EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II. Professor: João Victor Rocha Araújo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II. Professor: João Victor Rocha Araújo"

Transcrição

1 EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II Professor: João Victor Rocha Araújo

2 Funções Financeiras NPER Retorna o número de períodos para um investimento com base em pagamentos constantes e periódicos, e uma taxa de juros constante. SINTAXE: NPER(Taxa; Pgto; VP; VF; Tipo) Taxa: é a taxa de juros periódica. Pgto: é a anuidade constante paga em cada período. VP: é o valor a vista presente na sequência de pagamentos. VF: (opcional) é o valor futuro, que será alcançado ao final do último período. Tipo: (opcional) é a data de vencimento do pagamento no inicio ou no fim do período.

3 Funções Financeiras TAXA Retorna a taxa de juros constante por período de uma anuidade. VP SINTAXE: TAXA(NPER; Pgto; VP; VF; Tipo) Retorna o valor real de um investimento resultante de uma série de pagamentos regulares. PGTO SINTAXE: VP(Taxa; NPER; Pgto; VF; Tipo) Retorna o pagamento periódico para uma anuidade com taxas de juros constantes. SINTAXE: PGTO (Taxa; NPER; VP; VF; Tipo)

4 Funções Condicionais Essa função pode retornar um resultado ou outro, dependendo se a condição foi ou não atendida.

5 Funções Condicionais Operador E Retornará VERDADEIRO se todos os argumentos forem verdadeiros; retornará FALSO se um ou mais argumentos forem falsos. Operador OU Retorna VERDADEIRO se qualquer argumento for VERDADEIRO; retorna FALSO se todos os argumentos forem FALSOS.

6 Funções Condicionais SEERRO Retorna um valor especificado se uma fórmula gerar um erro; caso contrário, retorna o resultado da fórmula. SINTAXE: =SEERRO(valor;valor_se_erro) A sintaxe da função SEERRO tem os seguintes argumentos: 1. Valor Obrigatório - O argumento verificado quanto ao erro. 2. Valor_se_erro Obrigatório - O valor a ser retornado se a fórmula gerar um erro. Os seguintes tipos de erro são considerados: #N/D, #VALOR!, #REF!, #DIV/0!, #NUM!, #NOME? ou #NULO!.

7 Funções Condicionais SOMASE Adiciona as células especificadas por critérios específicos. Esta função é utilizada para localizar um intervalo quando você procura por um valor determinado. SINTAXE:=SOMASE(intervalo; critérios; intervalo de soma) Intervalo: é o intervalo ao qual os critérios deverão ser aplicados. Critérios: é a célula onde o critério de pesquisa é mostrado, ou o próprio critério de pesquisa. Se o critério for escrito na fórmula, terá de ser encerrado por aspas. Intervalo de soma: é o intervalo a partir do qual os valores serão somados. Se esse parâmetro não tiver sido indicado, os valores encontrados no parâmetro Intervalo serão somados.

8 Funções Condicionais CONT.SE Retorna o número de células que atendem a determinados critérios dentro de um intervalo de células. SINTAXE: =CONT.SE(intervalo; critérios) Intervalo: é o intervalo ao qual os critérios deverão ser aplicados. Critérios: indica os critérios na forma de um número, uma expressão ou uma sequência de caracteres. Esses critérios determinam quais células serão contadas. Você também pode inserir um texto de pesquisa na forma de uma expressão regular, por exemplo, b* para todas as palavras que começam com b. Também é possível indicar um intervalo de células que contém o critério de pesquisa. Se você quiser pesquisar um texto literal, coloque o texto entre aspas duplas. Exemplo: A1:A10 é um intervalo de células que contém os números de 2000 a A célula B1 contém o número Na célula B2, você insere a fórmula: =CONT.SE(A1:A10;2006) - retorna 1 =CONT.SE(A1:A10;B1) - retorna 1 =CONT.SE(A1:A10; >=2006 ) - retorna 4

9 Alça de preenchimento Podemos usar a alça de preenchimento para completar uma lista, para isso, basta seguir algumas regras para o preenchimento. A alça de preenchimento está no canto inferior direito de cada célula. E como isto funciona? Basta escrever qualquer valor em uma célula e arrastar pela alça para qualquer direção (acima, abaixo, direita ou esquerda). Na maioria dos casos, o Excel irá copiar o valor contido na célula para as demais.

10 Alça de preenchimento Caso o usuário deseje seguir sequência, o usuário pode digitar na célula A1 e A2 os valores 1 e 2 respectivamente, selecionar as células e arrastar o canto inferior direito da célula. Caso o usuário digite em uma célula meses, dias da semana ou data o Excel segue sequência.

11 Alça de preenchimento Podemos também, ao invés de clicar e arrasta a alça, simplesmente aplicar um clique duplo na alça, o efeito e praticamente o mesmo, ele preenchera as células (até onde o vizinho da esquerda foi...) na sequência. Observe o exemplo: Ao aplicarmos o clique duplo na alça o efeito é: OBS: Note que as células foram preenchidas na sequência até a célula B5 (o vizinho da esquerda ia ate A5).

12 Alça de preenchimento E se o conteúdo da célula fosse uma fórmula? Quando utilizamos a alça e o conteúdo da célula é uma formula, também irá ocorrer o preenchimento, só que neste caso, vamos observar que as referências de células usadas na fórmula irão sofrer ajustes conforme a célula para onde estamos arrastando a alça, observe a figura a seguir: Conforme a célula para onde você arrasta a alça, ocorre uma variação na fórmula. OBS: Este tipo de atualização também ocorre no processo de copiar e colar, tanto por tecla de atalho, quanto pelo menu de opções ou através de botões da barra de ferramentas.

13 REFERÊNCIAS CIRCULAR: Quando uma fórmula volta a fazer referência a sua própria célula, tanto direta como indiretamente, este processo chama-se referência circular. Ex.: A3=SOMA(A1:A3) RELATIVA: Uma referência relativa em uma fórmula, como A1, é baseada na posição relativa da célula que contém a fórmula e da célula a qual a referência se refere. Se a posição da célula que contém a fórmula se alterar, a referência será alterada. Se você copiar a fórmula ao longo de linhas ou colunas, a referência se ajustara automaticamente. Por padrão, novas fórmulas usam referências relativas. Por exemplo, se você copiar uma referência relativa que está na célula B2 para a célula B3, a referência será automaticamente ajustada de =A1 para =A2. ABSOLUTAS: Uma referência absoluta de célula em uma formula, como $A$1, sempre se refere a uma célula em um local específico. Se a posição da célula que contém a fórmula se alterar, a referência absoluta permanecera a mesma. Se você copiar a fórmula ao longo de linhas ou colunas, a referencia absoluta não se ajustara. Por padrão, novas fórmulas usam referências relativas e você precisa troca-las para referências absolutas. Por exemplo, se você copiar uma referência absoluta na célula B2 para a célula B3, ela permanecerá a mesma em ambas as células =$A$1.

14 REFERÊNCIAS OUTRAS PLANILHAS: Acontece quando em uma célula indicamos que existem valores oriundos de células de outra planilha. Para fazer esse tipo de referência basta digitar o nome da planilha, seguido de! e o endereço da célula. Ex.: Plan2!A2 EXTERNAS: Quando referimos de célula de planilhas de outras pastas de trabalho. Para fazer esse tipo de referência basta informar o nome da pasta entre [ ] seguido do nome da planilha e do endereço da célula. Ex.: [pasta1]plan1!c3

15 MENSAGENS DE ERROS Em algumas situações ao tentarmos realizar uma cópia, ou ao criarmos uma determinada função, acabamos gerando um erro, este é sinalizado na própria célula ou na barra de status por uma mensagem de erro, segue abaixo uma relação das mensagens mais comuns: #VALOR!: Este erro é apresentado quando criamos uma fórmula que aponta para uma referência que possui TEXTO. Esse erro não é apresentado quando utilizamos uma função, apenas quando foi utilizada uma fórmula. #NOME?: Este erro ocorre quando digitamos errado o nome de uma função. #DIV/0!:O Excel apresenta este erro quando, em algum momento do trabalho, enviamos uma solicitação para que ele use 0 (zero) como divisor em alguma fórmula. #REF!: Este erro ocorre quando a referência de célula não existe na planilha.

Exercícios em Excel. Analise a planilha mostrada na figura abaixo e, a partir das informações apresentadas, responda às questões seguintes:

Exercícios em Excel. Analise a planilha mostrada na figura abaixo e, a partir das informações apresentadas, responda às questões seguintes: Exercícios em Excel Analise a planilha mostrada na figura abaixo e, a partir das informações apresentadas, responda às questões seguintes: 1) Com relação às informações presentes na figura anterior e aos

Leia mais

QI Escolas e Faculdades

QI Escolas e Faculdades QI Escolas e Faculdades Automação de Escritório I 2011/1 Miguel Neumann miguel@rwx.com.br Software para elaborar planilhas eletrônicas, produzido pela Microsoft O Excel faz parte do "Office", um conjunto

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: de fontes e alinhamentos

Leia mais

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1 Microsoft Excel Aula 2 Objetivo Explorar e fixar: Seleção de células, linhas e colunas Inclusão de colunas Inclusão de linhas Uso das funções SE, MÁXIMO, MÉDIA, MÍNIMO, ContSe, SOMA Ordenação de dados

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: De fontes e alinhamentos

Leia mais

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 EXCEL Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Excel Faixas Nomear um intervalo de células Utilizar nome de faixas em fórmulas

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 2

LibreOffice Calc: aula 2 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos Explorar e fixar: LibreOffice Calc: aula 2 Seleção de células, linhas

Leia mais

EXCEL Atividade Prática

EXCEL Atividade Prática EXCEL Atividade Prática Construa a Planilha exatamente conforme a figura abaixo (o gráfico será feito posteriormente). Siga as instruções contidas nas observações abaixo e utilize os Comandos básicos apresentados

Leia mais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Página 1 de 24 Excel > Formatação condicional Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Mostrar tudo Use um formato condicional para ajudar a explorar visualmente e a analisar os dados,

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Curso Avançado de Excel

Curso Avançado de Excel Multidisciplinar Curso Avançado de Excel para Gestão no Agronegócio João Gabriel D. F. Branco CAPÍTULO 3 3. Funções avançadas, condicionais, de procura e referência 3.1 Funções avançadas 3.1.1 Arredondar

Leia mais

Excel

Excel Excel Conceitos básicos Quem perguntou? X X X X 2 18 1. Conceitos básicos O que é?...é um programa de software que lhe permite criar tabelas e calcular e analisar dados. Este tipo de software é denominado

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Fórmulas com funções

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EDITOR DE PLANILHAS - EXCEL SILVANA EXCEL ARQUIVO PASTA DE TRABALHO PLANILHA 1. Linhas 1. Coluna A

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EDITOR DE PLANILHAS - EXCEL SILVANA EXCEL ARQUIVO PASTA DE TRABALHO PLANILHA 1. Linhas 1. Coluna A EXCEL FORMATOS DE ARQUIVOS EDITOR DE PLANILHAS EXCEL 2016 ESTRUTURA DO EXCEL ARQUIVO PASTA DE TRABALHO PLANILHA 1 Linhas 1 Coluna A Célula A1 Célula - menor unidade da planilha FUNÇÕES X FÓRMULAS Funções

Leia mais

Cálculos Simples em Planilha Excel

Cálculos Simples em Planilha Excel Cálculos Simples em Planilha Excel Ordem de cálculo As fórmulas calculam valores segundo uma ordem específica. Uma fórmula no Excel sempre começa com um sinal de igual (=). O sinal de igual informa ao

Leia mais

SOMASES(intervalo_soma, intervalo_critérios1, critérios1, [intervalo_critérios2, critérios2], )

SOMASES(intervalo_soma, intervalo_critérios1, critérios1, [intervalo_critérios2, critérios2], ) Página de SOMASES (Função SOMASES) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação

Leia mais

1 Criando tabelas de produtos com funções de procura

1 Criando tabelas de produtos com funções de procura 1 Criando tabelas de produtos com funções de procura Em determinado período estipulado por seu departamento, é necessário analisar o relatório de vendas e determinar quais produtos foram um sucesso de

Leia mais

Curso Apresentações em EXCEL

Curso Apresentações em EXCEL Curso Apresentações em EXCEL Professora Marcia Santos Agenda 1. Introdução 2. Formatação Personalizada 3. Funções de Procura e Referência 4. Fórmulas Matriciais 5. Células Macro 6. Ferramenta Câmera 7.

Leia mais

Dispor e organizar folhas de cálculo

Dispor e organizar folhas de cálculo Dispor e organizar folhas de cálculo O Excel fornece várias funcionalidades para o ajudar a trabalhar e visualizar com as folhas de cálculo. Fixar linhas e colunas Pode fixar (ou bloquear) linhas e colunas

Leia mais

Unidade 21: Resumindo Dados

Unidade 21: Resumindo Dados Unidade 21: Resumindo Dados 21.0 Introdução Grandes (ou mesmo não tão grandes) tabelas de dados e textos no Excel podem parecer assustadoras. Mas o Excel tem a habilidade de fazer descrições simples dessas

Leia mais

Barra de Dados. Para aplicar o efeito de Barra de Dados, o primeiro passo é selecionar as células que deverão conter as barras de dados.

Barra de Dados. Para aplicar o efeito de Barra de Dados, o primeiro passo é selecionar as células que deverão conter as barras de dados. O Excel tem um recurso chamado Formatação Condicional, que é ótimo para enriquecer uma planilha com representações visuais dos seus números. É muito fácil aplicar os efeitos que já vêm prontos no Excel,

Leia mais

Uso do auto preenchimento para inserir dados

Uso do auto preenchimento para inserir dados Uso do auto preenchimento para inserir dados Página - 1/7 Uso do auto preenchimento para inserir dados O auto preenchimento é mais um dos poderosos recursos que o Excel oferece de modo a facilitar o trabalho.

Leia mais

Apostila de Excel 2007

Apostila de Excel 2007 1 Apostila de Excel 2007 Índice 1-Guias do excel... 3 1.1 Início... 3 1.2 Inserir... 4 1.3 Layout de Página... 5 1.4 Formulas... 6 1.5 Dados... 7 1.6 Revisão... 8 1.7 Exibição... 9 2 Conceito de células...

Leia mais

Prof. Flávio Henrique de Lima Araújo 21

Prof. Flávio Henrique de Lima Araújo 21 Copiando a formatação de uma planilha para outra No exemplo abaixo estamos querendo elaborar duas planilhas que são muito semelhantes e queremos aproveitar a formação completa de uma na outra. Quando queremos

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Informática Prof. Rodrigo Schaeffer Informática Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Edital INFORMÁTICA: Aplicativos para edição de textos,

Leia mais

CURSO EXCEL NÍVEL I 16/09/ FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS

CURSO EXCEL NÍVEL I 16/09/ FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS CURSO EXCEL NÍVEL I As fórmulas são operações relacionando-se valores ou diferentes células. Sempre que o usuário quiser inserir uma fórmula ou função, deve se lembrar que a mesma deve ser precedida pelo

Leia mais

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 Índice 01-) Ativando o Excel... 2 a-) No botão Iniciar... 2 b-) via Mouse... 2 c-) Ativando pelo nome do programa.... 3 02-) Barra de Ferramentas do Excel... 3 a-) Barra

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Informática 11 11 Converter Faz a conversão de texto em tabela e vice-versa. Classificar Organiza os dados de uma tabela em ordem crescente ou decrescente, a partir de uma coluna. Fórmula Permite a inserção

Leia mais

TRABALHANDO COM FUNÇÕES

TRABALHANDO COM FUNÇÕES TRABALHANDO COM FUNÇÕES Um dos principais recursos do Excel é o seu poder de executar cálculos. Alguns cálculos podem exigir fórmulas muito complexas e parte destes cálculos podem utilizar determinadas

Leia mais

A função CONTAR.VAZIO

A função CONTAR.VAZIO Você já precisou verificar se todos os dados de uma planilha com milhares de dados foram preenchidos, ou extrair informações específicas de um intervalo específico? Conheça agora algumas funções contar

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 1

LibreOffice Calc: aula 1 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel LibreOffice Calc: aula 1 Objetivos Apresentar o LibreOffice Calc Criar uma planilha

Leia mais

Informática. LibreOffice Calc. Professor Rodrigo Schaeffer.

Informática. LibreOffice Calc. Professor Rodrigo Schaeffer. Informática LibreOffice Calc Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Informática LibreOffice Calc Prof. Rodrigo Schaeffer LIBREOFFICE CALC 5 O LibreOffice é uma suíte de produtividade

Leia mais

LibreOffice Calc. Jamille Madureira

LibreOffice Calc. Jamille Madureira LibreOffice Calc Jamille Madureira O Calc oferece um conjunto de funções que podem ser usadas. Uma função é um comando que recebe uma informação, realiza um cálculo e devolve uma resposta ao usuário.

Leia mais

1. Transposição de dados de linhas para colunas

1. Transposição de dados de linhas para colunas Como se sabe, o Excel é uma das mais completas ferramentas para se trabalhar com planilhas, gráficos, cálculos e relatórios. Frequentemente adotado no ambiente corporativo para melhor gestão de tarefas,

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2 Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2 1 MS-Excel Melhorando a aparência da sua planilha Alinhando dados digitados Quando você digita textos muitos longos, eles

Leia mais

Formulas em Planilhas Eletrônicas. Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Aulas 16, 17, e 18

Formulas em Planilhas Eletrônicas. Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:   Aulas 16, 17, e 18 Formulas em Planilhas Eletrônicas Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas/formulascalc.pptx Aulas 16, 17, e 18 1 Todas as fórmulas são introduzidas por um sinal de igual.

Leia mais

Introdução à Informática Engenharia Agrícola

Introdução à Informática Engenharia Agrícola Conceitos Básicos Excel Introdução à Informática Engenharia Agrícola Uma referência básica Material didático disponibilizado na página da disciplina. Elaborado pelo prof. Edmar André Bellorini Tutorial

Leia mais

Folha de cálculo Microsoft Excel

Folha de cálculo Microsoft Excel TIC Excel Folha de cálculo Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa que faz parte do conjunto de aplicações que constituem o Microsoft Office. Para além de ser uma excelente ferramenta para a realização

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Planilha de cálculos Prof. Jonatas Bastos p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção de planilhas de

Leia mais

O que é e como funciona o VBA no excel?

O que é e como funciona o VBA no excel? Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série O Excel já é por si só uma ferramenta poderosa de elaboração de planilhas simples e sofisticadas, capazes de oferecer uma infinidade

Leia mais

Apostila 1 - Excel Recursos das planilhas eletrônicas para elaboração de conteúdos digitais para o ensino da matemática no ensino médio

Apostila 1 - Excel Recursos das planilhas eletrônicas para elaboração de conteúdos digitais para o ensino da matemática no ensino médio Ação PROEXT2015: Desenvolvimento e implementação de software educacional para a área de matemática, voltado para escolas de ensino médio da Rede Pública de Educação Básica dezembro de 2016 a novembro de

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

Neste método o cálculo é efetuado de maneira exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados.

Neste método o cálculo é efetuado de maneira exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados. Microsoft Excel Aula 4 Objetivos Trabalhar no Excel com cálculos de juros simples e compostos Trabalhar com as funções financeiras VF e PGTO do Excel Trabalhar com a ferramenta Atingir Meta Apresentar

Leia mais

Objetivo: Capacitar o aluno em Geografia na utilização dessa planilha eletrônica.

Objetivo: Capacitar o aluno em Geografia na utilização dessa planilha eletrônica. Departamento de Geografia/FFLCH/USP FLG 243 CARTOGRAFIA TEMÁTICA 2017 Prof a. Dr a. Ligia Vizeu Barrozo/Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado EXERCÍCIO Básico do programa Excel Objetivo: Capacitar o aluno

Leia mais

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas Unidade 8: Edição 8.0 Introdução Grande parte da edição no Excel é semelhante à edição em outros aplicativos do Microsoft Office. Portanto, se você sabe como copiar e colar texto no Word, você saberá como

Leia mais

Criar sequências/sucessões/progressões com alça de arrastamento

Criar sequências/sucessões/progressões com alça de arrastamento Inserir linhas e colunas O Excel trabalha à esquerda da coluna selecionada e acima da linha selecionada. Depois de selecionares uma linha ou uma coluna, coloca o cursor do rato sobre a mesma, clica no

Leia mais

Divergência Não Planejada Planilha de Cálculo. SPC-DNP Versão /2005 Instruções de Uso

Divergência Não Planejada Planilha de Cálculo. SPC-DNP Versão /2005 Instruções de Uso Divergência Não Planejada Planilha de Cálculo SPC-DNP Versão 2.0 11/2005 Instruções de Uso Ministério da Previdência Social Secretaria de Previdência Complementar Elaboração: Departamento de Assuntos Econômicos

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

Unidade 2: Navegação e Edição Básica

Unidade 2: Navegação e Edição Básica Unidade 2: Navegação e Edição Básica 2.0 Introdução Na Unidade 1: O Painel de Controle do Excel foram descritos os vários componentes da interface do Excel. Esta segunda unidade mostra os usos mais básicos

Leia mais

1. Exemplo de uso do PROCV em planilha de Controle de Funcionários

1. Exemplo de uso do PROCV em planilha de Controle de Funcionários Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Avançadas Ver 10 posts dessa série Sempre que vejo gestores usando planilhas de Excel, fica claro pra mim a necessidade de uso do PROCV. Para quem não sabe

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

Microsoft Excel: # 1

Microsoft Excel: # 1 Microsoft Excel O que é? É um poderoso programa de folha de cálculo Para que serve? Serve para facilitar a gestão de vastos conjuntos de informação que envolvam principalmente o cálculo de dependências

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Através da pesquisa rápida do Windows digita Excel e abre o programa. Cria uma pasta na tua pen de nome Excel. Guarda o teu trabalho com o nome finanças. Começa por assistir ao vídeo Conceitos Básicos.

Leia mais

Patrimônio ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1- Implantação bens móveis simples Implantação Automática 06

Patrimônio ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1- Implantação bens móveis simples Implantação Automática 06 1 2 Patrimônio ÍNDICE ERP ( Controle de Frotas ) 1- Implantação bens móveis simples 04 1.1- Implantação Automática 06 1.2- Implantação via Nota de Compra 07 2- Transferência de Bens 08 3- Transferência

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta:

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta: INFORMÁTICA 01. Todos os aplicativos abaixo são usados para edição de texto, EXCETO a) WordPad b) NotePad c) MS Word d) Windows Media Player e) BrOffice.org Writer 01. D Comentário: Os aplicativos que

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Oficina: Planilha Eletrônica

Oficina: Planilha Eletrônica Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Planilhas Eletrônicas EXCEL

Planilhas Eletrônicas EXCEL Planilhas Eletrônicas EXCEL Pasta de Trabalho Quando você inicia o excel ele automaticamente cria uma pasta de trabalho. Esta pasta de trabalho é um arquivo que pode ter até 255 planilhas. Cada planilha

Leia mais

PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [procurar_intervalo])

PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [procurar_intervalo]) Página 1 de 8 PROCV (Função PROCV) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação

Leia mais

Aula 5 PROCESSAMENTO DE PLANILHAS COM O MICROSOFT EXCEL 27/02/2016 1

Aula 5 PROCESSAMENTO DE PLANILHAS COM O MICROSOFT EXCEL 27/02/2016 1 Aula 5 PROCESSAMENTO DE PLANILHAS COM O MICROSOFT EXCEL 27/02/2016 DIEGOQUIRINO@GMAIL.COM 1 Agenda Nesta aula iremos aprender: Operações básicas; Layouts de página; Linhas, colunas e endereçamento de célula;

Leia mais

LibreOffice.org. Por.: Julio Xavier

LibreOffice.org. Por.: Julio Xavier LibreOffice.org Writer Calc Impress Por.: Julio Xavier 1 LibreOffice.org Writer Writer é o componente de processamento de textos do LibreOffice. Além dos recursos usuais de um processador de textos o Writer

Leia mais

Aula 05 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 05 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 05 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 01 Funções no Excel O Excel é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo todo para trabalhar com dados em formato de planilha. Mas a verdade

Leia mais

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. ESSE MATERIAL NÃO PODE SER DISTRIBUÍDO SEM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO DO GAPE SOB PENA DE PAGAMENTO DE MULTA.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. ESSE MATERIAL NÃO PODE SER DISTRIBUÍDO SEM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO DO GAPE SOB PENA DE PAGAMENTO DE MULTA. EXCEL PARA TODOS 1 AULA 02 INTRODUÇÃO A FÓRMULAS Oi Pessoal, Bem-vindos ao 2º capítulo do curso Excel para Todos do GAPE! Estou certo que você já começou a utilizar o que foi aprendido no primeiro capítulo

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1 Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1 1 DETERMINAÇÃO DE DADOS Um dos problemas que se colocam atualmente a quem faz o Controle de Produção e o Planejamento nas

Leia mais

Fórmulas Funções Funções Soma, Média, Máximo e Mínimo Funções Maior e Menor Função Se Exercício... 9

Fórmulas Funções Funções Soma, Média, Máximo e Mínimo Funções Maior e Menor Função Se Exercício... 9 Por Márcio Raphael ÍINDICE Fórmulas... 3 Funções... 6 Funções Soma, Média, Máximo e Mínimo... 6 Funções Maior e Menor... 7 Função Se... 8 Exercício... 9 Função Se Aninhada... 10 Função Concatenada... 10

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Trabalhando com Datas no Excel

Trabalhando com Datas no Excel Trabalhando com Datas no Excel Visão Geral Uma das mais poderosas características do Excel é a sua habilidade de trabalhar com datas. Neste curto curso técnico explicaremos como usar datas no Excel. 1.

Leia mais

Informática para Concursos. Professor: Lourival Kerlon. Questões Editor de Planilha (Excel)

Informática para Concursos. Professor: Lourival Kerlon. Questões Editor de Planilha (Excel) Informática para Concursos Professor: Lourival Kerlon Questões Editor de Planilha (Excel) 1ª) O Microsoft Office Excel é um editor de planilhas produzido pela Microsoft para computadores que utilizam

Leia mais

IO Instrução Operacional Código: IO-SMA/SRH/CEDRE/ACE Título: Criar Permissões no Sistema Ronda

IO Instrução Operacional Código: IO-SMA/SRH/CEDRE/ACE Título: Criar Permissões no Sistema Ronda Código: IO-SMA/SRH/CEDRE/ Aprovador: Data aprovação: Página - 1 - Documento Oficial 1. Objetivo Instrução Operacional para ajustar as permissões do Sistema Ronda. As permissões são os grupos de relógios

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante GESTÃO DE SERVIÇOS Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante 1 1. Apresentação 2. Acesso ao Sistema PSC - Primeiro acesso 3. Ambiente do Portal de Serviços PSC 4. Perfil Solicitante - Início

Leia mais

Unidade 17: Funções Lógicas e de Informação

Unidade 17: Funções Lógicas e de Informação Unidade 17: Funções Lógicas e de Informação 17.0 Introdução Fórmulas lógicas testam se uma condição é verdadeira (nesse caso a fórmula retornará o valor VERDADEIRO) ou falsa (quando a mesma retornará FALSO).

Leia mais

4 RECURSOS AUTOMATIZADOS DO EXCEL

4 RECURSOS AUTOMATIZADOS DO EXCEL 4 RECURSOS AUTOMATIZADOS DO EXCEL 4.1 Auto Preenchimento O Excel possui um recurso de grande ajuda para quem necessita digitar uma seqüência de células cujo conteúdo é seqüencial. Esse recurso, chamado

Leia mais

UNESP Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas

UNESP Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas CURSO DE EXCEL - 1 - ÍNDICE PLANILHAS, COLUNAS, LINHAS E CÉLULAS....3 PLANILHAS...3 COLUNAS...3 LINHAS...4 PREENCHIMENTO AUTOMÁTICO...5 REFERÊNCIAS RELATIVAS...6 REFERÊNCIAS ABSOLUTAS...7 FORMATAÇÃO DE

Leia mais

Introdução a Informática LibreOffice Calc

Introdução a Informática LibreOffice Calc Introdução a Informática LibreOffice Calc Apresentando o LibreOffice CALC Célula A1 Barra de Fórmulas Colunas Linhas Planilhas O que são Planilhas Eletrônicas? Planilhas eletrônicas são programas que permitem

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Através da pesquisa rápida do Windows digita Excel e abre o programa. Cria uma pasta na tua pen de nome Excel. Guarda o teu trabalho com o nome finanças. Atenção: Em qualquer altura podes consultar os

Leia mais

Curso Funções no Excel

Curso Funções no Excel Curso Funções no Excel Professora Marcia Santos Dados da Professora Marcia Alves dos Santos Administradora de Empresas pela ULBRA-RS MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços- SOA pela FIAP-SP

Leia mais

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com Planilha Eletrônica Roteiro Planilha Eletrônica Introdução Objetivos Interfaces e recursos necessários Manipulando tabelas Gráficos: tipos e manipulação Contextualização

Leia mais

Como utilizar a validação de dados com lista suspensa

Como utilizar a validação de dados com lista suspensa Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série A validação de dados é um recurso muito importante e facilitador do Microsoft Excel. Com a validação é possível elaborar planilhas

Leia mais

Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante

Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante ÍNDICE Apresentação Acesso ao Sistema PSC Primeiro acesso Ambiente do Portal de Serviços PSC Perfil Solicitante Início Abertura de Chamados Trâmites Lista de Chamados

Leia mais

Tutorial básico excel 2000

Tutorial básico excel 2000 Tutorial básico excel 2000 Unicentro Izabela Hendrix Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Informática Aplicada à Arquitetura Prof. Willi de Barros Gonçalves Conceito de planilha eletrônica O Excel usa

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

2.8 Inserindo Objetos. Campos

2.8 Inserindo Objetos. Campos 2.8 Inserindo Objetos Vamos relacionar todos os comandos necessários para inserir novos elementos no texto, incluindo seção, notas de rodapé, caracteres especiais, fotos, objetos, gráficos, tabelas. Na

Leia mais

Informática para concursos PLANILHAS ELETRÔNICAS FÓRMULAS

Informática para concursos PLANILHAS ELETRÔNICAS FÓRMULAS Informática para concursos PLANILHAS ELETRÔNICAS FÓRMULAS CRF RO FUNCAB 1) Em Excel, os símbolos +, -, * e /, são operadores: a) lógicos. b) de comparação. c) de referência. d) aritméticos. e) relativos.

Leia mais

Tecnologias da informação e comunicação

Tecnologias da informação e comunicação TIC Excel Tecnologias da informação e comunicação Módulo n.º 1 (32 horas) Folha de cálculo MS Excel Módulo n.º 2 (32 horas) Gestão de bases de dados MS Access Módulo n.º 3 (36 horas) Páginas web Avaliação

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

Introdução à Computação Engenharia Civil

Introdução à Computação Engenharia Civil Conceitos Básicos Excel Introdução à Computação Engenharia Civil Uma referência básica Material didático disponibilizado na página da disciplina. Elaborado pelo prof. Edmar André Bellorini Excel O Microsoft

Leia mais

EXERCÍCIOS PROPOSTOS MÓDULO 03 AULA 03 EDUARDO TOGNON

EXERCÍCIOS PROPOSTOS MÓDULO 03 AULA 03 EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO E EXERCÍCIOS PROPOSTOS EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO Filtro e formatação condicional com parâmetros EDUARDO TOGNON Resumo Olá! Na terceira aula do terceiro módulo aprendemos um

Leia mais

O Excel possui diversas fórmulas que possibilitam a interação e cálculo das informações inseridas em suas planilhas. Funções financeiras são parte

O Excel possui diversas fórmulas que possibilitam a interação e cálculo das informações inseridas em suas planilhas. Funções financeiras são parte O Excel possui diversas fórmulas que possibilitam a interação e cálculo das informações inseridas em suas planilhas. Funções financeiras são parte importante deste aplicativo, uma vez que de forma simples

Leia mais

Retorna o maior número em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincida com as condições especificadas.

Retorna o maior número em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincida com as condições especificadas. ms-help://ms.excel.1.106/excel/content/hp10321.htm Página 1 de 8 BDMÁX (Função BDMÁX) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função BDMÁX (função: um fórmula pré-desenvolvida

Leia mais

Introdução ao Excel. Prof. Alexei Bueno

Introdução ao Excel. Prof. Alexei Bueno Introdução ao Excel Prof. Alexei Bueno Definição Software para desenvolvimento de planilhas eletrônicas Exemplos de uso prático: Folha de pagamento Cálculos para engenheiros Estatísticas Controles financeiros/administrativo

Leia mais

CONT.NÚM. 5 Funções de Contar no Excel

CONT.NÚM. 5 Funções de Contar no Excel Sabe-se que dentro do Excel existem diversas funções com o objetivo de facilitar a vida dos usuários. Seja simples cálculos matemáticos a complexas operações lógicas, as funções sempre auxiliam em diversos

Leia mais

Enfermagem UniRio 2016

Enfermagem UniRio 2016 Enfermagem UniRio 2016 Informática 2 Excel Sucesso é o impulso com que você pula depois que bateu no fundo. (George Patton) MCA concursos - PAIXÃO PELO SEU FUTURO! 1 FÓRMULAS EM PLANILHAS DO EXCEL UTILIZANDO

Leia mais

b) Mesclar e Centralizar c) Mesclar e Ajustar texto d) Quebrar texto Automaticamente e) Alinhamento de texto Justificado

b) Mesclar e Centralizar c) Mesclar e Ajustar texto d) Quebrar texto Automaticamente e) Alinhamento de texto Justificado Curso preparatório para o Concurso da Polícia Civil de Santa Catarina RESOLUÇÃO DE QUESTÕES Informática b) Mesclar e Centralizar c) Mesclar e Ajustar texto d) Quebrar texto Automaticamente e) Alinhamento

Leia mais

Desvendando o Excel. Prof. Bruno Gomes

Desvendando o Excel. Prof. Bruno Gomes Desvendando o Excel Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br @profbrunogomes Quem é Bruno? Professor de Sistemas de Informação do IFRN/Cang Doutor em Engenharia Elétrica

Leia mais

A verificação de ortografia funciona da mesma forma que funciona no Word. Vamos supor que você tenha resultados quase prontos:

A verificação de ortografia funciona da mesma forma que funciona no Word. Vamos supor que você tenha resultados quase prontos: Unidade 31: Revisão 31.0 Introdução Uma vez que é fácil fazer alterações no Excel, é também fácil cometer erros; então é aconselhável verificar seu trabalho uma vez que este esteja concluído. A guia Revisão

Leia mais