Profº Me. Daniel Campelo GPH - RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DINÂMICA DE GRUPO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Profº Me. Daniel Campelo GPH - RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DINÂMICA DE GRUPO"

Transcrição

1 RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DINÂMICAS DE GRUPO Profº Me. Daniel Campelo professordanielcampelo@gmail.com

2 ROTEIRO PARTE 1: APRESENTAÇÃO RELAÇÕES INTERPESSOAIS PRINCIPAIS CAUSAS DE POSITIVOS X NEGATIVOS A COMUNICAÇÃO E AS BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO PARTE 2: FORMAS DE RESOLUÇÃO DE LIDERANDO E SOLUCIONANDO DE RELACIONAMENTO ÉTICA NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO I PARTE 3: DINÂMICAS DE GRUPOS TIPOS DE DINÂMICAS EXERCÍCIO II (PROVA)

3 ROTEIRO PARTE 1: APRESENTAÇÃO RELAÇÕES INTERPESSOAIS PRINCIPAIS CAUSAS DE POSITIVOS X NEGATIVOS A COMUNICAÇÃO E AS BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO PARTE 2: FORMAS DE RESOLUÇÃO DE LIDERANDO E SOLUCIONANDO DE RELACIONAMENTO ÉTICA NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO I PARTE 3: DINÂMICAS DE GRUPOS TIPOS DE DINÂMICAS EXERCÍCIO II (PROVA)

4 METODOLOGIA A disciplina de será estudada em duas parte: PARTE 1: Relações interpessoais, conflitos e comunicação. PARTE 2: Resolução de conflitos, liderança, conflitos de relacionamentos e ética. PARTE 3: Dinâmicas de grupos, tipos de dinâmicas.

5 DINÂMICA DAS AULAS Aulas teóricas abordando todos os assuntos descritos no roteiro. Realização de dois exercícios avaliativos. A participação do aluno, a troca do saber e o compartilhamento do conhecimento é fundamental no processo de aprendizagem.

6 AVALIAÇÕES Serão realizadas duas avaliações, sendo: Dia : Exercício I avaliativo (VALENTO ATÉ 5 PONTOS) realizado na sala de aula em grupo de até 5 pessoas. Dia (TARDE): Exercício II avaliativo (VALENDO ATÉ 5 PONTOS) realizado na sala de aula em grupo de até 5 pessoas. A realização deste Exercício II é de forma GRUPAL E SEM CONSULTA. Caso o aluno consulte algum material outro grupo, será atribuída a nota ZERO.

7 FREQUÊNCIA Será permitida apenas a presença em sala de aula de alunos matriculados na disciplina. Os demais casos deverão ser tratados com o professor. A chamada será realizada ao final de todas as aulas. A presença do aluno está condicionada estritamente a presença em sala de aula no momento da chamada.

8 FREQUÊNCIA Procure chegar no horário em sala de aula. Caso chegue atrasado procure um lugar e se acomode. Durante as aulas, comporte-se adequadamente, permaneça sentado e evite conversas desnecessárias.

9 ROTEIRO PARTE 1: APRESENTAÇÃO RELAÇÕES INTERPESSOAIS PRINCIPAIS CAUSAS DE POSITIVOS X NEGATIVOS A COMUNICAÇÃO E AS BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO PARTE 2: FORMAS DE RESOLUÇÃO DE LIDERANDO E SOLUCIONANDO DE RELACIONAMENTO ÉTICA NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO I PARTE 3: DINÂMICAS DE GRUPOS TIPOS DE DINÂMICAS EXERCÍCIO II (PROVA)

10 RELAÇÕES INTERPESSOAIS Quando tratamos de relação entre indivíduos, deve-se levar em consideração a formação da personalidade de cada pessoa. A personalidade por três determinantes: Hereditariedade Ambiente Situação

11 RELAÇÕES INTERPESSOAIS Observemos agora as necessidades básicas do ser humano (sem hierarquia): Percepção (mundo externo) Comunicação Interação social Administração do conflito Feedback

12 ROTEIRO PARTE 1: APRESENTAÇÃO RELAÇÕES INTERPESSOAIS PRINCIPAIS CAUSAS DE POSITIVOS X NEGATIVOS A COMUNICAÇÃO E AS BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO PARTE 2: FORMAS DE RESOLUÇÃO DE LIDERANDO E SOLUCIONANDO DE RELACIONAMENTO ÉTICA NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO I PARTE 3: DINÂMICAS DE GRUPOS TIPOS DE DINÂMICAS EXERCÍCIO II (PROVA)

13 : CONCEITOS E DEFINIÇÕES Conflito provém do latim conflictus, que carrega o significado de: embate dos que lutam, discussão acompanhada de injúrias, ameaça, desavença, guerra, luta, combate. Segundo o Dicionário Houaiss: Oposição de interesses, sentimentos e ideias. Luta, disputa e desentendimento. Briga, confusão, tumulto e desordem. Desentendimento entre países. Conflito armado, guerra.

