ROCEDIMENTOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA NA EDUCAÇAO INFANTIL.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ROCEDIMENTOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA NA EDUCAÇAO INFANTIL."

Transcrição

1 RECURSOS E PROCEDIMENTOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA NA EDUCAÇAO INFANTIL. Laianne Rosan. Michelle Zampar Silva. Natália Moya Rodrigues Pereira. Sara Raquel Martins da Silva Debora Deliberatto. Faculdade de Filosofia e Ciências- UNESP/ Marília. laianne_rosan@hotmail.com michelle.fisio.unesp@gmail.com, moya.unesp@gmail.com, s.martinsto@gmail.com, delibera@marilia.unesp.br. Eixo temático: Educação e Saúde RESUMO O uso de diversos recursos que auxiliem na participação da criança durante as atividades na educação infantil tem sido explorado por diversos autores, no ganho de maior socialização e aprendizagem. O estudo teve como objetivo descrever o uso de recursos de tecnologia assistiva para alunos com deficiência na educação infantil. Participaram oito crianças com algum tipo de deficiência, que estavam matriculados em uma classe especial de uma escola de educação infantil de uma cidade do interior de São Paulo, a professora, duas auxiliares de sala e alunos do programa de aprimoramento profissional. Inicialmente foi identificado, pela equipe multiprofissional, o contexto das atividades e definido o protocolo de intervenção com o uso dos recursos escolhidos durante cinco encontros. O registro foi feito através de fotos, vídeos e um relatório diária transcrito pela equipe para a descrição e forma de uso dos recursos (objetos concretos, ficha de comunicação alternativa, vocalizador, acionador, notebook, amplificador de som e fantoches). Durante as atividades feitas foi possível identificar que o uso de diversos recursos e procedimentos facilitadores à criança com deficiência em fase escolar permite uma maior motivação e participação destas na atividade, o que pode auxiliar na inclusão dessas crianças. 1 Introdução O uso de recursos inseridos na educação especial se apresenta de diversas formas, sendo uma área de conhecimento que envolve serviços, e procedimentos que proporciona a pessoa com deficiência maior inserção social e qualidade de vida. Sistemas suplementares e alternativos tem sido implementados como suporte para a aquisição na participação, utilizando suas diferentes possibilidades expressivas com diferentes interlocutores (DELIBERATO, 2009; GUARDA).

2 Nesse sentido, os profissionais têm identificado à necessidade de sistematizar ações por meio de programas que propiciem a inserção dos sistemas suplementares e alternativos de comunicação na rotina escolar (ARAÚJO; DELIBERATO; BRACCIALLI, 2009; ROCHA; DELIBERATO, 2009, 2013). A comunicação suplementar e alternativa ocorre de diversos modos e as crianças com complexas necessidades de comunicação precisam ser estimuladas a usar todas as maneiras possíveis de entendimento para expressar suas necessidades simples, desejos e as vontades (ROMSKI, 2002; ROMSKI; SEVCIK, 2005). Recursos e estratégias de comunicação suplementar e alternativa são um meio que possivelmente irá deliberar o cenário para o crescimento do uso da linguagem e da comunicação durante os anos da Educação Infantil e os primeiro períodos do Ensino Fundamental, além de poderem cooperar para o desenvolvimento global da criança. Dessa maneira, nunca haverá uma ideia mínima para adotar a comunicação suplementar e alternativa na intervenção com crianças deficientes no quesito comunicação (ROMSKI; SEVCIK, 2005). Os recursos de comunicação suplementar e alternativa são forma de cooperar com o desenvolvimento infantil em diversos âmbitos, como na aquisição e melhoria de linguagem, na capacidade comunicativa, além de colaborar com a inserção do aluno com deficiência e necessidades complexas de comunicação em atividades pedagógicas, criando então um ambiente favorável ao processo de ensino e aprendizagem. Somado a isto, autores da área tem abordado a importância da utilização de música adaptada através de sistemas de comunicação suplementares e alternativos, com a finalidade de trabalhar diversos conteúdos acadêmicos (SAMESHIMA, 2011; MASSARO; DELIBERATO; RODRIGUES, 2010;; DELIBERATO; PAURA; NETA, 2007; PAURA; DELIBERATO, 2007). As habilidades operacionais são necessárias para acessar ou produzir os símbolos de comunicação, ou seja, estão ligadas à desenvoltura com ênfase em trabalhos de caráter técnico e operacional dos sistemas de baixa ou alta tecnologia. Estão inclusas as habilidades para gerar posições, orientações, movimentos, formas do corpo e da mão, as quais são dependentes de capacidades linguísticas, cognitiva, motora bem como sensório participativa, dos usuários (LIGHT, 2003). Dessa maneira, sistemas de comunicação suplementares e alternativos possivelmente atuam como opção para que crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação estejam inseridas em práticas sociais uma vez que possuem ausência de falta ou incompreensão desta. Assim, através de sistema de representação o aluno poderá não apenas aprender palavras, mas também significados culturais. Será possível a ela, transmitir seus

