Artroplastia total do quadril com prótese CO-10: resultados preliminaries*

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Artroplastia total do quadril com prótese CO-10: resultados preliminaries*"

Transcrição

1 Artroplastia total do quadril com prótese CO-10: resultados preliminaries* JOÃO RODRIGUES QUEIROZ, JOSÉ WAGNER DE BARROS INTRODUÇÃO A artroplastia do quadril é um procedimento utilizado há quase meio século no tratamento das patologias da articulação coxofemoral(18,25) e sua aplicação tem demonstrado nítida evolução de idéias. Moore, em 1950(25), preconizou uma prótese femoral metálica fenestrada para permitir a formação de travessas ósseas, com o propósito de melhorar a estabilização do implante. Entretanto, Charnley, em 1961 (7), foi responsável por grande avanço nas cirurgias de artroplastia do quadril introduzindo o componente acetabular de politetrafluoretileno associado ao componente femoral metálico, fixados ao osso com metilmetacrilato. Essa prótese foi largamente utilizada no tratamento das patologias do quadril(13,30,31). No entanto, observou-se, ao longo dos anos, alto índice de afrouxamento asséptico (1,3,8,10,11,29). Almejando melhores resultados, pesquisadores dedicaram-se ao estudo de um implante, objetivando a fixação sem o uso de cimento ortopédico(4,9). Em decorrência do grande avanço da bioengenharia, da industria metalúrgica e do desenvolvimento tecnológico, foi possível na última década a utilização de próteses com integração biológica, exercendo, conseqüentemente, relevante progresso nas cirurgias ortopédicas (6). O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados preliminares obtidos no tratamento cirúrgico de diversas patologias do quadril utilizando-se prótese tipo CO-10. MATERIAL E MÉTODOS No período de 1989 a 1991, 41 artroplastias foram realizadas em 34 pacientes. Em todos os quadris, a artroplastia do quadril foi primária e o modelo de prótese utilizado, do tipo CO-10. O prazo médio de seguimento foi de 24 meses, variando de 15 a 39 meses. Dos pacientes reavaliados, 20 (58,8%) eram do sexo masculino e 14 (41,2%), do feminino. A idade média era de 46 anos, variando de 18 a 73 anos. Em relação ao lado, tivemos 22 (53,5%) quadris direitos e 19 (43,6%) esquerdos. Quanto aos diagnósticos etiológicos, observaram-se: 18 (43,9%) osteoartroses primárias, nove (21,9%) seqüelas de Legg-Calvé-Perthes, quatro (9,7%) artrites reumatóides, três (7,3%) necroses avasculares, duas (4,8%) anemias falciformes, duas (4,8%) seqüelas de artrite séptica, duas (4,8%) espondilites anquilosantes e uma (2,4%) seqüela de fratura do colo do fêmur. Na avaliação pré-operatória, as radiografias foram cuidadosamente examinadas, analisando-se, para todos os casos, as seguintes características: aspectos anatômicos do acetábulo, textura óssea, largura do canal femoral e deformidades pélvica e femoral. A protese tipo CO-10 utilizada constituiu-se de componente femoral de liga de titânio, com diâmetro da haste variando em números ímpares de 11 a 19mm, e componente acetabular com a forma de um segmento trapezoidal de titânio, com roscas escalonadas, variando em números pares de 40 a 70mm de diâmetro.

2 Ambos os componentes apresentaram porosidade em sua superfície (fig. 1). A via de abordagem, em todos os casos, foi a lateral direita(12), com o paciente em decúbito látero-contra-lateral. A fascia lata e o trato iliotibial foram incisados no sentido longitudinal, possibilitando o rebatimento subperiostal do vasto lateral e a secção do glúteo médio, na região anterior do grande trocanter, bem como a exposição da cápsula articular. Iniciou-se a preparação do canal femoral, utilizando sequencialmente instrumental apropriado, até se obterem as dimensiões desejadas. A seguir, preparou-se o acetábulo com raspas de diâmetro progressivo e fixou-se então o componente acetabular de igual tamanho, acoplando ao mesmo sua parte complementar de polietileno de alto peso molecular. O componente femoral foi impactado no canal medular e a cabeça encaixada ao colo. Finalizando, executaram-se as manobras de redução, testaram-se a mobilidade e a estabilidade e procedeu-se ao fechamento da incisão por pianos.

3 A antibioticoterapia realizada com cefalotina foi de lg endovenoso a cada 6h, usada rotineiramente pelo período de 72h, iniciando-se em média 6h antes do ato operatório. A rotina no pós-operatório dos pacientes foi da seguinte maneira: colocação de coxim abdutor para MMII por sete dias; nas duas semanas seguintes, manutenção em cadeira de rodas para locomoção; a seguir, marcha com muletas ou andador, sem apoio, durante três semanas; e, finalmente, carga parcial mantida por seis semanas, seguida de carga total aos três meses. A avaliação objetiva dos casos no pré e pós-operató-rio foi realizada pelo método de Merle D Aubigné & Pos-(24). A pontuação máxima para a dor (ausência total), mobilidade (igual ao quadril normal) e marcha (normal) é seis, conforme a tabela 1. Os resultados foram subdivididos em excelentes, bons, regulares e maus, classificados pelos mesmos autores, preconizando valores de pontuação mínima (tabela 2). A avaliação subjetiva realizada considerou as complicações pósoperatórias imediatas e índice de satisfação pessoal. As características gerais dos pacientes quanto à idade, sexo, tempo de seguimento, diagnóstico e lado operado encontram-se na tabela 3. RESULTADOS A avaliação clínica global dos 34 pacientes submetidos a 41 artroplastias totais do quadril, analisados subjetiva (opinião dos pacientes) e objetivamente (método de Merle D Aubigné & Postel), demonstrou que 29 pacientes (87,80%) foram considerados bons ou excelentes, três (7,31%), regulares e dois (4,87%), maus. As figuras 2, 3 e 4 mostram a avaliação objetiva quanto à dor, marcha e mobilidade no pré e pós-operatório, conforme o método de Merle D Aubigné e Postel.

4 A média do somatório dos escores no pré-operatório foi de 6,87, que evoluiu para 15,3 na avaliação realizada. Foram considerados maus resultados os dois pacientes que tiveram infecção profunda, necessitando remover a prótese.

5 DISCUSSÃO A procura de uma forma de fixação duradora dos componentes protéticos para artroplastia total do quadril constitui objeto de grande interesse na pesquisa em cirurgia ortopédica. O metilmetacrilato usado na artroplastia total do quadril proporcionou grande sucesso terapêutico. Entre-tanto, após reavaliações dos resultados a longo prazo, verificaram-se altos índices de afrouxamento dos compo-(14-16,23). Por esse motivo, intensificaram-se os estudos de novos tipos de fixação das próteses e de vários (5,20,22). Desses tipos, a fixação biológica ganhou notoriedade por ser não cimentada(2,9,11), Além disso, a destruição óssea que ocorre no osso com implante cimentado e maior do que na prótese biológica, no caso de soltura dos

6 componentes(26), A idéia de fixação biológica é antiga Sivash, Bom belli e Judet(5,19,28), entre outros, foram os primeiros defensores da prótese não cimentada. O modelo usado por nós desde 1989 é a prótese CO-10. O componente acetabular metálico fixa-se ao cótilo através de rosca autofresante, proporcionando rígida estabilização inicial, que resultará em agregação biológica integrada. As lâminas das roscas são escalonadas, podendo penetrar no osso até 3mm de cada lado. A haste femoral da prótese CO-10 possui um mode-lo cilíndrico de pistonagem diafisária. sendo alargada na região metafisária, onde preenche toda a cavidade medular e apresenta microporosidade. O diâmetro da haste deve ocupar 70 a 80% do canal femoral, A prótese CO-10, cujo componente femoral é mais cilíndrico e semelhante ao formato da cavidade medular, provavelmente melhora a distribuição das forças e a fixação inicial.

