ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTRUTURA ORGANIZACIONAL"

Transcrição

1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Professor Flávio Toledo

2 CONCEITO BÁSICO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A Função Organização: Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. Para a adequada organização de uma empresa, pode-se considerar o desenvolvimento de alguns aspectos, principalmente os seguintes:

3 a estrutura organizacional; as rotinas e procedimentos administrativos; o planejamento da empresa; a direção da empresa; o controle da empresa.

4 CONCEITO Oliveira (2006) Cury (2000) Instrumento administrativo delineado a partir da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios. Compreende a disposição das diversas unidades que compõem a empresa - departamentos, divisões, seções etc. e as relações entre superiores e subordinados. Deve abranger os deveres, responsabilidades, os sistemas de autoridade e de comunicações existentes.

5 FORMATAÇÕES BÁSICAS (Oliveira, 2006) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL INFORMAL + FORMAL

6 CONCEITO BÁSICO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA FORMAL: Organograma é a representação gráfica de escala de posições ou de funções de uma entidade qualquer.

7 Etapas no processo de organizar Analisar os objetivos e o trabalho. Dividir o trabalho. Definir as responsabilidades. Definir os níveis de autoridade. Desenhar a estrutura organizacional.

8 ORGANOGRAMA

9 CONCEITO BÁSICO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA INFORMAL: é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve, espontaneamente, quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma.

10 PRINCIPAIS VANTAGENS DA ESTRUTURA INFORMAL Proporciona maior rapidez no processo decisório; Reduz distorções existentes na estrutura formal; Complementa a estrutura formal; Reduz a carga de comunicação dos chefes; Motiva e integra as pessoas da empresa.

11 PRINCIPAIS DESVANTAGENS DA ESTRUTURA INFORMAL Provoca desconhecimento da realidade empresarial pelas chefias; Dificuldade de controle; Possibilidade de atritos entre pessoas.

12 1. Pode-se considerar as mudanças planejadas na estrutura organizacional como um dos meios mais eficazes para melhorar o desempenho do sistema empresarial. Qualquer empresa possui dois tipos de estrutura: a formal e a informal. Leia as seguintes informações, identificando a qual tipo pertencem. I. Objeto de grande parte de estudo das organizações empresariais, é deliberadamente planejada e representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma. II. Dá ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades. III. Uma de suas principais vantagens é proporcionar maior rapidez no processo decisório. IV. Uma de suas principais desvantagens é provocar desconhecimento da realidade empresarial pelas chefias. A sequência correta está na alternativa: a) formal; informal; informal; informal. b) formal; formal; informal; informal. c) formal; informal; informal; formal. d) formal; informal; formal; informal. e) informal; formal; informal; formal.

13 2. A estrutura organizacional estabelece a divisão do trabalho, a hierarquia e as linhas de comunicação entre pessoas e entre grupos na organização. ( ) Certo ( ) Errado

14 ELABORAÇÃO DA ESTRUTURA FORMAL A estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. A Estrutura Organizacional não é estática e pode ser demonstrado através do ORGANOGRAMA. A Estrutura Organizacional é bastante dinâmica principalmente quando considera-se os aspectos informais decorrentes das pessoas que a compõem.

15 ELABORAÇÃO DA ESTRUTURA FORMAL O planejamento organizacional deve estar voltado para os seguintes objetivos: Identificar as tarefas físicas e mentais que precisam ser desempenhadas; Agrupar as tarefas em funções que possam ser bem desempenhadas e atribuir sua responsabilidade a pessoas ou grupos (funções e responsabilidades); Proporcionar aos executivos e funcionários de todos os níveis: Informações, feedback, medidas de desempenho compatíveis com objetivo/meta organizacional, etc.

16 No desenvolvimento de uma estrutura organizacional, devem-se considerar seus componentes: Componentes da Estrutura Organizacional Condicionantes da Estrutura Organizacional Níveis de influencia da Estrutura Organizacional Níveis de abrangência da Estrutura Organizacional

17 COMPONENTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL SISTEMA DE RESPONSABILIDADES, constituído por: Departamentalização; Linha/assessoria; Especialização. SISTEMA DE AUTORIDADES, constituído por: Amplitude administrativa ou de controle; níveis hierárquicos, delegação, centralização/descentralização SISTEMA DE COMUNICAÇÕES, constituído por: O que, como, quando, de quem e para quem comunicar.

