Informativo Extra Melhorias PW.SATI-SPED Contábil. Abril/2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informativo Extra Melhorias PW.SATI-SPED Contábil. Abril/2010"

Transcrição

1 Melhorias PW.SATI-SPED Contábil Abril/2010

2 2 INDICE: 1. PRÉ-REQUISITOS PARA APLICAÇÃO DAS MELHORIAS DO PW.SATI-SPED CONTÁBIL ATUALIZAÇÃO PARA A VERSÃO DO PW.SATI-SPED ATUALIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE MELHORIAS ATUALIZAÇÃO DA PLANILHA MODELO_PLANILHA_PLANO REFERENCIAL_ ATUALIZAÇÃO DO PACOTE SPED CONTÁBIL_V2_ ATUALIZAÇÃO DOS ARQUIVOS XML IMPORTAÇÃO DO PLANO DE CONTAS PLANO X MATRIZ PLANO DE CONTAS VISUALIZAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE NATUREZA DAS CONTAS COPIAR ESTRUTURA COLETOR DE CUSTO IMPORTAR CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS CONTÁBEIS LANÇAMENTO CONTÁBIL CÁLCULO AUTOMÁTICO DE SALDOS CONTAS DE ENCERRAMENTO LANÇAMENTOS DE ENCERRAMENTOS CONTAS CONTÁBEIS PLANO DE CONTAS EXCLUSÃO DE CONTAS REGISTRO J GERAÇÃO DO ARQUIVO...45

3 3 1. Pré-Requisitos para aplicação das Melhorias do PW.SATI-SPED Contábil 1.1 Atualização para a Versão do PW.SATI-SPED Caminho: Ciclo de Vida > Publicações > Versões > PW.NET - CORPORATIVO > Versão > Pacote - SP 1.2 Atualização do Agrupamento de Melhorias Caminho: Ciclo de Vida > Publicações > Atualizações > TEMPORÁRIO > ce508e82-bb10-4ec7-8ad3-f431ede681a0 1.3 Atualização da Planilha Modelo_Planilha_Plano referencial_1.02 Caminho: Ciclo de Vida > Publicações > Atualizações > TEMPORÁRIO > ce508e82-bb10-4ec7-8ad3-f431ede681a0 1.4 Atualização do Pacote SPED Contábil_V2_ Caminho: Ciclo de Vida > Publicações > Atualizações > TEMPORÁRIO > ce508e82-bb10-4ec7-8ad3-f431ede681a0 1.5 Atualização dos Arquivos XML Caminho: Ciclo de Vida > Publicações > Atualizações > TEMPORÁRIO > ce508e82-bb10-4ec7-8ad3-f431ede681a0

4 4 Segue detalhamento das melhorias realizadas nas Funcionalidades do Produto PW.SATI-SPED Contábil. 2. Importação do Plano de Contas Melhorias realizadas no processo de importação do Plano de Contas. Para liberar o acesso a tela selecionar a transação Plano de Contas no caminho: Gerência >> Controle de Acesso >> Atividade X Transação. A tela de Importação de Plano de Contas está disponível no menu: Configurar ECD Plano de Contas Plano de Contas. Clique no botão de importar arquivo, e a seguinte tela abrirá:

5 5 Selecione o arquivo que deseja importar clicando em estar salvo no servidor de aplicação.. O mesmo deve Após selecionar o arquivo, clique em e o processo iniciará. Caso haja algum fator impeditivo para que o registro seja gravado na base de dados, após a mensagem explicando o erro, uma listagem das Contas inconsistentes aparecer nesta mesma tela. Ao clicar duas vezes no campo desejado, o conteúdo deste pode ser editado. Para importar a Conta alterada, clicar em.

6 6 Ao clicar em carregar novamente, o processo de inclusão iniciará novamente, mas desta vez carregando apenas os registros apresentados na listagem. Neste momento, as Contas que não apresentarem inconsistências serão gravadas na base de dados. As Contas que possuem erro de layout não são apresentadas na listagem da tela acima. Existe também, na parte inferior da tela, uma Contagem da quantidade de linhas do arquivo, linhas importadas e não importadas. Após a inserção total das Contas, a mensagem Registros Inseridos com Sucesso irá aparecer. Clicando em OK, o botão de associação do Plano com a Matriz irá surgir na parte inferior da tela, como mostra a figura a seguir: Caso as Contas apresentadas na listagem realmente não devam ser importadas, clicar no botão Selecionar todas e pressionar Delete do teclado. Na seqüência, clicar em Carregar Novamente. Após a mensagem Registros Inseridos com Sucesso será habilitado o botão Sincronizar Plano x Matriz.

7 7 3. Plano x Matriz Desenvolvimento da tela Plano x Matriz cujo objetivo é realizar a associação de um Plano de Contas importado ou copiado com as Matrizes que utilizarão tal estrutura. Para liberar o acesso a tela selecionar a transação Plano x Matriz no caminho: Gerência >> Controle de Acesso >> Atividade X Transação. A tela de Plano x Matriz está disponível no menu Configurar ECD Plano de Contas Plano x Matriz. A seguinte tela abrirá: Selecione o Plano de Contas que deseja associar, e as Matrizes que o usuário possui acesso serão listadas na coluna Matrizes Não Associadas.

8 8 Para realizar a associação, clicar em Editar, selecione a Matriz desejada, e clique em para arrastar a Matriz para a coluna das Matrizes associadas. Caso a Matriz tenha sido selecionada incorretamente, clicar em Cancelar e a tela cancelará todas as alterações. Para realizar novamente as associações, selecionar outra vez o Plano desejado. A Matriz só estará associada ao Plano no período de vigência selecionado nesta tela. Ao realizar a associação, a data inicial assumirá a data em que a associação foi feita e a data final estará nula.

9 9 Para edição de vigência, clicar no respectivo campo. A data poderá ser preenchida manualmente ou pelo calendário (clicar na seta ao lado da data). Clicar em para gravar a associação realizada. Para visualizar os Planos que a Matriz está associada, clicar na opção, e a seguinte tela abrirá: Selecione a Matriz e os Planos a que ela está associada serão listados.

10 10 Nenhum campo desta opção pode ser editado, para isso, voltar à opção. 4. Plano de Contas Melhorias realizadas na tela Plano de Contas, conforme detalhamento abaixo. Para liberar o acesso a tela selecionar a transação Plano de Contas no caminho: Gerência >> Controle de Acesso >> Atividade X Transação. Alteração no menu de acesso à visualização do Plano de Contas; Criação de Contagem do número de Contas; Atribuição da natureza das Contas; Copiar estrutura do Plano de Contas. A tela de Plano de Contas está disponível no menu: Configurar ECD Plano de Contas Plano de Contas.

