Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues"

Transcrição

1 Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Fernando Rodrigues

2 Introdução O que é estatística? Subdivisão da matemática Descreve características de conjuntos, organizando e resumindo dados a seu respeito Busca relações entre esses conjuntos de dados. Elabora modelos de forma tal que possam ser feitas previsões a respeito de sua evolução temporal.

3 Introdução O que é estatística? Definição de Estatística: Um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos. A palavra Estatística tem sua origem na palavra em latin status, traduzida como Estado. Significava originalmente um conjunto de informações sobre a população e a economia, e que eram de interesse do Estado.

4 Introdução Porque estudar estatística? A estatística fornece ferramentas e técnicas para o estudo de populações numerosas, permitindo descrevê-las e obter suas características. É uma ferramenta muito útil para a tomada de decisões. É utilizada em praticamente todas as áreas de conhecimento, como por exemplo a administração, a engenharia, a medicina, as ciências sociais, etc.

5 Introdução A estatística é uma ciência que se preocupa basicamente com: Coleta; Organização; Resumo; Análise; Interpretação dos dados A estatística se interessa por obter conclusões a partir dos dados observados.

6 Introdução A Evolução da Estatística Desde a antiguidade vários povos registravam o número de habitantes, nascimentos, óbitos, etc. Inicialmente essas informações tinham por objetivos: Determinar o valor dos impostos Orientar as políticas dos governantes Orientar as estratégias de guerra.

7 Introdução A Evolução da Estatística A partir do século XVI começam a surgir as primeiras análises sistemáticas dos dados sociais, com fins governamentais. No século XVIII, ganha características de verdadeira ciência. Aprimoramento das tabelas, surgimento dos gráficos, e dos cálculos de probabilidades. A Estatística passa de uma simples coleta e organização de dados para um estudo que tira conclusões a partir destes dados.

8 Introdução Aplicações práticas da Estatística Dentre inúmeros usos da estatística nos diversos ramos do conhecimento humano, podemos citar: Marketing Estudos de mercado Medicina Testes de novos medicamentos Estudo dos fatores causadores de doenças

9 Introdução Aplicações práticas da Estatística Economia e Política indicadores financeiros (PIB, renda per capta, etc) pesquisas de intenção de voto índices de preços Engenharia ensaios destrutivos controle de qualidade Tecnologia da informação Service Level Agreement (SLA) redes estatísticas

10 Introdução Seja qual for a área de trabalho ou estudo, pode-se utilizar os conceitos da estatística. A estatística facilita a tomada de decisões através do conhecimento de situações passadas, presentes e de previsões fundamentadas da evolução futura. Para que possamos utilizar as ferramentas da estatística, devemos conhecer seus fundamentos.

11 Introdução Metodologia de Pesquisa O diagrama a seguir mostra as etapas de uma pesquisa:

12 Interatividade Qual das afirmativas abaixo está incorreta? a) A estatística é uma ferramenta muito útil para a tomada de decisões. b) A estatística pode ser aplicada a praticamente todas áreas do conhecimento. c) A estatística surgiu a partir do século XX. d) A estatística se interessa por obter conclusões a partir dos dados observados. e) A estatística permite o estudo de populações numerosas.

13 População e Amostra Conceitos importantes em estatística. População Conjunto com a totalidade dos elementos estudados. Amostra Subconjunto da população. Parte do todo É estudada para se conhecer as características do conjunto como um todo.

14 Subdivisões da Estatística Estatística Descritiva O objetivo da estatística descritiva é a organização e resumo dos dados de um conjunto estudado, de modo a descrevêlo de maneira apropriada. Elaboração de tabelas e gráficos para a apresentação dos dados Determinação de parâmetros que representem o conjunto, como a moda, a mediana, a média e as medidas de dispersão, que mostram o nível de similaridade entre os elementos do conjunto

15 Subdivisões da Estatística Probabilidades O estudo das probabilidades busca definir se um determinado evento tende a acontecer frequentemente ou não. A utilização de probabilidades ajuda a fundamentar tomadas de decisão, avaliando riscos e permitindo que se façam escolhas mais seguras.

16 Subdivisões da Estatística Inferência A inferência estatística é o instrumental utilizado para transcender as informações a respeito de um dado conjunto para uma realidade maior. É a maneira de se entender o todo a partir de uma parte. Por exemplo, é a inferência que nos permite extrapolar os resultados de uma pesquisa de opinião para toda a população.

17 Fases do método estatístico Coleta de dados Crítica dos dados Apuração dos dados Exposição ou apresentação dos dados Análise dos resultados Coleta de dados É a primeira fase a ser realizada após o planejamento da pesquisa estatística. Normalmente é feita através de questionários, ou da observação de uma população ou amostra.

18 Fases do método estatístico Coleta de dados Pode ser: Contínua: quando é feita sem interrupções ao longo do tempo, como por exemplo o registro de nascimentos. Periódica: quando é feita em intervalos regulares de templo. Exemplo: censo populacional. Ocasional: Quando é feita de maneira esporádica, para atender a uma necessidade pontual, ou uma emergência, como no caso de epidemias.

19 Fases do método estatístico Crítica de dados Uma vez obtidos os dados, é necessária uma análise crítica, a fim de detectar-se eventuais erros ou falhas no processo de obtenção, que poderiam influenciar nos resultados finais da pesquisa. Apuração (ou redução) dos dados O entendimento e a compreensão de grande quantidade de dados através da simples leitura de seus valores individuais é uma tarefa extremamente difícil.

