INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL"

Transcrição

1 INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL XV Semana de Matemática e I Encontro de Ensino de Matemática Setembro 2010 UTFPR Campus Pato Branco Jalves Figueira jalfigueira@gmail.com

2 INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL Resumo: A relatividade especial é uma teoria que surge sobre nossos conceitos de espaço e tempo e tem conseqüências em todos campos da Física. No minicurso será apresentado uma introdução a cinemática relativística, teoria desenvolvida principalmente por Albert Einstein. Público alvo: alunos dos Cursos de Licenciaturas e Engenharias que tenham cursado Física I. Pré-requisitos: Física I.

3 INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL Conteúdo Mecânica Newtoniana Postulados da Relatividade Medida de um Evento Relatividade do Tempo Relatividade do Comprimento Equações de Transformação de Lorentz

4 1905 Um Ano Milagroso Cinco Artigos Albert Einstein ( ) Efeito Fotoelétrico. Prêmio Nobel de Trata da radiação e das propriedades da Luz. Determinação real do tamanho dos átomos e determina o número de Avogadro Recebe o Título de Doutor. Movimento Browniano. Trata do movimento aleatório de partículas microscópica em suspensão num líquido. Estabelece a existência de átomos e moléculas. Relatividade especial que trata do espaço e do tempo. A inércia de um corpo e seu conteúdo de energia.

5 A teoria da Relatividade especial é uma investigação sobre nossas idéias de espaço e do tempo. A partir destas investigações surge as diferenças que existem entre as medidas físicas realizadas em dois referenciais em movimento relativo. As principais conseqüências dessa investigação são: Relatividade da Simultaneidade: dois acontecimentos (eventos) se são simultâneos em um referencial, eles podem não ocorrer ao mesmo tempo para um outro observador que se move em relação ao primeiro. Contração do Comprimento: réguas em movimento ficam mais curtas ao longo da direção do movimento. Dilatação do Tempo: relógios em movimento batem mais devagar! Geometria de Minkowski: A Relatividade Especial muda a geometria: geometria de Minkowski. Aumento da massa: a massa de uma partícula que se move é maior do que a massa de repouso! As medidas feitas em diferentes referenciais não são as mesmas.

6 Relatividade Versão de Albert Einstein O princípio da relatividade: as leis da Física são as mesmas em todos os referenciais inerciais. Não existe um referencial inercial privilegiado (referencial absoluto). Princípio da constância da velocidade da luz: a velocidade da luz é igual em todos os sistemas inerciais. (a velocidade da luz é independente da velocidade da fonte) não apenas na mecânica, mas também na eletrodinâmica, os fenômenos não têm nenhuma propriedade associada ao conceito de repouso absoluto Sobre a Eletrodinâmica dos Corpos em Movimento (1905) Albert Einstein ( )

7 Relatividade Especial - Principais Contribuições Históricas Galileo Galilei ( ). O Princípio da Relatividade: As leis da Mecânica são as mesmas para qualquer observador com velocidade constante. Isaac Newton ( ) Enuncia as três leis da mecânica válidas nos referenciais inerciais. Hendrik Lorentz ( ). Propõem uma hipótese ad-hoc; o movimento através do éter produz uma contração do objeto. FitzGerald ( ). Independente de Lorentz propõe a contração dos objetos através do éter. Joseph Larmor ( ). Obtém as Jean Fresnel ( ). A hipótese ondulatória da luz. A luz propaga-se em um éter em repouso, este preencheria todo o universo. James Clerk Maxwell ( ). Desenvolve as equações que descrevem uma onda eletromagnética. Estas propagam-se com velocidade c~ km/s. Albert Michelson ( ). Construiu com Morley o primeiro interferômetro, destinado a medir a velocidade da terra em relação ao éter. OBS: A ciência não dá saltos! equações de transformação (Eq. Lorentz) que mantêm as equações do eletromagnetismo invariantes. Jules Henri Poincaré ( ). Enuncia o Princípio da Relatividade para os sinais ópticos e eletromagnéticos. Em 1900 apresenta uma versão para o tempo local de Lorentz. Albert Einstein ( ). Enuncia o princípio da relatividade para todas as leis da Natureza.

8 O Princípio da Relatividade na Mecânica séc. XVII Em qualquer referencial inercial as leis do movimento são as mesmas, e as equações matemáticas das leis têm as mesmas formas.... A Terra se desloca, no seu movimento de translação a volta do sol, com uma velocidade que é de aproximadamente de 30 km/s, nenhuma experiência mecânica efetuada à sua superfície permite revelar este movimento. Galileo Galilei ( )

9 O Princípio da Relatividade na Mecânica Séc. XVIII As leis da mecânica são válidas em todos os sistemas de inércia (sistemas físicos com movimento relativo uniforme) O tempo absoluto, verdadeiro e matemático, por si mesmo e da sua própria natureza flui uniformemente sem relação com qualquer coisa externa. Escólio: Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. Isaac Newton ( )

10 O Princípio da Relatividade na Mecânica Séc. XVIII Equivalência dos Referenciais de Inércia S r r r r'= r R te vss ' = C y t '= t r r r dr ' dr dr = dt dt dt r r dvr dv ' dv SS ' = dt dt dt a = a' r r r r v ' = v vss ' y vss ' P r' O R O z z S x x = x vt t = t x

11 As Equações de Maxwell Campos eletromagnéticos podem propagar-se como ondas, com velocidade c km/s. A luz é uma onda eletromagnética. 1 u ( x, t ) u ( x, t ) = 0 c2 t 2 x2 2 2 James C. Maxwell ( )

12 As Equações de Maxwell Leis de Gauss D n dσ = Q, S B n dσ = 0. S Lei de Faraday E t dl = C Lei de Ampère H C t d Φ dt dl = I + B d Φ dt. D. Força de Lorentz F = q (E + u B ).

13 Final do Séc XIX Física Clássica: Modelos em Crise No fim do século XIX, já munidos com a Mecânica Newtoniana e as Equações de Maxwell, muitos Físicos achavam que estava quase tudo já entendido na Física, e que apenas detalhes seriam necessários para explicar alguns resultados não entendidos até aquele momento.

