Leis de Newton. Gravitacional Eletromagnética Forte Fraca

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Leis de Newton. Gravitacional Eletromagnética Forte Fraca"

Transcrição

1 Leis de Newton O fenômeno mais fundamental que podemos observar na natureza é o movimento. A Terra e os outros planetas ao redor do Sol, um avião voando no ar, um carro viajando em uma rodovia, e tantos outros tipos de movimento nos mostram que este fenômeno é influenciado e até controlado pela interação existente entre o corpo e a sua vizinhança. As formas pelas quais os objetos interagem uns com os outros são muito variadas. As coisas caem porque são atraídas pela Terra. Para que as coisas não caiam é preciso segurá-las, o que chamamos de sustentação. A água exerce um tipo de sustentação quando impede que objetos afundem. No ar, o pássaro bate asas e consegue, nesta interação, vencer a atração exercida pela Terra. Na natureza existem quatro tipos fundamentais de interação: Gravitacional Eletromagnética Forte Fraca As duas primeiras fazem parte do nosso dia-a-dia, e são interações relacionadas à distância entre os corpos (inversamente proporcionais ao quadrado da distância entre os corpos). As duas últimas manifestam-se a distâncias pequenas, onde os efeitos quânticos são significativos e não possuem formulação matemática como nos dois primeiros casos. A interação forte é responsável por mantém prótons e nêutrons unidos no interior do átomo, e a interação fraca é aquela onde participam os neutrinos, partículas sem cargas e com massa muito pequena. Independentes da natureza da interação existem diversas regras, ou princípios gerais, que se aplicam a todos os tipos de movimento. O conjunto formado por tais princípios constitui a base da teoria denominada mecânica. Foi Isaac Newton, um físico inglês do século XVIII, que conseguiu elaborar leis que permitem lidar com essa variedade de interações, descrevendo-as como forças que agem entre objetos. Cada interação representa uma força diferente, que depende das diferentes condições em que os objetos interagem. Mas todas obedecem aos mesmos princípios elaborados por Newton, e que ficaram conhecidas como leis de Newton. Estas Leis são baseadas em estudos experimentais, são ditas fundamentais, pois não podem ser deduzidas eu demonstradas a partir de outros princípios, formam a base da mecânica clássica e não são leis universais, pelo fato de não atuarem em todas as regiões de movimento. Primeira Lei de Newton Dizemos que um corpo está em movimento quando sua posição, medida com relação a outro corpo, varia no tempo. Quando sua posição é constante (não varia) no tempo, o objeto é dito em repouso. Desta forma, movimento e repouso são conceitos relativos, que dependem da escolha de um referencial. Para o caso mais simples, de movimento unidimensional. Um objeto em repouso tem sua função, que descreve o movimento, dada por: (1)

2 onde C é uma constante. Quando o objeto está se movendo uniformemente, a taxa de variação da posição (deslocamento) do objeto define a velocidade do movimento. A unidade de deslocamento e velocidade no Sistema Internacional (SI) são respectivamente, o metro (m) e o metro por segundo (m/s). (2) onde: x 0 e t 0 representam a posição e o tempo iniciais e v a velocidade do movimento do objeto. Assim: (3) Antes da época de Galileu a maioria dos filósofos pensava que para um corpo mover-se em linha reta com velocidade constante fosse necessário algum agente externo empurrando-o continuamente, caso contrário ele iria parar. Foi difícil provar o contrário dada à necessidade de livrar o corpo de certas influências, como o atrito. Foi Galileu que afirmou ser necessária uma força para modificar a velocidade de um corpo, mas nenhuma força é exigida para manter essa velocidade constante. Ele estabeleceu que na ausência de uma força um objeto móvel deverá continuar se movendo. A tendência das coisas de resistir a mudanças no seu movimento foi o que Galileu chamou de inércia. Newton refinou a idéia de Galileu e formulou sua primeira lei, convenientemente chamada de LEI DA INÉRCIA. Newton enunciou que: Todo objeto permanece em seu estado de repouso ou movimento uniforme numa reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado devido às forças imprimidas sobre ele. A palavra chave nesta lei é permanece : um objeto permanece fazendo o que for, a menos que uma força seja exercida sobre ele. Se ele está em repouso, ele permanece no estado de repouso e se estiver se movendo, ele permanece se movendo, sem fazer curvas ou alterar sua velocidade. Se estivermos tratando de um caso onde diversas forças atuam sobre corpo, o movimento do objeto sofrerá alterações somente se a força resultante (soma vetorial das forças que atuam simultaneamente no corpo) for diferente de zero. 0 (4) Como a força é uma grandeza vetorial, a direção e o sentido em que são aplicadas produzem efeitos diferentes sobre o objeto. A unidade de força no Sistema Internacional (SI) é o Newton (N). A massa de um corpo representa a quantidade de matéria que constitui o corpo. Ela é também a medida da inércia ou lerdeza que um objeto apresenta em resposta a qualquer esforço feito para movê-lo, pará-lo ou alterar, de algum modo, seu estado de movimento. A unidade de massa no Sistema Internacional (SI) é o quilograma (kg).

3 Segunda Lei de Newton A maioria dos movimentos que observamos sofre alterações que são resultados de uma ou mais forças aplicadas. Toda força resultante, seja ela de uma única fonte ou de uma combinação de fontes, produz aceleração, que representa a taxa de variação do movimento (). A unidade de aceleração no Sistema Internacional (SI) é o metro por segundos ao quadrado (m/s 2 ). A segunda lei de Newton nos fornece a relação entre a aceleração, a força resultante e a inércia do corpo. A resultante das forças que atuam sobre um corpo é igual ao produto da sua massa pela aceleração com a qual ele irá se movimentar. Com unidades apropriadas para, m e, a proporcionalidade pode ser expressa como uma equação exata: (5) A formulação original de Newton para a segunda lei está relacionada com o que ele chamou de quantidade de movimento, também conhecido como momento linear (medida que se origina conjuntamente da velocidade e a massa). Se a massa não varia com o tempo: (6) Assim: (7) (8) Que é a forma diferencial da segunda lei de Newton. A força resultante atuando sobre o objeto é igual à variação temporal do momento linear. Ao analisar situações mediante a segunda lei de Newton, é muito útil desenharmos um diagrama que mostre o corpo em questão como uma partícula, e todas as forças que atuam sobre ela. Tal diagrama é chamado de diagrama do corpo livre e é um primeiro passo essencial tanto na análise de um problema como na visualização da situação física.

