Verde Ghaia Todos os direitos reservados. FICHA TÉCNICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Verde Ghaia 2015. Todos os direitos reservados. FICHA TÉCNICA"

Transcrição

1

2 Verde Ghaia Todos os direitos reservados. FICHA TÉCNICA Texto: Deivison Pedroza Revisão: Keziah Pollyanna Moreira de Souza Revisão Técnica: Daniela Cavalcante Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Moraes Grupo Verde Ghaia Rua General Dionísio Cerqueira 315 Gutierrez Belo Horizonte/MG CEP

3 verdeghaia.com.br

4

5 SUMÁRIO 1. Introdução 2. Tira-teima 3. Os princípios da Qualidade 4. Diferenças entre Iso 9001: 2008 e Iso 9001: Conclusão 6. ANEXO - TABELA COMPARATIVA: ISO 9001: 2008 VERSUS ISO 9001:2015 Pág. 6 Pág. 12 Pág. 16 Pág. 23 Pág. 25 PÁG. 27

6 ISO 9001: INTERPRETANDO AS MUDANÇAS 1. INTRODUÇÃO A Norma ISO 9001 é o sistema de gestão mais popular e licenciado mundialmente, no qual se destaca o setor industrial como o mais implementado e certificado nos últimos anos. Isso se deve, principalmente, a aplicação da Norma nos setores industrial, de tecnologia, prestação de serviços e setores públicos. Por conseguinte, o panorama empresarial tem se destacando nos últimos anos por fazer parte de um cenário mais dinâmico e complexo, o que resultou na inclusão de novas práticas e tecnologias na aplicação da Norma, impulsionando o processo de revisão da ISO A finalidade da Norma é aprimorar a gestão das empresas, proporcionando melhorias na prestação de serviço, garantindo satisfação aos clientes e aperfeiçoando a capacidade de gestão da organização. Vale destacar que a ISO 9001 pode ser aplicada em qualquer segmento, independentemente do tamanho da organização. A publicação oficial da nova regra ocorrerá em setembro de 2015.

7 7. MUDANÇAS E ADAPTAÇÃO DA ISO 9001 A Norma ISO 9001 possui aplicabilidade prática. Porém, as mudanças no cenário empresarial exigiram algumas modificações. Essas mudanças são importantes para a manutenção do conceito e a abordagem dos processos considerando a eficácia desses em relação à qualidade dos produtos e serviços ofertados pelas organizações. Manter a aplicabilidade da Norma ISO 9001 como foco para a obtenção de melhorias e resultados; Garantir a aplicabilidade dos requisitos por vários anos, visando a obtenção de valores tanto para a organização quanto para o cliente; Ser uma Norma aplicável a qualquer organização, independentemente do tamanho e tipo, sendo a sua operacionalidade em qualquer setor; Possuir foco sobre a gestão potencializa os processos de produção e resultados desejados pela organização, impactando com mais ênfase na análise de riscos; Considerar as alterações ocorridas na Norma desde 2000, focando em práticas e tecnologias de Sistema de Gestão da Qualidade; Refletir sobre as mudanças ocorridas de acordo com a complexidade, exigência e dinamismo nas quais as organizações operam; Estimular as organizações a dar o feedback a todos os envolvidos no processo, não apenas aos clientes; Alinhar, melhorar, compatibilizar e aplicar a *SL da ISO com outras normas de sistema de gestão. Isso significa que as Organizações devem ter uma estrutura alinhada com todos os outros sistemas de gestão ISO, facilitando a integração com os demais sistemas; Manter a flexibilidade no tipo e no uso de documentação, visando requisitos simplificados de documentação, dando fim ao manual da qualidade; Fazer uso de um linguajar simples, de modo que facilite a compreensão e interpretação coerente dos requisitos; O cliente sempre será o foco principal. *SL: É a estrutura-base da nova versão da ISO 9001 e serve como guia para a utilização da Norma (anteriormente chamava-se ISO Guia 83).

8 ISO 9001: INTERPRETANDO AS MUDANÇAS Espera-se que após a publicação da Norma, os propósitos estratégicos estejam mais alinhados aos objetivos das organizações. Assim, é possível proporcionar mais ênfase no foco das conformidades de produtos e serviços, incorporando os requisitos e as necessidades das partes interessadas no sistema de gestão e qualidade. Exercendo, dessa forma, mais veracidade e qualidade aos produtos e serviços das organizações. Apenas a título de demonstração esquemática, seguem abaixo os períodos de revisão das Normas, ocorridas nos últimos anos: 1987: Publicação da 1ª Edição da ISO 9001, contendo também as ISO 9002 e 9003; 1994: Publicação da 2ª Edição (alterações menores); 2000: Uma grande revisão da ISO 9001 foi publicada, com a retirada das ISO 9002 e 9003; 2008: Publicação da 4ª Edição (alterações menores); 2015: Publicação da 5ª edição com profundas alterações, usando como base a High Level Structure. As Normas e a aplicação após a Publicação Oficial ISO 9001: Ano 2000 Período em que surgiu a ISO 9001, substituindo os outros três modelos de gestão. Foram incorporadas mudanças eficientes no sistema de gestão da qualidade, enfatizando o desempenho da sua aplicabilidade com mais precisão dentro das organizações. ISO 9001: Ano 2008 Período em que ocorreu a 4ª edição, apresentando mudanças consistentes na gestão ambiental - Norma ISO ISO 9001: Ano 2015 Apesar da publicação da nova revisão estar prevista para setembro de 2015, as organizações terão um período estimado de 3 anos, aproximadamente, para adaptação e certificação de seus sistemas. A proposta é manter a sua aplicabilidade em qualquer organização, promovendo o alinhamento com outras normas de sistema de gestão aplicadas pela ISO, de modo que possam adaptar as regras da Norma às realidades das organizações. Processo de revisão O processo de revisão das Normas Internacionais ocorre a cada 5 anos, e é realizada por comitês técnicos, a fim de verificar se a revisão é necessária. O objetivo desta revisão é manter a Norma sempre atualizada. Para que a publicação final da Norma ocorra, é necessário que todos os Membros aprovem as modificações.