14 Final do Séc XIX Física Clássica: Modelos em Crise Alguns Experimentos explicados: que não conseguiam ser Existência de Espectros Discretos, ou seja, a observação de que a radiação emitida por um gás (descarga elétrica) ou uma chama (contendo um gás volátil) era composta principalmente de alguns comprimentos de onda discretos.

15 Final do Séc XIX Forma (distribuição dos comprimentos de onda) dos espectros contínuos de radiação, característicos de corpos quentes. Efeito Fotoelétrico, onde elétrons são ejetados de alguns materiais quando iluminados por radiação eletromagnética (luz) Historicamente, o nascimento da Física Quântica ocorreu pelo 2 ítem (Radiação de Corpo Negro). Negro

16 Final do Séc XIX ÉTER: De acordo com a visão clássica, se há uma onda, como som (ou luz), deve haver algum meio para transportar esta perturbação. Este meio, para a luz, foi chamado de éter, e essencialmente foi assumido por todo o mundo para estar lá. A onda desloca-se neste meio com uma certa velocidade, da mesma maneira que ondas em água, ou som no ar. É assumido que o éter permeia e penetra em todos os corpos materiais com ou sem resistência

17 Final do Séc XIX Duas questões preocupavam os Físicos: Ao contrário das leis de Newton da mecânica, as equações de Maxwell do eletromagnetismo não eram equivalentes segundo as transformações de Galileu; A hipótese da existência do éter meio cujas vibrações estariam ligadas à propagação das ondas eletromagnéticas não foi comprovada pela famosa experiência de Michelson Morley James C. Maxwell ( )

18 O Princípio da Relatividade Como seria uma onda eletromagnética vista por um observador inercial S na velocidade da luz?

19 Experimento de Michelson-Morley - Analogia com um Barco no Rio. Pense em dois casos: 1)Um rio que flui com velocidade Vc. O rio possui uma largura de x metros. 2)Um barco desloca-se com uma velocidade relativa a água de Vb. Considere duas situações: 1) O barco desce e sobe o rio, percorrendo uma distância 2X 2) O barco cruza o rio perpendicularmente a correnteza do rio, percorrendo uma distância 2X ou,

20 1) O barco desce e sobe o rio, percorrendo uma distância 2X; x 0 S S 0 (terra) 0 (rio) Vb Vc Velocidade do barco em relação à terra: Vc + Vb Vc - Vb correnteza abaixo correnteza acima P Tempo para que o barco percorra o trajeto de ida e volta: t = t1 + t2 = t= Jalves Figueira - UTFPR x x + Vb + Vc Vb Vc 2 xvc Vc 2 Vb 2

21 2) O barco cruza o rio perpendicularmente a correnteza do rio, percorrendo uma distância 2X, V Vb Vc Velocidade do barco em relação à terra: Tempo para que o barco percorra o trajeto de ida e volta: t = t1 + t2 = x V 2 Vc 2 + V = Vb2 + Vc 2 Vb t= Vc Jalves Figueira - UTFPR 2x V 2 Vc 2 x V 2 Vc 2

22 INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL

23 Medidas da Velocidade da Luz - Roemer 1676 Tempo de Transito da Luz através da órbita terrestre. O Astrônomo Roemer observou que os eclipses de Io, satélite de Júpiter, não eram regular. Após 6 meses, transito de meia volta da terra ao redor do sol, o tempo oscilava em 22 min. Este tempo corresponde ao tempo que a luz percorre a órbita da Terra. T= D / t = c = km/s

24 Medidas da Velocidade da Luz - James Bradley 1725 Aberração da Luz Estrelar James observou que as estrelas próximas do zênite parecem mover-se, numa órbita quase circular. Em um ano o diâmetro angular de 40,5. O fenômeno surge devido a velocidade finita da luz e da velocidade da terra em torno do sol. C = km/s

25 Medidas da Velocidade da Luz. Michelson-Morley V A * A = fonte luminosa B = espelho semitransparente D, V = espelhos L = BV = BD B D t ( B D) = L, c v t ( D B) = t ( B V ) = t (V B ) = L c v 2 2 L, c+ v. Se o éter existisse, a Terra em rotação e revolução mover-se-ia através dele. Um observador na Terra sentiria um vento de éter, cuja velocidade seria V em relação à Terra.

26 Medidas da Velocidade da Luz. Experiência de Michelson-Morley Uma conclusão do experimento nulo é que a velocidade a Luz é a mesma em todas as direções e em qualquer referencial inercial.

27 Medidas da Velocidade da Luz. Experiência de Michelson-Morley

28 INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL O que é o Tempo?

29 INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL Isaac Newton ( ) Tempo é: O tempo absoluto, verdadeiro e matemático, por si mesmo e da sua própria natureza flui uniformemente sem relação com qualquer coisa externa. Princípios Natural Matemáticos da Filosofia

30 INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL Albert Einstein ( ) tempo é: Tempo é o que um relógio marca! Relógio, qualquer objeto que forneça uma série de acontecimentos que possam ser contados.

31 INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL O que é o Espaço?

32 INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL Isaac Newton ( ) Espaço é: O espaço absoluto, considerando na sua própria natureza sem relação a qualquer coisa externa, permanece sempre homogêneo e imóvel: o espaço relativo é uma dimensão ou medida do espaço móvel. Princípios Matemáticos da Filosofia Natural

33 INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL Albert Einstein ( ) Espaço é: Espaço de um corpo é prolongamentos do corpo! o conjunto Não podemos falar de espaço de uma maneira abstrata, mas tão somente de espaço que pertence a determinado corpo. Isto é: corpos de referência ou espaços de referências. de todos

34 Medidas de um Evento Todos os nossos julgamentos com respeito ao tempo são sempre julgamentos de eventos simultâneos. Se eu digo: Este trem chega aqui às 7 horas, estou querendo dizer algo como: O ponteiro pequeno do meu relógio indicar 7 horas e o trem chegar aqui são S eventos simultâneos. -V

35 Medidas de um Evento S V

36 Clocks #

37 A relatividade do tempo O relógio de luz : MOVIMENTO D= 1 c t0 2 2 relógios 2 c t 1 2 L2 = = v t + D 2 2

38 As transformações de Lorentz P = ( x, y, z, t ) P = ( x, y, z, t ) y y v = v xˆ O z x z O x Frentes de ondas esféricas

39 As transformações de Lorentz transformação de Galileu: x = x vt t = t Para que se tenha frentes de ondas esféricas, com velocidade c, nos dois sistemas de coordenadas, pode-se demonstrar que as medidas de tempo e espaço nos dois sistemas de coordenadas devem satisfazer as Transformações de Lorentz: x = γ ( x vt ) ; dx dx = v dt dt vs = vs v v t = γ (t 2 x ) c y = y ; γ 1 1 β 2 z = z β v c Para v << c temos que a transformação de Lorentz reduz-se à transformação de Galileu.

