Aprenda como construir consultas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aprenda como construir consultas"

Transcrição

1 Treinamento Aprenda como construir consultas EXERCÍCIO 1: CRIAR UMA CONSULTA DE SELEÇÃO A PARTIR DE UMA ÚNICA TABELA O banco de dados de prática abre mas não exibe tabelas ou objetos. Estas etapas introduzem o Designer de consultas. O designer dá a você mais controle sobre uma consulta. 1. Na Barra de Mensagens, clique em Habilitar Conteúdo. 2. Na Faixa de Opções, clique na guia Criar e no grupo Consultas, clique em Design da Consulta. O designer abre e exibe a caixa de diálogo Mostrar Tabela. 3. Na caixa de diálogo Mostrar Tabela, clique em Ativos (caso não esteja selecionada), clique em Adicionar e clique em Fechar para fechar a caixa de diálogo. A tabela Ativos aparece na parte superior do designer. 4. No designer, para que possa visualizar todos os campos, arraste a borda inferior da tabela Ativos para baixo. 5. Na tabela Ativos, dê dois cliques no campo Item para adicioná-lo à consulta. O campo aparece na grade na parte inferior do designer. Você também pode arrastar campos da tabela para colunas vazias na grade. 6. Repita a etapa três e adicione os campos Fornecedor, Descrição, DataDaCompra e PreçoDeCompra à consulta. 7. Na guia Design, no grupo Resultados, clique em Executar. A consulta carrega os dados para a Folha de Dados. 8. Pressione CTRL+B para salvar a consulta. Na caixa de diálogo Salvar Como, insira consultaativos e clique em OK. Começar o nome com "consulta" é habitual, deste modo apenas com um relance sabemos que se trata de uma consulta. Observe que um novo grupo chamado Consultas é exibido no Painel de Navegação e a sua consulta aparece nesse grupo. No seu estado atual a consulta funciona como um filtro, mostrando a você aquilo que deseja ver de uma determinada tabela. Você pode usar a consulta de várias maneiras como uma fonte de dados para um formulário ou relatório, por exemplo mas no seu estado atual, a consulta não é muito diferente das tabelas subjacentes. O próximo exercício adiciona alguma poder a consulta.

2 EXERCÍCIO 2: FAZER COM QUE A CONSULTA SOLICITE A ENTRADA DE DADOS (ADICIONAR PARÂMETROS À CONSULTA) Adicionar um parâmetro a uma consulta é uma tarefa comum em um banco de dados. Os parâmetros neste exercício fazem com que a consulta, antes de ser executada, solicite a inserção de datas de início e término. A seguir, a consulta retorna qualquer registro compreendido entre as datas que você inseriu. Este exercício usa a consulta que você criou no primeiro exercício. 1. Clique com o botão direito na guia Todos os objetos do access para a consulta consultaativos e clique em Modo Design. 2. Realce o seguinte critério, incluindo os colchetes e pressione CTRL+C para copiar: BETWEEN [Data de Início] AND [Data de Término] 3. Na grade de design (a parte inferior do designer), na coluna DataDaCompra, clique na linha Critérios e pressione CTRL+V para colar o trecho que você copiou na etapa 2. Clique e arraste no canto direito da coluna até que você veja todo o critério. Os resultados devem ter uma aparência semelhante a esta: 4. Pressione CTRL+B para salvar as suas alterações. 5. Vá até a Faixa de Opções e na guia Design, no grupo Resultados, clique em Executar. 6. Na primeira caixa de diálogo Insira o valor do parâmetro, insira 12/04/2013 e clique em OK. 7. Na segunda caixa de diálogo Insira o valor do Parâmetro, insira 18/03/2015 e clique em OK. A consulta retorna apenas os resultados que estão compreendidos entre as datas de início e término. EXERCÍCIO 3: ADICIONE UM CAMPO CALCULADO À CONSULTA Além de usar critérios, você também pode adicionar campos calculados a sua consulta. Um campo calculado usa uma fórmula ou expressão um objeto que pode executar cálculos e outras tarefas como validação de dados para calcular um valor, algo que você não pode fazer nas tabelas do banco de dados. Este exercício mostra a você como calcular o valor de depreciação para cada ativo. 1. Clique com o botão direito na guia do documento consultaativos outra vez e clique em Modo Design. 2. Na coluna DataDaCompra, remova o critério da linha Critérios. Não apague a coluna, apenas o critério. Ao fazê-lo torna a consulta mais facilmente executável.

