Relatividade Especial & Geral

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatividade Especial & Geral"

Transcrição

1 Relatividade Especial & Geral

2 Roteiro Relatividade Especial: Conceitos básicos e algumas conseqüências Paradoxo dos gêmeos Relatividade Geral: Conceitos básicos, conseqüências e aplicabilidade.

3 Relatividade Especial Essa teoria modifica as noções newtonianas de espaço e tempo e incorpora o eletromagnetismo como representado pelas equações de Maxwell. Essa teoria é dita especial ou restrita, pois usa o princípio da relatividade somente para o caso restrito ou especial de referências inerciais (não acelerados). A gravidade não é levada em conta!

4 A mecânica newtoniana é consistente com as transformações de Galileu. x* y* = = x y vt y S S * y * v r z* = z x x * t* = t z z * r a = r a * e r F = r F *

5 Por outro lado, as equações de Maxwell do eletromagnetismo não mantêm a forma frente às transformações de Galileu. essas equações não seriam válidas em todos referênciais inerciais. seria possível descobrir se um sistema está se movendo em relação ao sistema onde elas são válidas. Equações E E = B = B = ρ ε c de B = t E t Maxwell + µ 0 J

6 Por outro lado, as equações de Maxwell do eletromagnetismo não mantêm a forma frente às transformações de Galileu. essas equações não seriam válidas em todos referênciais inerciais. seria possível descobrir se um sistema está se movendo em relação ao sistema onde elas são válidas (éter?). Equações E E = B = = B = ρ ε c de B t E t Maxwell + µ 0 J Sendo as equações de Maxwell válidas em qualquer referencial inercial deve se modificar a mecânica newtoniana.

7 A relatividade especial é baseada em dois postulados: Relatividade Constância da velocidade da Luz

8 O primeiro postulado (princípio da relatividade) As leis da física são as mesmas em todos os referências inerciais. Ou seja, toda teoria física deve ter a mesma forma matemática para todos os referências inerciais. Não existe referencial inercial privilegiado. O segundo postulado (invariância de c) A velocidade da luz no vácuo, c, é a mesma para todos os observadores inerciais, e não depende da velocidade do objeto emissor da luz. Os dois postulados combinados equivalem a dizer que a luz não requer qualquer meio (tal como o éter) para se propagar.

9 As transformações de Galileu devem ser modificadas. As transformações válidas na relatividade restrita são as transformações de Lorentz. x* = y* = x vt 1 v y /c y S S * y * v r z* = t* = z t (v/c 1 v /c )x z x z * x *

10 Note que: x* y* z* = = = y z x vt 1 v /c v/c <<1 x* y* z* = = = x y z vt t* = t 1 (v/c v /c )x t* = t

11 ) E c v γ(b B ) E c v γ(b B B B ) vb γ(e E ) vb γ(e E E E y z * z z y * y x * x y z * z z y * y x * x = + = = + = = = /c v 1 1 γ Onde : = As transformações para os campos são:

12 Efeitos relativísticos Contração do espaço Dilatação do tempo Simultaneidade de eventos não é um conceito absoluto m=m(v) E=mc

13 Contração do espaço

14

15 Dilatação do tempo

16 Dilatação do tempo h v r h vt

17 Simultaneidade v r

18 Simultaneidade v r

19 Efeitos dinâmicos A massa depende da velocidade m(v) = 1 m v 0 /c Onde m 0 é a chamada de massa de repouso. Note que: v c m Somente para partículas com massa de repouso nula (e.g., fóton) v = c.

20 A energia relativística é dada por uma das mais famosas equações da física: E = mc Esta equação tem um significado profundo: energia e massa são equivalentes. Massa é um forma de energia. Mudança na energia é igual a mudança na massa.

21 Paradoxo dos gêmeos

22 Solução do paradoxo dos gêmeos A gêmea que viaja sofre várias acelerações, coisa que o gêmeo que ficou na Terra não sofre. Isto faz com que não haja simetria neste caso. Relógios acelerados andam mais devagar, isto explica o motivo da gêmea que viajou ficar mais jovem que o seu irmão.

23 Teorema de Minkowski Pitágoras (1908) ds = c dt + dx + dy + dz (Invariante, i.e., independente do sistema de referência.) Podemos ainda escrever que: ds ou ds = i j = η ij dx η i ij dx dx j i dx j onde : η ij 1 0 =

24 Vamos escrever a métrica acima em coordenadas cilíndricas: ( dr + r d dz ) ds = c dt + ϕ + Fazendo agora uma transformação de coordenadas para um sistema que gira em torno do eixo z com velocidade angular ω. x z* z x * y y * ds ω r = * r dϕ 1 c dt + dr + + dz c 1 ω r c

25 + + + = dz c r ω 1 d r dr dt c c r ω 1 ds ϕ π π c r ω 1 > Note que a razão do comprimento da circunferência pelo raio vale: A geometria não é euclidiana!

26 O tempo próprio sendo dado por: ω r dτ = 1 c dt não é um invariante em sistemas não inerciais!

27 Relatividade Especial: Epílogo Uma importante questão ainda parecia sem solução: como levar em conta a gravidade na teoria da relatividade? A solução para esta questão demorou ainda 10 anos para ser dada.

28 Relatividade Geral Einstein considerava que a gravitação newtoniana deveria ser também modificada. Em 1907, enquanto escrevia um artigo de revisão sobre a relatividade especial, Einstein teve uma idéia brilhante. Princípio da equivalência: Um sistema de referência em queda livre se comporta, localmente, tal como um sistema de referência inercial (livre de acelerações e da gravidade).

29

30 Conseqüências: massa inercial = massa gravitacional ativa = massa gravitacional passiva

31 Uma consequência do princípio da equivalência: relógios mais próximos da superfície da terra andam mais devagar do que aqueles acima desta.

32 Estas idéias não resultaram, na época, em uma teoria da gravitação, ficando engavetada por 5 anos. Einstein voltou a atacar este problema em 191. Ele conclui que a equivalência entre aceleração e gravidade funcionaria se a geometria do espaço-tempo fosse curva (não euclidiana) Em 1913, publicou um trabalho com Marcel Grossmann argumentando que o que chamamos de força gravitacional é de fato uma expressão do espaço-tempo ser curvo. Note que: tanto o espaço como o tempo devem ser curvos!

