Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino"

Transcrição

1 Unidade IV MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino

2 Técnicas de negociação Negociar: Prática antiga e comum; Negociamos muitas vezes: Tanto em casa como no trabalho; Desde crianças - não tememos respostas negativas; quando crescemos pensamos que negociar é coisa para vendedores: Negociar depende não só de habilidades inatas, mas principalmente de técnicas baseadas no comportamento humano e cultural.

3 O que é negociação Existem diversas definições e visões: Cohen, 2005: negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa Raiffa (1982) classifica a negociação em: Ganha/perde: resultados de uma parte são prejudicados em prejuízo da outra; Ganha/ganha: resultado positivo para ambas as partes; Perde/perde: ambos os lados saem prejudicados.

4 O que é negociar Apesar das várias formas se definir negociação, diversos estudiosos concordam com a ideia de que negociação é um processo em que as pessoas atuam de forma a interferir nos resultados que, por sua vez, dependem do desempenho dos participantes.

5 O que é negociar Roger Fisher (1980) afirma que qualquer negociação possui 7 elementos-chave: Comunicação Relacionamento entre as partes Interesse Opções Formas justas de convencimento Alternativas Compromisso Pressupõem: Análise de metas tangíveis, emocionais e simbólicas; Observação e entendimento de impactos no relacionamento; Obtenção dos resultados esperados.

6 O que é negociar Planejar: Traz uma visão estratégica ao tema e coloca os negociadores estratégicos em posição de vantagem sobre os negociadores comuns ou convencionais. Segue regras; Traz benefícios, pois além de determinar as metas citadas anteriormente, permite escolher a estratégia mais adequada à situação.

7 Habilidades do negociador Bom-senso: sabe imprimir esforços; Administra conflitos: considera os interesses da outra parte; Sabe se comunicar e ouvir; É perspicaz e observador; Tem princípios e não se desvia da sua ética nem das questões culturais dos envolvidos; Concentra-se nos objetivos; Tem flexibilidade; Cerca-se de informações; Prepara-se para negociação.

8 Planejamento da negociação Objetivo da negociação: problema que deverá ser resolvido; Portanto, é fundamental determiná-lo com clareza; Requer considerar: Separar os problemas das pessoas;

9 Planejamento da negociação Concentração nos pontos de interesse: O negociador deve entender quais são os interesses de cada uma das partes envolvidas, identificando quais são comuns e quais são conflitantes; Procurar alternativas de ganhos comuns às partes: Traz o benefício de se encontrar outras opções de soluções satisfatórias e elimina a necessidade de se fazer um acordo que não seja tão bom quanto o esperado.

10 Planejamento da negociação Procurar critérios objetivos: Visa à conciliação. Avaliar diversas soluções leva o negociador ao melhor acordo possível, sempre tendo em vista interesses em comum; Requer pensar em padrões justos de comparação para as alternativas que sejam de consenso entre os envolvidos: Opiniões especializadas emitidas por pessoas idôneas; Conhecer leis pertinentes; etc.

11 Planejamento da negociação Método de negociação baseada em princípios : O planejamento compreende as considerações citadas; Possui etapas que compreendem todo o período da negociação: Análise; Planejamento; Discussão.

12 Interatividade O Método de negociação baseada em princípios compreende: I. O planejamento da negociação; II. Possui as seguintes etapas: Análise, planejamento e discussão; III. Requer o claro entendimento dos objetivos. a) As afirmações I e II estão certas. b) As afirmações II e III estão certas. c) As afirmações I, II e III estão certas. d) A afirmação I está certa. e) A afirmação II está certa.

13 Etapas do planejamento da negociação Análise: Diagnóstico da situação: coleta de informações relevantes sobre o problema; Organização e avaliação das informações; Momento de: separar o problema da pessoa com quem vai negociar - o oponente; De identificar quais são os interesses das partes que estão envolvidas na negociação quais são os critérios para o acordo.

14 Etapas do planejamento da negociação Planejamento: Busca de ideias e de tomada de decisões; Momento em que o negociador deve ter em mente as considerações vistas: como lidar com as pessoas e os problemas; quais interesses são realmente importantes e devem ser considerados e atendidos; quais opções existem para a solução do problema; quais são os critérios para a tomada de decisão.

15 Etapas do planejamento da negociação Discussão: Momento em que as partes se comunicam para o alcance do objetivo; As partes devem ter condições de reconhecer e abordar diferenças de percepção, sentimentos de frustração e problemas de comunicação.

16 Variáveis existentes nas negociações Poder: Ao conhecer as opções disponíveis, o negociador pode testar hipóteses, assumir riscos com segurança e considerar as informações obtidas, Desta forma tem poder positivo: traz autoconfiança e pode resultar em acordos razoáveis para as partes.

