Sequência da apresentação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sequência da apresentação"

Transcrição

1

2 Sequência da apresentação Mal entendidos dos alunos relativos às frações. Os diferentes significados das frações. Diferentes tipos de unidade. Exemplos de tarefas para a reconstrução da unidade e exploração dos diferentes significados da fração. A multiplicação e divisão: Mal entendidos, significados e tarefas.

3 Mal entendidos dos alunos Relativos às frações: 1/3 < ¼, porque 4 é maior que 3. ½ = 1,2. Na adição de números representados por frações os alunos adicionam numeradores e denominadores, precisamente porque generalizam os algoritmos das operações com números inteiros. Alguns destes erros revelam que o sistema de numeração decimal não está entendido e que as representações estão desligadas das quantidades a que dizem respeito. Estas situações enraízam no facto dos alunos serem submetidos a um ensino essencialmente mecanicista baseado em símbolos como realidades próprias, sem terem ainda desenvolvido imagens e modelos que os sustentem.

4 Diferentes significados das frações Uma fração é uma representação versátil e muito rica, porque permite expressar diferentes relações. Por exemplo: A fração 3/5 pode ser interpretada como: 3/5 de um bolo; A razão entre o número de rapazes (3) e de raparigas (5) existentes numa sala de aula; O quociente resultante de se dividir 3 chocolates iguais por cinco pessoas.

5 Quociente entre dois números inteiros Surge em situações de partilha equitativa: O numerador representa o número de algo a ser partilhado e o denominador o número de recetores dessa partilha; É pois uma relação entre duas quantidades, mas que também tem o significado de uma quantidade, que é a quantidade com que cada um dos recetores ficou.

6 Quociente entre dois números inteiros Por exemplo: "três chocolates a dividir por cinco crianças representa a relação entre o número de chocolates e o número de crianças, mas também representa o resultado dessa divisão, ou seja, a fração de chocolate com que cada criança ficou. 3 5

7 Relação parte-todo Como uma unidade continua - três das cinco partes de uma folha de papel estão pintadas. Nestes casos a fração surge da comparação entre a parte e o todo, considerado este a unidade. 3 5 Como uma unidade discreta - três quintos dos cinco berlindes são cinzentos. 3 5

8 Operador partitivo multiplicativo Para obter um meio de dez caricas: O aluno terá de dividir as 10 caricas em dois grupos iguais para saber o número de caricas de um grupo.

9 Medida Nesta situação compara-se uma grandeza com outra tomada como unidade. Por exemplo: Para medir com a unidade AB o comprimento CD, há que dividir a unidade em partes tais, que um número inteiro dessas partes corresponda ao comprimento que se quer medir. A C D B 3 CD = AB 5

10 Diferentes tipos de unidades Uma das grandes dificuldadesinerentes ao estudo das frações prende-se com a questão da unidade tomada como o todo a ser fracionado: Metade de um quilo de laranjas não é o mesmo que metade de uma dúzia de ovos; ou Um terço de uma folha de papel A4 não é o mesmo que um terço de um folha de papel A5.

11 Diferentes tipos de unidades Por exemplo, relativamente à seguinte figura podemos considerar várias frações: 1 ¼ se cada grupo de 4 círculos é uma unidade. 5/8 se o conjunto das 8 círculos é a unidade. 5/3 se considerada a razão entre o número de círculos azuis e o número de círculos brancos. 2 ½ se cada 2 círculos é a unidade.

12 Diferentes tipos de unidades Podem considerar-se vários tipos de unidades: Discretas ou contínuas Simples ou compostas Uma dúzia de maçãs pode ser considerada uma unidade composta pois resulta de se agrupar um conjunto discreto de objetos, uma maça será uma unidade simples. Uma centena integra dez dezenasque por sua vez integra dez unidadessimples. A construção de uma unidade composta, como a centena, implica que a criança coordene diferentes tipos de unidades ao mesmo tempo.

13 Tarefas para a reconstrução da unidade Se duas bolas representam um quarto de uma coleção de bolas, quantas bolas tem a coleção? Se um retângulo representa a décima parte de uma tira de papel qual é o comprimento da tira completa?

