Planejamento de Campanhas Promocionais. Carlos Freire

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Planejamento de Campanhas Promocionais. Carlos Freire"

Transcrição

1 Planejamento de Campanhas Promocionais

2 O que é planejamento?. O planejamento constitui um processo complexo e abrangente. Possui dimensões e características próprias, implica uma filosofia e políticas definidas e é direcionado por princípios gerais e específicos (...) está vinculado a situações e realidades da vida de pessoas, grupos, organizações, instituições públicas e privadas. É inerente ao processo de gestão estratégica. Possibilita maximizar resultados e minimizar deficiências. Kunsch, 2003

3 Enfim, planejamento é:. Planejamento é um conjunto de decisões e ações implementadas com o intuito de atingir objetivos préestabelecidos, nas mais diversas áreas.

4 Por que planejar? Reduzir riscos; Reduzir Incertezas; Melhores resultados; Menores custos;

5 O Planejamento se caracteriza por: Promover a Integração das áreas envolvidas; Facilitar tomada de decisão; Fornecer parâmetros para controle.

6 Sistemática do Planejamento. O Planejamento não é uma atividade estanque ou imutável;. O Planejamento deve mudar no mesmo ritmo das mudanças no cenário;. As empresas devem estruturar-se de forma a ter agilidade e flexibilidade para promover essas mudanças no Planejamento;. O exercício permanente da atividade de planejar tende a reduzir o grau de incerteza inerente ao processo;

7 Níveis Empresariais Estratégico Direção Estratégico Tático Gerência Tático Operacional Empregados Operacional

8 Planejamento Estratégico. Caracteriza-se por ser um procedimento permanente de uma gestão empreendedora, baseando, a estratégia futura da companhia, no exame de tendências, cenários e novas alternativas. Quem somos? Onde estamos? Onde queremos chegar? Sempre considerando o Longo Prazo P.Ex.: Presença na Internet através do e-commerce.

9 Tipos de Planejamento. Planejamento Tático Decisões de objetivos de curto e médio prazo. São focados em ações específicas. Desdobra os objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no Planejamento Estratégico. P.Ex.:. Criação de site. Criação de Fan Page. Rotina de venda pela internet. Estabelece metas (quantidade e prazos)

10 Tipos de Planejamento. Planejamento Operacional É o arregaçar as mangas. Envolve decisões sobre o como fazer a partir do que foi estabelecido nos planos estratégico e tático. P.Ex.:. Cria o site. Cria a Fan Page. Operacionaliza as vendas pela internet. Cumpre as metas

11 Tipos de Planejamento. Planejamento Tático e Operacional podem ser de curto, médio ou longo prazo. Curto Prazo: prazos inferiores a 1 ano; Médio Prazo: entre 1 e 5 anos; Longo Prazo: no mínimo 5 anos.

12 Propaganda. Pode ser institucional ou promocional. É a maneira mais barata de divulgar produtos e/ou serviços. É a maneira mais utilizada pelo marketing para comunicar-se com os mercados-alvo. Faz parte do processo de vendas, sem ser responsável direta por estas. Tem o pressuposto de informar o consumidor dos benefícios dos produtos e de seus atributos positivos e ainda motivá-lo a ir ao encontro do produto. (Pinheiro e Gullo)

13 Propaganda Institucional Tem como objetivo reforçar a Imagem Institucional e a Marca da empresa; Fala da empresa por intermédio da divulgação de aspectos ligados à personalidade e cultura da empresa, expõe seus valores, levanta bandeiras, estabelece laços com iniciativas específicas e busca criar uma percepção positiva do mercado consumidor. É imprescindível para o sucesso dos negócios.

14 Ficha Técnica Mídia Impressa Jornal Campanha Semana do Meio Ambiente Saga Publicidade Cliente: Unimed Manaus Diretor de Criação: Reginaldo Lima Redator: Gelson Leite Designer: Alessandro Deidre Gestor de Conta:

15 Ficha Técnica Mídia Impressa Jornal Campanha Semana do Meio Ambiente Saga Publicidade Cliente: Unimed Manaus Diretor de Criação: Reginaldo Lima Redator: Gelson Leite Designer: Alessandro Deidre Gestor de Conta:

16 Ficha Técnica Mídia Impressa Jornal Campanha Semana do Meio Ambiente Saga Publicidade Cliente: Unimed Manaus Diretor de Criação: Reginaldo Lima Redator: Gelson Leite Designer: Alessandro Deidre Gestor de Conta:

17 Ficha Técnica Mídia Impressa Jornal Campanha Semana do Meio Ambiente Saga Publicidade Cliente: Unimed Manaus Diretor de Criação: Reginaldo Lima Redator: Gelson Leite Designer: Alessandro Deidre Gestor de Conta:

18 Ficha Técnica Mídia Impressa Jornal Campanha Semana do Meio Ambiente Saga Publicidade Cliente: Unimed Manaus Diretor de Criação: Reginaldo Lima Redator: Gelson Leite Designer: Alessandro Deidre Gestor de Conta:

19 Ficha Técnica Mídia Impressa Jornal Campanha Semana do Meio Ambiente Saga Publicidade Cliente: Unimed Manaus Diretor de Criação: Reginaldo Lima Redator: Gelson Leite Designer: Alessandro Deidre Gestor de Conta:

20 Ficha Técnica Mídia Impressa Jornal Campanha Semana do Meio Ambiente Saga Publicidade Cliente: Unimed Manaus Diretor de Criação: Reginaldo Lima Redator: Gelson Leite Designer: Alessandro Deidre Gestor de Conta:

21 Propaganda Promocional Tem como objetivo específico aumentar as vendas de determinados itens; Fala dos produtos ou serviços, realçando suas qualidades e atributos e condições de aquisição. O segmento que mais utiliza este tipo de comunicação é o de varejo.

22 Campanha Publicitária Definição: conjunto de peças criadas para divulgar um produto, serviço ou ideia, dentro de um mesmo objetivo de comunicação; Peças: São os diversos materiais de uma mesma linha criativa que compõe uma campanha. Anúncio de jornal, spot, outdoor, VT.

23 Campanha Publicitária Tipos de Peças Peças de Mídia: criadas para os meios de comunicação de massa. Revista, jornal, spot, VT, outdoor, mobiliário; Peças de Não Mídia: peças que utilizam outros meios de comunicação. Display de PDV, mala-direta.

24 Campanha Publicitária Toda Campanha Publicitária deve estar inserida em um contexto maior que é o Plano de Marketing. Se não sabemos para onde vamos, todos os caminhos são bons. O Plano de Marketing dá a direção da campanha.

25 Objetivo da Campanha Publicitária Toda Campanha Publicitária tem como objetivo dar publicidade a algo. Seja um produto, seja um serviço, seja uma ideia. Portanto é uma atividade intrinsicamente ligada à Comunicação.

26 . Primeira Etapa Prospecção Perfil do Público Alvo Anunciante Mix de Marketing BRIEFING

27 BRIEFING Soma de conhecimentos que abrangem a situação de mercado e o produto ou serviço em relação a suas características intrínsecas, aos concorrentes e aos objetivos gerais da empresa e do plano de marketing, em termos de venda ou imagem. (Dicionário de termos de marketing) 2012

28 BRIEFING Resumo de uma discussão; são os pontos a discutir. Geralmente, é aquilo que o cliente transmite, como expressão do trabalho que necessita, ao contato ou, diretamente, a um grupo da agência. 2. Passagem de informações e de instruções de modo ordenado, fornecida para o correto desenvolvimento de uma entrevista. De maneira geral, o briefing é um documento que o profissional de marketing transmite a quem vai realizar uma campanha publicitária promocional, de relações públicas ou uma pesquisa de mercado. (Dicionário de termos de marketing) 2012

29 O que é o BRIEFING? Em seu conceito mais simples e direto, briefing significa a passagem de informação de uma pessoa para outra, especialmente do anunciante para o executivo de Atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo. É baseado nele e completado com as informações de pesquisas que se esboça o planejamento publicitário. O briefing é uma fase completa de estudos e deve conter as informações a respeito do produto, do mercado, do consumidor, da empresa e os objetivos do cliente. (Sampaio, 1997: 206)

30 Para que serve BRIEFING? 1.Encontrar e sistematizar a informação: a função do briefing é reunir as informações necessárias para a ação publicitária, pois estas estão dispersas, parte no cliente, parte no mercado, parte na pesquisa, etc. 2.Reunir as informações necessárias à realização do trabalho publicitário; 3.Dirigir, alimentar, inspirar e delimitar a campanha publicitária, definindo seus principais parâmetros, tais como: público alvo, mix de produtos, praças, orçamentos etc.

31 Quem elabora o BRIEFING? 1.O Briefing, a princípio, deve ser elaborado pelo departamento de Marketing do cliente, que o apresenta ao profissional de Atendimento da agência que pode completá-lo com informações que julgar necessárias. 1.O Briefing pode ser complementado ou rediscutido a qualquer momento. 2.Na prática, em Manaus especificamente, o briefing é realizado pelo profissional de atendimento da agência em conjunto com o cliente.

32 Como elaborar o BRIEFING? 1.Apesar de briefing significar resumo, o Briefing deve ser o mais completo e profundo possível; 2.O departamento de Marketing do cliente deve fornecer o briefing e/ou disponibilizar todas as informações necessárias para sua elaboração; 3.O briefing deve ir além das informações explícitas. Deve buscar outros contatos com a empresa em níveis pessoais, culturais, estratégicos, históricos. 4.Saia da formalidade.

