Localizar e corrigir erros em fórmulas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Localizar e corrigir erros em fórmulas"

Transcrição

1 Página 1 de 14 Excel > Fórmulas > Corrigindo fórmulas Localizar e corrigir erros em fórmulas Mostrar tudo Às vezes, fórmulas podem resultar em valores de erro além de retornarem resultados indesejados. Estas são algumas ferramentas que você pode usar para localizar e investigar as causas desses erros e determinar soluções. O que você deseja fazer? Aprender a inserir uma fórmula simples Corrigir erros comuns ao inserir fórmulas Corrigir problemas comuns em fórmulas Ativar ou desativar regras de verificação de erros Corrigir um a um os erros de fórmula comuns Marcar erros de fórmula comuns na planilha e corrigi-los na planilha Corrigir um valor de erro Inspecionar uma fórmula e seu resultado usando a Janela de Inspeção Adicionar células à Janela de Inspeção Remover células da Janela de Inspeção Avaliar uma fórmula aninhada uma etapa por vez Exibir as relações entre fórmulas e células Aprender a inserir uma fórmula simples Fórmulas são equações que executam cálculos sobre valores na planilha. As fórmulas começam com um sinal de igual (=). Por exemplo, a fórmula a seguir adiciona 3 a 1. =3+1 Uma fórmula também pode conter um ou todos os seguintes elementos: funções, referências, operadores e constantes. Partes de uma fórmula Funções: a função PI() retorna o valor de pi:

2 Página 2 de 14 Referências: A2 retorna o valor na célula A2. Constantes: números ou valores de texto inseridos diretamente em uma fórmula como, por exemplo, o 2. Operadores: o operador ^ (acento circunflexo) eleva um número a uma potência e o operador * (asterisco) multiplica dois ou mais números. Corrigir erros comuns ao inserir fórmulas A tabela a seguir resume alguns erros mais comuns que um usuário pode cometer ao inserir uma fórmula e explica como corrigir esses erros: Verifique se Cada função começa com o sinal de igual (=) Há correspondência entre entre todos os parênteses abertos e fechados Dois-pontos são usados para indicar um intervalo Todos os argumentos exigidos são digitados O tipo correto de argumentos é inserido No máximo 64 funções são aninhadas Mais informações Se você omitir o sinal de igual, o conteúdo digitado poderá ser exibido como texto ou data. Por exemplo, se você digitar SOMA(A1:A10), o Microsoft Excel exibirá a cadeia de texto SOMA(A1:A10) e não calculará a fórmula. Se você digitar 11/2, o Excel exibirá uma data, como 2 de novembro ou 02/11/09, em vez de dividir 11 por 2. Verifique se todos os parênteses possuem um par correspondente. Quando você usar uma função em uma fórmula, será importante que cada parêntese esteja na posição correta para que a função funcione corretamente. Por exemplo, a fórmula =SE(B5<0),"Não válido",b5*1.05) não funcionará porque existem dois parênteses de fechamento e apenas um de abertura. A fórmula correta tem o seguinte formato: =SE(B5<0,"Não válido",b5*1.05). Quando fizer referência a um intervalo de células, use dois pontos (:) para separar a referência à primeira célula do intervalo e a referência à última célula no intervalo. Por exemplo, A1:A5. Algumas funções da planilha têm argumentos obrigatórios e algumas funções (como PI) não aceitam argumentos. Além disso, verifique se você não inseriu argumentos demais. Por exemplo, a função MAIÚSCULA aceita somente uma cadeia de caracteres de texto como argumento. Algumas funções da planilha, como SOMA, exigem argumentos numéricos. Outras funções, como MUDAR, exigem um valor de texto para pelo menos um dos argumentos. Se você usar o tipo incorreto de dados como argumento, o Excel poderá retornar resultados inesperados ou exibir um erro. É possível digitar ou aninhar não mais do que 64 níveis de funções dentro de uma função. Por exemplo, a fórmula =SE(RAIZ(PI())<2,"Menos de dois!","mais de dois!") contém três funções: a função PI está aninhada dentro da função RAIZ, que por sua vez está aninhada dentro da função SE.

3 Página 3 de 14 Outros nomes de planilha são colocados entre aspas simples Um ponto de exclamação (!) é colocado depois do nome da planilha quando você se referir a ela em uma fórmula O caminho para planilhas externas é incluído Se a fórmula se referir a valores ou células em outras planilhas ou às pastas de trabalho, e o nome da outra pasta de trabalho ou planilha contiver caracteres não alfabéticos, você deverá colocar o nome entre aspas simples ( ' ). Por exemplo, para retornar o valor da célula D3 em uma planilha chamada Dados do Trimestre na mesma pasta de trabalho, use esta fórmula: ='Dados do Trimestre'!D3. Verifique se cada referência externa contém um nome de planilha e o caminho para ela. Uma referência para uma pasta de trabalho inclui o nome da pasta de trabalho e deve ser colocada entre colchetes ([]). A referência também deve conter o nome da planilha na pasta de trabalho. Por exemplo, para incluir uma referência às células A1 a A8 da planilha chamada Vendas da pasta de trabalho (que está aberta no momento no Excel) chamada Operações T2.xlsx, a fórmula tem o seguinte formato: = [Operações T2.xlsx]Vendas!A1:A8. Se a pasta de trabalho à qual você deseja se referir não estiver aberta no Excel, você ainda poderá incluir uma referência para ela em uma fórmula. Forneça o caminho completo para o arquivo, como o seguinte exemplo: =LINS('C:\Meus Documentos\[Operações T2.xlsx]Vendas'!A1:A8). Essa fórmula retornará o número de linhas do intervalo que inclui as células A1 a A8 na outra pasta de trabalho (8). Nota Se o caminho completo contiver caracteres de espaço, como o exemplo anterior, você deverá colocar o caminho entre aspas simples (no começo do caminho ou depois do nome da planilha, antes do ponto de exclamação). São digitados números sem formatação Não formate números ao inseri-los nas fórmulas. Por exemplo, se o valor que você deseja inserir for R$ 1.000, insira 1000 na fórmula. Se você inserir uma vírgula como parte de um número, o Excel tratará a vírgula como um caractere separador. Se você desejar que os números sejam exibidos mostrando separadores de milhares ou milhões ou símbolos de moeda, formate as células depois de inserir os números. Por exemplo, se você desejar adicionar 3100 ao valor da célula A3 e você inserir a fórmula =SOMA(3,100,A3), o Excel adicionará os números 3 e 100 e depois adicionará esse total ao valor de A3, em vez de adicionar 3100 a A3. Ou então, se você inserir a fórmula =ABS(-2,134), o Excel exibirá um erro porque a função ABS aceita apenas um argumento. A dividisão por zero é evitada A divisão de uma célula por outra que contenha o valor zero ou nenhum valor pode resultar no erro #DIV/0!.