40 Os postulados de Einstein e a transformação de Lorentz A teoria da Relatividade Restrita, ou Especial, baseia-se nos dois postulados seguintes: P1. As leis da Física são as mesmas em todos sistemas de referência com velocidade relativa constante. P2. A velocidade da luz no vácuo não depende do movimento de sua fonte. P1 é satisfeita pelas leis de Newton, com a transformação x = x vt,,mas não pelas leis de Maxwell: se a velocidade da luz é c em S, ela será c - u em S. Portanto essa transformação de coordenadas precisa ser substituída. P2 implica que uma onda esférica de luz, emitida no tempo t = t = 0, no ponto O = O, no intervalo Δt atingirá a esfera em S e no intervalo Δt atingirá a esfera S.

41 Significa que : ( c t ) ( x ) ( y ) ( z ) 2 2 ( c t ) ( x ) ( y ) 2 ( z ) A identidade deve valer não apenas para a emissão e recepção da luz, mas para os incrementos entre dois eventos quaisquer ( t = t 2 t1, etc.) A relação acima entre as condições físicas, (t, x, y, z) e (t, x, y, z ) devem obedecer à chamada transformação de Lorentz entre os sistemas S e S, cuja velocidade relativa v deve ser menor que c: t = x = y = z = t vx / c 2 1 (v / c ) 2 x vt 1 (v / c ) 2 y z.

42 Referências TEORIA DA RELATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO¹ Curso de Extensão Março 2006 Helio V. Fagundes Instituto de Física Teórica Universidade Estadual Paulista Carlos Eduardo Aguiar - Instituto de Física-UFRJ

43 INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE ESPECIAL FIM Jalves Figueira Albert Einstein ( )

Mecânica e Ondas LEIC-TP

Mecânica e Ondas LEIC-TP Mecânica e Ondas LEIC-TP 2017-2018 Prof. Pedro Abreu abreu@lip.pt 20ª Aula Relatividade de Galileu A velocidade da luz no vazio A experiência de Michelson-Morley A Relatividade Restrita de Einstein Dilatação

Leia mais

Física Moderna. Aula 1 Introdução. Curso - Licenciatura em Física EAD. Prof a. Dra. Ana Paula Andrade Universidade Estadual de Santa Cruz

Física Moderna. Aula 1 Introdução. Curso - Licenciatura em Física EAD. Prof a. Dra. Ana Paula Andrade Universidade Estadual de Santa Cruz Física Moderna Aula 1 Introdução Curso - Licenciatura em Física EAD Prof a. Dra. Ana Paula Andrade Universidade Estadual de Santa Cruz Ilhéus - Bahia 1 Nesta disciplina... Século XX => novos conceitos:

Leia mais

FIS Cosmologia e Relatividade Thaisa Storchi Bergmann

FIS Cosmologia e Relatividade Thaisa Storchi Bergmann FIS02012 - Cosmologia e Relatividade Thaisa Storchi Bergmann Relatividade Restrita: Postulados: 1) Princípio da relatividade: As leis da física são as mesmas em todos os referenciais inerciais. Nenhum

Leia mais

Aula 18. Teoria da Relatividade Restrita (1905) Física Geral IV - FIS503. Parte I

Aula 18. Teoria da Relatividade Restrita (1905) Física Geral IV - FIS503. Parte I Aula 18 Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte I Física Geral IV - FIS503 1 Documentário - National Geographic Nesta aula: Relatividade das velocidades Próxima aula: Efeito Doppler da Luz Momento

Leia mais

O propósito deste seminário

O propósito deste seminário O propósito deste seminário O principal objetivo deste seminário é dar uma idéia do contexto em que nasce a teoria da relatividade restrita (TRR) oferecendo um contraponto às visões da teoria introduzidas

Leia mais

Cap Relatividade

Cap Relatividade Cap. 37 - Relatividade;Relatividade Os postulados da relatividade; Evento; A relatividade da simultaneidade; A relatividade do tempo; A relatividade das distâncias; Transformações de Lorentz; A relatividade

Leia mais

CONCEITOS DE RELATIVIDADE RESTRITA

CONCEITOS DE RELATIVIDADE RESTRITA 1. Introdução. O Experimento de Michelson-Morley 3. Postulados da Relatividade Restrita 4. Transformações de Lorentz 5. A Dilatação Temporal e a Contração Espacial 6. A Massa, a Energia e o Momento Linear

Leia mais

A Teoria da Relatividade

A Teoria da Relatividade O Que Existe Além de Prótons, Elétrons e Nêutrons? Uma Introdução às Partículas Elementares A Teoria da Relatividade Assuntos desta aula Sobre a existência éter Os postulados da relatividade A questão

Leia mais

Relatividade Restrita. Adaptação do curso de Sandro Fonseca de Souza para o curso de Física Geral

Relatividade Restrita. Adaptação do curso de Sandro Fonseca de Souza para o curso de Física Geral Relatividade Restrita Adaptação do curso de Sandro Fonseca de Souza para o curso de Física Geral ...na Mecânica Clássica (Transformações de Galileu) As leis básicas da Mecânica assumem sua forma mais simples

Leia mais

FÍSICA. Física Moderna. Relatividade. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Física Moderna. Relatividade. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Física Moderna Relatividade Prof. Luciano Fontes Situação Problema: Como pode uma onda eletromagnética se propagar no vácuo? Qual o valor da velocidade da luz emitida de um corpo em movimento? Resposta:

Leia mais

Não é fácil falar sobre como cheguei á idéia da teoria da Relatividade. Albert Einstein

