ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL X PRESCRIÇÃO. Prof. ª Karina d Almeida

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL X PRESCRIÇÃO. Prof. ª Karina d Almeida"

Transcrição

1 X PRESCRIÇÃO Prof. ª Karina d Almeida

2 INTRODUÇÃO Cuidado nutricional Sabe-se que o nutricionista não tem (ou não deveria ter) o papel de calculador de dietas ou de determinador das escolhas alimentares.

3 INTRODUÇÃO No entanto, apontar um erro na dieta, dizer que um indivíduo tem uma alimentação errada ou que confessa comer doces são exemplos de expressões cotidianas que podem sugerir uma postura impositiva!

4 INTRODUÇÃO É importante que os profissionais da área ampliem sua visão sobre nutrição e adquiram mais habilidades terapêuticas para lidar com quem os procura. Nesse cenário, se destaca o aconselhamento nutricional

5 Aconselhamento nutricional Definido como um encontro entre duas pessoas para examinar com atenção, olhar com respeito, e deliberar com prudência e justeza sobre a alimentação de uma delas

6 O processo de AcN se fundamenta nas ênfases associadas ao comer, bem como nos pensamentos e percepções de quem está se aconselhando. Assim, combina conhecimentos nutricionais e habilidades terapêuticas focadas na alimentação.

7 É importante ressaltar que alguns casos exigem uma aplicação rigorosa da dietoterapia, contudo, usar os princípios do AcN pode tornar as prescrições menos impositivas, isto é, fazer uma prescrição, mas não de forma prescritiva.

8 Uma das bases teóricas compartilhada do AcN está pautada na clínica ampliada e Nesse modelo, entende-se que as diferentes abordagens profissionais se completam e se complementam; visa-se à compreensão ampliada do processo saúdedoença em oposição a intervenções pontuais e isoladas, pautadas no modelo biomédico, e procura-se promover autonomia e protagonismo dos participantes.

9 TERAPEUTA NUTRICIONAL Adotar o nome terapeuta nutricional significa dizer que o profissional, além de auxiliar uma pessoa em relação à estrutura e ao seu consumo alimentar, busca auxiliá-la a entender a conexão entre emoções e atitudes alimentares. Ou seja, procura relacionar o consumo alimentar a pensamentos e sentimentos que possam estar interferindo na alimentação.

10 TERAPEUTA NUTRICIONAL Nem todos os nutricionistas vão sentir-se confortáveis ao lidar com outras pessoas, outros podem simplesmente não se interessar por técnicas de AcN. Além do domínio técnico, algumas características pessoais do TN contribuem para uma melhor evolução de seus pacientes, como: Alta tolerância a frustação, capacidade de escuta, paciência, empatia a compaixão, otimismo, carisma,...

11 TERAPEUTA NUTRICIONAL Trabalhar com aconselhamento nutricional não significa dizer que o TN fará psicoterapia com a pessoa aconselhada, mas que a abordagem é diferente daquela utilizada no tratamento convencional: Modelo tradicional Foco nos alimentos e nutrientes (foco no que se come) Intervenções de curto prazo Ênfase na educação alimentar Relacionamento cordial, porém mínimo com o paciente Plano de ação (dieta, prescrição), logo nas primeiras consultas Aconselhamento nutricional Foco também em como se come Intervenções de longo prazo Educação alimentar presente, mas não é o componente principal Relacionamento intenso entre o terapeuta nutricional e o paciente Plano de ação (metas e planos alimentares), ao longo de várias consultas

12 TERAPEUTA NUTRICIONAL A se propor trabalhar com essa abordagem, espera-se que o TN saia do papel tradicionalmente prescritivo e assuma um papel de suporte no tratamento. O TN vai auxiliar o paciente a traçar caminhos pensar em estratégias que possam levar a mudanças de comportamento. Tal abordagem é importante, considerando que grande parte das pessoas afirma saber o que deve fazer, mas não como fazê-lo.

13 Pilares do aconselhamento nutricional Relacionamento com a pessoa aconselhada Plano de ação nutricional Trabalho com as atitudes alimentares

14 Relacionamento com a pessoa aconselhada cenário: Em um consultório, deve-se ter em mente que a consulta começa antes mesmo de o indivíduo entrar na sala e atendimento; portanto os ambientes devem ser bem planejados. O consultório deve, preferencialmente, ser em um local e fácil acesso, apresentar um ambiente familiar e adequado às necessidades dos indivíduos, para que todos se sintam confortáveis.

15 Relacionamento com a pessoa aconselhada postura: Evitar comentários diretos sobre a aparência física das pessoas Além disso, o TN deve montar uma agenda que permite um tempo de descanso entre as sessões, que podem ser desgastantes.

16 Relacionamento com a pessoa aconselhada condução das sessões: A sessão inicial é extremamente importante, pois é nela que se inicia o estabelecimento de vínculo.

17 Relacionamento com a pessoa aconselhada condução das sessões: O TN deve começar se apresentando e abordar sua formação e atuação profissional. Essa introdução é fundamental pois demonstra que ele vê aquela sessão como um encontro ente duas pessoas. Depois, ele deve dar espaço para que o paciente se apresente, tendo atitudes que permitam o dialogar sobre as expectativas da pessoa em relação ao tratamento. Como posso te ajudar?

