ATITUDE E COMPORTAMENTO ALIMENTAR DETERMINANTES DE ESCOLHAS ALIMENTARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATITUDE E COMPORTAMENTO ALIMENTAR DETERMINANTES DE ESCOLHAS ALIMENTARES"

Transcrição

1 ATITUDE E COMPORTAMENTO ALIMENTAR DETERMINANTES DE ESCOLHAS ALIMENTARES Prof. ª Karina d Almeida

2 INTRODUÇÃO Comportamento alimentar todo tipo de construto no âmbito da alimentação: consumo, modo de comer, e outras questões relacionadas (como e onde comer) Sem a compreensão correta do que significa comportamento alimentar, o foco da abordagem nutricional pode ser inadequado, especificamente quando o objetivo é promover mudança de comportamento efetiva!

3 INTRODUÇÃO Dentro de um abordagem ampla, objetiva-se que o paciente alcance adequação ou melhora em vários aspectos, que se comunicam (consumo, estrutura, comportamentos, relação com a comida, etc.). É importante ressaltar que parâmetros clínicos não são comportamentos, assim como peso não é comportamento; portanto esses não são o foco do tratamento direcionado a mudança comportamental.

4 INTRODUÇÃO Hábito comportamento que determinada pessoa aprende e repete frequentemente sem pensar como deve executá-lo Nesse sentido, o hábito alimentar pode ser definido como os costumes e modo de comer de uma determinada pessoa/comunidade.

5 COMPORTAMENTOS X HÁBITOS Temos dificuldade em mudar hábitos e comportamentos porque geralmente são inconscientes e nos fazem agir de forma automática, e precisamos que alguém nos aponte para que possamos tomar consciência do fato. Ex: abrir a geladeira quando passar pela cozinha, parar de comer somente quando o pacote acaba, etc.

6 COMPORTAMENTOS X HÁBITOS Mas como mudar algo que é inconsciente e feito de forma automática, sem pensar? Os hábitos alimentares dependem muito do que sabemos ou acreditamos saber sobre alimentação e é moldado por experiências socioculturais e afetivas! É necessário então, mudar o comportamento, para que ele se torne um novo hábito...

7 ESCOLHAS E DETERMINANTES DE CONSUMO O consumo alimentar é determinado pelas escolhas alimentares dos indivíduos e constitui um processo complexo, que envolve fatores biológicos, socioculturais e psicológicos e a interação desses fatores.

8 ESCOLHAS E DETERMINANTES DE CONSUMO A escolha é definida como um processo mental de pensamento que envolve o julgamento dos méritos de várias opções e a seleção de uma delas para a ação; As escolhas alimentares podem, dessa forma, ser um tipo de comportamento, e significam a opção por determinados alimentos em detrimento de outros (mesmo que isso possa variar dependendo do local, da circunstância,...);

9 ESCOLHAS E DETERMINANTES DE CONSUMO A escolha alimentar compreende a seleção e o consumo de alimentos e bebidas, considerando: o quê, como, quando, onde e com quem as pessoas comem, além de outros aspectos de seu comportamento alimentar

10 ESCOLHAS E DETERMINANTES DE CONSUMO A seleção alimentar faz parte de um ciclo que, de maneira geral, consiste em: despertar do interesse por comida procurar pela comida apropriada avaliá-la tomar a decisão de consumi-la capturar, processar e digerir a comida

11 ESCOLHAS E DETERMINANTES DE CONSUMO Apesar disso, a influência para o comportamento e escolhas alimentares pode variar de acordo com as fases da vida: no começo, prevalecem os sinais biológicos (a criança pequena é um comedor intuitivo nato); no meio da vida, essas influências mudam em função da aprendizagem dos sinais externos; e, ao longo da vida adulta, prevalecem as crenças, atitudes e cognições.

12 ESCOLHAS E DETERMINANTES DE CONSUMO As escolhas alimentares são as responsáveis óbvias pelo consumo; Como nutricionistas, somos habilitados a avaliar o consumo alimentar e nutricional por meio de vários instrumentos, ou seja, avaliar o que a pessoas comem; Mas, normalmente, não nos detemos em ampliar nossa compreensão do por que as pessoas comem o que comem, em que se baseiam suas escolhas, o que determina as escolhas feitas e quais são as influências para o comportamento.

13 ESCOLHAS E DETERMINANTES DE CONSUMO Os comportamentos dependerão daquilo que conhecemos, acreditamos, sentimos e pensamos sobre determinado alimento. Dessa forma, a escolha alimentar é determinada por diversos fatores e esse processo envolve decisões conscientes, mas também automáticas, habituais e subconscientes, ou seja, a escolha depende das atitudes!!! A comida é, ao mesmo tempo, fornecedora de energia, fonte de prazer e recompensa e um vínculo social, e as escolhas refletem todas essas características.

14 DETERMINANTES DA ESCOLHA Determinantes de escolha alimentar podem ser definidos como fatores que vão afetar as escolhas alimentares por meio de efeitos nos pensamentos e sentimentos individuais. As escolhas podem ser guiadas por dois tipos de determinantes: aqueles relacionados aos alimentos, como sabor, e aqueles relacionados ao comedor, ou seja biológicos, socioculturais e psicológicos.

15 DETERMINANTES DA ESCOLHA Pensando nos diferentes determinantes do consumo, o comedor pode ser classificado de acordo com aquilo que mais importa (fator biológico, passional, cultural ou racional), por exemplo, aquele que pensa em custo benefício e nas calorias que valem a pena ; Claro que não somos um tipo puro de comedor, e diversas categorias podem se somar, ou uma pode sobressair à outra, dependendo do momento da vida, situação e objetivo.

