XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática Inovar a prática valorizando o Professor

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática Inovar a prática valorizando o Professor"

Transcrição

1 Inovar a prática valorizando o Professor A PSICOLOGIA COGNTIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Marcus Vinicius de Azevedo Basso Universidade Federal do Rio Grande do Sul mbasso@ufrgs.br Resumo: Que lugar a Psicologia Cognitiva têm ocupado na formação inicial dos professores de Matemática? Partindo dessa questão/reflexão, serão discutidos aspectos relacionados com possibilidade de contribuição de estudos sobre Psicologia Cognitiva na formação inicial de professores de Matemática. Palavras-chave: Formação inicial, Licenciatura em Matemática, Psicologia Cognitiva 1. Questões iniciais O tema da mesa redonda Desafios para a Educação Matemática em Psicologia Cognitiva, por sua amplitude, suscita diversas possibilidades de abordagem. Ao pensar sobre o que falaria, me ocorreu apresentar resultados de estudos recentes de mestres e doutores do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, ambos da UFRGS. Também pensei em apresentar dados obtidos em pesquisa de orientação piagetiana realizada no ano de 2003 e os obtidos em recente replicação parcial daquele estudo. Por outro lado, atuando na Coordenação dos Cursos de Matemática da UFRGS e, em especial, nos Cursos de Licenciatura, não há como deixar de considerar as recentes alterações apresentadas nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura e o impacto do aumento de 400 horas na formação inicial dos professores. Assim, pensando em possíveis impactos na formação inicial de professores de Matemática e no tema dessa mesa redonda que me coloquei as seguintes questões, as quais compartilho nesse texto: - Que lugar a Psicologia Cognitiva têm ocupado na formação inicial dos professores de Matemática?

2 - As aprendizagens sobre Psicologia Cognitiva construídas na formação inicial, se refletem na atuação dos licenciandos em suas práticas, em seus estágios supervisionados, nas ações realizadas pelo PIBID? - As aprendizagens sobre Psicologia Cognitiva construídas na formação inicial se refletem na atuação dos egressos dos Cursos de Licenciatura? Outras tantas questões poderiam ser formuladas e, em se tratando de formação inicial de professores, não se considera que estas têm primazia sobre outras reflexões igualmente importantes. Porém, as considero altamente relevantes. Destaco que essas questões e reflexões, nesse momento, estão circunscritas especificamente à formação dos licenciandos em Matemática dos Cursos da UFRGS. Destaco também, que se tratam de reflexões iniciais de projeto de pesquisa embrionário. No entanto, isso não nos impede de compartilharmos possíveis congruências ou divergências a partir de nossas variadas formações e do olhar sobre nossos Cursos e Instituições. 2. Por que Psicologia Cognitiva na formação inicial? Um aspecto a ser levado em consideração no processo de formação inicial de professores de Matemática é o de criar possibilidades para que o futuro professor tenha acesso a conhecimentos de teorias de aprendizagem e de cognição, sabendo adequá-las a conteúdos específicos de matemática. Por quê? Ora, dentre as muitas variáveis com as quais os professores lidam em suas salas de aulas, uma delas, espera-se, é a de compreender o raciocínio de um estudante durante a resolução de um problema, por exemplo. Ou ainda, durante uma discussão sobre um conceito matemático, realizar uma escuta que permita interpretar as diferentes concepções dos estudantes, sejam elas corretas ou não. Mas saber ouvir e interpretar as vozes dos estudantes, a partir da contribuição das pesquisas sobre Psicologia Cognitiva, é apenas um dos aspectos relevantes no ofício diário de um professor de Matemática. Podemos agregar também o de oferecer suporte teórico para sejam criadas e colocadas em prática propostas de ensino que, sendo desafiadoras, se adequem aos processos de desenvolvimentos e de aprendizagem dos estudantes. Então, espera-se que, além de apresentar um consistente domínio de conteúdos matemáticos, constituindo a prova dessa exigência o número de horas dedicadas para esse

3 fim nos Currículo atuais de Licenciatura, ainda se espera que o professor seja capaz de compreender como pensam seus alunos? Sim, exatamente. Mas como? 3. A Psicologia Cognitiva na Licenciatura em Matemática da UFRGS O atual Plano Pedagógico dos Cursos de Licenciatura em Matemática da UFRGS (IM-UFRGS, 2004), em consonância com as exigências estabelecidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS em sua Resolução 04/2004, que reforça a importância da indissociabilidade entre formação da especialidade e a formação pedagógica pela introdução, desde as etapas iniciais do curso, de disciplinas de práticas pedagógicas, assim como a inclusão da pesquisa como eixo articulador entre a construção do conhecimento específico e a prática pedagógica, propõe como um de seus critérios uma organização curricular visando integrar, ao longo dos quatro anos de formação, as disciplinas das áreas pedagógica e matemática. Considerando esse contexto de organização curricular, como se inserem os conceitos da Psicologia Cognitiva nas disciplinas do Curso? No atual desenho curricular dos Cursos de Licenciatura em Matemática da UFRGS é oferecida a disciplina Psicologia da Educação II, com 30 horas/aula, cuja súmula contempla o: Quadro 1 súmula da disciplina Psicologia da Educação II FACED/UFRGS Estudo das teorias psicológicas que abordam a construção do conhecimento, destacando as teorias interacionistas e suas contribuições para a pesquisa e as práticas educativas. Na seriação aconselhada do Curso de Licenciatura em Matemática ela é oferecida na etapa 2, e no Curso Noturno, na etapa 3, portanto, no início de ambos os Cursos. Evidentemente, esse estudo é insuficiente para capacitar o futuro professor para atender a formação esperada e anteriormente destacada. Assim, para atender o objetivo de desenvolver conhecimento de teorias de aprendizagem e de cognição, sabendo adequá-las ao conteúdo específico dos Cursos de Licenciatura em Matemática, outras ações precisam ser implementadas. Parte desse trabalho é realizado nas disciplinas denominadas Laboratórios de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática I, II e III.

4 Serão nessas disciplinas que o estudo dos problemas cognitivos, sócio-culturais e didáticos implicados no ensino e na aprendizagem dos campos numéricos, da geometria euclidiana e de funções, serão discutidos. Temas como a gênese da noção de número na psicologia cognitiva ou, a construção do pensamento multiplicativo e do pensamento proporcional, serão tratados a partir da perspectiva de desenvolver pesquisa na da sala de aula, tomando o aluno como sujeito da aprendizagem, buscando entender as diferentes estratégias desenvolvidas no processo de aprendizagem e buscando identificar as diferentes variáveis didáticas envolvidas no processo (IM-UFRGS, 2004) 4. A Psicologia Cognitiva como suporte para criar situações didáticas Pensar a sala de aula e seus atores, pode envolver uma multiplicidade de ideias. Aqui, partirei do princípio que a teoria pode ser uma aliada na criação de situações didáticas que permitam ao professor de Matemática ler os estudantes a partir de suas manifestações espontâneas. Para isso, relato uma experiência didática realizada por estudantes de Licenciatura em Matemática com estudantes de Escola pública, na faixa etária de 10 a 12 anos. A proposta consistia (BASSO, 2003, 2005) em projetar uma casa utilizando um software de design denominado Home Design sendo que cada estudante tinha liberdade total para criar sua casa. Figura 1: planta baixa do projeto 1 Fonte: Basso, 2005.

5 Figura 2: vista em perspectiva da estrutura do projeto 1 Fonte: Basso, Figura 3: vista 3D sólida da estrutura do projeto 1 Fonte: Basso, Em um segundo momento, cada estudante deveria realizar um levantamento de preços dos materiais necessários a serem utilizados nessa construção. Figura 4: lista de materiais necessários para construir uma casa

6 Para além do aspecto relacionado com a busca de informações e levantamento de preços, nesse ponto da proposta, os estudantes se depararam com objetos como canos, tijolos, portas e outros tantos materiais e suas formas. Nesse momento, com a intenção de ensinar os estudantes, poderia ter sido planejada uma aula (ou mais de uma) no qual as formas geométricas seriam apresentadas e definidas. Mas não foi isso o que ocorreu. Aproveitando a emergência das formas geométricas, planejamos a construção de um glossário online, utilizando recursos básicos de comunicação digital e tendo como protagonistas os próprios estudantes. O glossário online continha as seguintes informações e campos a serem preenchidos. Quadro 2 Glossário de formas e objetos geométricos Formas e Objetos Geométricos Você está descobrindo muitas formas geométricas no trabalho da Interação Virtual e Matemática. Você gostaria de escrever o que está descobrindo? Nome: Nome do objeto ou forma geométrica: O que você sabe sobre o objeto ou forma geométrica? Você poderia descrever como ele é? Você poderia escrever um exemplo em que tal forma ou objeto é utilizado? Que questões/dúvidas você gostaria de escrever sobre este objeto? Preenchido o formulário, o estudante envia sua resposta e ela fica registrada em um arquivo da internet que poderia ser consultado a qualquer momento por todos. Além disso, caso o estudante quisesse enviar uma resposta diferente para um mesmo objeto geométrico, poderia preencher novamente o formulário a qualquer momento. Esse trabalho (BASSO, 2003) gerou um conjunto de cerca de quatrocentos registros de objetos e formas geométricas. A seguir, são apresentados seis desses registros.

7 Extrato 1 Registro no glossário O que sei sobre o objeto: O QUE É UM RETÂNGULO? O retângulo é quase um quadrado, é um quadrado esticado, um pouco para a direita e um pouco para a esquerda, isso vai se tornar num retângulo. Extrato 2 Registro no glossário Objeto/forma: tijolos O que sei sobre o objeto: O material que nós estamos pesquisando é sobre, tijolos, ele é formado por uma figura muito popular que é o retângulo. O tijolo pode ser usado principalmente em casas. E existem vários tipos e formas deste material. Exemplo de utilização do objeto: Em construções Dúvidas ou questões sobre o objeto: Para que serve aqueles furos que contém nos tijolos? Qual e o melhor tijolo, o que tem furos ou o que não tem? Extrato 3 Registro no glossário Objeto/forma: Circunferência O que sei sobre o objeto: Uma circunferência nada mais é do que um círculo, que tem a mesma distância do seu centro até todas as milhares de pontas existentes no circulo. Extrato 4 Registro no glossário Objeto/forma: cubo O que sei sobre o objeto: O cubo é uma figura estilo um quadrado, mas em uma forma espacial. Ele contém seis lados iguais com o ângulo de 90. Extrato 5 Registro no glossário Objeto/forma: cano O que sei sobre o objeto: A forma geométrica de um cano é o cilindro, um círculo com mais volume.

8 Extrato 6 Registro no glossário Objeto/forma: Volume O que sei sobre o objeto: Volume pode ser uma unidade de medida de som e pode também medir tamanho. Por ser uma unidade de medida não tem forma. Exemplo de utilização do objeto: Volume pode ser usado para aumentar ou diminuir tamanho de coisas. Ex.: Se eu der volume a um quadrado ele será um cubo. Se der volume a um círculo será uma esfera. Se der volume ao triângulo será uma pirâmide. Essa proposta favoreceu a contextualização das formas nas situações de planejamento da casa e elaboração do orçamento, o que era esperado, como se pode depreender dos registros apresentados. Não sendo os únicos registros em que ocorre tal fato, é notável como, via linguagem utilizada pelos alunos, o significado dado para o uso dos objetos é manifestado. No extrato 1, por exemplo, o retângulo é quase um quadrado, é um quadrado esticado, um pouco para a direita e um pouco para a esquerda, isso vai se tornar num retângulo, o que sugere a ideia de uma geometria "quase dinâmica". O objeto retângulo é descrito como sofrendo uma transformação geométrica a partir do quadrado, neste caso, este último sendo "esticado". Os observáveis para este estudante se referem às propriedades da forma quadrado e é a partir dela que ele procura construir sua significação para o retângulo. 5. Há muito por fazer Os exemplos são muitos e o ponto que gostaria de destacar é que a proposta descrita na seção anterior está fortemente ancorada na ideia de gênese de conceitos matemáticos, com fundamento na Psicologia Cognitiva de orientação piagetiana. Mas vou além. Essa proposta foi replicada recentemente com estudantes da mesma faixa etária e os resultados foram bastante similares. (BASSO, 2014) Novamente constatamos a presença da definição de um retângulo como sendo um quadrado esticado o cilindro como um círculo com volume. Esses novos dados sugerem a existência de representações do espaço (PIAGET, INHELDER, 1993) próprias de uma etapa no desenvolvimento do pensamento geométrico.

9 Esses conhecimentos podem se tornar ferramentas potentes para os futuros professores, na medida em que poderiam favorecer sua compreensão sobre o pensamento de seus estudantes. Consequentemente, esse conhecimento poderia ser utilizado para criar situações favoráveis a aprendizagem de conceitos matemáticos. Outras propostas envolvendo a criação de situações que privilegiam a ação dos aprendizes têm sido desenvolvidas, tanto na graduação em Licenciatura em Matemática quanto no Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da UFRGS. Essas experiências, algumas delas baseadas, por exemplo, na teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, têm sido socializadas com o objetivo de disseminarmos a potencialidade dos estudos de Psicologia Cognitiva na formação dos professores. Se, por um lado, a necessidade de compreender como pensam nossos estudantes continua sendo desafiadora, penso, por outro lado, que as pesquisas e estudos no campo da Psicologia Cognitiva, podem nos auxiliar a enfrentar esse desafio. 6. Referências BASSO, M.V.A. Espaços de aprendizagem em rede: novas orientações na formação de professores de matemática. Tese (doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre: UFRGS, BASSO, M.V.A., FAGUNDES, L.C. Mídias Digitais, Sistemas de Conceitos e Aprendizagem em Matemática. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 13 - Número 2 - Maio a Agosto de p BASSO, M.V.A. Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática II. Notas de aula. Instituto de Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, INSTITUTO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL IM-UFRGS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Porto Alegre: UFRGS, PIAGET, J., INHELDER, B. A Representação do Espaço na Criança. Artes Médicas: Porto Alegre, 1993.

A Matemática na escola e a formação de professores

A Matemática na escola e a formação de professores A Matemática na escola e a formação de professores Elisabete Búrigo Vera Clotilde Garcia Maria Alice Gravina Lúcia Helena Carrasco Marcus Basso 06 e 07 de abril de 2006 - Porto Alegre LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Maria Socorro Duarte da Silva Couto Técnico Integrado em Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Componente

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º

Leia mais

OFICINA DE PRÉ-CÁLCULO: PROMOVENDO MUDANÇAS NO ACADÊMICO DA UNISINOS

OFICINA DE PRÉ-CÁLCULO: PROMOVENDO MUDANÇAS NO ACADÊMICO DA UNISINOS OFICINA DE PRÉ-CÁLCULO: PROMOVENDO MUDANÇAS NO ACADÊMICO DA UNISINOS Maria Cristina Kessler mkessler@unisinos.br Rosandra Santos Mottola Lemos rosandral@unisinos.br Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Leia mais

Raquel Taís Breunig 2

Raquel Taís Breunig 2 FORMAÇÃO CONTINUADA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE PLANEJAMENTOS DE ENSINO A PARTIR DA BNCC 1 CONTINUED TRAINING OF A GROUP OF MATH TEACHERS: ANALYSIS OF TEACHING PLANNING FROM BNCC

Leia mais

Metas Curriculares Conteúdos Aulas Previstas. - Números primos; - Crivo de Eratóstenes;

Metas Curriculares Conteúdos Aulas Previstas. - Números primos; - Crivo de Eratóstenes; ANO LETIVO 2017/2018... 1º PERÍODO - (13 de setembro a 15 de dezembro) DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA /INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS Metas Curriculares Conteúdos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO 071 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO Código MAT 01071 Nome Créditos/horas-aula Súmula 08 / 120 Semestre 2008-2

Leia mais

PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL

PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEDUC E.E.E.F.M. MARIA ARLETE TOLEDO Rua Ana Néri - n 6361 - fone: 3321 3876 PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL Não há ramo

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana.

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana. PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 4.º Ano 1.º Período 64 Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordenálos em sequências crescentes e decrescentes.

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E A GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E A GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E A GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS Amanda Barbosa da Silva (Universidade Federal de Pernambuco, amanda_mat123@hotmail.com) Resumo: Este artigo apresenta uma análise

Leia mais

Plano de Ensino Componente Curricular Curso Período Carga Horária Docente Ementa Objetivos

Plano de Ensino Componente Curricular Curso Período Carga Horária Docente Ementa Objetivos Componente Curricular: Matemática II Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 2º ano Carga Horária: 120 h/a - 100 h/r Docente: Joab dos Santos Silva Plano de Ensino Ementa O componente será constituído

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2018/2019 Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: 1.º DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 6.º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR CURSO: GRADUAÇÃO: REGIME: DURAÇÃO: INTEGRALIZAÇÃO: MATEMÁTICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS MÍNIMO: 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS A) TEMPO TOTAL MÁXIMO: 07

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGMATE - Licenciatura em Matemática 0. Disciplinas Obrigatórias FGGMATE.090 Filosofia da Educação Matemática FGGMATE.00 Fundamentos de Cálculo FGGMATE.00 Fundamentos de Matemática Elementar

Leia mais

O SOFTWARE GEOGEBRA NA SALA DE AULA: UMA APLICAÇÃO AO ESTUDO DO TRIÂNGULO

O SOFTWARE GEOGEBRA NA SALA DE AULA: UMA APLICAÇÃO AO ESTUDO DO TRIÂNGULO TANIA CRISTINA SILVA DUARTE MARIA ELAINE DOS SANTOS SOARES ADRIANE MARIA DELGADO MENEZES RESUMO - se, neste artigo, uma pesquisa que teve por objetivo investigar a contribuição do softwaregeogebra alunos

Leia mais

7. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

7. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR n) analisar, selecionar e produzir materiais didáticos; o) analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica; p) desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO 071 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO Código MAT 01071 Nome Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem de Matemática

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana MATEMÁTICA Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não se cansar de tentar. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro: Projeto Ápis Matemática

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ Núcleo de disciplinas de formação pedagógica comum a todas as Licenciaturas (300 h ou 330 h) Período Filosofia da Educação

Leia mais

Palavras-chave: Geometria, Educação Matemática e Estágio Supervisionado.

Palavras-chave: Geometria, Educação Matemática e Estágio Supervisionado. CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS COM BASE NA TEORIA DE VAN HIELE Fabiane Christine Gimenes Universidade Tecnológica Federal do Paraná Fabianegimenes_cp@hotmail.com Resumo: Este trabalho

Leia mais

Prática de ensino de matemática no Ensino Médio

Prática de ensino de matemática no Ensino Médio Disciplina: Prática de ensino de matemática no Ensino Médio Carga Horária: 195 horas/aula Período: 2014/1 Curso: Licenciatura em Matemática Professor: Michelsch João da Silva michelsch.silva@caxias.ifrs.edu.br

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGMATE - Licenciatura em Matemática 0. Disciplinas Obrigatórias FGGMATE.090 Filosofia da Educação Matemática FGGMATE.00 Fundamentos de Cálculo FGGMATE.00 Fundamentos de Matemática Elementar

Leia mais

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Tatiana Schmitz UNISINOS e-mail@sinos.net Ana Paula de Quadros UNISINOS anapauladequadros@gmail.com

Leia mais

1º Semestre. 2º Semestre

1º Semestre. 2º Semestre MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Período: Noturno 1º ANO 1º Semestre 17.054-2 Educação e Sociedade 4 4 60-100.123-2 Matemática Discreta 2 2 4 60-100.123-3 Números e Funções Reais

Leia mais

O CUBO E O GEOGEBRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA

O CUBO E O GEOGEBRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA O CUBO E O GEOGEBRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA Antonia Francisca Caldas da Silva 1 Patrícia Costa Oliveira 2 1. Introdução Este

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA... 5 CADERNOS DE ATIVIDADES... 9 ESPAÇO E FORMA ETAPA I... 10 GRANDEZAS

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Ler e representar números, pelo menos até ao milhão.

MATEMÁTICA 4º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Ler e representar números, pelo menos até ao milhão. MATEMÁTICA 4º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordená-los em

Leia mais

CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA DE UM TRIÂNGULO

CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA DE UM TRIÂNGULO CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA DE UM TRIÂNGULO Gian Lucca de Oliveira Costa 1 Francisco Fernandes de Freitas 2 1. Introdução Este trabalho relata uma prática realizada no Curso de Licenciatura em Matemática da

Leia mais

Alfabetização Matemática para professores da Educação Infantil ao 3o ano do ensino fundamental GEOMETRIA

Alfabetização Matemática para professores da Educação Infantil ao 3o ano do ensino fundamental GEOMETRIA GEOMETRIA SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Classificação Atividade: Construção e identificação Cubo Tetraedro (Pirâmide de base triangular) Pirâmide de base quadrada Octaedro Materiais: Papel Canudos Geomag Atividade:

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 6.º ANO DE MATEMÁTICA 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos números primos; representar e comparar números

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Matemática 5º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Matemática 5º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Matemática 5º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUB-TÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período Compreender as propriedades das operações e usá-las no cálculo. Interpretar uma

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 17 DE MAIO DE 2018

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 17 DE MAIO DE 2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 5.044, DE 17 DE MAIO DE 2018 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em,

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Matemática

Currículo do Curso de Licenciatura em Matemática Currículo do Curso de Licenciatura em Matemática ATUAÇÃO O curso de Licenciatura em Matemática oferece ao estudante a oportunidade de obter ampla formação em ciências básica e aplicada, possibilitando-lhe

Leia mais

Palavras-chave: Competências; habilidades; resolução de problemas.

Palavras-chave: Competências; habilidades; resolução de problemas. AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Camilla da Rosa Leandro (Bolsista PUIC) 1 Diva Marília Flemming (Profa. Orientadora) 2 INTRODUÇÃO Na Educação é frequente,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro)

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro) ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro) Números e operações - Números

Leia mais

Curso: Licenciatura em Matemática

Curso: Licenciatura em Matemática Curso: Licenciatura em Matemática Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo NF-301 Projeto Experimental de Grupo 40 2 NF-119 Democracia e Cidadania 40 2 MT-301 Matemática

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Componente Curricular: Matemática II Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Informática Série/Período: 2º ano Carga Horária: 4 a/s - 160 h/a - 133 h/r

Leia mais

PLANEJAMENTOS ANUAIS

PLANEJAMENTOS ANUAIS ESTADO DO MARANHÃO UNIDADE REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS CENTRO DE ENSINO GOV. JOÃO CASTELO-PASTOS BONS PLANEJAMENTOS ANUAIS ANO LETIVO: 2016 DISCIPLINAS: TURNO(S): TURMAS: PROFESSOR: PLANO ANUAL DE ENSINO

Leia mais

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1 Semestre Matemática I 75h Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Lógica 60h Ementa: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

Programa de Matemática 4º ano

Programa de Matemática 4º ano Programa de Matemática 4º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Grupo 500 Planificação Anual / Critérios de Avaliação Disciplina: Matemática _ 9.º ano 2016 / 2017 Início Fim

Leia mais

1º Semestre. 2º Semestre

1º Semestre. 2º Semestre MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Período: Integral (Matutino/Vespertino) 1º ANO 1º Semestre 17.054-2 Educação e Sociedade 4 4 60-100.123-2 Matemática Discreta 2 2 4 60-100.123-3

Leia mais

NÍVEL MÓDULO COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA MODALIDADE NÚCLEO 1 Infância História da Educação e Direitos da Criança

NÍVEL MÓDULO COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA MODALIDADE NÚCLEO 1 Infância História da Educação e Direitos da Criança As tabelas a seguir apresentam os componentes curriculares, carga horária, modalidade e em consonância à Resolução n o 2, do CNE/CP, de 1 o de julho de 2015 o núcleo integrado por cada componente. Em relação

Leia mais

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Contagem 1. Números pra quê? H 1 ( Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15 Planificação de 9º ano Ano letivo: 01/15 Unidades Tema Total de previstas Unidade 8 (8ºano) Sólidos Geométricos 1ºP Unidade 1 Probabilidades 65 Unidade Funções Unidade 3 Equações ºP Unidade Circunferência

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN DISCIPLINA : MATEMÁTICA OBJETIVOS GERAIS Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 28 DE SETEMBRO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 28 DE SETEMBRO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.185, DE 28 DE SETEMBRO DE 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Matemática, do

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO INTRODUÇÃO As diferentes unidades que compõem o conjunto de cadernos, visam desenvolver práticas de ensino de matemática que favoreçam as aprendizagens dos alunos. A

Leia mais

MINI-CURSO Geometria Espacial com o GeoGebra Profa. Maria Alice Gravina Instituto de Matemática da UFRGS

MINI-CURSO Geometria Espacial com o GeoGebra Profa. Maria Alice Gravina Instituto de Matemática da UFRGS MINI-CURSO Geometria Espacial com o GeoGebra Profa. Maria Alice Gravina gravina@mat.ufrgs.br Instituto de Matemática da UFRGS Neste minicurso vamos trabalhar com os recursos do GeoGebra 3D e discutir possibilidades

Leia mais

Relação de ordem em IR. Inequações

Relação de ordem em IR. Inequações Relação de ordem em IR. Inequações Relação de ordem em IR Inequações Reconhecer propriedades da relação de ordem em IR. Definir intervalos de números reais. Operar com valores aproximados de números reais.

Leia mais

UNIDADE I Trigonometria O triângulo Retângulo Teorema de Pitágoras Relações métricas Razões trigonométricas no triângulo retângulo O ciclo

UNIDADE I Trigonometria O triângulo Retângulo Teorema de Pitágoras Relações métricas Razões trigonométricas no triângulo retângulo O ciclo Componente Curricular: Matemática II Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Petróleo e Gás Série: 2ª Carga Horária: 133 h.r (160 aulas) Docente Responsável: Ementa O componente será constituído pelo

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Licenciatura em Matemática Missão O Curso de Licenciatura em Matemática tem por missão a formação de docentes com um novo perfil fundamentado na conexão de dois eixos,

Leia mais

Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática

Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática Dayane Tinoco Analista de Instrumento de Avaliação e-mail: dayane@caed.ufjf.br Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática 6.º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática 6.º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática 6.º Ano 2017-18 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 NÚMEROS

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática - 6º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática - 6º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática - 6º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 (As Aulas

Leia mais

VIVENCIANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA

VIVENCIANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE VIVENCIANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA Orientação Técnica Formativa PCNP de Matemática: Carla Lima e Luciane Américo 2016 DERSVI - março/16 Um breve estudo e reflexão

Leia mais

CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS ACERCA DE TEORIAS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 1 THEORETICAL CONSIDERATIONS ABOUT THEORIES OF EDUCATION SCIENCES

CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS ACERCA DE TEORIAS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 1 THEORETICAL CONSIDERATIONS ABOUT THEORIES OF EDUCATION SCIENCES CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS ACERCA DE TEORIAS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 1 THEORETICAL CONSIDERATIONS ABOUT THEORIES OF EDUCATION SCIENCES Tailon Thiele 2, Eliane Miotto Kamphorst 3 1 Projeto de pesquisa realizado

Leia mais

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40 MATRIZ CURRICULAR Carga Horária: 3.880 horas Duração: 04 anos Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 794, de 14/12/2016, Publicada no D.O.U. de 15/12/2016. 1º SEMESTRE História da Educação 80 Formação

Leia mais

Palavras Chaves: Ensino de Matemática, Material Digital, Tecnologia.

Palavras Chaves: Ensino de Matemática, Material Digital, Tecnologia. POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO MATERIAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Marcia Saurin Martinez 1 Débora Laurino 2 Jéssica Brum 3 Guilherme Mello 4 Maritza Costa Moares 5 Tanise Paula Novello 6 Resumo:

Leia mais

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Eduardo e Ana 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 3 Foco: Espaço e Forma Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE. DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Grupo 230. Planificação Anual / Critérios de Avaliação

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE. DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Grupo 230. Planificação Anual / Critérios de Avaliação DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Grupo 230 Planificação Anual / Critérios de Avaliação Disciplina: Matemática 6.º ano 2016 / 2017 Domínio (Unidade/ Tema) Subdomínio/ Conteúdos Meta de

Leia mais

MESA REDONDA TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

MESA REDONDA TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA MESA REDONDA TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Maria Alice Gravina Instituto de Matemática da UFRGS gravina@mat.ufrgs.br Tecnologia no ensino de matemática desde quando? Tartaruga LOGO inicio dos anos

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 6.º ANO PERFIL DO ALUNO 1.º PERÍODO. DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/CONTEÚDOS OBJETIVOS n.º de aulas

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 6.º ANO PERFIL DO ALUNO 1.º PERÍODO. DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/CONTEÚDOS OBJETIVOS n.º de aulas DE MATEMÁTICA - 6.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos números primos; representar e comparar números

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos janeiro Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até doze objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 12; contagens

Leia mais

USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS

USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS Ângela Cristina da Fonseca Mirante Professora do Departamento de Matemática do IFBA/Campus de Salvador angelamirante@ifba.edu.br Matheus Soares

Leia mais

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento www.apoioaaula.com.br Matemática - 2 o Ano Planejamento Anual 1 o Bimestre LINHAS Linha reta, linha curva e linha poligonal Polígonos Identificar figuras geométricas planas, considerando algumas características

Leia mais

Escolas. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013)

Escolas. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013) Escolas Para informar as escolas onde os bolsistas desenvolverão suas atividades, o proponente deverá ter em mãos o código da escola. O código pode ser verificado junto à própria escola ou na página Data

Leia mais

MATEMÁTICA 6º ANO A/B. Números e cálculo. Geometria

MATEMÁTICA 6º ANO A/B. Números e cálculo. Geometria 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS MATEMÁTICA 6º ANO A/B COMPETÊNCIAS GERAIS Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do

Leia mais

PEDAGOGIA 2º PERÍODO MANHÃ EDUC3012 CIÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA I 45h EDUC3022 FUNDAMENTOS SOCIO-HISTÓRICO-FILOSÓSIFCO DA EDUCAÇÃO II 45h EDUC3001

PEDAGOGIA 2º PERÍODO MANHÃ EDUC3012 CIÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA I 45h EDUC3022 FUNDAMENTOS SOCIO-HISTÓRICO-FILOSÓSIFCO DA EDUCAÇÃO II 45h EDUC3001 PEDAGOGIA 1º PERÍODO TARDE EDUC3004 FUNDAMENTOS SOCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICO. DA EDUCAÇÃO I 45h EDUC3003 IDENTIDADE CULTURA E SOCIEDADE I 45h EDUC3002 IDEOLOGIA - DISCURSO E PRÁTICA PEDAGÓGICA 45h EDUC3010

Leia mais

Natureza - Formação Básica. Natureza - Formação Básica. Natureza - Formação Básica. Natureza - Formação Básica. Natureza - Formação para Docência

Natureza - Formação Básica. Natureza - Formação Básica. Natureza - Formação Básica. Natureza - Formação Básica. Natureza - Formação para Docência UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA UZ 1 de 6 01 CET041 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES - Ativa desde: 01/01/2005 Teórica 45 3 CET159 - INTRODUÇÃO AO CÁLCULO - Ativa desde: CET285 - GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 6ºAno - 2º Ciclo

Plano Curricular de Matemática 6ºAno - 2º Ciclo Plano Curricular de Matemática 6ºAno - 2º Ciclo Domínio Conteúdos Metas Nº de Tempos Previstos Numeros e Operações Geometria Números naturais - Números primos; - Crivo de Eratóstenes; - Teorema fundamental

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. COORDENADOR Lúcio Paccori Lima

UFV Catálogo de Graduação LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. COORDENADOR Lúcio Paccori Lima UFV Catálogo de Graduação 2011 75 LICENCIATURA EM MATEMÁTICA COORDENADOR Lúcio Paccori Lima lucio.lima@ufv.br 76 Currículos dos Cursos UFV ATUAÇÃO O curso de Licenciatura em Matemática oferece ao estudante

Leia mais

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA 1º PERÍODO: DISCIPLINA: Metodologia Científica H111900 04 1 80 EMENTA Finalidade da metodologia científica. Importância da metodologia no âmbito das ciências. Metodologia

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Matemática Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X ) Presencial

Leia mais

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Ana e Eduardo 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos. Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

Leia mais

Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof.

Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof. Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof. Juliano Marques de Aguilar DIRETOR ADMINISTRATIVO Cursos FIC Os Cursos

Leia mais

O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Apresentação: Comunicação Oral Antonio Gutemberg Resende 1 RESUMO Neste trabalho propõe-se uma alternativa

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Biologia Educacional EDC602/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Biologia Educacional EDC602/ 60h Pedagogia 1º Semestre Biologia Educacional EDC602/ 60h Ementa: Identificar os processos biológicos fundamentais diretamente relacionados à situação ensino-aprendizagem. Análise dos fatores genéticos e

Leia mais

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At.

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At. Escola: Nome do Aluno: Professor Regente: Tempo de Permanência no Programa: Disciplina: Matemática Turma: Data Nasc.: / / Professor da Sala de Apoio: Entrada / / Saída / / DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO

Leia mais

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Programação anual 6 º.a n o 1. Números naturais 2. Do espaço para o plano Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Formas geométricas

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA:

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (9º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro) Metas Curriculares Conteúdos Aulas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 18 DE AGOSTO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 18 DE AGOSTO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.160, DE 18 DE AGOSTO DE 2011 Altera o Art. 8º e os Anexos da Resolução n. 3.942, de

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500. Disciplina: Matemática 9º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500. Disciplina: Matemática 9º ano 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 9º ano 2015/2016 Início Fim Nº

Leia mais

UM LEVANTAMENTO COMPARATIVO DOS GLOSSÁRIOS DE MATEMÁTICA COM OS DICIONÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE DUAS EXPERIÊNCIAS

UM LEVANTAMENTO COMPARATIVO DOS GLOSSÁRIOS DE MATEMÁTICA COM OS DICIONÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE DUAS EXPERIÊNCIAS UM LEVANTAMENTO COMPARATIVO DOS GLOSSÁRIOS DE MATEMÁTICA COM OS DICIONÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE DUAS EXPERIÊNCIAS Odenise Maria Bezerra 1 Evanildo Costa Soares 2 Resumo O presente trabalho

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática _ 7º ano 2016/2017 Início Fim

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA COORDENADORA Luciana Maria Mendonça Bragança mendonca@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 267 ATUAÇÃO O curso de Licenciatura em Matemática oferece ao estudante a oportunidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 08/2013 CEPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 08/2013 CEPE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 08/2013 CEPE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Processo no / Fls. Rubrica:

Leia mais

Programa de Extensão do Curso de Licenciatura em Matemática do PARFOR

Programa de Extensão do Curso de Licenciatura em Matemática do PARFOR Programa de Extensão do Curso de Licenciatura em Matemática do PARFOR Profª. Msc. Iza Helena Travassos ICED/AEDI/UFPA Prof. Dr. José Maria Rodrigues ICED/UFPA (Supervisores de Extensão) Bolsista: Mauro

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual. Ano Letivo 2017/2018 Matemática- 3º Ciclo 9º Ano

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual. Ano Letivo 2017/2018 Matemática- 3º Ciclo 9º Ano CONHECIMENTO DE FACTOS E DE PROCEDIMENTOS. RACIOCÍNIO MATEMÁTICO. COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A MATEMÁTICA COMO UM TODO COERENTE. Reconhecer propriedades da relação de ordem em IR.

Leia mais

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática Eduardo 3ª 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Competência

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Componente

Leia mais

XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação CINTED - UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática

XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação CINTED - UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação CINTED - UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática O Campo Multiplicativo a partir do Fórmula (-1): desenvolvendo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 30 DE SETEMBRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.049, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. COORDENADORA Luciana Maria Mendonça Bragança

UFV Catálogo de Graduação LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. COORDENADORA Luciana Maria Mendonça Bragança UFV Catálogo de Graduação 2011 273 LICENCIATURA EM MATEMÁTICA COORDENADORA Luciana Maria Mendonça Bragança mendonca@ufv.br 274 Currículos dos Cursos do CCE UFV ATUAÇÃO O curso de Licenciatura em Matemática

Leia mais