ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE TÉCNICA DE ESTÉTICA E MASSAGEM PARA SPA DA EDUK ( CONFORME A LEI Nº 9.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE TÉCNICA DE ESTÉTICA E MASSAGEM PARA SPA DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR). CONFORME A LEI Nº 9."

Transcrição

1

2 Técnicas de SPA massagens e tratamentos estéticos sempre estão em alta. A rotina diária faz com que as pessoas busquem momentos de prazer que se encaixem, preferencialmente, nessa rotina atribulada. Por isso Day SPA, SPAs urbanos e a procura por massagens rápidas, que podem ser realizadas na hora do almoço, são um grande atrativo. Sabe-se que existem muitas opções de massagens, por isso veremos diversas técnicas para que possamos atender aos mais variados perfis de clientes. Higienização da face A Higienização da face é de extrema importância, pois garante que a pele receba os benefícios do produto e da massagem em sua totalidade. O objetivo é remover sujidades ambientais, fisiológicas ou resíduos de maquiagem. A escolha do produto deve ser de acordo com o tipo de pele, respeitando as características individuais de cada um. É importante lembrar que as técnicas de SPA têm como objetivo principal o relaxamento, a sensação de prazer e bem-estar; o cuidado com o cliente e a atenção com todos os seus sentidos devem ser a maior preocupação do profissional. Massagem com Pincéis É uma massagem artística que pode ser associada a diversas técnicas; Proporciona um sensorial diferenciado; Pode ser um atrativo para clientes; É necessário utilizar sempre dois pincéis ao mesmo tempo para aplicar a técnica; Sequência da massagem: 1- Deslizar do queixo até a fronte, fazendo um movimento de vai e vem; 2- Circular os olhos; 3- Deslizar na região dos pés de galinha; 4- Vai e vem na pálpebra inferior; 5- Deslizar da glabela até a fronte; 6- Deslizar na lateral da face, horizontal, vai e vem; 7- Subir na lateral da face, vertical, vai e vem; 8- Deslizar sobre o osso do nariz; 9- Deslizar acima do lábio superior; 10- Deslizar no contorno da face, cruzar na fronte e descer; 11- Vai e vem em toda a face, com os dois pincéis do mesmo lado; 12- Vai e vem na região frontal - horizontal e vertical; 13- Deslizar no pescoço - do centro para lateral; 14- Deslizar no colo do centro para lateral; 15- Finalizar subindo pelo centro da face e retornando pela lateral.

3 Drenagem Linfática É uma massagem lenta e superficial que estimula a circulação linfática, auxiliando a circulação de retorno. Trabalha sobre os capilares linfáticos; deve-se ter especial atenção em relação à pressão, velocidade e direção. A linfa necessita de mecanismos auxiliares de deslocamento, como os Linfagions que são estruturas musculares localizadas entre as válvulas, é uma musculatura adjacente que é melhor aproveitada quando fazemos exercícios físicos, vasos e artérias sanguíneos e, através do sangue circulante, massageia as estruturas linfáticas e movimento do diafragma na respiração. Dentre suas principais contraindicações, devemos observar: Acne Inflamatória; Câncer; Processos inflamatórios, infecciosos e alérgicos; Seus principais objetivos são: Ativar Microcirculação; Reduzir edema; Relaxar a musculatura mímica. Manobras da massagem: 1- Estimulação dos linfonodos acima da clavícula; 2 -Estimulação dos linfonodos abaixo do mento; 3- Estimulação dos linfonodos na região das orelhas; 4- Estimulação dos linfonodos na região das têmporas; 5- Pressão do pescoço à orelha onda; 6- Do mento até a mandíbula onda; 7- Do mento até a mandíbula ponta dos dedos e polegares; 8- Lábio superior e inferior - indicador e polegar em pinça; 9- Indicadores no nasal até canto dos olhos; 10- Onda nas maçãs do rosto até as têmporas; 11- Tesoura nos olhos; 12- Onda na pálpebra inferior; 13- Pinçamento na Sobrancelha; 14- Onda na Fronte; 15- Onda na Lateral direita da face; 16- Onda na Lateral esquerda; 17- Finalizar deslizando no pescoço. Massagem com Pedras Quentes Forma de tratamento muito antiga utilizada pelos Monges Tibetanos que posicionam as pedras no estômago para saciar a fome em momentos de meditação. Outras culturas

4 também utilizavam esta técnica como a Cultura Chinesa e a Cultura Xamânica, mas foi Mary Hanignan que sintetizou o método em 1994, método este que chegou no Brasil em Pode-se usar diversos tamanhos de pedras, de acordo com a anatomia do corpo, e elas podem ser quentes ou frias e de diversas procedências: vulcânicas, quartzo, ágata e até pedras comuns de rio. Seus objetivos são obtidos principalmente através do calor e pressão. A técnica proporciona: Relaxamento Unissex; Eliminação de toxinas; Ativação da circulação; Estimulação Energética; Tratamento holístico une sentimentos, a parte psicológica e a física; Podemos trabalhar também os Pontos energéticos que representam nossa energia vital; aqueles situados na parte inferior do corpo são nosso lado instintivo e os mais elevados, o lado mental. Manobras da massagem: Face - Decúbito Dorsal 1 - Linhas na região da fronte, tracionando; 2 Pressão na Sobrancelha; 3- Alisar pés de galinha; 4- Deslizar acima do lábio superior; 5- Vai e vem no mento; 6- Pressão e círculos nas têmporas; 7- Pressão no contorno do couro cabeludo; Membros superiores 8- Torção na palma das mãos; 9- Deslizamento na palma da mão; 10- Pincel no antebraço; 11- Pincel no braço; 12- Sobe e desce, cruzando antebraço e braço; 13- Contornando o ombro; 14- Círculos no colo, entre os seios e ombro; Abdômen 15- Relógio no abdômen; 16- Vai e vem; 17- Cruza e descruza; Membros inferiores 18- Torção na planta do pé; 19-Deslizamento entre os ossos do dorso do pé; 20- Círculos no tornozelo;

5 21- Vai e vem nas pernas; 22 Cruza e descruza na coxa; 23- Esfregando a coxa; Posicionar as pedras nas regiões das chacras -Acima do púbis -Umbigo -Estômago -Entre os Seios -Pescoço -Fronte -Topo da cabeça E massagear. Decúbito Ventral membros inferiores e glúteos 24- Percussão na planta do pé; 25- Esfregar a panturrilha; 26- Cruza e descruza na coxa; 27- Deslizar na prega glútea; 28- Círculo grande no glúteo; 29- Pressão no glúteo. Região Dorsal 30 Círculo e pressão na lombar; 31- Vai e vem em uma lateral e depois na outra lateral das vértebras; 32- Círculos na escápula e trapézio; 33- Percussão nos músculos paravertebrais; 34- Deslizamento do pescoço até o dorso; 35- Deslizamento no couro cabeludo; 36- Pressão no couro cabeludo. Massagem com toalhas quentes - técnica finalizadora de procedimentos que proporciona: Relaxamento; Otimiza a permeação de ativos; Plus para diversos tipos de tratamentos; Desperta os sentidos pode-se associar a aromaterapia. As manobras podem ser realizadas de forma intuitiva, não necessitam de uma sequência. Aqui apresentamos uma sugestão de sequência na face, mas ela pode ser adaptada ao corpo também.