7 Galante (9) observou, em animais de laboratório, que em seis semanas a resistência do crescimento ósseo no titânio é igual ao cimento e Zweymuller(32) enfatizou a extrema biocompatibilidade do titânio, que permite ao osso crescimento para o metal sem interposição de fibras. A patologia pré-operatória de maior incidência foi a osteoartrose primária em 43,9%. O paeiente mais jovem, de 18 anos, apresentou artrite reumatóide bilateral em estádio avançado no quadril esquerdo e o mais ido-so, de 73 anos, com osteoartrose primária, apresentava osso de boa qualidade para a realização da cirurgia sem a cimentação. A via de abordagem utilizada neste estudo foi a lateral direita. De fácil realização, permitiu boa orientação do implante e possibilitou corrigir alguma deformidade prévia existente. Em nenhum caso, realizamos osteotomia do grande trocanter. Não foram observadas complicações intra-operató-rias como perfuração do fundo acetabular, fratura diafisária do fêmur e paralisia ciática. Provavelmente, esses resultados decorreram do fato de todas as cirurgias serem realizadas de maneira a obedecer severa observância à técnica cirúrgica e planejamento prévio. Complicações pós-operatórias, como luxação da prótese e trombose venosa profunda, tambem não ocorreram. Nos casos de infecção, foi realizado o tratamento de acordo com o protocolo preconizado para as infecções em artroplastias do quadril (17) e, nos dois casos, o implante foi retirado. Na avaliação, utilizando o método de Merle D Au- bigné & Postel, tivemos 87,80%

8 de resultados bons e ex- celentes, semelhantes aos relatados na literatura(21,27). Apesar de nossos estudos serem preliminares, pare- ce-nos que o modelo de prótese que utilizamos correspon- deu aos objetivos pretendidos. Entretanto, somente futu- ras avaliações permitirão conclusões definitivas, princi- palmente no que concerne à fixação biológica e, em espe- cial, a da prótese aqui empregada, tipo CO-10. REFERÊNCIAS Ahnfelt, L., Andersson, G. & Herberts, P.: Reoperated total hipprostheses in Sweden. Acta Orthop Scand 55: 96, Amstutz H.C., Yao, J., Dorey F.J. & Nugent, J.P.: Survival analysis of T-28 hip arthroplasty with clinical implications. Clin Orthop 19: 491, Amstutz, H.C., Markolf, K.L,, McWeice, G.M. & Gaven, T.A.: Loosening of total hip components: cause and prevention in the hip, St. Louis, C.V. Mosby, p I6. Bobyn, J.D. & Engh, C.A.: Biologic fixation of hip Prostheses:review of the clinical status and currem concenpts. Adv Orthop Surg: , Bombelli, R. & Santore, R.F.: Ccmentless isoelastic total hip prosthesis: preliminary report of the first 215 consecutive cases, in Morcher, E.: The cementless fixation Of the hip endoprostheses. Berlin, Springer-Verlag, p Carlsson, L. & col.: Osseointegration of titanium implants. Acta Orthop Scand 57: , Charnley, J.: Arthroplasty of the hip; a new Operation. Lancet 1: , Door, L.W., Wolf, A.W., Chandler. R. & Conaty, J.P.: Classification and treament of dislocation of total hip arthroplasty. Clin Orthop 173: , Galante. J.O., Rostoker, W. & Sueck, R.: Sintered fiber metal composites as a basis for attachment of implant to bone. J Bone Joint Surg 33: 101, Bruen, T.A., McNeice, G.M. & Amstutz, H. C.: Modes of failure of cemented stem type femoral components. Clin Orthop 141: 17, Sudmundson, G.H., Hedeboe, J. & Kjaer, J.: Mechanical loosening after hip replacement: incidence after 10 years in 125 patients. Acta Orthop Scand 56: , Hardinge, K.: The direct lateral approach to the hip. J Bone Joint Surg [Br] 64: 17-19, Hartofilakidis, G., Stamos, K. & Ioannidis, T. T.: Fifteerr years experience with Charnley low-friction arthroplasty. Clin Orthop 246: 48-56, Huddleston, H. D.: Femoral lysis after cemented hipar-throplasty. J Arthroplasty 3:

9 285, Jasty, M.J., Floyd, W.E., Shiller, A.I., Goldring, S.R. & Harris, W.H.: Lopcalized osteolysis in stable, non-septic total hip arthro- plasty. J Bone Joint Surg [Am] 68: 912, Jones, I.C. & Hungerford, D.S.: Cement disease. Clin Orthop 225: 192, John, M., Cuckler, M.D., Andrew, M., Star, M.D., Abass Alavi, M.D. & Richard S., Noto, M.D.: Diagnosis and management oftheinfected total joint arthroplasty. Clin Orthop 22: 3, Judet, J. & Judet, R.: The use of an artificial femoral head for arthroplasty of the hip joint. J Bone Joint Surg [Br] 32: , Judet, R., Siguier, M., Brumpt, B. & Judet, T.: A noncemented total hip prosthesis. Clin Orthop 137: 76, Kampmann, J. & Gregersen, H.N.: Preliminary experience with uncemented total hip replacement. Acta Orthop Scand 56: 545, Laredo Filho, J., Turibio, F.M., Takata, E.T. & Trigueiro, G.: Prótese total não cimentada tipo Parhofer. Rev BrasOrtop 27: , Lord, G.A., Hardy, J.R. & Kummer, F.J.: An uncemented total hip replacement Experimental study and review of 300 madreporic arthroplasties. Clin Orthop 141: 2, McGann, W.A. welch, R.B. & Picetti, G.D., III: Acetabular pre- paration in cementless revision total hip arthroplasty. Clin Orthop 233: 35, 1988 Merle d'aubigné, R. & Postel, M.: Functional results of hip arthroplasty with acrylic prosthesis. J Bone Joint Surg [AM] 36: , Moore, A.T.: Metal hip joint: new self-locking vitalium prosthesis. South M J 45: , Richard, M., Rothman, M.D., P.H.D. & Joy C. Cohn, P.T.: Cemented versus cementless total hip arthroplasty A critical review. Clin Orthop 254: , Schwartsmann, C.R. & col.: Resultados preliminares com a próte- se CO-10 para quadril: revisão de 200 casos. Rev Bras Ortop 27: , Sivash, L.M.: The development of a total metal prosthesis for the hip joint replacement. J Reconstr Surg Traumatol 11: 53, Stauffer, R.N.: Ten-year follow-up study of total hip replacement with particular reference to roentgenographic loosening of the components. J Bone Joint Surg [Am] 64: , Wrobleswki, B.M.: Charnley low-friction arthroplasty: review of the past, present status and prospects for the future. Clin Orthop 210:37-42, Wrobleswki, B.M.: year results of the Charnley low friction arthroplasty. Clin

10 Orthop 211: 30-35, Zweymuller, K.A.: A cementless titanium hip endoprosthesis system based on press fit fixation basic research and clinical results, in Anderson, I.D. (ed): AAOS Instructional Course Lectures, St. Louis, C.V. Mosby, Vol 35, p. 203.

