Popper (Áustria )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Popper (Áustria )"

Transcrição

1 Popper (Áustria ) Problema 1: Será possível conhecer a realidade? Sim! Teoria dos mundos/realidade (é real o que puder interagir com qualquer objeto do mundo 1): Mundo 1: Objetos físicos (criados ou não pelo ser humano). Mundo 2: Seres da consciência/processos mentais (ideias, sentimentos, etc.). Vertente privada do ser humano. Mundo 3: Criações e descobertas do espírito humano (uma obra de arte, uma teoria científica, uma ponte). Parte do mundo 3 pode existir autonomamente, a objetiva.

2 Interação entre os mundos 1,2 e 3. A relação com o mundo 1 suscita o mundo 2. Por sua vez, o mundo 2 dá origem ao mundo 3, e este pode alterar o 1 e o 2. O mundo 3 manifesta-se no mundo 1 através do mundo 2. Tenho uma teoria atómica (mundo 3); compreendo-a (mundo 2) construo uma bomba atómica e destruo com ela uma cidade (mundo 1). Problema 2: Qual é a origem do conhecimento? Várias: razão, sentidos, imaginação, senso comum, etc.

3 2ª aula:

4 Popper O que é a ciência? A ciência é constituída por teorias, que são obra nossa. Nós fabricamos as teorias, saímos com elas pelo mundo, analisamos o mundo activamente e vemos qual é a informação que lhe Podemos extrair, (...), perguntamos ao universo se esta ou aquela teoria é verdadeira ou falsa. E em seguida tentamos analisar metodicamente estas questões (...) a atitude crítica é essencial na ciência. Assim, primeiro criamos as teorias e depois criticamo-las. Popper, O Futuro Está Aberto

5 Popper O objetivo da ciência? Sugiro que o objectivo da ciência é encontrar explicações satisfatórias ( ): uma explicação em termos de leis universais falsificáveis e testáveis e de condições iniciais. E uma explicação deste tipo será mais satisfatória quanto mais testáveis forem essas leis e quanto melhor tiverem sido testadas. (...) isto significa avançar para teorias com um conteúdo cada vez mais rico e com graus de universalidade e de precisão cada vez mais elevados. (...). Popper, Conhecimento Objetivo

6 Popper O critério de demarcação O critério da refutabilidade é a solução para o problema da demarcação, pois afirma que, para serem classificadas como científicas, as assertivas ou sistemas de assertivas devem ser capazes de entrar em conflito com observações possíveis ou concebíveis. Popper, Conjeturas e Refutações

7 Problema 4: Características de uma (boa) teoria científica? Não é: a) Conhecimento particular do quotidiano: «Marcelo Rebelo de Sousa é o 20º Presidente da República Portuguesa». b) Constatações pontuais dos cientistas: «Aquecendo um arame ele dilata». c) Teorias sem sentido. d) Teorias não refutáveis: astrologia, marxismo (Marx) e psicanálise (Freud).

8 É: Características de uma (boa) teoria científica (cont.) a) Conhecimento universal: lei da atração universal. b) Refutável/ falsificável. (ver argumentos) c) Conjetura audaciosa: - Explica, com êxito, os mesmos fenómenos do que a anterior teoria. - Evita as falhas da anterior teoria. - Explica novos fenómenos não explicados pela teoria anterior. d) Independentemente testável: qualquer cientista, debaixo das mesmas condições, deverá poder realizar os experimentos e obter os mesmos resultados. e) Corroborada: ter passado com sucesso nos testes de falsificação. f) Verosimilhante: estar mais perto da verdade. Elevando conteúdo de verdade. Alto grau de verosimilhança.

9 Hipóteses refutáveis e não refutáveis: Proposições falsificáveis: 1. Nunca chove às quartas-feiras. 2. Todas as substâncias se expandem quando são aquecidas. 3. Quando um raio de luz é refletido num espelho plano, o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão. Uma hipótese é falsificável se existe uma proposição de observação ou um conjunto delas que, se estabelecidas como verdadeiras, falsificam a hipótese. Proposições não falsificáveis: 5. Ou está chovendo ou não está chovendo. 6. Todos os pontos num circunferência são equidistantes do centro. (não é falsificável, pois é logicamente verdadeira). 7. A sorte é possível na especulação desportiva.

10 Problema 5: Qual é o método usado pela ciência? Hipotético-dedutivo 1. Problema 2. Conjetura 3. Refutação

11 Hipotético-dedutivo (cont.):3. Refutabilidade das teorias Aplicação do Modus Tollens : Se p então q; não q, então não p) A experiência crucial: uma teoria é científica se contiver em si uma experiência crucial que a possa falsificar. Por outras palavras, uma hipótese que possa ser confrontada com o real e desmentida por ele. A relatividade de Einstein propõe que a luz é a entidade mais veloz do universo. Ora, se outra qualquer entidade ultrapassar a velocidade da luz, a teoria de relatividade pode ser falsificada. Historicamente, podemos constatar que todas as grandes teorias científicas foram, mais tarde, falsificadas. Posicionamento ético: se nenhuma teoria é absolutamente verdadeira, então o cientista deve ser honesto e tentar falsificá-la.

