Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO"

Transcrição

1 Profª. Daniela Menezes Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO

2 Definição de público-alvo Público- Alvo:...possíveis compradores dos produtos e/ou serviços de uma empresa, usuários atuais, pessoas que decidem ou influenciam; indivíduos, grupos, públicos específicos ou o público em geral. O público- alvo exerce uma influência fundamental nas decisões do comunicador sobre o que, como, quando, onde e para quem dizer. Kotler (2006)

3 Definição de público-alvo Cliente: É aquele que adquire ou utiliza um produto ou serviço oferecido pelo estabelecimento. Geralmente é quem paga. Consumidor: É quem consome, utiliza o produto ou serviço, mesmo sem tê-lo adquirido. Comprador: é quem paga pelo produto ou serviço, mesmo que não utilize.

4 O modelo AIDA de comunicação eficaz Fonte: livro- texto - unidadeii

5 O modelo AIDA de comunicação eficaz O modelo AIDA tem o seguinte significado: A = Atenção - Consiste em chamar a atenção daqueles que irão receber a mensagem. I = Interesse - Após chamar a atenção, os esforços serão em manter o interesse dos consumidores em continuar a receber a mensagem.

6 O modelo AIDA de comunicação eficaz D = Desejo - Despertar o desejo de compra nos consumidores será a próxima etapa, pois esta dependerá diretamente dos dois primeiros passos. A = Ação - O quarto e último passo é o que consiste em levar os consumidores a agirem de forma a comprar. É o objetivo principal deste modelo de comunicação.

7 O modelo AIDA de comunicação eficaz No modelo AIDA percorre-se os seguintes passos: Identifica-se o estado mental dos clientes Depois leva-se a percorrer por todas as outras fases do AIDA; Levá-lo a compra prioritamente dita.

8 O modelo AIDA de comunicação eficaz O modelo AIDA poderá ser utilizado em quase todos os campos da comunicação e também é considerado muito valioso quando o objetivo é vender uma idéia ou um conceito. Exemplo: Campanha contra o tabagismo.

9 O modelo AIDA de comunicação eficaz Uma mensagem para ser considerada eficaz deverá responder aos seguintes questionamentos: O conteúdo da mensagem O conteúdo da mensagem sempre deverá respeitar algumas características referentes ao público que irá recebê-lo. Este conteúdo poderá ser de cunho: racional emocional moral

10 O modelo AIDA de comunicação eficaz Estrutura da mensagem A forma com que a mensagem será estruturada deverá propiciar uma unilateralidade de entendimento.

11 O modelo AIDA de comunicação eficaz O formato da mensagem e os símbolos utilizados Os símbolos escolhidos para transmitir uma mensagem deve ser de conhecimento do receptor. É necessário observar idiomas, e tipos de linguagem. cuidado em relação ao uso de palavras estrangeiras nas mensagens.

12 O modelo AIDA de comunicação eficaz A fonte da mensagem Quanto mais credibilidade tiver a fonte da mensagem mais eficácia esta terá, por serem mais atrativas e terem um maior poder de persuasão. A fonte precisa ter: Confiabilidade; Simpatia; Profundo conhecimento sobre o assunto; Exemplo: IBGE

13 Interatividade Por que deve haver equilíbrio no conteúdo da mensagem quanto ao aspecto emocional e racional? a) Para a mensagem ficar bem construída; b) Para formar relação da mensagem com a marca que estamos vendendo; c) Para fazer o consumidor chorar ou rir; d) Para agradar o cliente; e) NDA.

14 A administração da força de vendas Gerenciar as atividades de uma equipe de vendedores exige: Análise Planejamento; Implementação; Controle do que deve ser posto em prática pelos vendedores;

15 A administração da força de vendas O gerenciamento de uma equipe de vendas inicia-se com: Recrutamento: definir o tipo de profissional que desejam ter como vendedores, suas características físicas, psicológicas, bem como suas experiências profissionais anteriores Selecionar aqueles que reúnem em si o maior número de características solicitadas pela empresa

16 A administração da força de vendas Uma vez contratado pela empresa, o vendedor passará por constantes processos de treinamento, remunerações que funcionam como recompensas e, periodicamente, avaliações por parte de seus supervisores.

17 A administração da força de vendas Passo a passo do gerenciamento de equipe de vendas: Definição do perfil do vendedor Recrutamento e seleção; Treinamento; Compensação; Supervisão; Avaliação.

18 Definindo o tipo de vendedor A definição do perfil do vendedor dependerá do tipo de empresa, bem como do seu ramo de atividade. Que tarefas eles necessitam desempenhar? Que esforço será necessário para a concretização da venda?

19 A administração da força de vendas Seu contato com os clientes será direto? Minha empresa está orientada para o marketing? O que mais me interessa: vender ou a construção de relacionamentos da empresa?

