CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO"

Transcrição

1 CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO

2 Hipótese conjunto estruturado de argumentos que possivelmente justificam informações à qual será confirmada (ou não) por meio da experimentação. 1. Hipótese afirmativa-positiva O aquecimento dos microprocessadores, MCI-55, é resultado das reduzidas dimensões dos gabinetes dos microcomputadores da série 3DDI, marca XX. # Existe uma relação entre variáveis (dimensões dos gabinetes dos microcomputadores microprocessadores aquecimento). # Diz-se que a hipótese é afirmativa-positiva em razão do enunciado: O aquecimento..., é resultado das reduzidas dimensões... # O autor da hipótese afirma que é, e não propõe um forma diferente de o resultado ser obtido.

3 2. Hipótese afirmativa-negativa Não ocorrem danos elétricos aos sistemas microcontrolados, P-55, que possuem aterramento igual a 2 Ohms de resistência. # Existe uma relação entre variáveis (aterramento sistemas microcontrolados danos elétricos). # Diz-se que a hipótese é afirmativa-negativa em razão do enunciado: Não ocorrem danos elétricos... # O autor da hipótese afirma que não; de que não deve ocorrer determinado resultado em razão da presença de certa variável (aterramento igual a 2 Ohms de resistência).

4 3. Hipótese condicional Se o transformador trifásico, modelo TF- 3F, não possuir proteção contra descargas atmosféricas, o mesmo poderá estar sujeito a danos elétricos. # Existe uma relação entre variáveis (aterramento transformador trifásico danos elétricos). # Diz-se que a hipótese é condicional em razão do enunciado: Se o,,, não possuir..., o mesmo poderá estar sujeito a... # Esta hipótese é comumente utilizada em pesquisas que têm por finalidade responder a um questionamento. A idéia de condição (se for ou não for, se possuir ou não possuir) está diretamente relacionada a poderá ser ou poderá estar.

5 Hipótese de ocorrência não encontram sustentação nas evidências experimentais dos fatos ou fenômenos (não possuem fundamentação nas teorias e leis existentes). Acho que provavelmente o espírito deixou o corpo aproximadamente 8 minutos após a morte do indivíduo. # Constituem-se de palpites ou especulações sem fundamentação qualquer. No cotidiano, é comum encontrar-se indivíduos que empregam hipóteses de ocorrência obtendo sucesso em autenticálas pelo senso comum devido à elevada capacidade de persuasão com que as inferem em meios sociais desprovidos de capacidade crítica e analítica.

6 Hipótese empírica possui evidências experimentais preliminares que justificam a formulação das suposições e correlações com as teorias e leis científicas existentes. Acho que regulador automático de tensão foi danificado hoje, também, por sobretensão, assim como vem acontecendo periodicamente logo após a incidência de descargas elétricas atmosféricas na rede de alimentação de baixa tensão.

7 Hipótese convalidada se fundamenta em um sistema de teorias e leis. O microprocessador MT455 aquece mais que o MT456 quando é instalado em um gabinete modelo 4J78CIL durante um período de funcionamento de 24 horas contínuas. # A hipótese possui consistência, coerência e é passível de testes (tanto os componentes (microprocessadores) quanto o gabinete existem). # É possível montar-se um ensaio com os elementos afim de comprovar-se a hipótese formulada.

8 Descoberta ou achado científico descoberta inédita de dados, materiais ou informações durante estudos científicos (produzindo repercussão mundial devido à importância da descoberta e ao conhecimento inédito resultante deste evento). # As descobertas arqueológicas e biológicas caracterizam este tipo de nível científico, pois são baseadas essencialmente em estudos exploratórios. # O acaso contribui em grande parte para o sucesso, mas, sem o conhecimento do pesquisador, de nada adiantariam tais achados, pois certamente passariam desapercebidos.

9 Lei científica surgem a partir da necessidade de entendimento, explicação e registro dos fenômenos biológicos, sociais ou tecnológicos que ocorrem na natureza. # Um pesquisador, ao determinar as regularidades que descrevem o comportamento de um fenômeno estará, em síntese, estabelecendo uma lei. A água ferve a 100 C, em recipientes abertos, no nível do mar quando aquecida # Refere-se a fenômenos específicos (limitada ao enunciado proposto)

10 Teoria científica propõe uma explicação mais abrangente do que uma lei científica (refere-se à totalidade do universo). Estabelece uma relação entre fenômenos aplicada a um macrosistema (formula-se com conteúdos de validade universal) # Teoria da seleção natural características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população que se reproduz (características desfavoráveis hereditárias tornam-se menos comuns).