14 : CONCEITOS E DEFINIÇÕES (...) Situação envolvendo duas ou mais pessoas que trabalham numa mesma organização e possuem diferenças de crenças, valores ou objetivos, que influenciam em sua habilidade de trabalhar em grupo ou afetam seu ambiente de trabalho.

15 TRANSIÇÕES NA CONCEITUAÇÃO DE Visão Tradicional Visão de Relações Humanas Visão Interacionista

16 TRANSIÇÕES NA CONCEITUAÇÃO DE VISÃO TRADICIONAL: Todo conflito é ruim, sinônimo de violência, destruição, danoso, algo a ser evitado, resultante de falhas na comunicação, falta de abertura e de confiança entre as pessoas.

17 TRANSIÇÕES NA CONCEITUAÇÃO DE VISÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS: O conflito é uma ocorrência natural nos grupos e nas organizações, portanto deve ser aceito, podendo ser benéfico para o desempenho do grupo.

18 TRANSIÇÕES NA CONCEITUAÇÃO DE VISÃO INTERACIONISTA: Encoraja o conflito temendo que um grupo harmonioso e pacífico torne-se estático e insensível a necessidade de mudança e inovação.

19 ROTEIRO PARTE 1: APRESENTAÇÃO RELAÇÕES INTERPESSOAIS PRINCIPAIS CAUSAS DE POSITIVOS X NEGATIVOS A COMUNICAÇÃO E AS BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO PARTE 2: FORMAS DE RESOLUÇÃO DE LIDERANDO E SOLUCIONANDO DE RELACIONAMENTO ÉTICA NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO I PARTE 3: DINÂMICAS DE GRUPOS TIPOS DE DINÂMICAS EXERCÍCIO II (PROVA)

20 PRINCIPAIS CAUSAS DE Choques de interesses individuais, grupais e institucionais. Luta pelo poder. Cargos comissionados (DAS). Mudanças estruturais. Intrigas de colegas carreiristas. Ansiedades, frustrações e inveja. FALHAS DE COMUNICAÇÃO. VOCÊ, (FUTURO) GESTOR, ESTÁ PREPARADO PARA LIDAR COM ESTES?!?

21 : PORQUE ADMINISTRAR? Os gestores de hoje despendem cerca de 20% do seu tempo tentando resolver conflitos internos. Gerir organizações implica gerir conflitos.

22 DE QUEM É A CULPA?

23 DE QUEM É A CULPA?

24 ROTEIRO PARTE 1: APRESENTAÇÃO RELAÇÕES INTERPESSOAIS PRINCIPAIS CAUSAS DE POSITIVOS X NEGATIVOS A COMUNICAÇÃO E AS BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO PARTE 2: FORMAS DE RESOLUÇÃO DE LIDERANDO E SOLUCIONANDO DE RELACIONAMENTO ÉTICA NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO I PARTE 3: DINÂMICAS DE GRUPOS TIPOS DE DINÂMICAS EXERCÍCIO II (PROVA)

25 : REPERCUSSÃO POSITIVA Servem de termômetro e indicam que algo não está bem e precisa ser tratado ; Atuam como molas propulsoras do crescimento individual e organizacional; Funcionam como catalisadores para atingir metas; São bons elementos de socialização, e proporcionam a união de equipes em busca de soluções e motivam pessoas a resolverem problemas em conjunto; Levam à descoberta de novidades que resultem em benefícios para a empresa.

26 : REPERCUSSÃO NEGATIVA Causam tensão excessiva nos envolvidos, podendo provocar danos físicos e mentais; Distorcem comportamentos individuais; Criam ambientes improdutivos, gerados por desmotivação e incertezas; Prolongam-se por tempo demais sem solução, causando desgaste nas partes envolvidas, mobilização de recursos e perda de produtividade ; Criam situações que resultam em desperdício de tempo e esforços.

27 : POSITIVA X NEGATIVA CONOTAÇÃO POSITIVA Serve como sensor. Motiva busca de soluções. CONOTAÇÃO NEGATIVA Causa tensão. Leva á agressão. Ambiente improdutivo.

28 Em si o conflito não é patológico ou destrutivo, depende de como é tratado e pode ter função positiva dentro da equipe, pois previne a estagnação.

