Avaliação de investimentos pelo método de equivalência patrimonial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação de investimentos pelo método de equivalência patrimonial"

Transcrição

1 Avaliação de Investimentos 1 Avaliação de investimentos pelo método de equivalência patrimonial Por meio dos procedimentos técnicos apresentados pela lei 6.404/76, alterada pelas leis /7 e /9, obrigatoriamente, as participações em ações no capital social de outras empresas devem ser avaliadas pelo método de valor justo, custos ou equivalência patrimonial. Sendo delineadas suas respectivas características para a avaliação. Os investimentos que são avaliados pelo método de equivalência patrimonial (MEP) são segregados em três classificações: a) investimento em coligadas; b) investimento em controladas, e c) investimento em controladas em conjunto. O MEP é definido pelo CPC como sendo: o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pósaquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida. As receitas ou as despesas do investidor incluem sua participação nos lucros ou prejuízos da investida, e os outros resultados abrangentes do investidor incluem a sua participação em outros resultados abrangentes da investida. (CPC 18, item 3, 2012) Nesse método os investimentos são reconhecidos nos resultados da investidora, quando a entidade controlada ou coligada apresentam variações em seu patrimônio líquido (PL), isso ocorre no momento de sua geração, não dependendo da distribuição dos resultados, atendendo ao principio da competência (SANTOS, SHCMIDT, FERNANDES, 2015). Segundo disposto no CPC 36 Demonstrações consolidadas, a entidade que seja controladora deve apresentar demonstrações consolidadas, salvo algumas exceções. Por definição, Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de um grupo econômico, em que ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica. Investimento em Coligada A definição apresentada tanto em normas contábeis (CPC18, 2012) como na lei das sociedades por ações (6.404/76) trata que coligada é a entidade sobre a qual o investidor tem influência significativa.

2 2 A influência significativa pode ser identificada pelas seguintes formas (CPC 18, item 6, 2012): representação no conselho de administração ou na diretoria da investida; participação nos processos de elaboração de políticas, inclusive em decisões sobre dividendos e outras distribuições; operações materiais entre o investidor e a investida; intercâmbio de diretores ou gerentes; fornecimento de informação técnica essencial. Ainda será presumida influência significativa quando a investidora for titular de 20% (vinte por cento) ou mais do capital votante 3 da investida de maneira direta ou indireta (por intermédio de uma controlada), sem controlá-la. Método Direto (coligada): a Cia Alfa detém 20% das ações com direito a voto da Cia Beta, sem exercer controle sobre ela. Método Indireto (coligada): A Cia Alfa controla a Cia Beta. A Cia Alfa tem 5% do capital votante da Cia Zeta e a Cia Beta tem 16% do capital votante de Zeta. Logo, a Cia Alfa tem 21% (5% + 16%) do capital votante da Cia Zeta de forma indireta. Investimento em Controlada De acordo com o art. 243 da lei 6.404/76, são considerada controlada a sociedade na qual a controladora, diretamente ou através de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores. Por convenção, a título de poder garantir com segurança o controle exercido entre companhias, será considerada controladora, a empresa investidora que detiver, de forma direta ou indireta (por intermédio de uma controlada), mais que 50% do capital votante de uma sociedade investida. Ou seja, a controladora (investidora) deve ter um percentual de participação de 50% ou mais do capital votante da controlada (investida). O percentual de participação de uma sociedade em outra será determinada pela divisão entre o capital votante que a investidora possui, e a quantia total do capital votante da investida. Percentual de participação= Total do capital votante em controle da investidora Total do capital votante da investida 3 As companhias de capital aberto podem diferenciar as ações por elas comercializadas em duas categorias: i. ações ordinárias, ii. Ações preferenciais. As ações ordinárias são ações que dão direito aos seus detentores a participarem das assembleias com direito a voto. Já as preferenciais não tem direito a votos.

3 3 Exemplo: A Cia Delta tem seu capital composto por ações ordinárias, com direito a voto, a Cia Beta adquire ações da Cia Delta. Qual o percentual de participação sobre o capital votante da Cia Beta sobre a Cia Delta? Percentual de participação = = 0,53 ou 53%. A Cia Beta tem 53% de participação no capital da Cia Delta. A companhia terá controle direto, quando está for detentora de mais de 50% do capital votante da investida. E terá controle indireto quando por intermédio de uma controla obter um controle acima de 50% de uma terceira empresa. Controle direto (controlada): A Cia Alfa detém 64% do capital votante da Cia Beta. Controle indireto (controlada): A Cia Beta é detentora de 55% do capital votante da Cia Omega, ou seja, Cia Beta controla diretamente a Cia Omega. A Cia Beta também é detentora de 12% do capital votante da Cia Zeta. A Cia Omega tem 46% do capital votante da Cia Zeta. De maneira indireta A Cia Beta é controladora indireta da Cia Zeta, pois seu controle é de 58% (12% + 46%) sobre o capital votante de Zeta. Não haverá controle indireto, caso não seja intermediado por investimento em uma controladora. O percentual de controle supera o percentual de propriedade para critérios de classificação do tipo de investimento. Investimento em controladas em conjunto O controle em conjunto ou o compartilhamento do controle por mais uma empresa investidora é caracterizado em alguma das seguintes situações, conforme apresentado no CPC 18 (item 6, 2012): Negócio em conjunto é um negócio do qual duas ou mais partes têm controle conjunto. Controle conjunto é o compartilhamento, contratualmente convencionado, do controle de negócio, que existe somente quando decisões sobre as atividades relevantes exigem o consentimento unânime das partes que compartilham o controle. Empreendimento controlado em conjunto (joint venture) é um acordo conjunto por meio do qual as partes, que detêm o controle em conjunto do acordo contratual, têm direitos sobre os ativos líquidos desse acordo. Exemplo adaptado de Viceconti e Neves (2014): As investidoras A, B e C tem respectivamente, 35%, 25% e 15% das ações ordinárias (com direito a voto) da Cia D.

4 4 O restante das ações (25%) está dissolvida em investidores minoritários. As companhias A, B e C celebram um contrato, aprovando o controle comum (compartilhado) da Cia D. Dessa maneira todas as companhias (A, B e C) fariam o ajuste por meio do método de equivalência patrimonial dos investimentos realizados em B. Ainda, de acordo com a instrução normativa CVM Nº 469/2008 a Comissão de Valores Mobiliários diz que figura do controle comum das sociedades que fazem parte de um mesmo grupo ou que estão sob controle comum está diretamente relacionada à essência econômica da entidade contábil e, como tal, deve ser entendida. A dimensão econômica da entidade é delimitada como o conjunto de entes, ainda que juridicamente distintos, que estejam em um mesmo grupo ou que seu controle seja exercido por um mesmo ente ou conjunto de entes. Exemplo adaptado de Rodrigues (2012): A Cia Zeta é controladora das Cias Alfa, Gama e Beta. A Cia Alfa participa do capital votante da Cia Gama em 13%. Dessa maneira, o investimento realizado por Alfa sobe Gama deverá ser avaliado pelo método de equivalência patrimonial, pois ambas são controladas pela Cia Zeta. Síntese da forma de decisão para classificação com base no CPC (adaptado de Almeida, 2014) O investidor tem controle? Sim Investimento em Controlada Avaliação pelo MEP Não O investidor tem influência significativa? Sim Investimento em Coligada Avaliação pelo MEP Não O investidor controla a entidade em conjunto? Sim Investimento em entidade controlada em conjunto Avaliação pelo MEP

5 5 Contabilização dos investimentos avaliados por MEP Retomando a definição apresentada no CPC 18 tem-se que MEP o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida. As receitas ou as despesas do investidor incluem sua participação nos lucros ou prejuízos da investida [...]. Em definição mais simples e resumida o Método de Equivalência Patrimonial é a atualização do valor contábil no registro de investimentos realizados por uma empresa (investidora) no patrimônio líquido de outra (investida). Sendo assim, qualquer alteração no patrimônio líquido da companhia investida refletirá nos registros de participação mantidos na contabilidade da companhia investidora. Basicamente o valor reconhecido pelo MEP consiste na aplicação, pela sociedade investidora, do percentual de participação no capital próprio da investida, podendo ser essa coligada, controlada, controlada em conjunto, ou caso estejam inseridas em um grupo de negócios sob controle comum. O valor a ser reconhecido será baseado no apurado pela multiplicação do percentual de participação no PL da investida, após as variações, ou seja a equivalência patrimonial e o saldo contábil registrado pela investidora. Exemplos de contabilização No primeiro momento o registro é baseado no valor de custo da aquisição, por exemplo, o patrimônio líquido da Cia Beta S/A é avaliado em $ A Cia Alfa S/A resolve adquirir 35% das ações disponíveis no mercado da Cia Beta S/A, sendo todas as ações ordinárias. Para tanto desembolsa o valor referente a $ nesta aquisição. D- Investimento em Ações da Cia Beta S/A (BP) C- Caixa ou Bancos Conta Movimento $ Ao término do período a Cia Beta S/A apura um saldo de lucro no valor de $ Desse montante 35% são de propriedade da Cia Alfa S/A pelo seu investimento realizado na Cia Beta S/A. D- Investimento em Ações da Cia Beta S/A (BP) C- Receita na Equivalência Patrimonial (DRE Outras Receitas Operacionais) $ Outra forma de identificar o montante a ser reconhecido pela equivalência patrimonial é observar o total do PL da companhia e identificar a diferença entre o valor de registro e o valor de participação. Utilizando o mesmo exemplo, tem-se que o PL da Cia Beta S/A era de $ , sendo essa a base de cálculo do investimento inicial. Ao término o período a Cia Beta S/A apura um lucro de $26.000, portanto o saldo atual de seu PL passa a ser $

6 6 ($ $26.000). Essa será a base para identificar o montante a ser reconhecido pela equivalência patrimonial. Cálculo Valor atual do Patrimônio Líquido da Investida $ Percentual de participação da investidora 35% Valor da participação a ser registrado pela investidora $ Montante registrado anteriormente pela investidora ( $35.000) Valor para ajuste da equivalência patrimonial $9.100 Portanto, o valor a ser registrado pela Cia Alfa S/A pela equivalência patrimonial do investimento na Cia Beta S/A será de $ Em uma situação em que a empresa investida apurasse um prejuízo em seu resultado do exercício, consequentemente seu patrimônio líquido teria uma redução. Dessa forma seria necessário o reconhecimento de uma redução no valor do investimento pela cia investidora. Ainda utilizando o exemplo da Cia Alfa S/A investindo na Cia Beta S/A, suponha que ao invés de lucro a Cia Beta ao termino do período apurou um prejuízo de $15.000, portanto seu PL passou a valer o equivalente a $85.000, sendo necessário o reconhecimento da redução por parte da Cia Alfa S/A, pois neste momento o valor reconhecido em seus registros contábeis deve ser de $ ($ x 35%) e não mais $ Portanto seu registro será: D- Despesa na Equivalência Patrimonial (DRE Outras Receitas Operacionais) C- Investimento em Ações da Cia Beta S/A (BP) $5.250 Após esse registro, a Cia Alfa S/A teve seu montante de investimento na Cia Beta S/A atualizado. Distribuição de Dividendos pela empresa investida O valor do investimento registrado na sociedade investidora e atualizado através do ajuste do MEP, mediante a variação do patrimônio líquido da sociedade investida, ou seja, no momento da geração do lucro independente não considerando a distribuição dos dividendos. Ao realizar ou reconhecer a distribuição dos dividendos por parte da cia investida, teremos uma nova configuração em seu patrimônio líquido. Necessitando um novo lançamento para ajuste no valor representado nas demonstrações contábeis da investidora. Além do que a cia investidora também tem direitos de recebimento sobre os dividendos distribuídos pela investida. Portanto, ainda utilizando o exemplo da Cia Alfa S/A investindo 35% no capital próprio da Cia Beta S/A. Na ocasião de apuração de lucro no período no valor de $26.000, a Cia Beta determina que 75% do valor apurado como lucro será distribuído como

7 7 dividendos. Essa decisão reflete no patrimônio líquido da Cia Beta S/A como um redução, pois do saldo total definido anteriormente $ ($ $26.000), o montante de $ ($ x 75%) serão distribuídos como capital. Do montante a ser distribuído ($19.500) o correspondente a 35% é de direito de recebimento pela Cia Alfa S/A devido ao investimento realizado na Cia Beta S/A. Portanto receberá $6.825 provenientes dos dividendos distribuídos. O registro realizado pela Cia Alfa S/A será: D- Caixa ou Banco ou Dividendos a Receber (BP) C- Investimento em Ações da Cia Beta S/A (BP) $6.825 Após anunciar a distribuição de dividendos o valor atual do patrimônio líquido da Cia Beta S/A será de $ , refletindo no valor registrado pela Cia Alfa S/A o investimento correspondente a 35% passa a ser de $ ($ x 35%). Não é necessário ajustes na Cia Alfa, pois o reconhecimento dos dividendos atualiza o valor da conta de investimentos: Valor de reconhecimento inicial na investida ($ x 35%) $ Reconhecimento da equivalência patrimonial ($ x 35%) $ Distribuição de dividendos pela Cia Beta S/A ($ x 35%) ($6.850) Saldo da conta Investimento em Ações da Cia Beta S/A $ A Cia Alfa também poderia reconhecer o montante após a Cia Beta S/A definir o montante a ser distribuído de dividendos, no entanto seria necessário o reconhecimento a parte dos dividendos gerando uma receita proveniente da equivalência patrimonial de investimentos realizados no capital da Cia Beta S/A, e outra receita referente ao montante recebido pela distribuição de dividendos. Exercícios de Fixação Questão 1- A Cia Alagoas, tenha participações variadas sobre o capital da Cia Minas, Cia São Paulo, Cia Tocantins, Cia Paraná e Cia Sergipe. As ações ON correspondem a ações ordinárias, portanto com direito a votos, enquanto PN está relacionada a ações preferenciais, sem direito a voto. Com base nas informações da tabela abaixo, defina o tipo de investimento, coligada, controlada ou nem controlada nem coligada. Cia Composição do Capital Investimento Cia Alagoas Minas ON PN Total ON PN Total São Paulo Tocantins Paraná Sergipe

8 8 Questão 2- Observe as situações abaixo e determine a forma de investimento (controle direto, controle indireto, controlada em conjunto, coligada, investimento simples) e o método de avaliação aplicável a cada uma delas: a) A Cia Vênus tem participação de 50% no capital votante da Cia Mercúrio; b) A Cia Plutão participa de 25% do capital não votante da Cia Alfa, e também tem 21% do capital votante da Cia Beta; c) A Cia Saturno controla 54% do capital votante da Cia Júpiter, a Cia Júpiter é investidora em 21% do capital votante da Cia Marte; d) A Cia Alfa detém 75% do capital votante da Cia Beta e 15% do capital votante da Cia Gama. A Cia Beta obtém 37% do capital votante da Cia Gama. e) A Cia Saturno detém investimentos da Cia Alfa, Beta e Gama, sobre o capital votante, em 54%, 62% e 51%, respectivamente. A Cia Beta investe em 12% do capital votante de Gama. f) A Cia Delta é detentora de 13% do capital votante da Cia Alfa, e ainda tem participação nos processos de elaboração de políticas, inclusive em decisões sobre dividendos e outras distribuições (influência significativa). g) A Cia Omega investe em 65% em ações preferenciais da Cia Zeta. h) A Cia A tem investimentos correspondentes a 3% do capital votante da Cia B, sem controle ou influência significativa. Questão 3- Considere que a Cia Zebu S/A investe em diferentes empresas, os percentuais de investimento e o resultado apurados por elas se encontram na Tabela abaixo. Identifique o montante a ser reconhecido como parcela de equivalência patrimonial, na ocasião em que ele possa ser aplicado. (Considere que as participações são sobre o capital votante das cias) Cia Resultado do Exercício % de participação A $ % B $ % C $ % D ($ ) 21% E $ % F ($ ) 16% + IS G ($ ) 10% H $ % I $ % Equivalência Patrimonial

9 9 Questão 4 A Cia Alface S/A investe em 10/04/20X1 o montante de $ no capital próprio da Cia Beterraba S/A. Sabe-se que na data de investimento o patrimônio líquido da Cia Beterraba S/A era de $ Ao término do período de 20X1 a Cia Beterraba apurou um lucro de $ No período de 20X2 foi apurado um prejuízo no valor de $ Com base nessas informações calcule e contabilize as seguintes situações: 1- O investimento da Cia Alface S/A na Cia Beterraba S/A (Saldo Caixa da Cia Alface de $75.000) 2- Equivalência patrimonial nos demonstrativos da Cia Alface S/A para os períodos 20X1 e 20X2. Questão 5 Calcule e contabilize os ajustes de MEP na seguinte situação: A Cia Ômega S/A investe 30% no Cia Alfa S/A no ano de Ao termino do período a Cia Bahia apresenta o balanço patrimonial para sua investidora com destaque para o PL. Questão 6 A Cia Alfa S/A investe 25% no capital próprio da Cia Beta S/A e 37% no patrimônio líquido da Cia Gama S/A em 05/2010. A Cia Beta apura um lucro no montante de $ e a Cia Gama reconhece um prejuízo de $ em Para o ano de 2011, ambas as Companhias reconhecem um lucro de $ Avalie a situação calcule e contabilize o investimento na contabilidade da investidora. Todas as etapas investimento, e reconhecimento das equivalências patrimonial para os anos de 2010 e Questão 7 - A Cia Alfenas S/A investe 31% no capital próprio da Cia Barreto S/A e 51% no patrimônio líquido da Cia Cruzeiro S/A em A Cia Barreto apura um lucro no montante de $ e a Cia Cruzeiro reconhece um lucro de $ em As companhias no mesmo período reconhecerem a distribuição de 25% e 45% dos montantes de lucros apurados no período, respectivamente. No ano de 2002 a Cia Barreto e Cruzeiro, apuraram lucro de $ e $ respectivamente. Ambas as companhias distribuíram o percentual de 25% em dividendos nesse período. Apresente

10 10 a contabilização dos investimentos, equivalência e dividendos recebidos pela Cia Alfenas S/A. Questão 8 - Em 02/01/2011 a Cia ABC S/A entra em entendimento com os acionistas, para aquisição de ações (50% ordinárias e 50% preferenciais) da Cia Alfa. A aquisição foi paga em moeda corrente. Sabe-se também que o Patrimônio Líquido da Cia Alfa em janeiro é constituído por ações (50% ordinárias e 50% preferenciais) todas tem o mesmo valor unitário. Dados adicionais: - O valor do patrimônio líquido da Cia Alfa na data da transação é de $ ; - O saldo em caixa da Cia ABC S/A na data da transação é de $ ; - Cia Alfa apurou um lucro de $ no período de 2011, com distribuição de 50% desse valor em dividendos; - A Cia Alfa apurou um prejuízo de $ no período de Pede-se: Contabilize todos os processos envolvidos da operação. Questão 9 (ENADE 2009): A empresa Floresta S.A. possui 5% do capital social da empresa Araucária, cujo investimento é avaliado pelo método de custo, e 100% do capital social da empresa Ipê. Observe as informações das empresas investidas, a seguir: Araucária Ipê Patrimônio Líquido Inicial Lucro Líquido do Período Dividendos Distribuídos no Período No período não ocorreram outras alterações no Patrimônio Líquido das empresas investidas. Em relação à variação nos saldos dos investimentos na investidora Floresta S.A., o que é CORRETO afirmar? A) Houve um aumento de R$ 250,00 e R$ 3.000,00, respectivamente, nos saldos dos investimentos em Araucária e Ipê. B) Houve um aumento de R$ 250,00 no saldo do investimento em Araucária. C) Houve um aumento de R$ 3.000,00 no saldo do investimento em Ipê. D) Houve um aumento de R$ 450,00 e R$ 5.000,00, respectivamente, nos saldos dos investimentos em Araucária e Ipê. E) Houve uma redução de R$ 200,00 no saldo do investimento em Araucária. Referencia Bibliográfica ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti Contabilidade Avançada Textos, Exemplos e Exercícios Resolvidos 3 ed VISCECONTI, Pulo Eduardo Valchez; NEVES, Silvério. Contabilidade Avançada. 17 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

CPC 18 INVESTIMENTO EM CONTROLADA E COLIGADA. Prof. Mauricio Pocopetz

CPC 18 INVESTIMENTO EM CONTROLADA E COLIGADA. Prof. Mauricio Pocopetz CPC 18 INVESTIMENTO EM CONTROLADA E COLIGADA Prof. Mauricio Pocopetz OBJETIVOS O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer: a contabilização de investimentos em coligadas e em controladas; e definir

Leia mais

Método de Equivalência Patrimonial (MEP)

Método de Equivalência Patrimonial (MEP) Método de Equivalência Patrimonial (MEP) EAC 0481 Contabilidade Intermediária II 1 MEP Como pode ser a participação, por meio de instrumentos patrimoniais, de uma entidade em outra? Investimento em controlada;

Leia mais

CONTABILIDADE AVANÇADA. Avaliação de Investimentos em Participações Societárias

CONTABILIDADE AVANÇADA. Avaliação de Investimentos em Participações Societárias CONTABILIDADE AVANÇADA Avaliação de Investimentos em Participações Societárias INTRODUÇÃO Considera-se Participações Societárias quando uma sociedade (Investidora) vem à aplicar recursos na aquisição de

Leia mais

Contabilidade Avançada. Prof. Esp. Geovane Camilo dos Santos Mestrando em Contabilidade e Controladoria UFU

Contabilidade Avançada. Prof. Esp. Geovane Camilo dos Santos Mestrando em Contabilidade e Controladoria UFU Contabilidade Avançada Prof. Esp. Geovane Camilo dos Santos Mestrando em Contabilidade e Controladoria UFU E-mail: geovane_camilo@yahoo.com.br Questões Sala de aula Avaliação de Investimentos 1. Quais

Leia mais

Coligadas, Controladas e Método da Equivalência Patrimonial (MEP)

Coligadas, Controladas e Método da Equivalência Patrimonial (MEP) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍCAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE AVANÇADA Coligadas, Controladas e Método da Equivalência Patrimonial (MEP)

Leia mais

FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Rua Professor Pedreira de Freitas, 401/415 Fone: Tatuapé

FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Rua Professor Pedreira de Freitas, 401/415 Fone: Tatuapé de Oliveira 1.(Analista de Gestão Corporativa-Contabilidade-Empresa de Pesquisa Energética-2010-Cesgranrio) Considere a operação a seguir. A Cia. Ordem e Progresso, após a apuração do seu resultado, efetuou

Leia mais

FICHA MÉTODO DE EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL

FICHA MÉTODO DE EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Societária 2 Profª.: Márcia Tavares Monitores: Caio Lidington, Carlos

Leia mais

Avaliação de Investimentos

Avaliação de Investimentos Avaliação de Investimentos 1) A Cia. Investidora adquiriu por $ 72.000, em 31-12-1, 60% das ações da Cia. Investida, cujo patrimônio líquido nessa data era de $ 120.000. Em 31-12-2, a Cia. Investida apurou

Leia mais

CONTABILIDADE AVANÇADA. Ágio e Ganho na Aquisição de Investimento

CONTABILIDADE AVANÇADA. Ágio e Ganho na Aquisição de Investimento CONTABILIDADE AVANÇADA Ágio e Ganho na Aquisição de Investimento INTRODUÇÃO Ágio e Ganho em Compra Vantajosa: são apurados em investimento pelo método de equivalência patrimonial. representam excesso ou

Leia mais

EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL

EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL 1 de 8 31/01/2015 15:02 EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL Tamanho do Texto + tamanho do texto - A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente

Leia mais

Combinação de Negócios

Combinação de Negócios PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 15 (R1) Combinação de Negócios Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IFRS 3 (IASB BV 2011) Combinação de negócios A B A + B A partir de que data? + A B Uma transação

Leia mais

Unidade I CONTABILIDADE AVANÇADA. Prof. Walter Dominas

Unidade I CONTABILIDADE AVANÇADA. Prof. Walter Dominas Unidade I CONTABILIDADE AVANÇADA Prof. Walter Dominas Consolidação das demonstrações contábeis A Consolidação das Demonstrações Contábeis é uma técnica que permite conhecer a posição financeira de um grupo

Leia mais

Curso Consolidação das Demonstrações Contábeis

Curso Consolidação das Demonstrações Contábeis Curso Consolidação das Demonstrações Contábeis Profa. Márcia Ferreira Neves Tavares, Doutora em Ciências Contábeis. Profa. de Ciências Contábeis da UFPE e sócia da Ferreira & Associados Auditores Independentes.

Leia mais

EXERCÍCIO DE REVISÃO. 03. (FCC/TRT/2012) Considere as seguintes operações realizadas pela Cia. Compra Tudo:

EXERCÍCIO DE REVISÃO. 03. (FCC/TRT/2012) Considere as seguintes operações realizadas pela Cia. Compra Tudo: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS DISCIPLINA: CONTABILIDADE SOCIETÁRIA 2 PROFA: MÁRCIA TAVARES MONITORES: CAIO LIDINGTON,

Leia mais

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 28 Investments in Associates

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 28 Investments in Associates Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 28 Investments in Associates Situação: PARCIALMENTE DIVERGENTE. 1. Introdução O IAS 28 Investments in Associates é aplçicado ao registro de investimentos

Leia mais

Análise das Demonstrações Contábeis de Empresas

Análise das Demonstrações Contábeis de Empresas Análise das Demonstrações Contábeis de Empresas Luciano Henrique Oliveira NOTA DE ATUALIZAÇÃO ABORDANDO AS MODIFICAÇÕES INSERIDAS PELA MEDIDA PROVISÓRIA 449/2008 PÁGS. 77/78 e 80: O Balanço Patrimonial

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 27 (IASB - BV 2012) Índice Item OBJETIVO 1 ALCANCE

Leia mais

ANEXO II DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO ANEXO 9-1-II DA INSTRUÇÃO CVM Nº. 481/ (R$) ,02

ANEXO II DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO ANEXO 9-1-II DA INSTRUÇÃO CVM Nº. 481/ (R$) ,02 ANEXO II DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO ANEXO 9-1-II DA INSTRUÇÃO CVM Nº. 481/2009 1. Informar o lucro líquido do exercício. 937.418.802,02 2. Informar o montante global e o valor por ação dos dividendos,

Leia mais

Contabilidade Geral Lista 06 Exercícios

Contabilidade Geral Lista 06 Exercícios 1 Contabilidade Geral Lista 06 Exercícios 1. (CESPE - PREVIC - ANALISTA CONTÁBIL 2011) Quando há previsão no estatuto de determinada companhia para a participação dos empregados no lucro apurado, essa

Leia mais

Contabilidade Avançada

Contabilidade Avançada Contabilidade Avançada Aula 6 Investimentos: Método da Equivalência Patrimonial Contabilidade Avançada 1 Ágio ou Deságio Ocorre quando a investidora adquire um investimento, que será avaliado pelo Método

Leia mais

1. (adaptado do ENADE 2009) Em 31/12/X8, os balanços individuais das companhias Controladora e Controlada apresentavam os seguintes valores:

1. (adaptado do ENADE 2009) Em 31/12/X8, os balanços individuais das companhias Controladora e Controlada apresentavam os seguintes valores: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Societária 2 Profª.: Márcia

Leia mais

Conteúdo Programático Contabilidade Geral Básica - CGB [2ª Edição]

Conteúdo Programático Contabilidade Geral Básica - CGB [2ª Edição] Conteúdo Programático Contabilidade Geral Básica - CGB [2ª Edição] CAPÍTULO I. Introdução ao Curso de Contabilidade Introdução ao Curso de Contabilidade 1. Contabilidade. 2. Contabiliza.se o quê. 3. O

Leia mais

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E) 01- FCC 2014 A Cia. Investidora adquiriu 90% das ações da Cia. Gama por R$ 5.000.000,00. Na data da aquisição, o Patrimônio Líquido da Cia. Gama era de R$ 3.500.000,00 e o valor justo líquido dos ativos

Leia mais

TCU - Aula 03 C. Geral III

TCU - Aula 03 C. Geral III Sumário 1 TC RO Contador CESPE 2013 - Questão 051 Critérios de avaliação de ativos... 2 2 TC RO Contador CESPE 2013 - Questão 052 Critérios de Avaliação de Ativos... 2 3 TC RO Contador CESPE 2013 - Questão

Leia mais

Combinação de Negócios CPC 15 (R1)/IFRS 3

Combinação de Negócios CPC 15 (R1)/IFRS 3 Combinação de Negócios CPC 15 (R1)/IFRS 3 EAC 0481 Contabilidade Intermediária II 1 Combinação de Negócios Definição Combinação de negócios é uma operação ou outro evento por meio do qual um adquirente

Leia mais

Contabilidade Intermediária II Professores Ariovaldo dos Santos e Bruno Salotti Equivalência Patrimonial. (Investida vendendo para Investidora)

Contabilidade Intermediária II Professores Ariovaldo dos Santos e Bruno Salotti Equivalência Patrimonial. (Investida vendendo para Investidora) Contabilidade Intermediária II Professores Ariovaldo dos Santos e Bruno Salotti Equivalência Patrimonial Questão 1 A Cia. A possui 30% de participação na investida B avaliada no balanço da investidora

Leia mais

DESTINAÇÃO DOS LUCROS

DESTINAÇÃO DOS LUCROS FEA / USP Departamento de Contabilidade e Atuária EAC-106 Contabilidade Introdutória DESTINAÇÃO DOS LUCROS Prof. Fernando Dal-Ri Murcia 1 Patrimônio Líquido Ativos Passivos = Patrimônio Líquido Patrimônio

Leia mais

Odebrecht Serviços e Participações S.A. Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2009

Odebrecht Serviços e Participações S.A. Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2009 Odebrecht Serviços e Participações S.A. Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2009 Balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2009 Em milhares de reais Ativo Passivo e patrimônio líquido Não circulante

Leia mais

Contabilidade Societária

Contabilidade Societária Contabilidade Societária Investimentos em outras Empresas Cenários MBA em Contabilidade e Auditoria Pouca/Nenhuma Influência Influência Significativa Controle Conjunto Controle Prof. Léo Lincoln Valor

Leia mais

ANEXO II DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO ANEXO 9-1-II DA INSTRUÇÃO CVM Nº. 481/ (R$) ,29

ANEXO II DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO ANEXO 9-1-II DA INSTRUÇÃO CVM Nº. 481/ (R$) ,29 ANEXO II DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO ANEXO 9-1-II DA INSTRUÇÃO CVM Nº. 481/2009 1. Informar o lucro líquido do exercício. (R$) 864.940.364,29 2. Informar o montante global e o valor por ação dos dividendos,

Leia mais

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 31 Interests in Joint Ventures

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 31 Interests in Joint Ventures Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 31 Interests in Joint Ventures Situação: PARCIALMENTE CONVERGENTE 1. Introdução O IAS 31 Interests in Joint Ventures trata da contabilização das

Leia mais

Proposta de destinação do lucro líquido do exercício de 2009 (conforme Anexo 9-1-II da ICVM 481/2009)

Proposta de destinação do lucro líquido do exercício de 2009 (conforme Anexo 9-1-II da ICVM 481/2009) Proposta de destinação do lucro líquido do exercício de 2009 (conforme Anexo 9-1-II da ICVM 481/2009) Apesar de, no exercício de 2009, a Braskem S.A. ( Companhia ) ter apurado um lucro líquido (R$ 917.228

Leia mais

Profa. Divane Silva. Unidade I CONTABILIDADE SOCIETÁRIA

Profa. Divane Silva. Unidade I CONTABILIDADE SOCIETÁRIA Profa. Divane Silva Unidade I CONTABILIDADE SOCIETÁRIA Objetivos Gerais Capacitar os estudantes a adquirir conhecimentos necessários para o desenvolvimento das seguintes competências: Enfatizar a consciência

Leia mais

DMPL. Professora Yasmin F. S. Fernandes DMPL DEMONSTRAÇÕES DAS MUTAÇÕES DO P.L. CONCEITO

DMPL. Professora Yasmin F. S. Fernandes DMPL DEMONSTRAÇÕES DAS MUTAÇÕES DO P.L. CONCEITO DMPL Professora Yasmin F. S. Fernandes CONCEITO A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é um relatório contábil que visa a evidenciar as variações ocorridas em todas as contas que compõem

Leia mais

2. No Balanço Patrimonial Consolidado, o Ativo Circulante será em R$:

2. No Balanço Patrimonial Consolidado, o Ativo Circulante será em R$: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Societária 2 Profª.: Márcia

Leia mais

IFRS para PMEs: Seção 09 Demonstrações Consolidadas e Separadas

IFRS para PMEs: Seção 09 Demonstrações Consolidadas e Separadas Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

Segmento(s): (Caso o Normativo Interno seja aplicado a uma unidade menor que a estrutura acima)

Segmento(s): (Caso o Normativo Interno seja aplicado a uma unidade menor que a estrutura acima) Aplicável a: Grupo(s) de negócio(s): ( X ) Todo Conglomerado (Não preencher as demais) ( ) VP Operações ( ) VP Finanças ( ) Auditoria Interna ( ) VP Riscos & Crédito ( ) Recursos Humanos Segmento(s): (Caso

Leia mais

EXERCICIOS SOBRE DFC. As demonstrações contábeis da Empresa Cosmos, sociedade anônima de capital aberto, em X2, eram os seguintes:

EXERCICIOS SOBRE DFC. As demonstrações contábeis da Empresa Cosmos, sociedade anônima de capital aberto, em X2, eram os seguintes: EXERCICIOS SOBRE DFC As demonstrações contábeis da Empresa Cosmos, sociedade anônima de capital aberto, em 31.12.X2, eram os seguintes: ATIVO X1 X2 PASSIVO X1 X2 Disponível 3.000 1.500 Fornecedores 54.000

Leia mais

Comentários da prova SEFAZ-PE Disciplina: Contabilidade Geral Professor: Feliphe Araújo

Comentários da prova SEFAZ-PE Disciplina: Contabilidade Geral Professor: Feliphe Araújo Disciplina: Professor: Feliphe Araújo Olá amigos, Comentários da prova SEFAZ-PE ANÁLISE DA PROVA DE CONTABILIDADE GERAL - SEFAZ-PE Trago para vocês os comentários da prova da SEFAZ-PE realizado no último

Leia mais

Normas Brasileiras de Contabilidade NBC T IT.01 -Interpretação Técnica NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

Normas Brasileiras de Contabilidade NBC T IT.01 -Interpretação Técnica NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE INTERPRETAÇÃO TÉCNICA NBC T 10.8 IT.01 ENTIDADES COOPERATIVAS Esta Interpretação Técnica (IT) visa esclarecer critérios e procedimentos específicos de avaliação, de

Leia mais

Patrimônio Líquido. Valor Patrimonial da Ação x Preço da Ação. Ativo Passivo Capital dos Sócios Capital Próprio BALANÇO PATRIMONIAL PASSIVO

Patrimônio Líquido. Valor Patrimonial da Ação x Preço da Ação. Ativo Passivo Capital dos Sócios Capital Próprio BALANÇO PATRIMONIAL PASSIVO Patrimônio Líquido Patrimônio Líquido Ativo Passivo Capital dos Sócios Capital Próprio BALANÇO PATRIMONIAL PASSIVO ATIVO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Valor Patrimonial da Ação x Preço da Ação Constituição do PL

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR)

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) Page 1 of 6 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) Até 31.12.2007, a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) era obrigatória para as companhias abertas e para as companhias

Leia mais

Conteúdo: Critérios de classificação dos elementos patrimoniais. Critérios de avaliação.

Conteúdo: Critérios de classificação dos elementos patrimoniais. Critérios de avaliação. Módulo 4 Egbert 1 Conteúdo: Critérios de classificação dos elementos patrimoniais. Critérios de avaliação. 2 1. Balanço patrimonial CLASSIFICAÇÃO CRITÉRIOS AVALIAÇÃO 3 ATIVO Antes da Lei 11.638/07 PASSIVO

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 18. Investimento em Coligada e em Controlada

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 18. Investimento em Coligada e em Controlada COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 18 Investimento em Coligada e em Controlada Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 28 Índice ALCANCE 1 Item DEFINIÇÕES 2

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR)

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) 1 de 8 31/01/2015 14:50 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) Até 31.12.2007, a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) era obrigatória para as companhias abertas e

Leia mais

CURSO AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS PELO MEP

CURSO AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS PELO MEP CURSO AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS PELO MEP Objetivo Oferecer aos profissionais uma visão abrangente e prática acerca da avaliação de investimento em participações societárias, por meio do MEP. Sumário Conceito

Leia mais

POLÍTICA PARA PROPOSTA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

POLÍTICA PARA PROPOSTA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA PARA PROPOSTA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS PELO TEXT_SP 7478196v1 6947/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVOS... 3 2. DIRETRIZES... 3 3. POLÍTICA PARA PROPOSTA DE DIVIDENDOS COMPLEMENTARES... 3 4. DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Contabilidade Introdutória

Contabilidade Introdutória Contabilidade Introdutória Profa. Mara Jane Contrera Malacrida 1 Ö : Parte residual do patrimônio Riqueza líquida da empresa PL = Ativo Passivo Evidencia os recursos dos proprietários aplicados no empreendimento

Leia mais

Relatório da Administração Engetec Participações em Engenharia e Construção S.A.

Relatório da Administração Engetec Participações em Engenharia e Construção S.A. Relatório da Administração Engetec Participações em Engenharia e Construção S.A. Senhores Acionistas, Em cumprimento as disposições estatuárias, submetemos a apreciação de V.Sas. o relatório anual da administração

Leia mais

Goodwill, mais valia de ativos, menos valia de ativos e Ganho por compra vantajosa

Goodwill, mais valia de ativos, menos valia de ativos e Ganho por compra vantajosa Goodwill, mais valia de ativos, menos valia de ativos e Ganho por compra vantajosa Universidade Federal de Pernambuco Disciplina: Contabilidade Societária 2 Profa. Márcia Ferreira E- mail: marcia@ferreiraauditores.com.br

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: CONTABILIDADE AVANÇADA PROFESSOR: KAMILLE

Leia mais

DURATEX S.A. CNPJ / Companhia Aberta NIRE

DURATEX S.A. CNPJ / Companhia Aberta NIRE DURATEX S.A. CNPJ. 97.837.181/0001-47 Companhia Aberta NIRE 35300154410 POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS (aprovada na RCA de 28.05.2012 e alterada nas RCAs de 11.09.2013, 28.10.2013, 02.06.2014,

Leia mais

Relatório da Administração QGMI Construção S.A.

Relatório da Administração QGMI Construção S.A. Relatório da Administração QGMI Construção S.A. Senhores Acionistas, Em cumprimento às disposições estatuárias, submetemos a apreciação de V.Sas. o relatório anual da administração e as demonstrações financeiras

Leia mais

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 4

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 4 Exercício Nº 4 1 Exercício Nº 4 Lançamentos (legislação atual) Contas do Balanço Patrimonial Caixa Contas a Pagar Capital 10.000 16.800 (2) 30.000 32.000 (1) 22.000 30.000 15.200 32.000 Terrenos Imp. Renda

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ICPC 07. Distribuição de Lucros In Natura

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ICPC 07. Distribuição de Lucros In Natura COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ICPC 07 Distribuição de Lucros In Natura Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IFRIC 17 Índice REFERÊNCIAS Item ANTECEDENTES 1 2

Leia mais

IMIGRANTES COMPANHIA SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S.A.

IMIGRANTES COMPANHIA SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S.A. IMIGRANTES COMPANHIA SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S.A. NOTAS EXPLICATIVAS ÀS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS INTERMEDIÁRIAS PARA O TRIMESTRE FINDO EM 30 DE SETEMBRO DE 2014 (Em milhares de reais - R$,

Leia mais

Noções sobre balanço patrimonial. Profa. Daciane de Oliveira Silva

Noções sobre balanço patrimonial. Profa. Daciane de Oliveira Silva Noções sobre balanço patrimonial Profa. Daciane de Oliveira Silva Estática patrimonial: o balanço O balanço patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, por meio do qual podemos apurar

Leia mais

Balanço Patrimonial consolidado Cia Camilo e Santos S.A e Cia Silva e Silva S.A 31/3/2016 Em R$ Controladora Cia Camilo e Santos S.

Balanço Patrimonial consolidado Cia Camilo e Santos S.A e Cia Silva e Silva S.A 31/3/2016 Em R$ Controladora Cia Camilo e Santos S. O balanço em sequência apresenta a posição final de duas entidades, na data do dia. Cia R$ 200,000,00 Fornecedores - Terceiros R$ 450,000,00 Clientes - Terceiros R$ 150,000,00 R$ 200,000,00 R$ 400,000,00

Leia mais

BR HOME CENTERS S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº / NIRE nº

BR HOME CENTERS S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº / NIRE nº BR HOME CENTERS S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº 11.102.250/0001-59 NIRE nº 52300013836 COMPANHIA ABERTA PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA (AGO) DE 28 DE ABRIL DE 2017 Prezados Senhores,

Leia mais

Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo

Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. MÓDULO DE QUESTÕES DE CONTABILIDADE

Leia mais

Contabilidade Avançada

Contabilidade Avançada Contabilidade Avançada Professor conteudista: Walter Rodrigues Dominas Sumário Contabilidade Avançada Unidade I 1. INTRODUÇÃO...1 1.1 Legislação e pronunciamentos... 1.2 Técnicas de consolidação...9 1.3

Leia mais

ESTUDO DE CASO. Os Novos Ajustes da Lei

ESTUDO DE CASO. Os Novos Ajustes da Lei ESTUDO DE CASO Os Novos Ajustes da Lei 11.638 Os Novos Ajustes da Lei 11.638 As demonstrações financeiras foram elaboradas com base nas práticas contábeis adotadas no Brasil e normas da Comissão de Valores

Leia mais

POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS

POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS TEXT_SP 7478196v1 6947/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVOS... 3 2. DIRETRIZES... 3 3. ATUAL POLÍTICA DE DIVIDENDOS COMPLEMENTARES... 3 4. DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS INTERCALARES/INTERMEDIÁRIOS... 4 5. CONCEITOS...

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS-AMBEV Versão : 1. Composição do Capital 1

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS-AMBEV Versão : 1. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 3 Balanço Patrimonial Passivo 5 Demonstração do Resultado 8 Demonstração do Resultado Abrangente

Leia mais

FUCAPE Business School Exercícios de múltipla escolha CPCs

FUCAPE Business School Exercícios de múltipla escolha CPCs FUCAPE Business School Exercícios de múltipla escolha CPCs Instruções: - responda apenas 10 perguntas desta lista. A folha com as respostas entrega deverá ser realizada ao início do próximo encontro (21

Leia mais

Profa. Divane Silva. Unidade II CONTABILIDADE SOCIETÁRIA

Profa. Divane Silva. Unidade II CONTABILIDADE SOCIETÁRIA Profa. Divane Silva Unidade II CONTABILIDADE SOCIETÁRIA A disciplina está dividida em 04 Unidades: Unidade I 1. Avaliação de Investimentos Permanentes Unidade II 2. A Técnica da Equivalência Patrimonial

Leia mais

DESTINAÇÃO DOS LUCROS: PL E DMPL

DESTINAÇÃO DOS LUCROS: PL E DMPL DESTINAÇÃO DOS LUCROS: PL E DMPL (cap 4) Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP 1 SITUAÇÃO ECONÔMICA Lucro - todo lucro obtido pela empresa pertence

Leia mais

Alterações da Legislação das Sociedades Anônimas

Alterações da Legislação das Sociedades Anônimas Alterações da Legislação das Sociedades Anônimas Mudanças contábeis, fiscais e societárias da Lei 11.638/07 São Paulo Rio de Janeiro Belo Horizonte Curitiba Brasília Agenda Introdução Sociedades de Grande

Leia mais

Tópicos - Concentrações de actividades empresariais Método de Equivalência Patrimonial (Introdução à) Consolidação de Contas

Tópicos - Concentrações de actividades empresariais Método de Equivalência Patrimonial (Introdução à) Consolidação de Contas Tópicos - Concentrações de actividades empresariais Método de Equivalência Patrimonial (Introdução à) Consolidação de Contas NCRF14 Concentrações de actividades empresariais Definições ( 9) Concentração

Leia mais

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS ESTRUTURA PATRIMONIAL Patrimônio = Bens + Direitos ( ) Obrigações SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) Ativo ( ) Passivo = Situação Líquida (Patrimônio Líquido) FLUXO DE RECURSOS ATIVO Aplicação dos Recursos

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ LOJAS AMERICANAS SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ LOJAS AMERICANAS SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2 Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 2 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 6 Demonstração do Fluxo de Caixa 7 Demonstração das Mutações

Leia mais

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS (EAC0549) Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 1 Atuação do Contador Administração

Leia mais

FG Holding International S.A.

FG Holding International S.A. 31 de dezembro de 2011 Balanços patrimoniais 31.12.11 31.12.11 ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa (Nota 4) 5.000 TOTAL DO CIRCULANTE 5.000 TOTAL DO CIRCULANTE NÃO CIRCULANTE

Leia mais

Empreendimentos Pague Menos S.A. CNPJ/MF nº / NIRE: Companhia Aberta PROPOSTA DE DESTINAÇÃO DO RESULTADO

Empreendimentos Pague Menos S.A. CNPJ/MF nº / NIRE: Companhia Aberta PROPOSTA DE DESTINAÇÃO DO RESULTADO Empreendimentos Pague Menos S.A. CNPJ/MF nº 06.626.253/0001-51 NIRE: 23300020073 Companhia Aberta PROPOSTA DE DESTINAÇÃO DO RESULTADO Fortaleza, 27 de Março de 2013. Senhores Acionistas, Em atendimento

Leia mais

1 - CÓDIGO CVM 2 - DENOMINAÇÃO SOCIAL 3 - CNPJ CAROACI PARTICIPAÇÕES S.A / CEP 4 - MUNICÍPIO 5 - UF

1 - CÓDIGO CVM 2 - DENOMINAÇÃO SOCIAL 3 - CNPJ CAROACI PARTICIPAÇÕES S.A / CEP 4 - MUNICÍPIO 5 - UF ITR - INFORMAÇÕES TRIMESTRAIS Data-Base - 3/9/21 O REGISTRO NA CVM NÃO IMPLICA QUALQUER APRECIAÇÃO SOBRE A COMPANHIA, SENDO OS SEUS ADMINISTRADORES RESPONSÁVEIS PELA VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS.

Leia mais

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de setembro de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes

Leia mais

BAUMER S.A. Mogi Mirim - SP NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE JUNHO 2012 E 2011.

BAUMER S.A. Mogi Mirim - SP NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE JUNHO 2012 E 2011. 1 (Em milhares de reais, exceto quando indicado de outra forma) BAUMER S.A. Mogi Mirim - SP NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE JUNHO 2012 E 2011. NOTA 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Baumer

Leia mais

CPC 26 Apresentações de Demonstrações Contábeis-Balanço

CPC 26 Apresentações de Demonstrações Contábeis-Balanço CPC CPC 26 Apresentações de Demonstrações Contábeis-Balanço Este Pronunciamento Técnico não prescreve a ordem ou o formato que deva ser utilizado na apresentação das contas do balanço patrimonial, mas

Leia mais

Oficina Técnica. Demonstração de Resultados do Exercício, Demonstração de Resultado Abrangente e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Oficina Técnica. Demonstração de Resultados do Exercício, Demonstração de Resultado Abrangente e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1 de 5 31/01/2015 15:30 Tamanho do Texto + tamanho do texto - NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS A publicação de Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras está prevista no 4º do artigo

Leia mais

Pede-se: Efetuar os lançamentos no livro diário e no livro razão, encerrando as contas de resultado.

Pede-se: Efetuar os lançamentos no livro diário e no livro razão, encerrando as contas de resultado. CONTABILIDADE BÁSICA I 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS UNIDADE IV VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO 1) A seguir estão mencionadas as transações da Empresa Petrópolis Ltda., organizada em 1º de dezembro de 2015: 01

Leia mais

c) Pressupõe-se que a empresa esteja atrasando um tipo de obrigação. Qual seria, mais provavelmente?

c) Pressupõe-se que a empresa esteja atrasando um tipo de obrigação. Qual seria, mais provavelmente? 1-Estruture o Balanço Patrimonial da Cia Alfa com os dados a seguir (em $ milhões - empresa comercial): (não há problema se sobrarem linhas...) Caixa 100; Ações de Outras Companhias 1.000; Fornecedores

Leia mais

Faculdades Integradas de Taquara

Faculdades Integradas de Taquara IX DESAFIO CULTURAL DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS- 2016 Questões de Planejamento Tributário Prof. Oscar Scherer Questão nº 01 A constituição de Fundos de Investimentos Mobiliário é uma alternativa interessante

Leia mais

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I CONTABILIDADE

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Unidade I CONTABILIDADE Objetivos Conhecer o papel da contabilidade. Conhecer aspectos legais da contabilidade. Conhecer aspectos técnicos de contabilidade. Conhecer as mudanças recentes

Leia mais

DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO. - Exercício Srs. Acionistas,

DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO. - Exercício Srs. Acionistas, DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO - Exercício 2012 Srs. Acionistas, Consoante as disposições da Lei 6.404, de 15.12.1976, e o Estatuto do Banco, apresento à deliberação desta Assembleia a destinação do Lucro

Leia mais

Principais Impactos dos Novos IFRS na Indústria de Real Estate. Apresentação APIMEC 27/03/2014

Principais Impactos dos Novos IFRS na Indústria de Real Estate. Apresentação APIMEC 27/03/2014 Principais Impactos dos Novos IFRS na Indústria de Real Estate Apresentação APIMEC 27/03/2014 Agenda Novos pronunciamentos contábeis em 2013 e seus impactos para a indústria de Real Estate Pronunciamentos

Leia mais

Yara Brasil Agronegócios Ltda. Laudo de Avaliação do Patrimônio Líquido Contábil Ajustado a Valor de Mercado em 31 de maio de 2007

Yara Brasil Agronegócios Ltda. Laudo de Avaliação do Patrimônio Líquido Contábil Ajustado a Valor de Mercado em 31 de maio de 2007 Yara Brasil Agronegócios Ltda. Laudo de Avaliação do Patrimônio Líquido Contábil Ajustado a Valor de Mercado em 31 de maio de 2007 Laudo de Avaliação do Patrimônio Líquido Contábil Ajustado a Valor de

Leia mais

Exercício 1 Reservas de Lucros

Exercício 1 Reservas de Lucros Exercício 1 s de Lucros Baseado na DRE ao lado e no saldo atual das contas do PL, faça a contabilização da destinação do lucro do exercício conforme os seguintes critérios: Legal: 5% do lucro líquido,

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS REVISÃO CPC Nº. 1 DE PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS E ORIENTAÇÃO TÉCNICA

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS REVISÃO CPC Nº. 1 DE PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS E ORIENTAÇÃO TÉCNICA COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS REVISÃO CPC Nº. 1 DE PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS E ORIENTAÇÃO TÉCNICA 1. Pronunciamento Técnico CPC 02 - Efeitos das Mudanças de Taxas de Câmbio e Conversão das Demonstrações

Leia mais

Prova Comentada de Contabilidade Geral Técnico Judiciário - Contabilidade

Prova Comentada de Contabilidade Geral Técnico Judiciário - Contabilidade Prova Comentada de Contabilidade Geral Técnico Judiciário - Contabilidade Contabilidade Geral p/ TRT-MG Pessoal, a seguir comentamos as questões referentes ao cargo de Técnico Judiciário do TRT-MG. Tomei

Leia mais

Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de

Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de setembro de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes

Leia mais

Fundamentos Decifrados de Contabilidade. 1 Ativo Definição Reconhecimento Mensuração... 4

Fundamentos Decifrados de Contabilidade. 1 Ativo Definição Reconhecimento Mensuração... 4 1 Ativo... 1 1.1 Definição... 1 1.2 Reconhecimento... 3 1.3 Mensuração... 4 1 Ativo 1.1 Definição Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que

Leia mais

Apresentação 3. Agenda. 1. Análise de Alguns Critérios de Avaliação

Apresentação 3. Agenda. 1. Análise de Alguns Critérios de Avaliação Extensão em Gestão Tributária: Contabilidade Empresarial/Societária Apresentação 3 Prof. Dr. Jorge Andrade Costa Agenda 1. Análise de Alguns Critérios de Avaliação 1.1 Aplicações em Títulos e Valores Mobiliários(TVM).

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ AMBEV S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ AMBEV S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 3 Balanço Patrimonial Passivo 5 Demonstração do Resultado 8 Demonstração do Resultado Abrangente

Leia mais

NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Antônio Carlos Palácios Vice Presidente Técnico CRCRS O tema no contexto da CONVERGÊNCIA das Normas Contábeis A CRONOLOGIA DA CONVERGÊNCIA

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 108 horas/aula TEORIA: 108 PRÁTICA: 00

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 108 horas/aula TEORIA: 108 PRÁTICA: 00 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Contabilidade Avançada PROFESSOR: Diego

Leia mais

Goodwill Contábil x Goodwill. I Workshop em Contabilidade e Tributação

Goodwill Contábil x Goodwill. I Workshop em Contabilidade e Tributação Goodwill Contábil x Goodwill Fiscal: Casamento ou Divórcio? I Workshop em Contabilidade e Tributação 18 e 19/11/2015 Prof. Jorge Vieira Goodwill e Ganho por Compra Vantajosa: Reconhecimento e mensuração

Leia mais

CURSO DE CONSOLIDAÇÃO DE BALANÇOS

CURSO DE CONSOLIDAÇÃO DE BALANÇOS CURSO DE CONSOLIDAÇÃO DE BALANÇOS Pauta Apresentação Desenvolvimento Conclusões Prof. Eric Barreto 2 Prof. Eric Barreto Doutorando, Mestre e Graduado em Ciências Contábeis pela FEA-USP, é professor do

Leia mais

Conta Classificação Registra Natureza do saldo caixa ativo circulante dinheiro e cheques no estabelecimento da devedora

Conta Classificação Registra Natureza do saldo caixa ativo circulante dinheiro e cheques no estabelecimento da devedora 1 Conta Classificação Registra Natureza do saldo caixa dinheiro e cheques no estabelecimento da bancos conta saldos das contas bancárias que a movimento movimenta clientes valores a receber dos clientes

Leia mais