Partículas: a dança da matéria e dos campos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Partículas: a dança da matéria e dos campos"

Transcrição

1 Partículas: a dança da matéria e dos campos Aula 1: Força e Matéria 1 1. Leis da mecânica 2. Espaço e éter 3. Newton e a gravitação 4. Eletromagetismo 5. Luz e sua velocidade 6. Relatividade de Einstein 7. Campos

2 Lei da inércia Aristóteles: os planetas movem-se em círculos, pois essas são as órbitas naturais; não há movimento sem a ação de uma força. Lei da Inércia (Galileu, Descartes, Newton): Um corpo se move em linha reta com velocidade constante, a menos que uma força seja exercida sobre ele.

3 Princípio da Relatividade Fenômenos físicos que ocorrem em referenciais movendo-se com velocidade constante (referenciais inerciais) são equivalentes: É impossível determinar o estado de movimento de um sistema de referência inercial a partir de experiências mecânicas realizadas dentro dele.

4 Espaço e éter Descartes: Matéria e espaço confundem-se: Do simples fato que um objeto tem extensão (comprimento, altura e largura), temos razão para acreditar que ele é uma substância e assim temos que concluir o mesmo sobre o espaço que é supostamente vazio: como ele tem extensão espacial ele tem também substância. O espaço com atributos físicos foi reintroduzido séculos depois por Einstein.

5 Espaço e éter Uma interação demanda contato, necessita de um meio físico para que possa ocorrer o espaço é repleto de um meio material que serve de "elemento condutor" das interações. Um meio peculiar, porém, pois seus constituintes não deveriam ter estrutura interna e deveriam ser infinitamente pequenos (o grego Demócrito revive). A rejeição de Descartes à existência do vácuo é mais radical do que em Aristóteles; para ele, o vazio não só é fisicamente impossível, mas também essencialmente impossível.

6 Newton e a gravitação Newton: Apresentou uma prescrição para o modo como a força age entre os corpos em movimento e estabeleceu a lei de força para os movimentos planetários: F ~ m₁m₂/r² É o responsável pela primeira grande unificação: a física do movimento dos objetos em queda livre nas proximidades da superfície da Terra é a mesma que a dos corpos celestiais.

7 Newton e a gravitação Newton foi mais longe do que Copérnico e Galileu, não apenas retirando a Terra do centro do Universo, mas estabelecendo que nenhum corpo tem tal privilégio: a lei de força é simétrica com relação aos objetos que interagem gravitacionalmente.

8 Newton e a gravitação A gravidade newtoniana demanda ação à distância e prescinde de um "éter - material ou não; a interação é, porém, instantânea. A descoberta da interação eletrostática, também proporcional ao inverso do quadrado da distância, deve ter servido para calar as vozes que se preocupavam com essa instantaneidade da interação.

9 Eletromagnetismo Maxwell: Novamente um unificador: mostrou que as forças elétricas e magnéticas eram apenas aspectos diferentes de uma única interação. Uniu os campos da ótica e do eletromagnetismo, mostrando que a luz era nada mais nada menos que radiação eletromagnética: um campo elétrico oscilante gera um campo magnético, que por sua vez gera um campo elétrico e assim por diante.

10 Velocidade da luz Maxwell: E mais ainda: obteve o valor da velocidade da luz a partir de constantes físicas que eram input da teoria e que caracterizavam as propriedades do... vácuo (Descartes virou-se no túmulo).

11 Relatividade Problemas: Se a luz é onda, então, como as ondas na água, precisa de um meio material para se propagar; um meio peculiar, pois não poderia perturbar o movimento dos corpos no espaço (Descartes sorriu no túmulo). Experiências para detectar esse éter foram todas frustradas; Michelson e Morley propuseram detectar a diferença de velocidade da luz, emitida por uma fonte terrestre, conforme a luz se movesse a favor ou contra o movimento da Terra nesse éter o resultado foi nulo A velocidade da luz independe do movimento do emissor ou do receptor; a velocidade da luz, c, é invariante.

12 v Eletrodinâmica de corpos em movimento F F? v B i Mudança de referencial v Lorentz: corpos em movimento se contraem Meio de propagação das ondas eletromagnéticas Éter velocidade de propagação da luz em relação à Terra depende da direção, devido ao movimento da Terra em relação ao éter. Experiências de Michelson & Morley: nada.

13 Relatividade Esse éter "luminoso" tem que ser abandonado. Mais problemas: se c é invariante, como um dado raio de luz vê o movimento de outro? Qual a velocidade relativa de dois raios de luz que se movem em rota de colisão, um contra o outro? c +"c = 2c? c +"c = c? Qual a velocidade relativa de dois raios de luz que se movem na mesma direção? c - c = 0? c - c = c?

14 Relatividade Einstein: Não há contradição. c é invariante! Tem que ser reformulada a maneira de se efetuar a adição de velocidades! Na verdade, isso é só conseqüência de algo mais profundo: O conceito newtoniano de tempo absoluto tem que ser abandonado (velocidade = distância/tempo!). Espaço e tempo passam a ter o mesmo status: o tempo é apenas uma das coordenadas do espaço-tempo e as transformações de coordenadas que relacionam observadores em sistemas inerciais distintos envolvem também a coordenada tempo. A invariância de c implica também que c é uma velocidade limite. A invariância de c tem uma outra conseqüência importante: a equivalência massa-energia.

