TUTORIAL PARA USO DO MÓDULO DE CIRCULAÇÃO NO BANCO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS DA USP DEDALUS. ALEPH 500 VERSÃO (versão preliminar)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TUTORIAL PARA USO DO MÓDULO DE CIRCULAÇÃO NO BANCO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS DA USP DEDALUS. ALEPH 500 VERSÃO (versão preliminar)"

Transcrição

1 TUTORIAL PARA USO DO MÓDULO DE CIRCULAÇÃO NO BANCO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS DA USP DEDALUS ALEPH 500 VERSÃO (versão preliminar) São Paulo 2011

2 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Reitor: Prof. Dr. João Grandino Rodas Vice-Reitor: Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS CONSELHO SUPERVISOR Prof. Dr. Pedro Luis Puntoni (Presidente) Prof. Dr. Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta Prof. Dr. Caetano Traina Junior Profa. Dra. Regina Melo Silveira Prof. Dr. Hussam El Dine Zaher Prof. Dr. Chao Lung Wen Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira (Diretora Técnica do SIBiUSP) Bibliotecária Maria Imaculada Cardoso Sampaio Bibliotecária Dina Elisabete Uliana DEPARTAMENTO TÉCNICO Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira

3 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA USP - SIBiUSP TUTORIAL PARA USO DO MÓDULO DE CIRCULAÇÃO NO BANCO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS DA USP DEDALUS ALEPH 500 VERSÃO (versão preliminar) São Paulo 2011

4 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS Departamento Técnico Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira Divisão de Gestão de Sistemas de Apoio Técnico Zacharias da Costa Gadelha Neto Divisão de Gestão de Projetos Camila Molgara Gamba Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação Elisabeth Adriana Dudziak Divisão de Gestão de Formação e Manutenção do Acervo Maria Adelaide Alves Mestriner Divisão de Gestão de Tratamento da Informação Adriana Nascimento Flamino Divisão de Gestão de Sistemas de Comunicação e Disseminação de Produtos/Serviços Anderson de Santana Seção de Apoio ao Credenciamento de Revistas USP André Serradas Seção de Apoio Administrativo Luiza Inês Raspantini Salvador Elaboração do Manual Érica Saito Jandira Neves Moraes Moreira José Luiz Gomes da Costa Diagramação/Arte Final Lilian Ribeiro Rosa Helena dos Reis Silva

5 SUMÁRIO INTRODUÇÃO CIRCULAÇÃO NA INTERFACE GRÁFICA (GUI) ACESSO AO MÓDULO DE CIRCULAÇÃO EMPRÉSTIMOS DEVOLUÇÕES RENOVAÇÃO Renovação por código de barras PEDIDOS DE RESERVA Itens em reserva agendada CIRCULAÇÃO OFF-LINE VERIFICAR CONEXÃO CIRCULAÇÃO NA WEB RESERVA NA WEB RENOVAÇÃO PELA WEB... 37

6

7 7 INTRODUÇÃO O serviço de circulação tem por finalidade disponibilizar, de forma automatizada, o acesso aos documentos que compõe os acervos das bibliotecas, possibilitando atender usuários com os mais diferentes perfis e necessidades: alunos, docentes, pesquisadores, instituições e comunidade em geral. O Banco DEDALUS, oferece esse serviço em duas interfaces: gráfica, para o operador da biblioteca e WEB, para o usuário, além de relatórios para acompanhamento/controle/ estatísticas. 1 CIRCULAÇÃO NA INTERFACE GRÁFICA (GUI) Essa interface permite ao operador do balcão atender as solicitações dos usuários, no ambiente da biblioteca. 1.1 ACESSO AO MÓDULO DE CIRCULAÇÃO Para acessar o módulo de Circulação em DEDALUS, identificar-se com a senha de autorização e clicar no botão OK.

8 8 1.2 EMPRÉSTIMOS Selecionar a guia de Empréstimos, conforme tela abaixo. Na Barra de Usuários, no lado superior esquerdo da tela, digitar o ID ou Código de barras (usar o leitor de código de barras) do usuário, conforme tela abaixo.

9 9 Na Barra de Item, no lado superior esquerdo da tela, digitar o Código de barras (usar o leitor de código de barras) do exemplar e clicar na seta azul, conforme tela abaixo. O sistema verificará a situação do usuário e do exemplar na biblioteca. Não havendo impedimento, o empréstimo é efetivado. Na parte superior da tela, o sistema exibirá as informações do usuário e na parte inferior, as informações do exemplar: status de circulação, data e horário de devolução, conforme tela abaixo.

10 10 Clicar no botão Imprimir sessão, para entregar o Recibo de Empréstimo ao usuário, conforme tela abaixo. (Observação: se o sistema estiver configurado com a opção Impressão direta o recibo será enviado diretamente para a impressora ou enviado por . Para maiores informações, ver Roteiro disponível na Área Técnica de Configurações para o envio de cartas de cobrança e avisos de vencimento)

11 DEVOLUÇÕES Selecionar a guia de Devoluções, conforme tela abaixo. Na caixa da Barra do Item, no lado superior esquerdo da tela, digitar o Código de barras do exemplar e clicar na seta azul, conforme tela abaixo.