20 A administração da força de vendas O vendedor de uma empresa deve ter a capacidade de representá-la de forma sistêmica, não basta conhecer da empresa e das características do produto. É necessário que o vendedor se sinta parte integrante e importante da organização e acredite no que está vendendo. Ninguém vende bem o que não compra

21 Interatividade Não é passo para a criação de equipes de vendas: a) Definir o perfil do vendedor; b) Treinar e compensar; c) Supervisionar e avaliar; d) Despertar apenas o desejo pela remuneração; e) Recrutar e selecionar.

22 Recrutando e selecionando vendedores Após a definição do perfil do vendedor é necessário buscá-lo no mercado. Essa tarefa normalmente é realizada pelo departamento de recursos humanos através de anúncios, agências de empregos, universidades. A mudança sobre a visão da profissão de vendedor e a entrada de mulheres no mercado, mudou a forma de contratação e o perfil da carreira.

23 Recrutando e selecionando vendedores O treinamento Fonte: livro- texto t unidade d II

24 Concepções de treinamento de vendedores As antigas empresas evitavam realizar treinamento por acreditar que seria uma perda de tempo, que ao invés de se capacitar o vendedor deveria vender. Que se aprende a vender vendendo. Essa concepção mudou, pois as empresas perceberam que as vendas são melhores quando o vendedor está capacitado.

25 Recrutando e selecionando vendedores Os treinamentos dos quais hoje participam os vendedores podem acontecer para vários fins: Conhecimento acerca da empresa; Identificação entre vendedores e empresa; Apresentação dos produtos;

26 Recrutando e selecionando vendedores Conhecimento dos perfis dos clientes; Identificação dos maiores concorrentes; Apresentação das metas a serem alcançadas

27 Recrutando e selecionando vendedores A compensação Um dos maiores atrativos de uma empresa ainda é o seu plano de compensação e este plano deve estar na média do mercado. A compensação deve ter o objetivo de motivar os vendedores e pode ser como: quantia fixa, quantia variável, bônus, comissões, benefícios adicionais, planos de saúde, cesta básica entre outros.

28 Recrutando e selecionando vendedores Esses benefícios não somente motivam como também proporcionam uma maior satisfação no trabalho. Existe ainda os eventos de Endomarketing, que tem o objetivo de vender a empresa e seus objetivos aos próprios funcionários.

29 Recrutando e selecionando vendedores A supervisão A supervisão não tem a intenção apenas de monitoramento das atividades de seus vendedores, mas também para orientá-los melhor em suas atividades. Uma periodicidade pré-definida, a supervisão deverá acontecer em um clima de total entrosamento entre supervisores e supervisionados. Este processo jamais poderá acontecer sob qualquer tipo de pressão ou coação.

30 Recrutando e selecionando vendedores A avaliação Esse processo normalmente ocorre continuamente na empresa através de relatório de vendas. De posse dos relatórios dos vendedores e de outras informações, o gerente de vendas avalia formalmente e produz quatro benefícios os membros de sua força de vendas:

31 Recrutando e selecionando vendedores 1. A empresa deve desenvolver e comunicar padrões claros para julgar o desempenho 2. Deve coletar informações precisas sobre cada vendedor 3. As empresas fornecem um retorno construtivo que os ajuda o vendedor a melhorar seu desempenho futuro (feedback). 4. Os vendedores são motivados a desempenhar-se bem porque sabem que terão de reunir-se com o gerente de vendas para explicar seu desempenho.

32 Interatividade O principal papel da área de Relações Públicas em uma empresa é: a) Avaliar os indicadores de resultado das vendas; b) Propagar positivamente o nome da empresa no mercado; c) Formar equipes de vendas; d) Estabelecer preços para os produtos conforme o poder aquisitivo do público- alvo; e) Atuar na melhoria constante dos processos internos.

33 Comunicação estratégica para o Marketing Fonte: Kotler 2006

34 Comunicação estratégica para o Marketing As estratégias utilizadas para promover uma comunicação eficaz com o públicoalvo são basicamente: Propaganda; Promoção de Vendas; Relações Públicas; Vendas Pessoais; Publicidade; Marketing direto;

35 Comunicação estratégica para o Marketing Propaganda É um tipo de comunicação impessoal, não existe contato direto entre emissor e receptor; É paga por quem está anunciando e o anunciante é identificado; As formas mais comuns de realização desta estratégia são através de anúncios em mídias como televisões, rádio, jornal, outdoor e internet

36 Comunicação estratégica para o Marketing Promoção de vendas Complemento da propaganda, consiste em aumentar o número de consumidores esperados com a propaganda. Geral: quando o objetivo atingir o maior número de pessoas, indiscriminadamente Dirigida: quando o público a ser atingido for antecipadamente definido, podendo ser os consumidores ou algum participante do canal de distribuição dos produtos como varejistas, atacadistas ou vendedores.