6 Massagem com Bambu Antiga técnica chinesa que foi adaptada por Gil Amsallem na França em Existem diversas formas de apresentação dessa massagem, com manobras e ritmos diferentes. Pode-se trabalhar drenagem, massagem modeladora e técnicas como shiatsu. Manobras da massagem - Bambu (Face) 1- Deslizamento na lateral da face, uma hemifacial, depois outra; 2- Deslizamento na região do sulco labial; 3- Pinçamento e estiramento das linhas de expressão; 4- Sobre os olhos fechados, rolar o bambu; 5- Apoiar um bambu e o outro rolar na face; 6- Deslizar o bambu no pescoço. Manobras de massagem - Bambu Corpo Decúbito dorsal Coxa 7- Deslizar interno de coxa; 8- Deslizar anterior da coxa; 9- Apoiar o bambu e deslizar na lateral da coxa; 10- Vai e vem com bambu; 11- Deslizar três curtos e um longo. Perna 12- Deslizar na panturrilha; 13- Deslizar no joelho; 14- Vai e vem na lateral. Pés 15- Deslizar no dorso do pé; 16- Pressão na planta do pé; 17- Deslizar na planta do pé. Decúbito ventral Coxa 18- Deslizamento alternado; 19- Torção na lateral; 20- Deslizamento no culote.

7 Perna 21- Deslizamento alternado na panturrilha; 22- Deslizar três curtos e um longo. Perna e coxa 23- Deslizamento total; Em Decúbito Ventral. Glúteo 24- Deslizar na prega glútea; 25- Trabalhar na lateral do glúteo; 26- Deslizar do centro para a lateral. Dorso 27 Pressão na coluna; 28- Apoiar o bambu e deslizar na lateral; 29- Deslizamento na cintura; 30- Deslizamento no trapézio. SPA das mãos e pés com massagem relaxante Tratamento direcionado para relaxamento de pés e mãos. Pode ser vendido como um tratamento ou então para presentear um cliente que fechar um pacote de serviços. Igualmente útil para manicures que desejem incrementar o atendimento. Além disso, apresenta um ótimo custo benefício. Higieniza Esfolia Massagem relaxante mãos 1 - Círculos com os polegares na palma da mão; 2- Zig-zag com os polegares na palma da mão; 3- Deslizamento com o dorso da mão na palma; 4- Círculos no dorso da mão; 5- Zig-zag no dorso da mão; 6- Torção dos dedos; 7- Alongamento do punho; 8- Balanço da mão. Massagem relaxante para os pés 1- Polegar caminhando na planta do pé; 2- Torção dos dedos; 3- Círculos na lateral do pé;

8 4- Vai e vem com os dedos; 5- Abrir o dorso do pé; 6- Vai e vem no dorso do pé; 7- Soco no pé; 8- Círculos no tornozelo; 9- Deslizamento nos pés com os dedos cruzados; 10- Balanço do pé. Quick massage Conhecida como massagem rápida ou seated massagem, esta técnica foi desenvolvida nos EUA, baseada em técnicas orientais, com o objetivo de tornar a massagem acessível. Público-alvo: homens e mulheres de todas as idades que necessitam de relaxamento, mas não dispõem de tempo. Forma rentável de trabalhar com massagem, além de proporcionar versatilidade de trabalho já que é possível aplicá-la em empresas, aeroportos, shoppings e eventos. O posicionamento da cliente é tão importante quanto o posicionamento do profissional, para que ambos relaxem durante o atendimento. Seus principais objetivos são: Alívio de Tensão Muscular; Melhorar a disposição; Prevenção de dores de cabeça, insônia, irritabilidade e outros sintomas relacionados ao estresse. Manobras da massagem: 1- Círculo na região lombar; 2- Deslizamento na região lombar; 3- Pressão na região lombar; 4- Subir circulando até o pescoço; 5- Subir girando o punho até o pescoço; 6- Deslizamento lateral nas costas inteira; 7- Soco nas costas; 8- Alongamento em x; 9- Alongamento com os antebraços; 10- Círculos no ombro; 11- Esticar o braço do cliente ao lado do corpo; 12- Círculos girando o punho no braço todo; 13-Amassamento no braço todo; Posiciona novamente o braço na frente 14- Círculos na palma da mão; 15- Círculos no dorso da mão; Repete no outro braço 16 - Amassamento na panturrilha;

9 17- Amassamento na coxa; 18- Percussão na coxa; 19- Percussão no glúteo; Repete a sequência no outro lado Colocar o braço do cliente para trás e desencostar da cadeira 20- Trabalhar círculos na escápula; 21- Inclinar a cabeça do cliente para fazer alongamento; Repete do outro lado 22- Amassamento no trapézio; 23- Sacode os ombros e braços e encosta o cliente na cadeira; 24- Círculos no trapézio; 25- Círculos no pescoço; 26- Massagem na orelha; 27- Círculos nas têmporas; 28- Deslizamento frontal; 29- Estiramento do pescoço; 30-Círculos no couro cabeludo; 31- Vibração no couro cabeludo; 32- Deslizamento no dorso. Massagem com velas É uma massagem artística e relaxante, ideal para ser realizada com música. Pode ser aplicada em homens e mulheres. O calor da chama propicia relaxamento, além de ter um aroma que torna o ambiente mais adequado para o relaxamento. Manobras da massagem: Membros Inferiores Decúbito Ventral 1- Cruzar e descruzar na planta dos pés; 2- Mãos cruzadas, deslizando no tornozelo; 3- Subir deslizando a panturrilha, com as mãos cruzadas; 4- Torção lateral na panturrilha; 5- Giro de mão na panturrilha; 6- Torção na coxa; 7- Pássaro na coxa; 8- Pincel na coxa. Glúteos 9- Deslizamento na prega glútea com punho; 10- Círculo pequeno no glúteo com mãos sobrepostas; 11- Três giros no glúteo e desliza.

