"Paroxysmal Dyskinesias". Kailash P. Bhatia. Movement Disorders, 26:1157, 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""Paroxysmal Dyskinesias". Kailash P. Bhatia. Movement Disorders, 26:1157, 2011"

Transcrição

1 "Paroxysmal Dyskinesias". Kailash P. Bhatia. Movement Disorders, 26:1157, 2011 Discinesias paroxísticas (DP) são um grupo de condições que se manifestam com movimentos involuntários que se repetem episodicamente. Os movimentos podem ser distônicos, coreicos, balísticos, ou uma mistura destes. É uma condição rara, com prevalência exata incerta. Em um estudo de Blakeley e Jankovic somente 92 casos de DP relatados de pacientes com transtornos do movimento (0,76%), durante um período de 19 anos. Os episódios de DP são tipicamente de curta duração, e muitas vezes permanecem sem testemunhas, podendo ser subestimados, devido a um exame neurológico tipicamente normal entre os ataques. O termo coreoatetose paroxística foi citado pela primeira vez na literatura em 1940, quando Mount e Reback descreveram um homem de 23 anos com episódios de ''córeo-distonia'', que duravam horas e com história familiar do mesmo problema. Outras famílias foram descritas e, tornou-se claro que os episódios eram precipitados pelo álcool, café, chá ou fadiga. Richards e Barnett, notando espasmos e aumento do tônus nos membros, acrescentou ''distonia à descrição de Mount e Reback, tornando-se conhecida como coreoatetose distonica paroxística (CDP). Em 1967, Kertesz descreveu outro transtorno episódico denominado coreoatetose paroxística cinesiogênica (CPC) com ataques induzidos pelo movimento repentino e de curtíssima duração. Lance (1977) descreveu uma terceira forma, relatando uma família com ataques de duração entre 5 e 30 minutos provocados por exercícios prolongados. Referido como discinesia paroxística induzida por exercício (PED), ou tipo ''intermediário'', devido a uma duração maior que a CPC, e menor que a CDP. Lance sugeriu uma classificação da DP baseada na duração dos ataques e dividida em 3 tipos: CPC com ataques breves até 5 minutos induzida pelo movimento repentino. CDP com ataques que não foram induzidos por movimento súbito e apresentando longa duração de 4-6 horas. PED com ataques induzidos pelo exercício e duração dos ataques entre a CPC e CDP.

2 Demirkiran e Jankovic (1995) em revisão apontaram que esses distúrbios não eram necessariamente coreicos ou distônicos e poderiam ser qualquer forma de discinesia, e sugeriram classificar em dois grupos principais: Discinesia paroxísticas cinesiogênica (PKD): ataques induzidos por movimento súbito. Discinesia paroxística não cinesiogenica (PKND): ataques não induzidos por movimento súbito. Cada tipo foi classificado como idiopático (primário) ou secundário (''sintomático''). Houve avanços recentes sobre a genética das formas primárias de DP com melhor correlação do genótipo-fenótipo. Os avanços nas 3 principais formas primárias (PKD, PNKD e PED) foram na apresentação clínica, fisiopatológica, genética e perspectivas de tratamento. Discinesia Paroxística Cinesiogênica (PKD): Na PKD os episódios são desencadeados por algum movimento súbito, com ataques durando poucos segundos. Até agora nenhum gene pôde ser identificado. Apresentação Clínica da PKD: A idade de início ocorre entre 6 meses e 33 anos, mas principalmente entre 7 e 15 anos. A prevalência é maior no sexo masculino (4:1) sob a forma esporádica, mas não nos casos familiares. Ataques são induzidos por movimentos repentinos, como levantarse rapidamente para atender a campainha ou telefone. Um súbito aumento da velocidade, força ou amplitude, durante os movimentos normais pode induzir ataques. Sustos, fono e foto estimulação, hiperventilação, ou estresse também podem desencadear os ataques. Cerca de 70% dos pacientes relatam uma sensação anormal antes do movimento (como uma aura epiléptica). Alguns pacientes aprendem a usar a aura como um sinal de alerta para prevenir os ataques, segurando firme o membro afetado. As manifestações clínicas podem ser do tipo distonia, coreia, balismo, ou uma combinação destes. A distonia é a forma mais comum.

3 Cerca de 30% dos pacientes apresentam alteração da fala (disartria ou anartria), que pode ser resultado do envolvimento facial. No caso de ataques múltiplos, pode ocorrer um período refratário de 20 minutos, durante os quais mais ataques não podem ser induzidos. Os ataques duram menos de 2 minutos em 88% e entre 30 e 60 segundos, em dois terços dos pacientes. Paroxismos mais duradouros levam a suspeitar de causa secundária, incluindo a possibilidade de discinesia psicogênica. Normalmente não há perda de consciência, confusão ou sonolência. A maioria dos pacientes apresentam 1-20 ataques por dia. Os episódios apresentam picos na puberdade com até ataques, e redução após os 20 anos, podendo ocorrer remissão completa após os 30 anos. Mecanismos fisiopatológicos da PKD: Tem sido debatido se a DP é um distúrbio epiléptico ou não. Ataques breves, estereotipados e resposta dramática a anticonvulsivantes argumentam para origem epiléptica. O EEG não costuma apresentar alterações. Alguns pesquisadores sugerem origem subcortical epileptogênica nos núcleos da base. Outros achados neurofisiológicos sugerem alteração nos núcleos da base, tais como alteração do reflexo H e variação contingente negativa. Dois estudos com pacientes PKD usando estimulação magnética transcraniana, concluíram que anormalidades nos circuitos inibidores corticais e espinhais podem ser úteis para diferenciar distonia primária e epilepsia. Estudos de imagem funcional como o SPECT, demonstrou perfusão alterada nos gânglios da base. Genética da PKD: Entre as formas primárias, 65%-72% dos pacientes com PKD tem história familiar de doença semelhante com herança autossômica dominante com penetrância completa em mais de metade dos casos. Houve semelhanças genéticas entre PKD e movimentos paroxísticos da síndrome de convulsão infantil e coreoatetose paroxística (ICCA). A síndrome ICCA foi mapeada no intervalo 10 cm do cromossoma 16, e famílias com PKD foram também ligadas à mesma área. Sobreposição com a síndrome de epilepsia rolândica, discinesia paroxística induzida pelo exercício e cãibra do escrivão (RE-PED- WC) também foram observadas. Tratamento e prognóstico da PKD:

4 A PKD geralmente responde bem a drogas antiepilépticas, sendo a carbamazepina a droga de escolha. Tanto a carbamazepina como a fenitoína melhoram os sintomas em mais de 80% dos casos e as doses utilizadas são as mesmas para o uso na epilepsia. Acetazolamida pode ser usada como alternativa útil ou adjuvante a carbamazepina no tratamento da PKD, especialmente quando decorrente de lesões desmielinizantes. Topiramato e barbitúricos também são opções. A frequência de ataques diminui com a idade e os pacientes tem uma expectativa de vida normal, mas caso não diagnosticada, ocorre grande impacto na qualidade de vida. Discinesia paroxística não cinesiogênica (PNKD): Discinesia paroxística não cinesiogênica tem uma duração mais longa do que a PKD e não é induzida por movimento repentino. Aspectos clínicos da PNKD: Os ataques ocorrem de forma espontânea em repouso, mas muitas vezes depois de provocação pelo álcool ou café (relatado em quase 100% dos casos com mutação genética). Pacientes do sexo feminino podem apresentar ataques mais frequentes durante período menstrual ou de ovulação. Os ataques podem começar com sintomas premonitórios (41% dos casos geneticamente comprovados) como sensação de aperto (80%), movimentos involuntários da boca, ou ansiedade. Movimentos começam em um dos lados com tendência em se generalizar. Há combinação de distonia e coréia em 80% dos casos genéticos enquanto que 12% apresentam apenas distonia. Nos episódios mais graves pode haver disartria ou anartria (45% casos geneticamente comprovados). Na PNKD os ataques ocorrerem algumas vezes por ano (até várias vezes por semana), com duração de 10 minutos a 12 hs (usualmente não mais do que uma hora). Não há correlação entre duração e frequência. A relação homem:mulher é de 2:1 para os casos esporádicos, e 1:1 para os geneticamente comprovados. O início da PNKD primária ocorre na primeira infância (média de 8 anos), e o da PNKD secundária com variação mais ampla de 2,5-79 anos. A associação com paraparesia espástica tem sido relatada como coreoatetose / espasticidade (CSE) por Aubuger, inicialmente como uma forma complicada de PNKD ligada ao cromossomo 1q (DYT9). Mecanismos fisiopatológicos da PNKD:

5 EEG ictais e interictais são usualmente normais. Um estudo invasivo com vídeo- EEG demonstrou descarga no núcleo caudado, mas com ritmos corticais normais. O SPECT pode revelar hipoperfusão do caudado direito e tálamo. O PET demonstra aumento na sensibilidade dos receptores D2 pós-sinápticos estriatais, refletindo upregulation. Isto sugere que anormalidades dopaminérgicas sejam resultantes de desregulação da liberação dopaminérgica ou de mecanismos pós-sinápticos, ao invés de alteração da densidade de inervação nigroestriatal. Genética da PNKD: Herança autossômica dominante, com penetrância de cerca de 80%. Todos os casos familiares típicos de PNKD foram identificados no cromossomo 2q. O gene foi identificado por Rainier, que detectou mutação no gene MR-1. Tratamento e Prognóstico da PNKD: Pacientes devem ser ensinados a identificar e evitar os fatores desencadeantes como cafeína, estresse e álcool. Considerando as drogas sintomáticas o clonazepam é a droga de escolha. Em um estudo de 49 portadores do gene MR-1, 97% dos que usaram benzodiazepínicos tiveram resposta favorável. A resposta a drogas antiepilépticas foi limitada. Haloperidol, gabapentina e acetazolamida e L-dopa podem ter benefício leve. A aplicação de toxina botulínica pode melhorar os sintomas da PNKD secundária a AVC. A frequência dos ataques de PNKD tende a diminuir com a idade. Discinesia Paroxística Induzida por Exercício (PED): Lance reconheceu a PED como grupo tipo intermediário de DP, provocados pela exaustão física após esforço contínuo. Em 1984, Plant descreveu uma segunda família com mãe e filha afetadas com herança sugestiva de autossômica dominante. Casos esporádicos também têm sido relatados. Aspectos clínicos da PED: Forma rara de DP, com relação homem:mulher de 2:3. O início ocorre com a idade média de 5 anos, variando de 2-30 anos. Os episódios são precipitados pelo exercício prolongado ou sustentado. A apresentação mais comum é na forma de distonia. Os

6 membros inferiores são os mais frequentemente acometidos. Os ataques duram entre 2 e 5 minutos em média (até 2 horas) e ocorre cessação dentro de cerca de 10 minutos após interrupção do exercício. A PED pode ser acompanhada de enxaqueca sem aura, ou combinação de hemiplegia, epilepsia, e ataxia. Mecanismo Fisiopatológico da PED: O EEG é tipicamente normal. Fora dos ataques a excitabilidade cortical e mecanismos inibitórios neuronais são normais. SPECT durante o ataque motor apresenta perfusão reduzida do córtex frontal e gânglios da base e aumento da perfusão no cerebelo, compatível com outras formas de distonia. O aumento do ácido homovanilico e 5-hidroxiindolacético no LCR após ataque motor, aumenta a hipótese de envolvimento da dopamina na fisiopatologia. Genética da PED: Mutações no transportador de glicose tipo 1 (GLUT1), foram identificados em uma família com 3 gerações de PED, e confirmado em outras famílias e casos esporádicos, justificando os níveis de glicose no líquor abaixo do limite. Tratamento da PED: Dieta cetogênica pode ser benéfica para a PED e epilepsia. Anticonvulsivantes não são muito usados, embora a gabapentina possa reduzir a frequência e gravidade dos ataques. A levodopa, a triexifenidila e a acetazolamida mostraram benefício em raros casos. Um caso relatado respondeu a palidotomia. Outros distúrbios do movimento episódicos como a distonia paroxística ortostática, distonia/torcicolo benigno da infânica paroxístico transitório, ataxias paroxísticas, paroxismos com desvio conjugado tônico dos olhos e paroxismos de língua também tem sido relatados. Conclusão: A correta identificação dos diferentes tipos de discinesia paroxística é fundamental para que a orientação terapêutica traga benefícios para os pacientes. Lorena Broseghini Barcelos

Epilepsia.! Causas prováveis:! infarto cerebral! tumor! infecção! trauma! doença degenerativa

Epilepsia.! Causas prováveis:! infarto cerebral! tumor! infecção! trauma! doença degenerativa Anticonvulsivantes Epilepsia! Transtorno neurológico crônico que atinge 0,5 1% da população.! Caracterizada por crises súbitas e espontâneas associadas à descarga anormal, excessiva e transitória de células

Leia mais

DÉFICE DO TRANSPORTADOR CEREBRAL DA GLICOSE

DÉFICE DO TRANSPORTADOR CEREBRAL DA GLICOSE DÉFICE DO TRANSPORTADOR CEREBRAL DA GLICOSE XIII Curso Básico de Doenças Hereditárias do Metabolismo Coimbra 21 a 23 Setembro 2015 Mónica Vasconcelos Glicose substrato preferencial das células cerebrais

Leia mais

DÉFICE DO TRANSPORTADOR CEREBRAL DA GLICOSE

DÉFICE DO TRANSPORTADOR CEREBRAL DA GLICOSE DÉFICE DO TRANSPORTADOR CEREBRAL DA GLICOSE Mónica Vasconcelos XI Curso Básico de Doenças Hereditárias do Metabolismo Coimbra 23 a 25 Setembro 2013 Hospital Pediátrico Carmona da Mota CHUC-EPE Glicose

Leia mais

Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Saúde. Antiepilépticos. Manoelito Coelho dos Santos Junior.

Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Saúde. Antiepilépticos. Manoelito Coelho dos Santos Junior. Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Saúde Antiepilépticos Manoelito Coelho dos Santos Junior Feira de Santana Conceitos Básicos q Convulsão: alteração transitória do comportamento

Leia mais

Assistência Farmacêutica em Epilepsia

Assistência Farmacêutica em Epilepsia Introdução Assistência Farmacêutica em Epilepsia As epilepsias são uma série de desordens cerebrais com incidência relativamente elevada na população Cerca de 40 formas distintas de epilepsia já foram

Leia mais

Doença de Huntington. Aspectos Clínicos, Diagnósticos e Terapêuticos. quinta-feira, 29 de maio de 14

Doença de Huntington. Aspectos Clínicos, Diagnósticos e Terapêuticos. quinta-feira, 29 de maio de 14 Doença de Huntington Aspectos Clínicos, Diagnósticos e Terapêuticos Doença de Huntington Doença neuro-degenerativa de causa genética Herança autossômica dominante Mutação genética no cromossomo 4 - região

Leia mais

Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS)

Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) Versão de 2016 1. O QUE É A CAPS 1.1 O que é? A Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) compreende

Leia mais

Imagem 1 Corpos de Lafora em biópsia axilar corados com Hematoxilina e Eosina (esquerda) e PAS (direita). Fonte: Gökdemir et al, 2012.

Imagem 1 Corpos de Lafora em biópsia axilar corados com Hematoxilina e Eosina (esquerda) e PAS (direita). Fonte: Gökdemir et al, 2012. Introdução A doença de Lafora (DL) é a forma mais comum de epilepsia mioclônica progressiva na adolescência. Trata-se de uma doença autossômica recessiva, causada por mutações em genes do metabolismo do

Leia mais

AULA 7 BENZODIAZEPÍNICOS E HIPNÓTICOS FARMACOTERAPIA DOS DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS. Prof. Márcio Batista

AULA 7 BENZODIAZEPÍNICOS E HIPNÓTICOS FARMACOTERAPIA DOS DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS. Prof. Márcio Batista AULA 7 FARMACOTERAPIA DOS DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS BENZODIAZEPÍNICOS E HIPNÓTICOS Prof. Márcio Batista INTRODUÇÃO USO RACIONAL: Brasil é o 9º país do mundo em consumo per capita de medicamentos. Brasil

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIENCIAS MÉDICAS E FARMACÊUTICAS LIGA ACADÊMICA DE PEDIATRIA EPILEPSIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIENCIAS MÉDICAS E FARMACÊUTICAS LIGA ACADÊMICA DE PEDIATRIA EPILEPSIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIENCIAS MÉDICAS E FARMACÊUTICAS LIGA ACADÊMICA DE PEDIATRIA EPILEPSIA Ac IVO ANTONIO SASSO JÚNIOR 1º ANO- MEDICINA CASCAVEL-PR JANEIRO/2016 CONCEITOS

Leia mais

Epilepsias Focais Não-Idiopáticas

Epilepsias Focais Não-Idiopáticas Epilepsias Focais Dr. Marcelo Heitor F. Mendes Serviço de Neurologia Hospital Universitário Pedro Ernesto Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Epilepsias Focais Não-Idiopáticas Epilepsia de

Leia mais

Genes e Epilepsia: Epilepsia e Alterações Genéticas

Genes e Epilepsia: Epilepsia e Alterações Genéticas Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto Genes e Epilepsia: Epilepsia e Alterações Genéticas Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo Rodrigo Nunes Cal Introdução Epilepsia

Leia mais

Sobre a Esclerose Tuberosa e o Tumor Cerebral SEGA

Sobre a Esclerose Tuberosa e o Tumor Cerebral SEGA Sobre a Esclerose Tuberosa e o Tumor Cerebral SEGA A Esclerose Tuberosa, também conhecida como Complexo da Esclerose Tuberosa, é uma desordem genética que atinge entre 1 e 2 milhões de pessoas no mundo

Leia mais

Drogas que afetam o sistema nervoso. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente

Drogas que afetam o sistema nervoso. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente Drogas que afetam o sistema nervoso Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente O cérebro e a medula espinhal compõe o sistema nervoso central. Cada nervo do sistema nervoso é composto por uma

Leia mais

Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS)

Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) Versão de 2016 1. O QUE É A CAPS 1.1 O que é? A Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) compreende

Leia mais

Imagem 1 Corpos de Lafora em biópsia axilar corados com Hematoxilina e Eosina (esquerda) e PAS (direita). Fonte: Gökdemir et al, 2012.

Imagem 1 Corpos de Lafora em biópsia axilar corados com Hematoxilina e Eosina (esquerda) e PAS (direita). Fonte: Gökdemir et al, 2012. Introdução A doença de Lafora (DL) é a forma mais comum de epilepsia mioclônica progressiva na adolescência. Trata-se de uma doença autossômica recessiva, causada por mutações em genes do metabolismo do

Leia mais

XIV CURSO BÁSICO DE DOENÇAS HEREDITÁRIAS DO METABOLISMO DÉFICE DO TRANSPORTADOR CEREBRAL DA GLICOSE. C entro H o spitalar B a ixo Vo u g a - Aveiro

XIV CURSO BÁSICO DE DOENÇAS HEREDITÁRIAS DO METABOLISMO DÉFICE DO TRANSPORTADOR CEREBRAL DA GLICOSE. C entro H o spitalar B a ixo Vo u g a - Aveiro XIV CURSO BÁSICO DE DOENÇAS HEREDITÁRIAS DO METABOLISMO DÉFICE DO TRANSPORTADOR CEREBRAL DA GLICOSE Filipa Rodrigues C entro H o spitalar B a ixo Vo u g a - Aveiro C entro H o spitalar e Universitário

Leia mais

CONTROLE MOTOR: DA ATIVIDADE REFLEXA AOS MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS II - NÚCLEOS DA BASE -

CONTROLE MOTOR: DA ATIVIDADE REFLEXA AOS MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS II - NÚCLEOS DA BASE - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA HUMANA TURMA 10-2013 CONTROLE MOTOR: DA ATIVIDADE REFLEXA AOS MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS II - NÚCLEOS DA BASE - PROFª DRª VILMA G. O CEREBELO E OS GÂNGLIOS BASAIS AUXILIAM

Leia mais

EPILEPSIA ALGUMAS PERGUNTAS ALGUMAS RESPOSTAS. EPILEPSIA: o que é?

EPILEPSIA ALGUMAS PERGUNTAS ALGUMAS RESPOSTAS. EPILEPSIA: o que é? EPILEPSIA ALGUMAS PERGUNTAS ALGUMAS RESPOSTAS EPILEPSIA: o que é? Não é uma doença a mental Uma das doenças neurológicas mais comuns Afecta 0,5-1% da população Tem múltiplas m causas, nem sempre conhecidas

Leia mais

04/02/2016. Tratamento das Convulsões. Epilepsia

04/02/2016. Tratamento das Convulsões. Epilepsia Tratamento das Convulsões Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Epilepsia Convulsão: alteração transitória do comportamento decorrente disparo rítmico, sincrônico e desordenado

Leia mais

Epilepsia Pedro Schestatsky MD, PhD

Epilepsia Pedro Schestatsky MD, PhD Epilepsia Pedro Schestatsky MD, PhD DEFINIÇÃO Grupo de condições crônicas cuja principal manifestação é a convulsão ataque súbito e involuntário de movimentos bruscos com ou sem alteração de consciência.

Leia mais

DISTONIA FOCAL DO MÚSICO. RosylaneNascimento das Mercês Rocha; Joyce Pessoa Ferro; Denise Alves Souto; ThaysRettoreOrlando Cabral ZocrattoGomes.

DISTONIA FOCAL DO MÚSICO. RosylaneNascimento das Mercês Rocha; Joyce Pessoa Ferro; Denise Alves Souto; ThaysRettoreOrlando Cabral ZocrattoGomes. DISTONIA FOCAL DO MÚSICO RosylaneNascimento das Mercês Rocha; Joyce Pessoa Ferro; Denise Alves Souto; ThaysRettoreOrlando Cabral ZocrattoGomes. Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Administração

Leia mais

Distúrbios Neurodegenerativos

Distúrbios Neurodegenerativos Distúrbios Neurodegenerativos Mecanismos de Morte Neuronal Excitotoxicidade Apoptose Estresse oxidativo Excitotoxicidade Os aminoácidos excitatórios (EAA), por ex glutamato podem causar morte neuronal.

Leia mais

Distúrbios do Sono e Influência na Saúde da Criança

Distúrbios do Sono e Influência na Saúde da Criança Distúrbios do Sono e Influência na Saúde da Criança Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/laneur/article/piis1474-4422(16)30204-6 A importância de uma boa qualidade e quantidade de sono para

Leia mais

ANTIPARKINSONIANOS. FARMACOLOGIA II Prof. Ana Alice Universidade Nove de Julho

ANTIPARKINSONIANOS. FARMACOLOGIA II Prof. Ana Alice Universidade Nove de Julho ANTIPARKINSONIANOS FARMACOLOGIA II Prof. Ana Alice Universidade Nove de Julho MAL OU DOENÇA DE PARKINSON (DP) Caracterizado: Bradicinesia Rigidez muscular Tremor em repouso Desequilíbrio postural - distúrbios

Leia mais

Residente de Neurologia: Rafael de Souza Andrade

Residente de Neurologia: Rafael de Souza Andrade Residente de Neurologia: Rafael de Souza Andrade QUANDO COMEÇAR? Caso clínico: Enfermeira, 39 anos, canhota, apresenta-se ao clínico geral após episódio de perda da consciência quando dirigia em rodovia.

Leia mais

Neurofisiologia do Movimento - Tratamento Farmacológico dos Distúrbios de Movimento. Dr. Fábio Agertt

Neurofisiologia do Movimento - Tratamento Farmacológico dos Distúrbios de Movimento. Dr. Fábio Agertt Neurofisiologia do Movimento - Tratamento Farmacológico dos Distúrbios de Movimento Dr. Fábio Agertt Contração Muscular Fibra muscular Sarcolema Miofibrilas Actina e Miosina Sarcoplasma Retículo sarcoplasmático

Leia mais

Material e Métodos Relatamos o caso de uma paciente do sexo feminino, 14 anos, internada para investigação de doença reumatológica

Material e Métodos Relatamos o caso de uma paciente do sexo feminino, 14 anos, internada para investigação de doença reumatológica Introdução A síndrome da encefalopatia (PRES) caracteriza-se clinicamente por cefaleia, alterações sensoriais e convulsões. Os achados clássicos na tomografia computadorizada são de hipodensidades córtico-subcorticais

Leia mais

Mestrado em Bioquímica

Mestrado em Bioquímica Mestrado em Bioquímica Seminário de Neuroquímica/Neurobiologia Os gânglios da base alterações fisiopatológicas Sofia Ferreira ANATOMIA DOS GÂNGLIOS DA BASE GÂNGLIOS DA BASE Corpo estriado Globo pálido

Leia mais

RECTAL PAROXYSTICAL PAIN

RECTAL PAROXYSTICAL PAIN RECTAL PAROXYSTICAL PAIN RUTE GONÇALVES SERVIÇO DE PEDIATRIA HOSPITAL DR. NÉLIO MENDONÇA DOR RECTAL Obstipação Fissuras e Abcessos perianais Causas Funcionais D. Hemorroidária Proctite Infecciosa Proctite

Leia mais

Epilepsia e atividades físicas

Epilepsia e atividades físicas Epilepsia e atividades físicas Profa. Claudia Forjaz adaptado de Prof.ª Carolina K. Moriyama EPILEPSIA Diferentes formas de definição, diagnóstico e tratamento ao longo da história Dificuldade de aceitação

Leia mais

Nevralgia do trigêmeo NEVRALGIA DO TRIGÊMIO

Nevralgia do trigêmeo NEVRALGIA DO TRIGÊMIO Nevralgia do trigêmeo NEVRALGIA DO TRIGÊMIO A Classificação Internacional das Cefaleias: é o resultado de um esforço grandioso para elaborar um sistema taxonômico das diferentes condições que ocorrem com

Leia mais

Sinais de alerta na prática clínica critérios de orientação de que o seu paciente pode ter uma condição genética

Sinais de alerta na prática clínica critérios de orientação de que o seu paciente pode ter uma condição genética Sinais de alerta na prática clínica critérios de orientação de que o seu paciente pode ter uma condição genética Sinais de alerta na prática clínica Um ou mais SINAIS DE ALERTA indicam a presença de risco

Leia mais

Os gânglios da base e os distúrbios do movimento

Os gânglios da base e os distúrbios do movimento Os gânglios da base e os distúrbios do movimento Dr. Vitor Tumas Depto. de Neurologia Psiquiatria e Psicologia Médica Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo tumasv@rnp.fmrp.usp.br

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 44/2014 Informações sobre carbamazepina, Gardenal,Rivotril e Risperidona

RESPOSTA RÁPIDA 44/2014 Informações sobre carbamazepina, Gardenal,Rivotril e Risperidona RESPOSTA RÁPIDA 44/2014 Informações sobre carbamazepina, Gardenal,Rivotril e Risperidona SOLICITANTE Drª Sabrina da Cunha Peixoto Ladeira Juíza de Direito do Juizado Especial -Pirapora NÚMERO DO PROCESSO

Leia mais

DOR E CEFALEIA. Profa. Dra. Fabíola Dach. Divisão de Neurologia FMRP-USP

DOR E CEFALEIA. Profa. Dra. Fabíola Dach. Divisão de Neurologia FMRP-USP DOR E CEFALEIA Profa. Dra. Fabíola Dach Divisão de Neurologia FMRP-USP Dor Experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada a lesão real ou potencial dos tecidos. Cada indivíduo

Leia mais

Fármacos anticonvulsivantes. Prof. Dr. Gildomar Lima Valasques Junior Farmacêutico Clínico-Industrial Doutor em Biotecnologia

Fármacos anticonvulsivantes. Prof. Dr. Gildomar Lima Valasques Junior Farmacêutico Clínico-Industrial Doutor em Biotecnologia Prof. Dr. Gildomar Lima Valasques Junior Farmacêutico Clínico-Industrial Doutor em Biotecnologia Jequié 2015 Epilepsia: O segundo mais freqüente distúrbio neurológico depois do AVE Terapia padrão é capaz

Leia mais

Os gânglios da base e os distúrbios do movimento

Os gânglios da base e os distúrbios do movimento Os gânglios da base e os distúrbios do movimento Dr. Vitor Tumas Depto. de Neurologia Psiquiatria e Psicologia Médica Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo tumasv@rnp.fmrp.usp.br

Leia mais

RESULTADO DA REVISÃO DA LITERATURA

RESULTADO DA REVISÃO DA LITERATURA Nota Técnica 23/2013 Data: 08/03/2013 Solicitante: Des. Vanessa Verdolim Hudson Andrade 1ª Câmara Cível - TJMG Número do processo: 1.0188.12.008285-7/001 Medicamento Material Procedimento Cobertura x TEMA:

Leia mais

EPILEPSIA PÓS- TRAUMÁTICA

EPILEPSIA PÓS- TRAUMÁTICA EPILEPSIA PÓS- TRAUMÁTICA 4º CONGRESSO NACIONAL DE MEDICINA LEGAL Marcos Barbosa Serviço de Neurocirurgia Hospitais da Universidade de Coimbra Coimbra, Portugal Covilhã, Novembro 2005 Epilepsia é uma perturbação

Leia mais

Antipsicóticos 27/05/2017. Tratamento farmacológico. Redução da internação. Convivio na sociedade. Variedade de transtornos mentais

Antipsicóticos 27/05/2017. Tratamento farmacológico. Redução da internação. Convivio na sociedade. Variedade de transtornos mentais Psicofarmacologia Antipsicóticos Psicose Variedade de transtornos mentais Delírios (crenças falsas) Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Vários tipos de alucinações Esquizofrenia:

Leia mais

Classificando as crises epilépticas para a programação terapêutica Farmacocinética dos fármacos antiepilépticos... 35

Classificando as crises epilépticas para a programação terapêutica Farmacocinética dos fármacos antiepilépticos... 35 Índice Parte 1 - Bases para a terapêutica com fármacos antiepilépticos Classificando as crises epilépticas para a programação terapêutica... 19 Classificação das Crises Epilépticas (1981)... 20 Classificação

Leia mais

Caso clínico Parkinson

Caso clínico Parkinson Caso clínico Parkinson Caso clínico M.S., 62 anos, Masculino, Branco, Casado, Aposentado. O paciente procurou atendimento devido a dificuldade progressiva de realizar tarefas manuais, tais como abotoar

Leia mais

17/08/2018. Disfagia Neurogênica: Acidente Vascular Encefálico

17/08/2018. Disfagia Neurogênica: Acidente Vascular Encefálico Disfagia Neurogênica: Acidente Vascular Encefálico M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista, Mestre em Fonoaudiologia, Doutoranda em Psicnálise, Saúde e Sociedade. O acidente vascular

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL Nº 08/2006 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL Nº 08/2006 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS 1 HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL Nº 08/2006 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS PROCESSO SELETIVO 65 MÉDICO (Neuro - Epilepsia) 01. A 11. E 21. D 02. D 12. B 22. C 03. E 13. C 23.

Leia mais

Centro Universitário Maurício de Nassau Curso de Psicologia Disciplina de Neurofisiologia

Centro Universitário Maurício de Nassau Curso de Psicologia Disciplina de Neurofisiologia Centro Universitário Maurício de Nassau Curso de Psicologia Disciplina de Neurofisiologia Bases neurofisiológicas da atenção Profª Maria da Soledade Recife - 2015 Introdução Cérebro humano é confrontado

Leia mais

Expressão clínica da excitação e sincronização excessiva e anormal de uma população de neurônios corticais

Expressão clínica da excitação e sincronização excessiva e anormal de uma população de neurônios corticais Epilepsia Clínica Crise Epiléptica Expressão clínica da excitação e sincronização excessiva e anormal de uma população de neurônios corticais Crise Epiléptica Risco de um indivíduo apresentar uma crise

Leia mais

Lesão por esforço Repetitivo

Lesão por esforço Repetitivo Lesão por esforço Repetitivo Lesão por esforço repetitivo Inrodução A lesão por esforço repetitivo ( LER),são lesões nos sistemas músculo esquelético e nervoso por tarefas repetitivas, esforços vigorosos,