37 Comunicação estratégica para o Marketing Relações públicas Todo o esforço de uma empresa na busca de propagar seu nome no mercado da forma mais positiva possível. Existem estratégias de ação de relações públicas para empresa que acaba de entrar no mercado, no qual o objetivo de receber a confiança dos clientes e a aceitação confirmada do mercado.

38 Comunicação estratégica para o Marketing E para empresa já é conhecida dos consumidores a ações de relações públicas tem como finalidade a manutenção do mercado e gira em torno de lembrar o público quanto às características positivas do produto.

39 Comunicação estratégica para o Marketing O planejamento de uma empresa em relação à utilização desta estratégia de comunicação requer alguns passos importantes a serem seguidos: Análise situacional do mercado; Definição concreta dos objetivos pretendidos; Escolha do público-alvo a ser atingido;

40 Comunicação estratégica para o Marketing Seleção dos meios a serem utilizados; Elaboração cuidadosa do orçamento; Avaliação dos resultados atingidos

41 Comunicação estratégica para o Marketing Vendas pessoais Também conhecida como marketing direto consiste em uma apresentação feita diretamente a um consumidor em potencial, As principais características das vendas diretas são: A possibilidade de uma comunicação direta entre as empresas e seus clientes atuais e potenciais ;

42 Comunicação estratégica para o Marketing Uma mensuração precisa dos resultados das vendas, incluídos neste caso variáveis emocionais presentes no momento da compra; Um feedback por parte dos consumidores a respeito dos produtos adquiridos. Esta característica possibilita-nos um trabalho de pósvenda auxiliando em uma consulta a respeito do nível de satisfação dos consumidores.

43 Comunicação estratégica para o Marketing Publicidade Pode ser definida como sendo a apresentação das novidades de uma empresa em relação aos seus produtos. É uma estratégia muito confundida com a propaganda. Propaganda: apresenta ao público os produtos que as empresas estão tentando comercializar Publicidade: busca despertar no consumidor o desejo de obter os produtos que lhes são apresentados.

44 Publicidade x Propaganda Propaganda: refere-se a qualquer forma PAGA de divulgação impessoal com o objetivo de promover idéias, produtos e/ou serviços. Publicidade: divulgação NÃO PAGA, portanto é uma atividade englobada pela área de relações públicas.

45 Comunicação estratégica para o Marketing Plataformas comuns de comunicação: Fonte: Kotler 2006

46 Comunicação estratégica para o Marketing Marketing direto é um sistema de comunicação interativa entre empresa e consumidor com um ou mais meios de propaganda para obter um feedback mensurável e normalmente não existem intermediários e não pode ser fragmentada. Benefícios: Privacidade, agilidade, especificidade e interatividade. Exemplo: marketing

47 Comunicação estratégica para o Marketing Plataformas comuns de comunicação: Fonte: Kotler 2006

48 Interatividade Qualquer forma PAGA de divulgação impessoal com o objetivo de promover idéias, produtos e/ou serviços. A definição acima refere-se a qual estratégia do composto de comunicação estratégica de Marketing? a) Publicidade b) Relações públicas; c) Vendas pessoais; d) Marketing direto e) Propaganda.

49 ATÉ A PRÓXIMA!

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Promoção Prof. M e André F. A. Fagundes Prof. M e André F. A. Fagundes 1 Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar,

Leia mais

Promoção Comunicação

Promoção Comunicação Promoção Comunicação 1 Propaganda, Promoção de Vendas e Publicidade 2 3 Mix de Comunicação de Marketing ou Mix de Promoção Consiste em uma composição de instrumentos de comunicação como propaganda, venda

Leia mais

Gestão de Marketing. Gestão da Distribuição. Carlos Freire

Gestão de Marketing. Gestão da Distribuição. Carlos Freire Gestão de Marketing Carlos Freire Gerenciamento da cadeia de distribuição G e s t ã o d o Relacionamento A Figura ao lado mostra, como modelo, uma cadeia de organizações em que fornecedores e distribuidores

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor

Como Vender Mais e Melhor Como Vender Mais e Melhor 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 OBJETIVO Este curso visa proporcionar ao participante a competência para identificar oportunidades de mercado e saber aproveitá-las,

Leia mais

Mix de Marketing (IV) 4P Promoção

Mix de Marketing (IV) 4P Promoção Mix de Marketing (IV) 4P Promoção Mix de Marketing Produto Preço Criação de valor Captação de valor Entrega de valor Comunicação de valor Praça Promoção COMUNICAÇÕES INTEGRADAS DE MARKETING (CIM) Abrange

Leia mais

Gestão da Comunicação Integrada

Gestão da Comunicação Integrada Gestão de Marketing Gestão da Comunicação Integrada Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão da Comunicação

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta.

