TEORIAS COMO ESTRUTURAS: PARADIGMAS DE KUHN & PROGRAMAS DE PESQUISA DE LAKATOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEORIAS COMO ESTRUTURAS: PARADIGMAS DE KUHN & PROGRAMAS DE PESQUISA DE LAKATOS"

Transcrição

1 TEORIAS COMO ESTRUTURAS: PARADIGMAS DE KUHN & PROGRAMAS DE PESQUISA DE LAKATOS Prof. Thiago C. Almeida A. F. Chalmers, O que é ciência afinal?

2 Paradigmas de Kuhn Thomas Kuhn

3 Paradigmas de Kuhn *Indutivismo *Falsificacionismo Testemunho histórico da ciência

4 Paradigmas de Kuhn Teoria de Kuhn Compatível com a situação histórica Enfatiza o caráter revolucionário do progresso científico Características sociológicas das comunidades científicas

5 Progresso da Ciência Ciência normal Préciência Criserevolução Nova ciência normal Nova crise

6 Ciência Normal Ciência madura: Um único paradigma; Componentes do paradigma: leis explicitamente declaradas; suposições teóricas; aplicação das leis fundamentais; instrumentação para aplicação ao mundo real; princípios metafísicos orientadores; Paradigma: distingue ciência de não-ciência; Os paradigmas são imprecisos, de forma que a ciência normal consiste no esforço de articula-lo com objetivo de que corresponda à natureza; Ciência normal: atividade de resolução de problemas governada pelas regras do paradigma.

7 Ciência Normal Problemas no paradigma Newtoniano: Projetar técnicas matemáticas para lidar com movimento de um planeta sujeito a mais de uma força de atração; Desenvolver suposições adequadas para aplicar as leis de Newton ao movimento de fluidos; Melhoria na precisão das observações telescópicas; Desenvolvimento de técnicas experimentais capazes de produzir mensurações confiáveis de G.

8 Ciência Normal Pré-ciência Total desacordo entre cientistas; Constante debate a respeito dos fundamentos; Muitas teorias; Discordância a respeito das interpretações dos fenômenos.

9 Ciência Normal Fracasso em resolver um problema? Fracasso do cientista; Fracassos persistentes: anomalias; Cientista não-crítico do paradigma; Todo tipo de falsificacionismo é rejeitado! Ciência normal e madura x Pré-ciência imatura (desorganizada); Podem haver violações destas caracterizações.

10 Ciência Normal Anomalia do limiar: Observada início da década de 60 Interpretada fim da década de 80 U r, E = V r, E + iw (r, E) V E = V 0 + V(E)

11 Ciência Normal Paradigma Há mais coisas num paradigma do que é possível tornar claro sob a forma de regras e orientações explícitas.

12 Ciência Normal O que é um jogo? Ao tentarmos definir o que é um jogo acabamos por descobrir algo que fuja da definição e que desejamos considerar como um jogo. Ludwig Wittgenstein No entanto, isso não exclui o uso legítimo do conceito de jogo.

13 Crise e Revolução Fatores que levam à crise: Anomalia que ataque os fundamentos do paradigma; Anomalia importante para alguma necessidade social urgente; Anomalia persistente no tempo; Número crescente de anomalias.

14 Crise e Revolução Comunidade científica: Cada um por si; Descontentamento e inquietação com o paradigma vigente; Desconfiança, desânimo; Clímax: surgimento de um paradigma rival! Novo paradigma: diferente e incompatível com o anterior.

15 Crise e Revolução Comunidade científica: Adesão ao novo paradigma: foge da lógica; Não há argumento lógico convincente que justifique a conversão; Partidários de diferentes paradigmas vêem o mundo de forma diferente; Sucesso da revolução: adesão da maioria.

16 Programas de Pesquisa de Lakatos Imre Lakatos Tentativa de melhorar o falsificacionismo de Popper

17 Teorias como Estruturas Teorias: complexas demais Falsificacionismo / Indutivismo: simplistas demais

18 Teorias como Estruturas Argumentos: Análise histórica; Sentido preciso de conceitos; Crescimento da ciência.

19 Programas de Pesquisa de Lakatos Cinturão Protetor Núcleo irredutível (hard core)

20 Programas de Pesquisa de Lakatos Elementos do programa de pesquisa: Núcleo irredutível (hard core): é o que define o programa; seu conjunto de hipóteses e postulados iniciais donde partirá o desenvolvimento do programa. Ele é por definição infalsificável; Astronomia copernicana: Terra e os planetas orbitam um Sol estacionário e a Terra gira em seu eixo uma vez por dia. Cinturão Protetor: hipóteses auxiliares, suposições subjacentes, proposições de observação; Astronomia copernicana: epiciclos.

