Inicio. SUPPORT CONSULTING Engenharia e Consultoria.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Inicio. SUPPORT CONSULTING Engenharia e Consultoria."

Transcrição

1 Inicio

2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS E INVESTIMENTOS GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS DE MELHORIA CONTÍNUA Inicio TREINAMENTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS GESTÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL E FROTA GESTÃO DA QUALIDADE E PROCESSOS

3 FUNDAÇÃO: FEV / SEDE: Amparo / SP. ATIVIDADES: Consultoria Técnica em Engenharia, Qualidade, Manufatura e Manutenção; Gerenciamento de Contratos para a Fabricação e Instalação de Máquinas, Equipamentos Industriais e Expansão Industrial; Gestão de Projetos e Implementação de Programas de Melhorias Contínuas; Avaliação da Gestão de Manutenção, com foco em redução de perdas; Treinamentos técnicos em Produção, Qualidade, Manutenção Industrial e Frota; Inspeções e Laudos Técnicos de Manutenção Industrial e Frota; Implantação de ISO 9001, Gestão da Qualidade e de Processos Industriais; Consultoria em Compras, Almoxarifado, aquisições & contratações.

4 NOSSOS PRINCÍPIOS: Nossos clientes vêm em primeiro lugar; Nós administramos nosso negócio com integridade, ética e transparência; Buscamos a excelência em tudo o que fazemos; Tratamos nossos funcionários e clientes com respeito e dignidade; Trabalhamos com planejamento, organização e foco na qualidade total; Operamos com produtividade, eficiência e pró atividade; Nós preservamos a Saúde, Segurança e Meio Ambiente; Temos espírito de equipe, agilidade e flexibilidade; Concentramos nossos esforços em soluções rápidas, tecnicamente adequadas e economicamente viáveis ; Entendemos que a rentabilidade impulsiona a nossa capacidade de investir, melhorar e ter sucesso.

5 MISSÃO / VISÃO MISSÃO: Fornecer serviços de engenharia, consultoria e treinamento, gerenciamento de projetos, fiscalização de obras e contratos de manutenção, oferecendo sempre o melhor custo / benefício, desde o estudo de viabilidade até a conclusão do projeto, permitindo aos nossos Clientes dedicar-se aos seus negócios, gerando assim uma parceria forte e duradoura de trabalho. VISÃO: Ser uma empresa de engenharia e consultoria reconhecida pela qualidade técnica dos serviços prestados.

6 ONDE ESTAMOS ONDE JÁ ATUAMOS SÃO PAULO - BRASIL Consultoria em Manutenção Consultoria em Engenharia

7 CONSULTORIA TÉCNICA Treinamentos Técnicos; Engenharia Consultiva, Projetos e Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento de Reformas e Melhorias de Instalações Industriais; Consultoria em Processos e Qualidade (adequações p/ implantação ISO 9001:2015); Consultoria em Manutenção de Máquinas e Instalações; Programas para Redução de Perdas: Com lubrificantes e consumíveis; Com estoques de peças e sobressalentes; Com eliminação de tempos mortos no processo de manufatura; Com redução de paradas de produção devido as manutenções corretivas; Com melhoria de Layout Fabril.

8 CONSULTORIA TÉCNICA Implantação de Sistema de Gestão da Manutenção Industrial: Com manutenções preventivas e Checklist das máquinas; Com Budget de Manutenção e KPI s; Consultoria em Compras Técnicas e Estudo para terceirização de serviços; Avaliação e certificação de fornecedores; Reestruturação e Organização de Almoxarifado & Estoque, inventário, estoque mínimo e cadastramento de itens no sistema de gestão.

9 GESTÃO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL Implantação de Sistema de Gestão; Reorganização da Área de Manutenção Industrial; Implementação da Manutenção Planejada, com: Check List & Inspeções; Manutenção Autônoma; Lubrificação; Preventiva; Preditiva; Corretiva Programada; Grande Parada para Reforma & Melhorias / Rejuvenescimento.

10 PLANO DE OTIMIZAÇÃO DA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL RESULTADOS ESPERADOS: Diminuição das quebras; Aumento da disponibilidade dos equipamentos em até 20%; Redução de custo com manutenções corretivas em até 15%; Redução de estoque de manutenção em até 50%; Eliminação de riscos de acidentes e condições inseguras em até 70%; Melhoria do relacionamento profissional interno e externo; Maior segurança na operação dos equipamentos; Preservação do Meio Ambiente.

11 PROGRAMA DE TREINAMENTO CONTÍNUO PONTOS DE AVALIAÇÃO PARA PLANO DE TREINAMENTO: Estudo de atribuições dos profissionais da Manutenção Industrial; Elaboração de Matriz de Competência e comportamento dos profissionais; Proposta de Plano de Treinamento; Gerenciamento e realização dos cursos específicos; Programa de Auditoria de Segmento.

12 PROGRAMA DE TREINAMENTO CONTÍNUO ALGUNS DOS TREINAMENTOS MINISTRADOS: Gerenciamento da Manutenção Industrial; Manutenção Qualidade e Segurança; Programa 5S / Housekeeping; TPM Manutenção Produtiva Total; Técnicas de Lubrificação Industrial. OBS: Ou outros treinamentos relacionados à Manutenção Industrial, Manufatura, Qualidade ou Processos, conforme necessidades do Cliente.

13 METODOLOGIA DE TRABALHO Treinamentos Técnicos práticos e teóricos c/ estudo de cases ; Consultoria Técnica no chão da fábrica ; Treinamento de todo o pessoal comprometido c/ a manutenção; Qualificação / Certificação de Fornecedores; Coordenação na implantação da Manutenção Planejada; Acompanhamento semanal do plano de metas; Elaboração de Relatórios Mensais de Resultados alcançados.

14 CONSULTORIA TÉCNICA PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS Elaboração de Master Plan do Empreendimento; Cronogramas Físico e Financeiro; Curva S de Evolução de Projeto; Previsões orçamentárias e Estudo de Layout; Especificações Técnicas e Memoriais Descritivos p/ Compras; Gerenciamento de Compras e Contratações.

15 CONSULTORIA TÉCNICA PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS Certificação de Fornecedores & Contratadas, equalização de propostas, negociação de contratos e fornecimentos; Gerenciamento de Contratadas para Fabricação e Montagens; Controle e aprovação de medições para faturamento; Acompanhamento de técnicos do exterior para comissionamento de equipamentos; Montagem de Arquivo Técnico da Obra; Implementação de Plano Geral de Manutenção da Planta.