18 Relacionamento com a pessoa aconselhada condução das sessões: Feitas as apresentações, o TN deve estabelecer o contrato de tratamento, devese discutir a forma de tratamento, a orientação teórica a ser utilizada, o papel do TN e do paciente, além de estabelecer a frequência, duração e custo das consultas. Ao se discutir o contrato, também é importante que alguns limites sejam estabelecidos. (telefone dias, horários e situações em que a pessoa poderá contatá-lo)

19 Relacionamento com a pessoa aconselhada condução das sessões: Depois, o TN deve apresentar algumas estratégias do AcN que ele vai utilizar ao longo das sessões, tais como o diário alimentar e o estabelecimento de metas.

20 Relacionamento com a pessoa aconselhada condução das sessões: O TN deve começar esclarecendo que pretende ajudá-lo da melhor maneira possível, e uma maneira de fazer isso é conhecendo sua alimentação de forma abrangente. Assim, o TN deixa claro que não está interessado apenas em saber o que aquela pessoa come, mas, principalmente, em compreender o contesto que envolve sua alimentação.

21 Relacionamento com a pessoa aconselhada condução das sessões: Em relação ao estabelecimento de metas, o TN deve explicar que as sessões serão conduzidas em conjunto com o paciente. Nesse sentido, as sessões serão estruturadas com base no que o indivíduo gostaria de trabalhar naquele encontro, sendo papel do TN ajuda-lo a definir o que e de que forma ele pode fazer para alcançar esse objetivo.

22 Relacionamento com a pessoa aconselhada condução das sessões: Por fim, o TN deve explicar que não pretende prescrever uma dieta, mas fazer em conjunto com o paciente o planejamento alimentar. É importante explicar os argumentos científicos, uma vez que muitas pessoas chegam ao nutricionista esperando uma dieta.

23 Relacionamento com a pessoa aconselhada condução das sessões: Além dessas estratégias e da avaliação nutricional, o TN deve coletar informações sobre a história de vida do paciente. Por meio da narrativa de uma pessoa, é possível acessar aspectos culturais, sociais, valores e crenças, sendo um importante instrumento para compreender seu contexto de vida de maneira abrangente e completa.

24 Relacionamento com a pessoa aconselhada condução das sessões: Nas consultas subsequentes, o TN deve: Receber de forma acolhedora e perguntar como a pessoa está; deixa-la falar e desabafar; pesar e fazer alguma mensuração; analisar o diário alimentar; discutir os problemas enfrentados, articulando com o fornecimento de informações sobre alimentação, saúde e corpo; propor o planejamento alimentar e estabelecer metas.

25 Relacionamento com a pessoa aconselhada condução das sessões: Durante diferentes momentos do tratamento, é interessante que o TN utilize questões abertas, criando uma via de diálogo recíproco entre ele e o paciente Exemplos de questões abertas:

26 Plano de ação nutricional: Trata-se de um planejamento individualizado e dinâmico, cujo objetivo é guiar as decisões do TN ao longo do tratamento

27 Plano de ação nutricional: Objetivo do tratamento; modalidade; abordagem; equipe envolvida; frequência; formas de avaliação; as ações detalhadas que o TN vai propor no tratamento e as metas detalhadas.

28 Trabalho com atitudes alimentares: É comum que a educação alimentar se concentre em alimentos que devem ser evitados e essa conduta pode, mesmo que não intencionalmente, levar a criação de um cenário confuso, promotor de culpa e preocupação em relação à alimentação.

29 Trabalho com atitudes alimentares: Nesse sentido, destaca-se a classificação dicotômica dos alimentos (saldável/não saldável, bom/ruim, permitidas/proibidas) e os sentimentos ambivalentes das pessoas, pois se sentem divididas entre o prazer de comer determinada comida e eu valor nutricional

30 Trabalho com atitudes alimentares: Além disso, muitos podem ter a sensação de que nada funciona, é muito difícil, comida saudável é ruim, então não vou fazer nada mesmo...

31 Trabalho com atitudes alimentares: Estudos tem demonstrado que as orientações são mais efetivas, quando focam em maneiras de se fazer escolhas alimentares mais saudáveis ao longo do tempo (em vez de focar no que não comer) ou seja, no comportamento.

32 Trabalho com atitudes alimentares: O TN deve enfatizar sempre melhoras graduais na alimentação. É mais provável que o indivíduo se comprometa com mudanças menores, porém alcançáveis, que, ao longo do temo, influenciarão sua motivação para tentar novos comportamentos, permitindo que mudanças significativas sejam feitas em sua alimentação e estilo de vida.

33 CONSIDERAÇÕES FINAIS O AcN tem se mostrado uma estratégia efetiva para facilitar o processo de mudanças de comportamento e parece produzir resultados mais expressivos relacionados ao cuidado nutricional do que a abordagem prescritiva tradicional. O AcN posiciona o TN como um agente de mudanças, e não apenas um educador, sendo fundamental que este tenha familiaridade com as estratégias e ferramentas que propõe.

34 CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesse sentido, o percurso de crescimento e ampliação da atuação profissional é um processo de constante aprendizado, sendo necessário que o TN esteja disposto a se lançar nessa dinâmica, mostrando uma postura de abertura para novas tentativas e seus resultados.

35 Bibliografia: Alvarenga M; Antonaccio C; Timerman, F; Figueiredo, M. Nutrição Comportamental. Barueri, SP: Manole, 2015.