15 Relatividade Os diagramas espaçotempo são representações do movimento de uma mesma partícula sob a ação de forças distintas e de partículas distintas sob uma mesma força: a inclinação da reta indica a velocidade adquirida.

16 Relatividade Sendo c a velocidade limite, há um limite para essa inclinação Mais importante, quanto mais próximo estiver essa velocidade de c, menor será o efeito de uma dada força, pois ela não pode conferir uma velocidade qualquer ao objeto: quanto maior a velocidade da bola, mais parecido será o comportamento com o da locomotiva Aparentemente, a massa da bola deveria aumentar com a velocidade.

17 Relatividade Sumarizando: 1. c é uma velocidade limite; não pode ser sobrepujada. 2. Massa é equivalente a energia. 3. Não existe tempo absoluto e a ordem de ocorrência dos eventos depende dos observadores. 4. c= constante espaço e tempo têm que ser tratados em pé de igualdade.

18

19 Campos Campos podem ser entidades complicadas. Apenas um número pode bastar para definir o que está ocorrendo (campo escalar) enquanto podem ser necessárias mais quantidades para caracterizar o comportamento (por exemplo, o comprimento e a inclinação das flechas). Exemplos: a temperatura na superfície da Terra é um campo escalar enquanto que a representação dos ventos exige um campo vetorial. Temos 4 dimensões: 3 espaciais e 1 temporal; as dimensões dos campos são potências de 4: escalar (4⁰), vetorial (4¹), tensorial (4²), etc.

20 Campos c é constante e limite: ação à distância, instantânea? A relatividade proíbe a ação à distância (instantânea) newtoniana; deve haver algo para transmitir a (inform)ação: um mensageiro. Esse mensageiro pode ser identificado com um campo, uma entidade física real e não apenas um auxiliar para fins de cálculo; é algo, um meio físico, capaz de transmitir uma força (Descartes sorri mais uma vez).

Relatividade Restrita. Adaptação do curso de Sandro Fonseca de Souza para o curso de Física Geral

Relatividade Restrita. Adaptação do curso de Sandro Fonseca de Souza para o curso de Física Geral Relatividade Restrita Adaptação do curso de Sandro Fonseca de Souza para o curso de Física Geral ...na Mecânica Clássica (Transformações de Galileu) As leis básicas da Mecânica assumem sua forma mais simples

Leia mais

Relatividade Geral: o que é, para que serve

Relatividade Geral: o que é, para que serve Relatividade Geral: o que é, para que serve Ronaldo S. S. Vieira Astronomia ao meio-dia, 01 de junho de 2017 1 Mecânica clássica 1. Existem referenciais, ditos inerciais, tais que na ausência de forças

Leia mais

As origens das teorias da relatividade. Marcos Santos Bonaldi Nº USP

As origens das teorias da relatividade. Marcos Santos Bonaldi Nº USP As origens das teorias da relatividade Marcos Santos Bonaldi Nº USP 5126531 Relatividade Galileu Galilei: Não existe sistema de referência absoluto. Logo: movimento e repouso não são conceitos absolutos.

Leia mais

Graça Ventura Adaptado por Marília Peres por Marília Peres

Graça Ventura Adaptado por Marília Peres por Marília Peres Física 12º ano Relatividade einsteiniana Graça Ventura Adaptado por Marília Peres Memórias de Einstein... O que aconteceria se alguém cavalgasse um raio luminoso?... Seria capaz de ver a sua imagem num

Leia mais

Não é fácil falar sobre como cheguei á idéia da teoria da Relatividade. Albert Einstein

Não é fácil falar sobre como cheguei á idéia da teoria da Relatividade. Albert Einstein Não é fácil falar sobre como cheguei á idéia da teoria da Relatividade. Albert Einstein Introdução Em 905, Albert Einstein abalou o edifício da Física clássic ao publicar a Teoria Especial da Relatividade,

Leia mais

Esse planeta possui maior velocidade quando passa pela posição: a) ( ) I b) ( ) II c) ( ) III d) ( ) IV e) ( ) V

Esse planeta possui maior velocidade quando passa pela posição: a) ( ) I b) ( ) II c) ( ) III d) ( ) IV e) ( ) V 1. Desde a antiguidade, existiram teorias sobre a concepção do universo. Por exemplo, a teoria Aristotélica propunha que a Terra seria o centro do universo e todos os astros descreveriam órbitas circulares

Leia mais

Matriz de referência DE FÍSICA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO

Matriz de referência DE FÍSICA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO 1 ANO ENSINO MÉDIO MATÉRIA E ENERGIA TERRA E UNIVERSO H01 Reconhecer a equivalência entre massa e energia, descrevendo processos de conversão de massa em energia. H02 Reconhecer a equivalência entre massa

Leia mais

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel Aula 10 Relatividade Física 4 Ref. Halliday Volume4 ...RELATIVIDADE RESTRITA Sumário A relatividade das distâncias Contração do Espaço Transformada de Lorenz A transformação das velocidades Relembrando...