11 HIERARQUIA DOS NÍVEIS CIENTÍFICOS Hipótese mais baixo nível do conhecimento científico (diferenciase da especulação filosófica pela produção de enunciados passíveis de experimentação ou testagem). Achado ou descoberta científica produzem resultados a partir de observações ou experimentações (possuem grande importância pela geração de expectativas quanto aos novos conhecimentos a serem validados). Modelos científicos compreendem os resultados obtidos por aplicabilidade de pesquisas (descrevem o conhecimento permitindo futuras reproduções).

12 COMO CONDUZIR OS ESTUDOS CIENTÍFICOS? NIVEL CIENTÍFICO Primeiro plano Discurso próprio Tradução da realidade Única verdade NÍVEL FILOSÓFICO Segundo plano Discurso conseqüente Reflexão do conhecimento Veículo de aplicação # Jamais a filosofia pode impor-se sobre o conhecimento científico, subjugando-o ou eliminando-o (como fazem alguns esotéricos, místicos ou assemelhados). # A filosofia só tem sentido quando se transforma em procura orientar o uso dos conhecimentos científicos em benefício da humanidade (não dominando ou impedindo esforços na busca de novos conhecimentos ou em sua aplicação).

13 COMO NOS POSICIONARMOS DIANTE DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS? Ater-se aos fatos aceitando-os como são apontados pelas descobertas científicas e encarando a realidade da natureza, da vida e, sobretudo, do próprio indivíduo humano como aquilo que a ciência demonstra. # Abdicação de idealizações (não testáveis e, portanto, não comprováveis cientificamente). # Confronto (e abandono) de princípios religiosos milenares para a adoção do materialismo.

14 COMO NOS POSICIONARMOS DIANTE DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS? Adaptar os anseio aos fatos adequação da filosofia religiosa, tanto quanto possível, à realidade apontada pela ciência (procurando compreender a natureza, a vida e o ser humano dentro desta perspectiva). # Esse posicionamento não implica necessariamente a uma abdicação total das concepções religiosas, pois tenta conciliar a religiosidade tradicional com os progressos científicos (não os sobrepondo). # Princípio adotado pela Igreja Católica Apostólica Romana.

15 COMO NOS POSICIONARMOS DIANTE DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS? Tentar adaptar os fatos aos anseios pessoais orienta-se pela tentativa de ignorar (ou esconder) os conhecimentos obtidos pela ciência. # Tentativa de submissão da realidade científica àquilo que se deseja como realidade idealizada (mesmo que esta se mostre improvável, ilógica ou insustentável diante de qualquer experimento) # Concepções filosófico-religiosas são posicionadas acima dos progressos do conhecimento científico (tentando paralisá-lo ignorando o que é comprovado de forma clara e absoluta).

16 A CIÊNCIA É NEUTRA OU NÃO? A ciência deve ser interpretada, sempre e sem restrições, como intrinsecamente neutra pois corresponde à transcrição dos conhecimentos alcançados e explicados. A ciência caracteriza-se pela compreensão e explicação de um fato natural (até então além do nosso saber, mas que existia independentemente de nosso conhecimento ou expectativas). # O cientista, o financiador da pesquisa e aquele que deterá o poder dos resultados da pesquisa não serão, jamais, neutros. # Esta situação de parcialidade pode conduzir a aplicação dos conhecimentos científicos de uma forma nem sempre apropriada.

Hipótese, Descoberta, Modelo, Teoria e Lei

Hipótese, Descoberta, Modelo, Teoria e Lei Hipótese, Descoberta, Modelo, Teoria e Lei Prof. Dr. Carlos Fernando Jung carlosfernandojung@gmail.com www.metodologia.net.br Edição 2011 Material para Fins Didáticos Hipótese É um conjunto estruturado

Leia mais

Metodologia Científica Ênfase em Pesquisa Tecnológica

Metodologia Científica Ênfase em Pesquisa Tecnológica Metodologia Científica Ênfase em Pesquisa Tecnológica Autor: Prof. Carlos Fernando Jung, M.Eng. jung@faccat.br 3ª Edição Revisada e Ampliada 2003/I Disponível em CD-ROM - Publicação Eletrônica Invendável

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência?

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência? CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE O que é Ciência? O QUE É CIÊNCIA? 1 Conhecimento sistematizado como campo de estudo. 2 Observação e classificação dos fatos inerentes a um determinado grupo de fenômenos

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA. Prof. Dr. Camila Ortiz Martinez

METODOLOGIA DE PESQUISA. Prof. Dr. Camila Ortiz Martinez METODOLOGIA DE PESQUISA Prof. Dr. Camila Ortiz Martinez Introdução CONHECIMENTO POPULAR Baseado na experiência pessoal, transmitido de geração em geração pela educação informal. CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Leia mais

O Método. O Método. Método. Método Científico. As Etapas do Método Científico e a Pesquisa Científica 31/03/2012. Instrumento de trabalho