3 3. Copie esta fórmula. Verifique se copiou toda a fórmula: Depreciação (30%): [PreçoDeCompra]*0,3 Observação Nós explicaremos a fórmula mais tarde. Neste momento, apenas a utilize. 4. Na grade de design, vá até a coluna em branco próxima ao campo PreçoDeCompra, clique na linha Campo e pressione CTRL+V para colar a fórmula copiada na linha. Verifique se tem toda a fórmula no campo. Se necessário, clique e arraste o canto direito da coluna até que consiga ver toda a fórmula. 5. Pressione CTRL+B para salvar as suas alterações. 6. Vá até a faixa de opções e na guia Design, no grupo Resultados clique em Executar. O campo Depreciação (30%) exibido no conjunto de registros, mesmo não existindo nas tabelas. De maneira resumida, a fórmula funciona assim: Depreciação (30%): é o nome do campo calculado. Tenha a certeza que usa dois pontos (:) para separar o nome do resto da expressão. [PreçoDeCompra] é o nome do campo que contém os valores que você quer usar nos seus cálculos. *0,3 é na verdade duas partes o operador de multiplicação (*) e o valor pelo qual você quer multiplicar os seus preços de compra (0,3). Assim, a fórmula calcula 30 por cento de cada valor no campo PreçoDeCompra. Campos calculados poupam muito tempo porque você só precisa "calcular" uma vez e você obtém os números mais recentes cada vez que você executar a sua consulta. Lembre que no Access 2010, você pode adicionar campos calculados às tabelas, algo que você não pode fazer em nenhuma das versões anteriores. Tecnicamente, um campo calculado viola certos princípios da projeção de bancos de dados separam-se os dados de qualquer coisa que opere neles e não se devem armazenar valores calculados nos dados. O Access contorna essa questão normalizando os dados nos bastidores em um conjunto de tabelas do sistema. Nós não temos tempo para falar dos campos da tabela calculados neste curso, mas em resumo: ao invés de inserir a fórmula em uma consulta, você insere a fórmula em um novo campo da tabela. Você também pode usar os campos calculados (em consultas ou tabelas) nos seus formulários e relatórios. Para mais informações sobre como usar os campos calculados nas tabelas e sobre o uso de fórmulas e expressões, veja os links no Cartão de Referência Rápida.

4 EXERCÍCIO 4: FORMATAR O CAMPO CALCULADO Após adicionar o campo calculado, você pode aplicar formatação ao campo. Fazer isso, pode tornar os dados mais fáceis de compreender. 1. Clique com o botão direito na guia do documento consultaativos outra vez e clique em Modo Design. 2. Clique com o botão direito no campo Depreciação (30%) e clique em Propriedades. 3. O painel de tarefas Folha de Propriedades é exibido. 4. Na guia Geral no painel de tarefas, clique na célula em branco próxima de Formato. 5. Clique na seta que é exibida, selecione Moeda na lista e feche o painel de tarefas. 6. Na guia Design, no grupo Resultados, clique em Executar para testar a sua consulta. O campo Depreciação (30%) agora mostra valores de moeda. Isso pode ajudar às pessoas a entenderem os dados com um relance apenas. EXERCÍCIO 5: CRIAR UMA CONSULTA COM VÁRIAS TABELAS Quando você é novo no Access, o Assistente de Consulta é a maneira mais fácil de criar uma consulta que usa várias tabelas como fonte de registros. Estas etapas explicam como criar uma consulta que combine os ativos com as empresas que os suportam. 1. Na faixa de opções, clique na guia Criar e no grupo Consultas, clique em Assistente de Consulta. 2. Na primeira página do assistente, verifique se Assistente de Consulta Simples está selecionado e clique em OK. 3. Abra a lista Tabelas/Consultas e clique em Tabela: Ativos para selecionar a tabela Ativos. 4. No painel Campos Disponíveis, clique no campo Item. 5. Clique no botão seta para a direita para mover os campos Item e Descrição para o painel Campos Selecionados, assim: 6. Volte para a lista Tabelas/Consultas e clique em Tabela: Suporte para selecionar a tabela Suporte.

