XII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito. Categoria educador(a) Projeto pedagógico - Educação no Trânsito. N. identificador:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "XII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito. Categoria educador(a) Projeto pedagógico - Educação no Trânsito. N. identificador: 201209003161"

Transcrição

1 XII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito Categoria educador(a) Projeto pedagógico - Educação no Trânsito N. identificador:

2 Objetivos 1- Compreender o trânsito como um espaço de convivência diária, onde todos têm direitos e deveres, favorecendo o desenvolvimento dos princípios da cidadania e da ética, ao entender que os conflitos no trânsito e nos diferentes espaços só podem ser minimizados quando valores, posturas e atitudes estiverem voltados ao bem comum; 2- Desenvolver a Linguagem Oral e Escrita através da leitura, produção escrita e pesquisa em livros, folhetos, poemas, jornais, músicas, revista em quadrinhos, gráficos, leitura de fotos que abordem situações relacionadas ao trânsito e suas implicações sobre os diversos aspectos da vida, da sociedade, do meio ambiente, da preservação da saúde, das condições das ruas, dos acidentes; 3- Estimular a participação ativa dos educandos no processo ensino/aprendizagem através da participação em grupos de socialização de conhecimentos relacionados ao Trânsito, onde as crianças tenham oportunidade de conviver, pensar, respeitar, trocar ideias e experiências, discutir e utilizar o diálogo como forma de mediar conflitos e tomar decisões; 4- Promover pesquisas de campo, dinâmicas e situações que favoreçam a exploração do local onde moram e a observação da atitude das pessoas no trânsito, a compreensão e a análise crítica de situações do seu dia-a-dia, percebendo seu cotidiano mais vivamente e desenvolvendo capacidades que estimulem no aluno o desenvolvimento de comportamentos seguros no trânsito para que saiba intervir positivamente em sua realidade para transformá-la; 5- Sensibilizar os alunos e a comunidade para a adoção de posturas, valores e atitudes responsáveis no trânsito através da elaboração/exposição de painéis temáticos que abordem a necessidade e o direito que todas as pessoas têm de locomover-se com segurança no espaço público, promovendo o respeito à dignidade humana, o respeito ao outro e priorizando a educação para a paz e a valorização da vida; 6- Suscitar análises, reflexões e debates sobre a importância de seguir as regras e as normas sociais e legais que disciplinam as relações entre as pessoas, para uma convivência harmoniosa tanto na escola, como em casa ou nas vias públicas, amenizando as dificuldades de relacionamento entre os educandos e evitando que acidentes ocorram e/ou que se machuquem no transitar pelos diferentes espaços.

3 Justificativa: No trânsito, assim como em outros diferentes espaços, percebemos a urgência e a necessidade de buscar educar para a valorização da vida, para o respeito ao outro, para uma convivência pacífica, resgatando os valores humanos. E conforme Libâneo (2001, p. 111) O encargo das escolas, hoje é assegurar o desenvolvimento das capacidades cognitivas, sociais e morais(...) no desenvolvimento dos processos de pensar, na formação da cidadania e na formação ética. Na sociedade atual este é um aprendizado muito importante e deve ser valorizado principalmente nas escolas, pois conviver é uma necessidade e saber conviver é fundamental. Este exercício de aprender a viver com os outros, compreendê-los, desenvolver a percepção de interdependência, administrar conflitos, participar de forma colaborativa, se esforçar pelo bem comum e saber conviver pacificamente, requer que valores, atitudes e normas sejam postos em prática. Assim, conscientes do papel social da escola e levando em consideração a importância do aprender a conviver é que buscamos realizar em nossa escola o projeto Educação para o trânsito: vivenciando valores x aprendendo a conviver. Além disso, segundo o Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 74 A educação para o Trânsito é dever de todos... E visto que a escola é um lugar privilegiado de socialização e de transformação social, é dever da mesma propiciar uma educação voltada para a formação integral do educando, estimulando a formação de cidadãos conscientes e críticos capazes de participar e interagir de forma pacífica com seus pares, buscando sempre o bem comum. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos... (CTB, art. 1 2). Poré m, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2005), 1 milhão de crianças entre 0 e 14 anos morrem em decorrência de acidentes todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, os acidentes representam a principal causa de morte de crianças entre 0 e 14 anos. Diante disso, torna-se importante a inclusão da temática trânsito nas escolas, pois o trânsito faz parte de vida cotidiana de todas as pessoas, da sua necessidade de locomoção, de interação social, de comunicação e de segurança nas vias públicas. É importante educar nossas crianças deste cedo pois são elas as maiores vítimas neste meio, trabalhando os valores que são de fundamental importância para a harmonia nas relações humanas, como o

4 respeito ao próximo, a obediência, a solidariedade, a prudência, o equilíbrio, a compreensão e a responsabilidade. Este estudo desde cedo pode colaborar para que os educandos desenvolvam uma compreensão da própria realidade, gerando uma mudança de comportamento prevenindo que acidentes e outros problemas aconteçam. Em nossa escola temos 328 alunos distribuídos em dois turnos. Segundo conversas com as crianças e seus responsáveis, verificamos que 60% dos alunos se deslocam de casa para a escola sozinhos, 10% vem de coletivo, 5% vem de condução própria, onde alguns pais são taxistas e 20% vem acompanhados dos responsáveis e 5% vem de bicicleta, o que tem apresentado maior número de acidentes com eles. Todos os dias estas crianças necessitam se deslocar de casa para a escola, e vice-versa, além de outras rotinas de ida e volta utilizando o espaço público. Assim, torna-se importante conscientizar essas crianças para uma postura correta neste ambiente, trabalhando valores referentes às relações humanas e para aprender a lidar com os conflitos que envolvem essas relações. A escola onde está sendo realizada esta experiência fica localizada em frente a uma avenida onde as crianças têm que atravessar várias ruas em frente à escola para poder chegar à mesma. São ruas onde o trânsito é intenso e não há guarda de trânsito. Percebemos(ao observá-las neste percurso) como as crianças tinham uma idéia equivocada do trânsito. Nas conversas com os alunos verificamos que eles não se viam como parte integrante deste meio, nem compreendiam sua participação nesta dinâmica. Não tinham uma visão crítica da realidade, da existência de motoristas alcoolizados, que não tem consciência, achavam que os carros podiam parar automaticamente. Eram agitados, impacientes, não refletiam sobre suas atitudes, nem compreendiam o trânsito como um espaço de convivência onde cada um deve fazer sua parte para a valorização da vida. Observando também o comportamento das crianças na escola verificamos que muitas das atitudes que os educandos apresentavam nas ruas eram repetidas também nas suas relações dentro da escola: gestos de impaciência, desatenção, falta de respeito e solidariedade, desrespeito às regras da escola e ao espaço do outro, o individualismo e dificuldades de socialização. Não sabiam escutar e esperar a vez na fila, bem como a forma de transitar na escola, se esbarrando e machucando o colega, correndo, querendo sempre chegar primeiro e se dar bem sem se importar em derrubar os outros, era preocupante. Tudo isso evidenciava a necessidade de trabalhar a afetividade, o resgate de valores referentes às relações humanas e ao bom convívio entre todos, promovendo