17 Variáveis existentes nas negociações Tempo: Afeta diretamente o processo; O negociador define e controla o limite de tempo para a negociação; Importante: Prazos podem ser negociados; Nos momentos que antecedem o final do prazo: As pressões aumentam; As concessões ocorrem; Pode haver a inversão do poder entre as partes.

18 Variáveis existentes nas negociações Informação: É o ponto chave nas negociações; Muitas vezes boa parte das informações é buscada em momentos de maior dificuldade ou de crise; O negociador deve ainda saber ouvir e entender a comunicação não verbal para um bom entendimento da situação e do contexto.

19 Estratégias de negociação Construção do relacionamento: um dos pontos mais importante nas negociações: Facilita a solução das controvérsias entre as partes > conciliação; Deve ser recíproco: implica na troca equilibrada de favores ou concessões;

20 Estratégias de negociação Requer habilidade para lidar com as diferenças: Racionalidade; Compreensão das diferenças de percepção; Comunicação efetiva para o alcance dos objetivos; Autoconfiança e segurança; Ausência de tentativas de coerção; Entender que o outro é alguém de interesse na negociação; Levar em conta a opinião de outro.

21 Interatividade Sobre o tempo nas negociações não é correto afirmar: a) Afeta diretamente o processo. b) É controlado pelo negociador que o define e o controla. c) Prazos não podem ser negociados. d) Nos momentos que antecedem o final do prazo as pressões aumentam. e) Concessões podem ocorrer a medida que o prazo da negociação termina.

22 Estratégias de negociação Tipos básicos de estratégias - Martinelli e Almeida, 1997 Estratégia de evitar: Nenhum aspecto é importante o bastante para se evitar o conflito; Tendência: perdas para ambas as partes perde/perde ; Estratégia de acomodação: A escolha é abrir mão do resultado pretendido em favor da manutenção do relacionamento perde-ganha ;

23 Estratégias de negociação Estratégia competitiva: Uma das partes tenta ganhar a qualquer custo em detrimento do alcance dos objetivos da outra parte ganha/perde ; Estratégia colaborativa: Priorização do relacionamento e resultados; Ganhos para ambas as partes ganha/ganha ;

24 Estratégias de negociação Estratégia de compromisso: Bastante utilizada; Retrata a situação em que as partes não conseguem atingir um nível satisfatório de colaboração, mas almejam mesmo assim conseguir alguns resultados.

25 Estratégias de negociação Qual o tipo mais adequado de estratégia? A resposta se baseia em dois pontos fundamentais: Nível de importância do resultado a ser obtido com a negociação; Nível de importância do relacionamento com a parte oponente no passado, no presente e no futuro.

26 Estratégias de negociação As estratégias são também identificadas de acordo com os papéis dos negociadores: Negociador efetivo: Conhece os detalhes da negociação; Documenta as posições das partes e as ocorrências; Fornece informações complementares; São muitas vezes insensíveis a reações emocionais; Risco de falha por foco demasiado nos detalhes da negociação e pelo excesso de documentação, realismo e transmissão de informações.

27 Estratégias de negociação Negociador analítico: Prende-se muito aos argumentos e aos contra-argumentos; Precisa ter certeza da forma como a negociação é conduzida; Permanecer em posição fria, acreditando que a lógica responde a todas as questões.

28 Estratégias de negociação Negociador relativo: Facilitador entre as partes, mantendo boas relações com no mínimo alguma das partes; Costuma ser sensível às emoções e consegue então construir um bom relacionamento; Risco de se envolver demais com a relação humana perdendo o foco dos objetivos.

29 Estratégias de negociação Negociador intuitivo: Criativo; Habilidade para enxergar opções, identificando com mais clareza os pontos de relevância da negociação e tendo visão do todo; Risco de se afastar da realidade por não perceber os riscos e problemas de suas ideias.

30 Interatividade É característica do negociador efetivo: a) Prender-se muito aos argumentos e aos contra-argumentos. b) Precisa ter certeza da forma como a negociação é conduzida. c) Ser um facilitador entre as partes, mantendo boas relações com no mínimo alguma das partes. d) Ser criativo. e) Conhecer os detalhes da negociação.

31 Negociação e ética Ética Estabelece parâmetros sobre certo e errado, bom e mau na conduta das pessoas e na tomada de decisões; O que se pode ou não deve ser claro permitindo aos oponentes ter consciência dos limites durante o processo. O conhecimento da legislação e o domínio do livre arbítrio direcionam o comportamento ético nos processos de negociação.