14 Tarefas para os diferentes significados das frações Tarefa - Os chocolates O João trouxe para comer no intervalo três chocolates. Resolveu dividi-los com 4 colegas de forma justa: com o Diogo, a Rita, a Inês e o Pedro. Que quantidade de chocolate vai cada um receber? Para resolverem este problema podem usar palavras, desenhos, esquemas ou cálculos.

15 Tarefas para os diferentes significados das frações Planificar a exploração da tarefa Que ideias fundamentais do tópico números racionais não negativos podem surgir durante a exploração desta tarefa? Que vantagens pode trazer para o processo de ensinoaprendizagem este tipo de tarefas e a sua exploração em pequenos grupos? Que desafios adicionais para o professor traz este tipo de exploração? Será possível predefinir a exploração que irá surgir?

16 Produções dos alunos

17 Produções dos alunos

18 Tarefas para os diferentes significados das frações A partir das diferentes estratégias apresentadas que ideias fundamentais pode explorar? Que desafios adicionais traz para o professor este tipo de exploração em sala de aula? Quais as vantagens do confronto de várias resoluções? De vários modos de demonstrar o mesmo resultado? Como é que o professor pode organizar a apresentação e discussão no grupo turma?

19 Multiplicação e divisão de frações Mal entendidos mais frequentes: (os relativos ao efeito das operações sobre um par de números) Multiplicar aumenta sempre; Dividir diminui sempre; O dividendo tem de ser sempre maior que o divisor. Dados da investigação sugerem que estes mal entendidos estão associados ao facto de se trabalhar essencialmente um dos significados da multiplicação a multiplicação como adição sucessiva, e um dos significados da divisão a divisão como partilha.

20 Diferentes significados Isomorfismo de medidas proporção direta simples entre medidas de duas grandezas M1 e M2 (por exemplo, pessoas e objetos, bem e custos, tempo e distância), descrevendo um grande número de situações quer diárias, quer técnicas. Multiplicação Situações que envolvem uma relação quaternária de onde os alunos têm de extrair uma relação terciária. Adição sucessiva Relação multiplicativa

21 Multiplicação: Adição sucessiva A Maria foi à padaria comprar pão. Cada pão pesava 3/4 kg. Quantos quilos de pão trouxe a Maria sabendo que comprou 4 pães?

22 Multiplicação: Relação multiplicativa A Maria está a bordar um quadro. Durante as férias bordou metade do quadro. Desde que começaram as aulas bordou ¼ do que faltava bordar. Que parte do quadro bordou a Maria depois das férias?

23 Multiplicação: Relação multiplicativa A distância da casa da Sofia à escola é ½ da distância da casa do Tiago à escola. O Tiago mora a 2 ½ km da escola. Qual dos dois colegas mora mais próximo da escola. Justifica a tua resposta recorrendo à reta numérica para explicares o teu raciocínio

24 Diferentes significados Isomorfismo de medidas proporção direta simples entre medidas de duas grandezas M1 e M2 (por exemplo, pessoas e objetos, bem e custos, tempo e distância), descrevendo um grande número de situações quer diárias quer técnicas. Divisão: medida Situações cujo objetivo é determinar o número de grupos, sabendo a dimensão de cada grupo. O dividendo e o divisor são da mesma natureza.

25 Divisão: medida O pai do Tiago comprou 5 litros de azeite e quer guardá-lo em garrafas de meio litro. Quantas garrafas serão necessárias? I.: Mas, começaste por dividir e depois multiplicaste cinco por dois. Porquê? A.: Porque fiz o inverso! Multipliquei pelo inverso de 1/2! I.: Não percebi! Mas tens 5 litros a dividir por garrafas de 1/2 litro! A.: Pois! Mas, são precisas duas garrafas de meio litro para levar 1 litro, por isso, são cinco vezes duas!

