DIMENSIONAMENTO ÓTIMO DE TUBOS DE CONCENTRADORES SOLARES DO TIPO PARABÓLICO COMPOSTO PARA PRODUÇÃO DE VAPOR DE ALTA PRESSÃO E POTÊNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIMENSIONAMENTO ÓTIMO DE TUBOS DE CONCENTRADORES SOLARES DO TIPO PARABÓLICO COMPOSTO PARA PRODUÇÃO DE VAPOR DE ALTA PRESSÃO E POTÊNCIA"

Transcrição

1 DIMENSIONAMENTO ÓTIMO DE TUBOS DE CONCENTRADORES SOLARES DO TIPO PARABÓLICO COMPOSTO PARA PRODUÇÃO DE VAPOR DE ALTA PRESSÃO E POTÊNCIA A. VAZZOLER 1, C. C. C. SILVA 1 e D. A. TRIFONI 1 1 Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos para contato: vazzoleralex@gmail.com RESUMO Utilidades quentes, tais como vapor de alta pressão, são amplamente empregadas em todo o setor industrial, e majoritariamente, são produzidas pela queima de combustíveis fósseis em caldeiras. Em função da crescente necessidade da utilização de fontes renováveis de energia, uma opção ao uso de caldeiras é a utilização de concentradores solares. Estes aparatos concentram a irradiação solar, por meio de espelhos corretamente posicionados, permitindo o seu uso para geração de calor. Neste trabalho, foi modelado um concentrador parabólico composto (CPC) com área de espelho de 10 m 2, com um feixe de 8 tubos, para geração de vapor de alta pressão a 270 C a partir da água de retorno do sistema de aquecimento a 90 C. Foi calculado o diâmetro ótimo de 0,056 m (2,21 ) para uma produção de vapor de 7200 kw a partir de um modelo de otimização onde foram considerados os custos de bombeamento e área de tubulações, onde o tempo de retorno do investimento foi de 1,4 anos para geração de potência. 1. INTRODUÇÃO A crescente demanda por fontes renováveis de energia vem acompanhada por um número cada vez maior de opções tecnológicas (Anderson, 1982) para utilização de energia solar, eólica, geotérmica, biomassa, entre outras, como alternativas a fontes convencionais nãorenováveis, como a queima de combustíveis fósseis e a fissão nuclear. Apesar da variedade de opções tecnológicas disponíveis comercialmente ou na literatura, tais fontes renováveis estão atualmente subutilizadas (Bendt et al., 2002), um dos fatores para o interesse relativamente baixo é a sazonalidade da produção energética já que, em se tratando das fontes solares e eólicas, a produção é afetada por mudança das condições climáticas locais e pelo próprio ciclo dia-noite, exigindo um sistema de armazenamento de energia associado ou a comutação da demanda para uma fonte convencional. Outro fator é o econômico, já que um novo investimento deve atender, além dos aspectos técnicos de funcionamento, os critérios de viabilidade econômica que envolvem o retorno e os custos de investimento, de operação e de manutenção.

2 Nesse aspecto, o presente trabalho trata da utilização industrial da energia solar e apresenta uma contribuição na abordagem de avaliação técnico-econômica inicial de um sistema de produção de vapor de alta pressão, para uso em ciclo combinado de calor e potência, a partir de concentradores parabólicos compostos Sistema estudado O aproveitamento térmico da energia solar é realizado através de sistemas coletores, que promovem a absorção da energia irradiativa luminosa que incide na superfície terrestre e o consequente aquecimento de um meio de interesse. Tais coletores podem ser concentradores ou não. Sistemas concentradores são de especial interesse para sistemas de grande escala, pois podem focar a radiação em uma área menor em foi coletada e assim desenvolver temperaturas de trabalho superiores. Atualmente existem diversas configurações de concentradores solares utilizados produção de vapor de alta pressão (Bendt et al., 2002). Em relação às configurações de topologia, os concentradores podem ser arranjados para concentração pontual, onde o elemento coletor se apresenta restrito a uma região pontual no espaço e possui a vantagem de alcançar as temperaturas mais elevadas. Outro arranjo é o linear, onde o elemento coletor se distribui ao longo de uma linha formada pelos pontos focais de vários refletores em linha. No escopo de produção de vapor de alta pressão, a energia irradiativa concentrada pode proporcionar o aquecimento direto da água ou o de um fluido térmico intermediário, que troca calor com a água em um gerador de vapor. O presente trabalho trata da modelagem e otimização termo-hidráulica e avaliação econômica de um sistema concentrador linear parabólico composto (CPC) para geração direta de vapor de alta pressão. A Figura 1 apresenta um desenho esquemático do corte transversal de um concentrador linear parabólico (Braun e Mitchell, 1992). Figura 1 Desenho esquemático de um concentrador parabólico (corte transversal).

3 2. MODELO MATEMÁTICO 2.1. Modelo térmico Em espelho parabólico côncavo, a componente do feixe luminoso que incide paralelamente a sua linha de simetria é refletida para seu ponto focal, ou no caso de um espelho parabólico composto, para sua região focal, conforme indicado na Figura 1. A área útil de reflexão é dada pela diferença entre a área do espelho e a área sombreada pelos tubos, segundo Equação 1 (Chow et al., 2012). A U = A C A S (1) A potência máxima absorvida pelos tubos é dada pela Equação 2: P abs = I d A U ρk d α t (2) onde I d é a incidência direta de radiação solar, ρ é a refletividade do concentrador, k d a fração de reflexão difusa pelo absorvedor e α t a absorvidade dos tubos. A potência total útil absorvida pelo sistema (P T ) é obtida da diferença entre a potência máxima absorvida pelos tubos e a potência térmica perdida, por radiação de corpo negro e convecção com o ar ambiente expressa pela Equação 3. P T = P abs P perd = P abs P conv P rad (3) A perda térmica por radiação é dada pela Equação 4 de Stefan-Boltzmann, P rad = εa I σ(t s 4 T 4 ) (4) onde ε é a emissividade da superfície dos tubos, A I a área de incidência dos tubos, σ a constante de Stefan-Boltzmann e T S e T a temperatura média da superfície dos tubos e a temperatura ambiente, respectivamente. A perda térmica devido à convecção é dada pela Equação 5. P conv = h A I (T s T ) (5) Para a qual, o coeficiente de troca térmica por convecção externa é obtido pela Equação 6, a partir do número de Nusselt, da condutividade térmica do ar e diâmetro equivalente dos tubos. h = Nu k D D (6)