16 PRINCIPAIS CLIENTES : PRINCIPAIS CLIENTES

17 casos de sucesso GERENCIAMENTO DE Inicio PROJETOS & PROGRAMAS DE MELHORIA CONTÍNUA, CONTRATOS PARA OTIMIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL E CONSULTORIA TÉCNICA PARA REESTRUTURAÇÃO DE LAYOUT E ADEQUAÇÃO DE PROCESSOS DE TRABALHO.

18 Casos de Sucesso CLIENTE: AUTOPEÇAS SP. Escopo: Consultoria técnica para melhoria e reorganização geral do Almoxarifado e preparação da Empresa para certificação ISO 9001 : 2015, Incluindo: Reorganização geral e melhoria / adequação de layout; Inventário e definição de estoques mínimos ; Pintura do piso e faixas de circulação interna; Cadastramento de todos os itens no sistema. Criação de Sala para Arquivo Morto p/ documentos de RH, Comercial e Financeiro; Elaboração de todos os Procedimentos e Instruções de Trabalho p/ todos os Departamentos da Empresa; Treinamento de Auditores Internos; Treinamento sobre ISO 9001 : 2015 para todos os funcionários da Empresa; Elaboração de Plano de Cargos e Salários, definindo e especificando todas as funções da Empresa; Adequação de Organograma da Empresa. GRUPO MG BARALDI LTDA. Local: Santo André / SP. Período: 07/ /2017 ANTES DEPOIS

19 Casos de Sucesso CLIENTE: SIDERURGIA SP. Escopo: Consultoria técnica para implantação de projetos para melhoria de layout fabril, revitalização de máquinas e instalações industriais, redução de perdas no processo e eliminação de tempos mortos no ciclo de produção, destacando entre eles: Parada Geral para melhorias na Célula 1 da Aciaria 2011; Parada Geral para melhorias na Célula 2 da Aciaria 2012; Melhorias e adequações da Rede de Hidrantes e Alarme de Incêndios na Usina 2012; Construção de 02 Lagoas p/ reuso de água no processo industrial da Usina e adequação de Utilidades 2012; Montagem do Sistema de Desempoeiramento da Aciaria para atender legislação ambiental 2011 a 2013; Modificação do layout das máquinas do Acabamento de Barras para gerar fluxo contínuo de produção 2013; Grande parada para melhorias e manutenção preventiva dos Laminadores Blooming e Multiline 2013; Re-layout incluindo novas fundações para os tanques dos Fornos 805 e 806 do Tratamento Térmico 2013; Construção de bases civis para 02 máquinas importadas de usinagem e de grande porte - Acabamento de Barras 2014; Construção do novo Laboratório Químico - Aciaria VILLARES METALS S/A - Local: Sumaré / SP. Período: 04/ /2015 Destaque: zero acidente durante os 04 anos de contrato.

20 Casos de Sucesso CLIENTE: PAPEL E CELULOSE SP. Escopo: Gerenciamento de Obra para montagem de Sistema BMS para melhoria operacional do Forno de Cal B, Incluindo: Montagem de Estruturas Metálicas; Montagem de Plataformas de Operação; Montagem de Dutos; Instalação de Ciclone; Instalação de Roscas Transportadoras; Instalação de Skids de controle de processo; Execução de Redes de Água e Gás; Interligações das Utilidades; Montagem de novo Queimador do Forno; Comissionamento e Partida Operacional. INTERNATIONAL PAPER S/A. Peso Total: 50 toneladas. Destaque: zero acidente durante a Obra. Local: Mogi Guaçu / SP. Período: 08/ /2014

21 Casos de Sucesso CLIENTE: PAPEL E CELULOSE MG. Contrato: Consultoria técnica para análise e redução de falhas de manutenção na Frota de Equipamentos Florestais, através de FMEA, nas Bases Operacionais de MG. CLIENTE: CENIBRA CELULOSE NIPO-BRASILEIRA S/A. Local: Belo Oriente / MG. Período: 07/ /2014. Frota de 40 veículos florestais. ESCOPO CONTRATUAL: Treinamento em FMEA de todos os envolvidos da Manutenção, Operação, PCM, Engenharia, Administração, Compras, etc.; Análise do Banco de Dados de Falhas de Manutenção; Análise dos Documentos e Procedimentos de Manutenção; Estratificação, segmentação e quantificação de perdas; Elaboração de Pareto de falhas por tipo de equipamento; Aplicação de FMEA p/ tratamento das falhas de maior relevância; Indicação de demandas de alteração de projetos, processos operacionais, adequação de processos de manutenção, capacitação e treinamentos de Manutenção e Operação; Emissão de Relatório conclusivo e Plano de Ações.

22 Casos de Sucesso CLIENTE: SIDERURGIA SP. Escopo: Gerenciamento de Obra para projeto, fabricação e montagem de Sist. de Desempoeiramento da Célula 2 - Aciaria, incluindo reforço estrutural do Prédio, montagem e comissionamento do sistema. VILLARES METALS S/A. Peso Total: 300 toneladas. Destaque: zero acidente durante a Obra. Local: Sumaré / SP. Período: 11/ /2013 CLIENTE: MINERAÇÃO PA. Escopo: Gerenciamento de Projeto de Mineração Greenfield ALCOA, incluindo: Procurement, Engenharia & Projetos, Fabricação e Gerenciamento de Montagem / Start-up. Local: Juruti / PA. Período:

23 Casos de Sucesso

24 Casos de Sucesso CLIENTE: MINERAÇÃO Escopo: Treinamento sobre Gestão Técnica da Manutenção e Pneus da Frota, para todos os funcionários e terceirizados da Manutenção da Frota. SAMA S/A Minerações Associadas. Local: Minaçu / GO Período: 2010 CLIENTE: LOGÍSTICA Escopo: Laudo Técnico sobre Manutenção e Pneus da Frota das Bases e Operacionais (420 veículos). CESA LOGÍSTICA S/A. Local: MG, RJ e SP Período: 2010 CLIENTE: LOGÍSTICA Escopo: Laudo Técnico e Check List de Manutenção e pneus da Frota (395 veículos). AQCES LOGÍSTICA S/A. Local: SP, PR, SC e RS Período: 2010

25 Casos de Sucesso CLIENTE: AMBIENTAL Escopo: Revisão geral com melhorias técnicas do projeto executivo para fabricação de comportas para controle ambiental de águas da Represa São Luiz do DAE Departamento de Águas e Esgoto da cidade de Santa Bárbara d Oeste SP, visando maior qualidade e melhor resistência à corrosão, maior durabilidade e maior vida útil das comportas. RENOVE AMBIENTAL LTDA. Local : S. Bárbara d Oeste / SP. Período: 01/2014 a 03/2014. CLIENTE: INCORPORAÇÕES Escopo: Laudo Técnico e Avaliação patrimonial de uma fábrica de cerâmica. COLLEMAN GROUP. Local : Imbituba / SC. Período: CLIENTE: ÓLEO & GÁS Escopo: Gerenciamento de Contrato para reforma de 11 Braços de Carregamento de Navios no Porto de Santos / SP. PETROBRAS. Local : Santos / SP Período: 07/2003 a 12/2005. Destaque: zero acidente durante todo o período contratual.