4 Terceira lei de Newton Uma força é apenas um aspecto da interação mútua entre dois corpos. Verifica-se experimentalmente que quando um corpo exerce uma força sobre outro, o segundo sempre exerce uma força no primeiro. Ou seja, há um par de forças envolvidas. Assim: Newton enunciou que: Quando um corpo exerce uma força num segundo corpo, este último reagirá sobre o primeiro com uma força de mesma intensidade e sentido contrário. Consideremos um corpo sobre uma superfície horizontal plana e lisa, e preso a esse corpo está uma vareta rígida. Uma força é aplicada na vareta, essa força se transmite até o corpo de modo que a vareta exerce uma força sobre o corpo e esse corpo reage à ação da vareta exercendo sobre ela uma força com mesmo módulo que mas com sentido contrário. e são forças de ação e reação. (9) Podemos escrever a terceira lei de Newton na forma diferencial ; (10) Da equação (9), temos que: (11) 0 (12) ou seja, o movimento do sistema se conserva a cada instante, inclusive durante a colisão. Se considerarmos um sistema tridimensional de partículas, formado por mais de duas, a terceira lei de Newton pode ser aplicada de duas formas:.. i.. j

5 Se é a força que a partícula j exerce sobre a partícula i, a terceira lei de Newton nos diz que: (13) A equação (13) exige apenas que as forças tenham mesmo módulo e sentidos contrários. Dizemos então que este sistema obedece a 3ª Lei de Newton na forma fraca. Se definirmos o vetor coordenada relativa entre as partículas: (14) As forças de interação entre as partículas i e j, dirigidas ao longo da linha que une as duas partículas, obedecem a terceira lei de Newton na forma forte, onde além de terem os mesmos módulos e sentidos opostos estão obrigatoriamente na direção da linha que une as partículas. Alguns comentários devem ser feitos com relação a essas leis, para que sejam claramente interpretadas: I. A 1 a Lei, também chamada de Lei da Inércia, corresponde à apresentação do referencial inercial. São referenciais não acelerados, onde só atuam forças de contato, as forças ditas fictícias (provenientes da aceleração) não existem nesses referenciais. Um referencial que se move com velocidade constante referente às estrelas distantes é uma boa aproximação de um referencial inercial. Para nossa finalidade podemos considerar a Terra como um referencial inercial, assim como qualquer outro sistema de referência acoplado a ela. II. A 2 a Lei não nos diz qual a natureza da interação que a partícula esta sujeita, apenas relaciona a resultante das forças atuando sobre ela com a variação do movimento. Desta forma, a 2 a Lei de Newton não é auto-suficiente para descrever o movimento. A natureza da força é uma informação adicional, podendo ser gravitacional, magnética, elétrica, etc. dv. (15) N Fi = F1+ F FN = m i= 1 dt Para que a relação (15) possa ser usada, é necessário o conhecimento da expressão de todas as forças. III. IV. Na equação (5) existe uma grandeza inercial que caracteriza o corpo, chamada massa inercial. No entanto, as massas consideradas numa interação gravitacional são de outra natureza, são as massas gravitacionais. Mas, no que afirma o principio da equivalência de Einstein, não existe diferença entre elas classicamente, pois m não depende da posição nem da velocidade da partícula. A segunda lei de Newton é o principio básico da dinâmica, a lei fundamental que permite determinar a evolução de um sistema na mecânica clássica. Uma implicação importante é o caráter vetorial da força (), assim nos fornece as

6 forças de diferentes origens que atuam sobre a mesma partícula. O resultado (15) é conhecido como principio da superposição das forças. V. Ingenuamente, poderíamos pensar que, 0, na equação (15) significa dizer que a 1ª Lei decorre da 2ª Lei. Isso seria afirmar que não são necessárias três leis, mas apenas duas. Tal afirmação é um erro, pois o fato de dizermos que o momento linear é constante está inteiramente ligado ao referencial inercial. Caso o referencial fosse acelerado, o momento continuaria sento constante, mas o referencial não seria inercial. VI. VII. A 3ª Lei, também conhecida como Lei da Ação e Reação, onde este par de forças corresponde a interação entre dois corpos, não podendo estar sobre o mesmo corpo. Devemos lembrar também que ação e reação só existem para forças de contato. O fato de forças fictícias não possuírem reação é uma confirmação da importância da 1ª Lei. Se o referencial não é inercial, a 3ª Lei não será válida para todas as forças existentes. As Leis de Newton subentendem que as interações se processam instantaneamente, e isso não ocorre exatamente. Se considerarmos, por exemplo, o sistema planetário, onde as massas são muito grandes, e a distância entre os corpos é também muito grande. Qualquer variação nesta interação levará um tempo r/c (onde r é a distância entre os planetas e c é a velocidade da luz) para ser sentida. Este fato nos faz ver que as Leis de Newton são aplicadas corretamente em certa região com as seguintes características: a. Massas grandes, se comparadas à massa do elétron. b. Velocidades baixas, se comparadas com a velocidade da luz. Isto define as seguintes regiões de domínio em física: v << c v c Domínio Newtoniano Teoria relativística (Einstein) Teoria Quântica não Teoria Quântica relativística relativística m >> m e m m e Aplicações das leis de Newton 1. Força Peso Para um corpo sobre ou próximo da superfície da Terra, duas grandezas estreitamente relacionadas são a força gravitacional exercida no corpo pela Terra e o peso do corpo. Quando um corpo se encontra em queda livre a resultante das forças que atuam sobre o corpo é dada por: Como a força de resistência do ar é desprezível, dependendo das dimensões do corpo. A força resultante no movimento de queda livre é:

7 (21) A experiência nos mostra que, num determinado local próximo a superfície da Terra, qualquer objeto em queda livre tem a mesma aceleração; é independente da massa do corpo, chamada de aceleração da gravidade. Assim, a força gravitacional coincide com a força peso, medida em um referencial inercial. 2. Forças de contato: força normal e força de atrito Conhecendo o estado de repouso ou de movimento de um corpo podemos determinar as forças exercidas sobre ele. Em particular podemos determinar as características das forças de contato entre superfícies lisas de dois corpos rígidos. O método envolve a decomposição de uma força de contato em duas forças, uma paralela à superfície de contato, e a outra perpendicular, e então cada uma delas é considerada como uma força distinta. A força paralela à superfície é denominada força de atrito, e a força perpendicular denominam-se força normal. a. Força Normal Tomemos a situação do corpo de massa m em repouso sobre uma superfície horizontal. As únicas forças exercidas no corpo são o seu peso e a força de contato exercida pela superfície, força Normal ( ). A força exercida pela superfície suporta o corpo, mantendo-o em repouso. Como a aceleração do corpo é numa, a segunda lei de Newton nos diz que: 0 Assim: 0 (22) A força de contato é igual e oposta ao peso do bloco - é a força ou reação normal da superfície de contato. b. Força de Atrito Cinético Vejamos agora o caso de um bloco de massa m puxado a velocidade constante ao longo de uma superfície horizontal.