Leia mais

Aula 18. Teoria da Relatividade Restrita (1905) Física Geral IV - FIS503. Parte I

Aula 18. Teoria da Relatividade Restrita (1905) Física Geral IV - FIS503. Parte I Aula 18 Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte I Física Geral IV - FIS503 1 Documentário - National Geographic Nesta aula: Relatividade das velocidades Próxima aula: Efeito Doppler da Luz Momento

Leia mais

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 12: A RELATIVIDADE RESTRITA

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 12: A RELATIVIDADE RESTRITA Introdução à Astrofísica INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 12: A RELATIVIDADE RESTRITA Lição 11 A Relatividade Restrita Com as leis de Maxwell para o eletromagnetismo, percebeu-se que que as equações não

Leia mais

Física Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC.

Física Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Currículo Estadual Rio de Janeiro Física Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Cosmologia - Movimento - Compreender o conhecimento científico como resultado de uma construção

Leia mais

Apostila de Física 46 Relatividade Especial

Apostila de Física 46 Relatividade Especial Apostila de Física 46 Relatividade Especial 1.0 Definições Relatividade na física clássica A velocidade é relativa, depende do referencial inercial. Velocidade da luz: Não obedece à relatividade. Em qualquer

Leia mais

O propósito deste seminário

O propósito deste seminário O propósito deste seminário O principal objetivo deste seminário é dar uma idéia do contexto em que nasce a teoria da relatividade restrita (TRR) oferecendo um contraponto às visões da teoria introduzidas

Leia mais

Tipos de forças fundamentais na Natureza

Tipos de forças fundamentais na Natureza Tipos de Forças Tipos de forças fundamentais na Natureza Existem quatro tipos de interações/forças fundamentais na Natureza que atuam entre partículas a uma certa distância umas das outras: Gravitacional

Leia mais

Tópicos Especiais em Física

Tópicos Especiais em Física Tópicos Especiais em Física Vídeo-aula 2: cosmologia e relatividade geral Vídeo-aula 2: cosmologia e relatividade geral 18/06/2011 Cosmologia: aspectos históricos Fundamentos da Relatividade Geral Cosmologia

Leia mais

Força direção magnitude magnitude

Força direção magnitude magnitude Leis de Newton Sir Isaac Newton 1642 1727 Formulou as leis básicas da mecânica. Descobriu a Lei da Gravitação Universal. Inventou o cálculo Diferencial e Integral. Fez muitas observações sobre luz e óptica.

Leia mais

Uma Introdução à Relatividade Especial

Uma Introdução à Relatividade Especial De Maxwell a Einstein Uma Introdução à Relatividade Especial IV Encontro de Física e Astronomia da UFSC Florianópolis/UFSC Paweł Klimas UFSC Física do fim do século XIX Mecânica como teoria fundamental

Leia mais

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel Aula 10 Relatividade Física 4 Ref. Halliday Volume4 ...RELATIVIDADE RESTRITA Sumário A relatividade das distâncias Contração do Espaço Transformada de Lorenz A transformação das velocidades Relembrando...

Leia mais

A Teoria da Relatividade

A Teoria da Relatividade O Que Existe Além de Prótons, Elétrons e Nêutrons? Uma Introdução às Partículas Elementares A Teoria da Relatividade Assuntos desta aula Sobre a existência éter Os postulados da relatividade A questão

Leia mais

INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL

INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL XV Semana de Matemática e I Encontro de Ensino de Matemática Setembro 2010 UTFPR Campus Pato Branco Jalves Figueira jalfigueira@gmail.com INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL

Leia mais

Relembrando as interações fundamentais

Relembrando as interações fundamentais Relembrando as interações fundamentais As interações fundamentais da Natureza atuam em diferentes objetos de acordo com suas cargas, cujo termo possui um significado mais amplo do que o da carga elétrica.

Leia mais

Thiago Pereira XVI Semana da Física Universidade Estadual de Londrina. Introdução à Relatividade

Thiago Pereira XVI Semana da Física Universidade Estadual de Londrina. Introdução à Relatividade Introdução à Teoria da Relatividade Thiago Pereira XVI Semana da Física Universidade Estadual de Londrina 1 Curso de Relatividade em 1 slide 2 Programa Introdução 1a Parte 2a Parte Princípios de Relatividade

Leia mais

Relatividade Especial & Geral

Relatividade Especial & Geral Relatividade Especial & Geral Roteiro Relatividade Especial: Conceitos básicos e algumas conseqüências Paradoxo dos gêmeos Relatividade Geral: Conceitos básicos, conseqüências e aplicabilidade. Relatividade

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio... 15

SUMÁRIO. Prefácio... 15 SUMÁRIO Prefácio........................................................ 15 1 Fundamentos de Eletromagnetismo.............................. 17 1.1 A lei de Coulomb e a superposição linear.....................