3 pensamentos em diversas situações bem como elevar suas vivências, enfim, construir um conhecimento de natureza conceitual (MASSARO, DELIBERATO, 2013). A adaptação dos recursos está diretamente relacionada com o currículo escolar uma vez que são definidos de acordo com os objetivos de intervenção de ensino, como são meio para que os objetivos se realizem (ARAÚJO, MANZINI, 2001). Von Tetzchner, et al. (2005) cita que o desenvolvimento de ações por meio dos sistemas suplementares e alternativos de comunicação na escola necessita de competência no uso e programação. A área da comunicação suplementar e alternativa permite o acesso a diferentes maneiras de melhorar a recepção, a compreensão e a expressão da linguagem de pessoas com deficiência e necessidades complexas de comunicação (DELIBERATO, 2005). Esta apresentam-se como multimodal e as crianças com deficiência de comunicação devem ser estimuladas a usar todas as formas possíveis para expressar suas necessidades básicas, vontades e desejos (ROMSKI, 2002; ROMSKI; SEVCIK, 2005). Com base nos pressupostos anteriores o presente estudo teve como objetivo verificar a efetividade do uso de recursos de tecnologia assistiva para alunos com deficiência na educação infantil. 2. Método Este é um estudo de natureza descritiva e faz parte de um projeto maior chamado: Tecnologias de comunicação alternativa: recursos e procedimento para alunos com deficiência na educação infantil (Parecer: 0446/2012). 2.1 Participantes Participaram do estudo oito crianças com algum tipo de deficiência, que estavam incluídos no ensino municipal de uma determinada escola (Quadro1). Foi adotado como critérios de inclusão: a) estar matriculado na escola de educação infantil; b) e necessitar de recursos e procedimentos da tecnologia assistiva, c) o responsável autorizar a realização do estudo. 2.2 Local O estudo foi desenvolvido no programa do aprimoramento da UNESP de Marilia, durante o período curricular, em uma escola de Educação Infantil de uma cidade do interior de São Paulo.

4 2.3 Equipamentos e Materiais Foram utilizados durante os procedimentos: máquina fotográfica, notebook, ampliador de som, caixinha de som, vocalizador, acionador, pranchas com velcro, pranchas magnéticas, objetos físicos de borracha e pelúcia com imas e/ou velcro, desenhos em plastificados, avental de velcro e fantoches. 2.4 Procedimentos para a coleta de dados O estudo foi realizado durante (cinco) encontros às sextas-feiras no período da manhã com duração de duas horas aproximadamente. Inicialmente foram identificadas pela equipe multiprofissional, que envolvia fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonodiológa, pedagoga e cuidadores o contexto que seria inserido durante as atividades, definido assim pelos animais: borboleta, pássaro e aranha, seguido dos contextos dentro, fora, e ambientes que vivem, céu, grama, arvore, gaiola. O contexto diário foi colocado através de dois fantoches, personagens narradores nomeados de Monteiro e Chico, com as palavras de bom dia, oi, tchau, sol, nuvem, e amigos. O protocolo de intervenção utilizado foi definido, com base nas habilidades e dificuldades motoras dos participantes usando de recursos para tornar acessível e facilitar quando necessário à aprendizagem e interação de cada criança, assim como na idade, gênero e motivação. O protocolo de intervenção utilizado foi definido, com base nas habilidades e dificuldades motoras dos participantes, assim como na idade, gênero e motivação. Os participantes do estudo foram analisados em relação às variáveis de interesse, como a maneira que correspondiam aos materiais confeccionados e propostos a cada atividade. Para o registro, foram realizados fotos e vídeos através da maquina fotográfica, e um relatório diário da atividade do dia transcrito pela equipe. Ao inicio da atividade dentro da sala de aula, era posicionado as crianças e a equipe, sentados, sem sapatos no tablado em circulo e realizado ao centro e individual a cada criança a interação com a atividade. E os objetos eram passados de mão a mão, trocados e divididos ao grupo. 2.5 Procedimentos para análise de dados Foi feita uma análise dos recursos e procedimentos utilizados durante as atividades de maneira qualitativa no estudo das imagens, vídeos e transcrições dos relatórios. Adjunto a inserção de materiais com base nas dificuldades e motivação dos escolares a cada encontro.

5 3 Resultados Foram analisados os seguintes recursos: (a) objeto de plástico; (b) ficha de comunicação de comunicação alternativa; (c) vocalizador; (d) acionador; (e) notebook, caixinha de som e amplificador; (f) fantoches. No quadro 2 apresenta a forma de uso e descrição de cada recurso utilizado. Quadro 2 Recursos utilizados durante os encontros. Item Modelo Recurso utilizado Forma de Uso Descrição A Objetos concretos Diferenciados tamanhos, Sistemas (aranha, borboleta, Pegar materiais, textura, cores e Tangíveis pássaro, gaiola) pesos B Ficha de Colando as imagens Comunicação Desenhos de figuras em comunicação no tecido e em Gráfica plastificadas com velcro alternativa seguida tirando C Objeto que fornece a Comunicação Vocalizador opção de 4 escolhas Apertando os sendo 3 musicas desenhos da (Borboletinha, Voa Voa atividade para Passarinho e Dona escolha da musica Aranha, adicionado a palavra de Eu Quero. D Auxilio adicionado Acionar de maneira Comunicação Acionador ao vocalizador para a facilitadora, com um escolha durante a único botão o comunicação vocalizador E Notebook, Vibração sonora com as Comunicação amplificador, caixas Música mãos, aumento da Gráfica de som intensidade do som F Sistemas Narrador da Fantoches Tangíveis atividade. Interação participativa Fonte Própria

6 4 Discussão Os resultados obtidos no estudo indicam que houve uma maior motivação durante as atividades com música (c) e (e), com uma maior agitação corporal, expressão facial e ritmo batendo as palmas. As atividades com o uso dos objetos em formas reais (a) tornou as atividades por hora mais interessantes ao olhar da equipe, pois as crianças apresentavam movimentos que queriam a todo o momento passar a mão e pegar os objetos retratados. As fichas de comunicação alternativa (b) tinham maior interesse quando era ensinado a função de olhar, tirar e colocar nas pranchas com o uso do velcro. Os materiais, acionador (d) e amplificador (e) possibilitaram a maior participação dos participantes, principalmente o P2, que aparentemente se aquietava quando participava nas escolhas das atividades através destes, possibilitando um aumento da participação no grupo. 5 Conclusão Os dados obtidos neste estudo permitem observar que o uso de diversos recursos e procedimentos facilitadores à criança com deficiência em fase escolar permite uma maior motivação e participação destas na atividade, podendo assim ser considerada como um recurso para a melhora na inclusão dessas crianças. REFERENCIAS ARAÚJO, R. de C. T.; MANZINI, E. J. Recursos de ensino na escolarização do aluno com deficiência física. In: MANZINI, E. J. Linguagem, cognição e ensino do aluno com deficiência. Marília: Unesp-Marília, p ARAÚJO, R.C.T.; DELIBERATO, D.; BRACCIALLI; L.M.P. A comunicação alternativa como área de conhecimento nos cursos de educação e saúde. In: DELIBERATO, D.; GONÇALVES, M. J.; MACEDO, E. C. (Org.). Comunicação alternativa: teoria, prática, tecnologias e pesquisa. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2009a. p DELIBERATO, D.; PAURA, A. C.; NETA, D. P. Comunicação suplementar e alternativa no contexto da música. In: NUNES, L. R. O. P.; PELOSI, M. B.; GOMES, M. R. (Orgs.). Um retrato da comunicação alternativa no Brasil. Rio de Janeiro: 4 Pontos Estúdio Gráfico e Papéis, v. 1, p