33 ... energia, momento etc. curvam o espaço-tempo.

34

35 Einstein teve que aprender geometrias não euclidianas. Fez isto com seu amigo Marcel Grossmann. Riemann, que foi estudante de Gauss, foi o grande nome nos estudos relacionados com a geometria diferencial, onde são estudas geometrias não-euclidianas. A geometria Riemanniana é a matemática adequada para a Relatividade Geral.

36 ds = g ij dx i dx j

37 Foram necessários ainda mais alguns anos para a formulação definitiva da teoria, que se deu em novembro de Vale notar que, o grande matemático Hilbert obteve as equações de campo da gravitação, independentemente de Einstein, quase na mesma época.

38 Princípios Básicos da Relatividade Geral: Equivalência Um sistema de referência em queda livre se comporta, localmente, tal como um sistema de referência inercial. Uma outra versão deste principio seria: um referencial linearmente acelerado em relação a um referencial inercial da relatividade especial é localmente idêntico a um referencial em repouso num campo gravitacional. Relatividade Geral As Leis da Física devem ter a mesma forma em todos os sistemas de coordenadas. (Princípio da covariância geral As equações da física devem ter a forma tensorial.) Acoplamento gravitacional mínimo as equações de campo devem ter a forma mais simples possível. Correspondência na ausência de gravidade relatividade especial; campo fraco e baixas velocidades gravitação newtoniana.

39

40 Conseqüências: massa inercial = massa gravitacional ativa = massa gravitacional passiva

41 ... mas afinal, qual é a cara desta teoria da gravitação? As equações de Einstein: 1 8 R g R = ij ij 4 πg c T ij

42 1 Rij gijr 1443 Geometria 8πG = 4 c Tij { Energia Momento Onde R ij e R são o tensor e o escalar de Ricci, respectivamente, que são obtidos do tensor de Riemann R ijkl.... estes vários Rs dependem dos g ij, que contêm as propriedades geométricas do espaço tempo. Lembrando ds = g ij dx i que : dx j

43 Algumas previsões de Einstein Desvio da Luz Precessão da órbita de mercúrio Dilatação gravitacional do tempo

44

45

46

47 Sobral 1919 Sem Sol Newton Einstein

48 Relógios mais próximos da superfície da terra andam mais devagar do que aqueles acima desta.

49 Mercúrio: 43 segundos de arco por século

50 Para que serve a Relatividade Geral? Cosmologia (assistam a palestra de 9/11/005). Formação de galáxias e estrelas (em particular as estrelas de nêutron e buracos negros). Ondas gravitacionais. Espaço-tempo e órbitas ao redor de estrelas com ou sem rotação. Em resumo: em tudo onde a gravidade é importante!

51 Epílogo A Relatividade Geral tem passado com sucesso pelos mais variados testes experimentais. Vale mencionar, no entato, que ela não é certamente a teoria definitiva para a gravitação, pois uma teoria quântica é requerida em algumas circunstâncias. Há, no entato, uma previsão da Relatividade Geral que ainda não foi verificada: a da existência de ondas gravitacionais.

52 Descobertas por Einstein através da teoria da relatividade geral em Concentrações de massa (ou energia) mudando de forma ou posição podem causar distorções no espaço-tempo que se propagam no Universo com a velocidade da luz.

53 Perturbação no campo gravitacional, ( h µν ) Equação de onda: c t h µν = 0 Amplitude da onda: h = L/L Freqüências das ondas: Hz a Hz

54

55

56 F 3 c π 4G h f Fluxo de ondas gravitacionais Onde: h - amplitude da OG e f - freqüência da OG F h f W/m Qual deveria ser o valor de h de modo que F ~ 10 3 W/m? Obs.: um fluxo de ~ 10 3 W/m em ondas eletromagnéticas é, e.g., o que recebemos do Sol em todos os comprimentos de onda!!

57 Para f ~ 1kHz h ~ (sic)!! (uma supernova na nossa galáxia, 10 kpc ) h ~ L L ~ 10 L ~ m para ~ 1 10 L = 1km núcleo atômico

58 OGs realmente existem? Uma boa evidência: PSR (Taylor & Hulse 1974) (Pulsar binário com período de 7,75 horas) Existem pelo menos 5 outros sistemas similares, todos em bom acordo com a RG. OGs devem existir, sendo responsáveis pela perda de momento angular destes sistemas.

59

60

61 Fontes de OGs Ondas Gravitacionais em laboratório? Usando: h ~ G c 4 E não simétrica cinética Para o rotor ao lado r ω = 0 rad/s h ~10-45 M L ω r L = 100 m Para r > λ OG ( km) M = 10 6 kg h < 10 40!!! Rotor

62 Fontes astrofísicas e cosmológicas Impulsivas: Formação de estrelas de nêutrons e buracos negros em supernovas Coalescência de estrelas compactas, etc. Periódicas: Sistemas binários Estrelas de nêutron em rotação, etc. Chirp (gorjeio) Estágios finais da espiralação de sistemas binários compactos Estocásticas Efeito integrado de muitas fontes periódicas na Galáxia População de fontes cosmológicas impulsivas: buracos negros, etc. Processos cosmológicos no Universo primordial

63

64 Desde os anos 1960 há vários experimentos na busca das ondas gravitacionais. Até hoje, no entanto, não houve qualquer detecção direta delas. Acredita-se que dentro em breve elas serão detectadas. Quem sabe se nós aqui do INPE não seremos capazes de detectá-las, pois temos um projeto (GRAVITON) em desenvolvimento para esta finalidade.

Fontes de Ondas Gravitacionais. José Carlos Neves de Araujo (DAS/INPE - Grupo GRÁVITON)

Fontes de Ondas Gravitacionais. José Carlos Neves de Araujo (DAS/INPE - Grupo GRÁVITON) 1 Fontes de Ondas Gravitacionais José Carlos Neves de Araujo (DAS/INPE - Grupo GRÁVITON) 1 Conteúdo Ondas Gravitacionais (OGs) OGs vs. OEs (ondas eletromagnéticas) OGs realmente existem? Fontes de OGs

Leia mais

O espaço-tempo curvo na teoria da relatividade geral. Felipe Tovar Falciano

O espaço-tempo curvo na teoria da relatividade geral. Felipe Tovar Falciano O espaço-tempo curvo na teoria da relatividade geral Felipe Tovar Falciano IFCE - 2013 O que é Relatividade? 1685 - Newton "Philosophiae naturalis principia mathematica" A. Einstein (1879-1955) 1890 -

Leia mais

Relatividade Geral: o que é, para que serve

Relatividade Geral: o que é, para que serve Relatividade Geral: o que é, para que serve Ronaldo S. S. Vieira Astronomia ao meio-dia, 01 de junho de 2017 1 Mecânica clássica 1. Existem referenciais, ditos inerciais, tais que na ausência de forças

Leia mais

FIS Cosmologia e Relatividade Thaisa Storchi Bergmann

FIS Cosmologia e Relatividade Thaisa Storchi Bergmann FIS02012 - Cosmologia e Relatividade Thaisa Storchi Bergmann Relatividade Restrita: Postulados: 1) Princípio da relatividade: As leis da física são as mesmas em todos os referenciais inerciais. Nenhum

Leia mais

CONCEITOS DE RELATIVIDADE RESTRITA

CONCEITOS DE RELATIVIDADE RESTRITA 1. Introdução. O Experimento de Michelson-Morley 3. Postulados da Relatividade Restrita 4. Transformações de Lorentz 5. A Dilatação Temporal e a Contração Espacial 6. A Massa, a Energia e o Momento Linear

Leia mais

INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE GERAL - Aula 2 p. 1

INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE GERAL - Aula 2 p. 1 INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE GERAL - Aula 2 Victor O. Rivelles Instituto de Física Universidade de São Paulo rivelles@fma.if.usp.br http://www.fma.if.usp.br/ rivelles/ XXI Jornada de Física Teórica 2006 INTRODUÇÃO

Leia mais

Gravidade: Clássica e Quântica. Panoramas da Física

Gravidade: Clássica e Quântica. Panoramas da Física Gravidade: Clássica e Quântica Panoramas da Física Programa - Breve introdução. - Relatividade Restrita. - Relatividade Geral. - Idéias fundamentais. - Campo fraco: Newton e ondas gravitacionais. - Solução

Leia mais

Introdução à Relatividade Geral

Introdução à Relatividade Geral Inverno Astrofísico 2019 Introdução à Relatividade Geral Thiago R. P. Caramês (UFES) trpcarames@gmail.com Castelo-ES, Brasil Livros Sean M. Carroll Thomas A. Moore Ray D Inverno Algumas questões Por quê

Leia mais

Notas de aula - Espaço Tempo

Notas de aula - Espaço Tempo Notas de aula - Espaço Tempo Prof. Ronaldo Carlotto Batista 5 de abril de 019 1 Revisão da Mecânica Newtoniana Quantidade elementares: posição: r t) = x t), y t), z t)) velocidade: v = d dt r momento linear

Leia mais

INTRODUÇÃO À GRAVITAÇÃO E À COSMOLOGIA

INTRODUÇÃO À GRAVITAÇÃO E À COSMOLOGIA INTRODUÇÃO À GRAVITAÇÃO E À COSMOLOGIA Victor O. Rivelles Aula 2 Instituto de Física da Universidade de São Paulo e-mail: rivelles@fma.if.usp.br http://www.fma.if.usp.br/~rivelles Escola Norte-Nordeste

Leia mais

Formulação Covariante do Eletromagnetismo

Formulação Covariante do Eletromagnetismo Capítulo 12 Formulação Covariante do Eletromagnetismo O objetivo deste capítulo é expressar as equações do Eletromagnetismo em forma manifestamente covariante, i.e. invariante por transformações de Lorentz

Leia mais

Cinemática relativística et al. Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I

Cinemática relativística et al. Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I Cinemática relativística et al. Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I 1 1 Transformações de Lorentz e cinemática relativística Postulados da relatividade especial As leis da natureza são as

Leia mais

Física Moderna. Aula 1 Introdução. Curso - Licenciatura em Física EAD. Prof a. Dra. Ana Paula Andrade Universidade Estadual de Santa Cruz

Física Moderna. Aula 1 Introdução. Curso - Licenciatura em Física EAD. Prof a. Dra. Ana Paula Andrade Universidade Estadual de Santa Cruz Física Moderna Aula 1 Introdução Curso - Licenciatura em Física EAD Prof a. Dra. Ana Paula Andrade Universidade Estadual de Santa Cruz Ilhéus - Bahia 1 Nesta disciplina... Século XX => novos conceitos:

Leia mais

Cosmologia Básica: 2 - as equações de Friedmann-Lemaitre

Cosmologia Básica: 2 - as equações de Friedmann-Lemaitre 1 Cosmologia Básica: 2 - as equações de Friedmann-Lemaitre Laerte Sodré Jr. August 15, 2011 Cosmologia Relativística equações de Einstein: estabelecem uma relação entre a geometria do espaço-tempo e a

Leia mais

Lista 3 - FIS Relatividade Geral Curvatura, campos de Killing, fluidos, eletromagnetismo.

Lista 3 - FIS Relatividade Geral Curvatura, campos de Killing, fluidos, eletromagnetismo. Lista 3 - FIS 404 - Relatividade Geral Curvatura, campos de Killing, fluidos, eletromagnetismo. 2 quadrimestre de 2017 - Professor Maurício Richartz Leitura sugerida: Carroll (seções 3.1-3.4,3.6-3.8),

Leia mais

Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte IV. Física Geral IV - FIS503

Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte IV. Física Geral IV - FIS503 Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte IV Física Geral IV - FIS503 1 O efeito Doppler da luz f obs = f 0 1 β 1+ β λ, f Fonte v Esta expressão é válida no caso do observador ( f = f obs ) e a fonte

Leia mais

Não é fácil falar sobre como cheguei á idéia da teoria da Relatividade. Albert Einstein

Não é fácil falar sobre como cheguei á idéia da teoria da Relatividade. Albert Einstein Não é fácil falar sobre como cheguei á idéia da teoria da Relatividade. Albert Einstein Introdução Em 905, Albert Einstein abalou o edifício da Física clássic ao publicar a Teoria Especial da Relatividade,

Leia mais

INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE GERAL p. 1

INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE GERAL p. 1 INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE GERAL Victor O. Rivelles Instituto de Física Universidade de São Paulo rivelles@fma.if.usp.br http://www.fma.if.usp.br/ rivelles/ XXI Jornada de Física Teórica 2006 INTRODUÇÃO

Leia mais

Física IV. Décima segunda lista de exercícios

Física IV. Décima segunda lista de exercícios 4302212 Física IV Décima segunda lista de exercícios 1. Os dois princípios sobre os quais Einstein fundamentou a Teoria da Relatividade Restrita nos dizem basicamente que: I. as leis físicas são as MESMAS

Leia mais

INTRODUÇÃO À GRAVITAÇÃO E À COSMOLOGIA

INTRODUÇÃO À GRAVITAÇÃO E À COSMOLOGIA INTRODUÇÃO À GRAVITAÇÃO E À COSMOLOGIA Victor O. Rivelles Aula 1 Instituto de Física da Universidade de São Paulo e-mail: rivelles@fma.if.usp.br http://www.fma.if.usp.br/~rivelles Escola Norte-Nordeste

Leia mais

Introdução à Cosmologia: 1 - a cosmologia newtoniana

Introdução à Cosmologia: 1 - a cosmologia newtoniana 1 Introdução à Cosmologia: 1 - a cosmologia newtoniana Laerte Sodré Jr. August 15, 2011 objetivos: abordagem rápida dos principais conceitos de cosmologia foco no modelo cosmológico padrão veremos como

Leia mais

Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte III. Física Geral IV - FIS503

Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte III. Física Geral IV - FIS503 Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte III Física Geral IV - FIS503 1 Nesta aula: Efeito Doppler da Luz Momento Relativístico Energia Relativística Efeito Doppler do Som É a mudança na frequência

Leia mais

Tópicos Especiais em Física

Tópicos Especiais em Física Tópicos Especiais em Física Vídeo-aula 2: cosmologia e relatividade geral Vídeo-aula 2: cosmologia e relatividade geral 18/06/2011 Cosmologia: aspectos históricos Fundamentos da Relatividade Geral Cosmologia

Leia mais

Mini Curso de Ondas Gravitacionais I Encontro de Verão de Física no ITA

Mini Curso de Ondas Gravitacionais I Encontro de Verão de Física no ITA Mini Curso de Ondas Gravitacionais I Encontro de Verão de Física no ITA 1. a Aula Rubens M. Marinho Jr. ITA 13..17 fev 2006 1 Primeira aula O que são Ondas Gravitacionais? Newton x Einstein RG: Equações

Leia mais

Aula 5: Gravitação e geometria

Aula 5: Gravitação e geometria Aula 5: Gravitação e geometria A C Tort 1 1 Departmento de Física Teórica Instituto Física Universidade Federal do Rio de Janeiro 12 de Abril de 2010 Tort (IF UFRJ) IF-UFRJ Informal 1 / 20 Massa Inercial

Leia mais

Prof. Rodrigo Negreiros UFF XI Escola do CBPF

Prof. Rodrigo Negreiros UFF XI Escola do CBPF Prof. Rodrigo Negreiros UFF XI Escola do CBPF I. Introdução. Aula I II. Visão geral de estrelas compactas. III. Física nuclear relativística. Aula II IV. Estrelas de Nêutrons no contexto da física nuclear.

Leia mais

Aula 18. Teoria da Relatividade Restrita (1905) Física Geral IV - FIS503. Parte I

Aula 18. Teoria da Relatividade Restrita (1905) Física Geral IV - FIS503. Parte I Aula 18 Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte I Física Geral IV - FIS503 1 Documentário - National Geographic Nesta aula: Relatividade das velocidades Próxima aula: Efeito Doppler da Luz Momento

Leia mais

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel Aula 10 Relatividade Física 4 Ref. Halliday Volume4 ...RELATIVIDADE RESTRITA Sumário A relatividade das distâncias Contração do Espaço Transformada de Lorenz A transformação das velocidades Relembrando...

Leia mais

Adição Simples x = x vt y = y z = z t = t

Adição Simples x = x vt y = y z = z t = t 08-09-00 RELATIVIDADE - Referenciais Referencial - sistema de coordenadas com uma origem (arbitrária). Referencial inercial - não está sob aceleração; as leis de Newton são válidas em tais referenciais

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADE ACADÊMICA NOME

PLANO DE ATIVIDADE ACADÊMICA NOME ANO LETIVO Centro: CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS - CCE Departamento: FÍSICA 2013 CÓDIGO 2FIS034 RELATIVIDADE RESTRITA PLANO DE ATIVIDADE ACADÊMICA NOME CURSO FÍSICA 3ª SÉRIE CARGA HORÁRIA SEM. DE OFERTA HABILITAÇÃO(ÕES)

Leia mais

FÍSICA. Física Moderna. Relatividade. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Física Moderna. Relatividade. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Física Moderna Relatividade Prof. Luciano Fontes Situação Problema: Como pode uma onda eletromagnética se propagar no vácuo? Qual o valor da velocidade da luz emitida de um corpo em movimento? Resposta:

Leia mais

Capítulo I Introdução

Capítulo I Introdução Capítulo I Introdução No contexto filosófico e científico atual, é consenso que o ser humano não ocupa nenhuma posição privilegiada no universo, assim como nada indica que haja alguma orientação espacial

Leia mais

A Relatividade Geral de Einstein e suas aplicações à Geometria Riemanniana. Carlos Matheus Silva Santos

A Relatividade Geral de Einstein e suas aplicações à Geometria Riemanniana. Carlos Matheus Silva Santos A Relatividade Geral de Einstein e suas aplicações à Geometria Riemanniana Carlos Matheus Silva Santos 15 de setembro de 2006 Matemática ajudando a Física Newton (1642): 1. Mecânica Newtoniana: movimento

Leia mais

FIS Cosmologia e Relatividade

FIS Cosmologia e Relatividade FIS02012 - Cosmologia e Relatividade Thaisa Storchi Bergmann Bibliografia de consulta: Introduction to Cosmology, de Barbara Ryden; Introdução à Cosmologia de Ronaldo E. de Souza; Wikipedia; ilustrações

Leia mais

Relatividade Restrita. Adaptação do curso de Sandro Fonseca de Souza para o curso de Física Geral

Relatividade Restrita. Adaptação do curso de Sandro Fonseca de Souza para o curso de Física Geral Relatividade Restrita Adaptação do curso de Sandro Fonseca de Souza para o curso de Física Geral ...na Mecânica Clássica (Transformações de Galileu) As leis básicas da Mecânica assumem sua forma mais simples

Leia mais

Cap Relatividade

Cap Relatividade Cap. 37 - Relatividade;Relatividade Os postulados da relatividade; Evento; A relatividade da simultaneidade; A relatividade do tempo; A relatividade das distâncias; Transformações de Lorentz; A relatividade

Leia mais

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel Aula 10 Relatividade Física 4 Ref. Halliday Volume4 ...RELATIVIDADE RESTRITA Sumário A relatividade das distâncias Contração do Espaço Transformada de Lorenz A transformação das velocidades Relembrando...

Leia mais

Conceitos pré-relativísticos. Transformações de Galileu. Princípio da Relatividade de Galileu. Problema com a dinâmica newtoniana

Conceitos pré-relativísticos. Transformações de Galileu. Princípio da Relatividade de Galileu. Problema com a dinâmica newtoniana Vitor Oguri Conceitos pré-relativísticos Transformações de Galileu Princípio da Relatividade de Galileu Problema com a dinâmica newtoniana O espaço-tempo de Einstein Medições de tempo Medições de distância

Leia mais

Partículas: a dança da matéria e dos campos

Partículas: a dança da matéria e dos campos Partículas: a dança da matéria e dos campos Aula 15 Quântica e Relatividade 1. Rotações no espaço-tempo Intervalos, eventos, cone de luz. Dilatação do tempo e contração do espaço 3. Antipartículas. Dirac

Leia mais

O propósito deste seminário

O propósito deste seminário O propósito deste seminário O principal objetivo deste seminário é dar uma idéia do contexto em que nasce a teoria da relatividade restrita (TRR) oferecendo um contraponto às visões da teoria introduzidas

Leia mais

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 11-04/11/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 11-04/11/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 11-04/11/2017 TURMA: 0053- A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM 1 Introdução à Física Moderna 2 Objetivos do Aprendizado Explicar a absorção e emissão da

Leia mais

INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL

INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL XV Semana de Matemática e I Encontro de Ensino de Matemática Setembro 2010 UTFPR Campus Pato Branco Jalves Figueira jalfigueira@gmail.com INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL

Leia mais

INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE GERAL

INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE GERAL INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE GERAL Victor O. Rivelles Instituto de Física da Universidade de São Paulo e-mail: rivelles@fma.if.usp.br http://www.fma.if.usp.br/~rivelles ROTEIRO Relatividade Restrita Geometria

Leia mais

Instituto de Fıśica UFRJ Mestrado em Ensino profissional

Instituto de Fıśica UFRJ Mestrado em Ensino profissional Instituto de Fıśica UFRJ Mestrado em Ensino profissional Tópicos de Fıśica Clássica II 3 a Lista de Exercıćios Segundo Semestre de 2008 Prof. A C Tort Problema 1 Transformação de Lorentz I. Em aula vimos

Leia mais

Estrelas de nêutrons como laboratórios para testar a Relatividade Geral

Estrelas de nêutrons como laboratórios para testar a Relatividade Geral NASA/Swift/Dana Berry UFES, 12.03.2019 Estrelas de nêutrons como laboratórios para testar a Relatividade Geral Raissa F. P. Mendes Universidade Federal Fluminense Estrelas de nêutrons Pulsares Credit:

Leia mais

99 ANOS DE RELATIVIDADE GERAL

99 ANOS DE RELATIVIDADE GERAL 99 ANOS DE RELATIVIDADE GERAL Victor O. Rivelles http://itec.if.usp.br/~rivelles Instituto de Física Universidade de São Paulo Convite à Física IFUSP 26/03/2014 RELATIVIDADE ESPECIAL Formulada por Einstein

Leia mais

Introdução à Cosmologia Física

Introdução à Cosmologia Física Introdução à Cosmologia Física Desafio: encontrar o z desta galáxia: Resposta: Hoje: Relatividade Restrita (revisão rápida) O Princípio da Equivalência A Relatividade Geral de Einstein Coordenadas generalizadas

Leia mais

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 12: A RELATIVIDADE RESTRITA

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 12: A RELATIVIDADE RESTRITA Introdução à Astrofísica INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 12: A RELATIVIDADE RESTRITA Lição 11 A Relatividade Restrita Com as leis de Maxwell para o eletromagnetismo, percebeu-se que que as equações não

Leia mais

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel Aula 10 Relatividade Física 4 Ref. Halliday Volume4 Relatividade Relatividade tem a ver com a relação entre valores medidos em referenciais que estão se movendo um em relação ao outro; Teoria da relatividade

Leia mais

O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês

O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês Vitória, 11 de Novembro de 2018 As quatro forças fundamentais 1. Força Nuclear Forte: mantém a coesão do núcleo atômico (intensidade: 1) 2. Força Nuclear Fraca:

Leia mais

Teorias Alternativas de Gravitação - Implicações nos Estudos de Ondas Gravitacionais

Teorias Alternativas de Gravitação - Implicações nos Estudos de Ondas Gravitacionais Teorias Alternativas de Gravitação - Implicações nos Estudos de Ondas Gravitacionais Orientada por: Dr. José Carlos N. de Araujo Co-orientada por: Dr. Márcio Alves INPE 2 de maio de Relatividade Geral

Leia mais

O bóson de Higgs e a massa das coisas

O bóson de Higgs e a massa das coisas O bóson de Higgs e a massa das coisas F.S. Navarra Instituto de Física Universidade de São Paulo navarra@if.usp.br Parte I O lado qualitativo O Modelo Padrão Portadores de força Matéria: quarks e leptons

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 1 TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 1 TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL ÍNDICE 1.1- Introdução 1.2-

Leia mais

Partículas: a dança da matéria e dos campos

Partículas: a dança da matéria e dos campos Partículas: a dança da matéria e dos campos Aula 1: Força e Matéria 1 1. Leis da mecânica 2. Espaço e éter 3. Newton e a gravitação 4. Eletromagetismo 5. Luz e sua velocidade 6. Relatividade de Einstein

Leia mais

Lista 1 - FIS Relatividade Geral Relatividade especial

Lista 1 - FIS Relatividade Geral Relatividade especial Lista 1 - FIS 404 - Relatividade Geral Relatividade especial 2 quadrimestre de 2017 - Professor Maurício Richartz Leitura sugerida: Caroll (1.1-1.3), Wald (cap. 1), Schutz (cap. 1) Fonte dos exercícios:

Leia mais

5.1 Espaço euclidiano tridimensional

5.1 Espaço euclidiano tridimensional Capítulo V Espaço-Tempo de Minkowski O propósito deste capítulo é fazer uma breve incursão na geometria e na nomenclatura do espaço-tempo quadridimensional de Minkowski, onde as equações relativísticas

Leia mais

CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA PARADOXOS DA TEORIA DA RELATIVIDADE. Paulo Crawford MÓDULO CAOAL TR

CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA PARADOXOS DA TEORIA DA RELATIVIDADE. Paulo Crawford MÓDULO CAOAL TR CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA DO OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA PARADOXOS DA TEORIA DA RELATIVIDADE MÓDULO CAOAL TR Paulo Crawford Abril de 2013 Conteúdo Objectivos e Estrutura do Curso..............................

Leia mais

COSMOLOGIA RELATIVÍSTICA

COSMOLOGIA RELATIVÍSTICA COSMOLOGIA RELATIVÍSTICA A GEOMETRIA DO ESPAÇO Idéias da Teoria da Relatividade Geral! Não se define intensidade da gravidade e sim CURVATURA DO ESPAÇO-TEMPO Deve-se pensar em termos de geometria do universo

Leia mais

Aula 7: Geometria das superfícies bidimensionais II; gravitação e geometria

Aula 7: Geometria das superfícies bidimensionais II; gravitação e geometria Aula 7: Geometria das superfícies bidimensionais II; gravitação e geometria A C Tort 1 1 Departmento de Física Teórica Instituto Física Universidade Federal do Rio de Janeiro 18 de Maio de 2010 Tort (IF

Leia mais

Capítulo 18 Movimento ondulatório

Capítulo 18 Movimento ondulatório Capítulo 18 Movimento ondulatório 18.1 Ondas mecânicas Onda: perturbação que se propaga Ondas mecânicas: Por exemplo: som, ondas na água, ondas sísmicas, etc. Se propagam em um meio material. No entanto,

Leia mais

Mecânica e Ondas LEIC-TP

Mecânica e Ondas LEIC-TP Mecânica e Ondas LEIC-TP 2017-2018 Prof. Pedro Abreu abreu@lip.pt 20ª Aula Relatividade de Galileu A velocidade da luz no vazio A experiência de Michelson-Morley A Relatividade Restrita de Einstein Dilatação

Leia mais

VIII Workshop da Pós-graduação em Astrofísica DAS INPE 2015

VIII Workshop da Pós-graduação em Astrofísica DAS INPE 2015 VIII Workshop da Pós-graduação em Astrofísica DAS INPE 2015 PERTURBAÇÕES COSMOLÓGICAS - Perturbações primordiais no fluido cósmico que evoluíram e deram origem à forma atual do Universo que observamos.

Leia mais

José Lages da Silva Neto

José Lages da Silva Neto José Lages da Silva Neto 13.07.2010 Na mecânica Clássica, usa-se o espaço euclidiano, onde o universo possui três dimensões de espaço. Pra localizar um ponto, portanto, basta informar suas três coordenadas

Leia mais

Capítulo IV Transformações de Lorentz

Capítulo IV Transformações de Lorentz Capítulo IV Transformações de Lorentz O Princípio da Relatividade de Einstein exige que as leis da física sejam as mesmas em todos os referenciais inerciais, não existindo, portanto, nenhum referencial

Leia mais

Graça Ventura Adaptado por Marília Peres por Marília Peres

Graça Ventura Adaptado por Marília Peres por Marília Peres Física 12º ano Relatividade einsteiniana Graça Ventura Adaptado por Marília Peres Memórias de Einstein... O que aconteceria se alguém cavalgasse um raio luminoso?... Seria capaz de ver a sua imagem num

Leia mais

Física IV Relatividade. Prof. Helena Malbouisson Sala 3018A

Física IV Relatividade. Prof. Helena Malbouisson Sala 3018A Física IV Relatividade Prof. Helena Malbouisson Sala 3018A uerj-fisica-ivquimica@googlegroups.com 1 Relatividade A teoria da relatividade Restrita (ou Especial) foi proposta por Albert Einstein em 1905.

Leia mais

Um Sonho de Einstein:

Um Sonho de Einstein: Um Sonho de Einstein: A Unificação da Leis da Física Victor O. Rivelles rivelles@fma.if.usp.br Instituto de Física Universidade de São Paulo Um Sonho de Einstein: p. 1 Einstein e Teorias Unificadas De

Leia mais

A teoria geométrica-escalar da gravitação e sua aplicação à cosmologia

A teoria geométrica-escalar da gravitação e sua aplicação à cosmologia A teoria geométrica-escalar da gravitação e sua aplicação à cosmologia Júnior Diniz Toniato Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica - ICRA Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF Rio

Leia mais

A distância Sol-Terra para um observador fixo na Terra é L0 com velocidade v = 0,6c, essa distância é de 10

A distância Sol-Terra para um observador fixo na Terra é L0 com velocidade v = 0,6c, essa distância é de 10 1.Com relação à teoria da relatividade especial e aos modelos atômicos podemos afirmar que: ( ) A velocidade da luz no vácuo independe da velocidade da fonte de luz. ( ) As leis da física são as mesmas

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 03: Noções de Gravitação

Astrofísica Geral. Tema 03: Noções de Gravitação ma 03: Noções de Gravitação Outline 1 Leis de Kepler 2 Lei da gravitação de Newton 3 Força de maré 4 Limite de Roche 5 Conceitos de Relatividade 6 Bibliografia 2 / 46 Outline 1 Leis de Kepler 2 Lei da

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA CAPÍTULO 1. Prof. Carlos R. A. Lima INTRODUÇÃO AO CURSO E TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA CAPÍTULO 1. Prof. Carlos R. A. Lima INTRODUÇÃO AO CURSO E TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO CURSO E TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL Edição de janeiro de 2009 2 CAPÍTULO 1 TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL ÍNDICE 1.1-

Leia mais

100 ANOS DE RELATIVIDADE GERAL

100 ANOS DE RELATIVIDADE GERAL 100 ANOS DE RELATIVIDADE GERAL Victor O. Rivelles Instituto de Física Universidade de São Paulo e-mail: rivelles@fma.if.usp.br http://itec.if.usp.br/~rivelles Convite à Física 23/09/2015 Basics of the

Leia mais

As origens das teorias da relatividade. Marcos Santos Bonaldi Nº USP

As origens das teorias da relatividade. Marcos Santos Bonaldi Nº USP As origens das teorias da relatividade Marcos Santos Bonaldi Nº USP 5126531 Relatividade Galileu Galilei: Não existe sistema de referência absoluto. Logo: movimento e repouso não são conceitos absolutos.

Leia mais

Relembrando as interações fundamentais

Relembrando as interações fundamentais Relembrando as interações fundamentais As interações fundamentais da Natureza atuam em diferentes objetos de acordo com suas cargas, cujo termo possui um significado mais amplo do que o da carga elétrica.

Leia mais

Física IV Relatividade. Prof. Helena Malbouisson Sala 3018A

Física IV Relatividade. Prof. Helena Malbouisson Sala 3018A Física IV Relatividade Prof. Helena Malbouisson Sala 3018A uerj-fisica-ivquimica@googlegroups.com 1 Relatividade A teoria da relatividade Restrita (ou Especial) foi proposta por Albert Einstein em 1905.

Leia mais

Sobre a Teoria da Relatividade Total como teoria de medida para observáveis em n dimensões e um significado da 5ª Dimensão para o Meio Material

Sobre a Teoria da Relatividade Total como teoria de medida para observáveis em n dimensões e um significado da 5ª Dimensão para o Meio Material Sobre a Teoria da Relatividade Total como teoria de medida para observáveis em n dimensões e um significado da 5ª Dimensão para o Meio Material Pereyra, P. H. pereyraph.com Resumo É feita uma introdução

Leia mais

Física Moderna. Gravitação e Curvatura

Física Moderna. Gravitação e Curvatura Física Moderna Gravitação e Curvatura Tópicos Introdução O pensamento mais feliz da minha vida Gravitação e Curvatura Componentes Introdução 1905- Einsten publica vários artigos explorando as conseqüências

Leia mais

Apresentação Outras Coordenadas... 39

Apresentação Outras Coordenadas... 39 Sumário Apresentação... 15 1. Referenciais e Coordenadas Cartesianas... 17 1.1 Introdução... 17 1.2 O Espaço Físico... 18 1.3 Tempo... 19 1.3.1 Mas o Tempo é Finito ou Infinito?... 21 1.3.2 Pode-se Viajar

Leia mais

RELATIVIDADE Fundamentos de Física Moderna ( ) - Capítulo 01

RELATIVIDADE Fundamentos de Física Moderna ( ) - Capítulo 01 RELATIVIDADE Fundamentos de Física Moderna (1108090) - Capítulo 01 I. Paulino* *UAF/CCT/UFCG - Brasil 2014.2 1 / 80 Sumário Relatividade Newtoniana Transformação de Galileu O experimento de Michelson-Morley

Leia mais

Sobre a Teoria da Relatividade Total como teoria de medida para observáveis em n dimensões e o significado da 5ª Dimensão para o Ponto Material

Sobre a Teoria da Relatividade Total como teoria de medida para observáveis em n dimensões e o significado da 5ª Dimensão para o Ponto Material Sobre a Teoria da Relatividade Total como teoria de medida para observáveis em n dimensões e o significado da 5ª Dimensão para o Ponto Material Pereyra, P. H. pereyraph.com Resumo É feita uma introdução

Leia mais

Relembrando as interações fundamentais

Relembrando as interações fundamentais Relembrando as interações fundamentais As interações fundamentais da Natureza atuam em diferentes objetos de acordo com suas cargas, cujo termo possui um significado mais amplo do que o da carga elétrica.

Leia mais

Emissão de Radiação de uma partícula carregada em um campo gravitacional

Emissão de Radiação de uma partícula carregada em um campo gravitacional Emissão de Radiação de uma partícula carregada em um campo gravitacional Rogério Augusto Capobianco 19 de junho de 2018 Universidade de São Paulo Sumário 1. Introdução 2. O PE e a construção da RG 3. Partículas

Leia mais

12/06/2018. Laplace ( ) O demônio de Laplace. Trabalho e Energia Cinética. Conservação de Energia. Conservação de Energia.

12/06/2018. Laplace ( ) O demônio de Laplace. Trabalho e Energia Cinética. Conservação de Energia. Conservação de Energia. MPA5004 Conceitos Fundamentais da Física do Sistema Solar Trabalho e Energia Cinética 3. Energia Cinética Suponha que uma partícula de massa constante que nos instantes t 1 e t 2 estejam localizados em

Leia mais

FÍSICA-MATEMÁTICA RUDI GAELZER (INSTITUTO DE FÍSICA - UFRGS)

FÍSICA-MATEMÁTICA RUDI GAELZER (INSTITUTO DE FÍSICA - UFRGS) FÍSICA-MATEMÁTICA RUDI GAELZER (INSTITUTO DE FÍSICA - UFRGS) Apostila preparada para as disciplinas de Física- Matemática ministradas para os Cursos de Bacharelado em Física do Instituto de Física da Universidade

Leia mais

Introdução à Astrofísica. Lição 21 Fontes de Energia Estelar

Introdução à Astrofísica. Lição 21 Fontes de Energia Estelar Introdução à Astrofísica Lição 21 Fontes de Energia Estelar A taxa de energia que sai de uma estrela é extremamente grande, contudo ainda não tratamos da questão que relaciona à fonte de toda essa energia.

Leia mais

Aula 2: Cosmologia Relativística

Aula 2: Cosmologia Relativística Aula 2: Cosmologia Relativística Primeira Escola de Ciências Física Brasil-Cabo Verde 3-13 de abril 2017 Oliver F. Piattella Universidade Federal do Espírito Santo Vitória, Brasil Abordagem matemática

Leia mais

Relatividade O Espaço de Minkowski: Escalares, Vetores e Tensores de Lorentz

Relatividade O Espaço de Minkowski: Escalares, Vetores e Tensores de Lorentz Relatividade O Espaço de Minkowski: Escalares, Vetores e Tensores de Lorentz Relatividade» O Espaço de Minkowski: Escalares, Vetores e Tensores de Lorentz 1 Introdução O segundo postulado da teoria de

Leia mais

INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE GERAL - Aula 3 p. 1

INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE GERAL - Aula 3 p. 1 INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE GERAL - Aula 3 Victor O. Rivelles Instituto de Física Universidade de São Paulo rivelles@fma.if.usp.br http://www.fma.if.usp.br/ rivelles/ XXI Jornada de Física Teórica 2006 INTRODUÇÃO

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Albert Einstein 6 anos, em 1905. Funcionário do departamento de patentes da Suíça. Movimento browniano Efeito fotoelétrico (Prêmio Nobel) Teoria da relatividade restrita

Leia mais

Cilindros Relativísticos em Rotação

Cilindros Relativísticos em Rotação Cilindros Relativísticos em Rotação Dimiter Hadjimichef Pergunta: Imagine um objeto tubular em grande velocidade no espaço e girando no próprio eixo, também em grande velocidade. Em cada extremidade desse

Leia mais

GRAVITAÇÃO QUÂNTICA. Victor O. Rivelles. Instituto de Física Universidade de São Paulo. IFSC-20/04/04 p.

GRAVITAÇÃO QUÂNTICA. Victor O. Rivelles. Instituto de Física Universidade de São Paulo. IFSC-20/04/04 p. IFSC-20/04/04 p.1/30 GRAVITAÇÃO QUÂNTICA Victor O. Rivelles rivelles@fma.if.usp.br Instituto de Física Universidade de São Paulo IFSC-20/04/04 p.2/30 ROTEIRO Gravitação Teoria Quântica de Campos Modêlo

Leia mais

Nosso senso comum falha para descrever fenômenos: que envolvem dimensões reduzidas (átomos, moléculas, partículas...) =>> MECÂNICA QUÂNTICA que

Nosso senso comum falha para descrever fenômenos: que envolvem dimensões reduzidas (átomos, moléculas, partículas...) =>> MECÂNICA QUÂNTICA que Nosso senso comum falha para descrever fenômenos: que envolvem dimensões reduzidas (átomos, moléculas, partículas...) =>> MECÂNICA QUÂNTICA que envolvem altas velocidades (comparadas com a da luz) =>>

Leia mais

Relatividade Especial: massa e energia

Relatividade Especial: massa e energia Relatividade Especial: massa e energia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Instituto de Física. Departamento de Física. Física do Século XXA (FIS156). Prof. César Augusto Zen Vasconcellos. Lista

Leia mais

Relatividade. Prof. Paulo Sérgio Moscon Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. Maio 23, Resumo

Relatividade. Prof. Paulo Sérgio Moscon Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. Maio 23, Resumo 1 Relatividade Prof. Paulo Sérgio Moscon Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil Maio 23, 2010 Resumo blá 1 Introdução Entre os estudantes, e a população em geral, o título (já famoso) teoria da

Leia mais

Cinemática da partícula fluida

Cinemática da partícula fluida Cinemática da partícula fluida J. L. Baliño Escola Politécnica - Universidade de São Paulo Apostila de aula 2017, v.1 Cinemática da partícula fluida 1 / 16 Sumário 1 Descrição do movimento 2 Cinemática

Leia mais

A gravitação universal de Newton nos diz que dois corpos se atraem se suas massas são positivas e se repelem se elas são negativas.

A gravitação universal de Newton nos diz que dois corpos se atraem se suas massas são positivas e se repelem se elas são negativas. 1. Marque a resposta certa: Os livros "Commentariolus", "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica", "Harmonice mundi", "De Revolutionibus Orbium Coelestium", "Astronomia nova aitologetos", "Dialogo

Leia mais

ADEUS AO BOM SENSO: EINSTEIN. Prof. Gustavo Castro

ADEUS AO BOM SENSO: EINSTEIN. Prof. Gustavo Castro ADEUS AO BOM SENSO: EINSTEIN Prof. Gustavo Castro BOM SENSO EINSTEIN Albert Einstein Nasce em 14/03/1879. 1905, publicou 5 artigos, dentre eles: a teoria da relatividade especial. 1916, o fundamento da

Leia mais

Introdução. Por mais de 200 anos... Até que em 1905 Einstein... m = m 0

Introdução. Por mais de 200 anos... Até que em 1905 Einstein... m = m 0 Introdução Por mais de 200 anos... ԦF = d(m Ԧv) dt Até que em 1905 Einstein... m = m 0 1 v2 Para aqueles que desejam somente receber o mínimo necessário para poder resolver problemas isto é todo o que

Leia mais

Aula 2: Relatividade Restrita

Aula 2: Relatividade Restrita Aula 2: Relatividade Restrita Postulados e transformações de Lorentz A C Tort 1 1 Departmento de Física Teórica Instituto Física Universidade Federal do Rio de Janeiro 17 de Março de 2010 Tort (IF UFRJ)

Leia mais