Leia mais

Gravidade: Clássica e Quântica. Panoramas da Física

Gravidade: Clássica e Quântica. Panoramas da Física Gravidade: Clássica e Quântica Panoramas da Física Programa - Breve introdução. - Relatividade Restrita. - Relatividade Geral. - Idéias fundamentais. - Campo fraco: Newton e ondas gravitacionais. - Solução

Leia mais

Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização

Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização DEPARTAMENTO DE FÍSICA-QUÍMICA DISCIPLINA: FÍSICA E QUÍMICA A - 11º ANO OBJETIVOS / CONTEÚDOS... 1º PERÍODO Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização 1. MECÂNICA (FÍSICA) 1.1. Tempo, posição

Leia mais

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel Aula 10 Relatividade Física 4 Ref. Halliday Volume4 Relatividade Relatividade tem a ver com a relação entre valores medidos em referenciais que estão se movendo um em relação ao outro; Teoria da relatividade

Leia mais

Nosso senso comum falha para descrever fenômenos: que envolvem dimensões reduzidas (átomos, moléculas, partículas...) =>> MECÂNICA QUÂNTICA que

Nosso senso comum falha para descrever fenômenos: que envolvem dimensões reduzidas (átomos, moléculas, partículas...) =>> MECÂNICA QUÂNTICA que Nosso senso comum falha para descrever fenômenos: que envolvem dimensões reduzidas (átomos, moléculas, partículas...) =>> MECÂNICA QUÂNTICA que envolvem altas velocidades (comparadas com a da luz) =>>

Leia mais

Física IV Relatividade. Prof. Helena Malbouisson Sala 3018A

Física IV Relatividade. Prof. Helena Malbouisson Sala 3018A Física IV Relatividade Prof. Helena Malbouisson Sala 3018A uerj-fisica-ivquimica@googlegroups.com 1 Relatividade A teoria da relatividade Restrita (ou Especial) foi proposta por Albert Einstein em 1905.

Leia mais

Curso Física 1. Aula - 6. Leis de Newton Parte 1

Curso Física 1. Aula - 6. Leis de Newton Parte 1 Curso Física 1 Aula - 6 Leis de Newton Parte 1 As Leis do Movimento A Primeira Lei de Newton Força Massa A Segunda Lei de Newton A Terceira Lei de Newton Exemplos Cinemática e Dinâmica Cinemática: Descreve

Leia mais

Física: Interação e tecnologia. Conteúdo programático. Encontre bons resultados em aprendizagem. Junte nossa experiência em fazer bons

Física: Interação e tecnologia. Conteúdo programático. Encontre bons resultados em aprendizagem. Junte nossa experiência em fazer bons Junte nossa experiência em fazer bons livros à sua competência para ensinar: Encontre bons resultados em aprendizagem. Física: Interação e tecnologia Conteúdo programático MATERIAL DE DIVULGAÇÃO - ESCALA

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Albert Einstein 6 anos, em 1905. Funcionário do departamento de patentes da Suíça. Movimento browniano Efeito fotoelétrico (Prêmio Nobel) Teoria da relatividade restrita

Leia mais

Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização

Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização DEPARTAMENTO DE FÍSICA-QUÍMICA DISCIPLINA: FÍSICA E QUÍMICA A - 11º ANO OBJETIVOS / CONTEÚDOS... 1º PERÍODO Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização 1. MECÂNICA (FÍSICA) 1.1. Tempo, posição

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS. Física Interação e Tecnologia

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS. Física Interação e Tecnologia Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS Física Interação e Tecnologia 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

GRAVITAÇÃO O QUE É A GRAVIDADE? 09/08/16

GRAVITAÇÃO O QUE É A GRAVIDADE? 09/08/16 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes GRAVITAÇÃO Aula 02 O QUE É A GRAVIDADE? Embora os estudos empíricos sobre o movimento de queda livre tenham

Leia mais

Adição Simples x = x vt y = y z = z t = t

Adição Simples x = x vt y = y z = z t = t 08-09-00 RELATIVIDADE - Referenciais Referencial - sistema de coordenadas com uma origem (arbitrária). Referencial inercial - não está sob aceleração; as leis de Newton são válidas em tais referenciais

Leia mais

Conteúdos de 1 à 4. As leis da Mecânica são as mesmas independentes dos referenciais.

Conteúdos de 1 à 4. As leis da Mecânica são as mesmas independentes dos referenciais. Conteúdos de 1 à 4 1)Transformações de Galileu. 2)A Física Clássica no final do século XX: conflitos entre a mecânica clássica e o eletromagnetismo clássico. 3)A finitude da velocidade da luz. 4) Experimento

Leia mais

FIS Cosmologia e Relatividade

FIS Cosmologia e Relatividade FIS02012 - Cosmologia e Relatividade Thaisa Storchi Bergmann Bibliografia de consulta: Introduction to Cosmology, de Barbara Ryden; Introdução à Cosmologia de Ronaldo E. de Souza; Wikipedia; ilustrações

Leia mais

Capítulo IV Transformações de Lorentz

Capítulo IV Transformações de Lorentz Capítulo IV Transformações de Lorentz O Princípio da Relatividade de Einstein exige que as leis da física sejam as mesmas em todos os referenciais inerciais, não existindo, portanto, nenhum referencial

Leia mais

A gravitação universal de Newton nos diz que dois corpos se atraem se suas massas são positivas e se repelem se elas são negativas.