18 3. No desenvolvimento de uma estrutura organizacional, devem-se considerar seus componentes, condicionantes, níveis de influência e níveis de abrangência. São três os componentes da estrutura organizacional: sistema de responsabilidades, sistema de autoridades e sistema de comunicações. A autoridade é o direito estabelecido de se designar o que e, se necessário, como, por quem, quando e por quanto deve ser realizado em sua área de responsabilidade na empresa. Sobre autoridade, leia as seguintes afirmativas. I. A autoridade formal representa a estabelecida pela estrutura hierárquica da empresa, e pode ser delegada pelo superior hierárquico imediato. II. A autoridade informal é uma espécie de autoridade adquirida a qual é desenvolvida por meio de relações informais entre as pessoas da empresa, que o fazem voluntariamente e por deferência à sua posição ou status. III. A autoridade informal serve para modificar a autoridade formal na determinação do quanto esta terá de aceitação por parte dos vários subordinados nos diferentes níveis hierárquicos da empresa. Pode-se afirmar que: a) somente I está correta. b) somente II está correta. c) somente III está correta. d) há apenas duas afirmativas corretas. e) todas estão corretas.

19 CONDICIONANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL São Quatro: Recursos humanos Ambiente; Tecnologia; Objetivos e estratégias;

20 FATOR SISTEMA DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FATOR AMBIENTE EXTERNO FATOR TECNOLOGIA Três aspectos devem ser considerados: 1. a mudança na estrutura organizacional. 2. o processo de implantação; e 3. as resistências que podem ocorrer.

21 FATOR HUMANO Ao desenvolver uma estrutura organizacional deve-se levar em consideração o comportamento e o conhecimento das pessoas que irão desempenhar funções. Não podemos esquecer da MOTIVAÇÃO.

22 4. Segundo os trabalhos de Joan Woodward, uma organização deve ter a estrutura que melhor se adapte à/ao: a) Ambiente externo. b) Estratégia. c) Direção. d) Desenvolvimento organizacional. e) Tecnologia existente.

23 NÍVEIS DE INFLUÊNCIA NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

24 5. Em uma organização, é possível dividir as atividades de gestão em três níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional. Em relação a esses níveis, analise as afirmações abaixo: I Os administradores atuam nos três níveis hierárquicos, no entanto, faz-se necessário que eles trabalhem de forma coordenada. II No nível tático, situam-se os executivos, responsáveis pelas decisões estratégicas da organização. III O nível operacional é o mais baixo da hierarquia, e seus gestores têm a responsabilidade de articular o nível estratégico e o tático. IV Os gestores no nível estratégico são responsáveis pela interação da organização com o seu ambiente externo. Dentre as afirmações, estão corretas a) I e IV. b) I e II. c) II e III. d) III e IV

25 NÍVEIS DE ABRANGÊNCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Três níveis podem ser considerados quando do desenvolvimento e implantação da estrutura organizacional: Nível da empresa, Nível da UEN Nível da Corporação.

26 DESCRIÇÃO DE CARGOS É uma relação organizada das tarefas ou deveres atribuídos a um indivíduo que exigem determinados conhecimentos ou aptidões, bem como das responsabilidades que o mesmo assume em decorrência da ocupação do cargo descrito. Além disso, uma descrição de cargo corretamente redigida leva em conta a categoria ou nível do setor a que pertence. Deve relacionar tarefas e responsabilidades que sejam possíveis de serem realizadas com a necessária experiência, é parte do organograma.

27 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ESTRUTURAS DE ORGANIZAÇÃO Definição funcional Cadeia escalar Unidade de comando Exclusividade da responsabilidade

28

29 6. Para Chiavenato, as organizações constituem sistemas complexos destinados a atingir objetivos igualmente complexos e diferenciados. Por isso, ocorre a divisão do trabalho e a especialização de atividades dos órgãos e dos participantes. Quanto aos níveis da organização, eles podem ser analisados sob três diferentes níveis hierárquicos, são eles:,,. Assinale a alternativa que completa a sentença corretamente. a) institucional, intermediário e operacional. b) racionalidade, operacionalidade e institucionalidade. c) seleção ambiental, percepção ambiental, fronteiras ambientais. d) tecnológico, político, social.

30 ESTRUTURA MECANICISTA x ESTRUTURAS ORGÂNICAS

31 Na VISÃO MECANICISTA, uma organização tem como principais características: divisão bem definidas das tarefas, funcionários altamente especializados em sua função, centralização do poder decisório, baixa flexibilidade estrutural, e como próprio nome revela, o ciclo produtivo funciona como uma máquina (entenda que os funcionários seriam como as peças dessa máquina e caso uma quebre, o resultado final fica comprometido, a não ser que, alguém externo ao processo conserte ou troque a peça defeituosa ).

32 ORGANIZAÇÃO ORGÂNICA, todos os membros possuem conhecimento geral do processo produtivo, não são necessariamente especializados, porém o espírito de equipe prevalece na obtenção do resultado com foco no planejamento estratégico. Outra característica é o alto grau de flexibilidade e capacidade de dar continuidade ao processo, caso haja perda de um dos membros ou mudanças externas ao processo.

33 7. Com a evolução das teorias da administração, os pesquisadores constataram que não há uma melhor forma de organizar. A forma de organizar precisa se adequar à situação na qual a organização está inserida, processo do qual podem resultar diferentes estruturas. A respeito dessas estruturas, assinale a alternativa CORRETA. Nas estruturas orgânicas, a autoridade é centralizada no topo da hierarquia, as tarefas são pouco definidas e o controle conta em grande medida com normas compartilhadas. b) Nas estruturas mecanicistas, a autoridade é descentralizada, as tarefas são claramente especificadas e o controle conta em grande medida com normas compartilhadas. c) Nas estruturas mecanicistas, a autoridade é centralizada no topo da hierarquia, as tarefas são claramente especificadas e há uma ênfase na disciplina. d) Nas estruturas orgânicas, a autoridade é descentralizada, as tarefas são pouco definidas e há uma ênfase na disciplina. e) Há pouca diferença entre estruturas mecanicistas e orgânicas, sendo a principal delas o tipo de profissional contratado em cada uma.

34 ESTRUTURAS CLÁSSICAS LINEAR OU MILITAR

35 8. É um tipo de estrutura organizacional que apresenta uma forma piramidal. Constitui um dos tipos mais simples de organização. Baseia-se nos princípios de: unidade de comando; unidade de direção; centralização da autoridade; e cadeia escalar (escalões hierárquicos). O texto descreve a organização: a) Matricial. b) Linear. c) Linhas-Staff. d) Funcional. e) Por cargos.

36 ESTRUTURAS CLÁSSICAS FUNCIONAL

37 9. Acerca da organização administrativa e dos fundamentos que a norteiam, julgue o item subsequente. Baixos custos administrativos, especialidade técnica e excelência na coordenação intradepartamental são vantagens proporcionadas pela simplicidade de uma estrutura funcional. ( ) Certo ( ) Errado

38 ESTRUTURAS CLÁSSICAS LINHA - STAFF

39 10. O tipo de organização linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir suas desvantagens. Alguns autores o denominam organização do tipo hierárquico-consultivo. Na organização linha-staff, há características do tipo linear e do tipo funcional, reunidas para proporcionarem um tipo organizacional mais completo e complexo. As principais funções do staff são, exceto: a) prestação de serviços. b) execução e decisão. c) consultoria e assessoria. d) monitorização. e) planejamento e controle.

40 ESTRUTURAS CLÁSSICAS COLEGIADA

41 11. Ano: 2011 Banca: CESGRANRIO Órgão: Petrobras Prova: Engenheiro de Produção Júnior As organizações modernas enfrentam processos de tomada de decisão em função de problemas que apresentam maior diversidade e complexidade. A estrutura organizacional que possui características, tais como: pontos de vista mais gerais, decisões mais demoradas e responsabilidade mais diluída, é a estrutura a) linear. b) funcional. c) colegiada d) divisional. e) matricial.

42 ESTRUTURA PÓS CLÁSSICA DIVISIONAL

43 12. Ano: 2017 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Prova: Assistente Administrativo (HUAC - UFCG) Quanto ao tipo de estrutura organizacional denominada de estrutura divisional, assinale a alternativa correta. a) Agrega as tarefas em unidades semiautônomas, com forte descentralização. Seu mecanismo principal de coordenação é a padronização de resultados. b) Agrega as tarefas com base na similaridade de funções. Seu mecanismo de coordenação principal é a supervisão hierárquica, somada a regras e planos. c) É um tipo de estrutura configurado a partir da especialização profissional. Seu mecanismo principal de coordenação é a padronização de habilidades. d) Agrega as tarefas com base na similaridade de funções. É também caracterizada por especialização do trabalho, alto grau de formalização e padronização do comportamento. e) É um tipo de estrutura baseado em equipes de trabalho. É também caracterizado por descentralização e baixo grau de formalização do comportamento.

44 ESTRUTURAS CONTEMPORÂNEAS POR PROJETO

45 13. Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: CNM PProva: Técnico do CNMP - Administração A estrutura organizacional por Projetos apresenta como vantagem: a) possibilita economia pelo uso racional dos equipamentos. b) predispõe todos os participantes da organização para a tarefa de satisfazer os clientes. c) forma efetiva para conseguir resultados em problemas complexos. d) economias de escala pelo uso integrado de pessoas, máquinas e produção em massa. e) permite fixar a responsabilidade pelo desempenho no comportamento regional ou local.

46 ESTRUTURAS CONTEMPORÂNEAS MATRICIAL

47 14. Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: PGE-MT Prova: Analista Administrador Considere que determinada empresa, de pequeno porte, que atue em uma área específica de mercado produzindo específico componente eletrônico para montadoras de automóveis pretenda diversificar a sua produção, passando a produzir outros componentes eletrônicos, de interesse de indústrias que produzem eletrodomésticos. Diante de tal perspectiva, referida empresa decidiu adequar sua estrutura a uma lógica de atuação por projetos, com órgãos de existência limitada à duração de cada projeto, mantendo outros, de natureza permanente, para apoio funcional. De acordo com os modelos descritos pela literatura, o tipo de estrutura adequado para atingir tal escopo consiste na denominada estrutura a) Departamentalizada, onde são fixadas metas para cada unidade de produção. b) Divisional, que permite especialização por produto. c) Funcional, na qual os resultados são apurados de acordo com cada projeto. d) Compartimentalizada, com relativa autonomia para cada departamento. e) Matricial, na qual o projeto se constitui em centro de resultado.

48 Departamentalização em unidades menores. Possibilidades: funcional, territorial, por clientes, por produtos ou serviços, e por projetos. 48

49 OBRIGADO! Facebook.com/profflaviotoledo Instagram.com/profflaviotoledo Prof. Flávio Toledo

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Facebook.com/profflaviotoledo Instragram.com/profflaviotoledo Prof. Flávio Toledo _ facebook e Instagram - @profflaviotoledo CONCEITO BÁSICO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A Função Organização: Organização

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

Governadoria. Secretaria da Educação

Governadoria. Secretaria da Educação Fonte: http://centraldefavoritos.wordpress.com/2010/12/23/estrutura-eestrategia-organizacional/ em 25 de agosto de 2013 MC CURSOS PROF. ROBERTO CÉSAR Estrutura e Estratégia Organizacional. 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção Curso de Engenharia de Produção Organização do Trabalho na Produção Estrutura Organizacional Organização da Empresa: É a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos

Leia mais

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT,

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, Balanced

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Aula 3-Organização Estrutura Organizacional È a maneira pela qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas(comunicação). 07:19 Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com 1 Funcionograma

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração TIPOS DE ORGANIZAÇÃO

Introdução à Teoria Geral da Administração TIPOS DE ORGANIZAÇÃO TIPOS DE ORGANIZAÇÃO Organização Linear: mais simples e antiga, princípio de autoridade escalar 1. Autoridade linear ou única. 2. Linhas formais de comunicação. 3. Centralização das decisões. 4. Aspecto

Leia mais

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho Divisão Racional do Trabalho Organização Formal x Organização Informal Organização Formal - Heterogênea -Rígida - Hierarquizada -Estática - Limitada Princípios Básicos das Organizações - Divisão do Trabalho

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PARTE III SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Departamentalização É o processo de agrupar atividades em frações organizacionais definidas segundo

Leia mais

ORGANIZAÇÃO. Administração Geral

ORGANIZAÇÃO. Administração Geral ORGANIZAÇÃO Administração Geral Processo Administrativo Planejamento Controle Organização Direção Conceito Organizar é o processo de alocar pessoas e recursos para atingir o objetivo anteriormente planejado.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Abordagem Neoclássica: - Tipos de Organização Parte 2. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Abordagem Neoclássica: - Tipos de Organização Parte 2. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Abordagem Neoclássica: - Tipos de Organização Parte 2 Prof. Fábio Arruda Organização Funcional Diretoria Produção Vendas Cont

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Organização. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Organização. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Organização Professor: Roberto César ORGANIZAÇÃO LINEAR A organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e antiga. Origem: Organização dos antigos exércitos

Leia mais

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Capítulos 8 e 9 Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Fundamentos de organização 2 Estrutura organizacional A estrutura organizacional é o resultado final do

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Estrutura organizacional. Prof. Carlos Xavier

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Estrutura organizacional. Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Estrutura organizacional (CESPE/TCU/AUDITOR/2008) Determinada organização alterou sua estrutura organizacional. Após isso, ficou patente

Leia mais

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Princípios da Organização do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Há seis elementos-chave ajudam um

Leia mais

TÉCNICO EM MARKETING ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING. PROFESSOR: Murilo Gustavo Bott

TÉCNICO EM MARKETING ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING. PROFESSOR: Murilo Gustavo Bott TÉCNICO EM MARKETING ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFESSOR: Murilo Gustavo Bott Presidente Prudente 2009 CURSO TÉCNICO EM MARKETING TURMA 2009 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Docente: 1. OBJETIVOS

Leia mais

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar Lacombe = PO2CRhL Planejar,

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

O que veremos neste ponto?

O que veremos neste ponto? O que veremos neste ponto? Organização formal x Organização Informal Cultura e Clima Organizacional Tipos de Estrutura Organizacional Departamentalização Exercícios Organização = agrupamento de atividades,

Leia mais

Princípios da Organização do Trabalho

Princípios da Organização do Trabalho Princípios da Organização do Trabalho Pergunta Até que ponto as atividades podem ser subdivididas em tarefas separadas? Qual a base (critério) para o agrupamento das tarefas? A quem as pessoas/grupos vão

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72006 Quer numa empresa do setor privado ou do setor público, o grupo é entendido como um conjunto de pessoas que: I- Se ajudam e se influenciam reciprocamente. II- Estão inumes a problemas e

Leia mais

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Profa Giselle Pavanelli 5ª Aula Como explicar a Teoria Comportamental? Contexto da Teoria Comportamental A organização como organismo vivo As Relações Humanas Hierarquia das Necessidades

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

Concurso: Aula 2 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR

Concurso: Aula 2 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Concurso: SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Aula 2 LEONARDO FERREIRA 1.Planejamento 2.Organização Processo Administrativo 3.Direção 4. Controle 2 O processo Organizacional(1) O planejamento, organização, direção

Leia mais

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Estrutura organizacional

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Estrutura organizacional AULAS EMENTA: Estrutura organizacional e o processo de organização. Níveis hierárquicos e amplitude de controle e estilo gerencial. Departamentalização. I assunto: Estrutura organizacional e o processo

Leia mais

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional Modelos Contemporâneos de Organização ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Me. José Antonio Ulhôa Cintra Ferreira 1 Estruturas - Finalidade Resultado de um processo através do qual: Distribui-se a autoridade;

Leia mais

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO 15 FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2006 by Pearson Education O QUE É ESTRUTURA ORGANIZACIONAL? Estrutura organizacional Como as tarefas são formalmente

Leia mais

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker)

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker) Apostila : Teoria Neoclássica da Administração Apesar da influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de ser considerados.

Leia mais

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração Introdução à Administração Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 A Abordagem Neoclássica nada mais é do que a redenção da Abordagem

Leia mais

[Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Campus Virtual Cruzeiro do Sul

[Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Campus Virtual Cruzeiro do Sul [Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL UNIDADE : ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Andréia de Carvalho Andrade 2 1- Fundamentos de organização Em uma empresa tem-se

Leia mais

Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4 II parte

Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4 II parte Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4 II parte MONTAGEM DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 1. COMPONENTES 2. CONDICIONANTES

Leia mais

Processos e estruturas de. Organização. Capítulo 5. relações entre as pessoas e os recursos disponíveis

Processos e estruturas de. Organização. Capítulo 5. relações entre as pessoas e os recursos disponíveis Capítulo 5 Processos e estruturas de Organização Organização: processo de definir e estabelecer relações entre as pessoas e os recursos disponíveis da empresa, tendo em vista os objectivos que esta se

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria Organização, Sistemas e Métodos Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria Conceitos Aula passada Departamentalização Tipos Vantagens e desvantagens

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial. Estrutura Organizacional

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial. Estrutura Organizacional FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial Estrutura Organizacional SUMÁRIO 1. A grande vilã 2. A estrutura é uma estratégia 3. Condicionantes e componentes 4. Elementos definidores da estrutura

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Funções da Administração Período 2008 2016 1) FCC Analista de Controle Externo TCE AP-2012 Em relação aos processos organizacionais, considere: I. A função de planejamento