21 Programas de Pesquisa de Lakatos O núcleo irredutível é imodificável (heurística negativa). Modifica-lo significa sair daquele programa de pesquisa; A heurística positiva consiste em um conjunto de sugestões ou indícios parcialmente articulados de como mudar, desenvolver, as variantes refutáveis de um programa de pesquisa, como modificar, sofisticar, o cinturão protetor refutável. O desenvolvimento de um programa de pesquisa envolverá não somente a adição de hipóteses auxiliares adequadas, mas também o desenvolvimento de técnicas matemáticas e experimentais adequadas.

22 Programas de Pesquisa de Lakatos Planeta Sol

23 Programas de Pesquisa de Lakatos

24 Programas de Pesquisa de Lakatos Heurística Positiva do Programa de Newton Programa Teórico Programa Experimental

25 Programas de Pesquisa de Lakatos Antes de pôr à prova o programa, é preciso desenvolve-lo apropriadamente. Neste ponto as confirmações são mais preciosas que as falsificações; A teoria de Newton experimentou sucessos dramáticos, ela progrediu; A astronomia ptolemaica fracassou em prever fenômenos novos, ela degeneresceu.

26 Programas de Pesquisa de Lakatos Requisitos de um bom programa de pesquisa: Deve possuir coerência, oferecer um programa claro para pesquisas futuras; Deve levar à descoberta de fenômenos novos.

27 Programas de Pesquisa de Lakatos Qual a metodologia dentro de um programa de pesquisa? Cinturão Protetor Núcleo irredutível (hard core) Desenvolvimento e expansão não ad hoc

28 Programas de Pesquisa de Lakatos Qual a metodologia dentro de um programa de pesquisa? Problema da órbita de Urano: um outro planeta? Aberração óptica? Ambas são hipóteses válidas; É o movimento natural de Urano? Não testável; Urano Sol não segue a lei do inverso do quadrado? Foge do programa de pesquisa pois viola o núcleo irredutível.

29 Comparação entre Programas de Pesquisa x

30 Comparação entre Programas de Pesquisa Méritos: Um programa degenerescente deve dar lugar a um programa progressista.

31 Comparação entre Programas de Pesquisa Méritos: Um programa degenerescente deve dar lugar a um programa progressista. TEMPO!! Copérnico e as fases de Vênus 70 anos. Copérnico e a paralaxe das estrelas fixas alguns séculos; Sempre é possível que alguma modificação engenhosa no cinturão protetor de um programa traga-o de volta à vida e conduza a alguma descoberta espetacular.

32 Comparação entre Programas de Pesquisa Eletricidade: dois programas rivais (ação à distância x campo elétrico) levaram a importantes descobertas, sendo a teoria eletromagnética clássica herdeira dos dois programas, abarcando características de ambos. Programas não são tão autônomos como Lakatos propõe.

33 Comparação entre Programas de Pesquisa??????? x???????

34 Comparação entre Programas de Pesquisa os méritos relativos a dois programas de pesquisa só podem ser decididos olhando-se para trás

35 Comparação entre Programas de Pesquisa a metodologia de Lakatos é um ornamento verbal, como um memorial de épocas mais felizes quando era ainda possível administrar um negócio complexo e frequentemente catastrófico como a ciência, seguindo-se umas poucas regras simples e racionais Paul Feyerabend

36 Programas de Pesquisa de Lakatos

37 TEORIAS COMO ESTRUTURAS: PARADIGMAS DE KUHN & PROGRAMAS DE PESQUISA DE LAKATOS Prof. Thiago C. Almeida A. F. Chalmers, O que é ciência afinal?

A Epistemologia de Imre Lakatos

A Epistemologia de Imre Lakatos ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Fundamentos Históricos e Filosóficos das Ciências A Epistemologia de Imre Lakatos Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Imre Lakatos Nasceu na Hungria em

Leia mais

A Epistemologia de Imre Lakatos

A Epistemologia de Imre Lakatos Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação A Epistemologia de Imre Lakatos Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Imre Lakatos Nasceu na Hungria em 1922. Estudou em Budapest, Moscou e Cambridge,

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos O problema não deveria ser colocado em termos de saber se uma refutação é real ou não. (...) o problema é saber que

Leia mais

O que é Ciência, afinal?

O que é Ciência, afinal? O que é Ciência, afinal? Produção e composição de alimentos HNT 0205-2016 O senso comum de Ciência Conhecimento científico é conhecimento comprovado A Ciência é objetiva O conhecimento científico é confiável

Leia mais

A construção do conhecimento científico

A construção do conhecimento científico A construção do conhecimento científico Concepções Metodológicas Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior guanis@gmail.com www.cpaqv.org Concepções metodológicas São sistemas teóricos que pretendem compreender

Leia mais

A Epistemologia de Kuhn

A Epistemologia de Kuhn ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Fundamentos Históricos e Filosóficos das Ciências A Epistemologia de Kuhn Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Thomas Kuhn Kuhn nasceu em Cincinatti, Ohio,

Leia mais

RACIONALISMO X RELATIVISMO

RACIONALISMO X RELATIVISMO RACIONALISMO X RELATIVISMO Prof. Thiago C. Almeida A. F. Chalmers, O que é ciência afinal? Introdução Lakatos x Kuhn Ciência e não-ciência? Avaliação de teorias? Racionalismo x Relativismo Racionalismo

