Sentidos da divisão e algoritmos da divisão de números representados sob a forma de fracção

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sentidos da divisão e algoritmos da divisão de números representados sob a forma de fracção"

Transcrição

1 Sentidos da divisão e algoritmos da divisão de números representados sob a forma de fracção Nos primeiros anos de escolaridade, a divisão de números representados sob a forma de fracção é, muito frequentemente, considerado um dos tópicos matemáticos menos compreendido e mais mecanizado. Porquê multiplicar o dividendo pelo inverso do divisor? Como referem van de Walle e Lovin (2006), trata-se de uma das mais misteriosas regras da Matemática elementar (p. 9). Um dos grandes desafios que, neste âmbito, se coloca é que tarefas propor aos alunos que os ajudem, simultaneamente, a interpretar adequadamente situações que envolvam a divisão de números representados sob a forma de fracção e a encontrarem sentido nos procedimentos algorítmicos para dividir estes números. Tipicamente, os problemas de divisão, quer se trate de números inteiros, ou não, enquadram-se em duas categorias: as associadas a situações de medida e as relativas a situações de partilha. Na sala de aula, é importante que os alunos resolvam tarefas diversificadas de modo a serem confrontados com ambos os sentidos da divisão. No que diz respeito à divisão de fracções, cada um destes sentidos relaciona-se com o que se irá designar por algoritmo do denominador comum e algoritmo inverter e multiplicar (Gregg & Gregg, 2007). Divisão como medida Exemplos: 1. Na turma da Maria há 2 alunos e a professora pretende fazer grupos de alunos cada. Quantos grupos pode fazer? 2. A Ana está a preparar uma festa de aniversário e comprou 6 copos de gelado. Se quiser servir a cada convidado de copo de gelado, quantas pessoas pode servir? No primeiro exemplo, sabemos a dimensão de cada grupo ( alunos) e o que pretendemos saber é quantos grupos podemos fazer com 2 alunos, ou seja com a quantidade representada pelo dividendo. No fundo, trata-se de perguntar quantos cabem em 2?. Estamos a medir 2 usando como unidade de medida. O quociente (7) indica-nos o número de subconjuntos formados. Algoritmos da divisão de fracções (p. 1 de 7)

2 No segundo exemplo, a situação é análoga. Há 6 copos de gelado no total e damos de copo a cada pessoa. A questão é quantas vezes é que cabe em 6. Podemos usar um esquema em que a figura que representa cada copo (neste caso um rectângulo) é dividida em quatro quartos. No total temos 2 quartos e como cada convidado come quartos, os 2 darão para pessoas. Ou seja, 2 : = o que é equivalente a 6: =. A situação complica-se um pouco quando o quociente não é um número inteiro. Suponhamos a tarefa: O João está a cimentar um pátio. Preparou o cimento e quando o foi transportar para o pátio reparou que tinha baldes e 1. Sabe que para cada secção do pátio precisa de 2 de um balde de cimento. Decidiu que usaria todo o cimento e que se não conseguisse cimentar secções inteiras, colocaria cimento só numa parte de secção. Quantas secções do pátio pode cimentar o João? Temos que analisar quantos 2 (quantidade para cimentar uma secção) há em 1 (o cimento existente). Podemos recorrer, por exemplo, a uma tabela. Secções do pátio cimentadas Quantidade de cimento (2 baldes) 6 ( baldes) Algoritmos da divisão de fracções (p. 2 de 7)

3 Até aqui sabemos que com baldes podem cimentar-se 6 secções. A questão agora é saber que parte de secção ainda podemos cimentar com 1. Podemos prolongar a tabela. Secções do pátio cimentadas Quantidade de cimento (2 baldes) 6 ( baldes) : : 6 1 balde : balde : (ou ) 1 Portanto, com baldes e 1 podemos cimentar 6 secções e de uma secção. 1 : 2 = 6. Podemos, em, alternativa, recorrer ao método de transformar as duas fracções noutras com o mesmo denominador para facilitar a comparação. baldes e 1 é igual a baldes e vezes cabe em? ou ; 2 é igual a Também aqui há vários processos. Um é recorrendo a subtracções sucessivas: - = - = 5. Quantas Algoritmos da divisão de fracções (p. de 7)

4 5 - = = = = Em cabem 6 vezes (cimentam-se 6 secções) e sobram de um balde de cimento que não chega para cimentar totalmente uma secção do pátio pois, para isso, seriam necessários cimentar-se mais de um balde. que parte é de? São partes em, ou seja, podem de uma secção. E, assim, : = 6 Outra hipótese é pensar quantas vezes cabe em, pois como o número de partes em que a unidade está dividida é igual (o denominador), a resposta pode obter-se como se de números inteiros se tratasse: : = 6x+. Logo : = 6. Através de tarefas do tipo do exemplo 1 e cimentar um pátio, pode inferir-se o algoritmo do denominador comum : Para dividir dois números representados por fracções, primeiro transformamos as fracções noutras equivalentes com o mesmo denominador e, em seguida, dividimos os numeradores. Divisão como partilha Exemplos: 1. Na turma da Maria há 2 alunos e a professora pretende organizá-los em 7 grupos. Quantos elementos terá cada grupo? 2. A Ana está a preparar uma festa de aniversário e comprou 6 copos de gelado. Os convidados são e a Ana quer repartir equitativamente o gelado por todos. Que quantidade de quantidade de gelado deve dar a cada um? No primeiro exemplo, sabemos quantos grupos existem e o que pretendemos saber é quantas pessoas terá cada um. Podemos pensar, por exemplo, em distribuir o total de alunos, um a um, pelos sete grupos até não sobrarem alunos. Na divisão como partilha, o Algoritmos da divisão de fracções (p. de 7)

5 divisor (7, no 1º exemplo) indica o número de subconjuntos a formar (partição em sete). O quociente () indica-nos o número de elementos que ficou em cada subconjunto. No segundo caso, a situação é semelhante. A Ana pode começar por distribuir, por exemplo, meio copo de gelado a cada pessoa e a seguir distribuir mais um quarto de copo (ver figura em que cada algarismo colocado sobre os rectângulos representa cada um dos convidados). Cada pessoa ficaria, assim, com de copo ou seja de copo de gelado. Outras tarefas que têm subjacente o sentido da divisão como partilha são, por exemplo: 1. A Inês tem 5 metros e 1 de metro de fita para fazer três laços para prendas de aniversário. Que quantidade de fita pode usar em cada laço se quiser usar a fita toda e mesma quantidade de fita em cada laço? 2. O Marco tem 1 hora e 1 para fazer os trabalhos de casa de quatro disciplinas. Se repartir o tempo equitativamente, quanto tempo pode dedicar a cada disciplina?. A Catarina está a forrar arcos com fitas para o sarau de ginástica. Às tantas reparou que tinha 7 metros e meio de fita. Começou a fazer uns cálculos e disse para a Fátima: só tenho fita para mais 2 arcos e 1 de arco. Que quantidade de fita usa a Catarina em cada arco?. jarras e 1 2 de limonada enchem 5 copos e 1 limonada leva cada jarra? de copo. Quantos copos de Todas as tarefas em que o sentido da divisão é a partilha colocam questões do tipo: Que quantidade para cada um (laço, arco,...)? Quanto para cada um (tempo)? Quantos copos Algoritmos da divisão de fracções (p. 5 de 7)

6 tem cada jarra? Quantos Km por hora?... Há que pensar em: Quanto é o todo? Quanto para cada coisa? No 1º caso o todo é 5 1 metros e há que fazer laços, logo cada laço levará um terço do todo. 5 1 : = 5 1 x 1. No 2º caso a situação é idêntica. O Marco terá de dedicar a cada disciplina 1 do tempo que dedica ao conjunto das. 1 1 : = 1 1 x 1 No terceiro exemplo o todo são metros de fita, ou seja, 2 de metros de fita. Esta fita permite forrar 2 arcos e 1 de arco, isto é 9 de arcos. Para determinar a quantidade de fita necessária para cada arco, podemos recorrer, por exemplo, a uma tabela. Fita (em metros) Arcos : 9 9 : 9 2 x ( 2 x 1 9 )x 1 x 2 x ( 1 9 x) 2 x metros: 2 1 arcos = 2 metros: 9 arcos 2 : 9 = 2 x 9 Cada arco leva x 2x9 metros ou seja metros e 1 de metro. Algoritmos da divisão de fracções (p. 6 de 7)

7 No quarto exemplo, sabemos que jarras e 1 2 de limonada, ou seja 7 meias jarras ( 7 2 ), permitem encher 5 copos e 1 de copo, isto é quartos de copos ( ). O que se pretende saber é que quantidade destes quartos de copos (o todo) é necessária para encher 1 jarra. Pode recorrer-se, de novo, a uma tabela. Copos Jarras ( quartos de copos) 7 ( jarras e meia) 2 x2 7 2 x 2 x2 7 ( x2) x 1 7 x x (2 x 1 7 ) 7 7 x : 7 2 = x 2 7 Cada jarra leva x2 x7 2 de copos de limonada, isto é, copos. Simplificando esta fracção, conclui-se que cada jarra contém copos ou um copo e meio. É a partir da resolução de tarefas que envolvam a partilha equitativa que poderá, mais plausivelmente, ajudar-se os alunos a inferir, no caso da divisão de números representados sob a forma de fracção, o algoritmo inverte e multiplica : para dividirmos dois números representados sob a forma de fracção multiplica-se o dividendo pelo inverso do divisor. Referências Ana Maria Boavida Fevereiro, 2011 Gregg, J. & Gregg, D. (2007). Measurement and fair-sharing models for dividing fractions. Mathematics Teaching in the Middle School (9), Van de Walle, J. & Lovin, L. (2006). Teaching Student-centered Mathematics: Grades 5-. Boston: Pearson. Algoritmos da divisão de fracções (p. 7 de 7)

Sequência da apresentação

Sequência da apresentação Sequência da apresentação Mal entendidos dos alunos relativos às frações. Os diferentes significados das frações. Diferentes tipos de unidade. Exemplos de tarefas para a reconstrução da unidade e exploração

Leia mais

Frações. Números Racionais. Conceito de Fração:

Frações. Números Racionais. Conceito de Fração: Frações Números Racionais Consideremos a operação 4 : 5 =? onde o dividendo não é múltiplo do divisor. Vemos que não é possível determinar o quociente dessa divisão no conjunto dos números naturais porque

Leia mais

A DIVISÃO. a b = c se e só se existe um inteiro c, único, tal que a = b c

A DIVISÃO. a b = c se e só se existe um inteiro c, único, tal que a = b c A DIVISÃO. Conceitos Dados a, b inteiros, com b 0 diz-se que a b = c se e só se existe um inteiro c, único, tal que a = b c Então, b divide a ou a é dividido por b. Ao número a chama-se dividendo; ao número

Leia mais

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES A Exemplos: 9 7 9 9 7 7 9 0 0 0 0 0 0 Denominadores iguais: Na adição e subtração de duas ou mais frações que têm denominadores iguais, conservamos o denominador comum e somamos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 5.º ANO 2015/16

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 5.º ANO 2015/16 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 5.º ANO 2015/16 Ficha 4 Números naturais (revisão) NOME Turma Data 1. Considere os números 15, 25 e 30. a) Determine os divisores de 15, 25 e 30. b) A

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO Domínios Subdomínios Objetivos Descritores/ Metas de Aprendizagem ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS Tratamento dados de Representar e interpretar dados e situações

Leia mais

Roteiro da aula. MA091 Matemática básica. Simplificação por divisões sucessivas. Divisores. Aula 4 Divisores e múltiplos. MDC. Operações com frações

Roteiro da aula. MA091 Matemática básica. Simplificação por divisões sucessivas. Divisores. Aula 4 Divisores e múltiplos. MDC. Operações com frações Roteiro da aula MA091 Matemática básica Aula Divisores e múltiplos. MDC. Operações com frações 1 Francisco A. M. Gomes UNICAMP - IMECC Março de 016 Francisco A. M. Gomes (UNICAMP - IMECC) MA091 Matemática

Leia mais

Matriz Curricular 1º Ciclo 4.ºAno / 2016 Ano de Escolaridade: 4.º Ano Matemática

Matriz Curricular 1º Ciclo 4.ºAno / 2016 Ano de Escolaridade: 4.º Ano Matemática Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 4.º Ano Matemática Nº total de dias letivos 164 dias Nº de dias letivos - 1.º período - 64 dias - 2.º período - 52 dias - 3.º período - 48 dias Nº Total de

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE FELGUEIRAS Matemática para a Vida EFA Nível B3 ACTIVIDADE Nº I. Multiplicar e dividir por 10, 100, 1000,

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE FELGUEIRAS Matemática para a Vida EFA Nível B3 ACTIVIDADE Nº I. Multiplicar e dividir por 10, 100, 1000, ACTIVIDADE Nº I Nome do Formando: Data: / / Multiplicar e dividir por 10, 100, 1000, Para multiplicar um número por 10, 100, 1000, Se o número for inteiro, acrescenta-se à direita um, dois, três, zeros;

Leia mais

- Plano Anual 4º Ano de Escolaridade -

- Plano Anual 4º Ano de Escolaridade - Números e Operações TEM A - Plano Anual 4º Ano de Escolaridade - Matemática Domínios de Referência Contar 1.Reconhecer que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente introduzindo regras de construção

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA ANO LETIVO 0/06 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO º CICLO.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA Números e Operações Números naturais Contar Reconhece, sem falhas, que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente introduzindo

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2016.2 NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

A divisão também é usada para se saber quantas vezes uma quantidade cabe em outra.

A divisão também é usada para se saber quantas vezes uma quantidade cabe em outra. DIVISÃO É o contrário da multiplicação. Ou seja, tem o sentido de dividir, repartir ou distribuir. Quando dividimos um número pelo outro, estamos diminuindo seu tamanho, distribuindo de maneira igual à

Leia mais

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan.

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan. Matemática Operações Básicas Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: + 4 = 7, em que os números e 4 são as

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS. operações

NÚMEROS RACIONAIS. operações UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.2 NÚMEROS RACIONAIS operações Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 4.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 4.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 4.ºano MATEMÁTICA 4.º ANO DE ESCOLARIDADE Domínio/ Subdomínio Números Naturais Operações com números naturais Números racionais não negativos Metas a atingir Contar

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 4.º ANO DE ESCOLARIDADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 4.º ANO DE ESCOLARIDADE Domínio/ NO4/ Números naturais NO4/ Números racionais não negativos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 4.º ANO DE ESCOLARIDADE - 2016-2017 1. Contar 1. Reconhecer

Leia mais

Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração.

Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração. Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração. numerador 1 6 traço de fração ( : ) denominador Uma fração envolve a seguinte

Leia mais

ATIVIDADES ENVOLVENDO DIVISÃO. Prof: Aline Moreira. Aluno:

ATIVIDADES ENVOLVENDO DIVISÃO. Prof: Aline Moreira. Aluno: ATIVIDADES DIVISÃO ENVOLVENDO Prof: Aline Moreira Aluno: 2013 Introdução Esta apostila foi elaborada ao longo da pesquisa A DIVISÃO POR ALUNOS SURDOS: ideias, representações e ferramentas matemáticas,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

ARITMÉTICA BINÁRIA. São duas as operações executadas pelo computador:

ARITMÉTICA BINÁRIA. São duas as operações executadas pelo computador: ARITMÉTICA BINÁRIA São duas as operações executadas pelo computador: - A adição - A comparação Todas as outras operações são executadas por meio de adições. Assim, para a subtracção, acha-se o complemento

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES PROJETO KALI - 20 MATEMÁTICA B AULA FRAÇÕES Uma ideia sobre as frações Frações são partes de um todo. Imagine que, em uma lanchonete, são vendidos pedaços de pizza. A pizza é cortada em seis pedaços, como

Leia mais

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA em Revista

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA em Revista EDUCAÇÃO MATEMÁTICA em Revista DIVISÃO DE FRAÇÕES: EXPLORANDO ALGORITMOS 1 RESUMO Este artigo fornece reflexões sobre a prática pedagógica comum do professor de Matemática que supervaloriza a memorização

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA Domínios Subdomínios / Conteúdos programáticos METAS

Leia mais

TENTA ESTIMA TENTA Ana Caseiro Escola Superior de Educação de Lisboa

TENTA ESTIMA TENTA Ana Caseiro Escola Superior de Educação de Lisboa Resumo TENTA ESTIMA TENTA Ana Caseiro Escola Superior de Educação de Lisboa anac@eselx.ipl.pt Tenta estima tenta é uma tarefa de investigação que tanto pode ser explorada por alunos do 1º ciclo, no contexto

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade Unidade de Ensino: OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS (adição e subtracção). Tempo Previsto: 3 semanas O reconhecimento do conjunto dos racionais positivos, das diferentes formas de representação

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES. Ano letivo

NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES. Ano letivo NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES Ano letivo 203-4 Fração é um número que exprime uma ou mais partes, em que foi dividida a unidade. Numerador 2 Denominador Termos da fracção é o numerador, representa o número

Leia mais

4 º Ano Matemática. METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho

4 º Ano Matemática. METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho Ao longo do ano Números e Operações 3. Resolver problemas 3.1. Resolver problemas de vários passos envolvendo as quatro operações. setembro/

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/ º Ano Matemática. METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/ º Ano Matemática. METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho Número e Operações - Números naturais 1. Contar 1.1. Reconhecer que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente introduzindo regras de

Leia mais

FRAÇÕES. O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro.

FRAÇÕES. O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. FRAÇÕES O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. Assim, por exemplo, se tivermos uma pizza inteira e a dividimos em quatro

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade Unidade de Ensino: NÚMEROS. ADIÇÃO E SUBTRACÇÃO. PERÍMETRO Tempo Previsto: 5 semanas C O M P E T Ê N C I AS E S P E C Í F I C A S : A compreensão das propriedades das operações e a aptidão para usá-las

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade Unidade de Ensino: Ângulos. Triângulos. COMPETÊNCIAS ESPECÌFICAS: Tempo Previsto: 3 semanas. A aptidão para realizar construções geométricas, nomeadamente, ângulos e triângulos, bem como para descrever

Leia mais

Prepara a Prova Final Matemática 4.º ano

Prepara a Prova Final Matemática 4.º ano Nem todos os números representam quantidades inteiras e existem, por isso, diferentes formas de representar as partes da unidade. Os números decimais e fracionários representam essas partes da unidade.

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade Unidade de Ensino: OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS (adição e subtracção). Tempo Previsto: 3 semanas O reconhecimento do conjunto dos racionais positivos, das diferentes formas de representação

Leia mais

1º Período MATEMÁTICA 4.º ANO. setembro. Domínios Conteúdos programáticos Objetivos/Descritores de desempenho

1º Período MATEMÁTICA 4.º ANO. setembro. Domínios Conteúdos programáticos Objetivos/Descritores de desempenho 1º Período setembro Números e Operações Dezenas e centenas de milhar. Resolução de problemas. Rever a matéria do ano anterior Reconhecer que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente introduzindo

Leia mais

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA AULA 1 Mínimo Múltiplo Comum Máximo Divisor Comum Profe. Kátia MMC - Mínimo Múltiplo Comum O mínimo múltiplo comum (MMC) corresponde ao menor número inteiro positivo, diferente

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: 1.º Ciclo DISCIPLINA: Matemática ANO DE ESCOLARIDADE: 4.º ANO LETIVO: 2017/2018 MANUAL: Projeto Desafios / Matemática 4.º ano Revisões Números e Operações

Leia mais

Disciplina: Nivelamento - Matemática. Aula: 08. Prof.: Wilson Francisco Julio. Duração: 20:11

Disciplina: Nivelamento - Matemática. Aula: 08. Prof.: Wilson Francisco Julio. Duração: 20:11 Disciplina: Nivelamento - Matemática Aula: 08 Prof.: Wilson Francisco Julio Duração: 20:11 Olá! Seja bem-vindo a mais uma aula de Nivelamento em Matemática! Hoje, vamos falar de multiplicação e divisão

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Contar até ao bilião (mil milhões).

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Contar até ao bilião (mil milhões). Números naturais Relações numéricas Operações com números naturais Adição Subtração Números naturais Múltiplos e divisores Operações com números naturais Multiplicação Regularidades Sequências ANO LETIVO

Leia mais

A BRINCAR COM FRAÇÕES TAMBÉM SE APRENDE

A BRINCAR COM FRAÇÕES TAMBÉM SE APRENDE A BRINCAR COM FRAÇÕES TAMBÉM SE APRENDE Dores Ferreira Agrupamento de escolas de Real Braga doresferreira@gmail.com Fábia Forte Escola E. B. 2, 3 Abel Varzim Barcelos fabia.giao@sapo.pt Paula Rebelo Escola

Leia mais

Os números decimais. Centenas Dezenas Unidades, Décimos Centésimos Milésimos. 2 Centenas 4 dezenas 0 unidades, 7 décimos 5 centésimos 1 milésimo

Os números decimais. Centenas Dezenas Unidades, Décimos Centésimos Milésimos. 2 Centenas 4 dezenas 0 unidades, 7 décimos 5 centésimos 1 milésimo Os números decimais Leitura e escrita de números decimais A fração 6/10 pode ser escrita na forma 0,6, em que 10 é a parte inteira e 6 é a parte decimal. Aqui observamos que este número decimal é menor

Leia mais

Matemática. Frações. Professor Dudan.

Matemática. Frações. Professor Dudan. Matemática Frações Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática FRAÇÕES Definição Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem

Leia mais

VOLTANDO AOS PORQUÊS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

VOLTANDO AOS PORQUÊS NAS AULAS DE MATEMÁTICA Práticas Pedagógicas em Matemática 1 Prof. Ilydio Sá 1 VOLTANDO AOS PORQUÊS NAS AULAS DE MATEMÁTICA Ilydio Pereira de Sá Em nossa prática pedagógica, em todos os níveis de escolaridade, quando os alunos

Leia mais

Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015

Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015 Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015 Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Números e Operações Números Naturais Extensão

Leia mais

A POTENCIAÇÃO EM Q 0. Aladin e a lamparina mágica

A POTENCIAÇÃO EM Q 0. Aladin e a lamparina mágica A POTENCIAÇÃO EM Q 0 Carlos Magalhães Costa Aladin e a lamparina mágica Para o 6º Ano de Escolaridade POTÊNCIAS: CÁLCULO, LEITURA E ESCRITA Aladin tinha um amigo secreto, um génio. Quando precisava dele

Leia mais

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016)

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) Escola EB João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 8 julho de 206)

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 3º Ano Metas / Objetivos Instrumentos de Domínios e

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 3º Ano Metas / Objetivos Instrumentos de Domínios e de Avaliação Números e Operações Números Sistema de decimal Adição e subtração Multiplicação Conhecer os numerais ordinais Contar até ao milhão Conhecer a romana Descodificar o sistema de decimal Adicionar

Leia mais

Conteúdos Ideias-Chave Objectivos específicos. múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro.

Conteúdos Ideias-Chave Objectivos específicos. múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro. Capítulo 1 Números Naturais Múltiplos e Divisores Se um número natural é múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro. Números primos e números compostos Decomposição de um número em factores primos

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan Matemática FRAÇÕES Definição Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus

Leia mais

Domínio: Geometria. CONSELHO de DOCENTES 1.º Ciclo Página 1

Domínio: Geometria. CONSELHO de DOCENTES 1.º Ciclo Página 1 Domínio: Geometria Subdomínio/Conteúdos Localização e orientação no espaço - Ângulo formado por duas direções; vértice de um ângulo; - Ângulos com a mesma amplitude; - A meia volta e o quarto de volta

Leia mais

Números naturais (mais operações)

Números naturais (mais operações) UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2019.1 Números naturais (mais operações) Prof. Adriano Vargas Freitas Multiplicação

Leia mais

TREINAMENTO MATEMÁTICA BÁSICA 1ª ETAPA

TREINAMENTO MATEMÁTICA BÁSICA 1ª ETAPA TREINAMENTO MATEMÁTICA BÁSICA 1ª ETAPA 1 Adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais e decimais Números Naturais Nos dias de hoje, em lugar das pedrinhas, utilizam-se, em todo o mundo,

Leia mais

AGENTE ADMINISTRATIVO FEDERAL

AGENTE ADMINISTRATIVO FEDERAL FRAÇÕES SÍNTESE TEÓRICA O que é uma fração? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. Assim, por exemplo, se tivermos uma pizza inteira e a

Leia mais

MATEMÁTICA ELEMENTAR MMC E MDC. Proª Joanny Fernandes

MATEMÁTICA ELEMENTAR MMC E MDC. Proª Joanny Fernandes MATEMÁTICA ELEMENTAR MMC E MDC Proª Joanny Fernandes Mínimo Múltiplo Comum - MMC Dados dois ou mais números naturais não nulos, denomina-se mínimo múltiplo comum (MMC) o menor dos seus múltiplos que é

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND). Pág.30 a 32. Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Pág. 33 a 35 Os números naturais. Pág. 36 e 37 Sistema de Numeração

Leia mais

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um FRAÇÕES Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria

Leia mais

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano Números e operações Números racionais não negativos Noção e representação de número racional Comparação e ordenação de números racionais Operações com números racionais Valores aproximados Percentagens

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS NÚMEROS DECIMAIS

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS NÚMEROS DECIMAIS NÚMEROS DECIMAIS Em todo numero decimal: CONVENÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DECIMAL a parte inteira é separada da parte decimal por uma vírgula; um algarismo situado a direita de outro tem um valor significativo

Leia mais

AULA 8. Conteúdo: Equivalência de Frações. Objetivo: Compreender o significado e o processo de obtenção de frações equivalentes.

AULA 8. Conteúdo: Equivalência de Frações. Objetivo: Compreender o significado e o processo de obtenção de frações equivalentes. AULA 8 Conteúdo: Equivalência de Frações. Objetivo: Compreender o significado e o processo de obtenção de frações equivalentes. 8.1 Tarefa 1: Problema Gerador Na terça-feira, a turma dividiu um bolo pequeno

Leia mais

, dos seus. Aula 7. Conteúdo: Comparação de Fração Objetivo: Compreender e comparar frações com denominadores iguais e com denominadores diferentes.

, dos seus. Aula 7. Conteúdo: Comparação de Fração Objetivo: Compreender e comparar frações com denominadores iguais e com denominadores diferentes. Aula 7 Conteúdo: Comparação de Fração Objetivo: Compreender e comparar frações com denominadores iguais e com denominadores diferentes. Frações com denominadores iguais 7.1 Tarefa 1: Problema gerador Em

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Matemática Trimestre: 1º Números Naturais: - Sistema de numeração - Adição e subtração - Multiplicação e divisão - Traduzir em palavras números representados por algarismos

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: 1.º Ciclo DISCIPLINA: Matemática ANO DE ESCOLARIDADE: 4.º ANO LETIVO: 2018/2019 MANUAL: Projeto Desafios / Matemática 4.º ano avaliação A avaliação dos alunos

Leia mais

Multiplicação e divisão: dos números inteiros aos números racionais

Multiplicação e divisão: dos números inteiros aos números racionais Multiplicação e divisão: dos números inteiros aos números racionais Os alunos de nível de escolaridade médio devem ampliar a sua compreensão das operações com números para fracções, decimais, inteiros

Leia mais

Representação: 2 5. Resposta: Cada pessoa receberá R$ 6,25 (seis reais e vinte e cinco centavos)

Representação: 2 5. Resposta: Cada pessoa receberá R$ 6,25 (seis reais e vinte e cinco centavos) MATEMÁTICA FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS Fração quer dizer pedaços do mesmo tamanho. Você tem um chocolate dividido em 5 partes iguais. Dessas 5 partes você comeu 2. A fração que representa essa situação

Leia mais

Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / Determina a moda, a média, a mediana e os quartis da referida distribuição.

Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / Determina a moda, a média, a mediana e os quartis da referida distribuição. Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / 2011 1. Num inquérito realizado numa escola a quarenta alunos escolhidos ao acaso sobre o número do respectivo calçado registaram-se os seguintes resultados:

Leia mais

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At.