Leia mais

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Prof. Francisco R. Lima Jr. Contextualização A forma como os indivíduos estão ligados, individualmente ou em grupos, seja formal ou informalmente, determina o que chamamos

Leia mais

conteúdos. Estruturas organizacionais. Princípios de organização. Conceitos. Modelos de Negócio

conteúdos. Estruturas organizacionais. Princípios de organização. Conceitos. Modelos de Negócio IEFP Centro de Formação Profissional de Setúbal 1 conteúdos Estruturas organizacionais Princípios de organização Conceitos Modelos de Negócio 2 3 1 Estrutura organizacional é o conjunto de relações formais

Leia mais

Cristiana Duran Administração Aula 6

Cristiana Duran Administração Aula 6 Cristiana Duran Administração Aula 6 Evolução Histórica da Administração Parte 6 TEORIA NEOCLÁSSICA (Escola Operacional, Escola do Processo Administrativo ou ainda Abordagem Universalista da Administração)

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO 01. (ESAF) Admitida à classificação dos planos em planos-fins e planos-meios. Os primeiros deverão dispor sobre: a) Os objetivos e metas desejadas. b) As políticas e diretrizes a serem observadas.

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Organização, Processo e Estruturas Paula Cruz 1 Organização Processo de estabelecer relações entre as pessoas e os recursos disponíveis tendo em vista os objectivos que a empresa como um todo se propõe

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França DA ADMINISTRAÇÃO HENRI FAYOL França HENRI FAYOL 1841-1925 Nasceu em Constantinopla, morreu em Paris. Desenvolveu a Teoria Clássica na França. Engenheiro de Minas aos 25 anos. Gerente Geral aos 47 anos.

Leia mais

Organizações. Prof. Gerson Volney Lagemann. Conceito de Organização

Organizações. Prof. Gerson Volney Lagemann. Conceito de Organização Organizações Prof. Gerson Volney Lagemann Conceito de Organização Conceito clássico (Escola Clássica), organização é um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente

Leia mais

Facebook.com/prof.marcelomarques ESTRUTURA LINEAR ESTRUTURA FUNCIONAL ESTRTURUA LINHA STAFF 1 ESTRUTURA LINEAR chefia como fonte exclusiva de autoridade. As ordens seguem por via hierárquica. Cada empregado

Leia mais

UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA

UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA O que é estrutura organizacional? A estrutura da organização pode influenciar atitudes e comportamentos;

Leia mais

Desenho Organizacional

Desenho Organizacional Desenho Organizacional Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD 1 Processos Gerenciais Seção 1.1 Requisitos do desenho organizacional 2 1 Processos Gerenciais 3 Processos Gerenciais Seção 1.2 CaracterísFcas

Leia mais

Curso - Questões comentadas Banca AOCP

Curso - Questões comentadas Banca AOCP Curso - Questões comentadas Banca AOCP Específico para Assistente em Administração AMOSTRA Professor Wellington Silva P r o f. W e l l i n g t o n S i l v a - P á g i n a 1 Caro aluno (a), É com grande

Leia mais

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal.

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Modelos Estruturais Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Adhocrático: pós-burocrático - flexibilidade, downsizing, horizontalização,

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão

Leia mais

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal.

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Modelos Estruturais Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Adhocrático: pós-burocrático - flexibilidade, downsizing, horizontalização,

Leia mais

Funções de Administração

Funções de Administração Funções de Administração Organização A Língua Portuguesa, como outros idiomas, utiliza uma mesma palavra com diversos significados. Neste curso, você já viu ou ainda verá algumas palavras ou expressões

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Conceito e tipos de estrutura organizacional

Conceito e tipos de estrutura organizacional Conceito e tipos de estrutura organizacional Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Contingencial Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração 1. ABORDAGEM CONTINGENCIAL Conforme o dicionário Caldas Aulete, Contingência é: possibilidade

Leia mais

Gestão de Negócios (7)

Gestão de Negócios (7) Gestão de Negócios (7) MODELO: CONFIGURAÇÕES DE MINTZBERG Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday A grande idéia Usando as configurações básicas de Henry Mintzberg, pode-se categorizar ou até tipificar organizações.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - TRT/15 SUMÁRIO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - TRT/15 SUMÁRIO SUMÁRIO 1. PROCESSO ADMINISTRATIVO...03 2. PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA...23 3. GESTÃO DA QUALIDADE...36 4. DECRETO Nº 9094/2017...45 5. MODELO DE GESPÚBLICA...51 6. GESTÃO DE PROJETOS...56 7. GESTÃO

Leia mais

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo Professor Flávio Toledo Conceito de Departamentalização (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes

Leia mais

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Conceito de Departamentalização (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização Organização, Sistemas e Métodos Aula 5 Departamentalização OSM Comunicação De Gerente Geral para Gerente de Divisão Nesta sexta-feira, por volta das 17 horas, o Cometa Halley estará visível nesta área.

Leia mais

Sumário. Prefácio à Oitava Edição, xv. Parte I Evolução do Estudo da Administração, 1

Sumário. Prefácio à Oitava Edição, xv. Parte I Evolução do Estudo da Administração, 1 Sumário Prefácio à Oitava Edição, xv Parte I Evolução do Estudo da Administração, 1 1 Administração, 3 1.1 Conceito, 3 1.2 Escola tradicionalista, 4 1.3 Revolução ideológica, 6 1.4 Escola behaviorista,

Leia mais

Estruturas mecanicistas e organicistas

Estruturas mecanicistas e organicistas Estruturas mecanicistas e organicistas Formas mecanicistas e organicistas (matéria viva) Perspectiva contingencial Os factores contingenciais Perspectiva de escolha da gestão Temas (aspectos) da mudança:

Leia mais

Sistemas de Informação SIN0001 Turma B Prof. Ricardo Jose Pfitscher Material elaborado com base em material cedido por: Prof. Gerson Volney Lagemann

Sistemas de Informação SIN0001 Turma B Prof. Ricardo Jose Pfitscher Material elaborado com base em material cedido por: Prof. Gerson Volney Lagemann As Organizações Sistemas de Informação SIN0001 Turma B Prof. Ricardo Jose Pfitscher Material elaborado com base em material cedido por: Prof. Gerson Volney Lagemann Cronograma Revisão última aula Exercício

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Rita Agosto - 2014 Conteúdo Programático 1. Conceito de Organização 1. Organização formal 2. Organização informal 3. Organização e atividades de OSM 2. Sistemas 1. Definições 2. Objetivo de estudo dos

Leia mais

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal.

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Modelos Estruturais Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Adhocrático: pós-burocrático - flexibilidade, downsizing, horizontalização,

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Organizações, Sistemas e Métodos Estruturas Organizacionais Material desenvolvido com base em: CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2000. 1 Funções básicas 1. Realizar

Leia mais

Departamentalização. Prof. Daciane de Oliveira Silva

Departamentalização. Prof. Daciane de Oliveira Silva Departamentalização Prof. Daciane de Oliveira Silva Definição (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (...) em unidades organizacionais.

Leia mais

PROCESSOS GERENCIAIS

PROCESSOS GERENCIAIS PROCESSOS GERENCIAIS AS EMPRESAS PLT 302 Capítulo 2 AS EMPRESAS REPRESENTAM UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO A ORGANIZAÇÃO FOCADA NO LUCRO NÃO HÁ DUAS EMPRESAS SEMELHANTES POIS A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A SUA

Leia mais

Prof. Dr. André Lucirton Costa. Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde

Prof. Dr. André Lucirton Costa. Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde Redes de Serviços e Modelos de Organizações de Saúde Estrutura organizacional Prof. Dr. André Lucirton Costa Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde Estrutura Organizacional

Leia mais

Delegação, centralização e descentralização

Delegação, centralização e descentralização Delegação, centralização e descentralização Amplitude de controle PROF. DACIANE DE O. SILVA DISCIPLINA- OSM Referência: REBOUÇAS, Djalma de Oliveira DELEGAÇÃO Definição : A Delegação pode ser definida

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Neoclássica Professor: Roberto César CENTRALIZAÇÃO VERSUS DESCENTRALIZAÇÃO Taylor Administração Científica Organização Funcional Descentralização da Autoridade Fayol

Leia mais

Princípios da Organização do Trabalho

Princípios da Organização do Trabalho Pergunta Até que ponto as atividades podem ser subdivididas em tarefas separadas? Qual a base (critério) para o agrupamento das tarefas? A quem as pessoas/grupos vão se reportar? Quantas pessoas cada chefe

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 IDÉIAS BÁSICAS DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 2 Antecedentes Históricos da Administração Influência dos filósofos: Sócrates- tratou do princípio da universalidade da administração. Platão- tratou do princípio

Leia mais

Modelos configuracionistas. Maria José Chambel

Modelos configuracionistas. Maria José Chambel Modelos configuracionistas Maria José Chambel Configuracão estrutural Introduz o conceito de configuração como um conjunto de variáveis que se interrelacionam; isto é constelações de variáveis que se conjugam

Leia mais

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Curso Técnico em Administração Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA 15.063-PR 1 ORGANIZAÇÃO CONCEITO Ordenação e agrupamento de atividades e

Leia mais

Administração Pública Parte 1 Prof. Rafael Ravazolo

Administração Pública Parte 1 Prof. Rafael Ravazolo Técnico Judiciário Área Administrativa Administração Pública Parte 1 Prof. Rafael Ravazolo Administração Pública Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Edital ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Departamentalização

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Departamentalização Disciplina: Comportamento Organizacional Assunto: Departamentalização Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos Organização, Sistemas e Métodos Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos OSM Bibliografia OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças, Sistemas, Organizações & Métodos, 17 a Edição, Editora Atlas, São

Leia mais

Aula 01 A. Administração Pública Aula 01 A Prof. Marcelo Camacho. Administração Pública Estrutura Organizacional Professor: Marcelo Camacho

Aula 01 A. Administração Pública Aula 01 A Prof. Marcelo Camacho. Administração Pública Estrutura Organizacional Professor: Marcelo Camacho Administração Pública Estrutura Organizacional Professor: Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br 1 Administração Pública AJAA TRT-20 Olá, pessoal! Vamos à segunda parte de nossa segunda aula. Trataremos

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1)A evolução da Administração O processo administrativo e as funções gerenciais segundo Fayol O processo administrativo

Leia mais

Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4

Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4 Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4 CONCEITO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL O agrupamento ordenado de recursos e atividades visando alcançar os objetivos

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria clássica da Administração Período 2008 2016 1) FGV Analista Legislativo (SEN)-2008 Frederick M. Taylor concluiu que os executores de tarefas não tinham experiência

Leia mais

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOII TEORIA NEOCLÁSSICA

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOII TEORIA NEOCLÁSSICA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOII TEORIA NEOCLÁSSICA Centro de Ensino Superior do Amapá Características da Teoria Neoclássica Ênfase na prática da Administração. Reafirmação relativa dos postulados clássicos.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 2

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 2 ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 2 Prof. Fábio Arruda Princípios de Administração aplicados à

Leia mais

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS EVENTOS

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS EVENTOS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS EVENTOS DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Gestão Planejamento Organização Seleção e contratação Comunicação Tomada

Leia mais

Estruturas inovativas: Novos modelos de gestão

Estruturas inovativas: Novos modelos de gestão Estruturas inovativas: Novos modelos de gestão. Contexto: mundo atual sofre mudanças muito rápidas, afetando a capacidade das organizações se adaptarem. Características do novo ambiente organizacional:

Leia mais

TEORIA DA CONTINGÊNCIA

TEORIA DA CONTINGÊNCIA TEORIA DA CONTINGÊNCIA Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br O que é Contingência Incerteza, eventualidade. Algo que pode ocorrer ou não a depender das circunstâncias. nome: evento ou situação

Leia mais

SIMULADO AULA (CESPE / TCE PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos.

SIMULADO AULA (CESPE / TCE PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos. SIMULADO AULA 04 1. (FGV / IBGE / 2016) A estrutura organizacional espelha a criação e a construção de uma arquitetura que propõe o entendimento dos sistemas e dos processos básicos que guiam a organização.

Leia mais

Administração. Estrutura Oganizacional. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Estrutura Oganizacional. Professor Rafael Ravazolo. Administração Estrutura Oganizacional Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A estrutura organizacional é o resultado da identificação,

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional - DO

Desenvolvimento Organizacional - DO Desenvolvimento - DO Mudança Mudanças nos métodos de produção: processo, localização do trabalho, disposição das áreas de trabalho, materiais, maquinaria, ferramentas, equipamentos, segurança manutenção.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

Organização e Estrutura

Organização e Estrutura Aula 11 Organização e Estrutura Capítulo 6 Evolução da Escola Clássica Jéssica - jessica.costa.pereira@usp.br Contexto Séc. XX: necessidade das grandes empresas desenvolverem fórmulas para se organizar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Parte 2 Prof.ª Karen Estefan Dutra Terceiro tipo: Burocracia Profissional Estrutura achatada, linha intermediária estreita e uma assessoria de apoio

Leia mais