O Método. O Método. Método. Método Científico. As Etapas do Método Científico e a Pesquisa Científica 31/03/2012. Instrumento de trabalho Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química As Etapas do Método Científico e a Pesquisa Científica Curso: Licenciatura em Química Professora: Liliana

Leia mais

Introdução ao Método Científico

Introdução ao Método Científico Introdução ao Método Científico Profa. Dra. Fernanda Elisa Colla Jacques Fevereiro de 2018 - O que é pesquisa? - Qual é a sua finalidade? - Como é a pesquisa aplicada à Psicologia? 1 Como se decide qual

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ LEITURA DO TEXTO OS MITOS: UM EQUILÍBRIO ENTRE O BEM E O MAL A CIÊNCIA E SEUS OBJETIVOS www.ftc.br www.unisinos.br Ciência é um corpo de conhecimentos com

Leia mais

Departamento de Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Iniciação à Pesquisa em Geografia I

Departamento de Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Iniciação à Pesquisa em Geografia I Departamento de Geografia Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo Iniciação à Pesquisa em Geografia I Método e Hipótese Prof. Dr. Fernando Nadal Junqueira Villela Método

Leia mais

MÉTODO CIENTÍFICO. Profº M.Sc. Alexandre Nojoza Amorim

MÉTODO CIENTÍFICO. Profº M.Sc. Alexandre Nojoza Amorim MÉTODO CIENTÍFICO Profº M.Sc. Alexandre Nojoza Amorim NÃO HÁ CIÊNCIA SEM O EMPREGO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS. Conceitos É o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha

Leia mais

Tema, Problematização e Justificativa

Tema, Problematização e Justificativa Departamento de Geografia Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo Iniciação à Pesquisa em Geografia I Tema, Problematização e Justificativa Prof. Dr. Fernando Nadal

Leia mais

UNIDADE IV - LEITURA COMPLEMENTAR

UNIDADE IV - LEITURA COMPLEMENTAR UNIDADE IV - LEITURA COMPLEMENTAR Alunos (as), Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Métodos Científicos, sugerimos a leitura do seguinte texto complementar, desenvolvido pelos professores

Leia mais

Metodologia Científica e Tecnológica

Metodologia Científica e Tecnológica Metodologia Científica e Tecnológica Classificação e Métodos Científicos Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2014 Gustavo S. C. Meireles 1 Tipologias de pesquisa científica 2014 Gustavo S. C. Meireles 2 Quanto

Leia mais

Fases da Pesquisa PATRÍCIA RUIZ SPYERE

Fases da Pesquisa PATRÍCIA RUIZ SPYERE Fases da Pesquisa PATRÍCIA RUIZ SPYERE Preparação da Pesquisa PATRÍCIA RUIZ SPYERE Preparação da Pesquisa Decisão Escolha do tema Levantamento de dados Formulação do problema Construção de hipóteses Delimitação

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

NATUREZA DO CONHECIMENTO

NATUREZA DO CONHECIMENTO NATUREZA DO CONHECIMENTO CONHECER E PENSAR Conhecer e pensar são uma necessidade para o ser humano e indispensável para o progresso. Sabemos que existimos porque pensamos. Se nada soubéssemos sobre o universo

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Planejamento da disciplina Ferramentas: apostilas, livros, vídeos

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa

Como elaborar um projeto de pesquisa Como elaborar um projeto de pesquisa O projeto de pesquisa é o primeiro passo de toda pesquisa científica. Mas elaborar um projeto antes de iniciar uma atividade não é exclusividade da Ciência. Antes de

Leia mais

Metodologia Científica - Aula 2 - Critérios de cientificidade para desenvolver o conhecimento Unidade 1 Seção 1

Metodologia Científica - Aula 2 - Critérios de cientificidade para desenvolver o conhecimento Unidade 1 Seção 1 Metodologia Científica - Aula 2 - Profa. Ms. Ana Cabanas Critérios de cientificidade para desenvolver o conhecimento Unidade 1 Seção 1 Comprometimento é tudo! Faça a diferença você também! AQUISIÇÃO CONSTRUÇÃO

Leia mais

Universidade Estadual de Goiás

Universidade Estadual de Goiás Universidade Estadual de Goiás Michael Douglas Rodrigues da Silva Metodologia Científica ANÁPOLIS/GOIÁS 2015 Universidade Estadual de Goiás Michael Douglas Rodrigues da Silva Metodologia Científica Resumo

Leia mais

AULA Nº 2 METODOLOGIA CIENTÍFICA A NATUREZA DO CONHECIMENTO: TIPOS DE CONHECIMENTO. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 2 METODOLOGIA CIENTÍFICA A NATUREZA DO CONHECIMENTO: TIPOS DE CONHECIMENTO. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 2 METODOLOGIA CIENTÍFICA A NATUREZA DO CONHECIMENTO: TIPOS DE CONHECIMENTO Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA Tipos de conhecimento; Conhecimento Empírico; Conhecimento

Leia mais

Metodologias de Investigação

Metodologias de Investigação Metodologias de Investigação Projecto de Investigação e Intervenção Educativa Autor: Mestre Maria dos Anjos Cohen ISCE Odivelas Temáticas 1.Esclarecimento de Conceitos 1. Conhecimento 2. Método 3. Técnica

Leia mais

Metodologia. Professor: Wyllian Fressatti

Metodologia. Professor: Wyllian Fressatti Metodologia Professor: Wyllian Fressatti O Conceito de Ciência Ciência Ela se desenvolve, em parte, pela necessidade de um método de conhecimento e compreensão mais seguro e digno de confiança do que os

Leia mais

CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO

CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO Ciência propõe a aquisição sistemática de conhecimentos sobre a natureza com a finalidade de melhoria da qualidade de vida, intelectual

Leia mais

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana)

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de TCC Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de Pesquisa Título Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode

Leia mais

Prof. Ms. Rodrigo Bozza

Prof. Ms. Rodrigo Bozza Prof. Ms. Rodrigo Bozza LATO-SENSU Aperfeiçoamento (mínimo 180hs) Especialização (mínimo 360hs + monografia) STRICTO-SENSU Mestrado (créditos + dissertação) Doutorado (créditos + tese) Tenacidade Intuição

Leia mais

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RANNYELLY RODRIGUES DE OLIVEIRA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico Especialização em Redes de Computadores Metodologia do Trabalho Científico Ciência e Conhecimento Científico Tipos de Conhecimento Antes de conceituar conhecimento científico, é necessário diferenciá-lo

Leia mais

Roteiro de recuperação de Projetos. 7º ano 1º trimestre

Roteiro de recuperação de Projetos. 7º ano 1º trimestre Roteiro de recuperação de Projetos 7º ano 1º trimestre Data da entrega 10/05/19 Nota: Orientações Leia os textos abaixo, grife as ideias centrais de cada trecho. Para realizar os exercícios leia com atenção

Leia mais

QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO

QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO O que é método e metodologia? E procedimento ou técnica? Como esses elementos se relacionam no contexto da ciência? O que é método científico? Quais as vantagens

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) Curso Pré-Vestibular FÍSICA. Professor: Alexandre Vicentini

Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) Curso Pré-Vestibular FÍSICA. Professor: Alexandre Vicentini Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) Curso Pré-Vestibular FÍSICA Professor: Alexandre Vicentini 1 o Dia (25/03/2019) 1) O que é Física? 2) O que a Física estuda? Questões 3) A Física está

Leia mais

Níveis de Pesquisa. Delineamentos das Pesquisas. Métodos de Pesquisa. Ciência da Computação Sistemas de Informação

Níveis de Pesquisa. Delineamentos das Pesquisas. Métodos de Pesquisa. Ciência da Computação Sistemas de Informação Métodos de Pesquisa Ciência da Computação Sistemas de Informação Níveis de Pesquisa Os níveis de pesquisa variam de acordo com os objetivos a que a pesquisa se propõe. Podem ser assim classificados: Exploratória

Leia mais

METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. José Geraldo Mill Diretor de Pós-Graduação A origem do conhecimento Conhecer: É buscar explicações para os fatos que podem

Leia mais

XI ENPEC de julho de Primeira Circular

XI ENPEC de julho de Primeira Circular Apresentação XI ENPEC 03-06 de julho de 2017 20 anos de ABRAPEC: Memórias de conquistas e movimentos de resistência Primeira Circular O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) é um

Leia mais

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Metodologia de Pesquisa para Engenharia Ambiental e Civil Prof. Ms. Alonso Goes Guimarães O que é pesquisa? Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes

Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar

Leia mais

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador DISCIPLINA Requisitos do pesquisador PAPEL DA UNIVERSIDADE Extensão Serviço à comunidade local Ensino Transmissão do conhecimento científico UNIVERSIDADE Pesquisa Revisão e produção do conhecimento dito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7051 Materiais Elétricos - Laboratório

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7051 Materiais Elétricos - Laboratório UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7051 Materiais Elétricos - Laboratório EXPERIÊNCIA 08 RESISTÊNCIA DE ISOLAMENTO 1 INTRODUÇÃO O objetivo desta aula é a determinação

Leia mais

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 15:

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 15: GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 15: PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES TRANSITÓRIAS A NBR 5410 apresenta medidas de proteção contra sobretensões transitórias que devem ser consideradas

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos Ementa da Disciplina Noções de Filosofia da Ciência: positivismo, Popper, Kuhn, Lakatos e tópicos de pesquisa recentes.

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

ESTRATÉGIAS DE LEITURA ESTRATÉGIAS DE LEITURA 1 LEITURA E SUAS TÉCNICAS Molina (1992) apud Medeiros (2011) propõe que a leitura siga os seguintes passos: Visão geral do capítulo. Questionamento despertado pelo texto. Estudo

Leia mais

AULA 03 A lógica da ciência

AULA 03 A lógica da ciência 1 AULA 03 A lógica da ciência Ernesto F. L. Amaral 11 de fevereiro de 2014 Metodologia (DCP 033) Fonte: Babbie, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. 2001. Belo Horizonte: Editora UFMG. pp.35-56. DISCUSSÃO

Leia mais

Método Científico. Prof. a Dra. Carolina Davanzzo Gomes dos Santos. Disciplina: Metodologia do Trabalho Academico

Método Científico. Prof. a Dra. Carolina Davanzzo Gomes dos Santos. Disciplina: Metodologia do Trabalho Academico Disciplina: Metodologia do Trabalho Academico Método Científico Prof. a Dra. Carolina Davanzzo Gomes dos Santos Email: profcarolinadgs@gmail.com Página: profcarolinadgs.webnode.com.br Ciência Pode-se afirmar

Leia mais

FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO. TÍTULO: subtítulo (se houver)

FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO. TÍTULO: subtítulo (se houver) FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO: subtítulo (se houver) Belo Horizonte Ano Nome completo do aluno TÍTULO: subtítulo (se houver) Projeto de pesquisa desenvolvido como requisito

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades 08/06/07 Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica Universidade Federal do Pará Instituto

Leia mais

FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Prof. Adriano R. 2º Anos

FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Prof. Adriano R. 2º Anos FILOSOFIA DA CIÊNCIA Prof. Adriano R. 2º Anos CÍRCULO DE VIENA - Os filósofos do Círculo de Viena representam o movimento filosófico do positivismo lógico ou empirismo lógico, segundo o qual o saber científico

Leia mais

Metodologia Científica. Thaís Gaudencio do Rêgo

Metodologia Científica. Thaís Gaudencio do Rêgo Metodologia Científica Thaís Gaudencio do Rêgo gaudenciothais@gmail.com Ciência O conhecimento fornecido pela ciência distingue-se por um grau de certeza alto Desfruta de uma posição privilegiada com relação

Leia mais

Especialização em docência em saúde. METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA. Profa. Cida Praeiro

Especialização em docência em saúde. METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA. Profa. Cida Praeiro METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA Profa. Cida Praeiro Parte I. OLHAR PARA A HISTÓRIA: caminho para compreender a ciência hoje O que é ciência? Parte I. OLHAR PARA A HISTÓRIA: caminho para compreender

Leia mais

Diretrizes Para Elaboração de Projetos de Pesquisa.

Diretrizes Para Elaboração de Projetos de Pesquisa. Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Diretrizes Para Elaboração de Projetos de Pesquisa. PROFESSORA: Shaiala Aquino O Que é Pesquisa? É utilizada para a descoberta de novos

Leia mais

MÉTODOS EM PESQUISA 01/07/ INTRODUÇÃO TÓPICOS A SEREM ABORDADOS 1.1 CONCEITO DE MÉTODO. 1. Introdução. 2. Método Indutivo

MÉTODOS EM PESQUISA 01/07/ INTRODUÇÃO TÓPICOS A SEREM ABORDADOS 1.1 CONCEITO DE MÉTODO. 1. Introdução. 2. Método Indutivo DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL PROF. ALEXANDRE PAIVA DA SILVA MÉTODOS EM PESQUISA TÓPICOS A SEREM ABORDADOS 1. Introdução 2. Método Indutivo 3. Leis, regras e fases do método

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica 08:8 ESTATÍSTICA APLICADA I - Teoria das

Leia mais

3 Metodologia de Estudo

3 Metodologia de Estudo 3 Metodologia de Estudo Este capítulo apresenta as características do método adotado para o estudo, compreendendo a descrição sobre o instrumento de pesquisa adotado (questionário), bem como os critérios

Leia mais

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dra. Renata Cristina da Penha França E-mail: renataagropec@yahoo.com.br -Recife- 2015 MÉTODO Método, palavra que vem do

Leia mais

PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4-

PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4- PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal PB SUMÁRIO Pesquisa Conceitos Características Objetivos Finalidades Requisitos Qualidades do pesquisador Tipos de pesquisa científica

Leia mais

Figura 13: Etapas do método de pesquisa

Figura 13: Etapas do método de pesquisa 3 O Método O presente capítulo apresenta o método de pesquisa utilizado para criação de uma metodologia para elaboração de matrizes de portfólios, permitindo-se assim que os produtos e serviços comprados

