REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - 2º Trimestre 2014

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - 2º Trimestre 2014"

Transcrição

1 8º Ano Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Nei Xavier No segundo trimestre, iniciaremos o estudo dos complementos nominais e dos adjuntos adnominais reconhecendo os elementos que compõem esses termos e a diferença entre eles. Fechando a unidade, abordaremos os adjuntos adverbiais identificando-os e classificando-os dentro da oração. Em seguida, vamos reconhecer a diferença de regência de alguns nome e o correto uso da crase. O conteúdo será finalizado com o estudo da regência verbal e sua importância na elaboração do sentido dentro de um contexto; Conteúdo Gramática Metas Complemento nominal Adjunto adnominal Adjunto Adverbial 139 a a 155 Identificar o complemento nominal e diferenciá-lo do adjunto adnominal Identificar e classificar os adjuntos adverbiais Regência e crase Regência nominal 175 a a 194 Identificar a regência e crase em alguns casos Reconhecer alguns casos de nomes que possuem mais de uma regência Regência verbal Regência verbal no texto 213 a a 236 Identificar alguns verbos de dupla regência Identificar a regência de alguns verbos dentro de um contexto

2 8º Ano Disciplina: Redação Professora: Elizabeth/Stella Prezados alunos, Neste trimestre, utilizaremos ferramentas gramaticais que vão ajudá-lo a lidar com a palavra e os textos, orais e escritos, nas mais diferentes situações. Para se apropriar delas, basta que você tenha o desejo de explorar os múltiplos caminhos da linguagem e a disposição para realizar projetos. Peço que esta folha seja imediatamente colada em seu caderno. CONTEÚDO: Unidades: 4 e 5 - Jornadas. Romance de aventura.. Estrutura do enredo em narrativas.. Conto maravilhoso estrutura. O poema estrutura (Versos tipos) - Rima. Prosa poética definição. Poemas visuais. Caligrama definição. Poesia digital - conceituação METAS DE REALIZAÇÃO Conceituar e reconhecer um romance de aventura. Reconhecer os elementos do texto poético: Verso Estrofe Rima Figuras de linguagem Diferenciar os diversos tipos de texto poético. Definir e reconhecer caligramas. Reconhecer os vários tipos de poemas digitais. Leitura extraclasse 2º trimestre / º ANO: DELICADEZAS DO ESPANTO AUTOR: SÉRGIO NAPP EDITORA: SARAIVA (40 PÁGINAS) POESIAS ENCONTRADO IMPRESSO (R$36,00) OU DIGITAL (P/BAIXAR CELULAR-TABLET: R$32,00)

3 8º Ano Disciplina: Matemática Professor: Welbert Reconhecer uma expressão algébrica. Reconhecer e determinar o valor numérico de uma expressão algébrica. Reconhecer termos ou monômios. Distinguir a parte numérica e a parte literal de um monômio. Reconhecer termos semelhantes. Determinar a soma algébrica de termos semelhantes. Reconhecer polinômios. Identificar polinômios na variável x, ordenados segundo os expoentes decrescentes da variável. Determinar o grau de um polinômio a uma variável. Determinar a soma e a diferença de polinômios. Simplificar expressões algébricas, reduzindo os termos semelhantes. Efetuar a multiplicação entre monômios e polinômios. Efetuar a divisão de monômios e polinômios, quando possível. Efetuar a divisão de um polinômio por outro, pelo método da chave. Reconhecer e calcular o quadrado da soma e o quadrado da diferença de dois termos. Reconhecer e calcular o produto da soma pela diferença de dois termos. Reconhecer uma identidade. Reconhecer os fatores comuns dos termos de um polinômio e colocá-los em evidência. Reconhecer a possibilidade de se fatorar polinômios agrupando seus termos. Reordenar os termos de um polinômio e transformá-lo em produto. Reconhecer um monômio quadrado perfeito e uma diferença de dois quadrados. Determinar a forma fatorada de uma diferença de dois quadrados. Reconhecer um trinômio quadrado perfeito e determinar sua forma fatorada. Simplificar e operar com frações algébricas.

4 8º Ano Disciplina: Desenho Geométrico Professora: Ângela Prezado aluno, mais uma vez, seja bem-vindo ao segundo segmento do ensino fundamental. Você está recebendo as Metas de Realização do 2º Trimestre. Elas referem-se aos principais conteúdos que pretendemos estudar nos próximos três meses. Cole esta folha com muito cuidado em seu caderno, pois será uma referência muito importante em seus estudos. As metas estão agrupadas em: conceitos, (relacionam-se principalmente ao que você precisa conhecer) procedimentos (estão relacionados ao que você precisa saber fazer com o conhecimento aprendido) e atitudes (são as ações que você realiza para saber ser um aprendiz-cidadão). Cabe lembrar que para ser bem sucedido, é fundamental: prestar atenção nas orientações do professor, realizar diariamente as tarefas agendadas, estudar em casa e não acumular dúvidas. Triângulos Reconhecer e representar os vérjces, os lados e os ângulos internos de um triângulo. Determinar o perímetro de um triângulo. Classificar um triângulo quanto aos lados. Compreender que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180º. Classificar um triângulo quanto aos ângulos. Determinar os ângulos externos de um triângulo. Reconhecer a mediatriz de um triângulo. Determinar o circuncentro de um triângulo. Reconhecer a mediana de um triângulo. Determinar o baricentro de um triângulo. Reconhecer a bissetriz de um triângulo. Determinar o incentro de um triângulo. IdenJficar as alturas internas e externas de um triângulo Determinar o ortocentro de um triângulo. Reconhecer um triângulo isósceles. Reconhecer um triângulo eqüilátero. Reconhecer e demonstrar a coincidência da mediana, da bissetriz e da altura relativas à base de um triângulo isósceles. Determinar as propriedades do triângulo isósceles.