16 DETERMINANTES RELACIONADOS AOS ALIMENTOS Dentre os determinantes relacionados aos alimentos, são tidos como os principais fatores no processo de escolha alimentar: Sabor: obtido pelo conjunto das características sensoriais e responsável pelo prazer em comer Aspectos nutricionais: com foco na saúde e composição dos alimentos

17 DETERMINANTES RELACIONADOS AOS ALIMENTOS Ao longo da história da humanidade, o objetivo primário da busca por comida estava relacionado a sobrevivência, manutenção da homeostase energética e a luta contra a inanição. No entanto, na evolução observa-se o consumo alimentar direcionado pelo prazer, a chamada fome hedônica. um alimento provavelmente não será comprado ou consumido se não parecer saboroso ou com um odor agradável e característico, com boa aparência ou textura, independentemente da situação econômica do individuo ou da disponibilidade do alimento

18 DETERMINANTES RELACIONADOS AOS ALIMENTOS Embora o sabor tenha esse papel central, muitas pessoas tem medo do prazer em comer. Um estilo de vida saudável é comumente assumido como algo que não pode ser prazeroso, e uma alimentação prazerosa e, muitas vezes tida como não saudável associada ao engordativo e proibido Tal conceito pode fazer com que a ingestão desses alimentos cause ansiedade e culpa, que podem ser agravados pelo discurso de saúde pública que ressalta o prazer disciplinado com práticas moderadas e restritivas.

19 DETERMINANTES RELACIONADOS AOS ALIMENTOS A comida é, portanto, associada a sentimentos ambivalentes: prazer e culpa. A culpa pode fazer alguém mudar o comportamento na tentativa de fazer diferente para não sentir mais esse sentimento ruim, mas também pode levar a sentimentos de impotência e perda de controle, causando prejuízo na qualidade de vida, afetando a autoestima, a saúde e o controle do peso corporal.

20 DETERMINANTES RELACIONADOS AOS ALIMENTOS Além de todos os fatores citados, cabe ainda à comida uma natureza simbólica. Para o homem, comer é muito mais do que se nutrir (o que é evidenciado e construído desde a primeira infância). A comida é carregada de simbolismos e significados afetivos que determinam preferências e aversões de forma muito pouco fisiológica. A comida não é boa ou ruim por si só, mas porque alguém ensinou a reconhecer de tal forma

21 DETERMINANTES RELACIONADOS AOS ALIMENTOS A comida pode ter então, significados diversos para uma pessoa, dependendo de fatores também variados. A associação que alguém faz com a comida muitas vezes pode ser irracional para o terapeuta nutricional; e para trabalhar de forma efetiva, será necessário entender as associações para determinar os mecanismos subjacentes e aceitá-los.

22 DETERMINANTES RELACIONADOS AO COMEDOR Os determinantes relacionados ao comedor podem ser divididos em: Biológicos: Sexo, idade, estado nutricional, genética, mecanismos regulatórios, estado fisiológico de fome e saciedade. Psicossocioculturais: Cultura, religião, moralidade, classe social, renda, nível de escolaridade e informação, família, mídia, preferências, crenças, tradições, acesso e disponibilidade.

23 DETERMINANTES BIOLÓGICOS Fatores biológicos, como sexo, idade e estado nutricional influenciam o consumo alimentar juntamente com a regulação pela fome e saciedade em consequência da necessidade nutricional, que é precondição para tudo.

24 DETERMINANTES BIOLÓGICOS A preferência pelo sabor doce e salgado e a rejeição a sabores azedos ou amargos teve um papel na evolução, pois o sabor doce é, presumivelmente, fonte de energia e ajudou a orientar a ingestão de alimentos nutritivos e prevenir a ingestão dos que pudessem ser venenosos. Mesmo assim, gosto por doces é diferente entre as pessoas.

25 DETERMINANTES BIOLÓGICOS O paladar e as preferências alimentares - que levam ao prazer de comer - começam a se formar durante a gestação e aleitamento materno, e podem sofrer a influência de diversos fatores, como: Estágio de desenvolvimento Genes que influenciam a percepção do sabor Predisposição à reação neofóbica a novos alimentos Consequências do consumo de diversos alimentos

26 DETERMINANTES PSICOSSOCIOCULTURAIS Comer é um processo não apenas fisiológico, mas também sociocultural e afetivo. A alimentação será sempre acompanhada por um contorno emocional, que deve ser considerado e avaliado ao se tentar compreender o comer.

27 DETERMINANTES PSICOSSOCIOCULTURAIS O homem é influenciado, também por mecanismos psicossociais, como renda, classe social, escolaridade, família e mídia permeados pela cultura do país. O meio ambiente também faz parte dos determinantes sociais.

28 DETERMINANTES PSICOSSOCIOCULTURAIS Convivemos, hoje, com oferta e disponibilidade aumentada de alimentos e a vida moderna impõe, muitas vezes, horários prejudiciais para as refeições, práticas alimentares inadequadas, escolha por alimentos convenientes e práticos, e o próprio estresse e ansiedade do dia a dia podem implicar diferentes comportamentos alimentares...

29 DETERMINANTES PSICOSSOCIOCULTURAIS Além disso, os indivíduos tem se tornado mais conscientes sobre nutrição e saúde, e ser saudável tem se tornado um importante critério na escolha dos alimentos. No entanto, vivemos um paradoxo, de oferta abundante, mensagens de nutrição e saúde, cobrança pelo corpo perfeito,... Assim, a comida hoje tem significado ambíguo, tornando confuso o que deve nortear escolhas e comportamentos.