A gravitação universal de Newton nos diz que dois corpos se atraem se suas massas são positivas e se repelem se elas são negativas. 1. Marque a resposta certa: Os livros "Commentariolus", "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica", "Harmonice mundi", "De Revolutionibus Orbium Coelestium", "Astronomia nova aitologetos", "Dialogo

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 1 TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 1 TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL ÍNDICE 1.1- Introdução 1.2-

Leia mais

Leis de Newton. Gravitacional Eletromagnética Forte Fraca

Leis de Newton. Gravitacional Eletromagnética Forte Fraca Leis de Newton O fenômeno mais fundamental que podemos observar na natureza é o movimento. A Terra e os outros planetas ao redor do Sol, um avião voando no ar, um carro viajando em uma rodovia, e tantos

Leia mais

Relatividade Restrita. Sandro Fonseca de Souza

Relatividade Restrita. Sandro Fonseca de Souza Relatividade Restrita Sandro Fonseca de Souza Normas e Datas Atendimento ao estudante: sextas-feiras de 14:00-15:00 na sala 3016 A. Os alunos com menos de 75% de presença serão reprovados por falta. Entretanto,

Leia mais

Raio luminoso e feixe de raios luminosos

Raio luminoso e feixe de raios luminosos Ótica FONTES PRIMÁRIA Fontes Secundárias Raio luminoso e feixe de raios luminosos A luz é composta por um feixe de partículas, os fotões. O raio luminoso corresponde ao caminho percorrido pelos fotões.

Leia mais

Física Tópicos Modernos Fácil [20 Questões]

Física Tópicos Modernos Fácil [20 Questões] Física Tópicos Modernos Fácil [20 Questões] 0 - (UEL PR) A Teoria da Relatividade Restrita, proposta por Albert Einstein (879-955) em 905, é revolucionária porque mudou as idéias sobre o espaço e o tempo,

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA CAPÍTULO 1. Prof. Carlos R. A. Lima INTRODUÇÃO AO CURSO E TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA CAPÍTULO 1. Prof. Carlos R. A. Lima INTRODUÇÃO AO CURSO E TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO CURSO E TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL Edição de janeiro de 2009 2 CAPÍTULO 1 TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL ÍNDICE 1.1-

Leia mais

Professor Victor M Lima. Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Aula 5

Professor Victor M Lima. Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Aula 5 Professor Victor M Lima Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Aula 5 Newton As Leis de Newton 1 Lei ( Princípio da Inércia ) Galileu Kepler Todo corpo que esteja em repouso ou em movimento

Leia mais

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Eletromagnetismo I Prof. Daniel Orquiza Eletromagnetismo I Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Eletromagnetismo I - Eletrostática Forças Magnéticas (Capítulo 8 Páginas 230 a 238) Força sobre uma carga em

Leia mais

Denomina-se gravidade a interação ente dois ou mais corpos devido sua massa. A força da gravidade é uma força de ação à distância, que torna-se mais

Denomina-se gravidade a interação ente dois ou mais corpos devido sua massa. A força da gravidade é uma força de ação à distância, que torna-se mais Denomina-se gravidade a interação ente dois ou mais corpos devido sua massa. A força da gravidade é uma força de ação à distância, que torna-se mais evidente entre objetos com grandes massas, ocasionada

Leia mais

Comparativos curriculares. Física. Ensino médio. A coleção Ser Protagonista Física e o currículo do Estado de Minas Gerais. Material de divulgação

Comparativos curriculares. Física. Ensino médio. A coleção Ser Protagonista Física e o currículo do Estado de Minas Gerais. Material de divulgação Comparativos curriculares SM Física Ensino médio A coleção Ser Protagonista Física e o currículo do Estado de Minas Gerais Material de divulgação de Edições SM Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

MÓDULO 1 FÍSICA, PARA QUE SERVE ISSO? PROF.EMERSON

MÓDULO 1 FÍSICA, PARA QUE SERVE ISSO? PROF.EMERSON MÓDULO 1 FÍSICA, PARA QUE SERVE ISSO? PROF.EMERSON INTRODUÇÃO À FÍSICA DEFINIÇÃO A FÍSICA é a ciência das coisas naturais, cujo objetivo é a formação de leis que regem os fenômenos da natureza, estudando

Leia mais

Cinemática relativística et al. Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I

Cinemática relativística et al. Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I Cinemática relativística et al. Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I 1 1 Transformações de Lorentz e cinemática relativística Postulados da relatividade especial As leis da natureza são as

Leia mais

Física Moderna. Gravitação e Curvatura

Física Moderna. Gravitação e Curvatura Física Moderna Gravitação e Curvatura Tópicos Introdução O pensamento mais feliz da minha vida Gravitação e Curvatura Componentes Introdução 1905- Einsten publica vários artigos explorando as conseqüências

Leia mais

Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Cadeira de Mecânica e Ondas

Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Cadeira de Mecânica e Ondas Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Cadeira de Mecânica e Ondas Docentes: João Fonseca, jfonseca@tecnico.ulisboa.pt Amaro Rica da Silva, ricadasilva@tecnico.ulisboa.pt David Resendes,

Leia mais

Grandezas Fundamentais da Mecânica

Grandezas Fundamentais da Mecânica Grandezas Fundamentais da Mecânica A Mecânica é a parte da Física que procura estudar os movimentos dos corpos e seu repouso, além de buscar explicações lógicas para as suas ocorrências, fazendo análises

Leia mais

Identificação de Princípios e Leis da Física em aplicações tecnológicas inseridas no cotidiano

Identificação de Princípios e Leis da Física em aplicações tecnológicas inseridas no cotidiano PROCESSO SELETIVO FÍSICA 1. EIXO TEMÁTICO: PRINCÍPIOS E LEIS QUE REGEM A FÍSICA Objetivo Geral: Compreensão dos Conceitos, Princípios e Leis da Física no estudo do movimento dos corpos materiais, calor,