9 9. Todo o processo de revisão de Norma, deve passar por seis etapas, para chegar a publicação final. 1. Proposta; 2. Preparação; 3. Comissão; 4. Consulta; 5. Aprovação; 6. Publicação. Como funciona o processo de revisão das Normas? 1. Proposta A proposta passa por um processo de avaliação. É necessário que os Membros da ISO/TC votem a favor da revisão, de modo que possam efetuar as alterações necessárias no documento e excluir tudo que for irrelevante. 2. Preparação Momento no qual se cria um grupo de trabalho para avaliar como será desenvolvido todo o projeto. Este também é o momento para agendamento das reuniões, visando a discussão dos temas a serem debatidos. 3. Comissão O grupo de peritos elabora o Projeto Committe - CD e o distribui. A distribuição deste documento tem a finalidade de recolher observações, comentários, protestos para adequação da Norma. Logo após, o CD é colocado em votação. O material só passará para a próxima etapa após a aprovação dos conteúdos, dos comentários e da parte técnica. 4. Consulta Após o consenso da comissão, inicia-se a consulta. Esta fase, destina-se à comentários, acusações, discussões, alinhamento, dentre outros assuntos. Todo o projeto é apresentado como DIS/Projeto de Norma Internacional. A etapa é finalizada com a votação. Para votação é necessário 2/3 dos membros a favor, não podendo haver mais de 1/4 do total de votos contra. 5. Aprovação Esta é o momento no qual ocorre o último projeto, antes da publicação final da regra. Este é o resultado da fase de consulta Final Draft International Standard - FDIS. No entanto, faz-se necessário aguardar a avaliação, depois a aprovação e em seguida a publicação. 6. Publicação É a etapa final. Esta fase coloca fim ao processo de revisão, significando que o projeto final, Final Draft International Standard, foi aprovado. Entretanto, a publicação somente é autorizada após a avaliação e aprovação final do FDIS. Logo depois, o documento final é enviado à Secretaria Central/ISO e em seguida publicado como International Standard.

10 As organizações terão um período de 3 anos, aproximadamente, para adaptação e certificação de seus sistemas

11 11.

12 ISO 9001: INTERPRETANDO AS MUDANÇAS 2. TIRA-TEIMA ANEXO SL O Anexo SL nasceu de uma demanda de mercado, servindo como suporte para o sistema de gestão. Este anexo foi desenvolvido pela ISO com a finalidade de implementar, certificar e integrar vários sistemas de gestão ao mesmo tempo. Embora, todos os sistemas tenham requisitos aparentemente comuns entre si, estes apresentam nomenclaturas e definições diferentes, sucedendo impactos significativos na implementação dos Sistemas de Gestão. A ideia de agregar o Anexo SL é gerar mais foco em cada requisito, impedindo conflitos e duplicação de acepções. Portanto, o Anexo SL busca levar às organizações consistência e compatibilidade com os outros sistemas. Pretende-se assim, gerenciar todo o processo de implementação do sistema de gestão, tendo como base os padrões múltiplos de uma única organização. Anexo SL: Estrutura de Alto Nível - HSL Anexo responsável pela estruturação dos capítulos da norma, definindo e denominando a Estrutura de alto nível HSL, englobando as seguintes cláusulas: Cláusula 1 - Âmbito: Responsável por cada especificação, definindo os resultados esperados do sistema de gestão padrão. Cláusula 2 - Referências normativas: Cada disciplina dominará regulamentos específicos aplicáveis. Cláusula 3 - Termos e Definições: Inclui-se termos comuns básicos e definições mais específicas para cada disciplina. Estes conceitos fazem parte integral de textos padrões, comuns ao sistema de gestão. Cláusula 4 - Contexto da organização: É preciso num primeiro momento, compreender a organização dentro de cada contexto. Deste modo, as necessidades e expectativas das partes interessadas determinarão o alcance do sistema de gerenciamento das aplicações. A organização, por sua vez, deve determinar as questões a serem resolvidas, representando os impactos gerados e obtendo os resultados esperados.

13 13. Cláusula 5 Liderança: É a reiteração de políticas, funções, responsabilidades e autoridades da organização, enfatizando não só a liderança de gestão, mas também, a gerência sênior que terá maior participação. Esta cláusula tem o objetivo de informar a todos os membros da organização a importância do sistema de gestão e incentivar a atuação em todo o processo. Cláusula 6 Planejamento: Tem como objetivo incluir o sistema de gestão de prevenção e discutir os riscos, assim como as oportunidades que possam vir de encontro às organizações, focando na facilidade de ações preventivas e/ou corretivas. curta, é, porém, aquela que mais carece de disciplina. Cláusula 9 - Avaliação de Desempenho: Parte em que se faz referência ao monitoramento, medição, análise e avaliação, auditoria interna e revisão. Este procedimento visa a comprovação do rendimento e determina o que, como e quando, de acordo com as exigências da Supervisão. As auditorias internas, por sua vez, obtêm informações sobre o sistema de gestão através das exigências dos requisitos da organização e do Estado, aplicando-se a um formato eficaz de Sistema de Gestão (SG). Cláusula 7 Suporte: Falar sobre questões como recursos, competência, consciência, comunicação ou informação documentada, constituindo suporte necessário para atender aos objetivos organizacionais. Cláusula 8 Operação: Processo no qual os planos da organização controlam os processos internos e as mudanças externas originando, consequentemente, implicações não intencionais. Embora esta seja a cláusula mais Cláusula 10 Melhorias: Busca-se abordar as não-conformidades, assim como as ações corretivas e a melhoria contínua, de modo a proporcionar melhorias reais. Desse modo, pode-se enfrentar as não-conformidades com ações mais precisas e eficazes.

14

15 A visão passa a ser macro, e não processual

16 ISO 9001: INTERPRETANDO AS MUDANÇAS 3. OS PRINCÍPIOS DA QUALIDADE Através da versão ISO 9001:2015 a Gestão da Qualidade apresentará 7 Princípios, e não mais 8 Princípios. Os 7 Princípios se baseiam nas normas ISO 9000, conforme apontados abaixo: Cliente: A gestão da qualidade é focada em atender as necessidades dos clientes e superar as expectativas depositadas. Liderança: Os líderes das organizações devem estabelecer um propósito e direcioná-lo. Este é o momento de enfatizar a criação e as condições para que outros possam se envolver na realização dos procedimentos, visando a qualidade da organização. Envolvimento de pessoas: Um aspecto muito importante para qualquer organização é que todos os envolvidos sejam competentes e capacitados, agregando valor ao trabalho a ser realizado. Enfoque baseado em processos: As atividades devem ser compreendidas e geridas como processos inter-relacionados, formando um sistema coerente. Obtém-se assim, resultados semelhantes e previsíveis, ou seja, resultados com mais eficácia e eficiência. Melhoria: Para uma organização alcançar o sucesso é necessário enfatizar e centrar todos os esforços na melhoria da gestão. Devendo, portanto, envolver todos na efetivação do processo. Tomada de decisão baseada em evidências: As decisões adotadas com base na análise e na avaliação das informações e dados, tornam-se mais suscetíveis nos resultados apontados e desejados. Gerenciamento de Relacionamento: É Gerir as relações entre as partes interessadas, visando alcançar o sucesso proposto pela organização. Principais Mudanças Como mencionado anteriormente, a atualização da Norma ISO 9001 foi necessária para se adaptar à realidade das organizações, uma vez que a Norma ISO 9001:2008 não demonstrava alterações significativas ao