Leia mais

OBJETIVISMO E O RELATO OBJETIVISTA

OBJETIVISMO E O RELATO OBJETIVISTA OBJETIVISMO E O RELATO OBJETIVISTA Prof. Thiago C. Almeida A. F. Chalmers, O que é ciência afinal? Objetivismo Introdução Enfatiza que itens do conhecimento transcendem as crenças e estados de consciência

Leia mais

A Epistemologia de Kuhn

A Epistemologia de Kuhn ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Fundamentos Históricos e Filosóficos das Ciências A Epistemologia de Kuhn Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Thomas Kuhn Kuhn nasceu em Cincinatti, Ohio,

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos Pressupostos Filosóficos da Ciência Positivismo Valoriza indução (do particular para o geral) e relações lógicas entre

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos Ementa da Disciplina Noções de Filosofia da Ciência: positivismo, Popper, Kuhn, Lakatos e tópicos de pesquisa recentes.

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos Kuhn concorda com Popper no que se refere à observação carregada de teoria Também concorda com Popper ao dizer que

Leia mais

Imre Lakatos. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica

Imre Lakatos. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica Imre Lakatos O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência II Prof. Valter A. Bezerra Departamento de Filosofia FFLCH-USP Mudança científica

Leia mais

A Epistemologia de Kuhn

A Epistemologia de Kuhn Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação História e Filosofia das Ciências A Epistemologia de Kuhn Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Thomas Kuhn Kuhn nasceu em Cincinatti, Ohio, em 1922,

Leia mais

IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL

IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL - 2018 1. (FUNREI-97) Duas, entre as luas de Júpiter, Têm raios de órbitas que diferem por um fator de 2. Qual a razão entre os seus períodos

Leia mais

Capítulo 6. Gravitação Universal

Capítulo 6. Gravitação Universal Capítulo 6 Gravitação Universal Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem,

Leia mais

Maurício Mendonça ESPIRITISMO & CIÊNCIA

Maurício Mendonça ESPIRITISMO & CIÊNCIA Maurício Mendonça ESPIRITISMO & CIÊNCIA Original completo em Pesquisas da Sobrevivência da Alma (...) LAKATOS E OS PROGRAMAS DE PESQUISA CIENTÍFICA Contrariando Popper, Lakatos defendeu a idéia de que

Leia mais

-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.

-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c. -Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.) círculo e esfera como símbolos da perfeição -Aristóteles

Leia mais

O PROGRAMA DE PESQUISA DE IMHRE LAKATOS. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

O PROGRAMA DE PESQUISA DE IMHRE LAKATOS. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior O PROGRAMA DE PESQUISA DE IMHRE LAKATOS Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Introdução Lakatos, junto com Popper, Kuhn e Feyerabend, participou de debates de alto nível na epistemologia contemporânea.

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos Recapitulando O que é ciência? Para o positivismo (ou empirismo) lógico, lógica e matemática são conhecimentos que

Leia mais

-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.

-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c. -Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.) círculo e esfera como símbolos da perfeição -Aristóteles

Leia mais

Gravitação Universal. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino

Gravitação Universal. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino Gravitação Universal Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Introdução; Modelos planetários; As leis de Kepler; Lei da gravitação universal. INTRODUÇÃO Denomina-se gravitação, a área da Física

Leia mais

-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.

-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c. -Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.) círculo e esfera como símbolos da perfeição -Aristóteles

Leia mais

Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1

Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1 Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1 Física_1 EM Profa. Kelly Pascoalino Tópicos da aula: Leis de Kepler; Lei da gravitação universal; Peso. Leis de Kepler Denomina-se gravitação, a área da Física

Leia mais

Preconceito muito pra frente

Preconceito muito pra frente Coltec/UFMG 2017 Preconceito muito pra frente Millôr Fernandes, Jornal do Brasil, p. 11, 26 de janeiro de 1990 Toda hora eu vejo, em jornais, revistas, televisão, e na rua, pessoas cada vez mais livres

Leia mais

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo IF UFRJ Mariano G. David Mônica F. Corrêa Laboratório de Ciências Radiológicas http://www.lcr.uerj.br http://www.labmetroonline. com.br/ Laboratório

Leia mais

FALSIFICACIONISMO POPPERIANO Falsificacionismo.mp4 ou MÉTODO DAS CONJETURAS E REFUTAÇÕES

FALSIFICACIONISMO POPPERIANO Falsificacionismo.mp4 ou MÉTODO DAS CONJETURAS E REFUTAÇÕES FALSIFICACIONISMO POPPERIANO Falsificacionismo.mp4 ou MÉTODO DAS CONJETURAS E REFUTAÇÕES Karl Popper está preocupado com dois problemas epistemológicos básicos O que distingue ciência da não ciência? Qual

Leia mais

Ortodoxia x Heterodoxia: qual o seu programa de pesquisa preferido?