32 Conflito A possibilidade de conflito: Está presente no dia a dia das pessoas; Nem sempre pode ser evitado; Requer entendimento de suas causas e naturezas. Podem ser vistos de forma: Negativa - conflito é prejudicial e deve ser minimizado ou evitado a qualquer preço; Positiva: o conflito é benéfico pois proporciona oportunidades de aprendizagem e enriquecimento cultural.

33 Estilos de negociação Modelo de Jung Baseia-se estilos de personalidade e discute quatro táticas possíveis, e não exclusivas, de utilização pelos oponentes, Esta abordagem combina a capacidade de controle ou aceitação do controle em de uma pessoa com relação à outra com o nível de consideração ou desconsideração dessa pessoa com os indivíduos do relacionamento.

34 Estilos de negociação Modelo de Gottschalk Conceito baseado na análise de um conjunto de fatores que, se analisados individualmente, não proporcionam muita ajuda, mas se vistos em conjunto, permitem uma negociação mais eficiente. Esses fatores incluem, por exemplo: Impressões prévias, a impressão inicial, o comportamento durante a negociação e etc.

35 Estilos de negociação Modelo de Marcondes Aponta para a ideia de que para negociar é necessário levar em consideração o ambiente e adaptar-se a ele. A observação do ambiente e sua correta percepção favorecem a adaptação necessária; Comunicação: instrumento chave para que as partes possam trocar suas impressões em informações.

36 Negociação internacional Globalização: traz a necessidade das organizações desenvolverem e aprimorarem técnicas de negociação voltadas para interlocutores de diferentes culturas, etnias e crenças religiosas. Requer o entendimento do contexto da globalização, os desafios da comunicação intercultural e características dos negociadores de diversos países.

37 Negociação internacional Veja na sua apostila: Características dos negociadores de diversos países. Casos práticos de negociação e solução de conflitos

38 Interatividade Sobre a possibilidade de conflito é correto afirmar: I. Raramente está presente no dia a dia das pessoas. II. Nem sempre pode ser evitado. III. Requer entendimento de suas causas e naturezas. a) As afirmações I e II estão certas. b) As afirmações II e III estão certas. c) As afirmações I, II e III estão certas. d) A afirmação I está certa. e) A afirmação II está certa.

39 ATÉ A PRÓXIMA!

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 6 Conflito e negociação Os objetivos desta aula são: Definir conflito. Diferenciar as visões tradicional, interacionista

Leia mais

Faculdades Pilares Política de Negócios

Faculdades Pilares Política de Negócios Negociação Evolução dos Conceitos Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa a conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa. (Cohen, 1980) Negociação é o uso da informação e do poder,

Leia mais

Negociação e conflitos: planejamento da negociação. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros

Negociação e conflitos: planejamento da negociação. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Negociação e conflitos: planejamento da negociação Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Planejamento da negociação Aspectos importantes para o planejamento e execução de uma negociação baseada em princípios:

Leia mais

Profª Daniela Cartoni

Profª Daniela Cartoni Etapa da Negociação Planejamento, estratégias e táticas Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Etapas da negociação Uma negociação é um processo de comunicação interativa que pode ocorrer quando

Leia mais

Negociação 13/09/13. Diagnóstico em relação à capacidade de negociação. Consultoria Organizacional Negociação. Premissa: Todos nós somos negociadores:

Negociação 13/09/13. Diagnóstico em relação à capacidade de negociação. Consultoria Organizacional Negociação. Premissa: Todos nós somos negociadores: Consultoria Organizacional Negociação Premissa: Negociação Todos nós somos negociadores: n Vida pessoal (casamento, férias); n Vida profissional (compras, vendas, emprego, salário) O sucesso pessoal e

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? Pessoas com altos níveis de inteligência emocional conseguem criar e manter relacionamentos significativos, lidar com as situações difíceis de forma calma

Leia mais

TEMAS HABILIDADES & PERSPECTIVAS DA CIDADANIA GLOBAL

TEMAS HABILIDADES & PERSPECTIVAS DA CIDADANIA GLOBAL TEMAS HABILIDADES & PERSPECTIVAS DA CIDADANIA GLOBAL TEMAS de cidadania global IDENTIDADE E PERTENCIMENTO Nossas identidades: n estão relacionadas aos nossos sentimentos de pertencermos ou não a determinados

Leia mais

Os 7 Passos da Negociação

Os 7 Passos da Negociação Os 7 Passos da Negociação Como preparar-se para suas negociações do dia-dia Por Alfredo Bravo, D.Sc. A necessidade de preparar-se para as negociações mais importantes da vida é fator crítico, porém, nem

Leia mais

19/03/2013. Técnicas de Negociação. Para Começar. Tema 7: O Uso dos Tipos Psicológicos na Solução de Conflitos. Objetivos

19/03/2013. Técnicas de Negociação. Para Começar. Tema 7: O Uso dos Tipos Psicológicos na Solução de Conflitos. Objetivos Técnicas de Negociação Tema 7: O Uso dos Tipos Psicológicos na Solução de Conflitos Profa. Ma. Karem Grubert Rojas Objetivos Conhecer os diferentes tipos psicológicos no contexto da negociação. Compreender

Leia mais

Relações Interpessoais

Relações Interpessoais RELAÇÕES HUMANAS Profª: Andréia Ribas Email: rp_andreiaribas@hotmail.com 1. A Proximidade física entre as pessoas pressupõe a interação social, que prescinde da troca de influências entre essas pessoas.