4 Para convecção natural ou com ventos moderados, o número de Nusselt é calculado pela Equação 7 de Churchill e Bernstein, Nu D = 0,3 + 0,62Re 1/2 D Pr 1/3 [1 + (0,4/Pr) 2/3 ] 1/4 [1 + ( Re 5/8 4/5 D ) ] (7) onde os números adimensionais de Reynolds e Prandtl são dados pelas Equações 8 e 9, respectivamente, a partir das propriedades do ar na temperatura de filme. Pr = μc p k Re D = ud υ (8) (9) 2.2. Modelo hidráulico A perda de carga nos tubos, para escoamento bifásico, é descrita pela Equação 10 de Unwin, ΔP = 0, q t 2 L ρd i 5 (1 + 91,4 d i ) (10) onde q t é a vazão em cada um dos tubos, L é comprimento dos tubos e d i, o diâmetro interno dos tubos Modelo econômico O problema de otimização termo-hidráulica aqui abordado consiste em um compromisso entre o gasto energético de bombeamento devido à perda de carga nos tubos absorvedores geradores de vapor e a área externa dos tubos, que aumentam a dissipação térmica (Duncan et al., 1992). Os gastos com capital que compõem o projeto são majoritariamente dados pelo custo do concentrador, incluindo-se espelho e tubos. O custo operacional variável é descrito pelo custo adicional com bombeamento devido à perda de carga por atrito, enquanto os ganhos são compostos pela precificação do vapor e trabalho gerados (Evans, 2007). O custo fixo do concentrador instalado é dado pela Equação 11, C FC = 1,23 ( ,2 A C 1,2 ) (11) onde A C é a área do concentrador. O custo anual de bombeamento para suprir a perda de carga na tubulação é determinado

5 pela Equação 12, C VB = N t 0,05 ΔP(1 + 0,35)T anual (12) na qual, N t é o número de tubos no feixe do absorvedor. A receita com a geração de vapor é estimada pelo preço por energia do vapor, conforme Equação 13. R V = 544 P U (13) 2.4. Otimização O problema de otimização não linear consiste na maximização do lucro com a produção de vapor no sistema, que é função do diâmetro dos tubos, conforme 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO max f(d t ) = (R V C VB C FC ) Os modelos termo-hidráulico e de custo foram estruturados e resolvidos a partir dos dados de entrada assumidos na Tabela 1. Todas as correlações para as estimativas das propriedades envolvidas foram obtidas do trabalho de Evans et al. (2007). Tabela 1 Valores de entrada. Variável Valor Unidade A C 10 m 2 L 8,1 m N t 8 - P req 7200 kw ε 0,5 - I d 205,3 W/m 2 ρ 0,9 - k d 0,95 - α t 0,95 - σ 5,67 x 10-8 W/(m 2 /K 4 ) T i 90 C T 270 C Os resultados obtidos da otimização não linear estão dispostos na Tabela 2.

6 Tabela 2 Resultados da otimização. Resultado Valor Unidade d opt 0,056 m 2,2 in Payback 1,4 anos A partir dos dados obtidos, pode-se verificar que o concentrador atende a toda demanda térmica ao operar dentro da faixa de temperaturas relativas aos horários de maior irradiação solar. Não obstante, cabe salientar que parte deste calor pode ser armazenado em reservatórios de calor, como tanques de sais fundidos, e utilizado da forma mais conveniente a necessidade da planta. 4. CONCLUSÃO O modelo de otimização proposto ao estimar o diâmetro de projeto das tubulação do concentrador. Maximiza a geração de potência para a planta, de forma que, este equipamento possa ser utilizado sem que haja perdas significativas de calor para os arredores, em função da minimização da área das tubulações. Este, um dos grandes problemas da utilização de concentradores solares. 5. NOMENCLATURA A U Área útil do espelho [m 2 ] A C Área do concentrador [m 2 ] A S Área sombreada pelos tubos [m 2 ] P abs Potência máxima absorvida pelos tubos [W] h Coeficiente de troca térmica por convecção [W/(m 2 K)] k Condutividade térmica [W/(m K)] Nu Número de Nusselt [-] N t Número de tubos no feixe do absorvedor [-] Pr Número de Prandtl [-] Re Número de Reynolds [-] T anual Tempo de operação anual h/ano T S Temperatura média na superfície dos tubos absorvedores [K] T Temperatura ambiente [K]

7 6. REFERÊNCIAS ANDERSON, E. E. Fundamentals of Solar Energy Conversion, Illinois; Addison-Wesley, BENDT, P., RABL, A. e Gaul, K. Optical Analysis and Optimization of Line Focus Solar Collectors. Report SERI/TR of the Solar Energy Research Institute, v.44, p , BRAUN, J. E. e MITCHELL, J. C. Solar Geometry for Fixed and Tracking Surfaces. Solar Energy, v. 61, p , COULSON, K. L. Solar and Terrestrial Radiation. New York: Academic Press, DUNCAN, C. H., WILSON, R. C. e KENDALL, J. M. Latest Rocket Measurements of the Solar Constant. Solar Energy, v. 68, p , COLLIER, R. K. The Analysis and Simulation of an Open Cycle Absorption Refrigeration System. Solar Energy, v. 83, p , CHOW, S. P., HARDING, G. L. e WINDOW, B. Effects of Collector Components on the Collection Efficiency of Tubular Evacuated Collectors with Diffuse Reflectors. Solar Energy, v. 92, p , EVANS, D. L. On the Performance of Cylindrical Parabolic Solar Concentrators with Flat Absorbers. Solar Energy, v. 80, p , 2007.