Leia mais

Atividades de Lei de Kepler e Gravitação Universal

Atividades de Lei de Kepler e Gravitação Universal DISCIPLINA: Física DATA: 30/08/2017 Atividades de Lei de Kepler e Gravitação Universal 01 - A figura ilustra o movimento de um planeta em torno do sol. 04 - A sonda Galileu terminou sua tarefa de capturar

Leia mais

MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ

MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ TÓPICO 1 - ELETROMAGNETISMO FORÇA ELÉTRICA ELETROSTÁTICA CAMPO ELÉTRICO ELETRICIDADE ELETRODINÂMICA POTENCIAL ELÉTRICO MAGNETISMO ELETROMAGNETISMO EXEMPLO 1

Leia mais

Segunda aula de Fundamentos de Eletromagnetismo

Segunda aula de Fundamentos de Eletromagnetismo Segunda aula de Fundamentos de Eletromagnetismo Prof. Vicente Barros 1- Revisão de vetores. 2- Revisão sobre carga elétrica. 3- Revisão condutores e isolantes 4- Revisão sobre Lei de Coulomb. Revisão de

Leia mais

(Subdomínio.módulo.conteúdo)

(Subdomínio.módulo.conteúdo) Escolas João de Araújo Correia ORGANIZAÇÃO DO ANO LETIVO 16 17 GESTÃO CURRICULAR DEPARTAMENTO Matemática e Ciências Experimentais FÍSICA E QUÍMICA A 11º ANO 1º Período (Início: 15-09-2016; Fim: 16-12-2016)

Leia mais

Física moderna. Relatividade galileana. Relatividade galileana. Relatividade o que significa? Relatividade o que significa?

Física moderna. Relatividade galileana. Relatividade galileana. Relatividade o que significa? Relatividade o que significa? Relatividade galileana Física moderna Relatividade galileana Maio, 2011 Caldas da Rainha Luís Perna Relatividade o que significa? O observador junto à árvore diz: o comboio move-se para a frente com velocidade

Leia mais

CURRÍCULOS 2016/2017

CURRÍCULOS 2016/2017 CURRÍCULOS 2016/2017 Ensino Regular Departamento: Matemática e Ciências Experimentais Disciplina: Física e Química A Ano de Escolaridade: 11º Conteúdos Programáticos: Domínio: Mecânica Subdomínio 1: Tempo,

Leia mais

MECÂNICA - MAC Prof a Michèle Farage. 14 de março de Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais

MECÂNICA - MAC Prof a Michèle Farage. 14 de março de Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais MECÂNICA - MAC010-01 Prof a Michèle Farage 14 de março de 2011 Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais Programa 1. Introdução: conceitos e definições básicos da Mecânica, sistemas

Leia mais

Prof. Renato. ETEC de Vila Formosa ETEC Prof. Camargo Aranha SESI Carrão. Física 1ª. Série. Aula 1

Prof. Renato. ETEC de Vila Formosa ETEC Prof. Camargo Aranha SESI Carrão. Física 1ª. Série. Aula 1 Aula 1 1. Apresentação (Conhecimento / Reconhecimento) 1.1 Pessoal Nome, Formação, Profissão, Residência... 1.2 Disciplina (Levantamento / Classificação) Física 1ª. Série 2ª. Série 3ª. Série Mecânica /

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO: CAMPO ELÉTRICO, POTENCIAL ELÉTRICO,

Leia mais

1 a fase prova para alunos da 8 a série

1 a fase prova para alunos da 8 a série Olimpíada Brasileira de Física 2008 1 a fase 8ª série 1 1 a fase prova para alunos da 8 a série LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Esta prova destina-se exclusivamente a alunos da 8ª série. Ela

Leia mais

O espaço-tempo curvo na teoria da relatividade geral. Felipe Tovar Falciano

O espaço-tempo curvo na teoria da relatividade geral. Felipe Tovar Falciano O espaço-tempo curvo na teoria da relatividade geral Felipe Tovar Falciano IFCE - 2013 O que é Relatividade? 1685 - Newton "Philosophiae naturalis principia mathematica" A. Einstein (1879-1955) 1890 -

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 2

Halliday Fundamentos de Física Volume 2 Halliday Fundamentos de Física Volume 2 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS ESCOLA DE ENGENHARIA DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS ESCOLA DE ENGENHARIA DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA Colegiado do Curso de Graduação em e de Agrimensura CCECart ANEXO 12 PROGRAMAS DE COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Física e Química A/ Metas Curriculares, MEC-2014 ENSINO SECUNDÁRIO 11º ANO-FQ-A

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS. Prof. Bruno Farias

INFORMAÇÕES GERAIS. Prof. Bruno Farias CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III INFORMAÇÕES GERAIS Prof. Bruno Farias Conteúdo Programático Arquivo em anexo: CONTEÚDO_PROGRAMÁTICO_FisicaIII.docx

Leia mais

Prof. Renato M. Pugliese. EME Prof. Vicente Bastos SESI Vila Carrão - CE379. Física 3º ano Aula 1. Apresentação