10 Dorso 12- Vibração na lombar; 13- Círculos com os polegares na lombar; 14- Antebraços, deslizar nas costas; 15- Mãos cruzadas, deslizar nas costas; 16- Pincel nas costas (é uma manobra, não é um pincel); 17- Círculos no trapézio e antebraços no braço. Decúbito dorsal 18- Torção na perna com punhos; 19- Giro na coxa com punhos e desliza; 20- Torção lateral na coxa; 21- Vai e vem na coxa; 22- Antebraços na coxa; 23- Antebraço no abdômen; 24- Giro na lateral do abdômen; 25- Pássaro no abdômen; 26- Círculos no colo com mãos sobrepostas; 27- Deslizamento alternado abaixo do seio; 28- Deslizamento na lateral do pescoço; 29- Círculos no ombro; 30- Deslizamento com os antebraços no braço. Massagem Turbinada e Argiloterapia Massagem Turbinada é uma variação da massagem modeladora, com um acessório que intensifica as manobras e facilita o trabalho do profissional. O rolo da turbinada possui ventosas que fazem pequenas sucções. Ideal para coxas, glúteos, culote e abdômen. Suas manobras sempre serão de vai e vem e a técnica exige velocidade e não força. Não dever ser realizada em partes ósseas. É uma massagem localizada, sendo sua maior área de ação concentrada do abdômen até o joelho. O objetivo principal é a redução de medidas associada à modelagem corporal. Argiloterapia- todos os tratamentos que utilizam elementos de origem marinhas. É uma técnica iniciada na Segunda Guerra Mundial por experiências médicas para reabilitação de soldados. Foi um dos primeiros tratamentos oferecidos nos SPAs. Benefícios: Higroscopia; Peeling superficial; Hidratação; Anti-edema; Adsorve e absorve toxinas e oleosidade.

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo.

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo. MASSAGEM RELAXANTE Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof.ª Daniella Koch de Carvalho MASSAGEM RELAXANTE A

Leia mais

FIGURA 21 ALONGAMENTO ALTERNADO

FIGURA 21 ALONGAMENTO ALTERNADO Primeira Sequência Aquecimento O Kihon inicia-se com o paciente em decúbito ventral e o terapeuta começa na linha do sutiã. (Para os exemplos abaixo o terapeuta começa no lado esquerdo do paciente). -

Leia mais

Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa

Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa Dica: Para que a massagem seja eficaz tudo vai depender da pressão dos dedos e dos movimentos feitos de forma correta. Primeiro vamos falar

Leia mais

AUTOMASSAGEM. Camila Attuy Fisioterapeuta CREFITO-3/ F. R.P.G. Pilates Uroginecologia Obstetrícia

AUTOMASSAGEM. Camila Attuy Fisioterapeuta CREFITO-3/ F. R.P.G. Pilates Uroginecologia Obstetrícia AUTOMASSAGEM Camila Attuy Fisioterapeuta CREFITO-3/ 68708-F R.P.G. Pilates Uroginecologia Obstetrícia MASSAGEM: Ação na circulação sanguínea e linfática Ação no músculo e pele Percepção corporal Cuidado

Leia mais

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Preparativos Para a massagem você vai precisar de: - um produto emoliente (como óleo), de uso exclusivo infantil e dermatologicamente testado pode ser óleo

Leia mais

Técnicas de estética corporal: massagem modeladora e relaxante

Técnicas de estética corporal: massagem modeladora e relaxante Técnicas de estética corporal: massagem modeladora e relaxante com Paula Carvalho Olá, Internauta! A estética corporal é um ramo da beleza (e, por que não, saúde?) em franca expansão e que merece destaque

Leia mais

Massagem Sueca Relaxante: massagem relaxante que trabalha a tensão muscular do corpo todo e ajuda na circulação sanguínea.

Massagem Sueca Relaxante: massagem relaxante que trabalha a tensão muscular do corpo todo e ajuda na circulação sanguínea. Menu de terapias Terapias Relaxantes Drenagem Linfática Manual: movimentos precisos, realizados em todo corpo, conduzindo a linfa e estimulando as glândulas e que auxiliarão no processo de eliminação de

Leia mais

Finalidade da massagem: higiênicas, relaxantes e preventivas. Trata de manter a saúde e embelezamento das formas corporais.

Finalidade da massagem: higiênicas, relaxantes e preventivas. Trata de manter a saúde e embelezamento das formas corporais. MASSAGEM FACIAL Finalidade da massagem: higiênicas, relaxantes e preventivas. Trata de manter a saúde e embelezamento das formas corporais. MASSAGEM LIFTING Começar aplicando o creme de massagem no colo,

Leia mais

TAl CHI CHUAN -SQN 104/105

TAl CHI CHUAN -SQN 104/105 1 -CRISTO REDENTOR (abraço universal) 2- SAUDAÇÃO ORIENTAL (respeito e humildade) 3 -MEDITAÇÃO TAl CHI CHUAN -SQN 104/105 PARTE I - ALONGAMENTO 4 -ROT AÇÃO DO TRONCO 1. Abrir mãos alternadas (acompanhar

Leia mais

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL Luciana Justino A Música Litúrgica na Santa Missa www.lucianajustino.com.br Acesse o artigo sobre aquecimento vocal aqui. PRIMEIRA FASE: AQUECIMENTO CORPORAL AQUECIMENTO GERAL

Leia mais

Seqüência completa de automassagem

Seqüência completa de automassagem Seqüência completa de automassagem Os exercícios descritos a seguir foram inspirados no livro Curso de Massagem Oriental, de Armando S. B. Austregésilo e podem ser feitos em casa, de manhã ou à tardinha.