4 Página 4 de 14 Os problemas comuns em fórmulas são corrigidos Você pode implementar certas regras para verificar erros em fórmulas. Essas regras atuam como um verificador ortográfico que verifica erros nos dados inseridos em células. Elas não garantem que a planilha fique livre de erros, mas podem ajudar bastante a encontrar erros comuns. Você pode ativar ou desativar qualquer uma dessas regras individualmente. Os erros podem ser marcados e corrigidos de duas maneiras: um erro de cada vez (como um verificador ortográfico) ou imediatamente quando eles ocorrerem na planilha à medida que você insere dados. De qualquer maneira, um triângulo aparece no canto superior esquerdo da célula quando um erro é encontrado. Célula com um erro de fórmula Você pode resolver um erro usando as opções exibidas pelo Excel ou pode ignorar o erro clicando em Ignorar Erro. Se ignorar um erro em uma célula particular, o erro nessa célula não aparecerá em verificações de erro futuras. Entretanto, você pode redefinir todos os erros previamente ignorados para que eles voltem a aparecer. ATIVAR OU DESATIVAR REGRAS DE VERIFICAÇÃO DE ERROS 1. Clique na guia Arquivo, em Opções e depois na categoria Fórmulas. 2. Em Regras de verificação de erro, marque ou desmarque as caixas de seleção de qualquer uma das regras a seguir: Células contêm fórmulas que resultam em um erro A fórmula não usa a sintaxe, os argumentos ou os tipos de dados esperados. Os valores de erro incluem #DIV/0!, #N/D, #NOME?, #NULO!, #NÚM!, #REF! e #VALOR!. Cada um desses valores de erro tem causas diferentes e é resolvido de maneira distinta. Nota Se você inserir um valor de erro diretamente em uma célula, ela será armazenada como esse valor de erro, mas não será marcada como erro. Entretanto, se uma fórmula em outra célula fizer referência a essa célula, a fórmula irá retornar o valor de erro dessa célula. Fórmulas de coluna calculada inconsistentes em tabelas Uma coluna calculada pode incluir fórmulas diferentes da fórmula da coluna, o que cria uma exceção. Exceções em colunas calculadas são criadas ao: Digitar dados e não uma fórmula em uma célula de uma coluna calculada. Digitar uma fórmula em uma célula de coluna calculada e clicar em Desfazer Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. na

5 Página 5 de 14 Digitar uma nova fórmula em uma coluna calculada que já contenha uma ou mais exceções. Copiar dados em uma coluna calculada que não correspondam à fórmula da coluna calculada. Nota Se os dados copiados contiverem uma fórmula, essa fórmula sobrescreverá os dados na coluna calculada. Mover ou excluir uma célula em outra área da planilha que seja referenciada por uma das linhas em uma coluna calculada. Células contendo anos representadas como 2 dígitos A célula contém um texto de data que pode ser mal interpretado como o século errado quando usado em fórmulas. Por exemplo, a data na fórmula =ANO("1/1/31") poderia ser 1931 ou Use essa regra para verificar textos de data ambíguos. Números formatados como texto ou precedidos por um apóstrofo A célula contém números armazenados como texto. Isso normalmente ocorre quando os dados são importados de outras fontes. Os números armazenados como texto podem causar resultados de classificação inesperados e, portanto, convém convertê-los em números. Fórmulas inconsistentes com outras fórmulas na região A fórmula não corresponde ao padrão das outras fórmulas próximas a ela. Em muitos casos, as fórmulas adjacentes a outras fórmulas diferem somente nas referências usadas. No exemplo a seguir de quatro fórmulas adjacentes, o Excel exibe um erro ao lado da fórmula =SOMA(A10:F10) porque as fórmulas adjacentes incrementam por uma linha, enquanto a fórmula =SOMA(A10:F10) incrementa por 8 linhas o Excel espera a fórmula =SOMA(A3:F3). A Fórmulas =SOMA(A1:F1) =SOMA(A2:F2) =SOMA(A10:F10 =SOMA(A4:F4) Se as referências usadas em uma fórmula não forem consistentes com as de fórmulas adjacentes, o Excel exibirá um erro. Fórmulas que omitem células em uma região Uma fórmula pode não incluir automaticamente referências a dados que você insere entre o intervalo original de dados e a célula que contém essa fórmula. Essa regra compara a referência em uma fórmula com base no intervalo real de células adjacente à célula que contém a fórmula. Se as células adjacentes contiverem valores adicionais e não estiverem em branco, o Excel exibirá um erro ao lado da fórmula. Por exemplo, o Excel insere um erro ao lado da fórmula =SOMA(A2:A4) quando essa regra é aplicada, porque as células A5 A6, e A7 estão adjacentes às células que são referenciadas na fórmula e a célula que contém a fórmula (A8) e essas células contêm