11 Visualização e Atribuição de Natureza das Contas Para visualizar as Contas, selecionar o Plano e clicar em.

12 12 Para os Planos importados através de um arquivo texto, a vigência inicial é a vigência mais antiga das Contas que o compõe. Esta tela permite a atribuição da natureza das Contas. Para isto, clicar em editar, e a listagem da natureza será liberada na coluna Natureza de Contas. A partir deste passo basta abrir as naturezas e selecionar a desejada.

13 13 A natureza das Contas sintéticas e de nível 1 podem ser replicadas para as Contas que são subordinadas a elas de forma automática. Para isto, após preencher as naturezas das Contas pai, clicar no botão. O preenchimento individual da natureza das Contas que não são sintéticas e de nível 1 não pode ser replicado para suas subordinadas, ficando apenas esta com a natureza escolhida. O botão estende as Contas, apresentando suas subordinadas em ordem estrutural. Para visualizar o detalhe da Conta, executar um duplo clique sobre ela, a tela de Contas Contábeis irá abrir apresentando suas propriedades. Há uma Contagem das Contas do Plano na parte inferior da tela. Para cancelar o que foi editado nesta tela, clicar no botão Cancelar processo voltará ao original. e todo o

14 Copiar Estrutura É possível copiar a estrutura de um Plano de Contas para criar um novo Plano na base de dados. Para isso, selecionar o Plano a ser copiado, clicar em e depois utilizar o botão. Os campos Código e Descrição são obrigatórios para preenchimento. As vigências são alteráveis. Após a parametrização do novo Plano, clicar em, e um novo Plano será inserido na base de dados. Para que esteja disponível para Matriz desejada, acessar a tela Plano x Matriz. Para cancelar o que foi editado nesta tela, clicar no botão Cancelar processo voltará ao original. e todo o 5. Coletor de Custo Melhorias realizadas na tela Coletor de Custo. A tela Coletor de Custo está disponível no menu: Configurar ECD Coletor de Custo NOVO.

15 15 Esta tela permite a criação de um novo Coletor de Custo, que se subordinará a Matriz escolhida. Os campos básicos são aqueles que não poderão ser editados depois que a conta for salva. Os campos alteráveis são aqueles que poderão ser editados a qualquer momento. Na criação de um Coletor é obrigatório o preenchimento dos campos: Matriz, Código do Coletor, Descrição e Vigência Inicial. Ao pesquisar um Coletor e realizar um duplo clique, a tela de Coletor de Custos abrirá com os detalhes do mesmo preenchidos.

16 16 Para editar, clicar em histórico do Coletor editado será gravado., e os campos alteráveis serão liberados para edição. O Ao clicar em excluir, o histórico também será gravado. 6. Importar Classificação das Contas Contábeis Melhorias realizadas na tela de Importação e no Layout da Planilha do DE x PARA. A tela Importar Classificação das Contas Contábeis está disponível através do menu: Configurar ECD Plano de Contas Referencial Importar Classificação das Contas Contábeis.

17 17 Esta tela apresenta os processos realizados anteriormente que já estão finalizados, e os processos em execução. Para saber se a importação e o processamento foram importados com sucesso, verificar a coluna status. Para excluir um processo da lista, selecioná-lo e clicar em. Caso o processo finalize com erro, verificar o motivo clicando em e depois selecionar a opção :,

18 18 Para iniciar o processo, clicar em, e a seguinte tela abrirá: Para importação, o arquivo texto deve estar salvo no servidor de aplicação. Selecioná-lo através do botão e clique em Ok para que o processo inicie. Se a opção Excluir registros existentes n base estiver marcada, toda a base de dados do DE x PARA será substituída pelo arquivo que estiver sendo importado. Portanto, para importação de arquivos fragmentados, ou arquivos de Matrizes diferentes, desmarcar esta opção. Ao importar, o processamento do range de contas será feito automaticamente, não necessitando mais a utilização da tela de processar plano referencial. 6.1 Novo Layout do Arquivo de Importação O layout de importação do arquivo DE x PARA deve seguir o modelo da planilha Modelo_Planilha_Plano referencial_1.02, conforme abaixo:

19 19 Segue procedimento para transformar a planilha em um arquivo.txt. 1) Para ativar macros o Excel deve estar configurado com o nível de segurança médio ou baixo, para tanto, seguir o caminho dentro do Office Excel: Ferramentas Macro Segurança Selecionar a opção Médio ou Baixo e clicar em OK. 2) Salvar a planilha modelo em um diretório da máquina (Exemplo: C:\). 3) Abrir a Planilha Modelo e clicar em Ativar Macros

20 20 Observação: A Planilha Modelo possui dados fictícios para auxiliar no processo, portanto não devem ser mantidos na planilha com dados reais. 4) Abrir a Planilha oficial, com o relacionamento que será importado, e copiar todos os dados e colá-los na Planilha Modelo, substituindo os dados exemplos pelos dados que devem ser carregados. ATENÇÃO: Antes de substituir os dados da Planilha Modelo, verificar se o Número e a Ordem das Colunas foram mantidos. 5) Depois de substituir os dados na Planilha Modelo, clicar no botão Exportar para TXT, disponível ao lado da última coluna, e o arquivo texto com os dados do relacionamento será criado no diretório C:\ com o nome Plano_Referencial.txt.

21 21 6) Se a planilha utilizada para exportar dados for modificada e ficar com menos linhas que a planilha original, essas linhas que sobraram deverão ser EXCLUÍDAS e não apenas deletadas. Atenção: A cada nova exportação, o arquivo gerado no diretório C:\ NÃO É SUBSTITUÍDO. Como o conteúdo do arquivo (.txt) vai apenas acumulando os dados de cada exportação, para que as informações não fiquem inconsistentes, antes de realizar uma nova exportação, o arquivo antigo deverá ser renomeado, excluído ou salvo em outro diretório.