5 7. Repita as etapas 4 e 5 para mover os campos EmpresaDeSuporte, Telefone e Fax para o painel de Campo Selecionados e clique em Avançar. 8. Na caixa de texto Que título você deseja para a sua consulta insira consultaativosesuporte e clique em Concluir. A consulta mostra com qual empresa entrar em contato quando você necessitar de peças ou serviços para um ativo, mas poderia mostrar mais. O próximo exercício desvenda como. EXERCÍCIO 6: CONCATENAR CAMPOS COM UMA EXPRESSÃO Estas etapas mostram a você como usar o designer de consultas para concatenar os campos nome e sobrenome da tabela Suporte em um campo único em um conjunto de registros. 1. Clique com o botão direito na guia do documento consultaativosesuporte e clique em Modo Design. 2. Copie o seguinte trecho. Verifique se inclui o colchete de fechamento: Contato: [Suporte].[NomeDoSuporte] & " " & [Suporte].[SobreNomeDoSuporte] 3. Localize a primeira coluna em branco na grade de design, e na linha Campo, cole o trecho que você copiou na etapa Verifique se a caixa de seleção na linha Mostrar do novo campo está selecionada e execute a sua consulta. O conjunto de dados agora inclui o campo chamado Contato, que mostra o nome completo da pessoa que você deve ligar para pedir auxílio. Em resumo, a expressão funciona assim: Contato é o nome que você quer dar ao campo calculado. Verifique se usa os dois pontos (:) para separar o nome do campo do resto da expressão. [Suporte.PrimeiroNomeSuporte] é o nome da tabela (Suporte) seguido de um ponto, seguido do nome do primeiro campo que você deseja concatenar. & " " & insere um espaço entre os campos. Os operadores E comercial juntam o espaço (definido pelas aspas) a cada campo. Quando você quiser exibir texto ou sinais de pontuação em um conjunto de registros, eles devem estar entre aspas. [Suporte.ÚltimoNomeSuporte] é o novamente o nome da tabela, um ponto e o nome do segundo campo que você deseja concatenar. Você pode adicionar campos e nomes de tabelas a este tipo de expressão até que a sua expressão atinja caracteres. Como sempre, os links no Cartão de Referência Rápida levam você a mais informação.

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

Como abrir arquivo XML no Excel

Como abrir arquivo XML no Excel Um arquivo no formato XML é um documento com dados organizados de forma hierárquica. Como você pode ver na imagem acima, ele já vem todo organizado e é muito útil para armazenar dados de forma simples,

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 1

LibreOffice Calc: aula 1 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel LibreOffice Calc: aula 1 Objetivos Apresentar o LibreOffice Calc Criar uma planilha

Leia mais

EXCEL Atividade Prática

EXCEL Atividade Prática EXCEL Atividade Prática Construa a Planilha exatamente conforme a figura abaixo (o gráfico será feito posteriormente). Siga as instruções contidas nas observações abaixo e utilize os Comandos básicos apresentados

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Criar as tabelas para um banco de dados

Criar as tabelas para um banco de dados Treinamento Criar as tabelas para um banco de dados ANTES DE COMEÇAR O primeiro curso desta série, "Criar as tabelas de um novo banco de dados", forneceu uma lista de tabelas e campos para uso no banco