20 Fases do método estatístico Assim, é necessário efetuar-se uma redução desses dados. A estatística descritiva apresenta duas formas básicas para a redução do número de dados: as variáveis discretas e as variáveis contínuas. A apuração consiste na soma e processamento dos dados obtido, e sua disposição mediante critérios de classificação.

21 Fases do método estatístico Exposição ou apresentação dos dados A fim de facilitar sua compreensão, os dados estatísticos, após sua obtenção e tratamento, devem ser representados de forma adequada. Estes dados podem ser representados sob a forma de tabelas e diversos tipos de gráficos. Os gráficos, quando bem construídos, tornam-se importantes instrumentos de trabalho, e permitem uma visualização instantânea de todos os dados

22 Fases do método estatístico Análise dos resultados Após as fases anteriores, é feita uma análise dos resultados obtidos, a fim de tirarmos as conclusões devidas. É ainda atributo da estatística descritiva a obtenção de algumas informações como as médias, as proporções, as dispersões, as tendências, etc, que facilitam a descrição do fenômeno observado. No caso de uma estimação, a estatística indutiva estabelece parâmetros a partir de estimadores, usando o cálculo de probabilidade.

23 Interatividade Qual das alternativas abaixo não descreve uma característica da Estatística Descritiva? a) Resume e descreve um conjunto de dados. b) Elabora tabelas a partir dos dados estudados. c) Elabora gráficos a partir dos dados estudados. d) É a maneira de se entender o todo a partir de uma parte. e) Determina parâmetros que representem o conjunto.

24 Dados Estatísticos A estatística se ocupa em descrever conjuntos. Cada característica relevante a ser estudada é uma variável desse conjunto. Como há tipos diferentes de características, teremos também tipos diferentes de dados, que podem ser classificados de diferentes maneiras. Inicialmente, podemos classificar os dados em Quantitativos ou Qualitativos.

25 Dados Estatísticos Dados quantitativos Os dados quantitativos são aqueles que expressam quantidades. Os valores associados a estas grandezas serão sempre valores numéricos. Exemplos de dados quantitativos: renda, altura, peso, quantidade de computadores, velocidade de processamento, etc.

26 Dados Estatísticos Dados quantitativos Os dados quantitativos podem ser subdivididos em dois tipos: discretos e contínuos. São valores contínuos aqueles que podem assumir, teoricamente, qualquer valor num certo intervalo. Exemplos: peso de um produto, velocidades, estatura dos alunos em uma sala, etc.

27 Dados Estatísticos Dados quantitativos São valores discretos aqueles que podem assumir apenas alguns valores num certo intervalo, notadamente quando só se podem ter números inteiros. Em outras palavras, só pode assumir uma quantidade finita de valores. Exemplos: quantidade de produtos vendidos; número de chamados atendidos pelo suporte técnico de uma empresa, etc.

28 Dados Estatísticos Dados qualitativos Os dados qualitativos são aqueles que expressam qualidades que não se podem medir ou quantificar. Os valores associados a essas variáveis podem não ser numéricos. Exemplos de dados qualitativos: nome, escolaridade, cor, sabor, etc.

29 Dados Estatísticos Dados qualitativos Assim como os dados quantitativos, os qualitativos também têm uma subdivisão. Eles podem ser nominais ou ordinais. Os dados ordinais são aqueles que se podem ordenar. Podemos citar como exemplos as variareis: escolaridade e patente militar. Analisando a variável escolaridade, veremos:

30 Dados Estatísticos Dados qualitativos Escolaridade é uma variável que pode assumir valores como Ensino Superior completo, Ensino Fundamental incompleto, Ensino Médio completo etc. Se fôssemos ordenar, poderíamos dizer que Ensino Fundamental incompleto vem antes de Ensino Médio completo, já que alguém não pode cursar o Ensino Médio sem ter concluído o Ensino Fundamental.

31 Dados Estatísticos Dados qualitativos Portanto esses valores têm naturalmente uma ordem. Podemos dizer, então, que escolaridade é uma variável ordinal. A mesma análise pode ser aplicada à variável patente militar, que pode assumir valores como sargento, general, etc, que também apresentam uma ordem natural.

32 Dados Estatísticos Dados qualitativos Os dados qualitativos nominais são aqueles que não têm uma ordem natural. Suas diferenças não implicam em alguma forma de hierarquia, sendo as classes diferenciadas pelo seu nome. Exemplos: cor, marcas de produtos, nacinalidade, etc. Não é possível dizer que o vermelho valha mais que o azul ou menos que o amarelo, logo, temos apenas diferenças, sem que haja uma ordem.

33 Dados Estatísticos Como identificar o tipo da variável Esta variável representa uma quantidade? Sim Variável quantitativa Não Variável qualitativa Pode ter qualquer valor intermediário? Existe uma ordem natural? Sim Não Sim Não Contínua Discreta Ordinal Nominal

34 Interatividade Qual das alternativas abaixo representa uma variável quantitativa discreta? a) Renda per capta b) Número de funcionários c) Peso d) Altura e) Tempo de processamento

35 Processos estatísticos de abordagem Para estudar um fenômeno coletivo, podemos escolher entre os seguintes processos estatísticos: censo ou estimação. Censo É uma avaliação direta de um parâmetro, utilizando-se todos os componentes da população. Estimação É uma avaliação indireta de um parâmetro, com base em um estimador, através do cálculo de probabilidades.

