Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas)"

Transcrição

1 Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas) Manual do Usuário USU Unidade de Suporte ao Usuário GINF Gerência de Informática Setembro/2010

2 ATENÇÃO : A Unidade de Suporte ao Usuário do CREA-SP se isenta da responsabilidade e da prestação de suporte nos casos de mau uso ou do não seguimento das normas contidas neste manual. ATENÇÃO : As mensagens enviadas pelo sistema Pandion serão monitoradas, e poderão ser auditadas sem prévio aviso. O Pandion 1) O que é o Pandion? O Pandion é um comunicador instantâneo capaz de oferecer troca de mensagens em tempo real (semelhante ao MSN) e conferência com dois ou mais usuários, entre outras funcionalidades. Entretanto, o Pandion possui a característica corporativa: o servidor e os clientes estão localizados na rede, de forma que não há fluxo de dados fora do ambiente do CREA-SP e também há privacidade na conversação (criptografia). 2) Vantagens do Pandion : Possui opção para guardar o histórico das conversas; Estando o usuário off-line, a mensagem será recebida quando estiver on-line; Maior facilidade de comunicação entre unidades.

3 Guia de Instalação 1) O programa poderá ser encontrado na Intranet, na Guia Instalação de Aplicativos, Arquivos de Suporte. 2) Executar o Arquivo de Instalação. Ao aparecer a tela Abrir arquivo Aviso de Segurança, pressione o botão Executar : 3) Aguardar o término instalação do aplicativo. Ao finalizar, será exibida a tela de autenticação do Pandion:

4 4) Seu endereço de utilização e sua senha serão os mesmos do corporativo do CREA-SP, e deverão ser inseridos nos campos 1 e 2, conforme exemplo abaixo. ATENÇÃO : Só serão aceitos no sistema Pandion os logins de funcionários, não sendo permitido o acesso através de login departamental. Ex: nome.do.departamento@creasp.org.br 5) Após a digitação desses dois campos, o Pandion deverá ser configurado. Para isso, deveremos acessar a opção Configuração de conexão, conforme a figura acima.

5 6) Na guia Configuração de Conexão, deveremos informar mi.creasp.org.br como endereço do servidor de conexão, conforme exemplo abaixo: Atenção : A opção PORTA não será configurada, e deverá ser deixada em branco. Após estes procedimentos, o seu Pandion estará pronto para a utilização!

6 Como comodidade, você pode deixar o Pandion inicializar automaticamente ao ligar seu computador. Para isso, basta selecionar a opção Entrar Automaticamente na tela de login: Você também poderá marcar a caixa Gravar minha senha. Com isto não será necessário mais a digitação de sua senha de acesso ao iniciar o aplicativo. ATENÇÃO : Tome cuidado ao utilizar o recurso Gravar minha senha, principalmente se o seu computador for utilizado também por outros funcionários. Alguém poderá enviar ou receber mensagens em seu nome.

7 Utilização Adicionando Usuários A interface inicial do Pandion é simples e intuitiva. Assim como outros comunicadores instantâneos, ele cria um ícone na área de notificação do Windows: Se dermos clique duplo no ícone, será apresentada a tela inicial do aplicativo: Para adicionar um usuário ao Pandion, deverá ser realizado o seguinte procedimento:

8 1) Acessar o menu Ações e o sub-menu Adicionar um contato 2) Na janela que se abre, deve ser colocado o do contato e, em seguida, clicar em Avançar.

9 3) Com este procedimento, o usuário será incluído no seu comunicador. Você pode adicionar mais usuários clicando em Adicionar Outra Pessoa ou clicar em Finalizar para voltar à interface do Pandion. 4) Os usuários adicionados aparecerão na interface do programa. Porém, para o início da comunicação, é necessário aguardar a confirmação do contato solicitado. Enquanto isso não acontece, aparecerá o nome do usuário e, abaixo dele, a frase Aguardando Autorização.

10 5) Quando o usuário confirmar a adição, aparecerá na tela a mensagem de autorização permitida. Após estes procedimentos, os usuários incluídos aparecerão na interface principal do Pandion, conforme exemplo abaixo: OBS: Toda vez que um usuário entrar no sistema, você será avisado através de uma mensagem, no canto da tela:

11 Quando você for adicionado por algum usuário, será solicitada a Requisição de Autorização, conforme imagem abaixo: Para aceitar que esta pessoa seja adicionada ao seu perfil Pandion, clique em Aceitar. Caso contrário, clique em Negar. O botão Ver informações do Perfil mostrará algumas informações sobre o usuário que está lhe adicionando, como o número de registro, departamento e cargo. : ATENÇÃO : Não será possível salvar alterações de dados do perfil, seja do seu usuário ou outro já adicionado. Qualquer dúvida, entre em contato com a GINF/USU.