6 Página 6 de 14 dados que deveriam ter sido referenciados na fórmula. A Fatura =SOMA(A2:A4) Células não bloqueadas que contêm fórmulas A fórmula não está bloqueada para proteção. Por padrão, todas as células são bloqueadas para ficarem protegidas e, sendo assim, a célula foi definida para estar desprotegida. Quando uma fórmula está protegida, ela não pode ser modificada sem primeiro ser desprotegida. Verifique se você não deseja essa proteção. Proteger células que contêm fórmulas impede que elas sejam alteradas e pode ajudar a evitar erros futuros. Fórmulas que fazem referência a células vazias A fórmula contém uma referência a uma célula vazia. Isso pode gerar resultados inesperados, como mostra o exemplo a seguir. Suponha que você queira calcular a média dos números na coluna seguinte de células. Se a terceira célula estiver em branco, ela não está incluída no cálculo e o resultado será 22,75. Se a terceira célula contiver 0, o resultado será 18,2. A Dados =MÉDIA(A2:A6) Dados inseridos em uma tabela são inválidos Há um erro de validação em uma tabela. Verifique a configuração de validação para a célula clicando em Validação de Dados no grupo Ferramentas de Dados da guia Dados. CORRIGIR UM A UM OS ERROS DE FÓRMULA COMUNS

7 Página 7 de 14 Cuidado Se a planilha tiver sido verificada anteriormente quanto a erros, nenhum dos erros que foram ignorados aparecerá até que erros ignorados tenham sido redefinidos. 1. Selecione a planilha em que deseja procurar erros. 2. Se a planilha for calculada manualmente, pressione F9 para calcular agora. 3. Na guia Fórmulas, no grupo Auditoria de Fórmulas, clique no botão de grupo Verificação de Erros. A caixa de diálogo Verificação de Erros é exibida quando erros são encontrados. 4. Se você tiver anteriormente ignorado erros, poderá verificá-los novamente fazendo o seguinte: 1. Clique em Opções. 2. Na seção Verificação de Erros, clique em Redefinir Erros Ignorados. 3. Clique em OK. 4. Clique em Continuar. Nota A redefinição dos erros ignorados redefinirá todos os erros em todas as planilhas na pasta de trabalho ativa. 5. Posicione a caixa de diálogo Verificação de Erros logo abaixo da barra de fórmulas. 6. Clique em um dos botões de ação no lado direito da caixa de diálogo. As ações disponíveis são diferentes para cada tipo de erro. Nota Se você clicar em Ignorar Erro, o erro será marcado para ser ignorado nas verificações consecutivas. 7. Clique em Avançar. 8. Prossiga até concluir a verificação de erros. MARCAR ERROS DE FÓRMULA COMUNS NA PLANILHA E CORRIGI-LOS NA PLANILHA 1. Clique na guia Arquivo. 2. Clique em Opções e, em seguida, clique na categoria Fórmulas. 3. Em Verificação de Erros, verifique se a caixa de seleção Ativar verificação de erro em segundo plano esteja selecionada.

8 Página 8 de Para alterar a cor do triângulo que marca onde há um erro, na caixa Indicar erros usando esta cor, selecione a cor desejada. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Opções do Excel. 5. Para corrigir um erro em uma planilha, selecione uma célula com um triângulo em seu canto superior esquerdo. 6. Ao lado da célula, clique no botão Verificação de Erros que é exibido e clique na opção desejada. Os comandos disponíveis são diferentes para cada tipo de erro e a primeira entrada descreve o erro. Se você clicar em Ignorar Erro, o erro será marcado para ser ignorado nas verificações consecutivas. 7. Repita as duas etapas anteriores. Corrigir um valor de erro Se uma fórmula não puder avaliar corretamente um resultado, o Excel exibirá um valor de erro, como #####, #DIV/0!, #N/D, #NOME?, #NULO!, #NÚM!, #REF! e #VALOR!. Cada tipo de erro tem causas e soluções diferentes. A tabela a seguir contém links para artigos que descrevem esses erros em detalhes e uma breve descrição para ajudar você a começar o trabalho. Link para artigo detalhado Corrigir um erro ##### Descrição O Excel exibe esse erro quando uma coluna não é larga o suficiente para exibir todos os caracteres de uma célula, ou quando uma célula contém valores negativos de data ou hora. Por exemplo, uma fórmula que subtrai uma data no futuro de uma data no passado, como =15/06/ /07/2008, resulta em um valor de data negativo. Corrigir um erro #DIV/0! Corrigir um erro #N/D Corrigir um erro #NOME? Corrigir um erro #NULO! O Excel exibe esse erro quando um número é dividido por zero (0) ou por uma célula que não contém um valor. O Excel exibe esse erro quando um valor não está disponível para uma função ou fórmula. Esse erro é exibido quando o Excel não reconhece texto em uma fórmula. Por exemplo, um nome de intervalo ou o nome de uma função pode estar escrito incorretamente. O Excel exibe esse erro quando você especifica uma interseção de duas áreas que não se interceptam (cruzam). O operador da interseção é um caractere de espaço que separa referências em uma fórmula.