A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta. A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta. Todo Profissional de Marketing necessita de Pesquisas de

Leia mais

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini O papel da Promoção no Marketing Mix Profª Telma Lanini A Estratégia Promocional constitui um plano para o uso otimizado dos elementos de promoção: Publicidade, Relações Públicas, Venda Pessoal e Promoção

Leia mais

Curso de Mídias Pagas Online. Plano de Estudo

Curso de Mídias Pagas Online. Plano de Estudo Curso de Mídias Pagas Online Plano de Estudo Descrição Esta certificação permite ao aluno projetar e implementar estratégias pagas em diferentes plataformas e mídias digitais, como os Anúncios do Facebook

Leia mais

Módulo 16. Comunicação (promoção)

Módulo 16. Comunicação (promoção) Módulo 16. Comunicação (promoção) Mais do que ter uma idéia e desenvolver um produto ou serviço com qualidade superior é necessário outro requisito que precisa ser satisfeito: comunicar aos clientes em

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design Composto de Marketing: Promoção Naotake Fukushima UFPR Definições Comunicar o Valor! O que dizer? Para quem dizer? Com que frequência dizer? Naotake Fukushima UFPR Carro bacana, Divertido, Pequeno, Por

Leia mais

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA ESTABELECIMENTO DO ORÇAMENTO DE PROPAGANDA O orçamento da propaganda é estabelecido para cada produto

Leia mais

Os 4 Ps do Marketing estão superados. Acrescentei a eles outros amigos que são fundamentais nos resultados. Vamos a todos os Ps.

Os 4 Ps do Marketing estão superados. Acrescentei a eles outros amigos que são fundamentais nos resultados. Vamos a todos os Ps. Utilize o Marketing de conteúdo. Saiba como aumentar as suas vendas, como converter visitantes em leads e leads em clientes. Agende já uma reunião e vamos fazer o seu negócio deslanchar. Marketing é coisa

Leia mais

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56 Vendas -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 VENDAS... 07 ETAPAS QUE COMPÕEM A VENDA... 09 FORMAS DE PROJEÇÃO DE VENDAS... 11 INFLUÊNCIAS INTERNAS NA ATIVIDADE DE VENDAS... 14 IMPORTÂNCIA DAS VENDAS PARA SOCIEDADE...

Leia mais

1. O atendimento bancário pode ser classificado como

1. O atendimento bancário pode ser classificado como Marketing Rebecca Guimarães 1. O atendimento bancário pode ser classificado como um tipo específico de SERVIÇO. Como tal, apresenta uma série de características que posicionam esse produto nessa categoria.

Leia mais

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Introdução O curso de Publicidade e Propaganda é voltado para o conhecimento de como a comunicação pode ser trabalhada para que alguém seja convencido,

Leia mais

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS A primeira necessidade? Comunicar-se. COMUNICAÇÃO É o processo que consiste em transmitir e receber uma mensagem, com a finalidade de afetar

Leia mais

Planejamento de Comunicação

Planejamento de Comunicação Planejamento de Comunicação Campanhas publicitárias: diretrizes, projetos e atividades Elaboração de briefing Profª Daniela Cartoni Campanhas publicitárias: diretrizes e atividades > Planejamento

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS 1. Resumo Executivo (Síntese das principais informações que constam em seu PN. É a principal seção do Plano de Negócios, pois através dele é que o leitor decidirá se

Leia mais

- Margarida Kunsch -

- Margarida Kunsch - Para as organizações o planejamento é importante porque permite um redimensionamento contínuo de suas ações presentes e futuras. Possibilita conduzir os esforços para objetivos pré-estabelecidos, por meio

Leia mais

23/10/2013. O que estudar? Conceito de Negociação. Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação. Profª Msc. Mônica Satolani

23/10/2013. O que estudar? Conceito de Negociação. Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação. Profª Msc. Mônica Satolani Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação Profª Msc. Mônica Satolani O que estudar? A comunicação e o processo de negociação. O ambiente empresarial e o aspecto da comunicação. O emissor e o receptor

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

Banco do Brasil Revisão Véspera

Banco do Brasil Revisão Véspera Banco do Brasil Revisão Véspera Estratégias Genéricas de Marketing Marketing de resposta: Ocorre quando se identifica uma necessidade e prepara-se uma solução para atender a essa necessidade. Marketing

Leia mais

[ 1 ] Introdução. [ 2 ] Dica 1 - Tenha claro seu objetivo, crie uma estratégia. [ 3 ] Dica 2 Apresente a empresa e seus contatos

[ 1 ] Introdução. [ 2 ] Dica 1 - Tenha claro seu objetivo, crie uma estratégia. [ 3 ] Dica 2 Apresente a empresa e seus contatos [ 1 ] Introdução [ 2 ] Dica 1 - Tenha claro seu objetivo, crie uma estratégia [ 3 ] Dica 2 Apresente a empresa e seus contatos [ 4 ] Dica 3 Garanta sua presença. Crie conteúdos com frequência [ 5 ] Dica

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I AVALIAÇÃO 01/10/2012 AVALIAÇÃO Testes pós-veiculação: 1. DART Day after recall test grau de memorização atingido pelo consumidor exposto à comunicação. 2. Grupo de Controle de

Leia mais

Qual veículo eu devo escolher para falar exatamente com este perfil de consumidor?

Qual veículo eu devo escolher para falar exatamente com este perfil de consumidor? MARKETING DIRETO Qual veículo eu devo escolher para falar exatamente com este perfil de consumidor? Mulher, idade entre 23 e 25 anos, renda de R$ 6.200,00, casada, moradora de São Paulo e Natal. Antes

Leia mais

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria 1ª Versão 1 Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria PROCESSO GESTÃO DO PLANO DE AÇÃO DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO 1ª Versão

Leia mais

Marketing digital para indústria. Gustavo Damschi Elo Ideias

Marketing digital para indústria. Gustavo Damschi Elo Ideias Marketing digital para indústria Gustavo Damschi Elo Ideias O que marketing digital? São ações de comunicação na internet ou em outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar

Leia mais

MBA em GESTÃO DE MARKETING

MBA em GESTÃO DE MARKETING MBA em GESTÃO DE MARKETING 1) OBJETIVO O curso tem como objetivo capacitar profissionais para a gestão mercadológica de produtos e serviços e desenvolver competências necessárias para planejar, gerenciar,

Leia mais

Briefing Geral. to brief : resumir

Briefing Geral. to brief : resumir http://www.mxstudio.com.br/forum/index.php?showtopic=3389 Briefing Geral to brief : resumir Briefing: resumo; conjunto de dados fornecidos pelo anunciante para orientar a sua agência na elaboração de um

Leia mais

SUMÁRIO. PREFÁCIO À 5 a EDIÇÃO...XI

SUMÁRIO. PREFÁCIO À 5 a EDIÇÃO...XI SUMÁRIO PREFÁCIO À 5 a EDIÇÃO...XI 1 MARKETING, MARKETING E MARKETING: VISÃO GERAL... 1 1.1 Produção, consumo e marketing... 2 1.2 Definições e concepções de marketing... 4 1.3 Esquemas de marketing: os

Leia mais

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi Estratégias de Comunicação em Eventos Prof. Flávio Franceschi Emissor Meio (Mensagem) Receptor Consumidores e a Comunicação Novos Consumidores necessitam de novas estratégias de Comunicação Publicidade

Leia mais

DESCRIÇÃO DE CARGO CBO:

DESCRIÇÃO DE CARGO CBO: MISSÃO DO CARGO Responder pelas estratégias de campanhas, liderando as ações utilizando e desenvolvendo conhecimento específico sobre os temas ou casos bem como articulando parceiros, organizações da sociedade

Leia mais

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição.

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição. 1 Eu sou um cliente interno... Clientes internos são todos aqueles que fazem parte do dia a dia do ambiente de trabalho, como o diretor da empresa, o gerente, a recepcionista entre outros. 2 Eu sou um

Leia mais

PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA:

PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA: PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA: 25.10.2018 REVISÃO I INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS Origem do Marketing marketing envolve a identificação

Leia mais

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios Etapas do processo de Administração Estratégica Aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 2 As etapas envolvidas na administração estratégica Etapa 1: Análise do ambiente O processo de administração

Leia mais

Planejamento Integrado de Comunicação. Isabela Pimentel - Comunicação Integrada

Planejamento Integrado de Comunicação. Isabela Pimentel - Comunicação Integrada Planejamento Integrado de Comunicação Isabela Pimentel - Comunicação Integrada Pra que planejar? Para as organizações o planejamento é importante porque permite um redimensionamento contínuo de suas ações

Leia mais

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing Capítulo 2 Planejamento Estratégico e Processos de Marketing 1 Plano Formal Muitas empresas operam sem planos formais, ainda assim, estes planos podem fornecer muitos benefícios tais como: Encoraja a administração

Leia mais

Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos,

Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos, Prof a. Daniela Menezes Unidade II Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas O poder das marcas Descubra o nome dessas empresas: Marcas É uma representação simbólica de algo que permite identificá-lo

Leia mais

SEJA UM PARCEIRO COMERCIAL ATEMDE ODONTO AUMENTE SUA RENDA MENSAL

SEJA UM PARCEIRO COMERCIAL ATEMDE ODONTO AUMENTE SUA RENDA MENSAL SEJA UM PARCEIRO COMERCIAL ATEMDE ODONTO AUMENTE SUA RENDA MENSAL COMO FAZER? Você se cadastra no site. www.atemde.com.br Recebe um treinamento e se habilita a vender os PLANOS ODONTOLÓGICOS ATEMDE ODONTO.