12 Utilização Conversação Para iniciar uma conversação, basta clicar duas vezes no contato desejado. Será aberta a interface de conversação: Nela você pode ver o histórico de sua conversação com o contato, bem como a área destinada para o envio de mensagens. Para conversar, basta redigir a mensagem e pressionar o botão Enviar.

13 Utilização Sala de Conferência Com o Pandion é possível realizar conferências com dois ou mais usuários. Para isto, você deverá acessar ou criar uma sala de conferência. Para acessar uma sala já existente, acesse o menu Ações e o sub-menu Entrar numa Sala de Conferência... Aparecerá uma lista das salas existentes. Basta duplo clique no nome da sala para ingressar na conferência. ATENÇÃO: Certifique-se anteriormente com seu contato se existe permissão de acesso ou senha para ingresso a sala.

14 Depois de selecionada a sala, aparecerá o ambiente de conversação em conferência. O mecanismo é muito similar ao da conversação convencional, com o diferencial de que todos os participantes podem ler as mensagens simultaneamente. Se for necessário criar uma nova sala de conferência, acesse o menu Ações, e o sub-menu Criar uma Sala de Conferência... Será aberta a interface para a criação de uma nova sala de conferência. Insira o nome da sala a ser criada no campo respectivo e pressione o botão OK.

15 O usuário criador da sala será o administrador, isto é, poderá configurar o comportamento da conferência. Para isto, poderá acessar o menu Configurar esta Sala de Conferência. Serão abertas diversas configurações possíveis de serem realizadas, como deixar a sala permanente ou solicitar senha dos usuários. Também é através do menu Ações que o administrador da sala pode convidar participantes para a conferência, através do sub-menu Convidar Contatos

16 Bloqueio de Usuários Para bloquear as mensagens de um determinado usuário, você deverá clicar com o botão direito sobre um nome adicionado e selecionar a opção Bloquear. Você poderá desbloquear as mensagens de um usuário já bloqueado. Para isso, acesse o menu Ferramentas, e o sub menu Configurações, da tela principal do Pandion. Será exibida a tela de Configurações, conforme exemplo abaixo: Na aba Bloqueando, você poderá escolher o usuário que deseja desbloquear e pressionar o botão Suspender Bloqueio.

17 Mensagens do Administrador A pessoa responsável pela administração do Pandion possui ferramentas para enviar mensagens para todos os usuários ligados ao sistema. Esta comunicação pode ser feita de dois modos: 1) Mensagem de Boas Vindas: a mensagem de boas vindas é um texto que será exibido todas as vezes que você se conectar ao Pandion: 2) Mensagem do administrador: a mensagem do administrador é um texto que pode ser enviado a qualquer momento pelo administrador: Preste atenção a estas mensagens, pois será uma forma de o CREA-SP comunicar algum acontecimento que afetará os usuários de forma geral.

18 Suporte e maiores informações Caso necessite de informações ou procedimentos não contidos neste manual, assim como suporte ou dúvidas de utilização, entre em contato com a Unidade de Suporte ao Usuário: Via Telefone - através do ramal 6484 Via - através do endereço suporte@creasp.org.br

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO Conteúdo MICROSOFT OUTLOOK 2007 e 2010... 3 Adicionando uma NOVA CONTA usando o Assistente... 3 Adicionando uma NOVA CONTA usando o menu Ferramentas... 8 MICROSOFT

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração. Spark S.P.A. Saúde Sistema de Promoção Assistencial

Manual de Instalação e Configuração. Spark S.P.A. Saúde Sistema de Promoção Assistencial Manual de Instalação e Configuração Spark 2.7.7 S.P.A. Saúde Sistema de Promoção Assistencial ÍNDICE O QUE É O SPARK?... 3 INSTALANDO... 3 ACESSANDO... 7 PREFERÊNCIAS DE LOGIN... 8 MUDANDO MENSAGEM DE

Leia mais

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática Spark MANUAL DO USUÁRIO Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do Spark ao servidor interessado na utilização do mensageiro.