36 X PRESCRIÇÃO Prof. ª Karina d Almeida

Atendimento nutricional: Eficiência, Adesão e Transformação. Conteúdo programático TAN 1.0

Atendimento nutricional: Eficiência, Adesão e Transformação. Conteúdo programático TAN 1.0 Atendimento nutricional: Eficiência, Adesão e Transformação 100% ONLINE Conteúdo programático TAN 1.0 Annie Bello, PhD Nutrição baseada em evidência Conteúdo programático TAN 1.0 Esse é um treinamento

Leia mais

COMO MUDAR O COMPORTAMENTO ALIMENTAR NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL. Annie Bello, PhD Prof. Adjunta de Nutrição Clínica - UERJ

COMO MUDAR O COMPORTAMENTO ALIMENTAR NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL. Annie Bello, PhD Prof. Adjunta de Nutrição Clínica - UERJ COMO MUDAR O COMPORTAMENTO ALIMENTAR NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL Annie Bello, PhD Prof. Adjunta de Nutrição Clínica - UERJ O NUTRICIONISTA COMO AGENTE DE MUDANÇA Módulo 1 Hábito Hábito é o comportamento que

Leia mais

Nutrição Comportamental. Patricia Fernandes Nutricionista Clinica Ortomolecular e Funcional Mestranda em Alimentação e Nutrição PPGAN/ UNIRO

Nutrição Comportamental. Patricia Fernandes Nutricionista Clinica Ortomolecular e Funcional Mestranda em Alimentação e Nutrição PPGAN/ UNIRO Nutrição Comportamental Patricia Fernandes Nutricionista Clinica Ortomolecular e Funcional Mestranda em Alimentação e Nutrição PPGAN/ UNIRO 1 Milhão VIGITEL - 2017. Nutrição & Comportamento Todo COMPORTAMENTO

Leia mais

Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas

Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC O balanço

Leia mais

O papel do nutricionista na medicina preventiva e na promoção da saúde

O papel do nutricionista na medicina preventiva e na promoção da saúde Gestão da medicina preventiva A nutrição pode ser definida como a ciência que estuda os processos pelos quais o organismo recebe, utiliza e elimina os nutrientes ingeridos. Mas a importância do nutricionista

Leia mais

l. Você notou algum padrão nessas reações (os momentos em que as coisas melhoram, horário do dia, semana, estação)?

l. Você notou algum padrão nessas reações (os momentos em que as coisas melhoram, horário do dia, semana, estação)? Entrevista inicial para terapia cognitivo-comportamental Nome: Data: 1. Data de nascimento e idade. 2. Estado civil, filhos (nome e idade). 3. Situação de vida atual. Com quem você vive? Como é o local?

Leia mais

ENFOQUE COMPORTAMENTAL no EMAGRECIMENTO

ENFOQUE COMPORTAMENTAL no EMAGRECIMENTO ENFOQUE COMPORTAMENTAL no EMAGRECIMENTO Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC reconheça os sinais do corpo Fome Comer

Leia mais

Introdução. Graduando em Nutrição FACISA/UNIVIÇOSA. 3

Introdução. Graduando em Nutrição FACISA/UNIVIÇOSA.   3 82 MINDFUL EATING NA NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL Bianca Franzoni da Silva 2, Eliene Da Silva Martins 3 Resumo: A nutrição comportamental aborda todos os aspectos que estão relacionados com o comportamento

Leia mais

ATITUDE E COMPORTAMENTO ALIMENTAR DETERMINANTES DE ESCOLHAS ALIMENTARES

ATITUDE E COMPORTAMENTO ALIMENTAR DETERMINANTES DE ESCOLHAS ALIMENTARES ATITUDE E COMPORTAMENTO ALIMENTAR DETERMINANTES DE ESCOLHAS ALIMENTARES Prof. ª Karina d Almeida INTRODUÇÃO Comportamento alimentar todo tipo de construto no âmbito da alimentação: consumo, modo de comer,

Leia mais

Motivação e PLANEJAMENTO PARA MUDANÇA DE HÁBITO

Motivação e PLANEJAMENTO PARA MUDANÇA DE HÁBITO Motivação e PLANEJAMENTO PARA MUDANÇA DE HÁBITO Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC Pré contemplação Não pensa

Leia mais

Capítulo 9 Metas e planos de ação

Capítulo 9 Metas e planos de ação Capítulo 9 Metas e planos de ação Objetivos de aprendizagem 1. Definir um objetivo de como você quer viver 2. Estabelecer metas para alcançar esse objetivo 3. Criar planos de ação para alcançar suas metas

Leia mais

NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL

NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL É uma abordagem inovadora, com objetivo de oferecer novas formas de pensar e ferramentas ao nutricionista em suas diferentes áreas de atuação, mudando os rumos da visão restrita

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL Conceituação é o instrumento de intervenção através do qual operacionaliza-se o processo de cuidar em enfermagem em saúde mental o relacionamento enfermeira-paciente:

Leia mais

3 FORMAS DE REPROGRAMAÇÃO MENTAL:

3 FORMAS DE REPROGRAMAÇÃO MENTAL: Em todo emagrecimento de sucesso sempre há um processo de reprogramação mental, mesmo que a pessoa não tenha percebido. Não importa se você deseja emagrecer alguns quilos ou obter mais saúde... você precisa

Leia mais

GUIA PRÁTICO. Sistema para empreendedores de Marketing de Relacionamento

GUIA PRÁTICO. Sistema para empreendedores de Marketing de Relacionamento GUIA PRÁTICO Sistema para empreendedores de Marketing de Relacionamento Código de Ética 1. Não falar mal da empresa, dos produtos, dos líderes ou de outros distribuidores; 2. Respeitar a concorrência;

Leia mais

Perf il Caliper Overview

Perf il Caliper Overview Perf il Caliper Overview Entendendo s, Comportamentos e os dados do Perfil Caliper As pessoas têm sucesso quando estão em posições que permitam a utilização de seus potenciais, pontos fortes e motivadores.