17 17. novo cenário empresarial. A ISO 9001:2015 apresentará uma estrutura diferente da versão atual, facilitando a visualização e o entendimento acerca das novidades e mudanças. As mudanças enfrentadas pela qualidade profissional A Norma ISO 9001:2015 trará em suas abordagens, significativas alterações a serem incluídas nos Sistemas de Gestão da Qualidade, conforme as relações citadas abaixo: Mudança na estrutura da regra / anexo SL Cada Norma do Sistema de Gestão possuirá uma característica singular, conforme os apontamentos do Anexo SL. Caberá a este documento, manter todos os padrões da revisão, publicação e compartilhamento de uma mesma estrutura, correspondendo ao nome de Estrutura de Alto Nível. O diferencial do Anexo SL será entre o Padrão de Qualidade, Ambiente, Segurança da Informação, Continuidade na Inovação de Negócios Business Innovation sendo o resto das seções comum a todos. A Estrutura de Alto Nível por sua vez, traz benefícios para a integração do Sistema de Gestão. Nesta nova estrutura algumas diferenças significativas no SG podem ser apontadas, como: Melhoria: deixa de abordar a ação preventiva através de prazo; Planejamento: visa alcançar uma maior amplitude e importância sobre o processo de planejamento de riscos e oportunidades. Gestão de documentos e registros: anteriormente tratada no capítulo 4.2, passa a ser discutido no 7.5 com o nome de Informação documentada. Neste capítulo são discutidos quais aspectos padrão deverão ser mantidos, assim como o que será criado, atualizando as informações e controlando-as. Abastecimento: desaparece na ISO 9001:2015, fazendo parte da 8.6 Liberação de Produtos e Serviços, ou seja, todo produto ou serviço liberado ao cliente deve ser finalizado com sucesso, em paralelo com o planejamento. Controle de produtos e serviços externamente: passa a ser abordado pela ISO como Compras.

18 ISO 9001: INTERPRETANDO AS MUDANÇAS Ênfase na abordagem de processo Na ISO 9001:2015 este conceito é abordado como uma sub cláusula com a nomenclatura Gestão da Qualidade e seus Processos, contendo dez requisitos essenciais na qualificação dos: Insumos necessários e resultados esperados no processo; Sequência e interação dos processos; Critérios e métodos que incluam medições e indicadores de desempenho, mantendo as relações necessárias para garantir o funcionamento eficiente de todo o processo; Requisitos e disponibilidade de recursos; Atribuir responsabilidade e autoridade para todos os processos; Apontar os riscos e as conformidades de acordo com os requisitos da 6.1, visando o planejamento e execução das ações adequadamente; Aferir os métodos de avaliação e medição e avaliação dos processos. Caso seja necessário, apresentar as alterações, garantindo que os resultados almejados sejam alcançados; Oportunidades de melhoria no processo do sistema de gestão da qualidade. A ênfase dada à abordagem do processo tem sido uma ferramenta perfeita para operar e planejar as atividades das organizações, criando valores e interesses entre as partes interessadas. Uma vez que as Organizações atuem como unidades estruturadas, funcionalmente, a responsabilidade pelos resultados obtidos, fica a cargo de cada uma das unidades funcionais. A abordagem dada pela ISO 9001:2015, analisa com cuidado esta questão, permitindo atravessar as unidades funcionais com foco na unificação dos principais objetivos da organização. Observa-se como ponto vantajoso a abordagem no processo de Sistema de Gestão de Qualidade, residindo na Gestão e Controle de cada uma das interações, ou seja, há o controle entre os processos e hierarquias funcionais das Organizações. Linguajar aplicável A regra continua a ser aplicável de acordo com

19 19. cada Organização. Porém, exige-se do setor designado a responsabilidade por uma linguagem simples, facilitando a compreensão e uniformização dos requisitos. Analisando o contexto da organização É necessário considerar o fator socioeconômico da Organização e seu relacionamento direto com as partes interessadas, tanto interna quanto externa. Este procedimento analisa a necessidade que uma organização possui, visando o seu contexto como um todo. O objetivo é analisar a sua visão, missão, ameaças e oportunidades, assim como suas fraquezas, problemas ou mesmo questões que possam impactar no planejamento do Sistema de Gestão de Qualidade. Sendo assim, deixa-se claro, que o objetivo da ISO é garantir a Gestão da Organização da Qualidade, de acordo com as seguintes determinações: Alinhar o planejamento estratégico ao planejamento do sistema de Gestão da Qualidade. Compreender a organização e seu contexto. Compreender as necessidades e expectativas das partes interessadas. Determinar o alcance de Gestão da Qualidade do Sistema. Enfatizar o Sistema de Gestão da Qualidade. Pensando com base no risco A ISO 9001:2015 agrupa de modo mais explícito todo o SG, refletindo com mais amplitude os riscos de uma organização, tais como a implementação, manutenção e melhoria no Sistema de Gestão da Qualidade. O risco é pensado precisamente, de modo que haja uma ação preventiva no planejamento estratégico, possibilitando às organizações se adequarem conforme às suas necessidades. Desaparece o conceito de ação preventiva Haverá inclusão da análise de risco no programa de auditoria. Isso permitirá que os resultados alcançados, anteriormente, sejam possíveis de homologação e assim, controlar os fornecedores através da análise. Além disso, será possível através da ISO 9001:2015 definir junto ao fornecedor o gerenciamento de análise de risco.

20 ISO 9001: INTERPRETANDO AS MUDANÇAS Os requisitos 4.1 e 6.1 que antes uniam o conceito da ação preventiva, estes agora, passam a assessorar as organizações na análise de riscos e oportunidades com mais amplitude. Contudo, a ISO 9001:2015 não está mais agregada às ações corretivas e às de não-conformidades, mas às Estruturas de Alto Nível que apresentam novas regras, embora não incluam qualquer cláusula. Tal ação foi fundamentada em um sistema de gestão que visa a Ação Preventiva, sendo este, portanto, um instrumento de prevenção. Desse modo, a visão passa a ser macro e não mais processual, com isso a mudança na gestão se fortalecerá na nova ISO 9001:2015, realizando a análise de risco quando ocorrerem mudanças. Salienta-se, porém, que a ISO (Sistemas de Gestão de Riscos) poderá ser adotada como material de referência para determinar o controle de risco. O objetivo é avaliar os aspectos internos e externos que sejam relevantes no propósito da organização, de modo que sejam identificados os riscos com precisão e alcançados os resultados almejados. Não só falar de clientes, mas de partes interessadas Busca-se estabelecer requisitos que atendam às necessidades e expectativas das partes interessadas, ou seja, Organização e Cliente. Sendo dever da Organização determinar tanto as partes interessadas quanto as suas exigências. As partes interessadas são aquelas que podem afetar a capacidade da organização, fornecendo produtos e serviços que cumpram os requisitos, estes podem ser clientes, parceiros, organização, fornecedores, sindicatos, governos, dentre outros. Conceito de informações documentadas O conceito é apresentado continuamente em toda a Norma, fazendo referência aos elementos que devem ser documentados em um Sistema de Gestão da Qualidade. Ao longo de toda a Norma se fala em informação documentadas, embora desapareçam nos documentos e registros. Cabe ressaltar que, embora a ISO 9001:2015 não exija o Manual de Qualidade nos procedimentos documentados, não significa que as organizações não precisem mais usá-los. Não se exige mais um Representante na Direção ISO 9001:2015 não exige