29 ROTEIRO PARTE 1: APRESENTAÇÃO RELAÇÕES INTERPESSOAIS PRINCIPAIS CAUSAS DE POSITIVOS X NEGATIVOS A COMUNICAÇÃO E AS BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO PARTE 2: FORMAS DE RESOLUÇÃO DE LIDERANDO E SOLUCIONANDO DE RELACIONAMENTO ÉTICA NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO I PARTE 3: DINÂMICAS DE GRUPOS TIPOS DE DINÂMICAS EXERCÍCIO II (PROVA)

30 A COMUNICAÇÃO HUMANA ETAPAS DO PROCESSO LÓGICO DE COMUNICAÇÃO: Pensar Planejar Transmitir

31 O PROPÓSITO DA COMUNICAÇÃO HUMANA Dar, receber ou trocar informações; Iniciar, manter, ou findar relacionamentos; Persuadir outras pessoas a pensar e agir de modo semelhante ao nosso; Ganhar, manter ou exercer poder sobre os outros; Expressar pensamentos, pretensão e decisões; Dar sentido ao mundo e sistematizar nossas experiências sobre ele.

32 BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO Egocentrismo Timidez Dificuldade de expressão Excesso de intermediários Preconceitos Status Distrações Escolha inadequada de: receptor momento, local e meio

Conflitos disfuncionais

Conflitos disfuncionais Gestão de Conflitos Conflito é o processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante. Conflito

Leia mais

CONFLITO. Processo onde as partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses.

CONFLITO. Processo onde as partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses. CONFLITO Conceito de Conflito Processo onde as partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses. Fator inevitável seja na dinâmica pessoal ou organizacional. Existem

Leia mais

MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO. Profª Esp. Rosinéia Oliveira Blog: metodologiaeciencia.wordpress.com

MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO. Profª Esp. Rosinéia Oliveira Blog: metodologiaeciencia.wordpress.com MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO Profª Esp. Rosinéia Oliveira olisanta@gmail.com Blog: metodologiaeciencia.wordpress.com 1 2 O QUE É RELACINAMENTO INTERPESSOAL? O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL SURGE COMO FATOR CHAVE

Leia mais

Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. Sêneca

Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. Sêneca 13.09 09:00 Entendendo sobre Conflitos 10:15-10:30 Break Estratégico 10:30-11:20 Qual é o teu case? 11: 30 Encerramento Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. Sêneca Gestão de Conflitos

Leia mais

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica.

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Equipe Trabalho em Equipe São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Objetivo comum. Objetivos do grupo acima dos interesses

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 6 Conflito e negociação Os objetivos desta aula são: Definir conflito. Diferenciar as visões tradicional, interacionista

Leia mais

Gestão de conflitos: os desafios da Reitoria P R O F A. K E L L Y C R I S T I N A B E N E T T I T O N A N I T O S T A

Gestão de conflitos: os desafios da Reitoria P R O F A. K E L L Y C R I S T I N A B E N E T T I T O N A N I T O S T A Gestão de conflitos: os desafios da Reitoria P R O F A. K E L L Y C R I S T I N A B E N E T T I T O N A N I T O S T A Relacionamento Humano e Conflito Inevitável no ambiente de trabalho Diferenças (visão

Leia mais

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE 18 e 19 de março de 2011 RECIFE/PE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO COM PESSOAS PARA O SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO Ana Paula Penido

Leia mais

Administração. Gestão de Conflitos. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Gestão de Conflitos. Professor Rafael Ravazolo. Administração Gestão de Conflitos Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX GESTÃO DE CONFLITOS Sempre que existir uma diferença de prioridades ou objetivos, existirá

Leia mais

Personalidades difíceis Como lidar?

Personalidades difíceis Como lidar? Personalidades difíceis Como lidar? Gustavo Coutinho de Faria Médico Psiquiatra Unidade SIASS CEFETMG Objetivo Compreender a relação do adoecimento mental e os conflitos percebidos nas relações de trabalho

Leia mais

11/03/2017. Comunicação e Ética NENL EXERCÍCIO

11/03/2017. Comunicação e Ética NENL EXERCÍCIO Comunicação e Ética NENL EXERCÍCIO 1 Descrever usando criatividade e imaginação como seria um dia, na sua cidade, se todos os meios de comunicação deixassem de funcionar. Imagine: - se nenhuma emissora

Leia mais

4 REVISÃO DA LITERATURA

4 REVISÃO DA LITERATURA 4 REVISÃO DA LITERATURA Este estudo volta-se à pesquisa da trajetória de uma prática, fazendo-se necessário contextualizá-la a partir de uma revisão teórica que em geral, tem o objetivo de circunscrever

Leia mais

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA 15/2/2012 Profa. Adriana Duarte GESTÃO DE PESSOAS Profa. Mary Pires Profa. Adriana Duarte 2 RELAÇÃO TAREFA Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ 1 CONHECENDO

Leia mais

Grupos e Equipes de Trabalho

Grupos e Equipes de Trabalho Aula 6 Grupos e Equipes de Trabalho Agenda Comportamento de grupos Caso Uma Equipe Desunida Trabalho em equipe 2 1 Fundamentos do comportamento de grupos Definição Um grupo é definido como dois ou mais

Leia mais

Relações Interpessoais

Relações Interpessoais RELAÇÕES HUMANAS Profª: Andréia Ribas Email: rp_andreiaribas@hotmail.com 1. A Proximidade física entre as pessoas pressupõe a interação social, que prescinde da troca de influências entre essas pessoas.

