TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 06

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 06"

Transcrição

1 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 10 DE ABRIL DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 06 Humberto José Bortolossi Universidade Federal Fluminense 1

2 RESUMO ANALÍTICO: TEORIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (TEM): UMA INTRODUÇÃO por Hans-Georg Steiner

3 RESUMO ANALÍTICO 6. DESCRIÇÃO DO TRABALHO: A descrição deve ser impessoal. O relator deve fazer uma síntese objetiva e descritiva, evitando emitir comentários pessoais. Dez linhas no máximo. 7. OBJETIVOS DO TRABALHO: Cinco linhas no máximo, preferivelmente começando com um verbo. 10. CONCLUSÕES DO AUTOR: Dez linhas no máximo. Deve-se relatar de forma objetiva e imparcial as conclusões do autor.

4 RESUMO ANALÍTICO 11. COMENTÁRIOS DO RELATOR: Essencialmente, uma opinião crítica sobre o trabalho. Agora é a hora de expressar a sua opinião. Inclua pontos de concordância e discordância! Indique também se o texto que você analisou trouxe algum encaminhamento ou ideia que mudaria a sua prática ou atitude como professor em sala de aula. Mínimo de dez linhas.

5 OBSERVAÇÕES E DESDOBRAMENTOS

6 MARCAÇÕES: O QUE É E PROPÓSITOS A Educação Matemática é um campo extremamente complexo. Um dos fatores da complexidade é a diversidade dos indivíduos envolvidos. Educação Matemática: campo profissional e científico. Crítica frequente: dada a extrema complexidade e diversidade, a Educação Matemática nunca se tornará uma ciência ou um campo com bases científicas (pois existe muito subjetivismo). Múltiplas definições: um campo especial da Matemática, um ramo especial da Epistemologia, uma ciência de Engenharia, um subdomínio da Pedagogia ou Didática em geral, uma ciência social, uma ciência fronteira, uma ciência aplicada, uma ciência fundamental, etc.

7 MARCAÇÕES: O QUE É E PROPÓSITOS Existe visivelmente a necessidade de uma base teórica que nos permita uma melhor compreensão e identificação das várias posições, aspectos e intenções que fundamentam as diferentes definições atuais da Educação Matemática. Educação Matemática: paradigmática em várias escalas (pré/mono/multi). O papel da Educação Matemática está relacionado com o papel da universidade: integrar o conhecimento de diversas disciplinas para um entendimento compreensivo da realidade

8 MARCAÇÕES: O QUE É E PROPÓSITOS O papel da Educação Matemática, no que se refere ao ensino, está em tratar aspectos normalmente negligenciados pela Matemática: o aspecto filosófico, o histórico, o humano, o social e o didático. A Educação Matemática possui uma função reguladora sistêmica transdisciplinar e organizadora essencial na coordenação dos vários agentes. Ela ainda não refletiu o suficiente para exercer de forma efetiva essa função.

9 MARCAÇÕES: O QUE É E PROPÓSITOS Três componentes da Teoria da Educação Matemática: meta-investigação e desenvolvimento do metaconhecimento no que diz respeito à Educação Matemática como disciplina; desenvolvimento duma visão compreensiva da Educação Matemática, envolvendo investigação, desenvolvimento e prática, através duma abordagem sistêmica; desenvolvimento do papel regulador dinâmico da Educação Matemática como uma disciplina no que diz respeito à interação teoria-prática e cooperação interdisciplinar.

10 MARCAÇÕES: QUESTÕES DE CONCEPÇÃO Sneed (1971): abandonar a perspectiva declarativa em favor de um núcleo teórico com um conjunto relacionado de aplicações que se tem em vista. Macro modelos (cognitiva, emocional, interpessoal e também os objetivos dos alunos, os objetivos dos professores, dos pais, dos contribuintes, empregados) Micro modelos (os modelos serem do mesmo tipo; os investigadores terem objetivos idênticos; os investigadores encontrarem-se e discutirem).

11 MARCAÇÕES: QUESTÕES DE CONCEPÇÃO Teorias internas (Sanders, 1981): Temos mais tendência para abordar a educação através de constructos enraizados na psicologia ou nas ciências sociais do que em teorias ou constructos que se ajustem aos fenômenos tal como surgem nos ambientes educacionais (necessidade de algo específico ao contexto educacional). Importância dos valores éticos, sociais e políticos. Estes não podem ser separados de outros problemas de investigação. Falsas dicotomias: técnica compreensão, desenvolvimento de estruturas resolução de problemas, axiomática construtivismo, matemática pura matemática aplicada (não é mas, sim, e : complementaridade).

12 APÊNDICE

13 MARCAÇÕES Conceito de desenvolvimento de teoria por Thomas Kuhn ( ): Não há atividade científica fora de uma comunidade de praticantes (comunidade científica). Não há comunidade científica sem a adoção consensual de um paradigma pelos seus membros. A atividade a que ao longo da história da ciência os cientistas mais frequentemente se dedicam tem o nome de ciência normal. Em ciência normal sucedem, de vez em quando, episódios revolucionários a que se dá o nome de revoluções científicas, ou seja, mudanças de paradigma.

14 MARCAÇÕES Conceito de desenvolvimento de teoria por Thomas Kuhn ( ): Uma revolução científica traduz-se numa forma de ver o mundo inteiramente nova e incompatível com a forma de ver o mundo associada e determinada pelo paradigma anterior. Não se pode falar de progresso científico se por este entendermos um progresso contínuo e cumulativo em direção à verdade. Se pudermos falar de progresso, este é descontínuo, feito de algumas rupturas ou descontinuidades, de mudanças de paradigmas, e não de transformação de um paradigma noutro.

15 MARCAÇÕES Conceito de desenvolvimento de teoria por Thomas Kuhn ( ): Ciência normal crise e ciência extraordinária revolução científica nova ciência normal. Paradigmas são as realizações cientificas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornece problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência. Paradigmas são visões do mundo. Sua proposta é uma tentativa de desenvolver uma filosofia da ciência com base na história da ciência.

16 RESUMO ANALÍTICO: AMIDST MULTIPLE THEORIES OF LEARNING IN MATHEMATICS EDUCATION por Martin A. Simon

17 RESUMO ANALÍTICO 6. DESCRIÇÃO DO TRABALHO: A descrição deve ser impessoal. O relator deve fazer uma síntese objetiva e descritiva, evitando emitir comentários pessoais. Dez linhas no máximo. 7. OBJETIVOS DO TRABALHO: Cinco linhas no máximo, preferivelmente começando com um verbo. 10. CONCLUSÕES DO AUTOR: Dez linhas no máximo. Deve-se relatar de forma objetiva e imparcial as conclusões do autor.

18 RESUMO ANALÍTICO 11. COMENTÁRIOS DO RELATOR: Essencialmente, uma opinião crítica sobre o trabalho. Agora é a hora de expressar a sua opinião. Inclua pontos de concordância e discordância! Indique também se o texto que você analisou trouxe algum encaminhamento ou ideia que mudaria a sua prática ou atitude como professor em sala de aula. Mínimo de dez linhas.

19 OBSERVAÇÕES E DESDOBRAMENTOS

20 MARCAÇÕES Dificuldades em se ter uma multiplicidade de teorias: questões de comunicação, acúmulo de conhecimento ao longo das várias perspectivas teóricas, ausência de reconhecimento de um trabalho feito com uma perspectiva em particular, desafios em levar a teoria apropriada aos problemas de pesquisa específicos, falta de transparência na escolha de aparatos teóricos e conceituais, questões relacionadas com o uso de teorias de aprendizagem. Foco nas teorias gerais: construtivismo, construtivismo radical, enativismo (enação), teoria sociocultural,... Ernest (2006): não são realmente teorias, pois há contraexemplos.

21 MARCAÇÕES Questões: (1) Uma nova teoria sempre elimina a anterior? As teorias competem e são antagônicas entre si? Se construtivismo é melhor do que behaviorismo, o melhor é para o quê? Analogia: a teoria da relativa é melhor do que a mecânica clássica? Kuhn (1962): teorias são incomensuráveis quando elas não se sobrepõem e não podem ser traduzidas uma na outra. Bruner (1996): teorias educacionais são incomensuráveis. Sfard (1998): incomensurabilidade não implica incompatibilidade. Teorias subjacentes visões do mundo (comparar visões do mundo com senso comum visto na aula anterior).

22 MARCAÇÕES Teorias como ferramentas: dependendo do que se quer fazer, uma ferramenta é mais adequada do que outra. Teorias como lentes: uma lente enfatiza mais um ou outro aspecto do que se está observando. Vantagens do uso de múltiplas teorias em Educação Matemática: acomodar diferentes níveis de organização; quando múltiplas teorias estão disponíveis, explicações mais amplas podem ser fornecidas (ver exemplo de Sfard & McClain (2002)).

23 MARCAÇÕES Teoria como uma questão de escolha: diferenciar o o que se está olhando do com o que se está olhando ; justificar o uso de uma teoria em um estudo contribui para a coerência do estudo e pode avançar discussões de uso e coordenação.

24 MARCAÇÕES Conclusões: uma teoria não elimina a outra: elas podem ser incomensuráveis e não necessariamente incompatíveis; deslegitimar uma teoria em favor de outra teoria é contra produtivo; teorias diferentes permitem trabalhar em conjuntos diferentes ou trabalhar diferentemente em um mesmo conjunto; como professor e pesquisador, é importante ter consciência das qualidades e limitações de cada teoria.

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 04. Universidade Federal Fluminense

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 04. Universidade Federal Fluminense DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 4 DE SETEMBRO DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 04 Humberto José Bortolossi http://www.professores.im-uff.mat.br/hjbortol/

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 05. Universidade Federal Fluminense

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 05. Universidade Federal Fluminense DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 3 DE ABRIL DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 05 Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/ Universidade

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 02

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 02 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 22 DE MARÇO DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 02 Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 01

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 01 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 21 DE AGOSTO DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 01 Humberto José Bortolossi http://www.professores.im-uff.mat.br/hjbortol/

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 13. Universidade Federal Fluminense

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 13. Universidade Federal Fluminense DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 6 DE JUNHO DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 13 Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/ Universidade

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03. Universidade Federal Fluminense

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03. Universidade Federal Fluminense DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 28 DE AGOSTO DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03 Humberto José Bortolossi http://www.professores.im-uff.mat.br/hjbortol/

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 07

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 07 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 12 DE ABRIL DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 07 Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/

Leia mais

PARADIGMAS, METODOLOGIA E CAMINHOS DA CIÊNCIA

PARADIGMAS, METODOLOGIA E CAMINHOS DA CIÊNCIA Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia Presidente Prudente - SP PARADIGMAS, METODOLOGIA E CAMINHOS DA CIÊNCIA ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA

Leia mais

Tema IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica

Tema IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica Tema IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica 2. ESTATUTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO 2.3 A Racionalidade Científica e a Questão da Objectividade IV Conhecimento e Racionalidade Científica

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 11

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 11 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 03 DE MAIO DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 11 Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/ Universidade

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 08. Universidade Federal Fluminense

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 08. Universidade Federal Fluminense DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 17 DE ABRIL DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 08 Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/

Leia mais

Curso de Especialização Lato Sensu - Ensino de Ciências - EaD

Curso de Especialização Lato Sensu - Ensino de Ciências - EaD Curso de Especialização Lato Sensu - Ensino de Ciências - EaD CÂMPUS FLORIANÓPOLIS MATRIZ CURRICULAR Módulo 1 Carga horária total: 210 Introdução ao Estudo a Distância Introdução à Pesquisa em Ensino de

Leia mais

O que distingue a ciência da não ciência?

O que distingue a ciência da não ciência? O que distingue a ciência da não ciência? O estudo atento da história da ciência levou Kuhn a dividir a história de cada disciplina em dois períodos (pré-científico e científico) Período da pré-ciência

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

Quadro 1 Matriz Curricular. Dimensões da formação docente Componentes curriculares Carga horária (h/a) Fundamentos de Matemática I* *

Quadro 1 Matriz Curricular. Dimensões da formação docente Componentes curriculares Carga horária (h/a) Fundamentos de Matemática I* * 1 Quadro 1 Matriz Curricular Construções Geométricas e Geometria Descritiva I 60 Fundamentos de Matemática I* 60 + 20* Geometria I* 40 + 20* 1º. Período Lógica Matemática 60 Educação Matemática e Tecnologias

Leia mais

FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Prof. Adriano R. 2º Anos

FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Prof. Adriano R. 2º Anos FILOSOFIA DA CIÊNCIA Prof. Adriano R. 2º Anos CÍRCULO DE VIENA - Os filósofos do Círculo de Viena representam o movimento filosófico do positivismo lógico ou empirismo lógico, segundo o qual o saber científico

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: CULTURA BRASILEIRA A educação e a cultura na perspectiva da modernidade e pósmodernidade. Culturas brasileiras: matrizes étnicas, cultura popular,

Leia mais

Trilha de optativas 01 QUI Matemática - Ativa desde: 01/02/2018. Categoria Atividade Pedagógica. Teórica 67. Teórica 67. Teórica 67.

Trilha de optativas 01 QUI Matemática - Ativa desde: 01/02/2018. Categoria Atividade Pedagógica. Teórica 67. Teórica 67. Teórica 67. 1 de 5 01 QUI06101 - Matemática - Ativa desde: QUI06102 - Psicologia da Educação - Ativa desde: QUI06103 - Química Geral Teórica I - Ativa desde: QUI06104 - Química Geral Experimental I - Ativa desde:

Leia mais

A Epistemologia de Kuhn

A Epistemologia de Kuhn ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Fundamentos Históricos e Filosóficos das Ciências A Epistemologia de Kuhn Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Thomas Kuhn Kuhn nasceu em Cincinatti, Ohio,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

1 de 11 30/05/08 às 08:33

1 de 11 30/05/08 às 08:33 1 de 11 30/05/08 às 08:33 CONSOLIDAÇÃO - CORPO DOCENTE - VÍNCULO E TITULAÇÃO ÁREA BÁSICA:ENSINO DE CIÊNCIAS E Docente APCN Situação em Outros Programas Ana Tiyomi Obara ECOLOGIA E RECURSOS NATURAIS / UFSCAR

Leia mais

A Epistemologia de Kuhn

A Epistemologia de Kuhn ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Fundamentos Históricos e Filosóficos das Ciências A Epistemologia de Kuhn Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Thomas Kuhn Kuhn nasceu em Cincinatti, Ohio,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE FILOSOFIA DA CIÊNCIA CCINAT/SBF CIEN0044 2016.1 CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 60 h/a = 72 encontros PRÁT: 0 HORÁRIOS: segunda-feira: de 18:00 às 19:40 horas

Leia mais

Dimensões Epistemológicas e Pedagógicas na área de Ciência da Informação: em busca de novas perspectivas para o ensino da graduação

Dimensões Epistemológicas e Pedagógicas na área de Ciência da Informação: em busca de novas perspectivas para o ensino da graduação Dimensões Epistemológicas e Pedagógicas na área de Ciência da Informação: em busca de novas perspectivas para o ensino da graduação Maria de Fátima G. M. Tálamo Londrina/PR 2001 1 Contexto Epistemológico

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018 SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/IFAM PARA CURSOS DA 2017/2-2019/1 O Quadro Anexo I válido para o

Leia mais

Modelos atômicos e revolução paradigmática: interdisciplinaridade nas aulas de Filosofia

Modelos atômicos e revolução paradigmática: interdisciplinaridade nas aulas de Filosofia TEMA Modelos atômicos e revolução paradigmática: interdisciplinaridade nas aulas de Filosofia André Rosolem Sant Anna Caio Giovani Malavazi Dariva Raoni Wohnrath Arroyo PIBID/Filosofia Universidade Estadual

Leia mais

Pedagogia. 1º PERÍODO Carga Horária e Creditação

Pedagogia. 1º PERÍODO Carga Horária e Creditação Cep: 37200000 Pedagogia Matriz Curricular 1 (entrada no mês de Fevereiro) Nivelamentos Leitura e Produção de textos 60 Gramática 60 Carga Horária Total 120 Educação a Distância: Primeiras Aproximações

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Ecologia. Filosofia da Ciência Epistemologia da Ciência

Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Ecologia. Filosofia da Ciência Epistemologia da Ciência Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Ecologia Filosofia da Ciência Epistemologia da Ciência As Revoluções Científicas Prof. Adriano S. Melo asm.adrimelo no gmail.com

Leia mais

Ementas curso de Pedagogia matriz

Ementas curso de Pedagogia matriz Ementas curso de Pedagogia matriz 100031 DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL Leitura e compreensão dos diversos gêneros textuais, abordando a escrita do parágrafo, da paráfrase e de textos

Leia mais

Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício.

Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício. Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício. A CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS Seu estudo é de

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Biologia Educacional EDC602/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Biologia Educacional EDC602/ 60h Pedagogia 1º Semestre Biologia Educacional EDC602/ 60h Ementa: Identificar os processos biológicos fundamentais diretamente relacionados à situação ensino-aprendizagem. Análise dos fatores genéticos e

Leia mais

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CAMPO ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLAS

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 0993/I C/H 68 Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de ensino:

Leia mais

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1 Semestre Matemática I 75h Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Lógica 60h Ementa: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

PEDAGOGIA. 1º Semestre. Antropologia e Educação 60h

PEDAGOGIA. 1º Semestre. Antropologia e Educação 60h PEDAGOGIA 1º Semestre Antropologia e Educação 60h Ementa: O estudo da antropologia entendido como estudo da cultura, das relações dos grupos humanos (intra e extragrupos) e da apropriação do espaço pelos

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE A arte como manifestação de expressão e comunicação humana. As manifestações artísticas como reflexo de valores

Leia mais

APÊNDICE C- Requisitos Por Período REQFISITOS BASE COMFM. 2 o. Período Componentes Curriculares. 3 o. Período

APÊNDICE C- Requisitos Por Período REQFISITOS BASE COMFM. 2 o. Período Componentes Curriculares. 3 o. Período 320 APÊNDICE C- Por Período REQFISITOS BASE COMFM 2 o. Período Química Geral II Matemática II Introdução à Biologia Celular e Genética Ecologia Geral Psicologia da Educação Organização dos Sistemas Educacionais

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PEDAGOGIA

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PEDAGOGIA Matriz Curricular do Curso de Pedagogia 2014-2017 * 1º PERÍODO* Leitura e Produção de Texto -------- Fundamentos Históricos Filosóficos da Educação -------- Fundamentos Socioeconômicos da Educação --------

Leia mais

FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº 005 PARA ALUNOS INGRESSANTES ATÉ 1º SEMESTRE 2017

FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº 005 PARA ALUNOS INGRESSANTES ATÉ 1º SEMESTRE 2017 FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº 005 PARA ALUNOS INGRESSANTES ATÉ 1º SE 2017 DISCIPLINA CH 1º 3º 4º COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ESTATÍSTICA

Leia mais

Matemática. EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1º SEMESTRE MATEMÁTICA I, 75H EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. LÓGICA, 60H EMENTA: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA. O conhecimento científico é uma forma específica de conhecer e perceber o mundo!!! 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: Modelos

INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA. O conhecimento científico é uma forma específica de conhecer e perceber o mundo!!! 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: Modelos INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: 1. INTRODUZINDO A QUESTÃO: O QUE É CIÊNCIA, AFINAL????? Modelos Leis Por que estudar natureza da ciência???? Qual a importância desses conhecimentos

Leia mais

Apresentação Conceitos básicos Gramática, variação e normas Saberes gramaticais na escola... 31

Apresentação Conceitos básicos Gramática, variação e normas Saberes gramaticais na escola... 31 Sumário Apresentação... 9 Conceitos básicos... 11 Gramática, variação e normas... 13 Dinah Callou A propósito de gramática e norma... 15 O ensino e a constituição de normas no Brasil... 21 A propósito

Leia mais

Modelos de Ação Didática

Modelos de Ação Didática Os estudantes possuem concepções alternativas resistentes à mudança. Como concepções alternativas podem ser transformadas ou substituídas? Modelos de Ação Didática Principal: Modelo da Mudança Conceitual

Leia mais

Textos da aula passada

Textos da aula passada Textos da aula passada Síntese feita por Louzada e Gentilini* (2010) Do modelo jesuítico, preservou uma concepção de docência centrada na figura do professor como difusor dos conhecimentos para um aluno,

Leia mais

Resolução 032/94 - CONSEPE

Resolução 032/94 - CONSEPE Resolução 032/94 - CONSEPE Altera grade curricular e define ementas de disciplinas do curso de Pedagogia oferecido pelo Centro de Ciências da Educação - FAED. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

OBJETIVOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider

OBJETIVOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider OBJETIVOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider E-mail: emschneider@utfpr.edu.br O que são objetivos de ensino/aprendizagem? O que espero que meu aluno aprenda?

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 2002/1 EMENTAS

MATRIZ CURRICULAR 2002/1 EMENTAS MATRIZ CURRICULAR 2002/1 EMENTAS DISCIPLINA: ADE003- Política Educacional Estado e educação. Estado, educação, estrutura social e mecanismo de decisão. Diretrizes e financiamento da educação. A ação do

Leia mais

Motricidade Humana, Filogênese e Ontogênese. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Motricidade Humana, Filogênese e Ontogênese. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Motricidade Humana, Filogênese e Ontogênese Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Questão para aula de hoje: PORQUE É IMPORTANTE COMPREENDER A MOTRICIDADE HUMANA E CONTEXTUALIZA-LA EM RELAÇÃO A FILOGÊNESE

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ Núcleo de disciplinas de formação pedagógica comum a todas as Licenciaturas (300 h ou 330 h) Período Filosofia da Educação

Leia mais

MEC-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

MEC-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MEC-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO: IE 1333 CRÉDITOS 4 NOME: Metodologia do Ensino Superior Cada crédito corresponde

Leia mais

22/08/2014. Tema 6: Ciência e Filosofia. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes. Ciência e Filosofia

22/08/2014. Tema 6: Ciência e Filosofia. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes. Ciência e Filosofia Tema 6: Ciência e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Ciência e Filosofia Ciência: vem do latim scientia. Significa sabedoria, conhecimento. Objetivos: Conhecimento sistemático. Tornar o mundo compreensível.

Leia mais

Didática das Ciências Naturais

Didática das Ciências Naturais ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Didática das Ciências Naturais Prof. Nelson Luiz Reyes Marques ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Necessidades formativas do professor

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h Pedagogia 1º Semestre Filosofia e Educação ED0003/ 60h Ementa: Fundamentação teórica dos conceitos básicos de Filosofia. Distinção entre Ciências e Filosofia. O estudo e a análise da aplicação sistemática

Leia mais

Artigo de Opinião. Coaching Sistémico como um Modelo Silvia Viola

Artigo de Opinião. Coaching Sistémico como um Modelo Silvia Viola Artigo de Opinião As opiniões expressas neste artigo são da exclusiva responsabilidade do seu autor e não representam necessariamente a opinião da ICF Portugal. Coaching Sistémico como um Modelo Silvia

Leia mais

Apresentação da noção de argumento válido como aquele em que a conclusão é uma consequência lógica das premissas tomadas em conjunto.

Apresentação da noção de argumento válido como aquele em que a conclusão é uma consequência lógica das premissas tomadas em conjunto. FILOSOFIA Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL - 11.º Ano COMPETÊNCIAS/OBJETIVOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS RECURSOS TEMPO AVALIAÇÃO Problematização, conceptualização e argumentação. Análise metódica de

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2015

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2015 1 CURSO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE I... 4 02 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO... 4 03 PROFISSIONALIDADE DOCENTE... 4 04 RESPONSABILIDADE

Leia mais

O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro

O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro Assessora da Pró-Reitoria de Graduação e-mail: iraide@reitoria.unesp.br Agenda da apresentação 1. Proposta

Leia mais

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2 HP363 A Clínica da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP364 A Ética da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP365 A Observação em Pesquisa 90 0 0 60 30 0 0 6 Não há NC HP366 Abordagem Sistêmica das

Leia mais

Aula expositiva de análise e discussão do texto:

Aula expositiva de análise e discussão do texto: Material didático elaborado para História e Filosofia da Psicologia Docente: Danilo Silva Guimarães (IPUSP) Aula expositiva de análise e discussão do texto: Piaget, J. (1972) Los dos problemas principales

Leia mais

Matemática. 1º Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjunto e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. 1º Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjunto e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1º Semestre Matemática I 75h Ementa: Estuda as noções de conjunto e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Lógica 60h Ementa: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1 a FASE CÓD DISCIPLINAS EIXO C/H Créditos Filosofia da I Epistemologia Introdução à Ciência Epistemologia Científica educativa Português Comunicação e expressão

Leia mais

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde BG068 Disciplinas Optativas Código Disciplina Temas Especiais de Genética Aplicada a Psicologia 60 60 0 0 0 0 0 4 BG067 saúde HP363 A Clínica da Psicanálise HP364 A Ética da Psicanálise HP365 A Observação

Leia mais

ANEXO VIII TEMAS PARA PROVA DE APTIDÃO DIDÁTICA

ANEXO VIII TEMAS PARA PROVA DE APTIDÃO DIDÁTICA ANEXO VIII TEMAS PARA PROVA DE APTIDÃO DIDÁTICA I. CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL 1.1. Engenharia Florestal (Graduação em Engenharia Florestal) a) Densidade dos povoamentos Florestais. b) Planejamento do

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA BRAGANÇA PAULISTA 2017 MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1º Semestre Nº de Aulas Carga Horária Brinquedoteca: jogos e brincadeiras

Leia mais

Bases Epistemológicas do Movimento Humano, Cultura e Educação

Bases Epistemológicas do Movimento Humano, Cultura e Educação Bases Epistemológicas do Movimento Humano, Cultura e Educação Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Profa. Dra. Cinthia Lopes da Silva Ementa: Epistemologia e crise científica. Educação Física e epistemologia

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Parte 6. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Parte 6. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 6 Professora: Nathália Bastos ROGERS. O professor orienta e facilita a aprendizagem. O aluno é dotado de liberdade e poder de escolha. Conhecimento de si

Leia mais

Motricidade Humana. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Motricidade Humana. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Motricidade Humana Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Motricidade Humana Elaborada por Manuel Sérgio na década de 80. Universidade Técnica de Lisboa (UTL) Livros: O desporto como pratica filosófica

Leia mais

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento curricular Parte 1 Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento da ação didática Planejar é prever e decidir sobre: o

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM 2012.1 EIXO1 Formação docente: Profissionalização, Ética e Cidadania 1º Período Disciplina C.H.R. C.H.S. Informática Aplicada 20 20 01 01 Políticas Públicas e Organizações

Leia mais

Autor: Francisco Cubal

Autor: Francisco Cubal Autor: Francisco Cubal O senso comum traduz o modo como percepcionamos o mundo a partir das informações apreendidas pelos sentidos, permitindo criar representações ligadas a um determinado significado

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. 1º Fase-Sugestão

CURRÍCULO DO CURSO. 1º Fase-Sugestão Documentação: Curso Reconhecido pela Portaria nº 651 de 29/06/2017 e Publicado no DOU em 30/06/2017. Objetivo: Titulação: Diplomado em: Licenciado em Matemática Matemática Período de Conclusão do Curso:

Leia mais

SESSÃO DIRIGIDA CURRÍCULO BASEADO EM PROJETOS

SESSÃO DIRIGIDA CURRÍCULO BASEADO EM PROJETOS SESSÃO DIRIGIDA CURRÍCULO BASEADO EM PROJETOS Coordenador Prof. Niltom Vieira Junior Graduado em engenharia elétrica, doutor em engenharia elétrica, diretor de ensino do IFMG Arcos Instituto Federal de

Leia mais

Natureza - Formação Básica. Natureza - Formação Básica. Natureza - Formação Básica. Natureza - Formação Básica. Natureza - Formação para Docência

Natureza - Formação Básica. Natureza - Formação Básica. Natureza - Formação Básica. Natureza - Formação Básica. Natureza - Formação para Docência UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA UZ 1 de 6 01 CET041 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES - Ativa desde: 01/01/2005 Teórica 45 3 CET159 - INTRODUÇÃO AO CÁLCULO - Ativa desde: CET285 - GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA

Leia mais

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame a nível de escola da disciplina de Filosofia, a realizar em 2017, nomeadamente:

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame a nível de escola da disciplina de Filosofia, a realizar em 2017, nomeadamente: Informação - Prova de Exame a Nível de Escola Filosofia (de acordo com Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, retificado pela Declaração de Retificação n.º 10/2008, de 7 de março, alterado pela Lei n.º

Leia mais

Dinâmica Curricular 2011 versão 8

Dinâmica Curricular 2011 versão 8 : Dinâmica Curricular 2011 versão 8 1º Período História da Educação DCH25 60 ----- ----- 60 ntrodução à Pedagogia DCH310 30 ----- ----- 30 Sociologia da Educação DCH55 60 ----- ----- 60 Filosofia da Educação

Leia mais

A FORMAÇÃO EM SAÚDE SOB A ÓTICA DO PARADIGMA VITALISTA: VIA DE ENTRADA EM UM MUNDO NOVO. Maria Inês Nogueira

A FORMAÇÃO EM SAÚDE SOB A ÓTICA DO PARADIGMA VITALISTA: VIA DE ENTRADA EM UM MUNDO NOVO. Maria Inês Nogueira UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE A FORMAÇÃO EM SAÚDE SOB A ÓTICA DO PARADIGMA VITALISTA: VIA DE ENTRADA EM UM MUNDO NOVO Maria Inês Nogueira A educação como instância modeladora

Leia mais

DISCIPLINAS E EMENTAS

DISCIPLINAS E EMENTAS DISCIPLINAS E EMENTAS ABORDAGEM HISTÓRICA E SOCIOECONÔMICA DO ENVELHECIMENTO HUMANO EMENTA: Analisa as formas de gestão da velhice por parte da família, da sociedade civil e do Estado, verificando o modo

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO SECUNDÁRIO Planificação Anual 2012-2013 FILOSOFIA

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano 136 Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação

Leia mais

Faculdade de Educação FaE/UFMG Curso de Pedagogia - Horário de Aulas 2º Semestre de º Período

Faculdade de Educação FaE/UFMG Curso de Pedagogia - Horário de Aulas 2º Semestre de º Período Faculdade de Educação FaE/UFMG Curso de Pedagogia - Horário de Aulas 2º Semestre de 2016 1º Período Turma: G Turno: Manhã SOCIOLOGIA ALFABETIZAÇÃO POLÍTICA FILOSOFIA METODOLOGIA DE PESQUISA DA EDUCAÇÃO

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA INSTITUCIONAL E OBRIGATÓRIA PARA MESTRANDOS E DOUTORANDOS Epistemologia: Ementa: Construção do conhecimento científico. Diferentes paradigmas de pesquisa em ciências sociais. Delineamento de

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS Interdisciplinaridade: refletindo sobre algumas questões A interdisciplinaridade tem suas raízes na história da ciência moderna, produzida a partir do século XX. Foi

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES CONTEÚDOS CURRICULARES Informática Aplicada à Educação Carga Horária: 40 horas Histórico da informática na educação. Familiarização com softwares, sistemas Operacionais

Leia mais

Revista Contabilidade, Ciência da Gestão e Finanças V. 1, N. 1, 2013 ISSN

Revista Contabilidade, Ciência da Gestão e Finanças V. 1, N. 1, 2013 ISSN Revista Contabilidade, Ciência da Gestão e Finanças V. 1, N. 1, 2013 ISSN 2317-5001 http://ojs.fsg.br/index.php/rccgf DA DESCOBERTA DE ANOMALIAS À EMERGÊNCIA DE REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS Kadígia Faccin kadigia@gmail.com

Leia mais

As contribuições da Filosofia para a compreensão do sujeito sócio-histórico. As contribuições da História à construção do pensamento educacional

As contribuições da Filosofia para a compreensão do sujeito sócio-histórico. As contribuições da História à construção do pensamento educacional I A PEDAGOGIA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DE SEUS ATORES FACULDADE METODISTA GRANBERY FMG MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR N 13 1 AO 8 PERÍODO INÍCIO 2 /12 TURMA 2 /12 1 PERÍODO

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : FISICA. CRÉDITOS Obrigatórios: 200 Optativos: 0. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : FISICA. CRÉDITOS Obrigatórios: 200 Optativos: 0. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:15:09 Curso : FISICA VAGAS

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS. Números Reais Geometricamente, Numericamente e Axiomaticamente

LISTA DE EXERCÍCIOS. Números Reais Geometricamente, Numericamente e Axiomaticamente LISTA DE EXERCÍCIOS Matemática Básica Humberto José Bortolossi http://wwwprofessoresuffbr/hjbortol/ 07 Números Reais Geometricamente, Numericamente e Axiomaticamente [01] Determine os números reais x,

Leia mais

Curso: Licenciatura em Matemática

Curso: Licenciatura em Matemática Curso: Licenciatura em Matemática Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo NF-301 Projeto Experimental de Grupo 40 2 NF-119 Democracia e Cidadania 40 2 MT-301 Matemática

Leia mais

PSICOLOGIA B 12.º ANO

PSICOLOGIA B 12.º ANO ANO LETIVO DE 2011/2012 PLANIFICAÇÃO ANUAL de PSICOLOGIA B 12.º ANO I. A entrada na vida Tema 1 - Antes de mim A genética, o cérebro e a cultura Objetivo geral Compreender as capacidades genéticas do ser

Leia mais

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1 Semestre Matemática I 75h Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Lógica 60h Ementa: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

A construção do conhecimento científico

A construção do conhecimento científico A construção do conhecimento científico Concepções Metodológicas Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior guanis@gmail.com www.cpaqv.org Concepções metodológicas São sistemas teóricos que pretendem compreender

Leia mais

Metodologia de Investigação Educacional

Metodologia de Investigação Educacional Metodologia de Investigação Educacional Estilos de Investigação Isabel Chagas, DEFCUL Estilos de Investigação Surveys (sondagens) Estudos Experimentais Estudos Interpretativos Estudo de Caso História de

Leia mais

TEORIAS COMO ESTRUTURAS: PARADIGMAS DE KUHN & PROGRAMAS DE PESQUISA DE LAKATOS

TEORIAS COMO ESTRUTURAS: PARADIGMAS DE KUHN & PROGRAMAS DE PESQUISA DE LAKATOS TEORIAS COMO ESTRUTURAS: PARADIGMAS DE KUHN & PROGRAMAS DE PESQUISA DE LAKATOS Prof. Thiago C. Almeida A. F. Chalmers, O que é ciência afinal? Paradigmas de Kuhn Thomas Kuhn 1922 1996 1962 Paradigmas de

Leia mais

Código Disciplina/Pré-Requisito Caráter Créditos Carga Horária

Código Disciplina/Pré-Requisito Caráter Créditos Carga Horária Etapa 1 EDU02051 ANÁLISE E PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO Obrigatória 2 30 EDU03052 EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO Obrigatória 3 45 EDU01043 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA EUROPA E NAS AMÉRICAS Obrigatória 4 60 EDU03050

Leia mais

UNIVERSIDADE DO MINHO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CALENDÁRIOS DE EXAMES CURSOS DE 1º CICLO

UNIVERSIDADE DO MINHO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CALENDÁRIOS DE EXAMES CURSOS DE 1º CICLO UNIVERSIDADE DO MINHO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CALENDÁRIOS DE EXAMES CURSOS DE 1º CICLO ANO LETIVO 2019/2020 1º SEMESTRE Calendário de Exames do 1º Semestre - Ano Letivo 2019/2020 DATA: De 20 de jan. a 01

Leia mais

Negação. Matemática Básica. Negação. Negação. Humberto José Bortolossi. Parte 3. Regras do Jogo. Regras do Jogo

Negação. Matemática Básica. Negação. Negação. Humberto José Bortolossi. Parte 3. Regras do Jogo. Regras do Jogo Matemática Básica Humberto José Bortolossi Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Parte 3 Parte 3 Matemática Básica 1 Parte 3 Matemática Básica 2 Qual é a negação do predicado

Leia mais