21 21. mais um representante na direção, propõe-se apenas o gerenciamento sênior que deve prestar contas ao Sistema de Gestão de Qualidade. Com o intuito de explicar melhor esse conceito, o capítulo 5 Liderança, trata deste assunto com mais abrangência, envolvendo o tema gerência sênior no Sistema de gestão. A finalidade é demonstrar liderança e identificar riscos e oportunidades que possam afetar as conformidades dos produtos e serviços, apresentando uma visão mais ampla, conforme os exemplos citados abaixo: As organizações podem excluir o papel de um representante da gerência. No entanto, é preciso que as organizações assumam o sistema de liderança da Alta Administração através da função gestor. As ações devem requerer competências do representante, de acordo com a ISO 9001:2008. Não é obrigatório extinguir a função de representante da gerência, uma vez que este possui valor agregado perante a Organização. Deve-se definir um método que garanta aos líderes da organização melhorias no gerenciamento dos requisitos, parte importante na função de um representante da direção, de acordo com a ISO 9001:2008. Gestão do Conhecimento A gestão do conhecimento organizacional foi inclusa na nova ISO 9001:2015 no capítulo 7.1.6, que determina o conhecimento necessário para o funcionamento da SGC. Desse modo, é possível garantir a conformidade dos produtos e serviços, visando a satisfação do cliente e atribuindo responsabilidade para as organizações, tais como: assegurar, resguardar e manter todo o conhecimento necessário. Ênfase nos processos terceirizados A terceirização é um dos aspectos em destaques no capítulo 8.4 Controle dos produtos e serviços fornecidos externamente. Os critérios para a avaliação não serão iguais a todos, devese levar em consideração a criticidade e a confiabilidade nos negócios. Através da certificação ISO 9001:2015, as Organizações devem tratar os seus respectivos clientes/fornecedores como parceiros, uma vez que estes se incluem em algumas partes do processo, devendo, portanto, aplicar o sistema de gestão em conjunto.

22 ISO 9001: INTERPRETANDO AS MUDANÇAS Validar a competência do pessoal Caberá a cada membro da organização aplicar seu conhecimento adquirido, suas respectivas habilidades, competências e aplicá-las, conforme forem definindo os trabalhos de execução. Esse procedimento permite a validação dos critérios adotados. A Norma ISO 9001:2015 delibera que toda a organização deve fazer parte do processo, incluindo-a como parte importante no sistema de gestão. Sendo assim, a norma definirá não apenas os perfis e o plano de formação, mas garantirá que todo o processo seja executado com maestria e precisão.

23 DIFERENÇAS ENTRE ISO 9001:2008 E ISO 9001:2015 É importante compreender a estruturação entre as duas normas ISO 2008 e ISO 2015, estabelecendo as correlações dos requisitos ISO/DIS A base dos requisitos das Normas ISO 9001:2008 e ISO/DIS9001 tem a Matriz de Correspondência como pano de fundo, mostrando claramente, as correlações. A adaptação da norma ISO 9001: 2015 O Fórum Internacional (IAF) e do Comitê ISO em Avaliação da conformidade (CASCO) concordaram que haverá um período de transição, podendo ser de três anos, a partir da data de publicação da ISO 9001:2015. O grau de mudança dependerá de cada organização. Devendo considerar o grau de conhecimento que cada organização requer para alcançar a conformidade dos produtos e serviços, assim como o modo de desenvolvimento do conhecimento adquirido. Certamente, deverá ser considerado um período de adaptação, uma vez que muitas organizações possuem seus planejamentos, precisamente, estruturados. Sendo assim, as formalidades de abordagem às organizações serão influenciadas de acordo com contexto no qual se encontram, considerando um período de adaptação do sistema de gestão existente e o modo como foi desenvolvido. Cada organização terá tempo para se adequar e planejar funcionalmente. Para que as organizações façam as modificações necessárias, é preciso que todos os representantes estejam envolvidos em prol da certificação. Os Organismos de Certificação somente poderão conceder a Certificação, quando estes forem credenciados, sendo possível apenas, após a Publicação Oficial do Estado, prevista para Setembro de Sendo assim, nenhuma organização poderá

24 ISO 9001: INTERPRETANDO AS MUDANÇAS conceder certificações baseadas nas Normas ISO 9001:2015. As Organizações que podem renovar a certificação: ISO 9001:2008: 36 meses após a publicação da ISO 9001:2015. Todos os certificados anteriores a 2008 serão obsoletos. E, a partir de março de 2017, todas as certificações de Sistemas de Gestão da Qualidade que forem realizadas deverão manter relação com a ISO 9001:2015. Organizações certificadas na ISO 9001:2008 enfrentam a transição para a nova versão. Visando identificar as deficiências na organização e a sua eficácia diante da implementação das novas exigências. Consequentemente, desenvolvese um Plano de Implementação. Exclusões significativas Papel do Representante da Direção (RD): Dar-se-á mais poder de decisão às lideranças, embora as atividades do RD se apresentem mais descentralizadas e atribuindo aos gestores das áreas mais responsabilidade. Manual da Qualidade: As empresas não são mais obrigadas a terem um manual de qualidade, embora o documento continue existindo. Sugere-se que o termo Manual seja mudado para Diretrizes Organizacionais. Treinamento: A expressão Treinamento será excluída, mas não a ação. O termo a ser usado será Conhecimento, exigindo que se tenha conhecimento organizacional da empresa. Será considerando o contexto, o porte, a complexidade, os riscos e as oportunidades de cada organização, sendo que os demais requisitos ficarão agrupados no item Competência. Controle de Documentos e Controle de Registros: Os termos serão substituídos por Informação Documentada e Controle de Informação Documentada. Termo Contínua : Usar-se-á apenas o termo Melhoria. O objetivo na mudança do termo é que seja aplicada a ideia na sua totalidade, ou seja, que as Organizações utilizem e apliquem corretamente o termo, visando procedimentos e melhorias sempre contínuas. Ação Preventiva: Na nova ISO, tanto o termo, ação preventiva, quanto a ação serão excluídas.

25 CONCLUSÃO Com o intuito de buscar melhorias às organizações, o Comitê Técnico e a Organização Internacional de Normalização envolveram especialistas e Entidades Certificadoras para a análise da ISO 9001:2008, no qual constam mudanças notáveis. Sendo assim, o objetivo-chave para a nova proposta ISO 9001:2015 são: Atualizar a norma ISO 9001, refletindo sobre as práticas empresariais modernas, assim como as mudanças no ambiente empresarial e tecnológico; Enfatizar com mais intensidade a abordagem dos processos e análises dos objetivos; Incorporar mudanças nas práticas e tecnologia de SGQ a partir da última revisão em 2000; Destacar a obtenção de conformidades dos produtos; Aperfeiçoar a compatibilidade com outros sistemas de gestão; Eliminar o manual de qualidade e um representante de gerência; Documentar um sistema mais flexível; Mudanças nos Princípios de qualidade, passando de 8 itens para 7. Estruturação da Norma em 10 seções ou capítulos. Toda a revisão da Norma tem como objetivo minimizar os impactos ao máximo. Portanto, será necessário um bom planejamento, assim como a execução dos pontos mais importantes para verificação e implementação das ações, quando estes se fizerem necessários. É importante considerar o risco e os seus elementos, envolvendo toda a estratégia de gestão da qualidade, para que assim seja implementando estratégias eficazes para diminuir ou eliminar possíveis riscos.

26 ISO 9001: INTERPRETANDO AS MUDANÇAS 6. ANEXO - TABELA COMPARATIVA: ISO 9001:2008 VERSUS ISO 9001:2015 Para uma melhor compreensão das mudanças é interessante correlacionar a ISO 9001:2008 e a ISO 9001:2015, apresentando as modificações que ocorrerão em alguns dos seus capítulos. ISO 9001:2008 ISO 9001: Objeto e área de aplicação 1 Alcance 1.1 Visão Geral 1.2 Aplicação 2 Referências normativas 2 Referências normativas 3 Condições e definições 3 Condições e definições 4 Sistema de Gestão da Qualidade 4 Contexto da organização 4.1 Requisitos gerais 4.1. Compreender a organização e seu contexto 4.2 Requisitos das documentações 4.2 Compreensão das necessidades e expectativas das partes interessadas Visão Geral 4.3 Determinar o escopo do Sistema de Gestão da Qualidade Manual da Qualidade 4.4 Sistema de Gestão da Qualidade e seus processos Controle dos documentos Controle dos Registros 5 Responsabilidade da Direção 5 Liderança 5.1 Compromisso da Direção 5.1 Liderança e compromisso 5.2 Foco no cliente Liderança e compromisso para o Sistema de Gestão da Qualidade 5.3 Política de Qualidade 5.2 Política de Qualidade 5.4 Planejamento 5.3 Papéis organizacionais, responsabilidades e autoridades Objetivos da Qualidade Planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade 5.5 Responsabilidade, autoridade e comunicação

27 27. ISO 9001:2008 ISO 9001: Responsabilidade e autoridade Representante da Direção Comunicação interna 5.6 Revisão da Direção Visão Geral Entrada para a revisão Resultados da revisão 6 Gestão dos Recursos 6 Planejamento do Sistema de gestão da Qualidade 6.1 Provisão dos recursos 6.1 Ações para enfrentar os riscos e as oportunidades 6.2 Recursos humanos 6.2 Objetivos e planejamentos para alcance da qualidade Visão geral 6.3 Mudanças planejadas Competência, formação e tomada de consciência 6.3 Infraestrutura 6.4 Ambiente de trabalho 7 Produção do Produto 7 Apoio 7.1 Planejamento para produção do 7.1 Recursos produto 7.2 Processos relacionados ao Visão geral cliente Determinação dos requisitos Pessoas relacionados ao produto Revisão dos requisitos Infraestrutura relacionados ao produto Comunicação com o cliente Meio Ambiente e a área para funcionamento dos processos 7.3 Projeto e Desenvolvimento Seguimento e medição dos recursos Planejamento do Projeto e desenvolvimento Conhecimento organizacional Elementos de entrada para 7.2 Competência projeto e desenvolvimento Resultados do Projeto e do 7.3 Consciência Desenvolvimento Revisão do Projeto e do 7.4 Comunicação Desenvolvimento Verificação do Projeto e do 7.5 Informação documentada Desenvolvimento Validação do Projeto e do Visão Geral Desenvolvimento

28 ISO 9001: INTERPRETANDO AS MUDANÇAS ISO 9001:2008 ISO 9001: Controle para alteração do Criação e atualização projeto e desenvolvimento Controle para alteração do projeto e desenvolvimento 7.4 Compras Controle de informação documentada Processo de compras Informação de compras Verificação dos produtos comprados 7.5 Produção e prestação de serviços Controle da produção e da prestação de serviços Validação dos processos da produção e da prestação de serviços Identificação e monitoramento Propriedade do cliente Preservação do produto 7.6 Controle, monitoramento e medição de equipamentos 8 Medição, análise e melhorias 8 Funcionamento 8.1 Visão Geral 8.1 Planejamento e controle operacional 8.2 Seguimento e medição 8.2 Determinação dos requisitos dos produtos e serviços Satisfação do cliente Comunicação com o cliente Auditoria interna Determinação dos requisitos relacionados com os produtos e serviços Seguimento e medição dos Revisão dos requisitos processos relacionados com os produtos e serviços Seguimento e medição do 8.3 Produto e desenvolvimento dos produto serviços 8.3 Controle dos produtos não conforme Visão Geral 8.4 Análises de dados Produto e desenvolvimento do Planejamento

29 29. ISO 9001:2008 ISO 9001: Melhorias Produto e desenvolvimento dos insumos Melhoria contínua Produto e Desenvolvimento de controles Ação corretiva Produto e desenvolvimento de saídas Ação preventiva Produto e desenvolvimento de mudanças 8.4 Controle dos produtos e dos serviços prestados externamente Visão Geral Controle no tipo de extensão de fornecimento externo Informação para fornecedores externos 8.5 Produção e prestação de serviços Controle da produção do serviço Identificação e monitoramento Bens vinculados aos clientes ou fornecedores externos Preservação Atividades posteriores à entrega Controle das modificações 8.6 Lançamento dos produtos e serviços 8.7 Controle dos processos não conformes e dos produtos e serviços 9 Avaliação de Desempenho 9.1 Seguimento, medição, análise e avaliação Visão Geral Satisfação do cliente Análise e avaliação

30 ISO 9001: INTERPRETANDO AS MUDANÇAS ISO 9001:2008 ISO 9001: Auditoria interna ISO 9.3 Revisão do Sistema de Gestão 10 Melhoria 10.1 Visão Geral Não conformidades e ações corretivas 10.3 Melhoria contínua Correlação dos requisitos ISO/DIS 9001 VERSUS ISO 9001:2008 Abaixo, segue o quadro com a versão DIS da ISO 9001 já finalizada. Apenas a título de esclarecimento, o termo DIS se refere a Draft of International Standard, ou seja, Projeto de Norma Internacional. Portanto, não é uma norma oficial, apenas um projeto para solicitação de alterações na qual ocorrerão análises e comentários das equipes, visando melhorias pertinentes e ajustes finais. ISO/DIS 9001 ISO 9001: Contexto Organizacional 1.0 Objetivos (escopo) 4.1 Conhecimento da Organização e 1.1 Visão geral seu contexto 4.2 Compreensão das necessidades 1.1 Visão Geral e expectativas das partes interessadas 4.3 Determinação do plano do Sistema de gestão da qualidade Aplicação Manual da qualidade 4.4 Sistema de Gestão da qualidade e seus processos 4 Sistema de Gestão da Qualidade 4.1 Requisitos gerais 5 Liderança 5 Responsabilidade da Direção 5.1 Liderança e compromisso 5.1 Compromisso da Direção Liderança e compromisso com 5.1 Compromisso da Direção o Sistema de Gestão da Qualidade Foco no cliente 5.2 Foco no cliente 5.2 Política da qualidade 5.3 Política da qualidade 5.3 Funções, responsabilidades e autoridade dentro das organizações Responsabilidade e autoridade Representante da Direção

31 31. ISO/DIS 9001 ISO 9001: Planejamento para o Sistema de Planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade 6.1 Ações para tratar riscos e Planejamento do Sistema de oportunidades Gestão da Qualidade Ação preventiva 6.2 Objetivos da qualidade e Objetivos da qualidade planejamento a serem cumpridos 6.3 Planejamento para mudanças Planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade 7 Suporte 6 Gestão dos Recursos 7.1 Recursos 6 Gestão dos Recursos Visão Geral 6.1 Provisão dos recursos Pessoas 6.1 Provisão dos recursos Infraestrutura 6.3 Infraestrutura Ambiente para a operação dos 6.4 Ambiente de trabalho processos Recursos de seguimento e 7.6 Controle das equipes de seguimento e medição medição Conhecimentos organizacionais NOVO 7.2 Competência Visão geral Competência, formação e consciência 7.3 Conscientização Competência, formação e consciência 7.4 Comunicação Comunicação interna 7.5 Informação documentada 4.2 Requisitos da documentação Visão Geral Visão Geral Criação e Atualização Controle dos documentos Controle dos registros Controle da informação 7 Realização do produto documentada 8.1 Planejamento e controle 7.1 Planejamento e realização do operacional Produto 8.2 Determinação dos requisitos 7.2 Processos relacionados ao cliente para os produtos e serviços Comunicação com o cliente Comunicação com o cliente Determinação dos requisitos Determinação dos requisitos relativos aos Produtos e serviços relacionados ao produto Revisão dos requisitos relacionados com os produtos e serviços Revisão dos requisitos relacionados com o produto 8. Operacional 7 Realização do produto

32 ISO 9001: INTERPRETANDO AS MUDANÇAS ISO/DIS 9001 ISO 9001: Planejamento e controle 7.1 Planejamento da realização do operacional produto 8.2 Determinação dos requisitos 7.2 Processos relacionados ao para os produtos e serviços cliente Comunicação com o cliente Comunicação com o Cliente Determinação dos requisitos Determinação dos requisitos relativos aos produtos e serviços relacionados com os produtos Revisão dos requisitos Revisão dos requisitos relacionados com o produtos e relacionados com o produto serviços 8.3 produto e desenvolvimento: 7.3 Produto e desenvolvimento Produtos e serviços Visão Geral Novo Planejamento do produto e Planejamento e do produto e desenvolvimento desenvolvimento Entrada de produtos para Entrada de produtos para desenvolvimento do projeto desenvolvimento do projeto Controle dos projetos e do desenvolvimento Revisão e desenvolvimento do projeto Verificação do desenvolvimento do projeto Validação do desenvolvimento do projeto Resultados do desenvolvimento do projeto Controle das mudanças no desenvolvimento do projeto Processo de compras Elementos de saída do desenvolvimento do projeto As mudanças no desenvolvimento do projeto 8.4 Controle dos produtos e serviços fornecidos externamente Visão Geral Processo de compras Tipo e extensão do controle Processo de compra para fornecimento externo Verificação dos produtos comprados Informação para os Informação das compras fornecedores externos 8.5 Produção e prestação de 7.5 Produção e prestação de serviços serviços Controle da produção da Controle da produção e da prestação de serviço prestação de serviço Identificação e monitoramento Identificação e monitoramento Bens pertencentes aos clientes Bens dos clientes ou fornecedores externos Preservação Preservação do produto Atividades posteriores à Controle da produção e da entrega prestação de serviço

33 33. ISO/DIS 9001 ISO 9001: Controle das mudanças Controle da operação dos projetos e do desenvolvimento 8.6 Liberação dos produtos e dos serviços 8.7 Controle dos produtos de saída e do processo dos produtos e serviços não conformes Seguimento e medição dos produtos Verificação dos produtos comprados 8.3 Controle dos produtos não conformes 9 Avaliação de desempenho Novo 9.1 Seguimento, medição, análises e 8 Medição, análise e melhoria avaliação Visão Geral 8.1 Visão Geral Satisfação do cliente Satisfação do cliente Análises e avaliação 8.4 Análises dos dados 9.2 Auditoria interna Auditoria interna 9.3 Revisão realizada pela Direção 5.6 Revisão realizada pela Direção 10 Melhoria 8.5 Melhoria 10.1 Visão Geral Melhoria contínua 10.2 Não Conformidade e ações 8.3 Controle dos produtos não corretivas conformes Ação Corretiva 10.3 Melhoria contínua Melhoria contínua

34

35

36

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

ISO 9001:2015 Nova versão porque e quando?

ISO 9001:2015 Nova versão porque e quando? ISO 9001:2015 Nova versão porque e quando? A publicação prevista para Novembro de 2015 tem como propósito refletir as mudanças no ambiente em que a norma é usada e garantir que a mesma mantenha-se adequada

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 9001 em sua nova versão está quase pronta Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 9000 foram emitidas pela primeira vez no

Leia mais

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão 1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão ISO 9001:2015 Histórico da série 2 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão Histórico da série REVISÕES DA SÉRIE ISO 9000 2000 2008 2015 1994 1987 3 2009 CBG Centro Brasileiro

Leia mais

DRAFT ISO 9001:2015. Fabio Alves 28/10/2013 CLIENT LOGO. DNV Business Assurance. All rights reserved.