Leia mais

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO Página 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ACESSANDO O SPARK...4 3 INICIANDO UMA CONVERSAÇÃO...6 4 TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS...8 5 CONFERÊNCIA...10 6 PERSONALIZANDO SUA

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP Versão 1.0 Sumário INTRODUÇÃO... 3 INSTALAÇÃO... 3 CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR DE VIDEOCONFERÊNCIA... 6 UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP... 7 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo

Leia mais

MANUAL DESCRIÇÃO SGI-DITIC 1.0 MANUAL PARA CONFIGURAÇÃO DA REDE SEM FIO EDUROAM SECRETARIA DE GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO (SGI) Data da Revisão:

MANUAL DESCRIÇÃO SGI-DITIC 1.0 MANUAL PARA CONFIGURAÇÃO DA REDE SEM FIO EDUROAM SECRETARIA DE GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO (SGI) Data da Revisão: 1/12 DESCRIÇÃO O eduroam (education roaming) é um serviço desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa que oferece acesso sem fio à internet sem a necessidade de múltiplos logins

Leia mais

Manual de Configuração dos Clientes de .

Manual de Configuração dos Clientes de  . Universidade Federal da Paraíba Superintendência de Tecnologia da Informação Campus Universitário I, João Pessoa Paraíba CEP.: 58051-900 +55 83 3209-8650 Manual de Configuração dos Clientes de e-mail.

Leia mais

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online [Skype for Business] O Skype é uma ferramenta de comunicação síncrona e está disponível nas versões Online e Cliente. Assim, junto aos recursos trazidos pelo Office 365, a universidade disponibiliza, agora,

Leia mais

Manual de Configuração dos Clientes de .

Manual de Configuração dos Clientes de  . Universidade Federal da Paraíba Superintendência de Tecnologia da Informação Campus Universitário I, João Pessoa Paraíba CEP.: 58051-900 +55 83 3209-8650 Manual de Configuração dos Clientes de e-mail.

Leia mais

GUIA PRÁTICO SAIBA COMO INSTALAR O METATRADER 5

GUIA PRÁTICO SAIBA COMO INSTALAR O METATRADER 5 GUIA PRÁTICO SAIBA COMO INSTALAR O METATRADER 5 GUIA PRÁTICO PARA instalação Do metatrader 5 O procedimento de instalação é o mesmo para as contas Demo e Real (PRD). A diferença é que cada uma possui seus

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

Tutorial Eduroam - Windows 7 Passo a passo. 14/10/2016 Ver. 1

Tutorial Eduroam - Windows 7 Passo a passo. 14/10/2016 Ver. 1 Tutorial Eduroam - Windows 7 Passo a passo 14/10/2016 Ver. 1 ATENÇÃO Este tutorial foi elaborado com a versão 7 do sistema operacional Windows. A interface e passo-a-passo da configuração de conexão wifi

Leia mais

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar.

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. 01.12345678.00 Marque a opção Demais usuários. O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. Caso seja seu primeiro acesso, será

Leia mais

MANUAL EDUROAM CAT. 1. Procedimentos para acesso à rede EDUROAM usando o CAT

MANUAL EDUROAM CAT. 1. Procedimentos para acesso à rede EDUROAM usando o CAT 1. Procedimentos para acesso à rede usando o CAT Acesse a página do eduroam por meio do endereço https://cat.eduroam.org/? idp=2415 e certifique que o instalador que lhe é apresentado corresponde ao sistema

Leia mais

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Configuração de VPN para os sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7 Windows X Mac *Atenção: Em caso

Leia mais

TUTORIAL: Como configurar no Outlook 2007

TUTORIAL: Como configurar  no Outlook 2007 TUTORIAL: Como configurar e-mail no Outlook 2007 Atenção: É importante destacar que para este guia vamos utilizar dominio.com.br no local onde você deve inserir o seu domínio. ESTE TUTORIAL ESTA BASEADO

Leia mais

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de Apresentação O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de sua organização criem e aprimorem iniciativas de inovação de maneira colaborativa para as mais variadas

Leia mais

1. No seu celular, acesse o App Store (caso possua iphone) ou o Play Store (caso possua celular com sistema Android); 2. Baixe o aplicativo ABC

1. No seu celular, acesse o App Store (caso possua iphone) ou o Play Store (caso possua celular com sistema Android); 2. Baixe o aplicativo ABC 1. No seu celular, acesse o App Store (caso possua iphone) ou o Play Store (caso possua celular com sistema Android); 2. Baixe o aplicativo ABC Condomínios ; 3. Ao acessar o aplicativo, na tela de login

Leia mais

UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA. Manual Secretária EMED Manual versão 1.1

UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA. Manual Secretária EMED Manual versão 1.1 UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA Manual Secretária EMED 2.2.6 Manual versão 1.1 Sumário 1. MÓDULO CLÍNICO... 3 1.1. Como acessar o sistema... 3 1.2. Alterar Senha... 3 2. MENUS... 4

Leia mais

Descrição. Assunto. Conteúdo. Executante. Pré-requisitos. Procedimentos - Windows 7 31/07/2018 GLPI - FAQ - 434

Descrição. Assunto. Conteúdo. Executante. Pré-requisitos. Procedimentos - Windows 7 31/07/2018 GLPI - FAQ - 434 Assunto Tutorial - Configurar wifi TRT18_Corporativa ou TRT18_OAB - Windows 7 e Windows 10 Conteúdo Descrição Orienta como conectar notebooks com Windows 7 ou Windows 10 à rede sem fio utilizada no Tribunal.

Leia mais

Tutorial de Instalação do Cliente Jabber

Tutorial de Instalação do Cliente Jabber Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Música Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial de Instalação do Cliente Jabber 1. Objetivo Este tutorial tem como objetivo mostrar, de maneira

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE CLIENTES DE PARA O EXPRESSO BR

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE CLIENTES DE  PARA O EXPRESSO BR Configuração de Clientes de E-mail para o Expresso br MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE CLIENTES DE E-MAIL PARA O EXPRESSO BR 1 Sumário 1. Microsoft Outlook... 3 ACESSO VIA EXCHANGE ACTIVESYNC... 3 ACESSO VIA

Leia mais

ORDEM DE DEVOLUÇÃO DE VENDAS/ COMPRAS

ORDEM DE DEVOLUÇÃO DE VENDAS/ COMPRAS 2012 GERÊNCIA DE PROCESSOS 22/03/2010 ORDEM DE DEVOLUÇÃO DE VENDAS/ COMPRAS (Sistema Dynamics) Versão 1.0 Data 10/01/2012 Página 1 de 15 Departamento de Processos CSC SEB 1. OBJETIVO A criação da ordem

Leia mais

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec Manual de acesso - a rede cabeada UFPR UFPR aspec Autenticação REDE CABEADA UFPR WINDOWS XP, VISTA, 7 e 10 Forma OPÇÃO 1 Para ser possível aos usuários da rede cabeada continuarem a ter acesso a rede da

Leia mais

Conferencing. Novell. Conferencing 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 INICIAR O CLIENTE CONFERENCING: INICIAR SESSÃO: Julho de 2007

Conferencing. Novell. Conferencing 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 INICIAR O CLIENTE CONFERENCING: INICIAR SESSÃO: Julho de 2007 Conferencing - Guia de início rápido Novell Conferencing 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Conferencing A conferência da Novell é implementada com o uso da tecnologia Conferencing. O termo

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Guia de Utilização do AnyConnect

Guia de Utilização do AnyConnect Guia de Utilização do AnyConnect Veja como utilizar o software AnyConnect no seu Desktop, Notebook ou Macbooks corporativos (Guia de referência para AnyConnect versão 3.0) Data: 13/01/2012 Versão: 4.0

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas.

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas. PROTOCOLO ONLINE Para acesso a nova funcionalidade do protocolo online e utilização da ferramenta, esse tutorial tem a finalidade de auxiliar no processo, de forma que o aluno consiga realizar todas as

Leia mais

Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta. Módulo Autorizador Web

Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta. Módulo Autorizador Web Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta Módulo Autorizador Web A geração do XML para envio da produção médica para a Operadora, continua

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Caso você tenha algum problema no decorrer deste manual, por favor entre em contato conosco através do atendimento ao cliente. 1. Baixar o arquivo do

Leia mais

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula A rematrícula poderá ser feita acessando o site da Multivix de sua unidade e clique no link de acesso ao portal acadêmico. Você também pode digitar diretamente na barra de endereços do seu navegador o

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. ProTrader Desktop

MANUAL DE INSTRUÇÕES. ProTrader Desktop MANUAL DE INSTRUÇÕES ProTrader Desktop ÍNDICE Início FAQ 01. Como contratar 16. Não estou recebendo a senha por e-mail 03. Como instalar 16. Solicitando o reenvio da senha 04. Como fazer login 04. Ativação

Leia mais

Guia de Uso - Mobile ID

Guia de Uso - Mobile ID Guia de Uso - Mobile ID Sumário 1. Introdução 3 2. Objetivo 3 3. Requisitos 3 4. Instalação e Configuração do Aplicativo MobileID no ios 3 4.1. Instalação do Aplicativo MobileID 3 4.2. Configurando o Aplicativo

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online. Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,

Leia mais

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia 1 Acessar o endereço do site/portal do plano e clicar na opção que o levará ao acesso ao Autorizador Online FacGTO. 1.2 - Será exibida a página abaixo,

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1 Sumário 1. Objetivo... 2 2. Importante:... 2 3. Instalação:... 2 4. Configuração do Endereço de TCP/IP (IPv4) via Painel do Equipamento:... 3 5. Configuração de Sistema:... 3 6. Configuração de Digitalização

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0 _GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0 Sumário 1.Introdução... 3 2. Cadastro de Dispositivo... 3 3.Criação de reservas e solicitações... 5 4.Aprovação Mobile... 11 5.Acompanhamento

Leia mais

Manual para abertura de ticket

Manual para abertura de ticket Manual para abertura de ticket Santo André 2015 Resumo A Tec House Informática desenvolveu este manual de forma prática e intuitiva com o objetivo de auxiliar você, cliente, na resolução de problemas encontrados

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE ENTIDADES

MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE ENTIDADES MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE ENTIDADES VERSÃO ONLINE versão: 3.2.303 [22/07/2016] M A N U A L D O S I S T E M A F L E X I S S P A R A A C E S S O D E E N T I D A D E S Página 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente"

Manual de Acesso ao Moodle - Discente "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso localizado

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1

2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2015 GVDASA Sistemas Inscrição 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

Safeweb Meetings. Manual do Usuário - Versão 2.43 Produzido por: Informática Educativa

Safeweb Meetings. Manual do Usuário - Versão 2.43 Produzido por: Informática Educativa 1 Safeweb Meetings Manual do Usuário - Versão 2.43 Produzido por: Informática Educativa 2 Sumário 1. Sobre o Safeweb Meetings... 3 2. Acesso ao programa... 4 3. Marcar Evento... 6 3 1. Sobre o Safeweb

Leia mais

Qualquer dúvida por favor entre em contato pelo ou pelo telefone +55 (11) Equipe ProntMed

Qualquer dúvida por favor entre em contato pelo  ou pelo telefone +55 (11) Equipe ProntMed Olá, Obrigado pelo interesse. Queremos lhe proporcionar a melhor experiência, por isso oferecemos esse rápido guia de como agendar um atendimento em seu Prontmed Consultório. Qualquer dúvida por favor

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

Guia Operacional do Sistema IHS. Assembleia de grupos exclusivos on-line

Guia Operacional do Sistema IHS. Assembleia de grupos exclusivos on-line Internet Honda System Guia Operacional do Sistema IHS Assembleia de grupos exclusivos on-line Como acessar o módulo de assembleia no IHS Acesse o site do IHS: https://ihs.honda.com.br Faça o seu login

Leia mais

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação 1/15 Modulo responsável por fazer a interface entre o fornecedor e a empresa para informar os preços em uma cotação aberta no Intellicash usando a internet. Compatibilidade O é compatível com IE+8, Chrome,

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook, clicar no menu de Ferramentas e seguir os passos para a configuração da

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Modo de Emissão... 6 1.2.3 Execução... 6 1.3 Aba Retornos...

Leia mais

Sistema Web: Liberação de Senha

Sistema Web: Liberação de Senha Sistema Web: Liberação de Senha Primeiros Passos 1. Computador deve estar conectado à Internet; 2. Utilizar preferencialmente os navegadores Internet Explorer 8 (ou superior) ou Mozilla Firefox ou Google

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. MetaTrader 5

MANUAL DE INSTRUÇÕES. MetaTrader 5 MANUAL DE INSTRUÇÕES MetaTrader 5 ÍNDICE Início FAQ 01. Como contratar 20. 02. Como instalar 20. Não estou recebendo a senha no e-mail Solicitando o reenvio da senha 05. Como fazer o login 20. Verificando

Leia mais

Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem?

Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem? Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem? 1- ACESSANDO O AGENTE DE BACKUP 1.1- Acesse o menu INICIAR do Windows, opção TODOS OS PROGRAMAS, na pasta DOMÍNIO CONTÁBIL, na pasta AGENTE DE BACKUP

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 ACESSO AO AMBIENTE... 4 1.1 Acesso Direto... 4 1.2 Site Institucional... 4 2 - LOGIN... 5 3 - PAINEL DE CONTROLE... 6 4 - ACESSO

Leia mais

Aplicativo Mobile Usuário e Credenciada

Aplicativo Mobile Usuário e Credenciada Aplicativo Mobile Usuário e Credenciada Portal do Aplicativo O aplicativo conta com um portal web (http://app.valeshop.com.br/). No portal você encontra: links para download do aplicativo, mapa com rede

Leia mais

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS 1 Instalando Logo após a instalação do WinRAR, você define quais tipos de arquivos devem ser associados a ele, ou seja, aqueles arquivos que automaticamente executam o WinRAR após serem executados. Você

Leia mais

Tutorial: como funciona o SysBackup

Tutorial: como funciona o SysBackup Tutorial: como funciona o SysBackup Assim que o Sistema Operacional for iniciado, será exibida a tela abaixo com a seguinte pergunta: ABRIR O SISTEMA DE BACKUP? Clique no botão SIM. ATENÇÃO: Caso o botão

Leia mais

Outlook Web App (OWA)

Outlook Web App (OWA) Outlook Web App (OWA) 2010 Índice 1. O que é o Outlook Web App (OWA) 2010?... 3 2. Como acessar o OWA:... 3 3. Como navegar no OWA... 5 4. As seções do OWA... 5 5. O painel de mensagens OWA... 6 5.1 Como

Leia mais

Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web)

Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web) Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web) Esse manual visa descrever os principais passos para instalar/atualizar o ActiveViewer. O ActiveViewer é um controle ActiveX e pode necessitar

Leia mais

MANUAL DESCRIÇÃO 18/09/2017 SGI-DITIC 1.0 MANUAL PARA CONFIGURAÇÃO DA REDE SEM FIO EDUROAM SECRETARIA DE GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO (SGI)

MANUAL DESCRIÇÃO 18/09/2017 SGI-DITIC 1.0 MANUAL PARA CONFIGURAÇÃO DA REDE SEM FIO EDUROAM SECRETARIA DE GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO (SGI) 1/13 Elaboradores: Rafael Caetano Piva (Divisão Infraestrutura DESCRIÇÃO O eduroam (education roaming) é um serviço senvolvido para a comunida internacional educação e pesquisa que oferece acesso sem fio

Leia mais

Fa u amen o E e ôn co CASSEMS

Fa u amen o E e ôn co CASSEMS Fa u amen o E e ôn co CASSEMS 1 Conteúdo 1. Informações Iniciais... 3 1.1. Sobre o documento... 3 1.2. Organização deste Documento... 3 2. Orientações Básicas... 3 2.1. Sobre o Faturamento Digital... 3

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO 2016 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo ser um guia prático para uso básico de um site no WordPress Institucional UNIFAP. Acompanhar as orientações apresentadas

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO Do cadastramento de requisições As requisições deverão ser realizadas pelas chefias de unidade ou servidores da unidade autorizados pela chefia.

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

Manual de Utilização PrintScout

Manual de Utilização PrintScout Manual de Utilização PrintScout Sumário 1. Login... 3 2. Tela Home... 4 3. Meus Locais... 5 3.1 Editar Local... 6 3.2 Adicionar Equipamento... 7 3.3 Alterar Dados de um Equipamento... 7 3.4 Excluir um

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO GUICHÊ

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO GUICHÊ MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.2.0 GUICHÊ SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico O que é? É um sistema incorporado no site da Unesp para criação e atualização de páginas Web, por usuários autenticados em qualquer computador que possa conectar-se

Leia mais

Seções de aula (Seminários)

Seções de aula (Seminários) Seções de aula (Seminários) É possível criar uma aula com seções no Turnitin, caso seções de uma aula sejam ministradas por outros professores ou por professores assistentes. Uma aula magna de nível máximo

Leia mais

MANUAL DE CONEXÃO À REDE SEM FIO NA UFCA

MANUAL DE CONEXÃO À REDE SEM FIO NA UFCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA DE TI MANUAL DE CONEXÃO À REDE SEM FIO NA UFCA Este documento orienta como os servidores, colaboradores

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA

MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA Vocabulário: Safra Vigente: Safra em operação. Ativo: Encontra-se operante na safra. Inativo: Encontra-se inoperante na safra. 1. LOGIN

Leia mais

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO Revisão 01/2011 2 SUMÁRIO 1. INSTALANDO O SISTEMA DATA7 FINANÇAS... 3 1.1 REQUISITOS DE INSTALAÇÃO... 3 2. INICIANDO O SISTEMA... 4 3. CADASTRO DE EMPRESA... 5 4.