22 22 7. Lançamento Contábil Desenvolvimento da tela "Lançamento Contábil possibilitando a inclusão, alteração e exclusão manualmente dos Lançamentos Contábeis e suas respectivas Partidas. Para liberar o acesso a tela selecionar a transação Lançamento Contábil no caminho: Gerência >> Controle de Acesso >> Atividade X Transação. Acessar a tela Lançamentos Contábeis através do menu Configurar >> ECD >> Lançamento Contábil >> Lançamento Contábil. 1) Inclusão manual dos Lançamentos e suas Partidas Nesta tela clicar no botão Novo

23 23

24 24 Partidas. A tela Lançamento Contábil está segmentada em duas partes: Lançamento e Descrição dos campos do Lançamento: Número do Lançamento: Este campo é preenchido automaticamente conforme a regra Concatenação das letras PWISC + ano (AAAA) + mês (MM) + dia (DD) da inclusão do lançamento + contador automático de 5 (cinco) dígitos. Data do Lançamento: Preencher com a data do lançamento. Tipo de Lançamento: Indicar a opção Normal ou Encerramento. Valor do Lançamento: Este campo não é editável. Será preenchido automaticamente quando na inserção das partidas os valores das partidas a Crédito forem iguais aos valores das partidas a Débito. Caso contrário o valor ficará zerado. Matriz: Preencher com a Matriz correspondente ao Lançamento. Observações: Não é permitida a inclusão de Lançamento que tenha a sua data compreendida em período fechado; Não é permitida a inclusão de Lançamento que não tenha a vigência da Matriz válida na data do Lançamento; Não é permitida a inclusão de Lançamento sem partidas; Não é permitida a inclusão de Lançamento com os valores das partidas a crédito diferente dos valores das partidas a débito (nesse caso o campo Valor do Lançamento ficará zerado). Descrição dos campos das Partidas: Plano de Conta : Este campo disponibiliza uma lista com os Planos de Contas cadastrados no sistema e vinculados à Matriz selecionada.

25 25 Conta Contábil: Este campo disponibiliza uma lista com as contas vinculadas ao Plano de Contas selecionado. Serão listadas as contas que estão com suas vigências válidas na data do Lançamento; Serão listadas as contas que não estejam cadastradas nas contas de exceção. Vide no sistema através do menu Configurar >> ECD >> Plano de Contas >> Exclusão de Contas Centro de Custos: Preencher manualmente com o centro de custo ou selecioná-lo através do botão (lupa). A clicar no botão abrirá a tela Centro de Custo, na qual será possível fazer pesquisa e seleção do centro de custo. Se não desejar usar o centro de custo selecionado e já disponibilizado no campo, clicar no botão (borracha). Observação: utilizar o maior número possível de dados para pesquisa desta tela, pois poderá ocasionar lentidão em pesquisas sem filtros. Indicador da Partida: Preencher com Crédito ou Débito. Valor da Partida: Preencher com os valores a crédito ou débito. Histórico Padrão: Este campo disponibiliza a lista dos históricos padrão cadastrados no sistema que estiverem com as vigências válidas na data do Lançamento. Histórico: Preencher com o histórico do lançamento. Observações: Não será permitida a inclusão de partidas com valor zerado; Não será permitida a inclusão de partidas que tenha o centro de custos não cadastrado no sistema ou sua vigência não esteja válida na data do Lançamento.

26 26 2) Edição manual dos Lançamentos e suas Partidas Executar a pesquisa selecionando os campos desejados. Serão apresentados os dados de cabeçalho do Lançamento contábil: Número do Lançamento Tipo do Lançamento Data do Lançamento Código da Matriz Nome da Matriz Depois de selecionados os filtros clicar no botão Pesquisar. No Grid serão exibidos os registros com as informações solicitadas.

27 27 Observação: utilizar o maior número possível de dados para pesquisa desta tela, pois poderá ocasionar lentidão em pesquisas sem filtros. Exemplo: pesquisa apenas pela Matriz com grande volume de lançamentos. Selecionar no grid o lançamento desejado e clicar no botão Editar.

28 28 Editar o Lançamento Serão habilitados os campos Data do Lançamento e Tipo de Lançamento. Observação: Não é permitida a inclusão de Lançamento que tenha a sua data compreendida em período fechado Não é permitida a inclusão de Lançamento que não tenha a vigência da Matriz válida na data do Lançamento Editar a Partida: Selecionar no grid a partida e a mesma será exibida nos campos da Partida. Alterar a partida conforme desejado e clicar no botão Editar que está na parte de baixo da tela. Clicar no botão Salvar que está no alto da tela. Observação: Se o valor da Partida alterada deixar os valores das Partidas a crédito diferente dos valores das Partidas a débito o valor do Lançamento será zerado automaticamente e não será possível gravar (salvar) o Lançamento.

29 29 Excluir uma Partida: Selecionar no grid a partida e a mesma será exibida nos campos da Partida Clicar no botão Excluir que está na parte de baixo da tela Observação: Se o valor referente à exclusão de uma partida não for compensado com a alteração de outra partida ou inclusão de nova partida para igualar os valores a débito e crédito do lançamento não será possível gravar (salvar) o Lançamento. 3) Exclusão manual dos Lançamentos Executar a pesquisa selecionando os campos desejados. Ao executar a pesquisa, serão apresentados os dados de cabeçalho do Lançamento contábil: Número do Lançamento

30 30 Tipo do Lançamento Data do Lançamento Código da Matriz Nome da Matriz Depois de selecionados os filtros clicar no botão Pesquisar. Observação: utilizar o maior número possível de dados para pesquisa desta tela, pois poderá ocasionar lentidão em pesquisas sem filtros. Exemplo: pesquisa apenas pela Matriz com grande volume de lançamentos. Selecionar no grid o lançamento desejado e clicar no botão Excluir. Também poderá clicar no botão Exibir detalhes do registro corrente e será aberta a tela de Lançamento. Clicar no botão Excluir Observação: Não será permitida a exclusão de Lançamento que tenha a sua data compreendida em período fechado.

31 31 Atenção: O recálculo dos saldos não será automático. Deve ser realizado através da tela Recálculo de saldo após o fechamento do período. 8. Cálculo automático de Saldos Desenvolvimento de tela para calcular automaticamente os saldos a partir dos lançamentos carregados para o período a ser processado. Para liberar o acesso a tela selecionar a transação Cálculo automático dos Saldos no caminho: Gerência >> Controle de Acesso >> Atividade X Transação. A tela de Calculo Automático de Saldos está disponível no menu: Configurar ECD Lançamentos Cálculo Automático de Saldos. Esta tela apresenta os processos realizados anteriormente que já estão finalizados, e os processos em execução. Para saber se o cálculo dos saldos foi executado com sucesso, verificar a coluna status.