8 A força é a força aplicada ao bloco é a força peso do bloco, e é a força de contato exercida pela superfície. Esta força possui duas componentes: a força normal e a força de atrito cinético. Novamente, se considerarmos o bloco em repouso, a força resultante será nula. Portanto: Experiências deste tipo mostram que: 0 e 0 e (23) (24) onde a constante de proporcionalidade é uma grandeza sem dimensões denominada coeficiente de atrito cinético. Devemos observar que a equação (24) representa apenas valores em módulo. Experimentalmente verifica-se ainda que: I. A força de atrito cinético depende da natureza e condição das duas superfícies de contacto. Usualmente 0,1 < < 1,5; II. III. A força de atrito cinético é praticamente independente da velocidade; A força de atrito cinético é praticamente independente da área da superfície de contacto. c. Força de Atrito Estático Entre dois corpos sem movimento relativo também pode existir uma força de atrito; é a força de atrito estático,. A força aplicada e a força de atrito estático exercida pela

9 superfície são iguais e opostas. A força de atrito estático máxima,, á ocorre quando o bloco está na iminência de se deslocar. Experimentalmente mostra-se que, á µ, onde a constante de proporcionalidade μ é o coeficiente de atrito estático. Analogamente a μ, o coeficiente μ depende da natureza e condição das duas superfícies de contato, e é praticamente independente da área da superfície de contato. 3. Tensão e Tração Corpo suspenso por um fio: duas forças atuam sobre o corpo; a força peso e a tensão ( ) força que o fio exerce sobre o corpo. Corpo puxado, sem/com atrito: forças que atuam sobre o corpo; força peso, normal, força de tração e força de atrito, estático ou cinético (quando considerado). 4. Força elástica Corpo suspenso por uma mola: sobre o corpo atuam a força peso e a força elástica que, para pequenas deformações é dada por: Onde K é a constante da mola. (25)

DINÂMICA VETORIAL BÁSICA: LEIS DE NEWTON E SUAS APLICAÇÕES. Prof. Neckel. 1ª Lei de Newton: A inércia

DINÂMICA VETORIAL BÁSICA: LEIS DE NEWTON E SUAS APLICAÇÕES. Prof. Neckel. 1ª Lei de Newton: A inércia Física 1 Prova 2 Tema 1 DINÂMICA VETORIAL BÁSICA: LEIS DE NEWTON E SUAS APLICAÇÕES 1ª Lei de Newton: A inércia Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a

Leia mais

5 Forças em Dinâmica. 1 Princípio da inércia (primeira lei de Newton) 2 Princípio fundamental da Dinâmica (segunda lei de Newton)

5 Forças em Dinâmica. 1 Princípio da inércia (primeira lei de Newton) 2 Princípio fundamental da Dinâmica (segunda lei de Newton) F=m.a 5 Forças em Dinâmica A Dinâmica é a parte da Mecânica que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam. Significa que a força resultante F produz uma aceleração a com mesma direção

Leia mais

Força direção magnitude magnitude

Força direção magnitude magnitude Leis de Newton Sir Isaac Newton 1642 1727 Formulou as leis básicas da mecânica. Descobriu a Lei da Gravitação Universal. Inventou o cálculo Diferencial e Integral. Fez muitas observações sobre luz e óptica.

Leia mais

Tipos de forças fundamentais na Natureza

Tipos de forças fundamentais na Natureza Tipos de Forças Tipos de forças fundamentais na Natureza Existem quatro tipos de interações/forças fundamentais na Natureza que atuam entre partículas a uma certa distância umas das outras: Gravitacional

Leia mais

Leis de Newton. Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes. Sir Isaac Newton

Leis de Newton. Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes. Sir Isaac Newton Leis de Newton Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes. Sir Isaac Newton O QUE É FORÇA? A ideia de empurrar ou puxar um corpo para colocá-lo em movimento está relacionada ao conceito

Leia mais

Isaac Newton ( )

Isaac Newton ( ) Isaac Newton (1642-1726) -Seguramente, um dos maiores gênios que a Humanidade já produziu. Aos 24 anos, já tinha desenvolvido: - As 3 Leis do Movimento. - Lei da Gravitação Universal. -Cálculo diferencial

Leia mais

Física Geral I F semestre, Aula 5 Força e movimento I: Leis de Newton

Física Geral I F semestre, Aula 5 Força e movimento I: Leis de Newton Física Geral I F -18 0 semestre, 010 Aula 5 Força e movimento I: Leis de Newton Leis de Newton (Isaac Newton, 164-177) Até agora apenas descrevemos os movimentos cinemática. É impossível, no entanto, prever

Leia mais

Curso Física 1. Aula - 6. Leis de Newton Parte 1

Curso Física 1. Aula - 6. Leis de Newton Parte 1 Curso Física 1 Aula - 6 Leis de Newton Parte 1 As Leis do Movimento A Primeira Lei de Newton Força Massa A Segunda Lei de Newton A Terceira Lei de Newton Exemplos Cinemática e Dinâmica Cinemática: Descreve

Leia mais

Deslocamento: Desse modo, o deslocamento entre as posições 1 e 2 seria dado por: m

Deslocamento: Desse modo, o deslocamento entre as posições 1 e 2 seria dado por: m Deslocamento: x = xf - x i Desse modo, o deslocamento entre as posições 1 e 2 seria dado por: x = x - x = 72-30 = 42 1 2 2 1 m Se a execução do deslocamento ou espaço percorrido por um objeto ou partícula

Leia mais

As leis de Newton e suas aplicações

As leis de Newton e suas aplicações INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA Campus Princesa Isabel As leis de Newton e suas aplicações Disciplina: Física Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este

Leia mais

Aplicações de Leis de Newton

Aplicações de Leis de Newton Aplicações de Leis de Newton Evandro Bastos dos Santos 22 de Maio de 2017 1 Introdução Na aula anterior vimos o conceito de massa inercial e enunciamos as leis de Newton. Nessa aula, nossa tarefa é aplicar

Leia mais

28/Fev/2018 Aula Aplicações das leis de Newton do movimento 4.1 Força de atrito 4.2 Força de arrastamento Exemplos. 26/Fev/2018 Aula 3

28/Fev/2018 Aula Aplicações das leis de Newton do movimento 4.1 Força de atrito 4.2 Força de arrastamento Exemplos. 26/Fev/2018 Aula 3 26/Fev/2018 Aula 3 3. Leis de Newton (leis do movimento) 3.1 Conceitos básicos 3.2 Primeira lei (inércia) 3.2.1 Referenciais de inércia 3.3 Segunda lei (F=ma) 3.4 Terceira lei (reação) 3.4.1 Peso e peso

Leia mais

A força resultante sobre um corpo é igual ao produto da massa do corpo pela aceleração do corpo. Em termo de equação temos

A força resultante sobre um corpo é igual ao produto da massa do corpo pela aceleração do corpo. Em termo de equação temos !!"#$#!"%&' Uma interação que pode causar uma aceleração de um corpo (mudança na velocidade) é uma grandeza vetorial chamada de força. A relação entre uma força e a aceleração que ela causa foi descrita

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 7 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Princípios Físicos do Controle Ambiental

Princípios Físicos do Controle Ambiental Princípios Físicos do Controle Ambiental Capítulo 02 Conceitos Básicos Sobre Mecânica Técnico em Controle Ambiental 18/05/2017 Prof. Márcio T. de Castro Parte I 2 Mecânica Mecânica: ramo da física dedicado

Leia mais

Segunda lei de Newton

Segunda lei de Newton Segunda lei de Newton Pela 1ª lei de Newton, não precisamos de força para manter a velocidade de um corpo, mas sim para produzir mudanças (variações) dessa velocidade. Newton apresenta a relação existente

Leia mais

FORÇA e INTERAÇÕES. Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos

FORÇA e INTERAÇÕES. Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos FORÇA e INTERAÇÕES Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos Forças de longo alcance Acuam mesmo quando os corpos não estão em contacto, como por exemplo as forças

Leia mais

FORÇA e INTERAÇÕES. Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos

FORÇA e INTERAÇÕES. Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos FORÇA e INTERAÇÕES Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos Forças de longo alcance Acuam mesmo quando os corpos não estão em contacto, como por exemplo as forças

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Mecânica Newtoniana (Física I)

Mecânica Newtoniana (Física I) Tec. Processos Metalúrgicos 2013/1 Funcionamento da ciência O método científico: Funcionamento da ciência O método científico: Funcionamento da ciência A Física clássica: Funcionamento da ciência A Física

Leia mais

Forças e Movimento. Força e movimento ao longo da história

Forças e Movimento. Força e movimento ao longo da história Forças e Movimento Prof. lucasmarqui A força é uma das principais grandezas estudadas em Física, e sua definição geralmente está associada a ações como puxar, chutar, empurrar e arrastar, o que transmite

Leia mais

FORÇA E MOVIMENTO Leis de Newton

FORÇA E MOVIMENTO Leis de Newton PROF. OSCAR FORÇA E MOVIMENTO Leis de Newton Qual é o fator responsável pela sensação de perigo para alguém que está no último carro de uma montanha russa? Uma força aceleração. atuando sobre o quilograma

Leia mais

Prof. Raphael Carvalho

Prof. Raphael Carvalho 1 Prof. Raphael Carvalho LIVRO: MECÂNICA CAPÍTULO 5: Fornece uma introdução do conceito. CAPÍTULO 6: Explica o processo vetorial de soma das forças. CAPÍTULO 7: Aplicações do processo vetorial de soma

Leia mais

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS DINÂMICA É a parte da Mecânica que estuda as causas e os movimentos. LEIS DE NEWTON 1ª Lei de Newton 2ª Lei de Newton 3ª Lei de Newton 1ª LEI LEI DA INÉRCIA Quando a resultante das forças que agem sobre

Leia mais

ACELERAÇÃO (grandeza vetorial)

ACELERAÇÃO (grandeza vetorial) Ano Letivo 2011/2012 Agrupamento de Escolas de Porto de Mós / Escola Secundária Ciências Físico-Químicas 9º ano Ficha de Informativa nº 2 ACELERAÇÃO (grandeza vetorial) aceleração média (unidade SI: m/s

Leia mais

O QUE É MECÂNICA DO PONTO DE VISTA DA FÍSICA?

O QUE É MECÂNICA DO PONTO DE VISTA DA FÍSICA? O QUE É MECÂNICA DO PONTO DE VISTA DA FÍSICA? Podemos dizer que a mecânica é uma área da física que trata as questões de movimento dos corpos levando em conta, de uma maneira geral, as causas do movimento.

Leia mais

Mecânica. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento

Mecânica. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento Mecânica A teoria do movimento é denominada MECÂNICA. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento - Não é possível prever movimentos usando somente a

Leia mais

CINEMÁTICA E DINÂMICA

CINEMÁTICA E DINÂMICA PETROBRAS TECNICO(A) DE OPERAÇÃO JÚNIOR CINEMÁTICA E DINÂMICA QUESTÕES RESOLVIDAS PASSO A PASSO PRODUZIDO POR EXATAS CONCURSOS www.exatas.com.br v3 RESUMÃO GRANDEZAS E UNIDADES (S.I.) s: Espaço (distância)

Leia mais

Aula 13 e 14. Leis de Newton e Energia

Aula 13 e 14. Leis de Newton e Energia Aula 13 e 14 Leis de Newton e Energia Revisão Estudo dos Movimentos Princípio da Independência dos Movimentos (Galileu) O movimento da bola é um movimento bidimensional, sendo realizado nas direções horizontal

Leia mais

1.2. Interações e seus efeitos. Professora Paula Melo Silva

1.2. Interações e seus efeitos. Professora Paula Melo Silva 1.2. Interações e seus efeitos Professora Paula Melo Silva INTERAÇÕES FUNDAMENTAIS NA NATUREZA A alteração do estado de repouso ou de movimento de um corpo resulta da presença de outros e da sua interação

Leia mais

Física Aplicada à Engenharia I

Física Aplicada à Engenharia I Física Aplicada à Engenharia I Força e Movimento I: Leis de Newton O estudo do movimento ao longo do tempo Ao longo dos séculos o movimento foi sendo estudado por vários cientistas. Destes trabalhos três

Leia mais

Introdução. Dinâmica é a parte da Mecânica que estuda os movimentos e as forças.

Introdução. Dinâmica é a parte da Mecânica que estuda os movimentos e as forças. Dinâmica Introdução Dinâmica é a parte da Mecânica que estuda os movimentos e as forças. Em geral percebemos as forças através de seus efeitos. Assim, podemos dizer que força é o agente físico capaz de

Leia mais

Notas de aula resumo de mecânica. Prof. Robinson RESUMO DE MECÂNICA

Notas de aula resumo de mecânica. Prof. Robinson RESUMO DE MECÂNICA RESUMO DE MECÂNICA Ano 2014 1 1. DINÂMICA DE UMA PARTÍCULA 1.1. O referencial inercial. O referencial inercial é um sistema de referência que está em repouso ou movimento retilíneo uniforme ao espaço absoluto.

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I FORÇA E MOVIMENTO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I FORÇA E MOVIMENTO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias Introdução A partir de agora vamos estudar o movimento

Leia mais

Leis de Newton. Até agora apenas descrevemos o movimento: CINEMÁTICA (posição, velocidade, aceleração).

Leis de Newton. Até agora apenas descrevemos o movimento: CINEMÁTICA (posição, velocidade, aceleração). Leis de Newton Até agora apenas descrevemos o movimento: CINEMÁTICA (posição, velocidade, aceleração). Entretanto, é impossível PREVER movimentos usando somente a cinemática. Com as leis de Newton iniciamos

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Leis de Newton

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Leis de Newton CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2014.2 Leis de Newton Ana Maria Torres da Silva - Engenharia Civil Myllena de Oliveira Barros - Engenharia de Produção Cinemática versus Dinâmica Cinemática:

Leia mais

A interação de um corpo com sua vizinhança é descrita em termos de. Uma força pode causar diferentes efeitos num corpo como, por exemplo:

A interação de um corpo com sua vizinhança é descrita em termos de. Uma força pode causar diferentes efeitos num corpo como, por exemplo: Forças A interação de um corpo com sua vizinhança é descrita em termos de uma FORÇA. Uma força pode causar diferentes efeitos num corpo como, por exemplo: a) imprimir movimento b) cessar um movimento c)

Leia mais

FORÇA e INTERAÇÕES. Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos

FORÇA e INTERAÇÕES. Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos FORÇA e INTERAÇÕES Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos Forças de longo alcance Acuam mesmo quando os corpos não estão em contacto, como por exemplo as forças

Leia mais

MECÂNICA AS LEIS DO MOVIMENTO. o estudo do movimento. Vamos estudar os movimentos se preocupando com suas causas.

MECÂNICA AS LEIS DO MOVIMENTO. o estudo do movimento. Vamos estudar os movimentos se preocupando com suas causas. MECÂNICA o estudo do movimento Vamos estudar os movimentos se preocupando com suas causas. AS LEIS DO MOVIMENTO AS LEIS DO MOVIMENTO DINÂMICA FORÇA E MOVIMENTO cinemática Grandezas da Cinemática: interação

Leia mais

LECTURE NOTES PROF. CRISTIANO. Leis de Newton. Isaac Newton. Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202

LECTURE NOTES PROF. CRISTIANO. Leis de Newton. Isaac Newton. Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 Fisica I - IO Leis de Newton Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 crislpo@if.usp.br http://pt.wikipedia.org/wiki/isaac_newton Isaac Newton Teorema Binomial Cálculo Lei da gravitação universal

Leia mais

Prof. Neckel. 1ª Lei de Newton: A Lei da Inércia

Prof. Neckel. 1ª Lei de Newton: A Lei da Inércia Prof. Neckel Leis de Newton e suas aplicações As leis de Newton são responsáveis pelo tratamento e compreensão da grandeza que representa a interação entre corpos: a Força. Porém, antes da definição formal

Leia mais

Apresentação Outras Coordenadas... 39

Apresentação Outras Coordenadas... 39 Sumário Apresentação... 15 1. Referenciais e Coordenadas Cartesianas... 17 1.1 Introdução... 17 1.2 O Espaço Físico... 18 1.3 Tempo... 19 1.3.1 Mas o Tempo é Finito ou Infinito?... 21 1.3.2 Pode-se Viajar

Leia mais

22/Fev/2018 Aula Queda livre 2.2 Movimento 2 e 3-D Vetor deslocamento Vetor velocidade Vetor aceleração

22/Fev/2018 Aula Queda livre 2.2 Movimento 2 e 3-D Vetor deslocamento Vetor velocidade Vetor aceleração 22/Fev/2018 Aula2 2.1 Queda livre 2.2 Movimento 2 e 3-D 2.2.1 Vetor deslocamento 2.2.2 Vetor velocidade 2.2.3 Vetor aceleração 2.3 Lançamento de projétil 2.3.1 Independência dos movimentos 2.3.2 Forma

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC.

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC www.ismaelfisica.wordpress.com RevisãodeVetores... PrimeiraLeideNewton... EquilíbriodeTranslação... TerceiraLeideNewton... As grandezas vetoriais são caracterizadas

Leia mais

MECÂNICA - CINEMÁTICA

MECÂNICA - CINEMÁTICA MECÂNICA - CINEMÁTICA Cinemática CONCEITOS FUNDAMENTAIS 1. REFERENCIAL É um corpo ou um conjunto de corpos que usamos para estabelecer a posição de outros corpos. MOVIMENTO A posição de um corpo varia,

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC.