Leia mais

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS INTRODUÇÃO...3 PLANEJE AS ATIVIDADES DA EQUIPE...5 SEPARE A EQUIPE POR CATEGORIAS...9 PADRONIZE O PROCESSO DE VENDAS...11 REALIZE TREINAMENTOS...15

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES.

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. PROFESSOR ANGELO PERES. 1 AULA 5 PLANO COMERCIAL. PLANEJAMENTO

Leia mais

DIFERENTES PÚBLICOS. Lembre-se que essa data lida com

DIFERENTES PÚBLICOS. Lembre-se que essa data lida com USUÁRIO COMPRADORES INFLUENCIADORES USUÁRIO 1 DIFERENTES Lembre-se que essa data lida com PÚBLICOS Não que essa lógica já não deva ser considerada para toda comunicação que fizer parte do seu negócio,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Teoria Geral da Administração Professora: Daniele Campos Grupo: Cassius Silva Abreu Italo B. Leão Bettega Luiza Cunha de Menezes Natália Souto Pereira Raphael Gebhard Martins

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 13 ORGANIZAÇÃO DE VENDAS

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 13 ORGANIZAÇÃO DE VENDAS PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 13 ORGANIZAÇÃO DE VENDAS Índice 1. Organização de vendas...3 1.1. Recrutamento e seleção de vendedores... 4 1.2. Recrutamento... 4 1.2.1. Anúncios

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 12. PREVISÃO DE VENDAS continuação

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 12. PREVISÃO DE VENDAS continuação PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 12 PREVISÃO DE VENDAS Índice 1. Previsão de vendas -...3 1.1. Fatores de cálculo da previsão de vendas... 3 1.1.1. Informações sobre as vendas passadas...

Leia mais

Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera

Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera Resumo do trabalho O outdoor referente ao curso de pós-graduação da

Leia mais

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE PLANO DE MARKETING NOME DA EMPRESA / SEGMENTO AMERICANA 2016 FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento

Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Listar as etapas do processo de recrutamento e seleção. 2. Explicar as principais técnicas utilizadas no planejamento

Leia mais

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA Assuntos Abordados no Módulo Princípios, conceitos e funções da publicidade e da propaganda.

Leia mais

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?.

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?. A MÍDIA E O MÍDIA O que é mídia? O papel do mídia no contexto de uma campanha. Habilidades e competências para o trabalho nesta área. A importância da mídia para uma campanha de sucesso. O que é mídia?

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

PORTAL INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS EM UM CLIQUE. Copyright Todos os direitos reservados

PORTAL INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS EM UM CLIQUE.  Copyright Todos os direitos reservados www.metalica.com.br Portal Metálica Maior portal de conteúdo, fonte de informação e geração de negócios para profissionais e empresas de Construção Civil no Brasil. Com 15 anos de atuação na web, o PORTAL

Leia mais

Planejamento de Comunicação

Planejamento de Comunicação Planejamento de Comunicação Identificação de público-alvo e ferramentas de análise Profª Daniela Cartoni Comunicação Organizacional Trata-se da gestão da comunicação estratégica da organização, ou seja,

Leia mais

Marketing Academy. Talent Development for Business Growth

Marketing Academy. Talent Development for Business Growth Marketing Academy Talent Development for Business Growth Marketing Classes Promoção Manuela Palma Novo 3M Confidential 16 September 3M 2015. All Rights Reserved. PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO Estratégia

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Setembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Conclusão do Domínio de Processos PO (PO7 e PO8)

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Remuneração. Introdução

Remuneração. Introdução Remuneração Introdução Remuneração Remuneração se refere a todas as formas de retornos financeiros e serviços tangíveis e benefícios que os empregados recebem como parte da relação de emprego. Remuneração

Leia mais

Venda de Publicidade Fred

Venda de Publicidade Fred Venda de Publicidade Fred Pacheco Equipes comercias e comercialização Como vender o meu inventário? Conhecer bem o seu inventário é muito importante para: - planejar as estratégias comerciais do veículo

Leia mais

ATUO NA ÁREA DE MARKETING TRADICIONAL (PROMOCIONAL, DIRETO, ENDOMARKETING, COMERCIAL) DESDE 2005 E NO MARKETING DIGITAL DESDE 2010.

ATUO NA ÁREA DE MARKETING TRADICIONAL (PROMOCIONAL, DIRETO, ENDOMARKETING, COMERCIAL) DESDE 2005 E NO MARKETING DIGITAL DESDE 2010. ÊNFASE NAS ÁREAS DE: MARKETING DE RELACIONAMENTO; MARKETING DIGITAL (SOCIAL MÍDIA); ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO; GERENCIAMENTO E PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE MARKETING OFF E ON LINE; GESTÃO DE PESSOAS; ELABORAÇÃO,

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

Departamento Pessoal

Departamento Pessoal Departamento Pessoal Para desenvolver suas atividades a empresa precisa de pessoas, as. quais constituem os seus recursos humanos. Elas são fundamentais para que a empresa possa atingir seus objetivos

Leia mais

Mídia. Profª Claudia R. Bouman

Mídia. Profª Claudia R. Bouman Mídia Profª Claudia R. Bouman Mídia Mídia = media plural de medium, que em latim significa meio; meio de comunicação Mídia = é onde está o grosso do dinheiro do anunciante Meio = meios de comunicação (TV,

Leia mais

Objectivos da Sessão. Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade. Introdução à Publicidade 1

Objectivos da Sessão. Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade. Introdução à Publicidade 1 Objectivos da Sessão Compreender o Conceito de Publicidade Análise da mensagem Publicitária Conceito de mensagem publicitária Tipos de mensagem publicitária Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Geonir Paulo Schnorr ETAPAS. Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados

PESQUISA DE MERCADO. Geonir Paulo Schnorr ETAPAS. Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados PESQUISA DE MERCADO CONCEITOS ETAPAS Geonir Paulo Schnorr Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados Graduando em Estatística CONCEITOS Pesquisa de Mercado A pesquisa de mercado é a ferramenta

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Plano de Marketing Professor: Charles Leite Introdução O plano de marketing define a forma como a empresa atuará para levar seus produtos àsmãos do consumidor. Por melhor

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

Curso Google Adwords e Marketing Digital. Carga horária: 16h

Curso Google Adwords e Marketing Digital. Carga horária: 16h Curso Google Adwords e Marketing Digital Carga horária: 16h Quem Somos A Internet Innovation é a primeira empresa a oferecer uma grade completa de cursos especializados em Comércio Eletrônico e Marketing

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

Avaliação de Desempenho Organizacional

Avaliação de Desempenho Organizacional Avaliação de Desempenho Organizacional O que é avaliar? Avaliar significa julgar alguma atitude ou atividade de forma qualitativa, podendo-se transcrever essa percepção com o auxílio de informações quantitativas

Leia mais

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial Slide 1 Marketing Planejamento Estratégico Profa. Tathyane Chaves Slide 2 Saber o que motiva o consumidor a escolher um determinado tipo de produto ou marca é a chave do marketing bem sucedido tomada de

Leia mais

3. CONCEITOS IMPORTANTES

3. CONCEITOS IMPORTANTES 3. CONCEITOS IMPORTANTES As organizações realizam essas funções, adquirindo e usando recursos, para desenvolver fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das

Leia mais

O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS. BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia².

O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS. BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia². O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia². ¹ Bacharel em Administração FAT/UFPEL ² Professora Adjunta da

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico MEIOS DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL A comunicação corresponde à troca de informações na empresa.

Leia mais

23/02/2017 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) E PESQUISA DE MARKETING

23/02/2017 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) E PESQUISA DE MARKETING SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) E PESQUISA DE MARKETING 1 2 3 4 5 6 SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING (SIM) Para facilitar as atividades de marketing, vários softwares estão hoje disponíveis

Leia mais

CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade

CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade Introdução às Profissões em Comunicação Organização das empresas:

Leia mais

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas ATO DE COMUNICAÇÃO Referências bibliográficas INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1998, p. 17. PEREIRA, José Haroldo. Curso básico de teoria

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais. 4º Bimestre. Prof. Walfredo Ferreira

AEDB Gestão de Negócios Internacionais. 4º Bimestre. Prof. Walfredo Ferreira AEDB Gestão de Negócios Internacionais 4º Bimestre Prof. Walfredo Ferreira Trabalho para a avaliação do 4º bimestre 1) Valor: até 10,0 pontos - parte escrita até 5,0 pontos e apresentação oral até 5,0

Leia mais

Comunicação multiplataforma

Comunicação multiplataforma 1 Comunicação multiplataforma Sua melhor estratégia de comunicação 2 sumário 03 04 05 07 08 10 11 12 Introdução O que é comunicação multiplataforma? Por que usar a estratégia de comunicação multiplataforma?

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO - TURMA 202 Instruções

Leia mais

O que é segmentação de clientes?

O que é segmentação de clientes? O que é: o segmento do cliente define o perfil do comprador, bem como seus hábitos e motivações na hora da compra. O segmento também define quais são os atributos que tornam um produto mais ou menos valioso.