Leia mais

Administração Mercadológica II

Administração Mercadológica II ADMINISTRAÇÃO Administração Mercadológica II Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ APLICADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova: Administrador(a)

Leia mais

A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.

A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Conceito A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Lidar com o conflito consiste em trabalhar com

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

Competência Interpessoal e Trabalho em Equipe. Rebeca Ribeiro de Barcellos, MSc.

Competência Interpessoal e Trabalho em Equipe. Rebeca Ribeiro de Barcellos, MSc. Competência Interpessoal e Trabalho em Equipe Rebeca Ribeiro de Barcellos, MSc. Interação humana Pessoas reagem às pessoas com as quais entram em contato: - Comunicam-se - Simpatizam e sentem atrações

Leia mais

Seja Bem-Vindo ao Curso Coaching Financeiro. Conte Conosco Sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar!

Seja Bem-Vindo ao Curso Coaching Financeiro. Conte Conosco Sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar! Seja Bem-Vindo ao Curso Coaching Financeiro Conte Conosco Sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar! PNL PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA Você é capaz de mudar seu comportamento... SE

Leia mais

Identificando e Utilizando Talentos e Pontos Fortes: Uma Proposta de Bem Estar Por: Profa.Dra.Mônica Portella

Identificando e Utilizando Talentos e Pontos Fortes: Uma Proposta de Bem Estar Por: Profa.Dra.Mônica Portella Identificando e Utilizando Talentos e Pontos Fortes: Uma Proposta de Bem Estar Por: Profa.Dra.Mônica Portella O preço da grandeza... É a responsabilidade. (Churschill) Sumário: Parte I O que são talentos?

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Prof. Paulo Cesar Rodrigues E-mail: prdr30@terra.com.br ESTRATÉGIA Segundo Christensen e Rocha (1995, p.291), as origens do termo estratégia encontram se na teoria militar, de onde foi adotado, significando

Leia mais

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica.

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Equipe Trabalho em Equipe São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Objetivo comum. Objetivos do grupo acima dos interesses

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

Resumo de IPC Cargo Representante Externo - Abril de

Resumo de IPC Cargo Representante Externo - Abril de Resumo de IPC Cargo Representante Externo - Abril de 2018 - Relatório IPC - Cargos: Representante Externo É recomendada uma leitura atenta das informações abaixo, bem como de todas as demais ao longo desse

Leia mais

Conflitos disfuncionais

Conflitos disfuncionais Gestão de Conflitos Conflito é o processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante. Conflito

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS O Feedback 360 é um instrumento projetado para fornecer um foco desenvolvimentista a respeito dos pontos fortes das habilidades comportamentais específicas e suas necessidades de desenvolvimento. Este

Leia mais

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Vendas II

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Vendas II TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO Vendas II O que é negociação? Negociação Negociação é um processo utilizado para alcançar o intercâmbio de valor capaz de satisfazer os interesses de todas as partes envolvidas.

Leia mais

Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as

Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as emoções exercem um papel fundamental e definitivo na capacidade

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Seleção, admissão e avaliação Nesta unidade vamos estudar: Seleção por competências; Processo Admissional; Avaliação do processo de recrutamento

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

Técnicas de negociação. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Técnicas de negociação. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Vera Ariza Revisão NT Editora e Figuramundo Projeto Gráfico NT Editora Editoração Eletrônica NT Editora e Figuramundo Capa NT Editora NT Editora, uma empresa do Grupo NT SCS Q2 - Bl. D - Salas 307

Leia mais

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO VISÃO SISTÊMICA PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO Compreende o impacto e relação das suas atividades no contexto geral dos processos do Sistema FIEB. Não considera os impactos do desenvolvimento

Leia mais

Sebastião Gomes Ferreira. Competências Gerais da BNCC. 06/02 10:00h 30min.