7 DELIBERATO, D.; PAURA, A. C.; MASSARO, M.; RODRIGUES, V. Comunicação suplementar e ou alternativa no contexto da música: recursos e procedimentos para favorecer o processo de inclusão de alunos com deficiência. In: PINHO, S. Z.; SAGLIETTI, J. R. C. (Orgs.). Livro eletrônico dos Núcleos de ensino. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 1, p DELIBERATO, D. Comunicação alternativa na escola: habilidades comunicativas e o ensino da leitura e escrita. In: DELIBERATO, D.; GONÇALVES, M. J.; MACEDO, E.C. (Orgs). Comunicação alternativa: teoria, prática, tecnologias e pesquisa. São Paulo: Memnon Edições Científicas, p , 2009 GUARDA, N. S.; DELIBERATO, D. Caracterização dos enunciados de um aluno não-falante usuário de recurso suplementar de comunicação durante a construção de histórias. Revista Brasileira de Educação Especial, v.12, p , LIGHT, J. C. Development of communicative competence by individuals who use AAC. In: LIGHT, J. C.; BEUKELMAN, D. R.; REICHLE, J. Communicative competence for individuals who use AAC. Baltimore: Paul H. Brookes, p MASSARO, M. ; DELIBERATO, D. Uso de sistemas de comunicação suplementar e alternativa na Educação. Infantil: percepção do professor, Revista Educação Especial de Santa Maria v. 26 n. 46 p maio/ago PAURA, A. C.; DELIBERATO, D. Comunicação Alternativa e/ou Suplementar como recurso de apoio no ensino do conteúdo pedagógico de criança deficiente incluída. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, 2007, Campinas. Anais de Resumos e Trabalhos Completos. Campinas: Unicamp, v. 1. p CD-ROM ROCHA, A. N. D. C.; DELIBERATO, D. Deficiente físico e o uso da tecnologia assistiva como instrumento facilitador da experiência lúdica no contexto da educação infantil. In: X Seminário da Pós-Graduação, 2008, Marília. Anais. Marília, v. 1. p ROMSKI, M. A. et al. A continuum of AAC language intervention strategies for beginning communicators. In: REICHLE, J.; BEUKELMAN, D. R.; LIGHT, J. C. Exemplary practices for beginning communicators: implications for AAC. Baltimore: Paul H. Brookes, ROMSKI, M. A.; SEVCIK, R. A. Augmentative Communication and Early Intervention: Myths and Realities. Infants & Young Children, v. 18, n. 3, p , jul./set SAMESHIMA, F. S. Capacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa, f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2011

Eixo temático: Formação de professores

Eixo temático: Formação de professores FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA. Márcia Valentim Marques, Ariane Lopes de Araújo, Karine Nunes do Prado, Débora Deliberato. UNESP/Marília. FUNDAP. marciavalentim@ymail.com,

Leia mais

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E SUPLEMENTAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: ADAPTAÇÕES DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA RESUMO

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E SUPLEMENTAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: ADAPTAÇÕES DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA RESUMO COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E SUPLEMENTAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: ADAPTAÇÕES DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA Fabiana Sayuri Sameshima Fabiana da Silva Zuttin Ana Paula Vanni Ruiz

Leia mais

educação e tecnologia

educação e tecnologia educação e tecnologia PLANO DE ENSINO O Uso de Tecnologias Assistivas no Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual: O Papel da Comunicação Alternativa FEAPAES - MG Federação das Apaes

Leia mais

COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA E HABILIDADES COMUNICATIVAS DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL RESUMO

COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA E HABILIDADES COMUNICATIVAS DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL RESUMO COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA E HABILIDADES COMUNICATIVAS DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL Adriana Ponsoni Débora Deliberato Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho RESUMO O

Leia mais

Palavras-chave: Educação Especial, Educação Infantil, Autismo, Interação. 1. Introdução

Palavras-chave: Educação Especial, Educação Infantil, Autismo, Interação. 1. Introdução HABILIDADES DE INTERAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA ESCOLA Bianca Sampaio Fiorini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília. Débora Deliberato Universidade

Leia mais

3 a 6 de novembro de Londrina Pr - ISSN X

3 a 6 de novembro de Londrina Pr - ISSN X A PARCERIA ENTRE ESPECIALISTAS, PROFESSOR E FAMÍLIA NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: UMA CONDIÇÃO NECESSÁRIA FABIANA SAYURI SAMESHIMA 1 INAIARA BARTOL RODRIGUES 2 DÉBORA DELIBERATO

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Iamara Harami E.E. Dona Irene Machado de Lima Diretoria de Ensino Região de Registro RESUMO: O presente trabalho visa que o aluno

Leia mais

JANAÍNA LARRATE MARISTELA SIQUEIRA VERA LÚCIA VAL DE CASAS. INSTITUTO MUNICIPAL HELENA ANTIPOFF SME/RJ

JANAÍNA LARRATE MARISTELA SIQUEIRA VERA LÚCIA VAL DE CASAS. INSTITUTO MUNICIPAL HELENA ANTIPOFF SME/RJ OFICINA VIVENCIAL DE AJUDAS TÉCNICAS PARA AÇÃO EDUCATIVA: A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SEM FALA FUNCIONAL JANAÍNA LARRATE MARISTELA SIQUEIRA