30 CONSIDERAÇÕES FINAIS Fica evidente que a atitude e comportamento alimentar se colocam como fundamentais para as escolhas alimentares Como nutricionistas, temos que tratar de prazer, saúde, significados e códigos simbólicos, as relações proporcionadas pela alimentação, questões emocionais, de identidade cultural e social e tomada de decisões

31 CONSIDERAÇÕES FINAIS Temos, então, o desafio de mudar comportamentos sem perder os significados da alimentação e a capacidade crítica.

32 Bibliografia: Alvarenga M; Antonaccio C; Timerman, F; Figueiredo, M. Nutrição Comportamental. Barueri, SP: Manole, 2015.

33 ATITUDE E COMPORTAMENTO ALIMENTAR DETERMINANTES DE ESCOLHAS ALIMENTARES Prof. ª Karina d Almeida

Nutrição Comportamental. Patricia Fernandes Nutricionista Clinica Ortomolecular e Funcional Mestranda em Alimentação e Nutrição PPGAN/ UNIRO

Nutrição Comportamental. Patricia Fernandes Nutricionista Clinica Ortomolecular e Funcional Mestranda em Alimentação e Nutrição PPGAN/ UNIRO Nutrição Comportamental Patricia Fernandes Nutricionista Clinica Ortomolecular e Funcional Mestranda em Alimentação e Nutrição PPGAN/ UNIRO 1 Milhão VIGITEL - 2017. Nutrição & Comportamento Todo COMPORTAMENTO

Leia mais

Introdução. Graduando em Nutrição FACISA/UNIVIÇOSA. 3

Introdução. Graduando em Nutrição FACISA/UNIVIÇOSA.   3 82 MINDFUL EATING NA NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL Bianca Franzoni da Silva 2, Eliene Da Silva Martins 3 Resumo: A nutrição comportamental aborda todos os aspectos que estão relacionados com o comportamento

Leia mais

COMO MUDAR O COMPORTAMENTO ALIMENTAR NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL. Annie Bello, PhD Prof. Adjunta de Nutrição Clínica - UERJ

COMO MUDAR O COMPORTAMENTO ALIMENTAR NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL. Annie Bello, PhD Prof. Adjunta de Nutrição Clínica - UERJ COMO MUDAR O COMPORTAMENTO ALIMENTAR NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL Annie Bello, PhD Prof. Adjunta de Nutrição Clínica - UERJ 4 CHAVES PARA A MUDANÇA DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR Módulo 2 COMER INTUITIVO + COMER

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Capítulo 2 Alimentação consciente e alimentação intuitiva Você vai saber mais sobre: 1. Por que a alimentação consciente e intuitiva pode ajudar a administrar o diabetes 2. Alimentação consciente a. O

Leia mais

COMPORTAMENTO DA ALIMENTAÇÃO EM FAMÍLIA: o que impacta na alimentação de todos

COMPORTAMENTO DA ALIMENTAÇÃO EM FAMÍLIA: o que impacta na alimentação de todos VII CONGRESSO NACIONAL ILSI BRASIL COMPORTAMENTO DA ALIMENTAÇÃO EM FAMÍLIA: o que impacta na alimentação de todos Alicia Cobelo PROTAD-IPQ-HC-FMUSP PROCESSO DE ALIMENTAÇÃO NUTRIÇÃO O processo da alimentação

Leia mais

Determinantes das escolhas e mudanças alimentares: Implicações na Educação Nutricional

Determinantes das escolhas e mudanças alimentares: Implicações na Educação Nutricional Determinantes das escolhas e mudanças alimentares: Implicações na Educação Nutricional Disciplina: Educação Nutricional e Mudanças Alimentares Camila de Souza Meirelles Carina Carlucci Palazzo Mestrandas

Leia mais

A Motivação. no Contexto da Educação Nutricional. Disciplina: Educação Nutricional Aplicada ao Indivíduo

A Motivação. no Contexto da Educação Nutricional. Disciplina: Educação Nutricional Aplicada ao Indivíduo + A Motivação no Contexto da Educação Nutricional Disciplina: Educação Nutricional Aplicada ao Indivíduo Flávia Gonçalves Micali Doutoranda em Investigações Biomédicas FMRP/USP + MOTIVAÇÃO O que é? Impulso

Leia mais

Gastronomia. Disciplina: ELEMENTOS DA NUTRIÇÃO. 1. Conceitos importantes no estudo da nutrição

Gastronomia. Disciplina: ELEMENTOS DA NUTRIÇÃO. 1. Conceitos importantes no estudo da nutrição Gastronomia Disciplina: ELEMENTOS DA NUTRIÇÃO 1. Conceitos importantes no estudo da nutrição 1- CONCEITOS IMPORTANTES NO ESTUDO DA NUTRIÇÃO ALIMENTO: Do ponto de vista clínico, qualquer substância que

Leia mais

ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL X PRESCRIÇÃO. Prof. ª Karina d Almeida

ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL X PRESCRIÇÃO. Prof. ª Karina d Almeida X PRESCRIÇÃO Prof. ª Karina d Almeida INTRODUÇÃO Cuidado nutricional Sabe-se que o nutricionista não tem (ou não deveria ter) o papel de calculador de dietas ou de determinador das escolhas alimentares.