Transferência de Calor em Geradores de Vapor

Transferência de Calor em Geradores de Vapor ransferência de Calor em Geradores de Vapor Considerações gerais O dimensionamento térmico das paredes d água e dos feixes de tubos deve: Minimizar investimentos em material Otimizar o aproveitamento da

Leia mais

Máquinas Térmicas. Transferência de Calor na Caldeira

Máquinas Térmicas. Transferência de Calor na Caldeira Máquinas érmicas ransferência de Calor na Caldeira Dimensionamento térmico Objetivo: minimizar investimentos em material e buscar o aproveitamento racional da eneria. Abordaem: combinação de fundamentos

Leia mais

Máquinas Térmicas. Transferência de Calor na Caldeira

Máquinas Térmicas. Transferência de Calor na Caldeira Máquinas Térmicas Transferência de Calor na Caldeira Dimensionamento térmico Objetivo: minimizar investimentos em material e buscar o aproveitamento racional da eneria. Abordaem: combinação de fundamentos

Leia mais

A Energia solar. Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1

A Energia solar. Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1 A Energia solar Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1 Forma de aproveitamento Quase todas as fontes de energia hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Escoamento Cruzado Sobre Matrizes Tubulares Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade

Leia mais

Convecção Forçada Externa

Convecção Forçada Externa Convecção Forçada Externa Força de arrasto e sustentação Arrasto: força que o escoamento exerce na sua própria direção. Corpos submetidos a escoamento de fluidos são classificados: Região separada: Uma

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTES

FENÔMENOS DE TRANSPORTES FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 11 FUNDAMENTOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR PROF.: KAIO DUTRA Transferência de Calor Transferência de calor (ou calor) é a energia em trânsito devido a uma diferença de temperatura.

Leia mais

Lista de Exercícios para P2

Lista de Exercícios para P2 ENG 1012 Fenômenos de Transporte II Lista de Exercícios para P2 1. Estime o comprimento de onda que corresponde à máxima emissão de cada de cada um dos seguintes casos: luz natural (devido ao sol a 5800

Leia mais

EN 2411 Aula 8 Escoamento externo. Escoamento através de bancos de tubos

EN 2411 Aula 8 Escoamento externo. Escoamento através de bancos de tubos Universidade Federal do ABC EN 2411 Aula 8 Escoamento externo. Escoamento através de bancos de tubos roca térmica entre um feixe de tubos e um fluido externo: Fluido escoando pelo interior dos tubos; Fluido

Leia mais

CÁLCULO DA TEMPERATURA DE EQUILÍBRIO EM UMA CAVIDADE

CÁLCULO DA TEMPERATURA DE EQUILÍBRIO EM UMA CAVIDADE CÁLCULO DA TEMPERATURA DE EQUILÍBRIO EM UMA CAVIDADE José R. Simões Moreira SISEA Lab. de Sistemas Energéticos Alternativos Depto. Enga. Mecânica EPUSP www.usp.br/sisea Dedução da absortividade efetiva,,

Leia mais

Módulo II Energia, Calor e Trabalho

Módulo II Energia, Calor e Trabalho Módulo II Energia, Calor e Trabalho Energia A energia pode se manifestar de diversas formas: mecânica, elétrica, térmica, cinética, potencial, magnética, química e nuclear. A energia total de um sistema

Leia mais

TRANSMISSÃO DE CALOR resumo

TRANSMISSÃO DE CALOR resumo TRANSMISSÃO DE CALOR resumo convecção forçada abordagem experimental ou empírica Lei do arrefecimento de Newton Taxa de Transferência de Calor por Convecção 𝑞"#$ ℎ𝐴 𝑇 𝑇 ℎ 1 𝐴 ℎ - Coeficiente Convectivo

Leia mais

Energia termosolar de alta temperatura para a indústria

Energia termosolar de alta temperatura para a indústria Energia termosolar de alta temperatura para a indústria Irapuã Santos Ribeiro 25/03/19 Somos a Industrial Solar GmbH Fundada em 2008 no ambiente do Instituto Fraunhofer em Freiburg - Alemanha Líder mundial

Leia mais

Transferência de Calor: Origens Físicas F Equações de Taxas de Transferência

Transferência de Calor: Origens Físicas F Equações de Taxas de Transferência Transferência de Calor: Origens Físicas F e Euações de Taxas de Transferência Transferência de Calor e Energia Térmica O ue é a transferência de calor? A transferência de calor éo trânsito de energia térmica

Leia mais

Dimensionamento de um sistema de alta temperatura utilizando energia solar e um sistema auxiliar para processos de pirólise

Dimensionamento de um sistema de alta temperatura utilizando energia solar e um sistema auxiliar para processos de pirólise Dimensionamento de um sistema de alta temperatura utilizando energia solar e um sistema auxiliar para processos de pirólise Code: 23.014 Chumpitaz, G. R. A., Coronado, C. J. R., Nascimento, M. A. R., Roberts,

Leia mais

3. CONVECÇÃO FORÇADA INTERNA

3. CONVECÇÃO FORÇADA INTERNA 3. CONVECÇÃO FORÇADA INTERNA CONVECÇÃO FORÇADA NO INTERIOR DE TUBOS Cálculo do coeficiente de transferência de calor e fator de atrito Representa a maior resistência térmica, principalmente se for um gás

Leia mais

PG0054 Transferência de Calor B

PG0054 Transferência de Calor B PG0054 Transferência de Calor B Prof. Dr. Thiago Antonini Alves thiagoaalves@utfpr.edu.br http://pessoal.utfpr.edu.br/thiagoaalves/ Aula 4 Convecção Forçada em Escoamento Externo (Parte 2/2) Sumário Cilindro

Leia mais

Palavras-chave: Coletores concentradores, ciclo Rankine Orgânico, desempenho energético e exergético.

Palavras-chave: Coletores concentradores, ciclo Rankine Orgânico, desempenho energético e exergético. COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICO E EXERGÉTICO DE COLETORES DO TIPO PTC (PARABOLIC TROUGH COLLECTOR) E LFR (LINEAR FRESNEL REFLECTOR) VISANDO GERAÇÃO DE ELETRICIDADE ATRAVÉS DE PLANTAS ORC (ORGANIC RANKINE

Leia mais

Considerações gerais sobre radiação térmica

Considerações gerais sobre radiação térmica CÁLCULO TÉRMICO E FLUIDOMECÂNICO DE GERADORES DE VAPOR Prof. Waldir A. Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica - UNICAMP General Considerations Considerações gerais sobre radiação térmica Radiação térmica

Leia mais

Fenômenos de Transporte I. Prof. Gerônimo Virgínio Tagliaferro

Fenômenos de Transporte I. Prof. Gerônimo Virgínio Tagliaferro Fenômenos de Transporte I Prof. Gerônimo Virgínio Tagliaferro Ementa 1) Bases conceituais para o estudo dos Fenômenos de transporte 2) Propriedades gerais dos fluidos 3) Cinemática dos fluidos:. 4) Equações

Leia mais

Mecanismos de transferência de calor

Mecanismos de transferência de calor Mecanismos de transferência de calor Condução Potência calor: Q cond A T 1 T x : condutibilidde térmica; A: área de transferência x: espessura ao longo da condução T 1 T : diferença de temperatura ifusividade

Leia mais

TUBO À VÁCUO COM RADIAÇÃO CONCENTRADA

TUBO À VÁCUO COM RADIAÇÃO CONCENTRADA 1. INTRODUÇÃO TUBO À VÁCUO COM RADIAÇÃO CONCENTRADA O desenvolvimento de novas formas do aproveitamento da energia solar é de extrema relevância ao conceito de sustentabilidade, pois trata-se da utilização

Leia mais

Capítulo 9: Transferência de calor por radiação térmica

Capítulo 9: Transferência de calor por radiação térmica Capítulo 9: Transferência de calor por radiação térmica Radiação térmica Propriedades básicas da radiação Transferência de calor por radiação entre duas superfícies paralelas infinitas Radiação térmica

Leia mais

Propagação do calor. Condução térmica

Propagação do calor. Condução térmica Propagação do calor A propagação do calor entre dois sistemas pode ocorrer através de três processos diferentes: a condução, a convecção e a irradiação. Condução térmica A condução térmica é um processo

Leia mais

ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA

ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PÓS-GRADUAÇÃO. DOUTORADO EM ENERGIA. ANÁLISE DIMENSIONAL E SEMELHANÇA ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA

Leia mais

EM34B Transferência de Calor 2

EM34B Transferência de Calor 2 EM34B Transferência de Calor 2 Prof. Dr. André Damiani Rocha arocha@utfpr.edu.br Convecção Forçada Escoamento Externo Parte II 2 Convecção Forçada: Escoamento Externo Cilindro em escoamento cruzado Um

Leia mais

RADIAÇÃO. 2. Radiação Eletromagnética. 1. Introdução. Características da Radiação Eletromagnética

RADIAÇÃO. 2. Radiação Eletromagnética. 1. Introdução. Características da Radiação Eletromagnética O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA RADIAÇÃO SOLAR E TERRESTRE 1. Introdução RADIAÇÃO Radiação = Modo de transferência de energia por ondas eletromagnéticas única forma de transferência de energia sem a presença

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Escoamento Interno - Parte 2 Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal

Leia mais

SOLAR E TERRESTRE RADIAÇÃO O O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA. 2. Radiação Eletromagnética. 1. Introdução. Características da Radiação Eletromagnética

SOLAR E TERRESTRE RADIAÇÃO O O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA. 2. Radiação Eletromagnética. 1. Introdução. Características da Radiação Eletromagnética O O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA RADIAÇÃO SOLAR E TERRESTRE 1. Introdução RADIAÇÃO Radiação = Modo de transferência de energia por ondas eletromagnéticas única forma de transferência de energia sem a presença

Leia mais

EXAME. SEMESTRE 2 Data: 7 de julho, 9:00 MIEEA. Transferência de Calor e Massa. (Duração máxima permitida: minutos)

EXAME. SEMESTRE 2 Data: 7 de julho, 9:00 MIEEA. Transferência de Calor e Massa. (Duração máxima permitida: minutos) TCM, Época de recurso, 207 EXAME SEMESTRE 2 Data: 7 de julho, 9:00 MIEEA Transferência de Calor e Massa Duração máxima permitida: 20 + 30 minutos) ATENÇÃO: Entregar este enunciado devidamente identificado

Leia mais

ESZO Fenômenos de Transporte

ESZO Fenômenos de Transporte Universidade Federal do ABC ESZO 001-15 Fenômenos de Transporte Profa. Dra. Ana Maria Pereira Neto ana.neto@ufabc.edu.br Bloco A, torre 1, sala 637 Mecanismos de Transferência de Calor Calor Calor pode

Leia mais

Colégio Técnico de Lorena (COTEL)

Colégio Técnico de Lorena (COTEL) Colégio Técnico de Lorena (COTEL) Operações Unitárias Transferência de Calor Prof. Lucrécio Fábio dos Santos Departamento de Engenharia Química LOQ/EEL Atenção: Estas notas destinam-se exclusivamente a

Leia mais

Fundamentos de Fenômenos de Transporte. Prof. Dr. Geronimo Virginio Tagliaferro

Fundamentos de Fenômenos de Transporte. Prof. Dr. Geronimo Virginio Tagliaferro Fundamentos de Fenômenos de Transporte Prof. Dr. Geronimo Virginio Tagliaferro Ementa 1. Conceitos ligados ao escoamento de fluídos e equações fundamentais: 2. Escoamento incompressível de fluidos não

Leia mais

Sistemas de Aquecimento Solar COLETORES SOLARES

Sistemas de Aquecimento Solar COLETORES SOLARES Sistemas de Aquecimento Solar Sumário Tipos de coletores Sistemas de aquecimento solar com coletor solar de placa plana Qualidade e Normas Projeto e Dimensionamento Coletor reservatório Placa plana sem

Leia mais

Equations DIMENSIONA COLETOR V2. procedure conv int (F luido1$, ṁ, Dh, Re, k l, T fm : hi) $COMMON patm. P r l = fa = (0.79 ln (Re 1.

