1 Criando tabelas de produtos com funções de procura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 Criando tabelas de produtos com funções de procura"

Transcrição

1 1 Criando tabelas de produtos com funções de procura Em determinado período estipulado por seu departamento, é necessário analisar o relatório de vendas e determinar quais produtos foram um sucesso de vendas ou aqueles em que uma estratégia de marketing deva ser efetivada para consolidá-los no mercado. Mas, para isso, você entra com os dados de seus produtos em várias planilhas, várias vezes e até em planilhas diferentes. Para otimizar seu trabalho você irá conhecer algumas funções de procura e as regras de validação que podem facilitar o trabalho de analisar alguns de seus relatórios e impedir erros em algumas de suas células. 2 Relatório de Vendas e Lista de Produtos No Salão do Automóvel realizado no estado de São Paulo, foram verificados os seguintes lançamentos de veículos. Figura 1: Lista de lançamentos Salão do Automóvel Você deverá renomear a guia Plan1 como Veículos. Na planilha exemplo foi criada uma coluna (primeira) com um código de seu produto. Vamos classificar a planilha pelo código, para isto, posicione o cursor na primeira linha de registros e utilize a opção Classificar de A a Z existente no botão Classificar e Filtrar da guia Início. Não selecione nenhum dado, pois dessa forma irá classificar somente os dados selecionados e não as colunas adjacentes. Agora selecione todos os registros de sua tabela de produtos e nomeie a área: 1. Selecionar os dados de A2 até E17 (somente os registros) e digite um nome para os dados na área de nomes, por exemplo, Marcas e pressione a tecla Enter.

2 Figura 2: Nomear Área 2. Caso tenha digitado um nome errado ou selecionado uma área errada, deverá utilizar o botão Gerenciador de Nomes da guia Fórmulas para excluir e definir novamente a área. 3. Agora que a área com a sua base de dados estão prontas é hora de criar o relatório de vendas. Para isso, na planilha Plan2 digite um relatório de vendas semelhante ao mostrado na figura. Renomear a planilha Plan2 para Vendas. Figura 3: Planilha Vendas 4. As colunas Preço Unitário, Subtotal e Descontos devem armazenar números, portanto, é necessário selecionar as colunas e utilizar um dos botões de formatos de números, ou utilize os seguintes atalhos: Atalho CTRL + SHIFT+~ CTRL + SHIFT+$ CTRL + SHIFT+% Formato Aplica o formato de número Geral Aplica o formato Moeda com duas casas decimais (números negativos entre parênteses) Aplica o formato Porcentagem sem casas decimais

3 CTRL + SHIFT+^ CTRL + SHIFT+# CTRL + SHIFT+@ CTRL + SHIFT+! CTRL + 1 Aplica o formato número Exponencial com duas casas decimais Aplica o formato Data com dia, mês e ano Aplica o formato Hora com a hora e os minutos, AM ou PM Aplica o formato Número com duas casas decimais, separador de milhar e sinal de menos para valores negativos. Ativa a caixa de diálogo Formatar Células 5. Diversas pessoas podem inserir dados em sua planilha, mas as datas das vendas devem estar em um intervalo que refletirá somente dias do mês de setembro. Para resolver este problema, selecione a área onde as datas devem ser inseridas (A4 até A20). Utilize a opção Validação de Dados, localizada no botão Validação de Dados da guia Dados. Figura 4: Validação Data Venda 6. Na opção Permitir indique o tipo de dado que será permitida a entrada, no caso Data. Preencha a opção Dados com está entre Maior, Menor, Maior ou Igual, de acordo com sua necessidade e indique a data de início e de término. Se existir uma célula na planilha que indique uma dessas datas, basta selecioná-la. Figura 5: Caixa Validação de Dados 7. A guia Mensagem de entrada deverá ser preenchida com uma mensagem a ser apresentada ao usuário sempre que o cursor estiver posicionado sobre uma das células onde a validação deverá ser verificada. (Ex.: Somente serão aceitos os pedidos realizados no mês de setembro de 2014 ). Já na guia Alerta de Erro deverá ser preenchida com uma mensagem ao usuário informando que a opção digitada está inválida. (Ex.: Data inválida, preencha com um intervalo de 01/09/2014 a 30/09/2014 ) 8. Após preencher clique no botão OK e tente realizar testes inserindo datas válidas e inválidas para verificar como a validação funcionará.