Sebastião Gomes Ferreira. Competências Gerais da BNCC. 06/02 10:00h 30min. Sebastião Gomes Ferreira Competências Gerais da BNCC 06/02 10:00h 30min. COMPETÊNCIAS GERAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Sebastião Gomes Ferreira Prof. Esp. Em educação Articulador ProBNCC do Conselho

Leia mais

Módulo 3 Strategic Sourcing

Módulo 3 Strategic Sourcing SEU TÍTULO AQUI Módulo 3 Strategic Sourcing Framework Valor Strategic Sourcing Gestão de Fornecedores Gestão por Categorias Planejamento, Estrutura e Gestão de Compras Finanças e Economias aplicadas a

Leia mais

O PODER DA NEGOCIAÇÃO

O PODER DA NEGOCIAÇÃO O PODER DA NEGOCIAÇÃO 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 NEGOCIAÇÃO É o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal

Leia mais

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE.

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. - Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. A COLEÇÃO FUNDAMENTOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ORGANIZAÇÃO

Leia mais

CONFLITO. Processo onde as partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses.

CONFLITO. Processo onde as partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses. CONFLITO Conceito de Conflito Processo onde as partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses. Fator inevitável seja na dinâmica pessoal ou organizacional. Existem

Leia mais

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento O líder como administrador de conflitos A dinâmica dos grupos organizacionais é marcada por diferentes conflitos, principalmente do tipo interpessoal,

Leia mais

SOCIEDADE DE ADVOGADOS E LIDERANÇA

SOCIEDADE DE ADVOGADOS E LIDERANÇA Módulo I SOCIEDADE DE ADVOGADOS E LIDERANÇA LIDERANÇA Realização ENA/Conselho Federal OAB Pipeline de Liderança O talento externo não se adequa às necessidades do escritório. O conteúdo dos cargos está

Leia mais

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 )

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) Ace Coaching AC E C OAC HING EXECUTIVO E TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇ A B R E T T MARSHALL I N F O @ AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) 98112-50 0

Leia mais

Negociação Estratégica

Negociação Estratégica Negociação Estratégica José Carlos Martins F. de Mello 2017 Negociação Estratégica Apresentação Negociação Estratégica é um programa de treinamento inovador em negociação com clientes e/ou fornecedores.

Leia mais

Minicurso: Jogos e Dinâmicas de Grupo. Fabiana Sanches e Rosa Maria

Minicurso: Jogos e Dinâmicas de Grupo. Fabiana Sanches e Rosa Maria Minicurso: Jogos e Dinâmicas de Grupo Fabiana Sanches e Rosa Maria As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação

Leia mais

Gestão de Conflitos e mediação

Gestão de Conflitos e mediação Gestão de Conflitos e mediação Gestão de Conflitos. Etica esta interna ao individuo, e tende a ser mais universal e permantente: Ex: a maioria das pessoas considera errado matar 1 Competição É uma atitude

Leia mais

Projeto Gráfico NT Editora. Capa NT Editora. Ilustração NT Editora

Projeto Gráfico NT Editora. Capa NT Editora. Ilustração NT Editora Autores Vera Ariza e Altair Emboava Design Instrucional NT Editora Revisão NT Editora Editoração Eletrônica NT Editora Projeto Gráfico NT Editora Capa NT Editora Ilustração NT Editora NT Editora, uma empresa

Leia mais

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO MÓDULO 4

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO MÓDULO 4 TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO MÓDULO 4 Índice 1. Características de um bom negociador...3 1.1 Habilidades importantes a desenvolver, para ser um bom negociador... 5 2 1. CARACTERÍSTICAS DE UM BOM NEGOCIADOR A

Leia mais

Negociação Comercial

Negociação Comercial Negociação Comercial Aula 24-18/05/09 1 18/05/2009 Negociação Comercial PARTE 2/2 2 18/05/2009 D E F I N I Ç Ã O Toda negociação tem um ou mais objetivos e estes objetivos podem ser categorizados como

Leia mais

Aula 3. Perfil do Gerente e a Equipe de Projetos

Aula 3. Perfil do Gerente e a Equipe de Projetos Aula 3 Perfil do Gerente e a Equipe de Projetos Objetivo Estudar habilidades necessárias ao gerente de projeto Discutir a montagem de equipes para administração e desenvolvimentos de projetos Conteúdo:

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

CONFLITO? O que vem à mente quando escuto essa palavra: Na família? Em casa? No trabalho? Em Tecnologia da Informação? Individualmente?

CONFLITO? O que vem à mente quando escuto essa palavra: Na família? Em casa? No trabalho? Em Tecnologia da Informação? Individualmente? CONFLITO? O que vem à mente quando escuto essa palavra: Na família? Em casa? No trabalho? Em Tecnologia da Informação? Individualmente? Conceitos: Quando as pessoas estão em desacordo e em oposição. (LUSSIER,

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA HUMANISTA CARL ROGERS Dá grande importância às experiências da pessoa, a seus sentimentos e valores.