Leia mais

Comportamentos predadores no ambiente de trabalho. Prof.Tatiana Comiotto

Comportamentos predadores no ambiente de trabalho. Prof.Tatiana Comiotto Comportamentos predadores no ambiente de trabalho Prof.Tatiana Comiotto Quem são? Pessoas que podem provocar dificuldades ou graves problemas. Eles podem: desunir equipes de trabalho; gerar intrigas e

Leia mais

Capitulo 10: Executando o Projeto

Capitulo 10: Executando o Projeto Capitulo 10: Executando o Projeto PMBOK GUIDE Project Management Body of Knowledge Iniciação 5.1 Grupo de Processos de Planejamento Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto (4.3) Planejamento de

Leia mais

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo. Administração Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX COMPETÊNCIA INTERPESSOAL Qualquer organização que queira obter êxito não admite mais profissionais individualistas.

Leia mais

Organização da Aula. Cultura e Clima Organizacionais. Aula 4. Contextualização

Organização da Aula. Cultura e Clima Organizacionais. Aula 4. Contextualização Cultura e Clima Organizacionais Aula 4 Profa. Me. Carla Patricia Souza Organização da Aula Clima organizacional Cultura e clima organizacional Indicadores de clima Clima e satisfação Contextualização A

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

Capítulo 1. Introdução à administração e às organizações. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro 2008 Pearson Prentice Hall

Capítulo 1. Introdução à administração e às organizações. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações Conteúdo do capítulo Introdução à administração e às organizações As organizações e a administração O processo de administração As áreas funcionais

Leia mais

PROGRAMA DE MÉTODOS E HÁBITOS DE ESTUDO

PROGRAMA DE MÉTODOS E HÁBITOS DE ESTUDO PROGRAMA DE MÉTODOS E HÁBITOS DE ESTUDO MOTIVAR PARA O SUCESSO PRESSUPÕE INTERESSE, INVESTIMENTO, DISPONIBILIDADE, VONTADE, COMPETÊNCIA E ENVOLVIMENTO DE TODOS OS INTERVENIENTES NO PROCESSO EDUCATIVO!

Leia mais

C-60 - COMO DESENVOLVER EQUIPES AUTÔNOMAS ATRAVÉS DA LIDERANÇA MEDIADORA MARCELO CLEMENTE

C-60 - COMO DESENVOLVER EQUIPES AUTÔNOMAS ATRAVÉS DA LIDERANÇA MEDIADORA MARCELO CLEMENTE 32º CONGRESSO BRASILEIRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO C-60 - COMO DESENVOLVER EQUIPES AUTÔNOMAS ATRAVÉS DA LIDERANÇA MEDIADORA MARCELO CLEMENTE Marcelo Clemente Mestre em Educação e Saúde UNIFESP.

Leia mais

ASSUFBA REALIZA: CURSO PREPARATÓRIO PARA O

ASSUFBA REALIZA: CURSO PREPARATÓRIO PARA O Módulo teórico Questões comunicação interpessoal e Trabalho em equipe Prof. Alexandre LISTA DE EXERCÍCIO DE COMUNICAÇÃO INTERPERSSOAL 01. Oferecer feedback é (A) utilizar comunicação unidirecional para

Leia mais

Projeto Mediação Escolar e Comunitária

Projeto Mediação Escolar e Comunitária Projeto Mediação Escolar e Comunitária 2º Encontro 2018 Secretaria de Estado da Educação Sistema de Proteção Escolar SPEC 2º Encontro - 2018 Objetivos: 1- Caracterizar conflito e violência 2- Refletir

Leia mais

Soluções para os Cases

Soluções para os Cases Soluções para os Cases As etapas da construção de uma equipe Joinville Dia 05 de Outubro de 2013 Roteiro da conversa.... Autoconhecimento. Tudo começa pela confiança Fundamentos de uma equipe As etapas

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes 1 Sem fronteiras para o conhecimento Programa de Desenvolvimento de Líderes 2 Torne-se um líder! Dentro de qualquer organização, o líder é a pessoa para quem todos olham quando precisam de orientação.