12 3ª aula:

13 Problema 6: a ciência é objetiva? Sim! - Objetividade forte e objetividade fraca. - Subjetividade e objetividade das teorias. Embora na sua origem seja subjetiva, a teoria é objetiva se puder ser submetida a provas cinetíficas e compreendida por todos. Problema 7: a ciência progride? Sim! Por acumulação de conhecimento. A melhor teoria substitui a anterior, mantendo os conhecimentos que resistem à crítica. A nova teoria: - Explica mais fenómenos. É mais abrangente. - É logicamente mais forte, mais coerente. - É mais resistente à falsificação. - Ultrapassa os obstáculos da teoria anterior.

14 Problema 8: Existe uma verdade? A verdade consiste na adequação das teorias aos factos. Existem verdades científicas provisórias e o trabalho do cientista consiste em aproximar-se cada vez mais da verdade. Podemos conceber uma Verdade única, mas não será alcançável pelo ser humano devido aos limites sas suas capacidades, à sua finitude temporal e à mutabilidade do universo.

15 Críticas à teoria popperiana 1. Será que as teorias podem ser conclusivamente falsificadas? - A experiência pode falhar por ter sido mal pensada, preparada ou conduzida. Einstein introduziu a Constante Cosmológica na sua teoria da Relatividade para suportar a sua ideia de um universo estacionário. No entanto, a descoberta do efeito de Dopller veio mostrar que o universo não é estacionário. Perante esta hipótese, a Relatividade não foi refutada e Einstein recusou a sua Constante cosmológica. Ao que parece, hoje em dia o interesse pela Constante Cosmológica voltou. - Os instrumentos podem falhar. Exemplo: Se a Terra orbita o Sol, argumentava Brahe, então a direção na qual uma estrela fixa é observada da Terra deve variar durante o curso do ano conforme a Terra se move de um lado do Sol para o outro. Mas quando Brahe tentou detetar essa paralaxe prevista com seus instrumentos, que eram os mais acurados e sensíveis na época, falhou. Isto levou Brahe a concluir que a teoria copernicana era falsa. - A observação não é fiável. Um enunciado factual pode estar errado e a teoria não. A teoria de Copérnico foi mantida e a observação a olho nu de que Vénus não muda de tamanho apreciavelmente no curso do ano foi rejeitada por ser inconsistente com a teoria de Copérnico.

16 Críticas à teoria popperiana 2. Contraria a prática da maior parte dos cientistas agora e no passado. As falsificações são muito mais raras em ciência do que a procura de instâncias confirmativas. Os astrónomos procuram por sinais de água em Marte. Não pensam que estão a fazer esforços para falsificar a conjetura de que Marte nunca teve água. 3. O que não se consegue falsificar pode ser considerado verdadeiro? (Geocentrismo). 4. Algumas das mais famosas teorias científicas parecem não ser falsificáveis, embora continuem a produzir os seus efeitos positivos. (Teoria da evolução natural das espécies por seleção, penicilina, etc.).

17 Críticas à teoria popperiana (cont.) 5. Não se adequa completamente às ciências sociais. Criamos a hipótese de que os romanos usavam um sistema complexo de fornecimento de água e saneamento. Vou refutar esta hipótese procurando a ausência de vestígios em diferentes lugares onde a civilização romana se instalou? 6. Não dá uma explicação satisfatória para a mudança de paradigma. 7. Não temos razões para supor que uma teoria falsificada hoje não possa ser alterada no futuro.

18 Críticas à teoria popperiana (cont.) 8. Defende um certo irracionalismo das hipóteses. 9. O cientista continuará a tentar refutar uma teoria verdadeira? 10. Será a teoria de Popper refutável?

Do Positivismo ao racionalismo crítico

Do Positivismo ao racionalismo crítico Do Positivismo ao racionalismo crítico De acordo com o indutivista ingênuo, a ciência começa com observação, a observação fornece uma base segura sobre a qual o conhecimento científico pode ser construído,

Leia mais

Conhecimento comum. Método indutivo-experimental. Concepção Clássica. Critério de cientificidade: verificacionismo. Método hipotético-dedutivo

Conhecimento comum. Método indutivo-experimental. Concepção Clássica. Critério de cientificidade: verificacionismo. Método hipotético-dedutivo Conhecimento comum O conhecimento vulgar ou do senso comum é empírico e por isso, sensitivo e subjetivo. Marcado pela ideologia dominante* e, portanto, assistemático (não é estruturada racionalmente) e

Leia mais

Karl Popper (Viena, )

Karl Popper (Viena, ) Karl Popper (Viena, 1902-1994) Texto 1: Os mundos 1,2 e 3 Por «mundo 1» entendo aquilo a que geralmente se chama mundo da física: o mundo das rochas, das árvores e dos campos físicos das forças. Incluo

Leia mais

FALSIFICACIONISMO POPPERIANO Falsificacionismo.mp4 ou MÉTODO DAS CONJETURAS E REFUTAÇÕES

FALSIFICACIONISMO POPPERIANO Falsificacionismo.mp4 ou MÉTODO DAS CONJETURAS E REFUTAÇÕES FALSIFICACIONISMO POPPERIANO Falsificacionismo.mp4 ou MÉTODO DAS CONJETURAS E REFUTAÇÕES Karl Popper está preocupado com dois problemas epistemológicos básicos O que distingue ciência da não ciência? Qual