Equations DIMENSIONA COLETOR V2. procedure conv int (F luido1$, ṁ, Dh, Re, k l, T fm : hi) $COMMON patm. P r l = fa = (0.79 ln (Re 1. DIMENSIONA COLETOR V Equations procedure conv int F luido$, ṁ, Dh, Re, k l, T fm : hi) $COMMON patm P r l = 4.4 fa = 0.79 ln Re.64)) fator de atrito - tubo liso Nus = fa/8) Re 000) P r l.07 +.7 fa/8 determina

Leia mais

EM34B Transferência de Calor 2

EM34B Transferência de Calor 2 EM34B Transferência de Calor 2 Prof. Dr. André Damiani Rocha arocha@utfpr.edu.br Aula 08 Convecção Forçada Escoamento Interno Parte III 2 Laminar Região Plenamente Desenvolvida Região plenamente desenvolvida;

Leia mais

PME2398 Termodinâmica e suas Aplicações 1 o semestre / 2015 Profs. Bruno Souza Carmo e Antonio Luiz Pacífico. Gabarito da Prova 3

PME2398 Termodinâmica e suas Aplicações 1 o semestre / 2015 Profs. Bruno Souza Carmo e Antonio Luiz Pacífico. Gabarito da Prova 3 PME2398 Termodinâmica e suas Aplicações 1 o semestre / 2015 Profs. Bruno Souza Carmo e Antonio Luiz Pacífico Gabarito da Prova 3 Questão 1: Um tubo de parede delgada, com diâmetro de 6 mm e comprimento

Leia mais

Introdução a radiação Térmica (Parte 2)

Introdução a radiação Térmica (Parte 2) Fenômenos de Transporte Capitulo 9 cont. Introdução a radiação Térmica (Parte 2) Prof. Dr. Christian J. Coronado Rodriguez IEM - UNIFEI Seassuperfíciesforemcorposnegros,entãoε 1 =ε 2 = 1 ; α 1 = α 2 =

Leia mais

FCM 208 Física (Arquitetura)

FCM 208 Física (Arquitetura) Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC FCM 208 Física (Arquitetura) Energia Prof. Dr. José Pedro Donoso Espectro eletromagnético Em ordem crescente de energia, o espectro inclui:

Leia mais

ADIMENSIONAL DE AQUECIMENTO PARA ESTUDO TÉRMICO EM CONCENTRADORES SOLARES

ADIMENSIONAL DE AQUECIMENTO PARA ESTUDO TÉRMICO EM CONCENTRADORES SOLARES ADIMENSIONAL DE AQUECIMENTO PARA ESTUDO TÉRMICO EM CONCENTRADORES SOLARES 1 Monique A. B. Ferreira, Larissa P. Ribeiro, Vinícius B. Ribeiro, 3 Laiane A. Andrade, Luiz Gustavo M. Vieira. 1 Bolsista de iniciação

Leia mais

EN 2411 Aula 4 Escoamento externo. Escoamento cruzado em cilindros e esferas

EN 2411 Aula 4 Escoamento externo. Escoamento cruzado em cilindros e esferas Universidade Federal do ABC EN 2411 Aula 4 Escoamento externo. Escoamento cruzado em cilindros e esferas EN2411 Consideremos o escoamento de um fluido na direção normal do eixo de um cilindro circular,

Leia mais

VII Congresso Brasileiro de Energia Solar Gramado, 17 a 20 de abril de 2018

VII Congresso Brasileiro de Energia Solar Gramado, 17 a 20 de abril de 2018 ESTUDO E PRODUÇÃO DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO POR ABSORÇÃO DE SIMPLES EFEITO UTILIZANDO SOLUÇÃO DE LiBr-H 2 O COM GÁS NATURAL E ENERGIA SOLAR COMO FONTES DE CALOR Hugo Lima Moreira hugolimabr@yahoo.com.br

Leia mais

Balanço radioativo terra-sol

Balanço radioativo terra-sol Efeito Estufa Tópicos O que é o Efeito Estufa? # balanço radioativo terra-sol # o papel da atmosfera terrestre e os gases estufa O Efeito Estufa e as Mudanças Climáticas Globais # clima, paleoclima, temperatura

Leia mais

Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos. A maior parte dos sólidos e líquidos sofre uma expansão quando a sua temperatura aumenta:

Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos. A maior parte dos sólidos e líquidos sofre uma expansão quando a sua temperatura aumenta: 23/Mar/2018 Aula 8 Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos Coeficiente de expansão térmica Expansão Volumétrica Expansão da água Mecanismos de transferência de calor Condução; convecção; radiação 1 Expansão

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Aletas e Convecção em Escoamento Interno e Externo Prof. Universidade Federal do Pampa BA000200 Campus Bagé 19 de junho de 2017 Transferência de Calor: Convecção 1 / 30 Convecção

Leia mais

Exame de Admissão 2016/1 Prova da área de termo fluidos Conhecimentos específicos

Exame de Admissão 2016/1 Prova da área de termo fluidos Conhecimentos específicos Exame de Admissão 2016/1 Prova da área de termo fluidos Conhecimentos específicos 1ª. Questão (1 ponto) Considere uma bomba centrífuga de 20 kw de potência nominal, instalalada em uma determinada planta

Leia mais

TRANSMISSÃO DE CALOR

TRANSMISSÃO DE CALOR INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA TRANSMISSÃO DE CALOR Guia do Laboratório: Estudo Experimental da Relação entre os Números de Nusselt, Reynolds e Prandtl Mário Manuel Gonçalves

Leia mais

TRANSP. BRAS. GAS. BOLÍVIA-BRASIL GERAL SIMULAÇÃO ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E / OU FOLHAS ATINGIDAS