5 uma reeducação de nossos alunos para conviver bem consigo mesmo e com os outros, de forma envolvente e significativa para todos. De acordo com Libâneo (2001, p.113) a escola é lugar de aprender conhecimentos, desenvolver capacidades intelectuais, sociais, afetivas, éticas, e também é lugar de formação de competências para a participação na vida social, econômica e cultural. Com o crescimento de nosso bairro e de nossa cidade, e consequentemente do número de veículos e pedestres transitando nas ruas, a situação caótica do trânsito e do individualismo que domina as pessoas, a falta de respeito à vida, a violência e inquietação que domina hoje a sociedade, a educação para o trânsito torna-se uma necessidade devido a importância de se estimular o bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas (Bogue ET AL., 2008) A escola se tornaria ineficiente se se omitisse a trabalhar esta temática buscando propiciar a vivência e o desenvolvimento de valores e virtudes indispensáveis à formação humana e as boas relações entre as pessoas nos diferentes espaços e através das diversas áreas do conhecimento, possibilitando uma conscientização do seu agir nas diferentes situações vividas nos espaços públicos. Daí a importância e a relevância deste projeto pedagógico para nossos educandos e para a comunidade.

6 Metodologia: A temática Educação para o Trânsito foi trabalhada neste projeto de forma interdisciplinar, perpassando as diversas disciplinas e buscando considerar as experiências dos alunos como ponto de partida para o direcionamento do trabalho e para propiciar novas aprendizagens. É sabido que a prática educativa precisa obter uma integração de campos de conhecimento e experiência que facilitem uma compreensão mais reflexiva e crítica da realidade (Santomé, 1998,p. 27). Isto é importante pois possibilita o trabalho com os conteúdos atitudinais, potencializando valores, estimulando comportamentos e desenvolvendo posturas e atitudes positivas frente a realidade social (conforme portaria nº 147/09 anexo II). Assim, foi possível trabalhar também os temas transversais Ética (respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade); Saúde (autocuidado, vida coletiva); Pluralidade Cultural (o ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania). Acreditamos que a aprendizagem se realiza na interação com o outro, por isso buscamos utilizar uma metodologia ativa, reflexiva e vivencial. Segundo Vygotsky, é por meio do convívio com o outro que o homem se constitui. É vivenciando que se aprende, assim, com este projeto Educação para o trânsito: vivenciando valores x aprendendo a conviver estamos propiciando, na escola, situações de aprendizagem por meio da experiência e vivência de valores e conceitos associados ao trânsito e ao exercício da cidadania. BECKER (1983, p. 4) afirma O homem só compreende bem aquilo que faz e só faz bem o que compreende. Neste sentido, levamos os educandos a repensar e reformular suas atitudes no trânsito, estimulando-os para a mudança e/ou construção de hábitos culturais positivos, como o respeito e a solidariedade, e as atitudes e posturas adequadas em relação à questão da segurança no trânsito e do respeito e valorização da vida. "Numa educação ética, é preciso resgatar e incorporar os valores solidariedade, de fraternidade, de respeito às diferenças de crenças, culturas e conhecimentos, de respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos." (Siegel p 41). Procuramos realizar este trabalho reconhecendo a todos, igualmente, capazes de colaboração e participação, percebendo a criança como um ser responsável e capaz de participar e contribuir com o grupo do qual faz parte, elevando sua auto estima e a confiança no seu potencial. Freire afirma que (1979, p. 14) o homem deve ser sujeito de sua própria educação. Para isso buscamos envolver os alunos em atividades práticas e significativas levando-os a se sentirem responsáveis e agentes ativos neste processo, através da formação de grupos de socialização de conhecimentos e estudos

7 realizados durante a execução do projeto. Estes grupos são responsáveis por repassar o que estão vivenciando e aprendendo para os outros colegas de outras turmas da escola e para a comunidade através da idéia do Passe adiante. Para Martins (2004, p.33), "a educação se processa por meio de razões e motivos. Um motivo é o efeito da descoberta de um valor. Com isso eles se envolveram plenamente. "A educação para a cidadania constitui um conjunto complexo que abraça, ao mesmo tempo, a adesão a valores, a aquisição de conhecimentos e a aprendizagem de práticas na vida pública." Delors A ação educativa foi conduzida sempre para uma análise reflexiva, participativa e permanente (decorrer do ano) das diversas situações que envolvem o trânsito, o transitar pela escola e as relações que se estabelecem nessas interações, leituras e pesquisas, exposição de idéias, diálogos, cooperação e entrosamento com alunos de outras turmas. E as conclusões disso tudo era exposto através de painéis temáticos afixados pela escola. para a sensibilização e maior conscientização de todos para os assuntos abordados. Para PIOVESAN (2001, P. 12) A cidadania não é dada, é construída, é uma invenção humana em constante dinâmica de construção e reconstrução. Visto que educar para o trânsito é educar para a vida, para uma melhor qualidade de vida, essa forma de trabalhar o tema trânsito está propiciando uma formação integral do educando, estimulando o desenvolvimento de atitudes, valores e competências necessárias para sua participação social, além de envolver a comunidade de forma proveitosa. É preciso que além de conscientes sejam pessoas críticas e que atuem na sociedade como cidadãos que tenham clareza de seus direitos, como também, de seus deveres. Público alvo: Este projeto de Educação para o Trânsito esta sendo realizado em uma escola pública estadual de Ensino Fundamental, pela professora do 2 e 3 ano, e está direcionado a: Alunos Professores e outros funcionários da escola Pais Comunidade

8 Proposta: I Reunião com pais e alunos - conscientização sobre a importância do projeto sobre trânsito e convivência filme: A corrente do bem O primeiro passo, depois de observar atentamente os alunos, foi reunir com os pais e propor para eles trabalhar as dificuldades apresentadas pelos alunos na escola, juntamente com a questão da problemática do trânsito no bairro e na cidade, através de um projeto. Os pais entenderam a proposta, acharam este trabalho bastante oportuno e se propuseram a ajudar. O passo seguinte foi levar os educandos a assistir alguns trechos do filme A corrente do bem, dirigido por Mimi Leder, de acordo com a série (nível) de cada turma. O filme aborda a história de um professor que pede a seus alunos que pensem numa idéia para mudar o mundo. Um dos alunos inventa um projeto em que uma pessoa deve fazer três coisas difíceis (boas) para três pessoas e essas pessoas devem passar isso adiante, se ajudando mutuamente. Sua idéia foi fluindo para outras pessoas que passaram adiante os favores, até que um repórter beneficiado com A corrente do bem busca saber onde tudo começou. O menino deu entrevista e se tornou famoso provando que é possível vivenciar atitudes positivas em prol do bem comum assim tornar as pessoas mais felizes e o mundo muito melhor para se viver. Deste filme surgiu a idéia, entre os alunos, de formar grupos para socialização dos estudos realizados/vivenciados na realização do projeto e para troca de idéias e sugestões. As crianças escolheram nomes para os grupos: Corrente pela vida, a corrente pela paz, Passe adiante etc... Segundo FREIRE (1987), "ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo". E para caracterizar os grupos as crianças buscavam imprimir, em camisetas brancas, mensagens e figuras envolvendo a temática trânsito. Através de pesquisas na internet, desenhos, pintura, recorte e colagem foram elaborando mensagens para suas camisas. II Palestras sobre a temática trânsito, valorização da vida e da paz Para adquirirmos mais esclarecimentos sobre a temática Trânsito, buscamos a colaboração de pessoas que conhecem bem essa realidade para ministrar palestras e orientações importantes. Os alunos, juntamente com a professora, elaboraram um ofício para o DETRAN solicitando palestras e material sobre comportamento seguro no trânsito.