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos Recapitulando O que é ciência? Para o positivismo (ou empirismo) lógico, lógica e matemática são conhecimentos que

Leia mais

The Demarcation Problem in Karl Popper s Philosophy

The Demarcation Problem in Karl Popper s Philosophy O Problema da Demarcação na Filosofia de Karl Popper The Demarcation Problem in Karl Popper s Philosophy Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes 1 (IFTM/MG) Resumo: O intuito deste artigo e é estudar o problema

Leia mais

Terceira ruptura epistemológica: Passagem da Ciência Moderna à Ciência Contemporânea. (séc. XX)

Terceira ruptura epistemológica: Passagem da Ciência Moderna à Ciência Contemporânea. (séc. XX) Terceira ruptura epistemológica: Passagem da Ciência Moderna à Ciência Contemporânea (séc. XX) Epistemologia Contemporânea: Crise nas ciências tradicionais: Teoria da Relatividade (Einstein): O resultado

Leia mais

TEORIAS COMO ESTRUTURAS: PARADIGMAS DE KUHN & PROGRAMAS DE PESQUISA DE LAKATOS

TEORIAS COMO ESTRUTURAS: PARADIGMAS DE KUHN & PROGRAMAS DE PESQUISA DE LAKATOS TEORIAS COMO ESTRUTURAS: PARADIGMAS DE KUHN & PROGRAMAS DE PESQUISA DE LAKATOS Prof. Thiago C. Almeida A. F. Chalmers, O que é ciência afinal? Paradigmas de Kuhn Thomas Kuhn 1922 1996 1962 Paradigmas de

Leia mais

A epistemologia de Karl Popper: racionalismo crítico

A epistemologia de Karl Popper: racionalismo crítico A epistemologia de Karl Popper: racionalismo crítico Prof. Fernando Lang da Silveira Austríaco de nascimento (1902), imigrou nos anos 30, fugindo do nazismo; inicialmente esteve na Nova Zelândia, estabelecendo-se

Leia mais

FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Prof. Adriano R. 2º Anos

FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Prof. Adriano R. 2º Anos FILOSOFIA DA CIÊNCIA Prof. Adriano R. 2º Anos CÍRCULO DE VIENA - Os filósofos do Círculo de Viena representam o movimento filosófico do positivismo lógico ou empirismo lógico, segundo o qual o saber científico

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência?

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência? CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE O que é Ciência? O QUE É CIÊNCIA? 1 Conhecimento sistematizado como campo de estudo. 2 Observação e classificação dos fatos inerentes a um determinado grupo de fenômenos

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos Pressupostos Filosóficos da Ciência Positivismo Valoriza indução (do particular para o geral) e relações lógicas entre

Leia mais

A Epistemologia de Popper

A Epistemologia de Popper ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Fundamentos Históricos e Filosóficos das Ciências A Epistemologia de Popper Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Karl Raimund Popper Popper nasceu em Viena

Leia mais

Idade Moderna. Revolução copernicana. Com diversos slides de Roberto Boczko

Idade Moderna. Revolução copernicana. Com diversos slides de Roberto Boczko Idade Moderna Revolução copernicana Com diversos slides de Roberto Boczko 1 Copérnico 1550 Não há deferente ou equante 2 Explicação das laçadas M3 T3 3 4 M4 T4 Sol T2 T1 M2 M1 1 2 Esfera das estrelas fixas

Leia mais

Autor: Francisco Cubal

Autor: Francisco Cubal Autor: Francisco Cubal O senso comum traduz o modo como percepcionamos o mundo a partir das informações apreendidas pelos sentidos, permitindo criar representações ligadas a um determinado significado

Leia mais

Introdução. O que é Ciência? O que chamamos de conhecimento científico? Como separar a Ciência da pseudo-ciência? Isaac Newton (sec XVI)

Introdução. O que é Ciência? O que chamamos de conhecimento científico? Como separar a Ciência da pseudo-ciência? Isaac Newton (sec XVI) O Método Científico Introdução Platão e Aristóteles (sec V ac) Isaac Newton (sec XVI) O que é Ciência? O que chamamos de conhecimento científico? Como separar a Ciência da pseudo-ciência? O desafio da

Leia mais

O que distingue a ciência da não ciência?

O que distingue a ciência da não ciência? O que distingue a ciência da não ciência? O estudo atento da história da ciência levou Kuhn a dividir a história de cada disciplina em dois períodos (pré-científico e científico) Período da pré-ciência

Leia mais

Física Básica RESUMO. Física dos corpos celestes. Física 1

Física Básica RESUMO. Física dos corpos celestes. Física 1 Física dos corpos celestes RESUMO Estudar gravitação é tentar entender um pouco mais sobre o Universo que nos cerca. Desde que o Homem começou a pensar e a filosofar sobre a vida, começou também a pensar

Leia mais

Departamento de Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Iniciação à Pesquisa em Geografia I

Departamento de Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Iniciação à Pesquisa em Geografia I Departamento de Geografia Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo Iniciação à Pesquisa em Geografia I Método e Hipótese Prof. Dr. Fernando Nadal Junqueira Villela Método