9 Página 9 de 14 Por exemplo, as áreas A1:A2 e C3:C5 não se interceptam, portanto, inserir a fórmula =SOMA(A1:A2 C3:C5) retorna o erro #NULL!. Corrigir um erro #NÚM! Corrigir um erro #REF! Corrigir um erro #VALOR! O Excel exibe esse erro quando uma fórmula ou função contém valores numéricos inválidos. O Excel exibe esse erro quando uma referência de célula não é válida. Por exemplo, você pode ter excluído células que foram referenciadas por outras fórmulas ou pode ter colado células que moveu sobre as células que foram referenciadas por outras fórmulas. O Excel poderá exibir esse erro se a fórmula incluir células que contêm tipos diferentes de dados. Se a verificação de erros em fórmulas estiver habilitada, a Dica de Tela exibirá "Um valor usado na fórmula tem o tipo de dados incorreto". Geralmente, é possível corrigir esse problema fazendo pequenas alterações na fórmula. Inspecionar uma fórmula e seu resultado usando a Janela de Inspeção Quando as células não estiverem visíveis em uma planilha, você poderá inspecioná-las, juntamente com suas fórmulas na barra de ferramentas da Janela de Inspeção. A Janela de Inspeção torna conveniente inspecionar, auditar ou confirmar cálculos e resultados de fórmulas em planilhas grandes. Usando a Janela de Inspeção, não é preciso rolar repetidamente ou ir para partes diferentes da planilha. Esta barra de ferramentas pode ser movida ou encaixada como qualquer outra barra de ferramentas. Por exemplo, você pode encaixá-la na parte inferior da janela. A barra de ferramentas controla as seguintes propriedades de uma célula: pasta de trabalho, planilha, nome, célula, valor e fórmula. Nota Somente uma inspeção é permitida por célula. ADICIONAR CÉLULAS À JANELA DE INSPEÇÃO 1. Selecione as células que você deseja inspecionar.

10 Página 10 de 14 Para selecionar todas as células em uma planilha com fórmulas, na guia Página Inicial, no grupo Edição, clique em Localizar e Selecionar, clique em Ir para Especial e clique em Fórmulas. 2. Na guia Fórmulas, no grupo Auditoria de Fórmulas, clique em Janela de Inspeção. 3. Clique em Adicionar Inspeção de Variáveis. 4. Clique em Adicionar. 5. Mova a barra de ferramentas Janela de inspeção para a parte superior, inferior, lado esquerdo ou direito da janela. 6. Para alterar a largura de uma coluna, arraste o limite no lado direito do título da coluna. 7. Para exibir a célula à qual uma entrada da barra de ferramentas Janela de inspeção se refere, clique duas vezes na entrada. Nota As células que têm referências externas a outras pastas de trabalho serão exibidas na barra de ferramentas Janela de Inspeção somente quando outras pastas de trabalho estiverem abertas. REMOVER CÉLULAS DA JANELA DE INSPEÇÃO 1. Se a barra de ferramentas Janela de Inspeção não for exibida, na guia Fórmulas, no grupo Auditoria de Fórmulas, clique em Janela de Inspeção. 2. Selecione as células que você deseja remover. Para selecionar várias células, pressione CTRL e clique nas células. 3. Clique em Excluir Inspeção de Variáveis. Avaliar uma fórmula aninhada uma etapa por vez Às vezes, é difícil compreender como uma fórmula aninhada calcula o resultado final, uma vez que existem vários cálculos intermediários e testes lógicos. Entretanto, usando a caixa de diálogo Avaliar Fórmula, é

11 Página 11 de 14 possível ver as diferentes partes de uma fórmula aninhada avaliada na ordem que essa fórmula é calculada. Por exemplo, a fórmula =SE(MÉDIA(F2:F5)>50,SOMA(G2:G5),0) é mais fácil de compreender quando se pode ver os seguintes resultados intermediários: Etapas mostradas na caixa de diálogo =SE(MÉDIA(F2:F5)>50;SOMA(G2:G5);0) =SE(40>50;SOMA(G2:G5);0) =SE(Falso,SOMA(G2:G5),0) Descrição A fórmula aninhada é inicialmente exibida. A função MÉDIA e a função SOMA estão aninhadas na função SE. O intervalo de célula F2:F5 contém os valores 55, 35, 45 e 25 e, portanto, o resultado da função MÉDIA(F2:F5) é 40. Como 40 não é maior do que 50, a expressão no primeiro argumento da função SE (o argumento teste_lógico) é Falso. 0 Se a função SE retornar o valor do terceiro argumento (o argumento valor_se_falso). A função SOMA não é avaliada porque é o segundo argumento da função SE (argumento valor_se_verdadeiro) e apenas é retornada quando a expressão é Verdadeira. 1. Selecione a célula que você deseja avaliar. Somente uma célula pode ser avaliada de cada vez. 2. Na guia Fórmulas, no grupo Auditoria de Fórmulas, clique em Avaliar Fórmula. 3. Clique em Avaliação para examinar o valor da referência sublinhada. O resultado da avaliação é exibido em itálico. Se a parte sublinhada da fórmula for uma referência a uma outra fórmula, clique em Depuração total para exibir a outra fórmula na caixa Avaliação. Clique em Depuração circular para voltar à célula e fórmula anteriores. Nota O botão Depuração total não estará disponível para uma referência na segunda vez que ela aparecer na fórmula ou se a fórmula se referir a uma célula em uma pasta de trabalho separada. 4. Prossiga até que cada parte da fórmula tenha sido avaliada. 5. Para ver a avaliação novamente, clique em Reiniciar. Para finalizar a avaliação, clique em Fechar. OBSERVAÇÕES Algumas partes de fórmulas que usam as funções SE e ESCOLHER não são avaliadas nesses casos, #N/D aparece na caixa Avaliação. Se uma referência estiver vazia, será exibido um valor zero (0) na caixa Avaliação. As funções a seguir são recalculadas sempre que a planilha é alterada e podem fazer com que a caixa