Ortodoxia x Heterodoxia: qual o seu programa de pesquisa preferido? JLCoreiro, 26 de setembro de 2016 Ortodoxia x Heterodoxia: qual o seu programa de pesquisa preferido? Por: José Luis Oreiro (IE-UFRJ) e Paulo Gala (FGV-SP) Para que possamos entender a diferença entre

Leia mais

Modelos do Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP

Modelos do Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP Modelos do Sistema Solar Roberto Ortiz EACH/USP Grécia antiga (750 a.c. 146 a.c.) Desenvolvimento da Matemática, Geometria, Astronomia, Filosofia, Política, etc. Em sua obra Metafísica, Aristóteles (384

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA I /03/2009 FLAVIO ANTONIO MAXIMIANO A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA I /03/2009 FLAVIO ANTONIO MAXIMIANO A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA I 2009 14/03/2009 FLAVIO ANTONIO MAXIMIANO A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO VISÕES SOBRE A CIÊNCIA Filósofo Historiador Cientista Sociólogo Senso comum PROFESSOR

Leia mais

O Argumento da Queda da Lua

O Argumento da Queda da Lua O Argumento da Queda da Lua Uma exposição didática de como Newton apresentou a idéia de força gravitacional Freire, Matos e Valle, Física na Escola, 5(1), 2004 Newton e a gravitação universal Que a Lua

Leia mais

Física Básica RESUMO. Física dos corpos celestes. Física 1

Física Básica RESUMO. Física dos corpos celestes. Física 1 Física dos corpos celestes RESUMO Estudar gravitação é tentar entender um pouco mais sobre o Universo que nos cerca. Desde que o Homem começou a pensar e a filosofar sobre a vida, começou também a pensar

Leia mais

Terceira ruptura epistemológica: Passagem da Ciência Moderna à Ciência Contemporânea. (séc. XX)

Terceira ruptura epistemológica: Passagem da Ciência Moderna à Ciência Contemporânea. (séc. XX) Terceira ruptura epistemológica: Passagem da Ciência Moderna à Ciência Contemporânea (séc. XX) Epistemologia Contemporânea: Crise nas ciências tradicionais: Teoria da Relatividade (Einstein): O resultado

Leia mais

História e Filosofia da Ciência

História e Filosofia da Ciência História e Filosofia da Ciência REVISÃO: Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Crise nas ciências tradicionais: Teoria da Relatividade (Einstein): O resultado de uma experiência depende do estado de movimento

Leia mais

FILOSOFIA DA CIÊNCIA

FILOSOFIA DA CIÊNCIA FILOSOFIA DA CIÊNCIA 1 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA CIÊNCIA» Nesta matéria iremos estudar o que significam o pensamento humano, o conhecimento, a filosofia e a ciência para a Filosofia da Ciência. 2 O pensamento

Leia mais

FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Prof. Adriano R. 2º Anos

FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Prof. Adriano R. 2º Anos FILOSOFIA DA CIÊNCIA Prof. Adriano R. 2º Anos CÍRCULO DE VIENA - Os filósofos do Círculo de Viena representam o movimento filosófico do positivismo lógico ou empirismo lógico, segundo o qual o saber científico

Leia mais

ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA ECT

ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA ECT UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Centro de Ciências da Educação Centro de Ciências Biológicas

Leia mais

O que distingue a ciência da não ciência?

O que distingue a ciência da não ciência? O que distingue a ciência da não ciência? O estudo atento da história da ciência levou Kuhn a dividir a história de cada disciplina em dois períodos (pré-científico e científico) Período da pré-ciência

Leia mais

CURSO ECONOMIA EVOLUCIONÁRIA E DAS

CURSO ECONOMIA EVOLUCIONÁRIA E DAS CURSO ECONOMIA EVOLUCIONÁRIA E DAS INSTITUIÇÕES Maria da Graça Fonseca e Renata Lèbre La Rovere As idéias de Lakatos O programa de pesquisa, para Lakatos, é constituído de um núcleo rígido, que é um conjunto

Leia mais

Departamento de Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Iniciação à Pesquisa em Geografia I

Departamento de Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Iniciação à Pesquisa em Geografia I Departamento de Geografia Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo Iniciação à Pesquisa em Geografia I Método e Hipótese Prof. Dr. Fernando Nadal Junqueira Villela Método

Leia mais

Colégio Santa Cruz - Ensino Médio - Profª Beth

Colégio Santa Cruz - Ensino Médio - Profª Beth 1 Andreas Cellarius (1660) 2 3 Aristóteles (sec. IV ac): 4 Camille Flammarion L atmosphère: météorologie populaire (1888) Tratado Do Céu: Mundo terrestre (sublunar): 4 elementos fundamentais (terra, água,

Leia mais

O núcleo duro da divergência entre ortodoxos e heterodoxos na economia

O núcleo duro da divergência entre ortodoxos e heterodoxos na economia Folha de São Paulo, 23 de outubro de 2016 O núcleo duro da divergência entre ortodoxos e heterodoxos na economia Por: José Luis Oreiro, Paulo Gala RESUMO Autores entram na longa polêmica sobre as diferenças

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática. FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

O Eclipse em Sobral e a Teoria da Relatividade Geral

O Eclipse em Sobral e a Teoria da Relatividade Geral O Eclipse em Sobral e a Teoria da Relatividade Geral Parque da Vale, 07 de Abril de 2019 As Interações Físicas As Interações Físicas Existem quatro interações fundamentais na natureza: 1. A interação gravitacional;

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos A Racionalidade das Revoluções Científicas Progresso da ciência é visto por Popper como (r)evolucionário: explicação

Leia mais

O QUE É CIÊNCIA AFINAL?