Leia mais

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Workshop de Massagem de Pedras Quentes 4 Horas A Massagem Geotermal é uma terapia corporal holística, que utiliza pedras vulcânicas, basálticas, aquecidas, para

Leia mais

Técnicas manuais: tratamentos estéticos faciais. com Paula Roberta Silva Carvalho

Técnicas manuais: tratamentos estéticos faciais. com Paula Roberta Silva Carvalho Técnicas manuais: tratamentos estéticos faciais com Paula Roberta Silva Carvalho 2 TÉCNICAS MANUAIS: TRATAMENTOS ESTÉTICOS FACIAIS O mundo da beleza e estética cresce a cada dia e são inúmeros os tratamentos

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA A ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. Curiosidade! O termo ergonomia tem origem

Leia mais

SATOSP

SATOSP ODAIR CARLOS SABIONI Professor de Massagem e Acupuntura desde 1992 Presidente do SATOSP, Presidente do Centro de Desenvolvimento de Massagem, Fisioterapia, Acupuntura e Psicologia CEDEMFAP. Fones e e-mail

Leia mais

O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável.

O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável. O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável. Considerado uma referência em wellness, o nosso spa oferece praticas terapêuticas-corporais,

Leia mais

Protocolo de Whitelight

Protocolo de Whitelight Protocolo de Whitelight No instituto TRATAMENTO ACLARADOR/ILUMINANTE PARA: conferir um ar mais jovem e saudável à pele. DURAÇÃO: 55 minutos FREQUÊNCIA: 4 tratamentos. 1 por semana. TRATAMENTO ANTI-MANCHAS

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM PRÁTICAS NATURAIS E VIVENCIAIS EM SAUDE I TOQUE TERAPÊUTICO

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM PRÁTICAS NATURAIS E VIVENCIAIS EM SAUDE I TOQUE TERAPÊUTICO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM PRÁTICAS NATURAIS E VIVENCIAIS EM SAUDE I TOQUE TERAPÊUTICO PROF.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO CONCEITOS GERAIS DE TOQUE A pele é o mais sensível

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: terceiro mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

Protocolo Corporal Adeus Culote.

Protocolo Corporal Adeus Culote. Protocolo Corporal Adeus Culote www.lavertuan.com.br Protocolo Corporal Adeus Culote É uma técnica de massagem que tem como finalidade a redução de gordura localizada na região que compreende quadril,

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: quarto mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

MASSAGEM. Simone C G Blanco

MASSAGEM. Simone C G Blanco MASSAGEM 1 O uso das técnicas massoterápicas tem sido descritas desde a Antiguidade, sendo utilizada pelos gregos e romanos para assegurar saúde e beleza, tendo Hipócrates,considerado o pai da Medicina,

Leia mais

Look Festa 35,00 Look Noiva (inclui dia de ensaio oferta Mani ou Pedi) 150,00 Trabalhos Técnicos

Look Festa 35,00 Look Noiva (inclui dia de ensaio oferta Mani ou Pedi) 150,00 Trabalhos Técnicos Cabeleireiro Brushing/Mise 17,00 Brushing com Beach Waves 20,00 Corte de Criança (até aos 12 anos) 11,00 Corte de Senhora 16,00 Corte Transformação 21,00 Aplicações Ampola Protetora 10,00 Ampola Regeneradora

Leia mais

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa?

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento À medida que a idade avança há diminuição da visão, da audição, da força muscular, do tempo de reação e do equilíbrio, o que afeta

Leia mais

Catálogo. Tratamentos de Qualidade Atendimento personalizado

Catálogo. Tratamentos de Qualidade Atendimento personalizado Catálogo Tratamentos de Qualidade Atendimento personalizado estética e terapias de relaxamento A Casa Violeta é um espaço que oferece um leque de serviços na área do bem-estar, estética, terapias de relaxamento

Leia mais

MASSAGENS E TRATAMENTOS

MASSAGENS E TRATAMENTOS TRATAMENTOS ASSINATURA MASSAGEM DESPERTAR DOS SENTIDOS Massagem completa e calmante em todo o corpo, que ajuda a diminuir os efeitos do 60 stress diário, permitindo remover contracturas de forma indolor

Leia mais

Chocoterapia. O serviço de chocoterapia apresenta as seguintes categorias de tratamentos:

Chocoterapia. O serviço de chocoterapia apresenta as seguintes categorias de tratamentos: Chocoterapia O serviço de chocoterapia apresenta as seguintes categorias de tratamentos: MASSAGENS DE RELAXAMENTO E HIDRATAÇÃO (COM CACAU E CHOCOLATE) Massagem de Assinatura Ritual "Fábrica do Chocolate"

Leia mais

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho ERGONOMIA Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho CONCEITO DE ERGONOMIA ERGONOMIA ERGO (Trabalho) + NOMOS (Leis) ERGONOMIA É o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento

Leia mais

Yôga. #LiveOutside #YA

Yôga. #LiveOutside #YA Yôga Adventure #LiveOutside #YA Apoiar seu pé em uma agarra de 1 cm para alavancar a sua mão a um reglete de 1 falange requer absoluta consciência presente no momento exato da ação. Y A: método d e s e

Leia mais

Uma viagem a Provence através dos 5 sentidos.

Uma viagem a Provence através dos 5 sentidos. Uma viagem a Provence através dos 5 sentidos. O Vogal Spa by L Occitane é uma extensão natural da marca L Occitane. Ingredientes originais com eficácia comprovada, aliados às terapias tradicionais para

Leia mais

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL Pensando em aumentar a qualidade de vida de seus clientes e incluir hábitos saudáveis na sua rotina, a Unimed Porto Alegre separou uma série de exercícios para ajudar a cuidar

Leia mais

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL PARA O MOTORISTA

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL PARA O MOTORISTA adastre-se no lube Gigantes ercedes-benz e tenha novidades sempre perto de você. Global Training. The finest automotive learning www.clubegigantesmb.com.br Fique por dentro de treinamentos, concursos,

Leia mais

Look Festa 35,00 Look Noiva (inclui dia de ensaio oferta Mani ou Pedi) 150,00 Trabalhos Técnicos

Look Festa 35,00 Look Noiva (inclui dia de ensaio oferta Mani ou Pedi) 150,00 Trabalhos Técnicos Cabeleireiro Brushing/Mise 15,00 Brushing/Mise Médio/ Comprido 17,00 Brushing com Beach Waves 20,00 Corte de Criança (até aos 12 anos) 11,00 Corte de Senhora 16,00 Corte Transformação 21,00 Aplicações

Leia mais

PROGRAMA DOS CURSOS: Profissionalizante em 2 noites por semana e por 4 meses; Profissionalizante em 2 manhãs por semana e por 4 meses;

PROGRAMA DOS CURSOS: Profissionalizante em 2 noites por semana e por 4 meses; Profissionalizante em 2 manhãs por semana e por 4 meses; PROGRAMA DOS CURSOS: Profissionalizante em 2 noites por semana e por 4 meses; Profissionalizante em 2 manhãs por semana e por 4 meses; * MASSAGEM NEUROCIRCULATÓRIA Técnica de massagem da qual derivam,

Leia mais

descontos entre 35% a 55% em todos os serviços para os clientes frequentes Manicura Manicura tradicional 8 Manicura francesa 10,5 C/ esfoliação 6

descontos entre 35% a 55% em todos os serviços para os clientes frequentes Manicura Manicura tradicional 8 Manicura francesa 10,5 C/ esfoliação 6 descontos entre 35% a 55% em todos os serviços para os clientes frequentes Manicura Preço Manicura tradicional 8 Manicura francesa 10,5 C/ esfoliação 6 Tratamento parafina mãos+ Mass 10 Manicura SPA (manicura+peeling+mascara+massagem)

Leia mais

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!.

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. 1ª Etapa (Movimentos de olhos e cabeça, primeiro lentos, depois rápidos). Participante em pé sobre um colchonete, olhar para cima e para baixo.

Leia mais

Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos.

Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. www.lavertuan.com.br Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. Cada vez mais as pessoas buscam diferentes formas

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Higiene Corporal Banho no Leito

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Higiene Corporal Banho no Leito ASSUNTO: Higiene Corporal Banho no Leito 1 de 5 1- Situação de Revisão: 2- Referência: Situação Data Alteração 0.0 29/12/2008 Validação 01 CCIH Higienização das Mãos 008 EP Higiene oral 009 EP Higiene

Leia mais

CURSO DE ESTÉTICA FACIAL BÁSICO MÓDULO I

CURSO DE ESTÉTICA FACIAL BÁSICO MÓDULO I CURSO DE ESTÉTICA FACIAL BÁSICO MÓDULO I Segunda à Sexta-Feira - das 08h30min às 12h00min - das 13h30min às 18h00min. Massagem facial. Limpeza de pele com hidratação simples. Limpeza de pele e nutrição

Leia mais

Múltiplos tratamentos com apenas 1 kit

Múltiplos tratamentos com apenas 1 kit Kit Corporal Totalmente Demais Múltiplos tratamentos com apenas 1 kit Protocolo Medida Certa Protocolo Extravasa Protocolo Tombei no DMAE Protocolo Corpão Violão Protocolo Eu + Atleta PROTOCOLO 2 Medida

Leia mais

Sumário. 2 Cabeça e Pescoço Anatomia Geral VII. 2.1 Crânio Aparelho Mastigatório e Músculos da Cabeça 53.

Sumário. 2 Cabeça e Pescoço Anatomia Geral VII. 2.1 Crânio Aparelho Mastigatório e Músculos da Cabeça 53. VII Sumário 1 Anatomia Geral 2 Cabeça e Pescoço 19 Posição dos Órgãos Internos, Pontos de Palpação e Linhas Regionais 2 Planos de Secção e Termos de Direção do Corpo 4 Osteologia 6 Esqueleto do Corpo Humano

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DOENTES DE PARKINSON SERVIÇO DE FISIOTERAPIA EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 Regras Básicas: Encontrar um local tranquilo para o treino. Não se esqueça que o alongamento

Leia mais

Cabeleireiro. Brushing/Mise 15,00 Brushing/Mise Médio/ Comprido 17,00 Brushing com Beach Waves 20,00

Cabeleireiro. Brushing/Mise 15,00 Brushing/Mise Médio/ Comprido 17,00 Brushing com Beach Waves 20,00 Cabeleireiro Brushing/Mise 15,00 Brushing/Mise Médio/ Comprido 17,00 Brushing com Beach Waves 20,00 Corte de Criança (até aos 12 anos) 11,00 Corte de Senhora 16,00 Corte Transformação 21,00 Aplicações

Leia mais

Sumário Detalhado. PARTE I Gerenciamento de riscos 21. PARTE II Patologia da lesão esportiva 177. Capítulo 4 Equipamento de proteção 116

Sumário Detalhado. PARTE I Gerenciamento de riscos 21. PARTE II Patologia da lesão esportiva 177. Capítulo 4 Equipamento de proteção 116 Sumário Detalhado PARTE I Gerenciamento de riscos 21 Capítulo 1 Técnicas de condicionamento 22 A relação entre os fisioterapeutas esportivos e os preparadores físicos 23 Princípios do condicionamento 23

Leia mais

Reflexologia Podal. Conceito de Reflexologia

Reflexologia Podal. Conceito de Reflexologia Reflexologia Podal Professor: José Rikio Dias Suzuki Conceito de Reflexologia Terapia baseada em estímulos realizados por pressão digital em pontos localizados em determinadas áreas do corpo, afim de obter

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos Músculos da cabeça e do pescoço responsáveis pelos traços do rosto e pela mímica, atuam na movimentação da cabeça e

Leia mais

A importância da postura

A importância da postura Postura A importância da postura Uma das recomendações mais ouvidas na infância é olha a postura!. A advertência serve para homens e mulheres e é muito mais séria do que apenas um cuidado com a boa aparência.

Leia mais

PlanodoWorkshop

PlanodoWorkshop www.ayurvedica.org @alba_ayurvedica lisboa@ayurvedica.org PlanodoWorkshop -TRADICIONAL/RELAXANTE- MASSAGEM AYURVÉDICA PlanodoWorkshop MASSAGEM AYURVÉDICA TRADICIONAL - Com Certificado de Formação Profissional

Leia mais

MASSAGENS & TRATAMENTOS

MASSAGENS & TRATAMENTOS TRATAMENTOS ASSINATURA 94 MASSAGEM PERSONALIZADA Massagem Completa e personalizável em todo o corpo, adaptando-se às necessidades específicas de cada cliente que inclui: Massagem Descontraturante nas Costas

Leia mais

POSIÇÃO, COORDENAÇÃO E RESPIRAÇÃO DE COSTAS *

POSIÇÃO, COORDENAÇÃO E RESPIRAÇÃO DE COSTAS * POSIÇÃO, COORDENAÇÃO E RESPIRAÇÃO DE COSTAS * Autor: Antônio Hernández Tradução: Leonardo de A. Delgado POSIÇÃO DO CORPO A cabeça se manterá de maneira que a superfície da água esteja ao nível da nuca

Leia mais

Quanto maior for a intensidade da percepção quanto maior será a cotação 0 nada acontece sem fenómeno 5 Fenómeno de máxima intensidade

Quanto maior for a intensidade da percepção quanto maior será a cotação 0 nada acontece sem fenómeno 5 Fenómeno de máxima intensidade 1 TABELAS e TÉCNICAS Quanto maior for a intensidade da percepção quanto maior será a cotação 0 nada acontece sem fenómeno 5 Fenómeno de máxima intensidade SB Testa Couro cabeludo Olhos Bochechas Boca Maxilares

Leia mais

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos*

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* Heinz Liesen** UNITERMOS: Ginástica especial. Cardiopatas. Os exercícios sâo organizados de maneira a trabalhar as diversas

Leia mais

MATRÍCULAS ABERTAS. CP FIOS E FORMAS MANHÃ / TARDE / NOITE PROMOTOR DE VENDAS

MATRÍCULAS ABERTAS. CP FIOS E FORMAS MANHÃ / TARDE / NOITE PROMOTOR DE VENDAS MATRÍCULAS ABERTAS MANHÃ / TARDE / NOITE cpfioseformaspb@gmail.com CP FIOS E FORMAS 83 8797-1507 PROMOTOR DE VENDAS CABELEIREIRO PROFISSIONAL CABELEIREIRO INTENSIVO MAQUIADOR PROFISSIONAL OBJETIVO: Capacitar

Leia mais

Unidade V. Técnica do Nado Borboleta

Unidade V. Técnica do Nado Borboleta Posicionamento do corpo O corpo permanece na horizontal em decubito ventral, e caracteriza-se por ações simultâneas de braços e pernas. Posicionamento da cabeça O rosto fica em contato com a água, mantendo-se

Leia mais

escápula e clavícula. Peitoral maior Clavícula, úmero, Adução do úmero

escápula e clavícula. Peitoral maior Clavícula, úmero, Adução do úmero Músculo Ligações Movimentos Esternocleidomastóideo Esterno, clavícula, Flexão, flexão lateral e rotação da processo mastóide cabeça Trapézio Osso occipital, apófises Extensão e flexão lateral da espinhosas

Leia mais

Semiologia Reumatológica em Crianças

Semiologia Reumatológica em Crianças Semiologia Reumatológica em Crianças PGALS - Exame de triagem básica para problemas musculoesqueléticos em crianças na idade escolar, modificado Traduzido e adaptado de "pgals A SCREENING EXAMINATION OF

Leia mais

The Hundred. MANUAL PoCKet MOVIMENTO RESPIRAÇÃO NOTAS

The Hundred. MANUAL PoCKet MOVIMENTO RESPIRAÇÃO NOTAS MANUAL PoCKet 1 The Hundred básico intermediário avançado Subir e descer os braços em um movimento rápido e coordenado com a respiração; e Contar mentalmente 5 inspirações e 5 expirações fracionadas até

Leia mais

COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA

COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA Sempre e onde estiver... Estamos lá Saiba mais em www.sscgd.pt COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA A coluna vertebral constitui uma parte importante do esqueleto,

Leia mais

2. Existe uma categoria aberta na Women s Physique Master (idade acima de 35 anos) em competições mundiais.

2. Existe uma categoria aberta na Women s Physique Master (idade acima de 35 anos) em competições mundiais. A categoria Women's Physique foi oficialmente reconhecida como uma nova disciplina esportiva pelo Conselho Executivo da IFBB e o Congresso da IFBB em 11 de novembro de 2012 (Guayaquil-Equador). A categoria

Leia mais

Educação Física 1ºs anos CAPACIDADES FÍSICAS

Educação Física 1ºs anos CAPACIDADES FÍSICAS Educação Física 1ºs anos CAPACIDADES FÍSICAS Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis

Leia mais

Introdução ao Estudo da Anatomia Humana. Prof. Dr.Thiago Cabral

Introdução ao Estudo da Anatomia Humana. Prof. Dr.Thiago Cabral Introdução ao Estudo da Anatomia Humana Conceito de Anatomia É a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição dos seres organizados. Especializações da anatomia Citologia (Biologia celular)

Leia mais

TABELA DE PREÇOS SERVIÇOS

TABELA DE PREÇOS SERVIÇOS TABELA DE PREÇOS SERVIÇOS ROSTO Mini Facial (Limpeza profunda c/ultrassons + hidratação radiante) Limpeza de Pele com extração (Cosmética Avançada e personalizada) Tratamento Flacidez Radiofrequência +

Leia mais

Programa de Tratamento Antiacne c/ Laser (LPTL + TL + TL + TL = 4 sessões) R$ 500,00 Programa de Tratamento c/ Peeling Cristal (LPPT + PT + PT + T =

Programa de Tratamento Antiacne c/ Laser (LPTL + TL + TL + TL = 4 sessões) R$ 500,00 Programa de Tratamento c/ Peeling Cristal (LPPT + PT + PT + T = PROTOCOLOS FACIAIS Efeito Cinderela (LPT + Laser + Peeling de Cristal) R$ 420,00 Limpeza de Pele Acneica R$ 120,00 Limpeza de Pele Acneica c/ Laser e Tratamento R$ 200,00 Limpeza de Pele Acneica c/ Peeling

Leia mais

Exercícios para a coluna PROF. ALEXANDRE TANAKA

Exercícios para a coluna PROF. ALEXANDRE TANAKA Exercícios para a coluna PROF. ALEXANDRE TANAKA Exercícios para a coluna Orientações importantes: Modo de dormir Posição sentada (trabalho, carro, TV, etc) Modo de levantar e deitar da cama Em pé por tempo

Leia mais

ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR)

ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR) ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR) Puxar uma perna para o tronco 1 - Alongamento da região posterior da coxa:

Leia mais

Ginásticas de flexão e ativação

Ginásticas de flexão e ativação Ginásticas de flexão e ativação GINÁSTICAS DE FLEXÃO E ATIVAÇÃO 1 Introdução Este trabalho e uma revisão da vida segundo sua relação energia/movimento. Objetiva compreendê-la tal como é, e obter recursos

Leia mais

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa Exercícios para Perder Barriga em Casa OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa A construção de uma barriga tanquinho é um sonho para todos. Ele é um dos objetivos principais entre os homens e mulheres.

Leia mais

MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS. Prescrições sobre os extensores. Dos cuidados com o produto. Ao iniciar o treino

MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS. Prescrições sobre os extensores. Dos cuidados com o produto. Ao iniciar o treino MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS Prescrições sobre os extensores Ao realizar um exercício não exceda a elasticidade prescrita na descrição do produto, o elástico atinge o dobro de seu tamanho

Leia mais

MANUAL DO LIAN GONG. Apenas 12 minutos por dia

MANUAL DO LIAN GONG. Apenas 12 minutos por dia MANUAL DO LIAN GONG Lian Gong, ginástica chinesa criada há mais de 40 anos, faz bem para o corpo e para a saúde. A ginástica Lian Gong (pronuncia-se "liam cum") foi desenvolvida na China, pelo Dr. Zhuang

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Lombar - Abdômen - Alongamento Em decúbito ventral coloque as mãos ao lado e empurre seu corpo para cima até sentir o alongamento. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Deitado

Leia mais

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07 ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO Apostila 07 ORIENTAÇÕES E PRECAUÇÕES Todo programa de exercício p/ população de alto risco devem ser estabelecidos individual/te, com base: - no diagnóstico;

Leia mais

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Anexo III Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Mobilização da articulação do ombro 1 Objectivos: Aumentar a amplitude da mobilização dos ombros e parte superior Modo de execução: na posição

Leia mais

Introdução ao estudo da anatomia

Introdução ao estudo da anatomia 1 Introdução ao estudo da anatomia Paulo Henrique Ferreira Caria Anatomia é uma palavra de origem grega cujos radicais, ana e tomia, significam, respectivamente, através de e cortar, fazendo referência

Leia mais

Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros. Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros

Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros. Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros Formador Credenciado Eng. Paulo Resende Dezembro de 2013 Anatomia e fisiologia do corpo humano OBJETIVOS Caracterizar os diversos sistemas que constituem

Leia mais

Segundo MEEKER et al (1997), o posicionamento do paciente para uma intervenção cirúrgica é uma arte, uma ciência e também um fator-chave no

Segundo MEEKER et al (1997), o posicionamento do paciente para uma intervenção cirúrgica é uma arte, uma ciência e também um fator-chave no Segundo MEEKER et al (1997), o posicionamento do paciente para uma intervenção cirúrgica é uma arte, uma ciência e também um fator-chave no desempenho do procedimento seguro e eficiente, por meio da aplicação

Leia mais

7(67(6'($37,' 2)Ë6,&$3$5$2&$5*2'($66,67(17(7e&1,&2, )81d 2'((/(75,&,67$$35(1',=

7(67(6'($37,' 2)Ë6,&$3$5$2&$5*2'($66,67(17(7e&1,&2, )81d 2'((/(75,&,67$$35(1',= &203$1+,$3$5$1$(16('((1(5*,$±&23(/ &21&85623Ò%/,&21ž 7(67(6'($37,' 2)Ë6,&$3$5$2&$5*2'($66,67(17(7e&1,&2, )81d 2'((/(75,&,67$$35(1',=,1)250$d (6*(5$,6 7(67(6'($37,' 2)Ë6,&$ 1.1. Os Testes de Aptidão Física,

Leia mais

Exercícios para a cervicalgia

Exercícios para a cervicalgia Exercícios para a cervicalgia Pode efetuar este conjunto de exercícios em casa, se tal for indicado pelo seu médico. É aconselhável realizá-los pelo menos 3 dias por semana. FORTALECIMENTO Para fortalecer

Leia mais

Hermann Blumenau Complexo Educacional Técnico em Saúde Bucal Anatomia e Fisiologia Geral. Anatomia Humana

Hermann Blumenau Complexo Educacional Técnico em Saúde Bucal Anatomia e Fisiologia Geral. Anatomia Humana Hermann Blumenau Complexo Educacional Técnico em Saúde Bucal Anatomia e Fisiologia Geral Anatomia Humana BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA Sobotta - Atlas de Anatomia Humana - 2 Vols. - 22ª Ed. 2006 ANATOMIA Deriva

Leia mais

Posições Cirúrgicas. Professor: Eunaldo Dias

Posições Cirúrgicas. Professor: Eunaldo Dias Posições Cirúrgicas Professor: Eunaldo Dias Posições do paciente para cirurgia ou posições cirúrgicas são aquelas em que o paciente é colocado após procedimento anestésico, para ser submetido a intervenção

Leia mais

HMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / /

HMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Plano de treino Meta Data de início Instruções Força Poder e de nição Hora 5 HMAD - 1 Data de m Alunos homens com mais de 3 anos de experiencia Dia 1 Data / / / / / / / Cruci xo, Halter Peito Coloque-se

Leia mais

05/11/2014. Técnicas dos nados Culturalmente determinados NADOS PEITO E BORBOLETA NADO PEITO. Nado Peito - Braçada

05/11/2014. Técnicas dos nados Culturalmente determinados NADOS PEITO E BORBOLETA NADO PEITO. Nado Peito - Braçada Técnicas dos nados Culturalmente determinados NADOS PEITO E BORBOLETA NADO PEITO Nado Peito - Braçada O movimento dos braços do nado peito são simultâneos e caracteriza-se por haver maior ênfase na lateralidade

Leia mais

TABELA DE SERVIÇOS SOLUÇÕES INTEGRADAS PARA CORPO E ROSTO CONFORTO PARA CORPO E ROSTO SOLUÇÕES INTEGRADAS ESTÉTICA TABELA DE SERVIÇOS

TABELA DE SERVIÇOS SOLUÇÕES INTEGRADAS PARA CORPO E ROSTO CONFORTO PARA CORPO E ROSTO SOLUÇÕES INTEGRADAS ESTÉTICA TABELA DE SERVIÇOS ESTÉTICA SOLUÇÕES INTEGRADAS PARA CORPO E ROSTO BEM-ESTAR ESTÉTICAE CONFORTO SOLUÇÕES INTEGRADAS PARA CORPO E ROSTO TABELA DE SERVIÇOS TABELA DE SERVIÇOS ESTÉTICA CORPO ROSTO TRATAMENTOS INTENSIVOS COM

Leia mais

COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA COPEL CONCURSO PÚBLICO N.º 02/2006

COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA COPEL CONCURSO PÚBLICO N.º 02/2006 COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA COPEL CONCURSO PÚBLICO N.º 02/2006 TESTES DE APTIDÃO FÍSICA PARA O CARGO DE ASSISTENTE TÉCNICO I, FUNÇÃO DE ELETRICISTA APRENDIZ INFORMAÇÕES GERAIS : 1. TESTES DE APTIDÃO

Leia mais

NATAÇÃO. Prof. Esp. Tiago Aquino (Paçoca)

NATAÇÃO. Prof. Esp. Tiago Aquino (Paçoca) NATAÇÃO Prof. Esp. Tiago Aquino (Paçoca) NADO CRAWL Nado Livre Significado Rastejar História do Nado Crawl Até 1844, era realizado com uma braçada de peito executado na lateral do corpo com batimentos

Leia mais

Categoria Classic Games

Categoria Classic Games Categoria Classic Games Nova categoria criada em 2016 pelo Conselho Executivo da IFBB e pelo Congresso da IFBB em 04 de novembro de 2016 (Benidorm, Espanha). Destina-se a homens menos musculosos, com limites

Leia mais

PLATAFORMA HM POWER 2500 (1500W)

PLATAFORMA HM POWER 2500 (1500W) PLATAFORMAS OSCILATÓRIAS Benefícios: Ajuda a perder peso. Ajuda a dissolver e a eliminar a celulite. Melhora a tonificação muscular. Aumenta a elasticidade. Promove alívio imediato do cansaço. Promove

Leia mais

Programa Ciclo IV Estratégias de Tratamento

Programa Ciclo IV Estratégias de Tratamento Módulo I 1ª parte: pelve, quadril e sacro-ilíaca. A pelve: O lugar da pelve na arquitetura global do corpo; Terrenos predisponentes à desestruturação da massa pélvica; Esquemas de desestruturação frequentes

Leia mais

O que é Defesa Pessoal?

O que é Defesa Pessoal? DEFESA PESSOAL O que é Defesa Pessoal? Habilitação de tácticas e técnicas sistematizadas e acessíveis a qualquer pessoa pelo treino, dotando-a de mecanismos necessários e suficientes a parar qualquer acção

Leia mais

SIMPLESMENTEYOGA2019. PROFESSOR LUIGI

SIMPLESMENTEYOGA2019. PROFESSOR LUIGI SIMPLESMENTEYOGA2019 PROFESSOR LUIGI luigiturisco@hotmail.com QUIZ QUAL É O PRIMEIRO ÓRGÃO QUE DA ORIGEM A TODOS OS OUTROS? O CORAÇÃO ABRA O SEU CORAÇĀO O CÉREBRO ALINHANDO CORPO E MENTE INTRODUÇÃO Para

Leia mais

Quick Massage. Venha ser um membro filiado e compartilhar. seu conhecimento conosco! sbtcatendimento@outlook.com. Denis Fernando de Souza

Quick Massage. Venha ser um membro filiado e compartilhar. seu conhecimento conosco! sbtcatendimento@outlook.com. Denis Fernando de Souza Quick Massage Venha ser um membro filiado e compartilhar seu conhecimento conosco! sbtcatendimento@outlook.com Denis Fernando de Souza HISTÓRICO QUICK MASSAGE (MASSAGEM RÁPIDA) Algumas literaturas trazem

Leia mais

Exercicio Facial. Tenha um rosto sempre lindo e jovial com simples exercicios diarios. Exercicio Facial 1

Exercicio Facial. Tenha um rosto sempre lindo e jovial com simples exercicios diarios. Exercicio Facial 1 Exercicio Facial Tenha um rosto sempre lindo e jovial com simples exercicios diarios. Exercicio Facial 1 Sumario 1 - Levantar Sobrancelhas caídas:... 3 2 - Diminuir linhas profundas da testa... 4 3 - Levantar

Leia mais

Jaya Rādhā Mādhava jaya kuñjavihārī gopījana vallabha jay giri varadhārī Yaśodānandana Vraja janarañjana Yāmuṇā tīra vanacārī Yāmuṇā tīra vanacārī

Jaya Rādhā Mādhava jaya kuñjavihārī gopījana vallabha jay giri varadhārī Yaśodānandana Vraja janarañjana Yāmuṇā tīra vanacārī Yāmuṇā tīra vanacārī Jaya Rādhā Mādhava jaya kuñjavihārī gopījana vallabha jay giri varadhārī Yaśodānandana Vraja janarañjana Yāmuṇā tīra vanacārī Yāmuṇā tīra vanacārī O papel da meditação na tradição do Yoga Olá. Sejam muito

Leia mais

MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres Música finalidade da bateria/percussão

MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres Música finalidade da bateria/percussão MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres torres@waltertorres.com.br Música finalidade da bateria/percussão Resumo Este artigo tem como objetivo melhorar a absorção de exercícios,

Leia mais

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS......a nossa é promover qualidade de vida na sua empresa.

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS......a nossa é promover qualidade de vida na sua empresa. A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS......a nossa é promover qualidade de vida na sua empresa. QUEM SOMOS... Fundada em 1992, a Maratona Qualidade de Vida é uma consultoria especializada em assessoria esportiva

Leia mais

Grade Curricular do Curso Profissionalizante de Massagem Terapêutica

Grade Curricular do Curso Profissionalizante de Massagem Terapêutica Grade Curricular do Curso Profissionalizante de Massagem Terapêutica Espondiloterapia: Técnica de avaliação, interpretação e orientação para os problemas de coluna vertebral e, ou, seus comprometimentos,

Leia mais

C. Guia de Treino ------------------------------------------------

C. Guia de Treino ------------------------------------------------ C. Guia de Treino ------------------------------------------------ A FORÇA / RESISTÊNCIA ( FUNÇÃO MOVIMENTO OSCILAÇÃO ) A01 Joelhos inclinados Com os pés afastados na plataforma, segure a barra de apoio

Leia mais

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL. Ebook Gratuito

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL. Ebook Gratuito LIBERAÇÃO MIOFASCIAL Ebook Gratuito LIBERAÇÃO MIOFASCIAL Segundo Myers (2010), a Liberação Miofascial tem sido muito utilizada na última década com objetivo de contribuir para a flexibilidade muscular.

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE Campo Mourão 2 O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de vida diária. Existem cada vez mais evidências

Leia mais

UM EXERCÍCIO DE PURIFICAÇÃO ENERGÉTICA

UM EXERCÍCIO DE PURIFICAÇÃO ENERGÉTICA UM EXERCÍCIO DE PURIFICAÇÃO ENERGÉTICA Muitas pessoas se queixam que não se sentem bem dispostas ou cheias de energia para poderem enfrentar um dia de trabalho, mesmo que tenham feito algum tipo de relaxamento,

Leia mais