Leia mais

Construção da cultura de segurança do paciente: contribuições da psicologia

Construção da cultura de segurança do paciente: contribuições da psicologia Construção da cultura de segurança do paciente: contribuições da psicologia Organizações Organizações são entidades abstratas; no entanto elas são reais e podem, de fato, ser consideradas vivas. (Muchinsky,

Leia mais

TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente

TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho Conteúdo Nesta aula, você estudará: A comunicação excelente nas empresas. A importância da comunicação para a imagem

Leia mais

Administração Interdisciplinar

Administração Interdisciplinar Administração Interdisciplinar 21/9/2015 Rosely Gaeta Revisão Fundamentos da Administração Introdução àadministração e às organizações Fonte: Felipe Sobral Alketa Peci - Teoria e Prática no Contexto Brasileiro

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aula 3: Fundamentos do comportamento humano nas organizações 1 Cultura organizacional Molda as relações humanas dentro das organizações Normas, valores e as crenças são componentes

Leia mais

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1 UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO PROJETO A VEZ DO MESTRE GESTÃO EMPRESARIAL: LIDERANÇA FOCADA NA CONQUISTA DO BOM CLIMA ORGANIZACIONAL Daniel Luiz Vargas de

Leia mais

Treinamento vivencial. Gestão Pessoal e Inteligência Emocional ODISSEYA I

Treinamento vivencial. Gestão Pessoal e Inteligência Emocional ODISSEYA I Treinamento vivencial Gestão Pessoal e Inteligência Emocional ODISSEYA I Gestão Pessoal e Inteligência Emocional OdisseYA I Você tem dificuldades para conseguir alcançar suas metas e objetivos? Tem tido

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Departamento de Administração (DADM) Data de aprovação (Art. n o 91): Docente responsável:

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL WILLIAM

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

Comunicação. Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles.

Comunicação. Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles. Comunicação Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles. Mão-dupla: sucesso depende de quem comunica e de quem recebe. o Envolve a transferência e a compreensão

Leia mais

7 segredos para gerir o estresse no trabalho (sem surtar)

7 segredos para gerir o estresse no trabalho (sem surtar) 7 segredos para gerir o estresse no trabalho (sem surtar) Por / Cláudia Gasparini Mulher irritada: sete em cada dez brasileiros sofrem com sequelas do estresse Dependendo da dose, o estresse pode ser um

Leia mais

Gestão Pública. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica.

Gestão Pública. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Equipe Gestão Pública São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Objetivo comum. Objetivos do grupo acima dos interesses individuais

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS PARA CONSELHOS DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS PARA CONSELHOS DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA CENTRO DE DEFESA DE DIREITOS HUMANOS DE BETIM FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS PARA CONSELHOS DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA PALESTRANTE ANA RITA DE MACEDO MOURA Psicóloga

Leia mais

Administração. Clima Organizacional. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Clima Organizacional. Professor Rafael Ravazolo. Administração Clima Organizacional Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX CLIMA ORGANIZACIONAL Principais definições Toro (2001): consiste nas percepções compartilhadas

Leia mais

Aula 4 Cultura e Sociedade

Aula 4 Cultura e Sociedade Sociologia e Antropologia em Administraçã ção Aula 4 Cultura e Sociedade Profa. Ms. Daniela Cartoni Leitura para a aula DIAS, Reinaldo. Sociologia Geral. Campinas: Alinea, 2008. PLT 254 Capítulo 2 CONCEITO

Leia mais

Comunicação e Ética Aula 2

Comunicação e Ética Aula 2 Comunicação e Ética Aula 2 NENL Exercício Descrever usando criatividade e imaginação como seria um dia, na sua cidade, se todos os meios de comunicação deixassem de funcionar. Imagine: 1 se nenhuma emissora

Leia mais

Comunicação: Foco em Resultados Técnicas de Apresentação

Comunicação: Foco em Resultados Técnicas de Apresentação Comunicação: Foco em Resultados Técnicas de Apresentação Objetivos: Promover a auto-análise e o desenvolvimento de métodos e técnicas para uma comunicação clara, objetiva e segura. Propiciar a interação

Leia mais

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO 1 2 3 6 Resumo Este trabalho busca estudar um dos mais complexos elementos do comportamento seja na cultura, crença, classe social entre outros, o clima organizacional analisa

Leia mais

PAULO ROBERTO ANDREOTTI

PAULO ROBERTO ANDREOTTI PAULO ROBERTO ANDREOTTI COMO REAGIR POSITIVAMENTE AOS CONFLITOS EM 6 SEGUNDOS Como desenvolver o seu relacionamento familiar e torná-lo mais comunicativo e harmonioso Se pensássemos sempre antes de falar,

Leia mais

Trabalho em Equipe Grupo Equipe

Trabalho em Equipe Grupo Equipe Trabalho em Equipe Grupo é um conjunto de pessoas que interage para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro. Pode ou não ter objetivos comuns. X Equipe é mais que um grupo: Sinergia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL Ficha da Subfunção/Componente Curricular FUNÇÃO: Recuperação/Reabilitação SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR : Psicologia

Leia mais

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio Prof. Valter de Menezes Eugenio O mundo empresarial mudou muito nas ultimas décadas, particularmente nos últimos 20 anos. Estas mudanças influenciam no comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.

Leia mais

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL PLANO DE AULA Contexto e Mudanças no Ambiente de Trabalho Conceito de Clima Organizacional Conceito de Cultura Organizacional Clima e Cultura Organizacional Indicadores de

Leia mais

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo 3 PARADIGMAS DE GESTÃO 1. MODELO RACIONAL Passos no desenvolvimento da estratégia 1. Definição da missão - Definir utilidade - Definir objetivos estratégicos 2. Análise SWOT - Análise interna - Previsão

Leia mais

OBJETIVOS DEL ENCUENTRO: Compartir saberes. Intercambiar Experiencias

OBJETIVOS DEL ENCUENTRO: Compartir saberes. Intercambiar Experiencias WORKSHOP CODAJIC / APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS CUIABÁ 10 MARZO 2016 OBJETIVOS DEL ENCUENTRO: Compartir saberes. Intercambiar Experiencias o Dra. Mónica Borile borilemonica@gmail.com

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção Curso de Engenharia de Produção Organização do Trabalho na Produção Estrutura Organizacional Organização da Empresa: É a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos

Leia mais

José Augusto Neves

José Augusto Neves P-37 NEUROLIDERANÇA O caminho sem volta José Augusto Neves janeves@institutomvc.com.br 11-3171-1645 Completeafrase: Os seres humanos, na sua natureza,são... A maneira como percebemos a realidade,influencia

Leia mais

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O BEM-ESTAR DISCENTE/DOCENTE

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O BEM-ESTAR DISCENTE/DOCENTE DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O BEM-ESTAR DISCENTE/DOCENTE OBJETIVO GERAL Propiciar meios para o desenvolvimento de estratégias para gerir situações de mal-estar discente/docente e formação de competências

Leia mais

Interações, conhecimentos e bem estar subjetivo

Interações, conhecimentos e bem estar subjetivo Interações, conhecimentos e bem estar subjetivo Iraíde Marques de Freitas Barreiro Assessora da Pró-Reitoria de Graduação iraide@reitoria.unesp.br O ingresso na Universidade - Sonhos e expectativas: escolhas.

Leia mais

Organização da Disciplina. Fundamentos da Administração. Aula 5. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização. Prof.

Organização da Disciplina. Fundamentos da Administração. Aula 5. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização. Prof. Fundamentos da Administração Aula 5 Prof. Daniel Rossi Organização da Disciplina Aula 1 Evolução de pensamento administrativo. Aula 2 Modelos de gestão. Aula 3 Estratégia empresarial. Aula 4 Estruturas

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

Capítulo 11. Comunicação Pearson. Todos os direitos reservados.

Capítulo 11. Comunicação Pearson. Todos os direitos reservados. Capítulo 11 Comunicação slide 1 Objetivos de aprendizagem Identificar as principais funções da comunicação. Descrever o processo de comunicação e distinguir entre comunicação formal e informal. Comparar

Leia mais

Administração. Conceitos Básicos de Comportamento Organizacional. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Conceitos Básicos de Comportamento Organizacional. Professor Rafael Ravazolo. Administração Conceitos Básicos de Comportamento Organizacional Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL O C.O. é o campo de estudo que

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aula 2: Psicologia ciência do comportamento 1 Tema bastante amplo Psicologia Nesta aula, vamos focar na psicologia organizacional e sua relação com o comportamento organizacional

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Forma de interagir com outras pessoas RELACIONAMENTO Estabelecimento de um processo de comunicação onde o emissor e receptor tenham claro suas reais atribuições. Para existir

Leia mais

Importância do Feedback

Importância do Feedback FEEDBACK O que é Feedback? Técnica utilizada para dar um parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho com o intuito de avaliar o seu desempenho. É uma ação que revela os pontos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Departamento de Administração (DADM) Data de aprovação (Art. n o 91): Docente responsável:

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE. Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE. Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012 RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012 Homem: Ser Social Só existe em relação. Subjetividade e individualidade: se formam a partir de sua convivência social.

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA. Metodologia. Materiais. EM: Menu: Graduação Fisma

GESTÃO ESTRATÉGICA. Metodologia. Materiais. EM:   Menu: Graduação Fisma GESTÃO ESTRATÉGICA Profª Ms. Greice de Bem Noro Metodologia Conteúdo: Exposição (o que dizer?) + Linguagem: Alinhada: para quem dizer? + Método: Mais em menos tempo = Ambiente construtivo de aprendizagem

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO A INTELIGÊNCIA A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. É a capacidade de usar a experiência e o conhecimento que constitui o comportamento

Leia mais

Motivação Página 1. Motivação

Motivação Página 1. Motivação Motivação Página 1 Objetivo: Entender o processo de motivação; descrever as teorias da motivação mais antigas e explicar como as teorias contemporâneas sobre motivação se completam mutuamente. Referências:

Leia mais

Liderando com Inteligência Emocional

Liderando com Inteligência Emocional Liderando com Inteligência Emocional Quem sou eu? 1998 2000 2003 2004 2006 2008 2015 Experiência multicultural Experiência como gestora de equipes Experiência com um projeto global RH DHO Projetos globais

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional. Cultura e Clima Organizacional

Desenvolvimento Organizacional. Cultura e Clima Organizacional Cultura e Clima Organizacional Atualizado em 01/03/2016 OBJETIVO: Compreender as implicações das novas configurações e alternativas que permeiam o trabalho no mundo contemporâneo; Compreender e analisar

Leia mais

Comunicação interna e seus desafios atuais Inspirações e casos práticos na VC

Comunicação interna e seus desafios atuais Inspirações e casos práticos na VC Comunicação interna e seus desafios atuais Inspirações e casos práticos na VC 2016 Contexto Mais conteúdo = mais dispersão / menos atenção Mais ansiedade no trabalho Mais transitoriedade do trabalho -

Leia mais

6 Conclusão e Recomendação para estudos futuros 6.1. Conclusão

6 Conclusão e Recomendação para estudos futuros 6.1. Conclusão 6 Conclusão e Recomendação para estudos futuros 6.1. Conclusão Este estudo foi feito com o objetivo de determinar quais os atributos e estados psicilógicos individuais existentes como barreiras intrapessoais,

Leia mais

O L A. Questionário OLA. Avaliação de Liderança Organizacional. Versão Portuguesa. Instruções Gerais

O L A. Questionário OLA. Avaliação de Liderança Organizacional. Versão Portuguesa. Instruções Gerais O L A Questionário OLA Avaliação de Liderança Organizacional Versão Portuguesa Instruções Gerais O propósito deste instrumento é permitir que organizações descubram como suas práticas e crenças sobre liderança

Leia mais

FORMAÇÃO MINISTERIAL V

FORMAÇÃO MINISTERIAL V "A formação ministerial não é para um dia entrarmos no ministério. Não é um vestibular para o serviço. É algo que se faz em concomitância com o ministério. O seminarista é um ministro. Pode não ter recebido

Leia mais

ANEXO 1 INSTRUMENTO USADO PARA FAZER A PESQUISA COM OS PAIS OU RESPONSÁVEIS

ANEXO 1 INSTRUMENTO USADO PARA FAZER A PESQUISA COM OS PAIS OU RESPONSÁVEIS 148 ANEXO 1 INSTRUMENTO USADO PARA FAZER A PESQUISA COM OS PAIS OU RESPONSÁVEIS 149 QUESTIONÁRIO PARA PAIS OU RESPONSÁVEIS O presente questionário faz parte da pesquisa sobre Violências nas Escolas, realizada

Leia mais

Gestão da Informação

Gestão da Informação Gestão da Informação Information Overload o excesso de informação segundo a Reuters Luis Borges Gouveia, lmbg@ufp.pt Aveiro, Fevereiro de 2001 O stress no local de trabalho 41% dos gestores concordam que

Leia mais

AVALIAÇÃO GERENCIAL - PÓS-TREINAMENTO

AVALIAÇÃO GERENCIAL - PÓS-TREINAMENTO AVALIAÇÃO GERENCIAL - PÓS-TREINAMENTO VISÃO GERENCIAL 1. Realizado o treinamento, posso afirmar que: ( ) Nada mudou quanto ao que entendia do meu papel na Empresa. ( ) Algo mudou quanto ao que entendia

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Aula 01 - Introdução

Aula 01 - Introdução Administração e Organização Aula 01 - Introdução Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Os quatro pilares da educação Imagem: https://blogdonikel.wordpress.com/2014/05/06/os-quatro-pilares-da-educacao-jaques-delors-fichamento/

Leia mais

Nesta aula, vamos falar do papel do líder na estratégia e como o envolvimento das pessoas é fator essencial ao atingimento dos resultados almejados.

Nesta aula, vamos falar do papel do líder na estratégia e como o envolvimento das pessoas é fator essencial ao atingimento dos resultados almejados. ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Prof Me Alan Mazuco Aula 7 Liderança de pessoas Nesta aula, vamos falar do papel do líder na estratégia e como o envolvimento das pessoas é fator essencial ao atingimento dos

Leia mais

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS A primeira necessidade? Comunicar-se. COMUNICAÇÃO É o processo que consiste em transmitir e receber uma mensagem, com a finalidade de afetar

Leia mais

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 3. Comunicação. Contextualização. Motivação dos Talentos Humanos. Instrumentalização

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 3. Comunicação. Contextualização. Motivação dos Talentos Humanos. Instrumentalização Gestão de Recursos Humanos Aula 3 Profa. Me. Ana Carolina Bustamante Organização da Aula Comunicação nas empresas Motivação dos talentos humanos Comunicação Processo de comunicação Contextualização Barreiras

Leia mais

Introdução à Administração. Prof. Marcos Vinicius Pó

Introdução à Administração. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução à Administração Prof. Marcos Vinicius Pó marcos.po@ufabc.edu.br Resposta à natureza complexa das organizações e à incerteza dos ambientes Causalidade mecânica Causalidade probabilística Administração:

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho e a Saúde do Trabalhador de Enfermagem

Qualidade de Vida no Trabalho e a Saúde do Trabalhador de Enfermagem Qualidade de Vida no Trabalho e a Saúde do Trabalhador de Enfermagem Referência bibliográfica Marquis BL; Huston CJ. Administração e liderança em enfermagem: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed; 2005.

Leia mais

Comunicação e Ética NENL

Comunicação e Ética NENL Comunicação e Ética NENL COMUNICAÇÃO DADO: registro ou anotação a respeito de determinado evento ou ocorrência; INFORMAÇÃO: conjunto de dados com um determinado significado; COMUNICAÇÃO: transmissão de

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Profa. Fátima Soares

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Profa. Fátima Soares PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Profa. Fátima Soares Definições: A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais do ser humano e todos os animais. Psicologia como ciência A psicologia

Leia mais

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC Gustavo Carvalho Orientações: 1- As questões apresentadas neste teste não representam aquilo que você acredita que é o ideal de possuir ou mesmo o que

Leia mais

GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO em PROJETOS

GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO em PROJETOS GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO em PROJETOS Gerenciamento de Projetos A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO: Uma boa comunicação no ambiente de Projeto resultará em uma equipe motivada; Ampliam-se as chances de sucesso

Leia mais

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Gestão Empresarial RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.1. Objetivos da aula Definir os conceitos de administração e organização;

Leia mais

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Demonstrar as etapas na implantação e desenvolvimento de planos de cargos e salários. Como utilizar as ferramentas de cargos e salários Apresentar

Leia mais

Cultura de Feedback. Agosto de 2018

Cultura de Feedback. Agosto de 2018 Cultura de Feedback Agosto de 2018 Dividam-se em duas equipes, A e B Cada equipe tem 173 segundos para gerar o maior número de palavras associadas a "feedback" Equipe A - sua tarefa é gerar palavras positivas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC de Mairiporã Código: 271 Município: MAIRIPORÃ Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Caroline Fioravante 6PASSOSPARA TRANSFORMARSUA VIDAFINANCEIRA. CheckList

Caroline Fioravante 6PASSOSPARA TRANSFORMARSUA VIDAFINANCEIRA. CheckList Caroline Fioravante 6PASSOSPARA TRANSFORMARSUA VIDAFINANCEIRA CheckList SOBRE CAROLINE FIORAVANTE Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC Lisboa

Leia mais

O homem para produzir e sobreviver necessita de comunicação

O homem para produzir e sobreviver necessita de comunicação COMUNICAÇÃO Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma arte esquecida Doris Drucker * COMUNICAÇÃO: Impacto

Leia mais

Questionário: AUTO-AVALIAÇÃO DO FUNCIONÁRIO Campus: - Curso: - Avaliado(a): -

Questionário: AUTO-AVALIAÇÃO DO FUNCIONÁRIO Campus: - Curso: - Avaliado(a): - Página: 1 de 14 1) ORGANIZAÇÃO/LIMPEZA (Avalie o quanto você colabora para a manutenção da limpeza e organização da área de trabalho.) Atende Parcialmente 11% Atende Plenamente 68% Supera 20% Página: 2

Leia mais

GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI

GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI Psicóloga clínica Especializada em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CPCS Diretora da Clínica Qualidade de Vida R. Dom Pedro II, 2066 F. 16 3376-1129

Leia mais