O QUE É CIÊNCIA AFINAL? A. F. CHALMERS O QUE É CIÊNCIA AFINAL? Editora Brasiliense 1993 2 ALAN F. CHALMERS O QUE É CIÊNCIA AFINAL? Tradução: Raul Filker Editora Brasiliense 1993 Como todos os jovens eu decidi ser um gênio, mas

Leia mais

Modelos do Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP

Modelos do Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP Modelos do Sistema Solar Roberto Ortiz EACH/USP Grécia antiga (750 a.c. 146 a.c.) Desenvolvimento da Matemática, Geometria, Astronomia, Filosofia, Política, etc. Em sua obra Metafísica, Aristóteles (384

Leia mais

Ensino de Astronomia

Ensino de Astronomia Ensino de Astronomia História Aula I Astronomia antiga Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Em algum lugar, algo maravilhoso está esperando para ser descoberto Carl Sagan O que é Astronomia? Astronomia

Leia mais

Física Moderna. Gravitação e Curvatura

Física Moderna. Gravitação e Curvatura Física Moderna Gravitação e Curvatura Tópicos Introdução O pensamento mais feliz da minha vida Gravitação e Curvatura Componentes Introdução 1905- Einsten publica vários artigos explorando as conseqüências

Leia mais

A Ciência em Alexandria. Reconstrução do Átrio da Biblioteca de Alexandria

A Ciência em Alexandria. Reconstrução do Átrio da Biblioteca de Alexandria A Ciência em Alexandria Reconstrução do Átrio da Biblioteca de Alexandria A Escola de Alexandria Após a morte de Alexandre Magno (325 a. C.) o seu império fragmentou-se. O Egipto passou a ser governado

Leia mais

Popper (Áustria )

Popper (Áustria ) Popper (Áustria 1902-1994) Problema 1: Será possível conhecer a realidade? Sim! Teoria dos mundos/realidade (é real o que puder interagir com qualquer objeto do mundo 1): Mundo 1: Objetos físicos (criados

Leia mais

- É Membro da Academia Paraense de Ciências - Prêmio jabuti, Associação nacional do Livro.

- É Membro da Academia Paraense de Ciências - Prêmio jabuti, Associação nacional do Livro. Palestra 13 Antonio Augusto Passos Videira Professor e Pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Graduado em Filosofia- UFRJ Doutorado em Filosofia Universite Paris Diderot Mais de 8 Pós

Leia mais

Ideias sobre a natureza do conhecimento científico

Ideias sobre a natureza do conhecimento científico Ideias sobre a natureza do conhecimento científico Profª Tathiane Milaré Texto L A formulação de leis naturais tem sido encarada, desde há muito, como uma das tarefas mais importantes da ciência. O método

Leia mais

1. GRAVITAÇÃO PARTE I

1. GRAVITAÇÃO PARTE I 1. GRAVITAÇÃO PARTE I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1- GRAVITAÇÃO 1.1. Lei da Gravitação de Newton; 1.. Energia potencial gravitacional; 1.3. Leis de Kepler; Modelo Geocêntrico Vs Modelo Heliocêntrico Modelo

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Elementos de Astronomia Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel Planetas Planetas são corpos que orbitam estrelas e não tem nem nunca tiveram reações nucleares, além de terem forma determinada

Leia mais

Curso de Licenciatura em Física

Curso de Licenciatura em Física Projeto Pedagógico Curricular (PPC) Curso de Licenciatura em Física Comparação entre os currículos Antigo (vigente até 2018.1) e Novo (vigente a partir de 2018.2) Total Obrigatórias (132) Obrigatórias

Leia mais

EMPIRISMO, VERIFICACIONISMO E INDUTIVISMO. Notas de aula para a disciplina Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Prof. William Steinle 02/05/14

EMPIRISMO, VERIFICACIONISMO E INDUTIVISMO. Notas de aula para a disciplina Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Prof. William Steinle 02/05/14 4.1.3 Teorias da Justificação EMPIRISMO, VERIFICACIONISMO E INDUTIVISMO Notas de aula para a disciplina Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Prof. William Steinle 02/05/14 Visão defendia pelos empiristas