33 Como elaborar o BRIEFING? 5. O departamento de Marketing passa o Briefing para o profissional de atendimento que deverá ser conhecedor de Marketing, uma vez que, irá receber o briefing baseado na estratégia de marketing do cliente. 6. Deverá saber analisar, interpretar e discutir essa estratégia. Atendimento não é moleque de recados. 7. Em vendas costuma-se dizer: não aceite um não de quem não pode dizer sim. Com o briefing é a mesma coisa, pegue o briefing com a pessoa certa.

34 Planejamento de Campanhas Publicitárias Como elaborar o BRIEFING? 6. Não fique perdendo tempo com reuniões desnecessárias e com pessoas que nada podem acrescentar ao briefing. Seja objetivo; 7. Caso ache necessário promova reuniões entre o pessoal do cliente e o pessoal da criação e mídia. (!!!!!!!)

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?.

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?. A MÍDIA E O MÍDIA O que é mídia? O papel do mídia no contexto de uma campanha. Habilidades e competências para o trabalho nesta área. A importância da mídia para uma campanha de sucesso. O que é mídia?

Leia mais

SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer?

SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer? SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer? Você já teve uma grande ideia, agora pode contar conosco para

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

Manual de Planejamento de Campanhas Publicitárias

Manual de Planejamento de Campanhas Publicitárias 1 2 FICHA CATALOGRÁFICA 3 Sumário Página 1. Apresentação 4 2. A quem se destina 4 3. O Conceito de Planejamento 4 4. O Conceito de Publicidade e Propaganda 6 5. Alinhando Conceitos 7 6. Planejamento de

Leia mais

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi Estratégias de Comunicação em Eventos Prof. Flávio Franceschi Emissor Meio (Mensagem) Receptor Consumidores e a Comunicação Novos Consumidores necessitam de novas estratégias de Comunicação Publicidade

Leia mais

UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 03/03/2011

UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 03/03/2011 Conceitos e Roteiros UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 03/03/2011 O que é o Briefing? É o levantamento de informações contendo diversas instruções que o cliente

Leia mais

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL. Marketing nas Redes Sociais + Google Adwords

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL. Marketing nas Redes Sociais + Google Adwords Marketing nas Redes Sociais Prezado(a), Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o

Leia mais

Venda de Publicidade Fred

Venda de Publicidade Fred Venda de Publicidade Fred Pacheco Equipes comercias e comercialização Como vender o meu inventário? Conhecer bem o seu inventário é muito importante para: - planejar as estratégias comerciais do veículo

Leia mais

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Introdução O curso de Publicidade e Propaganda é voltado para o conhecimento de como a comunicação pode ser trabalhada para que alguém seja convencido,

Leia mais

Manual Utilização. Sistema de Jobs

Manual Utilização. Sistema de Jobs Manual Utilização Sistema de Jobs O Sistema de Jobs foi criado para facilitar o processo do trabalho e o contato entre a Kzulo e seus clientes, tornando o procedimento de trabalho mais simples e assertivo.

Leia mais

Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing

Leia mais

CENÁRIOS DA COMUNICAÇÃO

CENÁRIOS DA COMUNICAÇÃO CENÁRIOS DA COMUNICAÇÃO Nada do que foi será, do jeito que já foi um dia. Tudo muda o tempo todo no mundo Lulu Santos Vídeo Como uma onda. Comunicação = mudança Consumidores mudam; A mídia muda; A sociedade

Leia mais

Curso de Mídias Pagas Online. Plano de Estudo

Curso de Mídias Pagas Online. Plano de Estudo Curso de Mídias Pagas Online Plano de Estudo Descrição Esta certificação permite ao aluno projetar e implementar estratégias pagas em diferentes plataformas e mídias digitais, como os Anúncios do Facebook

Leia mais

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing?

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing? O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA Agência de Marketing? Pelas nossas pesquisas e nossa expertise, o que todo cliente quer é obter SUCESSO nas VENDAS dos seus produtos e/ou serviços. Nos tempos atuais, com tanta

Leia mais

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Promoção Prof. M e André F. A. Fagundes Prof. M e André F. A. Fagundes 1 Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar,

Leia mais

Manual de Planejamento de Campanhas Publicitárias

Manual de Planejamento de Campanhas Publicitárias Manual de Planejamento de Campanhas Publicitárias 1 Manual de Planejamento de Campanhas Publicitárias 2 S586m Silva, Carlos Noberto Freire. Manual de planejamento de campanhas publicitárias. / Carlos Noberto

Leia mais

Portfólio de Serviços

Portfólio de Serviços comunicação Portfólio de Serviços Identidade Visual Identidade visual é uma representação gráfica da identidade corporativa, dos conceitos e valores da empresa. Pode parecer simples, mas a criação de uma

Leia mais

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini O papel da Promoção no Marketing Mix Profª Telma Lanini A Estratégia Promocional constitui um plano para o uso otimizado dos elementos de promoção: Publicidade, Relações Públicas, Venda Pessoal e Promoção

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº - REGIMENTO INTERNO Secretaria de Comunicação Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº 12.659/06 e Nº 15.052 I - Secretaria Executiva: - assessorar o Secretário Municipal no exercício de suas atribuições;

Leia mais

Nota Prévia 7 Prefácio... 23

Nota Prévia 7 Prefácio... 23 Indice Nota Prévia 7 Prefácio................................................... 23 I PARTE - Definição, classificações e funções da Publicidade 25 O Que é Publicidade? 27 Importância e Desenvolvimento

Leia mais

ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS!

ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS! ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS! 1 2 PLANO DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA DESAFIOS E METAS DESSA PROPOSTA Aumentar resultados Aumentar número de seguidores Conquistar mais contatos Conquistar novos inscritos nos canais

Leia mais

Modelo de Briefing de Criativo Completo

Modelo de Briefing de Criativo Completo Modelo de Briefing de Criativo Completo O Briefing Criativo deve ser o mais referencial possível, portanto o mais direto, objetivo e preciso em relação às informações para os criativos. Não existe um modelo

Leia mais

PLANEJAMENTO E GESTÃO DA COMUNICAÇÃO DO VAREJO

PLANEJAMENTO E GESTÃO DA COMUNICAÇÃO DO VAREJO O que é um posicionamento do varejo? a) É o slogan da loja b) É o endereço onde ela está c) É a descrição da imagem que um negócio pretende ter para sua marca e suas lojas O que é um posicionamento do

Leia mais

Diretrizes da disciplina de Projeto Experimental II Agência de Propaganda. Desenvolvimento do Planejamento Estratégico de Comunicação

Diretrizes da disciplina de Projeto Experimental II Agência de Propaganda. Desenvolvimento do Planejamento Estratégico de Comunicação Diretrizes da disciplina de Projeto Experimental II Agência de Propaganda. Desenvolvimento do Planejamento Estratégico de Comunicação Profª Me. Taís Vieira taisvp@yahoo.com.br 2013 SUMÁRIO 1 ASPECTOS GERAIS...

Leia mais

FACULDADE ATUAL 10 ANOS REALIZANDO SONHOS 1

FACULDADE ATUAL 10 ANOS REALIZANDO SONHOS 1 FACULDADE ATUAL 10 ANOS REALIZANDO SONHOS 1 Pollyana Rodrigues Fagundes RIBEIRO 2 Ricardo da Silva MAGALHÃES 3 Isabela Leandra Santana de ALMEIDA 4 Faculdade Atual da Amazônia, Boa Vista, RR RESUMO Este

Leia mais

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA Assuntos Abordados no Módulo Princípios, conceitos e funções da publicidade e da propaganda.

Leia mais

TEXTO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

TEXTO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA TEXTO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 23 O Profissional de Propaganda e Marketing Juliana Sabbatini Renata Queiróz Campinas, janeiro de 2019 1 Ficha Catalográfica Elaborada pela Biblioteca da Facamp Sa13p Sabbatini,

Leia mais

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS A primeira necessidade? Comunicar-se. COMUNICAÇÃO É o processo que consiste em transmitir e receber uma mensagem, com a finalidade de afetar

Leia mais

TCC ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TCC ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TCC 2018 - ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA MATRÍCULA NO TCC PARA INICIAR O TCC O ALUNO PRECISA ESTAR MATRICULADO REGULARMENTE

Leia mais

Mix de Marketing (IV) 4P Promoção

Mix de Marketing (IV) 4P Promoção Mix de Marketing (IV) 4P Promoção Mix de Marketing Produto Preço Criação de valor Captação de valor Entrega de valor Comunicação de valor Praça Promoção COMUNICAÇÕES INTEGRADAS DE MARKETING (CIM) Abrange

Leia mais

PORTAL INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS EM UM CLIQUE. Copyright Todos os direitos reservados

PORTAL INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS EM UM CLIQUE.  Copyright Todos os direitos reservados www.metalica.com.br Portal Metálica Maior portal de conteúdo, fonte de informação e geração de negócios para profissionais e empresas de Construção Civil no Brasil. Com 15 anos de atuação na web, o PORTAL

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 1. Identificação do Curso UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE a. Curso de Especialização em: Marketing e Comunicação Integrada b. Área: Ciências Sociais Aplicadas c. Área temática (tema): Comunicação

Leia mais

TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA MATRÍCULA NO TCC PARA INICIAR O TCC O ALUNO PRECISA ESTAR MATRICULADO REGULARMENTE NO COMPONENTE

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO 42951 CÓD. DISC. 120.3536.1 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA PROCESSOS DE CRIAÇÃO PROJETO II ETAPA 5ª CH ANO 2011 OBJETIVO

Leia mais

Questões abordadas - Comunicação

Questões abordadas - Comunicação AULA 13 Marketing Questões abordadas - Comunicação Quais são as etapas envolvidas no desenvolvimento de um programa de propaganda? Como as decisões sobre promoção de vendas devem ser realizadas? Quais

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O CHAPARRAL EXPRESS, VISANDO ESTRATÉGIAS NO PONTO DE VENDA.