32 32 Para excluir um processo da lista, selecioná-lo e clicar em. Para iniciar um cálculo de saldos, clicar em, e a seguinte tela abrirá: Selecionar a matriz que terá os saldos calculados, e o período desejado para recálculo. Após parametrizado, clicar em. Ao clicar em OK, o sistema levantará todos os lançamentos efetuados ou importados no período escolhido, para a matriz selecionada, e calculará automaticamente os saldos das contas que os compõem. Caso o período escolhido já tenha saldo calculado ou importado, a seguinte mensagem aparecerá:

33 33 Clicando em sim, os atuais saldos do período serão excluídos, e serão processados outros saldos a partir dos lançamentos do período. Clicando em não, o processo será abortado. Só serão calculados os saldos dos períodos que estiverem fechados contabilmente. Caso contrário a seguinte mensagem aparecerá: Para fechar o período, utilizar a tela de Fechamento de Período. O processamento dos saldos pode ser agendado. Para isso, acessar a opção e a seguinte tela irá abrir: Se o Tipo de Agendamento Executar Agora for selecionado, o processo iniciará imediatamente após clicar em OK. Se o Tipo de Agendamento Agendar for selecionado, o processo iniciará de acordo com a hora e data programada na opção Informações de Agendamento. O Tipo de Agendamento Condicional não está disponível neste momento.

34 34 9. Contas de Encerramento Desenvolvimento da tela "Contas de Encerramento para parametrizar as contas que comporão o processo de encerramento das contas de resultado e geração dos lançamentos de encerramento. Para liberar o acesso a tela selecionar a transação Contas de Encerramento no caminho: Gerência >> Controle de Acesso >> Atividade X Transação. Acessar a tela das Contas de Encerramento através do menu: Configurar ECD Plano de Contas Contas de Encerramento. A tela disponibiliza três opções de parametrização para o encerramento das contas de resultado: 1) Encerramento Direto

35 35 Matriz: Selecionar a Matriz desejada; Plano de Contas: Selecionar o Plano de Contas desejado; Origem dos Lançamentos de Encerramento: Serão exibidas as opções Pw.Sped Contábil e Importação via Interface. Periodicidade do Encerramento: Serão exibidas as opções Anual, Semestral, Trimestral e Mensal. Vigência Inicial e Vigência Final : Preencher com as vigências desejadas. Contas para o Encerramento: Indicar a opção Encerramento Direto. Conta Patrimonial: Selecionar as contas patrimoniais do Passivo e PL. 2) Encerramento Indireto 1 etapa Serão exibidos os campos do item 1 com o acréscimo do campo Conta Transitória de Resultado

36 36 3) Encerramento Indireto 2 etapas Serão exibidos os campos do item 1 com o acréscimo dos campos: Conta Transitória de Receitas Conta Transitória de Despesas Conta Transitória de Resultado

37 Lançamentos de Encerramentos Desenvolvimento da tela "Lançamentos de Encerramentos para realizar o encerramento das contas de resultado e gerar os Lançamentos de Encerramento automaticamente. Para liberar acesso a tela, selecionar a transação Contas de Encerramentos no caminho: Gerência Controle de Acesso Atividade X Transação. Acessar a tela dos Lançamentos de Encerramentos através do menu Configurar ECD Lançamento Contábil Lançamentos de Encerramentos e clicar no botão Nova Tarefa. Matriz: Preencher com a Matriz correspondente ao Lançamento de Encerramento. Serão listadas as matrizes que o usuário do sistema tiver acesso. Plano de Contas: Este campo disponibiliza uma lista com os Planos de Contas cadastrados no sistema e vinculados à Matriz selecionada. Vigência Inicial e Vigência Final: Será a mesma vigência da parametrização usada na tela Contas de Encerramento

38 38 ATENÇÃO: Para realizar os lançamentos de encerramento é necessário parametrizar as contas que devem compor o processo de encerramento das contas de resultado através da tela Contas de Encerramento Acessar a tela das Contas de Encerramento através do menu Configurar ECD Plano de Contas Contas de Encerramento. IMPORTANTE: Antes de criar os Lançamentos de Encerramento os Saldos do Período devem ter sido calculados ou importados. Após a criação dos Lançamentos de Encerramento, o Saldo deve ser recalculado para que os mesmo sejam incorporados ao saldo final.

39 Contas Contábeis Desenvolvimento da tela de Manutenção das Contas Contábeis (inclusão, alteração e exclusão), possibilitando edições estruturais no plano de contas. Para liberar o acesso a tela selecionar a transação Contas Contábeis no caminho: Gerência >> Controle de Acesso >> Atividade X Transação. A tela Contas Contábeis está disponível no menu: Configurar ECD Plano de Contas Contas Contábeis. A tela permite a criação de uma nova conta contábil, que se subordinará a algum plano de contas. Os campos básicos são aqueles que não poderão ser editados depois que a conta for salva. Os campos alteráveis são aqueles que poderão ser editados a qualquer momento. Na criação de uma conta, é obrigatório preenchimento dos campos: plano de contas, código da conta, sintética/ analítica, descrição, nível e vigência inicial. Para visualização da conta dentro da estrutura, acessar a tela Plano de Contas.

40 40 Ao pesquisar uma conta e realizar um duplo clique, a tela de Contas Contábeis abrirá com os detalhes da conta preenchidos. Para editar, clicar em histórico da conta editada será gravado., e os campos alteráveis serão liberados para edição. O Ao clicar em excluir, o histórico também será gravado. 11. Plano de Contas Exclusão de Contas Desenvolvimento da tela Exclusão de Contas para possibilitar que uma Conta seja desassociada de um Plano de Contas para as matrizes que não utilizarão a mesma. Para liberar o acesso a tela selecionar a transação Exclusão de Contas no caminho: Gerência >> Controle de Acesso >> Atividade X Transação.

41 41 A tela de Exclusão de Contas está disponível no menu: Configurar ECD Plano de Contas Exclusão de Contas. Para visualização da estrutura, selecionar a matriz que não utilizará determinada conta, e o plano a que esta pertence. Após isso, clicar em.

42 42 As contas serão apresentadas em ordem estrutural. Ao clicar em, e depois, as contas que são subordinadas a conta apresentada serão exibidas em forma de cascata. Clicando duas vezes sobre a conta, a tela de Contas Contábeis aparecerá exibindo os detalhes desta.

43 43 Para que uma ou mais contas não façam parte da estrutura da matriz selecionada, basta checá-la na coluna. Clicando para retirar a marcação, a conta será desmarcada. Marcando esta opção, a conta não será mais apresentada nas demonstrações da matriz em questão. Para cancelar as alterações, clicar em. Para salvar, clicar em. 12. Registro J800 Desenvolvida a possibilidade de geração do arquivo magnético com o Registro J800 sem que o mesmo seja gerado através do Painel de Controle. Para a geração do arquivo, acessar o menu: Processar Gerar Escrituração Digital NOVO. Ao selecionar a opção Contábil, a tela de geração de arquivo irá abrir: Acessar a pasta Opções Avançadas e preencher o campo Destino do Arquivo com a opção Arquivo Texto.

44 44 Acessar a pasta Outros, localizar o arquivo rtf através do botão Procurar Arquivo e clicar em Importar Arquivo para que o mesmo seja carregado. Podem ser importados vários arquivos por escrituração gerada. Ao clicar em OK, o arquivo será gerado com o Registro J800.

45 Geração do Arquivo As demais Funcionalidades do PW.SATI-SPED Contábil estão detalhadas no Manual do Usuário disponível no portal de produto da Sonda Procwork, na página de Documentação e Direcionamento, clique em Manuais de Usuário ou acesse diretamente o link: orms/allitems.aspx?rootfolder=%2fdocs%2fdocumentacao%2fpwsatispedcontabil%2fmanuais%20de%20u surio%2fv%5f1%2e01&folderctid=&view=%7bedefbae5%2d34eb%2d4f46%2da184%2dd8a6db6cb CAC%7d

Bloco G - Registros 0500 e Janeiro/ 2011

Bloco G - Registros 0500 e Janeiro/ 2011 Bloco G - Registros 0500 e 0600 Janeiro/ 2011 2 Bloco G Plano de Contas e Centros de Custos A partir da referência Janeiro de 2011 será incluído ao layout do arquivo EFD o Bloco G (Controle de Crédito

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

GERENCIADOR DE SISTEMAS

GERENCIADOR DE SISTEMAS GERENCIADOR DE SISTEMAS AGENDAMENTO PARA IMPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS É possível parametrizar o agendamento para importação de notas fiscais de entrada, saída e conhecimento de transporte, para todas as

Leia mais

PRINCIPAIS CONFIGURAÇÕES DO CONTÁBIL

PRINCIPAIS CONFIGURAÇÕES DO CONTÁBIL PRINCIPAIS CONFIGURAÇÕES DO CONTÁBIL Nas páginas seguintes, você terá uma visão geral dos recursos disponíveis e das funções que o Contábil pode automatizar, facilitando o dia-a-dia da sua empresa. Criando

Leia mais

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC PERFIL COORDENADOR 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 5 3. ADMINISTRAÇÃO... 7 3.1 Cadastrar perfis...

Leia mais

* Procedimentos de definição DE-PARA DE CONTAS EMS5

* Procedimentos de definição DE-PARA DE CONTAS EMS5 * Procedimentos de definição DE-PARA DE CONTAS EMS5 O acesso ao programa é através do módulo da Contabilidade Fiscal, opção do menu Manutenção / Conta Contábil / Matriz Tradução Conta Externa ( prgint/utb/utb119aa.r

Leia mais

Lançamentos Protocolados

Lançamentos Protocolados Lançamentos Protocolados Procedimento para Utilizar os Lançamentos Protocolados Quando é gerado um protocolo de entrada com tipos de documentos parametrizados para gerar prélançamentos contábeis, estes

Leia mais

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas.

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas. Balancete Produto : TOTVS Gestão Patrimonial - 12.1.1 Processo : Relatórios Subprocesso : Balancete Data publicação da : 29/04/2015 O Balancete é um relatório contábil oficial exigido pela Legislação.

Leia mais

Liberação de Atualização 4.8

Liberação de Atualização 4.8 Liberação de Atualização 4.8 Cadastro de Centro de Custo Efetuada a migração do Cadastro de Centro de Custo, do Sage Finanças, para o novo layout da Plataforma Sage. Observação: por padrão do sistema,

Leia mais

1º No módulo de Gestão Contábil é possível acessar o relatório através do menu Relatórios Diário.

1º No módulo de Gestão Contábil é possível acessar o relatório através do menu Relatórios Diário. Relatório Diário Produto : TOTVS Gestão Contábil 12.1.1 Processo : Relatórios Subprocesso : Diário Data publicação da : 05/02/2014 Migração do relatório Diário para.net com base no relatório já existente

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES MÓDULO CONTABIL I

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES MÓDULO CONTABIL I MANUAL DE CONFIGURAÇÕES MÓDULO CONTABIL I SUMÁRIO COMO CADASTRAR UM PLANO DE CONTAS... 3 COMO CADASTRAR CENTROS DE CUSTO... 7 CADASTRO DE HISTÓRICOS PADRÕES... 9 COMO CADASTRAR LANÇAMENTOS PADRÕES... 12

Leia mais

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K.

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K. Sistema: ERP Futura Server e Futura EFD O que é o Bloco K: A substituição do Livro Registro do Controle da Produção pelo Bloco K do Sped Fiscal, vem ocorrendo de forma sucessiva. O ajuste Sinief 25/2016

Leia mais

SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Real e gerar a declaração?

SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Real e gerar a declaração? SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Real e gerar a declaração? 1 PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Na guia GERAL, opção INFORMATIVOS, clique em GERA

Leia mais

ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão Eleusmário Mariano Rabelo. Acesso ao Sistema

ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão Eleusmário Mariano Rabelo. Acesso ao Sistema ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão 2.0 2016 Eleusmário Mariano Rabelo O Alfa-Cont é um sistema contábil multi-usuário e multi-empresa para escritórios de contabilidade, contadores e empresas, com

Leia mais

Passo a Passo para o esocial

Passo a Passo para o esocial Passo a Passo para o esocial Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão 10.0A-15 atualização

Leia mais

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 VERSÃO 6.8.0 FINALIZAÇÃO: 27 JUL. 2017 PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 Prezado Cliente, Neste documento estão descritas todas as novidades da versão 6.8.0 do Autolac. Fique atento às últimas alterações do sistema.

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Menu Meu perfil... 3 1.1. Editar meu perfil... 3 1.2. Editar minha senha... 3 2. Usuários... 4 2.1. Cadastrar Usuário... 4

Leia mais

ITQ InForm Recebimentos

ITQ InForm Recebimentos 7 ITQ InForm Recebimentos Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012 http://www.itquality.com.br Sumário Introdução...2 O ITQ InForm Recebimentos...3 Características do Sistema...3 Antes de Instalar...3

Leia mais

Passo a Passo para o esocial

Passo a Passo para o esocial Passo a Passo para o esocial Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão 10.0A-15 atualização

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Passo a Passo para o esocial

Passo a Passo para o esocial Passo a Passo para o esocial Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão 10.0A-15 atualização

Leia mais

Guia de Consulta Rápida

Guia de Consulta Rápida Guia de Consulta Rápida Exportação de dados Modelo de Preenchimento Importar Planilha Modelo de Planilha de Importação Exportação de dados: Relatório Pessoa Planilha de Endereçamento: Na seção Mala Direta,

Leia mais

Importação de Extrato Eletrônico EEFI Operadora de Cartão de Crédito REDECARD

Importação de Extrato Eletrônico EEFI Operadora de Cartão de Crédito REDECARD Importação de Extrato Eletrônico EEFI Operadora de Cartão de Crédito REDECARD Introdução Quando o pagamento é efetuado via cartão de crédito ou débito, é gerado um título financeiro em nome da operadora

Leia mais

Integração com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Integração com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Integração com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Sumário 1. Apresentação... 3 1.1. O Moodle... 3 1.2. Objetivo da integração... 3 1.3. Recursos da integração... 3 2. plugins de integração no Moodle...