Leia mais

Confeccionando livros adaptados

Confeccionando livros adaptados VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa ISAAC-Brasil Confeccionando livros adaptados Elaine Cristina Bastos Mariléia do Rocio Prestes Gonçalves Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil Fernanda Taynara de Oliveira Graduando em Geografia Universidade Estadual de Goiás Campus Minaçu Kelytha

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Terapia

Leia mais

ELABORAÇÃO DE UM RECURSO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS A CRIANÇAS NÃO-ORALIZADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ELABORAÇÃO DE UM RECURSO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS A CRIANÇAS NÃO-ORALIZADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ELABORAÇÃO DE UM RECURSO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS A CRIANÇAS NÃO-ORALIZADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Vanessa Calciolari Rigoletti Karen Regiane Soriano Camila Rodrigues Costa Iván

Leia mais

Recurso Pedagógico Adaptado: parceria entre professor, tutor, coordenador e estagiários de pedagogia

Recurso Pedagógico Adaptado: parceria entre professor, tutor, coordenador e estagiários de pedagogia Recurso Pedagógico Adaptado: parceria entre professor, tutor, coordenador e estagiários de pedagogia Ana Claudia Nascimento da Silva Uta; Priscila Andrade; Ruth André Silva; Fabiana Sayuri Sameshima. Unisalesiano

Leia mais

ESTUDO DAS HABILIDADES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DIFICULDADES ESCOLARES

ESTUDO DAS HABILIDADES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DIFICULDADES ESCOLARES ESTUDO DAS HABILIDADES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DIFICULDADES ESCOLARES RESUMO Liliane Stumm 1 Sueli Valentim Sanches Bazan 2 Stella Maris Nunes Aguiar³ O objetivo

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DE RECURSOS PEDAGÓGICOS E/OU ADAPTADOS E SUAS IMPLICAÇÕES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

PROPRIEDADES FÍSICAS DE RECURSOS PEDAGÓGICOS E/OU ADAPTADOS E SUAS IMPLICAÇÕES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PROPRIEDADES FÍSICAS DE RECURSOS PEDAGÓGICOS E/OU ADAPTADOS E SUAS IMPLICAÇÕES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Fabiana Delgado Diaz Medina 1 Ligia Maria Presumido Braccialli 2 Instituição: UNESP-Marília Agência

Leia mais

ATUAÇÃO COLABORATIVA COMO MEIO DE IMPLEMENTAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATUAÇÃO COLABORATIVA COMO MEIO DE IMPLEMENTAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATUAÇÃO COLABORATIVA COMO MEIO DE IMPLEMENTAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL INTRODUÇÃO AILA NARENE DAHWACHE CRIADO ROCHA¹; DÉBORA DELIBERATO² Faculdade

Leia mais

A COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA E OS DESAFIOS ENQUANTO AO USO

A COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA E OS DESAFIOS ENQUANTO AO USO Categoria Exposição de Painel A COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA E OS DESAFIOS ENQUANTO AO USO Micaele Kedma Ribeiro de Moraes (UniEVANGÉLICA); Samara Lamounier SantanaParreira (UniEVANGÉLICA); Vagner

Leia mais

Tecnologia Assistiva: uma análise das percepções dos professores sobre o uso desse recurso na promoção da inclusão educacional

Tecnologia Assistiva: uma análise das percepções dos professores sobre o uso desse recurso na promoção da inclusão educacional Tecnologia Assistiva: uma análise das percepções dos professores sobre o uso desse recurso na promoção da inclusão educacional Cláudia Danielle de França Otoni Rejane Fernandes da Silva Vier Prof. Dra.

Leia mais

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E/OU SUPLEMENTAR

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E/OU SUPLEMENTAR COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E/OU SUPLEMENTAR Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E/OU SUPLEMENTAR AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B C D

Leia mais

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO CENÁRIO EDUCACIONAL Marilia Aparecida dos Santos Ibañez. Especialista em Psicopedagogia São João del Rei-MG 2017 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...3 2 DESENVOLVIMENTO...4

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Filosofia e Ciências Campus Marília. Munique Massaro

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Filosofia e Ciências Campus Marília. Munique Massaro UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Filosofia e Ciências Campus Marília Munique Massaro FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DE SISTEMAS DE

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Maternal III

Atividades Pedagógicas. Maternal III Atividades Pedagógicas Maternal III Ano 2009 SEGUNDO OS REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS- RCNs OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Desenvolver uma imagem positiva de si; Descobrir e conhecer progressivamente

Leia mais

PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR

PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR EDUCAÇÃO FÍSICA E PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR Gabrielle Cristina Sanchez Adriana Garcia Gonçalves São Carlos - UFSCar Eixo Temático: 9 Pesquisa e Inovação Metodológica

Leia mais

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA E RECURSOS QUE POSSIBILITAM A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICÊNCIA

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA E RECURSOS QUE POSSIBILITAM A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICÊNCIA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA E RECURSOS QUE POSSIBILITAM A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICÊNCIA Marcela de Cássia Guastalli 1 Suélen Keiko Hara Takahama 2 RESUMO: O presente estudo

Leia mais

SÍMBOLOS, FOTOS, VOZ E SONS: SERÁ QUE TODOS ESTES ESTÍMULOS TÊM UM IMPACTO POSITIVO E DIFERENCIADOR NA APRENDIZAGEM E NA COMUNICAÇÃO?

SÍMBOLOS, FOTOS, VOZ E SONS: SERÁ QUE TODOS ESTES ESTÍMULOS TÊM UM IMPACTO POSITIVO E DIFERENCIADOR NA APRENDIZAGEM E NA COMUNICAÇÃO? SÍMBOLOS, FOTOS, VOZ E SONS: SERÁ QUE TODOS ESTES ESTÍMULOS TÊM UM IMPACTO POSITIVO E DIFERENCIADOR NA APRENDIZAGEM E NA COMUNICAÇÃO? Autor: Patrícia Vieira Andrade Correia Co-Autor: Margarida Lopes Silva

Leia mais

Tecnologia Assistiva: promoção da funcionalidade e independência da pessoa com deficiência intelectual

Tecnologia Assistiva: promoção da funcionalidade e independência da pessoa com deficiência intelectual Tecnologia Assistiva: promoção da funcionalidade e independência da pessoa com deficiência intelectual Daianne Serafim Martins Terapeuta Ocupacional - CREFITO 9510 Especialista em Educação Inclusiva Mestre

Leia mais

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 Jogos Pedagógicos Massinha Desenho Dirigido da história contada Parque no Gramado Pesquisa

Leia mais

PERCEPÇÃO DE USUÁRIO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E/OU SUPLEMENTAR COM RELAÇÃO AO RECURSO DE COMUNICAÇÃO RESUMO

PERCEPÇÃO DE USUÁRIO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E/OU SUPLEMENTAR COM RELAÇÃO AO RECURSO DE COMUNICAÇÃO RESUMO PERCEPÇÃO DE USUÁRIO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E/OU SUPLEMENTAR COM RELAÇÃO AO RECURSO DE COMUNICAÇÃO Andréa Carla Paura - UNESP - Marília Eduardo José Manzini - UNESP - Marília Débora Deliberato - UNESP

Leia mais

CONTO DE VIDA: PAINEL FACILITADOR NO ENSINO DO CICLO DE VIDA DE PTERIDÓFITAS

CONTO DE VIDA: PAINEL FACILITADOR NO ENSINO DO CICLO DE VIDA DE PTERIDÓFITAS CONTO DE VIDA: PAINEL FACILITADOR NO ENSINO DO CICLO DE VIDA DE PTERIDÓFITAS Suzane Moreira dos Santos; Mauricio de Oliveira Silva; Anne Fabriele Alves Ferraz; Ananda Santos Oliveira; Francisco Antônio

Leia mais

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS

Leia mais

Eixo Temático: Formação de professores e outros profissionais dirigida à linguagem e comunicação.

Eixo Temático: Formação de professores e outros profissionais dirigida à linguagem e comunicação. ANÁLISE DE RECURSOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA POR ALUNOS DE TERAPIA OCUPACIONAL Munique Massaro, Débora Deliberato Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências

Leia mais

2018 /2019. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Reunião de pais

2018 /2019. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Reunião de pais 2018 /2019 EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Reunião de pais Ordem de trabalhos: 1. Projeto Educativo da Escola 2. Programa Próprio de Grupo 3. Outros assuntos Projeto Educativo da Escola Vivemos numa sociedade tecnológica

Leia mais

Pesquisadores da área da educação especial

Pesquisadores da área da educação especial Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa Training program for families of alternative communication users Resumo: Este trabalho teve como objetivo

Leia mais

Aprendizado mais fácil

Aprendizado mais fácil Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7473/aprendizado-mais-facil Recursos inclusivos Reportagens Publicado em NOVA ESCOLA Edição 25, 12 de Novembro 2016 Aprendizado mais fácil Equipamentos,

Leia mais

Comunicação Alternativa

Comunicação Alternativa Comunicação Alternativa nos Distúrbios de Linguagem. Palestrantes: Giovanna Franco (2ºano) e Yasmin Muniz (3ºano). Orientadora: Profª Drª Simone Aparecida Lopes-Herrera. Comunicação Alternativa: o Tecnologia

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Lazer e Recreação Professora: Mônica Mª Vieira Lima Barbosa e-mail: monica.barbosa@fasete.edu.br

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com

Leia mais

Adaptação Curricular: Jogos sensoriais- Descobrindo sensações e movimentos E.E.Alfredo Paulino

Adaptação Curricular: Jogos sensoriais- Descobrindo sensações e movimentos E.E.Alfredo Paulino Adaptação Curricular: Jogos sensoriais- Descobrindo sensações e movimentos E.E.Alfredo Paulino Professor(es) Apresentador(es): André Luis Gazeta de Souza Maria do Rosário Ordonis Realização: Foco do Projeto

Leia mais

ISSN do Livro de Resumos:

ISSN do Livro de Resumos: PROGRAMA PIBID: O OLHAR DOS DOCENTES DAS TURMAS DAS ESCOLAS PARCEIRAS A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PIBIDIANOS. Natali Gonçalves GOMES, Priscila Flores ETCHEVERRY Bolsista de inciação à docência - PIBID. Pedagogia

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIE IDEAL EES71 Prática de Ensino aos Deficientes Físicos 4º ano OB/OPT/EST PRÉ/CO/REQUISITOS ANUAL/SEM

IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIE IDEAL EES71 Prática de Ensino aos Deficientes Físicos 4º ano OB/OPT/EST PRÉ/CO/REQUISITOS ANUAL/SEM UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: PEDAGOGIA ANO: 2008 HABILITAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA.

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. Eduardo Oliveira Sanches (DTP/UEM) Andrey Amorim Sargi (G Educação Física/UEM) Felippe Hakaru Hirayama

Leia mais

Projeto de Pesquisa em Adaptação de Materiais Didáticos Especializados para Estudantes com Necessidades Especiais

Projeto de Pesquisa em Adaptação de Materiais Didáticos Especializados para Estudantes com Necessidades Especiais Projeto de Pesquisa em Adaptação de Materiais Didáticos Especializados para Estudantes com Necessidades Especiais Sirley Brandão dos Santos; Caroline Moreira Marques; Laryssa Guimarães Costa Instituto

Leia mais

IV Seminário do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais Faculdade de Filosofia e Ciências 26 e 27 de fevereiro de 2018 ISSN

IV Seminário do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais Faculdade de Filosofia e Ciências 26 e 27 de fevereiro de 2018 ISSN COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ROTINA PEDAGÓGICA Rosemeire Fernanda Frazon 1 ; Débora Deliberato 1 rose_frazon@hotmail.com 1 Departamento de Educação Especial, Introdução

Leia mais

Eixo temático: Materiais Pedagógicos no Ensino e na Formação de Professores

Eixo temático: Materiais Pedagógicos no Ensino e na Formação de Professores A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA POR CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Fátima Inês Wolf de Oliveira (UNESP/Marília); Denise Michelle Olivatto Barros (Bolsista/UNESP/Marília); Paulo

Leia mais

RETRATO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

RETRATO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA RESENHA RETRATO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA Patrícia Lorena Quiterio 1 NUNES, LEILA REGINA D OLIVEIRA DE PAULA PELOSI, MYRIAM BONADIU; GOMES, MÁRCIA REGINA (orgs.): Um Retrato da Comunicação Alternativa

Leia mais

A Tecnologia Assistiva facilitando a aprendizagem no percurso escolar das pessoas com deficiência intelectual

A Tecnologia Assistiva facilitando a aprendizagem no percurso escolar das pessoas com deficiência intelectual A Tecnologia Assistiva facilitando a aprendizagem no percurso escolar das pessoas com deficiência intelectual Marcia Mirian Ferreira Corrêa Netto 1 Os documentos oficiais do MEC, desde 2005, vêm adotando

Leia mais

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos Tema 1 - A importância das Artes na Infância Para início de Conversa Objetivos Conhecer a importância do ensino das artes na educação infantil. Compreender a diferença das abordagens inatista e pragmática

Leia mais

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Em 2006, a Escola Alemã Corcovado iniciou o processo de construção do Currículo por Competências. A Educação Infantil acompanha este processo através da reelaboração

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

1.1 Os temas e as questões de pesquisa. Introdução

1.1 Os temas e as questões de pesquisa. Introdução 1 Introdução Um estudo de doutorado é, a meu ver, um caso de amor, e em minha vida sempre houve duas grandes paixões imagens e palavras. Escolhi iniciar minha tese com o poema apresentado na epígrafe porque

Leia mais

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2018

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2018 ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2018 A Brincadeira na Educação Infantil é uma atividade essencial para as crianças, onde a mesma não tem um valor de passatempo, mas de criar recursos para enfrentar o mundo

Leia mais

DESEMPENHO DE UM INTERLOCUTOR DURANTE A IMPLEMENTAÇÃO DO PECS-ADAPTADO PARA UM ALUNO COM AUTISMO. Resumo

DESEMPENHO DE UM INTERLOCUTOR DURANTE A IMPLEMENTAÇÃO DO PECS-ADAPTADO PARA UM ALUNO COM AUTISMO. Resumo 1877 - Trabalho Completo - 13a Reunião Científica Regional da ANPEd-Sudeste (2018) GT 15 - Educação Especial DESEMPENHO DE UM INTERLOCUTOR DURANTE A IMPLEMENTAÇÃO DO PECS-ADAPTADO PARA UM ALUNO COM AUTISMO

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO PROCESSO DE INCLUSÃO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE PATOS- PARAÍBA

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO PROCESSO DE INCLUSÃO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE PATOS- PARAÍBA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO PROCESSO DE INCLUSÃO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE PATOS- PARAÍBA Autora: Ana Graziela de Araújo; Co-autor: Jorge Miguel Lima Oliveira Universidade

Leia mais

O PAPEL DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL O PAPEL DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Geysse Gadelha Rocha, 2 Maria Mirian de Fatima Melo Costa, 3 Luciano Gutembergue Bonfim. ¹ Graduanda em Pedagogia pela

Leia mais

Eixo Temático: Educação e Processos de Aprendizagem mediados pela Comunicação Alternativa.

Eixo Temático: Educação e Processos de Aprendizagem mediados pela Comunicação Alternativa. ANÁLISE DOS SISTEMAS E RECURSOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Munique Massaro, Débora Deliberato Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA

A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA Lillyane Raissa Barbosa da Silva 1 ; Renata Joaquina de Oliveira Barboza 2 ; José Geovane Jorge de Matos 3 ; Magadã

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

Palavras-chave: Cálculo Diferencial e Integral. Inclusão. Libras. Surdos.

Palavras-chave: Cálculo Diferencial e Integral. Inclusão. Libras. Surdos. XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: O OLHAR DE UMA DISCENTE SURDA

Leia mais

SEMED São Luis-Ma.

SEMED São Luis-Ma. A LINGUAGEM MUSICAL E O DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL¹ Kátia Regina dos Santos Castro Coordenadora Pedagógica em Educação Infantil SEMED São Luis-Ma Katia.castro4@gmail.com.br

Leia mais

Palavras-chave: Educação Física. Produção Colaborativa de Práticas Corporais Inclusivas. Alunos público alvo da Educação Especial. 1.

Palavras-chave: Educação Física. Produção Colaborativa de Práticas Corporais Inclusivas. Alunos público alvo da Educação Especial. 1. INCLUSÃO DE ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE REGULAR DE ENSINO DA CIDADE DE CATALÃO: ANÁLISE E ESTÍMULO DA PRODUÇÃO COLABORATIVA DE PRÁTICAS CORPORAIS INCLUSIVAS

Leia mais

Eixo: Práticas para Ensino Fundamental I Texto não Verbal em sala de aula

Eixo: Práticas para Ensino Fundamental I Texto não Verbal em sala de aula 17 Lendo a Imagem Eixo: Práticas para Ensino Fundamental I Texto não Verbal em sala de aula PESSOA, Daniele Mildenberg 1 SILVA, Janice Mendes da 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Vivemos cercados de signos,

Leia mais

II Seminário. Inclusão, Educação e Autodeterminação

II Seminário. Inclusão, Educação e Autodeterminação II Seminário Inclusão, Educação e Autodeterminação Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra 6 de junho 2015 Se perdesse todas as minhas capacidades, todas elas menos uma, escolheria ficar com

Leia mais

Capítulo 15 Linguagem, interação e comunicação competências para o desenvolvimento da criança com deficiência não oralizada

Capítulo 15 Linguagem, interação e comunicação competências para o desenvolvimento da criança com deficiência não oralizada Capítulo 15 Linguagem, interação e comunicação competências para o desenvolvimento da criança com deficiência não oralizada Debora Deliberato SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros DELIBERATO, D.

Leia mais

Caderno 2 de Prova AE02. Educação Especial. Auxiliar de Ensino de. Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação

Caderno 2 de Prova AE02. Educação Especial. Auxiliar de Ensino de. Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Edital n o 003/2009 Caderno 2 de Prova AE02 Auxiliar de Ensino de Educação Especial Dia: 22 de novembro de 2009 Horário: das 8 às

Leia mais

PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: PARCERIA COM MÃES DE CRIANÇAS NÃO VERBAIS

PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: PARCERIA COM MÃES DE CRIANÇAS NÃO VERBAIS PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: PARCERIA COM MÃES DE CRIANÇAS NÃO VERBAIS Autoras: MARIANA GURIAN MANZINI 1 ; CANDICE LIMA MORESCHI1 1 ; ANA CAROLINA GURIAN MANZINI³; CLAUDIA

Leia mais

A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Márcia Eleotério da Silva Adriana Rodrigues Saldanha de Menezes Patrícia Blasquez Olmedo Prefeitura Municipal

Leia mais

CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E O PAPEL DA TERAPIA OCUPACIONAL

CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E O PAPEL DA TERAPIA OCUPACIONAL ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE A ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E O PAPEL DA TERAPIA OCUPACIONAL Léia Armada Firmino Anna Augusta Sampaio de Oliveira Universidade Estadual Paulista FFC, Marília

Leia mais

Atena Cursos - Curso de Capacitação - AEE PROJETO DEFICIÊNCIA DA LEITURA NA APRENDIZAGEM INFANTIL

Atena Cursos - Curso de Capacitação - AEE PROJETO DEFICIÊNCIA DA LEITURA NA APRENDIZAGEM INFANTIL Atena Cursos - Curso de Capacitação - AEE PROJETO DEFICIÊNCIA DA LEITURA NA APRENDIZAGEM INFANTIL Aluna: Iara Escandiel Colussi Data: 12/06/2015 Introdução Este projeto apresenta algumas situações de dificuldade

Leia mais

O LÚDICO E A GEOGRAFIA NO PIBID

O LÚDICO E A GEOGRAFIA NO PIBID O LÚDICO E A GEOGRAFIA NO PIBID Jamábia Raídgia Félix da Silva (1); Roney Jacinto de Lima (1); Patrícia Ferreira Rodrigues (2); Jaciele Cruz Silva (3); Universidade Estadual da Paraíba Campus III, jamabiaraidgia@gmail.com

Leia mais

O JOGO DAS TRÊS PISTAS COMO PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO

O JOGO DAS TRÊS PISTAS COMO PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO O JOGO DAS TRÊS PISTAS COMO PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO Francisco Ageu Ribeiro do Nascimento (Bolsista PIBID/ IFCE) Amaurício Lopes Rocha Brandão (Instituto Federal do Ceará)

Leia mais

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RBEB

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RBEB O PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA A DEFICIÊNCIA FÍSICA/NEUROMOTORA Bahniuk Louisy Raianny Gabardo Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do

Leia mais

V Seminário do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais Faculdade de Filosofia e Ciências 18 e 19 de março de 2019 ISSN

V Seminário do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais Faculdade de Filosofia e Ciências 18 e 19 de março de 2019 ISSN EMPREGO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO METATEXTUAL COM O USO DO RECURSO DA COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA Flaviane Pelloso Molina Freitas¹; Marília Bazan Blanco²; Jáima Pinheiro de Oliveira³. flavianefreitas@ymail.com

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2015

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2015 1 CURSO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE I... 4 02 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO... 4 03 PROFISSIONALIDADE DOCENTE... 4 04 RESPONSABILIDADE

Leia mais

MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO:

MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental I- TURMA: 3º

Leia mais

Fundamentos para um Ambiente Computacional. para o. Ensino a Distância de Língua Estrangeira

Fundamentos para um Ambiente Computacional. para o. Ensino a Distância de Língua Estrangeira Fundamentos para um Ambiente Computacional para o Ensino a Distância de Língua Estrangeira Janne Yukiko Y. Oeiras, Heloísa Vieira da Rocha IC - UNICAMP - CP 6176 13083-970 Campinas, SP, Brasil Fax +55-019-2397470

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia em Educação Infantil II Código da Disciplina: EDU 334 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 6º Faculdade responsável: PEDAGOGIA

Leia mais

FONOAUDIOLOGIA E MÚSICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA CONTRIBUINDO PARA A EDUCAÇÃO VOCAL NA AULA DE MÚSICA.

FONOAUDIOLOGIA E MÚSICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA CONTRIBUINDO PARA A EDUCAÇÃO VOCAL NA AULA DE MÚSICA. FONOAUDIOLOGIA E MÚSICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA CONTRIBUINDO PARA A EDUCAÇÃO VOCAL NA AULA DE MÚSICA. Natálie Iani Goldoni Rivaldo Gonçalves Associação Barretense Vida Nova- ABAVIN

Leia mais

MÉTODOS E PROCEDIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA

MÉTODOS E PROCEDIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA MÉTODOS E PROCEDIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA Rafaela Luna NASCIMENTO 1, Maria Roberta de Oliveira PINTO 1 1 Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campus I, Campina Grande-PB.

Leia mais

TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS

TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS a 6 de novembro de 009 - Londrina Pr - ISSN 175-960X TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS FABIANA DA SILVA ZUTTIN 1 EDUARDO JOSÉ MANZINI Universidade Estadual

Leia mais

A CARTOGRAFIA TÁTIL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

A CARTOGRAFIA TÁTIL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR A CARTOGRAFIA TÁTIL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR Kelytha Cavalcante Silva* kelytha.cavalcante@gmail.com Maraiza Lima da Rocha (Acadêmicas do curso de Geografia, Universidade Estadual de Goiás Campus Porangatu)

Leia mais

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil Chegada e acolhida; Iniciação e rodinha; Lanche; Recreio; Banheiro/higiene; Brincadeira livre; Atividades Organizadas; Despedida. Dicas

Leia mais

RELAÇÕES ENTRE FUNÇÃO MOTORA, HABILIDADE MANUAL E FUNÇÃO COMUNICATIVA EM USUÁRIOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

RELAÇÕES ENTRE FUNÇÃO MOTORA, HABILIDADE MANUAL E FUNÇÃO COMUNICATIVA EM USUÁRIOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA Relação entre função motora e comunicação alternativa RELAÇÕES ENTRE FUNÇÃO MOTORA, HABILIDADE MANUAL E FUNÇÃO COMUNICATIVA EM USUÁRIOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA RELATIONSHIPS BETWEEN MOTOR FUNCTION,

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS.

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. Luciana Barros Farias Lima Instituto Benjamin Constant Práticas Pedagógicas Inclusivas

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

O ACESSO A LEITURA POR ALUNOS NÃO-FALANTES RESUMO

O ACESSO A LEITURA POR ALUNOS NÃO-FALANTES RESUMO O ACESSO A LEITURA POR ALUNOS NÃO-FALANTES Aldine Nogueira da Silva Dagoberto Buim Arena Programa de pós-graduação em educação/unesp/marília RESUMO A matrícula e a permanência na escola regular por alunos

Leia mais

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos Educação Infantil na BNCC: possibilidades para uma construção curricular Alessandra Jácome Coordenadora de Currículo da Educação

Leia mais

TRABALHO COLABORATIVO PARA A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA EM ALUNO COM DEFICIÊNCIA SEM ORALIDADE

TRABALHO COLABORATIVO PARA A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA EM ALUNO COM DEFICIÊNCIA SEM ORALIDADE TRABALHO COLABORATIVO PARA A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA EM ALUNO COM DEFICIÊNCIA SEM ORALIDADE MODESTO, Rosemeire Fernanda Frazon 1 RESUMO O presente artigo objetiva compreender aspectos relevantes do Trabalho

Leia mais

PALAVRAS- CHAVE: educação especial. sistemas de comunicação alternativos e aumentativos. paralisia cerebral. avaliação. linguagem.

PALAVRAS- CHAVE: educação especial. sistemas de comunicação alternativos e aumentativos. paralisia cerebral. avaliação. linguagem. ANÁLISE DO USO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA CRIANÇAS USUÁRIAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA Ana Claudia TENOR 1 Débora DELIBERATO 2 ² RESUMO: A literatura tem discutido a falta de instrumentos de avaliação

Leia mais

ÂNGULOS O ENSINO DE GEOMETRIA

ÂNGULOS O ENSINO DE GEOMETRIA ÂNGULOS O ENSINO DE GEOMETRIA A Geometria desempenha um papel fundamental no currículo escolar, possibilitando ao aluno uma visão do mundo, ao analisar problemas relacionados ao estudo do espaço físico,

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES E A INCLUSÃO DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES E A INCLUSÃO DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES E A INCLUSÃO DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Larissa Guadagnini Thereza Makibara Ribeiro Márcia Duarte Universidade Federal de São Carlos Palavras-chave: Inclusão

Leia mais

Palavras-chave: Formação do professor. Prática pedagógica pré-profissional Conhecimento didático dos conteúdos.

Palavras-chave: Formação do professor. Prática pedagógica pré-profissional Conhecimento didático dos conteúdos. 1 A PRÁTICA PEDAGÓGICA PRÉ-PROFISSIONAL E OS CONHECIMENTOS DIDÁTICOS DA MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE SANTA FÉ EM SÃO LUIS/MA Ana Lúcia Maia Gama Universidade Nacional de Rosario Argentina

Leia mais

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação

Leia mais

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I.

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I. 1 MÚLTIPLAS LINGUAGENS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE LONDRINA E REGIÃO SANTOS, A. R. B; Instituto Federal do Paraná (IFPR) GAMA, A.

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

Bruner. Psicologia da aprendizagem

Bruner. Psicologia da aprendizagem Bruner Psicologia da aprendizagem Biografia Psicólogo americano, nasceu em Nova Iorque em 1915. Graduou-se na Universidade de Duke em 1937. Depois foi para Harvard, onde em 1941 doutorou-se em Psicologia.

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICIPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA SP, SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICIPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA SP, SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICIPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA SP, SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Carlos Cesar Couto 1 Vânia Goulart Teodoro 1 Eixo temático: Educação Ambiental Claudiomir Silva Santos

Leia mais

Clube de Robótica na Escola como espaço de aprendizagem e inovação tecnológica

Clube de Robótica na Escola como espaço de aprendizagem e inovação tecnológica Clube de Robótica na Escola como espaço de aprendizagem e inovação tecnológica Giselle Maria Carvalho da Silva Lima 1, Maria do Carmo Lima 1, Marlene Coelho de Araujo 1 1 Utec Gregório Bezerra Prefeitura

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica:

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica: 1 Sexta-feira Ano Nº 5381 Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica: Resolução CME/SME nº 01 de 10 de janeiro de 2019-Institui a Matriz Curricular para a nas Unidades Escolares Municipais

Leia mais

Vamos brincar de reinventar histórias

Vamos brincar de reinventar histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de reinventar histórias Ano 03 Unidade 04 Material

Leia mais