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC www.ismaelfisica.wordpress.com Máquinas Simples(ver arquivo) Revisão... ForçadeAtrito... AlgunsSistemasMecânicos... SistemasMecânicos... Máquinas Simples:

Leia mais

Mecânica. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento

Mecânica. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento Mecânica A teoria do movimento é denominada MECÂNICA CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento Estática É a parte da MECÂNICA que estuda o EQUILÍBRIO

Leia mais

Solução: F = m. a. 20 = 5. a. Logo. a = 20/5. a = 4 ALUNO (A): Nº MANHÃ TURMA 1 ENSINO MÉDIO 1ª ANO

Solução: F = m. a. 20 = 5. a. Logo. a = 20/5. a = 4 ALUNO (A): Nº MANHÃ TURMA 1 ENSINO MÉDIO 1ª ANO ª ANO Verifique se esta contém 0 QUESTÕES, numeradas de 0 a 0. Leia atentamente toda a antes de começar a resolver. Não deixe questões em branco. Não converse. Boa Sorte! NOTA DA ] O corpo indicado na

Leia mais

Cinemática Vetorial e Leis de Newton. COLÉGIO SÃO JOSÉ CAPÍTULOS 3 e 4 LIVRO REVISIONAL

Cinemática Vetorial e Leis de Newton. COLÉGIO SÃO JOSÉ CAPÍTULOS 3 e 4 LIVRO REVISIONAL Cinemática Vetorial e Leis de Newton COLÉGIO SÃO JOSÉ CAPÍTULOS 3 e 4 LIVRO REVISIONAL São aquelas que, diferente das grandezas escalares, ficam bem definidas não só com um valor e uma unidade, mas precisam

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH 1) Um paraquedista salta de um avião e cai até sua velocidade de queda se tornar constante. Podemos afirmar que

Leia mais

A partir dessas definições, podemos afirmar que se a força resultante F R 3 SEGUNDA LEI DE NEWTON: PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA

A partir dessas definições, podemos afirmar que se a força resultante F R 3 SEGUNDA LEI DE NEWTON: PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA 1 INTRODUÇÃO À Quando falamos de Cinemática, nosso interesse é em entender os movimentos, mas sem levar em conta a causa, lembra? Bom, agora é a hora de falarmos sobre as causas, ou seja, a relação entre

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte - PF de Física I - 017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [,7 ponto] Dois corpos de massas m 1 = m e m = m se deslocam em uma mesa horizontal sem atrito. Inicialmente possuem velocidades de

Leia mais

Dinâmica REVISÃO ENEM INTERAÇÕES E FORÇAS

Dinâmica REVISÃO ENEM INTERAÇÕES E FORÇAS REVISÃO ENEM Dinâmica A Dinâmica é a parte da Mecânica que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam. Duas grandezas são agora apresentadas: a massa e a força. Após os Princípios

Leia mais

Capítulos 4 e 5 Leis de Newton e suas Aplicações

Capítulos 4 e 5 Leis de Newton e suas Aplicações Capítulos 4 e 5 Leis de Newton e suas Aplicações Até agora, cinemática: estudo do movimento sem se preocupar com suas causas O estudo das causas do movimento é a Dinâmica Princípios da Dinâmica foram sintetizados

Leia mais

Revisão Grandezas - Comprimento

Revisão Grandezas - Comprimento Revisão Grandezas - Comprimento Revisão Grandezas - Tempo Revisão Gradezas - Prefixos Revisão Gradezas (densidade) Revisão - Dimensões Revisão Movimento 1D v x = x t Revisão Velocidade Instantânea v x

Leia mais

Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios

Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios 1. Um satélite em órbita ao redor da Terra é atraído pelo nosso planeta e, como reação, atrai a Terra. A figura que representa corretamente esse par ação-reação

Leia mais

Aplicações das Leis de Newton Fernanda Dalpiaz Curso Técnico em Administração IFRS Rio Grande do Sul, Osório, Brasil

Aplicações das Leis de Newton Fernanda Dalpiaz Curso Técnico em Administração IFRS Rio Grande do Sul, Osório, Brasil Aplicações das Leis de Newton Fernanda Dalpiaz Curso Técnico em Administração IFRS Rio Grande do Sul, Osório, Brasil 1. Introdução Esse trabalho irá apresentar as Leis de Newton e as suas aplicações. As

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO

LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO 1 Um bloco de massa m = 10 kg, inicialmente a uma altura de 2 m do solo, desliza em uma rampa de inclinação 30 o com a horizontal. O bloco é seguro

Leia mais

MECÂNICA AS LEIS DE NEWTON

MECÂNICA AS LEIS DE NEWTON MECÂNICA AS LEIS DE NEWTON Prof.: Henrique Dantas MECÂNICA o estudo do movimento Vamos estudar os movimentos se preocupando com suas causas. AS LEIS DO MOVIMENTO AS LEIS DO MOVIMENTO DINÂMICA FORÇA E

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS 01 NOTA DE AULA 0 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I (MAF 01) Coordenador: PROF. EDSON VAZ CAPÍTULOS: 05 e 06 CAPÍTULO 5 FORÇA

Leia mais

UFRPE: Física 11 Márcio Cabral de Moura 1. 2 aulas, 5 horas Capítulos 1 e 3 do Fundamentos de Física 1, de D. Halliday e R. Resnick, 3ª edição.

UFRPE: Física 11 Márcio Cabral de Moura 1. 2 aulas, 5 horas Capítulos 1 e 3 do Fundamentos de Física 1, de D. Halliday e R. Resnick, 3ª edição. UFRPE: Física 11 Márcio Cabral de Moura 1 1. Introdução 1 e 3 do Fundamentos de Física 1, de D. Halliday e R. Resnick, 3ª edição. 1.1 O objeto da Física O objeto da física é a natureza 1.2 O método físico.

Leia mais

Capítulo 11 Rotações e Momento Angular

Capítulo 11 Rotações e Momento Angular Capítulo 11 Rotações e Momento Angular Corpo Rígido Um corpo rígido é um corpo ideal indeformável de tal forma que a distância entre 2 pontos quaisquer do corpo não muda nunca. Um corpo rígido pode realizar

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE FÍSICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 18/09/2017 Nota: Professor(a): Antonio Marcio Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

FORÇA e INTERAÇÕES. A unidade de força do SI é o newton A unidade de força do Sistema CGS é o Dine (dyn) ou Dina (Brasil)

FORÇA e INTERAÇÕES. A unidade de força do SI é o newton A unidade de força do Sistema CGS é o Dine (dyn) ou Dina (Brasil) Dinâmica Nota: As fotografias assinaladas com (1) foram retiradas do livro (1) A. Bello, C. Portela e H. Caldeira Ritmos e Mudança, Porto editora. As restantes são retiradas de Sears e Zemansky Física

Leia mais

Física I Prova 3 19/03/2016

Física I Prova 3 19/03/2016 Nota Física I Prova 3 19/03/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10

Leia mais

IDEIAS - CHAVE. A massa de um corpo é uma medida da sua inércia.