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

CBMAE EDUC Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial FIRMINO SOUSA CARNEIRO A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO

CBMAE EDUC Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial FIRMINO SOUSA CARNEIRO A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO CBMAE EDUC Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial FIRMINO SOUSA CARNEIRO A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO Rio de Janeiro / 2017 A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento Duração: 2 dias Tipologia: Full immersion Blended Para quem?: Managers, chefes de projeto e coordenadores de equipas.

Leia mais

Plataforma da Informação. Spin Selling

Plataforma da Informação. Spin Selling Plataforma da Informação Spin Selling O que é negociação? É o processo por meio do qual, duas ou mais partes com objetivos diferentes procuram um acordo que as satisfaça, podendo ser uma relação de compra

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS AULA 1: AUTOLIDERANÇA

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS AULA 1: AUTOLIDERANÇA ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS AULA 1: AUTOLIDERANÇA MUITO PRAZER SOU CRIS CALLIGARIS Escritora Inovação no Atendimento, Editora Viena, 2018 Master Coach IAPerforma, certificação

Leia mais

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade IV TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade IV TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO Prof. Gustavo Nascimento Unidade IV TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO Táticas de negociação Vamos abordar agora táticas referentes aos estilos de negociação: Tática do Estilo Amigável: Linhas Cruzadas Tática difícil

Leia mais

COMO CALCULAR O PARA SEU VAREJO!

COMO CALCULAR O PARA SEU VAREJO! COMO CALCULAR O PARA SEU VAREJO! Ao investir em marketing de varejo, há uma preocupação de todos os gestores e donos de empresa em saber como calcular o retorno sobre investimento de uma campanha. Isso

Leia mais

Estrututra Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH. Resolução de Conflitos

Estrututra Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH. Resolução de Conflitos Estrututra Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH Resolução de Conflitos Meta e objetivos do capítulo Meta A meta deste capítulo é apresentar abordagens alternativas de solução de conflitos que

Leia mais

NEGOCIAÇÃO PARA LÍDERES. (e liderados)

NEGOCIAÇÃO PARA LÍDERES. (e liderados) NEGOCIAÇÃO PARA LÍDERES (e liderados) José Carlos Martins F. de Mello VALOR AGREGADO CONSULTORES 2018 NEGOCIAÇÃO PARA LÍDERES Apresentação Negociação para Líderes é um programa de treinamento inovador

Leia mais

Aprenda como Negociar seu Projetos e Serviços de Arquitetura mudando apenas o seu foco. Descubra o poder do Efeito Arquitetos de Sucesso

Aprenda como Negociar seu Projetos e Serviços de Arquitetura mudando apenas o seu foco. Descubra o poder do Efeito Arquitetos de Sucesso Aprenda como Negociar seu Projetos e Serviços de Arquitetura mudando apenas o seu foco. Descubra o poder do Efeito Arquitetos de Sucesso NEGOCIE POR VALOR E NÃO POR PREÇO O QUE VAMOS APRENDER? Como levar

Leia mais

CARDÁPIO DE CURSOS E PALESTRAS

CARDÁPIO DE CURSOS E PALESTRAS CARDÁPIO DE CURSOS E PALESTRAS RESUMO Aumente a produtividade de seus colaboradores com os cursos e palestras da Purcino Treinamentos, Comunicação e Produções. Todos os cursos disponíveis em versão para

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

Ganhar mais, só com muito esforço. Ronaldo Bianchi

Ganhar mais, só com muito esforço. Ronaldo Bianchi Negociação Ganhar mais, só com muito esforço Ronaldo Bianchi 1 Negociação Negociação como a principal competência na administração Porque negociar? Saber negociar é inato? 2 Porque saber negociar? Para

Leia mais

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo. Administração Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX COMPETÊNCIA INTERPESSOAL Qualquer organização que queira obter êxito não admite mais profissionais individualistas.

Leia mais

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Licenciatura em Educação Básica - 1º Semestre O jogo é

Leia mais

O que é venda consultiva

O que é venda consultiva Este conteúdo faz parte da série: Vendas Ver 7 posts dessa série O que é venda consultiva A venda consultiva é uma forma de comunicação que tem o objetivo de identificar e resolver as necessidades de um

Leia mais

Carga Horária : 50 horas

Carga Horária : 50 horas Carga Horária : 50 horas Sumário 1- O Que Significa Administrar Decisões 2- A Importância da Informação no Processo Decisório 3- Métodos de Decisões 4- Classificações das Decisões 5- Metodologia da Decisão

Leia mais

2. As percepções de competência dos parceiros numa relação podem influenciar a forma como cada um responde aos comportamentos outro;