PROTESE TOTAL QUADRIL Dr. Gladyston Introdução ATQ procedimento alívio dor, ganho funcional e melhora qualidade de vida Sucesso depende: Escolha paciente ideal Uso de implantes adequados Habilidade técnica

Leia mais

Artroplastia total do quadril não cimentada em pacientes com artrite reumatóide *

Artroplastia total do quadril não cimentada em pacientes com artrite reumatóide * 336 ARTIGO ORIGINAL Artroplastia total do quadril não cimentada em pacientes com artrite reumatóide * Uncemented total hip arthroplasty in patients with rheumatoid arthritis BRUNO TAVARES RABELLO 1, FERNANDO

Leia mais

Avaliação clínica e radiológica da artroplastia do quadril com prótese bipolar não cimentada *

Avaliação clínica e radiológica da artroplastia do quadril com prótese bipolar não cimentada * Avaliação clínica e radiológica da artroplastia do quadril com prótese bipolar não cimentada * LUIZ OSÓRIO 1, PAULO COUTO 2, CLAUDE CHAMBRIARD 3, ZARTUR MENEGASSI 4, ANDERSON COSTA 5, NELSON CUELLO SENA

Leia mais

Artroplastia Total do Quadril. Manual para Pacientes. Dr. Richard Prazeres Canella

Artroplastia Total do Quadril. Manual para Pacientes. Dr. Richard Prazeres Canella Artroplastia Total do Quadril Manual para Pacientes Dr. Richard Prazeres Canella Florianópolis SC Introdução O quadril, para o médico, é a junção do fêmur (osso da coxa) com a bacia. As pessoas leigas

Leia mais

sistema de artroplastia total de quadril

sistema de artroplastia total de quadril sistema de artroplastia total de quadril sistema de artroplastia total de quadril Sobrevida.% Sobrevida.% 100.00 100.00 99.00 99.00 98.00 98.00 97.00 97.00 96.00 96.00 95.00 95.00 94.00 94.00 93.00 93.00

Leia mais

Avaliação de pacientes submetidos à prótese total de quadril não cimentada referente aos aspectos Radiológicos, Clínicos e de Qualidade de Vida.

Avaliação de pacientes submetidos à prótese total de quadril não cimentada referente aos aspectos Radiológicos, Clínicos e de Qualidade de Vida. Avaliação de pacientes submetidos à prótese total de quadril não cimentada referente aos aspectos Radiológicos, Clínicos e de Qualidade de Vida. Evaluation of patients submitted to total hip uncemented

Leia mais

Luxação da prótese total do quadril em pacientes com fratura do colo do fêmur *

Luxação da prótese total do quadril em pacientes com fratura do colo do fêmur * Luxação da prótese total do quadril em pacientes com fratura do colo do fêmur * RUDELLI SÉRGIO ANDREA ARISTIDE 1, EMERSON HONDA 2, GIANCARLO POLESELLO 3, EDSON HIDENORI MIASHIRO 4, SANDRO DA SILVA REGINALDO

Leia mais

COMPARAÇÃO DA ARTROPLASTIA DO QUADRIL NA OSTEOARTRITE DE ORIGEM MECÂNICA E REUMATOLÓGICA

COMPARAÇÃO DA ARTROPLASTIA DO QUADRIL NA OSTEOARTRITE DE ORIGEM MECÂNICA E REUMATOLÓGICA Artigo Original COMPARAÇÃO DA ARTROPLASTIA DO QUADRIL NA OSTEOARTRITE DE ORIGEM MECÂNICA E REUMATOLÓGICA COMPARISON OF TOTAL HIP ARTHROPLASTY IN OSTEOARTHRITIS OF MECHANICal AND RHEUMATOLOGIC CAUSES Leandro

Leia mais

ALPHA-CEMENTED FEMORAL PROSTHESIS. Técnica Cirúrgica 8.30 - Prótese Femoral Cimentada-ALPHA

ALPHA-CEMENTED FEMORAL PROSTHESIS. Técnica Cirúrgica 8.30 - Prótese Femoral Cimentada-ALPHA ALPHA-CEMENTED FEMORAL PROSTHESIS Técnica Cirúrgica 8.30 - ALPHA - Cemented Femoral Prosthesis Prótese Femoral Cimentada ALPHA Colaboradores Dr. Flávio Turíbio Dr. Milton Roos Material INOX ASTM F.138

Leia mais

Manual de cuidados pré e pós-operatórios

Manual de cuidados pré e pós-operatórios 1. Anatomia O quadril é uma articulação semelhante a uma bola no pegador de sorvete, onde a cabeça femoral (esférica) é o sorvete e o acetábulo (em forma de taça) é o pegador. Esse tipo de configuração

Leia mais

Ortopedia e Traumatologia Soluções inovadoras para Quadril

Ortopedia e Traumatologia Soluções inovadoras para Quadril Ortopedia e Traumatologia Soluções inovadoras para Quadril Zimmer (Argentina) Revisão Modular de Quadril O primeiro objetivo de uma revisão de quadril é estabelecer uma fixação, dessa maneira se alivia

Leia mais

Programa de Especialização Cirurgia do Quadril (R4) Treinamento Avançado em Cirurgia do Quadril. Goiânia GO / Maio de 2015.

Programa de Especialização Cirurgia do Quadril (R4) Treinamento Avançado em Cirurgia do Quadril. Goiânia GO / Maio de 2015. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS HOSPITAL DE URGÊNCIA DE GOIÂNIA (HUGO) / HOSPITAL GERAL DE GOIÂNIA ALBERTO RASSI () SERVIÇO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA / SERVIÇO DE CIRURGIA DO QUADRIL

Leia mais

Artroplastia total em quadril anquilosado *

Artroplastia total em quadril anquilosado * Artroplastia total em quadril anquilosado * ANTÔNIO ANDRADE DE FREITAS 1, JOSÉ WAGNER DE BARROS 2, CÉLIO DONIZETE FERREIRA 1 RESUMO No período de fevereiro de 1990 a setembro de 1992, 11 pacientes com

Leia mais

Artroplastia Total do Joelho. Manual para Pacientes. Dr. Richard Prazeres Canella

Artroplastia Total do Joelho. Manual para Pacientes. Dr. Richard Prazeres Canella Artroplastia Total do Joelho Manual para Pacientes Dr. Richard Prazeres Canella Florianópolis SC Introdução O joelho, para o médico, é a junção do fêmur (osso da coxa) com a tíbia (osso da perna). Também

Leia mais

Fraturas Proximal do Fêmur: Fraturas do Colo do Fêmur Fraturas Transtrocanterianas do Fêmur

Fraturas Proximal do Fêmur: Fraturas do Colo do Fêmur Fraturas Transtrocanterianas do Fêmur Prof André Montillo Fraturas Proximal do Fêmur: Fraturas do Colo do Fêmur Fraturas Transtrocanterianas do Fêmur Fraturas Proximal do Fêmur: Anatomia: Elementos Ósseos Cabeça do Fêmur Trocanter Maior Colo