Não é fácil falar sobre como cheguei á idéia da teoria da Relatividade. Albert Einstein Não é fácil falar sobre como cheguei á idéia da teoria da Relatividade. Albert Einstein Introdução Em 905, Albert Einstein abalou o edifício da Física clássic ao publicar a Teoria Especial da Relatividade,

Leia mais

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 12: A RELATIVIDADE RESTRITA

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 12: A RELATIVIDADE RESTRITA Introdução à Astrofísica INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 12: A RELATIVIDADE RESTRITA Lição 11 A Relatividade Restrita Com as leis de Maxwell para o eletromagnetismo, percebeu-se que que as equações não

Leia mais

Uma Introdução à Relatividade Especial

Uma Introdução à Relatividade Especial De Maxwell a Einstein Uma Introdução à Relatividade Especial IV Encontro de Física e Astronomia da UFSC Florianópolis/UFSC Paweł Klimas UFSC Física do fim do século XIX Mecânica como teoria fundamental

Leia mais

Relatividade Geral: o que é, para que serve

Relatividade Geral: o que é, para que serve Relatividade Geral: o que é, para que serve Ronaldo S. S. Vieira Astronomia ao meio-dia, 01 de junho de 2017 1 Mecânica clássica 1. Existem referenciais, ditos inerciais, tais que na ausência de forças

Leia mais

Nosso senso comum falha para descrever fenômenos: que envolvem dimensões reduzidas (átomos, moléculas, partículas...) =>> MECÂNICA QUÂNTICA que

Nosso senso comum falha para descrever fenômenos: que envolvem dimensões reduzidas (átomos, moléculas, partículas...) =>> MECÂNICA QUÂNTICA que Nosso senso comum falha para descrever fenômenos: que envolvem dimensões reduzidas (átomos, moléculas, partículas...) =>> MECÂNICA QUÂNTICA que envolvem altas velocidades (comparadas com a da luz) =>>

Leia mais

Conceitos pré-relativísticos. Transformações de Galileu. Princípio da Relatividade de Galileu. Problema com a dinâmica newtoniana

Conceitos pré-relativísticos. Transformações de Galileu. Princípio da Relatividade de Galileu. Problema com a dinâmica newtoniana Vitor Oguri Conceitos pré-relativísticos Transformações de Galileu Princípio da Relatividade de Galileu Problema com a dinâmica newtoniana O espaço-tempo de Einstein Medições de tempo Medições de distância

Leia mais

Apostila de Física 46 Relatividade Especial

Apostila de Física 46 Relatividade Especial Apostila de Física 46 Relatividade Especial 1.0 Definições Relatividade na física clássica A velocidade é relativa, depende do referencial inercial. Velocidade da luz: Não obedece à relatividade. Em qualquer

Leia mais

Física IV Relatividade. Prof. Helena Malbouisson Sala 3018A

Física IV Relatividade. Prof. Helena Malbouisson Sala 3018A Física IV Relatividade Prof. Helena Malbouisson Sala 3018A uerj-fisica-ivquimica@googlegroups.com 1 Relatividade A teoria da relatividade Restrita (ou Especial) foi proposta por Albert Einstein em 1905.

Leia mais

As origens das teorias da relatividade. Marcos Santos Bonaldi Nº USP

As origens das teorias da relatividade. Marcos Santos Bonaldi Nº USP As origens das teorias da relatividade Marcos Santos Bonaldi Nº USP 5126531 Relatividade Galileu Galilei: Não existe sistema de referência absoluto. Logo: movimento e repouso não são conceitos absolutos.

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Albert Einstein 6 anos, em 1905. Funcionário do departamento de patentes da Suíça. Movimento browniano Efeito fotoelétrico (Prêmio Nobel) Teoria da relatividade restrita

Leia mais

Graça Ventura Adaptado por Marília Peres por Marília Peres

Graça Ventura Adaptado por Marília Peres por Marília Peres Física 12º ano Relatividade einsteiniana Graça Ventura Adaptado por Marília Peres Memórias de Einstein... O que aconteceria se alguém cavalgasse um raio luminoso?... Seria capaz de ver a sua imagem num

Leia mais

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 7-30/09/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 7-30/09/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 7-30/09/2017 TURMA: 0053- A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM 1 Teoria da Relatividade 2 Objetivos da Aula Conhecer os dois postulados da teoria da relatividade

Leia mais

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel Aula 10 Relatividade Física 4 Ref. Halliday Volume4 ...RELATIVIDADE RESTRITA Sumário A relatividade das distâncias Contração do Espaço Transformada de Lorenz A transformação das velocidades Relembrando...

Leia mais

Relatividade Especial & Geral

Relatividade Especial & Geral Relatividade Especial & Geral Roteiro Relatividade Especial: Conceitos básicos e algumas conseqüências Paradoxo dos gêmeos Relatividade Geral: Conceitos básicos, conseqüências e aplicabilidade. Relatividade

Leia mais

Conteúdos de 1 à 4. As leis da Mecânica são as mesmas independentes dos referenciais.

Conteúdos de 1 à 4. As leis da Mecânica são as mesmas independentes dos referenciais. Conteúdos de 1 à 4 1)Transformações de Galileu. 2)A Física Clássica no final do século XX: conflitos entre a mecânica clássica e o eletromagnetismo clássico. 3)A finitude da velocidade da luz. 4) Experimento

Leia mais

Adição Simples x = x vt y = y z = z t = t

Adição Simples x = x vt y = y z = z t = t 08-09-00 RELATIVIDADE - Referenciais Referencial - sistema de coordenadas com uma origem (arbitrária). Referencial inercial - não está sob aceleração; as leis de Newton são válidas em tais referenciais

Leia mais

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel Aula 10 Relatividade Física 4 Ref. Halliday Volume4 ...RELATIVIDADE RESTRITA Sumário A relatividade das distâncias Contração do Espaço Transformada de Lorenz A transformação das velocidades Relembrando...

Leia mais

Conceitos de espaço tempo

Conceitos de espaço tempo Conceitos de espaço tempo Galileu, século XVI XVII: estudo do movimento dos corpos, princípio de inércia, conceito de referencial inercial, estudo de corpos celestes, heliocentrismo, método científico.

Leia mais

Ondas eletromagnéticas

Ondas eletromagnéticas Elas foram descritas por um conjunto de equações formulado por James C. Maxwell. Equações de Maxwell (previsão da existência das ondas eletromagnéticas, 1865) As Equações de Maxwell são baseadas nas Leis

Leia mais

Aula 2: Relatividade Restrita

Aula 2: Relatividade Restrita Aula 2: Relatividade Restrita Postulados e transformações de Lorentz A C Tort 1 1 Departmento de Física Teórica Instituto Física Universidade Federal do Rio de Janeiro 17 de Março de 2010 Tort (IF UFRJ)

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 04: Luz. Alexandre Zabot

Astrofísica Geral. Tema 04: Luz. Alexandre Zabot Astrofísica Geral Tema 04: Luz Alexandre Zabot Índice Dualidade onda-partícula Onda eletromagnética Espectro eletromagnético Efeito Doppler Corpo negro Átomo de Bohr e a luz Leis de Kirchhoff para a luz

Leia mais

Capítulo III Postulados da Relatividade Restrita

Capítulo III Postulados da Relatividade Restrita Capítulo III Postulados da Relatividade Restrita A Teoria da Relatividade Restrita, formulada por Albert Einstein em 1905, mantém toda a concepção do espaço homogêneo e isotrópico, que implica na não existência

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 04: Luz

Astrofísica Geral. Tema 04: Luz Outline 1 Dualidade onda-partícula 2 Onda eletromagnética 3 Espectro eletromagnético 4 Efeito Doppler 5 Corpo negro 6 Átomo de Bohr e a luz 7 Leis de Kirchhoff para a luz 8 Efeitos da Atmosfera na luz

Leia mais

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 11-04/11/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 11-04/11/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 11-04/11/2017 TURMA: 0053- A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM 1 Introdução à Física Moderna 2 Objetivos do Aprendizado Explicar a absorção e emissão da

Leia mais

Partículas: a dança da matéria e dos campos

Partículas: a dança da matéria e dos campos Partículas: a dança da matéria e dos campos Aula 1: Força e Matéria 1 1. Leis da mecânica 2. Espaço e éter 3. Newton e a gravitação 4. Eletromagetismo 5. Luz e sua velocidade 6. Relatividade de Einstein

Leia mais

Notas de aula - Espaço Tempo

Notas de aula - Espaço Tempo Notas de aula - Espaço Tempo Prof. Ronaldo Carlotto Batista 5 de abril de 019 1 Revisão da Mecânica Newtoniana Quantidade elementares: posição: r t) = x t), y t), z t)) velocidade: v = d dt r momento linear

Leia mais

Introdução. Por mais de 200 anos... Até que em 1905 Einstein... m = m 0

Introdução. Por mais de 200 anos... Até que em 1905 Einstein... m = m 0 Introdução Por mais de 200 anos... ԦF = d(m Ԧv) dt Até que em 1905 Einstein... m = m 0 1 v2 Para aqueles que desejam somente receber o mínimo necessário para poder resolver problemas isto é todo o que

Leia mais

Max Planck Pai da Física Quantica

Max Planck Pai da Física Quantica A Mecânica Quântica é a parte da física que estuda o movimento dos corpos microscópicos em altas velocidades. As principais conclusões da Física Quântica são que, em estados ligados, a energia não se troca

Leia mais

INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE RESTRITA DIÂNGELO C. GONÇALVES

INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE RESTRITA DIÂNGELO C. GONÇALVES INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE RESTRITA DIÂNGELO C. GONÇALVES Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b5mgfwuwzf A relatividade de Galileu Galilei Galileu Galilei (1564-1642) é considerado um dos

Leia mais

Capítulo IV Transformações de Lorentz

Capítulo IV Transformações de Lorentz Capítulo IV Transformações de Lorentz O Princípio da Relatividade de Einstein exige que as leis da física sejam as mesmas em todos os referenciais inerciais, não existindo, portanto, nenhum referencial

Leia mais

Fundamentos de Física Moderna. Prof. Ricardo Luiz Viana Departamento de Física Universidade Federal do Paraná

Fundamentos de Física Moderna. Prof. Ricardo Luiz Viana Departamento de Física Universidade Federal do Paraná Fundamentos de Física Moderna Prof. Ricardo Luiz Viana Departamento de Física Universidade Federal do Paraná Objetivos da disciplina Apresentar os conceitos fundamentais da Física Moderna (= teoria da

Leia mais

Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte III. Física Geral IV - FIS503

Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte III. Física Geral IV - FIS503 Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte III Física Geral IV - FIS503 1 Nesta aula: Efeito Doppler da Luz Momento Relativístico Energia Relativística Efeito Doppler do Som É a mudança na frequência

Leia mais

O espaço-tempo curvo na teoria da relatividade geral. Felipe Tovar Falciano

O espaço-tempo curvo na teoria da relatividade geral. Felipe Tovar Falciano O espaço-tempo curvo na teoria da relatividade geral Felipe Tovar Falciano IFCE - 2013 O que é Relatividade? 1685 - Newton "Philosophiae naturalis principia mathematica" A. Einstein (1879-1955) 1890 -

Leia mais

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel Aula 10 Relatividade Física 4 Ref. Halliday Volume4 Relatividade Relatividade tem a ver com a relação entre valores medidos em referenciais que estão se movendo um em relação ao outro; Teoria da relatividade

Leia mais

Física IV Relatividade. Prof. Helena Malbouisson Sala 3018A

Física IV Relatividade. Prof. Helena Malbouisson Sala 3018A Física IV Relatividade Prof. Helena Malbouisson Sala 3018A uerj-fisica-ivquimica@googlegroups.com 1 Relatividade A teoria da relatividade Restrita (ou Especial) foi proposta por Albert Einstein em 1905.

Leia mais

Noções de espaço e tempo

Noções de espaço e tempo Noções de espaço e tempo Galileu, século XVI XVII: estudo do movimento dos corpos, princípio de inércia, conceito de referencial inercial, estudo de corpos celestes, heliocentrismo, método científico.

Leia mais

O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês

O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês Vitória, 11 de Novembro de 2018 As quatro forças fundamentais 1. Força Nuclear Forte: mantém a coesão do núcleo atômico (intensidade: 1) 2. Força Nuclear Fraca:

Leia mais

Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte IV. Física Geral IV - FIS503

Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte IV. Física Geral IV - FIS503 Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte IV Física Geral IV - FIS503 1 O efeito Doppler da luz f obs = f 0 1 β 1+ β λ, f Fonte v Esta expressão é válida no caso do observador ( f = f obs ) e a fonte

Leia mais

INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE

INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE INTRODUÇÃO À RELATIVIDADE A CONSTÂNCIA DA VELOCIDADE DA LUZ Espaço Alexandria Carlos Zarro Reinaldo de Melo e Souza REFERENCIAIS INERCIAIS Princípio de relatividade de Galileu: REFERENCIAIS INERCIAIS Princípio

Leia mais

RELATIVIDADE Fundamentos de Física Moderna ( ) - Capítulo 01

RELATIVIDADE Fundamentos de Física Moderna ( ) - Capítulo 01 RELATIVIDADE Fundamentos de Física Moderna (1108090) - Capítulo 01 I. Paulino* *UAF/CCT/UFCG - Brasil 2014.2 1 / 80 Sumário Relatividade Newtoniana Transformação de Galileu O experimento de Michelson-Morley

Leia mais

Aula 5: Gravitação e geometria

Aula 5: Gravitação e geometria Aula 5: Gravitação e geometria A C Tort 1 1 Departmento de Física Teórica Instituto Física Universidade Federal do Rio de Janeiro 12 de Abril de 2010 Tort (IF UFRJ) IF-UFRJ Informal 1 / 20 Massa Inercial

Leia mais

Partículas: a dança da matéria e dos campos

Partículas: a dança da matéria e dos campos Partículas: a dança da matéria e dos campos Aula 15 Quântica e Relatividade 1. Rotações no espaço-tempo Intervalos, eventos, cone de luz. Dilatação do tempo e contração do espaço 3. Antipartículas. Dirac

Leia mais

INTRODUÇÃO DA FÍSICA. Prof Leandro Penitente

INTRODUÇÃO DA FÍSICA. Prof Leandro Penitente INTRODUÇÃO DA FÍSICA Prof Leandro Penitente FÍSICA Do Grego: Physis = NATUREZA Ciência que investiga as leis do universo no que diz respeito à matéria e à energia, e suas interações. ANTOINE LAVOISIER

Leia mais

II ENBOGRET 24 de julho de 2010 Planetário da Gávea

II ENBOGRET 24 de julho de 2010 Planetário da Gávea II ENBOGRET 24 de julho de 2010 Planetário da Gávea Mitos na Relação entre o Experimento de Michelson- Morley e a Teoria da Relatividade Restrita Beto Pimentel O Experimento de Michelson-Morley O Experimento

Leia mais

Espaço, Tempo e Relatividade. Reginaldo A. Zara CCET-Unioeste

Espaço, Tempo e Relatividade. Reginaldo A. Zara CCET-Unioeste Espaço, Tempo e Relatividade Reginaldo A. Zara CCET-Unioeste A Relatividade de Galileu Nenhum experimento realizado na abine fehada de um navio pode determinar a veloidade om que este se move. Diálogo

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA FÍSICA. Prof Leandro Penitente

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA FÍSICA. Prof Leandro Penitente INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA FÍSICA Prof Leandro Penitente FÍSICA Do Grego: Physis = NATUREZA Ciência que investiga as leis do universo no que diz respeito à matéria e à energia, e suas interações. ANTOINE

Leia mais

Instituto de Fıśica UFRJ Mestrado em Ensino profissional

Instituto de Fıśica UFRJ Mestrado em Ensino profissional Instituto de Fıśica UFRJ Mestrado em Ensino profissional Tópicos de Fıśica Clássica II 3 a Lista de Exercıćios Segundo Semestre de 2008 Prof. A C Tort Problema 1 Transformação de Lorentz I. Em aula vimos

Leia mais

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 26 de Setembro de

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 26 de Setembro de Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo Prof. Eslley Scatena Blumenau, 26 de Setembro de 2017. e.scatena@ufsc.br http://galileu.blumenau.ufsc.br A natureza da luz?

Leia mais

Relatividade conteúdos de 5 a 6

Relatividade conteúdos de 5 a 6 Relatividade conteúdos de 5 a 6 Conteúdo 5 A teoria da Relatividade Restrita Conteúdo 6- A relatividade da simultaneidade e as transformações de Lorentz A origem da teoria Alguns autores estabelecem a

Leia mais

Relatividade. Prof. Paulo Sérgio Moscon Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. Maio 23, Resumo

Relatividade. Prof. Paulo Sérgio Moscon Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. Maio 23, Resumo 1 Relatividade Prof. Paulo Sérgio Moscon Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil Maio 23, 2010 Resumo blá 1 Introdução Entre os estudantes, e a população em geral, o título (já famoso) teoria da

Leia mais

RELATIVIDADE EINSTEINIANA (II)

RELATIVIDADE EINSTEINIANA (II) RELATIVIDADE EINSTEINIANA (II) Princípio da invariância da velocidade da luz no vácuo O facto da velocidade da luz ter um valor finito e constante em todos os referenciais de inércia tem consequências:

Leia mais

O surgimento da teoria da relatividade restrita

O surgimento da teoria da relatividade restrita O surgimento da teoria da relatividade restrita Roberto de Andrade Martins Grupo de História e Teoria da Ciência IFGW - Unicamp As teorias da relatividade Há duas teorias da relatividade: Teoria da relatividade

Leia mais

A distância Sol-Terra para um observador fixo na Terra é L0 com velocidade v = 0,6c, essa distância é de 10

A distância Sol-Terra para um observador fixo na Terra é L0 com velocidade v = 0,6c, essa distância é de 10 1.Com relação à teoria da relatividade especial e aos modelos atômicos podemos afirmar que: ( ) A velocidade da luz no vácuo independe da velocidade da fonte de luz. ( ) As leis da física são as mesmas

Leia mais

Thiago Pereira XVI Semana da Física Universidade Estadual de Londrina. Introdução à Relatividade

Thiago Pereira XVI Semana da Física Universidade Estadual de Londrina. Introdução à Relatividade Introdução à Teoria da Relatividade Thiago Pereira XVI Semana da Física Universidade Estadual de Londrina 1 Curso de Relatividade em 1 slide 2 Programa Introdução 1a Parte 2a Parte Princípios de Relatividade

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site:

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace MODELOS ATÔMICOS Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Ondas (uma breve revisão...) Uma onda é uma perturbação

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site:

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace MODELOS ATÔMICOS Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Ondas (uma breve revisão...) Uma onda é uma perturbação

Leia mais

Formulação Covariante do Eletromagnetismo

Formulação Covariante do Eletromagnetismo Capítulo 12 Formulação Covariante do Eletromagnetismo O objetivo deste capítulo é expressar as equações do Eletromagnetismo em forma manifestamente covariante, i.e. invariante por transformações de Lorentz

Leia mais

Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Cadeira de Mecânica e Ondas

Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Cadeira de Mecânica e Ondas Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Cadeira de Mecânica e Ondas Docentes: João Fonseca, jfonseca@tecnico.ulisboa.pt Amaro Rica da Silva, ricadasilva@tecnico.ulisboa.pt David Resendes,

Leia mais

Relatividade Restrita. Sandro Fonseca de Souza

Relatividade Restrita. Sandro Fonseca de Souza Relatividade Restrita Sandro Fonseca de Souza Normas e Datas Atendimento ao estudante: sextas-feiras de 14:00-15:00 na sala 3016 A. Os alunos com menos de 75% de presença serão reprovados por falta. Entretanto,

Leia mais

Mecânica Clássica relativística

Mecânica Clássica relativística Física Moderna 02/2010 PARTE 1 - Mecânica Clássica relativística 1. As 3 leis de Newton e a relatividade de Newton. 2. O experimento de Michelson-Morley. 3. Os postulados da Teoria da Relatividade Especial.

Leia mais

Capítulo I Introdução

Capítulo I Introdução Capítulo I Introdução No contexto filosófico e científico atual, é consenso que o ser humano não ocupa nenhuma posição privilegiada no universo, assim como nada indica que haja alguma orientação espacial

Leia mais

Física IV. Instrutor: Prof. Daniel Jonathan. Sala: A3-17 (IF, andar 1P)

Física IV. Instrutor: Prof. Daniel Jonathan. Sala: A3-17 (IF, andar 1P) Física IV Instrutor: Prof. Daniel Jonathan Sala: A3-17 (IF, andar 1P) Email: jonathan@if.uff.br Site do curso: http://cursos.if.uff.br/fisicaiv_xxi_0115/ 1 Calendário 1p15 2ª/4ª Seg. Ter. Qua. Qui Sex

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA CAPÍTULO 1. Prof. Carlos R. A. Lima INTRODUÇÃO AO CURSO E TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA CAPÍTULO 1. Prof. Carlos R. A. Lima INTRODUÇÃO AO CURSO E TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO CURSO E TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL Edição de janeiro de 2009 2 CAPÍTULO 1 TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL ÍNDICE 1.1-

Leia mais

Prova 05/06/2012. Halliday Vol 3-6ª edição Cap 29, 30, 31,32. Halliday Vol 3-8ª edição Cap 28, 29, 30, 32. Aulas 9-15

Prova 05/06/2012. Halliday Vol 3-6ª edição Cap 29, 30, 31,32. Halliday Vol 3-8ª edição Cap 28, 29, 30, 32. Aulas 9-15 7. Campo Magnético 7.1 - Campo magnético de uma corrente elétrica 7.2 - Linhas de força 7.3 - Fluxo magnético e indução magnética 7.4 - Campo magnético de uma espira 7.5 - Lei de Ampère 7.6 - Campo magnético

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 1 TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 1 TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL ÍNDICE 1.1- Introdução 1.2-

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS ESCOLA DE ENGENHARIA DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS ESCOLA DE ENGENHARIA DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA Colegiado do Curso de Graduação em e de Agrimensura CCECart ANEXO 12 PROGRAMAS DE COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE

Leia mais

Gravidade: Clássica e Quântica. Panoramas da Física

Gravidade: Clássica e Quântica. Panoramas da Física Gravidade: Clássica e Quântica Panoramas da Física Programa - Breve introdução. - Relatividade Restrita. - Relatividade Geral. - Idéias fundamentais. - Campo fraco: Newton e ondas gravitacionais. - Solução

Leia mais

A gravitação universal de Newton nos diz que dois corpos se atraem se suas massas são positivas e se repelem se elas são negativas.

A gravitação universal de Newton nos diz que dois corpos se atraem se suas massas são positivas e se repelem se elas são negativas. 1. Marque a resposta certa: Os livros "Commentariolus", "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica", "Harmonice mundi", "De Revolutionibus Orbium Coelestium", "Astronomia nova aitologetos", "Dialogo

Leia mais

Tópicos Especiais em Física

Tópicos Especiais em Física Tópicos Especiais em Física Vídeo-aula 2: cosmologia e relatividade geral Vídeo-aula 2: cosmologia e relatividade geral 18/06/2011 Cosmologia: aspectos históricos Fundamentos da Relatividade Geral Cosmologia

Leia mais

PANORAMA DA FÍSICA CONTEMPORÂNEA. Disciplina: Evolução dos conceitos da Física Professor: Moacir Pereira de Souza Filho

PANORAMA DA FÍSICA CONTEMPORÂNEA. Disciplina: Evolução dos conceitos da Física Professor: Moacir Pereira de Souza Filho PANORAMA DA FÍSICA CONTEMPORÂNEA Disciplina: Evolução dos conceitos da Física Professor: Moacir Pereira de Souza Filho Física no final do Século XIX Mecânica Termodinâmica FÍSICA Eletromagnetismo Óptica

Leia mais

TEORIA DA RELATIVIDA RESTRITA

TEORIA DA RELATIVIDA RESTRITA DISCIPLINA: FÍSICA MODERNA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO

Leia mais

Física IV. Aula 1. Sandro Fonseca de Souza Helena Malbouisson Magdalena Malek

Física IV. Aula 1. Sandro Fonseca de Souza Helena Malbouisson Magdalena Malek Física IV Aula 1 Sandro Fonseca de Souza Helena Malbouisson Magdalena Malek 1 Sumário Conceito de Ondas Eletromagnéticas Transporte de Energia 2 Normas e Datas Atendimento ao estudante: sala 3018 A professora

Leia mais

Seleção Nacional - Turma Prova Escrita (23/10/2016)

Seleção Nacional - Turma Prova Escrita (23/10/2016) Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - SBF Seleção Nacional - Turma 2017 - Prova Escrita (23/10/2016) 1. Na figura, indica-se um raio luminoso monocromático que penetra, a partir de um meio

Leia mais

Escolas Secundárias de S. João da Talha Casquilhos e Miguel Torga

Escolas Secundárias de S. João da Talha Casquilhos e Miguel Torga Satélites Geoestacionários e GPS Paulo Crawford Departamento de Física da FCUL Centro de Astronomia e Astrofísica da UL http://cosmo.fis.fc.ul.pt/~crawford/ Escolas Secundárias de S. João da Talha Casquilhos

Leia mais

Neste capítulo veremos uma breve introdução

Neste capítulo veremos uma breve introdução Introdução à Teoria da Relatividade Sérgio R. Muniz, Universidade de São Paulo, IFSC-USP Julho de 2015 Neste capítulo veremos uma breve introdução à Teoria da Relatividade Especial, proposta por Albert

Leia mais

Tópicos da História da Física Clássica

Tópicos da História da Física Clássica Tópicos da História da Física Clássica Óptica Victor O. Rivelles Instituto de Física da Universidade de São Paulo Edifício Principal, Ala Central, sala 354 e-mail: rivelles@fma.if.usp.br http://www.fma.if.usp.br/~rivelles

Leia mais

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: 0053- A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM 1 Introdução à Física Moderna 2 Objetivos do Aprendizado Explicar a absorção e emissão da

Leia mais

Física VIII Ondas eletromagnéticas e Física Moderna

Física VIII Ondas eletromagnéticas e Física Moderna Física VIII Ondas eletromagnéticas e Física Moderna Aula 4: Interferência 1 Baseado no material preparado por Sandro Fonseca de Souza Helena Malbouisson Ementa do curso Ondas Eletromagnéticas Propagação

Leia mais

Esse planeta possui maior velocidade quando passa pela posição: a) ( ) I b) ( ) II c) ( ) III d) ( ) IV e) ( ) V

Esse planeta possui maior velocidade quando passa pela posição: a) ( ) I b) ( ) II c) ( ) III d) ( ) IV e) ( ) V 1. Desde a antiguidade, existiram teorias sobre a concepção do universo. Por exemplo, a teoria Aristotélica propunha que a Terra seria o centro do universo e todos os astros descreveriam órbitas circulares

Leia mais

Física VIII. Aula 1 Sandro Fonseca de Souza

Física VIII. Aula 1 Sandro Fonseca de Souza Física VIII Aula 1 Sandro Fonseca de Souza 1 Sumário Interações Eletromagnéticas Equações de Maxwell na forma diferencial Conceito de Ondas Eletromagnéticas 2 Normas e Datas Atendimento ao estudante: segundas-feiras

Leia mais

FÍSICA GREGO PHYSIS QUE SIGNIFICA NATUREZA. É A CIÊNCIA QUE ESTUDA

FÍSICA GREGO PHYSIS QUE SIGNIFICA NATUREZA. É A CIÊNCIA QUE ESTUDA FÍSICA FÍSICA É UM TERMO COM ORIGEM NO GREGO PHYSIS QUE SIGNIFICA NATUREZA. É A CIÊNCIA QUE ESTUDA AS LEIS QUE REGEM OS FENÔMENOS NATURAIS SUSCETÍVEIS DE SEREM EXAMINADOS PELA OBSERVAÇÃO EXPERIMENTAÇÃO,

Leia mais

Cinemática relativística et al. Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I

Cinemática relativística et al. Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I Cinemática relativística et al. Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I 1 1 Transformações de Lorentz e cinemática relativística Postulados da relatividade especial As leis da natureza são as

Leia mais

Física 3 aulas 19 e 20 Introdução à Óptica

Física 3 aulas 19 e 20 Introdução à Óptica www.fisicanaveia.com.br Física 3 aulas 19 e 20 Introdução à Óptica www.fisicanaveia.com.br/cei 1 De acordo com o Eletromagnetismo, particularmente das equações de James Clerk Maxwell (1831-1879), ao final

Leia mais

FÍSICA MÓDULO EXTRA TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA II. Professor Ricardo Fagundes

FÍSICA MÓDULO EXTRA TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA II. Professor Ricardo Fagundes FÍSICA Professor Ricardo Fagundes MÓDULO EXTRA TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA II RELATIVIDADE ESPECIAL Vamos começar com um exemplo: O píon (π + ou π ) é uma partícula que pode ser criada em um acelerador de

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Física IV. Docente(s) Jose Humberto Dias da Silva

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Física IV. Docente(s) Jose Humberto Dias da Silva Curso 1605 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0004217A - Física IV Docente(s) Jose Humberto Dias da Silva Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Física Créditos 6 T:90 Carga Horária

Leia mais

1. (Fuvest-SP) Resolução

1. (Fuvest-SP) Resolução 1. (Fuvest-SP) Na estratosfera, há um ciclo constante de criação e destruição do ozônio. A equação que representa a destruição do ozônio pela ação da luz ultravioleta solar (UV) é O gráfico representa

Leia mais

VELOCIDADE DA LUZ. A relação entre a velocidade da luz num determinado meio e a velocidade da luz no vácuo é dada por:

VELOCIDADE DA LUZ. A relação entre a velocidade da luz num determinado meio e a velocidade da luz no vácuo é dada por: VELOCIDADE DA LUZ Introdução Ao incidir sobre um determinado meio, a luz tende a se propagar. No entanto, no caso dos metais, por exemplo, a luz propaga muito pouco ao atingir tais materiais. Num bom número

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva A radiação do corpo negro e as hipóteses de Planck Um corpo, em qualquer temperatura emite radiação, algumas vezes denominada radiação térmica. O estudo minucioso

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA - 2012 FÍSICA CARLOS 3ª MÉDIO Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Encaminhamos a Programação de Etapa, material de apoio para o acompanhamento dos conteúdos e habilidades que

Leia mais