12 Página 12 de 14 de diálogo Avaliar Fórmula forneça resultados diferentes dos exibidos na célulaaleatório, ÁREAS, ÍNDICE, DESLOC, CÉL, INDIRETO, LINS, COLS, AGORA, HOJE, ALEATÓRIOENTRE. Exibir as relações entre fórmulas e células Às vezes, verificar fórmulas com relação à precisão ou localizar a origem de um erro pode ser difícil quando a fórmula usa células precedentes ou dependentes: Células precedentes são células que são referenciadas por uma fórmula em outra célula. Por exemplo, se a célula D10 contiver a fórmula =B5, a célula B5 será precedente à célula D10. Células dependentes contêm fórmulas que se referem a outras células. Por exemplo, se a célula D10 contiver a fórmula =B5, a célula D10 será dependente da célula B5. Para ajudá-lo a verificar as fórmulas, você pode usar os comandos Rastrear Precedentes e Rastrear Dependentes para exibir graficamente ou rastrear as relações entre essas células e as fórmulas com as setas de rastreamento. 1. Clique na guia Arquivo. 2. Clique em Opções e, em seguida, clique na categoria Avançado. 3. Na seçãoexibir opções para esta pasta de trabalho, selecione a pasta de trabalho desejada e verifique se a opção Tudo ou Nada (ocultar objetos) está selecionada em Para objetos, mostrar. 4. Se as fórmulas fizerem referência a em outra pasta de trabalho, abra essa pasta de trabalho. O Excel não pode ir a uma célula na pasta de trabalho que não está aberta. 5. Siga um destes procedimentos: Para rastrear células que fornecem dados a uma fórmula (precedentes), faça o seguinte: 1. Selecione a célula que contém a fórmula para a qual você deseja localizar as células precedentes. 2. Para exibir uma seta de rastreamento para cada célula que fornece dados diretamente para a célula ativa, na guia Fórmulas, no grupo Auditoria de Fórmulas, clique em Rastrear Precedentes. As setas azuis mostram as células sem erros. As setas vermelhas mostram a células que causam erros. Se uma célula em outra planilha ou pasta de trabalho fizer referência à célula selecionada, uma seta preta apontará da célula selecionada para um ícone de planilha. No entanto, a outra pasta de trabalho precisará estar aberta antes que o Excel possa rastrear essas dependências. 3. Para identificar o próximo nível de células que fornecem dados para a célula

13 Página 13 de 14 ativa, clique em Rastrear Precedentes novamente. 4. Para remover as setas de rastreamento um nível por vez, iniciando com a célula Para rastrear fórmulas que fazem referência a uma determinada célula (dependentes), faça o seguinte: precedente mais à direita da célula ativa, na guia Fórmulas, no grupo Auditoria de Fórmula, clique na seta próxima a Remover Setas e, em seguida, clique em Remover Setas Precedentes. Para remover outro nível de setas rastreadoras, clique no botão novamente. 1. Selecione a célula para a qual você deseja identificar as células dependentes. 2. Para exibir uma seta de rastreamento para cada célula dependente da célula ativa, na guia Fórmulas, no grupo Auditoria de Fórmulas, clique em Rastrear Dependentes. As setas azuis mostram as células sem erros. As setas vermelhas mostram a células que causam erros. Se uma célula em outra planilha ou pasta de trabalho fizer referência à célula selecionada, uma seta preta apontará da célula selecionada para um ícone de planilha. No entanto, a outra pasta de trabalho precisará estar aberta antes que o Excel possa rastrear essas dependências. 3. Para identificar o próximo nível de células que dependem da célula ativa, clique em Rastrear Dependentes novamente. 4. Para remover as setas de rastreamento um nível por vez, iniciando com a célula dependente mais à esquerda da célula ativa, na guia Fórmulas, no grupo Auditoria de Fórmula, clique na seta próxima a Remover Setas e, em seguida, clique em Remover Setas Dependentes. Para remover outro nível de setas rastreadoras, clique no botão novamente. 5. Para remover todas as setas de rastreamento na planilha, na guia Fórmulas, no grupo Auditoria de Fórmula, clique em Remover Setas. Para ver todas as relações em uma planilha, faça o seguinte: 1. Em uma célula vazia, digite = (sinal de igual). 2. Clique no botão Selecionar tudo. 3. Selecione a célula e, na guia Fórmula, no grupo Auditoria de Fórmula, clique em Rastrear Precedentes duas vezes. Se o Excel emitir um aviso quando você clicar em Rastrear Dependentes ou em Rastrear Precedentes, significa que o Excel rastreou todos os níveis da fórmula ou você está tentando rastrear um item que não pode ser rastreado. Esses itens em planilhas podem ser referidos por fórmulas mas não podem ser rastreados com as ferramentas de auditoria:

14 Página 14 de 14 Referências a caixas de texto, gráficos incorporados ou imagens em planilhas Relatórios da tabela dinâmica Referências a constantes nomeadas Fórmulas localizadas em outra pasta de trabalho que se referem à célula ativa se a outra pasta de trabalho estiver fechada. OBSERVAÇÕES Para ver os precedentes dos argumentos codificados por cor em uma fórmula, selecione uma célula e pressione F2. Para selecionar a célula posicionada na outra extremidade de uma seta, clique duas vezes na seta. Se a célula estiver em outra planilha ou pasta de trabalho, clique duas vezes na seta preta para exibir a caixa de diálogo Ir para e, em seguida, clique duas vezes na referência desejada na lista Ir para. Todas as setas de rastreamento desaparecerão se você alterar a fórmula para a qual as setas apontam, inserir ou excluir colunas ou linhas, ou excluir ou mover células. Para restaurar as setas de rastreamento depois de fazer quaisquer alterações, você deve usar os comandos de auditoria na planilha novamente. Para controlar as setas de rastreamento originais, imprima a planilha com as setas de rastreamento exibidas antes de fazer as alterações.

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA)

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA) Página 1 de 9 Excel > Fórmulas > Trabalhando com nomes e referências de células Definir e usar nomes em fórmulas Mostrar tudo Usando nomes, você pode facilitar muito o entendimento e a manutenção das fórmulas.

Leia mais

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas.

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas. , %&!', A Validação de Dados permite que você determine condições para restringir os dados a serem digitados numa ou mais células. Dessa forma, tornando sempre válidas as informações numa planilha. O usuário

Leia mais

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Página 1 de 5 Excel > Filtrando e classificando > Consolidando dados Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Mostrar tudo Para resumir e informar os dados de planilhas separadas, você

Leia mais

TEXTO (Função TEXTO) Descrição. Sintaxe. Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel.

TEXTO (Função TEXTO) Descrição. Sintaxe. Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel. Página 1 de 8 TEXTO (Função TEXTO) Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel. Descrição A função TEXTO converte um valor numérico em texto e permite especificar

Leia mais

QI Escolas e Faculdades

QI Escolas e Faculdades QI Escolas e Faculdades Automação de Escritório I 2011/1 Miguel Neumann miguel@rwx.com.br Software para elaborar planilhas eletrônicas, produzido pela Microsoft O Excel faz parte do "Office", um conjunto

Leia mais

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Design e layout Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Dinâmico Mostrar tudo No Microsoft Excel 2010,

Leia mais

Usar minigráficos para mostrar tendências de dados

Usar minigráficos para mostrar tendências de dados Página 1 de 5 Excel > Planilhas > Exibindo dados Novidade no Microsoft Excel 2010, um minigráfico é um pequeno gráfico em uma célula de planilha que fornece uma representação visual de dados. Use minigráficos

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Página 1 de 24 Excel > Formatação condicional Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Mostrar tudo Use um formato condicional para ajudar a explorar visualmente e a analisar os dados,

Leia mais

Tabela Dinâmica MS-Excel

Tabela Dinâmica MS-Excel Tabela Dinâmica MS-Excel Sumário Tabela Dinâmica... 3 Antes de começar... 5 Criar uma Tabela Dinâmica... 6 Trabalhando com a lista Campos da Tabela Dinâmica... 8 Valores da Tabela Dinâmica... 10 Mostrar

Leia mais

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 EXCEL Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Excel Faixas Nomear um intervalo de células Utilizar nome de faixas em fórmulas

Leia mais

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica.

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica. Sumário Conceito Criação de uma tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Alterando o layout da tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Parte 4 Conceito Tabela dinâmica é uma tabela utilizada para exibir

Leia mais

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico Página 1 de 11 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Fundamentos da Tabela Dinâmica Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico dinâmico Mostrar tudo Para analisar

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

1 Criando tabelas de produtos com funções de procura

1 Criando tabelas de produtos com funções de procura 1 Criando tabelas de produtos com funções de procura Em determinado período estipulado por seu departamento, é necessário analisar o relatório de vendas e determinar quais produtos foram um sucesso de

Leia mais

Curso Apresentações em EXCEL

Curso Apresentações em EXCEL Curso Apresentações em EXCEL Professora Marcia Santos Agenda 1. Introdução 2. Formatação Personalizada 3. Funções de Procura e Referência 4. Fórmulas Matriciais 5. Células Macro 6. Ferramenta Câmera 7.

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Fórmulas com funções

Leia mais

Dividir nomes usando o Assistente para Conversão de Texto em

Dividir nomes usando o Assistente para Conversão de Texto em Página 1 de 7 Excel > Fórmulas > Criando fórmulas Dividir nomes usando o Assistente para Conversão de Texto em Colunas Mostrar tudo Use o Assistente para Conversão de Texto em Colunas para separar conteúdo

Leia mais

Curso Avançado de Excel

Curso Avançado de Excel Multidisciplinar Curso Avançado de Excel para Gestão no Agronegócio João Gabriel D. F. Branco CAPÍTULO 2 2. Testes e funções lógicas, referências e filtros A partir deste capítulo você aprenderá as operações

Leia mais

Retorna o maior número em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincida com as condições especificadas.

Retorna o maior número em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincida com as condições especificadas. ms-help://ms.excel.1.106/excel/content/hp10321.htm Página 1 de 8 BDMÁX (Função BDMÁX) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função BDMÁX (função: um fórmula pré-desenvolvida

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I Excel. Núm1; núm2;... são de 1 a 255 argumentos numéricos cuja média você deseja obter.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I Excel. Núm1; núm2;... são de 1 a 255 argumentos numéricos cuja média você deseja obter. MÉDIA Mostrar tudo Retorna a média aritmética dos argumentos. Sintaxe MÉDIA(núm;núm;...) Núm; núm;... são de a 55 argumentos numéricos cuja média você deseja obter. Comentários Os argumentos podem ser

Leia mais

Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves. Aula nº.

Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves. Aula nº. Página1 Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 20 EXCEL MANIPULAÇÃO DE CELULAS ENTRE PLANILHAS Você

Leia mais

Corrigir um valor de erro

Corrigir um valor de erro Corrigir um valor de erro Se uma fórmula não conseguir avaliar adequadamente um resultado, o Microsoft Office Excel mostrará um valor de erro. Cada tipo de erro tem causas e soluções diferentes. Corrigir

Leia mais

Criar um gráfico do início ao fim

Criar um gráfico do início ao fim Página 1 de 18 Excel > Gráficos > Criando gráficos Criar um gráfico do início ao fim Mostrar tudo O Microsoft Excel não fornece mais o assistente de gráfico. Como alternativa, crie um gráfico básico clicando

Leia mais

Aplicar validação de dados a células

Aplicar validação de dados a células Página 1 de 15 Excel > Validando dados Aplicar validação de dados a células Mostrar tudo Use a validação de dados para controlar o tipo de dados que os usuários inserem em uma célula. Por exemplo, é possível

Leia mais

Retorna a média (média aritmética) de todas as células que satisfazem vários critérios.

Retorna a média (média aritmética) de todas as células que satisfazem vários critérios. Página 1 de 5 MÉDIASE (Função MÉDIASES) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma

Leia mais

Visão geral de fórmulas no Excel 2016 para Windows

Visão geral de fórmulas no Excel 2016 para Windows Visão geral de fórmulas no Excel 2016 para Windows Aplicável a: Excel 2016 IMPORTANTE : Os resultados calculados de fórmulas e algumas funções de planilha do Excel podem diferir ligeiramente entre um PC

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Apostila MS-Excel Inserir e excluir novas planilhas; Criação e formatação de gráficos; Classificação e Filtro. Alessandro

Leia mais

1 de 7 11/05/ :53

1 de 7 11/05/ :53 1 de 7 11/05/2014 15:53 Para obter acesso rápido a informações relacionadas que estejam em outro arquivo ou em uma página da Web, você pode inserir um hiperlink em uma célula da planilha. Você também pode

Leia mais

Curso Capacitação da Ufms 2012

Curso Capacitação da Ufms 2012 Anexos Excel básico 2007 Anexo1 Subtotais Pode-se destacar duas formas de fazer subtotais, sem uso de tabelas dinâmicas. A Primeira, você vai fazer dois passos, classificar e depois o subtotal. Tomando

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica. Problemas que causam perda significativa de funcionalidade

Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica. Problemas que causam perda significativa de funcionalidade Página 1 de 6 Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica O Verificador de Compatibilidade encontrou um ou mais problemas de compatibilidade relacionados a relatórios de Tabela Dinâmica.

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

Aprenda como construir consultas

Aprenda como construir consultas Treinamento Aprenda como construir consultas EXERCÍCIO 1: CRIAR UMA CONSULTA DE SELEÇÃO A PARTIR DE UMA ÚNICA TABELA O banco de dados de prática abre mas não exibe tabelas ou objetos. Estas etapas introduzem

Leia mais

SE (Função SE) Descrição. Sintaxe. Ocultar tudo

SE (Função SE) Descrição. Sintaxe. Ocultar tudo Página de 6 SE (Função SE) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função SE (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação e

Leia mais

Aula Número 03. Sumário

Aula Número 03. Sumário Aula Número 03 Sumário Formatando Dados Automaticamente... 33 Fim da Aula número 03... 40 Aníbal Vieira Goiânia - 2011 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha

Leia mais

CURSO EXCEL NÍVEL I 16/09/ FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS

CURSO EXCEL NÍVEL I 16/09/ FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS CURSO EXCEL NÍVEL I As fórmulas são operações relacionando-se valores ou diferentes células. Sempre que o usuário quiser inserir uma fórmula ou função, deve se lembrar que a mesma deve ser precedida pelo

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha a ser usada numa apresentação ou relatório, é importante que as informações sejam claras e fáceis de entender.

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas Unidade 8: Edição 8.0 Introdução Grande parte da edição no Excel é semelhante à edição em outros aplicativos do Microsoft Office. Portanto, se você sabe como copiar e colar texto no Word, você saberá como

Leia mais

Curso Capacitação da Ufms 2012

Curso Capacitação da Ufms 2012 Anexos Excel básico 2007 Anexo1 Subtotais Pode-se destacar duas formas de fazer subtotais, sem uso de tabelas dinâmicas. A Primeira, você vai fazer dois passos, classificar e depois o subtotal. Tomando

Leia mais

Excel Intermediário. Prof. Wagner Machado do Amaral. Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional.

Excel Intermediário. Prof. Wagner Machado do Amaral. Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional. Excel Intermediário Prof. Wagner Machado do Amaral Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional. Conteúdo Importação de Dados Classificação Formatação Condicional Importação de Dados

Leia mais

Teclas de Atalho do Excel para MAC

Teclas de Atalho do Excel para MAC Teclas de Atalho do Excel para MAC 1. Teclas de Função F1 Desfazer F2 Cortar o texto da célula ativa Shift+F2 Editar um comentário de célula F3 Copie o texto da célula ativa Shift+F3 Abrir o Construtor

Leia mais

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Usando a Tabela Dinâmica e o Assistente de Tabela Dinâmica Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Mostrar

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [procurar_intervalo])

PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [procurar_intervalo]) Página 1 de 8 PROCV (Função PROCV) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação

Leia mais

Oficina: Planilha Eletrônica

Oficina: Planilha Eletrônica Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1 Microsoft Excel Aula 2 Objetivo Explorar e fixar: Seleção de células, linhas e colunas Inclusão de colunas Inclusão de linhas Uso das funções SE, MÁXIMO, MÉDIA, MÍNIMO, ContSe, SOMA Ordenação de dados

Leia mais

Unidade 28: Formatação de número

Unidade 28: Formatação de número Unidade 28: Formatação de número 28.0 Introdução O Excel é, em sua essência, um programa que manipula números; então fazer com que seus números apareçam como você quer é uma habilidade importante. A aparência

Leia mais

Criar uma Tabela Dinâmica no Excel 2016 para Mac

Criar uma Tabela Dinâmica no Excel 2016 para Mac Criar a Tabela Dinâmica no Excel 2016 para Mac IMPORTANTE : Este artigo foi traduzido por sistema de tradução automática, leia o aviso de isenção de responsabilidade. Para sua referência, veja a versão

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: de fontes e alinhamentos

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado.

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. Senac São Paulo 107 108 Senac São Paulo Filtrando e classificando no Excel Neste capítulo

Leia mais

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS?

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

Unidade 2: Navegação e Edição Básica

Unidade 2: Navegação e Edição Básica Unidade 2: Navegação e Edição Básica 2.0 Introdução Na Unidade 1: O Painel de Controle do Excel foram descritos os vários componentes da interface do Excel. Esta segunda unidade mostra os usos mais básicos

Leia mais

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent Página 1 de 8 Página Inicial do Excel > Acessibilidade Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office Ocultar tudo É possível usar o teclado para acessar comandos na Faixa de Opções,

Leia mais

Tabelas Dinâmicas. 1º Passo Abrir o arquivo com a tabela que você deseja transformar em tabela dinâmica.

Tabelas Dinâmicas. 1º Passo Abrir o arquivo com a tabela que você deseja transformar em tabela dinâmica. Tabelas Dinâmicas Ao utilizar o Excel para manipulação de Banco de Dados, é possível gerencia-las com o uso de tabelas dinâmicas para facilitar a comparação, elaboração de relatórios e acesso aos dados

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta:

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta: INFORMÁTICA 01. Todos os aplicativos abaixo são usados para edição de texto, EXCETO a) WordPad b) NotePad c) MS Word d) Windows Media Player e) BrOffice.org Writer 01. D Comentário: Os aplicativos que

Leia mais

TRABALHANDO COM FUNÇÕES

TRABALHANDO COM FUNÇÕES TRABALHANDO COM FUNÇÕES Um dos principais recursos do Excel é o seu poder de executar cálculos. Alguns cálculos podem exigir fórmulas muito complexas e parte destes cálculos podem utilizar determinadas

Leia mais

Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Sumário. Introdução

Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Sumário. Introdução Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I Sumário Introdução Formulário Inserindo um registro Excluindo um registro Filtrando e pesquisando registros AutoFiltro Aplicando o AutoFiltro Aplicando o AutoFiltro

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II. Professor: João Victor Rocha Araújo

EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II. Professor: João Victor Rocha Araújo EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II Professor: João Victor Rocha Araújo Funções Financeiras NPER Retorna o número de períodos para um investimento com base em pagamentos constantes e periódicos, e uma taxa de

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com Planilha Eletrônica Roteiro Planilha Eletrônica Introdução Objetivos Interfaces e recursos necessários Manipulando tabelas Gráficos: tipos e manipulação Contextualização

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: De fontes e alinhamentos

Leia mais

Proteção para visualização do arquivo:

Proteção para visualização do arquivo: Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série Em determinadas ocasiões precisamos proteger trabalhos realizados no Excel, seja para enviá-los via e-mail, armazená-los em

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Aula 07 Excel

Aula 07 Excel Aula 07 Excel 2007-2010 Prof. Esp. Luiz Antônio Meira 1 Microsoft Excel O Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

Definir e resolver um problema usando o Solver

Definir e resolver um problema usando o Solver Página 1 de 5 Excel > Analisando dados > Teste de hipóteses Definir e resolver um problema usando o Solver Mostrar tudo O Solver faz parte de um pacote de programas algumas vezes chamado de ferramentas

Leia mais

EXCEL AVANÇADO REVISANDO FUNÇÕES

EXCEL AVANÇADO REVISANDO FUNÇÕES EXCEL AVANÇADO REVISANDO FUNÇÕES Luciana Falcão contato@lucianafalcao.com.br www.lucianafalcao.com.br Agenda da Aula Operadores Operações Matemáticas Soma Média Máximo Mínimo Maior Menor O Excel é composto

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Informática. LibreOffice Calc. Professor Rodrigo Schaeffer.

Informática. LibreOffice Calc. Professor Rodrigo Schaeffer. Informática LibreOffice Calc Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Informática LibreOffice Calc Prof. Rodrigo Schaeffer LIBREOFFICE CALC 5 O LibreOffice é uma suíte de produtividade

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

Gráficos Excel Dados da planilha. Gráfico criado a partir de dados de planilha

Gráficos Excel Dados da planilha. Gráfico criado a partir de dados de planilha Gráficos Excel 2007 Para criar um gráfico básico no Excel, o qual você possa modificar e formatar posteriormente comece inserindo os dados do gráfico em uma planilha. Em seguida, basta selecionar esses

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

Introdução à Informática Engenharia Agrícola

Introdução à Informática Engenharia Agrícola Conceitos Básicos Excel Introdução à Informática Engenharia Agrícola Uma referência básica Material didático disponibilizado na página da disciplina. Elaborado pelo prof. Edmar André Bellorini Tutorial

Leia mais

Retorna o valor de uma célula ou matriz de células especificada. Retorna a referência para células especificadas

Retorna o valor de uma célula ou matriz de células especificada. Retorna a referência para células especificadas Página 1 de 7 ÍNDICE (Função ÍNDICE) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função ÍNDICE (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

4 Ortografia, Hifenização, Cabeçalho e Rodapé

4 Ortografia, Hifenização, Cabeçalho e Rodapé 1 Word 2013 4 Ortografia, Hifenização, Cabeçalho e Rodapé 4.1. Ortografia e Gramática 4.1.1. Verificação Ortográfica Automática 4.1.2. Verificação Ortográfica Manual 4.1.3. Utilizar a AutoCorreção 4.1.4.

Leia mais

EXCEL BÁSICO. Acesso ao site do DATASUS. Acesso à informação Tabnet Estatísticas vitais 16/09/2016

EXCEL BÁSICO. Acesso ao site do DATASUS.  Acesso à informação Tabnet Estatísticas vitais 16/09/2016 EXCEL BÁSICO Universidade de Brasília Disciplina de Informação e Informática em Saúde Maria Paula Zaitune Acesso ao site do DATASUS www.datasus.gov.br Acesso à informação Tabnet Estatísticas vitais 1 2

Leia mais

Revisão Center Configuration Conteúdo

Revisão Center Configuration Conteúdo Introdução Categoria Novos Usuários Tempo necessário 30 minutos Arquivo Tutorial Usado Iniciar um novo conjunto de arquivos (métrico) Housing.ipt Autodesk Inventor bibliotecas do Centro de conteúdo fornecem

Leia mais

Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 20/02/2018 Silvio Fagundes. Versão inicial adequada ao Plano de Trabalho Docente proposto.

Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 20/02/2018 Silvio Fagundes. Versão inicial adequada ao Plano de Trabalho Docente proposto. Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 20/02/2018 Silvio Fagundes Versão inicial adequada ao Plano de Trabalho Docente proposto. Sumário 1 Conceitos Básicos... 2 1.1 Pasta de Trabalho

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2 Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2 1 MS-Excel Melhorando a aparência da sua planilha Alinhando dados digitados Quando você digita textos muitos longos, eles

Leia mais