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Fórmulas com funções

Leia mais

Aula Número 03. Sumário

Aula Número 03. Sumário Aula Número 03 Sumário Formatando Dados Automaticamente... 33 Fim da Aula número 03... 40 Aníbal Vieira Goiânia - 2011 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Atalhos do Excel 2007

Atalhos do Excel 2007 Atalhos do Excel 2007 CTRL+X Recorta as células selecionadas. CTRL+Y Repete o último comando ou ação, se possível. CTRL+Z Usa o comando Desfazer para reverter o último comando ou excluir a última entrada

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

(Nível Intermediário)

(Nível Intermediário) (Nível Intermediário) Fabrício Soares Cruz Alta, Abril de 2015. 2 SUMÁRIO AULA 1... 3 1.1 ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO EXCEL... 3 1.2 CONSTRUÇÃO E USO DE FILTROS... 6 1.3 DICAS PARA IMPRESSÃO NO EXCEL:...

Leia mais

Opções avançadas. Imprimindo páginas de separação. Impressora a laser em cores Phaser 7750

Opções avançadas. Imprimindo páginas de separação. Impressora a laser em cores Phaser 7750 Opções avançadas Este tópico inclui: "Imprimindo páginas de separação" na página 2-81 "Imprimindo várias páginas em uma única folha de papel (várias em 1)" na página 2-82 "Imprimindo livretos" na página

Leia mais

é usado para fechar a janela do são telas que podem conter textos, imagens, vídeos, sons e efeitos visuais.

é usado para fechar a janela do são telas que podem conter textos, imagens, vídeos, sons e efeitos visuais. ATIVIDADES - CAPÍTULO 1 1 Caça-palavras - Localize as seguintes palavras: aplicativo apresentações efeitos imagens powerpoint slides sons vídeos textos F O R S L I D E S T E N D U T A B F O R T R U D O

Leia mais

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 DESCRIÇÃO Este documento explica todos os passos necessários para criar uma mala direta através do BrOffice Writer, e como resolver os principais

Leia mais

Criar uma Tabela Dinâmica no Excel 2016 para Mac

Criar uma Tabela Dinâmica no Excel 2016 para Mac Criar a Tabela Dinâmica no Excel 2016 para Mac IMPORTANTE : Este artigo foi traduzido por sistema de tradução automática, leia o aviso de isenção de responsabilidade. Para sua referência, veja a versão

Leia mais

MICROSOFT PUBLISHER. Sumário

MICROSOFT PUBLISHER. Sumário MICROSOFT PUBLISHER Sumário Introdução ao Microsoft Publisher... 2 Publicações para impressão... 3 Criando uma publicação usando uma das publicações predefinidas... 4 Alterando o título do boletim informativo....

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 2

LibreOffice Calc: aula 2 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos Explorar e fixar: LibreOffice Calc: aula 2 Seleção de células, linhas

Leia mais

Programa CIEE de Educação a Distância

Programa CIEE de Educação a Distância AULA 7 - Outras funções do Access Programa CIEE de Educação a Distância Nessa aula estudaremos macros e como criar páginas para Internet, suas funções, aspectos relacionados à apresentação da tela e seus

Leia mais

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas Unidade 8: Edição 8.0 Introdução Grande parte da edição no Excel é semelhante à edição em outros aplicativos do Microsoft Office. Portanto, se você sabe como copiar e colar texto no Word, você saberá como

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 3

LibreOffice Calc: aula 3 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos LibreOffice Calc: aula 3 Apresentar a criação de um gráfico no LibreOffice

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra. Atividade 18

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra. Atividade 18 Atividade 18 1 - Crie uma base de dados, e dê-lhe o nome de Atividade 18. Crie uma tabela com o nome de clientes e introduza os seguintes campos: Codcliente Nomedaempresa Morada Localidade Telefone 2 -

Leia mais

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc.

