BLOCO K INCONSISTÊNCIAS COM O CPC 36 E LEI 6404/76

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BLOCO K INCONSISTÊNCIAS COM O CPC 36 E LEI 6404/76"

Transcrição

1 Eduk Brasil 07/02/2018 Edição 03/2018 BLOCO K INCONSISTÊNCIAS COM O CPC 36 E LEI 6404/76 CONTROLE SEM PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA OU EM QUOTAS INTRODUÇÃO Conforme o Manual de Orientação da ECD de 2018 as empresas obrigadas ao preenchimento do bloco K são aquelas obrigadas a apresentar demonstrações financeiras consolidadas conforme o CPC 36 (R3) e Lei 6.404/76: Deverão preencher este bloco as empresas controladoras obrigadas a apresentar demonstrações consolidadas de acordo com a legislação societária (Lei no 6.404/76 e Pronunciamento Técnico CPC 36 Demonstrações Consolidadas). O Bloco K também deve refletir as demonstrações consolidadas elaboradas conforme o CPC 36(R3) e Lei 6.404/76, entretanto, observamos que alguns registros como o registro K100 - linha 06- PER_PART - Percentual de participação total do conglomerado na empresa no final do período consolidado, trazem regras que não estão em conformidade com a s regras de consolidação do CPC 36 (R3) e da Lei 6.404/76, o que ocasionará problemas no preenchimento correto do registro e que iremos tratar neste arquivo. CONSOLIDAÇÃO - CONTROLE X PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA A) PREVISÃO DE CONSOLIDAÇÃO DO CPC 36(R3) DEMONSTRAÇÕES CONSOLIDADAS Conforme o CPC 36(R3) Demonstrações Consolidadas, a entidade (controladora) que controle uma ou mais entidades (controladas) deve apresentar demonstrações consolidadas. O ponto crucial aqui é a questão do CONTROLE, a entidade (controladora) deve consolidar entidades das quais detém CONTROLE e não necessariamente que tem participação acionária ou nas quotas do capital, assim sendo, poderá ocorrer a consolidação de entidades controladas, que a entidade (controladora) não possui nenhuma participação em seu capital. O conceito de controle é informado no próprio CPC 36 (R3) Demonstrações Consolidadas. (...) 6. O investidor controla a investida quando está exposto a, ou tem direitos sobre, retornos variáveis decorrentes de seu envolvimento com a investida e tem a capacidade de afetar esses retornos por meio de seu poder sobre a investida. 7. Assim, o investidor controla a investida se, e somente se, o investidor possuir todos os atributos seguintes: (a) poder sobre a investida (ver itens 10 a 14); (b) exposição a, ou direitos sobre, retornos variáveis decorrentes de seu envolvimento com a investida (ver itens 15 e 16); e (c) a capacidade de utilizar seu poder sobre a investida para afetar o valor de seus retornos (ver itens 17 e 18)

2 B) PREVISÃO DE CONSOLIDAÇÃO DA LEI 6.404/1976 Conforme a Lei 6.404/1976 os grupos de sociedades formalmente constituídos, conforme seu Capítulo XXI também estão obrigados a elaborar e apresentar suas demonstrações consolidadas, mesmo que a sociedade de comando seja uma limitada. A entidade de comando por vezes não tem participação acionária ou em quotas do capital das empresas do grupo que irá consolidar, logo, empresas nessa situação também irão encontrar problemas de informar corretamente o Bloco K Conglomerados Econômicos. BLOCO K REGISTRO K100 RELAÇÃO DAS EMPRESAS CONSOLIDADAS LINHA Conforme, instruções do Manual ECD 2018, a linha 6 do Registro K100 deve ser preenchida da seguinte maneira: Nº Campo Descrição Tipo Obrigatório Regras de Validação do Campo 06 PER_P ART Percentual de participação total do conglomerado na empresa no final do período consolidado: Informar a participação acionária. N Sim [REGRA_PERC_MENOR _IGUAL_100] [REGRA_MAIOR_QUE _ZERO] Conforme poderá ser observado o Registro K100 exige a informação da participação acionária e não aceita participação igual a zero, o que conflita com os procedimentos de consolidação previstos no CPC 36 e Lei 6.404/76. Cabe observar que ele cita PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA, entretanto, muitas empresas obrigadas a consolidação pelo CPC 36 (R3) tem participação nas QUOTAS DO CAPITAL. No caso de controle indireto, desde que a entidade (controladora) tenha participação acionária ou no capital da entidade (controlada) diretamente e esta última tenha participação acionária ou no capital de outra entidade da qual detenha controle, poderíamos pressupor que a informação nesse registro poderia se dar, conforme o exemplo abaixo, entretanto, alerto que isso não está claro nas instruções do Manual ECD Vamos supor que a entidade A (controladora) tenha 100% de participação acionária da entidade (controlada) B e que esta última detenha participação acionária de 60% da entidade C. Essa situação poderia ser assim informada: Entidade B 100% (Registro K100 Linha 6) controle direto. Entidade C - 60% (Registro K100 Linha 6) controle indireto.