12 12 O sistema exibirá na parte superior da tela, as informações do usuário e na parte inferior, as informações do exemplar, conforme tela abaixo. (Observação: se o sistema estiver configurado com a opção Impressão direta o recibo será enviado diretamente para a impressora ou enviado por . Para maiores informações, ver Roteiro disponível na Área Técnica de Configurações para o envio de cartas de cobrança e avisos de vencimento)

13 RENOVAÇÃO Selecionar a guia de Usuário, em seguida na função Atividades do Usuário, a subfunção Empréstimos, conforme tela abaixo. Na lista de empréstimos selecionar o empréstimo que deseja renovar. Clicar no botão Ren. marcados, conforme tela abaixo.

14 14 Na janela Renovar empréstimo - Conferir relatório, sobrepor se for necessário (o operador precisa estar habilitado a sobrepor e/ou o perfil do usuário foi configurado para sobreposições) ou clicar no botão OK para renovar o material solicitado. (Observação: Na versão 20, é emitido um recibo para o usuário para os itens renovados, contudo, apenas na opção renovar tudo. Se o sistema estiver configurado com a opção Impressão direta o recibo será enviado diretamente para a impressora ou enviado por e- mail. Para maiores informações, ver Roteiro disponível na Área Técnica de Configurações para o envio de cartas de cobrança e avisos de vencimento) Caso necessite renovar todos os itens da lista, clicar em Renovar tudo. Na janela Renovar empréstimo - Conferir relatório, sobrepor se for necessário ou clicar no botão OK para renovar o material solicitado.

15 Renovação por código de barras No menu, na opção Circulação, selecionar a sub-função Renovação por código de barras, conforme tela abaixo. Na janela Renovar item por código de barras, inserir o código do livro e clicar no botão ok, conforme tela abaixo.

16 16 O sistema exibirá a janela Renovar empréstimo por código de barras, com as informações do empréstimo. Caso necessite, alterar informações como, por exemplo, Renovar para. Clicar no botão ok para finalizar a renovação. 1.5 PEDIDOS DE RESERVA Na barra de menu, selecionar Pedidos de usuário e a sub-função Pedidos de reserva. Na lista de Pedidos de reserva, selecionar Reservar ou Ctrl+R, conforme tela abaixo.

17 17 O sistema exibirá uma nova janela: Digitar informações de item e usuário. Preencher os dados do item e do usuário e clicar no botão OK, conforme tela abaixo. O sistema exibirá uma nova janela Criar pedido de reserva. Na aba Info. da Reserva, o funcionário poderá definir o período de interesse da Reserva, o Local da retirada e Devolução antecipada, conforme tela abaixo.

18 18 No caso de devolução antecipada, o sistema permite que o funcionário selecione o nível de urgência adequado: 01 (regular), 02 (urgente) ou 03 (valor padrão: sem devolução antecipada), conforme tela abaixo. Na aba Filtro de itens do mesmo grupo, o funcionário pode definir os campos com # (indica qualquer ) ou em branco (para indicar nenhum ), conforme tela abaixo.

19 19 Se o usuário necessitar exatamente do exemplar utilizado para criar o pedido de reserva, clicar em Somente o item selecionado, conforme tela abaixo. Após a definição de todos os parâmetros para finalizar o pedido de reserva, clicar no botão OK.

20 20 Caso queira visualizar detalhes da reserva, clicar na guia do Item, escolher a opção Pedidos de Reserva. Para configurar o envio automático por do aviso de reserva disponível, veja manual Configuração para envio de cartas de cobrança e avisos de vencimento disponível na Área Técnica Itens em reserva agendada Na barra de menu, selecionar Circulação e a sub-função Itens em reserva agendada ou F3, conforme tela abaixo.

21 21 Na janela Itens em reserva agendada inserir o ID ou Código de barras do usuário, conforme tela abaixo. O sistema informará se há itens em reserva ou não para esse usuário em uma nova janela, conforme tela a seguir.

22 22 2 CIRCULAÇÃO OFF-LINE Esta opção será utilizada quando o servidor estiver temporariamente indisponível, para que as funções básicas: empréstimo e devolução possam ser atendidos. As transações de circulação serão gravadas no computador local e posteriormente deverão ser enviadas ao servidor. Lembramos que nenhuma verificação é feita pelo sistema, como, por exemplo, devolução atrasada, usuário suspenso, livro com reserva, etc, já que o sistema não está conectado ao servidor. 2.1 VERIFICAR CONEXÃO Ao acessar o Módulo de Circulação com seu login, observar se o programa está conectado ao servidor. Se houver um losango verde ao lado esquerdo inferior da tela, o programa está conectado, conforme tela abaixo.