5 Quadriláteros Definir quadrilátero. Reconhecer e representar os vérjces, os lados e os ângulos internos de um quadrilátero. Definir o perímetro de um quadrilátero. Reconhecer quadriláteros convexo e côncavos. Determinar a soma dos ângulos de um quadrilátero. Reconhecer um paralelogramo, retângulo, losango, quadrado e trapézio Deduzir e aplicar as propriedades dos ângulos opostos e dos lados opostos de um paralelogramo. Deduzir e aplicar as propriedades das diagonais de um paralelogramo. Aplicar as propriedades dos paralelogramos. Demonstrar e aplicar a propriedade das diagonais e um retângulo. Demonstrar e aplicar a propriedade das diagonais e um losango. Reconhecer um quadrado. Verificar que todo quadrado é paralelogramo, retângulo e losango. Demonstrar e aplicar a propriedade das diagonais e um quadrado. Reconhecer um trapézio isósceles. Verificar e demonstrar as propriedades do trapézio isósceles e retângulo. IdenJficar a base média de um triângulo e conhecer sua propriedade. IdenJficar a base média de um trapézio e conhecer sua propriedade. Circunferência e círculo Reconhecer a importância do estudo do círculo e da circunferência. Definir, representar e idenjficar uma circunferência. Definir, representar, idenjficar e relacionar corda e diâmetro. Definir círculo como reunião da circunferência com o conjunto de seus pontos internos. IdenJficar pontos internos e externos à circunferência.

6 8º Ano Disciplina: Ciências Professor: Emerson Prezado aluno, você está recebendo as metas de realização do 1º trimestre. Guarde esta folha com muito cuidado, pois será uma referência muito importante para seus estudos. Capítulo 7 O sistema cardiovascular ou circulatório: O Sistema Cardiovascular: O aluno deverá ser capaz de descrever a estrutura do coração humano. Dissertar sobre as estruturas dos vasos sanguíneos e explicar sobre trajeto do sangue perante o sistema circulatório. O Sangue: O aluno deverá saber explicar de que o sangue é formado, dissertando sobre as funções das células existentes no sistema sanguíneo. O Sistema Linfático: O aluno deverá saber conceituar e descrever a circulação linfática, os órgãos participantes. Doenças Cardiovasculares e Linfáticas: O aluno deverá reconhecer e explicar os sintomas de doenças relacionadas com a circulação. Capítulo 8 O sangue: Deverá saber reconhecer as funções do sangue, de que ele é feito, assim como as células que existem nele. O aluno deverá saber explicar as defesas do organismo contra a presença de partículas estranhas diferenciando as imunizações passivas e ativas. Capítulo 9 O sistema urinário: Funções do Sistema Urinário: O aluno deverá ser capaz de descrever a anatomia e fisiologia do sistema urinário, assim como os tipos de excretas produzidas pelos seres vivos. Estrutura e Funcionamento dos Rins e Néfrons: O aluno deverá ser capaz de explicar como funciona o processo de filtração do sangue nos rins e néfrons, dissertando sobre a ação de hormônios sobre o processo. Doenças e Tratamentos do Sistema Urinário: O aluno deverá reconhecer e explicar os sintomas de doenças relacionadas com o sistema urinário. Capítulo 13 Os sentidos: O aluno deverá saber reconhecer e explicar as características anatômicas e fisiológicas dos sentidos do corpo (visão, olfato, paladar, audição e tato)

7 8º Ano Disciplina: Ciências Professor: Emerson Prezado aluno, você está recebendo as metas de realização do 1º trimestre. Guarde esta folha com muito cuidado, pois será uma referência muito importante para seus estudos. Capítulo 7 O sistema cardiovascular ou circulatório: O Sistema Cardiovascular: O aluno deverá ser capaz de descrever a estrutura do coração humano. Citar as estruturas dos vasos sanguíneos e sobre trajeto do sangue perante o sistema circulatório. O Sangue: O aluno deverá saber de que o sangue é formado, citando as funções das células existentes no sistema sanguíneo. O Sistema Linfático: O aluno deverá saber conceituar a circulação linfática, os órgãos participantes. Doenças Cardiovasculares e Linfáticas: O aluno deverá reconhecer os sintomas de doenças relacionadas com a circulação. Capítulo 8 O sangue: Deverá saber reconhecer as funções do sangue, de que ele é feito, assim como as células que existem nele. O aluno deverá saber as defesas do organismo contra a presença de partículas estranhas diferenciando as imunizações passivas e ativas. Capítulo 9 O sistema urinário: Funções do Sistema Urinário: O aluno deverá ser capaz de descrever a anatomia e fisiologia do sistema urinário, assim como os tipos de excretas produzidas pelos seres vivos. Estrutura e Funcionamento dos Rins e Néfrons: O aluno deverá ser capaz de explicar como funciona o processo de filtração do sangue nos rins e néfrons, dissertando sobre a ação de hormônios sobre o processo. Doenças e Tratamentos do Sistema Urinário: O aluno deverá reconhecer os sintomas de doenças relacionadas com o sistema urinário. Capítulo 13 Os sentidos: O aluno deverá saber reconhecer as características anatômicas e fisiológicas dos sentidos do corpo (visão, olfato, paladar, audição e tato) *

8 8º Ano Disciplina: História Professor: Felipe - Desenvolver o entendimento do processo de independência dos EUA, bem como seu desenvolvimento no século XIX. - Analisar os impactos sociais e políticos da Revolução Francesa.

9 8º Ano Disciplina: Geografia Professor: Roberto (GLOBALIZAÇÃO, FORMAÇÃO DE BLOCOS, MUNIDIALIZAÇÃO DO CAPITALISMO E AMÉRICA LATINA) METAS: COMPREENDER O QUE VEM A SER ESPAÇO GEOGRÁFICO E REGIONALIZAÇÃO ANALISAR A DIVISÃO ECONÔMICA DOS PAÍSES ENTENDER A DINÂMICA DA DIVISÃO ECONÔMICA E SUAS CONSEQUÊNCIAS COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DO MUNDO DESENVOLVIDO E SUBDESENVOLVIDO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO IDH E SUAS DEFINIÇÕES PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO DESTACAR A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO SUBDESENVOLVIMENTO E SUAS DEFINIÇÕES HOJE ESCLARECER O TERMO AMÉRICA LATINA E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO POLÍTICO ECONÔMICA DA AMÉRICA LATINA ENTENDER O PROCESSO DE EVOLUÇÃO ECONÔMICA DA AMÉRICA LATINA E SEUS PRINCIPAIS PROBLEMAS COMPREENDER OS PROBLEMAS E A DINÂMICA DA AMÉRICA LATINA HOJE As metas compreendem os capítulos 7, 8, 9, 10 e 11 do Livro: Espaço e Vivência.