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc. Avisos legais É proibida a reprodução total ou parcial deste guia sem a devida autorização. As informações deste guia estão sujeitas a modificações sem aviso prévio. Não nos responsabilizamos por quaisquer

Leia mais

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas.

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas. , %&!', A Validação de Dados permite que você determine condições para restringir os dados a serem digitados numa ou mais células. Dessa forma, tornando sempre válidas as informações numa planilha. O usuário

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 11 Formatação... 2 Guias e Réguas... 2 Definindo ações a objetos... 2 Botões de ação... 4 Inserindo Cabeçalho e Rodapé... 4 Propriedades... 5! Informações Gerais... 5! Informações de Resumo...

Leia mais

Soluções. Unidade: Vendas C/R Tópico: CRM

Soluções. Unidade: Vendas C/R Tópico: CRM Soluções Unidade: Vendas C/R Tópico: CRM Ao concluir este exercício, você estará apto a: Criar, processar e duplicar atividades Gerenciar atividades recorrentes Criar uma cotação de vendas Copiar uma cotação

Leia mais

Informática básica Microsoft Office - Excel. Professor: Francisco Ary

Informática básica Microsoft Office - Excel. Professor: Francisco Ary Informática básica Microsoft Office - Excel Professor: Francisco Ary Introdução A parti desta aula iremos aprender o que é e para que serve o Microsoft Excel. O Microsoft Excel é mais um aplicativo do

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Teclas de atalho - combinação com CTRL Tecla Descrição CTRL+PgUp Alterna entre guias da planilha, da esquerda para a direita. CTRL+PgDn Alterna entre guias da planilha, da direita para a esquerda. CTRL+SHIFT+(

Leia mais

Ferramentas de configuração: Exercícios

Ferramentas de configuração: Exercícios Ferramentas de configuração: Exercícios Unidade: Ferramentas de implementação Tópico: Assistente de configuração rápida Neste exercício, você criará uma nova empresa chamada Light & Music. Faça as configurações

Leia mais

QI Escolas e Faculdades

QI Escolas e Faculdades QI Escolas e Faculdades Automação de Escritório I 2011/1 Miguel Neumann miguel@rwx.com.br Software para elaborar planilhas eletrônicas, produzido pela Microsoft O Excel faz parte do "Office", um conjunto

Leia mais

Calendário Permanente

Calendário Permanente Calendário Permanente Versão 3.4 Janeiro de 2014 Este arquivo contém um calendário permanente, onde todas as datas são calculadas em função do ano escolhido, bem como os feriados brasileiros oficiais e

Leia mais

Atalhos de teclado do Excel 2010

Atalhos de teclado do Excel 2010 Excel2010EssencialAtalhosDedoRevisado.docx 1 Atalhos de teclado do Excel 2010 Movimentação pela planilha s de navegação (,,, ) Ctrl + s de navegação (,,, ). s de navegação (,,, ) (ScrollLock) Home Home

Leia mais

Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios

Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios Guia do Cliente Novembro de 2016 Este guia mostra-lhe como criar, salvar, visualizar e exportar relatórios padrão e personalizados no Centro de Negócios da Microsoft. Para

Leia mais

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent Página 1 de 8 Página Inicial do Excel > Acessibilidade Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office Ocultar tudo É possível usar o teclado para acessar comandos na Faixa de Opções,

Leia mais

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2 Microsoft Word 2007 Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física 1 Microsoft Word O Microsoft Word é um processador de textos, utilizado para criar e editar diversos tipos de documentos

Leia mais

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando PASSO 1 No Power Point na janela para crie sua primeira apresentação selecione uma apresentação em branco. Página 1 de 15 PASSO 2 Selecione o primeiro tipo da Janela Novo Slide que conterá o título e o

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

PDV - Controle de Mesas

PDV - Controle de Mesas PDV - Controle de Mesas Objetivo: Cadastrar no Sistema as mesas que serão utilizadas posteriormente no PDV para o controle de mesas. Realizar a abertura, Reserva; Fechamento; Troca de mesas; Mapa de mesas.