23 23 Se o programa estiver desconectado, aparecerá uma figura de dois triângulos, nas cores amarelo e azul escuro respectivamente, conforme tela abaixo. No menu Circulação, clicar em Circulação off-line, conforme tela abaixo.

24 24 Na janela aberta pelo sistema, marcar a opção Empréstimo ou Devolução, conforme tela abaixo. No caso de Empréstimo, digitar o ID ou Código de barras do usuário e ainda, digitar o Código de barras do exemplar conforme telas abaixo.

25 25 Clicar no botão Empréstimo, no lado direito da janela, conforme tela abaixo.

26 26 No caso de Devolução, marcar a opção Devolução e digitar somente o Código de barras do exemplar, conforme tela abaixo. Todas as transações realizadas off-line ficarão armazenadas no arquivo: offcirc.dat, do diretório C:\AL500_20\CIRC\files\USP50, no micro local do operador. É recomendável fazer um back-up diário desse arquivo, para segurança. Caso queira visualizar as transações efetuadas, clicar no arquivo.

27 27 No arquivo constarão ano, mês e dia (aaaammddhhmm, Exemplo: ), L para indicar empréstimo (do termo em inglês Loan) e R para indicar devolução (do termo em inglês Return) e código de barras do item. No caso de empréstimo, aparece o ID ou código de barras do usuário. No caso da devolução, não aparece esta informação. Quando a conexão do sistema for restabelecida, abrir o módulo de Circulação; clicar na opção: Circulação da barra de ferramentas, sub-função: Circulação Off-line. O sistema abrirá uma janela, com a pergunta: O arquivo de transações não está vazio. Deseja limpar? Responder: NÃO, conforme tela abaixo.

28 28 O sistema apresentará a caixa de Circulação off-line, onde se deve clicar na opção à direita: Enviar arquivo, conforme tela abaixo.

29 29 Se houver algum erro no arquivo, o sistema apresentará o relatório de inconsistência na aba 2 Circulação Off-line Conferir Relatório. O relatório poderá ser impresso para verificação, conforme telas abaixo.

30 30 3 CIRCULAÇÃO NA WEB O serviço de circulação pela WEB proporciona maior autonomia ao usuário, pois permite maior agilidade e facilidade, uma vez que as opções de reserva e renovação podem ser feitas de qualquer ambiente fora da biblioteca. 3.1 RESERVA NA WEB Entrar no endereço eletrônico no browser disponível em sua máquina (Internet Explorer, FireFox ou Netscape) para acessar o DEDALUS. Escolher Catálogo on-line Global ou Catálogo on-line por Biblioteca, conforme tela abaixo. O usuário será direcionado para a tela do DEDALUS, conforme tela a seguir.

31 31 Para reservar um item pela web, o usuário deverá ter um ID e Senha cadastrados no sistema da biblioteca. Para logar-se no sistema, escolher a aba Identificação, conforme tela abaixo. Digitar ID e Senha. Clicar no botão Identificação ou pressionar a tecla Enter, conforme tela abaixo.

32 32 Em Busca Simples, o usuário poderá fazer a busca por Título, Autor, Assunto, Editora, ISSN, ISBN, Número de sistema, Código de barras ou Todos os campos. No exemplo abaixo, a busca foi por Todos os campos. Clicar no botão OK, conforme tela abaixo. O sistema exibirá o resultado da busca em forma de lista. Selecionar o item desejado, conforme tela abaixo.

33 33 Na coluna de Acervo, escolher a biblioteca que contem o item, conforme tela abaixo. O sistema exibirá o item a ser reservado. Clicar em reservar (lado esquerdo da tela), conforme tela abaixo.

34 34 O sistema exibirá o formulário de Pedido de Reserva com o Período de interesse preenchido (formato padrão). Caso queira, alterar a data. Clicar no botão OK para finalizar o Pedido de Reserva, conforme tela abaixo.

35 35 O sistema exibirá o formulário com os Detalhes do Pedido de Reserva confirmando a reserva. Clicar no botão OK, conforme tela abaixo. O sistema exibirá a tela com o registro completo.

36 36 Caso queira visualizar seu pedido de reserva novamente, clicar na aba Usuário. O sistema exibirá uma lista com as Atividades do usuário. Clicar no número em Pedidos de Reserva, conforme telas abaixo.

37 RENOVAÇÃO PELA WEB Entrar no endereço eletrônico no browser disponível em sua máquina (Internet Explorer, FireFox ou Netscape) para acessar o DEDALUS. Escolher Catálogo on-line Global ou Catálogo on-line por Biblioteca, conforme tela abaixo. O usuário será direcionado para a tela do DEDALUS no sistema ALEPH, conforme tela abaixo.

38 38 Para renovar um item pela web, o usuário deverá ter um ID e Senha cadastrados no sistema da biblioteca. Para logar-se ao sistema, escolher a aba Identificação, conforme tela abaixo. Digitar ID e Senha. Clicar no botão Identificação ou pressionar a tecla Enter, conforme tela abaixo.

39 39 O usuário será direcionado para a tela com seus dados cadastrais. Para iniciar o processo de renovação, clicar no número em frente de Empréstimos, conforme tela abaixo. Selecionar o item que deseja renovar pela web, clicar em Renovar Todos ou Renovar Selecionados, conforme tela abaixo.

40 40 O sistema exibirá a lista dos Itens que foram renovados, conforme tela abaixo. Caso haja algum impedimento, o sistema avisará que o item não foi renovado e informará o motivo, conforme telas abaixo.

41 41

TUTORIAL DE GERAÇÃO DE RELATÓRIOS NO MÓDULO DE CIRCULAÇÃO DO BANCO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS DA USP DEDALUS: INTERFACE (GUI)

TUTORIAL DE GERAÇÃO DE RELATÓRIOS NO MÓDULO DE CIRCULAÇÃO DO BANCO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS DA USP DEDALUS: INTERFACE (GUI) TUTORIAL DE GERAÇÃO DE RELATÓRIOS NO MÓDULO DE CIRCULAÇÃO DO BANCO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS DA USP DEDALUS: INTERFACE () ALEPH 500 VERSÃO 20.01 (versão preliminar) São Paulo 2011 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Leia mais

Banco de Dados Bibliográficos da USP DEDALUS

Banco de Dados Bibliográficos da USP DEDALUS Banco de Dados Bibliográficos da USP DEDALUS TUTORIAL PARA IMPRESSÃO DE ETIQUETAS (CÓDIGO DE BARRAS E LOMBADA) NO BANCO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS DA USP - DEDALUS ALEPH 500 VERSÃO 20.01 São Paulo Outubro

Leia mais

MANUAL TERMINAL DE CIRCULAÇÃO (BILIOTECA) Este tutorial irá servir como base para o uso do Terminal de Circulação.

MANUAL TERMINAL DE CIRCULAÇÃO (BILIOTECA) Este tutorial irá servir como base para o uso do Terminal de Circulação. MANUAL TERMINAL DE CIRCULAÇÃO (BILIOTECA) Este tutorial irá servir como base para o uso do Terminal de Circulação. 1. Para acesso ao terminal basta acessar as guias Biblioteca > Circulação > Terminal de

Leia mais

BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL

BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL Consulta CONSULTA Topo Filtros para recuperação da informação Títulos recuperados Acesso ao Meu Pergamum; ICAP e Rede Pergamum Filtros É possível recuperar os materiais

Leia mais

Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0

Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0 Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0 Para melhor utilizar esse manual, o mesmo está dividido nos seguintes tópicos: TÓPICO DESCRIÇÃO 01 Criar o Atalho do Sistema Web 02 Orientação sobre o USUÁRIO

Leia mais

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Pendências 21675 Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Processo: Compras Nome do Processo: Cotação de compras Acesso COMPRAS Pedido de Compra Motivação Tem como objetivo administrar todo o processo de

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

Manual de Treinamento Módulo: Solicitação

Manual de Treinamento Módulo: Solicitação Manual de Treinamento Módulo: Solicitação Treinamentos Lemontech Sumário Acessando o Self Booking 3 Criando uma solicitação de viagem 4 Produtos 6 Produto aéreo online 7 Produto aéreo off-line 11 Produto

Leia mais

Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. MANUAL DO USUÁRIO Sistema de Catalogação

Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. MANUAL DO USUÁRIO Sistema de Catalogação Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações MANUAL DO USUÁRIO Sistema de Catalogação 2011 Versão 2.0 Última atualização: 22/02/2011 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Reitor Vice-Reitor

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC.

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. É recomendado a utilização do browser Google Chrome e Firefox por questões de compatibilização

Leia mais

Manual Website. Fassina

Manual Website. Fassina Manual Website Perfil Transportadora 20/06/2016 Versão 1.0 Apresentação Este manual tem como objetivo fornecer ao clientes da orientações sobre os procedimentos a serem observados quando da utilização

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PORTAL ESTUDANTE PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PORTAL ESTUDANTE PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS Origem: Data de Criação: 01/07/2010 Ultima alteração: Versão: 1.2 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano Padovani Colaborador:

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.4.0 SERVIDOR SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 17 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI Versão 4.0 Março de 2017 Objetivo: Esse manual tem como objetivo auxiliar os usuários da reitoria e dos câmpus quanto à utilização do GLPI, sistema de aberturas de

Leia mais

Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda

Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda Tutorial Portal Clínica do Leite Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda TUT PC 005 Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Tutorial de Acesso ao Portal da Clínica

Leia mais

Manual de Operação do MGV 5. Manual de Operação do MGV5. Módulo Gerenciador de Vendas. Toledo

Manual de Operação do MGV 5. Manual de Operação do MGV5. Módulo Gerenciador de Vendas. Toledo Manual de Operação do MGV5 Módulo Gerenciador de Vendas Toledo 1 1.0 - O QUE É O MGV5... 3 1.1 - COMO ENTRAR NO PROGRAMA... 3 2.0 - IMPORTANDO ARQUIVO DE ITENS... 4 3.0 TRANSMITINDO OS ITENS PARA AS BALANÇAS...

Leia mais

4 Entre em contato com a equipe de suporte pelo telefone (11) ou pelo e informe o ocorrido.

4 Entre em contato com a equipe de suporte pelo telefone (11) ou pelo  e informe o ocorrido. 1 1. Dúvidas Gerais 1.1. Não recebi o e-mail de confirmação Aguarde por volta de 15 minutos e verifique sua caixa de entrada, caso ainda não tenha recebido verifique sua caixa de spam ou lixo eletrônico.

Leia mais

Sistema de Solicitação de Sala

Sistema de Solicitação de Sala Infraestrutura de salas de aula e auditórios da Escola Fazendária do Estado de São Paulo - FAZESP Manual do Usuário Sistema de Solicitação de Sala Atualizado em 1 de junho de 2017 Versão 1.0 Sistema de

Leia mais

ORIENTAÇÕES HELPDESK. Esse documento descreve orientações para a comunidade acadêmica acessar os serviços do helpdesk, obedecendo as seguintes regras:

ORIENTAÇÕES HELPDESK. Esse documento descreve orientações para a comunidade acadêmica acessar os serviços do helpdesk, obedecendo as seguintes regras: ORIENTAÇÕES HELPDESK Esse documento descreve orientações para a comunidade acadêmica acessar os serviços do helpdesk, obedecendo as seguintes regras: É proibido ao helpdesk o atendimento de equipamentos

Leia mais

MANUAL DA FISIOTERAPIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul.

MANUAL DA FISIOTERAPIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. E-AUTORIZADOR MANUAL DA FISIOTERAPIA CASSEMS CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. 2 Sumário 1.0 Como instalar o sistema e-autorizador... 3 2.0 Tela inicial... 5

Leia mais

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP:

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: GUIA RÁPIDO MDIForms Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº 2016-4º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: 04102-000 www.sintel.com.br Índice 1. Objetivo...3 2. Exibição dos dados...3 2.1. Seleção

Leia mais

AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE

AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE ATENÇÃO: Solicitamos que em caso de ao acessar o Office 2 CRM, encontrar qualquer informação divergente de sua empresa, nos comunique imediatamente, por favor,

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

MANUAL TRON CONNECT Contador

MANUAL TRON CONNECT Contador MANUAL TRON CONNECT Contador O Tron Connect, a mais nova solução web da Tron Informática, funciona como um controle gerencial de todos os colaboradores por empresa, totalmente integrado com os sistemas

Leia mais

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Guia do Solicitante Aéreo NextGen. v.s 1.0

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Guia do Solicitante Aéreo NextGen. v.s 1.0 _GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS Manual Guia do Solicitante Aéreo NextGen v.s 1.0 Sumário 1.Introdução... 3 2.Aéreo... 4 2.1 Solicitação de Aéreo Online.... 4 2.2 Solicitação de Aéreo Offline... 12 1.Introdução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

Tutorial para utilização do Sistema

Tutorial para utilização do Sistema Tutorial para utilização do Sistema Orfeu versão 1.0 Elaborado por: Informática Sistemas e Projeto Processo EACH, em maio de 2012 Antonio Carlos de O. Macedo Luísa Adib Dino 1. PREFÁCIO Este tutorial fornece

Leia mais

MANUAL faturamento PRESTADOR

MANUAL faturamento PRESTADOR MANUAL faturamento PRESTADOR Endereço www.idxnet.com.br Recomendamos a utilização dos navegadores (browser) Chrome ou Internet Explorer 10 (ou superior). Entrar com login e senha LOGIN MENU Menu para o

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PORTAL CIDADÃO PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PORTAL CIDADÃO PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS Origem: Data de Criação: 15/11/2010 Ultima alteração: Versão: 1.1 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano Padovani Colaborador:

Leia mais

Hospedagem Atualizado em:

Hospedagem Atualizado em: Hospedagem Atualizado em: 10-02-2017 Sumário Introdução...3 1.Solicitação de Hospedagem online... 3 1.1 Cancelamento...9 2.Solicitação de Hospedagem Off-line... 10 3.Cadastro de Hoteis...14 4. Carga de

Leia mais

GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS GUIA DO SOLICITANTE

GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS GUIA DO SOLICITANTE GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS GUIA DO SOLICITANTE Versão 1.0 BTMS Next Gen Atualizado em fevereiro de 2016 SOLICITAÇÃO DE PASSAGENS AÉREAS 03 1.Introdução Pensando em otimizar o serviço oferecido ao cliente,

Leia mais

Tutorial para utilização do Sistema Saturno Nível: Usuário

Tutorial para utilização do Sistema Saturno Nível: Usuário Tutorial para utilização do Sistema Saturno Nível: Usuário versão 1.0 Elaborado por: Informática Sistemas em julho de 2012 Antonio Carlos de O. Macedo Evandro F. Gonçalves Luciana A. Carradori 1. PREFÁCIO

Leia mais

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Sumário 1. Acessando o AVANT... 3 2. Efetuar Login no AVANT.... 4 2.1 Digitar Usuário... 4 2.2 Selecionar Escola... 5 2.3 Digitar Senha... 5 3. Tela de Boas Vindas

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

Biblioteca Vicente Themudo Lessa MANUAL DO USUÁRIO. São Paulo, 2015.

Biblioteca Vicente Themudo Lessa MANUAL DO USUÁRIO. São Paulo, 2015. Biblioteca Vicente Themudo Lessa MANUAL DO USUÁRIO São Paulo, 2015. APRESENTAÇÃO... 1 1. PESQUISA NO CATÁLOGO ONLINE DA BIBLIOTECA... 2 1.1 BUSCA LIVRE/PESQUISA GERAL... 3 1.2 PESQUISA REFINADA... 4 1.3

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR 1 1 2 1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR Razão Social: FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR CNPJ: 12.838.821/0001-80 Registro ANS: 41828-5 Inscrição Municipal: 130973/001-6 Inscrição Estadual:

Leia mais

Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas será em 09/02/2015.

Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas será em 09/02/2015. SECRETARIA PEDAGÓGICA COMUNICADO 03/2015 ALUNO@NET - REQUERIMENTOS Prezado(a) aluno(a), Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas

Leia mais

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO Conteúdo MICROSOFT OUTLOOK 2007 e 2010... 3 Adicionando uma NOVA CONTA usando o Assistente... 3 Adicionando uma NOVA CONTA usando o menu Ferramentas... 8 MICROSOFT

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia 1 Acessar o endereço do site/portal do plano e clicar na opção que o levará ao acesso ao Autorizador Online FacGTO. 1.2 - Será exibida a página abaixo,

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Manual Aéreo Atualizado em:

Manual Aéreo Atualizado em: Manual Aéreo Atualizado em:10-02-2017 Sumário Introdução... 3 1.Aéreo... 4 1.1 Solicitação de Aéreo Online.... 4 1.2 Marcação de Assento... 10 1.3 Cancelamento...11 1.4 Solicitação offline...12 2.Cadastro

Leia mais

Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas)

Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas) Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas) Manual do Usuário USU Unidade de Suporte ao Usuário GINF Gerência de Informática Setembro/2010 ATENÇÃO : A Unidade de Suporte ao Usuário do CREA-SP se isenta

Leia mais

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela.

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. Receptivo Como iniciar um atendimento? 1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. 2 O sistema exibirá os quadros de avisos, ocorrências e eventos.

Leia mais

MANUAL DO KIT ON-LINE

MANUAL DO KIT ON-LINE MANUAL DO KIT ON-LINE Criado em: Novembro/2006 Alteração realizada: 15/12/2006 Versão do Manual: 1.0 Alteração realizada: 08/07/2009 Versão do Manual: 2.0 Alteração realizada: 27/01/2010 Versão do Manual:

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

CONTROLE DE ORÇAMENTOS

CONTROLE DE ORÇAMENTOS CONTROLE DE ORÇAMENTOS MÓDULO DE AQUISIÇÕES 1 1. ORÇAMENTO Para iniciar o processo de orçamento, clique em orçamento.. Serão apresentadas as funcionalidades do 1.1 Novo orçamento Para incluir um novo orçamento,

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

Manual de acesso ao SAC Flaydel

Manual de acesso ao SAC Flaydel SAC Flaydel 1 Manual de acesso ao SAC Flaydel versão 1.04.0 jan17 SAC Flaydel 2 1. Acesso ao Site O acesso pode ser feito de duas formas: 1.1 Direto Utilize o endereço: http://www.flaydel.srv.br/fdchat/default.aspx

Leia mais

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0 _GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0 Sumário 1.Introdução... 3 2. Cadastro de Dispositivo... 3 3.Criação de reservas e solicitações... 5 4.Aprovação Mobile... 11 5.Acompanhamento

Leia mais

Empréstimo Entre Bibliotecas - EEB: solicitação online

Empréstimo Entre Bibliotecas - EEB: solicitação online Empréstimo Entre Bibliotecas - EEB: solicitação online 1. Acessar o catálogo online da Unesp, o Athena. 2. Clicar na primeira guia do menu superior, localizada à sua esquerda, denominada Identificação.

Leia mais

APRESENTAÇÃO Tela da internet que permite a pesquisa ao Catálogo da Instituição. Acesse: Figura: Consulta Web

APRESENTAÇÃO Tela da internet que permite a pesquisa ao Catálogo da Instituição. Acesse:  Figura: Consulta Web Guia Pergamum APRESENTAÇÃO Tela da internet que permite a pesquisa ao Catálogo da Instituição. Acesse: www.pergamum.udesc.br Figura: Consulta Web FUNCIONALIDADES GERAIS A pesquisa pela Internet permite

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Mesas... 3 3. Configurar Registro de Vendas em Mesas... 4 4. Registrar vendas em mesas... 6 5. Emitir relatório gerencial... 15 6.

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS Manual do Sistema de Gestão Educacional Sumário 1. Portal do Aluno / Responsável... 1 1.1. Informações Gerais...

Leia mais

No sub menu de Formatos temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma

No sub menu de Formatos temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma Módulo de Topografia Avançada Formatos. Esta ferramenta auxilia na criação de formatos para impressão, tais como: A0; A1; A2; A3 e A4. O acesso a este recurso está no menu suspenso Posição, Formatos: delas.

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.4.0 SERVIDOR Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 16 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

MANUAL TRON CONNECT Empresário / Gestor

MANUAL TRON CONNECT Empresário / Gestor MANUAL TRON CONNECT Empresário / Gestor O Tron Connect, a mais nova solução web da Tron Informática, funciona como um controle gerencial de todos os colaboradores por empresa, totalmente integrado com

Leia mais

Sumário 1. COMO ACESSAR O SISTEMA COMO IDENTIFICAR O TIPO DA GLOSA IMPLANTANDO RECURSOS DE GLOSAS NO SAÚDE CONNECT

Sumário 1. COMO ACESSAR O SISTEMA COMO IDENTIFICAR O TIPO DA GLOSA IMPLANTANDO RECURSOS DE GLOSAS NO SAÚDE CONNECT 1 Sumário 1. COMO ACESSAR O SISTEMA... 3 2. COMO IDENTIFICAR O TIPO DA GLOSA... 4 3. IMPLANTANDO RECURSOS DE GLOSAS NO SAÚDE CONNECT... 5 3.1. Guia de Recursos de Glosas... 6 3.2. Recurso de Glosa por

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

Cadastro do REP - FP18

Cadastro do REP - FP18 Cadastro do REP - FP18 Sistema: Futura Ponto Caminho: Configurações>Cadastro de REP Referencia: FP18 Versão: 2015.5.4 Como funciona: A tela Cadastro de REP (Relógio Eletrônico de Ponto) é utilizada para

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense Universidade Federal Fluminense SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO ACADÊMICA SIAD MÓDULO DE CONSULTAS E RELATÓRIOS MANUAL DO USUÁRIO Abril 2007 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS 3 3. INFORMAÇÕES

Leia mais

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág.

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág. Manual de Pessoa Jurídica Sistema de Bilhetagem Eletrônica DATAPROM Manual Pessoa Jurídica DATAPROM Revisão 01 / Março 2015 www.dataprom.com Pág. 1 Índice Introdução... 3 1. Login, Senha e Cadastro...

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

Secretaria Municipal de Educação - SEMED Assessoria Técnica ATEC. MANUAL e-doc

Secretaria Municipal de Educação - SEMED Assessoria Técnica ATEC. MANUAL e-doc Secretaria Municipal de Educação - SEMED Assessoria Técnica ATEC MANUAL e-doc Campo Grande MS 2014 1 INDÍCE COMO ACESSAR O E-DOC....pg. 3 ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS...pg. 4 ELABORAÇÃO DE RASCUNHOS...pg.

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

SISTEMA DO ORGANOGRAMA DA UFF. Manual do Usuário

SISTEMA DO ORGANOGRAMA DA UFF. Manual do Usuário SISTEMA DO ORGANOGRAMA DA UFF Manual do Usuário Março 2008 Sumário 1. Introdução... 3 2. Requisitos Necessários... 3 3. Consultas Públicas... 4 4. Acesso às Funcionalidades de Cadastro... 10 2 1. Introdução

Leia mais

ITQ InPrint Cobrança. Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012.

ITQ InPrint Cobrança. Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012. ITQ InPrint Cobrança Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012 http://www.itquality.com.br Sumário Introdução...2 Características do Sistema...3 Antes de Instalar...3 Instalando o Sistema...3 Acessando

Leia mais

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS Manual Guia do Solicitante Hospedagem NextGen v.s 1.0

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS Manual Guia do Solicitante Hospedagem NextGen v.s 1.0 _GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS Manual Guia do Solicitante Hospedagem NextGen v.s 1.0 Sumário 1.Introdução... 3 2.Solicitação de Hospedagem online... 3 3.Solicitação de Hospedagem Offline... 8 Pág. 2 de

Leia mais

WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet

WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet NOTA: Procedimentos de utilização pela empresa cliente 1. Ao acessar a página do WebSIGOM, através do Internet Explorer, preencha o campo Login. 2.