Leia mais

Colégio Santa Cruz - Profª Beth

Colégio Santa Cruz - Profª Beth 1 Andreas Cellarius (1660) 2 3 Aristóteles (sec. IV ac): Tratado Do Céu: Mundo terrestre (sublunar): 4 elementos fundamentais (terra, água, fogo e ar) Não é descrito com a matemática Mundo celeste (supra-lunar):

Leia mais

Colégio Santa Cruz - Profª Beth

Colégio Santa Cruz - Profª Beth 1 2 Andreas Cellarius (1660) 3 Aristóteles (sec. IV ac): 4 Camille Flammarion L atmosphère: météorologie populaire (1888) Tratado Do Céu: Mundo terrestre (sublunar): 4 elementos fundamentais (terra, água,

Leia mais

FILOSOFIA DA CIÊNCIA E ANÁLISE CRÍTICA. Douglas Antonio Bassani Professor de Filosofia UNIOESTE - Toledo

FILOSOFIA DA CIÊNCIA E ANÁLISE CRÍTICA. Douglas Antonio Bassani Professor de Filosofia UNIOESTE - Toledo FILOSOFIA DA CIÊNCIA E ANÁLISE CRÍTICA Douglas Antonio Bassani Professor de Filosofia UNIOESTE - Toledo douglasbassani@uol.com.br Para Popper (1): (...) o cientista normal foi alguém mal ensinado ou alguém

Leia mais

Ensino de Astronomia

Ensino de Astronomia Ensino de Astronomia História Aula II O surgimento da Astronomia moderna Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei sobre os ombros de gigantes Isaac Newton

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 06

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 06 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 10 DE ABRIL DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 06 Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/

Leia mais

A Ciência em Alexandria. Reconstrução do Átrio da Biblioteca de Alexandria

A Ciência em Alexandria. Reconstrução do Átrio da Biblioteca de Alexandria A Ciência em Alexandria Reconstrução do Átrio da Biblioteca de Alexandria A Escola de Alexandria Após a morte de Alexandre Magno (325 a. C.) o seu império fragmentou-se. O Egipto passou a ser governado

Leia mais

Exercícios Gravitação Universal

Exercícios Gravitação Universal Exercícios Gravitação Universal DISCIPLINA: FÍSICA SÉRIE: 9ª EF PROFESSOR: PATRICK DE ALMEIDA 01) Assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as afirmações falsas. ( ) 1. Os planetas ao descreverem

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Ecologia. Filosofia da Ciência Epistemologia da Ciência

Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Ecologia. Filosofia da Ciência Epistemologia da Ciência Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Ecologia Filosofia da Ciência Epistemologia da Ciência As Revoluções Científicas Prof. Adriano S. Melo asm.adrimelo no gmail.com

Leia mais

Leis de Kepler Miguel Migu Net N a, 2, j 0 a 0 n 8 eiro de 2019 [Imagem:

Leis de Kepler Miguel Migu Net N a, 2, j 0 a 0 n 8 eiro de 2019 [Imagem: Miguel Neta, 2008 janeiro de 2019 [Imagem: www.wonderwhizkids.com] Sistema Geocêntrico Grécia antiga A Terra como centro geométrico do Universo. Lua Mercúrio Vénus Sol Marte Júpiter Saturno estrelas numa

Leia mais

Idade Moderna. Revolução copernicana. Com diversos slides de Roberto Boczko

Idade Moderna. Revolução copernicana. Com diversos slides de Roberto Boczko Idade Moderna Revolução copernicana Com diversos slides de Roberto Boczko 1 Copérnico 1550 Não há deferente ou equante 2 Explicação das laçadas M3 T3 3 4 M4 T4 Sol T2 T1 M2 M1 1 2 Esfera das estrelas fixas

Leia mais

REFORMULAÇÃO DA LEI DOS PERÍODOS A PARTIR DOS PRINCÍPIOS NEWTONIANOS

REFORMULAÇÃO DA LEI DOS PERÍODOS A PARTIR DOS PRINCÍPIOS NEWTONIANOS REFORMULAÇÃO DA LEI DOS PERÍODOS A PARTIR DOS PRINCÍPIOS NEWTONIANOS Lucas Lopes da Silva Santos; Manuella de Andrade Albuquerque; Allan Giuseppe de Araújo Caldas; Arthur Vinicius Ribeiro de Freitas Azevedo;

Leia mais

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 12 de Setembro de

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 12 de Setembro de Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo Prof. Eslley Scatena Blumenau, 12 de Setembro de 2017. e.scatena@ufsc.br http://galileu.blumenau.ufsc.br O Sistema Solar

Leia mais

XÑ áàxåéäéz tá wé f vâäé kk

XÑ áàxåéäéz tá wé f vâäé kk Subsídios Epistemológicas para o Professor Pesquisador em Ensino de Ciências XÑ áàxåéäéz tá wé f vâäé kk Marco A. Moreira Neusa T. Massoni Porto Alegre, Brasil 2009, 2016 1 Y v{t wx tñüxáxçàt ûé Tipo de

Leia mais

Questão 01) TEXTO: 1 - Comum à questão: 2

Questão 01) TEXTO: 1 - Comum à questão: 2 Questão 0) "Eu medi os céus, agora estou medindo as sombras. A mente rumo ao céu, o corpo descansa na terra." Com esta inscrição, Johannes Kepler encerra sua passagem pela vida, escrevendo seu próprio

Leia mais

O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês

O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês Vitória, 11 de Novembro de 2018 As quatro forças fundamentais 1. Força Nuclear Forte: mantém a coesão do núcleo atômico (intensidade: 1) 2. Força Nuclear Fraca:

Leia mais

Disciplina: SOCIOLOGIA. 1º semestre letivo de 2015

Disciplina: SOCIOLOGIA. 1º semestre letivo de 2015 Disciplina: SOCIOLOGIA 1º semestre letivo de 2015 Universidade Federal de Pelotas UFPel Instituto de Filosofia, Sociologia e Política IFISP Curso de Ciência da Computação Professor Francisco E. B. Vargas

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência?

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência? CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE O que é Ciência? O QUE É CIÊNCIA? 1 Conhecimento sistematizado como campo de estudo. 2 Observação e classificação dos fatos inerentes a um determinado grupo de fenômenos

Leia mais

II ENBOGRET 24 de julho de 2010 Planetário da Gávea

II ENBOGRET 24 de julho de 2010 Planetário da Gávea II ENBOGRET 24 de julho de 2010 Planetário da Gávea Mitos na Relação entre o Experimento de Michelson- Morley e a Teoria da Relatividade Restrita Beto Pimentel O Experimento de Michelson-Morley O Experimento

Leia mais

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA Leucipo Demócrito Epicuro (de 400-250 a.c): a matéria seria constituída de átomos e espaços vazios; Aristóteles

Leia mais

Tema IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica

Tema IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica Tema IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica 2. ESTATUTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO 2.3 A Racionalidade Científica e a Questão da Objectividade IV Conhecimento e Racionalidade Científica

Leia mais

INDUTIVISMO E O PROBLEMA DA INDUÇÃO

INDUTIVISMO E O PROBLEMA DA INDUÇÃO INDUTIVISMO E O PROBLEMA DA INDUÇÃO Prof. Thiago C. Almeida A. F. Chalmers, O que é ciência afinal? O que é ciência? O que é ciência? O que é conhecimento científico? O que é ciência? Conhecimento científico

Leia mais

Augusto Comte e o Positivismo

Augusto Comte e o Positivismo Augusto Comte e o Positivismo Reis, Camila Oliveira. R375a Augusto Comte e o positivismo / Camila Oliveira Reis. Varginha, 2015. 10 slides. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

Lista 1_Gravitação - F 228 1S2010

Lista 1_Gravitação - F 228 1S2010 Lista 1_Gravitação - F 228 1S2010 1) a) Na figura a abaixo quatro esferas formam os vértices de um quadrado cujo lado tem 2,0 cm de comprimento. Qual é a intensidade, a direção e o sentido da força gravitacional

Leia mais

METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. José Geraldo Mill Diretor de Pós-Graduação A origem do conhecimento Conhecer: É buscar explicações para os fatos que podem

Leia mais

Tópicos Especiais em Física

Tópicos Especiais em Física Tópicos Especiais em Física Vídeo-aula 2: cosmologia e relatividade geral Vídeo-aula 2: cosmologia e relatividade geral 18/06/2011 Cosmologia: aspectos históricos Fundamentos da Relatividade Geral Cosmologia

Leia mais

telescópios, apenas utilizando intrumentos inspirados nos instrumentos gregos e das grandes navegações para medidas precisas das posições de

telescópios, apenas utilizando intrumentos inspirados nos instrumentos gregos e das grandes navegações para medidas precisas das posições de Introdução à Astronomia Semestre: 2014.1 1 Sergio Scarano Jr 22/10/2013 Convite para Lual Astronômico Tycho Brahe e seu Observatório Tycho T h B h fez Brahe f observações b õ muito it acuradas d d do céu

Leia mais

MÉTODO CIENTÍFICO. Patrícia Ruiz Spyere

MÉTODO CIENTÍFICO. Patrícia Ruiz Spyere MÉTODO CIENTÍFICO Introdução Método científico Modelos de método científico INTRODUÇÃO Mitos Explicação da realidade e dos fenômenos naturais de forma simbólica, por meio de deuses, semi-deuses e heróis

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física VISÕES EPISTEMOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS: UMA INTRODUÇÃO. v.22 n UFRGS

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física VISÕES EPISTEMOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS: UMA INTRODUÇÃO. v.22 n UFRGS v.22 n.4 2011 VISÕES EPISTEMOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS: UMA INTRODUÇÃO Marco A. Moreira Neusa T. Massoni Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFRGS Textos de Apoio ao Professor de Física, v.22 n.4,