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At. Escola: Nome do Aluno: Professor Regente: Tempo de Permanência no Programa: Disciplina: Matemática Turma: Data Nasc.: / / Professor da Sala de Apoio: Entrada / / Saída / / DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO

Leia mais

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA AULA 2 Frações Profe. Kátia FRAÇÕES Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Partes de um inteiro. Todo objeto original

Leia mais

Ideias associadas à aprendizagem dos números racionais PROF. RANILDO LOPES

Ideias associadas à aprendizagem dos números racionais PROF. RANILDO LOPES Ideias associadas à aprendizagem dos números racionais PROF. RANILDO LOPES REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS FRACCIONÁRIOS REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS FRACCIONÁRIOS REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS

Leia mais

Canguru Matemático sem fronteiras 2008

Canguru Matemático sem fronteiras 2008 Destinatários: alunos do 12º ano de Escolaridade Duração: 1h30min Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 30 pontos. Por cada questão errada, és penalizado

Leia mais

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS Multiplicação com números decimais Há duas maneiras de efetuarmos a multiplicação envolvendo números decimais: multiplicação de número natural por decimal e multiplicação

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano 4º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Matemática Turmas: 4º ano Professores: todos os docentes do 4º

Leia mais

Problema 1. Kit da Divisão R.:

Problema 1. Kit da Divisão R.: Problema 1 Para o aniversário do Rui a mãe preparou saquinhos com gomas para os amigos. A mãe comprou 60 gomas. Quantas gomas irá colocar em cada saco de cada um dos 5 amigos divisor 25 Página 2 : 4 =

Leia mais

ADIÇÃO mesma natureza homogêneas Como fazer Exemplo heterogêneas Como fazer Exemplo

ADIÇÃO mesma natureza homogêneas Como fazer Exemplo heterogêneas Como fazer Exemplo ADIÇÃO É a operação que tem por fim determinar uma fração que contenha todas as unidades e partes de unidades de várias parcelas de mesma natureza. Entende-se por mesma natureza as frações que exprimem

Leia mais

4. Números Racionais (continuação)

4. Números Racionais (continuação) 4. Números Racionais (continuação) Quando falamos em números, com as pessoas comuns, estamos nos referindo a uma classe bem especial de números racionais (Q) os chamados números decimais. Números Decimais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino Básico 1.º Ciclo Matemática 3.º Ano Domínios Subdomínios Conteúdos Programáticos Nº Tempos previstos (Horas) 1º Período Geometria Medida naturais Adição e subtração Ler e interpretar

Leia mais

D 7 C 4 U 5. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1. Professor Me. Álvaro Emílio Leite. Valor posicional dos números. milésimos décimos.

D 7 C 4 U 5. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1. Professor Me. Álvaro Emílio Leite. Valor posicional dos números. milésimos décimos. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1 Professor Me. Álvaro Emílio Leite O que é um algarismo? É um símbolo que utilizamos para formar e representar os números. Exemplo: Os algarismos que compõem o

Leia mais

Matemática - 4º ano. Números racionais não negativos. Tarefa : O passeio da turma da Rita

Matemática - 4º ano. Números racionais não negativos. Tarefa : O passeio da turma da Rita Números racionais não negativos Tarefa : O passeio da turma da Rita No final do ano, a turma da Rita foi passear à Serra da Arrábida. 1. A Rita e quatro dos seus amigos decidiram partilhar igualmente entre

Leia mais

(PROVA DE MATEMÁTICA DO CONCURSO DE ADMISSÃO À 5ª SÉRIE CMB ANO 2006 / 07) MÚLTIPLA-ESCOLHA. (Marque com um X a única alternativa certa)

(PROVA DE MATEMÁTICA DO CONCURSO DE ADMISSÃO À 5ª SÉRIE CMB ANO 2006 / 07) MÚLTIPLA-ESCOLHA. (Marque com um X a única alternativa certa) MÚLTIPLA-ESCOLHA (Marque com um X a única alternativa certa) Item 01. Sabendo-se que = mdc(8,7) de ( - A) B. ) zero ) 1 ) 56 ) 62 ) 63 A e B = mmc (9,7) Item 02. Determine o valor da expressão 1 + 2 +

Leia mais

O algoritmo dos doces

O algoritmo dos doces Vária O algoritmo dos doces Hugo Pereira de Almeida FCUL, Universidade de Lisboa hugo79@sapo.pt Resumo: Este artigo apresenta uma interpretação lúdica do algoritmo de Euclides, bastante adequada para trabalhar

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: 1.º Ciclo DISCIPLINA: Matemática CURSO: Ensino Básico ANO: 3º ANO LETIVO: 2017/2018 MANUAL: A Grande Aventura Unidade Didática/Domínio Geometria e Medida

Leia mais

Encontro 13: MDC e MMC - Fatoração simultânea e resolução de exercícios.

Encontro 13: MDC e MMC - Fatoração simultânea e resolução de exercícios. Encontro 13: MDC e MMC - Fatoração simultânea e resolução de exercícios. Método da Fatoração Simultânea Primeiro escrevemos os números lado a lado, separados por vírgula. Colocamos uma reta vertical separando

Leia mais

À Conquista das Aprendizagens: alguns exemplos de adequações

À Conquista das Aprendizagens: alguns exemplos de adequações À Conquista das Aprendizagens: alguns exemplos de adequações Nelson Santos XIII Ciclos de Sábados Beja, 9 de abril de 2016 O sucesso da educação inclusiva reside nas formas de gestão do currículo. Requer

Leia mais

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MÓDULO 3 Números Racionais e Operações com Frações 1.INTRODUÇÃO Quando dividimos um objeto em partes iguais, uma dessas partes ou a reunião de várias delas

Leia mais

AUTOR: PROF. PEDRO A. SILVA lê-se: 2 inteiros e cinco sextos. Exs.:, 2 3 Fração aparente É aquela cujo numerador é múltiplo do denominador.

AUTOR: PROF. PEDRO A. SILVA lê-se: 2 inteiros e cinco sextos. Exs.:, 2 3 Fração aparente É aquela cujo numerador é múltiplo do denominador. I - NÚMEROS RACIONAIS lê-se: inteiros e cinco sextos. a Dois números a e b ( b 0 ), quando escritos na forma b representam uma fração, onde : b (denominador) e a (numerador). O numerador e o denominador

Leia mais

3. Números Racionais

3. Números Racionais . Números Racionais O conjunto dos números racionais, representado por Q, é o conjunto dos números formado por todos os quocientes de números inteiros (mas não pode dividir por zero). O uso do símbolo

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E M A T E M Á T I C A

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E M A T E M Á T I C A Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E M A T E M Á T I C A ANO LETIVO 2016/2017 1º Período Domínios Subdomínios / Conteúdos Números e Operações Números naturais

Leia mais

Revisão de Frações. 7º ano Professor: André

Revisão de Frações. 7º ano Professor: André Revisão de Frações 7º ano Professor: André FRAÇÃO COMO PARTE DE UMA FIGURA OU OBJETO. O CÍRCULO ACIMA QUE ESTAVA INTEIRO FOI DIVIDIDO EM QUATRO PARTES IGUAIS. CADA UMA DESTAS PARTES REPRESENTA UM PEDAÇO

Leia mais

Fração. Parte ou pedaço de um inteiro.

Fração. Parte ou pedaço de um inteiro. Fração Parte ou pedaço de um inteiro. Exemplos do Uso da Fração no Dia-a-Dia Ao dividir uma pizza; Exemplos do Uso da Fração no Ao dividir um bolo; Dia-a-Dia Milhões Exemplos do Uso da Fração no Dia-a-Dia

Leia mais

Notas sobre primitivas

Notas sobre primitivas Análise Matemática I - Engenharia Topográ ca - 9/- Notas sobre primitivas Notas sobre primitivas Seja f uma função real de variável real de nida num intervalo real I: Chama-se primitiva de f no intervalo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5.º ANO ANO LECTIVO 2008/2009 1.º PERÍODO Avaliação diagnóstica. Poliedros

Leia mais

NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA

NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA 1 Sumário Aula 1... 5 Números primos... 5 Fatoração de um número... 5 Método da tabela... 6 Mínimo múltiplo comum... 6 Máximo divisor comum... 7 Lista de exercícios... 8 Aula

Leia mais

MATEMÁTICA. Aula 4. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1

MATEMÁTICA. Aula 4. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1 MATEMÁTICA Aula 4 Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Divisibilidade Critérios de divisibilidade São critérios que nos permite verificar se um precisarmos efetuar grandes divisões. número é divisível

Leia mais

DICAS PARA CÁLCULOS MAIS RÁPIDOS ARTIGO 04

DICAS PARA CÁLCULOS MAIS RÁPIDOS ARTIGO 04 DICAS PARA CÁLCULOS MAIS RÁPIDOS ARTIGO 0 Este é o º artigo da série de dicas para facilitar / agilizar os cálculos matemáticos envolvidos em questões de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira

Leia mais

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se efetuar a divisão. Essas regras são chamadas de critérios

Leia mais

Deixando de odiar Matemática Parte 4

Deixando de odiar Matemática Parte 4 Deixando de odiar Matemática Parte 4 Fatoração 2 Quantidade de divisores de um número natural 3 Mínimo Múltiplo Comum 5 Simplificação de Frações 7 Máximo Divisor Comum 8 Método da Fatoração Simultânea

Leia mais

CONHECIMENTOS CAPACIDADES OBJETIVOS / METAS CURRICULARES

CONHECIMENTOS CAPACIDADES OBJETIVOS / METAS CURRICULARES Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) AGRU P A M E N T O DE No caso específico

Leia mais

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro?

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o perímetro de um círculo com 18 cm de raio? (considera

Leia mais

1. Pega na tua folha rectangular, dobra-a e corta-a de modo a obteres metade desse rectângulo.

1. Pega na tua folha rectangular, dobra-a e corta-a de modo a obteres metade desse rectângulo. FRACÇÕES E DECIMAIS I 1. Pega na tua folha rectangular, dobra-a e corta-a de modo a obteres metade desse rectângulo. (a) Regista o que obtiveste. (b) Constrói de novo o rectângulo inicial. (c) Pega noutra

Leia mais