4 9. Para a coluna quantidade você deverá permitir a entrada de valores numéricos inteiros no intervalo de 1 a 10. Faça isso utilizando novamente a opção Validação de dados e, em Permitir, utilize número inteiro. Para criar a coluna com produtos, será necessário selecionar todos os códigos de veículos existentes (A2 até A17 da planilha Veículos que contém todos os produtos) e nomear como CARROS. 1. Selecione a área com os códigos dos veículos (A2:A17) 2. Digite um nome na área Caixa de Nomes (ao lado da barra de fórmulas) e pressione Enter. 3. Outra forma de inserir nome a uma área é, após selecionar seus dados, utilizar o botão Gerenciador de Nomes da guia Fórmulas e fornecer um nome para a área após utilizar o botão Novo. Para que o usuário preencha com todos os códigos de produtos válidos, selecione na área do relatório as células na quais a inserção dos carros é permitida (C4 até C20) e utilize novamente a opção Validação de Dados. Nesse caso você deverá permitir uma Lista e os dados de origem devem ser determinados com o nome da área que você acaba de criar. Figura 6: Validação Códigos Carro 3 Função PROCV No relatório de vendas recentemente criado é possível digita uma data, uma quantidade e selecionar um produto. Falta verificar o preço unitário, bem como a descrição do veículo que está sendo vendido. Para isso, faremos uso da função PROCV, que possui a seguinte sintaxe: =PROCV(Valor_Procurado; Matriz_tabela; Núm_índice_coluna; Procurar_intervalo) Onde: Valor_Procurado: é a referência ou chave de procura comum nas duas planilhas (tabelas). Por exemplo, você deverá procurar a descrição e preço unitário do produto A001, esse é o valor_procurado.

5 Matriz_tabela: local onde o Excel deverá procurar o valor, podendo ser expresso com o nome da área ou intervalo de células. Núm_índice_coluna: número da coluna a partir do qual o valor será recuperado. Procurar_intervalo: opcional, podendo conter VERDADEIRO, caso deseje localizar a ocorrência mais próxima do valor ; ou FALSO, quando desejar procurar a ocorrência exata. 1. Com o cursor posicionado na célula D4, local onde deverá ser apresentada a descrição do Veículo A001, acesse a função PROCV existente na guia Fórmulas, botão Pesquisa e Referência. 2. No argumento Valor_Procurado, indique a célula que contém o código do produto que deseja procurar (C4). 3. Em Matriz_tabela digite o nome da área que contém a lista de seus produtos (marcas ou A2:A17). 4. Preencha o argumento Núm_índice_coluna, com o número da coluna que deseja retornar (no caso, 2, pois necessita do modelo do veículo). 5. Por último, a coluna Procurar_intervalo deverá ser preenchida com a opção FALSO, pois você deseja procurar exatamente o veículo cujo código foi digitado em C4 e não a ocorrência mais próxima. Figura 7: Função PROCV 6. Após preencher a caixa de diálogo da função PROCV, dê um clique no botão OK e veja o nome do veículo escolhido. Altere o valor do código do produto da célula C4 e verifique a funcionalidade da função PROCV. 7. Para achar o preço unitário você também deverá utilizar a função PROCV, a única diferença é que a coluna a retornar é a 5. Para calcular o desconto, em uma planilha à parte, crie a tabela abaixo em uma nova planilha com o nome de Descontos.

6 Figura 8: Planilha Descontos a ser criada Selecione a área de A2 até B7 e a nomeie como DESC. A seguir calcule o subtotal da venda, que deverá ser o preço unitário multiplicado pela quantidade vendida. Com o cursor na área de Desconto, novamente devemos utilizar a função PROCV. Figura 9: Função PROCV para Desconto Repare que na função PROCV mostrada na figura acima o argumento Procurar_intervalo foi deixado em branco, sendo o mesmo que digitar VERDADEIRO. Assim, o Excel irá procurar a ocorrência mais próxima do valor na planilha de descontos o valor mais próximo do procurado está na faixa de 3% (formate as células desta coluna para Porcentagem. 4 Tratamento de Erro Quando não existir informação em uma das células do código do produto as células que utilizam a função PROCV apresentarão uma mensagem de #N/D, representando Não disponível, ou seja, não foi localizado o código do produto. Assim, o preço unitário, bem como a descrição do produto e o valor do desconto não possuem referências válidas. Vejamos como tratar essa mensagem de erro: caso o produto não tenha sido localizado, uma mensagem de erro será exibida, portanto, caso encontre o produto, exiba sua descrição, caso contrário, exiba uma mensagem Não localizado.

7 Dê um clique na célula com a descrição do produto (C4) e edite a célula, utilizando a tecla F2 ou duplo clique sobre a mesma. Nesse ponto será necessário verificar se houve um erro na procura. Para isso utilizaremos a função SE juntamente com ÉERROS, que possui a seguinte sintaxe: =ÉERROS(valor) Onde VALOR deverá ser uma expressão a ser verificada, podendo se referir a uma célula, fórmula, valores ou intervalo de células (nomes). Portanto a função deveria ser: =ÉERROS(PROCV(C4;marcas;2;FALSO)) Caso uma mensagem de erros seja apresentada, o Excel irá exibir #N/D, indicando que o valor não foi localizado. Portanto, é hora de juntar a função SE ao ÉERROS: =SE(ÉERROS(PROCV(C4;marcas;2;FALSO)); Não localizado ; PROCV(C4;marcas;2;FALSO)) Traduzindo: Se (SE) for localizado um erro (ÉERROS) no PROCV, exiba Não localizado ; caso contrário, realize o PROCV e traga a descrição do produto.

PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [procurar_intervalo])

PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [procurar_intervalo]) Página 1 de 8 PROCV (Função PROCV) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação

Leia mais

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas.

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas. , %&!', A Validação de Dados permite que você determine condições para restringir os dados a serem digitados numa ou mais células. Dessa forma, tornando sempre válidas as informações numa planilha. O usuário

Leia mais

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA)

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA) Página 1 de 9 Excel > Fórmulas > Trabalhando com nomes e referências de células Definir e usar nomes em fórmulas Mostrar tudo Usando nomes, você pode facilitar muito o entendimento e a manutenção das fórmulas.

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: de fontes e alinhamentos

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: De fontes e alinhamentos

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Fórmulas com funções

Leia mais

Como utilizar a validação de dados com lista suspensa

Como utilizar a validação de dados com lista suspensa Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série A validação de dados é um recurso muito importante e facilitador do Microsoft Excel. Com a validação é possível elaborar planilhas

Leia mais

Prof. Flávio Henrique de Lima Araújo 21

Prof. Flávio Henrique de Lima Araújo 21 Copiando a formatação de uma planilha para outra No exemplo abaixo estamos querendo elaborar duas planilhas que são muito semelhantes e queremos aproveitar a formação completa de uma na outra. Quando queremos

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

Curso Apresentações em EXCEL

Curso Apresentações em EXCEL Curso Apresentações em EXCEL Professora Marcia Santos Agenda 1. Introdução 2. Formatação Personalizada 3. Funções de Procura e Referência 4. Fórmulas Matriciais 5. Células Macro 6. Ferramenta Câmera 7.

Leia mais

Excel avançado Professor: Enir da Silva Fonseca. Introdução

Excel avançado Professor: Enir da Silva Fonseca. Introdução Introdução O Microsoft Excel é um programa para construção de planilhas eletrônicas Tabelas simples e complexas, em que as informações são digitadas em pequenos retângulos chamadas de células, as células

Leia mais

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 EXCEL Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Excel Faixas Nomear um intervalo de células Utilizar nome de faixas em fórmulas

Leia mais

Planilha Inteligente com Respostas Automatizadas. Automatização dos resultados com funções

Planilha Inteligente com Respostas Automatizadas. Automatização dos resultados com funções Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Avançadas Ver 11 posts dessa série Uma das grandes vantagens do Excel é a possibilidade de automatização que ele possibilita para seus usuários. Ainda assim,

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

PROCV(valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice_coluna; [procurar_intervalo])

PROCV(valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice_coluna; [procurar_intervalo]) Você já precisou utilizar informações oriundas de mais de uma tabela em seu projeto? Apresentamos para você a função PROCV, que permite o cruzamento de dados dentro do Microsoft Excel, proporcionando a

Leia mais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Página 1 de 24 Excel > Formatação condicional Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Mostrar tudo Use um formato condicional para ajudar a explorar visualmente e a analisar os dados,

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica.

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica. Sumário Conceito Criação de uma tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Alterando o layout da tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Parte 4 Conceito Tabela dinâmica é uma tabela utilizada para exibir

Leia mais

TEXTO (Função TEXTO) Descrição. Sintaxe. Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel.

TEXTO (Função TEXTO) Descrição. Sintaxe. Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel. Página 1 de 8 TEXTO (Função TEXTO) Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel. Descrição A função TEXTO converte um valor numérico em texto e permite especificar

Leia mais

Passo 1: Preencher a Planilha

Passo 1: Preencher a Planilha Ao finalizar a prestação de um serviço ou até mesmo ao vender um produto, é recomendado emitir um recibo e enviar para o seu cliente. Este documento é fundamental para ambas as partes, pois comprova que

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Tabela Dinâmica. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia Professor: Rodrigo da Rocha

Tabela Dinâmica. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia Professor: Rodrigo da Rocha Tabela Dinâmica Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia Professor: Rodrigo da Rocha Agenda Tabela Dinâmica Validação de Dados Gráficos Dinâmicos Tabela Dinâmica Conhecendo

Leia mais

2.8 Inserindo Objetos. Campos

2.8 Inserindo Objetos. Campos 2.8 Inserindo Objetos Vamos relacionar todos os comandos necessários para inserir novos elementos no texto, incluindo seção, notas de rodapé, caracteres especiais, fotos, objetos, gráficos, tabelas. Na

Leia mais

Tabelas Dinâmicas. 1º Passo Abrir o arquivo com a tabela que você deseja transformar em tabela dinâmica.

Tabelas Dinâmicas. 1º Passo Abrir o arquivo com a tabela que você deseja transformar em tabela dinâmica. Tabelas Dinâmicas Ao utilizar o Excel para manipulação de Banco de Dados, é possível gerencia-las com o uso de tabelas dinâmicas para facilitar a comparação, elaboração de relatórios e acesso aos dados

Leia mais

Mas afinal, existe alguma regra para decorar os atalhos para Excel? Quais são os principais atalhos? A seguir, maiores detalhes sobre o assunto:

Mas afinal, existe alguma regra para decorar os atalhos para Excel? Quais são os principais atalhos? A seguir, maiores detalhes sobre o assunto: Atalhos são basicamente comandos emitidos pelo teclado do computador no qual resultam em determinada ação. No geral, os atalhos são pouco utilizados pelos usuários, devido à complexidade em decorar determinados

Leia mais

1. Exemplo de uso do PROCV em planilha de Controle de Funcionários

1. Exemplo de uso do PROCV em planilha de Controle de Funcionários Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Avançadas Ver 10 posts dessa série Sempre que vejo gestores usando planilhas de Excel, fica claro pra mim a necessidade de uso do PROCV. Para quem não sabe

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Sumário. Introdução

Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Sumário. Introdução Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I Sumário Introdução Formulário Inserindo um registro Excluindo um registro Filtrando e pesquisando registros AutoFiltro Aplicando o AutoFiltro Aplicando o AutoFiltro

Leia mais

Curso Avançado de Excel

Curso Avançado de Excel Multidisciplinar Curso Avançado de Excel para Gestão no Agronegócio João Gabriel D. F. Branco CAPÍTULO 4 4. Subtotais, banco de dados, validações 4.1 SubTotais Quando você tem uma planilha que esteja nos

Leia mais

Oficina: Planilha Eletrônica

Oficina: Planilha Eletrônica Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

EXCEL BÁSICO. Acesso ao site do DATASUS. Acesso à informação Tabnet Estatísticas vitais 16/09/2016

EXCEL BÁSICO. Acesso ao site do DATASUS.  Acesso à informação Tabnet Estatísticas vitais 16/09/2016 EXCEL BÁSICO Universidade de Brasília Disciplina de Informação e Informática em Saúde Maria Paula Zaitune Acesso ao site do DATASUS www.datasus.gov.br Acesso à informação Tabnet Estatísticas vitais 1 2

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Planilha de cálculos Prof. Jonatas Bastos p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção de planilhas de

Leia mais

TRABALHANDO COM FUNÇÕES

TRABALHANDO COM FUNÇÕES TRABALHANDO COM FUNÇÕES Um dos principais recursos do Excel é o seu poder de executar cálculos. Alguns cálculos podem exigir fórmulas muito complexas e parte destes cálculos podem utilizar determinadas

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 1

LibreOffice Calc: aula 1 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel LibreOffice Calc: aula 1 Objetivos Apresentar o LibreOffice Calc Criar uma planilha

Leia mais

Exercícios em Excel. Analise a planilha mostrada na figura abaixo e, a partir das informações apresentadas, responda às questões seguintes:

Exercícios em Excel. Analise a planilha mostrada na figura abaixo e, a partir das informações apresentadas, responda às questões seguintes: Exercícios em Excel Analise a planilha mostrada na figura abaixo e, a partir das informações apresentadas, responda às questões seguintes: 1) Com relação às informações presentes na figura anterior e aos

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves. Aula nº.

Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves. Aula nº. Página1 Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 20 EXCEL MANIPULAÇÃO DE CELULAS ENTRE PLANILHAS Você

Leia mais

Introdução ao Excel 2007

Introdução ao Excel 2007 Status Habilitado Conteúdo Introdução ao Excel 2007 Iniciar Todos os Programas e Microsoft Excel. Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade.

Leia mais

Ferramentas de configuração: Soluções

Ferramentas de configuração: Soluções Ferramentas de configuração: Soluções Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Valores definidos pelo usuário 1-1 Adicionar uma lista fixa de valores a um campo em um pedido de venda Você quer registrar

Leia mais

CONSTRUINDO ATIVIDADES INTERATIVAS COM O BROFFICE

CONSTRUINDO ATIVIDADES INTERATIVAS COM O BROFFICE CONSTRUINDO ATIVIDADES INTERATIVAS COM O BROFFICE Com a suíte BROFFICE, mais especificamente com a ferramenta Planilha Eletrônica e a de Apresentação é possível construir diversas atividades interativas

Leia mais

PROC (Função PROC) Descrição. Forma vetorial. Ocultar tudo

PROC (Função PROC) Descrição. Forma vetorial. Ocultar tudo Página 1 de 7 PROC (Função PROC) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação

Leia mais

Neste método o cálculo é efetuado de maneira exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados.

Neste método o cálculo é efetuado de maneira exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados. Microsoft Excel Aula 4 Objetivos Trabalhar no Excel com cálculos de juros simples e compostos Trabalhar com as funções financeiras VF e PGTO do Excel Trabalhar com a ferramenta Atingir Meta Apresentar

Leia mais

Módulo Básico EXCEL 2007

Módulo Básico EXCEL 2007 Módulo Básico EXCEL 2007 ÍNDICE 1. FÓRMULAS 1.1- Operações Básicas 1.2- Fórmulas de Texto 2. FORMATAÇÃO 2.1- Formatação de Células 2.2- Formatação Condicional 2.3- Formatação de Layout 3. FILTROS Slide

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

Microsoft Excel Parte 06. Índice Formulários Personalizados... 2 Caixa de Combinação... 2 Função =Índice... 3 Botão de Opção... 4 Caixa de Grupo...

Microsoft Excel Parte 06. Índice Formulários Personalizados... 2 Caixa de Combinação... 2 Função =Índice... 3 Botão de Opção... 4 Caixa de Grupo... Microsoft Excel Parte 06 Índice Formulários Personalizados... 2 Caixa de Combinação... 2 Função =Índice... 3 Botão de Opção... 4 Caixa de Grupo... 6 Formulários Personalizados Criando formulários personalizados,

Leia mais

A utilização de gráficos no Excel tem como objetivo exibir dados de forma a facilitar a análise e compreensão de certas informações em uma planilha.

A utilização de gráficos no Excel tem como objetivo exibir dados de forma a facilitar a análise e compreensão de certas informações em uma planilha. Este conteúdo faz parte da série: Excel Gráficos Ver 9 posts dessa série A utilização de gráficos no Excel tem como objetivo exibir dados de forma a facilitar a análise e compreensão de certas informações

Leia mais

Apostila de Excel 2007

Apostila de Excel 2007 1 Apostila de Excel 2007 Índice 1-Guias do excel... 3 1.1 Início... 3 1.2 Inserir... 4 1.3 Layout de Página... 5 1.4 Formulas... 6 1.5 Dados... 7 1.6 Revisão... 8 1.7 Exibição... 9 2 Conceito de células...

Leia mais

EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II. Professor: João Victor Rocha Araújo

EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II. Professor: João Victor Rocha Araújo EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II Professor: João Victor Rocha Araújo Funções Financeiras NPER Retorna o número de períodos para um investimento com base em pagamentos constantes e periódicos, e uma taxa de

Leia mais

O que é e como funciona o VBA no excel?

O que é e como funciona o VBA no excel? Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série O Excel já é por si só uma ferramenta poderosa de elaboração de planilhas simples e sofisticadas, capazes de oferecer uma infinidade

Leia mais

QI Escolas e Faculdades

QI Escolas e Faculdades QI Escolas e Faculdades Automação de Escritório I 2011/1 Miguel Neumann miguel@rwx.com.br Software para elaborar planilhas eletrônicas, produzido pela Microsoft O Excel faz parte do "Office", um conjunto

Leia mais

Curso Avançado de Excel

Curso Avançado de Excel Multidisciplinar Curso Avançado de Excel para Gestão no Agronegócio João Gabriel D. F. Branco CAPÍTULO 3 3. Funções avançadas, condicionais, de procura e referência 3.1 Funções avançadas 3.1.1 Arredondar

Leia mais

OS - Cadastrar Ordem de Serviço

OS - Cadastrar Ordem de Serviço OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar

Leia mais

O que são e quando utilizá-las:

O que são e quando utilizá-las: Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série Trabalhar com Excel é uma tarefa muito comum nos dias atuais, seja para uso pessoal ou profissional. Dentre a infinidade de fórmulas

Leia mais

OBJETIVOS Utilizar as funções de pesquisa PROCV, PROCH, CORRESP e ÍNDICE. Executar auditoria em fórmulas

OBJETIVOS Utilizar as funções de pesquisa PROCV, PROCH, CORRESP e ÍNDICE. Executar auditoria em fórmulas OBJETIVOS Utilizar as funções de pesquisa PROCV, PROCH, CORRESP e ÍNDICE. Executar auditoria em fórmulas Senac São Paulo 45 46 Senac São Paulo Funções de PESQUISA As funções de pesquisa do Excel são poderosas

Leia mais

No Excel podemos definir um nome para um intervalo de células, ou simplesmente para uma célula a fim de facilitar trabalhos que possam envolvê-las.

No Excel podemos definir um nome para um intervalo de células, ou simplesmente para uma célula a fim de facilitar trabalhos que possam envolvê-las. O frequente uso do Excel muitas vezes traz a necessidade de se agilizar determinadas tarefas, seja para redução de tempo de trabalho ou até mesmo por comodidade do usuário. Deste modo, o aprendizado de

Leia mais

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com Planilha Eletrônica Roteiro Planilha Eletrônica Introdução Objetivos Interfaces e recursos necessários Manipulando tabelas Gráficos: tipos e manipulação Contextualização

Leia mais

Curso Avançado de Excel

Curso Avançado de Excel Multidisciplinar Curso Avançado de Excel para Gestão no Agronegócio João Gabriel D. F. Branco CAPÍTULO 5 5. Formulários, tabelas dinâmicas, macros, e proteções 5.1 Formulários Para explicar melhor o formulário,

Leia mais

Tutorial para lançamento de notas pela secretaria

Tutorial para lançamento de notas pela secretaria Tutorial para lançamento de notas pela secretaria Conteúdo 1 Lançamento de nota e falta manualmente pela secretaria... 2 2 - Calcular a média das notas e faltas digitas pelos professores... 4 3 Alteração

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1 Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1 1 DETERMINAÇÃO DE DADOS Um dos problemas que se colocam atualmente a quem faz o Controle de Produção e o Planejamento nas

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra CURSOS PROFISSIONAIS. Atividade 4

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra CURSOS PROFISSIONAIS. Atividade 4 Atividade 4 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la por correio eletrónico tic.profissionais@gmail.com. 1. A primeira tarefa

Leia mais

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Página 1 de 5 Excel > Filtrando e classificando > Consolidando dados Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Mostrar tudo Para resumir e informar os dados de planilhas separadas, você

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

PLANILHA, CÉLULAS E CONTEÚDO

PLANILHA, CÉLULAS E CONTEÚDO 43 Nesse texto apresentamos a Janela Planilha do GeoGebra e alguns de seus recursos para trabalhar em conjunto com as janelas de Álgebra e de Visualização. PLANILHA, CÉLULAS E CONTEÚDO Para abrir a planilha

Leia mais

Conhecendo a aba Início

Conhecendo a aba Início Conhecendo a aba Início Grupo: Células... pág. 2 1º Exercício... pág. 6 Grupo: Alinhamento... pág. 7 2º Exercício... pág. 7 Grupo: Número... pág. 8 3º Exercício... pág. 9 Grupo: Fonte... pág. 10 4º Exercício...

Leia mais

Este símbolo chama sua atenção para uma nota ou aviso muito. Este símbolo indica um atalho para um procedimento recém aprendido.

Este símbolo chama sua atenção para uma nota ou aviso muito. Este símbolo indica um atalho para um procedimento recém aprendido. Símbolos: Este símbolo destaca uma informação adicional. Este símbolo chama sua atenção para uma nota ou aviso muito importante. Este símbolo indica um atalho para um procedimento recém aprendido. Guia

Leia mais

Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc

Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc Prof. Diego Pereira Informática Informática Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc Objetivos Conhecer os principais pontos referentes a formatação de

Leia mais

Curso Básico de LibreOffice. Curso Básico de LibreOffice Calc. Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2012

Curso Básico de LibreOffice. Curso Básico de LibreOffice Calc. Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2012 Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2012 1 Autor do Curso Edwar Saliba Júnior E-mail: eddiesaliba2@yahoo.com Site: www.esj.eti.br Curriculum: no site Observação: todo o material utilizado no curso está

Leia mais

Planilhas Eletrônicas EXCEL

Planilhas Eletrônicas EXCEL Planilhas Eletrônicas EXCEL Pasta de Trabalho Quando você inicia o excel ele automaticamente cria uma pasta de trabalho. Esta pasta de trabalho é um arquivo que pode ter até 255 planilhas. Cada planilha

Leia mais

Curso Excel 2010 Avançado

Curso Excel 2010 Avançado Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC Departamento Regional da Bahia Centro de Educação Profissional Vitória da Conquista CEP VC Curso Excel 2010 Avançado ATALHOS EXCEL 2010 Principal Tecla

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO V 1. Assinale a alternativa que contém a extensão padrão de nome de arquivo utilizada para uma planilha do Microsoft Excel 2010. A).xlsx B).docx C).odts D).exls

Leia mais

Dicas de utilização AULA DE APLICAÇÃO

Dicas de utilização AULA DE APLICAÇÃO Microsoft Word 2003 Dicas de utilização Professor: Edwar Saliba Júnior AULA DE APLICAÇÃO Observação: Os atalhos disponibilizados são para o Office em Português Brasil e Inglês, respectivamente. Atividade

Leia mais

Menu Dropdown com Validação de Dados

Menu Dropdown com Validação de Dados Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série O menus em dropdown, também conhecidos popularmente como lista suspensa, são maneiras de organizar informações que são frequentemente

Leia mais

8. Inserir senha no arquivo

8. Inserir senha no arquivo 8. Inserir senha no arquivo Algumas vezes, o documento que você elaborou pode conter informações confidenciais e você não gostaria que fosse visualizado por qualquer um. Para evitar que outras pessoas

Leia mais

EXERCÍCIOS PROPOSTOS MÓDULO 03 AULA 03 EDUARDO TOGNON

EXERCÍCIOS PROPOSTOS MÓDULO 03 AULA 03 EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO E EXERCÍCIOS PROPOSTOS EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO Filtro e formatação condicional com parâmetros EDUARDO TOGNON Resumo Olá! Na terceira aula do terceiro módulo aprendemos um

Leia mais

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1 Microsoft Excel Aula 2 Objetivo Explorar e fixar: Seleção de células, linhas e colunas Inclusão de colunas Inclusão de linhas Uso das funções SE, MÁXIMO, MÉDIA, MÍNIMO, ContSe, SOMA Ordenação de dados

Leia mais

EXCEL Atividade Prática

EXCEL Atividade Prática EXCEL Atividade Prática Construa a Planilha exatamente conforme a figura abaixo (o gráfico será feito posteriormente). Siga as instruções contidas nas observações abaixo e utilize os Comandos básicos apresentados

Leia mais

Figura Formate os valores apresentados em euros, com o respectivo símbolo e zero casas

Figura Formate os valores apresentados em euros, com o respectivo símbolo e zero casas TIC Tecnologias de Informação e Comunicação Professor: Marcos Alvarães 1. Criar gráficos 1.1. O Microsoft Excel suporta inúmeros tipos de gráfico para o ajudar a apresentar os dados de forma relevante

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO SECRETARIA DE FINANÇAS

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO SECRETARIA DE FINANÇAS MANUAL PARA O PROCESSO DE IMPORTAÇÃO DE NOTAS DE MATERIAIS PARA CÁLCULO DO VALOR DE DEDUÇÃO EM GUIAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL O processo de importação descrito neste documento tem o intuito de facilitar e tornar

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado.

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. Senac São Paulo 107 108 Senac São Paulo Filtrando e classificando no Excel Neste capítulo

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

JUROS COMPOSTOS. VERSÃO RÁPIDA orientação para leitura: 1º. Resumo (p. 61), 2º. Termos Importantes (p. 62) e 3º. Exemplos Desenvolvidos (p. 52).