Leia mais

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado.

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. Senac São Paulo 107 108 Senac São Paulo Filtrando e classificando no Excel Neste capítulo

Leia mais

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1 Microsoft Excel Aula 2 Objetivo Explorar e fixar: Seleção de células, linhas e colunas Inclusão de colunas Inclusão de linhas Uso das funções SE, MÁXIMO, MÉDIA, MÍNIMO, ContSe, SOMA Ordenação de dados

Leia mais

Atualizar o firmware da câmera SLR digital

Atualizar o firmware da câmera SLR digital Atualizar o firmware da câmera SLR digital Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como executar esta atualização do fi r m w a re.se você não tiver certeza de que possa executar a atualização

Leia mais

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução -Soluções Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução Ao concluir este exercício, você estará apto a: Efetuar logon no SAP Business One Definir parâmetros de exibição Configurar

Leia mais

Tutorial básico excel 2000

Tutorial básico excel 2000 Tutorial básico excel 2000 Unicentro Izabela Hendrix Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Informática Aplicada à Arquitetura Prof. Willi de Barros Gonçalves Conceito de planilha eletrônica O Excel usa

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Combinações de casos de carga

Combinações de casos de carga Combinações de casos de carga Para cada projeto é importante verificar o estado de limite Ultimo (ELU), bem como o estado de limite de limite de utilização (SLS). Os critérios de estado Ultimo de limite

Leia mais

Atualização do firmware para controladores remotos sem fio WR-R10. Windows

Atualização do firmware para controladores remotos sem fio WR-R10. Windows Atualização do firmware para controladores remotos sem fio WR-R0 Windows Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como atualizar o firmware para controladores remotos sem fio WR-R0. Se

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula Plano de Aula - Impress 3.4. - cód. 4649-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Impress 3.4 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Impress 3.4 Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução

Leia mais

CURSO DE ACCESS AULA 3 FORMULÁRIOS. Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função

CURSO DE ACCESS AULA 3 FORMULÁRIOS. Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função _ Um formulário é um objeto do banco de dados que permite a visualização e manipulação (inclusão /alteração /exclusão das informações contidas

Leia mais

Modem e Rede Local Guia do Usuário

Modem e Rede Local Guia do Usuário Modem e Rede Local Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 6

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 6 Atividade 6 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la para o seguinte endereço de email: tic.profissionais@gmail.com 1. A

Leia mais

Ajuda do Usuário do Forcepoint Secure Messaging

Ajuda do Usuário do Forcepoint Secure Messaging Ajuda do Usuário do Forcepoint Secure Messaging Bem-vindo ao Forcepoint Secure Messaging, uma ferramenta que fornece um portal seguro para transmissão e exibição de dados confidenciais e pessoais em emails.

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Unidade 2: Navegação e Edição Básica

Unidade 2: Navegação e Edição Básica Unidade 2: Navegação e Edição Básica 2.0 Introdução Na Unidade 1: O Painel de Controle do Excel foram descritos os vários componentes da interface do Excel. Esta segunda unidade mostra os usos mais básicos

Leia mais

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 Aula 2 Capítulo 2 - Pastas e Células Plano de Aula - Excel 2016 - cód. 6271 16 Horas/Aula 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o

Leia mais

Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód.4149 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Aula 3 Capítulo 2 - Site do Dreamweaver 1.1. Novidades do Dreamweaver

Leia mais

Sumário. 1- Notícias. 1.1 Publicando uma nova notícia Blocos de edição

Sumário. 1- Notícias. 1.1 Publicando uma nova notícia Blocos de edição O site desenvolvido pela SH3 é intuitivo, totalmente gerenciado através de um painel de administração. Nele o usuário responsável será mantenedor de todas as informações e configurações existentes, podendo

Leia mais

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3... ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o PowerPoint 2016...08 Conhecendo a tela...09 Exibir réguas e grades...14 Slide mestre...16 Iniciar uma apresentação em branco...17 Abrir uma apresentação existente...17

Leia mais

Windows. Atualizar o firmware da câmera SLR digital. Preparação

Windows. Atualizar o firmware da câmera SLR digital. Preparação Atualizar o firmware da câmera SLR digital Windows Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como executar esta atualização do firmware. Se você não tiver certeza de que possa executar

Leia mais

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas...