26 Casos de Sucesso REALIZADO ATRAVÉS DE EMPRESA ANTECESSORA. CLIENTE: ALUMÍNIO Escopo: Gerenciamento de projetos para melhoria de layout fabril, de máquinas e novas instalações industriais, redução de perdas no processo e eliminação de tempos mortos no ciclo de produção, destacando entre eles: Instalação de Unidade Heat Transfer p/ atender mercado automobilístico; Instalação completa de planta para refusão de alumínio; Instalação de Forno para nitretação de ferramentas; Implantação de Programa de Melhorias visando melhorar a qualidade, a segurança operacional dos equipamentos de extrusão de alumínio, a preservação do Meio Ambiente e a produtividade fabril. HYDRO ALUMÍNIO ACRO S/A. Local: Itu / SP Período: 1999 a CLIENTE: SIDERURGIA Escopo: Gerenciamento de reforma e instalação de equipamentos conforme novo layout das Oficinas; Reforma dos Fornos da Laminação de Tiras à Quente; Instalação de novo Lavador de Gases das Decapagens. USIMINAS (COSIPA). Local: Cubatão / SP Período: 1998 a 1999.

27 Casos de Sucesso REALIZADO ATRAVÉS DE EMPRESA ANTECESSORA. CLIENTE: AUTOPEÇAS Escopo: Consultoria técnica para implantação de projetos para melhoria de layout fabril, de processos de fabricação, eliminação de tempos mortos na fabricação, redução de perdas e da qualidade final do produto; Consultoria técnica p/ implantação de Sistemática de Manutenção Planejada, com Programas de Inspeções, Preventivas, Lubrificações e Reformas de Equipamentos. ROCKFIBRAS BRASIL LTDA. - Guararema / SP. Período: 01/1999 a 04/1999. CLIENTE SIDERURGIA Escopo: Gerenciamento de Projeto para Transferência dos equipamentos da Usina de São Caetano do Sul / SP para a Usina de Sumaré / SP, incluindo desmontagem e instalação dos Equipamentos da Planta siderúrgica. AÇOS VILLARES S/A. Local: São Caetano do Sul / SP Período: 1996 a 1998.

28 SISTEMÁTICA DE TRABALHO - CICLO PDCA Definir Metas Definir Métodos Educar e Treinar Executar Coletar Dados Ação: Corretiva Preventiva Melhoria Checar Metas X Resultados

29 DIFERENCIAIS EM RELAÇÃO AOS CONCORRENTES Consultores com grande experiência em Engenharia e Manutenção Industrial; Consultoria diferenciada de acordo c/ a realidade do Cliente; Comprometimento com os resultados previstos no projeto; Compromisso com a satisfação final do Cliente; A consultoria se paga c/ os próprios resultados do programa; Preparamos os gestores e facilitadores que darão sequência ao projeto.

30 E então... Vamos começar nossa parceria profissional?...e tornarmos seu negócio mais lucrativo?

31 Eng. SIDNEI O. AGAPITO Diretor + 55 (19) contato@support-consulting.com.br Support Consulting Ltda Support Consulting

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA.

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. Bem vindos ao Treinamento sobre Conceitos Básicos de Manutenção da... AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. ELÉTRICA ELETRÔNICA MECÂNICA HIDRÁULICA PNEUMÁTICA AZ PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE AUTOMAÇÃO

Leia mais

Ferramentas de TI para o Comissionamento de Empreendimentos Industriais

Ferramentas de TI para o Comissionamento de Empreendimentos Industriais Ferramentas de TI para o Comissionamento de Empreendimentos Industriais Luciano Gaete / Antonio João Prates 26 de Outubro 2007 1 Introdução O comissionamento Conjunto de técnicas e procedimentos de engenharia

Leia mais

OBJETIVOS DESTE ENCONTRO

OBJETIVOS DESTE ENCONTRO OBJETIVOS DESTE ENCONTRO Apresentar e facilitar o entendimento dos Critérios da Modalidade Processo. Entender como demonstrar resultados requeridos nesta modalidade. 2 1 CRONOGRAMA 2010 ATIVIDADE MAR ABR

Leia mais

DESCRITORES (TÍTULOS E TERMOS)

DESCRITORES (TÍTULOS E TERMOS) SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE FAMÍLIA NBR ISO 9000 INDEXAÇÃO TEMÁTICA Abordagem de processo [VT: Princípios de Gestão da Qualidade] 0.2 / 2.4 0.2 / 4.3 0.2 Abordagem de sistemas de gestão da qualidade

Leia mais

CONHEÇA EM DETALHES AS SOLUÇÕES DA TBG

CONHEÇA EM DETALHES AS SOLUÇÕES DA TBG CONHEÇA EM DETALHES AS SOLUÇÕES DA TBG Acervo BIT/TBG - Ana Skrabe Projetos Projetos de sistemas de transporte de gás Atuamos em projetos de dutos e unidades de compressão, medição e entrega de gás natural,

Leia mais

MANUTENÇÃO SISTEMAS INFORMATIZADOS PARA O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO. CCMS- Computer Maintenance Management System

MANUTENÇÃO SISTEMAS INFORMATIZADOS PARA O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO. CCMS- Computer Maintenance Management System MANUTENÇÃO SISTEMAS INFORMATIZADOS PARA O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO CCMS- Computer Maintenance Management System Prof. Dissenha professor@dissenha.net SISTEMAS INFORMATIZADOS PARA O PLANEJAMENTO