Leia mais

EPISTEMOLOGIA DO SÉCULO XX

EPISTEMOLOGIA DO SÉCULO XX EPISTEMOLOGIA DO SÉCULO XX Prof. Nelson Luiz Reyes Marques PELOTAS, RS 2013/2 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Epistemologia de Popper... 4 3. Epistemologia de Kuhn... 9 4. Epistemologia de Lakatos... 19

Leia mais

Revista Contabilidade, Ciência da Gestão e Finanças V. 1, N. 1, 2013 ISSN

Revista Contabilidade, Ciência da Gestão e Finanças V. 1, N. 1, 2013 ISSN Revista Contabilidade, Ciência da Gestão e Finanças V. 1, N. 1, 2013 ISSN 2317-5001 http://ojs.fsg.br/index.php/rccgf DA DESCOBERTA DE ANOMALIAS À EMERGÊNCIA DE REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS Kadígia Faccin kadigia@gmail.com

Leia mais

Se a maçã cai, por quê a Lua não cai na terra?

Se a maçã cai, por quê a Lua não cai na terra? Se a maçã cai, por quê a Lua não cai na terra? Felipe, Henrique, Yasmin, Mina e Marina Vilela Segundo Trimestre-2017 Professor Henrique Picallo MECÂNICA CLÁSSICA Área da Física que estuda o movimento dos

Leia mais

Problemas com o modelo de Ptolomeu.

Problemas com o modelo de Ptolomeu. Problemas com o modelo de Ptolomeu. - Apesar do seu imenso sucesso, o sistema de Ptolomeu teve que ser adaptado à medida que observações mais precisas eram feitas. - Uma saída comum era adicionar epiciclos

Leia mais

A Epistemologia de Popper

A Epistemologia de Popper ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Fundamentos Históricos e Filosóficos das Ciências A Epistemologia de Popper Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Karl Raimund Popper Popper nasceu em Viena

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos A crítica aos ortodoxos Bresser Pereira Questão: qual o papel do método hipotético-dedutivo para a Economia? Contextualizando

Leia mais

Curso de Especialização Lato Sensu - Ensino de Ciências - EaD

Curso de Especialização Lato Sensu - Ensino de Ciências - EaD Curso de Especialização Lato Sensu - Ensino de Ciências - EaD CÂMPUS FLORIANÓPOLIS MATRIZ CURRICULAR Módulo 1 Carga horária total: 210 Introdução ao Estudo a Distância Introdução à Pesquisa em Ensino de

Leia mais

Ensino de Astronomia. Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC

Ensino de Astronomia. Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Ensino de Astronomia Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Confronto com as instituições religiosas Ofensa às escrituras O questionamento é perigoso Surgem as primeiras evidências do heliocentrismo

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 1- Gravitação Física II

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 1- Gravitação Física II Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências Exatas e Naturais 1- Gravitação Física II Ferreira ÍNDICE 1) - Introdução; 2) - Força Gravitacional; 3) - Aceleração Gravitacional; 4)

Leia mais

HISTÓRICO GEOCÊNTRICO MODELOS: HELIOCÊNTRICO

HISTÓRICO GEOCÊNTRICO MODELOS: HELIOCÊNTRICO HISTÓRICO MODELOS: GEOCÊNTRICO HELIOCÊNTRICO Modelo geocêntrico Cláudio Ptolomeu, no século II d.c. formulou o universo com a terra ao centro. Modelo que duraria até o século XVI, com discussões de Galileu

Leia mais

TESTE PRÁTICO 2 : O SOL, UMA FONTE DE ENERGIA ÚNICA PARA O SISTEMA SOLAR

TESTE PRÁTICO 2 : O SOL, UMA FONTE DE ENERGIA ÚNICA PARA O SISTEMA SOLAR TESTE PRÁTICO 2 : O SOL, UMA FONTE DE ENERGIA ÚNICA PARA O SISTEMA SOLAR No evento de uma missão tripulada para Marte, o sol parece ser a fonte de energia imediatamente mais acessível. O planeta está mais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física A LEI DE HUBBLE Lucas Porto Alegre de Almeida Duarte Ioav

Leia mais

O Falseacionismo Ingênuo e a solução fantástica (Série pseudociências Parte 3#)

O Falseacionismo Ingênuo e a solução fantástica (Série pseudociências Parte 3#) O Falseacionismo Ingênuo e a solução fantástica (Série pseudociências Parte 3#) Karl Popper Para começar esta postagem, vou fazer uma analogia, que já usei em conversas em outros blogs. Lógico que este

Leia mais

Apresentação da noção de argumento válido como aquele em que a conclusão é uma consequência lógica das premissas tomadas em conjunto.

Apresentação da noção de argumento válido como aquele em que a conclusão é uma consequência lógica das premissas tomadas em conjunto. FILOSOFIA Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL - 11.º Ano COMPETÊNCIAS/OBJETIVOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS RECURSOS TEMPO AVALIAÇÃO Problematização, conceptualização e argumentação. Análise metódica de

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Espectros atômicos Toda substância a uma certa temperatura emite radiação térmica, caracterizada por uma distribuição contínua de comprimentos de onda. A forma da

Leia mais