2. As percepções de competência dos parceiros numa relação podem influenciar a forma como cada um responde aos comportamentos outro; PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO Ciências da Comunicação COMUNICAÇÃO EM ACÇÃO COMPETÊNCIA COMUNICATIVA Aspectos gerais Mitos sobre competência comunicativa Dimensões da competência comunicativa O comunicador

Leia mais

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Página 1

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Disciplina do curso de Especialização em Gestão Pública (48horas) Período: Quintas feiras 28/08 a 04/12/2014 28/08 Ok Não tivemos aulas nos dias: 04/09 e 11/09 - Ok Aulas de reposição:

Leia mais

III - O Método proposto pela HARVARD LAW SCHOOL

III - O Método proposto pela HARVARD LAW SCHOOL 1 Conteúdo do Treinamento I Conceitos Iniciais II - Elementos básicos da Negociação. III - O Método proposto pela HARVARD LAW SCHOOL IV - Perfis de negociadores V - Elementos básicos do processo de vendas

Leia mais

NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS

NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS SÓ EXISTEM CONFLITOS SE AS PARTES OS RECONHECEM CONFLITOS SÃO PROPOSITAIS ENVOLVEM INTERESSES OPOSIÇÃO ESCASSEZ OBSTRUÇÃO Abordagem INTERACIONISTA Incentivo aos conflitos Caminho

Leia mais

Unidade: Introdução à Negociação II. Revisor Textual: Profa. Esp. Márcia Ota

Unidade: Introdução à Negociação II. Revisor Textual: Profa. Esp. Márcia Ota Unidade: Introdução à Negociação II Revisor Textual: Profa. Esp. Márcia Ota Planejamento da Negociação Fonte: http://www.sxc.hu/photo/732367 Etapas ESTÁ CONFUSO ETAPAS DO MODELO E O RESTANTE É SUBETAPAS

Leia mais

Cenários em Matus. Elizabeth Artmann-ENSP/FIOCRUZ 1

Cenários em Matus. Elizabeth Artmann-ENSP/FIOCRUZ 1 Cenários em Matus. Cenário: combinação de variantes e opções As variantes (contexto) são variáveis fora de controle ( total ou parcialmente, baixa influência) As opções são formas de intervenção escolhidas

Leia mais

EXCELÊNCIA. "Modelar desempenho bem-sucedido leva à excelência."

EXCELÊNCIA. Modelar desempenho bem-sucedido leva à excelência. APRESENTAÇÃO O Instituto VOCÊ foi idealizado em 1996 por Bento Augusto, com o objetivo de levar o conhecimento de técnicas da Programação Neurolinguística (PNL) ao maior número de pessoas, para que elas

Leia mais

Tomada de decisão na organização

Tomada de decisão na organização Tomada de decisão na organização Importância da tomada de decisão (POLC...) Tipos de problemas e de decisões Incerteza, risco e ambiguidade Elementos do processo de decisão Processo de decisão racional

Leia mais

Sete hábitos das pessoas muito eficazes

Sete hábitos das pessoas muito eficazes Sete hábitos das pessoas muito eficazes "Hábito é a intersecção entre o conhecimento, a capacidade e a vontade. O conhecimento é o que e o porquê fazer. A capacidade é o como fazer. E a vontade é a motivação,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO MINHO

UNIVERSIDADE DO MINHO ANEXO I 151 UNIVERSIDADE DO MINHO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA QUESTIONÁRIO O presente Questionário destina-se ao desenvolvimento de um estudo, integrado numa tese de Mestrado na área da Psicologia

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

Profº Me. Daniel Campelo GPH - RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DINÂMICA DE GRUPO

Profº Me. Daniel Campelo GPH - RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DINÂMICA DE GRUPO RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DINÂMICAS DE GRUPO Profº Me. Daniel Campelo professordanielcampelo@gmail.com ROTEIRO PARTE 1: APRESENTAÇÃO RELAÇÕES INTERPESSOAIS PRINCIPAIS CAUSAS DE POSITIVOS X NEGATIVOS A COMUNICAÇÃO

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO NAP

NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO NAP NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO NAP Ibiporã 2015 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 2 JUSTIFICATIVA... 05 3 OBJETIVOS... 06 3.1 Objetivo Geral... 06 3.2 Objetivos específicos... 06 4 METODOLOGIA... 07 4.1 Funções

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Habilidades Gerenciais Planejamento e Gerenciamento de Projetos Hermano Perrelli e Gilson Teixeira Centro de Informática UFPE Estruturas Organizacionais Objetivo Estudar aspectos

Leia mais

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Prof. Francisco R. Lima Jr. Contextualização A forma como os indivíduos estão ligados, individualmente ou em grupos, seja formal ou informalmente, determina o que chamamos

Leia mais

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL 1 O QUE SIGNIFICA ADMINISTRAR DECISÕES Administrar uma decisão é fazer uma escolha racional, dentre alternativas disponíveis e que se faz presente em todos

Leia mais

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas.