Prof. Renato M. Pugliese. EME Prof. Vicente Bastos SESI Vila Carrão - CE379. Física 3º ano Aula 1. Apresentação Aula 1 Apresentação 1. Recepção à escola. 2. Pessoal Nome, Formação, Profissão, Residência... 3. Disciplina (Levantamento / Classificação) Física 1º ano 2º ano 3º ano Mecânica / Astronomia / Gravitação

Leia mais

Cinemática Vetorial e Leis de Newton. COLÉGIO SÃO JOSÉ CAPÍTULOS 3 e 4 LIVRO REVISIONAL

Cinemática Vetorial e Leis de Newton. COLÉGIO SÃO JOSÉ CAPÍTULOS 3 e 4 LIVRO REVISIONAL Cinemática Vetorial e Leis de Newton COLÉGIO SÃO JOSÉ CAPÍTULOS 3 e 4 LIVRO REVISIONAL São aquelas que, diferente das grandezas escalares, ficam bem definidas não só com um valor e uma unidade, mas precisam

Leia mais

Aula 25 Radiação. UFJF/Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica. Prof. Dr. Washington Orlando Irrazabal Bohorquez

Aula 25 Radiação. UFJF/Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica. Prof. Dr. Washington Orlando Irrazabal Bohorquez Aula 25 Radiação UFJF/Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Prof. Dr. Washington Orlando Irrazabal Bohorquez REVISÃO: Representa a transferência de calor devido à energia emitida pela matéria

Leia mais

Resposta: Alternativa E

Resposta: Alternativa E a) Incorreta. O Princípio da Inércia ou a Primeira Lei de Newton, que diz que um corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme até que um agente externo (uma força) atue sobre ele. O item

Leia mais

FÍSICA - TIPO C. v(m/s) t(s) Dados:

FÍSICA - TIPO C. v(m/s) t(s) Dados: Dados: FÍSICA - Aceleração da gravidade: 10 m/s 2 sen(37 o ) = 0,60; cos(37 o ) = 0,80 sen(60 o ) = 0,86; cos(60 o ) = 0,50 1. Uma partícula se move ao longo do eixo x. A figura mostra o gráfico da velocidade

Leia mais

FÍSICA - TIPO A. Dados:

FÍSICA - TIPO A. Dados: Dados: FÍSICA - Aceleração da gravidade: 10 m/s 2 sen(37 o ) = 0,60; cos(37 o ) = 0,80 sen(60 o ) = 0,86; cos(60 o ) = 0,50 1. Um fio cilíndrico é percorrido por uma corrente constante de 20 ma, onde 1

Leia mais

VETORES. DEFINIÇÃO DE GRANDEZA É tudo aquilo que pode ser medido Exemplos: Comprimento Aceleração Força Velocidade

VETORES. DEFINIÇÃO DE GRANDEZA É tudo aquilo que pode ser medido Exemplos: Comprimento Aceleração Força Velocidade 1 DEFINIÇÃO DE GRANDEZA É tudo aquilo que pode ser medido Exemplos: Comprimento Aceleração Força Velocidade GRANDEZAS ESCALARES São grandezas que se caracterizam apenas por um valor acompanhado uma unidade

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADE ACADÊMICA NOME

PLANO DE ATIVIDADE ACADÊMICA NOME ANO LETIVO Centro: CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS - CCE Departamento: FÍSICA 2013 CÓDIGO 2FIS034 RELATIVIDADE RESTRITA PLANO DE ATIVIDADE ACADÊMICA NOME CURSO FÍSICA 3ª SÉRIE CARGA HORÁRIA SEM. DE OFERTA HABILITAÇÃO(ÕES)

Leia mais

Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte III. Física Geral IV - FIS503

Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte III. Física Geral IV - FIS503 Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte III Física Geral IV - FIS503 1 Nesta aula: Efeito Doppler da Luz Momento Relativístico Energia Relativística Efeito Doppler do Som É a mudança na frequência

Leia mais

F a força aplicada pelo rapaz.

F a força aplicada pelo rapaz. E s c o l a S e c u n d á r i a d e A l c á c e r d o S a l Ano letivo 2011/2012 Física e Química A Bloco II Teste Sumativo 3A 14/02/2012 1. Um rapaz empurra, com velocidade constante, um bloco de massa

Leia mais

Seleção Nacional - Turma Prova Escrita (23/10/2016)

Seleção Nacional - Turma Prova Escrita (23/10/2016) Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - SBF Seleção Nacional - Turma 2017 - Prova Escrita (23/10/2016) 1. Na figura, indica-se um raio luminoso monocromático que penetra, a partir de um meio

Leia mais

Física. Física Moderna

Física. Física Moderna Física Física Moderna 1. Introdução O curso de física IV visa introduzir aos alunos os conceitos de física moderna através de uma visão conceitual dos fenômenos e uma abordagem simplificada das demonstrações.

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Médio

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Médio CIÊNCIAS DA NATUREZA i EM Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Médio C1 Utilizar o conhecimento sobre números e suas representações em situações relacionadas a operações matemáticas,

Leia mais

Os três campos de estudo da Física são:

Os três campos de estudo da Física são: Pág. 1 061 FÍSICA 1. Ao tentar compreender o quadro conceitual de referência capaz de abordar o objeto de estudo da Física, identifica-se o Universo sua evolução, suas transformações e as interações que

Leia mais

Capítulo III Postulados da Relatividade Restrita

Capítulo III Postulados da Relatividade Restrita Capítulo III Postulados da Relatividade Restrita A Teoria da Relatividade Restrita, formulada por Albert Einstein em 1905, mantém toda a concepção do espaço homogêneo e isotrópico, que implica na não existência

Leia mais

Escola Secundária de Casquilhos Teste Sumativo 1- Física e Química A 11º ANO 04/10/ minutos

Escola Secundária de Casquilhos Teste Sumativo 1- Física e Química A 11º ANO 04/10/ minutos * Escola Secundária de Casquilhos Teste Sumativo 1- Física e Química A 11º ANO 04/10/2013 90 minutos NOME Nº Turma Informação Professor Enc. de Educação TABELA DE CONSTANTES Velocidade de propagação da

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR.ª LAURA AYRES QUARTEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR.ª LAURA AYRES QUARTEIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR.ª LAURA AYRES QUARTEIRA ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS (Portaria n.º 242/2012, de 10 de agosto) REGIME NÃO PRESENCIAL MATRIZ DO EXAME DE FÍSICA 12º ANO

Leia mais

História da ciência antes de Newton

História da ciência antes de Newton As leis de Newton Motivação: Porque estudar as leis de Newton? Porque estudar as forças? Situações que envolvem forças na biologia (biofísica): sustentação e movimento de partes dos corpos dos seres vivos;

Leia mais

As curvas da luz. Vitor Cardoso (IST, Portugal)

As curvas da luz. Vitor Cardoso (IST, Portugal) As curvas da luz Vitor Cardoso (IST, Portugal) Relatividade Restrita Sonoras Ondas Precisam de um meio para se propagarem De água Efeito Doppler Que acontece se a fonte estiver parada e o observador se

Leia mais

Teoria de Cordas e Supercordas. Henrique Boschi Filho Instituto de Física UFRJ

Teoria de Cordas e Supercordas. Henrique Boschi Filho Instituto de Física UFRJ Teoria de Cordas e Supercordas Henrique Boschi Filho Instituto de Física UFRJ III Encontro de Ciências do Universo, Núcleo de Pesquisas em Ciências, 4 de Julho de 2015 Ideia Central A hipótese central

Leia mais

Ótica O que é a luz? Os antigos gregos descobriram que a luz se propaga em linha recta. Heron de Alexandria descobriu em experiências feitas com espelhos, que um feixe de luz reflectida volta ao meio

Leia mais

[02] Incorreta. Mesmo neutro, o tanque possui cargas elétricas, porém, em equilíbrio.

[02] Incorreta. Mesmo neutro, o tanque possui cargas elétricas, porém, em equilíbrio. TD DE FÍSICA Resolucões das Questões de Campo elétrico Gabarito: Resposta da questão 1: [E] [I] Verdadeira. Carga elétrica positiva gera campo elétrico de afastamento e carga elétrica negativa gera campo

Leia mais

Eletromagnetismo II. Prof. Daniel Orquiza. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Eletromagnetismo II. Prof. Daniel Orquiza. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Eletromagnetismo II Prof. Daniel Orquiza Eletromagnetismo II Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Eletromagnetismo II - Eletrostática Fluxo Magnético e LGM (Capítulo 7 Páginas 207a 209) Princípio da Superposição

Leia mais

O OCEANO - SISTEMA FÍSICO E RESERVATÓRIO DE ENERGIA. A Terra no Espaço

O OCEANO - SISTEMA FÍSICO E RESERVATÓRIO DE ENERGIA. A Terra no Espaço O OCEANO - SISTEMA FÍSICO E RESERVATÓRIO DE ENERGIA A Terra no Espaço " # $ & ' ( & * + # $! & ) 0/!. $ % $ 1 2! 3 % 2. / ', % # % $ 4 $ $ # 2 & 2 &! A Terra no Espaço O OCEANO - UM RESERVATÓRIO DE ENERGIA

Leia mais

Mecânica Clássica Curso - Licenciatura em Física EAD. Profº. M.Sc. Marcelo O Donnel Krause ILHÉUS - BA

Mecânica Clássica Curso - Licenciatura em Física EAD. Profº. M.Sc. Marcelo O Donnel Krause ILHÉUS - BA Mecânica Clássica Curso - Licenciatura em Física EAD Profº. M.Sc. Marcelo O Donnel Krause ILHÉUS - BA Leis de Newton: 1ª Lei: Cada partícula permanece em seu estado de repouso, ou em movimento retilíneo

Leia mais

Um Sonho de Einstein:

Um Sonho de Einstein: Um Sonho de Einstein: A Unificação da Leis da Física Victor O. Rivelles rivelles@fma.if.usp.br Instituto de Física Universidade de São Paulo Um Sonho de Einstein: p. 1 Einstein e Teorias Unificadas De

Leia mais

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO 2016-17 CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS PARTE 2: FÍSICA 7º ANO DE ESCOLARIDADE III O Planeta Terra Período de rotação da Terra - É o tempo que a Terra demora a dar uma volta

Leia mais

As leis de movimento newtonianas

As leis de movimento newtonianas Lição 6 As leis de movimento newtonianas 1 Consideremos uma partícula bem determinada que chamamos partícula padrão ou partícula p. Formando um par isolado da partícula padrão com qualquer outra partícula,

Leia mais