Leia mais

REDUÇÃO & REEDUCAÇÃO PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

REDUÇÃO & REEDUCAÇÃO PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO Go Mag R do o Os Efeitos negativos da Obesidade na sua saúde e na sua vida: Menor expectativa de vida Baixa autoestima Mobilidade limitada Problemas nas articulações Ataque cardíaco Pressão alta 2R QUE

Leia mais

Primeiro pilar: Uma conexão de amor próprio. Segundo pilar: Uma conexão de amor ao próximo. Terceiro pilar: Uma conexão de amor ao ser divino.

Primeiro pilar: Uma conexão de amor próprio. Segundo pilar: Uma conexão de amor ao próximo. Terceiro pilar: Uma conexão de amor ao ser divino. Primeiro pilar: Uma conexão de amor próprio. Segundo pilar: Uma conexão de amor ao próximo. Terceiro pilar: Uma conexão de amor ao ser divino. O equilíbrio entre esses dois hemisférios é que vai fazer

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Capítulo 2 Alimentação consciente e alimentação intuitiva Você vai saber mais sobre: 1. Por que a alimentação consciente e intuitiva pode ajudar a administrar o diabetes 2. Alimentação consciente a. O

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL DA OBESIDADE E DA COMPULSÃO ALIMENTAR

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL DA OBESIDADE E DA COMPULSÃO ALIMENTAR CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL DA OBESIDADE E DA COMPULSÃO ALIMENTAR Dr. Larissa Sterza Endocrinologista CRM 9219 Características

Leia mais

Entrevistando Famílias

Entrevistando Famílias Entrevistando Famílias Estágios da Entrevista com Famílias 1) ENGAJAMENTO 2) AVALIAÇÃO 3) INTERVENÇÃO 4) FINALIZAÇÃO Estágios da Entrevista com Famílias 1. Engajamento Engajamento: Quando se aproxima da

Leia mais

Na relação terapêutica, paciente e terapeuta, ambos são pacientes. Robert Leahy

Na relação terapêutica, paciente e terapeuta, ambos são pacientes. Robert Leahy Na relação terapêutica, paciente e terapeuta, ambos são pacientes. Robert Leahy O instrumento apresentado a seguir foi retirado dos livros Terapia do Esquema Emocional e Superando a resistência em terapia

Leia mais

ENTREVISTA COM FAMÍLIAS. Como conduzir a entrevista com famílias

ENTREVISTA COM FAMÍLIAS. Como conduzir a entrevista com famílias ENTREVISTA COM FAMÍLIAS Como conduzir a entrevista com famílias Engajamento-relacionamento colaborativo e de consentimentos Avaliação-Exploração, identificação e delineamento de forças e dificuldades da

Leia mais

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020.

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020. A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020. Competências socioemocionais As competências socioemocionais

Leia mais

25 Regras Para o Sucesso no Atendimento à Criança Com Dificuldade Alimentar

25 Regras Para o Sucesso no Atendimento à Criança Com Dificuldade Alimentar 25 Regras Para o Sucesso no Atendimento à Criança Com Dificuldade Alimentar Fonoaudióloga Dra. Patrícia Junqueira Aproveitando que esse ano completo meu 25º aniversário como fonoaudióloga, decidi contar

Leia mais

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros 6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros Saiba como ter uma conversa agradável que conquiste o homem Eu imagino que você possa provavelmente estar rindo e pensando, Eu nunca tive problemas

Leia mais

Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. Sêneca

Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. Sêneca 11.11 09:00 Início Atividade O que é Feedback? 10:15-10:30 Break Estratégico 10:30-11:20 PDI 11: 30 Encerramento Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. Sêneca A arte de desenvolver Pessoas

Leia mais

Conteúdo desenvolvido por Carreira da Mulher. Site: Facebook:

Conteúdo desenvolvido por Carreira da Mulher. Site:  Facebook: Sumário Capítulo 01 - Preparação Capítulo 02 - Tenha Metas Claras Capítulo 03 - Mapeie os lugares Capítulo 04 - Faça diferentes tipos de abordagens Capítulo 05 - Entrar em sintonia Capítulo 06 - Conte

Leia mais

COMPETÊNCIA PARA VENDEDORES COMPETÊNCIA PARA AUXILIARES DE VENDAS

COMPETÊNCIA PARA VENDEDORES COMPETÊNCIA PARA AUXILIARES DE VENDAS COMPETÊNCIAS Reconhece e valoriza a importância dos outros para a realização de seu trabalho. Colabora e se disponibiliza para ajudar os outros mesmo que não seja seu papel. Constrói relacionamentos construtivos

Leia mais

CASO CLÍNICO 1. Fator Relacionado: Déficit de conhecimento e dificuldades econômicas.