Leia mais

Hospital Universitário Cajuru. Pontifícia Universidade Católica Paraná

Hospital Universitário Cajuru. Pontifícia Universidade Católica Paraná Hospital Universitário Cajuru Pontifícia Universidade Católica Paraná Grupo de Cirurgia Quadril Dr. Ademir Schuroff Dr. Marco Pedroni Dr. Mark Deeke Dr. Josiano Valério Fraturas Peri Protéticas Conceitos

Leia mais

Alternativas da prótese total do quadril na artrose Dr. Ademir Schuroff Dr. Marco Pedroni Dr. Mark Deeke Dr. Josiano Valério

Alternativas da prótese total do quadril na artrose Dr. Ademir Schuroff Dr. Marco Pedroni Dr. Mark Deeke Dr. Josiano Valério Alternativas da prótese total do quadril na artrose Dr. Ademir Schuroff Dr. Marco Pedroni Dr. Mark Deeke Dr. Josiano Valério grupoquadrilhuc@hotmail.com Conceito É uma doença degenerativa crônica caracterizada

Leia mais

O grupo de cirurgia de quadril é formado por cirurgiões ortopédicos, enfermeiros e fisioterapeutas que se dedicam exclusivamente a essa especialidade

O grupo de cirurgia de quadril é formado por cirurgiões ortopédicos, enfermeiros e fisioterapeutas que se dedicam exclusivamente a essa especialidade 1 O grupo de cirurgia de quadril é formado por cirurgiões ortopédicos, enfermeiros e fisioterapeutas que se dedicam exclusivamente a essa especialidade há vários anos. Faz parte integral da filosofia de

Leia mais

Artroplastia total do quadril com uso de próteses híbridas

Artroplastia total do quadril com uso de próteses híbridas Artroplastia total do quadril com uso de próteses híbridas Resultados preliminares PAULO G.C. DE ALENCAR 1, WALMIR FRANCISCO SAMPAIO 2, JOÃO LUIZ VIEIRA DA SILVA 3, MARCELO BURGARDT RODRIGUES 3 RESUMO

Leia mais

Resultado a curto prazo de 2 implantes diferentes

Resultado a curto prazo de 2 implantes diferentes Artroplastia total trapézio-metacarpiana. Resultado a curto prazo de 2 implantes diferentes R. CLARO (1), A. VILAÇA (1), P. NEGRÃO (2), M. TRIGUEIROS (2), C. SILVA (3) SERVIÇO DE ORTOPEDIA. HOSPITAL GERAL

Leia mais

Fraturas do fêmur no seguimento de artroplastias do quadril *

Fraturas do fêmur no seguimento de artroplastias do quadril * Fraturas do fêmur no seguimento de artroplastias do quadril * RUDELLI SERGIO ANDREA ARISTIDE 1, EMERSON HONDA 2, GIANCARLO POLESELLO 3, FLÁVIO BARBI FILHO 4, JOEL CAMPOS NETO 4, VALMIR FRANCISCO SAMPAIO

Leia mais

O enxerto ósseo homólogo de banco em cirurgia de revisão com prótese total de quadril não cimentada*

O enxerto ósseo homólogo de banco em cirurgia de revisão com prótese total de quadril não cimentada* O enxerto ósseo homólogo de banco em cirurgia de revisão com prótese total de quadril não cimentada* ANDRÉ MUXFELDT CHAGAS 1, ANTERO CAM ISA JÚNIOR 1 PAULO RICARDO DOZZA 1, MILTON VALDOMIRO ROOS 2 RESUMO

Leia mais

Revisão de artroplastia total do quadril com prótese modular não-cimentada de fixação distal tipo ZMR. Análise clínica e radiográfica de 30 casos.

Revisão de artroplastia total do quadril com prótese modular não-cimentada de fixação distal tipo ZMR. Análise clínica e radiográfica de 30 casos. Revisão de artroplastia total do quadril com prótese modular não-cimentada de fixação distal tipo ZMR. Análise clínica e radiográfica de 30 casos. Richard Prazeres Canella Paulo Gilberto Cimbalista de

Leia mais

implantes ortopédicos deficiências das articulações

implantes ortopédicos deficiências das articulações implantes ortopédicos deficiências das articulações quando um paciente se queixa de dor na articulação (da anca ou joelho) a causa mais usual é a artrite. a substituição da articulação natural por uma

Leia mais

O acetábulo elástico sem cimento MBA : resultados de 105 implantes com histórico médio de 9,5 anos

O acetábulo elástico sem cimento MBA : resultados de 105 implantes com histórico médio de 9,5 anos O acetábulo elástico sem cimento MBA : resultados de 105 implantes com histórico médio de 9,5 anos PH. ESCARÉ INTRODUÇÃO Em 1962, John Charnley implantava sua PTH definitiva, baseada no princípio da low

Leia mais

MAPEAMENTO ELETROANATOMICO NA ABLAÇÃO. Cristiane Miranda Hospital São Lucas - RJ

MAPEAMENTO ELETROANATOMICO NA ABLAÇÃO. Cristiane Miranda Hospital São Lucas - RJ MAPEAMENTO ELETROANATOMICO NA ABLAÇÃO Cristiane Miranda Hospital São Lucas - RJ Técnica da ablação Ao final do período, 66% dos pacientes tratados com ablação permaneceram livres dos sintomas, contra 16%

Leia mais

ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL

ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DA CIRURGIA. Prof. Dr. Luiz Sérgio Marcelino Gomes - Chefe do Grupo de Quadril do Hospital Celso Pierro- PUC-Campinas.SP. - Chefe do Serviço

Leia mais

Utilização da crista ilíaca nas reconstruções ósseas da cavidade oral. Relato de caso

Utilização da crista ilíaca nas reconstruções ósseas da cavidade oral. Relato de caso Artigo Inédito 1 41 2 42 3 4 Utilização da crista ilíaca nas reconstruções ósseas da cavidade oral. Relato de caso 43 44 7 47 8 9 Claudio Ferreira NóIA*de OlIveIRA**NóIA*** Rafael Ortega lopes****mazzonetto*****

Leia mais

RAÇA HOLANDESA MODERNIZA E ATUALIZA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMAÇÃO DAS VACAS (Classificação para Tipo )

RAÇA HOLANDESA MODERNIZA E ATUALIZA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMAÇÃO DAS VACAS (Classificação para Tipo ) RAÇA HOLANDESA MODERNIZA E ATUALIZA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMAÇÃO DAS VACAS (Classificação para Tipo ) Por: Altair Antonio Valloto; Méd.Vet.; Superintendente da APCBRH Presidente do Conselho Deliberativo

Leia mais

Haste Avenir Müller. Técnica Cirúrgica

Haste Avenir Müller. Técnica Cirúrgica Haste Avenir Müller Técnica Cirúrgica Haste Avenir Müller Técnica cirúrgica 3 Haste Avenir Müller Técnica Cirúrgica Índice Aprender com o Passado 4 Indicações e Contra-indicações 6 Descrição dos Implantes

Leia mais

Desgaste do polietileno nas artroplastias do quadril

Desgaste do polietileno nas artroplastias do quadril DESGASTE DO POLIETILENO NAS ARTROPLASTIAS DO QUADRIL Desgaste do polietileno nas artroplastias do quadril FERNANDO PINA CABRAL 1, PAULO JOSÉ SILVA RAMOS 2, JORGE LUIZ PENEDO 3, EMÍLIO FREITAS 3, SÉRGIO

Leia mais

QUADRIL. Soluções em Artroplastia Total de Quadril Soluciones en la Artroplastia Total de Cadera Solutions for Total Hip Arthroplasty