Leia mais

Sustentabilidade no Setor Público, A3P e Planos de Logística Sustentável

Sustentabilidade no Setor Público, A3P e Planos de Logística Sustentável Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental SAIC Departamento de Produção e Consumo Sustentável DPCS Sustentabilidade no Setor Público, A3P e Planos de Logística

Leia mais

CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)

CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT 1 Objetivos de uma empresa Objetivo principal Pessoas Meios Satisfação das necessidades das pessoas CONSUMIDORES EMPREGADOS ACIONISTAS

Leia mais

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 1. A Norma NBR ISO 9001:2000 A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 A ISO International Organization for Standardization, entidade internacional responsável

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento - T&D. Capacitação e formação dos colaboradores do HSC

Treinamento e Desenvolvimento - T&D. Capacitação e formação dos colaboradores do HSC Treinamento e Desenvolvimento - T&D Capacitação e formação dos colaboradores do HSC Políticas de RH As práticas de Recursos Humanos do Hospital Santa Catarina estão de acordo com as diretrizes apresentadas

Leia mais

Difusor de Grãos HISTÓRICO DO GRUPO. Componentes: Carlos César Luciano, Rodrigo Sudário Batista, Leandro Rodrigues, Virginia Dias, Fabio Batista.

Difusor de Grãos HISTÓRICO DO GRUPO. Componentes: Carlos César Luciano, Rodrigo Sudário Batista, Leandro Rodrigues, Virginia Dias, Fabio Batista. DIFUSOR DE GRÃOS INTRODUÇÃO O Terminal Integrador Araguari- MG (TIA), uma das soluções logísticas da VLI, começou suas atividades em fevereiro de 2012 com operações de transbordo e armazenagem de grãos

Leia mais

LUTSOT Engenharia de Projetos www.lutsot.com.br lutsot@lutsot.com.br

LUTSOT Engenharia de Projetos www.lutsot.com.br lutsot@lutsot.com.br Somos uma empresa com know how em projetos de tubulações Industriais, especializada em tubulações industriais, que analisa, projeta e implanta soluções para sistemas industriais e redes de utilidades (redes

Leia mais

Curriculum Vitae. Formação / Graduação CREA / SP 5061806651

Curriculum Vitae. Formação / Graduação CREA / SP 5061806651 Curriculum Vitae Fábio Ferreira da Silva 38 anos Casado - 03 filhas Rua José Otávio Botan, 18 (Rua 02) Trav. da Est. Municipal Manoel Fernandes Queiroz - Bonsucesso Pindamonhangaba SP CEP 12401-525 Fone

Leia mais

2.6 Conceito de controle de processo...47 2.6.1 Manutenção de equipamentos e processo gerencial...48 2.7 GQT e atividades de manutenção de

2.6 Conceito de controle de processo...47 2.6.1 Manutenção de equipamentos e processo gerencial...48 2.7 GQT e atividades de manutenção de Sumário Prefácio à 2ª edição...11 Prefácio...13 1 Visão geral da manutenção de equipamentos...17 1.1 Introdução...19 1.2 Conceito de manutenção...19 1.3 Abrangência das atividades de manutenção...21 1.4

Leia mais

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Ana Paula Lima Coaching, Consultoria e Palestras é uma empresa especializada em Gestão de Pessoas, que visa identificar o potencial humano e desenvolvê-lo através

Leia mais

PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO Sumário 1 Objetivo da contratação... 1 2 Antecedentes e

Leia mais

Experiência: Gestão Estratégica de compras: otimização do Pregão Presencial

Experiência: Gestão Estratégica de compras: otimização do Pregão Presencial Experiência: Gestão Estratégica de compras: otimização do Pregão Presencial Hospital de Clínicas de Porto Alegre Responsável: Sérgio Carlos Eduardo Pinto Machado, Presidente Endereço: Ramiro Barcelos,

Leia mais

ISO 9000 e ISO 14.000

ISO 9000 e ISO 14.000 DISCIPLINA: QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFESSORA: ALEXSANDRA GOMES PERÍODO: 3º PERÍODO CARGA HORÁRIA: 60 HORAS ISO 9000 e ISO 14.000 ISO 9000 A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas

Leia mais

Manutenção volante. A DDS SERVIÇOS possui muita experiência com este modelo de manutenção com resultados altamente satisfatórios.

Manutenção volante. A DDS SERVIÇOS possui muita experiência com este modelo de manutenção com resultados altamente satisfatórios. Manutenção volante O que é a Manutenção Volante? A Manutenção Volante é uma modalidade de manutenção móvel que visa atender clientes que possuam várias unidades prediais distribuídas por uma determinada

Leia mais

PPODE - ESTRATÉGICO. Slide 1 BALANCED SCORECARD CRESCIMENTO PRODUTIVIDADE MAIS RESULTADOS. Ms. RICARDO RESENDE DIAS

PPODE - ESTRATÉGICO. Slide 1 BALANCED SCORECARD CRESCIMENTO PRODUTIVIDADE MAIS RESULTADOS. Ms. RICARDO RESENDE DIAS Slide 1 BALANCED SCORECARD PRODUTIVIDADE CRESCIMENTO MAIS RESULTADOS Ms. RICARDO RESENDE DIAS BALANCED SCORECARD Slide 2 BSC CONCEITO FINALIDADE APLICAÇÃO PRÁTICA ESTRATÉGIA - BSC Slide 3 Ativos Tangíveis

Leia mais

A EVOLUÇÃO. 1. Se não faltar Água Tudo Bem. 2. Pesquisa de Vazamentos e Macromedição. 3. Controle de Pressão

A EVOLUÇÃO. 1. Se não faltar Água Tudo Bem. 2. Pesquisa de Vazamentos e Macromedição. 3. Controle de Pressão REDUÇÃO DE PERDAS: Resultados práticos na redução de perdas reais e aparentes, suas correlações com a recuperação de receita e utilização de geoprocessamento neste processo A EVOLUÇÃO 1. Se não faltar

Leia mais

Eletrificação de Reservas Extrativistas com Sistemas Fotovoltaicos em Xapuri - Acre

Eletrificação de Reservas Extrativistas com Sistemas Fotovoltaicos em Xapuri - Acre ENCONTRO DE TRABALHO LUZ PARA TODOS NA REGIÃO NORTE 27/28 de maio 2007 Eletrificação de Reservas Extrativistas com Sistemas Fotovoltaicos em Xapuri - Acre Ações para Disseminação de Fontes Renováveis de