10 8º Ano Disciplina: Espanhol Professor: Alexandre Prezado (a) aluno (a): Neste ano, trabalharemos com o livro Esencial 3 (segunda edição). Você deverá estar ciente de que todas as atividades realizadas em sala de aula receberão uma pontuação que será convertida em MT. Portanto, para ser bem sucedido, é fundamental: valorizar as explicações durante as aulas, esclarecer imediatamente as dúvidas, fazer diariamente a revisão dos conteúdos apreendidos e as tarefas de casa, participar ativamente das correções e dos projetos desenvolvidos na escola. Para melhor organização, as metas virão acompanhadas de um índice com o número da(s) página(s) de cada atividade a ser trabalhada. Ao recebê-las, cole a folha imediatamente em seu caderno. Atenciosamente, Professor Alexandre. Conteúdos (Lección 4) Páginas do livro Textos para leitura e compreensão. 36, 37, 38, 45 Empregar os verbos no futuro simple de indicativo. 39, 40, 41, 42, 43 Expressar ações futuras, hipóteses e condições. 43, 44 Aula de revisão de conteúdos. 46, 47 Exercícios complementares. 103, 104 Conteúdos (Lección 5) Textos para leitura e compreensão. 48, 49, 50 Empregar os verbos no condicional simple y compuesto. 51, 52, 53 Empregar o artigo neutro lo em diversos contextos. 54, 55 Expressar desejos, fazer pedidos ou recomendações, pedir e dar 56 conselhos. Exercícios complementares. 105, 106 Conteúdos (Lección 6) Textos para leitura e compreensão. 58, 59, 60, 66, 67 Empregar os verbos no presente do subjuntivo. 61, 62, 63 Expressar dúvida ou probabilidade. 64, 65 Aula de revisão de conteúdos. 68, 69 Exercícios complementares. 107, 108 Obs.: As atividades online estarão presentes no decorrer do Internet trimestre, conforme combinado no contrato didático.

11 Disciplina: Inglês (Nível C) Professoras: Andreia e Mel VOCABULÁRIO Weather General adjectives Adjectives of feeling METAS Ler e interpretar textos. Trabalhar a compreensão auditiva através de textos, entrevistas e músicas e filmes. Produção de texto. Identificar adjetivos e advérbios. Empregar o Will nas frases afirmativas, negativas e interrogativas. Empregar Be going to nas frases afirmativas, negativas e interrogativas. Empregar Must nas frases de ordem. Empregar first conditional nas frases com when ou if Identificar adjectives of feeling. Empregar have to de acordo com as atividades diárias

12 Disciplina: Inglês (Nível D) Professoras: Andreia e Mel VOCABULÁRIO The environment British or American English Describing people s age METAS Ler e interpretar textos. Trabalhar a compreensão auditiva através de textos, entrevistas e músicas e filmes. Produção de texto. Identificar o meio ambiente. Empregar o Will nas frases afirmativas, negativas e interrogativas. Empregar first conditional corretamente Identificar o tempo verbal das frases para empregar o question tag corretamente. Empregar presente perfect com for e since Diferenciar o vocabulário de British e American English. Descrever as pessoas referente à idade.

13 8º Ano Disciplina: Artes Professora: Rosamaria Lirio Teatro pela vida: realização do projeto social de teatro itinerante voltado para o público infantil; Compreender que a arte assume diferentes conceitos em épocas e locais distintos; Refletir sobre o conceito de estética e suas relações com a arte: arte barroca; Conhecer e experienciar conceitos da linguagem musical: ritmos, história, instrumentos e agrupamentos musicais. Construção de espetáculo teatral em parceria com outras disciplinas.

14 8º Ano Disciplina: Educação Física Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem para os outros, reivindicando condições de vida dignas. Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sócias. Fazer um trabalho de reconhecimento e pesquisa no cultivo da cultura popular Brasileira através de jogos e brincadeiras e danças populares(festa junina)repudiando qualquer espécie de descriminação, adotando atitudes de participação, solidariedade nas práticas de cultura popular.

Joinville, 29 de novembro de 2013. Senhores Pais:

Joinville, 29 de novembro de 2013. Senhores Pais: Joinville, 29 de novembro de 2013. Senhores Pais: Informamos que dia 06/12/2013, sexta feira, a partir das 14h, o boletim on-line estará disponível com notas referentes ao terceiro trimestre (após recuperação

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 9º Ano do Ensino Fundamental 2 2º Trimestre 2015 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 2º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

TURMA: 17 B CALENDÁRIO ESCOLAR JUNHO / 2013

TURMA: 17 B CALENDÁRIO ESCOLAR JUNHO / 2013 TURMA: 17 B CALENDÁRIO ESCOLAR JUNHO / 2013 Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 3 Semana do Meio Ambiente Fórum de Debates e palestras Salão de Atos 4 Semana do Meio Ambiente Fórum de Debates e palestras

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - 2º Trimestre 2014

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - 2º Trimestre 2014 6º Ano Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Elizabeth Matos Prezados alunos, Neste trimestre, utilizaremos ferramentas gramaticais que vão ajudá-lo a lidar com a palavra e os textos, orais e escritos,

Leia mais

Brasília, 17 de setembro de 2013. SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano. Serviço de Coordenação Pedagógica SCP 6 ao 8 Ano