Leia mais

Passo a Passo para o esocial

Passo a Passo para o esocial Passo a Passo para o esocial Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão 10.0A-15 atualização

Leia mais

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management.

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management. Cliente Introdução Icon Este documento tem como objetivo apresentar as funcionalidades do módulo Automidia Service Management um aplicativo que permite a abertura e acompanhamento dos chamados abertos

Leia mais

Manual de configuração e Geração Escrituração Contábil Fiscal - ECF

Manual de configuração e Geração Escrituração Contábil Fiscal - ECF Manual de configuração e Geração Escrituração Contábil Fiscal - ECF 1 Configurações para ECF Atualização do sistema Office Antes de iniciar as configurações e gerar o arquivo é obrigatória a atualização

Leia mais

Passo a Passo para o esocial

Passo a Passo para o esocial Passo a Passo para o esocial Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão 10.0A-15 atualização

Leia mais

WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet

WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet NOTA: Procedimentos de utilização pela empresa cliente 1. Ao acessar a página do WebSIGOM, através do Internet Explorer, preencha o campo Login. 2.

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

SAÚDE CONNECT FATURAMENTO ODONTOLOGIA

SAÚDE CONNECT FATURAMENTO ODONTOLOGIA SAÚDE CONNECT 3.010 FATURAMENTO ODONTOLOGIA FATURAMENTO ODONTOLOGIA... 3 1. DIGITAR GUIAS... 3 1.1 GUIA DE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO... 4 1.2 CONSULTAR OU ALTERAR GUIA... 5 2. LOTE DE GUIAS... 7 2.1 ENVIAR

Leia mais

País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress /Oracle

País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress /Oracle Município de Nascimento para Pessoa Física Produto : Gestão de Planos (TOTVS11) / HVP - Venda de Planos / 12.1.5 Chamado : TRAIIE Data da publicação : 09/04/15 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress

Leia mais

Importação de Sped Contribuições

Importação de Sped Contribuições Importação de Sped Contribuições Para fazer a importação de Sped Contribuições Acesse: Menu utilitários, Importação, Importação padrão, Sped Pis e Confins Nesta opção do sistema, deverá ser informada a

Leia mais

SISTEMA GSAÚDE: GESTÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE

SISTEMA GSAÚDE: GESTÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE SISTEMA GSAÚDE: GESTÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE GESTÃO: ESPAÇO VIVER BEM DESENVOLVIMENTO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO UNIMED ITABIRA COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO ITABIRA 09/2017. Sumário 1. FLUXO DO SISTEMA GSAÚDE...

Leia mais

Relatório de Curva ABC

Relatório de Curva ABC Relatório de Curva ABC O cálculo de curva ABC demonstra quanto em percentual os produtos correspondem ao critério de análise de vendas escolhido pelo usuário, através deste relatório será possível consultar

Leia mais

Manual de utilização sistema Comtele SMS

Manual de utilização sistema Comtele SMS Manual de utilização sistema Comtele SMS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA SMS COMTELE Login... 3 Dashboard... 4 Envio instantâneo... 5 Requisições de envio instantâneo para contatos ou grupos.... 5 Agendamento

Leia mais

SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão)

SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão) SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão) Conteúdo: 1. Dados do responsável e contabilista 2. Emissão de balancete para conferência 3. Gerando arquivo ECD no sistema JOTEC 4. Utilizando o programa validador

Leia mais

AVISO. Copyright 2013 GVDASA Sistemas Todos os direitos reservados GVDASA Sistemas Changelog GVcontábil

AVISO. Copyright 2013 GVDASA Sistemas Todos os direitos reservados GVDASA Sistemas Changelog GVcontábil AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual da GVDASA Sistemas e toda a informação nele contida é confidencial. Nenhuma parte deste documento pode ser copiada, reproduzida, traduzida

Leia mais

SPED ECF - Como recuperar os arquivos ECD e ECF Ano anterior?

SPED ECF - Como recuperar os arquivos ECD e ECF Ano anterior? SPED ECF - Como recuperar os arquivos ECD e ECF Ano anterior? Conforme Manual do SPED ECF, Atualização Maio/2017, página 12, "Uma das inovações da ECF corresponde, para as empresas obrigadas a entrega

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS II MÓDULO DE INTEGRAÇÃO Revisão: 07 Versão: 7.9.109 JM Soft Informática Março, 2015 SUMÁRIO MÓDULO DE INTEGRAÇÃO... 5 1 MENU CADASTROS... 5

Leia mais

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML MANUAL DO USUÁRIO Horussoft Sistemas (14) 3264 3435 www.horussoft.com.br MENU: -Contas à pagar - Registro de Entrada de Mercadorias com

Leia mais

Livros: indicar qual o Livro que será extraído as informações:

Livros: indicar qual o Livro que será extraído as informações: LF0302 - EXTRATOR SPED CONTÁBIL Executar o programa de Extrator SPED Contábil (LF0302). Esse programa tem objetivo de buscar as informações necessárias para gerar o arquivo do SPED Contábil. O arquivo

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0.1 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 4 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 5 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 6 1.3ContingênciaOffline...8

Leia mais

Inventário Rotativo (Coletor de Dados)

Inventário Rotativo (Coletor de Dados) Inventário Rotativo (Coletor de Dados) Inventario Rotativo com coletor Conceito O conceito do inventário rotativo no WinThor, é atualizar as quantidades do estoque no sistema por filiais (estoque lógico)

Leia mais

VPRS Aplicativo Conversor Vida Manual do Usuário. Manual do Usuário

VPRS Aplicativo Conversor Vida Manual do Usuário. Manual do Usuário ÍNDICE Manter Apólice... 3 Incluir Apólice... 4 Alterar Apólice... 6 Excluir Apólice... 8 Consulta de Apólice... 10 Importar Layouts... 11 Exportar Layouts... 11 Importar arquivo de fatura... 12 Gerar

Leia mais

SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Presumido (Escrituração Contábil Comercial) e gerar a declaração?

SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Presumido (Escrituração Contábil Comercial) e gerar a declaração? SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Presumido (Escrituração Contábil Comercial) e gerar a declaração? 1 PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique na

Leia mais

ITQ InPrint Cobrança. Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012.

ITQ InPrint Cobrança. Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012. ITQ InPrint Cobrança Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012 http://www.itquality.com.br Sumário Introdução...2 Características do Sistema...3 Antes de Instalar...3 Instalando o Sistema...3 Acessando

Leia mais

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades Versão 8.3A-01 Versão Final da Apostila de Novidades Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

Manual de Versão Group Shopping

Manual de Versão Group Shopping Manual de Versão Group Shopping Belo Horizonte, 2018. Group Software. Todos os direitos reservados Sumário 1. Novidades... 3 1.1. Opção para gerar contas com vencimento em dia útil... 3 1.2. Parâmetro

Leia mais

Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade?

Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade? Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Assistência Estudantil Versão 1.10 Última revisão: 16/02/2018 2018 Versão: 1.10 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

INFORMATIVO NÚMERO 048 SETEMBRO DE Informativo Mensal. Página 1 de 14

INFORMATIVO NÚMERO 048 SETEMBRO DE Informativo Mensal. Página 1 de 14 NÚMERO 048 SETEMBRO DE 2015 INFORMATIVO Página 1 de 14 ÍNDICE 1.... 3 1.1 SPED ECF... 3 1.1.1 LALUR/LACS... 3 1.1.2 BLOCO K... 3 1.1.3 BLOCO M... 4 1.1.4 BLOCO N... 4 1.1.5 APURAÇÃO IRPJ/CSLL... 4 2. NOTAS

Leia mais

TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores

TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores O Diário de classe tem por objetivo auxiliar no acompanhamento das atividades do Novo Mais Educação na sua escola.

Leia mais

Conceito...4 Obrigatoriedade...5 Blocos...6 Registros...7 Funcionamento no ERP Solution...9 Consistências...21 Lançamento de Encerramento...

Conceito...4 Obrigatoriedade...5 Blocos...6 Registros...7 Funcionamento no ERP Solution...9 Consistências...21 Lançamento de Encerramento... Conceito...4 Obrigatoriedade...5 Blocos...6 Registros...7 Funcionamento no ERP Solution...9 Consistências...21 Lançamento de Encerramento...30 Informações Importantes... 32 Erros Comuns...33 O SPED Contábil

Leia mais

Notas MT Última Atualização : 20/10/2016

Notas MT Última Atualização : 20/10/2016 Notas MT-611-00007-14 Última Atualização : 20/10/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Consultar o relatório de notas e seus comentários; 2. Identificar o status da(s)

Leia mais

Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha?

Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha? Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre os

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

PW.SATI - PRÉ-REQUISITOS PARA ATENDIMENTO AO BLOCO G MÓDULO INTERFACE MÓDULO CIAP... 9

PW.SATI - PRÉ-REQUISITOS PARA ATENDIMENTO AO BLOCO G MÓDULO INTERFACE MÓDULO CIAP... 9 Pré-Requisitos para o Bloco G Setembro/2010 2 Índice: PW.SATI - PRÉ-REQUISITOS PARA ATENDIMENTO AO BLOCO G... 3 1. MÓDULO INTERFACE... 4 2. MÓDULO CIAP... 9 RELATORIO DE INCONSISTENCIAS DE FICHAS DUPLICIDADES...13

Leia mais

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação.

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

PLANO DE ENSINO EXPORTAÇÃO DE MATERIAIS DO EUREKA E IMPORTAÇÃO PARA O BLACKBOARD

PLANO DE ENSINO EXPORTAÇÃO DE MATERIAIS DO EUREKA E IMPORTAÇÃO PARA O BLACKBOARD PLANO DE ENSINO EXPORTAÇÃO DE MATERIAIS DO EUREKA E IMPORTAÇÃO PARA O BLACKBOARD Você sabia que é possível exportar alguns arquivos do Eureka para uma sala de disciplina no ambiente Blackboard? Neste tutorial,

Leia mais

Guia Operacional do Sistema IHS. Assembleia de grupos exclusivos on-line

Guia Operacional do Sistema IHS. Assembleia de grupos exclusivos on-line Internet Honda System Guia Operacional do Sistema IHS Assembleia de grupos exclusivos on-line Como acessar o módulo de assembleia no IHS Acesse o site do IHS: https://ihs.honda.com.br Faça o seu login

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor MT-43-4-00004-0 Última Atualização 27/10/2017 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Enviar Documento Fiscal Eletrônico IV. Enviar Documento Fiscal Não Eletrônico

Leia mais

Manual de utilização sistema Comtele SMS

Manual de utilização sistema Comtele SMS Manual de utilização sistema Comtele SMS Login... 3 Dashbord... 4 Envio instantâneo de mensagem SMS... 5 Requisições de envio instantâneo para contatos ou grupos... 5 Agendamento de envio... 7 Requisições

Leia mais

Manual de Uso Portal do Fornecedor Consulta Conta Corrente

Manual de Uso Portal do Fornecedor Consulta Conta Corrente Página de 7 Consultar as informações de conta corrente do fornecedor. Os lançamentos da movimentação atual e os lançamentos futuros. O conta corrente permite visualizar as movimentações financeiras do

Leia mais

PW.SATI - PRÉ-REQUISITOS PARA ATENDIMENTO AO BLOCO G MÓDULO INTERFACE MÓDULO CIAP... 9

PW.SATI - PRÉ-REQUISITOS PARA ATENDIMENTO AO BLOCO G MÓDULO INTERFACE MÓDULO CIAP... 9 Pré-Requisitos para o Bloco G Março/2010 2 Índice: PW.SATI - PRÉ-REQUISITOS PARA ATENDIMENTO AO BLOCO G... 3 1. MÓDULO INTERFACE... 4 2. MÓDULO CIAP... 9 RELATORIO DE INCONSISTENCIAS DE FICHAS DUPLICIDADES...13

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND

GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND 1 Índice Introdução... 3 Gerenciar CND... 4 Agendar CND...5 Relação de CND...6 Download...7 Publicar...7 Excluir...8 Visualizar...8 Inclusão Manual...8 Emissão Rápida...9

Leia mais

TUTORIAL GERAÇÃO DE ARQUIVO MAGNÉTICO CONTAS A PAGAR

TUTORIAL GERAÇÃO DE ARQUIVO MAGNÉTICO CONTAS A PAGAR Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar/Editar Dados de Integração Bancária (Rotina 1520)... 3 2.1 Criar Novo Registro de Banco... 3 2.2 Inserir, alterar e excluir Formas

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização Rescisão de Contrato Efetuadas diversas alterações no cálculo de rescisão de contrato e demais rotinas relacionadas, possibilitando um pré-cálculo dos valores para facilitar na

Leia mais

Ponto Secullum 4 - Escalas

Ponto Secullum 4 - Escalas Ponto Secullum 4 - Escalas No Ponto Secullum 4 é possível criar dois tipos de Escalas de Trabalho: Escalas Cíclicas Que é definida antes do funcionário iniciar o ciclo e não se altera no período.quando

Leia mais

Manual de Versão Group Shopping

Manual de Versão Group Shopping Manual de Versão Group Shopping Belo Horizonte, 2016. Group Software. Todos os direitos reservados Sumário 1. Novidades... 3 1.1. Geração de arquivo padrão para envio a SERASA... 3 1.2. Geração de boleto

Leia mais

Manual do usuário. Sistema de Gestão de Colégios (SGC Web) Aplicativo oficial do Colégio Santa Maria Minas - Módulo Professor. Versão 1.

Manual do usuário. Sistema de Gestão de Colégios (SGC Web) Aplicativo oficial do Colégio Santa Maria Minas - Módulo Professor. Versão 1. Manual do usuário Sistema de Gestão de Colégios (SGC Web) Aplicativo oficial do Colégio Santa Maria Minas - Módulo Professor Versão 1.0 Sistema de Gestão de Colégios (SGC Web) Melhorias - Cópia de avaliação

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial MANUAL DE OPERAÇÃO Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o professor poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página

Leia mais

Como configurar integração com separador Centro de custo sem rateio de lançamentos?

Como configurar integração com separador Centro de custo sem rateio de lançamentos? Como configurar integração com separador Centro de custo sem rateio de lançamentos? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas para integração com separador Centro

Leia mais

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND.

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. 1 LIBERAÇÃO DE USUÁRIOS DO ESCRITÓRIO: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO, opção CONTROLE, opção USUÁRIOS e clique em USUÁRIOS DO

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

TUTORIAL LALUR/LACS. RQ.GBC.001 v.1.2 Página 2 de 31. Todos os direitos reservados. PC Sistemas v Data: 15/05/2017

TUTORIAL LALUR/LACS. RQ.GBC.001 v.1.2 Página 2 de 31. Todos os direitos reservados. PC Sistemas v Data: 15/05/2017 Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Configurar e Plano de Contas... 3 3. Configurar e Encerrar Exercício... 5 4. Demonstrar Livros SPED ECF... 9 Apresentação Este tutorial apresentará

Leia mais

Passo a Passo para o EFD-Reinf

Passo a Passo para o EFD-Reinf Passo a Passo para o EFD-Reinf Como enviar as informações para o EFD-REINF*? * EFD-REINF Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações No módulo Domínio Escrita Fiscal, já estão disponíveis

Leia mais

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO...

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... ÍNDICE 1. OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... 2 1.1. ACESSANDO A APLICAÇÃO... 3 1.1.1. Instruções para Preenchimento dos campos... 7 1.1.2. Instruções para preenchimento dos campos... 10 2. RELAÇÃO TURMAS

Leia mais

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho 2014 Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 17/01/2014 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Modo de Emissão... 6 1.2.3 Execução... 6 1.3 Aba Retornos...

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Patrimônio 1

2013 GVDASA Sistemas Patrimônio 1 2013 GVDASA Sistemas Patrimônio 1 2013 GVDASA Sistemas Patrimônio 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Conciliação de Movimentos Contábeis

Conciliação de Movimentos Contábeis Conciliação de Movimentos Contábeis Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR 1 Sumário Introdução... 3 Funcionalidade... 3 Filtros... 3 Utilização... 4 Movimentos Conta Principal...

Leia mais

SINACOR MODULO DE GARANTIAS.

SINACOR MODULO DE GARANTIAS. SINACOR MODULO DE GARANTIAS. Classificação das Informações 6/6/2016 Confidencial [ ] Uso Interno [ X ] Uso Público ÍNDICE 1 Introdução... 3 2 Interface Visual... 4 3 LOGIN / Acesso... 5 4 Conceitos...

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Eletrônico CTE

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

Manual Escrituração Contábil Digital (ECD)

Manual Escrituração Contábil Digital (ECD) Manual Escrituração Contábil Digital (ECD) JUNHO/2013 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema ECD... 3 3. Gerar Arquivo... 5 3.1. Anexar Arquivo RTF... 7 3.2. Gerando Arquivo... 8 4. Signatários...

Leia mais

Manual Busca XML Contador

Manual Busca XML Contador BUSCA XML CONTADOR Manual Busca XML Contador O Busca XML Contador é uma ferramenta utilizada para gerenciar arquivos* recebidos por e- mail** através do Busca XML Cliente, onde possibilita a exportação

Leia mais

ITQ Inform Pagamentos. Manual do Usuário Atualizado em: Fevereiro /

ITQ Inform Pagamentos. Manual do Usuário Atualizado em: Fevereiro / ITQ Inform Pagamentos Manual do Usuário Atualizado em: Fevereiro / 2016 http://www.itquality.com.br Sumário Objetivo do documento...3 Introdução...3 Características do Sistema...3 Requisitos mínimos do

Leia mais

Fazer um calculo no produto Empresarial.

Fazer um calculo no produto Empresarial. Fazer um calculo no produto Empresarial. 1) Logar no Kit Médias Empresas Clicar no ícone Tókio Marine Empresarial, que abrirá a tela de login, veja abaixo. Caso seja o primeiro acesso é obrigatório digitar

Leia mais

Inclusão Boleto Sicoob Secovicred MG (Net Suprema)

Inclusão Boleto Sicoob Secovicred MG (Net Suprema) Inclusão Boleto Sicoob Secovicred MG (Net Suprema) Essa funcionalidade o usuário poderá realizar a emissão de boletos pelo próprio site da cooperativa, para tanto, deverá preencher os campos a seguir:

Leia mais

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e...

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e... Tutorial NFS-e Sumário 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e... 2 2 Configuração de Conta Corrente... 3 3 - Gerar NFS-e... 4 4 Enviar lote para prefeitura... 6 4.1 Gerar arquivo de retorno...

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DE MDF-e VERSÃO 3.0

MANUAL DE EMISSÃO DE MDF-e VERSÃO 3.0 MANUAL DE EMISSÃO DE MDF-e VERSÃO 3.0 DON CORPORATE ERP EMISSÃO DE MDF-e VERSÃO 3.0 A partir do dia 05/06/2017 (Segunda-feira) a versão 1.0 do MDF-e será DESATIVADA pela SEFAZ. Será NECESSÁRIO alterar

Leia mais