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O CHAPARRAL EXPRESS, VISANDO ESTRATÉGIAS NO PONTO DE VENDA. UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O CHAPARRAL EXPRESS, VISANDO ESTRATÉGIAS NO PONTO DE VENDA. CLAUDIANE FERNANDA

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas ATO DE COMUNICAÇÃO Referências bibliográficas INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1998, p. 17. PEREIRA, José Haroldo. Curso básico de teoria

Leia mais

O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS. BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia².

O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS. BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia². O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia². ¹ Bacharel em Administração FAT/UFPEL ² Professora Adjunta da

Leia mais

PROPALE. SUA PRÓXIMA AGÊNCIA.

PROPALE. SUA PRÓXIMA AGÊNCIA. PROPALE. SUA PRÓXIMA AGÊNCIA. Somos múltiplos, formados por diferentes núcleos de atuação, unimos pessoas inteligentes com a ambição por realizar projetos memoráveis. A Propale é a soma de suas estratégias,

Leia mais

COMUNICAÇÃO em mídias sociais

COMUNICAÇÃO em mídias sociais COMUNICAÇÃO em mídias sociais A Internet é o tecido de nossas vidas. Se a tecnologia da informação é hoje o que a eletricidade foi na Era Industrial, em nossa época a Internet poderia ser equiparada tanto

Leia mais

Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera

Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera Resumo do trabalho O outdoor referente ao curso de pós-graduação da

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ORÇAMENTO DOCENTE: FÁBIO FREZATTI

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ORÇAMENTO DOCENTE: FÁBIO FREZATTI PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ORÇAMENTO DOCENTE: FÁBIO FREZATTI 1 TEMA 2 O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2 AS VÁRIAS FERRAMENTAS: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OS PROJETOS FILOSOFIA EMPRESARIAL VISÃO MISSÃO

Leia mais

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo de Andrade Frederico Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Sobral/2015 Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo

Leia mais

Campanha comunitária de mobilidade urbana da Prefeitura de Santa Cruz do Sul¹. Caren Raquel Brum Morais² Daniele Furtado³ Yheveln Guerin 4

Campanha comunitária de mobilidade urbana da Prefeitura de Santa Cruz do Sul¹. Caren Raquel Brum Morais² Daniele Furtado³ Yheveln Guerin 4 Campanha comunitária de mobilidade urbana da Prefeitura de Santa Cruz do Sul¹ Caren Raquel Brum Morais² Daniele Furtado³ Yheveln Guerin 4 RESUMO Universidade de Santa Cruz do Sul O principal objetivo desde

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

Comunicação Integrada. Principais ferramentes de comunicação

Comunicação Integrada. Principais ferramentes de comunicação Comunicação Integrada Principais ferramentes de comunicação Marca (qualidade) $ Posicionamento Embalagem Vendedor Promoção de Vendas (P.D.V) Posição( Visibilidade) Nomes usados no mercado Branding MKT

Leia mais

PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS

PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS Noções básicas de planejamento visual Projetos Gráficos Sem entrar no mérito de uma definição exata, pode-se dizer que todo design gráfico tem como objetivo a sua reprodução

Leia mais

Soluções completas em voz e sms.

Soluções completas em voz e sms. BFT Group www.bfttelecom.com.br 0800.724.6200 Soluções completas em voz e sms. COMOLUCRAR MAIS EM SUA OPERAÇÃO COM SMS GATEWAY O QUE É UM SMS GATEWAY? www.bfttelecom.com.br 0800.724.6200 Soluções completas

Leia mais

Eder Pires da Fonseca. CEO da Penze Diretor de Eventos da Abradi-ISP BEM-VINDOS

Eder Pires da Fonseca. CEO da Penze Diretor de Eventos da Abradi-ISP BEM-VINDOS Eder Pires da Fonseca CEO da Penze Diretor de Eventos da Abradi-ISP BEM-VINDOS Marketing digital para negócios locais O impacto na comunicação entre marcas e pessoas Mas afinal de contas, o que é um CEO?

Leia mais

Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, SP

Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, SP Portfólio de Publicidade e Propaganda Agicom¹ Luana Sueza Figueirôa Coimbra Santos² Antonio Carlos Pires³ Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, SP RESUMO O portfólio da AGICOM apresenta informações

Leia mais

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade.

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade. Briefing 1) Modelo de briefing, por Gilmar Santos. Retirado de SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. Target: 14 a 60 Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio,

Leia mais

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão.

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão. O Departamento de Comunicação Institucional (DCI Unifesp) está subordinado à Reitoria e tem como função estabelecer as diretrizes de uma política global de comunicação para a Unifesp. Missão Prover soluções

Leia mais

UNIPAMPA CAMPUS SÃO BORJA - CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA OFERTA DE COMPONENTES CURRICULARES PARA PRIMEIRO SEMESTRE 2016

UNIPAMPA CAMPUS SÃO BORJA - CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA OFERTA DE COMPONENTES CURRICULARES PARA PRIMEIRO SEMESTRE 2016 PREVISÃO DE HORÁRIOS COM AS DISCIPLINAS OFERECIDAS EM 2018-1 (1º SEM) 08:30-09:30 Tendências e Experimentações Criativas Fundamentos de Marketing Sociologia Geral 09:30-10:30 Tendências e Experimentações

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

O Briefing no Planejamento de Comunicação

O Briefing no Planejamento de Comunicação O Briefing no Planejamento de Comunicação O BRIEFING Briefing é o resumo escrito das informações coletadas junto ao cliente. Serve para orientar o desenvolvimento de um planejamento, de forma a proporcionar

Leia mais

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os objetivos de publicidade e de marketing. Do que é basicamente

Leia mais

Em terra de mídia online, a inovação é offline.

Em terra de mídia online, a inovação é offline. Em terra de mídia online, a inovação é offline. Inovação é criar algo novo. É uma ideia, um método ou um novo processo que modifica o estado atual. É uma invenção que chega até as pessoas para mudar os

Leia mais

Plano de Negócio: Agência Alvo. Daniel Arrieche Guilherme Gazaro Juliana Jezyorny Vinícius Ferreira

Plano de Negócio: Agência Alvo. Daniel Arrieche Guilherme Gazaro Juliana Jezyorny Vinícius Ferreira Empreendedorismo Digital: Criatividade e Inovação MBA em Marketing Digital e Redes Sociais Plano de Negócio: Agência Alvo Implementação de empresa especialista na criação de rótulos para garrafas e/ou

Leia mais

Planejamento de Comunicação

Planejamento de Comunicação Planejamento de Comunicação Campanhas publicitárias: diretrizes, projetos e atividades Elaboração de briefing Profª Daniela Cartoni Campanhas publicitárias: diretrizes e atividades > Planejamento

Leia mais

SUMÁRIO AULA. Empreendedorismo. Curso de Empreendedorismo USP Escola de Engenharia de Lorena. Aula 04 Planejamento Mercadológico

SUMÁRIO AULA. Empreendedorismo. Curso de Empreendedorismo USP Escola de Engenharia de Lorena. Aula 04 Planejamento Mercadológico Empreendedorismo Aula 04 Planejamento Mercadológico SUMÁRIO AULA Pesquisa e análise de mercado Estratégias e ações para atingir o mercado Análise Concorrência Como criar negócios de alto crescimento Habitats

Leia mais

Mapa Funcional Comércio Página 24

Mapa Funcional Comércio Página 24 FICHA DE OCUPAÇÃO EIXO: GESTÃO E NEGÓCIOS SEGMENTO: COMÉRCIO OCUPAÇÃO: VENDEDOR CBOs associadas: 5211-10 Vendedor de Comércio Varejista e 5211-05 Vendedor de Comércio Atacadista SUBORDINAÇÃO: Gerente e

Leia mais

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo Recursos de Materiais Professor Douglas Araujo Olá futuro servidor!! Vamos aprender sobre uma matéria que é essencial para seu concurso!! Nao deixe nada te atrapalhar durante seus estudos, vamos manter

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

O planejamento de campanha publicitária deverá contemplar os seguintes pontos:

O planejamento de campanha publicitária deverá contemplar os seguintes pontos: 1 UNIBAN Unidade Marte Curso Comunicação Social Publicidade e Propaganda Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Turma: CO33A3 ORIENTAÇÕES PLANEJAMENTO DE CAMPANHA 2 SEMESTRE Objetivo:

Leia mais

2.3 Seleção dos Candidatos: Diagnósticos preliminares das propostas submetidas e elaboração das propostas de execução pela Comissão de Seleção.

2.3 Seleção dos Candidatos: Diagnósticos preliminares das propostas submetidas e elaboração das propostas de execução pela Comissão de Seleção. /Anunciantes para o programa de extensão intitulado Pesquisa, aprendizado e divulgação publicitária: programa de Extensão "FACOS Agência" - fase III, do Curso de Publicidade e Propaganda - UFSM O Coordenador

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Publicidade e Propaganda. Grau Conferido: Bacharel em Publicidade e Propaganda. Modalidade: Presencial. Carga Horária: Carga horária

Leia mais

Planejamento Multimídia. Prof. Bruno Moreno

Planejamento Multimídia. Prof. Bruno Moreno Planejamento Multimídia Prof. Bruno Moreno Sumário Aula 12 (04/04/2011) Plano de Mídia Avisos Entrega do briefing com correções Motivações Do ponto de vista da empresa cliente: Justificar o investimento;

Leia mais

Plano de Comunicação Empresarial. Preparado por Beatrice Boechat MBA UFF disciplina: Comunicação Empresarial

Plano de Comunicação Empresarial. Preparado por Beatrice Boechat MBA UFF disciplina: Comunicação Empresarial 1 Plano de Comunicação Empresarial Preparado por Beatrice Boechat MBA UFF disciplina: Comunicação Empresarial 2 TEMPLATE DE PLANO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL [Ponto de partida para Plano de Comunicação

Leia mais

CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade

CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade Introdução às Profissões em Comunicação Organização das empresas:

Leia mais

Marketing de Eventos. Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz

Marketing de Eventos. Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz Marketing de Eventos Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz O que é Marketing de Eventos Uma modalidade de marketing promocional que objetiva criar ambientes interativos onde o negócio do patrocinador se

Leia mais

10 PASSOS PARA CRIAR UM PLANO DE MARKETING DIGITAL

10 PASSOS PARA CRIAR UM PLANO DE MARKETING DIGITAL 10 PASSOS PARA CRIAR UM PLANO DE MARKETING DIGITAL Sumário 2 - Introdução 3 - Para quem? 4 - Analisar os resultados anteriores ou o estado atual da empresa 5 - Analisar o estado atual do mercado 6 - Definir

Leia mais

SÃO PAULO: ORIENTAÇÕES DE CAMPANHA

SÃO PAULO: ORIENTAÇÕES DE CAMPANHA SÃO PAULO: ORIENTAÇÕES DE CAMPANHA CHAMAMENTO PÚBLICO PARA ASSOCIAÇÕES DE AGRICULTORES, PEQUENOS PRODUTORES, INDÍGENAS, QUILOMBOLAS, EXTRATIVISTAS E PESCADORES ARTESANAIS A ASSOCIAÇÃO PODERÁ SE TORNAR:

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que o plano de marketing é essencial para o plano de negócios Como fazer o plano de marketing

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES Curso de Publicidade e Propaganda

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES Curso de Publicidade e Propaganda UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES Curso de Publicidade e Propaganda CAMPANHA DE FIDELIZAÇÃO PARA O TÊNIS CLUBE SÃO JOSÉ UTILIZANDO ESTRATÉGIAS DO MARKETING DE RELACIONAMENTO

Leia mais

ANEXO III DO TERMO DE REFERÊNCIA LICITAÇÃO MODALIDADE: CONCORRÊNCIA TÉCNICA E PREÇO. A - PROPOSTA TÉCNICA (mínimo de 60% em 100 pontos distribuídos)

ANEXO III DO TERMO DE REFERÊNCIA LICITAÇÃO MODALIDADE: CONCORRÊNCIA TÉCNICA E PREÇO. A - PROPOSTA TÉCNICA (mínimo de 60% em 100 pontos distribuídos) ANEXO III DO TERMO DE REFERÊNCIA LICITAÇÃO MODALIDADE: CONCORRÊNCIA TÉCNICA E PREÇO A - PROPOSTA TÉCNICA (mínimo 60% em 100 pontos distribuídos) Invólucro 1 Via não Intificada Proposta baseada no Briefing

Leia mais

Redação Publicitária Oficina de Redação Publicitária

Redação Publicitária Oficina de Redação Publicitária Oficina de Redação Publicitária Início: 8 de outubro de 2016 Valor do curso: R$ 1200,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Através de briefings reais, os alunos serão desafiados a desenvolver

Leia mais

Marketing. Prof. Tarcis Prado Júnior

Marketing. Prof. Tarcis Prado Júnior Marketing Prof. Tarcis Prado Júnior As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Estratégias de produto Como criar e adequar o portfólio de produtos e serviços de uma empresa

Leia mais

As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy

As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy O que é o FAPCANNES? Festival de Comunicação O FapCannes - Festival de Comunicação

Leia mais

Entrevista com Agências. Dainara Galli, Karine Fonseca, Mateus Masiero, Natália Marins, Taís de Campos

Entrevista com Agências. Dainara Galli, Karine Fonseca, Mateus Masiero, Natália Marins, Taís de Campos Entrevista com Agências Dainara Galli, Karine Fonseca, Mateus Masiero, Natália Marins, Taís de Campos Qual a missão ou filosofia de trabalho da agência? Quais são os objetivos da empresa no mercado de

Leia mais

CHECKLIST DE CAMPANHA

CHECKLIST DE CAMPANHA CHECKLIST DE CAMPANHA Esta é uma ferramenta desenhada para ajudar responsáveis por campanhas de Marketing Imobiliário a economizar tempo e manter o controle obre as ações. Organizei os 8 Pês do Conrado

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA

ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA Seja bem-vindo ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA 1 - Para que serve a assessoria de imprensa? Basicamente para fortalecer a imagem e divulgar o nome de empresas, associações, nomes, marcas, produtos,

Leia mais

Uma rede de cooperação do tamanho da nossa vontade de crescer.

Uma rede de cooperação do tamanho da nossa vontade de crescer. Uma rede de cooperação do tamanho da nossa vontade de crescer. O que é uma rede de cooperação? Uma Rede de Cooperação é uma associação de varejistas de um mesmo ramo e porte, não concorrentes entre si,

Leia mais

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA NORMAS PARA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA As modalidades de TCC do curso de Comunicação Social do Instituto Municipal de Ensino Superior De Assis - IMESA compreendem

Leia mais

Publicidade e Propaganda. Trabalho Interdisciplinar PP 5 o semestre. 1 Apresentação. 2 Disciplinas envolvidas. 3 Objetivo. 4 Orientações gerais

Publicidade e Propaganda. Trabalho Interdisciplinar PP 5 o semestre. 1 Apresentação. 2 Disciplinas envolvidas. 3 Objetivo. 4 Orientações gerais Curso: Publicidade e Propaganda Semestre 5º semestre 2017/2 Trabalho Interdisciplinar PP 5 o semestre 1 Apresentação Consiste em Trabalho Interdisciplinar a ser realizado pelos alunos, em equipes, a partir

Leia mais

Associado ao que há de melhor. Associado a você.

Associado ao que há de melhor. Associado a você. CAMPANHA nacional Cartilha eletrônica Associado ao que há de melhor. Associado a você. I - APRESENTAÇÃO Simples, prático e objetivo, este guia visa facilitar as consultas e a busca de informações sobre

Leia mais

FICHA DE INSCRIÇÃO. Enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para o endereço abaixo:

FICHA DE INSCRIÇÃO. Enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para o endereço abaixo: FICHA DE INSCRIÇÃO FICHA DE INSCRIÇÃO Antes de iniciar sua inscrição, leia atentamente todos os itens do Regulamento do Prêmio Edison Zenobio 5ª Edição. Após preencher todos os campos de forma legível,

Leia mais

REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA

REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA Disposições Gerais A APP Sorocaba tem como objetivo valorizar e premiar as peças publicitárias criadas pelas agências no interior do Estado

Leia mais

Redação Publicitária Oficina de Redação Publicitária

Redação Publicitária Oficina de Redação Publicitária Oficina de Redação Publicitária Início: 16 de setembro de 2017 Valor do curso: R$ 1300,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Através de briefings reais, os alunos serão desafiados a desenvolver

Leia mais

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA ESTABELECIMENTO DO ORÇAMENTO DE PROPAGANDA O orçamento da propaganda é estabelecido para cada produto

Leia mais

Gerenciamento da comunicação integrada de marketing

Gerenciamento da comunicação integrada de marketing Gerenciamento da comunicação integrada de marketing Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores, direta ou indiretamente, sobre os produtos

Leia mais

Anúncio Impresso Amor Perfeito 1. Fernanda Bento ZEN 2 Maria Gabriela PIEPER 3 Cynthia Morgana Boos de QUADROS 4 Venilton REINERT 5

Anúncio Impresso Amor Perfeito 1. Fernanda Bento ZEN 2 Maria Gabriela PIEPER 3 Cynthia Morgana Boos de QUADROS 4 Venilton REINERT 5 Anúncio Impresso Amor Perfeito 1 Fernanda Bento ZEN 2 Maria Gabriela PIEPER 3 Cynthia Morgana Boos de QUADROS 4 Venilton REINERT 5 FURB - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC RESUMO Este anúncio

Leia mais

Webdesign 3D Ilustração Tratamento e Edição Profissional de Imagens Design

Webdesign 3D Ilustração Tratamento e Edição Profissional de Imagens Design Studio Design Studio Design MAIS QUE UMA SIMPLES FÁBRICA DE SÍMBOLOS GRÁFICOS Após anos de vivência em agências de publicidade percebemos que os valores para o desenvolvimento de campanhas, peças,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº CONSU, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009.

RESOLUÇÃO Nº CONSU, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Conselho Universitário - CONSU RESOLUÇÃO Nº. 35 - CONSU, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009. Aprova o Regimento Interno da Diretoria

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda 8ª Série Direção e Finalização de Arte para Meios Impressos A atividade prática supervisionada (ATPS) é um

Leia mais

Propaganda no Rádio. Formatos de Anúncio Formas de Inserção

Propaganda no Rádio. Formatos de Anúncio Formas de Inserção Propaganda no Rádio Formatos de Anúncio Formas de Inserção Jingle JINGLE Mensagem publicitária em forma de música, geralmente simples e cativante, fácil de cantarolar, criada e composta para a propaganda

Leia mais