TRANSP. BRAS. GAS. BOLÍVIA-BRASIL GERAL SIMULAÇÃO ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E / OU FOLHAS ATINGIDAS GOPE CAT. : ÁREA DE ATIVIDADE: SERVIÇO: TÍTULO : TRANSP. BRAS. GAS. BOLÍVIA-BRASIL GERAL SIMULAÇÃO de 9 METODOLOGIA DE CÁLCULO DO COEFICIENTE GLOBAL DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR REV. ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO

Leia mais

4. Redução de dados Modelo matemático

4. Redução de dados Modelo matemático 4. Redução de dados Modelo matemático 4.1. Coeficiente global de Troca de calor o balanço de resistências térmicas para um elemento no trocador, tem-se. 1 1 1 eplac 1 1 = + + + + (19) U h R k R h 1 F 1

Leia mais

ENGENHARIA DE MATERIAIS. Fenômenos de Transporte em Engenharia de Materiais (Transferência de Calor e Massa)

ENGENHARIA DE MATERIAIS. Fenômenos de Transporte em Engenharia de Materiais (Transferência de Calor e Massa) ENGENHARIA DE MATERIAIS Fenômenos de Transporte em Engenharia de Materiais (Transferência de Calor e Massa) Prof. Dr. Sérgio R. Montoro sergio.montoro@usp.br srmontoro@dequi.eel.usp.br AULA 3 REVISÃO E

Leia mais

TROCADOR DE CALOR BITUBULAR

TROCADOR DE CALOR BITUBULAR UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E PETRÓLEO INTEGRAÇÃO I TROCADOR DE CALOR BITUBULAR Alunos : Rodrigo da Silva Rosa Adriano Matielo Stulzer Niterói,

Leia mais

PNV-2321 TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR

PNV-2321 TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR PNV-31 TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR TRANSMISSÃO DE CALOR 1) INTRODUÇÃO Sempre que há um gradiente de temperatura no interior de um sistema ou quando há contato de dois sistemas com temperaturas

Leia mais

Condução unidimensional em regime estacionário, Sistemas Radiais

Condução unidimensional em regime estacionário, Sistemas Radiais Com freqüência, em sistemas cilíndricos e esféricos há gradientes de temperatura somente na direção radial, o que permite analisá-los como sistemas unidimensionais. Um exemplo comum é o cilindro oco, cujas

Leia mais

CONDUÇÃO DE CALOR UNIDIMENSIONAL EXERCÍCIOS EM SALA

CONDUÇÃO DE CALOR UNIDIMENSIONAL EXERCÍCIOS EM SALA CONDUÇÃO DE CALOR UNIDIMENSIONAL EXERCÍCIOS EM SALA 1) Uma casa possui uma parede composta com camadas de madeira, isolamento à base de fibra de vidro e gesso, conforme indicado na figura. Em um dia frio

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Escoamento Sobre uma Placa Plana Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade

Leia mais

4 Modelo matemático do sistema de arrefecimento de um motor a combustão interna

4 Modelo matemático do sistema de arrefecimento de um motor a combustão interna 4 Modelo matemático do sistema de refecimento de um motor a combustão interna 4.1. Descrição do sistema proposto Pa a modelagem da operação em regime permanente do sistema de refecimento do motor, este

Leia mais

ENGENHARIA DE MATERIAIS. Fenômenos de Transporte em Engenharia de Materiais (Transferência de Calor e Massa)

ENGENHARIA DE MATERIAIS. Fenômenos de Transporte em Engenharia de Materiais (Transferência de Calor e Massa) ENGENHARIA DE MATERIAIS Fenômenos de Transporte em Engenharia de Materiais (Transferência de Calor e Massa) Prof. Dr. Sérgio R. Montoro sergio.montoro@usp.br srmontoro@dequi.eel.usp.br Objetivos da Disciplina

Leia mais

Tipos de Usinas Elétricas

Tipos de Usinas Elétricas Tipos de Usinas Elétricas USINAS GERADORAS DE ELETRICIDADE Uma usina elétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento

Leia mais

Transferência de Calor 1

Transferência de Calor 1 Transferência de Calor Guedes, Luiz Carlos Vieira. G94t Transferência de calor : um / Luiz Carlos Vieira Guedes. Varginha, 05. 80 slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

Coletores solares planos

Coletores solares planos Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Coletores solares planos 2 º. semestre, 2015 Coletores planos 1 Coletores solares 3 Coletores solares 4 2

Leia mais

EP34D Fenômenos de Transporte

EP34D Fenômenos de Transporte EP34D Fenômenos de Transporte Prof. Dr. André Damiani Rocha arocha@utfpr.edu.br Introdução à Transferência de Calor 2 Introdução à Transferência de Calor O que é Transferência de Calor? Transferência de

Leia mais

Projeto e simulação de sistemas térmicos

Projeto e simulação de sistemas térmicos Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Projeto e simulação de sistemas térmicos 2014/2 Conteúdo programático: Introdução. Projeto em engenharia.

Leia mais

Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica

Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica Wildson W de Aragão Físico Professor de Física de Escolas de Ensino Médio e Cursos Pré Vestibular da rede particular de Ensino

Leia mais

1. Introdução Motivação

1. Introdução Motivação 1. Introdução 1.1. Motivação O gelo é considerado um material de armazenamento de energia térmica efetivo, para temperaturas ao redor de 0 C, conseguindo reduzir os volumes de armazenamento de frio num

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva SUMÁRIO Uma pequena revisão sobre a luz Energia solar Aproveitamento da energia solar Coletor solar Sistemas fotovoltaico (efeito fotovoltaico e conversão de energia)

Leia mais

AS ENERGIAS RENOVÁVEIS

AS ENERGIAS RENOVÁVEIS AS ENERGIAS RENOVÁVEIS CONVERSÃO DA ENERGIA SOLAR EM ENERGIA ELÉTRICA Equipa 1M06_2: André C. Martins Jaime S. Correia José M. Martins Mariana S. Casalta Miguel S. Ribeiro Supervisor: Abílio de Jesus Monitor:

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE CALOR

TRANSFERÊNCIA DE CALOR UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas FBT0530 - Física Industrial TRANSFERÊNCIA DE CALOR A maioria dos processos que acontecem nas indústrias farmacêutica e de alimentos envolve

Leia mais

Classificaçã. ção o dos trocadores de vaporizaçã. ção. Trocadores de vaporização com circulação forçada. Vaporização na carcaça. Vaporização nos tubos

Classificaçã. ção o dos trocadores de vaporizaçã. ção. Trocadores de vaporização com circulação forçada. Vaporização na carcaça. Vaporização nos tubos Classificaçã ção o dos trocadores de vaporizaçã ção Trocadores de vaporização com circulação forçada. Vaporização na carcaça vaporizador ou refervedor com bomba com ebulição isotérmica. vaporizador ou

Leia mais

Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro

Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro Consumo de Energia Para satisfazer as necessidades relativas ao consumo de energia o Homem utiliza diversas fontes; A combinação

Leia mais

ROTEIRO DO PROJETO: DIMENSIONAMENTO DE UM TROCADOR DE CALOR

ROTEIRO DO PROJETO: DIMENSIONAMENTO DE UM TROCADOR DE CALOR ROTEIRO DO PROJETO: DIMENSIONAMENTO DE UM TROCADOR DE CALOR 1. OBJETIVOS DO PROJETO Comparar a área de troca térmica obtida a partir do dimensionamento usando a equação de projeto ( ) com a área real (exemplo

Leia mais

EVAPORADORES. Este capítulo é uma introdução ao tema do projeto termo-hidráulico de trocadores de calor envolvendo a vaporização de substâncias puras.

EVAPORADORES. Este capítulo é uma introdução ao tema do projeto termo-hidráulico de trocadores de calor envolvendo a vaporização de substâncias puras. EVAPORADORES Este capítulo é uma introdução ao tema do projeto termo-hidráulico de trocadores de calor envolvendo a vaporização de substâncias puras. INTRODUÇÃ ÇÃO Ciclos de geração de potência Ciclos

Leia mais

Operações Unitárias II Lista de Exercícios 1 Profa. Dra. Milena Martelli Tosi

Operações Unitárias II Lista de Exercícios 1 Profa. Dra. Milena Martelli Tosi 1. Vapor d água condensado sobre a superfície externa de um tubo circular de parede fina, com diâmetro interno igual a 50 mm e comprimento igual a 6 m, mantém uma temperatura na superfície externa uniforme

Leia mais

Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Projeto e simulação de sistemas térmicos

Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Projeto e simulação de sistemas térmicos Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Projeto e simulação de sistemas térmicos Conteúdo programático: Introdução. Projeto em engenharia. Conceitos

Leia mais

Sistemas de aquecimento de água Dimensionamento

Sistemas de aquecimento de água Dimensionamento Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Sistemas de aquecimento de água Dimensionamento 2 º. semestre, 2017 Coletores planos Faixas de temperatura

Leia mais

U = 1.5 m/s T m,e = 20 o C T p < 200 o C

U = 1.5 m/s T m,e = 20 o C T p < 200 o C Ex. 7-32 Ar deve ser usado para resfriar um material sólido no qual ocorre geração interna de calor. Furos de 1cm de diâmetro foram feitos no material. A espessura da placa é de 8 cm e a condição térmica

Leia mais

Implantação de usina piloto por meio de integração da fonte de geração termosolar ao complexo de energias renováveis da UHE Porto Primavera

Implantação de usina piloto por meio de integração da fonte de geração termosolar ao complexo de energias renováveis da UHE Porto Primavera Implantação de usina piloto por meio de integração da fonte de geração termosolar ao complexo de energias renováveis da UHE Porto Primavera Concentração da radiação solar Porque a concentração do sol para

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA ÊNFASE SISTEMAS DE POTÊNCIA DISCIPLINA: TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA II

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA ÊNFASE SISTEMAS DE POTÊNCIA DISCIPLINA: TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA II UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA ÊNFASE SISTEMAS DE POTÊNCIA DISCIPLINA: TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA II AMPACIDADE Professor: José Eduardo Villas Alunos: Alex

Leia mais

Transmissão de Calor I - Prof. Eduardo Loureiro. Distribuição de temperatura na camada limite para um fluido escoando sobre uma placa aquecida.

Transmissão de Calor I - Prof. Eduardo Loureiro. Distribuição de temperatura na camada limite para um fluido escoando sobre uma placa aquecida. O número de Nusselt: Distribuição de temperatura na camada limite para um luido escoando sobre uma placa aquecida Para y 0 o calor lui somente por condução: q T A ha TS T y sup luido y 0 ( ) onde h coeiciente

Leia mais

Condensação

Condensação Condensação Condensação Condensação Condensação Condensação Condensação em Filme Tal como no caso de convecção forçada, a transferência de calor em condensação depende de saber se o escoamento é laminar

Leia mais

CENTRAIS HELIOTÉRMICAS. EMC 5489 Energias Renováveis Colaborador: Marcelo Wendel

CENTRAIS HELIOTÉRMICAS. EMC 5489 Energias Renováveis Colaborador: Marcelo Wendel CENTRAIS HELIOTÉRMICAS EMC 5489 Energias Renováveis Colaborador: Marcelo Wendel Central Heliotérmica: Conceito Similar a usinas termoelétricas convencionais Mesmos processos térmicos de conversão Turbina

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Introdução e Modos de Transferência Prof. Universidade Federal do Pampa BA000200 Campus Bagé 08 de maio de 2017 Transferência de Calor: Introdução 1 / 29 Introdução à Transferência

Leia mais

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos)

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) ENGENHARIA FÍSICA Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) Prof. Dr. Sérgio R. Montoro sergio.montoro@usp.br srmontoro@dequi.eel.usp.br Objetivos da Disciplina Apresentar noções de mecânica dos