36 Processos estatísticos de abordagem Características do Censo É feito através do estudo de toda uma população. Admite erro processual zero Tem confiabilidade 100% É caro É lento É quase sempre desatualizado Nem sempre é viável

37 Processos estatísticos de abordagem Características da Estimação Utiliza um amostra representativa da população Admite erro processual positivo e tem confiabilidade menor que 100%; É barata É rápida É atualizada É sempre viável

38 Universo estatístico População É qualquer conjunto que reúna todos os elementos que são objeto de estudo, e que tenham pelo menos uma característica em comum. Esse conjunto é chamado de População Estatística ou Universo Estatístico. Exemplos de população estatística: Todos os alunos de uma classe. Todos os produtos de um determinado lote. Todos os eleitores de um país.

39 Universo estatístico Amostra Muitas vezes, por limitações econômicas ou de tempo, limitamos as observações referentes a uma determinada pesquisa a apenas uma parte da população. Esse subconjunto estudado é chamado de Amostra. Amostra, portanto, é qualquer subconjunto finito e não vazio da população. A amostra deve possuir as mesmas características básicas da população, no que diz respeito ao fenômeno que desejamos pesquisar.

40 Universo estatístico Uma característica numérica estabelecida para toda uma população é chamada de parâmetro. Uma característica numérica estabelecida para uma amostra é chamada de estimador. Na prática o número de elementos componentes de uma amostra é bastante reduzido em relação ao número de elementos componentes da população. Como vimos, o estudo estatístico que utiliza todos os elementos de uma população é chamado de censo, enquanto o estudo que utiliza uma amostra é chamado de estimação.

41 Universo estatístico Por exemplo, se pretendemos realizar uma pesquisa estatística sobre a eleição para presidente da república, que é um fenômeno coletivo, teríamos: População: todos os eleitores do país. Parâmetro: por exemplo, a proporção de votos de um determinado candidato. Amostra: por exemplo, eleitores selecionados em todo o país. Estimador: a proporção de votos de um determinado candidato obtida na amostra.

42 Universo estatístico Como outro exemplo, poderíamos realizar um estudo estatístico sobre a qualidade de um lote de peças recebidas de um determinado fornecedor. Neste caso teríamos: População: todas as peças do lote. Parâmetro: por exemplo, proporção de peças defeituosas do lote recebido. Amostra: por exemplo, 100 peças escolhidas aleatoriamente. Estimador: a proporção de peças defeituosas obtida na amostra.

43 Universo estatístico Amostragem É o método de seleção de elementos de uma população, de modo a se obter uma amostra representativa da população. A amostra selecionada de uma população deve obedecer a alguns critérios: A amostra não deve ter preconceito ou tendência; Cada item da população deve ter uma chance conhecida de ser selecionada; Seu tamanho deve ser grande o bastante de modo a minimizar o risco de a amostra ser atípica.

44 Interatividade Qual das afirmações abaixo está correta? a) O censo é mais barato que a estimação. b) A estimação é sempre viável. c) O censo é sempre atualizado. d) A estimação admite erro processual zero. e) O censo é um método mais barato que a estimação.

45 ATÉ A PRÓXIMA!

6EMA Lucas Santana da Cunha 17 e 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina

6EMA Lucas Santana da Cunha   17 e 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina ESTATÍSTICA ECONÔMICA 6EMA020-1000 lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 17 e 19 de abril de 2017 1 o Bimestre Cronograma Critério de Avaliação Bibliografia

Leia mais

AULA Nº 2. Plano de Aula: Aula expositiva sobre os conceitos básicos de estatística

AULA Nº 2. Plano de Aula: Aula expositiva sobre os conceitos básicos de estatística AULA Nº 2 Plano de Aula: Aula expositiva sobre os conceitos básicos de estatística Conceitos Fundamentais A Estatística, que é um ramo da Matemática Aplicada, teve suas origens na Antiguidade, relacionando-se

Leia mais

Estatística: Conceitos e Organização de Dados

Estatística: Conceitos e Organização de Dados Estatística: Conceitos e Organização de Dados Introdução Conceitos Método Estatístico Dados Estatísticos Tabulação de Dados Gráficos Disciplina: Estatística Básica Professor: Fabrício Bueno Introdução

Leia mais

A Estatística compreende um conjunto de

A Estatística compreende um conjunto de UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA INTRODUÇÃO Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística significa para você? Pesquisas

Leia mais

ESTATÍSTICA- I 3- POPULAÇÃO E AMOSTRA Variáveis A cada fenômeno corresponde um número de resultados possíveis. Assim, por exemplo:

ESTATÍSTICA- I 3- POPULAÇÃO E AMOSTRA Variáveis A cada fenômeno corresponde um número de resultados possíveis. Assim, por exemplo: ESTATÍSTICA- I 1- INTRODUÇÃO -A Estatística é a parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística Origem relacionada com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu: a coleta de dados representa somente um dos aspectos

Leia mais

CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I

CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística Origem relacionada com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu: a coleta de dados representa somente um dos aspectos

Leia mais

Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva

Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Conceitos Estatística É uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I Departamento de Estatística Tarciana Liberal CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística significa para você? Pesquisas

Leia mais

6EMA Lucas Santana da Cunha 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina

6EMA Lucas Santana da Cunha  19 de abril de Universidade Estadual de Londrina ESTATÍSTICA ECONÔMICA 6EMA020-2000 lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 19 de abril de 2017 1 o Bimestre Plano do Curso Cronograma Critério de Avaliação Bibliografia

Leia mais

Após essa disciplina você vai ficar convencido que a estatística tem enorme aplicação em diversas áreas.