Leia mais

Manual definitivo das Mídias Offline

Manual definitivo das Mídias Offline Manual definitivo das Mídias Offline A publicidade como conhecemos e como se popularizou no mercado, tem passado por constantes mudanças e inovações. Com o auxílio da tecnologia, as mídias, tanto online

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO. TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA

MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO. TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA RESUMO Quando falamos em marketing, o que vem em mente da maioria das pessoas

Leia mais

11/05/2015 MKI 1. Tópicos. A Implantação do Endomarketing exige a definição de um plano de ações que nos facilitará atingir os objetivos do programa.

11/05/2015 MKI 1. Tópicos. A Implantação do Endomarketing exige a definição de um plano de ações que nos facilitará atingir os objetivos do programa. Tópicos pg 1. Implantação 2 2. Fatores do Endomarketing 3 3. Plano de Ações 4 4. Liderança do Processo 5 5. Clima Organizacional 6 6. Segmentação do Cliente Interno 7 7. Ações e Instrumentos 9 8. Elementos

Leia mais

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo de Andrade Frederico Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Sobral/2015 Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo

Leia mais

Condução de pesquisa em Branding

Condução de pesquisa em Branding Condução de pesquisa em Branding Passo-a-passo Visão Geral A aprendizagem deve ser focada e dinâmica. Quando contratam empresas de consultoria, os clientes querem que elas demonstrem capacidade intelectual

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO FRANQUEADO MARKETING DIGITAL FACEBOOK E POSTAGENS PATROCINADAS

GUIA PRÁTICO DO FRANQUEADO MARKETING DIGITAL FACEBOOK E POSTAGENS PATROCINADAS GUIA PRÁTICO DO FRANQUEADO MARKETING DIGITAL FACEBOOK E POSTAGENS PATROCINADAS Com toda a certeza, você ou alguém da sua casa possui uma conta no Facebook, a rede social mais acessada no Brasil de acordo

Leia mais

Planejamento de Campanhas Promocionais. Carlos Freire

Planejamento de Campanhas Promocionais. Carlos Freire Planejamento de Campanhas Promocionais O que é planejamento?. O planejamento constitui um processo complexo e abrangente. Possui dimensões e características próprias, implica uma filosofia e políticas

Leia mais

GERENCIAMENTO POR CATEGORIA

GERENCIAMENTO POR CATEGORIA GERENCIAMENTO POR CATEGORIA O QUE É G.C.? Gerenciamento por Categoria (G.C.) é um modelo de gestão que a partir do profundo entendimento do shopper, e através da parceria entre fornecedor e varejo, por

Leia mais

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Jornalismo Guia de carreiras Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Introdução O curso de Jornalismo é voltado para o conhecimento de como a informação é percebida, transmitida e compreendida pela sociedade.

Leia mais

O que torna uma empresa um lugar ruim para se trabalhar?

O que torna uma empresa um lugar ruim para se trabalhar? WORKSHOP DIAMOND O que torna uma empresa um lugar ruim para se trabalhar? DEMISSÃO SEM RESPEITO FALTA DE QUALIDADE DE VIDA FALTA DE RECONHECIMENTO METAS INATINGÍVEIS LÍDERES DESPREPARADOS IGNORAR AS DEMANDAS

Leia mais

Como criar um relacionamento entre sua marca e seu cliente. Soluções em mídias sociais

Como criar um relacionamento entre sua marca e seu cliente. Soluções em mídias sociais Como criar um relacionamento entre sua marca e seu cliente Soluções em mídias sociais Apareça e CRESÇA! Você já pensou que o famoso ditado "cresça e apareça" é o caminho oposto do que as marcas precisam

Leia mais

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 O plano de marketing busca orientar o processo decisório de mercado de uma empresa. Deve identificar as oportunidades

Leia mais

O site da minha empresa precisa ser atualizado?

O site da minha empresa precisa ser atualizado? O site da minha empresa precisa ser atualizado? Já sabemos a alguns anos que a presença digital é realidade e que vem crescendo cada vez mais. Neste cenário estar bem posicionado na web é obrigação das

Leia mais

Guia de Motéis Filme publicitário 1. Paloma HADDAD 2 Sibely PASSOS 3. Professor/Orientador: Daniel CAMPOS 4 Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG

Guia de Motéis Filme publicitário 1. Paloma HADDAD 2 Sibely PASSOS 3. Professor/Orientador: Daniel CAMPOS 4 Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG Guia de Motéis Filme publicitário 1 Paloma HADDAD 2 Sibely PASSOS 3 Professor/Orientador: Daniel CAMPOS 4 Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG RESUMO O Guia de Motéis é um site no qual qualquer pessoa

Leia mais