DRAFT ISO 9001:2015. Fabio Alves 28/10/2013 CLIENT LOGO. DNV Business Assurance. All rights reserved. Fabio Alves CLIENT LOGO 26 anos de certificação ISO 9001 Primeira publicação para atender a Comunidade Comum Europeia Pequenas alterações principalmente em manutenção de equipamentos Alterações importantes,

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

ESTRUTURA ISO 9.001:2008

ESTRUTURA ISO 9.001:2008 Sistema de Gestão Qualidade (SGQ) ESTRUTURA ISO 9.001:2008 Objetivos: Melhoria da norma existente; Melhoria do entendimento e facilidade de uso; Compatibilidade com a ISO 14001:2004; Foco Melhorar o entendimento

Leia mais

Matrizes de Correlaça o ISO 9001:2008 e ISO 9001:2015

Matrizes de Correlaça o ISO 9001:2008 e ISO 9001:2015 2015 Matrizes de Correlaça o ISO 9001:2008 e ISO 9001:2015 Texto traduzido e adaptado por Fernando Fibe De Cicco, Coordenador de Novos Projetos do QSP. Outubro de 2015. Matrizes de correlação entre a ISO

Leia mais

Estrutura da ISO DIS 9001/2015 ISO/TC 176/SC 2 Document N1224, July 2014

Estrutura da ISO DIS 9001/2015 ISO/TC 176/SC 2 Document N1224, July 2014 Prefácio Introdução 0.1 Generalidades 0.2 As normas ISO para gestão da qualidade 0.3 Abordagem de processo 0.4 Ciclo PDCA 0.5 Pensamento baseado em risco Estrutura da ISO DIS 9001/2015 0.6 Compatibilidade

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos INTERPRETAÇÃO ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade CAPÍTULO: Preâmbulo ISO 9001:2008 0.1 - Generalidades: foi esclarecido que a conformidade com requisitos

Leia mais

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade 3 Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Não existe um jeito único de se implementar um sistema da qualidade ISO 9001: 2000. No entanto, independentemente da maneira escolhida,

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 14001 EM SUA NOVA VERSÃO ESTÁ QUASE PRONTA Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 14000 foram emitidas pela primeira vez

Leia mais

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Módulo 2 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Norma NBR ISO 9001:2008 - Índice 0 - Introdução 1 - Escopo 2 - Referência Normativa 3 -

Leia mais

- Revisão das normas ISO 9000 para o ano 2000 -

- Revisão das normas ISO 9000 para o ano 2000 - Seu parceiro na certificação - Revisão das normas ISO 9000 para o ano 2000 - DQS do Brasil 2002/06/12 Razões para a revisão (1) Razões formais: Protocolo da ISO (análise critica a cada 5 anos) ISO TC 176:

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

Mapeamento entre os requisitos da ISO 9001:2008 e da ISO FDIS 9001:2015 Guia de Mapeamento

Mapeamento entre os requisitos da ISO 9001:2008 e da ISO FDIS 9001:2015 Guia de Mapeamento ISO Revisions New and Revised Mapeamento entre os requisitos da ISO 9001:2008 e da ISO FDIS 9001:2015 Guia de Mapeamento Introdução Este documento faz uma comparação entre a ISO 9001:2008 e o ISO 9001:2015

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais

Com esta apresentação em primeira mão, o QSP acentua o seu pioneirismo, como tradicionalmente tem ocorrido em seus mais de 20 anos de existência!

Com esta apresentação em primeira mão, o QSP acentua o seu pioneirismo, como tradicionalmente tem ocorrido em seus mais de 20 anos de existência! Apresentamos com exclusividade para os nossos leitores a estrutura da recém-publicada ISO/DIS 9001:2015, de maio de 2014, que é a versão quase final da nova ISO 9001, a norma internacional mais adotada

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação.

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação. ISO 9001 A ISO 9001 é um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) standard que exige que uma dada organização satisfaça as suas próprias exigências e as dos seus clientes e reguladores. Baseia-se numa metodologia

Leia mais

ISO Revisions. ISO Revisions. Revisões ISO. Qual é a diferença entre uma abordagem de procedimentos e de processo? Abordando a mudança

ISO Revisions. ISO Revisions. Revisões ISO. Qual é a diferença entre uma abordagem de procedimentos e de processo? Abordando a mudança Revisões ISO ISO Revisions Qual é a diferença entre uma abordagem de procedimentos e de processo? Abordando a mudança Processos vs procedimentos: o que isto significa? O conceito da gestão de processo

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

ISO 14001:2015 SAIBA O QUE MUDA NA NOVA VERSÃO DA NORMA

ISO 14001:2015 SAIBA O QUE MUDA NA NOVA VERSÃO DA NORMA ISO 14001:2015 SAIBA O QUE MUDA NA NOVA VERSÃO DA NORMA SUMÁRIO Apresentação ISO 14001 Sistema de Gestão Ambiental Nova ISO 14001 Principais alterações e mudanças na prática Estrutura de alto nível Contexto

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Referência RFI 011 Pergunta NBR ISO 9001:2000 cláusula: 2 Apenas os termos e definições da NBR ISO 9000:2000 constituem prescrições da NBR ISO 9001:2000,

Leia mais

Introdução à ISO 9001:2015

Introdução à ISO 9001:2015 Trilhando o caminho das mudanças da nova versão Clique aqui para para conhecer-me. Introdução à ISO 9001:2015 Apresentar e interpretar As mudanças da norma versão da ABNT ISO 9001:2015 em relação à ABNT

Leia mais

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Apresentação A AGM está se estruturando nos princípios da Qualidade Total e nos requisitos da Norma NBR ISO 9001:2000, implantando em nossas operações o SGQ Sistema

Leia mais

Sistemas de gestão da qualidade Requisitos

Sistemas de gestão da qualidade Requisitos NORMA BRASILEIRA ABNT NBR ISO 9001:2008 ERRATA 1 Publicada em 11.09.2009 Sistemas de gestão da qualidade Requisitos ERRATA 1 Esta Errata 1 da ABNT NBR ISO 9001:2008 foi elaborada no Comitê Brasileiro da

Leia mais

NORMA NBR ISO 9001:2008

NORMA NBR ISO 9001:2008 NORMA NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE

CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE Maio de 2003 CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE Dia 12/05/2003 Certificação e homologação de produtos, serviços e empresas do setor aeroespacial,com enfoque na qualidade Dia 13/05/2003 ISO 9001:2000 Mapeamento

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

ABNT/CB-38 Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental

ABNT/CB-38 Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental ABNT/CB-38 Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental ISO 14001 - Sistemas de gestão ambiental Requisitos com orientações para uso 06 /10/ 2015 www.abnt.org.br Tópicos Processo de Normalização Histórico da

Leia mais

ISO 9001 2008 FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA FACCAT. Curso de Tecnólogo em Gestão da Qualidade.