3 Nessa situação o entendimento seria que se a controladora A detém 100% de B, logo, de forma indireta ela também teria 60% de C, OBSERVE QUE EU NÃO ESTOU FALANDO DE CONTROLE, eu estou falando de PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA OU NAS QUOTAS DE CAPITAL. Na realidade A (Controladora) não tem participação acionaria em C, o que A (controladora) tem é controle sobre C, entretanto, para fins de informação na linha 6 do registro K100 poderíamos subentender que informar 60% de participação em C poderia ser viável, o problema é que esse procedimento não está claro nas instruções do manual. No caso acima até teríamos um caminho a ser seguido, mesmo que não previsto explicitamente no Manual ECD 2018, entretanto, imagine a situação em que a Controladora A não tem participação acionária em B e nem em C e mesmo assim ela deverá consolidar, é o caso do Grupo de Sociedade constituído legalmente, conforme a Lei 6.404/1976, onde a entidade de comando não necessariamente tem participação percentual nas demais entidades do grupo que está consolidando, ou mesmo em situações por exemplo de empresas que consolidam prestadores de serviços que trabalham exclusivamente e sobre os quais ela detém controle, como ficaria essa situação? Veja abaixo um exemplo: A entidade (controladora A) controla a entidade B e C que presta serviços para ela de forma exclusiva, A exclusividade é prevista em contrato e proíbe que as entidades B e C tenham outros clientes. A entidade A ainda comanda todas as políticas operacionais, econômicas, tecnológicas e financeiras destas entidades, logo, essas evidências, levam ao julgamento de que A tem controle de B e C e deverá apresentar demonstrações consolidadas com ambas empresas. Nessa situação e que é muito comum em alguns setores empresariais como as montadoras ou empresas fabricantes de bebidas, as entidades controladoras não conseguiriam preencher o registro K100 linha 6, sem gerar ERRO de informação. Veja abaixo: Entidade B 0% de participação (Registro K100 Linha 6) controle direto Bloco K - ERRO Entidade C - 0% de participação (Registro K100 Linha 6) controle direto Bloco K - ERRO CONSULTA FEITA A RFB - RESPOSTA Na tentativa de resolver essa questão, nós fizemos uma consulta para a RFB que nos respondeu que seus especialistas em parametrização do PVA da ECD irão analisar a situação e que para os casos em que gerar erro as entidades controladoras deverão informar 0,001%. Veja abaixo resposta da nossa questão 1: Prezado Contribuinte, 1 - A questão já está sendo analisada pela equipe de especificadores. Enquanto não for resolvida, nos casos de 0% de participação, colocar 0,001%. "As dúvidas esclarecidas por esta mensagem possuem caráter de orientação, não gerando o efeito decorrente da consulta formal."

4 Logo, vamos aguardar se ainda este ano a RFB dará novas instruções sobre o correto preenchimento do K100 linha 6. BLOCO K REGISTRO 100 LINHA 8 PERCENTUAL DE CONSOLIDAÇÃO DA EMPRESA NO FINAL DO PERÍODO Outro questionamento que fizemos para a RFB foi com relação ao percentual de consolidação da empresa no final do período linha 8 do Registro K100. Antigamente nós tínhamos a consolidação proporcional para os casos de controle compartilhado, entretanto, esse procedimento não existe mais, e as entidades nessa situação são avaliadas pela equivalência patrimonial. Nº Campo Descrição Tipo Obrigatório Regras de Validação do Campo 08 PER_CO NS Percentual de consolidação da empresa no final do período consolidado: Informar o percentual do resultado da empresa que foi para a consolidação. N Sim [REGRA_PERC_MENO R _IGUAL_100] [REGRA_MAIOR_QUE _ZERO] Conforme, o CPC 36 a entidade controladora deverá consolidar 100% de seus ativos, passivos e resultados, bem como o das controladas, após a eliminação das transações não realizadas entre o grupo. Considerando que o manual cita resultados e considerando as regras contábeis de consolidação, poderemos concluir que nem sempre o resultado levado à consolidação corresponde a 100% do resultado apurado na individualmente na entidade controlada, devido as eliminações das transações não realizadas entre o grupo. Veja o exemplo abaixo: Venda da Controlada A % Parte da venda não realizada referente à transações entre companhias. ( ) 20% Neste caso apenas 80% do resultado da entidade controlada foi para consolidação. Valor Consolidado % Considerando as regras contábeis imaginamos que a informação acima será a correta. A RFB nos respondeu, citando como exemplo, situações que por força judicial a entidade controladora não poderá consolidar 100% de seus ativos, passivos e resultados. Eu estou copiando esse trabalho

5 para RFB solicitando esclarecimentos sobre que situações seriam estas, pois, talvez, tais situações não estejam previstas no CPC 36 e talvez nem na Lei 6.606/76. Esse ponto é importante, pois, o Bloco K deveria refletir as demonstrações consolidadas elaboradas conforme o CPC 36(R3) e a Lei 6.404/76, se existe algum procedimento de consolidação que difere dessas normas, e que por força legal deveremos seguir, eu acredito que essas situações deveriam constar das instruções de preenchimento. Veja abaixo resposta: Prezado Contribuinte, 1 - A questão já está sendo analisada pela equipe de especificadores. Enquanto não for resolvida, nos casos de 0% de participação, colocar 0,001%. 2 - O campo foi criado, pois pode haver situações específicas com cujo participação no resultado seja diferente, por exemplo, por determinação judicial. Atenciosamente, Equipe Sped Contábil "As dúvidas esclarecidas por esta mensagem possuem caráter de orientação, não gerando o efeito decorrente da consulta formal." Nós agradecemos caso algum leitor queira adicionar uma informação para ajudar a esclarecer melhor essa situação. Por ora, teremos que aguardar a RFB esclarecer melhor os pontos aqui citados. Caso as empresas queiram conhecer melhor como preencher o bloco K ou as regras de elaboração das demonstrações consolidadas, temos uma palestra sobre o bloco k e um curso de elaboração das demonstrações consolidadas (pontuado para educação continuada, que também inclui o bloco K), favor ver o programa em nosso site, nos links abaixo: Consolidação e Equivalência Patrimonial - Incluindo o preenchimento do bloco K no Sped Contábil 24 pontos Link : Palestra - Sped Contábil Bloco K Demonstrações Consolidadas Link: Autora Ana Abreu Sócio-gerente da Empresa Eduk Brasil