QUADRIL. Soluções em Artroplastia Total de Quadril Soluciones en la Artroplastia Total de Cadera Solutions for Total Hip Arthroplasty QUADRIL Soluções em Artroplastia Total de Quadril Soluciones en la Artroplastia Total de Cadera Solutions for Total Hip Arthroplasty www.mdt.com.br Métodos e Desenvolvimento Tecnológico para a Vida Índice

Leia mais

Avaliação radiográfica e densitométrica das próteses totais não cimentadas do quadril *

Avaliação radiográfica e densitométrica das próteses totais não cimentadas do quadril * AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA E DENSITOMÉTRICA DAS PRÓTESES TOTAIS NÃO CIMENTADAS DO QUADRIL Avaliação radiográfica e densitométrica das próteses totais não cimentadas do quadril * RUDELLI SÉRGIO ANDREA ARISTIDE,

Leia mais

Marcos de Camargo Leonhardt

Marcos de Camargo Leonhardt Estudo comparativo da osteointegração da haste femoral não cimentada nas artroplastias totais do quadril em pacientes com má qualidade óssea e com boa qualidade óssea Dissertação apresentada à Faculdade

Leia mais

Prótese isoelástica: avaliação clínica e radiográfica *

Prótese isoelástica: avaliação clínica e radiográfica * ARTIGO ORIGINAL Prótese isoelástica: avaliação clínica e radiográfica * EMERSON HONDA 1, RUDELLI SÉRGIO ANDREA ARISTIDE 2, NELSON ONO 3, GIANCARLO POLESELLO 3 RESUMO Foram analisados os resultados de 32

Leia mais

A evidência já diz tudo.

A evidência já diz tudo. A evidência já diz tudo. 1,2,3,4,5,6,7,8,9 Serviços/Educação JRI Financiamento de pesquisas Atendimento de suporte Treinamento de profissionais de enfermagem Verificações de estoque de remessa: Implantes

Leia mais

DEFEITOS ÓSSEOS EM ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO PRIMÁRIA ENXERTIA AUTÓLOGA x CUNHAS METÁLICAS

DEFEITOS ÓSSEOS EM ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO PRIMÁRIA ENXERTIA AUTÓLOGA x CUNHAS METÁLICAS DEFEITOS ÓSSEOS EM ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO PRIMÁRIA ENXERTIA AUTÓLOGA x CUNHAS METÁLICAS Por Paulo Alencar # e Rogério Fuchs * # Cirurgião Ortopedista, médico do Hospital de Clínicas da UFPR, em Curitiba,

Leia mais

BCPP TUBE PLATE 95 O. Técnica Cirúrgica. 51.30 - Placa Tubo BCPP - 95 o

BCPP TUBE PLATE 95 O. Técnica Cirúrgica. 51.30 - Placa Tubo BCPP - 95 o BCPP TUBE PLATE 95 O Técnica Cirúrgica 51.30 - BCPP Tube Plate Materiais Titânio - Ti 6Al 4V ELI ASTM F-136 ISO 5832-3 Aço Inoxidável ASTM F-138 ISO 5832-1 Indicações A é indicada para as seguintes fraturas

Leia mais

DOENÇA DE LEGG-CALVÉ- PERTHES EM HAMSTER SÍRIO (MESOCRICETUS AURATUS) - RELATO DE CASO

DOENÇA DE LEGG-CALVÉ- PERTHES EM HAMSTER SÍRIO (MESOCRICETUS AURATUS) - RELATO DE CASO 1 RAPHAEL DE CARVALHO CLÍMACO 1, MAÍRA SANTOS SEVERO CLÍMACO 2, JÉSSICA SOUZA DIAS 3, CAMILA CAROLINE CARLINI 3, WEMERSON DE SANTANA NERES 3, DANIELA DOS SANTOS 3 1 Médico Veterinário Autônomo, Centro

Leia mais

Abordagem cirúrgica na artroplastia total primária de quadril: ântero-lateral ou posterior? *

Abordagem cirúrgica na artroplastia total primária de quadril: ântero-lateral ou posterior? * ABORDAGEM CIRÚRGICA ARTROPLASTIA TOTAL PRIMÁRIA DE QUADRIL: ÂNTERO-LATERAL OU POSTERIOR? ARTIGO ORIGINAL Abordagem cirúrgica na artroplastia total primária de quadril: ântero-lateral ou posterior? * CARLOS

Leia mais

Haste curta Metafisária FITMORE Reconstrução da anatomia do paciente

Haste curta Metafisária FITMORE Reconstrução da anatomia do paciente Haste curta Metafisária FITMORE Reconstrução da anatomia do paciente A haste da Zimmer Fitmore é um sistema de hastes femurais curtas especificamente concebida para o uso de procedimentos cirúrgicos menos

Leia mais

Revisão de solturas assépticas acetabulares em artroplastias totais do quadril *

Revisão de solturas assépticas acetabulares em artroplastias totais do quadril * REVISÃO DE SOLTURAS ASSÉPTICAS ACETABULARES EM ARTROPLASTIAS TOTAIS DO QUADRIL Revisão de solturas assépticas acetabulares em artroplastias totais do quadril * Revisões com taça rosqueada de titânio e

Leia mais

1. CONSIDERAÇÕES SOBRE A MARCHA EM CASOS DE FRATURAS DO MEMBRO INFERIOR.

1. CONSIDERAÇÕES SOBRE A MARCHA EM CASOS DE FRATURAS DO MEMBRO INFERIOR. 1. CONSIDERAÇÕES SOBRE A MARCHA EM CASOS DE FRATURAS DO MEMBRO INFERIOR. Quando ocorre uma fratura envolvendo o membro inferior, a reeducação do padrão de marcha normal até o nível da função anterior à

Leia mais

New Wave. Prótese Total de Joelho Rotacional

New Wave. Prótese Total de Joelho Rotacional Eliminando complicações mecânicas iniciais Centro de Rotação Condilar Sistema Central de Estabilização Alta elevação para eliminar qualquer risco de deslocamento. Aprofundado para evitar tensões patelares.

Leia mais

Luxação da Articulação Acrômio Clavicular

Luxação da Articulação Acrômio Clavicular Luxação da Articulação Acrômio Clavicular INTRODUÇÃO As Luxações do ombro são bem conhecidas especialmente durante a prática de alguns esportes. A maior incidencia de luxção do ombro são na verdade luxação

Leia mais

Carga imediata de arco oclusal pleno com implantes Seven e Mistral

Carga imediata de arco oclusal pleno com implantes Seven e Mistral Maio/Junho 2010 Caso Clínico Carga imediata de arco oclusal pleno com implantes Seven e Mistral Di Alberti L, Donnini F, Camerino M, Di Alberti C, Rossi G, Perfetti G, Dolci M, Trisi P do Department of

Leia mais

Pseudartrose pós-osteotomia do trocanter maior nas artroplastias totais do quadril *

Pseudartrose pós-osteotomia do trocanter maior nas artroplastias totais do quadril * Pseudartrose pós-osteotomia do trocanter maior nas artroplastias totais do quadril * PAULO G.C. DE ALENCAR 1, CELSO MARTINS PINTINHA 2, EDSON SHIGUEO KUWANO 3 RESUMO A incidência de pseudartrose do trocanter

Leia mais

INCIDÊNCIA DE TROMBOEMBOLISMO VENOSO NO PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA ORTOPÉDICA DE QUADRIL E JOELHO EM UM HOSPITAL DE GOIÂNIA.