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas... Sumário 1. Perfil... 3 1.1. Modificar Perfil... 3 1.2. Mudar a Senha... 7 2. Fórum... 9 2.1. Adicionar um Novo Tópico ao Fórum... 9 2.2. Responder ao Fórum...12 2.3. Inserção de Link no Fórum...14 2.4.

Leia mais

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA Semana 3 Unidade 6 - Sistema Operacional Linux Ubunto Unidade 7 - Editor de Texto Writer Unidade 8 - Navegador Mozilla Firefox SÍNTESE DAS UNIDADES Equipe de Formação: Fernanda

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Planilha de cálculos Prof. Jonatas Bastos p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção de planilhas de

Leia mais

Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários.

Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários. BARRA DE FERRAMENTAS DE FORMULÁRIOS Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários. A Barra de Ferramentas de Formulário contém objectos gráficos

Leia mais

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 2. Crie um mapa.

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 2. Crie um mapa. Série ArcGIS Online I Aprenda em 20 Módulo 2 Crie um mapa Junho/2015 academiagis@img.com.br www.academiagis.com.br 1 Crie um mapa Neste módulo, você vai recriar o mapa que explorou no Módulo 1 desta série.

Leia mais

1. Transposição de dados de linhas para colunas

1. Transposição de dados de linhas para colunas Como se sabe, o Excel é uma das mais completas ferramentas para se trabalhar com planilhas, gráficos, cálculos e relatórios. Frequentemente adotado no ambiente corporativo para melhor gestão de tarefas,

Leia mais

Importar dados do Windows Live Mail para Microsoft Outlook 2010

Importar dados do Windows Live Mail para Microsoft Outlook 2010 1 de 8 10/11/2016 22:02 0 Entrar Importar dados do Windows Live Mail para Microsoft Outlook 2010 Este é um artigo passo a passo. Sumário Este artigo irá guiá-lo para migrar seus contatos, mensagens e dados

Leia mais

Plano de Aula - Draw cód Horas/Aula

Plano de Aula - Draw cód Horas/Aula Plano de Aula - Draw 4.2. - cód. 5645-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Capítulo 2 - Documentos do

Leia mais

Módulo I. Conhecendo a aba Início

Módulo I. Conhecendo a aba Início Módulo I Conhecendo a aba Início Grupo: Área de Trabalho... pág. 2 Grupo: Fonte... pág. 4 Grupo: Alinhamento... pág. 5 Grupo: Número... pág. 6 Grupo: Células... pág. 8 +Mais... pág. 11 Exercícios... pág.

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Desenvolvida exclusivamente para a DÍGITU S INFORMÁTICA & COMÉRCIO, por James Ribeiro Guimarães.

Desenvolvida exclusivamente para a DÍGITU S INFORMÁTICA & COMÉRCIO, por James Ribeiro Guimarães. Desenvolvida exclusivamente para a DÍGITU S INFORMÁTICA & COMÉRCIO, por James Ribeiro Guimarães. MS WORD 2013 O Word faz parte da suíte de aplicativos Office, e é considerado um dos principais produtos

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

Plano de Aula - Publisher cód Horas/Aula

Plano de Aula - Publisher cód Horas/Aula Plano de Aula - Publisher 2013 - cód.5525 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Publisher 2013 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Publisher 2013 Aula 3 Capítulo 2 - Documentos Aula