CASO CLÍNICO 1. Fator Relacionado: Déficit de conhecimento e dificuldades econômicas. CASO CLÍNICO 1 Diagnóstico 1) Controle ineficaz do regime terapêutico relacionado a déficit de conhecimento e dificuldades econômicas e evidenciado pelo relato de dificuldade com a regulação/integração

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO, RECURSOS E BARREIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR Bom Celeste Simões Margarida Gaspar de Matos Tânia Gaspar Faculdade de Motricidade Humana

Leia mais

PARA PEDIATRAS. #NcParaPEDIATRIA 25 Ago 18 MAKSOUD PLAZA. Da introdução alimentar a prevenção e tratamento da obesidade

PARA PEDIATRAS. #NcParaPEDIATRIA 25 Ago 18 MAKSOUD PLAZA. Da introdução alimentar a prevenção e tratamento da obesidade 25 Ago 18 PARA PEDIATRAS Da introdução alimentar a prevenção e tratamento da obesidade MAKSOUD PLAZA Al. Campinas, 150 Jardim Paulista 25 Ago 18 O QUE É NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL? 25 Ago 18 NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico O planejamento estratégico se apresenta como uma ferramenta essencial às empresas comprometidas com o sucesso. Afinal, de um modo bastante resumido, sua proposta é ser a trilha

Leia mais

A PRÁTICA DE MINDFULNESS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE

A PRÁTICA DE MINDFULNESS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE A PRÁTICA DE MINDFULNESS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.psc.br

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 1. Introdução à Terapia Cognitivo-comportamental... 21

Sumário. CAPÍTULO 1. Introdução à Terapia Cognitivo-comportamental... 21 Sumário CAPÍTULO 1. Introdução à Terapia Cognitivo-comportamental... 21 O que é terapia cognitivo-comportamental?...22 Qual a teoria subjacente à terapia cognitivo-comportamental?...23 O que dizem as pesquisas?...24

Leia mais

3 ferramentas de coaching para profissionais de saúde

3 ferramentas de coaching para profissionais de saúde 3 ferramentas de coaching para profissionais de saúde Dra. Andreia Torres, Mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica e cultura / projeto ensino na saúde, pós-doutora em saúde coletiva (UnB/Harvard).

Leia mais

Grupo Forlogic Software

Grupo Forlogic Software Neste ebook, você conhecerá as principais mudanças presentes no manual de acreditação ONA Versão 2018! Principais mudanças no manual ONA versão 2018 2 QUEM FEZ ESSE EBOOK? Ana Giovanoni Redação Davidson

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN VII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio em. Alimentação Escolar

Curso Técnico de Nível Médio em. Alimentação Escolar Curso Técnico de Nível Médio em APRESENTAÇÃO O Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Secretaria, na modalidade a distância, com momentos presenciais, pertencente ao eixo tecnológico Apoio

Leia mais

Ampliar as possibilidades de evolução a partir do conhecimento das tendências inatas de comportamento

Ampliar as possibilidades de evolução a partir do conhecimento das tendências inatas de comportamento WORKSHOP Ampliar as possibilidades de evolução a partir do conhecimento das tendências inatas de comportamento Em 8h de pura imersão, apoiaremos a compreensão das suas preferências psicológicas inatas,

Leia mais

Pilares de Sustentabilidade de Carreiras

Pilares de Sustentabilidade de Carreiras ! Pilares de Sustentabilidade de Carreiras Carreira é a sequência de vivências profissionais que passamos ao longo da vida, sejam elas remuneradas ou não. Ou seja, as diferentes atividades que nos dedicamos

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Mini Curso Parte I As Forças que controlam a sua vida Página 2 de 6 Como te falei, essa é a primeira etapa do mini-curso Superando

Leia mais

ATENDIMENTO DE CASAIS

ATENDIMENTO DE CASAIS ATENDIMENTO DE CASAIS ÁREA DA INTERVENÇÃO PSICOTERÁPICA PROPOSTA DE AJUDA A PERCEIROS NO ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO ENTRE ELES E SUAS DIFICULDADES PESSOAIS NECESSÁRIO EXAMINAR TODA SUA

Leia mais

Personalidades E estilos. Futura Diretora executiva Fernanda mello

Personalidades E estilos. Futura Diretora executiva Fernanda mello Personalidades E estilos Futura Diretora executiva Fernanda mello A vida é um conjunto de decisões que tomamos regularmente de acordo com nossa personalidade, e que tem muito a ver com as escolhas que

Leia mais

TRILHA. Sistema para empreendedores de Marketing de Relacionamento

TRILHA. Sistema para empreendedores de Marketing de Relacionamento TRILHA Sistema para empreendedores de Marketing de Relacionamento Código de Ética 1. Não falar mal da empresa, dos produtos, dos líderes ou de outros distribuidores; 2. Respeitar a concorrência; 3. Não

Leia mais

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE?

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE? Sistematização da atividade realizada pelos participantes do encontro sobre Investimento Social e Voluntariado Empresarial do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 13. Abr. 2013 Grupo 1 Análise

Leia mais

OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O que é? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição de

Leia mais

Aprendizagem significativa e aquisição da escrita

Aprendizagem significativa e aquisição da escrita Aprendizagem significativa e aquisição da escrita Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br 1 O homem é a única criatura que precisa ser educada (...) Por ser dotado de instinto, um animal, ao nascer, já é

Leia mais

INTRODUÇÃO. Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa

INTRODUÇÃO. Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa INTRODUÇÃO Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa que venha a mente sejam as dietas milagrosas e restritivas. Porém, como já mostramos diversas vezes, essas fórmulas causam

Leia mais

One Care. Estamos PRONTOS para incentivar e OFERECER UMA NOVA FORMA DE LIDAR COM O ESTILO DE VIDA E COM A SAÚDE dos nossos clientes.