Leia mais

Alimentação na Infância e Adolescência

Alimentação na Infância e Adolescência Alimentação na Infância e Adolescência Nutricionista Ana Helena Spolador Ribeiro Graduada pelo Centro Universitário São Camilo Pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho Nutricionista

Leia mais

Guias sobre tratamento da obesidade infantil

Guias sobre tratamento da obesidade infantil Guias sobre tratamento da obesidade infantil Uma força-tarefa da Endocrine Society dos Estados Unidos publicou um conjunto de guias atualizadas de prática clínica para avaliação, tratamento e prevenção

Leia mais

ENFOQUE COMPORTAMENTAL no EMAGRECIMENTO

ENFOQUE COMPORTAMENTAL no EMAGRECIMENTO ENFOQUE COMPORTAMENTAL no EMAGRECIMENTO Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC reconheça os sinais do corpo Fome Comer

Leia mais

COMO MUDAR O COMPORTAMENTO ALIMENTAR NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL. Annie Bello, PhD Prof. Adjunta de Nutrição Clínica - UERJ

COMO MUDAR O COMPORTAMENTO ALIMENTAR NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL. Annie Bello, PhD Prof. Adjunta de Nutrição Clínica - UERJ COMO MUDAR O COMPORTAMENTO ALIMENTAR NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL Annie Bello, PhD Prof. Adjunta de Nutrição Clínica - UERJ O NUTRICIONISTA COMO AGENTE DE MUDANÇA Módulo 1 Hábito Hábito é o comportamento que

Leia mais

O Questionário RX. 1 - Você está acima do peso? E se está, sabe exatamente quantos quilos tem hoje?

O Questionário RX. 1 - Você está acima do peso? E se está, sabe exatamente quantos quilos tem hoje? O Questionário RX As respostas nesse questionário são apenas pra você, para o seu autoconhecimento. Isso vai servir pra você tomar consciência de várias coisas que precisam ser trabalhadas, muitas delas

Leia mais

PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS

PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS ATENDIMENTO NUTRICIONAL EM CASA Cuide de sua alimentação onde ela acontece. Uma nutricionista em sua casa realizará orientações nutricionais personalizadas, de acordo com suas necessidades,

Leia mais

IMPULSOS E HOMEOSTASE

IMPULSOS E HOMEOSTASE Motivação Motivação MOTIVAÇÃO Uma motivação é uma condição que guia e incentiva um comportamento Eles têm duas origens: fatores de motivação internos e fatores de incentivo externos. Incentivos Reforço

Leia mais

Patricia Turella. Emagreça sua mente e emagrecerá seu corpo.

Patricia Turella. Emagreça sua mente e emagrecerá seu corpo. Patricia Turella Emagreça sua mente e emagrecerá seu corpo. 3 4 5 6 7-8 9 O Método Como funciona Dúvidas Qual a diferença de outros métodos Aplicação do método Patricia Turella 2 Title of the book Mudar

Leia mais

INTRODUÇÃO. Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa

INTRODUÇÃO. Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa INTRODUÇÃO Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa que venha a mente sejam as dietas milagrosas e restritivas. Porém, como já mostramos diversas vezes, essas fórmulas causam

Leia mais

Como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas

Como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas Como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas Você sabia que alguns erros podem estar impedindo o seu emagrecimento saudável? Descubra agora mesmo como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas! Para

Leia mais

Comportamento do Consumidor

Comportamento do Consumidor Comportamento do Consumidor FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PROF. JEFFERSON GARRIDO - Conjunto de valores incorporados (valores, percepções, preferências) - Dependem da subcultura

Leia mais

Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios. Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica

Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios. Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica Princípios norteadores 1. Alimentação é mais que ingestão de nutrientes 2. Recomendações sobre

Leia mais

Referencial de Educação para a Saúde

Referencial de Educação para a Saúde www.nutrimento.pt Referencial de Educação para a Saúde Para que serve? É uma ferramenta educativa que pode ser adaptada, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, por todas as instituições que

Leia mais

Pense Magro - Resenha

Pense Magro - Resenha Pense Magro - Resenha Pense Magro - Judith Beck Lançado no segundo semestre de 2007 nos EUA, o livro da Dra. Judith Beck foi traduzido e lançado pela Editora Artmed em agosto deste ano, 2008, na Bienal

Leia mais

Campanha de sensibilização do pnase

Campanha de sensibilização do pnase São Tomé, 28 de Fevereiro de 2017. Campanha de sensibilização do pnase Em alusão a 1 de Março, Dia Africano da Alimentação Escolar, o Ministério da Educação Cultura de São Tomé e Príncipe dá início à campanha

Leia mais

7 DICAS MENTE. de COMO EMAGRECER

7 DICAS MENTE. de COMO EMAGRECER 7 DICAS de COMO pela EMAGRECER MENTE 1.Entenda por que come cada alimento Os alimentos devem ser usados para fornecer nutrientes para o corpo,certo? Então, por que lidar com a alimentação apenas para satisfazer

Leia mais

Desafios do emagrecimento na consulta VISÃO DO NUTRICIONISTA E DOS PACIENTES

Desafios do emagrecimento na consulta VISÃO DO NUTRICIONISTA E DOS PACIENTES Desafios do emagrecimento na consulta VISÃO DO NUTRICIONISTA E DOS PACIENTES Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC

Leia mais

Você está cansado(a) de tentar emagrecer? Saiba o que a ciência já sabe que pode ajudar!

Você está cansado(a) de tentar emagrecer? Saiba o que a ciência já sabe que pode ajudar! Você está cansado(a) de tentar emagrecer? Saiba o que a ciência já sabe que pode ajudar! ENDOCRINOLOGISTA CRM 110.130/SP 01 O básico para emagrecer funciona? Não só funciona, como é essencial! Coma a cada

Leia mais

CULTURA E ALIMENTAÇÃO. Gastronomia Professora: Nádia Neves

CULTURA E ALIMENTAÇÃO. Gastronomia Professora: Nádia Neves CULTURA E ALIMENTAÇÃO Gastronomia Professora: Nádia Neves ALIMENTAÇÃO Alimentação = Essencial ao homem: - Existência humana; - Manutenção à vida (nutrientes necessários ao funcionamento do organismo).

Leia mais

Educação alimentar e analise dos hábitos em relação à alimentação em estudantes do ensino fundamental 2 no município de Itapuranga Goiás

Educação alimentar e analise dos hábitos em relação à alimentação em estudantes do ensino fundamental 2 no município de Itapuranga Goiás Educação alimentar e analise dos hábitos em relação à alimentação em estudantes do ensino fundamental 2 no município de Itapuranga Goiás Sara Marques da Silva¹(IC)*, Lorena Dutra¹(IC), Ester Dias Ruas¹(IC),

Leia mais

Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum

Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 6ª aula Psicopatologia

Leia mais

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas.

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. #coachiaralins A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? DEFINIÇÃO, CONCEITO E PRÁTICA. Inteligência emocional é a habilidade que uma pessoa tem de perceber,

Leia mais

Serão as emoções importantes? Sim

Serão as emoções importantes? Sim As emoções Emoções Uma reação complexa a estímulos externos (mais frequentemente) e também a estímulos internos, que se traduz em reações fisiológicas, comportamentais, cognitivas, afetivas, sentimentais

Leia mais

A Semana 02 se refere ao corpo e como somos, na maior parte do tempo, inconscientes às sensações que nascem dele.

A Semana 02 se refere ao corpo e como somos, na maior parte do tempo, inconscientes às sensações que nascem dele. A Semana 02 se refere ao corpo e como somos, na maior parte do tempo, inconscientes às sensações que nascem dele. Para cultivar verdadeiramente a atenção plena, precisamos voltar a nos integrar por inteiro

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL CADA IDADE, UM CARDÁPIO Em cada fase da vida é necessário adaptar um cardápio específico para suprir as necessidades diárias do nosso corpo. Confira a seguir as dicas

Leia mais

CICLO DE PALESTRAS FOI O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

CICLO DE PALESTRAS FOI O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO Informativo - Ano 13 - Número 92 Abril / Maio / Junho / Julho de 2015 CICLO DE PALESTRAS FOI O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO Euclides Machado Jos é Luis da Costa Vieira Coerente com a proposta que o fez sindicato

Leia mais

5 Análise dos resultados

5 Análise dos resultados 5 Análise dos resultados Visando facilitar o acompanhamento e a sua compreensão, os resultados aqui analisados procuram seguir a ordem utilizada no capítulo anterior, intitulado Apresentação dos Resultados,

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE 1 Josué de Castro Fome como uma construção social 2 Nossos grandes consensos A fome que subsiste no país é, essencialmente, uma questão de acesso. Desigualdade

Leia mais

Percepção Ambiental. Antonio Castelnou

Percepção Ambiental. Antonio Castelnou Percepção Ambiental Antonio Castelnou CASTELNOU Introdução Denomina-se MEIO AMBIENTE qualquer condição ou influência situada fora de um organismo, grupo ou outro sistema que se analise, consistindo basicamente

Leia mais

NEOCONSUMIDOR SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS AULA 7 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NEOCONSUMIDOR TENDÊNCIAS DO NEOCONSUMIDOR

NEOCONSUMIDOR SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS AULA 7 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NEOCONSUMIDOR TENDÊNCIAS DO NEOCONSUMIDOR SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS NEO NEO TENDÊNCIAS DO NEO Prof. Adm. Paulo Adriano da Silva Carvalho SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS 1 2 3 4 5 6 ESTUDO NEO BRASIL 2014 PERFIL : QUEM É O NEO? COMPORTAMENTO

Leia mais

Alce Novos Voos - Você no Próximo Nível. Fabiana Macedo - (11)

Alce Novos Voos - Você no Próximo Nível. Fabiana Macedo - (11) Alce Novos Voos - Você no Próximo Nível Fabiana Macedo - (11) 9.7171-8710 Muito Prazer Meu nome é Fabiana Macedo, mas conhecida como Fabi Master Coach Vocacional e Carreira Coach Integrativo Analista Comportamental

Leia mais

NÚCLEO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADOLESCENTE NASAD

NÚCLEO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADOLESCENTE NASAD O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069/90 (BRASIL, 1990), circunscreve a adolescência como o período de vida que vai dos 12 aos 18 anos de idade e a Organização Mundial da Saúde (OMS) delimita

Leia mais

Nutrição e Detox. Nutricionista Monique de Barros Elias Campos

Nutrição e Detox. Nutricionista Monique de Barros Elias Campos Nutrição e Detox Nutricionista Monique de Barros Elias Campos Mestre em Alimentos e Nutrição (PPGAN -UNIRIO) Doutoranda em Alimentos e Nutrição (PPGAN- UNIRIO O QUE É DESTOXIFICAÇÃO? Destoxificacao ou

Leia mais

EMAGRECIMENTO: caso. Annie Bello PhD. Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC

EMAGRECIMENTO: caso. Annie Bello PhD. Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC EMAGRECIMENTO: caso Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC Fernanda, chega ao consultório por iniciativa própria. Ela

Leia mais

As bases de uma alimentação saudável

As bases de uma alimentação saudável LIVE FULLY & ENJOY LIFE As bases de uma alimentação saudável Revisão do trabalho para casa ATIVIDADE DE FORMAÇÃO 1 1. Quais são os hábitos do dia-a-dia que realiza para cuidar da sua saúde? 2. Como participa

Leia mais

O pão engorda. Mitos Alimentares

O pão engorda. Mitos Alimentares Apesar do acesso facilitado e quase imediato à informação em todos os momentos, nem todas as afirmações feitas sobre a comida são baseadas em factos científicos, pelo que alguns mitos alimentares ainda

Leia mais

TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA RESUMO

TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA RESUMO TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA Ana Paula Scherer de Brum* Valéria Grifante** RESUMO Este projeto buscou acompanhar o estado nutricional das crianças e contribuir para o planejamento

Leia mais

Manual de Nutrição. saber mais

Manual de Nutrição. saber mais Manual de Nutrição saber mais ÍNDICE Capítulo 1 > Para abrir o apetite > Porque é que comemos? > Escolhas alimentares: o que nos faz preferir determinados alimentos? > Era uma vez... > Um passeio pelo

Leia mais

Capítulo 1: Alguém com os outros

Capítulo 1: Alguém com os outros BAUMAN, Z.; MAY, T., APRENDENDO A PENSAR COM A SOCIOLOGIA, RJ: ZAHAR, 2010. Capítulo 1: Alguém com os outros Introdução à Sociologia Profa. Dra. Valquiria Padilha FEARP/USP Somos livres? Viver em sociedade

Leia mais

Resultados dos Questionários

Resultados dos Questionários Alimentação saudável e sustentável o que sabem e fazem os pais? Resultados dos Questionários Dados de classificação dos encarregados e educação inquiridos: Sexo Nº/ % Feminino 472 83.1% Masculino 96 16.9%

Leia mais

FATORES SITUACIONAIS. Comportamento do Consumidor. Profa. Maria Eneida Porto Fernandes

FATORES SITUACIONAIS. Comportamento do Consumidor. Profa. Maria Eneida Porto Fernandes FATORES SITUACIONAIS Comportamento do Consumidor Profa. Maria Eneida Porto Fernandes Quais são? Ambiente Físico Ambiente Social Tempo Propósito da Compra Estado de Espírito e Predisposição Conforme muda

Leia mais

Qualidade de Vida 02/03/2012

Qualidade de Vida 02/03/2012 Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Descreve a qualidade das condições de vida levando em consideração fatores como saúde, educação, expectativa de vida, bem estar físico, psicológico, emocional e mental.

Leia mais

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE. Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE. Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012 RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012 Homem: Ser Social Só existe em relação. Subjetividade e individualidade: se formam a partir de sua convivência social.

Leia mais

Socialização: características, mecanismos e agentes

Socialização: características, mecanismos e agentes Socialização: características, mecanismos e agentes Socialização (conceito): processo dinâmico através do qual os indivíduos aprendem valores, as regras e as práticas próprias da sociedade em que vivem.

Leia mais

VIABILIDADE DA COMERCIALIZAÇÃO DE HAMBURGUER DE COGUMELOS (Pleurotus Ostreatus)

VIABILIDADE DA COMERCIALIZAÇÃO DE HAMBURGUER DE COGUMELOS (Pleurotus Ostreatus) VIABILIDADE DA COMERCIALIZAÇÃO DE HAMBURGUER DE COGUMELOS (Pleurotus Ostreatus) Larissa Poetzscher da Fonseca 1, Edson Aparecido Martins 2 ¹Discente Faculdade de Tecnologia de Botucatu, larissa.abdelnur@hotmail.com

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES DOS USUÁRIOS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RU) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES DOS USUÁRIOS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RU) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES DOS USUÁRIOS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RU) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA NASCIMENTO¹, Denise da Silva Centro de Ciências Exatas e da Natureza,

Leia mais

Grupo de estudos Anthony Robbins

Grupo de estudos Anthony Robbins Grupo de estudos Anthony Robbins Coaching e PNL caps 5 cont 17/12/2013 Como o cérebro efetua uma neuroassociação: Em qualquer momento em que você experimenta quantidades significativas de dor ou prazer,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO AFETIVO

DESENVOLVIMENTO AFETIVO FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO DESENVOLVIMENTO AFETIVO Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina de Ribeirão

Leia mais

ANAMNESE (ENTREVISTA)

ANAMNESE (ENTREVISTA) 1 ANAMNESE (ENTREVISTA) Anamnese (Ana = trazer de volta; mnesis = memória) significa trazer de volta à mente todos os fatos relacionados com o doente e a pessoa doente. Se bem feita, acompanha-se de decisões

Leia mais

Fome física e emocional

Fome física e emocional Fome física e emocional Mas o que é a fome física? Também conhecida como fome do estômago, é a fome fisiológica; a nossa real necessidade de reabastecimento. É a fome que sustenta a vida. E a fome emocional?

Leia mais

a conversa é quase uma unanimidade a percepção de que o período tem se alongado nos últimos

a conversa é quase uma unanimidade a percepção de que o período tem se alongado nos últimos Iniciando a conversa Não há uma definição única para o período de vida que chamamos de adolescência. As demarcações dependem de vários fatores, incluindo (com destaque) os socioeconômicos. Porém, para

Leia mais

PAPEL DA NUTRIÇÃO NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UMA REVISÃO NA LITERATURA

PAPEL DA NUTRIÇÃO NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UMA REVISÃO NA LITERATURA PAPEL DA NUTRIÇÃO NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UMA REVISÃO NA LITERATURA João Paulo da Silva Lima¹; Carla Kilenny Tavares dos Santos²; Luana Suely Albuquerque de Lima³. INTRODUÇÃO Centro Universitário Tiradentes

Leia mais

CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL

CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL MÓDULO 7-B Relacionamento saudável entre pais e filhos nas diferentes fases do desenvolvimento Facilitador: Alírio de Cerqueira

Leia mais

COMO MELHORAR A ALIMENTAÇÃO DO SEU FILHO

COMO MELHORAR A ALIMENTAÇÃO DO SEU FILHO COMO MELHORAR A ALIMENTAÇÃO DO SEU FILHO Cristina Cançado Mães Que Educam Resumo da Aula de 11 05 2016 Alimentação é um dos grandes desafios do nosso tempo. Situações contraditóras como fome e obesidade

Leia mais

Nutricionista em escolas da rede privada: perspectivas de atuação. Nutricionista Joseane Mancio CRN2 4510

Nutricionista em escolas da rede privada: perspectivas de atuação. Nutricionista Joseane Mancio CRN2 4510 Nutricionista em escolas da rede privada: perspectivas de atuação Nutricionista Joseane Mancio CRN2 4510 Onde podemos atuar??? Atribuições Resolução CFN CFN 380/2005 Alimentação Escolar Compete ao Nutricionista,

Leia mais

Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas

Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC O balanço

Leia mais

Mindfulness: possibilidades na saúde. Carolina Seabra

Mindfulness: possibilidades na saúde. Carolina Seabra Mindfulness: possibilidades na saúde Carolina Seabra 1 Mindfulness Caracteriza-se pela habilidade de modificar a relação com o sofrimento sendo menos reativo a ele (Germer, 2016). Manejo da dor Terapias

Leia mais

EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO

EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO Prof. Julian Dutra 7ª série Ensino Fundamental II Filosofia Colégio João Paulo I Unidade Sul 7 EMOÇÕES PRIMÁRIAS MEDO RAIVA NOJO DESPREZO SURPRESA TRISTEZA ALEGRIA Estas

Leia mais

ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO

ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO 1 1 2 ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO dor poderia retomar a vida aos poucos. É possível ter uma vida boa apesar da É normal ter dias com mais dor e outros com menos 1 2 2 ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO dor

Leia mais

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. "Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan Autoconhecimento Quem somos? Por que estamos aqui? O que realmente buscamos? Estamos sempre insatisfeitos, querendo mais, pois nada pode preencher o vazio de não sermos quem somos. Sri Prem Baba Enquanto

Leia mais

Motivação e PLANEJAMENTO PARA MUDANÇA DE HÁBITO

Motivação e PLANEJAMENTO PARA MUDANÇA DE HÁBITO Motivação e PLANEJAMENTO PARA MUDANÇA DE HÁBITO Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC Pré contemplação Não pensa

Leia mais

Bons hábitos alimentares. Coma cinco vezes por dia (menor quantidade de alimentos por refeição).

Bons hábitos alimentares. Coma cinco vezes por dia (menor quantidade de alimentos por refeição). A adopção de uma dieta alimentar e equilibrada é uma das medidas mais importantes para a prevenção de alguns riscos de acidentes cardiovasculares (cardíacos, cerebrais, hipertensão, diabetes e obesidade).

Leia mais

Trabalho desenvolvido na disciplina de estágio em saúde coletiva I do curso de nutrição da Unijuí. 2

Trabalho desenvolvido na disciplina de estágio em saúde coletiva I do curso de nutrição da Unijuí. 2 APLICAÇÃO DE TESTE DE ACEITABILIDADE E PRESENÇA DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS NAS ESCOLAS 1 APPLICATION OF THE ACCEPTABILITY TEST AND PRESENCE OF PROCESSED FOODS IN SCHOOLS Marciani Martins Witter 2, Pâmela

Leia mais

PROJETO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PROJETO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PROJETO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Surgimento: O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável, ampliando os conhecimentos dos educandos sobre o tema. Duração:

Leia mais

Porção adequada de consumo: a importância de seu entendimento para uma alimentação equilibrada.

Porção adequada de consumo: a importância de seu entendimento para uma alimentação equilibrada. Porção adequada de consumo: a importância de seu entendimento para uma alimentação equilibrada. Material destinado exclusivamente aos profissionais de saúde. Proibida distribuição aos consumidores. Cada

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Educação Nutricional. Adolescência. Autoestima.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Nutricional. Adolescência. Autoestima. 1 AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR E NA AUTOESTIMA DOS ADOLESCENTES Shirley Nilda Pereira Dutra 1 Raquel Patrícia da Silva 2 Ana Claudia Lages Teixeira 3 Maria Góes

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. 1 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Obesidade Anna Carla Takano Daniele Sita Jéssica Pereira de Mello

Leia mais

O que você carrega na sua mochila da escola?

O que você carrega na sua mochila da escola? O que você carrega na sua mochila da escola? O que você carrega na sua mochila da escola? Seu filho tem aprendido sobre o conceito de bem- estar: cuidar da sua mente e dos seus sentimentos, do seu corpo

Leia mais

3 DICAS INFALÍVEIS PARA EMAGRECER COM SAÚDE

3 DICAS INFALÍVEIS PARA EMAGRECER COM SAÚDE 3 DICAS INFALÍVEIS PARA EMAGRECER COM SAÚDE O QUE É EMAGRECER? Emagrecer é mudar hábitos inadequados. É evitar a vida sedentária. É tomar bastante água. É comportar-se como magro numa festa de "boca livre".

Leia mais

Nunca trabalhe contra a Mãe Natureza. Você só terá sucesso se trabalhar com ela.

Nunca trabalhe contra a Mãe Natureza. Você só terá sucesso se trabalhar com ela. Nunca trabalhe contra a Mãe Natureza. Você só terá sucesso se trabalhar com ela. Bem-estar de Cães e Gatos Conceitos Básicos I Comportamento de cães e gatos Por que o Veterinário deve conhecer o comportamento

Leia mais

Psicanálise: as emoções nas organizações

Psicanálise: as emoções nas organizações Psicanálise: as emoções nas organizações Objetivo Apontar a importância das emoções no gerenciamento de pessoas Definir a teoria da psicanálise Descrever os niveis da vida mental Consciente Subconscinete

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Nutrição ISSN

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Nutrição ISSN Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Nutrição 2012-1 CAUSAS DO AUMENTO DA OBESIDADE EM MULHERES DE BAIXA RENDA NO BRASIL Aluno: GOMES,

Leia mais

HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA

HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA História Natural da Doença Identificação das causas envolvidas e da forma como participam no processo da doença, a fim de elaborar um modelo descritivo compreendendo as inter-relações

Leia mais

RESUMO DA SEMANA RACIONALIZAÇÃO

RESUMO DA SEMANA RACIONALIZAÇÃO RESUMO DA SEMANA RACIONALIZAÇÃO Racionalização A racionalização é um dos nomes que se dá a um dos muitos mecanismos de defesa do ego. O ego é o eu, o self, que comanda o que se chama individualidade. Pode-se

Leia mais

Comunicação eficiente no pós transplante hepático: caso

Comunicação eficiente no pós transplante hepático: caso Comunicação eficiente no pós transplante hepático: caso Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC Fernanda, 34 anos, busca

Leia mais

PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO

PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO O que é procrastinar É o ato de postergar para amanhã; adiamento. Um estudo feito na Universidade do Colorado encontrou indícios de que procrastinação e

Leia mais

ALIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

ALIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA ISBN 978-85-7846-516-2 ALIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Natália Navarro Garcia UEL E-mail: naty.nav19@gmail.com Marta

Leia mais

(KOTLER, 2007) Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

(KOTLER, 2007) Fatores que influenciam o comportamento do consumidor Comportamento do consumidor Parte 03 Marketing e outros estímulos Marketing Produto Preço Praça Promoção Outros Econômico Tecnológico Político Cultural Modelo do comportamento do comprador Caixa preta

Leia mais

O papel do nutricionista na medicina preventiva e na promoção da saúde

O papel do nutricionista na medicina preventiva e na promoção da saúde Gestão da medicina preventiva A nutrição pode ser definida como a ciência que estuda os processos pelos quais o organismo recebe, utiliza e elimina os nutrientes ingeridos. Mas a importância do nutricionista

Leia mais

DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL NA SEGUNDA INFÂNCIA

DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL NA SEGUNDA INFÂNCIA DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL NA SEGUNDA INFÂNCIA SEGUNDA INFÂNCIA DOS TRÊS AOS SEIS ANOS; ANOS PRÉ-ESCOLARES; MUDANÇAS NA APARÊNCIA, HABILIDADES MOTORAS E MENTAIS FLORESCEM E PERSONALIDADE

Leia mais

O MÊS DE OUTUBRO CHEGOU E COM ELE MUITAS CONQUISTAS!!!

O MÊS DE OUTUBRO CHEGOU E COM ELE MUITAS CONQUISTAS!!! O MÊS DE OUTUBRO CHEGOU E COM ELE MUITAS CONQUISTAS!!! LIBERE A CRIANÇA QUE EXISTE EM VOCÊ!!! Diretora Executiva Flávia Angélica Fernandes Muitas pessoas ignoram o que querem e, também, o que sentem, são

Leia mais

PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO. Ivone Diniz Diretora Nacional Mary Kay. IvoneDiniz

PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO. Ivone Diniz Diretora Nacional Mary Kay. IvoneDiniz PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO. Ivone Diniz Diretora Nacional Mary Kay IvoneDiniz O que é procrastinar É o ato de postergar para amanhã; adiamento. Um estudo feito na Universidade do Colorado

Leia mais

DETERMINANTES NEUROLOGICOS DO CONTROLE DO PESO E DO APETITE a

DETERMINANTES NEUROLOGICOS DO CONTROLE DO PESO E DO APETITE a DETERMINANTES NEUROLOGICOS DO CONTROLE DO PESO E DO APETITE a Luan da costa Braga b Mikele Costa de Lima b Rodrigo Lopes da Costa b Tiago dos Santos-Nascimento c RESUMO Antes de a barriga roncar, uma serie

Leia mais

PRESSUPOSTOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E OS HÁBITOS DE HIGIENE E BOA ALIMENTAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

PRESSUPOSTOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E OS HÁBITOS DE HIGIENE E BOA ALIMENTAÇÃO.   A Geografia Levada a Sério PRESSUPOSTOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E OS HÁBITOS DE HIGIENE E BOA ALIMENTAÇÃO 1 Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino. Paulo Freire 2 A importância

Leia mais

Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós

Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós A Natureza da Psique - livro de Jung - Claudio C. Conti Por que estudar Jung? pg 257 O Espiritismo enquanto fenômeno coletivo persegue, portanto, os

Leia mais

Contribuição dos Técnicos em Nutrição e Dietética na elaboração e cumprimento dos cardápios. Msc. Renata Nogueira Conselheira CRN-4

Contribuição dos Técnicos em Nutrição e Dietética na elaboração e cumprimento dos cardápios. Msc. Renata Nogueira Conselheira CRN-4 Contribuição dos Técnicos em Nutrição e Dietética na elaboração e cumprimento dos cardápios Msc. Renata Nogueira Conselheira CRN-4 O que é Cardápio? Lista de preparações culinárias que compõem uma refeição

Leia mais

Elaboração de produtos a partir do aproveitamento total da batata-doce

Elaboração de produtos a partir do aproveitamento total da batata-doce Elaboração de produtos a partir do aproveitamento total da batata-doce Antonio Bruno dos Santos Pacheco 1, Pedro Lima de Souza 1, Wiviane Fonseca Ribeiro 1, Maria Kamila Cardoso Corcino 2, Verônica Nicácio

Leia mais

Apresentação dos alimentos aos bebês da creche

Apresentação dos alimentos aos bebês da creche Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/5543/apresentacaodos-alimentos-aos-bebes-da-creche Publicado em NOVA ESCOLA 02 de Setembro 2017 Creche (0 a 3 anos) Apresentação dos alimentos aos

Leia mais

Obesidade. O que pesa na sua saúde.

Obesidade. O que pesa na sua saúde. Obesidade O que pesa na sua saúde. SiTUAçÃO DA OBESiDADE NO BRASiL E NO MUNDO A obesidade é apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo

Leia mais