Leia mais

Definições das opções Ferramentas, Opções Ferramentas, Opções Opções do Sistema Propriedades do Documento Opções do Sistema

Definições das opções Ferramentas, Opções Ferramentas, Opções Opções do Sistema Propriedades do Documento Opções do Sistema Deseja reduzir ainda mais o tempo gasto em um determinado projeto? Este documento tem por objetivo mostrar um passo-a-passo a ser realizado para a criação de Templates no SOLIDWORKS. Definições das opções

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se Photoshop 6 e 7 Para se utilizar o Photoshop temos que saber primeiramente os conteúdos a serem abordados dentro desse programa, pois assim, seu entendimento para a sua execução será melhor aproveitado.

Leia mais

Itens e depósitos Soluções

Itens e depósitos Soluções Itens e depósitos Soluções : Itens Tópico: Métodos de avaliação Ao concluir este exercício, você estará apto a: Descrever as configurações para estoque permanente Criar e utilizar um item com o método

Leia mais

a. Inicialmente é preciso definir um ESTILO para os TÍTULOS do texto que vão integrar o sumário. SELECIONE o primeiro título que vai compor o sumário:

a. Inicialmente é preciso definir um ESTILO para os TÍTULOS do texto que vão integrar o sumário. SELECIONE o primeiro título que vai compor o sumário: MS-Word 2010 Guia Referências Este exercício vai mostrar como montar sumários, escrever legendas para figuras, padronizar bibliografias, incluir notas de rodapé e índice remissivo. Siga com atenção o passo

Leia mais

Exercícios em Excel. Analise a planilha mostrada na figura abaixo e, a partir das informações apresentadas, responda às questões seguintes:

Exercícios em Excel. Analise a planilha mostrada na figura abaixo e, a partir das informações apresentadas, responda às questões seguintes: Exercícios em Excel Analise a planilha mostrada na figura abaixo e, a partir das informações apresentadas, responda às questões seguintes: 1) Com relação às informações presentes na figura anterior e aos

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Conferencing. Novell. Conferencing 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 INICIAR O CLIENTE CONFERENCING: INICIAR SESSÃO: Julho de 2007

Conferencing. Novell. Conferencing 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 INICIAR O CLIENTE CONFERENCING: INICIAR SESSÃO: Julho de 2007 Conferencing - Guia de início rápido Novell Conferencing 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Conferencing A conferência da Novell é implementada com o uso da tecnologia Conferencing. O termo

Leia mais

2. Exercício: Reforma de uma casa

2. Exercício: Reforma de uma casa 2. Exercício: Reforma de uma casa Parte 1 Criação do Projeto Crie um novo projeto chamado Reforma de uma Casa. Configuração do Calendário Clique na guia Projeto > Alterar Período de Trabalho. Clique na

Leia mais

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula Plano de Aula - Impress 4.2. - cód. 5649-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Impress 4.2. Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Impress 4.2. Aula 3 Capítulo 2 - Slides Aula 4 Continuação

Leia mais

Conhecendo a aba Início

Conhecendo a aba Início Conhecendo a aba Início Grupo: Células... pág. 2 1º Exercício... pág. 6 Grupo: Alinhamento... pág. 7 2º Exercício... pág. 7 Grupo: Número... pág. 8 3º Exercício... pág. 9 Grupo: Fonte... pág. 10 4º Exercício...

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 32 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

SISTEMAS JURÍDICOS SAG SISTEMA DE APOIO AOS GABINETES

SISTEMAS JURÍDICOS SAG SISTEMA DE APOIO AOS GABINETES E Recurso Edição De Modelos (Versão 1.1) 04 de Junho de 2012 CONFECÇÕES DE MODELOS DE DESPACHOS E VOTOS A confecção de modelos dos despachos e votos do Gabinete deverá ser o primeiro passo para se utilizar

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft Microsoft é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações - Conjunto de slides

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais