4 Ortografia, Hifenização, Cabeçalho e Rodapé

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4 Ortografia, Hifenização, Cabeçalho e Rodapé"

Transcrição

1 1 Word Ortografia, Hifenização, Cabeçalho e Rodapé 4.1. Ortografia e Gramática Verificação Ortográfica Automática Verificação Ortográfica Manual Utilizar a AutoCorreção Criar Exceção Dicionário de Sinônimos 4.2. Hifenização de Texto Hifenização Automática Hifenização Manual Remover Hifenização 4.3. Cabeçalho e Rodapé Inserir Cabeçalho e Rodapé Excluir Cabeçalho e Rodapé Inserir Numeração de Páginas Excluir Numeração de Páginas

2 Word Ortografia, Hifenização, Cabeçalho e Rodapé Em determinados ambientes, como o corporativo, um documento com erros ortográficos é inaceitável. Esta nova versão do Word possui recursos de verificação ortográfica totalmente configuráveis, que se ajustam completamente às necessidades do documento. Ajustes estéticos também diferenciam o trabalho. A hifenização evita o deslocamento de palavras extensas para a próxima linha, causando excesso de espaço na linha anterior. Através dos recursos de cabeçalho e rodapé, é possível aplicar numeração às páginas e demais informações que identifiquem seu conteúdo Ortografia e Gramática O recurso Ortografia e Gramática é urna das principais ferramentas de revisão do Word Através dele, todas as palavras digitadas no documento são comparadas com um dicionário interno, que verifica a ortografia a existência de palavras digitadas duas vezes em sequência ou erros de caixa. Nesta nova versão do Word é possível efetuar a verificação ortográfica utilizando as regras de ortografia anteriores à reforma, utilizar as novas regras ou, ainda, utilizar ambas. A verificação pode ser feita automaticamente, conforme o texto vai sendo digitado, ou manualmente, após a digitação do documento. A correção ortográfica é realizada com base no dicionário do idioma especificado para o documento atual Verificação Ortográfica Automática Conforme o texto é desenvolvido, o recurso de verificação ortográfica automática do Word 2013 compara em tempo real cada palavra digitada com um banco de dados do idioma utilizado. Desse modo, toda palavra termo ou frase que contenham algum erro ou não constem no banco de dados recebem um grifo. Palavras sinalizadas com erro ortográfico são grifadas em vermelho, enquanto as que apresentem erros gramaticais, de estilo ou de contexto são grifadas em azul. A palavra grifada pode ser corrigida da seguinte maneira: 1. Clique sobre a palavra grifada com o botão direito do mouse, 2. Será exibido um menu com opções de termos relevantes a palavra; 3. Clique na palavra correta para que o texto seja corrigido. Observe que, além da palavra grafada corretamente, o recurso de verificação ortográfica automática disponibiliza ainda duas outras opções: Ignorar tudo: Ignora o erro removendo o grifo em todas as ocorrências da palavra no documento. Adicionar ao dicionário: Adiciona a palavra grifada ao banco de dados da correção ortográfica. Desse modo, ela passa a ser reconhecida pelo Word 2013 como correta. Atenção: Certifique-se de que a palavra esteja realmente correta antes de adicioná-la ao dicionário.

3 3 Word Verificação Ortográfica Manual Para evitar pausas constantes durante a criação do documento, a verificação ortográfica pode ser feita de maneira manual, após o texto ser finalizado. Veja como proceder: 1. No grupo Revisão de Texto da guia REVISÃO, clique na opção Ortografia e Gramática (F7); 2. Caso o documento possua erros, será exibido o painel Ortografia no Lado direito da janela do Word 2013; Palavra com erro de grafia ou desconhecida. Sugestão de grafia para a palavra. Definiçao da palavra selecionada. Idioma do dicionário. 3. Na parte superior do painel, será exibida a palavra com erro de grafia ou que não consta no banco de dados do Word Siga os passos: 3.1. Para ignorar o erro e remover o grifo da palavra, clique no botão Ignorar; 3.2. Para ignorar o erro e remover o grifo em rodas as ocorrências da palavra no documento, clique no botão Ignorar Tudo; 3.3. Para adicionar a palavra grifada ao banco de dados da correção ortográfica, dique no botão Adicionar; 4. Para substituir a palavra com erro por uma das sugestões do painel, selecione a palavra grafada corretamente e faça o seguinte: 4.1. Clique no botão Alterar para substituir a ocorrência atual da palavra; 4.2. Clique no botão Alterar Tudo para substituir todas as ocorrências da palavra no documento; 5. Ao atingir o final do documento, uma caixa de diálogo será exibida informando o fim da verificação ortográfica. Clique em OK.

4 Word Utilizar a Autocorreção Com este recurso, o Word 2013 é capaz de efetuar a correção automática das palavras no momento em que são digitadas. Para isso conta com urna lista capaz de corrigir os principais erros cometidos ao digitar um texto, como a digitação de duas iniciais maiúsculas ou a digitação da primeira letra da frase em minúscula. Através da caixa de diálogo AutoCorreção, é possível ainda que a lista de predefinições seja incrementada pelo usuário. Acompanhe a seguir como incrementar a lista de AutoCorreção do Word 2013: 1. Na guia ARQUIVO da Faixa de Opções, clique em Opções; 2. Na caixa de diálogo Opções do Word, selecione a guia Revisão de Texto e clique no botão Opções de AutoCorreção; 3. Será exibida a caixa de diálogo Autocorreção;

5 5 Word No campo Substituir, digite a palavra que deseja que seja modificada ao ser digitada; 5. No campo Por, digite a palavra que substituirá o termo do campo Substituir; 6. Clique no botão Adicionar para que a palavra seja adicionada à lista de autocorreção; 7. Clique no botão OK das caixas de diálogo abertas. Dessa forma, toda palavra digitada será comparada com a lista de predefinições que, se necessário, fará a substituição pelo termo correto de modo automático. Para desfazer a substituição automática de um termo digitado, pressione as teclas <Ctrl+Z>. Para remover um termo da lista de substituições, basta selecioná-lo e clicar no botão Excluir da caixa de diálogo AutoCorreção Criar Exceção Durante a digitação de textos é comum utilizar abreviaturas seguidas de ponto final (Assist.. Corp., Dept., etc.). Para evitar que o ponto seja interpretado corno final do parágrafo e a próxima palavra seja escrita em caixa alta, o Word 2013 possui uma lista com as principais abreviaturas. Assim, sempre que o ponto final for digitado, o programa verificará se a palavra consta na lista de exceções e só então iniciará ou não um novo parágrafo. Esse recurso também permite criar exceções para palavras iniciadas com. duas letras maiúsculas (como HDs ou MM. Juiz). Incremente a lista de exceções da seguinte maneira: 1. Na guia ARQUIVO da Faixa de Opções, dique em Opções; 2. Na caixa de diálogo Opções do Word, selecione a guia Revisão de Texto e clique no botão Opções de Autocorreção; 3. Na caixa de diálogo AutoCorreção, clique no botão Exceções; 4. Será exibida a caixa de diálogo Exceções da AutoCorreção; 5. No campo Não colocar a primeira letra em maiúscula após, digite a abreviatura que deseja adicionar à lista de exceções; 6. Em seguida, clique no botão Adicionar; 7. Para finalizar, clique no botão OK desta e das demais caixas de diálogo abertas.

6 Word Dicionário de Sinônimos Utilizando o Dicionário de Sinônimos é possível encontrar palavras diferentes que possuam o mesmo significado. Este recurso é de grande utilidade no desenvolvimento de textos, pois permite que o autor expresse suas ideias de outra maneira, evitando que urna determinada palavra seja repetida excessivamente no documento. Utilize o Dicionário de Sinônimos da seguinte maneira: 1. Selecione no documento a palavra para a qual deseja encontrar sinônimos, 2. Na guia REVISÃO da Faixa de Opções, clique na opção Dicionário de Sinônimos (Shift+E7); 3. O painel Dicionário de Sinônimos será exibido no lado direito da janela do Word 2013 com o resultado da busca; 4. Ao selecionar um dos sinônimos, será exibida uma seta à direita da palavra. Clicando nela, um menu será exibido com as seguintes opções: 4.1. Clique em Inserir para substituir o termo pesquisado pela palavra selecionada; 4.2. Clique em Copiar para que a palavra seja copiada para a Área de Transferência do Word 2013 e possa ser inserida em outra parte do documento, através do comando Colar (Ctrl+ V). Dica: Também é possível pesquisar sinônimos no dicionário clicando sobre a palavra com a tecla < Alt> pressionada. Nesse caso, o resultado da busca será exibido no painel Pesquisar, que possui as mesmas, funcionalidades do painel Dicionário de Sinônimos para este recurso.

7 7 Word Hifenização do Texto A hifenização consiste em adicionar um hífen para separar em sílabas as palavras que, chegando ao final do parágrafo, são deslocadas para a próxima linha por falta de espaço. O deslocamento de palavras extensas causa um excesso de espaço na linha, fato que prejudica a estética do texto. O Word 2013 permite que a hifenização seja aplicada ao documento de maneira automática ou, ainda, manualmente Hifenização Automática A hifenização automática irá inserir hifens onde for necessário dentro do documento, recurso que pode ser utilizado durante a digitação ou após a finalização do texto, sem a necessidade de seleção do documento. Caso o texto seja editado posteriormente, o Word 2013 automaticamente aplicará a hifenização onde for necessário. Para que o texto seja hifenizado automaticamente, faça o seguinte: 1. No grupo Configurar Página da guia LAYOUT DA PÁGINA, clique na opção Hifenização; 2. No menu exibido, clique em Automático. O texto será hifenizado da seguinte maneira: O Word 2013 permite ainda que características da hifenização automática sejam personalizadas. Veja corno: 1. No grupo Configurar Página da guia LAYOUT DA PÁGINA, clique na opção Hifenização; 2. No menu exibido, clique em Opções de Hifenização; 3. Na caixa de diálogo exibida, faça o seguinte:

8 Word Marque a caixa de seleção da opção Hifenizar o documento automaticamente para que este seja hifenizado de modo automático; 3.2. Para que iniciais maiúsculas sejam hifenizadas no texto, marque a caixa de seleção da opção Hifenizar maiúsculas; 3.3. Em Limitar hifens consecutivos a, determine se haverá um limite de palavras hifenizadas no documento; 3.4. Clique no botão OK Hifenização Manual Diferente da hifenização automática que executa o processo sem a interação do usuário, a hifenização manual é um processo interativo, por meio do qual é possível aceitar ou não a sugestão de hifenização do programa. Para hifenizar o documento manualmente, faça o seguinte: 1. No grupo Configurar Página da guia LAYOUT DA PÁGINA, clique na opção Hifenização; 2. No menu exibido, clique em Manual; 3. A caixa de diálogo Hifenização manual será exibida com sugestões de hifenização: 4. Clique no botão Sim para aceitar a sugestão de hifenização ou clique no botão Não para ignorar a hifenização; 5. O passo anterior deverá ser repetido até o final do documento. Clique no botão Cancelar a qualquer momento para cancelar o processo Remover a Hifenização A hifenização automática ou manual pode ser executada rapidamente da seguinte maneira: 1. No grupo Configurar Página da guia LAYOUT DA PÁGINA, clique na opção Hifenização; 2. No menu exibido, clique em Nenhuma.

9 9 Word Cabeçalho e Rodapé O cabeçalho é um espaço inserido na parte superior do documento, fora da área do texto. Nele é possível adicionar textos ou elementos gráficos, como o logotipo da empresa. O rodapé possui as mesmas características, porém é inserido na parte inferior do documento. Uma vez inseridas as informações, tais elementos serão exibidos em todas as páginas do documento pertencentes a uma mesma seção Inserir Cabeçalho e Rodapé Tanto o cabeçalho quanto o rodapé podem receber textos e elementos gráficos. O Word 2013 possui, ainda, modelos predefinidos, com esquemas de cores e informações relevantes ao documento, como numeração de páginas para rápida aplicação ao documento. Contudo, também é possível inserir uma imagem existente no computador ou, ainda, digitar um texto personalizado. Para inserir cabeçalho ou rodapé ao documento, faça o seguinte: 1. No grupo Cabeçalho e Rodapé da guia INSERIR dique na opção Cabeçalho ou na opção Rodapé; 2. No menu exibido, escolha um dos modelos disponíveis; Opções de cabe

10 Word Opções de rodapé. 3. O documento ficará com o aspecto esmarecido, e o cursor do texto será posicionado automaticamente no início da página para a inserção do cabeçalho, ou no final da página, para o rodapé; 4. Insira as informações desejadas e, para finalizar o procedimento, dique na opção Fechar Cabeçalho e Rodapé, na guia DESIGN em FERRAMENTAS DE CABEÇALHO E RODAPÉ. O Word 2013 também permite que o conteúdo do cabeçalho ou do rodapé seja customizado, dependendo das necessidades do documento. Acompanhe a seguir como editar as características do cabeçalho ou do rodapé do documento: 1. No grupo Cabeçalho e Rodapé da guia INSERIR, clique na opção Cabeçalho ou na opção Rodapé; 2. No menu exibido, dique em Editar Cabeçalho ou Editar Rodapé; 3. O documento ficará com o aspecto esmaecido, e o cursor do texto será posicionado automaticamente no início da página para a edição do cabeçalho, ou no final da página, para o rodapé. Para auxiliar na edição, o Word 2013 disponibiliza de modo automático as FERRAMENTAS DE CABEÇALHO E RO- DAPÉ, na guia DESIGN. Além das opções de ferramentas disponíveis, é possível ainda formatar conteúdo do cabeçalho e do rodapé, como se faz com o texto, recorrendo-se às demais guias do programa Excluir Cabeçalho e Rodapé A exclusão das informações de cabeçalho e de rodapé do documento pode ser feita em modo de edição, excluindo as informações manualmente, ou ainda, através da guia INSERIR, da seguinte maneira: 1. No grupo Cabeçalho e Rodapé da guia INSERIR, clique na opção Cabeçalho ou na opção Rodapé; 2. No menu exibido, clique em Remover Cabeçalho ou Remover Rodapé.

11 11 Word Inserir Numeração de Páginas A numeração da página é um item de grande importância na organização do trabalho, que, juntamente com o sumário, permite a rápida localização de conteúdos no documento. Ela pode ser posicionada em diversas partes da página e ter os algarismos personalizados. Ao dividir o texto em seções desvinculadas, é possível, por exemplo, que a numeração das páginas não seja a mesma da numeração real do documento. Caso a primeira página do documento seja a folha de rosto e a segunda o sumário, será necessário exibir somente na terceira página a Página 1 A criação de seções será assunto do próximo capítulo deste livro. Para inserir numeração de páginas ao documento, faça o seguinte: 1. No grupo Cabeçalho e Rodapé da guia INSERIR, dique na opção Número de Página; 2. Em seguida, escolha a posição que o número ocupará na página e seu alinhamento. O Word 2013 utiliza como padrão de numeração das páginas os algarismos arábicos. Contudo é possível também utilizar algarismos romanos e letras do alfabeto. Acompanhe a seguir como personalizar as opções de numeração de páginas: 1. No grupo Cabeçalho e Rodapé da guia INSERIR, clique na opção Número de Página; 2. Clique em Formatar Números de Página; 3. Na caixa de diálogo exibida, faça o seguinte:

12 Word Em Formato do número, determine o tipo do algarismo que será utilizado; 3.2. Marque a caixa de seleção da opção Incluir número do capítulo se desejar que o número do capítulo seja exibido junto à numeração de página; 3.3. Na seção Numeração da página, marque a opção Continuar da seção anterior para continuar uma numeração existente, ou marque a opção Iniciar em, para iniciar a numeração a partir de um número específico; 3.4. Clique no botão OK Excluir Numeração de Páginas A numeração de páginas pode ser excluída manualmente, bastando selecionar o número de qualquer página do documento e, em seguida, pressionar a tecla <Delete>. Também é possível remover a numeração de modo automático da seguinte maneira: 1. No grupo Cabeçalho e Rodapé da guia INSERIR, clique na opção Número de Página; 2. Clique na opção Remover Números de Página.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

Verificação Ortográfica

Verificação Ortográfica Verificação Ortográfica Podemos verificar a ortografia de uma só vez depois de concluir a digitação de um documento. Utilizamos a verificação ortográfica e gramatical automática para reduzir ao máximo

Leia mais

Word Ambiente

Word Ambiente Word 2010 - Ambiente Word 2010 Barra de Status Word 2007 - Diferenças Editor de Textos - extensão.docx.doc.rtf Seleção Mouse Ação Aplicar duplo clique sobre qualquer palavra do texto. Aplicar triplo clique

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

da fonte, a cor do sublinhado e alguns efeitos pré-definidos.

da fonte, a cor do sublinhado e alguns efeitos pré-definidos. Formatar Caractere Usamos a formatação de caracteres para destacar uma palavra. Caracte nada mais é do que o formato da letra, ou sejá, é a fonte. É fonte quem determina se a letra será mais quadrada,

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD 2013...2 1.1 Regras básicas para a digitação de um texto... 3 1.2 Verificando a ortografia e a gramática do texto... 3 1.3 Localizando ou substituindo uma palavra

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR)

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR) INFORMÁTICA - Profª Lilian Pimenta - WORD 2003 CORREIOS 1 MICROSOFT WORD 2003 AS BARRAS DO WORD 2003 TÍTULO MENUS FERRAMENTAS PADRÃO FERRAMENTAS FORMATAÇÃO RÉGUA HORIZONTAL BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Plano de Aula - Word 2016 - cód. 6268 16 Horas/Aula 1. Introdução...19 1.1. Novidades da Versão 2016...21 1.1.1. Diga-me o que Você Deseja

Leia mais

MATÉRIA DE MICROSOFT WORD REGRAS BÁSICAS PARA A DIGITAÇÃO DE UM TEXTO 1. Nunca defina parágrafos ou alinhamentos de texto utilizando a tecla espaço do teclado; Dica.: Muitos usuários marcam parágrafo utilizando

Leia mais

FORMATAÇÃO: WORD. 2. ed.

FORMATAÇÃO: WORD. 2. ed. FORMATAÇÃO: WORD 2017 2. ed. Sumário Fonte e tamanho do papel Como inserir quebra de página Formatando as margens na parte pré-textual Formatando as margens nas partes textual e pós-textual para impressão

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Office Word 2013 Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Plano de Aula - Word 2013 - cód. 5279 16 Horas/Aula 1.1. Novidades da Versão 2013... 21 1.1.1. Interface Renovada... 21

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Trabalhos escolares nas Normas da ABNT. Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 13/08/2012

Trabalhos escolares nas Normas da ABNT. Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 13/08/2012 Trabalhos escolares nas Normas da ABNT Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 13/08/2012 Trabalhos escolares e acadêmicos nas Normas da ABNT Um trabalho nas Normas da ABNT

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS SUPERIORES DE GESTÃO TECNOLÓGICA MANUAL DE FORMATAÇÃO DO PIM SÃO PAULO 2011 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como objetivo, oferecer

Leia mais

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2 Microsoft Word 2007 Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física 1 Microsoft Word O Microsoft Word é um processador de textos, utilizado para criar e editar diversos tipos de documentos

Leia mais

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3... ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o PowerPoint 2016...08 Conhecendo a tela...09 Exibir réguas e grades...14 Slide mestre...16 Iniciar uma apresentação em branco...17 Abrir uma apresentação existente...17

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Formatação personalizada

Formatação personalizada Formatação personalizada Para mudar a aparência de um texto é necessário selecioná-lo* e utilizar uma ou mais opções de formatos, os quais podem ser aplicados: * Para selecionar um texto, você deve clicar,

Leia mais

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha Trabalhando com Microsoft Word 2007 Denise P. Batalha SUMÁRIO Apresentação... 2 Conceito de processador de texto...3 Como iniciar Microsoft Word 2007......4 Conhecendo a janela do Word...5 Iniciando um

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

POWER POINT XP. Autor: Hélio Dos Santos Duarte. PowerPoint 2002 XP

POWER POINT XP. Autor: Hélio Dos Santos Duarte. PowerPoint 2002 XP POWER POINT XP Autor: Hélio Dos Santos Duarte 1 POWER POINT XP Índice Microsoft... 3 Iniciando o Microsoft... 4 Iniciando o Documento... 4 Salvando o Documento... 9 Fechando o Documento... 10 Abrindo o

Leia mais

Inventário Rotativo (Coletor de Dados)

Inventário Rotativo (Coletor de Dados) Inventário Rotativo (Coletor de Dados) Inventario Rotativo com coletor Conceito O conceito do inventário rotativo no WinThor, é atualizar as quantidades do estoque no sistema por filiais (estoque lógico)

Leia mais

Word. Introdução. Introdução. Introdução. Interface padrão Margem esquerda da página. Interface padrão

Word. Introdução. Introdução. Introdução. Interface padrão Margem esquerda da página. Interface padrão Introdução Word Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 É um editor de textos... ou processador de textos. Editores de texto X processadores de texto. Editor Notepad Kwrite Textpad

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 32 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico Página 1 de 11 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Fundamentos da Tabela Dinâmica Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico dinâmico Mostrar tudo Para analisar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 11 Formatação... 2 Guias e Réguas... 2 Definindo ações a objetos... 2 Botões de ação... 4 Inserindo Cabeçalho e Rodapé... 4 Propriedades... 5! Informações Gerais... 5! Informações de Resumo...

Leia mais

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD Prof. Filipe Melo 13) A barra de ferramentas de acesso rápido do Word 2007 pode ser personalizada. Considere a figura abaixo e indique a ordem (da esquerda para a direita)

Leia mais

EDIÇÃO DO WRITER. Em cada página, observe o Menu e a Opção que utilizada Execute em cada parágrafo o que está em negrito

EDIÇÃO DO WRITER. Em cada página, observe o Menu e a Opção que utilizada Execute em cada parágrafo o que está em negrito EDIÇÃO DO WRITER Em cada página, observe o Menu e a Opção que utilizada Execute em cada parágrafo o que está em negrito 1. COPIAR Selecionar o parágrafo a ser copiado Menu: Editar Opção: Copiar Colocar

Leia mais

Informática. Microsoft Word 2013 e Writer. Professor Marcelo Leal.

Informática. Microsoft Word 2013 e Writer. Professor Marcelo Leal. Informática Microsoft Word 2013 e Writer Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX MICROSOFT WORD 2013 E WRITER SUÍTES DE ESCRITÓRIO Conjuntos de programas (aplicativos)

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º Ano Escola Básica Miradouro de Alfazina

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º Ano Escola Básica Miradouro de Alfazina Tecnologias da Informação e Comunicação 9º Ano Escola Básica Miradouro de Alfazina Unidade 2 Processamento de texto Sumário Ms Word: Definição de tabulações. Operações com tabelas. Organização do texto

Leia mais

Plano de Aula - Word 2013 Avançado - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word 2013 Avançado - cód Horas/Aula Plano de Aula - Word 2013 Avançado - cód. 5885-24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 -Introdução aos Recursos Avançados do Word 2013 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 -Introdução aos Recursos Avançados do Word

Leia mais

Microsoft Word 2000 Alan Cleber Borim - -

Microsoft Word 2000 Alan Cleber Borim - - Microsoft Word 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Índice 1.0 Microsoft Word 3 1.1 Acessando o Word 3 1.2 Como sair do Word 3 1.3 Elementos da tela do Word 3 1.4

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

Informática Básica. Editor de Textos. Microsoft Word 2010

Informática Básica. Editor de Textos. Microsoft Word 2010 Informática Básica Editor de Textos Microsoft Word 2010 2010 http://www.florianopolis.ifsc.edu.br/~geomensura ÍNDICE A JANELA DO WORD 2010... 4 ELEMENTOS PRINCIPAIS... 4 ELEMENTOS DA JANELA... 5 DESVENDANDO

Leia mais

2.5 Barra de Status Seleção Padrão. Modifica o modo de seleção entre Seleção padrão, Estender seleção, Adicionar seleção e Seleção em bloco.

2.5 Barra de Status Seleção Padrão. Modifica o modo de seleção entre Seleção padrão, Estender seleção, Adicionar seleção e Seleção em bloco. 2.5 Barra de Status A barra de status ou barra de estado é utilizada para exibir algumas informações sobre o documento e efetuar rápidas modificações por meio de atalhos. Geralmente é encontrada parte

Leia mais

Templates (Modelos) Estilos de Página INFORMÁTICA BÁSICA. Passo-a-Passo. BrOffice Writer Criando Documentos Extensos

Templates (Modelos) Estilos de Página INFORMÁTICA BÁSICA. Passo-a-Passo. BrOffice Writer Criando Documentos Extensos Passo-a-Passo BrOffice Writer Criando Documentos Extensos Documento baseado em Creating Large Documents with OpenOffice.org Writer, sob licença PDL 1.0 (Public Documentation License), elaborado por G.

Leia mais

Dicas de utilização AULA DE APLICAÇÃO

Dicas de utilização AULA DE APLICAÇÃO Microsoft Word 2003 Dicas de utilização Professor: Edwar Saliba Júnior AULA DE APLICAÇÃO Observação: Os atalhos disponibilizados são para o Office em Português Brasil e Inglês, respectivamente. Atividade

Leia mais

FERRAMENTAS DO WORD PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS NAS NORMAS

FERRAMENTAS DO WORD PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS NAS NORMAS FERRAMENTAS DO WORD PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS NAS NORMAS Introdução Edite o texto normalmente no Word, sem nenhuma formatação, ou inicie a digitação com toda a formatação. Texto para formatar Insira

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

Plano de Aula - Publisher cód Horas/Aula

Plano de Aula - Publisher cód Horas/Aula Plano de Aula - Publisher 2013 - cód.5525 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Publisher 2013 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Publisher 2013 Aula 3 Capítulo 2 - Documentos Aula

Leia mais

1 PowerPoint 2002 XP

1 PowerPoint 2002 XP 1 Índice Microsoft... 3 Iniciando o Microsoft... 4 Iniciando o Documento... 4 Salvando o Documento... 9 Fechando o Documento... 10 Abrindo o Documento... 11 Configurando a página... 12 Imprimindo o Documento...

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

CRIAR UM CARTÃO DE VISITA. É fácil começar selecionando um dos designs de cartão de visita que acompanham o Publisher.

CRIAR UM CARTÃO DE VISITA. É fácil começar selecionando um dos designs de cartão de visita que acompanham o Publisher. PUBLISHER CRIAR UM CARTÃO DE VISITA É fácil começar selecionando um dos designs de cartão de visita que acompanham o Publisher. Criar um cartão de visita com um lado Clique em Arquivo > Novo e escolha

Leia mais

EDITOR DE TEXTOS MICROSOFT OFFICE WORD 2007

EDITOR DE TEXTOS MICROSOFT OFFICE WORD 2007 EDITOR DE TEXTOS MICROSOFT OFFICE WORD 2007 PROFª. CRISTINA MARTINS 1 MICROSOFT OFFICE WORD 2007 Um editor de texto é um programa que permite criar arquivos com formatação de cartas, resumos, currículos,

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

TUTORIAL PARA FORMATAÇÃO DE DOCUMENTO

TUTORIAL PARA FORMATAÇÃO DE DOCUMENTO TUTORIAL PARA FORMATAÇÃO DE DOCUMENTO Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Formatação de Estilo do documento Formatação do aplicativo para utilização do Equation ou MathType do Word Criação de botões (macro)

Leia mais

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO CONCURSO: PROMINP CARGO: NÍVEL MÉDIO Para responder às questões de nos 41 a 47, considere as configurações padrões do sistema operacional Windows XP em português.

Leia mais

LibreOffice IMPRESS. Prof. Ricardo Beck Página 1 de 23

LibreOffice IMPRESS. Prof. Ricardo Beck  Página 1 de 23 LibreOffice IMPRESS IMPRESS - Apresentação... 4 O que é o LibreOffice Impress?... 4 Janela do Impress... 4 Extensão do Impress... 4 Menu importante do Impress no LibreOffice... 4 IMPRESS Menu Arquivo...

Leia mais

Plano de Aula - Draw cód Horas/Aula

Plano de Aula - Draw cód Horas/Aula Plano de Aula - Draw 4.2. - cód. 5645-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Capítulo 2 - Documentos do

Leia mais

FKB Biblioteca Padre Lambert Prins Tutorial de formatação MS-Word Agary Veiga Graf CRB/8-3809

FKB Biblioteca Padre Lambert Prins Tutorial de formatação MS-Word Agary Veiga Graf CRB/8-3809 1 2 INTRODUÇÃO Tutorial é um programa ou texto, contendo ou não imagens, que ensina passo a passo, didaticamente, como um aplicativo funciona. Regra geral, a maioria dos educandos já conhece o Microsoft

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO...

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO... INTRODUÇÃO... 2 Noção de processador de texto... 2 O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 Área de trabalho... 3 Barra de menus... 3 Barras de ferramentas... 4 Réguas... 5 Botões de visualização... 5 Barra de estados...

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE PUBLISHER 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

BrOffice.Org Writer 3.2 Prof. Wagner Bugs 3.2

BrOffice.Org Writer 3.2 Prof. Wagner Bugs 3.2 BrOffice.Org Writer 3.2 Prof. Wagner Bugs 3.2 Conteúdo Conhecimentos Gerais...1 Barra de Ferramentas Padrão...1 Barra de Ferramentas Formatação...2 Régua... 3 Barra de Ferramenta Desenho...3 Barra de Status...

Leia mais

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se Photoshop 6 e 7 Para se utilizar o Photoshop temos que saber primeiramente os conteúdos a serem abordados dentro desse programa, pois assim, seu entendimento para a sua execução será melhor aproveitado.

Leia mais

Domine o Word Professor: Rafael Henriques

Domine o Word Professor: Rafael Henriques Domine o Word 2010 Professor: 1 08-03-2016 Rafael Henriques Sumário Introdução aos Processadores de texto; Microsoft Word 2010 O ambiente de trabalho O Friso Os Tabuladores do Word 2010; Realização e correcção

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

AULA 7: BrOffice Writer Ultimas Ferramentas. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA 7: BrOffice Writer Ultimas Ferramentas. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA 7: BrOffice Writer Ultimas Ferramentas Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Verificar erro ortográfico; Acrescentar palavras em autocorreção; Exibir numeração de linhas; Personalizar

Leia mais

Desenvolvida exclusivamente para a DÍGITU S INFORMÁTICA & COMÉRCIO, por James Ribeiro Guimarães.

Desenvolvida exclusivamente para a DÍGITU S INFORMÁTICA & COMÉRCIO, por James Ribeiro Guimarães. Desenvolvida exclusivamente para a DÍGITU S INFORMÁTICA & COMÉRCIO, por James Ribeiro Guimarães. MS WORD 2013 O Word faz parte da suíte de aplicativos Office, e é considerado um dos principais produtos

Leia mais

TIC 9º ano. Processamento de Texto

TIC 9º ano. Processamento de Texto TIC 9º ano Processamento de Texto A JANELA DO WORD 2010 ALGUNS DOS ELEMENTOS DA JANELA Utilizado para abrir, fechar, salvar e imprimir arquivos, entre Separador Ficheiro outros Guardar Clique para salvar

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels. Tabelas

Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels. Tabelas Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels Tabelas Sumário Alinhamento de conteúdo Autoformatação Barra suspensa Como criar uma tabela Como excluir elementos Como inserir elementos

Leia mais

OPENOFFICE.ORG WRITER JUSIANA DO PRADO

OPENOFFICE.ORG WRITER JUSIANA DO PRADO 2 OPENOFFICE.ORG WRITER JUSIANA DO PRADO 3 SUMÁRIO OPENOFFICE WRITE... 4 A TELA DE ABERTURA DO PROGRAMA... 4 RÉGUAS... 4 BARRA DE STATUS... 4 BARRA DE FERRAMENTAS... 4 COMO EXCLUIR OU ADICIONAR MAIS BOTÕES

Leia mais

GUIA Assinaturas de

GUIA Assinaturas de Pensando no novo posicionamento da empresa em relação ao mercado, elaboramos esse pequeno guia para que você possa utilizar a sua nova assinatura de email. Sua assinatura será enviada juntamente com este

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR. Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Formatação Word 2003

Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR. Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Formatação Word 2003 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR Normalização de Trabalhos Acadêmicos Formatação Word 2003 FONTE Utiliza-se folha branca, de formato A4 (210 X 297

Leia mais

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado.

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. Senac São Paulo 107 108 Senac São Paulo Filtrando e classificando no Excel Neste capítulo

Leia mais

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc.

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc. Avisos legais É proibida a reprodução total ou parcial deste guia sem a devida autorização. As informações deste guia estão sujeitas a modificações sem aviso prévio. Não nos responsabilizamos por quaisquer

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

Noções Básicas de Word Módulo I página 1 de 9

Noções Básicas de Word Módulo I página 1 de 9 Noções Básicas de Word Módulo I página 1 de 9 Conhecendo o teclado Esc Mesma função do botão cancelar Caps Lock Shift Backspace Ativa as Letras Maiúscula (Quando ligado o led referente a ele fica aceso)

Leia mais

Manual do Sistema PUSH

Manual do Sistema PUSH Manual do Usuário Manual do Sistema PUSH PUSH Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Criação de Conta... 4 3. Incluindo Processos... 6 4. Consultar/Excluir Processo... 7 Consulta... 7 Exclusão...

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO

ÍNDICE CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2016...8 Conhecendo a Tela do Excel...9 Planilha...13 Controlando a Altura da Linha...14 Controlando a Largura da Coluna...16 Abrindo uma Planilha...19 Novo documento...21

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2007 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2007 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

I N F O R M Á T I C A B Á S I C A P a r t e 2

I N F O R M Á T I C A B Á S I C A P a r t e 2 Manual de Instrução I N F O R M Á T I C A B Á S I C A P a r t e 2 1 C o n h e c e n d o o WORD 2010 DESENVOLVIDO POR MAURÍCIO V. PIRES Instrutormauricio.blogspot.com.br / informaticasocialmvp.blogspot.com.br

Leia mais

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula Plano de Aula - Impress 3.4. - cód. 4649-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Impress 3.4 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Impress 3.4 Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Índice: Apresentação _ 3 O que é o Word 3 Iniciando o Word _ 3 Representação Gráfica de Interface do Word _ 4 Abrindo um documento _ 5 Formatação de Texto _6 Inserindo

Leia mais

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent Página 1 de 8 Página Inicial do Excel > Acessibilidade Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office Ocultar tudo É possível usar o teclado para acessar comandos na Faixa de Opções,

Leia mais

SÉRIE INFOMANUAIS V.2 WORD 2000 BÁSICO

SÉRIE INFOMANUAIS V.2 WORD 2000 BÁSICO SÉRIE INFOMANUAIS V.2 WORD 2000 BÁSICO SÉRIE INFOMANUAIS V.2 WORD 2000 - BÁSICO NELI MAXIMINO ORGANIZAÇÃO E REVISÃO DE ZILDA MARIA ZAPPAROLI WHOLE PLANET São Paulo, 2001 WHOLE PLANET Gerente: Ana Vitória

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR SUMÁRIO AUTOMÁTICO. Organização Laudeceia A. de Melo Machado (Bibliotecária)

TUTORIAL COMO CRIAR SUMÁRIO AUTOMÁTICO. Organização Laudeceia A. de Melo Machado (Bibliotecária) TUTORIAL COMO CRIAR SUMÁRIO AUTOMÁTICO Organização Laudeceia A. de Melo Machado (Bibliotecária) BAURU 2017 TUTORIAL COMO CRIAR UM SUMÁRIO AUTOMÁTICO 1 1º Passo: Selecione as seções que irão compor o SUMÁRIO.

Leia mais

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O POWERPOINT 2007...7 CONHECENDO A TELA...7 USANDO MODELOS...13 CAPÍTULO 2 DESIGN DO SLIDE...19 INICIAR COM UM DESIGN DO SLIDE...21 INICIAR

Leia mais

Macros no LibreOffice

Macros no LibreOffice Macros no LibreOffice Para automatizar tarefas no LibreOffice pode-se usar o conceito de macros. Sempre que se digita o mesmo texto diversas vezes, ou o formata, ou faz qualquer outra tarefa onde é necessário

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA EDITORES DE TEXTO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA EDITORES DE TEXTO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA EDITORES DE TEXTO Rio Claro- SP 2010 Inserindo Nova Seção e Número de página Oficina de Editor de Texto: Microsoft Word 2003/ Biblioteca- Straud

Leia mais

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho]

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho] TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD 2010 [André Coutinho] O QUE É UM PROCESSADOR DE TEXTO? É uma ferramenta; permite produzir documentos diversos, utilizando diferentes

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Módulo I. Conhecendo a aba Início

Módulo I. Conhecendo a aba Início Módulo I Conhecendo a aba Início Grupo: Área de Trabalho... pág. 2 Grupo: Fonte... pág. 4 Grupo: Alinhamento... pág. 5 Grupo: Número... pág. 6 Grupo: Células... pág. 8 +Mais... pág. 11 Exercícios... pág.

Leia mais