INCIDÊNCIA DE TROMBOEMBOLISMO VENOSO NO PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA ORTOPÉDICA DE QUADRIL E JOELHO EM UM HOSPITAL DE GOIÂNIA. INCIDÊNCIA DE TROMBOEMBOLISMO VENOSO NO PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA ORTOPÉDICA DE QUADRIL E JOELHO EM UM HOSPITAL DE GOIÂNIA. ASSIS, Thaís Rocha¹; SILVA, Mara Nunes da²; SANDOVAL,

Leia mais

Qual o estado atual das reabilitações de maxilas atróficas com osseointegração?

Qual o estado atual das reabilitações de maxilas atróficas com osseointegração? Qual o estado atual das reabilitações de maxilas atróficas com osseointegração? Hugo Nary Filho responde O tratamento do edentulismo maxilar, com a utilização de implantes osseointegráveis, vem experimentando

Leia mais

Impacto Fêmoro Acetabular e Lesões do Labrum

Impacto Fêmoro Acetabular e Lesões do Labrum Impacto Fêmoro Acetabular e Lesões do Labrum O termo Impacto Fêmoro Acetabular (I.F.A.) refere-se a uma alteração do formato e do funcionamento biomecânico do quadril. Nesta situação, ocorre contato ou

Leia mais

Artroplastia total do joelho conceitos e indicações

Artroplastia total do joelho conceitos e indicações Fernando Fonseca, MD PhD Hospitais da Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências da Saúde / Universidade da Beira Interior fm.fonseca@sapo.pt 1860 Ferguson Artroplastia de ressecção 1890 Th. Gluck

Leia mais

Curso AO Avançado 25-28/agosto/2010, Ribeirão Preto - SP

Curso AO Avançado 25-28/agosto/2010, Ribeirão Preto - SP Curso AO Avançado 25-28/agosto/2010, Ribeirão Preto - SP Quarta-feira, 25 de agosto Grupo A Quarta-feira, 25 de agosto Grupo B 13:30-13:40 Abertura Moderador: R. Canto Apresentação do Curso e dos instrutores

Leia mais

Artroplastias primárias da anca

Artroplastias primárias da anca Artroplastias primárias da anca Fernando Judas Fórum Sanfil 2008 Coimbra, Novembro, 2008. FMUC Serviço de Ortopedia dos HUC O problema: o processo degenerativo da cartilagem articular Capacidade de regeneração

Leia mais

Artrodese do cotovelo

Artrodese do cotovelo Artrodese do cotovelo Introdução A Artrite do cotovelo pode ter diversas causas e existem diversas maneiras de tratar a dor. Esses tratamentos podem ter sucesso pelo menos durante um tempo. Mas eventualmente,

Leia mais

Athletic Participation After Hip and Knee Arthroplasty

Athletic Participation After Hip and Knee Arthroplasty Athletic Participation After Hip and Knee Arthroplasty Bulletin of the NYU Hospital for Joint Diseases 2010; 68(2):76-83 Alexander Golant, M.D., Dimitrios C. Christoforou, M.D., James D. Slover, M.D.,

Leia mais

O uso do substituto ósseo xenogênico em bloco OrthoGen em procedimento de enxertia intraoral. Avaliação clínica e histológica.

O uso do substituto ósseo xenogênico em bloco OrthoGen em procedimento de enxertia intraoral. Avaliação clínica e histológica. O uso do substituto ósseo xenogênico em bloco OrthoGen em procedimento de enxertia intraoral. Avaliação clínica e histológica. Fábio Gonçalves 1 Resumo O objetivo deste estudo é apresentar um caso clínico

Leia mais

ECO - ONLINE (EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ORTOPEDIA ONLINE)

ECO - ONLINE (EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ORTOPEDIA ONLINE) ECO - ONLINE (EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ORTOPEDIA ONLINE) DESCRIÇÃO: Aulas interativas ao vivo pela internet. Participe ao vivo, respondendo as enquetes e enviando suas perguntas. Vale pontos para a Revalidação

Leia mais

Moraes, Mauricio de 1; Rodrigues, Rubens 2; Barr, Robert 3; Ono, Nelson K 4; Milani, Carlo 5

Moraes, Mauricio de 1; Rodrigues, Rubens 2; Barr, Robert 3; Ono, Nelson K 4; Milani, Carlo 5 ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM MENOS DE 6 ANOS DE IDADE SUBMETIDOS À ARTROPLASTIA TOTAL DO QUADRIL METALMETAL DE SUPERFÍCIE ( RESURFACING ) Moraes, Mauricio de ; Rodrigues, Rubens ; Barr,

Leia mais

É uma fratura comum que ocorre em pessoas de todas as idades. Anatomia. Clavícula

É uma fratura comum que ocorre em pessoas de todas as idades. Anatomia. Clavícula Fratura da Clavícula Dr. Marcello Castiglia Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo É uma fratura comum que ocorre em pessoas de todas as idades. Anatomia O osso da clavícula é localizado entre o

Leia mais

Manual do Usuário. Serra Sagital Ortopédica

Manual do Usuário. Serra Sagital Ortopédica Manual do Usuário Serra Sagital Ortopédica Prezado Dr(a). Parabéns por ter adquirido um equipamento Dentscler A Serra Sagital Ortopédica foi desenvolvida para proporcionar maior conforto e segurança durante

Leia mais

PONTO-FINAL CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

PONTO-FINAL CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA PONTO-FINAL CUO DE ATUALIZAÇÃO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA DERIÇÃO: Cursos presenciais Vale 3,0 pontos para a Revalidação do TEOT PROGRAMAÇÃO: OSTEONECROSE DA CABEÇA BELÉM/ PA 18.05.2007 SEXTA-FEIRA 20:00-20:20

Leia mais

Registro Hospitalar de Câncer de São Paulo:

Registro Hospitalar de Câncer de São Paulo: Registro Hospitalar de Câncer de São Paulo: Análise dos dados e indicadores de qualidade 1. Análise dos dados (jan ( janeiro eiro/2000 a setembro/201 /2015) Apresenta-se aqui uma visão global sobre a base

Leia mais

Avaliação clínica e radiográfica tardia da meniscectomia medial aberta *

Avaliação clínica e radiográfica tardia da meniscectomia medial aberta * ARTIGO ORIGINAL Avaliação clínica e radiográfica tardia da meniscectomia medial aberta * GILBERTO LUÍS CAMANHO 1, ALEXANDRE DE CHRISTO VIEGAS 2, MARCELO DA SILVA TERRA 3 RESUMO Com o objetivo de avaliar

Leia mais

Essas duas questões serão estudadas nesta aula. Além delas, você vai ver quais erros podem ser cometidos na rebitagem e como poderá corrigi-los.