Após essa disciplina você vai ficar convencido que a estatística tem enorme aplicação em diversas áreas. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Departamento de Estatística Luiz Medeiros CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística significa para você? Pesquisas eleitorais Taxa

Leia mais

CURSO DE SPSS AULA 1. UFBA/FACED José Albertino Lordello Sheila Regina Pereira

CURSO DE SPSS AULA 1. UFBA/FACED José Albertino Lordello Sheila Regina Pereira CURSO DE SPSS AULA 1 UFBA/FACED José Albertino Lordello Sheila Regina Pereira Introdução O Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) - O SPSS e um software estatístico que permite a utilização

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística 1 Introdução Definição: Estatística é um conjunto de conceitos e métodos científicos para coleta, organização, descrição, análise

Leia mais

Introdução à Estatística para Turismo

Introdução à Estatística para Turismo Introdução à Estatística para Turismo 13 de Março de 2012 Site: http://ericaestatistica.webnode.com.br/ e-mail: ericaa_casti@yahoo.com.br Introdução Distribuição de Pontos 2 provas - 30 pontos cada; 5

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva 1 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um dos

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Visão geral da estatística Estatística: Conjunto de métodos e processos destinados a permitir o entendimento de um universo submetido a certas condições

Leia mais

Aula 1 -Fundamentos e conceitos básicos (Notas de aula) Prof. Idemauro Antonio Rodrigues de Lara

Aula 1 -Fundamentos e conceitos básicos (Notas de aula) Prof. Idemauro Antonio Rodrigues de Lara Aula 1 -Fundamentos e conceitos básicos (Notas de aula) Prof. Idemauro Antonio Rodrigues de Lara Adquirir conhecimento dos fundamentos da Estatística, em seus campos Descritivo e Inferencial, como base

Leia mais

ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA

ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA020-1000 Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 21 de março de 2018 Londrina-PR 1 / 19 1 o Bimestre Plano do Curso Cronograma

Leia mais

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (4º E 5º ANOS) TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO PROFESSOR WESLEY ROCHA GRIPA CEUNES/UFES/DMA Agosto de 2015 Normas/Leis LDB; Diretrizes

Leia mais

Noções de Estatística Airlane P. Alencar LANE

Noções de Estatística Airlane P. Alencar LANE Noções de Estatística Airlane P. Alencar LANE www.ime.usp.br/~lane 1 Programa Estatística, Amostragem Análise Descritiva Organização dos dados, Tipos de variáveis Medidas resumo: proporção, média, mediana,

Leia mais

Palestra - Matemática Aplicada

Palestra - Matemática Aplicada Palestra - Matemática Aplicada Marinho G. Andrade SME/ICMC/USP Maio de 2018 Marinho (SME/ICMC/USP) SME 0803 2018.1 1 / 23 Introdução Primeiras Ideias Visão geral da abordagem estatística dos problemas;

Leia mais

ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA

ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA 6EMA020-2000 Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br Universidade Estadual de Londrina 13 de abril de 2016 CRONOGRAMA 1 o BIMESTRE: MÓDULO I - Estatística Descritiva Noções Básicas em estatística:

Leia mais

Descrição de Estatística

Descrição de Estatística Descrição de Estatística Elaborado pelo Prof. Leandro Maciel Estatística é um conjunto de métodos aplicados nas ciências com a finalidade de quantificar e analisar as ocorrências (fenômenos) de mesma natureza,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTATÍSTICA VITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTATÍSTICA VITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTATÍSTICA VITAL Departamento de Estatística Tarciana Liberal CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística significa para você? Pesquisas eleitorais Taxa de

Leia mais

Seção 1.1 Uma visão geral da estatística

Seção 1.1 Uma visão geral da estatística Seção 1.1 Uma visão geral da estatística Depois de ver os slides de cada seção, faça o Tente isto em seu livro para ver se entendeu o material. Em seguida, resolva os problemas indicados para a seção.

Leia mais

Unidade I. Profa. Ana Carolina Bueno

Unidade I. Profa. Ana Carolina Bueno Unidade I ESTATÍSTICA Profa. Ana Carolina Bueno Estatística Interpretar processos em que há variabilidade. Estatísticas indica qualquer coleção de dados quantitativos, ou ainda, ramo da matemática que

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA Teoria e Análise das Organizações Comportamento Organizacional Tópicos Contemporâneos em Administração 1 Prof. Dr. Onofre R. de Miranda 1 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Apresentar conceitos

Leia mais

CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA

CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS GCN 7901 ANÁLISE ESTATÍSTICA EM GEOCIÊNCIAS PROFESSOR: Dr. ALBERTO FRANKE CONTATO: alberto.franke@ufsc.br F: 3721 8595 CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA As pesquisas de opinião

Leia mais

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS ANEXOS INTRODUÇÃO ANEXO 1 TABELA I Fator para estimar o desvio padrão ANEXO 2 TABELA II Valores padronizados para distribuição normal ANEXO 3 TABELA III Distribuição de

Leia mais

Elementos de Estatística. Michel H. Montoril Departamento de Estatística - UFJF

Elementos de Estatística. Michel H. Montoril Departamento de Estatística - UFJF Elementos de Estatística Michel H. Montoril Departamento de Estatística - UFJF O que é a estatística? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são

Leia mais

INTRODUÇÃO A ESTATISTICA PROF. RANILDO LOPES

INTRODUÇÃO A ESTATISTICA PROF. RANILDO LOPES INTRODUÇÃO A ESTATISTICA PROF. RANILDO LOPES DESCRIÇÃO DOS DADOS CONTÍNUOS Trazem informações que expressam a tendência central e a dispersão dos dados. Tendência Central: Média ( x ), Mediana ( Md ),

Leia mais

ESTATÍSTICA. Aula 1 Introdução, Tipos de Variáveis, Tipos de Dados e Tabela de Frequência. Fernando Arbache

ESTATÍSTICA. Aula 1 Introdução, Tipos de Variáveis, Tipos de Dados e Tabela de Frequência. Fernando Arbache ESTATÍSTICA Aula 1 Introdução, Tipos de Variáveis, Tipos de Dados e Tabela de Frequência Fernando Arbache 2 INTRODUÇÃO A Estatística engloba os conceitos de organização, descrição, análise e interpretação

Leia mais

ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA

ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO - 3º ANO ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA http://donaantoniavaladares.comunidades.net ESTATÍSTICA Origem no latim Status (estado) + isticum

Leia mais

Adilson Cunha Rusteiko

Adilson Cunha Rusteiko Janeiro, 2015 Estatística , A Estatística Estatística: É a parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA Prof. Luiz Felix O termo estatística Provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em

Leia mais

18/08/2009 TÁ NA MÉDIA! FILIPE S. MARTINS

18/08/2009 TÁ NA MÉDIA! FILIPE S. MARTINS ESTATÍSTICA BÁSICA AULA 02 TÁ NA MÉDIA! FILIPE S. MARTINS ESTATÍSTICA - ROTEIRO MÉTODO PERIMENTAL FASES DO MÉTODO PLANEJAMENTO E COLETA DE DADOS CRÍTICA E APURAÇÃO DOS DADOS POSIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

Leia mais

Introdução a Estatística. Prof.: Ademilson Teixeira

Introdução a Estatística. Prof.: Ademilson Teixeira Introdução a Estatística Prof.: Ademilson Teixeira Ademilson.teixeira@ifsc.edu.br 1 Plano de Ensino Competências: Conhecer os fundamentos e recursos da estatística aplicada e interpretar seus resultados.

Leia mais

12/06/14. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Estatística Analítica (Inferência estatística/estatística indutiva)

12/06/14. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Estatística Analítica (Inferência estatística/estatística indutiva) Estatística Analítica (Inferência estatística/estatística indutiva) 2 Método quantitativo utilizado apenas para descrever os dados, mostrando seus subtipos, sua distribuição, freqüência, média etc. 3 1

Leia mais

Aulão - Estatística Ministério da Fazenda Professor: Ronilton Loyola 1. Conceito de Estatística É uma técnica científica, uma metodologia adotada para se trabalhar com dados, com elementos de pesquisa.

Leia mais

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior.

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior. Estatística Professor Jair Vieira Silva Júnior Ementa da Disciplina Estatística descritiva; Interpretação de gráficos e tabelas; Amostras, representação de dados amostrais e medidas descritivas de uma

Leia mais

Tipos de variáveis e amostragem

Tipos de variáveis e amostragem Tipos de variáveis e amostragem probabiĺıstica Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 28 de março de 2018 Londrina 1 / 19 Definição Tipos de variáveis

Leia mais

Esta%s&ca Descri&va I Ciências Contábeis - FEA - Diurno 2º Semestre 2016

Esta%s&ca Descri&va I Ciências Contábeis - FEA - Diurno 2º Semestre 2016 Esta%s&ca Descri&va I Ciências Contábeis - FEA - Diurno 2º Semestre 2016 1 O que é Esta%s&ca Origem relacionada com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu: a coleta

Leia mais

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior.

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior. Estatística Professor Jair Vieira Silva Júnior Ementa da Disciplina Estatística descritiva; Interpretação de gráficos e tabelas; Amostras, representação de dados amostrais e medidas descritivas de uma

Leia mais

TIPOS DE VARIÁVEIS E AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA

TIPOS DE VARIÁVEIS E AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA TIPOS DE VARIÁVEIS E AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 26 de abril de 2017 É o que está sendo medido em uma população, como por

Leia mais

Estatística. 1 Introdução 2 Tabelas Estatísticas 3 População, Amostra e Variáveis 4 Gráficos e Distribuição de Freqüências.

Estatística. 1 Introdução 2 Tabelas Estatísticas 3 População, Amostra e Variáveis 4 Gráficos e Distribuição de Freqüências. Estatística 1 Introdução 2 Tabelas Estatísticas 3 População, Amostra e Variáveis 4 Gráficos e Distribuição de Freqüências Renata Souza Técnicas de Estatística Descritiva técnicas para extrair informações

Leia mais

METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA A FASE ANALÍTICA TCOR ENGEL SILVA COSTA costa.pms@ium.pt/226013 2 METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Previamente ao início da recolha de dados, o investigador

Leia mais

02/02/2016. Inferência Estatística DISCIPLINA: INVENTÁRIO FLORESTAL. População TEORIA DE AMOSTRAGEM (NOTAS DE AULA) Amostragem

02/02/2016. Inferência Estatística DISCIPLINA: INVENTÁRIO FLORESTAL. População TEORIA DE AMOSTRAGEM (NOTAS DE AULA) Amostragem UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ENGENHARIA FLORESTAL DISCIPLINA: INVENTÁRIO FLORESTAL TEORIA DE AMOSTRAGEM (NOTAS DE AULA) Prof. MsC. Cyro Matheus Cometti Favalessa Cuiabá 2014 São as

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) O que é Estatística Para muitos, a Estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são as pessoas que coletam esses dados. A Estatística originou-se

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha de março de 2018 Londrina-PR 1 / 13

Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha de março de 2018 Londrina-PR 1 / 13 MOTIVAÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 21 de março de 2018 Londrina-PR 1 / 13 O QUE É ESTATÍSTICA??? A palavra estatística

Leia mais

Principais Conceitos em Estatística

Principais Conceitos em Estatística 1 Principais Conceitos em Estatística Ernesto F. L. Amaral 08 de outubro de 2009 www.ernestoamaral.com/met20092.html Fonte: Triola, Mario F. Introdução à estatística. 10 ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 2008.

Leia mais

Unidade VII Amostragem

Unidade VII Amostragem Unidade VII Amostragem Introdução No primeiro semestre... - Resumir e descrever variáveis associadas a conjunto de dados; - Construir modelos probabilísticos capaz de representar comportamento de variáveis.

Leia mais

Aula 2. ESTATÍSTICA E TEORIA DAS PROBABILIDADES Conceitos Básicos

Aula 2. ESTATÍSTICA E TEORIA DAS PROBABILIDADES Conceitos Básicos Aula 2 ESTATÍSTICA E TEORIA DAS PROBABILIDADES Conceitos Básicos 1. DEFINIÇÕES FENÔMENO Toda modificação que se processa nos corpos pela ação de agentes físicos ou químicos. 2. Tudo o que pode ser percebido

Leia mais

Métodos Quantitativos para a Gestão Ambiental Probabilidades e Distribuições Estatísticas Parte 1 (4/13) Luiz Carlos Estraviz Rodriguez

Métodos Quantitativos para a Gestão Ambiental Probabilidades e Distribuições Estatísticas Parte 1 (4/13) Luiz Carlos Estraviz Rodriguez Métodos Quantitativos para a Gestão Ambiental Probabilidades e Distribuições Estatísticas Parte 1 (4/13) Luiz Carlos Estraviz Rodriguez Distribuição de probabilidades Contexto O porquê desta aula Ao desenvolvermos

Leia mais

1 Que é Estatística?, 1. 2 Séries Estatísticas, 9. 3 Medidas Descritivas, 27

1 Que é Estatística?, 1. 2 Séries Estatísticas, 9. 3 Medidas Descritivas, 27 Prefácio, xiii 1 Que é Estatística?, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Desenvolvimento da estatística, 1 1.2.1 Estatística descritiva, 2 1.2.2 Estatística inferencial, 2 1.3 Sobre os softwares estatísticos, 2 1.4

Leia mais

Tratamento de informação

Tratamento de informação Tratamento de informação Margarida Cardoso ISCTE IUL 2 Amostragem Aprendizagem na aula: Conceitos básicos em amostragem Distinguir amostragem probabilística de não probabilística A amostragem aleatória

Leia mais

Prof.Letícia Garcia Polac. 28 de agosto de 2017

Prof.Letícia Garcia Polac. 28 de agosto de 2017 Bioestatística Prof.Letícia Garcia Polac Universidade Federal de Uberlândia UFU-MG 28 de agosto de 2017 Sumário 1 Introdução 2 Conceitos Básicos de Estatística 3 Introdução Introdução A Estatística é a

Leia mais

Métodos Estatísticos Básicos

Métodos Estatísticos Básicos Aula 1 - Conceitos introdutórios Departamento de Economia Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Março de 2014 Importância da estatística na economia A economia, em geral, é uma ciência não-experimental.

Leia mais

MAE116 Farmácia Estatística Descritiva (I)

MAE116 Farmácia Estatística Descritiva (I) MAE116 Farmácia 2017 Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística A estatística desempenha o papel importante em muitos processos de tomada de decisão. Um pesquisador, em muitas situações, necessita

Leia mais

um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos Aplicações em quase todas as áreas de

um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos Aplicações em quase todas as áreas de Estatística Básica O que é Estatística? um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos Aplicações em quase todas as áreas de Aplicações em quase

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva C E N T R O D E M A T E M Á T I C A, C O M P U T A Ç Ã O E C O G N I Ç Ã O UFABC Estatística Descritiva Centro de Matemática, Computação e Cognição March 17, 2013 Slide 1/52 1 Definições Básicas Estatística

Leia mais

Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é, dos sujeitos com quem pretendemos realizar determinado estudo.

Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é, dos sujeitos com quem pretendemos realizar determinado estudo. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Amostragem Luiz Medeiros de Araujo Lima Filho Departamento de Estatística INTRODUÇÃO Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é,

Leia mais

Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA

Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA O que é estatística? É conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos,

Leia mais

Professora Ana Hermínia Andrade. Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise. Período 2017.

Professora Ana Hermínia Andrade. Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise. Período 2017. Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2017.1 Distribuições Amostrais O intuito de fazer uma amostragem

Leia mais

INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA

INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA 2 2. INTRODUÇÃO A ESTA TÍSTICA 2.1 Definição e Conceito O primeiro contato com a aplicação da estatística que se tem notícias foi realizado por volta do ano de 3500 a.c. no Egito

Leia mais

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Aplicada UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Descritiva A estatística descritiva preocupa-se com a forma pela qual podemos apresentar um conjunto de dados

Leia mais

Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica Aula 1 Professor: Carlos Sérgio

Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica Aula 1 Professor: Carlos Sérgio Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica - 2013 Aula 1 Professor: Carlos Sérgio UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO GERAL (NOTAS DE AULA) 1 A Estatística Para algumas

Leia mais

Estatística Aplicada

Estatística Aplicada Estatística Aplicada Intervalos de Confiança Professor Lucas Schmidt www.acasadoconcurseiro.com.br Estatística Aplicada INTERVALOS DE CONFIANÇA Processos de estimação Estimação por ponto: o processo em

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA EM HIDROLOGIA

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA EM HIDROLOGIA Introdução 1 PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA EM HIDROLOGIA Fenômeno - MODELO MATEMÁTICO Q = L.H 3/2 F= γ.h.a Ênfase: forma da expressão relação entre : L e H Q γ, h e A F Aula 1 Introdução 2 HIDROLOGIA " É

Leia mais

Aula 6 Mineração Streams Representação dos Dados. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 6 Mineração Streams Representação dos Dados. Profa. Elaine Faria UFU Aula 6 Mineração Streams Representação dos Dados Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Agradecimentos Este material é baseado No livro Tan et al, 2006 Nos slides do prof. Andre C. P. L. F. Carvalho Agradecimentos

Leia mais

A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões

A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões Governo Indústria Ciências Econômicas, sociais,

Leia mais

Teoria de probabilidade - objetiva descrever e prever as características de populações infinitas

Teoria de probabilidade - objetiva descrever e prever as características de populações infinitas 1 Introdução Definição: Estatística é um conjunto de conceitos e métodos científicos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados experimentais, que permitem conclusões válidas

Leia mais

Les Estatística Aplicada II AMOSTRA E POPULAÇÃO

Les Estatística Aplicada II AMOSTRA E POPULAÇÃO Les 0407 - Estatística Aplicada II AMOSTRA E POPULAÇÃO AULA 1 04/08/16 Prof a Lilian M. Lima Cunha Agosto de 2016 Estatística 3 blocos de conhecimento Estatística Descritiva Levantamento e resumo de dados

Leia mais

ESTATÍSTICA. Objectivo: recolha, compilação, análise e interpretação de dados. ESTATÍSTICA DESCRITIVA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

ESTATÍSTICA. Objectivo: recolha, compilação, análise e interpretação de dados. ESTATÍSTICA DESCRITIVA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA 1 ESTATÍSTICA Objectivo: recolha, compilação, análise e interpretação de dados. ESTATÍSTICA DESCRITIVA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Estatística descritiva : o objectivo é sintetizar e representar de uma forma

Leia mais

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO DOCENTE : Cátia Cândida de Almeida DISCIPLINA: Estatística aplicada à Educação CURSO DE PEDAGOGIA UNESP MARÍLIA 2017 1 Índice 1) Introdução: Pesquisa científica 2) Planejamento

Leia mais

CAPÍTULO 4 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

CAPÍTULO 4 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES CAPÍTULO 4 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES. INTRODUÇÃO - Conceito de população desconhecida π e proporção da amostra observada P. π P + pequeno erro Perguntas: - Qual é o pequeno erro?

Leia mais

Centro Universitário Maurício de Nassau Disciplina de Bioestatística Noções Básicas de Bioestatística

Centro Universitário Maurício de Nassau Disciplina de Bioestatística Noções Básicas de Bioestatística Centro Universitário Maurício de Nassau Disciplina de Bioestatística Prof. Me. Allysson Haide allyssonhaide@hotmail.com 1 Segundo Shiguti e Shiguti (2006), A Estatística é uma coleção de métodos para planejar

Leia mais

Domingo Braile FAMERP & UNICAMP

Domingo Braile FAMERP & UNICAMP FAMERP Agosto 2012 Domingo Braile FAMERP & UNICAMP ESTATÍSTICA DESCRITIVA Refere-se a um conjunto de elementos coletivo ou população Se o coletivo é muito grande amostra muito seletiva e representativa

Leia mais

Introdução. Quem nunca ouviu a palavra estatística referindo-se a um número ou conjunto de números?

Introdução. Quem nunca ouviu a palavra estatística referindo-se a um número ou conjunto de números? Estatística Disciplina de Estatística 2012/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa E-mail: lessavaleria@gmail.com 1 Introdução Quem nunca ouviu a palavra estatística

Leia mais

Autora: Colaboradores:

Autora: Colaboradores: Estatística Autora: Profa. Renata Nascimento Nogueira Colaboradores: Profa. Elisangela Monaco de Moraes Prof. Roberto Macias Prof. Mauricio Martins do Fanno Professora conteudista: Renata Nascimento Nogueira

Leia mais

Métodos Quantitativos

Métodos Quantitativos Métodos Quantitativos Unidade 2 Estatística descritiva 1 SUMÁRIO SEÇÃO SLIDES 2.1 Amostragem... 03 11 2.2 Tabelas e gráficos... 12 19 2.3 Medidas de posição... 20 24 2.4 Medidas de dispersão... 25 30 Observação:

Leia mais

AMPLIANDO OS CONCEITOS BÁSICOS COM EXEMPLOS. variável dados estatística parâmetro

AMPLIANDO OS CONCEITOS BÁSICOS COM EXEMPLOS. variável dados estatística parâmetro AMPLIANDO OS CONCEITOS BÁSICOS COM EXEMPLOS conceitos distintos: população amostra variável dados estatística parâmetro Exemplo: Indicadores de Qualidade do Ensino Superior Objetivo: Comparar Indicadores

Leia mais

A ESTATÍSTICA Introdução Histórica

A ESTATÍSTICA Introdução Histórica A ESTATÍSTICA Introdução Histórica Desde a antigu idade, os homens faziam registros: Número de habitantes; Nascimentos e óbitos; Avaliavam bens e riquezas do povo, para cobrar impostos; Estoque de alimentos,

Leia mais

População e Amostra. População: O conjunto de todas as coisas que se pretende estudar. Representada por tudo o que está no interior do desenho.

População e Amostra. População: O conjunto de todas as coisas que se pretende estudar. Representada por tudo o que está no interior do desenho. População e Amostra De importância fundamental para toda a análise estatística é a relação entre amostra e população. Praticamente todas as técnicas a serem discutidas neste curso consistem de métodos

Leia mais

Metodologia Científica I Roumayne Andrade

Metodologia Científica I Roumayne Andrade Metodologia Científica I 2018.1 Roumayne Andrade 1- Qual das alternativas a seguir NÃO é um dos elementos geralmente utilizados para definir uma questão clínica específica que pode ser estudada por meio

Leia mais

Curso de IPE Aula 1 de Estatística Descritiva. Prof. Dr. Valdecir Marvulle 2013

Curso de IPE Aula 1 de Estatística Descritiva. Prof. Dr. Valdecir Marvulle 2013 Curso de IPE Aula 1 de Descritiva Prof. Dr. Valdecir Marvulle 2013 Dados: Coleção de fatos numéricos observados. Exemplos: Peso dos pacientes atendidos numa unidade de saúde. Freqüência respiratória após

Leia mais

Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é, dos sujeitos com quem pretendemos realizar determinado estudo.

Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é, dos sujeitos com quem pretendemos realizar determinado estudo. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Amostragem Luiz Medeiros de Araujo Lima Filho Departamento de Estatística INTRODUÇÃO Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é,

Leia mais

Bioestatística. Luiz Ricardo Nakamura Cristiane Mariana Rodrigues da Silva. Ciências biológicas a USP ESALQ. Estatística

Bioestatística. Luiz Ricardo Nakamura Cristiane Mariana Rodrigues da Silva. Ciências biológicas a USP ESALQ. Estatística Bioestatística Luiz Ricardo Nakamura Cristiane Mariana Rodrigues da Silva Ciências biológicas a USP ESALQ LR Nakamura Estatística ESALQ 1 / 67 Estatística e o método científico Circularidade do método

Leia mais

Tarefa 01 Professor Anthony

Tarefa 01 Professor Anthony 9º ano Matemática Tarefa 01 Professor Anthony Frente E: Organização de Dados Estatísticos; ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2019 Estatística Descritiva e Análise Exploratória Etapas iniciais. Utilizadas para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de uma grande quantidade

Leia mais

1 Introdução. 1.2 Importância da Utilização da Amostragem

1 Introdução. 1.2 Importância da Utilização da Amostragem Prof. Janete Pereira Amador 1 1 Introdução Um dos principais objetivos da maioria dos estudos, análises ou pesquisas estatísticas é fazer generalizações seguras com base em amostras, sobre as populações

Leia mais

Estatística

Estatística Estatística 1 2016.2 Sumário Capítulo 1 Conceitos Básicos... 3 MEDIDAS DE POSIÇÃO... 3 MEDIDAS DE DISPERSÃO... 5 EXERCÍCIOS CAPÍTULO 1... 8 Capítulo 2 Outliers e Padronização... 12 VALOR PADRONIZADO (Z)...

Leia mais

Introdução à Probabilidade e Estatística I

Introdução à Probabilidade e Estatística I Introdução à Probabilidade e Estatística I População e Amostra Medidas resumo Prof. Alexandre G Patriota Sala: 298A Email: patriota@ime.usp.br Site: www.ime.usp.br/ patriota Passos iniciais O primeiro

Leia mais

Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas

Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas 1 Métodos Quantitativos Profa. Msc. Regina Albanese Pose 2 Objetivos Objetivo Geral Este tutorial tem como objetivo parametrizar o desenvolvimento da oficina

Leia mais

INE 6006 MÉTODOS ESTATÍSTICOS

INE 6006 MÉTODOS ESTATÍSTICOS INE 6006 MÉTODOS ESTATÍSTICOS Professor Marcelo Menezes Reis http://www.inf.ufsc.br/~marcelo/ Disciplinas em 2016.1 (Métodos Estatísticos) marcelo.menezes.reis@ufsc.br menreis1968@gmail.com Sala INE 510-37217556

Leia mais

Cap. 4 - Estimação por Intervalo

Cap. 4 - Estimação por Intervalo Cap. 4 - Estimação por Intervalo Amostragem e inferência estatística População: consiste na totalidade das observações em que estamos interessados. Nº de observações na população é denominado tamanho=n.

Leia mais

BIOESTATÍSTICA. Prof ª Marcia Moreira Holcman

BIOESTATÍSTICA. Prof ª Marcia Moreira Holcman BIOESTATÍSTICA Prof ª Marcia Moreira Holcman mholcman@uol.com.br Bibliografia VIEIRA S. Introdução à Bioestatística, Editora Campus Rio de Janeiro, 1998. CALLEGARI-JACQUES SIDIA M. Bioestatísticos Princípios

Leia mais