26 Divisão: medida Um grupo de amigos costuma fazer uma caminhada no final da tarde. Se numa hora percorrem 3 ½ km, quanto tempo será necessário para percorrerem 1 ¾ km? A.: 1 hora igual a 3 ½ km e agora quero saber quanto tempo vai ser preciso para fazerem 1 ¾ km. ( ). Quantas vezes 3 ½ cabem em 1 ¾ para saber quanto tempo é necessário!

27 Diferentes significados Isomorfismo de medidas proporção direta simples entre medidas de duas grandezas M1 e M2 (por exemplo, pessoas e objetos, bem e custos, tempo e distância), descrevendo um grande número de situações quer diárias quer técnicas. Divisão: partilha Situações cujo objetivo é encontrar o valor unitário, ou seja, o valor que cabe a cada um dos elementos do divisor. O Dividendo e o divisor são de natureza diferente.

28 Divisão: partilha Numa caminhada que fez durante o fim-de-semana, a Sofia percorreu 1 ½ km em 1/4 de hora. Dado que manteve a mesma velocidade média, quantos quilómetros terá percorrido numa hora? A. : Se percorreu um quilómetro e meio num quarto de hora, numa hora vai percorrer mais! Um quarto é metade de metade, então é 4 vezes uma hora e meia, que é o mesmo que dividir [1 ½ ] por 1/4!

29 Divisão: partilha Se 4/5 de uma coleção de cromos fossem 48 cromos, quantos cromos teria a coleção completa?

30 Diferentes significados Produto de medidas composição cartesiana de dois espaços métricos, M1 e M2, para encontrar um terceiro espaço métrico, M3. Multiplicação Situações onde são dadas duas grandezas elementares e se pede o valor do produto dessas grandezas.

31 Multiplicação: produto de medidas Qual é a área de um retângulo que tem ¼ m de largura e 2/3 m de comprimento?

32 Diferentes significados Produto de medidas composição cartesiana de dois espaços métricos, M1 e M2, para encontrar um terceiro espaço métrico, M3. Divisão Situações onde se pretende encontrar o valor de uma grandeza elementar, dado o valor da grandeza de um produto e o valor de outra grandeza elementar. Medida em falta Fator em falta

33 Divisão: medida em falta Um retângulo tem ½ m 2 de área e ¾ m de comprimento. Calcula a sua largura?

34 Divisão: fator em falta Qual é o número que multiplicado por 3/4 é igual a 6?

35 Em suma Tarefas exploratórias que comtemplem os diferentes significados das frações e das operações com frações, em contextos significativos para os alunos, promovem a modelação e por conseguinte, aprendizagens significativas dos números racionais, bem como das suas operações, ou seja, o desenvolvimento do sentido de número e de operação.

Ideias associadas à aprendizagem dos números racionais PROF. RANILDO LOPES

Ideias associadas à aprendizagem dos números racionais PROF. RANILDO LOPES Ideias associadas à aprendizagem dos números racionais PROF. RANILDO LOPES REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS FRACCIONÁRIOS REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS FRACCIONÁRIOS REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS

Leia mais

LOS SIGNIFICADOS DE LOS NÚMEROS FRACCIONÁRIOS

LOS SIGNIFICADOS DE LOS NÚMEROS FRACCIONÁRIOS LOS SIGNIFICADOS DE LOS NÚMEROS FRACCIONÁRIOS Prof. Maria José Ferreira da Silva zeze@pucsp.br Porque as dificuldades no ensino? Porque as dificuldades na aprendizagem? GRANDEZAS Quantificar significa

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino Básico 1.º Ciclo Matemática 3.º Ano Domínios Subdomínios Conteúdos Programáticos Nº Tempos previstos (Horas) 1º Período Geometria Medida naturais Adição e subtração Ler e interpretar

Leia mais

Domínio: Geometria. CONSELHO de DOCENTES 1.º Ciclo Página 1

Domínio: Geometria. CONSELHO de DOCENTES 1.º Ciclo Página 1 Domínio: Geometria Subdomínio/Conteúdos Localização e orientação no espaço - Ângulo formado por duas direções; vértice de um ângulo; - Ângulos com a mesma amplitude; - A meia volta e o quarto de volta

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE Números e Operações ANUAL 164 dias letivos Números naturais Relações numéricas 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «centésimo». 2. Contar até um milhão 1.