Brasília, 17 de setembro de 2013. SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano. Serviço de Coordenação Pedagógica SCP 6 ao 8 Ano SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano Brasília, 17 de setembro de 2013. Prezado responsável, Conforme consta no calendário escolar, no dia 30/9 (segunda-feira), das 7h30 às 12h10,

Leia mais

Dia 07 de novembro (sábado) 10h Osasco e Granja Viana

Dia 07 de novembro (sábado) 10h Osasco e Granja Viana PROVA BOLSA MÉRITO ENSINO FUNDAMENTAL II (6º, 7º, 8º e 9º ano) Dia 07 de novembro (sábado) 10h Osasco e Granja Viana 1. Ingresso de novos alunos. O ingresso de alunos, no Ensino Fundamental II do Colégio

Leia mais

TURMA: 17 C CALENDÁRIO ESCOLAR JUNHO / 2013

TURMA: 17 C CALENDÁRIO ESCOLAR JUNHO / 2013 TURMA: 17 C CALENDÁRIO ESCOLAR JUNHO / 2013 Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 3 Semana do Meio Ambiente Fórum de Debates e palestras Salão de Atos 4 Semana do Meio Ambiente Fórum de Debates e palestras

Leia mais

Segunda 18/8. Terça 19/8. História 10h30 às 12h10. Inglesa 11h20 às 13h

Segunda 18/8. Terça 19/8. História 10h30 às 12h10. Inglesa 11h20 às 13h SCP-CIRC-058/2014 Assunto: Programação e conteúdos da 2ª AISC 8º Ano 2º Trimestre Brasília, 4 de agosto de 2014. Prezado responsável, No período de 13 a 22/8, os estudantes farão a 2ª AISC do 2 trimestre.

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 9º Ano do Ensino Fundamental 2 3º Trimestre 2015 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 3º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - 3º Trimestre 2014

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - 3º Trimestre 2014 7º Ano Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Elizabeth Matos Prezados alunos, Neste trimestre, utilizaremos ferramentas gramaticais que vão ajudá-lo a lidar com a palavra e os textos, orais e escritos,

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 8º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 8º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 8º Ano do Ensino Fundamental 2 2º Trimestre 2017 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 2º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

Colégio Nossa Senhora do Rosário. CONTEÚDOS DA 3ª ETAPA 7ª Série

Colégio Nossa Senhora do Rosário. CONTEÚDOS DA 3ª ETAPA 7ª Série Colégio Nossa Senhora do Rosário. CONTEÚDOS DA 3ª ETAPA 7ª Série LÍNGUA PORTUGUESA Leitura:. Leitura de textos não verbais;. Leitura de poemas em Língua Portuguesa, produzidos fora do Brasil;. Leitura

Leia mais

Colégio ABC de Educação Infantil Ensino Fundamental. Série: 6º Ano do Ensino Fundamental - Turma ( AB ) ATENÇÃO: Vocês são capazes!

Colégio ABC de Educação Infantil Ensino Fundamental. Série: 6º Ano do Ensino Fundamental - Turma ( AB ) ATENÇÃO: Vocês são capazes! ABC de Educação Infantil Série: 6º Ano do - Turma ( AB ) L. Portuguesa 28.01.2013 ( Segunda- Feira) Ciências 30.01.2013 ( Quarta-Feira) Classes Gramaticais - Substantivo - Adjetivo - Artigo - Numeral -

Leia mais

Centro Educacional Brasil Central QNE 24 Lotes 06/10 Avenida SAMDU Norte - Taguatinga/DF Fones: 3354-0046/3354-0048

Centro Educacional Brasil Central QNE 24 Lotes 06/10 Avenida SAMDU Norte - Taguatinga/DF Fones: 3354-0046/3354-0048 Disciplina: Artes Módulo I - Tema: CONCEITO DE ARTE? Módulo II - Tema: RENASCIMENTO Módulo III - Tema: IMPRESSIONISMO Módulo IV - Tema: CUBISMO Disciplina: Ciências Módulo I - Tema: O PLANETA TERRA - O

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL O processo de sondagem Colégio Sion busca detectar, no aluno, pré-requisitos que possibilitem inseri-lo adequadamente no ano pretendido. As disciplinas de Língua Portuguesa e são os

Leia mais

EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL

EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL 1) PARA O ENSINO MÉDIO REDAÇÃO Do 1º ano ao 3º ano do ensino médio, a prova discursiva será composta

Leia mais

PROGRAMAS PARA OS CANDIDATOS A VAGAS 2016 3 o Ano Ensino Fundamental

PROGRAMAS PARA OS CANDIDATOS A VAGAS 2016 3 o Ano Ensino Fundamental 3 o Ano Textos Ler, entender e interpretar contos infantis e textos informativos. Gramática Será dada ênfase à aplicação, pois ela é entendida como instrumento para que o aluno se expresse de maneira adequada

Leia mais

COLÉGIO S MARQUÊS DE MONTE ALEGRE

COLÉGIO S MARQUÊS DE MONTE ALEGRE TURMA: 7º ANO A - MANHÃ MATEMÁTICA Preposição, tempos verbais, verbo To Be (past) Numerais (anos) Uso da 3ª pessoa do singular Question tag, in / into Pretérito Perfecto do Indicativo Reglas de Eufonia

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está recebendo o programa das provas. BOLSÃO 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba

Leia mais

CONTEÚDO AVALIAÇÕES IV UNIDADE / ENSINO FUNDAMENTAL II 6º ANO

CONTEÚDO AVALIAÇÕES IV UNIDADE / ENSINO FUNDAMENTAL II 6º ANO CONTEÚDO AVALIAÇÕES IV UNIDADE / ENSINO FUNDAMENTAL II 6º ANO DISCIPLINA / TURMA 2ª CHAMADA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO A E B UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO PÁG. 261. TRANSFORMAÇÃO DAS UNIDADES DE MEDIDA

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO - 2013 VP4 MATEMÁTICA 3 a ETAPA 6 o ao 9º Ano INTEGRAL ENSINO FUNDAMENTAL 1º E 2º ANOS INTEGRAIS ENSINO MÉDIO

ROTEIRO DE ESTUDO - 2013 VP4 MATEMÁTICA 3 a ETAPA 6 o ao 9º Ano INTEGRAL ENSINO FUNDAMENTAL 1º E 2º ANOS INTEGRAIS ENSINO MÉDIO 6 o ANO MATEMÁTICA I Adição e subtração de frações: Frações com denominadores iguais. Frações com denominadores diferentes. Multiplicação de um número natural por uma fração. Divisão entre um número natural

Leia mais

Matriz Curricular de Matemática 6º ao 9º ano 6º ano 6º Ano Conteúdo Sistemas de Numeração Sistema de numeração Egípcio Sistema de numeração Romano Sistema de numeração Indo-arábico 1º Trimestre Conjunto

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 7º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 7º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 7º Ano do Ensino Fundamental 2 3º Trimestre 2015 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 3º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

6ª Série/Ensino Fundamental

6ª Série/Ensino Fundamental 6ª Série/Ensino Fundamental ROTEIRO DE ESTUDO PARA AS PROVAS DE RECUPERAÇÃO /DEZEMBRO 2013 CIÊNCIAS NATURAIS: 16/12/13 SEGUNDA FEIRA répteis; mamíferos. REDAÇÃO: 16/12/13 SEGUNDA FEIRA Leitura e interpretação

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace TURMA 311 Professora Grace 01 Artes: Projeto Boa Alimentação. 02 03 04 05 06 07 08 Matemática: Leitura de gráficos e calendário dia, semana, mês e ano. 09 10 11 12 13 14 Prova de Natureza e Sociedade:

Leia mais

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental 6º ano Ciências: Livro 1 - Unidade 3 - capítulo 1 ( pag. 81 ): cálculo de média e cálculo de energia elétrica. Livro 2 - Unidade 1 -

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1. Identificar, interpretar e utilizar as características sociocomunicativas e os recursos de persuasão nos textos de opinião e publicitários.

Leia mais

Conteúdo Provas Trimestrais 6º EF Datas Disciplina Conteúdo

Conteúdo Provas Trimestrais 6º EF Datas Disciplina Conteúdo 6º EF 10/11 2ª Redação Poema japonês, o Haikai e o poema visual. 11/11 3ª Capítulo 14 Água potável e saneamento básico Ciências Capítulo 15 Água e saúde 12/11-4ª Gramática Compreensão do texto Pronomes

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE AVALIAÇÕES DE MAIO / 2010 6º ANO MATUTINO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE AVALIAÇÕES DE MAIO / 2010 6º ANO MATUTINO São Luís (MA),19/05/2010. 6º ANO MATUTINO História A civilização mesopotâmica Planos do desenho, p.38 42; Perspectiva; Renascimento, p. 45 46; Imagens 3D / Encher, p.48 51. Sistema operacional, p.12; Conceitos

Leia mais

COLÉGIO DANTE ALIGHIERI DEPARTAMENTO DE ARTE COORDENADORA PROFª MARIA BEATRIZ PEROTTI CURSO DE RECUPERAÇÃO PARALELA ENSINO FUNDAMENTAL (8º ANO)

COLÉGIO DANTE ALIGHIERI DEPARTAMENTO DE ARTE COORDENADORA PROFª MARIA BEATRIZ PEROTTI CURSO DE RECUPERAÇÃO PARALELA ENSINO FUNDAMENTAL (8º ANO) DEPARTAMENTO DE ARTE COORDENADORA PROFª MARIA BEATRIZ PEROTTI ENSINO FUNDAMENTAL (8º ANO) 2º PERÍODO Ano 2015 Conteúdo Curricular Neodadaísmo (págs. 20 e 21) Pop Art (págs. 22 e 23) Warhol (págs. 24 à

Leia mais

CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014. Disciplina: Redação Poema(forma e estrutura) Narrativa em prosa poética (momentos e elementos)

CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014. Disciplina: Redação Poema(forma e estrutura) Narrativa em prosa poética (momentos e elementos) Série: 6º Ano CESEP- CENTRO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DO PARÁ COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTLA/2º CICLO CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014 Disciplina: Português Variedades linguísticas(formal e informal)

Leia mais

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES 6º ANOS. - Flexão dos substantivos e dos adjetivos: gênero e número (p. 126 a 132) - Encontros vocálicos (p.

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES 6º ANOS. - Flexão dos substantivos e dos adjetivos: gênero e número (p. 126 a 132) - Encontros vocálicos (p. 6º ANOS Cap. 4 - Sociedade: história e cultura Cap. 5 - As primeiras sociedades Cap. 7 - Os Egípcios Cap. 8 - Outros povos africanos Percursos: 7- Representação Gráfica do relevo 8- Os gráficos 9- A Terra

Leia mais

CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 6ºANO CONTEÚDOS-1º TRIMESTRE Números naturais; Diferença entre número e algarismos; Posição relativa do algarismo dentro do número; Leitura do número; Sucessor e antecessor;

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática da 8ª série do Ensino Fundamental. Comentários sobre os Temas e seus Descritores Exemplos de Itens

Matriz de Referência de Matemática da 8ª série do Ensino Fundamental. Comentários sobre os Temas e seus Descritores Exemplos de Itens Matriz de Referência de Matemática da 8ª série do Ensino Fundamental TEMA I ESPAÇO E FORMA Comentários sobre os Temas e seus Descritores Exemplos de Itens Os conceitos geométricos constituem parte importante

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS 9º ANO A/B

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS 9º ANO A/B ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br CRITÉRIOS 9º ANO A/B Caro aluno, Brasília, 9 de fevereiro de 2015. Seguem as orientações do 1º bimestre. Nelas, você encontra

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 132, Toledo PR Fone: 3277-150 PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS SÉRIE: 1 ANO PROFESSOR: KELLY GISLAINE

Leia mais

Conteúdos Programáticos IIIª Unidade- 2015 Fundamental II

Conteúdos Programáticos IIIª Unidade- 2015 Fundamental II Conteúdos Programáticos IIIª Unidade- 2015 Fundamental II 6º ano Matemática Módulo 1, 2 e 3. Módulo 3 e 4. Módulo 1, 2, 3 e 4. Espanhol Texto informativo; Características físicas y de carácter; La família;

Leia mais

Conteúdos do 3º Bimestre Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano

Conteúdos do 3º Bimestre Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano São Paulo, 16 de setembro de 2015. Conteúdos do 3º Bimestre Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano 6º Ano Pg. 17 Linguagem do relato histórico Pg. 60 Preposições Pg. 74 Intertextualidade Pg. 78 Extensão do sentido

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2016 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2016 para Ensino Fundamental e Ensino Médio / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar

Leia mais

UM MÓDULO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FÓRMULAS DE ÁREA DOS PRINCIPAIS POLÍGONOS CONVEXOS

UM MÓDULO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FÓRMULAS DE ÁREA DOS PRINCIPAIS POLÍGONOS CONVEXOS UM MÓDULO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FÓRMULAS DE ÁREA DOS PRINCIPAIS POLÍGONOS CONVEXOS Cristiane Fernandes de Souza, Ms. UFRN cristianesouza.fernandes@bol.com.br Introdução O estudo

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. Público Alvo: 3ª Fase

Leia mais

CALENDÁRIO PARA A III UNIDADE 2012 ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

CALENDÁRIO PARA A III UNIDADE 2012 ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO CALENDÁRIO PARA A III UNIDADE 2012 ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 03 a 07/12 - Semana de Revisão para a II VA da III Unidade; 03, 05 e 07/12 (Seg, Qua, Sex) Simulado CPC para o Ensino Médio; 07/12

Leia mais

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014)

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS DIRETORIA DE ENSINO Colégio Tiradentes - CPM CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) 4º ano Texto e interpretação; As quatro operações: Adição, subtração, Substantivo:

Leia mais

6º ANO VP1 REDAÇÃO E INGLÊS (11/04) VP2 LÍNGUA PORTUGUESA (25/04)

6º ANO VP1 REDAÇÃO E INGLÊS (11/04) VP2 LÍNGUA PORTUGUESA (25/04) 6º ANO REDAÇÃO - Conto INGLÊS - Pronouns (Demonstrative Subject Possessive Adjective) Verb to Be (Affirmative/Interrogative/Negative) LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Leitura e compreensão de textos narrativos

Leia mais

Geometria Área de Quadriláteros

Geometria Área de Quadriláteros ENEM Geometria Área de Quadriláteros Wallace Alves da Silva DICAS MATEMÁTICAS [Escolha a data] Áreas de quadriláteros Olá Galera, 1 QUADRILÁTEROS Quadrilátero é um polígono com quatro lados. A soma dos

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE PROINFÂNCIA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A

Leia mais

Qualidade em Educação

Qualidade em Educação Ensino Fundamental 5ª Série - Interpretação Textual. - Frases: tipos de frase: declarativa, interrogativa, exclamativa, imperativa e optativa. - Substantivo: Conceito e classificação. - Escrita e fala:

Leia mais

EDITAL 2015 Testes de Português e Matemática - Material: com foto PORTUGUÊS Indicação bibliográfica: Na ponta da língua MATEMÁTICA

EDITAL 2015 Testes de Português e Matemática - Material: com foto PORTUGUÊS Indicação bibliográfica: Na ponta da língua MATEMÁTICA EDITAL 2015 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Testes de Português e Matemática - Material: o candidato deverá trazer: lápis apontados, apontador, borracha e o Compreensão e interpretação de textos; exploração

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2014 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO ANEXO 1 S PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO S PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO PORTUGUÊS Leitura e interpretação textual Artigo Substantivo (comum,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015 Podemos sempre mais do que imaginamos. Me. Agathe Verhelle Caros Pais e Alunos, A Recuperação de Estudos oportuniza a participação em aulas e atividades sobre temas já estudados,

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA A PROVA ESCRITA

ANEXO II CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA A PROVA ESCRITA ANEXO II CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA A PROVA ESCRITA PARA OS CARGOS DE SERVENTE E MOTORISTA Compreensão de textos. Confronto de frases corretas e incorretas. Emprego de maiúsculas. Separação silábica.

Leia mais

8º ano - Ensino Fundamental

8º ano - Ensino Fundamental PLANOS DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 8º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Matemática Professor: Carla Bruno Monômios e polinômios Equações e inequações com uma incógnita Equações e sistemas com

Leia mais

Ensino Fundamental 9º ano/8ª série

Ensino Fundamental 9º ano/8ª série COLÉGIO SANTA EMÍLIA CALENDÁRIO PARA PROVAS DE RECUPERAÇÃO ANUAL E FINAL Ensino Fundamental 9º ano/8ª série 2013 HORÁRIO: 8H ÀS 12H PARA TODAS AS TURMAS Recuperação Anual Data/Dia 6 o Ano 7 o Ano 8 o Ano

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - 3º Trimestre 2014

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - 3º Trimestre 2014 6º Ano Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Elizabeth Matos Prezados alunos, Neste trimestre, utilizaremos ferramentas gramaticais que vão ajudá-lo a lidar com a palavra e os textos, orais e escritos,

Leia mais

Mitologia e o mundo em si. Caderno e Textos: A visão mitológica do mundo; Mitologia e Filosofia; Atitude Filosófica. Mitologia e o mundo em si.

Mitologia e o mundo em si. Caderno e Textos: A visão mitológica do mundo; Mitologia e Filosofia; Atitude Filosófica. Mitologia e o mundo em si. 2013 Fundamental II ------ Conteúdos e Datas ------- 2 Parcial Disciplina Data Conteúdo 6º A - 23/04 6 B - 22/04 6 C - 19/04 Mitologia e o mundo em si O papel do questionamento A atitude filosófica Caderno

Leia mais

Av. Moaci, 965 Moema São Paulo SP CEP: 04083-002 Tel. +55 (11) 2532-4813 www.geekie.com.br. Prezados colégios,

Av. Moaci, 965 Moema São Paulo SP CEP: 04083-002 Tel. +55 (11) 2532-4813 www.geekie.com.br. Prezados colégios, Prezados colégios, Buscando atender a demanda por GeekieTestes para o 1º e 2º anos do Ensino Médio, elaboramos nossa Matriz Geekie de Avaliação para 2014. Nela, buscamos contemplar os principais conteúdos

Leia mais

PROVA DE NÍVEL - 2 ANO DATA DISCIPLINA CONTEÚDO DA PROVA

PROVA DE NÍVEL - 2 ANO DATA DISCIPLINA CONTEÚDO DA PROVA PROVA DE NÍVEL - 2 ANO Coletando informações sobre a Turma; Onde usamos os números. Produção e interpretação de texto; Escrita 27/02 LINGUA PORTUGUESA cursiva/bastão; Família silábica B e D; Rimas, Símbolos

Leia mais

Plano de Estudo e de Desenvolvimento do Currículo

Plano de Estudo e de Desenvolvimento do Currículo DGEste - Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código 152213 4.º ANO Ano Letivo 2014/2015 Aulas Previstas/Ano de Escolaridade Plano de Estudo e de Desenvolvimento

Leia mais

Conteúdo Programático da Prova Bimestral. Placas tectônicas; Agentes internos e externos do relevo.

Conteúdo Programático da Prova Bimestral. Placas tectônicas; Agentes internos e externos do relevo. 6º Geografia 6º Espanhol 6º Gramática Maria do Carmo 6º Matemática 6º 6º 6 História 6º Artes Placas tectônicas; Agentes internos e externos do relevo.. Classificação do substantivo; Gênero e número do

Leia mais

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano Conteúdos Programáticos Bolsão 2016 Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I Conteúdo para ingresso no 2 o ano LÍNGUA PORTUGUESA: Alfabeto (maiúsculo e minúsculo); vogal e consoante; separação silábica;

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Conteúdo Programático Teste Seletivo 2014 - Edital 4º Ano Ensino Fundamental I 1. Interpretação de texto; 2. Redação; 3. Operações Fundamentais (probleminhas). 5º Ano Ensino Fundamental I 1. Interpretação

Leia mais

CURSO DE GEOMETRIA LISTA

CURSO DE GEOMETRIA LISTA GEOMETRI Ângulos Obs.: Dois ângulos são congruentes quando têm a mesma abertura. Exemplos: Ângulos complementares Soma (medida) 90º Ângulos suplementares Soma (medida) 180º issetriz bissetriz de um ângulo

Leia mais

Para alcançar resultados satisfatórios a família deve acompanhar o processo e o(a) aluno(a), primar por:

Para alcançar resultados satisfatórios a família deve acompanhar o processo e o(a) aluno(a), primar por: ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANOS INÍCIO: 02 de dezembro / TÉRMINO: 16 de dezembro. HORA: A partir das 7h. RESULTADO DA RECUPERAÇÃO: 21 de dezembro, a partir das 07h30. 6º ANO A SALA 01 1º 07H00 07H50 M --- ---

Leia mais

Sistema Maxi no Ensino Fundamental I

Sistema Maxi no Ensino Fundamental I Sistema Maxi no Ensino Fundamental I Características do segmento Ensino Fundamental: Anos Iniciais compreende do 1º ao 5º ano a criança ingressa no 1º ano aos 6 anos de idade Fonte: shutterstock.com Material

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidades 1, 2, 3 e 4) Gêneros Poema Crônica História em quadrinhos Conto de fadas Conto maravilhoso História de

Leia mais

INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC

INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC 1º Ano A Ens. Fundamental 1º Ano B Ens. Fundamental CLASSE: Atividade de acolhimento com músicas infantis / Bom dia / HORA DAS NOVIDADES: Brincadeira da batata quente com gênero,

Leia mais

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio Língua Portuguesa Cartaz publicitário. Preposição, conjunção e advérbio. Biografia e poema Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Artigo de divulgação científica e charge. Tipos de predicado. Complementos

Leia mais

08h40min às 09h INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO

08h40min às 09h INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO HORÁRIO DE PROVAS 3º BIMESTRE/2015 TURMA: 6º ANO A 07h às 08h40min HISTÓRIA ARTES ÉTICA CIÊNCIAS ESPANHOL 09h às 10h30min GEOGRAFIA PORTUGUÊS INGLÊS MATEMÁTICA ED. FÍSICA PORTUGUÊS: Interpretação textual/

Leia mais

Conteúdo essencial de Recuperação Final 8º ano do EF

Conteúdo essencial de Recuperação Final 8º ano do EF Conteúdo essencial de Recuperação Final 8º ano do EF Arte Bimestre Unidade/Capítulo Tema atribuído à (caso necessário, mencionar o nº das 1º bim. I Estilos e expressões nas artes visuais Fauvismo Figuração

Leia mais

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014.

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014. ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014. LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Classes de palavras: - Substantivo - Adjetivo - Artigo - Numeral

Leia mais

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO I PORTUGUÊS: Compreensão e interpretação de texto. Ortografia: divisão silábica, pontuação, hífen, sinônimo, acentuação gráfica, crase. Morfologia: classes de

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE MAIO/2014 TURMA 311. Professora Simone

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE MAIO/2014 TURMA 311. Professora Simone TURMA 311 Professora Simone Minha cidade. Criar fantoches e apresentar uma história (em trio) Prova de Ciências: Animais (mamíferos, répteis, anfíbios, aves e peixes), zona rural e urbana 11 12 Desenhar

Leia mais

ASSUNTOS PARALELAS II UNIDADE 2013

ASSUNTOS PARALELAS II UNIDADE 2013 6ºA/B (todos os assuntos constam no caderno, livro e gramática) /Poema (versos e estrofes) Notícia/Emprego do há/a e mas/mais/substantivo classificação e flexão Redação - Texto Narrativo ( fábula e conto)

Leia mais

O primeiro beijo e outros contos Clarice Lispector

O primeiro beijo e outros contos Clarice Lispector CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO ESPECIAL 1º ANO QUÍMICA PROVA: Matéria: Funções inorgânicas(ácidos, bases, sais e óxidos); balanceamento de equações químicas; Massa atômica, Massa molecular; Constante de Avogadro;

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS. 3º ano 1º trimestre / 2015. Nome: Data: / /.

ROTEIRO DE ESTUDOS. 3º ano 1º trimestre / 2015. Nome: Data: / /. ROTEIRO DE ESTUDOS 3º ano 1º trimestre / 2015 Nome: Data: / /. Querido (a) Aluno (a), Elaboramos este roteiro com dicas sobre os conteúdos trabalhados no 1º trimestre e que serão abordados nas avaliações

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação 8º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação 8º Ano Língua Portuguesa Conteúdo Gramática Metas Complemento nominal Adjunto adnominal Adjunto Adverbial 139 a 141 148 a 155 Identificar o complemento nominal e diferenciá-lo do adjunto adnominal Identificar

Leia mais

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Turma 8º ano OBJETIVOS CONTEÚDOS Artes Angela Brock da Fé Ciências Cláucia Brentano Identificar e analisar as etapas do ciclo de vida dos seres vivos;

Leia mais

8º ANO Disciplina: Português Professora Ednéia

8º ANO Disciplina: Português Professora Ednéia 8º ANO Disciplina: Português Professora Ednéia Pronomes relativos Aposto Complemento nominal Tipos de predicado Linguagem subjetiva e objetiva 8 29 2 5 7 7 a 59 59 a 6 77 a 86 18 a 29 9 a 6 Disciplina:

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA AS AVALIAÇÕES RECUPERAÇÃO PARALELA- 2ª ETAPA 9º ANO DISCIPLINA CONTEÚDO ORIENTAÇÕES DE ESTUDO

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA AS AVALIAÇÕES RECUPERAÇÃO PARALELA- 2ª ETAPA 9º ANO DISCIPLINA CONTEÚDO ORIENTAÇÕES DE ESTUDO ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA AS AVALIAÇÕES RECUPERAÇÃO PARALELA- 2ª ETAPA 9º ANO DISCIPLINA CONTEÚDO ORIENTAÇÕES DE ESTUDO BIOLOGIA Capítulo 2 - Primeira Lei de Mendel * Experiência de Mendel. * Dominancia

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 6º anos A e B Nome do professor: Gustavo Jacinto Leitura e Análise der Texto Substantivo e Classificação (comum, próprio, concreto, abstrato, primitivo, derivado, coletivo)

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Educação Infantil III Área de conhecimento: Linguagem Série: Infantil III Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 8º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 8º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 8º Ano do Ensino Fundamental 2 2º Trimestre 2015 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 2º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

Registo de Disciplinas

Registo de Disciplinas 16-09-2009 1 1 Apresentação. Preenchimento das fichas individuais dos alunos. 12:27 16-09-2009 2 2 Informação sobre o material necesario para o decorrer das aulas. Normas e regras. Ficha de criptografia.

Leia mais

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professoresmatematica-623627.shtml

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professoresmatematica-623627.shtml Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professoresmatematica-623627.shtml Projeto de formação de professores em Matemática Um projeto exclusivo

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

Apresentação do projeto:

Apresentação do projeto: Apresentação do projeto: Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas

Leia mais

Conteúdo para avaliação bimestral 6º ano 4º Bimestre

Conteúdo para avaliação bimestral 6º ano 4º Bimestre Conteúdo para avaliação bimestral 6º ano 4º Bimestre GRAMÁTICA: Pronomes, interjeição, concordância Nominal. Números decimais; Grandezas e medidas. Como são os ecossistemas. Biomas brasileiro. Pág.297

Leia mais

Calendário de Avaliações do 3º Bimestre 6º ANO Setembro/ Outubro/2015

Calendário de Avaliações do 3º Bimestre 6º ANO Setembro/ Outubro/2015 6º ANO Setembro/ Outubro/2015 25 - Português 28- Matemática 29- História 30- Espanhol 01/10- Artes/Ciências 02/10- Geografia/Inglês 139, 141, 145, 155 a 161 Acentuação gráfica; frases nominais e frases

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

Currículo da Disciplina de Matemática - 7º ano. Funções, Sequências e Sucessões (FSS) Organização e Tratamento de Dados (OTD)

Currículo da Disciplina de Matemática - 7º ano. Funções, Sequências e Sucessões (FSS) Organização e Tratamento de Dados (OTD) Domínios de conteúdos: Números e Operações (NO) Geometria e Medida (GM) Funções, Sequências e Sucessões (FSS) Álgebra (ALG) Organização e Tratamento de Dados (OTD) Domínio NO7 9 GM7 33 Números racionais

Leia mais

Geometria Euclidiana Plana Parte I

Geometria Euclidiana Plana Parte I CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2015.1 Geometria Euclidiana Plana Parte I Joyce Danielle de Araújo - Engenharia de Produção Lucas Araújo dos Santos - Engenharia de Produção O que veremos

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos e Silvana Bento de Melo Couto. Escola: E. M. José

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Disciplina: Língua Portuguesa Nome da professora: Cleidil do C. G. A. Peixoto tipos de substantivos adjetivos e locuções adjetivas. tempos e modos verbais pontuação tipos de pronomes. uso do porquê artigos

Leia mais

AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 4º BIMESTRE CONTEÚDO 6º ANO

AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 4º BIMESTRE CONTEÚDO 6º ANO CONTEÚDO 6º ANO Verbos regulares Verbos irregulares Análise e produção de texto Cap 14 e 15. Os estudos devem ser guiados de acordo com a orientação de estudos que passei. Geometria estudo das retas Ângulos

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais