4 Modelo matemático do sistema de arrefecimento de um motor a combustão interna

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4 Modelo matemático do sistema de arrefecimento de um motor a combustão interna"

Transcrição

1 4 Modelo matemático do sistema de refecimento de um motor a combustão interna 4.1. Descrição do sistema proposto Pa a modelagem da operação em regime permanente do sistema de refecimento do motor, este foi divido em três ptes principais, sendo cada uma delas representados por componentes com os seus respectivos volumes de controle. As ptes consideradas foram: 1. Radiador. 2. Bloco de cilindros. 3. Bomba do fluido de refecimento. Na Figura 16 apresenta-se um esquema simplificado do sistema considerado neste trabalho. Fluxo do Radiador Sentido do fluxo T bc Pede do bloco de cilindros Bomba Figura 16 Esquema simplificado do sistema de refecimento do motor de combustão interna. Na análise de cada uma das ptes do sistema as seguintes hipóteses são levadas em conta, com o objetivo de simplific as equações do balanço energético:

2 50 1. Condições de operação em regime permanente. 2. Processo adiabático, isto é, não há peas de calor pa o ambiente. 3. Não há mudança de fase no fluido de refecimento. Na descrição da simulação de cada pte do sistema estabelecem-se também os seus respectivos fundamentos e considerações teóricas que delimitam a abrangência do uso deste modelo nos sistemas reais de resfriamento do motor. Faz-se uso do método dos pâmetros concentrados pa uma análise global do sistema e do método da efetividade pa a equação de troca de calor. Este último permite o desenvolvimento de um sistema de equações algébricas mais simples de se resolver Equações de conservação Considerando um volume de controle ao redor de cada pte do sistema de refecimento automotivo, descrevem-se a seguir as equações de conservação de massa e energia usadas no presente estudo. Ptindo da equação de balanço de massa aplicada ao volume de controle, tem-se (Moran e Shapiro, 2004): dm dt vc mi = ɺ mɺ (4.1) o A equação (4.1) atende a um volume de controle com propriedades uniformemente distribuídas, e um número finito de seções de entrada e saída, cada uma com escoamento uniforme na seção. Pa regime permanente, tem-se (dm vc /dt)=0, e a equação da continuidade (4.1) fica reduzida a: mi = ɺ mɺ (4.2) o Pa o volume de controle com as mesmas considerações anteriores, a equação de conservação de energia fica escrita da seguinte maneira:

3 51 de 1 1 Q ɺ W ɺ = + m ɺ h + u + g z m h + u + g z ɺ (4.3) vc 2 2 útil o i dt 2 o 2 i Pa um sistema operando em regime permanente, com escoamento de secção uniforme através de uma única entrada e uma única saída, e desprezando as viações das energias potenciais e cinéticas, tem-se: Qɺ Wɺ = mɺ h mɺ h (4.4) eixo o o i i A aplicação das equações de conservação de massa e energia, eq. (4.2) e (4.4), em cada pte do sistema de refecimento, é considerada a seguir Jaqueta do motor Nas equações pa a conservação de massa e energia do fluido de refecimento que escoa na camisa do motor, não há trabalho de eixo atravessando as fronteiras do volume de controle, portanto: W ɺ = 0 (4.5) mɺ = cte. (4.6) Fazendo uso do método da efetividade e de um balanço energético, pode-se estim a vazão de FDA necessária pa uma dada temperatura das pedes do bloco de cilindros, T wall,bc, da seguinte maneira: ( ) Q ɺ = m ɺ c ε T T (4.7) p, bc bc f A efetividade pa o bloco de cilindros é considerada como se fosse pa uma troca de calor entre o FDA e um corpo a uma temperatura T bc e de capacidade térmica iinitamente grande.

4 52 ε = 1 exp( NTU ) (4.8) bc bc onde, NTU bc Abc = αbc c mɺ p, (4.9) sendo A bc a área de troca de calor no bloco do motor Radiador Devido a não haver potência de eixo no radiador, W ɺ eixo, as relações pa a conservação de massa e energia, considerando as hipóteses no início deste capítulo, são apresentadas a seguir: W ɺ = 0 (4.10) mɺ = mɺ = mɺ (4.11) i o As vazões mássicas são constantes tanto pa o como pa o fluido de refecimento. A taxa de troca de calor entre o e o radiador é descrita pela seguinte equação: (,, ) Qɺ = C T T (4.12) o i O pâmetro C é a taxa de capacidade térmica do. Pode-se entender como a capacidade do fluido de transport a energia de um ponto a outro do sistema em determinadas condições de operação. A taxa de capacidade térmica do é definida como: C =ɺ m c (4.13) p,

5 53 O fluido usado pa refecer o motor de combustão interna pode ser água ou nanofluido (constituído por diferentes tipos de nanoptículas). Assim, a equação de troca de calor no lado do líquido refecedor é: ( ) Qɺ = C T T (4.14) q f C =ɺ m c (4.15) p,, Bomba do fluido de refecimento Considera-se a conservação da massa através do volume de controle da bomba. Assim: mɺ = cte. (4.16) Não há peas de calor ao meio ambiente: Q ɺ = 0 (4.17) bo 4.3. Modelo matemático das jaquetas do motor Durante o processo de combustão nem todo o calor é aproveitado pelo motor pa produzir trabalho. A taxa total de peas de calor, motor, pode ser expressa da seguinte maneira (Taylor, 1971): Q ɺ t, dissipadas pelo Qɺ = Qɺ + Qɺ + Qɺ (4.18) t j o r onde Q ɺ j é a taxa de calor dissipado pelo radiador; pelo radiador de óleo, e finalmente; Q ɺ o a taxa de calor dissipado Q ɺ r a taxa de calor dissipado na forma de radiação pelo motor. Sem ter em conta o radiador de óleo e considerando desprezíveis as peas por radiação, a eq. (4.18) fica:

6 54 Qɺ = Qɺ = Qɺ (4.19) t j Pa estim a razão de calor dissipado ao sistema de refecimento, Q ɺ, com respeito ao calor total fornecido durante a combustão, fornece a seguinte expressão: Q ɺ f, Taylor (1971) 0,75 0,25 ( ) Qɺ 10, 4k Gg Tg Tf (1 F) g D + pst Λ = Qɺ = f D pst µ g FQc (4.20) onde Q c, é o calor de combustão por unidade de massa de combustível, e F é a razão combustível Modelo matemático do radiador No caso dos radiadores automotivos, eles comptilham pâmetros geométricos comuns que servem pa cacterizá-los e que são levados em conta quando as suas propriedades térmicas e hidráulicas precisam ser determinadas. Algumas das cacterísticas dos trocadores de calor compactos segundo (Kays e London, 1964) e usadas neste trabalho são: 1. β: razão entre a área total de troca de calor de um só lado e o volume total do radiador, [m 2 /m 3 ]. 2. σ: razão entre a área de fluxo-livre mínima e a área frontal do radiador, [-]. 3. γ: razão entre a área aletada de um só lado e a correspondente área total de troca de calor, [-]. Com freqüência o objetivo final de um modelo, do ponto de vista da mecânica, é a predição das cacterísticas térmicas e hidráulicas do sistema, isto é, a determinação de taxa de transferência de calor e da queda de pressão dos fluidos envolvidos.

7 55 Sendo o método dos pâmetros concentrados a guia base do presente estudo, a análise de tais cacterísticas envolve a consideração do radiador como um sistema global, onde as fronteiras físicas do radiador coincidem com as do volume de controle em estudo. Pa um melhor entendimento da análise deste volume de controle, os balanços energéticos e os cálculos hidráulicos são feitos pa cada fluido escoando através do radiador. A Figura 17 mostra o esquema de fluxo de e FDA no radiador e permite uma melhor apreciação do modelo em estudo. Ingresso do fluido de refecimento Ingresso do Saída do Saída do fluido de refecimento Figura 17 Esquema do radiador e o sentido dos fluxos, cruzados e não misturados, envolvidos no processo de troca de calor. As equações que descrevem os fenômenos envolvidos no radiador são apresentadas a seguir. Levando em conta que, pa o caso do fluido de refecimento, a mesma análise serve pa os diferentes fluidos considerados (água ou nanofluido) Taxa de transferência de calor forma: A equação de taxa de transferência de calor no radiador apresenta a seguinte Q ɺ = C ε T (4.21) min, max,

8 56 Neste caso, Tmax, é a diferença máxima de temperatura no radiador. T = T T (4.22) max, q, i A expressão pa a efetividade, ε, é a correspondente ao caso de fluidos não misturados numa coiguração de fluxos cruzados (Hesselgreaves, 2001). ε 0,78 NTU = 1 exp ( exp( NTU Cr, ) 1) C r, 0,22 (4.23) O pâmetro NTU é o número de unidades de transferência de calor e C r, é a razão entre a taxa de capacidade térmica mínima, C min,, e a taxa de capacidade térmica máxima, C max,, dos fluidos. Eles são definidos como: U NTU A C = (4.24) mín, C r, C min, = (4.25) C max, A área A da equação (4.24) é considerada como a área total de troca de calor no lado do fluido de refecimento. O coeficiente geral de troca de calor, U, pode ser obtido de: 1 1 Tth A U = + β + k A (4.26) α, η0α β wall w Considera-se o trocador de calor limpo em ambos os lados.

9 Coeficiente convectivo de troca de calor do Não está sendo considerado o ventilador nos cálculos do presente modelo. Assim, a vazão mássica do que ingressa ao radiador pode ser expressa considerando uma velocidade uniforme de aproximação. A vazão mássica do pode, então, ser expressa da seguinte maneira: mɺ = u ρ A (4.27) a fr a, i fr Pa cacteriz a troca de calor no lado do é necessário conhecer o coeficiente de troca de calor, α. Este pode ser obtido mediante o cálculo do fator de Colburn, j, usado freqüentemente em aplicações com números de Reynolds que vão desde 100 até (Fraas e Ozisik, 1965). Kröger (1984) desenvolveu um modelo simples pa trocadores de calor compactos de aletas planas e tubos alongados. O fator de Colburn do, j, definido a ptir de dados empíricos, é dado por: 0,174 j = (4.28) Re 0,387 O coeficiente de troca de calor, α, pode ser calculado a ptir do fator de Colburn, da seguinte maneira (Kröger, 1984): G c α = j (4.29) Pr p, 0,67 O número de Reynolds, Re, depende da densidade do, ρ, da velocidade do, u fr, da viscosidade dinâmica, µ, e do diâmetro hidráulico, D h,. Re ρ u D fr h, = (4.30) µ A velocidade mássica do, G, pode ser expressa da seguinte maneira:

10 58 G m A = ɺ (4.31) c A área, A c, na eq. (4.31) é a área de fluxo-livre mínima pa o que atravessa o radiador. Esta área é uma pcela da área frontal do radiador, devido à geometria deste não permitir o esco livremente, mas através de canais formados pelos tubos e as aletas. A área A c, tem a seguinte expressão: G = mɺ A σ fr (4.32) O pâmetro que expressa a relação entre o campo de velocidades e o campo de temperaturas é o número de Prandtl (Holman, 1981). Ele é definido da seguinte maneira: Pr c p, = (4.33) k µ A eficiência das aletas e a efetividade da superfície podem ser aproximadas se forem consideradas aletas planas com seções transversais de espessura constantes. A efetividade da superfície aletada, η 0, é (Kays e London, 1964): ( ) η0 = 1 1 η f γ (4.34) Neste caso, o pâmetro γ é a razão entre a área aletada, A f, e a área total de troca de calor no lado do, A. A eficiência das aletas, η f, tem a seguinte expressão: tanh ( mb) η f = (4.35) mb

11 59 onde, 2α m = (4.36) k F f th O pâmetro b, na eq. (4.35), é a distância média entre aletas Coeficiente convectivo de troca de calor do fluido de resfriamento Em virtude do incremento da condutividade térmica ser um importante indicador da melhora na transferência de calor obtida com nanofluidos, seu beneficio real, como fluidos de transferência de calor, é cacterizado de forma mais efetiva por meio do coeficiente convectivo de transferência de calor (Yu et al., 2007). Ainda não existem teorias que expliquem razoavelmente o desenvolvimento do escoamento e o processo de transferência de calor de um nanofluido, sendo considerado este um modelo de múltiplas componentes (Velagapudi, V. et al., 2008). As duas aboagens existentes na literatura pa a simulação das cacterísticas de transferência de calor dos nanofluidos sem mudança de fase são: 1. Assumir o fluido e as ptículas em suspensão como homogêneo (modelo monofásico). 2. Consider modelos bifásicos pa uma descrição das fases sólida e líquida. Adot-se-á, no presente estudo, a primeira aboagem. Neste sentido, Velagapudi et al. (2008) desenvolveram um modelo pa escoamento turbulento baseados nos dados de Eastman et al. (2001), Das et al. (2003), Xuan e Li (2003) e Kim et al. (2007). O número de Nusselt em regime turbulento ao longo de um tubo reto de seção circul pode ser calculado pela seguinte equação: Nu ( Re ) ( Pr ) 0,8 0,4 = a (4.37)

12 60 Os valores da constante a na eq. (4.37) são 0,0256 pa Al 2 O 3 H 2 O e 0,027 pa Cu H 2 O. Os valores foram obtidos de regressões não linees a ptir dos dados dos trabalhos mencionados acima. Xuan e Li (2003) desenvolveram uma correlação em regime turbulento usando como exemplo nanofluidos Cu H 2 O. A correlação considera os fenômenos de micro-difusão e micro-convecção das ptículas e tem a seguinte expressão: Nu ( φ Pe ) = 0, , 0 + 7, 6286 Re Pr (4.38) np np Note-se que a eq. (4.38) leva em consideração o caso limite em que não existam ptículas suspensas no fluido base, isto é, pa o caso φ np = 0. Ela assintotiza pa a expressão de Dittus e Boelter, pa regime turbulento em tubos de seção reta circul. Na ausência de correlações específicas pa a troca de calor pa escoamento de nanofluidos de seção alongada ( oval ), adot-se-ão as correlações acima se empregando o conceito do diâmetro hidráulico (D h ). A definição dos números adimensionais utilizados na correlação anterior é apresentada a seguir: Re u D h, = (4.39) υ sendo Re o número de Reynolds do nanofluido, u, a velocidade do nanofluido que ingressa nos tubos do radiador, D h,, o diâmetro hidráulico no lado do FDA e υ, a viscosidade cinemática do nanofluido escoando nos tubos. O número de Prandtl, Pr, é definido como: Pr υ = (4.40) ζ sendo ζ a difusividade térmica dos nanofluidos expressa da seguinte maneira:

13 61 ζ k = (4.41) ( ρcp ) sendo o pâmetro k, a condutividade térmica dos nanofluidos. O número de Peclet da nanoptícula, Pe np, é definido como: Pe u d np np = (4.42) ζ sendo d np, o diâmetro da nanoptícula no fluido base. Algumas conclusões com respeito à determinação dos coeficientes de transferência de calor pa os nanofluidos são (Yu et al., 2007): 1. Todas as correlações pa nanofluidos são modificações de equações tradicionais, tais como a de Dittus Boelter (1985) ou de Gnielinski (1976), com pâmetros empíricos adicionados. 2. O óxido de Alumínio, Al 2 O 3, e o óxido cúprico, CuO, são as mais comuns e econômicas nanoptículas, utilizadas por vários pesquisadores em seus experimentos. Neste trabalho é utilizada, pa a determinação do número de Nusselt pa nanofluidos escoando em regime turbulento, a correlação dada por Xuan e Li (2003), mostrada na eq. (4.38). Com esta equação se compam sob as mesmas condições de concentração volumétrica e diâmetro das nanoptículas, assim como de temperatura do fluido base, quatro diferentes nanofluidos, todos à base de H 2 O.

14 Queda de pressão no lado do Ao pass o entre as aletas ocorre uma queda de pressão por atrito. Sem se lev em consideração os coeficientes de expansão e contração do gás, a queda de pressão pode ser estimada de acoo com Chyulu et al. (1999): 2 G 2 ρ, i 4 fd ρ, i 2 ρ, i P = ( 1 σ ) ( 1 σ ) 2ρ, i ρ, o Dh, ρ ρ, o (4.43) A densidade média do, ρ, é calculada da seguinte maneira: = + ρ 2 ρ ρ, i, o (4.44) 1999): O cálculo do fator de atrito é definido de acoo com (Chyulu et al., 0, 3778 f = (4.45) Re 0, Queda de pressão no lado do fluido de resfriamento Xuan e Li (2003) concluíram que as correlações pa o fator de atrito em fluxo monofásico podem ser estendidas aos nanofluidos. Xuan e Roetzel (2000) indicam que o fator de atrito no nanofluido CuO H 2 O é praticamente igual ao da água, nas mesmas velocidades de escoamento e que não via com o aumento da fração volumétrica. Destes dois trabalhos conclui-se que, pa model a queda de pressão dos nanofluidos, a equação de Dcy Weissbach pode ser utilizada. Chyulu et al., (1999) apresentam uma correlação pa a queda de pressão do fluido escoando em tubos de seção oval:

15 63 2 2G f H P = (4.46) ρ D n f h, O fator de atrito dos nanofluidos, f, é determinado pela seguinte expressão (Chyulu et al., 1999): 0,079 f = (4.47) Re 0, Potência de bombeamento do fluido de resfriamento A potência requerida pa fazer circul o fluido de refecimento no sistema, tendo em conta as quedas de pressão no radiador, no bloco de cilindros e a queda de pressão estimada nas conexões, é: m W ɺ ɺ = (4.48) bo P η bo ρ pâmetro Considera-se uma eficiência da bomba, η bo, de 0,8 pa este estudo. O P, é a queda de pressão do fluido de refecimento ao longo de todo o sistema. Esta queda de pressão está constituída da seguinte maneira: P = P + P + P (4.49),, bc, tb Os termos do lado direito na eq. (4.49) representam a queda de pressão no radiador, P,, no bloco de cilindros,, componente,, P tb P bc, e nas tubulações que unem cada, respectivamente. Pa a determinação da queda de pressão no bloco e ao longo das mangueiras, um comprimento equivalente foi estimado.

5 Modelo do regime transiente durante o aquecimento de um motor a combustão interna

5 Modelo do regime transiente durante o aquecimento de um motor a combustão interna 5 Modelo do regime transiente durante o aquecimento de um motor a combustão interna Descreve-se, a seguir, o modelo matemático do processo de aquecimento do motor ( warm-up ), o qual precede o regime permanente,

Leia mais

6 Métodos de solução Modelo para regime permanente

6 Métodos de solução Modelo para regime permanente 6 Métodos de solução 6.1. Modelo para regime permanente O conjunto de equações descritas no capítulo 4 forma um sistema não-linear de equações algébricas. Nesta seção descrevem-se a abordagem utilizada

Leia mais

Utilizado quando se necessita rejeitar calor a baixas temperaturas. O uso do AR como meio de resfriamento tem as seguintes vantagens:

Utilizado quando se necessita rejeitar calor a baixas temperaturas. O uso do AR como meio de resfriamento tem as seguintes vantagens: TROCADORES DE CALOR ALETADOS E/OU COMPACTOS Utilizado quando se necessita rejeitar calor a baixas temperaturas. Pode-se utilizar como meios de resfriamento: ÁGUA ou AR O uso do AR como meio de resfriamento

Leia mais

Edwin Ronald Valderrama Campos. Modelagem do Uso de Nanofluidos no Sistema de Arrefecimento de Motores a Combustão Interna. Dissertação de Mestrado

Edwin Ronald Valderrama Campos. Modelagem do Uso de Nanofluidos no Sistema de Arrefecimento de Motores a Combustão Interna. Dissertação de Mestrado Edwin Ronald Valderrama Campos Modelagem do Uso de Nanofluidos no Sistema de Arrefecimento de Motores a Combustão Interna Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção

Leia mais

TRANSP. BRAS. GAS. BOLÍVIA-BRASIL GERAL SIMULAÇÃO ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E / OU FOLHAS ATINGIDAS

TRANSP. BRAS. GAS. BOLÍVIA-BRASIL GERAL SIMULAÇÃO ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E / OU FOLHAS ATINGIDAS GOPE CAT. : ÁREA DE ATIVIDADE: SERVIÇO: TÍTULO : TRANSP. BRAS. GAS. BOLÍVIA-BRASIL GERAL SIMULAÇÃO de 9 METODOLOGIA DE CÁLCULO DO COEFICIENTE GLOBAL DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR REV. ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Escoamento Interno - Parte 2 Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal

Leia mais

OPERAÇÕES UNITÁRIAS II AULA 4: - DIMENSIONAMENTO DE TROCADORES DE CALOR A

OPERAÇÕES UNITÁRIAS II AULA 4: - DIMENSIONAMENTO DE TROCADORES DE CALOR A OPERAÇÕES UNITÁRIAS II AULA 4: - DIMENSIONAMENTO DE TROCADORES DE CALOR A PLACAS - ANÁLISE DE TROCADORES: MLDT E NUT Profa. Dra. Milena Martelli Tosi TROCADOR DE CALOR A PLACAS http://rpaulsingh.com/animations/plateheat

Leia mais

ESTE Aula 2- Introdução à convecção. As equações de camada limite

ESTE Aula 2- Introdução à convecção. As equações de camada limite Universidade Federal do ABC ESTE013-13 Aula - Introdução à convecção. As equações de camada limite EN 41: Aula As equações de camada limite Análise das equações que descrevem o escoamento em camada limite:

Leia mais

TRANSMISSÃO DE CALOR resumo

TRANSMISSÃO DE CALOR resumo TRANSMISSÃO DE CALOR resumo convecção forçada abordagem experimental ou empírica Lei do arrefecimento de Newton Taxa de Transferência de Calor por Convecção 𝑞"#$ ℎ𝐴 𝑇 𝑇 ℎ 1 𝐴 ℎ - Coeficiente Convectivo

Leia mais

EM34B Transferência de Calor 2

EM34B Transferência de Calor 2 EM34B Transferência de Calor 2 Prof. Dr. André Damiani Rocha arocha@utfpr.edu.br Aula 08 Convecção Forçada Escoamento Interno Parte III 2 Laminar Região Plenamente Desenvolvida Região plenamente desenvolvida;

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Aletas e Convecção em Escoamento Interno e Externo Prof. Universidade Federal do Pampa BA000200 Campus Bagé 19 de junho de 2017 Transferência de Calor: Convecção 1 / 30 Convecção

Leia mais

3. CONVECÇÃO FORÇADA INTERNA

3. CONVECÇÃO FORÇADA INTERNA 3. CONVECÇÃO FORÇADA INTERNA CONVECÇÃO FORÇADA NO INTERIOR DE TUBOS Cálculo do coeficiente de transferência de calor e fator de atrito Representa a maior resistência térmica, principalmente se for um gás

Leia mais

Convecção (natural e forçada) Prof. Dr. Edval Rodrigues de Viveiros

Convecção (natural e forçada) Prof. Dr. Edval Rodrigues de Viveiros Convecção (natural e forçada) Prof. Dr. Edval Rodrigues de Viveiros Convecção natural Convecção forçada Convecção natural A transmissão de calor por convecção natural ocorre sempre quando um corpo é

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Condução em Superfícies Estendidas Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade

Leia mais

4. Resultados Parâmetros de desempenho Variáveis de controle Tipo de nanopartícula

4. Resultados Parâmetros de desempenho Variáveis de controle Tipo de nanopartícula 4. Resultados No presente capítulo serão discutidos os resultados da simulação do ciclo de refrigeração por compressão de vapor utilizando nanofluidos como fluido secundário no evaporador. 4.1. Parâmetros

Leia mais

EM34B Transferência de Calor 2

EM34B Transferência de Calor 2 EM34B Transferência de Calor 2 Prof. Dr. André Damiani Rocha arocha@utfpr.edu.br Convecção Forçada Escoamento Externo 2 Convecção Forçada: Escoamento Externo Escoamento Externo É definido como um escoamento

Leia mais

OPERAÇÕES UNITÁRIAS II AULA 4: - DIMENSIONAMENTO DE TROCADORES DE CALOR A

OPERAÇÕES UNITÁRIAS II AULA 4: - DIMENSIONAMENTO DE TROCADORES DE CALOR A OPERAÇÕES UNITÁRIAS II AULA 4: - DIMENSIONAMENTO DE TROCADORES DE CALOR A PLACAS - ANÁLISE DE TROCADORES: MLDT E NUT Profa. Dra. Milena Martelli Tosi TROCADOR DE CALOR A PLACAS http://rpaulsingh.com/animations/plateheat

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Introdução à Convecção Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal de

Leia mais

2 Análise do Volume de Controle

2 Análise do Volume de Controle 2 Análise do Volume de Controle 2.1 Introdução Neste capítulo apresentar-se-ão as definições do volume de controle elementar, as equações do balanço de massa e energia a ele associadas, a geometria e as

Leia mais

EN Escoamento interno. Considerações fluidodinâmicas e térmicas

EN Escoamento interno. Considerações fluidodinâmicas e térmicas Universidade Federal do ABC EN 411 - Escoamento interno. Considerações fluidodinâmicas e térmicas Considerações fluidodinâmicas Escoamento laminar dentro de um tubo circular de raio r o, onde o fluido

Leia mais

ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA

ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PÓS-GRADUAÇÃO. DOUTORADO EM ENERGIA. ANÁLISE DIMENSIONAL E SEMELHANÇA ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA

Leia mais

Convecção Forçada Interna a Dutos

Convecção Forçada Interna a Dutos Convecção Forçada Interna a Dutos Vicente Luiz Scalon Faculdade de Engenharia/UNESP-Bauru Disciplina: Transmissão de Calor Sumário Escoamento no interior de dutos Velocidade Média Região de Entrada Hidrodinâmica

Leia mais

Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)

Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles) UTFPR Termodinâmica 1 Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles) Princípios de Termodinâmica para Engenharia Capítulo 4 Parte III Análise de Volumes de Controle em Regime Permanente

Leia mais

Fluidodinâmica. Carlos Marlon Santos

Fluidodinâmica. Carlos Marlon Santos Fluidodinâmica Carlos Marlon Santos Fluidodinâmica Os fluidos podem ser analisados utilizando-se o conceito de sistema ou de volume de controle O sistema é definido quando uma certa quantidade de matéria

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Escoamento Sobre uma Placa Plana Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade

Leia mais

Aula 20 Convecção Forçada:

Aula 20 Convecção Forçada: Aula 20 Convecção Forçada: Escoamento Interno UFJF/epartamento de Engenaria de Produção e Mecânica Prof. r. Wasington Orlando Irrazabal Boorquez Escoamento Laminar em ubos Circulares Análise érmica e Correlações

Leia mais

11S.1 Método da Média Log das Diferenças de Temperatura para Trocadores de Calor com Múltiplos Passes e com Escoamento Cruzado

11S.1 Método da Média Log das Diferenças de Temperatura para Trocadores de Calor com Múltiplos Passes e com Escoamento Cruzado Capítulo 11 Material Suplementar 11S.1 Método da Média Log das Diferenças de Temperatura para Trocadores de Calor com Múltiplos Passes e com Escoamento Cruzado Embora as condições de escoamento em trocadores

Leia mais

Convecção Forçada Externa

Convecção Forçada Externa Convecção Forçada Externa Força de arrasto e sustentação Arrasto: força que o escoamento exerce na sua própria direção. Corpos submetidos a escoamento de fluidos são classificados: Região separada: Uma

Leia mais

EM34B Transferência de Calor 2

EM34B Transferência de Calor 2 EM34B Transferência de Calor 2 Prof. Dr. André Damiani Rocha arocha@utfpr.edu.br Trocadores de Calor 2 Trocadores de Calor Introdução Os trocadores de calor são dispositivos que facilitam a transferência

Leia mais

Transferência de Calor Condução e Convecção de Calor

Transferência de Calor Condução e Convecção de Calor Transferência de Calor Condução e Material adaptado da Profª Tânia R. de Souza de 2014/1. 1 O calor transferido por convecção, na unidade de tempo, entre uma superfície e um fluido, pode ser calculado

Leia mais

4. Redução de dados Modelo matemático

4. Redução de dados Modelo matemático 4. Redução de dados Modelo matemático 4.1. Coeficiente global de Troca de calor o balanço de resistências térmicas para um elemento no trocador, tem-se. 1 1 1 eplac 1 1 = + + + + (19) U h R k R h 1 F 1

Leia mais

PME2398 Termodinâmica e suas Aplicações 1 o semestre / 2015 Profs. Bruno Souza Carmo e Antonio Luiz Pacífico. Gabarito da Prova 3

PME2398 Termodinâmica e suas Aplicações 1 o semestre / 2015 Profs. Bruno Souza Carmo e Antonio Luiz Pacífico. Gabarito da Prova 3 PME2398 Termodinâmica e suas Aplicações 1 o semestre / 2015 Profs. Bruno Souza Carmo e Antonio Luiz Pacífico Gabarito da Prova 3 Questão 1: Um tubo de parede delgada, com diâmetro de 6 mm e comprimento

Leia mais

Mecanismos de transferência de calor

Mecanismos de transferência de calor Mecanismos de transferência de calor Condução Potência calor: Q cond A T 1 T x : condutibilidde térmica; A: área de transferência x: espessura ao longo da condução T 1 T : diferença de temperatura ifusividade

Leia mais

Mecânica dos Fluidos. Perda de Carga

Mecânica dos Fluidos. Perda de Carga Mecânica dos Fluidos Perda de Carga Introdução Na engenharia trabalhamos com energia dos fluidos por unidade de peso, a qual denominamos carga (H); No escoamento de fluidos reais, parte de sua energia

Leia mais

PROJETO TÉRMICO. Dimensionamento do Trocador de Calor

PROJETO TÉRMICO. Dimensionamento do Trocador de Calor PROJETO TÉRMICO Dimensionamento do Trocador de Calor Requisitos a serem observados O primeiro passo no projeto de um trocador de calor, antes do dimensionamento termohidráulico, consiste no estabelecimento

Leia mais

A viscosidade 35 Grandeza física transporta e sentido da transferência 35 Experiência 03: o modelo do baralho 35 Modelo de escoamento em regime

A viscosidade 35 Grandeza física transporta e sentido da transferência 35 Experiência 03: o modelo do baralho 35 Modelo de escoamento em regime SUMÁRIO I. Introdução Portfolio de Fenômenos de Transporte I 1 Algumas palavras introdutórias 2 Problema 1: senso comum ciência 4 Uma pequena história sobre o nascimento da ciência 5 Das Verdades científicas

Leia mais

Classificação de Trocadores de Calor

Classificação de Trocadores de Calor Trocadores de Calor Trocadores de Calor Equipamento usados para implementar a troca de calor entre dois ou mais fluidos sujeitos a diferentes temperaturas são denominados trocadores de calor Classificação

Leia mais

Lista de exercícios Caps. 7 e 8 TMEC-030 Transferência de Calor e Massa Período especial 2017/2

Lista de exercícios Caps. 7 e 8 TMEC-030 Transferência de Calor e Massa Período especial 2017/2 Lista de exercícios Caps. 7 e 8 TMEC-030 Transferência de Calor e Massa Período especial 2017/2 1. (Incropera et al., 6 ed., 7.2) Óleo de motor a 100ºC e a uma velocidade de 0,1 m/s escoa sobre as duas

Leia mais

EN 2411 Aula 13 Trocadores de calor Método MLDT

EN 2411 Aula 13 Trocadores de calor Método MLDT Universidade Federal do ABC EN 24 Aula 3 Trocadores de calor Método MLDT Trocadores de calor São equipamentos utilizados para promover a transferência de calor entre dois fluidos que se encontram sob temperaturas

Leia mais

1. Introdução Motivação

1. Introdução Motivação 1. Introdução 1.1. Motivação O gelo é considerado um material de armazenamento de energia térmica efetivo, para temperaturas ao redor de 0 C, conseguindo reduzir os volumes de armazenamento de frio num

Leia mais

Escoamento Interno Viscoso

Escoamento Interno Viscoso Escoamento Interno Viscoso Escoamento Laminar e Turbulento Número de Reynolds Re VD ρ --> massa específica ou densidade V --> velocidade D --> comprimento característico μ --> viscosidade numero de Reynolds

Leia mais

h coeficiente local de transferência de calor por convecção h coeficiente médio de transferência de calor por convecção para toda a superfície

h coeficiente local de transferência de calor por convecção h coeficiente médio de transferência de calor por convecção para toda a superfície CONVECÇÃO FORÇADA EXTERNA " Fluo térmico: q h(tsup T ) h coeficiente local de transferência de calor por convecção Taa de transferência de calor q ha sup (T sup T ) h coeficiente médio de transferência

Leia mais

Escoamento interno viscoso e incompressível

Escoamento interno viscoso e incompressível Escoamento interno viscoso e incompressível Paulo R. de Souza Mendes Grupo de Reologia Departamento de Engenharia Mecânica Pontifícia Universidade Católica - RJ agosto de 200 Sumário o conceito de desenvolvimento

Leia mais

Escoamento completamente desenvolvido

Escoamento completamente desenvolvido Escoamento completamente desenvolvido A figura mostra um escoamento laminar na região de entrada de um tubo circular. Uma camada limite desenvolve-se ao longo das paredes do duto. A superfície do tubo

Leia mais

6 Modelo 3D = (6.1) W

6 Modelo 3D = (6.1) W 6 Modelo 3D Como já mencionado no capítulo anterior, o estudo do modelo tridimensional teve como principal motivação a grande variação da temperatura de mistura do gás na direção axial. As propriedades

Leia mais

ÁREA DE ESTUDO: CÓDIGO 16 TERMODINÂMICA APLICADA, MECÂNICA DOS FLUIDOS E OPERAÇÕES UNITÁRIAS

ÁREA DE ESTUDO: CÓDIGO 16 TERMODINÂMICA APLICADA, MECÂNICA DOS FLUIDOS E OPERAÇÕES UNITÁRIAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COMISSÃO COORDENADORA DE CONCURSOS CONCURSO PÚBLICO PROFESSOR EFETIVO EDITAL Nº 10/DGP-IFCE/2010 ÁREA DE ESTUDO:

Leia mais

U = 1.5 m/s T m,e = 20 o C T p < 200 o C

U = 1.5 m/s T m,e = 20 o C T p < 200 o C Ex. 7-32 Ar deve ser usado para resfriar um material sólido no qual ocorre geração interna de calor. Furos de 1cm de diâmetro foram feitos no material. A espessura da placa é de 8 cm e a condição térmica

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Trocadores de Calor Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal de Juiz

Leia mais

Introdução. ücalor transferido a um dispositivo(caldeira ou compressor); ütrabalho feito por um objeto ( bomba ou turbina);

Introdução. ücalor transferido a um dispositivo(caldeira ou compressor); ütrabalho feito por um objeto ( bomba ou turbina); Equação da Energia Introdução Muitos problemas envolvendo o movimento dos fluidos exigem que a primeira lei da termodinâmica, também chamada equação da energia, seja usada para relacionar as quantidades

Leia mais

Transferência de Calor 1

Transferência de Calor 1 Transferência de Calor Guedes, Luiz Carlos Vieira. G94t Transferência de calor : um / Luiz Carlos Vieira Guedes. Varginha, 05. 80 slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

Fenômenos de Transferência FEN/MECAN/UERJ Prof Gustavo Rabello 2 período 2014 lista de exercícios 06/11/2014. Conservação de Quantidade de Movimento

Fenômenos de Transferência FEN/MECAN/UERJ Prof Gustavo Rabello 2 período 2014 lista de exercícios 06/11/2014. Conservação de Quantidade de Movimento Fenômenos de Transferência FEN/MECAN/UERJ Prof Gustavo Rabello 2 período 2014 lista de exercícios 06/11/2014 Conservação de Quantidade de Movimento 1. A componente de velocidade v y de um escoamento bi-dimensional,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I Profa. Lívia Chaguri E-mail: lchaguri@usp.br Conteúdo Bombas Parte 1 - Introdução - Classificação - Bombas sanitárias - Condições

Leia mais

Condensação

Condensação Condensação Condensação Condensação Condensação Condensação Condensação em Filme Tal como no caso de convecção forçada, a transferência de calor em condensação depende de saber se o escoamento é laminar

Leia mais

Análise Dimensional. q 1 = f(q 2,q 3,...q n ) Matematicamente, podemos expressar a relação por uma função equivalente: F(q 1, q 2, q 3,...

Análise Dimensional. q 1 = f(q 2,q 3,...q n ) Matematicamente, podemos expressar a relação por uma função equivalente: F(q 1, q 2, q 3,... S S 0 1 V 0 t at Dado um problema físico no qual o parâmetro dependente é uma função de (n-1) parâmetros independentes, podemos expressar a relação entre as variáveis como: q 1 = f(q,q 3,...q n ) S f a,

Leia mais

Transmissão de Calor I - Prof. Eduardo Loureiro. Distribuição de temperatura na camada limite para um fluido escoando sobre uma placa aquecida.

Transmissão de Calor I - Prof. Eduardo Loureiro. Distribuição de temperatura na camada limite para um fluido escoando sobre uma placa aquecida. O número de Nusselt: Distribuição de temperatura na camada limite para um luido escoando sobre uma placa aquecida Para y 0 o calor lui somente por condução: q T A ha TS T y sup luido y 0 ( ) onde h coeiciente

Leia mais

Nota: Campus JK. TMFA Termodinâmica Aplicada

Nota: Campus JK. TMFA Termodinâmica Aplicada TMFA Termodinâmica Aplicada 1) Considere a central de potência simples mostrada na figura a seguir. O fluido de trabalho utilizado no ciclo é água e conhece-se os seguintes dados operacionais: Localização

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Escoamento Cruzado Sobre Matrizes Tubulares Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade

Leia mais

Aula 6 de FT II. Prof. Gerônimo

Aula 6 de FT II. Prof. Gerônimo Aula 6 de FT II Prof. Gerônimo Transferência de calor em superfícies estendidas Superfície estendida é comumente usado para descrever um caso especial importante envolvendo a transferência de calor por

Leia mais

FENÔMENO DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL

FENÔMENO DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL FENÔMENO DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL Prof. MSc.. Sérgio S R. Montoro 1º semestre de 2013 EMENTA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL Experimento 1: Estudo do tempo de escoamento de líquidos l em função

Leia mais

Efeito da temperatura em escoamentos de Fluidos não Newtonianos

Efeito da temperatura em escoamentos de Fluidos não Newtonianos Efeito da temperatura em escoamentos de Fluidos não Newtonianos Profa. Mônica F. Naccache Resumo Efeito das temperaturas nas funções materiais Solução das equações de conservação em escoamentos não isotérmicos

Leia mais

Mecânica dos Fluidos

Mecânica dos Fluidos Mecânica dos Fluidos Cinemática dos Fluidos: Escoamento e Balanços Prof. Universidade Federal do Pampa BA000200 Campus Bagé 27 e 28 de março de 2017 Cinemática dos Fluidos, Parte 1 1 / 35 Escoamento de

Leia mais

Exame de Admissão 2016/1 Prova da área de termo fluidos Conhecimentos específicos

Exame de Admissão 2016/1 Prova da área de termo fluidos Conhecimentos específicos Exame de Admissão 2016/1 Prova da área de termo fluidos Conhecimentos específicos 1ª. Questão (1 ponto) Considere uma bomba centrífuga de 20 kw de potência nominal, instalalada em uma determinada planta

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO DA INFLUÊNCIA DA VISCOSIDADE DO FLUXO BIFÁSICO NÃO-ISOTÉRMICO DE ÓLEO PESADO E GÁS NATURAL EM UM DUTO VERTICAL

ESTUDO NUMÉRICO DA INFLUÊNCIA DA VISCOSIDADE DO FLUXO BIFÁSICO NÃO-ISOTÉRMICO DE ÓLEO PESADO E GÁS NATURAL EM UM DUTO VERTICAL ESTUDO NUMÉRICO DA INFLUÊNCIA DA VISCOSIDADE DO FLUXO BIFÁSICO NÃO-ISOTÉRMICO DE ÓLEO PESADO E GÁS NATURAL EM UM DUTO VERTICAL L. D. S. SILVA 1, J. L. G. MARINHO 2, J. I. SOLETTI 1, L. MEILI 2 e S. H.

Leia mais

LABORATÓRIO DE TÉRMICA TRANSFERÊNCIA DE CALOR NOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

LABORATÓRIO DE TÉRMICA TRANSFERÊNCIA DE CALOR NOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA TRANSFERÊNCIA DE CALOR NOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA Prof. José Eduardo Mautone Barros Agosto/2011 MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA Ciclo OTTO, ignição por centelha; Ciclo DIESEL, ignição por compressão.

Leia mais

2 Fundamentos Teóricos

2 Fundamentos Teóricos Fundamentos Teóricos.1.Propriedades Físicas dos Fluidos Fluidos (líquidos e gases) são corpos sem forma própria; podem se submeter a variações grandes da forma sob a ação de forças; quanto mais fraca a

Leia mais

Capítulo 08 - TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONDUÇÃO EM REGIME TRANSIENTE

Capítulo 08 - TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONDUÇÃO EM REGIME TRANSIENTE Os exercícios e figuras deste texto foram retirados de diversas referências bibliográficas listadas no programa da disciplina 1 FENÔMENOS DE TRANSPORTE Capítulo 08 - TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONDUÇÃO

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia Química 2

Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia Química 2 ELABORAÇÃO DE FERRAMENTA DE CÁLCULO PARA A DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE CONVECTIVO EM EXPERIMENTOS DE CONVECÇÃO FORÇADA AO REDOR DE UM CORPO SUBMERSO E ALETAS TORRES, F. C. O. 1, BARBOSA NETO, A. M. 2 1

Leia mais

PNV-2321 TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR

PNV-2321 TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR PNV-31 TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR TRANSMISSÃO DE CALOR 1) INTRODUÇÃO Sempre que há um gradiente de temperatura no interior de um sistema ou quando há contato de dois sistemas com temperaturas

Leia mais

Escoamentos não isotérmicos

Escoamentos não isotérmicos Escoamentos não isotérmicos Profa. Mônica F. Naccache 1 Condições de contorno: paredes sólidas e interfaces Tipos: Fronteira livre Fronteira limitada: paredes ou interfaces Condição cinemáeca conservação

Leia mais

CONDUÇÃO DE CALOR UNIDIMENSIONAL EXERCÍCIOS EM SALA

CONDUÇÃO DE CALOR UNIDIMENSIONAL EXERCÍCIOS EM SALA CONDUÇÃO DE CALOR UNIDIMENSIONAL EXERCÍCIOS EM SALA 1) Uma casa possui uma parede composta com camadas de madeira, isolamento à base de fibra de vidro e gesso, conforme indicado na figura. Em um dia frio

Leia mais

5 Resfriamento de Gás

5 Resfriamento de Gás 5 Resfriamento de Gás Para analisar o tempo de resfriamento e o fluxo de calor através das paredes do duto, para o caso do gás, foram consideradas as mesmas condições iniciais já apresentadas para o caso

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 03 / 2016

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 03 / 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 03 / 2016 Professor do Magistério do

Leia mais

Lista de Exercícios Perda de Carga Localizada e Perda de Carga Singular

Lista de Exercícios Perda de Carga Localizada e Perda de Carga Singular Lista de Exercícios Perda de Carga Localizada e Perda de Carga Singular 1. (Petrobrás/2010) Um oleoduto com 6 km de comprimento e diâmetro uniforme opera com um gradiente de pressão de 40 Pa/m transportando

Leia mais

Exercício 136 Dado: Exercício 137

Exercício 136 Dado: Exercício 137 Exercício 136: O trecho da instalação de bombeamento representado a seguir, transporta óleo com uma vazão de 19,6 m³/h. Na temperatura de escoamento o óleo apresenta massa específica igual a 936 kg/m³;

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONVECÇÃO

TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONVECÇÃO RANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONVECÇÃO ransferência de energia entre uma superfície e um fluido em movimento sobre essa superfície Fluido em movimento, u, s > A convecção inclui a transferência de energia

Leia mais

Perda de Carga. Representa a Energia Mecânica convertida em Energia Térmica; Expressa como a perda de pressão

Perda de Carga. Representa a Energia Mecânica convertida em Energia Térmica; Expressa como a perda de pressão Perda de Carga Representa a Energia Mecânica convertida em Energia Térmica; Expressa como a perda de pressão h lt h ld h lm Perdas Distribuídas devido ao efeito de atrito (parede do tubo) Perdas Localizadas

Leia mais

SELEÇÃO DE BOMBAS HIDRÁULICAS

SELEÇÃO DE BOMBAS HIDRÁULICAS SELEÇÃO DE BOMBAS HIDRÁULICAS Prof. Jesué Graciliano da Silva https://jesuegraciliano.wordpress.com/aulas/mecanica-dos-fluidos/ 1- EQUAÇÃO DE BERNOULLI A equação de Bernoulli é fundamental para a análise

Leia mais

Departamento de Engenharia Mecânica. ENG 1011: Fenômenos de Transporte I

Departamento de Engenharia Mecânica. ENG 1011: Fenômenos de Transporte I Departamento de Engenharia Mecânica ENG 1011: Fenômenos de Transporte I Aula 9: Formulação diferencial Exercícios 3 sobre instalações hidráulicas; Classificação dos escoamentos (Formulação integral e diferencial,

Leia mais

Cálculo de condutos. PMC 3230 Prof. Marcos Tadeu Pereira 2016 (Diversas figuras retiradas da internet sem identificação de origem)

Cálculo de condutos. PMC 3230 Prof. Marcos Tadeu Pereira 2016 (Diversas figuras retiradas da internet sem identificação de origem) Cálculo de condutos PMC 3230 Prof. Marcos Tadeu Pereira 2016 (Diversas figuras retiradas da internet sem identificação de origem) Bibliografia adicional Mémènto des Pertes de Charge (Handbook of Pressure

Leia mais

TM LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I TURMA B (2010/1) AVISO 1

TM LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I TURMA B (2010/1) AVISO 1 TM-225 - LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I TURMA B (2/) AVISO Prof. Luciano K. Araki. Exercício extraclasse: Excel (utilize o mesmo documento para os dois exercícios seguintes, deixando cada um em uma planilha).

Leia mais

h coeficiente local de transferência de calor por convecção h coeficiente médio de transferência de calor por convecção para toda a superfície

h coeficiente local de transferência de calor por convecção h coeficiente médio de transferência de calor por convecção para toda a superfície \CONVECÇÃO FORÇADA EXTERNA " Fluxo térmico: q h(tsup T ) h coeficiente local de transferência de calor por convecção Taxa de transferência de calor q ha sup (T sup T ) h coeficiente médio de transferência

Leia mais

Tubo de Pitot. Usado para medir a vazão; Vantagem: Menor interferência no fluxo; Empregados sem a necessidade de parada;

Tubo de Pitot. Usado para medir a vazão; Vantagem: Menor interferência no fluxo; Empregados sem a necessidade de parada; Tubo de Pitot Usado para medir a vazão; Vantagem: Menor interferência no fluxo; Empregados sem a necessidade de parada; Desvantagem: Diversas tecnologias, o que dificulta a calibração do equipamento (de

Leia mais

LOQ Fenômenos de Transporte I

LOQ Fenômenos de Transporte I LOQ 4083 - Fenômenos de Transporte I FT I 07 Equações básicas na forma integral para o volume de controle Prof. Lucrécio Fábio dos Santos Departamento de Engenharia Química LOQ/EEL Atenção: Estas notas

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Politécnica. Departamento de Engenharia Mecânica

Universidade de São Paulo Escola Politécnica. Departamento de Engenharia Mecânica Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Mecânica Análise e simulação do funcionamento de trocadores de calor sob condição de entupimento Trabalho de formatura apresentado

Leia mais

EN 2411 Aula 4 Escoamento externo. Escoamento cruzado em cilindros e esferas

EN 2411 Aula 4 Escoamento externo. Escoamento cruzado em cilindros e esferas Universidade Federal do ABC EN 2411 Aula 4 Escoamento externo. Escoamento cruzado em cilindros e esferas EN2411 Consideremos o escoamento de um fluido na direção normal do eixo de um cilindro circular,

Leia mais

Transferência de Calor em Geradores de Vapor

Transferência de Calor em Geradores de Vapor ransferência de Calor em Geradores de Vapor Considerações gerais O dimensionamento térmico das paredes d água e dos feixes de tubos deve: Minimizar investimentos em material Otimizar o aproveitamento da

Leia mais

ENG 3006 TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA 1 o SEMESTRE DE Capítulo 11 Trocadores de Calor

ENG 3006 TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA 1 o SEMESTRE DE Capítulo 11 Trocadores de Calor ENG 3006 TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA 1 o SEMESTRE DE 2015 Capítulo 11 Trocadores de Calor Tópicos Tipos de trocadores de calor; O coeficiente global de transferência de calor; Análise térmica de trocadores

Leia mais

Transmissão de Calor I - Prof. Eduardo Loureiro

Transmissão de Calor I - Prof. Eduardo Loureiro Camada limite de velocidade As partículas de fluido em contato com a superfície têm velocidade nula. Essas partículas atuam no retardamento do movimento das partículas da camada de fluido adjacente superior

Leia mais

Aula 21 Convecção Natural

Aula 21 Convecção Natural Aula 1 Convecção Natural UFJF/Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Prof. Dr. Washington Orlando Irrazabal Bohorquez Considerações Gerais A convecção natural tem lugar quando há movimento de

Leia mais

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA I

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA I LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA I Prof. Gerônimo Virgínio Tagliaferro FENÔMENOS DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL Programa Resumido 1) Cominuição e classificação de sólidos granulares 2) Medidas de Vazão em

Leia mais

ENERGIA HIDRÁULICA MÁQUINA DE FLUXO ENERGIA MECÂNICA

ENERGIA HIDRÁULICA MÁQUINA DE FLUXO ENERGIA MECÂNICA ª EXPERIÊNCIA - ESTUDO DAS BOMBAS APLICAÇÃO DA ANÁLISE DIMENSIONAL E DA TEORIA DA SEMELHANÇA 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS MÁQUINAS DE FLUXO ( BOMBAS, TURBINAS, COMPRESSORES, VENTILADORES) As máquinas que

Leia mais

Avaliação Energética do Escoamento em Tubos. Supondo um escoamento permanente num tubo de seção variável, a equação da energia seria: =0

Avaliação Energética do Escoamento em Tubos. Supondo um escoamento permanente num tubo de seção variável, a equação da energia seria: =0 Escoamentos Internos (cont.) Avaliação Energética do Escoamento em Tubos Supondo um escoamento permanente num tubo de seção variável, a equação da energia seria: 0 Q & + W & eixo + W & cisalhamento + W

Leia mais

3. Método de solução Introdução. 3.2 Dados de entrada Dados de entrada gerais no programa

3. Método de solução Introdução. 3.2 Dados de entrada Dados de entrada gerais no programa 3. Método de solução 3.1. Introdução O conjunto de equações descritas no capítulo 2 formam um sistema não linear de equações algébricas. Nesta seção descrevem se a abordagem utilizada e a metodologia de

Leia mais

Hidrodinâmica. Profª. Priscila Alves

Hidrodinâmica. Profª. Priscila Alves Hidrodinâmica Profª. Priscila Alves priscila@demar.eel.usp.br Objetivos Apresentar e discutir as equações básicas que regem a mecânica dos fluidos, tal como: Equações do movimento. Equação da continuidade.

Leia mais

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos)

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) ENGENHARIA FÍSICA Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) Prof. Dr. Sérgio R. Montoro sergio.montoro@usp.br srmontoro@dequi.eel.usp.br Objetivos da Disciplina Apresentar noções de mecânica dos

Leia mais

Dispositivos com escoamento em regime permanente

Dispositivos com escoamento em regime permanente Dispositivos com escoamento em regime permanente Bocais e difusores Os bocais e difusores normalmente são utilizados em motores a jato, foguetes, ônibus espaciais e até mesmo em mangueiras de jardim. Um

Leia mais

Vicente Luiz Scalon. Disciplina: Transmissão de Calor

Vicente Luiz Scalon. Disciplina: Transmissão de Calor Convecção Forçada Externa Vicente Luiz Scalon Faculdade de Engenharia/UNESP-Bauru Disciplina: Transmissão de Calor Sumário Método Empírico Camada Limite Teoria de Prandtl Solução de Blasius Convecção Laminar

Leia mais

Lista de Exercícios para P2

Lista de Exercícios para P2 ENG 1012 Fenômenos de Transporte II Lista de Exercícios para P2 1. Estime o comprimento de onda que corresponde à máxima emissão de cada de cada um dos seguintes casos: luz natural (devido ao sol a 5800

Leia mais

TÉCNICAS AVANÇADAS DE MODELAÇÃO E SIMULAÇÃO

TÉCNICAS AVANÇADAS DE MODELAÇÃO E SIMULAÇÃO Universidade de Coimbra Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Engenharia Química TÉCNICAS AVANÇADAS DE MODELAÇÃO E SIMULAÇÃO PROFESSOR NUNO DE OLIVEIRA MODELAGEM DE UM SEPARADOR POR MEMBRANA

Leia mais

Equação Geral da Condução

Equação Geral da Condução Equação Geral da Condução Para um sistema unidimensional demonstrouse: q x = k A T x x Para um sistema multidimensional o fluxo de calor é vetorial: q,, =q x,, i q y,, j q z,, k = k T i k T j k T k =k

Leia mais