One Care. Estamos PRONTOS para incentivar e OFERECER UMA NOVA FORMA DE LIDAR COM O ESTILO DE VIDA E COM A SAÚDE dos nossos clientes. One Care A ONE HEALTH sempre inovando para atender aos seus clientes, lança o programa One Care. O único programa no mercado de saúde que se adequará ao cliente de acordo com as suas necessidades. Um programa

Leia mais

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Copyright 2012 Caliper & Tekoare. Todos os direitos

Leia mais

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Copyright 2012 Caliper & Tekoare. Todos os direitos

Leia mais

Capítulo 1 Orientação para seu programa de reabilitação

Capítulo 1 Orientação para seu programa de reabilitação Capítulo 1 Orientação para seu programa de reabilitação Saiba como será seu programa de reabilitação. Veja o que você aprenderá. Ao final deste capítulo, você poderá: Ø Discutir a importância da reabilitação

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP MÊS JANEIRO- TEMA NOSSAS FÉRIAS Criar um contato com as Educadores, Crianças e Criar um vínculo através da Fazendo parte do dia a dia, crianças e educadores do funcionários da instituição do comunicação.

Leia mais

Processo de Enfermagem Avaliação de Indivíduos e Famílias Diná Monteiro da Cruz

Processo de Enfermagem Avaliação de Indivíduos e Famílias Diná Monteiro da Cruz Processo de Enfermagem Avaliação de Indivíduos e Famílias 2019 Diná Monteiro da Cruz Sumário } Tópico 1 Processo de enfermagem } Tópico 2 Conceitos básicos na avaliação de indivíduos Processo de Enfermagem

Leia mais

Relacionamento Interpesssoal (RI)

Relacionamento Interpesssoal (RI) RELACIONAMENTO INTERPESSOAL EM ENFERMAGEM (RIE) Prof Dr. Divane de Vargas EEUSP Relacionamento Interpesssoal (RI) Interação reciproca (Social- Emocional) entre duas ou mais pessoas em um determinado ambiente

Leia mais

MUDE SEU PENSAMENTO MUDE SEU CORPO CRP 5/

MUDE SEU PENSAMENTO MUDE SEU CORPO CRP 5/ MUDE SEU PENSAMENTO MUDE SEU CORPO Um guia prático e rápido sobre como seu pensamento pode te ajudar a emagrecer Maria Cristina Lopes Quina Corrêa Rio de Janeiro 2015 Este é um mini-ebook para você entender

Leia mais

ABORDAGEM MÍNIMA/BÁSICA DO FUMANTE (PAAPA)

ABORDAGEM MÍNIMA/BÁSICA DO FUMANTE (PAAPA) ABORDAGEM MÍNIMA/BÁSICA DO FUMANTE (PAAPA) Ministério da Saúde - MS Instituto Nacional de Câncer - INCA Coordenação de Prevenção e Vigilância - Conprev Divisão de Programas de Controle do Tabagismo e outros

Leia mais

Semana da Liderança Prática SLP. O Método 3Hs Para Desenvolver Lideres. WORKBOOK. GrupoElite Vivendo a Liderança Prática!

Semana da Liderança Prática SLP. O Método 3Hs Para Desenvolver Lideres. WORKBOOK. GrupoElite Vivendo a Liderança Prática! O Método 3Hs Para Desenvolver Lideres. WORKBOOK GrupoElite Olá Aqui é Victor Duarte, e obrigado por estar lendo esse material, me comprometo a deixar BEM PRÁTICO e você se compromete a ler até o final,

Leia mais

TERAPIA INTERDISCIPLINAR NOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO

TERAPIA INTERDISCIPLINAR NOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO TERAPIA INTERDISCIPLINAR NOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO Fonoaudióloga especialista em linguagem Mestre em Saude Pública pela Universidad Americana - Py Professora de Linguagem e Psiquiatria na

Leia mais

Estratégias para um atendimento nutricional mais eficiente e personalizado Annie Bello PhD

Estratégias para um atendimento nutricional mais eficiente e personalizado Annie Bello PhD Estratégias para um atendimento nutricional mais eficiente e personalizado Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC Personalização

Leia mais

O GUIA PARA CRIAÇÃO DE PERSONAS

O GUIA PARA CRIAÇÃO DE PERSONAS O GUIA PARA CRIAÇÃO DE PERSONAS #1 #2 #3 #4 UMA INTRODUÇÃO A BUYER PERSONAS SCRIPT DE ENTREVISTA DAS BUYER PERSONAS O TEMPLATE DE BUYER PERSONAS UM EXEMPLO DE BUYER PERSONAS 1. INTRODUÇÃO A BUYER PERSONAS

Leia mais

Graciela Barbieri. Fundou o Blog Conquista Digital em 2013 com a missão de transformar vidas através do empreendedorismo digital.

Graciela Barbieri. Fundou o Blog Conquista Digital em 2013 com a missão de transformar vidas através do empreendedorismo digital. Graciela Barbieri Fundou o Blog Conquista Digital em 2013 com a missão de transformar vidas através do empreendedorismo digital. Em 2016 o Conquista Digital foi eleito por juri popular no Afiliados Brasil,

Leia mais

Desafios do emagrecimento na consulta VISÃO DO NUTRICIONISTA E DOS PACIENTES

Desafios do emagrecimento na consulta VISÃO DO NUTRICIONISTA E DOS PACIENTES Desafios do emagrecimento na consulta VISÃO DO NUTRICIONISTA E DOS PACIENTES Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC

Leia mais

FERRAMENTAS DE HEALTH COACH COMO APLICAR NA CONSULTA DE NUTRIÇÃO. Annie Bello

FERRAMENTAS DE HEALTH COACH COMO APLICAR NA CONSULTA DE NUTRIÇÃO. Annie Bello FERRAMENTAS DE HEALTH COACH COMO APLICAR NA CONSULTA DE NUTRIÇÃO Annie Bello MÓDULO 2 Promovendo a mudança de comportamento O que leva uma pessoa a mudar? DOR PRAZER Porque não mudam? São resistentes!

Leia mais

TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTA

TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTA Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL Desenvolve vínculo e promove novos horizontes na vida do paciente em recuperação no Centro de Tratamento.

Leia mais

Aprendizagem baseada na Resolução de Problemas Complexos -ARPC

Aprendizagem baseada na Resolução de Problemas Complexos -ARPC Aprendizagem baseada na Resolução de Problemas Complexos -ARPC Prof. Marcos Kubrusly Profa. Cláudia Mendes Profa. Claudia Oliveira APRENDIZAGEM ADVINDA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMPLEXOS Aprendizagem

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

RECOMENDAÇÕES DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL RECOMENDAÇÕES DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL 03 a 06 de outubro, 2017 - Brasília, Brasil. Países participantes: Bahamas, Barbados, Belize,

Leia mais

Venda mais e melhor conhecendo o perfil do seu cliente. Paulo Matos

Venda mais e melhor conhecendo o perfil do seu cliente. Paulo Matos Venda mais e melhor conhecendo o perfil do seu cliente Paulo Matos SUPER BEM VIND@ Paulo Matos > Administrador > Especialista em gestão empresarial > MBA em Coaching > MBA em gestão de projetos > Escritor

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO TAREFA PARA A VIDA: RECAPITULAÇÃO FINAL + TAREFAS + DESCONEXÃO Diário de Bordo

DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO TAREFA PARA A VIDA: RECAPITULAÇÃO FINAL + TAREFAS + DESCONEXÃO Diário de Bordo RODA DA VIDA DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO TAREFA PARA A VIDA: RECAPITULAÇÃO FINAL + TAREFAS + DESCONEXÃO Diário de Bordo DIÁRIO DE BORDO: DATA / / I. Por que valeu a pena viver o dia de hoje? (feedback diário)

Leia mais

Controle Financeiro para nutricionistas Por onde começar

Controle Financeiro para nutricionistas Por onde começar Dietbox Controle Financeiro para nutricionistas Por onde começar Índice 1. Como está sua saúde financeira? 2. Guia de termos financeiros 2.1. Saldo Atual 2.2. Entradas x Saídas 2.3. Categorias 2.4 Fluxo

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

Condutas assertivas em sala de aula para a criança com TDAH/I

Condutas assertivas em sala de aula para a criança com TDAH/I Condutas assertivas em sala de aula para a criança com TDAH/I 1-Manter contato com os pais da criança regularmente. Evitar somente nos momentos de crise ou de problemas. se reunir 2-Tentar acordos, perguntar

Leia mais

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A comunicação permeia toda a ação do enfermeiro PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino Unidade IV MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino Técnicas de negociação Negociar: Prática antiga e comum; Negociamos muitas vezes: Tanto em casa como no trabalho; Desde crianças - não

Leia mais

ESTRUTURAS DE ACONSELHAMENTO FTBB PROFA. DRA. JANE FARIAS CHAGAS FERREIRA 2011

ESTRUTURAS DE ACONSELHAMENTO FTBB PROFA. DRA. JANE FARIAS CHAGAS FERREIRA 2011 ESTRUTURAS DE ACONSELHAMENTO FTBB PROFA. DRA. JANE FARIAS CHAGAS FERREIRA 2011 A NECESSIDADE DE UMA ESTRUTURA DE ACONSELHAMENTO O aconselhamento é um entrecruzar de informações mais profundo que um diálogo.

Leia mais

CONHECENDO ALGUNS PASSOS DA TERAPIA NUTRICIONAL A PARTIR DA PROPOSTA DA NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL: UMA REVISÃO

CONHECENDO ALGUNS PASSOS DA TERAPIA NUTRICIONAL A PARTIR DA PROPOSTA DA NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL: UMA REVISÃO CONHECENDO ALGUNS PASSOS DA TERAPIA NUTRICIONAL A PARTIR DA PROPOSTA DA NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL: UMA REVISÃO Daniela Leal Viana 1,Bruno Gama Catão 2,Júlia França de Pontes 3,Laisy Sobral de Lima Trigueiro

Leia mais

Família, escola e educando: somando forças para construir o futuro

Família, escola e educando: somando forças para construir o futuro 22/04/2015 Família, escola e educando: somando forças para construir o futuro Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Da disciplina do medo ao medo da disciplina. 1 A consciência no ato de educar Coisas

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

Soluções Qualilog para Treinamento Vivencial

Soluções Qualilog para Treinamento Vivencial Soluções Qualilog para Treinamento Vivencial Visão Geral Criar uma empresa não é tarefa fácil. Liderá-la e gerenciá-la continua sendo ainda mais complicado nos dias atuais. O mercado, os novos produtos,

Leia mais

Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento Os princípios da Liderança Proativa Passividade é uma adjetivo que não combina com a liderança proativa, diferentemente da liderança reativa, na

Leia mais

Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já existe. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo:

Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já existe. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo: Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Alinhar mudanças estratégicas com a operação

Leia mais

Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial...

Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial... Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial... Como conquistar suas metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de ontem,

Leia mais

EXCELÊNCIA NO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES

EXCELÊNCIA NO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES FUNDAMENTOS DO ATENDIMENTO DE QUALIDADE Quem, na atualidade não foi obrigado a enfrentar fila no banco, ou em uma repartição pública...? Viver e trabalhar em uma sociedade global é um grande desafio para

Leia mais

Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC

Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC Prescrição e planejamento no emagrecimento Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC Mulher, 34 anos emagrecimento, melhora

Leia mais

22, 23 e 24 A G O S T O

22, 23 e 24 A G O S T O 22, 23 e 24 A G O S T O 2 0 1 3 A apresentação de trabalhos no congresso tem por objetivo central divulgar os conceitos da Análise Transacional. O Congresso é uma importante ocasião para a divulgação de

Leia mais

1. Terapia nutricional enteral: aspectos teóricos e práticos; 2. Terapia nutricional parenteral: aspectos teóricos e práticos;

1. Terapia nutricional enteral: aspectos teóricos e práticos; 2. Terapia nutricional parenteral: aspectos teóricos e práticos; ANEXO I RELAÇÃO DE TEMAS PARA AS PROVAS DIDÁTICAS 1 DISCIPLINAS: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I E II; TERAPIA NUTRICIONAL; ESTÁGIUO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA I E DISCIPLINAS AFINS. 1. Terapia

Leia mais

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O QUE É? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição

Leia mais

APEGO E RELAÇÃO TERAPÊUTICA

APEGO E RELAÇÃO TERAPÊUTICA APEGO E RELAÇÃO TERAPÊUTICA Carolina Halperin TEORIA DO APEGO o Dependendo da maneira como a mãe responde aos pedidos e necessidades do filho, o mesmo irá desenvolver diferentes formas de relacionar-se

Leia mais

ANAMNESE (ENTREVISTA)

ANAMNESE (ENTREVISTA) 1 ANAMNESE (ENTREVISTA) Anamnese (Ana = trazer de volta; mnesis = memória) significa trazer de volta à mente todos os fatos relacionados com o doente e a pessoa doente. Se bem feita, acompanha-se de decisões

Leia mais

DEBRIEFING. LHabSim. Prof. Marco Aurélio Marangoni

DEBRIEFING. LHabSim. Prof. Marco Aurélio Marangoni DEBRIEFING LHabSim Prof. Marco Aurélio Marangoni OBJETIVOS DO DEBRIEFING Analisar os eventos e os comportamentos dos participantes Proporcionar aos participantes um ambiente favorável para expressar o

Leia mais

ATENÇÃO PLENA PARA PRODUZIR MAIS E VIVER MELHOR

ATENÇÃO PLENA PARA PRODUZIR MAIS E VIVER MELHOR CAFÉ COM INFORMAÇÃO ATENÇÃO PLENA PARA PRODUZIR MAIS E VIVER MELHOR PSICÓLOGA VIVIAN KRATZ CRP 07/27822 NOVEMBRO 2017 Mindfulness Mindfulness = Atenção Plena Prática Estado mental Forma de ver e viver

Leia mais

Aprimoramento Clínico-Institucional em Psicologia 2019

Aprimoramento Clínico-Institucional em Psicologia 2019 Aprimoramento Clínico-Institucional em Psicologia 2019 Título da Modalidade: Psicoterapia de Casal e Família na Perspectiva Psicanalítica Local: Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic Curso de Psicologia

Leia mais

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada Seguir a mesma carreira por toda a vida pode parecer um conceito ultrapassado pelas mudanças

Leia mais

Mudando a sua mentalidade criando uma nova realidade

Mudando a sua mentalidade criando uma nova realidade Mudando a sua mentalidade criando uma nova realidade Você se considera feliz com a sua vida? Percebe que algo precisa mudar em você? Busca alternativas de obter melhores resultados? Como seria sua vida

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO Já pensou em poder fazer um estágio diferente de tudo o que você já viu? Aqui na Neppo você pode! Estágio estruturado e flexível para atuar

Leia mais

5 dicas infalíveis para aumentar as vendas de Planos de Saúde com Marketing Digital. Seja mais produtivo nas suas vendas de Planos de Saúde

5 dicas infalíveis para aumentar as vendas de Planos de Saúde com Marketing Digital. Seja mais produtivo nas suas vendas de Planos de Saúde 5 dicas infalíveis para aumentar as vendas de Planos de Saúde com Marketing Digital Seja mais produtivo nas suas vendas de Planos de Saúde Índice Introdução Receba prospects todos os dias. Produza mais

Leia mais

Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios. Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica

Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios. Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica Princípios norteadores 1. Alimentação é mais que ingestão de nutrientes 2. Recomendações sobre

Leia mais

KARINA VOLPATO KENIA VOLPATO CAMILO A MEDIAÇÃO E O DIVÓRCIO

KARINA VOLPATO KENIA VOLPATO CAMILO A MEDIAÇÃO E O DIVÓRCIO KARINA VOLPATO KENIA VOLPATO CAMILO A MEDIAÇÃO E O DIVÓRCIO ESTOU ME SEPARANDO. E AGORA? Para a maioria, o fim de um casamento ou união estável "é um momento delicado". É raro encontrar pessoas preparadas

Leia mais