SPED CONTÁBIL BLOCO K CONGLOMERADOS ECONÔMICOS

SPED CONTÁBIL BLOCO K CONGLOMERADOS ECONÔMICOS Eduk Brasil 01/02/2018 Edição 02/2018 SPED CONTÁBIL BLOCO K CONGLOMERADOS ECONÔMICOS EMPRESAS OBRIGADAS E DISPENSADAS INTRODUÇÃO O bloco K foi introduzido no SPED Contábil (ECD) em 2017, entretanto não

Leia mais

MASTERSAF SMART MANUAL OPERACIONAL SPED CONTÁBIL BLOCO K

MASTERSAF SMART MANUAL OPERACIONAL SPED CONTÁBIL BLOCO K MANUAL OPERACIONAL SPED CONTÁBIL BLOCO K SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 REQUISITOS... 4 TELA DE GERAÇÃO... 5 REGISTRO K030 PERÍODO DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL CONSOLIDADA... 6 REGISTRO K100 RELAÇÃO DAS EMPRESAS

Leia mais

CPC 36- DEMONSTRAÇÕES CONSOLIDADAS

CPC 36- DEMONSTRAÇÕES CONSOLIDADAS CPC 36- DEMONSTRAÇÕES CONSOLIDADAS ALCANCE Toda entidade que seja controladora deve apresentar demonstrações consolidadas. EXCEÇÕES (a) A controladora pode deixar de apresentar as demonstrações consolidadas

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Método de Equivalência Patrimonial (MEP) Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Método de Equivalência Patrimonial (MEP) Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Investimentos Método de Equivalência Patrimonial (MEP) Parte 1 Prof. Cláudio Alves Atualmente, as regras de aplicação do MEP têm como fontes principais o Pronunciamento Técnico CPC

Leia mais

Pronunciamentos do CPC

Pronunciamentos do CPC Pronunciamentos do CPC Principais reflexos das novidades Idésio S. Coelho Coordenador de Relações Internacionais do CPC e Diretor Técnico do Ibracon X Seminário Internacional CPC de novembro de 203 FACPC

Leia mais

FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Rua Professor Pedreira de Freitas, 401/415 Fone: Tatuapé

FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Rua Professor Pedreira de Freitas, 401/415 Fone: Tatuapé de Oliveira 1.(Analista de Gestão Corporativa-Contabilidade-Empresa de Pesquisa Energética-2010-Cesgranrio) Considere a operação a seguir. A Cia. Ordem e Progresso, após a apuração do seu resultado, efetuou

Leia mais

CPC 18 INVESTIMENTO EM CONTROLADA E COLIGADA. Prof. Mauricio Pocopetz

CPC 18 INVESTIMENTO EM CONTROLADA E COLIGADA. Prof. Mauricio Pocopetz CPC 18 INVESTIMENTO EM CONTROLADA E COLIGADA Prof. Mauricio Pocopetz OBJETIVOS O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer: a contabilização de investimentos em coligadas e em controladas; e definir

Leia mais

Contabilidade Avançada. Prof. Esp. Geovane Camilo dos Santos Mestrando em Contabilidade e Controladoria UFU

Contabilidade Avançada. Prof. Esp. Geovane Camilo dos Santos Mestrando em Contabilidade e Controladoria UFU Contabilidade Avançada Prof. Esp. Geovane Camilo dos Santos Mestrando em Contabilidade e Controladoria UFU E-mail: geovane_camilo@yahoo.com.br Questões Sala de aula Consolidação das Demonstrações Contábeis

Leia mais

IFRS 10 Demonstrações Contábeis Consolidadas

IFRS 10 Demonstrações Contábeis Consolidadas IFRS 10 Demonstrações Contábeis Consolidadas IFRS 10 Sumário Executivo Objetivos: modelo único para consolidação de todas entidades Otimizar divulgação para subsidiárias, joint ventures, associados e entidades

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Registro 1400 EFD-ICMS/IPI - SP

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Registro 1400 EFD-ICMS/IPI - SP 08/10/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 4. Conclusão... 7 5. Informações Complementares... 8 6. Referências... 8 7.

Leia mais

ATIVO NÃO CIRCULANTE - INVESTIMENTOS -

ATIVO NÃO CIRCULANTE - INVESTIMENTOS - ATIVO NÃO CIRCULANTE - INVESTIMENTOS - (Cap 10) Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Renê Coppe Pg. 1 ATIVO NÃO CIRCULANTE - INVESTIMENTOS Conteúdo:

Leia mais

ECD PONTOS CRITICOS Debate e Principais Pontos de Dúvidas

ECD PONTOS CRITICOS Debate e Principais Pontos de Dúvidas ECD PONTOS CRITICOS Debate e Principais Pontos de Dúvidas Palestrante: Gisleise Nogueira Especialista Fiscal e Tributário da ALIZ, palestrante, instrutora. Contadora atuando há 15 anos na área fiscal e

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 44. Demonstrações Combinadas

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 44. Demonstrações Combinadas COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 44 Demonstrações Combinadas Índice PRONUNCIAMENTO OBJETIVO E ALCANCE 1 DEFINIÇÕES, FORMA E CONTEÚDO DAS DEMONSTRAÇOES COMBINADAS Demonstrações

Leia mais

SPED Um ano de grandes mudanças

SPED Um ano de grandes mudanças SPED 2016 - Um ano de grandes mudanças Palestra: ECD/ECF: Um projeto sob pressão Vera Lúcia Gomes Março 2016 1 Pauta Principais mudanças para 2016 Dados recuperados e não recuperados Demonstrações contábeis

Leia mais

Método de Equivalência Patrimonial Egbert Buarque

Método de Equivalência Patrimonial Egbert Buarque Método de Equivalência Patrimonial Egbert Buarque egbert.buarque@yahoo.com.br 1. Aplicação do Método de Equivalência Patrimonial (MEP) Coligadas Controladas Empresas que façam parte de um mesmo grupo Empresas

Leia mais

Principais Impactos dos Novos IFRS na Indústria de Real Estate. Apresentação APIMEC 27/03/2014

Principais Impactos dos Novos IFRS na Indústria de Real Estate. Apresentação APIMEC 27/03/2014 Principais Impactos dos Novos IFRS na Indústria de Real Estate Apresentação APIMEC 27/03/2014 Agenda Novos pronunciamentos contábeis em 2013 e seus impactos para a indústria de Real Estate Pronunciamentos

Leia mais

Demonstrações Consolidadas

Demonstrações Consolidadas Demonstrações Consolidadas PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 36 (R3) Demonstrações Consolidadas Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IFRS 10 (IASB - BV 2012) Demonstrações Consolidadas São as

Leia mais

Leiaute ECD x Sistema Office

Leiaute ECD x Sistema Office Leiaute ECD x Sistema Office Índice 1. BLOCO 0: ABERTURA DO ARQUIVO DIGITAL E IDENTIFICAÇÃO DO EMPRESÁRIO OU DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA... 1 Registro 0000: Abertura do Arquivo Digital e Identificação do Empresário

Leia mais

CPC 19 - Negócios em Conjunto

CPC 19 - Negócios em Conjunto CPC 19 - Negócios em Profa. Paula Nardi Introdução Na criação de uma nova empresa, as sociedades contratantes deverão através de uma convenção elaborar um estatuto para esta nova sociedade, bem como registrá-la

Leia mais

SPED Um ano de grandes mudanças

SPED Um ano de grandes mudanças SPED 2016 - Um ano de grandes mudanças Palestra: ECD/ECF: UM PROJETO SOB PRESSÃO Vera Lúcia Gomes Abril 2016 1 Pauta Principais mudanças para 2016 Dados recuperados e não recuperados Demonstrações contábeis

Leia mais

ECF e ECD em 2016 Livros auxiliares e Subcontas

ECF e ECD em 2016 Livros auxiliares e Subcontas www.pwc.com.br ECF e ECD em 2016 Livros auxiliares e Subcontas Maio de 2016 Escrituração Contábil - ECD Alteração de prazos para entrega em 2016 Prazo para entrega em 2015 30 de junho de 2015 Artigo 5º

Leia mais

Conversão Livro Caixa para Contabilidade

Conversão Livro Caixa para Contabilidade Conversão Livro Caixa para Contabilidade Índice CONVERSÃO LIVRO CAIXA PARA CONTABILIDADE... 1 1. REGIME DE COMPETÊNCIA X REGIME DE CAIXA... 2 2. CONVERSÃO LIVRO CAIXA... 3 Menu Utilitários / Conversão

Leia mais

Manual do Usuário Geração do Arquivo ECF

Manual do Usuário Geração do Arquivo ECF Manual do Usuário 1 Conteúdo Apresentação... 3 Alterações... 4 1. Sistema > Empresas... 4 2. Sistema > Configurar > GERAL... 4 3. Cadastro > Sócios ou Outros > Criar... 5 4. Cadastro > Sócios ou Outros

Leia mais

CONTABILIDADE DE GRUPOS DE EMPRESAS

CONTABILIDADE DE GRUPOS DE EMPRESAS CONTABILIDADE DE GRUPOS DE EMPRESAS Avaliação de Ativos de Longo Prazo Equivalência Patrimonial - 2 Aplicação do Método da Equivalência Patrimonial Outras Variações no PL da Investida PROF. MARCIO SAMPAIO

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 27 (IASB - BV 2012) Índice Item OBJETIVO 1 ALCANCE

Leia mais

Unidade I CONTABILIDADE AVANÇADA. Prof. Walter Dominas

Unidade I CONTABILIDADE AVANÇADA. Prof. Walter Dominas Unidade I CONTABILIDADE AVANÇADA Prof. Walter Dominas Consolidação das demonstrações contábeis A Consolidação das Demonstrações Contábeis é uma técnica que permite conhecer a posição financeira de um grupo

Leia mais

Avaliação de investimentos pelo método de equivalência patrimonial

Avaliação de investimentos pelo método de equivalência patrimonial Avaliação de Investimentos 1 Avaliação de investimentos pelo método de equivalência patrimonial Por meio dos procedimentos técnicos apresentados pela lei 6.404/76, alterada pelas leis 11.638/7 e 11.941/9,

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Normas da CVM. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Normas da CVM. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Legislação Normas da CVM Prof. Cláudio Alves Dentre as principais normas editadas pela Comissão de Valores Mobiliários, podemos citar as de número 247/96 e 457/07. A primeira dispõe

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Resultado Abrangente. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Resultado Abrangente. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Demonstração do Resultado Abrangente Prof. Cláudio Alves Demonstração do Resultado do Exercício Parte 2 Demonstração do Resultado Abrangente Esta demonstração

Leia mais

ITAÚSA - INVESTIMENTOS ITAÚ S.A. CNPJ / Companhia Aberta NIRE

ITAÚSA - INVESTIMENTOS ITAÚ S.A. CNPJ / Companhia Aberta NIRE ITAÚSA - INVESTIMENTOS ITAÚ S.A. CNPJ 61.532.644/0001-15 Companhia Aberta NIRE 35300022220 1. OBJETIVO POLÍTICA PARA TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS (aprovada na RCA de 19.02.2018) A presente Política

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 1 Aplicações de Recursos em Títulos e Valores Mobiliários, 5 1.1 Considerações iniciais, 5 1.2 Conceitos básicos, 6 1.2.1 Classificação e avaliação contábil, 7 1.2.2 Classificação

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Contábeis Separadas

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Contábeis Separadas COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Contábeis Separadas Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 27 (IASB - BV 2012) PRONUNCIAMENTO Índice

Leia mais

Manual SPED FCONT 1. VISÃO GERAL 2. ATUALIZAÇÕES

Manual SPED FCONT 1. VISÃO GERAL 2. ATUALIZAÇÕES 1. VISÃO GERAL 1.1 OBJETIVOS: O FCONT é uma escrituração, das contas patrimoniais e de resultado, em partidas dobradas, que considera os métodos e critérios contábeis vigentes em 31.12.2007. A empresa

Leia mais

AS I CONTABILIDADE SOCIETARIA

AS I CONTABILIDADE SOCIETARIA Pergunta 1 AS I CONTABILIDADE SOCIETARIA 1. Sobre o processo de investimento em coligada e em controlada, assinale a alternativa que NÃO diz respeito a um dos conceitos: a. Coligada. Coligada É uma entidade,

Leia mais

Lei /2014 IN RFB 1.515/2014

Lei /2014 IN RFB 1.515/2014 www.pwc.com.br IN RFB 1.515/2014 Janeiro, 2015 Painel 1 Novo marco legal - geral: Extinção do RTT Novos CPCs Procedimentos de transição e adoção inicial Subcontas Mercado de capitais : Custos e despesas

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 27 (IASB - BV 2012) Índice Item OBJETIVO 1 ALCANCE

Leia mais

Método de Equivalência Patrimonial (MEP)

Método de Equivalência Patrimonial (MEP) Método de Equivalência Patrimonial (MEP) EAC 0481 Contabilidade Intermediária II 1 MEP Como pode ser a participação, por meio de instrumentos patrimoniais, de uma entidade em outra? Investimento em controlada;

Leia mais

Guia de Instruções ECF. Guia de Instruções ECF

Guia de Instruções ECF. Guia de Instruções ECF Guia de Instruções 1 Conteúdo Apresentação... 3 Instruções para... 4 1. Importação da e Recuperação da ECD... 4 2. Recuperação da ECD sem mapeamento para o Plano Referencial... 4 3. Recuperação da ECD

Leia mais

Consolidação das Informações Contábeis para Sociedades de Grande Porte Normas Aplicáveis para o Auditor

Consolidação das Informações Contábeis para Sociedades de Grande Porte Normas Aplicáveis para o Auditor www.pwc.com/br Consolidação das Informações Contábeis para Sociedades de Grande Porte Normas Aplicáveis para o Auditor Setembro 2012 Valdir Coscodai Resolução CFC 1.387/12 - CTA 12 Ausência de demonstrações

Leia mais

Coligadas, Controladas e Método da Equivalência Patrimonial (MEP)

Coligadas, Controladas e Método da Equivalência Patrimonial (MEP) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍCAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE AVANÇADA Coligadas, Controladas e Método da Equivalência Patrimonial (MEP)

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 27 (IASB - BV 2012) Sumário Item OBJETIVO 1 ALCANCE

Leia mais

ECF - Tela Introdução. Tópicos

ECF - Tela Introdução. Tópicos ECF - Tela 012356 Tópicos Introdução Legislação, prazos e obrigatoriedade Pré-Requisitos Software Configurações e gerações no Linx ERP Assinatura digital Fluxo de geração da ECF Detalhamento do processo

Leia mais

FCONT- Controle Fiscal Contábil de Escrituração. Controladoria 2 CTB/ATF Novembro de 2009

FCONT- Controle Fiscal Contábil de Escrituração. Controladoria 2 CTB/ATF Novembro de 2009 1 FCONT- Controle Fiscal Contábil de Escrituração Controladoria 2 CTB/ATF Novembro de 2009 2 FCONT- Controle Fiscal Contábil de Transição ÍNDICE I) Regime Tributário de Transição - RTT II) FCONT Controle

Leia mais

Boletim de Implementação BC12149

Boletim de Implementação BC12149 BC12149 SPED ECF Escrituração Contábil Fiscal Sumário Apresentação... 3 Procedimentos... 4 Orientação para Parametrização da Escrituração Contábil Fiscal... 5 2 Apresentação A Support Informática está

Leia mais

Maio/2017. MAPA ETÉCNICO FISCAL - facebook/mapaetecnicofiscal

Maio/2017. MAPA ETÉCNICO FISCAL  - facebook/mapaetecnicofiscal Maio/2017 Lei 11.638 28/12/07 CPC Lei 11.941 28/05/09 RTT IN RFB IN RFB LEI IN RFB 1.397 1.422 12.973 1.700 17/09/13 20/12/13 14/05/14 14/03/17 RTT ECF FIM RTT Lei 12.973/15 A Escrituração Contábil Fiscal

Leia mais

Em termos práticos, no Programa Validador e Assinador da entrada de dados do FCONT, devem ser informados os lançamentos que:

Em termos práticos, no Programa Validador e Assinador da entrada de dados do FCONT, devem ser informados os lançamentos que: FCONT Calendário 2010 1 Introdução Conforme disciplina da Instrução Normativa RFB nº 949/09, O FCONT é uma escrituração das contas patrimoniais e de resultado, em partidas dobradas, que considera os métodos

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Participação Societária. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Participação Societária. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Investimentos Participação Societária Prof. Cláudio Alves Conceito: São as ações de sociedades anônimas ou quotas de sociedades limitadas que uma sociedade denominada Investidora adquire

Leia mais

Service Pack Hotfix Novidades

Service Pack Hotfix Novidades Service Pack 01.18 Hotfix 035 - Novidades Conteúdo desta página Fiscal 31664 - DECLAN RJ Versão 3.2.0.1 56686 - Sintegra 74673/ 74676/ 74677 - Soma do Imposto na apuração e adequação das obrigações fiscais

Leia mais

IFRS 12 Divulgação de Investimentos em outras Entidades

IFRS 12 Divulgação de Investimentos em outras Entidades IFRS 12 Divulgação de Investimentos em outras Entidades Março de 2013 Objetivo Subsidiárias Reúne em uma única norma os requerimentos de divulgação relacionados a Acordos de Investimento em Empreendimento

Leia mais

Manual FCONT JUNHO/2013

Manual FCONT JUNHO/2013 Manual FCONT JUNHO/2013 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando Sistema FCONT... 3 3. Gerar Arquivo... 5 3.1. Gerando Arquivo... 7 4. Considerações Importantess... 12 5. Glossários... 12 2 1. Introdução

Leia mais

Geração da ECD no sistema

Geração da ECD no sistema Geração da ECD no sistema Tópicos Guia Informações Complementares Guia Inscrições Cadastrais Guia Registro 0000 / I030 / J935 Guia Registro 0035 Guia Registro I012 Bloco J Veja a seguir os procedimentos

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Partes Relacionadas. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Partes Relacionadas. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Investimentos Prof. Cláudio Alves Os relacionamentos com partes relacionadas são uma característica normal do comércio e dos negócios. Por exemplo, as entidades realizam frequentemente

Leia mais

CONTABILIDADE DE GRUPOS DE EMPRESAS

CONTABILIDADE DE GRUPOS DE EMPRESAS CONTABILIDADE DE GRUPOS DE EMPRESAS Avaliação de Ativos de Longo Prazo Combinação de Negócios Apuração do Ágio ou Deságio na Aquisição de Participações Societárias PROF. MARCIO SAMPAIO 2018 Combinação

Leia mais

MASTERSAF SMART MANUAL OPERACIONAL INTEGRAÇÃO ONESOURCE ECF

MASTERSAF SMART MANUAL OPERACIONAL INTEGRAÇÃO ONESOURCE ECF MASTERSAF SMART MANUAL OPERACIONAL MÓDULO INTEGRAÇÃO - ONESOURCE ECF 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 SOBRE O ONESOURCE ECF...4 PÚBLICO ALVO...4 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS...5 EXPORTAÇÃO DOS DADOS...6 INTEGRAÇÃO DOS

Leia mais

2. No Balanço Patrimonial Consolidado, o Ativo Circulante será em R$:

2. No Balanço Patrimonial Consolidado, o Ativo Circulante será em R$: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Societária 2 Profª.: Márcia

Leia mais

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 28 Investments in Associates

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 28 Investments in Associates Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 28 Investments in Associates Situação: PARCIALMENTE DIVERGENTE. 1. Introdução O IAS 28 Investments in Associates é aplçicado ao registro de investimentos

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Detalhamento de Receitas Recebidas no Registro F500 do SPED Contribuições 21/07/14

Orientações Consultoria de Segmentos Detalhamento de Receitas Recebidas no Registro F500 do SPED Contribuições 21/07/14 21/07/14 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. Perguntas RFB... 3 2.2. Artigo Portal Tributário... 4 3. Análise da Consultoria... 4 3.1. Manual SPED...

Leia mais

CONTABILIDADE AVANÇADA. Avaliação de Investimentos em Participações Societárias

CONTABILIDADE AVANÇADA. Avaliação de Investimentos em Participações Societárias CONTABILIDADE AVANÇADA Avaliação de Investimentos em Participações Societárias INTRODUÇÃO Considera-se Participações Societárias quando uma sociedade (Investidora) vem à aplicar recursos na aquisição de

Leia mais

Escrituração Contábil Fiscal (ECF)

Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Introdução A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014, com

Leia mais

SPED PIS/Cofins. Escrita Fiscal Tutorial

SPED PIS/Cofins. Escrita Fiscal Tutorial 1 SPED PIS/Cofins Conforme Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010 (D.O.U. 7.7.2010), que institui a Escrituração Fiscal Digital do PIS/Pasep e da Cofins - EFD-PIS/Cofins (Alterada pela

Leia mais

2. No Balanço Patrimonial Consolidado, o Ativo Circulante será em R$:

2. No Balanço Patrimonial Consolidado, o Ativo Circulante será em R$: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Societária 2 Profª.: Márcia

Leia mais

POLÍTICA DE TRANSAÇÃO COM PARTES RELACIONADAS

POLÍTICA DE TRANSAÇÃO COM PARTES RELACIONADAS POLÍTICA DE TRANSAÇÃO COM PARTES RELACIONADAS SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. APLICAÇÃO... 1 3. DEFINIÇÕES... 1 4. TRANSAÇÕES ENVOLVENDO PARTES RELACIONADAS... 2 4.1. Competência de aprovação de transação

Leia mais

Instrução CVM 579. Nova regra CVM sobre elaboração e divulgação das DFs dos Fundos de Investimentos em Participações - FIPs

Instrução CVM 579. Nova regra CVM sobre elaboração e divulgação das DFs dos Fundos de Investimentos em Participações - FIPs Instrução CVM 579 Nova regra CVM sobre elaboração e divulgação das DFs dos Fundos de Investimentos em Participações - FIPs 1 de dezembro de 2016 1 Agenda 1. Tópicos importantes na ICVM 578 relacionados

Leia mais

SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão)

SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão) SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão) Conteúdo: 1. Dados do responsável e contabilista 2. Emissão de balancete para conferência 3. Gerando arquivo ECD no sistema JOTEC 4. Utilizando o programa validador

Leia mais

11941 Adequação Microsiga FCONT Livro Digital Fiscal Contábil de Transição

11941 Adequação Microsiga FCONT Livro Digital Fiscal Contábil de Transição 11941 Adequação Microsiga FCONT Livro Digital Fiscal Contábil de Transição Ambiente : Controladoria Data da publicação : 03/11/2009 Países : Brasil A TOTVS S.A., na condição de desenvolvedora e provedora

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Moeda funcional novos registros introduzidos na ECD.

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Moeda funcional novos registros introduzidos na ECD. Moeda funcional novos registros introduzidos na ECD. 21/03/2016 Sumário Título do documento 1. Questão...3 2. Normas apresentadas pelo cliente...3 3. Análise da Legislação...3 3.1 Conversão das demonstrações

Leia mais

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 31 Interests in Joint Ventures

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 31 Interests in Joint Ventures Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 31 Interests in Joint Ventures Situação: PARCIALMENTE CONVERGENTE 1. Introdução O IAS 31 Interests in Joint Ventures trata da contabilização das

Leia mais

Contabilidade Avançada. Apostila I. Prof. Marcelo Evandro Alves

Contabilidade Avançada. Apostila I. Prof. Marcelo Evandro Alves ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIENCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE TANGARA DA SERRA. DEPARTAMENTO DE CIENCIAS CONTABEIS Missão da UNEMAT: Garantir a produção

Leia mais

DURATEX S.A. CNPJ / Companhia Aberta NIRE

DURATEX S.A. CNPJ / Companhia Aberta NIRE DURATEX S.A. CNPJ. 97.837.181/0001-47 Companhia Aberta NIRE 35300154410 POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS (aprovada na RCA de 28.05.2012 e alterada nas RCAs de 11.09.2013, 28.10.2013, 02.06.2014,

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos EFD Contribuições Sociedade em Conta de Participação

Orientações Consultoria de Segmentos EFD Contribuições Sociedade em Conta de Participação EFD 08/05/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 5 4. Conclusão... 6 5. Referências... 7 6. Histórico de alterações... 7

Leia mais

Considerando-se, todavia, apenas a informação disponível e utilizando-se o método direto, será apurado, em reais, um fluxo de caixa no valor de

Considerando-se, todavia, apenas a informação disponível e utilizando-se o método direto, será apurado, em reais, um fluxo de caixa no valor de 43. (CESGRANRIO/Auditor Júnior/Petrobras/2018) Foram extraídas do balanço patrimonial e da demonstração de resultados as informações listadas no Quadro abaixo, em valores financeiros ($). Essas informações

Leia mais

1. Registro 0000 (ABERTURA DO ARQUIVO DIGITAL E IDENTIFICAÇÃO DO EMPRESÁRIO OU DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA ).

1. Registro 0000 (ABERTURA DO ARQUIVO DIGITAL E IDENTIFICAÇÃO DO EMPRESÁRIO OU DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA ). SPED Contábil Alterações do Layout 3.0 Produto : RM TOTVS Gestão Contábil 11.82 Processo : SPED Contábil Subprocesso : Data da publicação : 16/04/15 Este documento tem o objetivo de apresentar as alterações

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO...02

SUMÁRIO INTRODUÇÃO...02 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...02 1 DÚVIDAS DE GERAÇÃO DO ARQUIVO DA ECF E CARGA NO PVA...02 1.1 Dúvidas na geração do arquivo no pacote 3820 (geração da ECF)...02 1.2 Mensagem ao carregar o arquivo da ECF do programa

Leia mais

Curso Consolidação das Demonstrações Contábeis

Curso Consolidação das Demonstrações Contábeis Curso Consolidação das Demonstrações Contábeis Profa. Márcia Ferreira Neves Tavares, Doutora em Ciências Contábeis. Profa. de Ciências Contábeis da UFPE e sócia da Ferreira & Associados Auditores Independentes.

Leia mais

CONTABILIDADE DE GRUPOS DE EMPRESAS

CONTABILIDADE DE GRUPOS DE EMPRESAS CONTABILIDADE DE GRUPOS DE EMPRESAS Avaliação de Ativos de Longo Prazo Equivalência Patrimonial - 1 Aplicação do Método da Equivalência Patrimonial PROF. MARCIO SAMPAIO 2017 Investimentos em Coligadas

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE PREJUÍZOS DE CONTROLADAS NO EXTERIOR: CARF DIVULGA INTERESSANTE PRECEDENTE

COMPENSAÇÃO DE PREJUÍZOS DE CONTROLADAS NO EXTERIOR: CARF DIVULGA INTERESSANTE PRECEDENTE Autor: Paulo Coviello Filho COMPENSAÇÃO DE PREJUÍZOS DE CONTROLADAS NO EXTERIOR: CARF DIVULGA INTERESSANTE PRECEDENTE Foi disponibilizado recentemente o acórdão n. 1401 002.284, de 22.2.2018, por meio

Leia mais

FUCAPE Business School Exercícios de múltipla escolha CPCs

FUCAPE Business School Exercícios de múltipla escolha CPCs FUCAPE Business School Exercícios de múltipla escolha CPCs Instruções: - responda apenas 10 perguntas desta lista. A folha com as respostas entrega deverá ser realizada ao início do próximo encontro (21

Leia mais

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL CERTIFICAÇÃO DIGITAL Os livros Diário e Razão emitidos de forma eletrônica deverão ser assinados por no mínimo dois signatários: - pelo contabilista legalmente habilitado; - e pela(s) pessoa(s) física(s)

Leia mais

Contabilidade Avançada. Prof. Esp. Geovane Camilo dos Santos Mestrando em Contabilidade e Controladoria UFU

Contabilidade Avançada. Prof. Esp. Geovane Camilo dos Santos Mestrando em Contabilidade e Controladoria UFU Contabilidade Avançada Prof. Esp. Geovane Camilo dos Santos Mestrando em Contabilidade e Controladoria UFU E-mail: geovane_camilo@yahoo.com.br Questões Sala de aula Avaliação de Investimentos 1. Quais

Leia mais

Lei /2014 IN RFB 1.515/2014

Lei /2014 IN RFB 1.515/2014 www.pwc.com.br IN RFB 1.515/2014 Janeiro, 2015 Painel 1 Novo marco legal - geral: Extinção do RTT Novos CPCs Procedimentos de transição e adoção inicial Subcontas Mercado de capitais : Custos e despesas

Leia mais

SÉRGIO ADRIANO CONTABILIDADE GERAL. Básica Intermediária Avançada Análise de Balanços. 4.ª edição TOTALMENTE reformulada

SÉRGIO ADRIANO CONTABILIDADE GERAL. Básica Intermediária Avançada Análise de Balanços. 4.ª edição TOTALMENTE reformulada DECIFRADA SÉRGIO ADRIANO CONTABILIDADE GERAL Básica Intermediária Avançada Análise de Balanços DESCOMPLICADA DESMITIFICADA 4.ª edição TOTALMENTE reformulada 2018 Capítulo 29 Investimentos em participações

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Aspectos práticos da Consolidação de Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados Exercício

Orientações Consultoria de Segmentos. Aspectos práticos da Consolidação de Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados Exercício Aspectos práticos da Consolidação de Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados Exercício 30/01/2017 Sumário 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria...

Leia mais

10.5 PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS DA CONTROLADORA E SUAS CONTROLADAS

10.5 PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS DA CONTROLADORA E SUAS CONTROLADAS 10.5 PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS DA CONTROLADORA E SUAS CONTROLADAS Os principais critérios adotados na elaboração das demonstrações financeiras são como segue: (a) Apuração do resultado O resultado

Leia mais

Manual de configuração e Geração Escrituração Contábil Fiscal - ECF

Manual de configuração e Geração Escrituração Contábil Fiscal - ECF Manual de configuração e Geração Escrituração Contábil Fiscal - ECF 1 Configurações para ECF Atualização do sistema Office Antes de iniciar as configurações e gerar o arquivo é obrigatória a atualização

Leia mais

Boletim de Implementação BC12145

Boletim de Implementação BC12145 BC12145 SPED ECF Escrituração Contábil Fiscal Sumário Apresentação... 3 Procedimentos... 4 Orientação para Parametrização da Escrituração Contábil Fiscal... 5 2 Apresentação Devido ao volume de trabalho

Leia mais

Não é possível exibir esta imagem no momento. Consolidação das Informações Contábeis para Sociedades de Grande Porte

Não é possível exibir esta imagem no momento. Consolidação das Informações Contábeis para Sociedades de Grande Porte Consolidação das Informações Contábeis para Sociedades de Grande Porte 0 10 de Setembro de 2012 Obrigatoriedade de apresentação de demonstrações financeiras consolidadas CPC 36 (R2) Demonstrações Consolidadas

Leia mais

Manual de geração do Arquivo para o Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal. Introdução

Manual de geração do Arquivo para o Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal. Introdução Manual de geração do Arquivo para o Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal Introdução A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ),

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Balanço Patrimonial Parte 3. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Balanço Patrimonial Parte 3. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial Parte 3 Prof. Cláudio Alves Ativo Realizável a Longo Prazo Neste subgrupo você encontra classificadas todas as contas que representam Direitos

Leia mais

Prof. Julio Cardozo Página 1 de 6

Prof. Julio Cardozo  Página 1 de 6 PROVA TCM-BA COMENTADA 1) De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, na demonstração de fluxo de caixa, quando do pagamento de empréstimo bancário, a parcela relativa a juros e a parcela relativa

Leia mais

Avaliação de investimentos pelo método de equivalência patrimonial

Avaliação de investimentos pelo método de equivalência patrimonial Avaliação de Investimentos 1 Avaliação de investimentos pelo método de equivalência patrimonial Por meio dos procedimentos técnicos apresentados pela lei 6.404/76, alterada pelas leis 11.638/7 e 11.941/9,

Leia mais

SPED ECF - Como gerar as informações do registro M350 referente à Parte A - Demonstração da Base de Cálculo?

SPED ECF - Como gerar as informações do registro M350 referente à Parte A - Demonstração da Base de Cálculo? SPED ECF - Como gerar as informações do registro M350 referente à Parte A - Demonstração da Base de Cálculo? Esta opção estará disponível somente para empresas com forma de tributação de lucro: Lucro Real

Leia mais

EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL

EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL 1 de 8 31/01/2015 15:02 EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL Tamanho do Texto + tamanho do texto - A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente

Leia mais

Abaixo, o gabarito extraoficial da prova de contabilidade do TCE PE.

Abaixo, o gabarito extraoficial da prova de contabilidade do TCE PE. CORREÇÃO DA PROVA TCE PE PROF. GABRIEL RABELO/LUCIANO ROSA/JULIO CARDOZO Resolução da prova TCE PE Olá, pessoal, tudo bem? Abaixo, o gabarito extraoficial da prova de contabilidade do TCE PE. Prova bem

Leia mais

Segmento(s): (Caso o Normativo Interno seja aplicado a uma unidade menor que a estrutura acima)

Segmento(s): (Caso o Normativo Interno seja aplicado a uma unidade menor que a estrutura acima) Aplicável a: Grupo(s) de negócio(s): ( X ) Todo Conglomerado (Não preencher as demais) ( ) VP Operações ( ) VP Finanças ( ) Auditoria Interna ( ) VP Riscos & Crédito ( ) Recursos Humanos Segmento(s): (Caso

Leia mais

NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Antônio Carlos Palácios Vice Presidente Técnico CRCRS O tema no contexto da CONVERGÊNCIA das Normas Contábeis A CRONOLOGIA DA CONVERGÊNCIA

Leia mais

GERAÇÃO DA ECF NO ERP SOLUTION

GERAÇÃO DA ECF NO ERP SOLUTION Carine Lena 21/08/2015 008.016.028 1/14 GERAÇÃO DA ECF NO ERP SOLUTION Sumário 1. Plano de Contas referencial... 2 2. Geração do SPED ECF no ERP Solution... 6 3. Importação do arquivo no validador... 10

Leia mais

Contabilidade Avançada

Contabilidade Avançada Contabilidade Avançada Prof. Me. Geovane Camilo dos Santos Mestre em Ciências Contábeis E-mail: geovane_camilo@yahoo.com.br Grupos do Balanço Patrimonial BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE

Leia mais