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 2017 / ºAno

Planificação Anual de Matemática 2017 / ºAno Planificação Anual de Matemática 2017 / 2018 3ºAno NÚMEROS E Aulas Previstas: 1º período: 64 aulas 2º período: 55 aulas 3º período: 52 aulas DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES Números naturais Utilizar corretamente

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 2016 / ºAno

Planificação Anual de Matemática 2016 / ºAno Planificação Anual de Matemática 2016 / 2017 3ºAno NÚMEROS E Aulas Previstas: 1º período: 63 aulas 2º período: 63 aulas 3º período: 45 aulas DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES Números naturais Conhecer os numerais

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3º ANO Domínios Subdomínios Objetivos Descritores de Desempenho/ Metas de Aprendizagem NÚMEROS OPERAÇÕES E Números naturais Conhecer os números ordinais Contar até um milhão

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 MATEMÁTICA- 3ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 MATEMÁTICA- 3ºANO Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região do Algarve Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (Sede: Escola Secundária José Belchior Viegas) PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa Atual da Disciplina e Metas Curriculares 1º CICLO MATEMÁTICA 2º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

Matriz Curricular 1º Ciclo / 2016 Ano de Escolaridade: 3.º Ano Matemática

Matriz Curricular 1º Ciclo / 2016 Ano de Escolaridade: 3.º Ano Matemática Ano letivo 2015 / 16 Matriz Curricular 1º Ciclo Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 3.º Ano Matemática Nº total de dias letivos 164 dias Nº de dias letivos 1º período - 64 dias 2º período - 52

Leia mais

Geometria e Medida. Números e Operações. Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação. - Atenção.

Geometria e Medida. Números e Operações. Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação. - Atenção. Conselho de Docentes do 3º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Geometria e Medida Localização e orientação no espaço Coordenadas

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 3o ano

Roteiro de trabalho para o 3o ano Roteiro de trabalho para o 3o ano No volume do 3º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Os números e sua história

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 2º Ano Metas / Objetivos

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 2º Ano Metas / Objetivos de Avaliação Números e Operações Números Sistema de numeração decimal Adição e subtração Multiplicação Conhecer os numerais ordinais Contar até mil Reconhecer a paridade Descodificar o sistema de numeração

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES FRAÇÕES I- INTRODUÇÃO O símbolo a / b significa a : b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero. Chamamos: a / b de fração; a de numerador; b de denominador. Se a é múltiplo de b, então a / b

Leia mais

NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais

NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012) No caso específico da disciplina de MATEMÁTICA, do 3.º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 1.º Período Conteúdos Programados Previstas Dadas Números e Operações Utilizar corretamente os numerais ordinais até vigésimo. Ler e representar

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 3º Ano Metas / Objetivos Instrumentos de Domínios e

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 3º Ano Metas / Objetivos Instrumentos de Domínios e de Avaliação Números e Operações Números Sistema de decimal Adição e subtração Multiplicação Conhecer os numerais ordinais Contar até ao milhão Conhecer a romana Descodificar o sistema de decimal Adicionar

Leia mais

MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO

MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO 2017-2018_ Planificação Mensal Português 3 º ano MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO setembro outubro História da numeração Numeração romana Recorda a dezena e a centena Números

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES. Ano letivo

NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES. Ano letivo NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES Ano letivo 203-4 Fração é um número que exprime uma ou mais partes, em que foi dividida a unidade. Numerador 2 Denominador Termos da fracção é o numerador, representa o número

Leia mais

Matemática - 4º ano. Números racionais não negativos. Tarefa : O passeio da turma da Rita

Matemática - 4º ano. Números racionais não negativos. Tarefa : O passeio da turma da Rita Números racionais não negativos Tarefa : O passeio da turma da Rita No final do ano, a turma da Rita foi passear à Serra da Arrábida. 1. A Rita e quatro dos seus amigos decidiram partilhar igualmente entre

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 3.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 3.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 3.ºano Domínio/ Subdomínio Números Naturais Sistema de numeração decimal Adição e subtração Multiplicação MATEMÁTICA Metas a atingir 3.º ANO DE ESCOLARIDADE Meses do

Leia mais

CONHECIMENTOS CAPACIDADES OBJETIVOS / METAS CURRICULARES

CONHECIMENTOS CAPACIDADES OBJETIVOS / METAS CURRICULARES Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) AGRU P A M E N T O DE No caso específico

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana.