Leia mais

Projeto Movimento ODM Brasil 2015 Título do Projeto

Projeto Movimento ODM Brasil 2015 Título do Projeto Título do Projeto Desenvolvimento de capacidades, de justiça econômica sustentável e promoção de boas práticas para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil. Concepção Estabelecimento

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIA, PROGRAMA DE ALERTA E PREPARAÇÃO DE COMUNIDADES PARA EMERGÊNCIAS LOCAIS

PLANOS DE CONTINGÊNCIA, PROGRAMA DE ALERTA E PREPARAÇÃO DE COMUNIDADES PARA EMERGÊNCIAS LOCAIS PLANOS DE CONTINGÊNCIA, PROGRAMA DE ALERTA E PREPARAÇÃO DE COMUNIDADES PARA EMERGÊNCIAS LOCAIS Eduardo Lucena C. de Amorim 1 - INTRODUÇÃO IMPACTOS AMBIENTAIS O impacto ambiental é um desequilíbrio provocado

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO A EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA

SISTEMA DE GESTÃO A EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA SISTEMA DE GESTÃO A EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA 1. EM QUE TERRENO ESTAMOS PISANDO? 2. QUEM DÁ AS CARTAS? 3. COMO É QUE A BANDA TOCA? COMO É QUE A BANDA TOCA? 4. LUZES, CÂMERA... LUZES, CÂMERA... 5. AÇÃO 6.

Leia mais

Associação Brasileira de Consultores de Engenharia

Associação Brasileira de Consultores de Engenharia ABCE Associação Brasileira de Consultores de Engenharia Filiada à Federación Panamericana de Consultores FEPAC Membro do Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP 1. Empresa Razão

Leia mais

ANEXO III DA RESOLUÇÃO 009/09/DPR GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE EXPANSÃO - GPLAN

ANEXO III DA RESOLUÇÃO 009/09/DPR GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE EXPANSÃO - GPLAN ANEXO III DA RESOLUÇÃO 009/09/DPR GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE EXPANSÃO - GPLAN 1.0 Objetivo Promover o planejamento físico-financeiro, acompanhamento e controle das ações de implantação, ampliação e melhoria

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS. josé.carlos@tre-go.gov.br/hamilton@tre-go.gov.br ALMOXARIFADO MODELO PLANEJAR E CONSUMIR COM RESPONSABILIDADE

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS. josé.carlos@tre-go.gov.br/hamilton@tre-go.gov.br ALMOXARIFADO MODELO PLANEJAR E CONSUMIR COM RESPONSABILIDADE TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS josé.carlos@tre-go.gov.br/hamilton@tre-go.gov.br ALMOXARIFADO MODELO PLANEJAR E CONSUMIR COM RESPONSABILIDADE Gestão Estratégica Responsável José Carlos da Silva Delimitação

Leia mais

SOBRE A EQUIPE. SOBRE A I9Gestão

SOBRE A EQUIPE. SOBRE A I9Gestão SOBRE A EQUIPE A equipe da I9Gestão é formada por consultores experientes, altamente qualificados e apaixonados pelo que fazem. SOBRE A I9Gestão A I9Gestão Consultoria & Treinamento é especializada na

Leia mais

Defender interesses difusos e coletivos, defender o regime democrático e a implementação de políticas constitucionais.

Defender interesses difusos e coletivos, defender o regime democrático e a implementação de políticas constitucionais. 1. Escopo ou finalidade do projeto Ampliar a efetividade do velamento que o Ministério Público exerce sobre as Fundações Privadas, de forma a garantir que este patrimônio social seja efetivamente aplicado

Leia mais

Gestão da Qualidade. Aula 13. Prof. Pablo

Gestão da Qualidade. Aula 13. Prof. Pablo Gestão da Qualidade Aula 13 Prof. Pablo Proposito da Aula 1. Conhecer as normas da família ISO 9000. Família da norma ISO 9000 Família ISO 9000 As normas ISO da família 9000 formam um conjunto genérico

Leia mais

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua;

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; QUEM SOMOS A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; Especializada em Vida e Previdência, possui portfólio completo para assegurar nossos clientes e seus familiares dos

Leia mais

Este procedimento tem por objetivo descrever a sistemática do monitoramento, mensuração e inspeção do Sistema de Gestão de SMS da SMART EXPRESS.

Este procedimento tem por objetivo descrever a sistemática do monitoramento, mensuração e inspeção do Sistema de Gestão de SMS da SMART EXPRESS. 1. OBJETIVO Este procedimento tem por objetivo descrever a sistemática do monitoramento, mensuração e inspeção do Sistema de Gestão de SMS da SMART EXPRESS. Nas inspeções, procura-se identificar, registrar

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA A Socioambiental (PRSA) substitui a Política Corporativa pela Sustentabilidade (2011), e incorpora a contribuição das partes interessadas

Leia mais

SEBRAE REGIONAL NOROESTE MARÇO E ABRIL - 2016. Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebraego.com.br

SEBRAE REGIONAL NOROESTE MARÇO E ABRIL - 2016. Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebraego.com.br AGENDA SEBRAE REGIONAL NOROESTE MARÇO E ABRIL - 2016 Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebraego.com.br VEJA QUAL SUA CATEGORIA EMPRESARIAL Microempreendedor Individual (MEI) O MEI é

Leia mais

Desafios da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos

Desafios da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos Desafios da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos Cláudia Lins Consultora Ambiental Foi instituída pela Lei 12.305/10 e regulamentada pelo Decreto 7.404/10 A PNRS fixou obrigações para União, Estados e

Leia mais

Regina Quartim. Arquitetura e Interiores

Regina Quartim. Arquitetura e Interiores Regina Quartim Arquitetura e Interiores 1 PERFIL 2 CURRICULUM VITAE 3 PROJETOS RESIDENCIAIS 4 TRABALHOS COM PARCERIA 5 EXPOSIÇÕES 6 PROJETOS CORPORATIVOS 7 CONTATO SUMÁRIO Formada em Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

Gestão Eficiente do Portfólio de Projetos. Eduardo Montes, PMP

Gestão Eficiente do Portfólio de Projetos. Eduardo Montes, PMP Gestão Eficiente do Portfólio de Projetos Eduardo Montes, PMP Agenda Sobre a Escritório de Projetos Minha trajetória Fatores de sucesso Por que os projetos falham? Gestão do Portfólio e o Escritório de

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 6º Encontro - 05/03/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? 02 - ABERTURA - SISTEMAS DE PRODUÇÃO - VÍDEOS PARA DEBATE

Leia mais

Gestão de Pessoas e Avaliação por competências

Gestão de Pessoas e Avaliação por competências Gestão de Pessoas e Avaliação por competências quer a empresa que não existe! Funcionário quer o profissional que não existe! Empresa A visão evolutiva da área de Gestão de Pessoas... 1930 Surgem departamentos

Leia mais

Eficiência Energética no Uso de Ar Comprimido

Eficiência Energética no Uso de Ar Comprimido Conservação de Água e Energia Elétrica 14 de outubro de 2014 Eficiência Energética no Uso de Ar Comprimido Atlas Copco Ltda. FÓRUM DE SUSTENTABILIDADE SINDIPEÇAS Out 2014 3 COMPROMISSO COM A PRODUTIVIDADE

Leia mais

Psicoespaço comunica 63 vagas abertas na semana

Psicoespaço comunica 63 vagas abertas na semana Vitória (ES), 22 de agosto de 21 Psicoespaço comunica 63 vagas abertas na semana A Psicoespaço Consultoria em Gestão de Pessoas comunica que está com 63 vagas de emprego abertas para esta semana, dentre

Leia mais

Capítulo 1. Objeto de Licenciamento

Capítulo 1. Objeto de Licenciamento Página 1 de 8 Capítulo 1. Objeto de Licenciamento Objeto do Licenciamento 1 de 8 Página 2 de 8 1. Objeto de Licenciamento O objeto do licenciamento descrito no presente estudo é o empreendimento denominado

Leia mais

II.9.4 - Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores

II.9.4 - Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores Atividade de Perfuração Marítima no Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores II.9.4 Pág. 1 / 10 II.9.4 - Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores II.9.4.1 - Introdução e Justificativa A atividade

Leia mais

MODELO DE GESTÃO DA EMBASA NA MANUTENÇÃO DE BOMBAS CENTRÍFUGAS TIPO SUBMERSÍVEL

MODELO DE GESTÃO DA EMBASA NA MANUTENÇÃO DE BOMBAS CENTRÍFUGAS TIPO SUBMERSÍVEL MODELO DE GESTÃO DA EMBASA NA MANUTENÇÃO DE BOMBAS CENTRÍFUGAS TIPO SUBMERSÍVEL DADOS DA DIVISÃO DA OFICINA DE MANUTENÇÃO EM 2009 Número de funcionários próprios = 05 Terceirizados = 18 Quantidade de Máquinas

Leia mais

PLANO DA QUALIDADE (MAPEAMENTO DOS ELEMENTOS DO PROCESSO)

PLANO DA QUALIDADE (MAPEAMENTO DOS ELEMENTOS DO PROCESSO) Página: 1 de 5 NOME DO PROCESSO: GESTÃO DOCUMENTAL SUBPROCESSO: Controle de Documentos do. 1. Objetivos do Processo. Principais benefícios e razão da existência do processo, vinculando-o à Política e Objetivos

Leia mais

Perspectivas de atuação da Assemae para fomento do saneamento básico no Brasil. Aparecido Hojaij Presidente da Assemae

Perspectivas de atuação da Assemae para fomento do saneamento básico no Brasil. Aparecido Hojaij Presidente da Assemae Perspectivas de atuação da Assemae para fomento do saneamento básico no Brasil Aparecido Hojaij Presidente da Assemae XV Assembleia da Assemae Regional de Santa Catarina 25 de agosto de 2015 Sobre a Assemae

Leia mais

PROJETO BÁSICO DE CURSOS DE ATUALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO, COM FORMAÇÃO CONTINUADA

PROJETO BÁSICO DE CURSOS DE ATUALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO, COM FORMAÇÃO CONTINUADA 1 PROJETO BÁSICO DE CURSOS DE ATUALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO, COM FORMAÇÃO CONTINUADA 1. JUSTIFICATIVA DA PROPOSIÇÃO: 1.1.1. O Programa de Formação Continuada, para a Coordenação e Implementação das Diretrizes

Leia mais

CERTIFICAÇÃO. Sistema de Gestão

CERTIFICAÇÃO. Sistema de Gestão CERTIFICAÇÃO Sistema de Gestão A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) tem implementados e certificados os Sistemas de Gestão da Qualidade, Segurança Alimentar e Ambiente, em alinhamento com as

Leia mais

9/13/2011. Smart Grid. Oportunidade aproveitamento da capilaridade do sistema elétrico possibilitando novos serviços

9/13/2011. Smart Grid. Oportunidade aproveitamento da capilaridade do sistema elétrico possibilitando novos serviços Smart Grid Oportunidade aproveitamento da capilaridade do sistema elétrico possibilitando novos serviços Objetivo aumento da confiabilidade e qualidade do fornecimento de energia elétrica, a uma melhor

Leia mais

Relacionamento com Cliente. Case Unimed VS ISABEL SCHARDONG CONSULTORIA ATENDIMENTO AO CLIENTE OUTUBRO/2013

Relacionamento com Cliente. Case Unimed VS ISABEL SCHARDONG CONSULTORIA ATENDIMENTO AO CLIENTE OUTUBRO/2013 Relacionamento com Cliente Case Unimed VS ISABEL SCHARDONG CONSULTORIA ATENDIMENTO AO CLIENTE OUTUBRO/2013 Sobre a Unimed VS ÁREA DE AÇÃO: 984,6 KM² HABITANTES: 652.348 Nº CLIENTES: 70.000 (PP) COOPERADOS:

Leia mais

DA COMISSÃO AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EDITAL Nº 01, DE 09 DE ABRIL DE 2012

DA COMISSÃO AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EDITAL Nº 01, DE 09 DE ABRIL DE 2012 DA COMISSÃO AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EDITAL Nº 01, DE 09 DE ABRIL DE 2012 A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO (CADAR), no uso de suas atribuições, torna público o Plano de Classificação

Leia mais

Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público. Florianópolis 17 de Abril 2015

Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público. Florianópolis 17 de Abril 2015 Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público Florianópolis 17 de Abril 2015 1 Qualidade do Gasto Público Conceito visualiza duas Dimensões : (em construção *) Macro (Estratégico)

Leia mais

Análise de Vibração Relatório Técnico 0814

Análise de Vibração Relatório Técnico 0814 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO SAMA - TIETE SAMA 1. OBJETIVO Apresentar ao SAMA a Análise de Vibrações realizada nos equipamentos de sua Unidade em Tiete. 2. INSTRUMENTAÇÃO UTILIZADA 1- Analisador de Vibrações SDAV