Leia mais

Sabrina Demozzi SOCIOLOGIA. 3- Auguste Comte

Sabrina Demozzi SOCIOLOGIA. 3- Auguste Comte Sabrina Demozzi SOCIOLOGIA 3- Auguste Comte - Os principais pressupostos do positivismo - Auguste Comte (1798-1857) - Características do pensamento Comtiano - Exercícios comentados Os principais pressupostos

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA Graduação 1 UNIDADE 1 O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO Bem-vindo à disciplina Técnicas de Estudo e Pesquisa! Iniciaremos nosso estudo abordando o processo

Leia mais

TOP SER HUMANO ABRH-RS 2017 Categoria Conhecimento. 1 APRESENTAÇÃO peso Estruturação geral do trabalho 20

TOP SER HUMANO ABRH-RS 2017 Categoria Conhecimento. 1 APRESENTAÇÃO peso Estruturação geral do trabalho 20 TOP SER HUMANO ABRH-RS 2017 Categoria Conhecimento TABELA DE AVALIAÇÃO 1ª Etapa Leitura do trabalho Critérios e Itens de Avaliação máxima 1 APRESENTAÇÃO peso 2 20 1.1 Estruturação geral do trabalho 20

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B C D 6 A B C D 7

Leia mais

Metodologia Científica Ênfase em Pesquisa Tecnológica

Metodologia Científica Ênfase em Pesquisa Tecnológica Metodologia Científica Ênfase em Pesquisa Tecnológica Autor: Prof. Carlos Fernando Jung, M.Eng. jung@faccat.br 4ª Edição Revisada e Ampliada 2004 Disponível em CD-ROM - Publicação Eletrônica Invendável

Leia mais

TOP CIDADANIA ABRH-RS 2017 Categoria Conhecimento. TABELA DE AVALIAÇÃO 1ª Etapa Leitura do trabalho

TOP CIDADANIA ABRH-RS 2017 Categoria Conhecimento. TABELA DE AVALIAÇÃO 1ª Etapa Leitura do trabalho TOP CIDADANIA ABRH-RS 2017 Categoria Conhecimento TABELA DE AVALIAÇÃO 1ª Etapa Leitura do trabalho Critérios e Itens de Avaliação máxima 1 APRESENTAÇÃO peso 2 20 1.1 Estruturação geral do trabalho 20 2

Leia mais

A ciência e as ciências sociais. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Humanidades e Ciências Sociais

A ciência e as ciências sociais. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Humanidades e Ciências Sociais A ciência e as ciências sociais Introdução às Humanidades e Ciências Sociais É possível conhecer a complexidade e diversidade da realidade em sua totalidade? 2 Conhecimento sobre a realidade Há diversas

Leia mais

INSTITUTO ÀGORA DE EDUCAÇÃO

INSTITUTO ÀGORA DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ÀGORA DE EDUCAÇÃO Curso de filosofia RESENHA SOBRE: BLACKBUM, Simon. Para que serve filosofia?. Disponível em: http: www.criticanarede.com/fa_10exceto.html; SHAND, John. O que é filosofia?. Disponível

Leia mais

Transformações da energia elétrica. Maria do Anjo Albuquerque

Transformações da energia elétrica. Maria do Anjo Albuquerque Transformações da energia elétrica A passagem da corrente elétrica nos condutores produz efeitos cuja aplicabilidade prática É IMPORTANTÍSSIMA. Identifica os efeitos magnéticos, químicos e térmico que

Leia mais

Assunto: Teoria marxista do conhecimento e método dialético materialista como fundamento do ensino problematizador

Assunto: Teoria marxista do conhecimento e método dialético materialista como fundamento do ensino problematizador Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Licenciatura em Matemática Didática da Matemática II Tema nº1: Fundamentos filosóficos do materialismo dialético e psicológicos da teoria Histórico

Leia mais

RESENHA A HISTÓRIA DAS IDÉIAS NA PERSPECTIVA DE QUENTIN SKINNER

RESENHA A HISTÓRIA DAS IDÉIAS NA PERSPECTIVA DE QUENTIN SKINNER RESENHA A HISTÓRIA DAS IDÉIAS NA PERSPECTIVA DE QUENTIN SKINNER Vander Schulz Nöthling 1 SKINNER, Quentin. Meaning and Understand in the History of Ideas, in: Visions of Politics, Vol. 1, Cambridge: Cambridge

Leia mais

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 4: ESQUEMAS DE ATERRAMENTO A NBR 5410 define três principais tipos de esquemas de aterramento que podem ser utilizados nas instalações elétricas

Leia mais

A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses

A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses Profa. Dra. Fernanda Elisa Colla Jacques Março de 2018 A pesquisa científica é atividade intelectual sistemática (teórica e metódica) que visa à construção de

Leia mais

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS Pesquisa na Educação Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS O que é pesquisa? - Construção de um conhecimento novo; - Construção de novas técnicas; - Criação ou exploração de novas realidades.

Leia mais

INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA. O conhecimento científico é uma forma específica de conhecer e perceber o mundo!!! 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: Modelos

INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA. O conhecimento científico é uma forma específica de conhecer e perceber o mundo!!! 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: Modelos INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: 1. INTRODUZINDO A QUESTÃO: O QUE É CIÊNCIA, AFINAL????? Modelos Leis Por que estudar natureza da ciência???? Qual a importância desses conhecimentos

Leia mais

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito.

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito. PESQUISA TEÓRICA APLICADA 1. TEÓRICA (PURA): - Oferece solução para problemas práticos; - Ajuda encontrar os fatores de um problema prático. 2. APLICADA: - Contribuir e esclarecer os fatos; - Verificar

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Contextualização

1 Introdução. 1.1 Contextualização 1 Introdução 1.1 Contextualização Sabe-se que não é de hoje a grande exigência do mercado por produtos de qualidade e, com base nessa contínua exigência as empresas, cada vez mais, buscam meios de assegurar

Leia mais

Análise Estatística de Experimentos

Análise Estatística de Experimentos Agosto, 2013 Sumário 1 Termos e conceitos 2 Experimentos Problema Planejamento Protocolo 3 Conceitos Testes 4 Um Fator Dois Fatores Fatorial Completo 5 Pesquisa Científica Termos e conceitos Processo de

Leia mais

INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ARTE 1

INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ARTE 1 INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ARTE 1 Professor Isaac Antonio Camargo Licenciado em Desenho e Plástica UNAERP/SP Mestre em Educação UEL/PR Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP Relações entre CIÊNCIA E ARTE

Leia mais

ESTABILIZADOR PARA ELETRODOMÉSTICOS

ESTABILIZADOR PARA ELETRODOMÉSTICOS ESTABILIZADOR PARA ELETRODOMÉSTICOS Manual de Instruções Frequência Nominal CARACTERÍSTICAS GERAIS 60Hz Rendimento 93% Tempo de resposta a degrau 4 ciclos 1 - Linha T e T/2: Estabilizador para eletrodomésticos

Leia mais

Metodologia de Pesquisa. Profa. Iara Augustin

Metodologia de Pesquisa. Profa. Iara Augustin Metodologia de Pesquisa Profa. Iara Augustin Assuntos a abordar Papel da Ciência Ciência da Computação arte, ciência ou tecnologia? Organização da pesquisa no país Papel da Ciência Papel da Ciência o que

Leia mais

Evolução nas Cabines Blindadas com a Nova Regulamentação da Light para ligações de Clientes em Média Tensão. Eng. Alexandre Morais

Evolução nas Cabines Blindadas com a Nova Regulamentação da Light para ligações de Clientes em Média Tensão. Eng. Alexandre Morais Evolução nas Cabines Blindadas com a Nova Regulamentação da Light para ligações de Clientes em Média Tensão Eng. Alexandre Morais Padrão de Cabine Primária para Entrada e Medição em Média Tensão no Rio

Leia mais

O MÉTODO CIENTÍFICO. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA

O MÉTODO CIENTÍFICO. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA O MÉTODO CIENTÍFICO Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA Para que serve isso de Metodologia? Ciência e Conhecimento. A produção de Conhecimento: Pesquisa O Processo de Pesquisa A importância do Método Scientia...palavra

Leia mais

Revisão de Metodologia Científica

Revisão de Metodologia Científica Revisão de Metodologia Científica Luiz Eduardo S. Oliveira Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática http://lesoliveira.net Luiz S. Oliveira (UFPR) Revisão de Metodologia Científica 1

Leia mais

Psicologia. Introdução

Psicologia. Introdução Psicologia Introdução O que é Psicologia? Senso Comum: De psicólogo e de louco todo mundo tem um pouco. ele usa de psicologia para vender seu produto e quando procuramos aquele amigo, que está sempre disposto

Leia mais

OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS

OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA SOCIOLOGIA E ÉTICA OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT ANA MARÇO 2018 Existem outras tipos de conhecimento que

Leia mais

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios Conceitos de método e seus princípios Caminho pelo qual se chega a determinado resultado... É fator de segurança. Seleção de técnicas para uma ação científica... Forma de proceder ao longo de um caminho

Leia mais

Definindo a introdução de um projeto / relatório / artigo

Definindo a introdução de um projeto / relatório / artigo Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Sociologia LES 669 - LES0669 Iniciação Científica em Economia Aplicada Definindo a introdução

Leia mais

CROWBAR-2 Manual de Instalação e Operação Revisão 02 de 12 de Julho de 2013

CROWBAR-2 Manual de Instalação e Operação Revisão 02 de 12 de Julho de 2013 Circuito de Proteção CROWBAR-2 Manual de Instalação e Operação Revisão 02 de 12 de Julho de 2013 MGBR20471 1996, GRAMEYER Equipamentos Eletrônicos / GRAMEYER Indústria Eletroeletrônica. Todos os direitos

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos Estrutura das Aulas e Calendário Parte 1: O método nas ciências sociais Introdução 29/8 O que é método científico-

Leia mais

Curso: Metodologia de Pesquisa

Curso: Metodologia de Pesquisa Ideia Docs Curso: Metodologia de Pesquisa Check List Luciano: Dentro da linha de m-health, quais problemas de saude passiveis de monitoramento de forma fácil Noemi: Sobrecarga na área da saúde causada

Leia mais

OFICINA DE PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

OFICINA DE PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS OFICINA DE PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Características do conhecimento Senso comum Emocional Reflexivo Inexato Científico Verificável Assistemático Real Sistemático Contigente Quase Exato Falível BOM

Leia mais

Noções Gerais Sobre Pesquisa

Noções Gerais Sobre Pesquisa 23 Noções Gerais Sobre Pesquisa Nossas possibilidades de conhecimento são muito, e até tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande

Leia mais

FILOSOFIA DA CIÊNCIA

FILOSOFIA DA CIÊNCIA FILOSOFIA DA CIÊNCIA 1 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA CIÊNCIA» Nesta matéria iremos estudar o que significam o pensamento humano, o conhecimento, a filosofia e a ciência para a Filosofia da Ciência. 2 O pensamento

Leia mais

1. O modelo atômico de Rutherford é também conhecido como modelo planetário do átomo.

1. O modelo atômico de Rutherford é também conhecido como modelo planetário do átomo. 2º Trimestre_8AB_2014_REVISÃO_Química_Prof.ª Caroline Oliveira Nome: Turma: 8 Data: / /2014. 1- Considere as seguintes afirmativas sobre o modelo atômico de Rutherford: 1. O modelo atômico de Rutherford

Leia mais

UNIDADE 1 A CIÊNCIA E SUA ESTRUTURA

UNIDADE 1 A CIÊNCIA E SUA ESTRUTURA CONTEÚDOS CIÊNCIAS 6º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 A CIÊNCIA E SUA ESTRUTURA CAPÍTULOS 1. O que é ciência? Como os cientistas trabalham O objetivo da Ciência Ideias (Especulação ou Imaginação) e fatos.

Leia mais

Metodologia da Pesquisa. Metodologia Tecnológica

Metodologia da Pesquisa. Metodologia Tecnológica Metodologia da Pesquisa Metodologia Tecnológica O PROJETO DE PESQUISA O projeto de pesquisa é o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar uma certa realidade. Deve oferecer

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini. Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é

A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini. Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é necessário que o pesquisador tenha feito a escolha do

Leia mais

Método de Pesquisa: Estudo de Caso. Baseado no livro do YIN. Elaborado por Prof. Liliana

Método de Pesquisa: Estudo de Caso. Baseado no livro do YIN. Elaborado por Prof. Liliana Método de Pesquisa: Baseado no livro do YIN Elaborado por Prof. Liliana - 2012 Estudo de Caso O estudo de caso como estratégia de pesquisa Os estudos de caso são especialmente indicados como estratégia

Leia mais

CROWBAR-2 Manual de Instalação e Operação Revisão 00 de 9 de Outubro de 2009

CROWBAR-2 Manual de Instalação e Operação Revisão 00 de 9 de Outubro de 2009 GRAMEYER Equipamentos Eletrônicos Ltda / GRAMEYER Indústria Eletroeletrônica Ltda. R. Mal. Castelo Branco, 2477 Schroeder SC Brasil 89275-000 e-mail: info@grameyer.com.br - www.grameyer.com.br Fones: 55

Leia mais

Ciência, Conhecimento, Tecnologia e Sociedade

Ciência, Conhecimento, Tecnologia e Sociedade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina! Departamento Acadêmico de Eletrônica! Engenharia Eletrônica! Projeto Integrador I - Iniciação Científica Ciência, Conhecimento, Tecnologia

Leia mais

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Metodologia Científica Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Artigos científicos De acordo com a ABNT (NBR 6022, 2003): Artigo científico é parte

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio PESQUISA Pesquisa é o conjunto de investigações,

Leia mais

O Positivismo de Augusto Comte. Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior

O Positivismo de Augusto Comte. Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior O Positivismo de Augusto Comte Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior Augusto Comte (1798-1857). Um dos pais fundadores da Sociologia. Obras principais: Curso de Filosofia Positiva. 6 volumes. (1830-1842).

Leia mais