Leia mais

A Epistemologia de Popper

A Epistemologia de Popper ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Fundamentos Históricos e Filosóficos das Ciências A Epistemologia de Popper Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Karl Raimund Popper Popper nasceu em Viena

Leia mais

A Epistemologia de Popper

A Epistemologia de Popper Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação História e Filosofia das Ciências A Epistemologia de Popper Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Karl Raimund Popper Popper nasceu em Viena em 1902,

Leia mais

2ª crítica- A indução é injustificável ( inferir do particular para o geral: ir do alguns, para o todos ) CRÍTICA DE HUME À INDUÇÃO

2ª crítica- A indução é injustificável ( inferir do particular para o geral: ir do alguns, para o todos ) CRÍTICA DE HUME À INDUÇÃO A observação precede sempre a hipótese/lei O raciocínio indutivo está na origem das leis científicas Uma hipótese torna-se lei científica apenas depois de verificada pela experimentação Novos casos observados

Leia mais

QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO

QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO O que é método e metodologia? E procedimento ou técnica? Como esses elementos se relacionam no contexto da ciência? O que é método científico? Quais as vantagens

Leia mais

Tarefa online 8º EF. Física - Prof. Orlando

Tarefa online 8º EF. Física - Prof. Orlando Tarefa online 8º EF Física - Prof. Orlando LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL - ISSAC NEWTON A fim de entender o movimento planetário, Isaac Newton, renomado físico inglês, se fundamentou no modelo heliocêntrico

Leia mais

O que é Ciência, afinal?

O que é Ciência, afinal? O que é Ciência, afinal? Produção e composição de alimentos HNT 0205-2016 O senso comum de Ciência Conhecimento científico é conhecimento comprovado A Ciência é objetiva O conhecimento científico é confiável

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Filosofia. Código da Prova /2015

INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Filosofia. Código da Prova /2015 INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Filosofia Código da Prova 6100 2014/2015 O presente documento divulga informação relativa à Prova de Avaliação de

Leia mais

KARL POPPER E O PROBLEMA DA DEMARCAÇÃO 1

KARL POPPER E O PROBLEMA DA DEMARCAÇÃO 1 KARL POPPER E O PROBLEMA DA DEMARCAÇÃO 1 KARL POPPER AND THE PROBLEM OF DEMARCATION George Luis Azevedo 1, Mario H. Calegari 2, Kariston Pereira 3, Ivani Teresinha Lawall 4, Luiz Clement 5 1 Mestrando

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos Estrutura das Aulas e Calendário Parte 1: O método nas ciências sociais Introdução 29/8 O que é método científico-

Leia mais

CONCEITOS DE GRAVITAÇÃO E NOÇÕES DE BURACOS NEGROS

CONCEITOS DE GRAVITAÇÃO E NOÇÕES DE BURACOS NEGROS Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Metodologia do Ensino de Física Professor Maurício Pietrocola São Paulo 2008 André Quirino Pereira 4895646 Caio Correia Gomes 4897839 Clayton Alves Figueiredo

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º ano EM É o estudo das forças de atração entre massas (forças de campo gravitacional) e dos movimentos de corpos submetidos

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA I /03/2009 FLAVIO ANTONIO MAXIMIANO A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA I /03/2009 FLAVIO ANTONIO MAXIMIANO A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA I 2009 14/03/2009 FLAVIO ANTONIO MAXIMIANO A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO VISÕES SOBRE A CIÊNCIA Filósofo Historiador Cientista Sociólogo Senso comum PROFESSOR

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos Ementa da Disciplina Noções de Filosofia da Ciência: positivismo, Popper, Kuhn, Lakatos e tópicos de pesquisa recentes.

Leia mais

O Argumento da Queda da Lua

O Argumento da Queda da Lua O Argumento da Queda da Lua Uma exposição didática de como Newton apresentou a idéia de força gravitacional Freire, Matos e Valle, Física na Escola, 5(1), 2004 Newton e a gravitação universal Que a Lua

Leia mais

AS CREDENCIAIS DA CIÊNCIA

AS CREDENCIAIS DA CIÊNCIA FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA AS CREDENCIAIS DA CIÊNCIA RODRIGO MARINA MARCOS PAULO JUCIVAL O CIENTISTA E A CIÊNCIA Os cientistas sonhavam que não mais

Leia mais

A noção de Verdade no Sistema Popperiano

A noção de Verdade no Sistema Popperiano 61 A noção de Verdade no Sistema Popperiano Alexandre Klock Ernzen * RESUMO O presente trabalho visa demonstrar a importância do conceito de verdade no sistema popperiano. O método hipotético-dedutivo

Leia mais

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dra. Renata Cristina da Penha França E-mail: renataagropec@yahoo.com.br -Recife- 2015 MÉTODO Método, palavra que vem do

Leia mais

Aula 4 Métodos de Pesquisa

Aula 4 Métodos de Pesquisa Metodologia Científica Aula 4 Métodos de Pesquisa Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br A CONSTRUÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO Principais métodos científicos Aplicações do método MÉTODO DE

Leia mais

Pontos Importantes. Hipóteses devem ser testáveis. Isso diferencia a ciência da religião