Leia mais

Febre recorrente relacionada com NLRP12

Febre recorrente relacionada com NLRP12 www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Febre recorrente relacionada com NLRP12 Versão de 2016 1. O QUE É A FEBRE RECORRENTE RELACIONADA COM NLRP12 1.1 O que é? A febre recorrente relacionada com

Leia mais

Rudimar Riesgo MD, PhD Neuropediatra, Eletrencefalografista Pediátrico Professor de Medicina - UFRGS

Rudimar Riesgo MD, PhD Neuropediatra, Eletrencefalografista Pediátrico Professor de Medicina - UFRGS Rudimar Riesgo MD, PhD Neuropediatra, Eletrencefalografista Pediátrico Professor de Medicina - UFRGS TUDO COMEÇOU... MCH - 1997/1998 DESAFIOS CLÍNICOS InTechOpen 10 million visits 27 thousand chapters

Leia mais

Vigília e Sono. Geanne Matos de Andrade. Depto de Fisiologia e Farmacologia. Os ritmos da vida. Ritmos biológicos

Vigília e Sono. Geanne Matos de Andrade. Depto de Fisiologia e Farmacologia. Os ritmos da vida. Ritmos biológicos Vigília e Sono Ritmos Biológicos Geanne Matos de Andrade Depto de Fisiologia e Farmacologia Os ritmos da vida Ritmos biológicos infradiano circadiano ultradiano Sistema temporizador circadiano- marca-passo

Leia mais

Prejuízos Cognitivos e Comportamentais secundários à Epilepsia Autores: Thaís Martins; Calleo Henderson; Sandra Barboza. Instituição:Universidade

Prejuízos Cognitivos e Comportamentais secundários à Epilepsia Autores: Thaís Martins; Calleo Henderson; Sandra Barboza. Instituição:Universidade Autores:Thaís Martins Sousa ; Calleo Henderson ; Sandra Barboza. Introdução A epilepsia é uma das síndromes neurológicas mais comuns e seus efeitos secundários podem ser graves. A epilepsia de ausência

Leia mais

ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA NÃO INVASIVA. Maria da Graça Lopes Tarragó 2013

ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA NÃO INVASIVA. Maria da Graça Lopes Tarragó 2013 ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA NÃO INVASIVA Maria da Graça Lopes Tarragó 2013 Estimulação Magnética Transcraniana Aplicação de correntes elétricas para modificar a função cerebral é mencionada há mais de 200

Leia mais

Fluxo de atendimento e dados de alerta para qualquer tipo de cefaléia no atendimento do Primeiro Atendimento

Fluxo de atendimento e dados de alerta para qualquer tipo de cefaléia no atendimento do Primeiro Atendimento Fluxo de atendimento e dados de alerta para qualquer tipo de cefaléia no atendimento do Primeiro Atendimento Versão eletrônica atualizada em Fevereiro 2009 Fluxo de atendimento e dados de alerta para qualquer

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIX Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Doenças Adquiridas do Neurônio Motor. Msc. Roberpaulo Anacleto

Doenças Adquiridas do Neurônio Motor. Msc. Roberpaulo Anacleto Doenças Adquiridas do Neurônio Motor Msc. Roberpaulo Anacleto ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA Unidade motora: Esclerose Lateral Amiotrófica Doença degenerativa e progressiva, afetando os neurônios motores

Leia mais

Drogas do Sistema Nervoso Central

Drogas do Sistema Nervoso Central Drogas do Sistema Nervoso Central Depressão Conceito: Transtorno do humor(abaixamento persistente de humor) que influencia profundamente o comportamento e o pensamento, uma síndrome com sintomas e sinais

Leia mais

Cromossômicas Monogênicas Poligênicas ou Multifatoriais Mitocondriais

Cromossômicas Monogênicas Poligênicas ou Multifatoriais Mitocondriais Distúrbios Monogênicos ou MENDELIANOS DISTÚRBIOS MONOGÊNICOS E PRINCIPAIS PADRÕES DE HERANÇA Profa. Dra. Milena Flória-Santos Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública Escola de Enfermagem

Leia mais

Antipsicóticos 02/02/2016. Tratamento farmacológico. Redução da internação. Convivio na sociedade. Variedade de transtornos mentais

Antipsicóticos 02/02/2016. Tratamento farmacológico. Redução da internação. Convivio na sociedade. Variedade de transtornos mentais Psicofarmacologia Psicose Variedade de transtornos mentais Delírios (crenças falsas) Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Vários tipos de alucinações Esquizofrenia: tipo de psicose

Leia mais

ANO OPCIONAL EM NEUROLOGIA PROGRAMA: NEUROLOGIA ANO OPCIONAL (CÓD. 1547)

ANO OPCIONAL EM NEUROLOGIA PROGRAMA: NEUROLOGIA ANO OPCIONAL (CÓD. 1547) ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA RESIDÊNCIA MÉDICA 26 SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO CONFIRA O SEU CADERNO. Este caderno de provas contém 20 questões assertivas.. Confira seu

Leia mais

CONTROLE DO MOVIMENTO. Curso de Neurofisiologia ICB-UFMG

CONTROLE DO MOVIMENTO. Curso de Neurofisiologia ICB-UFMG CONTROLE DO MOVIMENTO Curso de Neurofisiologia ICB-UFMG Controle do movimento Planejamento e programação Organização Espaço - Temporal Nível mais alto ESTRATÉGIA - Qual é o alvo do movimento e como melhor

Leia mais

Glossário. Formas alternativas de um gene no mesmo locus (posição no cromossoma). Uma pessoa herda um alelo do pai e outro alelo da mãe

Glossário. Formas alternativas de um gene no mesmo locus (posição no cromossoma). Uma pessoa herda um alelo do pai e outro alelo da mãe Glossário aborto espontâneo aconselhamento genético alelos aneuploidia anomalia cromossómica autossómico recessivo BRCA cariótipo caso índice citogeneticista Perda gestacional de um feto não viável antes

Leia mais

Dra Marcella Rabassi de Lima Endocrinologista pediatra-fepe

Dra Marcella Rabassi de Lima Endocrinologista pediatra-fepe Implicações clínicas no diagnóstico tardio da Deficiência de Biotinidase e Fenilcetonúria Dra Marcella Rabassi de Lima Endocrinologista pediatra-fepe Deficiência de Biotinidase (DB) Doença metabólica autossômica

Leia mais

DEMÊNCIAS DEGENERATIVAS

DEMÊNCIAS DEGENERATIVAS DEMÊNCIAS DEGENERATIVAS SÍNDROMES FRONTAIS ANE DUNCK 2017 1892 ( Arnold Pick) Considerações iniciais QUANDO SUSPEITAR? ALTERAÇÃO NO COMPORTAMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM CARACTERÍSTICAS

Leia mais

FARMACOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL I (Ansiolíticos e hipnóticos) Prof. Igor Bomfim

FARMACOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL I (Ansiolíticos e hipnóticos) Prof. Igor Bomfim FARMACOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL I (Ansiolíticos e hipnóticos) Prof. Igor Bomfim O sintoma principal é a expectativa apreensiva ou preocupação exagerada, mórbida. ANSIEDADE ANSIEDADE Normal: - Adapta

Leia mais

SINDROME DE GILLES DE LA TOURETTE

SINDROME DE GILLES DE LA TOURETTE SINDROME DE GILLES DE LA TOURETTE Ana Rebelo Email: acd.rebelo@gmail.com RESUMO Neste trabalho, procura-se explicar a Síndrome de Gilles de la Tourette sob o ponto de vista psicopatológico. Relativamente

Leia mais

Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco Clínica Médica TONTURA. R1 Bruna Lima R2 Priscila Machado Preceptor Flávio Pacheco

Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco Clínica Médica TONTURA. R1 Bruna Lima R2 Priscila Machado Preceptor Flávio Pacheco Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco Clínica Médica TONTURA R1 Bruna Lima R2 Priscila Machado Preceptor Flávio Pacheco Recife, 17 de Junho de 2015 EPIDEMIOLOGIA Queixa bastante comum nos

Leia mais

Relato de Caso de Síndrome de Smith- Lemli-Optiz em hospital de ensino

Relato de Caso de Síndrome de Smith- Lemli-Optiz em hospital de ensino Carneiro, MAD; do Carmo, AV ; Diniz, DS Introdução Faz-se necessário o conhecimento das síndromes genéticas para a prática clínica do médico neurologista. Neste contexto, a Síndrome de Smith-Lemli-Optiz

Leia mais

ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS ANSIEDADE PATOLÓGICA ANSIEDADE: Reclamações verbais e queixas frequentes Efeitos somáticos com taquicardia, sudorese, distúrbios gastrintestinais Interferencia com a atividade

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DO IDOSO. Aula 8. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM SAÚDE DO IDOSO. Aula 8. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 8 Profª. Tatiane da Silva Campos DELÍRIO enfermeiras = reconhecer sintomas agudos do delírio e relatá-los de imediato = é emergência. Quando não é tratada = pode suceder a lesão cerebral

Leia mais

A HERANÇA DOS CROMOSSOMOS SEXUAIS

A HERANÇA DOS CROMOSSOMOS SEXUAIS CAPÍTULO 6 A HERANÇA DOS CROMOSSOMOS SEXUAIS Em muitas espécies, incluindo a humana, a diferença entre os dois sexos é determinada por um par de cromossomos: os cromossomos sexuais, heterocromossomos ou

Leia mais

Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS)

Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) Versão de 2016 1. O QUE É A CAPS 1.1 O que é? A Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) compreende

Leia mais

Tratamento Com freqüência, é possível se prevenir ou controlar as cefaléias tensionais evitando, compreendendo e ajustando o estresse que as ocasiona.

Tratamento Com freqüência, é possível se prevenir ou controlar as cefaléias tensionais evitando, compreendendo e ajustando o estresse que as ocasiona. CEFALÉIAS As cefaléias (dores de cabeça) encontram-se entre os problemas médicos mais comuns. Alguns indivíduos apresentam cefaléias freqüentes, enquanto outros raramente as apresentam. As cefaléias podem

Leia mais

Status Epilepticus. Neurologia - FEPAR. Neurofepar Dr. Carlos Caron

Status Epilepticus. Neurologia - FEPAR. Neurofepar Dr. Carlos Caron Status Epilepticus Neurologia - FEPAR Neurofepar Dr. Carlos Caron Classificação das Epilepsias n Status Epilepticus: Definição Crise epiléptica com duração de pelo menos 5 minutos. Duas ou mais crises

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE BIOLOGIA DEPARTAMENTO DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO. BG280 Lista de exercícios 1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE BIOLOGIA DEPARTAMENTO DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO. BG280 Lista de exercícios 1 UNERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE BIOLOGIA DEPARTAMENTO DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO BG280 Lista de exercícios 1 1 - Seguem quatro heredogramas humanos. Os símbolos pretos representam o fenótipo anormal

Leia mais

EFEITOS DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM PARALISA CEREBRAL DISCINÉTICA DISTÔNICA

EFEITOS DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM PARALISA CEREBRAL DISCINÉTICA DISTÔNICA EFEITOS DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM PARALISA CEREBRAL DISCINÉTICA DISTÔNICA Francyelle Barros Feitoza 1 Fabiana da Silveira Bianchi Perez 2 Faculdade Alfredo Nasser

Leia mais

DOENÇA DE PARKINSON. Diagnóstico e Tratamento. Juliana Aquino

DOENÇA DE PARKINSON. Diagnóstico e Tratamento. Juliana Aquino DOENÇA DE PARKINSON Diagnóstico e Tratamento Juliana Aquino 1 A doença de Parkinson (DP) ou Mal de Parkinson È uma doença degenerativa, crônica e progressiva, que acomete em geral pessoas idosas. Ela ocorre

Leia mais

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte.

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte. Medicamentos capazes de diminuir a actividade do cérebro, principalmente quando ele está num estado de excitação acima do normal, causando deste modo sonolência ou até inconsciência. Analgésico - Sedativo

Leia mais

Manejo de Crise Convulsiva. Dr. Guilherme Simone Mendonça Neurologista Neurofisiologista Clínico

Manejo de Crise Convulsiva. Dr. Guilherme Simone Mendonça Neurologista Neurofisiologista Clínico Manejo de Crise Convulsiva Dr. Guilherme Simone Mendonça Neurologista Neurofisiologista Clínico Formação Médico Universidade Regional de Blumenau Neurologista Hospital Municipal São José de Joinville

Leia mais

Linguagem. Dr. Fábio Agertt

Linguagem. Dr. Fábio Agertt Dr. Fábio Agertt Linguagem Mecanismos não-verbais Linguagem é qualquer e todo sistema de sinais que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos (sonoros, gráficos, gestuais) Embora os animais

Leia mais

Status Epilepticus. Neurologia - FEPAR. Neurofepar Dr. Roberto Caron

Status Epilepticus. Neurologia - FEPAR. Neurofepar Dr. Roberto Caron Status Epilepticus Neurologia - FEPAR Neurofepar Dr. Roberto Caron Estado de Mal Epiléptico Classificação das Epilepsias Definição Status Epilepticus: Crise epiléptica com duração de pelo menos 5 minutos.

Leia mais

Ansiedade Edvard Munch 1894

Ansiedade Edvard Munch 1894 Ansiedade Edvard Munch 1894 Ansiolíticos Fármacos utilizados no tratamento da ansiedade, reduzir sintomas ou intensidade das crises Hipnóticos São fármacos que causam sonolência e facilitam o início e

Leia mais

Incidência de doenças genéticas

Incidência de doenças genéticas Incidência de doenças genéticas Tipo 1.000 nascimentos Monogênicas 4,5 14,0 Cromossômicas 4,0 6,8 Multifatoriais 26,0 32,0 Total 34,5 52,8 Padrões de Herança Mendeliana Padrões de Herança Mendeliana A

Leia mais

Parkinson hoje. Tudo que você precisa saber sobre tremor essencial. Cartilha informativa Nº5.

Parkinson hoje. Tudo que você precisa saber sobre tremor essencial. Cartilha informativa Nº5. Parkinson hoje Tudo que você precisa saber sobre tremor essencial Cartilha informativa Nº5 www.parkinsonhoje.com.br Sobre o canal Parkinson Hoje Mais qualidade de vida O ator Michael J. Fox é uma estrela

Leia mais

Anexo I. Conclusões científicas e fundamentos da alteração dos termos da(s) autorização(ões) de introdução no mercado

Anexo I. Conclusões científicas e fundamentos da alteração dos termos da(s) autorização(ões) de introdução no mercado Anexo I Conclusões científicas e fundamentos da alteração dos termos da(s) autorização(ões) de introdução no mercado 1 Conclusões científicas Tendo em conta o relatório de avaliação do PRAC sobre os relatórios

Leia mais

CEREBELO E NUCLEOS DA BASE Curso de Neurofisiologia/Neurociências Graduação

CEREBELO E NUCLEOS DA BASE Curso de Neurofisiologia/Neurociências Graduação André Ricardo Massensini, Ph.D. Bruno Rezende de Souza, Ph.D. Grace Schenatto Pereira, Ph.D. Juliana Carvalho Tavares, Ph.D. Márcio Flávio Dutra Moraes, Ph.D. Núcleo de Neurociências Departamento de Fisiologia

Leia mais

www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Síndrome PAPA Versão de 2016 1. O QUE É A PAPA 1.1 O que é? O acrónimo PAPA significa Artrite Piogénica, Pioderma gangrenoso e Acne. É uma doença determinada

Leia mais

Heloisa Pacheco-Ferreira

Heloisa Pacheco-Ferreira 2015, Setembro, SP, Brasil Seminário Hospitais Saudáveis O desafio do setor saúde frente às mudanças climáticas Tratado de Minamata, o perigo do mercúrio e o desafio da sua eliminação no setor saúde até

Leia mais

Diário Oficial Imprensa Nacional

Diário Oficial Imprensa Nacional Diário Oficial Imprensa Nacional REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA - DF. Nº 184 - DOU de 24/09/10 p. 673 - seção 1 O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, Ministério da Saúde

Leia mais

INTERFACE DOS DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS COM A NEUROLOGIA

INTERFACE DOS DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS COM A NEUROLOGIA INTERFACE DOS DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS COM A NEUROLOGIA MARINA DALLA BARBA LONDERO MÉDICA FORMADA PELA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO PSIQUIATRA PELO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE DOUTORANDA PELA UNIVERSIDADE

Leia mais

Genética Humana. Faculdade Anísio Teixeira. Prof João Ronaldo Neto

Genética Humana. Faculdade Anísio Teixeira. Prof João Ronaldo Neto Genética Humana Faculdade Anísio Teixeira Prof João Ronaldo Neto Segregação Genética Herança Monogênica Monogênica ou monoibridismo aplica-se a casos em que apenas um par de alelos de um gene está envolvido

Leia mais

PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE PACIENTES COM DISTURBIOS DO MOVIMENTO EM GOIÂNIA, GOIÁS, BRASIL.

PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE PACIENTES COM DISTURBIOS DO MOVIMENTO EM GOIÂNIA, GOIÁS, BRASIL. Introdução: Os distúrbios de movimento (DM) são diversos e possuem inúmeras etiologias. O diagnóstico sindrômico por meio do exame clínico adequado é fundamental para direcionar a investigação diagnóstica

Leia mais

ESCLEROSE MÚLTIPLA. Prof. Fernando Ramos Gonçalves

ESCLEROSE MÚLTIPLA. Prof. Fernando Ramos Gonçalves ESCLEROSE MÚLTIPLA Prof. Fernando Ramos Gonçalves Unidade anatômica e funcional do SNC ESCLEROSE MÚLTIPLA Sinonímia: Esclerose em placas Esclerose insular Esclerose disseminada Conceito É uma doença crônica,

Leia mais

Exames Complementares Morte Encefálica. Pedro Antonio P. de Jesus

Exames Complementares Morte Encefálica. Pedro Antonio P. de Jesus Exames Complementares Morte Encefálica Pedro Antonio P. de Jesus Exames Complementares Angiografia cerebral Cintilografia radioisotópica Doppler transcraniano Monitorização da pressão intra-craniana Tomografia

Leia mais

DEFICIENCIA INTELECTUAL

DEFICIENCIA INTELECTUAL DEFICIENCIA INTELECTUAL IMPORTÂNCIA DA CAUSA GENÉTICA NA INVESTIGAÇÃO VICTOR E. FARIA FERRAZ DEPARTAMENTO DE GENÉTICA estado de redução notável do funcionamento intelectual, significativamente abaixo

Leia mais

Alterações vocais no Parkinson e método Lee Silverman

Alterações vocais no Parkinson e método Lee Silverman Alterações vocais no Parkinson e método Lee Silverman Apresentação: Cinthia Procópio (3º ano) Brenda Catalani (2º ano) Orientação: Fga. Thais Saters Participações: Prof. Dr. Adriano Yacubian Fernandes

Leia mais

TG D Fon o t n e t : e : CID 10 1

TG D Fon o t n e t : e : CID 10 1 TG D Fonte: CID 10 TG D /TID Desde 1993, com a CID-10 (OMS) o autismo infantil passa a ser classificado entre os transtornos invasivos do desenvolvimento juntamente com outros cinco transtornos que apresentam

Leia mais