ISO 9001 2008 FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA FACCAT. Curso de Tecnólogo em Gestão da Qualidade. FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA FACCAT Curso de Tecnólogo em Gestão da Qualidade. ISO 9001 2008 Carolina Rothe Luiz Gustavo W. Krumenauer Paulo Emílio Paulo Saldanha Relação das principais normas da Série

Leia mais

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011 Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade Julho/2011 GESPÚBLICA Perfil do Facilitador Servidor de carreira que tenha credibilidade Bom relacionamento interpessoal Acesso a alta administração

Leia mais

PROCEDIMENTO SISTÊMICO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO SISTÊMICO DA QUALIDADE 1. OBJETIVO Estabelecer, documentar, implementar, aprimorar e manter um, que assegure a conformidade com os requisitos da norma de referência. 2. CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTRO 2. CONTROLE DE DOCUMENTOS

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI 1. PI06 TI 1.1. Processos a serem Atendidos pelos APLICATIVOS DESENVOLVIDOS Os seguintes processos do MACROPROCESSO

Leia mais

PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008

PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008 1 - OBJETIVO PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008 Este retrata a forma que deve ser conduzida a gestão dos s da entidade desde a sua concepção até o seu acompanhamento e melhoria. 2 - AUTORIDADE

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

livros indicados e / ou recomendados

livros indicados e / ou recomendados Material complementar. Não substitui os livros indicados e / ou recomendados Prof. Jorge Luiz - 203 Pág. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - SGQ Sistema de Gestão da Qualidade SGQ é a estrutura a ser criada

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 ISO 9001:2000 Esta norma considera de forma inovadora: problemas de compatibilidade com outras normas dificuldades de pequenas organizações tendências

Leia mais

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade Preparando a Implantação de um Projeto Pró-Inova - InovaGusa Ana Júlia Ramos Pesquisadora em Metrologia e Qualidade e Especialista em Sistemas de Gestão da Qualidade 1. Gestão Gestão Atividades coordenadas

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Cláudia Araújo Coordenadora Diego Macêdo Programador Marcelo Rodrigues Suporte

Cláudia Araújo Coordenadora Diego Macêdo Programador Marcelo Rodrigues Suporte BCON Sistema de Controle de Vendas e Estoque Declaração de escopo Versão 1.0 Histórico de Revisão Elaborado por: Filipe de Almeida do Amaral Versão 1.0 Aprovado por: Marcelo Persegona 22/03/2011 Time da

Leia mais

Difusão da Certificação ISO 9001 da Embrapa Meio Ambiente

Difusão da Certificação ISO 9001 da Embrapa Meio Ambiente Videoconferência Difusão da Certificação ISO 9001 da Embrapa Meio Ambiente Data: 22 e 24 de março de 2011 Objetivo Difundir a experiência da Embrapa Meio Ambiente com o processo de obtenção da certificação

Leia mais

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias CONSULTORIA Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias PADRÃO DE QUALIDADE DESCRIÇÃO ISO 9001 Esse Modelo de Produto de Consultoria tem por objetivo definir e melhorar todos os processos da empresa,

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Sistemas de Informação Tecnologia em Desenvolvimento Web Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia em Sistemas

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

Matrizes de correspondência entre a ISO 9001:2008 e a ISO 9001:2015

Matrizes de correspondência entre a ISO 9001:2008 e a ISO 9001:2015 International Organization for Standardization BIBC II, Chemin de Blandonnet 8, CP 401, 1214 Vernier, Geneva, Switzerland Tel: +41 22 749 01 11, Web: www.iso.org Matrizes de correspondência entre a ISO

Leia mais

Como agregar valor durante o processo de auditoria

Como agregar valor durante o processo de auditoria QSP Informe Reservado Nº 55 Fevereiro/2006 Como agregar valor durante o processo de auditoria Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QSP. Este guindance paper foi elaborado

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

NBR ISO 14012 - DIRETRIZES PARA AUDITORIA AMBIENTAL- CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS

NBR ISO 14012 - DIRETRIZES PARA AUDITORIA AMBIENTAL- CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS Sumário NBR ISO 14012 - DIRETRIZES PARA AUDITORIA AMBIENTAL- CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências normativas...2 3. Definições...2 3.1.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Normas Série ISO 9000

Normas Série ISO 9000 Normas Série ISO 9000 Ana Lucia S. Barbosa/UFRRJ Adaptado de Tony Tanaka Conteúdo Conceitos principais A série ISO9000:2000 ISO9000:2000 Sumário Princípios de Gestão da Qualidade ISO9001 - Requisitos Modelo

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE 1 ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Elaborado por: GT Especial do ABNT/CB-25 Grupo de Aperfeiçoamento do

Leia mais

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL MANUAL Elaborado por Comitê de Gestão de Aprovado por Paulo Fernando G.Habitzreuter Código: MA..01 Pag.: 2/12 Sumário Pag. 1. Objetivo...

Leia mais

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES V CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA Metrologia para a competitividade em áreas estratégicas 9 a 13 de novembro de 2009. Salvador, Bahia Brasil. ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO

Leia mais

Prof. Adilson Spim Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 1

Prof. Adilson Spim Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 1 Certificação NBR Requisitos A partir da versão 1994, a série ISO 9000 passou a ser conhecida como família ISO 9000 ; leva em conta duas situações, a contratual e não contratual; Para a situação não contratual

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

Auditando processos de feedback de clientes

Auditando processos de feedback de clientes QSP Informe Reservado Nº 52 Novembro/2005 Auditando processos de feedback de clientes Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QSP. Este guindance paper foi elaborado pelo

Leia mais

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6 6 RSI 028 Pode ser interpretadado no item 6.0 da norma ABNT NBR ISO 9001 que o conceito de habilidade pode ser definido como Habilidades Técnicas e Comportamentais e que estas podem ser planejadas e registradas

Leia mais

FORMAÇÃO DE AVALIADORES DE SGI PELAS NORMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE, SMS E RESPONSABILIDADE SOCIAL

FORMAÇÃO DE AVALIADORES DE SGI PELAS NORMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE, SMS E RESPONSABILIDADE SOCIAL FORMAÇÃO DE AVALIADORES DE SGI PELAS NORMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE, SMS E RESPONSABILIDADE SOCIAL 1 MODELOS DE GESTÃO MODELO Busca representar a realidade GESTÃO ACT CHECK PLAN DO PDCA 2 MODELOS DE GESTÃO

Leia mais

Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle

Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle ISO DIS 9001:2015 PREVISÃO : SETEMBRO DE 2015 FASE: FINAL DRAFT TEMPO PARA ADEQUAÇÃO: 3 ANOS a contar da data da publicação PRINCIPAIS MUDANÇAS Manutenção do foco em

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade Total, do inglês Total Quality Management - TQM é uma estratégia de administração completa que tem como objetivo

Leia mais

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS.

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. As novas versões das normas ABNT NBR ISO 9001 e ABNT NBR ISO 14001 foram

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Monitorando e Controlando o Projeto II. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Monitorando e Controlando o Projeto II. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Monitorando e Controlando o Projeto II Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Reportar o Desempenho Realizar o Controle Integrado de Mudanças Reportar o

Leia mais

Planejamento e gestão ambiental. Fernando Santiago dos Santos fernandoss@cefetsp.br www.fernandosantiago.com.br (13) 9141-2155 8822-5365

Planejamento e gestão ambiental. Fernando Santiago dos Santos fernandoss@cefetsp.br www.fernandosantiago.com.br (13) 9141-2155 8822-5365 Planejamento e gestão ambiental Fernando Santiago dos Santos fernandoss@cefetsp.br www.fernandosantiago.com.br (13) 9141-2155 8822-5365 Aula 7 SérieISO 14000: definição, breve histórico, escopo, terminologia,

Leia mais