Leia mais

As Tecnologias no Controle de Perdas. Julho 2015 Water Brazil

As Tecnologias no Controle de Perdas. Julho 2015 Water Brazil As Tecnologias no Controle de Perdas Julho 2015 Water Brazil A nossa identidade 35,7% 7,2% 4,1% 53,0% 2 I A nossa presença UK América central América do norte Espanha França Índia Chile Brasil África Austrália

Leia mais

REUNIÃO NÚCLEO DE PLANEJAMENTO E MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO

REUNIÃO NÚCLEO DE PLANEJAMENTO E MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO REUNIÃO NÚCLEO DE PLANEJAMENTO E MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO 15 DE AGOSTO DE 2012 NÚCLEO DE PLANEJAMENTO E MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO 15/08/12 PAUTA 1. AGENDA PLANEJAMENTO II SEMESTRE 2012 2. ESCRITÓRIO DE PROJETOS

Leia mais

Prática de uma advocacia que atende os mais altos padrões de qualidade visando a fidelização de seus clientes.

Prática de uma advocacia que atende os mais altos padrões de qualidade visando a fidelização de seus clientes. Todo o processo é julgado pelos advogados antes de sê-lo pelos Juízes, assim como a morte do doente é pressentida pelos médicos, antes da luta que estes sustentarão com a natureza e aqueles com a justiça.

Leia mais

PROCEDIMENTO MÚTUO DE OPERAÇÃO

PROCEDIMENTO MÚTUO DE OPERAÇÃO 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos integrados entre a TRANSPORTADORA BRASILEIRA GASODUTO BOLÍVIA-BRASIL ( TBG ) S.A e a (Inserir razão social da ) (Inserir denominação da ) para a operação das instalações

Leia mais

soluções inteligentes

soluções inteligentes soluções inteligentes Catálogo de soluções NEGÓCIOS INOVADORES Soluções inteligentes, negócios inovadores Empresa Data Center CSC - Centro de Serviços Compartilhados Gestão de Ativos, Licenças e Recursos

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRZ4012 EDITAL Nº 005/2010 1. Perfil: TR 007/2010-CGS - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICÁVEIS 3. Qualificação educacional: Graduação na área de CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

Rabobank International Brazil

Rabobank International Brazil Rabobank International Brazil Política de Gerenciamento de Capital Resolução 3.988/2011 Conteúdo 1. Introdução... 3 Patrimônio de Referência Exigido (PRE)... 3 2. Princípios... 4 3. Papéis e Responsabilidades...

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MEMORIAL DESCRITIVO EXECUÇÃO DE ADEQUAÇÃO

Leia mais

TOTAL GERAL 1.000 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (OPTATIVA)

TOTAL GERAL 1.000 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (OPTATIVA) ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4021 19/12/2013 Rev. 01 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 469 de 24/11/2009. DECRETO No 2.929, de 21 de dezembro de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR POR PRODUTOS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR POR PRODUTOS Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR POR PRODUTOS OEI/BRA 09/005 - Desenvolvimento da Gestão Estratégica do

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: Com carga horária de 420 horas o curso de MBA em Gestão de Projetos é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros no curso: 04) para avaliação nos diversos pólos,

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Disciplina: Matemática Financeira 10 h/a Ementa: O valor do dinheiro no tempo. Conceitos de juros, taxas de juros, principal,

Leia mais

Reduza seus custos e amplie a sua competitividade

Reduza seus custos e amplie a sua competitividade Reduza seus custos e amplie a sua competitividade Nesse exato momento, na sua empresa, existem recursos sendo gastos ALÉM DA necessidade. Se você pudesse identificá-los, poderia realocar esses valores

Leia mais

Alves Queiroz Longo & Filippo

Alves Queiroz Longo & Filippo Alves Queiroz Longo & Filippo Em 2010, após anos atuando junto às maiores bancas de advocacia do país, os sócios do Alves & Queiroz se uniram com a finalidade de prestar serviços jurídicos especializados

Leia mais

NBR ISO/IEC 2700. I. Políticas de segurança da informação. Organizando a Segurança da Informação; Gestão de Ativos; Segurança em Recursos Humanos;

NBR ISO/IEC 2700. I. Políticas de segurança da informação. Organizando a Segurança da Informação; Gestão de Ativos; Segurança em Recursos Humanos; NBR ISO/IEC 2700 ISO/IEC 27000: Esta norma apresenta a descrição, vocabulário e correspondência entre a família de normas que tratam de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), proporcionando

Leia mais

MODELAGENS. Modelagem Estratégica

MODELAGENS. Modelagem Estratégica Material adicional: MODELAGENS livro Modelagem de Negócio... Modelagem Estratégica A modelagem estratégica destina-se à compreensão do cenário empresarial desde o entendimento da razão de ser da organização

Leia mais

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA PMCMV Fundo de Arrendamento Residencial - FAR PROJETO BÁSICO

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA PMCMV Fundo de Arrendamento Residencial - FAR PROJETO BÁSICO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA PMCMV Fundo de Arrendamento Residencial - FAR PROJETO BÁSICO CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXECUÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL: ALPHA.

Leia mais

SOLUÇÕES TGM EM INDÚSTRIA MADEIREIRA

SOLUÇÕES TGM EM INDÚSTRIA MADEIREIRA SOLUÇÕES TGM EM INDÚSTRIA MADEIREIRA Projetos Engenharias Equipamentos Serviços TECNOLOGIA PRÓPRIA EQUIPE FOCADA EM RESULTADOS E EFICIÊNCIA PARQUE INDUSTRIAL MODERNO E COMPLETO PLENO DOMÍNIO DAS APLICAÇÕES

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRA4003 EDITAL Nº 006/2010 1. Perfil: AL CORUMBÁ II 2010 3. Qualificação educacional: Profissional com nível superior em Arquitetura e Urbanismo 4. Experiência

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística : Técnico em Logística Descrição do Perfil Profissional: Planejar, programar e controlar o fluxo de materiais e informações correlatas desde a origem dos insumos até o cliente final, abrangendo as atividades

Leia mais

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA 1 / 8 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Meio Ambiente por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Diretoria de Sustentabilidade DS, sobre as obras executadas no

Leia mais

RANKING ABAD NIELSEN 2014 BASE 2013

RANKING ABAD NIELSEN 2014 BASE 2013 RANKING ABAD NIELSEN 2014 BASE 2013 Março, 2014 AGENDA O RANKING 2014 EM NÚMEROS ANÁLISE DO SETOR RESULTADOS DO ESTUDO ANÁLISE DE EXPECTATIVAS DO SETOR INVESTIMENTOS RANKING ABAD NIELSEN 2013 2 O RANKING

Leia mais

1º Encontro Norte Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde COMPLEXO ERASTO GAERTNER

1º Encontro Norte Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde COMPLEXO ERASTO GAERTNER COMPLEXO ERASTO GAERTNER Unidades Estratégicas Rede Feminina de Combate ao Câncer Hospital Erasto Gaertner Instituto de Bioengenharia IBEG Nossa Missão Combater o Câncer com Humanismo, Ciência e Afeto

Leia mais

EDITAL 01/2013 COOPERCUC

EDITAL 01/2013 COOPERCUC EDITAL 01/2013 COOPERCUC PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL O Presidente da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá no uso de suas atribuições legais, com base

Leia mais

AGENDA DESEMPENHO FINANCEIRO NOSSO NEGÓCIO VANTAGENS COMPETITIVAS OPORTUNIDADES

AGENDA DESEMPENHO FINANCEIRO NOSSO NEGÓCIO VANTAGENS COMPETITIVAS OPORTUNIDADES Dezembro de 2015 1 DISCLAIMER Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação de valores mobiliários brasileira

Leia mais

Deswik.Sched. Sequenciamento por Gráfico de Gantt

Deswik.Sched. Sequenciamento por Gráfico de Gantt Deswik.Sched Sequenciamento por Gráfico de Gantt SOLUÇÕES EM SEQUENCIAMENTO DE LAVRA QUE NOS DIFERENCIAM Uma abordagem dinâmica e moderna para o sequenciamento de lavra Desde gráficos de Gantt interativos

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. Resposta aos questionamentos efetuados pela empresa TOTVS, temos a informar conforme segue:

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. Resposta aos questionamentos efetuados pela empresa TOTVS, temos a informar conforme segue: Resposta aos questionamentos efetuados pela empresa TOTVS, temos a informar conforme segue: Questionamento 1: Tomando como base a definição de que os Conselhos o Federal e os Regionais foram criados por

Leia mais

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Foco da Palestra Orientar e esclarecer os conceitos de Lucratividade e a importância para existência e sucesso das empresas. Proporcionar aos participantes

Leia mais

Metodologias de PETI. Prof. Marlon Marcon

Metodologias de PETI. Prof. Marlon Marcon Metodologias de PETI Prof. Marlon Marcon PETI O PETI é composto de: Planejamento Estratégico da organização, que combina os objetivos e recursos da organização com seus mercados em processo de transformação

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO Não existem regras ou leis para gestão; Não existem países pobres ou ricos, mas simplesmente países mal e bem administrados, que sabem extrair o máximo dos recursos

Leia mais

Congresso de Logística Centro Paula Souza Tendências em Supply Chain e Logística

Congresso de Logística Centro Paula Souza Tendências em Supply Chain e Logística Congresso de Logística Centro Paula Souza Tendências em Supply Chain e Logística Wagner Salzano Marcos Maregatti 21.05.2016 1 PALESTRANTES Wagner Salzano Head Divisão Supply Chain Marcos Maregatti Gerente

Leia mais

EUS CTIS END USER SUPPORT. case eus ctis

EUS CTIS END USER SUPPORT. case eus ctis 01 EUS CTIS END USER SUPPORT case eus ctis 01 TELESSERVIÇOS/TELEMARKETING Prestação de telesserviços (telemarketing) no atendimento e suporte operacional e tecnológico aos produtos, serviços e sistemas

Leia mais

Enterprise Risk Management (ERM) Gestão de Riscos Corporativos Pesquisa sobre o estágio atual em empresas brasileiras

Enterprise Risk Management (ERM) Gestão de Riscos Corporativos Pesquisa sobre o estágio atual em empresas brasileiras KPMG Risk & Compliance Enterprise Risk Management (ERM) Gestão de Riscos Corporativos Pesquisa sobre o estágio atual em empresas brasileiras Conteúdo 1. Contexto geral 6. Estrutura e funcionamento do Conselho

Leia mais

ANEXO III. Roteiro para Apresentação de Projetos do Tipo C R$ 50.001,00 a R$ 100.000,00

ANEXO III. Roteiro para Apresentação de Projetos do Tipo C R$ 50.001,00 a R$ 100.000,00 ANEXO III Roteiro para Apresentação de Projetos do Tipo C R$ 50.001,00 a R$ 100.000,00 1. Apresentação Geral: 1. Nome do projeto 2. Linha(s) Temática(s) 2. Localidade e município 3. Instituição Proponente

Leia mais

PROJETOS ESTABILIDADE CONSTRUÇÃO MANUTENÇÃO EDIFÍCIOS INDÚSTRIA PECMEI \ PRESERVE THE PRESENT, BUILD THE FUTURE

PROJETOS ESTABILIDADE CONSTRUÇÃO MANUTENÇÃO EDIFÍCIOS INDÚSTRIA PECMEI \ PRESERVE THE PRESENT, BUILD THE FUTURE PROJETOS ESTABILIDADE CONSTRUÇÃO MANUTENÇÃO EDIFÍCIOS INDÚSTRIA MANTER O PARQUE EMPRESARIAL SAUDÁVEL, FORTE E CAPAZ DE CUMPRIR COM TODAS AS NECESSIDADES DO MERCADO. Dedicamos a nossa especial atenção

Leia mais

PARCERIA INTELIGENTE PARA SUA FROTA E LOGÍSTICA

PARCERIA INTELIGENTE PARA SUA FROTA E LOGÍSTICA PARCERIA INTELIGENTE PARA SUA FROTA E LOGÍSTICA Frota moderna, equipe especializada, infraestrutura e tecnologia não é fácil implementar uma gestão logística eficiente. Para fazer com que ela seja planejada

Leia mais

APENDICE A INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PESQUISA SOBRE INOVAÇÕES GERENCIAIS EM INSTITUIÇÕES HOSPITALARES PRIVADAS DE SALVADOR

APENDICE A INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PESQUISA SOBRE INOVAÇÕES GERENCIAIS EM INSTITUIÇÕES HOSPITALARES PRIVADAS DE SALVADOR APENDICE A INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO Data da entrevista.../.../... PESQUISA SOBRE INOVAÇÕES GERENCIAIS

Leia mais