Leia mais

AVALIAÇÃO DA IRRADIÂNCIA CIRCUNFERENCIAL EM UM COLETOR DE TUBOS EVACUADOS

AVALIAÇÃO DA IRRADIÂNCIA CIRCUNFERENCIAL EM UM COLETOR DE TUBOS EVACUADOS AVALIAÇÃO DA IRRADIÂNCIA CIRCUNFERENCIAL EM UM COLETOR DE TUBOS EVACUADOS Tiago Francisco Manea tiagomanea@gmail.com Arno Krenzinger arno.krenzinger@ufrgs.br LabSol/PROMEC, Escola de Engenharia, Universidade

Leia mais

Prova do Processo Seletivo do PPGEM - 15 de junho de Código do candidato. Instruções

Prova do Processo Seletivo do PPGEM - 15 de junho de Código do candidato. Instruções Prova do Processo Seletivo do PPGEM - 5 de junho de 08 Instruções. guarde a ordem para iniciar a prova.. Identifique todas as páginas com o código do candidato. 3. É permitido apenas o uso de calculadora

Leia mais

ANÁLISE EXERGÉTICA DE UM COLETOR SOLAR DE PLACA PLANA

ANÁLISE EXERGÉTICA DE UM COLETOR SOLAR DE PLACA PLANA ANÁLISE EXERGÉTICA DE UM COLETOR SOLAR DE PLACA PLANA Marcos Vinicius Barbosa [Voluntário] 1, Santiago Del Rio Oliveira [Orientador] 2, Rubens Gallo [Colaborador] 3, Romulo Luis de Paiva Rodrigues [Colaborador]

Leia mais

DETERMINAÇÃO EM CFD DOS COEFICIENTES DE PELICULA PARA ESCOAMENTO CONCORRENTE EM CILINDROS

DETERMINAÇÃO EM CFD DOS COEFICIENTES DE PELICULA PARA ESCOAMENTO CONCORRENTE EM CILINDROS DETERMINAÇÃO EM CFD DOS COEFICIENTES DE PELICULA PARA ESCOAMENTO CONCORRENTE EM CILINDROS ¹ Bruno A. G. Silva, 2 Danylo O. Silva e ² Luiz G. M. Vieira ¹ Aluno do curso de Engenharia Ambiental ² Professores

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Introdução à transferência de calor Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade

Leia mais

!*+%,"##$ $%!*+"!%&'(!) $! -.%,*'+ %!,,#,-# $./

!*+%,##$ $%!*+!%&'(!) $! -.%,*'+ %!,,#,-# $./ !!"# $%&'(%)!!*+%,"##$ $%!*+"!%&'(!) $! -.%,*'+ %!,,#,-# $./ ÍNDICE Introdução... 3 1. Geração Solar Fotovoltaica... 4 2. Geração Solar por Espelhos Parabólicos... 4 3. Geração Eólica... 5 4. Geração Hidrelétrica...

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ENG278 Transferência de Calor e Massa

Programa Analítico de Disciplina ENG278 Transferência de Calor e Massa 0 Programa Analítico de Disciplina ENG78 Transferência de Calor e Massa Departamento de Engenharia Agrícola - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

Tipos de Usinas Elétricas

Tipos de Usinas Elétricas Tipos de Usinas Elétricas Professor: Xuxu USINAS GERADORAS DE ELETRICIDADE Uma usina elétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica,

Leia mais

Desenvolvimento de superfícies opticamente seletivas e suas aplicações em painéis solares térmicos

Desenvolvimento de superfícies opticamente seletivas e suas aplicações em painéis solares térmicos REMAN Desenvolvimento de superfícies opticamente seletivas e suas aplicações em painéis solares térmicos Denis G. F. David, LaPO IF/UFBA 1 Objetivos Desenvolver tecnologias para aumentar o desempenho dos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I Profa. Lívia Chaguri E-mail: lchaguri@usp.br Conteúdo Bombas Parte 1 - Introdução - Classificação - Bombas sanitárias - Condições

Leia mais

) (8.20) Equipamentos de Troca Térmica - 221

) (8.20) Equipamentos de Troca Térmica - 221 onde: v = &m = Cp = h lv = U = A = T = t = volume específico vazão em massa (Kg/h) calor específico calor latente de vaporização coeficiente global de troca térmica área de transmissão de calor temperatura

Leia mais

MINERAIS HIDROGEOLÓGICOS ENERGÉTICOS. de acordo com a finalidade

MINERAIS HIDROGEOLÓGICOS ENERGÉTICOS. de acordo com a finalidade Materiais (sólidos, líquidos ou gasosos), ou suas propriedades (calor interno da Terra ou radioatividade), provenientes da Terra e que o Homem pode utilizar em seu benefício. de acordo com a finalidade

Leia mais

Classificação de Trocadores de Calor

Classificação de Trocadores de Calor Trocadores de Calor Trocadores de Calor Equipamento usados para implementar a troca de calor entre dois ou mais fluidos sujeitos a diferentes temperaturas são denominados trocadores de calor Classificação

Leia mais

3. Abordagem Experimental

3. Abordagem Experimental 3. Abordagem Experimental Neste capitulo são descritos os parâmetros a serem estudados, apresenta-se a bancada de testes e descreve-se, em detalhes, o procedimento experimental. 3.1. Parâmetros estudados

Leia mais

Aplicação: geração de energia elétrica

Aplicação: geração de energia elétrica PEA 3100 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Energia Solar Fotovoltaica Aplicação: geração de energia elétrica slide 1 / 31 Energia Solar POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO Energia térmica A baixa

Leia mais

Lista de exercícios Caps. 7 e 8 TMEC-030 Transferência de Calor e Massa Período especial 2017/2

Lista de exercícios Caps. 7 e 8 TMEC-030 Transferência de Calor e Massa Período especial 2017/2 Lista de exercícios Caps. 7 e 8 TMEC-030 Transferência de Calor e Massa Período especial 2017/2 1. (Incropera et al., 6 ed., 7.2) Óleo de motor a 100ºC e a uma velocidade de 0,1 m/s escoa sobre as duas

Leia mais