Leia mais

Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta. Módulo Autorizador Web

Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta. Módulo Autorizador Web Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta Módulo Autorizador Web A geração do XML para envio da produção médica para a Operadora, continua

Leia mais

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec Manual de acesso - a rede cabeada UFPR UFPR aspec Autenticação REDE CABEADA UFPR WINDOWS XP, VISTA, 7 e 10 Forma OPÇÃO 1 Para ser possível aos usuários da rede cabeada continuarem a ter acesso a rede da

Leia mais

Manual. S.I.A Sistema Integrado de Avaliação. PARÂMETROS PE (Parâmetros Curriculares)

Manual. S.I.A Sistema Integrado de Avaliação. PARÂMETROS PE (Parâmetros Curriculares) Manual S.I.A Sistema Integrado de Avaliação PARÂMETROS PE (Parâmetros Curriculares) S.I.A Sistema Integrado de Avaliação Introdução O S.I.A. (Sistema Integrado de Avaliação) é o sistema desenvolvido pelo

Leia mais

Manual Sistema de Autorização GW

Manual Sistema de Autorização GW Manual Sistema de Autorização GW Como acessar o sistema? O sistema de autorização uniweb será substituído pelo sistema GW, com a finalidade de unificarmos todo o processo em um só sistema para a realização

Leia mais

MATRÍCULA ON-LINE 2017 PASSO-A-PASSO

MATRÍCULA ON-LINE 2017 PASSO-A-PASSO Para iniciar o processo, o responsável pelo aluno deverá acessar o site da escola - www.esta.com.br - e clicar no link Acesso à intranet E.S.T.A. Nesse momento abrirá uma nova janela para efetuar o processo

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Tutorial de instalação Quick 3.95

Tutorial de instalação Quick 3.95 Tutorial de instalação Quick 3.95 1- Baixar Instalador do quick 3.95. (caso seja necessário segue link clicando aqui) 2- Assim que baixado executar instalador do arquivo zipado. 3- Autorize a execução

Leia mais

Sistema de Pedidos Antilhas

Sistema de Pedidos Antilhas Sistema de Pedidos Antilhas 1. Login 2. Menu Principal 3. Pedidos a. Formulário de pedidos b. Informações Complementares c. Confirmação do Pedido d. Impressão do Pedido 4. Dados Cadastrais 5. Informativos

Leia mais

Trabalhe Conosco. (Configuração da Ferramenta Trabalhe Conosco) Fortes RH

Trabalhe Conosco. (Configuração da Ferramenta Trabalhe Conosco) Fortes RH Trabalhe Conosco (Configuração da Ferramenta Trabalhe Conosco) Fortes RH Trabalhe Conosco O sistema Fortes RH possibilita a divulgação das vagas internas e externas através da ferramenta Trabalhe Conosco,

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA BUSCA, RENOVAÇÃO E RESERVA DE OBRAS NA REDE DE BIBILIOTECAS DA UNIPAC

GUIA PRÁTICO PARA BUSCA, RENOVAÇÃO E RESERVA DE OBRAS NA REDE DE BIBILIOTECAS DA UNIPAC UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC BIBLIOTECA AGENOR SOARES DE MOURA CAMPUS I - BARBACENA PRISCILA DE CASTRO MESQUITA GUIA PRÁTICO PARA BUSCA, RENOVAÇÃO E RESERVA DE OBRAS NA REDE DE BIBILIOTECAS

Leia mais

Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa. Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa

Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa. Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa Os dados da empresa são obrigatórios para a emissão da nota fiscal. Esse é o primeiro passo a ser cadastrado. (1) Clique na engrenagem

Leia mais

ACESSO AO PORTAL. Para acessar o Portal entre no site Área Restrita Portal de Pedidos

ACESSO AO PORTAL. Para acessar o Portal entre no site  Área Restrita Portal de Pedidos Manual Portal 1 ACESSO AO PORTAL 2 Para acessar o Portal entre no site www.latinex.com.br Área Restrita Portal de Pedidos Insira Usuário e Senha, selecione LATINEX no quadro abaixo e clique em ACESSAR

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2

2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2 2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

SMARAM Manual do Almoxarifado

SMARAM Manual do Almoxarifado SMARAM Módulo RME Marcio Tomazelli Programador Sênior Versão 1.0 Página 1 de 24 ÍNDICE SMARAM 1 1 ÍNDICE DE FIGURAS 2 ÍNDICE DE TABELAS 3 1. Almoxarifado 4 1.1. Requisição Material Estoque 4 1.1.1. Solicitação

Leia mais

Orçamento de Entrada. Procedimentos para inserir um orçamento de entrada no SISGEM.

Orçamento de Entrada. Procedimentos para inserir um orçamento de entrada no SISGEM. Orçamento de Entrada Procedimentos para inserir um orçamento de entrada no SISGEM. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Inserir um Orçamento

Leia mais