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana. PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 4.º Ano 1.º Período 64 Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordenálos em sequências crescentes e decrescentes.

Leia mais

Planificação Matemática

Planificação Matemática EB/JI José Joaquim Rita Sei Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva - Barreiro Ano Letivo 2018/2019 Ano de Escolaridade: 3.º ano Planificação Matemática 1. o PERÍODO Medir o tempo! Ler e interpretar calendários.

Leia mais

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Período:

Leia mais

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS Multiplicação com números decimais Há duas maneiras de efetuarmos a multiplicação envolvendo números decimais: multiplicação de número natural por decimal e multiplicação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO Unidade 2 -outubro Unidade 1 - setembro PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO Domínio Subdomínio Objetivo geral Descritores Conteúdos Organização e Tratamento de Dados Organização e

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018 Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018 1.º Período Números e Operações Conteúdos Programados Aulas Previstas Aulas Dadas Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática3º ano Ano Letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática3º ano Ano Letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática3º ano Ano Letivo 2016/2017 1º Período Domínios Números e Operações Números naturais Numerais ordinais até centésimo;

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Critérios de Avaliação. Ano Letivo 2017/18 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Critérios de Avaliação. Ano Letivo 2017/18 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Critérios de Avaliação Ano Letivo 2017/18 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano Números e Operações Números naturais Utilizar corretamente os numerais ordinais até centésimo.

Leia mais

Plano Geral de Trabalho da Disciplina de Matemática 2016/ º ANO Aulas previstas: 1º Período: 88 aulas 2º Período: 88 aulas 3º Período: 63 aulas

Plano Geral de Trabalho da Disciplina de Matemática 2016/ º ANO Aulas previstas: 1º Período: 88 aulas 2º Período: 88 aulas 3º Período: 63 aulas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA Plano Geral de Trabalho da Disciplina de Matemática 2016/ 2017 2º ANO Aulas previstas: 1º Período: 88 aulas 2º Período: 88 aulas 3º Período: 63 aulas Gestão dos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO Domínios Subdomínios Objetivos Descritores/ Metas de Aprendizagem ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS Tratamento dados de Representar e interpretar dados e situações

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 3º ano Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 3º ano Ano Letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 3º ano Ano Letivo 2015/2016 1º Trimestre Domínios Números e Operações Números naturais Numerais ordinais até centésimo;

Leia mais

Disciplina: MATEMÁTICA

Disciplina: MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO ANO LETIVO 2018/2019 Disciplina: MATEMÁTICA 3º ANO Horas semanais: 7h Tempo 1.º período Domínios Números e Operações Conteúdos Atividades de diagnóstico Números

Leia mais

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At.

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At. Escola: Nome do Aluno: Professor Regente: Tempo de Permanência no Programa: Disciplina: Matemática Turma: Data Nasc.: / / Professor da Sala de Apoio: Entrada / / Saída / / DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS. operações

NÚMEROS RACIONAIS. operações UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.2 NÚMEROS RACIONAIS operações Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANO DE TRABALHO ANUAL MATEMÁTICA* 3º Ano de escolaridade Domínios/Subdomínios Objetivos/Descritores de desempenho Meses GEOMERIA E MEDIDA

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro Recorda os números até 100 Estratégias de cálculo Adição e subtração Números ordinais Números pares e números ímpares Sólidos geométricos - Saber de memória

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2016.2 NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

Objetivos Gerais Descritores Conteúdos. 1.Utilizar corretamente os números ordinais até "centésimo

Objetivos Gerais Descritores Conteúdos. 1.Utilizar corretamente os números ordinais até centésimo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 3.º ANO DE ESCOLARIDADE - 2016-2017 Domínio/ Números naturais Objetivos Gerais Descritores Conteúdos 1.Conhecer os números ordinais

Leia mais

Predisposição para procurar e explorar padrões geométricos e o gosto por investigar propriedades e relações geométricas.

Predisposição para procurar e explorar padrões geométricos e o gosto por investigar propriedades e relações geométricas. Metas de Isometrias Noção e propriedades da reflexão, da rotação e da translação Simetrias axial e rotacional Resolve problemas utilizando as propriedades das figuras geométricas no plano. Identifica o

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 1.º Período Números e Operações Conteúdos Programados Aulas Previstas Aulas Dadas Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente

Leia mais

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações.

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações. 4º. ano 1º. VOLUME 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE Realização de compreendendo seus significados: adição e subtração (com e sem reagrupamento) Multiplicação (como adição de parcelas

Leia mais

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores.

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores. ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Há dois casos possíveis: º) Frações com denominadores iguais OPERAÇÕES COM FRAÇÕES Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores. Exemplos:

Leia mais

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral: Reconhecer o fazer matemático em situações rotineiras a fim deste se familiarizar com tais situações, favorecendo o desenvolvimento de seu raciocínio lógico-matemático

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2013

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2013 ANUAL 164 dias letivos Números naturais Noção de número natural Números ordinais e cardinais Relações numéricas 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «vigésimo».

Leia mais

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano Números e operações Números racionais não negativos Noção e representação de número racional Comparação e ordenação de números racionais Operações com números racionais Valores aproximados Percentagens

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Contar até ao bilião (mil milhões).

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Contar até ao bilião (mil milhões). Números naturais Relações numéricas Operações com números naturais Adição Subtração Números naturais Múltiplos e divisores Operações com números naturais Multiplicação Regularidades Sequências ANO LETIVO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares Disciplina: Matemática /Ano de escolaridade: 2º Ano Página 1 de 7 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares Os números até 100 Estratégias de cálculo - Adição e subtração

Leia mais

Pró-letramento Matemática Estado de Minas Gerais

Pró-letramento Matemática Estado de Minas Gerais Pró-letramento Matemática Estado de Minas Gerais Diferentes significados de um mesmo conceito: o caso das frações. 1 Cleiton Batista Vasconcelos e Elizabeth Belfort Muitos conceitos matemáticos podem ser

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO Domínios Subdomínios / Conteúdos programáticos Objetivos / Descritores de desempenho Números e Operações Números naturais Numerais ordinais até vigésimo; Números

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 2º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 2º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 2º ANO Domínios Subdomínios Objetivos Descritores de Desempenho/ Metas de Aprendizagem ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS Representação conjuntos de Reunião e interseção de

Leia mais

Sentidos da divisão e algoritmos da divisão de números representados sob a forma de fracção

Sentidos da divisão e algoritmos da divisão de números representados sob a forma de fracção Sentidos da divisão e algoritmos da divisão de números representados sob a forma de fracção Nos primeiros anos de escolaridade, a divisão de números representados sob a forma de fracção é, muito frequentemente,

Leia mais

Frações. Números Racionais. Conceito de Fração:

Frações. Números Racionais. Conceito de Fração: Frações Números Racionais Consideremos a operação 4 : 5 =? onde o dividendo não é múltiplo do divisor. Vemos que não é possível determinar o quociente dessa divisão no conjunto dos números naturais porque

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 4o ano

Roteiro de trabalho para o 4o ano Roteiro de trabalho para o 4o ano No volume do 4º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática2º ano Ano Letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática2º ano Ano Letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática2º ano Ano Letivo 2016/2017 1º Período Domínios Números e Operações Números naturais Numerais ordinais até vigésimo;

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide Domínio: NÚMEROS E OPERAÇÕES (NO2) Números Naturais (Conhecer os numerais ordinais) 1.Utilizar corretamente os numerais ordinais até vigésimo. Números Naturais ( Contar até mil) 1.Estender as regars de

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

Exemplo: Algoritmo fundamental da divisão: Exemplo:

Exemplo: Algoritmo fundamental da divisão: Exemplo: RAZÃO E PROPORÇÃO Vamos revisar o conceito de divisão. A divisão é uma das quatro operações fundamentais da Matemática que pode ser representada da seguinte forma: Algoritmo da divisão: Exemplo: Algoritmo

Leia mais

à situação. à situação.

à situação. à situação. Unidade 1 Números naturais 1. Números naturais 2. Sistemas de numeração 3. Tabela simples Reconhecer os números naturais. Identificar o antecessor e o sucessor numa sequência de números naturais. Identificar

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade

Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade Domínio/ Subdomínio Números naturais Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade - 2016-2017 Metas Programa Objetivos Gerais Descritores Conteúdos

Leia mais

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro?

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o perímetro de um círculo com 18 cm de raio? (considera

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa Atual da Disciplina e Metas Curriculares 1º CICLO MATEMÁTICA 2º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND). Pág.30 a 32. Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Pág. 33 a 35 Os números naturais. Pág. 36 e 37 Sistema de Numeração

Leia mais

MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS. Exemplo:

MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS. Exemplo: Números Racionais MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS Exemplo: A Susana comprou ¾ de uma tarte. À hora do almoço colocou no forno ½ da porção de tarte para aquecer. Que fração do total da tarte colocou

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento www.apoioaaula.com.br Matemática - 2 o Ano Planejamento Anual 1 o Bimestre LINHAS Linha reta, linha curva e linha poligonal Polígonos Identificar figuras geométricas planas, considerando algumas características

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GARCIA DE ORTA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GARCIA DE ORTA ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DO 2º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES

Leia mais

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos MATEMÁTICA - 2º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Realizar contagens

Leia mais

Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015

Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015 Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015 Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Números e Operações Números Naturais Extensão

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES PROJETO KALI - 20 MATEMÁTICA B AULA FRAÇÕES Uma ideia sobre as frações Frações são partes de um todo. Imagine que, em uma lanchonete, são vendidos pedaços de pizza. A pizza é cortada em seis pedaços, como

Leia mais

Matriz Curricular 1º Ciclo. Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 2.º MATEMÁTICA

Matriz Curricular 1º Ciclo. Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 2.º MATEMÁTICA Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 2.º MATEMÁTICA N total de dias letivos 164 dias N de dias letivos - 1 período 64 dias - 2 período 52 dias - 3 período 48 dias N total de horas 221h N total

Leia mais

- Planificação Anual - 2º Ano -

- Planificação Anual - 2º Ano - - Planificação Anual - 2º Ano - Matemática Números e Operações (NO2) Números Naturais - Numerais ordinais até vigésimo; - Números naturais até 1000; - Contagens de 2 em 2, de 5 em 5, de 10 em 10 e de 100

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 2.º ano Ano Letivo 2018/2019

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 2.º ano Ano Letivo 2018/2019 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 2.º ano Ano Letivo 2018/2019 Matemática 1º Trimestre Tempo Calendários e horários. Números naturais Números pares

Leia mais

1º Período MATEMÁTICA 4.º ANO. setembro. Domínios Conteúdos programáticos Objetivos/Descritores de desempenho

1º Período MATEMÁTICA 4.º ANO. setembro. Domínios Conteúdos programáticos Objetivos/Descritores de desempenho 1º Período setembro Números e Operações Dezenas e centenas de milhar. Resolução de problemas. Rever a matéria do ano anterior Reconhecer que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente introduzindo

Leia mais

Representação: 2 5. Resposta: Cada pessoa receberá R$ 6,25 (seis reais e vinte e cinco centavos)

Representação: 2 5. Resposta: Cada pessoa receberá R$ 6,25 (seis reais e vinte e cinco centavos) MATEMÁTICA FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS Fração quer dizer pedaços do mesmo tamanho. Você tem um chocolate dividido em 5 partes iguais. Dessas 5 partes você comeu 2. A fração que representa essa situação