9 E os palestrantes trouxeram vídeo, folders, livrinhos com atividades, que após as palestras foram trabalhados em sala de aula. A gestora conseguiu ainda outras palestras com o grupo AME A VIDA, que abordou a importância do respeito e valorização da vida. Palestra com condutor de auto-escola e também com a assistente social do posto médico do bairro para abordar noções de saúde e cuidados para evitar acidentes. Nas palestras foram abordados vários temas relacionados ao trânsito, como: comportamento seguro nas vias públicas, conceito de trânsito, sinalização vertical (placas) sinalização horizontal (faixa de segurança), sinalização semafórica (semáforos para pedestres e para veículos), guarda de trânsito, importância do cinto de segurança, comportamento do ciclista e motociclista na via, locais apropriados para as crianças brincarem, uso inadequado do celular, comportamento das crianças no coletivo e dentro do veículo, etc. Os educandos perceberam que os pedestres, ciclistas e motociclistas são os usuários mais vulneráveis das vias, eles correm maiores riscos do que os motoristas e passageiros de outros veículos automotores. E que os ciclistas e os pedestres, por exemplo, também têm responsabilidade no trânsito, e têm que fazer a sua parte, procurando obedecer à sinalização e não atrapalhar o trânsito. Todos os palestrantes passaram conhecimentos valiosos quanto a necessidade e a importância da adoção de valores, posturas e atitudes seguras no trânsito, locais seguros para atravessar vias; regras para transitar em calçadas; cuidados com locais de risco (saídas de garagens, estacionamentos); respeito às regras e às normas para transitar no interior de veículos (automóvel, transporte escolar, transporte coletivo) e como passageiros em motocicletas, conforme a idade das crianças; a importância do uso do cinto e demais equipamentos de segurança; segurança de ciclistas, cuidados com a bicicleta (pneus, freios); os perigos de pegar carona na traseira de ônibus ou caminhões,etc... Os educandos perceberam como o trânsito é um tema rico, com inúmeras possibilidades a serem exploradas e como é valiosos um estudo mais atencioso e profundo do mesmo, visto que isso pode contribuir para uma melhor compreensão do nosso cotidiano, nossos hábitos e atitudes, assim como estimular discussões que envolvem a nossa vida e a vida de outras pessoas e as condições para tornar este mundo mais feliz para todos.

10 III Pesquisas de campo, observação e exploração do trânsito no bairro Para estimular o aluno a desenvolver hábitos e comportamentos seguros nos diferentes espaços, buscamos levá-los para observar o trânsito no bairro. Toda sexta-feira fazíamos a nossa excursão, transformando o conhecimento em ação, por meio de vivências de situações encontradas no cotidiano das crianças. Os educandos observavam as condições do trânsito nos arredores da escola e nas principais ruas movimentadas do bairro, reconhecendo as ruas em comum que elas tinham que atravessar todos os dias. O passo seguinte foi observar as infrações cometidas pelos pedestres nas ruas, os erros mais comuns dos motoristas, anotando tudo no bloquinho para refletir na escola. Isso foi importante para orientar as crianças e levá-las a compreender que algumas atitudes tidas como corretas, por serem comuns na prática são, na verdade, perigosas e não devem ser repetidas. Foi uma boa oportunidade para conscientizar os alunos sobre direitos e deveres do pedestre e do motorista. Para conscientizar os alunos quanto a importância de utilizar as faixas de segurança buscamos levá-los para atravessar uma dessas faixas, sempre acompanhando-os e buscando cumprir fielmente as regras de trânsito, orientando-os sobre os cuidados que se deve ter ao atravessar as ruas: parar, olhar para todos os lados e só atravessar quando o sinal estiver aberto para os pedestres e sempre pela faixa de pedestre. Através da prática de atitudes positivas no trânsito e de exemplos concretos, as crianças foram, pouco a pouco, assimilando esses comportamentos e buscando praticálos. Durante os passeios foi possível observar algumas placas de sinalização e orientar as crianças sobre a importância de observar sinais, placas e códigos para que as pessoas possam caminhar com mais segurança no trânsito, levando-as a assimilar a idéia de que é preciso compreender que todos têm direito à mobilidade no espaço público e que isso deve ser respeitado. Assim, observando o comportamento das pessoas nas ruas e mostrando como funcionam as regras de circulação pelas ruas da cidade, foi possível conscientizar sobre a necessidade de respeitar o espaço dos outros. Observou-se que em algumas ruas as faixas de segurança estavam tão apagadas que não dava mais para visualizá-las, o que poderia causar transtornos e acidentes, por isso enviamos um ofício a EMTU solicitando o reavivamento dessas faixas. Eles foram estimulados a ser os fiscais de sua rua sempre anotando tudo o que precisava melhorar e discutir na escola para buscar uma solução. Foi uma festa quando vieram pintar a faixa, eles se sentiram responsáveis por isso. Assim, entenderam também que podiam atuar

11 cobrando e fiscalizando as condições do trânsito na rua onde moram e a falta de sinalização, comunicando isso às autoridades competentes. Quando o cidadão assimila sua importância no meio social e portanto político e passa a cobrar daqueles que detêm o poder em suas mãos, está vivendo sua cidadania. Voltando para a escola fizeram desenhos, relatos orais e escritos e repassaram o que observaram para os colegas de outras turmas. Com essas atividades práticas foi possível orientar as crianças sobre o que fazer nas vias, ensinar a ser e pensar, agir, decidir, isso propiciou uma experiência/aprendizagem de como ser nestes espaços públicos. IV - Painel com fotos da realidade do comportamento das crianças nos diferentes espaços (trânsito- escola) elaboração de legendas para as fotos Na etapa seguinte buscamos tirar fotos de várias situações na escola: fila, correria no corredor, espaços principais da escola, etc... Também tiramos fotos dos alunos no caminho casa x escola, das ruas e trânsito no bairro, comércio, da cidade, da casa de alguns alunos, locais de lazer, acessibilidade, etc... As crianças participaram indo aos passeios em pequenos grupos, e na escola, selecionando, elaborando legendas para as fotos e, assim montamos um painel. A partir deste painel fomos extraindo situações e temas para trabalhar com os alunos e elaborar vários painéis temáticos promovendo uma reflexão sobre a temática abordada partindo da realidade do comportamento das crianças nos diferentes espaços. Quando o primeiro painel (fotos) ficou pronto todos os alunos da escola o observaram longamente, se admirando de poder observar sua realidade sob outro enfoque, construindo um novo olhar sobre ela e passando a se identificar com o assunto em estudo. Assim, todos tivessem oportunidade de observar, discutir e refletir sobre o trabalho que estávamos realizando. É para lá (painel) que eles vão sempre que desejam falar sobre este assunto, mostrando exemplos concretos desta realidade e elaborar relatos escritos ou desenhos É importante propiciar na escola um espaço aberto a formação de um cidadão crítico, participativo e solidário, criando situações e oportunizando experiências e compromisso para intervir na realidade. É importante que o aluno experencie e pense sobre aquilo que está aprendendo e sobre tudo o que faz e esteja em situação de interpretação ou resolução de problemas. REVISTA NOVA ESCOLA. Janeiro/fevereiro de 2001.n.139