Essas duas questões serão estudadas nesta aula. Além delas, você vai ver quais erros podem ser cometidos na rebitagem e como poderá corrigi-los. A UU L AL A Rebites III Para rebitar peças, não basta você conhecer rebites e os processos de rebitagem. Se, por exemplo, você vai rebitar chapas é preciso saber que tipo de rebitagem vai ser usado - de

Leia mais

Alterações ósseas e articulares

Alterações ósseas e articulares Alterações ósseas e articulares Renato Cesar Sacchetto Tôrres Júlio César Cambraia Veado Índice Alterações nutricionais e metabólicas Osteopenia Osteopatia hipertrófica (pulmonar) Hipervitaminose A Osteopatia

Leia mais

TÍTULO: CARACTERÍSTICAS DOS IDOSOS COM OSTEOARTROSE EM TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM GRUPO NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNAERP

TÍTULO: CARACTERÍSTICAS DOS IDOSOS COM OSTEOARTROSE EM TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM GRUPO NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNAERP TÍTULO: CARACTERÍSTICAS DOS IDOSOS COM OSTEOARTROSE EM TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM GRUPO NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNAERP CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA

Leia mais

Síndrome de compartimento de perna pós fratura de tornozelo bilateral: Relato de caso

Síndrome de compartimento de perna pós fratura de tornozelo bilateral: Relato de caso Introdução As fraturas e luxações do tornozelo são as lesões mais comuns do sistema músculo-esquelético 1, e dentre as articulações de carga, o tornozelo é a que apresenta maior incidência de fraturas

Leia mais

Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL)

Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL) Projeto: Unidade de Correção Postural AMIL Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL) Autores: LACOMBE,Patricia, FURLAN, Valter, SONSIN, Katia. Instituição: Instituto

Leia mais

ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL

ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL ANATOMIA DO QUADRIL: A articulação do quadril é formada por uma parte chamada de cabeça femoral, que é o osso da coxa, e uma cavidade chamada de acetábulo, que fica no osso

Leia mais

Aula 12: ASPECTOS RADIOGRÁFICOS DAS LESÕES PERIODONTAIS

Aula 12: ASPECTOS RADIOGRÁFICOS DAS LESÕES PERIODONTAIS Aula 12: ASPECTOS RADIOGRÁFICOS DAS LESÕES PERIODONTAIS Autora: Profª. Rosana da Silva Berticelli Edição: Luana Christ e Bruna Reuter Lesões Periodontais Doença inflamatória dos tecidos de suporte dos

Leia mais

Componentes Cerâmicos em Substituições Articulares Protéticas: Onde estamos hoje?

Componentes Cerâmicos em Substituições Articulares Protéticas: Onde estamos hoje? Venha buscar o seu Voucher para 1 Pendrive. Para todos os participantes. Componentes Cerâmicos em Substituições Articulares Protéticas: Onde estamos hoje? Simpósio 4 de Setembro de 2015, das 12:30 as 14:00

Leia mais

Artroplastia total de quadril com prótese Biomec: 20 anos de seguimento

Artroplastia total de quadril com prótese Biomec: 20 anos de seguimento ARTIGO original Artroplastia total de quadril com prótese Biomec: 2 anos de seguimento Total hip arthroplasty with Biomec: 2-year follow-up Rodrigo Benedet Scheidt 1, Ricardo Rosito 2, Carlos Alberto de

Leia mais

Avaliação Goniométrica no contexto do Exame Fisioterapêutico

Avaliação Goniométrica no contexto do Exame Fisioterapêutico Avaliação Goniométrica no contexto do Exame Fisioterapêutico Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João 1. Visão Global de uma Avaliação Musculoesquelética

Leia mais

ABORDAGEM HIDROTERAPÊUTICA EM PACIENTES SUBMETIDOS À ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL - UM ESTUDO MULTICASO

ABORDAGEM HIDROTERAPÊUTICA EM PACIENTES SUBMETIDOS À ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL - UM ESTUDO MULTICASO ABORDAGEM HIDROTERAPÊUTICA EM PACIENTES SUBMETIDOS À ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL - UM ESTUDO MULTICASO Guilherme Silva Nunes 1 Micheline Henrique Araújo da Luz Koerich 1,2 Fábio Sprada de Menezes 1,2

Leia mais

Patologias dos membros inferiores

Patologias dos membros inferiores Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia Patologias dos membros inferiores Prof. Marcelo Bragança dos Reis Introdução Doenças do quadril Doenças do joelho Doenças do pé e tornozelo Introdução Doenças

Leia mais

Atualizações em Artroplastia do Quadril. Dr. Ademir Schuroff Hospital Universitário Cajuru PUC-PR / Curitiba

Atualizações em Artroplastia do Quadril. Dr. Ademir Schuroff Hospital Universitário Cajuru PUC-PR / Curitiba Atualizações em Artroplastia do Quadril Dr. Ademir Schuroff Hospital Universitário Cajuru PUC-PR / Curitiba Hospital Universitário Cajuru PUC-PR Curitiba/Paraná Brasil Dr. Ademir Schuroff Dr. Marco Pedroni

Leia mais

Tomografia Computorizada Dental

Tomografia Computorizada Dental + Universidade do Minho M. I. Engenharia Biomédica Beatriz Gonçalves Sob orientação de: J. Higino Correia Tomografia Computorizada Dental 2011/2012 + Casos Clínicos n Dentes privados do processo de erupção

Leia mais

Níveis de referência de ions metálicos em fluidos corpóreos e tecidos humanos

Níveis de referência de ions metálicos em fluidos corpóreos e tecidos humanos Florianópolis, 30 de agosto de 2011 Ref: Resposta ao Of. Circular 11/2001 UTVIG/NUVIG/ANVISA Dados e informações sobre os riscos da utilização do aço 316L na fabricação de implantes ortopédicos. INTRODUÇÃO

Leia mais

ENSAIOS DE INTEGRIDADE ESTRUTURAL DE PLACAS ANGULARES DE FIXAÇÃO DE FRACTURAS ÓSSEAS DO FÉMUR

ENSAIOS DE INTEGRIDADE ESTRUTURAL DE PLACAS ANGULARES DE FIXAÇÃO DE FRACTURAS ÓSSEAS DO FÉMUR ENSAIOS DE INTEGRIDADE ESTRUTURAL DE PLACAS ANGULARES DE FIXAÇÃO DE FRACTURAS ÓSSEAS DO FÉMUR P. A. M. Talaia 1, C. Relvas 1, L. Almeida 2, J. Salgado 2 e J. A. Simões 1 1 Departamento de Engenharia Mecânica,

Leia mais

Serviços/Educação JRI. Atendimento de suporte. Financiamento de pesquisas. Verificações de estoque de remessa:

Serviços/Educação JRI. Atendimento de suporte. Financiamento de pesquisas. Verificações de estoque de remessa: Serviços/Educação JRI Financiamento de pesquisas Treinamento de profissionais de enfermagem Visitas à fábrica Cursos da Furlong Hip Atendimento de suporte Verificações de estoque de remessa: s Instrumentos

Leia mais

CIRURGIA DE OTOPLASTIA (PLÁSTICA DE ORELHAS) Termo de ciência e consentimento livre e esclarecido

CIRURGIA DE OTOPLASTIA (PLÁSTICA DE ORELHAS) Termo de ciência e consentimento livre e esclarecido CIRURGIA DE OTOPLASTIA (PLÁSTICA DE ORELHAS) Termo de ciência e consentimento livre e esclarecido Eu, RG n solicito e autorizo o Dr. Fausto A. de Paula Jr, CRM-SP 103073, medico otorrinolaringologista,

Leia mais

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. E NORMAS COMPLEMENTARES... 3 4. DEFINIÇÃO... 3

Leia mais

Seu médico vai decidir qual será o melhor tipo para seu caso, conforme o tipo de osso, idade e tipo de desgaste ou da doença.