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. #coachiaralins A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? DEFINIÇÃO, CONCEITO E PRÁTICA. Inteligência emocional é a habilidade que uma pessoa tem de perceber,

Leia mais

Mind Lab. Rua Humberto I, 220 Conj 22 São Paulo SP

Mind Lab. Rua Humberto I, 220 Conj 22 São Paulo SP Mind Lab Rua Humberto I, 220 Conj 22 São Paulo SP www.mindlab-brasil.com.br Mind Lab 15 anos mais de 34 países + de 1 Milhão de alunos Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Espanha, Itália, Hungria, Turquia,

Leia mais

TESTE AO PERFIL EMPREENDEDOR

TESTE AO PERFIL EMPREENDEDOR TESTE AO PERFIL EMPREENDEDOR TESTE AO PERFIL EMPREENDEDOR Este questionário, originalmente publicado na página web do IAPMEI e da autoria da SPA Consultoria, poderá servir de parâmetro para a sua auto-avaliação

Leia mais

Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações.

Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações. GESTÃO DE EQUIPES Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações. Nesta aula: Conceitos Dimensões Condução de programa de gestão de desempenho

Leia mais

Marketing nas redes sociais

Marketing nas redes sociais Marketing nas redes sociais O que são as Mídias Sociais? A produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grande grupos. 1 2 E no contexto Empresarial? São grupos de consumidores

Leia mais

Administração. Gestão de Conflitos. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Gestão de Conflitos. Professor Rafael Ravazolo. Administração Gestão de Conflitos Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX GESTÃO DE CONFLITOS Sempre que existir uma diferença de prioridades ou objetivos, existirá

Leia mais

AS DIMENSÕES BÁSICAS DO ACONSELHAMENTO DIMENSÃO = SENTIDO EM QUE SE MEDE A EXTENSÃO PARA AVALIÁ-LA.

AS DIMENSÕES BÁSICAS DO ACONSELHAMENTO DIMENSÃO = SENTIDO EM QUE SE MEDE A EXTENSÃO PARA AVALIÁ-LA. AS DIMENSÕES BÁSICAS DO ACONSELHAMENTO DIMENSÃO = SENTIDO EM QUE SE MEDE A EXTENSÃO PARA AVALIÁ-LA. BÁSICO = QUE SERVE DE BASE; QUE ENTRA NA BASE; FUNDAMENTAL; PRINCIPAL; ESSENCIAL. O Conselheiro em Dependência

Leia mais

Uma palavra sobre a terminologia

Uma palavra sobre a terminologia Introdução O Mapa Mental (Mind Map ) é uma ferramenta dinâmica e estimulante que contribui para que o pensamento e o planejamento se tornem atividades mais inteligentes e rápidas. A criação de um Mapa

Leia mais

> Relatório do Gestor. Nome: Exemplo

> Relatório do Gestor. Nome: Exemplo > Relatório do Gestor Nome: Exemplo Data: 8 maio 2008 Relatório do Gestor Introdução Este relatório baseia-se nas repostas de Exemplo a um questionário de auto-relatório de personalidade, o Questionário

Leia mais

Disciplina: Gestão da Qualidade

Disciplina: Gestão da Qualidade Disciplina: Gestão da Qualidade Controle do Processo pelo PDCA 1ª Parte Prof. Fernando Porto Introdução É comum encontrar gerentes e diretores que acham que, quando ocorrem maus resultados, saem com a

Leia mais

OPQ Perfil OPQ. Relatório de Inteligência Emocional. Nome Sample Candidate. Data 23 outubro

OPQ Perfil OPQ. Relatório de Inteligência Emocional. Nome Sample Candidate. Data 23 outubro OPQ Perfil OPQ Relatório de Inteligência Emocional Nome Sample Candidate Data www.ceb.shl.com INTRODUÇÃO Este relatório descreve as competências-chave para o da Inteligência Emocional (IE), que se pode

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Gerenciamento das Partes Interessadas Prof. Robson Almeida Partes Interessadas Inclui os processos exigidos para identificar, analisar expectativas e gerenciar estratégias de

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Gerenciamento das Partes Interessadas Prof. Robson Almeida Partes Interessadas Inclui os processos exigidos para identificar, analisar expectativas e gerenciar estratégias de

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES

PÓS-GRADUAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES PÓS-GRADUAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES 1 NEGOCIAÇÃO O que faz a diferença, para um melhor resultado, tanto nas pequenas, quanto nas grandes negociações, é a ATITUDE. Atitudes não são nada mais do

Leia mais