IDEIAS - CHAVE. A massa de um corpo é uma medida da sua inércia. IDEIAS - CHAVE Os corpos interatuam por ação de forças. As interações são devidas ao contacto entre os corpos ou podem ocorrer à distância. Por exemplo, a força gravitacional é uma força de ação à distância.

Leia mais

Ficha 2 Interações e seus efeitos

Ficha 2 Interações e seus efeitos Ficha 2 Interações e seus efeitos Considere g = 10 m s -2 Grupo I Num balão introduziram-se alguns feijões e depois encheu-se com ar e fechou-se. De seguida colocou-se o balão sob um sensor de movimento

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Leis de Newton Ericson Alves Engenharia Civil 6º Período Leandro Marinho Engenharia Civil - 6º Período

Leis de Newton Ericson Alves Engenharia Civil 6º Período Leandro Marinho Engenharia Civil - 6º Período CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2017.1 Leis de Newton Ericson Alves Engenharia Civil 6º Período Leandro Marinho Engenharia Civil - 6º Período Roteiro da Aula Cinemática e Dinâmica; Força

Leia mais

Impulso. Quantidade de Movimento. Diego Ricardo Sabka

Impulso. Quantidade de Movimento. Diego Ricardo Sabka Impulso Quantidade de Movimento Impulso Grandeza física que varia a quantidade de movimento de um corpo. Denominamos de impulso o produto da força resultante pelo tempo. Unidade de medida: Newton.segundo

Leia mais

FORÇAS E LEIS DE NEWTON

FORÇAS E LEIS DE NEWTON FORÇAS E LEIS DE EWTO A Força é uma interação entre dois corpos, perceptível pelos seus efeitos. Uma força pode causar vários efeitos diferentes em um corpo, como por exemplo: imprimir movimento, cessar

Leia mais

Leis de Newton. Rafael Santos Carvalho- Engenharia Civil Carlos Sérgio Oliveira- Engenharia Civil

Leis de Newton. Rafael Santos Carvalho- Engenharia Civil Carlos Sérgio Oliveira- Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2016.2 Leis de Newton Rafael Santos Carvalho- Engenharia Civil Carlos Sérgio Oliveira- Engenharia Civil Roteiro da Aula Cinemática e Dinâmica; Força e Massa;

Leia mais

Retardado: quando o módulo da velocidade diminui no decorrer. do tempo. Nesse caso teremos: v. e a têm sinais contrários. Movimento Uniforme (M.U.

Retardado: quando o módulo da velocidade diminui no decorrer. do tempo. Nesse caso teremos: v. e a têm sinais contrários. Movimento Uniforme (M.U. Cinemática Escalar Conceitos Básicos Espaço (S) O espaço de um móvel num dado instante t é dado pelo valor da medida algébrica da sua distância até a origem dos espaços O. Retardado: quando o módulo da

Leia mais

DINÂMICA APLICADA. Livro Texto adotado: Dinâmica: Mecânica para Engenheiros R.C. Hibbeler.

DINÂMICA APLICADA. Livro Texto adotado: Dinâmica: Mecânica para Engenheiros R.C. Hibbeler. DINÂMICA APLICADA Livro Texto adotado: Dinâmica: Mecânica para Engenheiros R.C. Hibbeler. Samuel Sander de Carvalho Samuel.carvalho@ifsudestemg.edu.br Juiz de Fora - MG Introdução: Objetivo: Estabelecer

Leia mais

m R 45o vertical Segunda Chamada de Física I Assinatura:

m R 45o vertical Segunda Chamada de Física I Assinatura: Segunda Chamada de Física I - 016- NOME: Assinatura: DE Nota Q1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a

Leia mais

Física Aplicada à Engenharia I

Física Aplicada à Engenharia I Física Aplicada à Engenharia I Força e Movimento I: Leis de Newton O estudo do movimento ao longo do tempo Ao longo dos séculos o movimento foi sendo estudado por vários cientistas. Destes trabalhos três

Leia mais

Força. Aceleração (sai ou volta para o repouso) Força. Vetor. Aumenta ou diminui a velocidade; Muda de direção. Acelerar 1kg de massa a 1m/s 2 (N)

Força. Aceleração (sai ou volta para o repouso) Força. Vetor. Aumenta ou diminui a velocidade; Muda de direção. Acelerar 1kg de massa a 1m/s 2 (N) Força Empurrão ou puxão; Força é algo que acelera ou deforma alguma coisa; A força exercida por um objeto sobre o outro é correspondida por outra igual em magnitude, mas no sentido oposto, que é exercida

Leia mais

Movimento Circular Uniforme (MCU)

Movimento Circular Uniforme (MCU) Movimento Circular Uniforme (MCU) F R = cons tan te; o FR sempre forma 90 com v; A F é chamadade forçacentrípeta R Período: T É o tempo gasto em uma volta. Unidades S.I. : s (segundo). T = t n Frequência

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO Prof. Bruno Farias Introdução Neste capítulo vamos aprender: Como descrever a rotação

Leia mais

3 - Calcule a distância percorrida por um móvel em 35 s, sabendo que a medida da sua velocidade é 7 m/s. O movimento do corpo é retilíneo uniforme.

3 - Calcule a distância percorrida por um móvel em 35 s, sabendo que a medida da sua velocidade é 7 m/s. O movimento do corpo é retilíneo uniforme. COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: Valor: Tema: - Movimento uniforme - Movimento uniformemente variado - Os princípios da dinâmica

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA CURSOS PROFISSIONAIS Disciplina: FÍSICA E QUÍMICA Módulo (*) : F1 Forças e Movimento - *Trabalho e Energia (*) e extensão do módulo, se aplicável. Matriz

Leia mais

28/Fev/2018 Aula Aplicações das leis de Newton do movimento 4.1 Força de atrito 4.2 Força de arrastamento Exemplos.