Leia mais

ORIENTAÇÕES HELPDESK. Esse documento descreve orientações para a comunidade acadêmica acessar os serviços do helpdesk, obedecendo as seguintes regras:

ORIENTAÇÕES HELPDESK. Esse documento descreve orientações para a comunidade acadêmica acessar os serviços do helpdesk, obedecendo as seguintes regras: ORIENTAÇÕES HELPDESK Esse documento descreve orientações para a comunidade acadêmica acessar os serviços do helpdesk, obedecendo as seguintes regras: É proibido ao helpdesk o atendimento de equipamentos

Leia mais

Guia do Portal do Fornecedor

Guia do Portal do Fornecedor Guia do Portal do Fornecedor Sumário 1 Introdução... 2 2 Sistema... 2 2.1 O Portal... 2 2.2 Área restrita... 3 2.2.1 Área de Notificação... 4 2.2.2 Menu... 4 2.2.2.1 Início... 4 2.2.2.2 Pedidos... 4 2.2.2.2.1

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA

DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA Este informativo tem a finalidade de orientar o Departamento Pioneer a realizar seus pedidos utilizando o novo site disponibilizado pela empresa SQ Service. A SQ Service

Leia mais

Obs: O será enviado após a aprovação dos dados pela Escola. Este processo pode levar alguns dias.

Obs: O  será enviado após a aprovação dos dados pela Escola. Este processo pode levar alguns dias. Índice 1. Cadastro...Pág. 2 2. Senha e instalação do aplicativo...pág. 3 3. Acesso ao aplicativo...pág. 4 4. Acionar chamado...pag. 4 5. Autorização de responsáveis...pág. 6 1 1. Cadastro. Para ter acesso

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

Guia Rápido do Autorizador Todos os direitos reservados Versão 3.8

Guia Rápido do Autorizador Todos os direitos reservados Versão 3.8 Guia Rápido do Autorizador 1 Índice 1 Seja bem-vindo ao Sistema Travel Manager!... 3 2 Termos e Nomenclaturas... 4 3 Acessar... 4 4 Notificação para autorizar Pedido... 7 5 Login Direto... 8 5.1 Acessar

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Office Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I Manual de instalação... 2 1.2 Instalação do ProJuris 8... 3 1.3 Conexão com o banco de dados...

Leia mais

Manual Plataforma Moodle

Manual Plataforma Moodle Manual Plataforma Moodle Faculdade Sogipa de Educação Física Acadêmicos (as), a Faculdade Sogipa está disponibilizando a plataforma Moodle como ferramenta de apoio acadêmico. O Moodle é um instrumento

Leia mais

Manual de utilização Zeus Direto

Manual de utilização Zeus Direto Manual de utilização Help Desk Unidade de Negócios D. Center 1 1. Configurando o Sistema... 3 2. Descritivo das Funções... 4 Diretório de Pedidos... 4 Diretório de Retornos... 5 3. Reativação de Arquivos...

Leia mais

Acessando e configurando os s

Acessando e configurando os  s Acessando e configurando os e-mails Agora que você possui uma conta de e-mail no CREA-SP, veja como pode acessá-la. Além do Webmail, você pode usar gerenciadores de e- mail, como Microsoft Outlook. Acessando

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

Padrão ix. Q-Ware Cloud File Publisher - QWCFP. Manual para realização de Download de Arquivos

Padrão ix. Q-Ware Cloud File Publisher - QWCFP. Manual para realização de Download de Arquivos Padrão ix Q-Ware Cloud File Publisher - QWCFP Manual para realização de Download de Arquivos Copyright 2000-2013 Padrão ix Sistemas Abertos Ltda. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste

Leia mais

O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver

O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver V.2 1 O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver acesso a conexão com Internet. É um aplicativo

Leia mais