JUROS COMPOSTOS. VERSÃO RÁPIDA orientação para leitura: 1º. Resumo (p. 61), 2º. Termos Importantes (p. 62) e 3º. Exemplos Desenvolvidos (p. 52). 4 JUROS COMPOSTOS Este capítulo apresenta os principais conceitos e aplicações relacionadas ao regime de capitalização de juros compostos tratando de questões relativas a: - aplicação em operações bancárias

Leia mais

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 Índice 01-) Ativando o Excel... 2 a-) No botão Iniciar... 2 b-) via Mouse... 2 c-) Ativando pelo nome do programa.... 3 02-) Barra de Ferramentas do Excel... 3 a-) Barra

Leia mais

Orçamento de Entrada. Procedimentos para inserir um orçamento de entrada no SISGEM.

Orçamento de Entrada. Procedimentos para inserir um orçamento de entrada no SISGEM. Orçamento de Entrada Procedimentos para inserir um orçamento de entrada no SISGEM. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Inserir um Orçamento

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Corrigir um valor de erro

Corrigir um valor de erro Corrigir um valor de erro Se uma fórmula não conseguir avaliar adequadamente um resultado, o Microsoft Office Excel mostrará um valor de erro. Cada tipo de erro tem causas e soluções diferentes. Corrigir

Leia mais

INFORMÁTICA. Apenas: a) II, III e IV são verdadeiras. b) II, IV e V são verdadeiras. c) II e IV são verdadeiras. d) I, III e IV são falsas.

INFORMÁTICA. Apenas: a) II, III e IV são verdadeiras. b) II, IV e V são verdadeiras. c) II e IV são verdadeiras. d) I, III e IV são falsas. INFORMÁTICA 01. Selecione a alternativa correta: I - Nomes de pastas e arquivos podem ser de até 245 caracteres, mas não podem incluir os caracteres *, \ : < >? / II - A extensão do nome do arquivo costuma

Leia mais

Microsoft Excel. Funções para Banco de Dados PARTE 9 SUMÁRIO

Microsoft Excel. Funções para Banco de Dados PARTE 9 SUMÁRIO Microsoft Excel Funções para Banco de Dados PARTE 9 SUMÁRIO 1-) Funções para Banco de Dados... 2 2-)O Uso de Filtro para Gerenciar uma Lista... 6 Exemplo 1 Listar apenas um determinado Vendedor.... 7 Limpando

Leia mais

Introdução ao Excel. Prof. Alexei Bueno

Introdução ao Excel. Prof. Alexei Bueno Introdução ao Excel Prof. Alexei Bueno Definição Software para desenvolvimento de planilhas eletrônicas Exemplos de uso prático: Folha de pagamento Cálculos para engenheiros Estatísticas Controles financeiros/administrativo

Leia mais

Teclas de Atalho do Excel para MAC

Teclas de Atalho do Excel para MAC Teclas de Atalho do Excel para MAC 1. Teclas de Função F1 Desfazer F2 Cortar o texto da célula ativa Shift+F2 Editar um comentário de célula F3 Copie o texto da célula ativa Shift+F3 Abrir o Construtor

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO

ÍNDICE CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2016...8 Conhecendo a Tela do Excel...9 Planilha...13 Controlando a Altura da Linha...14 Controlando a Largura da Coluna...16 Abrindo uma Planilha...19 Novo documento...21

Leia mais

Aplica o formato de número científico com duas casas decimais. Aplica o formato de hora com hora e minutos, além de AM ou PM

Aplica o formato de número científico com duas casas decimais. Aplica o formato de hora com hora e minutos, além de AM ou PM Atalhos com a tecla CTRL+Shift CTRL+Shift+( CTRL+Shift+& CTRL+Shift+_ CTRL+Shift+~ CTRL+Shift+$ CTRL+Shift+% CTRL+Shift+^ CTRL+Shift+# CTRL+Shift+@ Exibe novamente as linhas ocultas dentro da seleção Aplica

Leia mais

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Usando a Tabela Dinâmica e o Assistente de Tabela Dinâmica Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Mostrar

Leia mais

ATIVIDADE 6. Operações com Matrizes no Excel

ATIVIDADE 6. Operações com Matrizes no Excel Projeto TEIA DO SABER 2006 Secretaria de Estado da Educação, SP. Diretoria de Ensino da Região de Guaratinguetá UNESP Campus de Guaratinguetá Departamento de Matemática Coordenador Prof. Dr. José Ricardo

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Eletrônico CTE

Leia mais

E x c e l 2 F ó r m u l a s e F u n ç õ e s

E x c e l 2 F ó r m u l a s e F u n ç õ e s E x c e l 2 F ó r m u l a s e F u n ç õ e s O objetivo deste livro de trabalho é ajudar a sua empresa no controle das Existências e das Vendas efetuadas. No final da aula, deve ter um livro de trabalho

Leia mais