28/Fev/2018 Aula Aplicações das leis de Newton do movimento 4.1 Força de atrito 4.2 Força de arrastamento Exemplos. 28/Fev/2018 Aula 4 4. Aplicações das leis de Newton do movimento 4.1 Força de atrito 4.2 Força de arrastamento Exemplos 5/Mar/2018 Aula 5 5.1 Movimento circular 5.1.1 Movimento circular uniforme 5.1.2

Leia mais

O equilíbrio ESTÁTICO, quando o corpo permanece em repouso. O equilíbrio DINÂMICO, quando o corpo permanece em movimento retilíneo uniforme.

O equilíbrio ESTÁTICO, quando o corpo permanece em repouso. O equilíbrio DINÂMICO, quando o corpo permanece em movimento retilíneo uniforme. 1- OÇA: orça é uma grandeza vetorial (caracterizado por um módulo ou intensidade, uma direção e um sentido) capaz de produzir em um, uma deformação e /ou uma variação em sua velocidade vetorial. 1.1- LEIS

Leia mais

História da ciência antes de Newton

História da ciência antes de Newton As leis de Newton Motivação: Porque estudar as leis de Newton? Porque estudar as forças? Situações que envolvem forças na biologia (biofísica): sustentação e movimento de partes dos corpos dos seres vivos;

Leia mais

Forças sobre o plano inclinado e Leis de Newton

Forças sobre o plano inclinado e Leis de Newton Forças sobre o plano inclinado e Leis de Newton à Força normal: sempre perpendicular ao plano (faz com ele um ângulo de 90 o ), é uma força de sustentação do objeto, exercida pela superfície = força de

Leia mais

Física I 2010/2011. Aula 01. Forças e Movimentos I

Física I 2010/2011. Aula 01. Forças e Movimentos I Física I 2010/2011 Aula 01 Forças e Movimentos I Sumário Força e movimento Mecânica Newtoniana A 1.ª Lei de Newton Força Referenciais inerciais Massa A 2.ª Lei de Newton Alguns tipos de forças A força

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS: CURSO: ALUNO:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS: CURSO: ALUNO: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS: CURSO: ALUNO: DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: EDSON JOSÉ Considere: g = 10 m/s 2 Lista de exercícios 5 1. As figuras abaixo mostram as forças que

Leia mais

Movimentos e forças Forças e movimentos. 07 Forças e movimentos

Movimentos e forças Forças e movimentos. 07 Forças e movimentos Movimentos e forças Forças e movimentos 07 Forças e movimentos A explorar: De que modo as forças afetam os movimentos dos corpos? 07 Forças e movimentos Inércia Massa de um corpo e aceleração Lei fundamental

Leia mais

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do número real que satisfaz a equação =5 é A) ln5 B) 3 ln5 C) 3+ln5 D) ln5 3 E) ln5 ª QUESTÃO O domínio da função real = 64 é o intervalo A) [,] B) [, C), D), E), 3ª QUESTÃO

Leia mais

APÊNDICE DO CAPÍTULO 4. LEIS DE NEWTON DO MOVIMENTO

APÊNDICE DO CAPÍTULO 4. LEIS DE NEWTON DO MOVIMENTO APÊNDICE DO CAPÍTULO 4. LEIS DE NEWTON DO MOVIMENTO Escolhendo um referencial podemos descrever o movimento em relação a ele de uma partícula ou, em geral, de um corpo qualquer. Agora, desejamos saber

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO a)[0,7] A força da colisão é impulsiva e, portanto, o momento linear se conserva.

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO a)[0,7] A força da colisão é impulsiva e, portanto, o momento linear se conserva. Parte 2 - P2 de Física I - 2018-2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [2,2 pontos] Um bloco de madeira de massa m 1 está inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal de atrito desprezível.

Leia mais

Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção

Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção / GRUPO I (Exame 2013-2ª Fase) 1. (B) 2. 3. 3.1. Para que a intensidade média da radiação solar seja 1,3 x 10 3 Wm -2 é necessário que

Leia mais

1.(UFB - adaptado) Determine a intensidade da Força Resultante necessária para manter um trem de 5 toneladas com velocidade constante de 5 m/s.

1.(UFB - adaptado) Determine a intensidade da Força Resultante necessária para manter um trem de 5 toneladas com velocidade constante de 5 m/s. 1.(UFB - adaptado) Determine a intensidade da Força Resultante necessária para manter um trem de 5 toneladas com velocidade constante de 5 m/s. 2. -(PUC-RJ - adaptado) Considere as seguintes afirmações

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE 1. (Unesp 89) Um cubo de aço e outro de cobre, ambos de massas iguais a 20 g estão sobre um disco de aço horizontal, que pode girar em torno de seu centro. Os coeficientes de atrito estático para aço-aço

Leia mais

UNIDADE 15 OSCILAÇÕES

UNIDADE 15 OSCILAÇÕES UNIDADE 15 OSCILAÇÕES 557 AULA 40 OSCILAÇÕES OBJETIVOS: - DEFINIR O CONCEITO DE OSCILAÇÃO; - CONHECER AS GRANDEZAS QUE DESCREVEM O MOVIMENTO. 40.1 Introdução: Há, na Natureza, um tipo de movimento muito

Leia mais

QUESTÕES DISCURSIVAS

QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÕES DISCURSIVAS Questão 1. (3 pontos) Numa mesa horizontal sem atrito, dois corpos, de massas 2m e m, ambos com a mesma rapidez v, colidem no ponto O conforme a figura. A rapidez final do corpo de

Leia mais

Produto vetorial. prof. Daniel B. Oliveira

Produto vetorial. prof. Daniel B. Oliveira Baseado: Fundamentals of Physics 2007 Produto vetorial a b nˆ a b sen( ) A força magnética F b sobre uma particula é proporcional a carga q e a velocidade v da particula. A intensidade e a direção de F

Leia mais

Leis de Newton. Algumas aplicações das leis de Newton

Leis de Newton. Algumas aplicações das leis de Newton Leis de Newton Algumas aplicações das leis de Newton Equilíbrio Uma ginasta com massa 50,0 kg está começando a subir em uma corda presa no teto de uma ginásio. Qual é o peso da ginasta? Qual a força (módulo

Leia mais