Leia mais

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA AULA 2 Frações Profe. Kátia FRAÇÕES Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Partes de um inteiro. Todo objeto original

Leia mais

4 º Ano Matemática. METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho

4 º Ano Matemática. METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho Ao longo do ano Números e Operações 3. Resolver problemas 3.1. Resolver problemas de vários passos envolvendo as quatro operações. setembro/

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano 2.º Ano letivo 2013.2014 Disciplina Matemática Turmas: 2º ano Professores: todos os docentes do 2.º

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/ º Ano Matemática. METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/ º Ano Matemática. METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho Número e Operações - Números naturais 1. Contar 1.1. Reconhecer que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente introduzindo regras de

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Metas Curriculares e Programa de Matemática 1º CICLO MATEMÁTICA 3º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

Unidade I MATEMÁTICA APLICADA. Profa. Ana Carolina Bueno

Unidade I MATEMÁTICA APLICADA. Profa. Ana Carolina Bueno Unidade I MATEMÁTICA APLICADA Profa. Ana Carolina Bueno Números reais Fonte: http://infomaticando.blogspot.com.br/2012/12/numeros-irracionais.html Expressões algébricas São expressões matemáticas que apresentam

Leia mais

Planificação anual matemática

Planificação anual matemática Planificação anual matemática 1º e 2º anos Tópicos Objetivos específicos Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: 1.º Ciclo DISCIPLINA: Matemática CURSO: Ensino Básico ANO: 3º ANO LETIVO: 2017/2018 MANUAL: A Grande Aventura Unidade Didática/Domínio Geometria e Medida

Leia mais

Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração.

Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração. Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração. numerador 1 6 traço de fração ( : ) denominador Uma fração envolve a seguinte

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO (1º CICLO) MATEMÁTICA

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO (1º CICLO) MATEMÁTICA CRTÉRO EPECÍCO DE AVALAÇÃO 3º ANO (1º CCLO) MATEMÁTCA DOMÍNO/ UDOMÍNO Números e Operações Números naturais OJETVO DECRTORE DE DEEMPENHO MENÇÕE 1. Conhecer os numerais ordinais 2. Contar até um milhão 3.

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2017

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2017 Números e Operações NO2 ANUAL 168 dias letivos Números naturais 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «vigésimo». - Numerais ordinais até vigésimo; - Números

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 4.º ANO DE ESCOLARIDADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 4.º ANO DE ESCOLARIDADE Domínio/ NO4/ Números naturais NO4/ Números racionais não negativos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 4.º ANO DE ESCOLARIDADE - 2016-2017 1. Contar 1. Reconhecer

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 1º CICLO Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3º ANO Documento(s) Orientador(es): Clique aqui para indicar os documentos que serviram de base à

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 4.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 4.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 4.ºano MATEMÁTICA 4.º ANO DE ESCOLARIDADE Domínio/ Subdomínio Números Naturais Operações com números naturais Números racionais não negativos Metas a atingir Contar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA Domínios Subdomínios / Conteúdos programáticos METAS

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: 1.º Ciclo DISCIPLINA: Matemática ANO: 3º ANO LETIVO: 2018/2019 MANUAL: A Grande Aventura avaliação A avaliação dos alunos poderá ser realizada através de:

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 99 / 00 MÚLTIPLA ESCOLHA

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 99 / 00 MÚLTIPLA ESCOLHA MÚLTIPLA ESCOLHA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA Item 0. Sejam os conjuntos: A = Conjunto dos números no quadrado B = Conjunto dos números no pentágono C =

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS PARA COMPREENSÃO DA FÍSICA

CONCEITOS BÁSICOS PARA COMPREENSÃO DA FÍSICA CONCEITOS BÁSICOS PARA COMPREENSÃO DA FÍSICA Números decimais Números decimais são todos aqueles números que possuem uma vírgula. Cada número escrito após a virgula é considerado como casa decimal, ou

Leia mais