12 Através de passeios e fotografias do trânsito eles foram, gradativamente, desenvolvendo uma compreensão mais crítica e reflexiva dos acontecimentos que envolvem essa temática. Portanto, o desafio é o de educar/forjar olhos de ver para podermos utilizar esse suporte em nossas atividades pedagógicas de forma a compor discursos que possibilitem ampliar as formas de apreensão do nosso cotidiano. PCNs. Durante os passeios as crianças puderam observar também as condições de mobilidade e segurança de pedestres, ciclistas e portadores de necessidades especiais e, ainda, reconhecer a importância dos coletivos como uma alternativa para amenizar o alto fluxo de carros nas vias públicas. Infelizmente pudemos verificar que nossas ruas não são adequadas para a circulação de portadores de necessidades especiais e ainda precisa mudar muita coisa e que a solidariedade e o respeito à vida precisa estar sempre presente para amenizar essa situação. Buscávamos também utilizar música e relaxamento para as crianças aprenderem a relaxar e se concentrar para darmos início às nossas atividades. Assim eles passaram a ficar menos agitados e ter mais atenção e paciência com os outros. V - Confecção de mapas das ruas principais do bairro Esta etapa do projeto começou com a localização das ruas no guia (mapa na lista telefônica). Depois disso, e de observar bastante as ruas e descrevê-las, foi pedido que as crianças elaborassem um mapa que indicasse o caminho percorrido por elas, os educandos foram estimulados também a fazer mapas das principais ruas do bairro indicando as ruas mais problemáticas em relação ao trânsito. Depois de feito os mapas eles trocavam com os colegas, para que eles pudessem conhecer o local onde o colega de sala morava. Os relatos e a exploração dos mapas possibilitaram um estudo significativo das condições das ruas do bairro e uma compreensão maior do tema em estudo pois partia de situações reais vivenciadas pelos educandos. Assim eles tomaram consciência dos inúmeros problemas que enfrentavam: falta de sinalização, placas, falta de faixa de pedestres e o que isso pode ocasionar, além da depredação dos bens públicos e o vandalismo que destrói esses materiais. Isso foi levado para discussão na escola, o que aproximou a aula de sua realidade e de seus reais problemas. Segundo os PCNs de Artes p. 48 O aluno, em situações de aprendizagem, precisa ser convidado a se exercitar nas práticas de aprender a ver, observar, ouvir, atuar, tocar e refletir sobre elas.

13 As crianças também apresentaram os mapas para os alunos de outras salas de aula trocando informações e buscando soluções para evitar problemas no caminho de casa para a escola. Buscamos promover atividades e experiências de aprendizagem ricas em situações de participação, nas quais os alunos pudessem opinar, agir, repassar informações para os colegas, assumir responsabilidades, colocar-se no lugar do outro, resolver problemas e conflitos e refletir sobre as conseqüências de seus atos, na sala de aula, nas ruas, na sua relação com os colegas, percebendo a importância de observar regras e respeitar as leis que regem as boas relações. Conforme os PCNs Temas transversais, A formação da cidadania se faz, antes de mais nada, pelo seu exercício. E a escola possui condição especial para essa tarefa. VI - Reorganização do espaço escolar: placas de orientação, disciplina, regras claras e compartilhadas Na escola, as crianças, com uma nova visão sobre locomoção, convivência, direitos e deveres, buscaram fazer uma nova organização do espaço escolar, confeccionando placas de orientação para uma locomoção mais adequada e sem transtornos entre eles na escola e a criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da escola, além do mapeamento do percurso entre as dependências da escola: sala/corredor/banheiro/cozinha. Colocando em prática o que estavam aprendendo, as crianças observavam e orientavam os colegas no portão, nos corredores da escola e na quadra de esportes. Mostravam placas com mensagens de incentivo ao respeito, obediência às regras, ficar na fila, não correr, não bagunçar, etc... Tudo isso está propiciando um clima mais tranquilo na escola, uma convivência mais harmoniosa entre as crianças, diminuindo consideravelmente os conflitos que ocorriam entre eles no ambiente escolar, antes desta experiência. Nas aulas de Artes, as crianças também confeccionaram materiais diversos referentes a placas de transito, semáforo, faixa de segurança, etc... e assistiram vários vídeos com mensagens referentes aos temas abordados para ajudar a fixar melhor as mensagens transmitidas e dinamizar o trabalho sobre o trânsito. Pelos relatos orais e escritos dos alunos sobre o trabalho que estavam realizando, foi possível observar como eles percebiam o trânsito agora, ou seja, sua visão dessa

14 realidade na própria vida deles. Os pais também relataram a melhoria da atenção e comportamento dos filhos nas ruas, e também quando usam transporte coletivo, e como estão, também, atentos às atitudes dos próprios pais questionando o comportamento deles no trânsito e em casa no convívio com seus familiares e parentes. VII - Pesquisas em jornais Para ampliar o repertório dos alunos sobre o tema trânsito, o próximo passo do projeto foi propor uma pesquisa nos principais jornais da cidade sobre a realidade do trânsito na cidade. Os educandos trouxeram para a escola jornais que abordavam o assunto e perceberam que a violência no trânsito e o desrespeito às leis era algo bem problemático, não somente no bairro, mas também na cidade e no país inteiro. Eles foram levados a fazer uma leitura crítica destes acontecimentos, estimulados pela professora. Neste mesmo período, ocorreu um acidente de carro em frente a uma escola da cidade que vitimou uma criança. Foi um acidente que comoveu a todos. Houve passeatas pedindo paz e mais agentes de segurança no trânsito. Houve também muitos comentários na mídia sobre a preocupação dos pais ao deixarem os filhos na escola. Assim buscamos pesquisar e fazer um levantamento do número de acidentes ocorridos na cidade e quais os motivos de tantos acidentes, através de várias atividades envolvendo Matemática e Ciências. Explorando reportagens de jornais os alunos verificaram que muitos são os fatores que contribuem para agravar esse problema no município, entre eles a falta de sinalização, alta velocidade, condutores dirigindo embriagados, adolescentes não habilitados ao volante, perigosos abusos e irresponsabilidades que colocam em risco a própria vida ou a de outrem, e a imprudência de motoristas, pedestres, ciclistas, vendedores, desrespeito aos sinais de trânsito, etc... Tudo isso contribui para a ocorrência de acidentes de trânsito e o aumento das vítimas fatais, especialmente entre ciclistas e pedestres. Com isto os alunos puderam perceber a fragilidade da vida neste meio, e que as mortes no trânsito são tragédias absurdas que podem ser evitadas se as pessoas buscarem melhorar seu comportamento no espaço público e isso refletiu numa mudança e melhora de comportamento dos mesmos.

15 VIII- Confecção e elaboração de mensagens para imprimir em camisetas Para representar os grupos de socialização e tornar o trabalho mais dinâmico sugerimos que as crianças usassem camisas brancas com mensagens impressas, figuras, regras e desenhos sobre educação no trânsito produzidos por eles. Todos vibraram com esta idéia de usar camisas com mensagens, e se sentiam orgulhosos quando as pessoas elogiavam suas produções impressas nas camisas e perguntavam sobre o trabalho que eles estavam realizando na escola, e eles relatavam orgulhosos, tudo o que tinham aprendido. Com este recurso buscamos chamar a atenção de todos para a importância da educação e cidadania no trânsito, estimulando todos a assumir esta postura e vestir esta camisa. A utilização destas camisas com mensagens impressas estimulou as crianças a se tornarem multiplicadores das informações recebidas na escola, ao se tornarem o centro das atenções e se sentirem parte importante neste projeto, elevando sua auto estima. Este recurso encorajou as crianças a vivenciar um trabalho de orientação para o trânsito de forma intensa e significativa atraindo pais e comunitários a se envolver no trabalho. IX - Elaboração de painéis temáticos Depois de todos estes estudos e observações, as crianças perceberam a necessidade de aprofundar vários temas relativos ao trânsito como: valorização da vida, necessidade de paz, cidadania, locomoção e meios de transportes, segurança e acidentes, convivência e respeito, saúde e fraternidade, trânsito e comunicação, solidariedade e fraternidade, meio ambiente e poluição, campanha da fraternidade de 2012, etc... Assim, para sensibilizar e envolver a comunidade nesta proposta de melhorar o ambiente escolar e o transitar pelos diferentes espaços, buscamos elaborar vários painéis temáticos sobre os assuntos estudados e abordados no projeto envolvendo trânsito e socialização. As crianças pesquisavam figuras e mensagens, elaboravam desenhos.etc... ajudando a montar os painéis. No mês de setembro, na semana do trânsito, faremos um trabalho de conscientização sobre a necessidade de paz no trânsito envolvendo os dois turnos da escola: matutino e vespertino. Os alunos estão fazendo agora uma campanha para arrecadar mais folhetos com orientações sobre o trânsito para distribuir para a

16 comunidade durante uma passeata pelo bairro pedindo paz e valorização da vida no trânsito.será distribuído camisas com mensagens educativas, feita pelos alunos, além de elaborar novos painéis que estimulem a vivência da ética e cidadania nas vias públicas. X - Apresentação dos grupos de socialização Depois de formarem grupos e escolherem os nomes para os grupos, as crianças passaram a se apresentar para os colegas de outras salas de aula da escola, mostrando o que estavam estudando e aprendendo e buscando conscientizar os colegas sobre a importância de uma boa convivência entre todos e uma postura de valorização da paz e da vida para melhorar a vida de todos nos diferentes ambientes. Eles aceitaram este trabalho como um desafio e uma missão: conquistar mais pessoas para ampliar as ações em prol da melhoria do transitar dos educandos na escola e no trânsito. As crianças passaram a se apresentar nas outras salas através de dramatizações, propondo concurso de desenhos sobre o trânsito, poesias, vídeos, músicas, painel com fotos da realidade do trânsito no bairro e na cidade, leitura de textos pesquisados e reportagens de jornais. Eles buscaram aproveitar todo o material confeccionado em Artes: semáforo, placas, faixa, etc...e utilizar nas apresentações. Eles também distribuíam folhetos informativos, apresentavam os painéis temáticos e sugeriam a todos a idéia da corrente pela paz através do passe adiante na escola (cada pessoa faz três coisas boas a três pessoas e estas deverão fazer o mesmo com mais três outras pessoas, e assim por diante). Este trabalho esta conquistando gradativamente os educandos na escola, estimulando um bom convívio entre todos e desenvolvendo noções de respeito, cidadania, promovendo uma reflexão sobre valores, ética e segurança nos diferentes espaços. E propicia o conhecimento, compreensão e obediência às normas de trânsito de forma mais responsável. Os educandos passaram a ter novos comportamentos, tanto no trânsito como em sala de aula com os colegas. Assim, criança ensinando criança sobre a maneira correta de se comportar no trânsito teve um resultado maior do que poderíamos esperar. Esta sendo tão envolvente e produtivo este projeto que estamos selecionando e guardando todo o material confeccionado para ser utilizado como recurso didático para trabalharmos este assunto nos próximos anos, com mais experiência e segurança, pois agora podemos mostrar como é possível e valioso este trabalho numa escola. Esta experiência está servindo de exemplo e modelo para toda a escola de que é possível

17 abordar este assunto de forma interdisciplinar, prática e proveitosa para os educandos, levando os alunos a participar ativamente nas atividades propostas. A interdisciplinaridade O tema Trânsito foi trabalhado perpassando os diversos conteúdos nas diferentes áreas de conhecimento. Em Artes foi amplamente trabalhado a produção de material para que os alunos pudessem se apresentar para os outros colegas e turmas: placas de sinalização, cartazes, desenhos, pintura, recorte e colagem, dobradura, sucatas, música, organização e exposições de materiais, dança e outras atividades para facilitar uma maior compreensão do tema em estudo e o desenvolvimento da percepção, da reflexão, da imaginação e da criatividade. Em Linguagem oral e escrita foram promovidas ações para estimular a leitura, pesquisa, produção escrita, desenhos, de acordo com o que era aprendido e o que fazia parte da realidade das crianças, oportunizando a aprendizagem e a reflexão dos alunos em relação ás várias situações relacionadas ao tema trânsito. Foi proposto também pesquisa e leitura de notícias e reportagens em jornais sobre o trânsito na cidade. É valioso que o professor busque então partir da realidade das crianças e dar sentido ao que é trabalhado na escola, pois a leitura faz sentido quando inserida em um contexto. Paulo Freire,1991. Além disso, as crianças realizaram leitura de revistas em quadrinhos, leitura de fotos, de livros didáticos, relatos diversos, entrevistas, filmes, cartazes, vídeos, jogos de palavras e temas trabalhados, diálogos na sala de aula, produções de textos sobre: convivência entre as pessoas em sociedade; a vida e a sociedade em que vivemos. Na área de Matemática foram promovidos cálculos, coleta de dados que foram transformados em tabelas e gráficos, resolução de situações-problema, cálculos de valores atribuídos à multas, análise de faixa etária envolvida em acidentes de trânsito, número de vítimas fatais, quantidade de sinalizações nas ruas do bairro, aumento populacional, etc. Depois dessas coletas os alunos eram estimulados a repassar isso para os outros colegas, oportunizando junto aos alunos o debate e a manifestação de opiniões sobre as situações pesquisadas. Em História trabalhamos também o tema transversal ética pois segundo os PCNs é importante que a escola contribua na formação de um sujeito livre e autônomo para pensar e julgar, para problematizar constantemente o viver pessoal e coletivo, fazendo o

18 exercício da cidadania. Buscamos explorar os fatos históricos desde a invenção do automóvel, pesquisando as primeiras formas de locomoção humana, a história da cidade onde vivem, como era o espaço físico, a forma de vida, os costumes, etc..., para que percebessem as transformações ocorridas, a evolução dos meios de transporte, fazendo a análise dos modos de vida e as relações sociais. Eles estudaram, ainda, os meios de transporte como necessidade e como bem de consumo. E buscou-se incentivar o uso da bicicleta, como meio mais viável e ecológico. Na área de Ciências o enfoque maior foi para a valorização da vida como preciosa e única. Os cuidados para a preservação da saúde e da integridade física. Estudo do corpo humano, dos sentidos. Trabalhamos também como os meios de transporte influenciam o meio ambiente devido aos gases poluentes emitidos pelos veículos, poluição sonora, visual e ambiental. Os acidentes de trânsito e suas conseqüências para o sistema de saúde pública. O estresse produzido pelos congestionamentos, brigas, impaciência e correrias no trânsito e na escola. As conseqüências do uso de bebidas alcoólicas no trânsito. Os deficientes físicos e a mobilidade, o respeito às diferenças, visitando e conhecendo na prática a situação de deficientes físicos visuais próxima à escola. Eles tiveram oportunidade de refletir sobre estas questões, compreendendo a importância da valorização da própria vida e da vida dos outros. Na disciplina de Geografia buscamos explorar o trânsito e o caminho de casa para a escola e outros lugares, analisando diversos locais e refletindo sobre quais deles apresentavam maiores dificuldades de locomoção, de comunicação e de convivência social. Desenho da planta do bairro com principais ruas. Os alunos foram levados a reconhecer e discutir sobre as ações do homem sobre o espaço e através do tempo e as conseqüências destas ações para si próprio e para a sociedade; as enchentes no bairro que mudaram a forma de locomoção da comunidade, que passou a utilizar catraia, barco, para atravessar o igarapé enquanto duravam as enchentes no bairro. Trânsito e os meios de transporte, os equipamentos de segurança, de sinalização e de fiscalização. Na área de Eucação Física promovemos atividades físicas para o desenvolvimento das potencialidades corporais: agilidade, atenção, a percepção, a criatividade, noções de lateralidade e espaciais, imprescindíveis à locomoção. Atividades corporais para o domínio dos conhecimentos de esquerda, direita, para frente, para trás, etc. Respeito às regras e reflexão sobre a melhoria da qualidade de vida através da prática de atividades físicas. Promovemos várias atividades e dinâmicas envolvendo

19 deslocamentos seguros, levando os alunos a compreenderem a necessidade da responsabilidade e do respeito ao compartilhar o espaço público, e o direito que todos têm de ir e vir. No ensino religioso buscamos abordar o tema trânsito como uma questão de amor a vida e respeito ao próximo. Trânsito envolve amor a vida, amor ao próximo, solidariedade, paciência, cortesia, cuidados para preservar a vida e a saúde. Assim buscamos explorar cartazes, vídeos e músicas da campanha da fraternidade de 2012: saúde e fraternidade, propiciando um ambiente mais fraterno, humano e pacífico.

20 Painéis temáticos Fevereiro Trânsito é convivência - regras de boa convivência palavrinhas mágicas Conviver bem na escola conviver bem no trânsito Março colaboração, cidadania, atenção, respeito, limites, obediência a regras. O trânsito no bairro em fotos - filme: a corrente do bem Trânsito é comunicação colaboração - participação compreensão Abril Sinalização - estudo dos sinais de trânsito Trânsito é mobilidade atenção - locomoção preservação Estudo dos meios de transporte ontem e hoje Direito de ir e vir Maio Quando sai pelas ruas que cuidados você toma? Trânsito e paz - Conviver em paz é tudo de bom - passe adiante esta idéia Música: A paz invadindo meu coração; Junho Dramatização: Vamos construir uma ponte em nós Trânsito é vida - saúde - valorização e cuidados para a preservação da Própria vida e a dos outros - entrevistas Julho Trânsito e segurança - acidentes - prejuízos Agosto Setembro Observação atenta e crítica de situações do dia-a-dia Trânsito e meio ambiente poluição sonora, visual e ambiental Cidadania e ética Semana do trânsito - passeata pelas ruas do bairro Conscientização da comunidade Outubro Painel: o que podemos fazer para melhorar o trânsito no bairro? Painel sobre reflexões da visita a auto escola dirigindo bem e ao Detran da cidade leis e punições no trânsito Novembro Painel conquistas do projeto - busca de novas parcerias fora da escola Dezembro Reunião e avaliação do projeto continuidade para o próximo ano

21 Materiais complementares: Ver anexos Categoria: Educador Protocolo:

22 Bibliografia: BECKER, Fernando. Da ação à operação: o caminho da aprendizagem em J. Piaget e P. Freire. Porto Alegre, R.S., Palmarinca, Bogue, E.A.T.; Ferreira, M.A.S.; Silva, M.H.G Trânsito - Educação, Participação e Consciência. Curso de Mídias na Educação Ciclo Básico Universidade Federal de Campo Grande (MS). BRASIL.Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais,Ética.vol. 10. Brasília: MEC/SEF, 1997, 146pag. Código de Transito Brasileiro - LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE (Portaria nº 147/09) CUNHA, Luiz Antônio. Os Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental: Convívio Social e Ética. Cadernos de Pesquisa, nº 99, São Paulo, DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo. p DETRAN. Educação para o Trânsito na Escola: caminhos possíveis. Disponível em: FERREIRE, Nilda Tevês. Cidadania: uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, FREIRE, Paulo. Educação e Mudança.. Tradução Moacir Gadotti e Lílian Lopes Martin. Rio de Janeiro, 1979 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à prática pedagógica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997 FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

23 FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Tradução Moacir Gadotti e Lílian LopesMartin. Rio de Janeiro, 1979 LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: Editora Alternativa, MARTINS, João Pedro. A Educação de Trânsito: campanhas educativas nas escolas. Belo Horizonte, MG: Autêntica, REVISTA NOVA ESCOLA.Janeiro/fevereiro de 2001.n.139 PCNs: apresentação dos Temas Transversais. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, MEC/SEF, SANTOMÉ, Jurgo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade O currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, SEVERINO, Antônio Joaquim. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, I. C. A. (org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, SIEGEL,Norberto. Fundamentos da Educação:Temas Transversais e Ética. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI).Indaial:Ed.ASSELVI, p SILVA, C. S.R.; Ética e Cidadania: resgate de valores no ambiente escolar, Curitiba: revista gestão de rede, maio, SILVA, Luiz Heron da (org.,). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, ZANOBIA, ADEMIR & SARDINHA, JOSÉ CARLOS Código de Trânsito Brasileiro anotado e seus recursos. 2ª Edição. BH Editora. Vídeo: Convivência, disponível em: Coleção de vídeos da TV Escola Sinal verde : Tráfego seguro, seguindo as regras de trânsito, ajudando a quem precisa (+ outros). Coleção descobrindo transportes

24 REGRAS DE CONVIVENCIA NA ESCOLA.wmv A fábula do Porco- Espinho. Convivência Medo, timidez e arrogância. Mandamentos da Boa Convivência e do Respeito Mútuo REGRAS DE BOAS MANEIRAS E HIGIENE NA ESCOLA As Palavrinhas Mágicas - Infantil Categoria: Educador Protocolo:

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Resumo Este projeto propõe a discussão da Década de Ações para a Segurança no Trânsito e a relação dessa com o cotidiano dos alunos, considerando como a prática

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É hora de promover a segurança e a harmonia no trânsito. E os pais podem dar o exemplo. No Brasil, o índice

Leia mais

Tema: Educando Para a Vida

Tema: Educando Para a Vida Tema: Educando Para a Vida 1- JUSTIFICATIVA: Uma parte dos alunos utiliza o transporte escolar e carros de familiares para locomover até a Escola, a outra parte que reside próximo fazem uso das faixas

Leia mais

ENTRADA E SAÍDA DAS CRIANÇAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL INTERAGIR

ENTRADA E SAÍDA DAS CRIANÇAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL INTERAGIR ESCOLA INTERAGIR ENTRADA E SAÍDA DAS CRIANÇAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL INTERAGIR ANDREA CRISTIANE MARASCHIN BRUSCATO PORTO ALEGRE, 2011 A criatividade de uma nação está ligada à capacidade de pensar,

Leia mais

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA Luciane de Oliveira Machado 1 INTRODUÇÃO Este artigo apresenta o projeto de educação para o

Leia mais

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Público: Oitavos anos Data: 25/5/2012 181 Dentro deste tema, foi escolhida para

Leia mais

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO-UFERSA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO :EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALUNA:FRANCISCA IÊDA SILVEIRA DE SOUZA TUTORA: ANYELLE PAIVA ROCHA ELIAS PROFESSORA: DIANA GONSALVES

Leia mais

PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ

PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ TEMA PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES Educação para a Paz Aplicadores:

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

PROJETO: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO NÃO TEM IDADE

PROJETO: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO NÃO TEM IDADE PROJETO: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO NÃO TEM IDADE SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO "Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre" Autoria: Leticia Garroni Felix Martins Projeto: Educação no Trânsito

Leia mais

Projeto Paz na Escola

Projeto Paz na Escola Projeto Paz na Escola Olímpia Terezinha da Silva Henicka Dariléia Marin Em uma sociedade como a nossa, na qual a riqueza é tão mal distribuída, a preocupação com a sobrevivência deve ser maior que as preocupações

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR

PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR FABIA GRAVINA VIEIRA ROCHA Colégio e Faculdade Modelo do Paraná- Curitiba/PR fabiagravina@hotmail.com RESUMO Sensível à necessidade de reflexão sobre as relações dos seres

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. Rosane Beatriz da Cruz Pacheco Reis

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. Rosane Beatriz da Cruz Pacheco Reis EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO Rosane Beatriz da Cruz Pacheco Reis PORTO ALEGRE 2011 SUMÁRIO 1.APRESENTAÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 3.1 OJETIVOS GERAL 3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS 4. METODOLOGIA 5. CONTEÚDOS

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO QUESTÃO 4 a) O conteúdo do diálogo a ser completado deve manifestar que as colocações da aluna não constituem aquilo

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO Neste ciclo, o projeto é desenvolvido de forma integrada, a partir de um tema as áreas de conhecimento do currículo escolar devem contribuir com seus conteúdos e metodologias no

Leia mais

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Kelly Cristina Costa de Lima, UEPA Aline Marques Sousa, UEPA Cassia Regina Rosa

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO SECRETARIA MUNICIPAL DA DEFESA SOCIAL E DA CIDADANIA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EducAção Cidadania em Ação RESUMO DIA ANTERIOR 1 Função do Agente de Trânsito Orientar e prestar informações a qualquer cidadão

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CÍCERO WILLIAMS DA SILVA EMERSON LARDIÃO DE SOUZA MARIA DO CARMO MEDEIROS VIEIRA ROBERTO GOMINHO DA SILVA

Leia mais

PROJETO DE LEITURA CESTA LITERÁRIA

PROJETO DE LEITURA CESTA LITERÁRIA Escola de Ensino Médio João Barbosa Lima PROJETO DE LEITURA CESTA LITERÁRIA DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA E A ARTE DE ESCREVER Projeto na Sala de PCA da Área de Linguagens e Códigos PROEMI -Programa

Leia mais

PROJETO CIDADANIA NA COMUNIDADE (COMUNIDADE DA ESCOLA SETE LÉGUAS)

PROJETO CIDADANIA NA COMUNIDADE (COMUNIDADE DA ESCOLA SETE LÉGUAS) PROJETO CIDADANIA NA COMUNIDADE (COMUNIDADE DA ESCOLA SETE LÉGUAS) Rio Verde 2010 MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO Professora responsável: Lílian Alves Rosa da Silva. Endereço: Rua Juarez Fernandes, nº. 178,

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA APROPRIAÇÃO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS LOCAIS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM CAMPINA GRANDE-PB.

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA APROPRIAÇÃO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS LOCAIS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM CAMPINA GRANDE-PB. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA APROPRIAÇÃO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS LOCAIS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM CAMPINA GRANDE-PB. Maria Célia Cavalcante de Paula e SILVA Licenciada em Ciências Biológicas pela

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. Justificativa Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. A Escola de Ensino Fundamental Mondrian, fundada em 2011, começou suas atividades em

Leia mais

XIV PRÊMIO DENATRAN DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PROJETO ESCOLAR AUTONOMIA NA MOBILIDADE URBANA

XIV PRÊMIO DENATRAN DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PROJETO ESCOLAR AUTONOMIA NA MOBILIDADE URBANA XIV PRÊMIO DENATRAN DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PROJETO ESCOLAR AUTONOMIA NA MOBILIDADE URBANA CATEGORIA EDUCADOR (1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos) 1. APRESENTAÇÃO A inclusão do tema transversal de Educação para

Leia mais

Educação Física: Mais do que um espaço de desenvolvimento físico, um espaço de possibilidade dialógica.

Educação Física: Mais do que um espaço de desenvolvimento físico, um espaço de possibilidade dialógica. Educação Física: Mais do que um espaço de desenvolvimento físico, um espaço de possibilidade dialógica. João Paulo Madruga 1 Quando pensamos em Educação Física no ambiente escolar, logo nos reportamos

Leia mais

semana nacional do trânsito educando nossos condutores e pedestres, visto que o trânsito da cidade é precário.

semana nacional do trânsito educando nossos condutores e pedestres, visto que o trânsito da cidade é precário. SEJA VOCÊ A MUDANÇA NO TRÂNSITO PROJETO: Leticia Garroni Felix Martins Justificativa: O projeto está na sua 3 edição e foi criado para apoiar a semana nacional do trânsito educando nossos condutores e

Leia mais

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para que a Educação Infantil no município de Piraquara cumpra as orientações desta Proposta Curricular a avaliação do aprendizado e do desenvolvimento da criança, como

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA CLAINES KREMER GENISELE OLIVEIRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POR UMA PERSPECTIVA DE RELAÇÕES ENTRE

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS Carine Ferreira Machado Virago 1 Carla Cristiane Costa 2 Resumo: A nova conjuntura educacional, voltada especialmente a uma educação integral

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Projeto - Campanha de Trânsito: tenha atitudes solidárias para ir longe

