade. Política de Sustentabilidade. Código: PI.HPEG.CSUST.001 Versão: 001 Página: 1/6

Política Institucional Comitê de Sustentabilidade. Política de Sustentabilidade. Código: PI.HPEG.CSUST.001 Versão: 001 Página: 1/6 Código: PI.HPEG.CSUST.001 Versão: 001 Página: 1/6 SUMÁRIO 1. Apresentação... 02 2. Objetivo... 02 3. Princípios... 02 4. Documentos de Referencias... 03 5. Diretrizes... 03 6. Compromissos e Prestação

Leia mais

Plataforma da Informação. Fundamentos da Excelência

Plataforma da Informação. Fundamentos da Excelência Plataforma da Informação Fundamentos da Excelência Modelo de Excelência em Gestão Fundamentos da Excelência O Modelo de Excelência em Gestão estimula e apoia as organizações no desenvolvimento e na evolução

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas

OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas Rev. 00 de Março/2013 1/208 1/ 42 Rodrigo Sousa Atuação: Instrutor de treinamentos Consultor e Auditor em Sistemas de Gestão da Qualidade

Leia mais

Acordo de Acionistas NORMA DE da CPFL Energia S.A. ENGAJAMENTO

Acordo de Acionistas NORMA DE da CPFL Energia S.A. ENGAJAMENTO Acordo de Acionistas NORMA DE da CPFL Energia S.A. ENGAJAMENTO Atual DE Denominação PÚBLICOS Social DE da Draft II Participações INTERESSE S.A. Sumário Introdução 3 Objetivo da Norma 4 Conceitos básicos

Leia mais

XI CONGRESSO DE GESTÃO, ESTRATÉGIAS E PESSOAS 18/05 08:30 às 18:30

XI CONGRESSO DE GESTÃO, ESTRATÉGIAS E PESSOAS 18/05 08:30 às 18:30 XI CONGRESSO DE GESTÃO, ESTRATÉGIAS E PESSOAS 18/05 08:30 às 18:30 Nós, da Edenred, customizamos e gerenciamos soluções que geram eficiência para as organizações e poder de compra para os trabalhadores.

Leia mais

Categoria: Agente Local de Inovação

Categoria: Agente Local de Inovação Prêmio Nacional de Inovação Edição 2014/2015 Anexo II Categoria: Agente Local de Inovação Prêmio Nacional de Inovação - Ciclo 2014/2015 Questões para a Autoavaliação na categoria Agente Local de Inovação

Leia mais

FORMULÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GERENCIAL SERVIDOR MATRÍCULA CARGO SETOR CAMPUS PERÍODO DE AVALIAÇÃO

FORMULÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GERENCIAL SERVIDOR MATRÍCULA CARGO SETOR CAMPUS PERÍODO DE AVALIAÇÃO FORMULÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GERENCIAL SERVIDOR MATRÍCULA CARGO SETOR CAMPUS PERÍODO DE AVALIAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO 1. IDENTIFICAÇÃO DO SERVIDOR Servidor

Leia mais

Estratégia de sustentabilidade

Estratégia de sustentabilidade Estratégia de sustentabilidade Fusão I Itaú + Unibanco Visão I Itaú Unibanco Perguntas norteadoras I 2010 - Itaú Unibanco 1 2 3 O que é Performance Sustentável e qual a relação entre Performance Sustentável

Leia mais

ALGUNS CLIENTES. Clientes. Tu te tornas plenamente responsável por aquilo que cativas. Do Livro: O Pequeno Príncipe

ALGUNS CLIENTES. Clientes. Tu te tornas plenamente responsável por aquilo que cativas. Do Livro: O Pequeno Príncipe ALGUNS CLIENTES Clientes Tu te tornas plenamente responsável por aquilo que cativas. Do Livro: O Pequeno Príncipe Nosso maior objetivo é propor um trabalho de qualidade, com resultados imediatos utilizando

Leia mais

Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica

Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica Refletir sobre o impacto da capacitação no aumento da produtividade. Identificar e discutir alternativas e soluções

Leia mais

ESTRUTURA ISO 9.001:2015

ESTRUTURA ISO 9.001:2015 Sistema de Gestão Qualidade (SGQ) ESTRUTURA ISO 9.001:2015 ESTRUTURA ISO 9.001:2015 Objetivos: Melhoria da norma existente; Melhoria do entendimento e facilidade de uso; Compatibilidade com a ISO 14001:2015;

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Assessorar tecnicamente a gestão e a implementação de políticas e programas relacionadas com as iniciativas governamentais

Leia mais

Anexo II - Princípios das Normas ISO aplicáveis a organizações de saúde

Anexo II - Princípios das Normas ISO aplicáveis a organizações de saúde Anexo II - Princípios das Normas ISO aplicáveis a organizações de saúde 95 96 Princípios das Normas ISO aplicáveis a organizações de saúde Princípio 1 Foco no cliente: dado que as organizações dependem

Leia mais

Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho OBJETIVO A Avaliação de Desempenho foi desenvolvida com o objetivo de avaliar as competências dos funcionários com base na Cultura da nossa empresa, fornecer um feedback estruturado e acompanhar o seu

Leia mais

B1 B2 B3 B4 B5 Troca informações internamente, em assuntos relacionados a sua área de atuação, visando colaborar com o estabelecimento das rotinas.

B1 B2 B3 B4 B5 Troca informações internamente, em assuntos relacionados a sua área de atuação, visando colaborar com o estabelecimento das rotinas. 1.1 TRABALHO EM EQUIPE: Interage e mantém o bom relacionamento com seus colegas, superiores e subordinados (se houver). Respeita os papéis de cada membro da equipe e contribui para a atuação positiva dos

Leia mais

CURSO GESTÃO DA QUALIDADE. Disciplina Indicadores de Desempenho

CURSO GESTÃO DA QUALIDADE. Disciplina Indicadores de Desempenho 1 CURSO GESTÃO DA QUALIDADE Disciplina Indicadores de Desempenho 2 Visão estratégica, Missão, Visão, Valores e Fatores Críticos de Sucesso. (Aula 6) 3 Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que

Leia mais

Eu não tinha noção da força que possuía

Eu não tinha noção da força que possuía Eu não tinha noção da força que possuía APRESENTAÇÃO Gabriel Metzler e um engenheiro civil que a vida lapidou para ser um palestrante. E uma fonte de inspiração para as empresas que buscam transformações

Leia mais

Portfólio de Produtos...better companies for a better world

Portfólio de Produtos...better companies for a better world GESTÃO FINANCEIRA REDUÇÃO DE CUSTOS Identificar as lacunas de custos, priorizá-las e atacá-las com metas e planos de ação específicos. Identificar e disseminar as melhores práticas e o controle efetivo

Leia mais

Programa de Avaliação de Desempenho ANEXO 1 PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

Programa de Avaliação de Desempenho ANEXO 1 PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL Programa de Avaliação de Desempenho ANEXO 1 PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL Descreva as recomendações para melhoria no desempenho das atividades do servidor (As recomendações da chefia imediata

Leia mais

Aplicável a todas as áreas e macroprocessos, colaboradores, médicos, terceiros e fornecedores do Grupo Fleury ou que atuem em seu nome.

Aplicável a todas as áreas e macroprocessos, colaboradores, médicos, terceiros e fornecedores do Grupo Fleury ou que atuem em seu nome. 1. OBJETIVO A Política de Sustentabilidade ( Política ) do Grupo Fleury estabelece premissas e governança para a Sustentabilidade, fornecendo diretrizes que impulsionam o valor da sustentabilidade em todos

Leia mais

Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia

Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia 1 Índice: 1. Introdução 2. Objetivo 3. Abrangência e público-alvo 4. Referências 5. Valores 6. Princípios de Sustentabilidade 7. Responsabilidades 8. Atualização

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Assessorar tecnicamente a gestão e promover a implementação e articulação interprogramática das atividades relacionadas

Leia mais

EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO

EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO 1 EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO O que é? O quanto as empresas estimulam? O quanto os funcionários valorizam? Características de um intraempreendedor?... 2 OFERECIMENTO REALIZAÇÃO

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

eduardo@ ENDP 2017 13/09/2017 DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS NA TERCEIRIZAÇÃO DO SETOR PÚBLICO EDUARDO CARMELLO eduardo@ www. 2017 2019 2022 >Orientar e Capacitar Empresas para produzir o Futuro Desejado

Leia mais

A Cultura empresarial como diferencial competitivo. Odino Marcondes

A Cultura empresarial como diferencial competitivo. Odino Marcondes A Cultura empresarial como diferencial competitivo Odino Marcondes Definição: Cultura é como nós fazemos as coisas por aqui As coisas como Cerveja Antarctica Brahma Ambev Normas, crenças idiossincráticas

Leia mais

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação Página 1 de 6 Índice Resumo: Estabelece os princípios para o desenvolvimento sustentável das atividades da empresa.. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. Desenvolvimento Sustentável 3.2. Responsabilidade

Leia mais

Obtendo sucesso através da Gestão de Clima

Obtendo sucesso através da Gestão de Clima Obtendo sucesso através da Gestão de Clima Mais de 70% das grandes empresas aplicam instrumentos ligados a Gestão de Clima Organizacional. As pequenas e médias empresas tem aumentado cada vez mais a participação

Leia mais

Lidere sua equipe para ter melhores resultados

Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Objetivo: Sensibilizar os empresários das micro e pequenas empresas sobre a importância da liderança eficaz

Leia mais

Coaching + Assessment. Rose Silva Consultoria e Desenvolvimento

Coaching + Assessment. Rose Silva Consultoria e Desenvolvimento Coaching + Assessment Rose Silva Consultoria e Desenvolvimento Coaching O que é O processo de coaching consiste em uma parceria entre coachee e coach para que juntos possam atuar para o alcance dos resultados

Leia mais

Formulário de Avaliação de Desempenho UNIMED CAMPINA GRANDE. Registro funcional: Diretoria / Gerencia: Data da Avaliação:

Formulário de Avaliação de Desempenho UNIMED CAMPINA GRANDE. Registro funcional: Diretoria / Gerencia: Data da Avaliação: Formulário de Avaliação de Desempenho UNIMED CAMPINA GRANDE Nota Final: Para uso do RH Nome do Avaliado: Cargo: Registro funcional: Diretoria / Gerencia: Data da Avaliação: Nome do Avaliador: Cargo: ASSIDUIDADE

Leia mais

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS I. ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Porto Alegre, 2018 ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Reitor: Ir. Evilázio Teixeira

Leia mais

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira Balanced Scorecard Sistemas de Informação Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira 1 GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DA INOVAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DO

Leia mais

Guia simplificado de Implantação do Planejamento Estratégico

Guia simplificado de Implantação do Planejamento Estratégico Guia simplificado de Implantação do Planejamento Estratégico O planejamento estratégico envolve a definição de uma visão almejada para o futuro e metas de apoio que possam ser avaliadas frequentemente

Leia mais

LIDERANÇA EM ENFERMAGEM E GERÊNCIA DO CUIDADO EM UTI NEONATAL

LIDERANÇA EM ENFERMAGEM E GERÊNCIA DO CUIDADO EM UTI NEONATAL 1 LIDERANÇA EM ENFERMAGEM E GERÊNCIA DO CUIDADO EM UTI NEONATAL Drª. Zenith Rosa Silvino e Drª. Bárbara Pompeu Christovam Curso: II Curso de Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Leia mais

Produtos e Serviços de Capital Humano, Diversidade, Engajamento e Sustentabilidade. Sua empresa na direção certa!

Produtos e Serviços de Capital Humano, Diversidade, Engajamento e Sustentabilidade. Sua empresa na direção certa! Produtos e Serviços de Capital Humano, Diversidade, Engajamento e Sustentabilidade Sua empresa na direção certa! Nosso Propósito e Diferenciais PROPÓSITO Tornar as empresas mais HUMANIZADAS por meio da

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

LIDERANÇA DO FUTURO. Porque você vai aprender a preparar as organizações para o futuro por meio da sua própria liderança.

LIDERANÇA DO FUTURO. Porque você vai aprender a preparar as organizações para o futuro por meio da sua própria liderança. LIDERANÇA DO FUTURO Objetivos Proporcionar aos líderes a vivência de uma nova liderança transformadora das pessoas, das organizações e do mundo; e, portanto, criadora de novas relações para sustentarem

Leia mais

Perf il Caliper Overview

Perf il Caliper Overview Perf il Caliper Overview Entendendo s, Comportamentos e os dados do Perfil Caliper As pessoas têm sucesso quando estão em posições que permitam a utilização de seus potenciais, pontos fortes e motivadores.

Leia mais

O PAPEL DO RH ESTRATÉGICO NAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR. Daniela Diniz

O PAPEL DO RH ESTRATÉGICO NAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR. Daniela Diniz O PAPEL DO RH ESTRATÉGICO NAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR Daniela Diniz MISSÃO: CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MELHOR,TRANSFORMANDO CADA ORGANIZAÇÃO EM UM GREAT PLACE TO WORK PRESENÇA GLOBAL EMPRESAS PARTICIPANTES

Leia mais