Seu médico vai decidir qual será o melhor tipo para seu caso, conforme o tipo de osso, idade e tipo de desgaste ou da doença. O QUE É ARTROPLASTIA Artroplastia é o nome dado à cirurgia de substituição de uma articulação (junta), quando existe um desgaste da cartilagem. Quadril é a articulação entre a coxa e a bacia. A Artroplastia

Leia mais

Devemos fazer a triagem de Câncer de Próstata em pacientes com menos de 70 anos? Wilson Busato Jr

Devemos fazer a triagem de Câncer de Próstata em pacientes com menos de 70 anos? Wilson Busato Jr Devemos fazer a triagem de Câncer de Próstata em pacientes com menos de 70 anos? Wilson Busato Jr American Urological Association (guideline 2013) 1. Nunca rastrear < 40 anos 2. Não rastrear de rotina

Leia mais

DELTA COMPONENTE ACETABULAR CIMENTADA. Técnica Cirúrgica 9.30

DELTA COMPONENTE ACETABULAR CIMENTADA. Técnica Cirúrgica 9.30 DELTA COMPONENTE ACETABULAR CIMENTADA Técnica Cirúrgica 9.30 Delta - Componente Acetabular Cimentado Material O Componente Acetabular Cimentado Muller Modular é fabricado em Polietileno UHMWPE ASTM F-648.

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MÉDICO ORTOPEDISTA. Referentemente à avaliação do paciente vítima de politrauma, é correto afirmar, EXCETO:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MÉDICO ORTOPEDISTA. Referentemente à avaliação do paciente vítima de politrauma, é correto afirmar, EXCETO: 12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MÉDICO ORTOPEDISTA QUESTÃO 21 Referentemente à avaliação do paciente vítima de politrauma, é correto afirmar, EXCETO: a) O politrauma é a uma das principais causas

Leia mais

CARCINOMA DO OVÁRIO EM MULHER JOVEM QUANDO CONSERVAR?

CARCINOMA DO OVÁRIO EM MULHER JOVEM QUANDO CONSERVAR? CARCINOMA DO OVÁRIO EM MULHER JOVEM QUANDO CONSERVAR? JP Coutinho Borges, A Santos, A Carvalho, J Mesquita, A Almeida, P Pinheiro Serviço de Ginecologia e Obstetrícia ULSAM Viana do Castelo OBJETIVO Apresentação

Leia mais

FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA. Alícia Flores Jardim

FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA. Alícia Flores Jardim FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA Alícia Flores Jardim Dedicatórias Dedico este trabalho a meu pai que morreu em janeiro de 2013, após um câncer de próstata descoberto tardiamente. Ao meu marido

Leia mais

IMPLANTE OSSOINTEGRÁVEL DE CARGA IMEDIATA: RELATO DE CASO CLÍNICO

IMPLANTE OSSOINTEGRÁVEL DE CARGA IMEDIATA: RELATO DE CASO CLÍNICO IMPLANTE OSSOINTEGRÁVEL DE CARGA IMEDIATA: RELATO DE CASO CLÍNICO * - Graduando em odontologia na Universidade Cidade de São Paulo ** - Graduando em odontologia na Universidade Cidade de São Paulo ***

Leia mais

MANUAL DE ACIONAMENTO DO SISTEMA CONE MORSE FRICCIONAL BATE CONEXÃO

MANUAL DE ACIONAMENTO DO SISTEMA CONE MORSE FRICCIONAL BATE CONEXÃO MANUAL DE ACIONAMENTO DO SISTEMA CONE MORSE FRICCIONAL BATE CONEXÃO O SISTEMA CONE MORSE FRICCIONAL Cursos Gratui tos Sistema Friccio de Implante nal Bio lógico - Cone Morse -L ocking 41 336 Taper - 3

Leia mais

ANATOMIA DA PATELA DE ESQUELETOS HUMANOS

ANATOMIA DA PATELA DE ESQUELETOS HUMANOS 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANATOMIA DA PATELA DE ESQUELETOS HUMANOS Karina Almeida Calderon 1, Priscila Almeida Inhoti 2, Sonia Maria Marques Gomes Bertolini 3 RESUMO: A disfunção

Leia mais

MS/DATASUS 23/05/2012 10:23:44 E430000001

MS/DATASUS 23/05/2012 10:23:44 E430000001 23/05/2012 10:23:44 Gestor: - Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul Página: 1 PASSO FUNDO COMPLEXIDADE: MEDIA COMPLEXIDADE FINANCIAMENTO: Fundo de Ações Estratégicas e TIPO FINANC:

Leia mais

Relatório da Consulta Pública nº31 Revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde

Relatório da Consulta Pública nº31 Revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Relatório da Consulta Pública nº31 Revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Agência Nacional de Saúde Suplementar Câmara de Saúde Suplementar Novembro/2009 1 Contextualizando a revisão o do rol

Leia mais

Ortopedia e Traumatologia

Ortopedia e Traumatologia Ortopedia e Traumatologia Fixação Interna Orthofix A Orthofix é uma companhia reconhecida mundialmente no desenvolvimento de soluções para fixação externa e interna na área de Traumatologia e Ortopedia.

Leia mais

8 Referências Bibliográficas

8 Referências Bibliográficas 8 Referências Bibliográficas ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 5833: Implantes para cirurgia Cimentos de resina acrílica, Segunda Edição. Rio de Janeiro, 24. AMERICAN SOCIETY FOR TESTING

Leia mais

ANÁLISE DOS INDICADORES DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CIRÚRGICO

ANÁLISE DOS INDICADORES DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CIRÚRGICO ANÁLISE DOS INDICADORES DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CIRÚRGICO Thatianny Tanferri de Brito PARANAGUÁ; Ana Lúcia Queiroz BEZERRA. Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Goiás ttb.paranagua@gmail.com;

Leia mais

Instrução de Uso Sistema Híbrido para Artroplastia de Quadril Amplitude

Instrução de Uso Sistema Híbrido para Artroplastia de Quadril Amplitude Código do Produto Legendas dos símbolos utilizados nas embalagens Número de Lote Produto de Uso Único Data de Validade Atenção Ler as Instruções de Uso Não utilizar se a embalagem estiver violada ESTÉRIL

Leia mais

www.dentaladvisor.com Quick Up Editors Choice + + + + +

www.dentaladvisor.com Quick Up Editors Choice + + + + + www.dentaladvisor.com Material autopolimerizável para a fixação de attachments e elementos secundários em próteses Editors Choice + + + + + A SOLUÇÃO EM UM KIT É muito comum as próteses totais apresentarem

Leia mais

Eventos Cirurgias ao Vivo em SP, RJ, BH e Campinas com o criador da haste de revisão modular curva Revitan - Prof. Bernd Fink.

Eventos Cirurgias ao Vivo em SP, RJ, BH e Campinas com o criador da haste de revisão modular curva Revitan - Prof. Bernd Fink. Revista eletrônica da Medsíntese Ano 2014 Nº3 Conheça mais sobre a haste Curta metafisária Fitmore - Zimmer Artigo escrito pelo Dr. Rogério Naim Sawaia EDUCAÇÃO CONTINUADA Realizada pela Zimmer Institute

Leia mais

Um sistema, três opções

Um sistema, três opções O sistema Safyre Adjustable Sling é um sistema para o tratamento minimamente invasivo da incontinência urinária feminina de esforço em casos de hipermobilidade uretral ou DEI (Deficiência Esfincteriana

Leia mais