Projeto - Campanha de Trânsito: tenha atitudes solidárias para ir longe Projeto - Campanha de Trânsito: tenha atitudes solidárias para ir longe Tema: Campanha de Trânsito Público alvo: O projeto é destinado a alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano). Justificativa

Leia mais

Comunicação e Cultura Fortaleza

Comunicação e Cultura Fortaleza Comunicação e Cultura Fortaleza Contexto Em Fortaleza, o projeto Mudando sua Escola, Mudando sua Comunidade, Melhorando o Mundo! trabalhou nas atividades de produção de jornais escolares com a participação

Leia mais

ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL

ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL Adriana do Nascimento Araújo Graduanda Pedagogia - UVA Francisca Moreira Fontenele Graduanda

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FLORESTA ISEF PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO FLORESTA PE 2013 SUMÁRIO I. JUSTIFICATIVA II. OBJETIVO A. GERAIS B. ESPECIFICOS III. DESENVOLVIMENTO IV. CRONOGRAMA

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA Projeto apresentado e desenvolvido na Escola Estadual Domingos Briante

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

Objetivos Gerais : Objetivos específicos :

Objetivos Gerais : Objetivos específicos : INTRODUÇÃO Os meios de transporte estão presentes na vida de todos estudantes que, desde cedo já aprendem a fazer uso desses meios; E precisão ter consciência de que estes meios são essenciais na vida

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

Projeto Escola com Celular

Projeto Escola com Celular Projeto Escola com Celular Rede Social de Sustentabilidade Autores: Beatriz Scavazza, Fernando Silva, Ghisleine Trigo, Luis Marcio Barbosa e Renata Simões 1 Resumo: O projeto ESCOLA COM CELULAR propõe

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA RESUMO Os educadores têm se utilizado de uma metodologia Linear, que traz uma característica conteudista; É possível notar que o Lúdico não se limita

Leia mais

Educação para o trânsito

Educação para o trânsito Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino Fundamental Publicado em 2011 Projetos temáticos 5 o ANO Data: / / Nível: Escola: Nome: Educação para o trânsito JUSTIFICATIVA O estudo do tema: Educação

Leia mais

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014. DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Resumo: MACHADO, Diana dos Santos 1 Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO: PROJETO AMBIENTE LIMPO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO: PROJETO AMBIENTE LIMPO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO: PROJETO AMBIENTE LIMPO Autor: Dassayanne dos Santos Vasconcelos¹, Co-autores:Carlos de Oliveira Bispo¹; Jonathan Alisson dos Santos Souza¹; Prof. Marcos Lopes de Sant

Leia mais

Prêmio Atitude Ambiental 2012

Prêmio Atitude Ambiental 2012 Prêmio Atitude Ambiental 2012 TEMAS: 1. Carta da Terra (Para Educação Infantil e Ensino Fundamental I) 2. O Lixo de Bertioga e eu (para Ensino Fundamental II) 3. RIO +20 Conferência das Nações Unidas sobre

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES TRANSITO NA ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES TRANSITO NA ESCOLA ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES TRANSITO NA ESCOLA IPEZAL/ANGÉLICA MS AGOSTO/2010 ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES TRANSITO NA ESCOLA Projeto/Ação do PDE-Escola, elaborado para ser desenvolvido nos

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Avaliação-Pibid-Metas

Avaliação-Pibid-Metas Bolsista ID: Claines kremer Avaliação-Pibid-Metas A Inserção Este ano o reingresso na escola foi diferente, pois já estávamos inseridas na mesma há praticamente um ano. Fomos bem recepcionadas por toda

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS. Projeto. Trânsito Atenção Pela Vida

ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS. Projeto. Trânsito Atenção Pela Vida ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS Projeto Trânsito Atenção Pela Vida Ipezal/Angélica MS Maio 2015 ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES. IPEZAL/ANGÉLICA-MS. PROFESSORES RESPONSÁVEIS Clarindo

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA E DO CONTRÁRIO GENTILEZA GERA GENTILEZA

VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA E DO CONTRÁRIO GENTILEZA GERA GENTILEZA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CALDAS JUNIOR SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVO HAMBURGO VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA E DO CONTRÁRIO GENTILEZA GERA GENTILEZA Professoras: Jane Engel Correa Patrícia

Leia mais

PROJETO FAZENDO ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO ORIENTADOR NO COMPROMISSO DA CAPACITAÇÃO DOCENTE

PROJETO FAZENDO ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO ORIENTADOR NO COMPROMISSO DA CAPACITAÇÃO DOCENTE PROJETO FAZENDO ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO ORIENTADOR NO COMPROMISSO DA CAPACITAÇÃO DOCENTE Sérgio Dal-Ri Moreira Pontifícia Universidade Católica do Paraná Palavras-chave: Educação Física, Educação, Escola,

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO PARANÁ GOVERNO DO ESTADO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS - DPPE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PDE Anexo I Professor PDE FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO

Leia mais

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Bullying e Uso consciente da internet

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Bullying e Uso consciente da internet Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio Atividade: Reflexão sobre Bullying e Uso consciente da internet Público: Sétimos anos Data: 25/5/2012 Proposta: Sensibilizar e esclarecer os alunos

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS Projeto: uma nova cultura de aprendizagem ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. [S.l.: s.n.], jul. 1999. A prática pedagógica

Leia mais

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves TEMA : BRINCANDO E APRENDENDO NA ESCOLA Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves Autora: Prof a Cássia de Fátima da S. Souza PÚBLICO ALVO Alunos de 04 anos TEMA: BRINCANDO E

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva 1 Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista,

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO NOME DO PROJETO Web Rádio: Escola César Cals- Disseminando novas tecnologias via web ENDREÇO ELETRÔNICO www.eccalsofqx.seduc.ce.gov.br PERÍODO DE EXECUÇÃO Março a Dezembro de

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária Apoio: Secretária municipal de educação de santo Afonso PROJETO INTERAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. É imperioso que dois dos principais

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013 Atividades Pedagógicas Outubro 2013 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO IV A GRUPO IV B GRUPO IV C GRUPO IV

Leia mais

Avaliação do Programa Cidadania em Trânsito ALUNOS Novembro / 2013

Avaliação do Programa Cidadania em Trânsito ALUNOS Novembro / 2013 Avaliação do Programa Cidadania em Trânsito ALUNOS Novembro / 2013 1 INDICE: METODOLOGIA:... 3 PERFIL DOS RESPONDENTES:... 4 CIDADANIA EM TRÂNSITO... 5 A Gidion é uma empresa que:...5 Você sabe se tem

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

Sonho Planejado, Sonho Realizado

Sonho Planejado, Sonho Realizado Sonho Planejado, Sonho Realizado Escola Estadual Alceu Gomes da Silva Sala 12 - Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Lilian Gomes dos Santos Realização: Foco Educação Financeira e apoio às habilidades

Leia mais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia I nvestigativa Escolha de uma situação inicial: Adequado ao plano de trabalho geral; Caráter produtivo (questionamentos); Recursos (materiais/

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS EDITAL

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS EDITAL EDUCAÇÃO INFANTIL 01) Tomando como base a bibliografia atual da área, assinale a alternativa que destaca CORRE- TAMENTE os principais eixos de trabalho articuladores do cotidiano pedagógico nas Instituições

Leia mais