Pontos Importantes. Hipóteses devem ser testáveis. Isso diferencia a ciência da religião Pontos Importantes Hipóteses devem ser testáveis Teorias podem ser refutadas por experimentos Isso diferencia a ciência da religião Teorias não são "ideias sem comprovação Experimentos podem ser reproduzidos

Leia mais

Sumário. O Universo. Modelo geocêntrico

Sumário. O Universo. Modelo geocêntrico Sumário 2- Estudo do Universo - Modelos de organização do Universo: Teoria Geocêntrica e Teoria Heliocêntrica. - Da Astronomia a olho nu às lunetas e telescópios. Explorando o espaço. - Teoria do Big Bang

Leia mais

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo IF UFRJ Mariano G. David Mônica F. Corrêa Laboratório de Ciências Radiológicas http://www.lcr.uerj.br http://www.labmetroonline. com.br/ Laboratório

Leia mais

/augustofisicamelo. 16 Terceira Lei de Kepler (2)

/augustofisicamelo. 16 Terceira Lei de Kepler (2) 1 Introdução (Vídeo) 2 Modelo Geocêntrico 3 Modelo Heliocêntrico (1) 4 Modelo Heliocêntrico (2) 5 Sistema Solar 6 Primeira Lei de Kepler 7 Primeira Lei de Kepler (simulador) 8 Segunda Lei de Kepler 9 Segunda

Leia mais

Profº Carlos Alberto

Profº Carlos Alberto Gravitação Disciplina: Mecânica Básica Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: As leis que descrevem os movimentos dos planetas, e como trabalhar com

Leia mais

Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1

Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1 Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1 Física_1 EM Profa. Kelly Pascoalino Tópicos da aula: Leis de Kepler; Lei da gravitação universal; Peso. Leis de Kepler Denomina-se gravitação, a área da Física

Leia mais

O Falseacionismo Ingênuo e a solução fantástica (Série pseudociências Parte 3#)

O Falseacionismo Ingênuo e a solução fantástica (Série pseudociências Parte 3#) O Falseacionismo Ingênuo e a solução fantástica (Série pseudociências Parte 3#) Karl Popper Para começar esta postagem, vou fazer uma analogia, que já usei em conversas em outros blogs. Lógico que este

Leia mais

Prova Escrita de Filosofia

Prova Escrita de Filosofia EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Filosofia.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 9/0, de de julho Prova 74/Época Especial Critérios de Classificação Páginas 06 Prova 74/E. Especial

Leia mais

Filosofia das ciências ou epistemologia

Filosofia das ciências ou epistemologia Filosofia das ciências ou epistemologia Definição Objetivo Disciplina filosófica que investiga os problemas relacionados com o conhecimento científico e a prática científica Efetuar um estudo sistemático

Leia mais

A Epistemologia de Imre Lakatos

A Epistemologia de Imre Lakatos Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação A Epistemologia de Imre Lakatos Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Imre Lakatos Nasceu na Hungria em 1922. Estudou em Budapest, Moscou e Cambridge,

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FILOSOFIA MAIO 2017 Prova: 161

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FILOSOFIA MAIO 2017 Prova: 161 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FILOSOFIA MAIO 2017 Prova: 161 Escrita 10.º e 11.º de Escolaridade (Portaria n.º 207/2008, de 25 de Fevereiro - Cursos Tecnológicos de informática; Contabilidade

Leia mais

A HISTÓRIA DO PENSAMENTO CIENTÍFICO

A HISTÓRIA DO PENSAMENTO CIENTÍFICO A HISTÓRIA DO PENSAMENTO CIENTÍFICO Profa. Msc. Raquel Maria Rodrigues Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Guarulhos, Julho/2010

Leia mais

1ª AVALIAÇÃO DE LÓGICA BACHARELADO E LICENCIATURA EM FILOSOFIA (Prof. Rodolfo Petrônio) SOLUÇÃO DAS QUESTÕES DA PROVA

1ª AVALIAÇÃO DE LÓGICA BACHARELADO E LICENCIATURA EM FILOSOFIA (Prof. Rodolfo Petrônio) SOLUÇÃO DAS QUESTÕES DA PROVA 1ª AVALIAÇÃO DE LÓGICA BACHARELADO E LICENCIATURA EM FILOSOFIA 2016.2 (Prof. Rodolfo Petrônio) SOLUÇÃO DAS QUESTÕES DA PROVA 1. (1.0) Responda à seguinte pergunta, recorrendo às regras do silogismo. Você

Leia mais

Indução e filosofia da ciência 1

Indução e filosofia da ciência 1 O equilíbrio dos indícios Indução e filosofia da ciência 1 Stephen Law Algumas das questões mais centrais e importantes colocadas por filósofos da ciência dizem respeito ao problema da confirmação. Os

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Elementos de Astronomia Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel Planetas Planetas são corpos que orbitam estrelas e não tem nem nunca tiveram reações nucleares, além de terem forma determinada

Leia mais

CURSO ECONOMIA EVOLUCIONÁRIA E DAS

CURSO ECONOMIA EVOLUCIONÁRIA E DAS CURSO ECONOMIA EVOLUCIONÁRIA E DAS INSTITUIÇÕES Maria da Graça Fonseca e Renata Lèbre La Rovere Objetivo do Curso O principal objetivo do curso economia evolucionária e institucional é o de estudar novos

Leia mais

Lista 13: Gravitação NOME:

Lista 13: Gravitação NOME: Lista 13: Gravitação NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

Viabilidade como um Caso Particular da Verificação e da Falsificação

Viabilidade como um Caso Particular da Verificação e da Falsificação http://www.viabilitycriterion.net Pág. 1/7 Viabilidade como um Caso Particular da Verificação e da Falsificação Alexandre Coimbra acoimbra@viabilitycriterion.net 1. Proposta Este trabalho analisa a viabilidade

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos O problema não deveria ser colocado em termos de saber se uma refutação é real ou não. (...) o problema é saber que

Leia mais

Ortodoxia x Heterodoxia: qual o seu programa de pesquisa preferido?

Ortodoxia x Heterodoxia: qual o seu programa de pesquisa preferido? JLCoreiro, 26 de setembro de 2016 Ortodoxia x Heterodoxia: qual o seu programa de pesquisa preferido? Por: José Luis Oreiro (IE-UFRJ) e Paulo Gala (FGV-SP) Para que possamos entender a diferença entre

Leia mais

FALSEACIONISMO E ANTI-INDUTIVISMO POPPERIANOS

FALSEACIONISMO E ANTI-INDUTIVISMO POPPERIANOS FALSEACIONISMO E ANTI-INDUTIVISMO POPPERIANOS Claudio F. Costa 1 RESUMO: Nesse artigo é feita uma exposição crítica do falseacionismo anti-indutivista popperiano. Para tal começamos com a exposição dos

Leia mais

O Universo e o Sistema Solar

O Universo e o Sistema Solar O Universo e o Sistema Solar 1 O cientista não estuda a natureza porque ela é útil; ele a estuda porque tem prazer nisso, e ele tem prazer nisso porque ela é linda. Se a natureza não fosse linda, não valeria

Leia mais

7 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia

7 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia 7 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova da Eliminatória Regional 13 de Abril de 2012 15:00 (Portugal Continental e Madeira) 14:00 (Açores) Duração máxima 120 minutos Nota: Ler atentamente todas as

Leia mais

TEORIAS DA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO PROF. ANTONIO LÁZARO SANT ANA

TEORIAS DA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO PROF. ANTONIO LÁZARO SANT ANA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA SOCIOLOGIA E ÉTICA ZOOTECNIA TEORIAS DA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO PROF. ANTONIO LÁZARO SANT ANA MARÇO 2018 TEORIAS DA

Leia mais

Gravitação Universal. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino

Gravitação Universal. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino Gravitação Universal Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Introdução; Modelos planetários; As leis de Kepler; Lei da gravitação universal. INTRODUÇÃO Denomina-se gravitação, a área da Física

Leia mais

CLUBE DAS IDEIAS 10 11

CLUBE DAS IDEIAS 10 11 Agrupamento de Escolas Ano letivo 2015/2016 Preparar o Exame Final Nacional 2016 Filosofia 10.º/11.º Ano de Escolaridade Conteúdos PREPARAR O EXAME NACIONAL CONTEÚDOS DO 11.º ANO Módulo IV O conhecimento

Leia mais

Estatuto do Conhecimento Científico

Estatuto do Conhecimento Científico Estatuto do Conhecimento Científico Formas de conhecimento Características do senso comum Conhecimento científico como conhecimento sistemático e metódico Especificidade da metodologia científica Interdependência

Leia mais

O MÉTODO CIENTÍFICO. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA

O MÉTODO CIENTÍFICO. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA O MÉTODO CIENTÍFICO Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA Para que serve isso de Metodologia? Ciência e Conhecimento. A produção de Conhecimento: Pesquisa O Processo de Pesquisa A importância do Método Scientia...palavra

Leia mais

MATÉRIA ESCURA. Samuel Ximenes

MATÉRIA ESCURA. Samuel Ximenes MATÉRIA ESCURA Samuel Ximenes Objetivo O foco deste trabalho é tentar aproximar um assunto atual da física do ambiente escolar. Devemos acreditar que é possível aprender uma física contemporânea, sem ignorar

Leia mais

Resumo. Palavras chaves: livros, PNLD, Astronomia, Gravitação. 1. Introdução

Resumo. Palavras chaves: livros, PNLD, Astronomia, Gravitação. 1. Introdução A Astronomia nos Livros Didáticos de Física do Ensino Médio: uma Análise Claudio de Souza Castro 1 (cscastro003@yahoo.com.br) Odete Pacubi Baierl Teixeira 2 (opbt@newton.feg.unesp.br) 1 UNESP, 2 UNESP

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Ecologia

Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Ecologia Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Ecologia Filosofia da Ciência Epistemologia da Ciência www.ecoevol.ufg.br/adrimelo/filo Uma Breve História do Método II Prof.

Leia mais

UNIDADE IV - LEITURA COMPLEMENTAR

UNIDADE IV - LEITURA COMPLEMENTAR UNIDADE IV - LEITURA COMPLEMENTAR Alunos (as), Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Métodos Científicos, sugerimos a leitura do seguinte texto complementar, desenvolvido pelos professores

Leia mais

TC I e a LEIC. O que é um Engenheiro da LEIC FEUP? Objectivos da LEIC FEUP: Requisitos de Conhecimentos: Que desafios presentes e futuros?

TC I e a LEIC. O que é um Engenheiro da LEIC FEUP? Objectivos da LEIC FEUP: Requisitos de Conhecimentos: Que desafios presentes e futuros? TC I e a LEIC O que é um Engenheiro da LEIC FEUP? Que desafios presentes e futuros? Objectivos da LEIC FEUP: Conhecimentos, capacidades e atitudes para exercer a profissão? Componentes de "educação liberal

Leia mais

GRAVITAÇÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA

GRAVITAÇÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA GRAVITAÇÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA Francisco Mateus Alves Guimarães 1, Ismael da Graça Albuquerque 2, Joel Lopes de Castro 3, Karla Bianca Soares Xavier 4, Michel Lopes Granjeiro 5 Resumo: O GEPPAA (Grupo

Leia mais

I ENCONTRO DE PESQUISADORES FAZENDÁRIOS METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA CIENTÍFICA: ORIENTAÇÕES INICIAIS UNIDADE II O MÉTODO CIENTÍFICO

I ENCONTRO DE PESQUISADORES FAZENDÁRIOS METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA CIENTÍFICA: ORIENTAÇÕES INICIAIS UNIDADE II O MÉTODO CIENTÍFICO I ENCONTRO DE PESQUISADORES FAZENDÁRIOS METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA CIENTÍFICA: ORIENTAÇÕES INICIAIS UNIDADE II O MÉTODO CIENTÍFICO Germana Parente Neiva Belchior germana.belchior@sefaz.ce.gov.br

Leia mais

Questão 01) TEXTO: 1 - Comum à questão: 2

Questão 01) TEXTO: 1 - Comum à questão: 2 Questão 0) "Eu medi os céus, agora estou medindo as sombras. A mente rumo ao céu, o corpo descansa na terra." Com esta inscrição, Johannes Kepler encerra sua passagem pela vida, escrevendo seu próprio

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA Graduação 1 UNIDADE 1 O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO Bem-vindo à disciplina Técnicas de Estudo e Pesquisa! Iniciaremos nosso estudo abordando o processo

Leia mais

Uma Introdução à Filosofia da Ciência.

Uma Introdução à Filosofia da Ciência. Uma Introdução à Filosofia da Ciência. Álvaro Leonardi Ayala Filho Instrumentação para o Ensino da Física I Roteiro Introdução I: Epistemologia? Introdução II: A Filosofia e o Ensino de Ciências. Explicação

Leia mais

Tema IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica

Tema IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica Tema IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica 2. ESTATUTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO 2.3 A Racionalidade Científica e a Questão da Objectividade IV Conhecimento e Racionalidade Científica

Leia mais

Ideias sobre a natureza do conhecimento científico

Ideias sobre a natureza do conhecimento científico Ideias sobre a natureza do conhecimento científico Profª Tathiane Milaré Texto L A formulação de leis naturais tem sido encarada, desde há muito, como uma das tarefas mais importantes da ciência. O método

Leia mais

A Importância em Refutar a Ciência, Segundo Popper

A Importância em Refutar a Ciência, Segundo Popper A Importância em Refutar a Ciência, Segundo Popper Julio Cesar Teles de Lima Junior 1, Josiene Ferreira dos Santos Lima 2, Caio Vinícius Prado Soares³, Susan Jullyan de Carvalho Nascimento⁴, Edilson Ribeiro⁵

Leia mais

Lógica Proposicional. 1- O que é o Modus Ponens?

Lógica Proposicional. 1- O que é o Modus Ponens? 1- O que é o Modus Ponens? Lógica Proposicional R: é uma forma de inferência válida a partir de duas premissas, na qual se se afirma o antecedente do condicional da 1ª premissa, pode-se concluir o seu

Leia mais

Metodologia Científica e Tecnológica

Metodologia Científica e Tecnológica Metodologia Científica e Tecnológica Classificação e Métodos Científicos Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2014 Gustavo S. C. Meireles 1 Tipologias de pesquisa científica 2014 Gustavo S. C. Meireles 2 Quanto

Leia mais

A construção do conhecimento científico

A construção do conhecimento científico A construção do conhecimento científico Concepções Metodológicas Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior guanis@gmail.com www.cpaqv.org Concepções metodológicas São sistemas teóricos que pretendem compreender

Leia mais

CEA427 - METODOLOGIA DE PESQUISA APLICADA À COMPUTAÇÃO

CEA427 - METODOLOGIA DE PESQUISA APLICADA À COMPUTAÇÃO Métodos Científicos CEA427 - METODOLOGIA DE PESQUISA APLICADA À COMPUTAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Profa. Msc. Helen de DECEA Cássia / S. João da Monlevade Costa Lima Universidade

Leia mais

Exercitando o raciocínio lógico-dedutivo!

Exercitando o raciocínio lógico-dedutivo! Exercitando o raciocínio lógico-dedutivo! Exercícios de raciocínio lógico-dedutivo a favor de Deus. Primeiramente devemos entender o conceito da dedução lógica, para então, realizarmos o seu exercício.

Leia mais

CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO

CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO Hipótese conjunto estruturado de argumentos que possivelmente justificam informações à qual será confirmada (ou não) por meio da experimentação. 1. Hipótese afirmativa-positiva

Leia mais

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Metodologia de Pesquisa para Engenharia Ambiental e Civil Prof. Ms. Alonso Goes Guimarães O que é pesquisa? Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

Bachelard. A Ciência é contínua?

Bachelard. A Ciência é contínua? Texto B Visão Dialética do conhecimento científico Inclui razão e experiência As observações são influenciadas por teorias prévias Visão descontinuísta das Ciências: presença de rupturas com o senso comum

Leia mais

22/08/2014. Tema 6: Ciência e Filosofia. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes. Ciência e Filosofia

22/08/2014. Tema 6: Ciência e Filosofia. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes. Ciência e Filosofia Tema 6: Ciência e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Ciência e Filosofia Ciência: vem do latim scientia. Significa sabedoria, conhecimento. Objetivos: Conhecimento sistemático. Tornar o mundo compreensível.

Leia mais

1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma.

1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma. P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO 1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma. II O valor jurídico

Leia mais

A Epistemologia de Imre Lakatos

A Epistemologia de Imre Lakatos ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Fundamentos Históricos e Filosóficos das Ciências A Epistemologia de Imre Lakatos Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Imre Lakatos Nasceu na Hungria em

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogéri

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogéri Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogério Riffel Geometria da Sombra nos eclipses: Revisão:

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva O Efeito Compton Einstein, em 1919, concluiu que um fóton de energia E se desloca em uma única direção (diferentemente de uma onda esférica) e é portador de um momento

Leia mais

Unidade II METODOLOGIA DO. Prof. Dra. Cecilia M. Villas Bôas

Unidade II METODOLOGIA DO. Prof. Dra. Cecilia M. Villas Bôas Unidade II METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO Prof. Dra. Cecilia M. Villas Bôas Tipos de conhecimento O que é conhecer? Conhecer é estabelecer uma relação entre a pessoa que conhece e o objeto conhecido.

Leia mais

Disciplina: SOCIOLOGIA. 1º semestre letivo de 2015

Disciplina: SOCIOLOGIA. 1º semestre letivo de 2015 Disciplina: SOCIOLOGIA 1º semestre letivo de 2015 Universidade Federal de Pelotas UFPel Instituto de Filosofia, Sociologia e Política IFISP Curso de Ciência da Computação Professor Francisco E. B. Vargas

Leia mais

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema;

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema; Metodologia da Pesquisa: A construção do conhecimento O que é pesquisa? 1. Pesquisar é procurar respostas para inquietações, ou para um problema; 2. Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

Ciência com Consciência

Ciência com Consciência Ciência com Consciência Edgar Morin 1ª parte Capítulo II Grupo Química Adelaide Kucera Cátia Lopes Emerson Soares Luciane Pinto Sonia Flores Thaiane Visantainer Data: 05/03/13 O conhecimento do conhecimento

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA DISCIPLINAS DE PESQUISA PROF. DR. LUÍS EDUARDO ALMEIDA

REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA DISCIPLINAS DE PESQUISA PROF. DR. LUÍS EDUARDO ALMEIDA REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA DISCIPLINAS DE PESQUISA 2016-2 PROF. DR. LUÍS EDUARDO ALMEIDA CIÊNCIA Etimologia: Ciência vem da palavra latina scientia, que significa conhecimento;

Leia mais

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio O CONHECIMENTO

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio O CONHECIMENTO Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio O CONHECIMENTO 1 O que é conhecer? É uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece (Cognoscente) e o objeto ou fenômeno alvo da pesquisa

Leia mais

V CONIFIL. Linguagem, Ética e Política. O indeterminismo e a Ciência atual Alexandre Klock Ernzen - Unioeste

V CONIFIL. Linguagem, Ética e Política. O indeterminismo e a Ciência atual Alexandre Klock Ernzen - Unioeste V CONIFIL Introdução O indeterminismo e a Ciência atual Alexandre Klock Ernzen - Unioeste A tarefa principal da ciência pode ser caracterizada como a busca pela verdade. No entanto, essa busca desde a

Leia mais

Contributo da Lógica Proposicional na Produção do Ensaio Filosófico. O que é e qual a estrutura de um Ensaio Filosófico?

Contributo da Lógica Proposicional na Produção do Ensaio Filosófico. O que é e qual a estrutura de um Ensaio Filosófico? Contributo da Lógica Proposicional na Produção do Ensaio Filosófico O que é e qual a estrutura de um Ensaio Filosófico? Ação de Formação Lógica e Filosofia Abril -Maio 2019 Ação de Formação: Lógica e Filosofia

Leia mais

CIENCIA CONCIENCIA Y LUZ Peter Russell

CIENCIA CONCIENCIA Y LUZ Peter Russell CIENCIA CONCIENCIA Y LUZ Peter Russell por: Marouva Fallgatter Faqueti Disciplina: Complexidade, conhecimento e sociedade em redes 1/2016 Professor: Aires José Roverr Peter Russell (1946 - ) Escritor e

Leia mais