Treinamento de utilização dos processos do Módulo SD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Treinamento de utilização dos processos do Módulo SD"

Transcrição

1 Treinamento de utilização dos processos do Módulo SD

2 Objetivo... 3 SD Criar Clientes... 4 SD Criar parâmetros de impostos (J1BTAX) SD / SD Venda de Produção (ZORB)...17 SD Gerar Doação (ZDOA) SD Gerar Bonificação (ZBON) SD Devolução NF cliente - Não eletrônica (REB)...72 SD Devolução NF-e cliente - Eletrônica (REBE)...85 SD Devolução de vendas - NF-e Própria (ROB) SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) SD Outras Saídas (NF-e Writer - J1B1N) Monitorar NF-e

3 Objetivo Este documento descreve as principais atividades dos processos de SD standard. O processo empresarial engloba todas as etapas, desde a criação dos dados mestres, ordem de venda até a emissão do DANFE aprovado pela SEFAZ. Serão demonstrados os pontos necessários dentro dos processos de SD para que o processo seja finalizado com sucesso.

4 SD Criar Clientes Os dados mestres de cliente consiste no cadastramento do parceiro de negócio no qual a empresa vai manter o relacionamento comercial. Para gerar qualquer tipo de nota fiscal para um parceiro de negócio é necessário os dados mestres de cliente, ampliados para as áreas de vendas necessárias. Transação: XD01 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Dados mestre > Parceiro de negócios > Cliente > Criar > XD01 - Total Função: Cadastrar clientes para utilização nos processos de SD.

5 SD Criar Clientes Grupo de contas: Selecionar o grupo de contas para cadastro do cliente. Este grupo ira definir quais os cadastros necessários para efetivar o cadastro do cliente. Empresa: Selecionar a empresa AGMM para cadastro do cliente. Área de vendas: A área de vendas consiste na atribuição de três parâmetros: Organização de vendas, Canal de distribuição e setor de atividades. Deverá ser ampliado obrigatoriamente o cliente para todas as áreas de vendas onde o cliente poderá ser atendido. Após entrar com dados acima clicar em avançar.

6 SD Criar Clientes Dados gerais Cliente: Corresponde ao número interno do cadastro de cliente, numeração automática gerada pelo sistema. Endereço: Na pasta endereço do cliente deverá ter atenção especial ao código do domicilio Fiscal. Este cadastro é validado quando a NF-e é enviada para autorização.

7 SD Criar Clientes Dados gerais Setor industrial: Definir a qual setor industrial o cliente se enquadra. CNPJ: Cadastrar CNPJ do cliente. Insc. Estadual: Cadastrar IE do cliente, caso seja isento devera cadastrar a palavra ISENTO. Direito Fiscal ICMS e IPI: Este campos somente deverão ser preenchidos casa haja uma determinação especifica de Direito fiscal para o cliente (EX: ST para Fora do estado). Ctg. CFOP: Campo relevante para determinação do CFOP na ordem de venda, preencher com valor igual a 0 (Zero). Grupo SubFiscal: Este campo deverá ficar em branco para todos clientes sujeitos a Substituição tributária, caso o cliente seja isento do calculo da ST preencher com X.

8 SD Criar Clientes Dados Gerais 1º Nome: Preencher com primeiro nome do contato. Sobrenome: Preencher com sobrenome do contato, caso não tenha preencher com ponto, este campo é obrigatório. Selecionar a linha do contato e clicar em detalhes para inserir dados adicionais.

9 SD Criar Clientes Dados de empresa Dados de empresa: selecionar aba dados da empresa para preenchimento. Cta. Concil: Definir conta de conciliação para contabilização do faturamento de clientes. Código de juros: Preencher o código para cálculo de juros. Período de Juros: Preencher o código para definir periodicidade do calculo de juros. Chave de ordenação: Definir a regra de estruturação para o campo Atribuição no item do documento gerado no modulo FI. Grp. Admin. Tesour.: Definir parâmetro para estruturação no fluxo de caixa.

10 SD Criar Clientes Dados de empresa Condição de pagamento: Selecionar a condição de pagamento padrão para o cliente. Foram criadas condições de pagamentos especificas para a AGMM, todas elas começando com a letra Y. FormasPgto: Definir as formas de pagamento que o cliente poderá utilizar no pagamento a ser efetuado para a empresa.

11 SD Criar Clientes Dados da área de vendas Dados da área de vendas: Selecionar aba dados da área de vendas para preenchimento. Região de vendas: Definir a região de vendas do cliente. Escrit. vendas: Definir o coordenador de vendas para o cliente. Equipe de vendas: Definir o supervisor de vendas para o cliente. Grupo de cliente: Definir a que gupo de clientes o cliente pertence. Moeda: Definir a moeda de venda para o cliente. Esquema cliente: definir o esquema de cliente (1 standard) para definição da price na ordem de vendas.

12 SD Criar Clientes Dados da área de vendas Prioridade de remessa: Definir prioridade de remessa para determinação de prioridade no atendimento da ordem de venda. Condição de expedição: Definir condição de expedição para determinação do local de expedição. Centro fornecedor: Definir o centro fornecedor padrão para atendimento do cliente.

13 SD Criar Clientes Dados da área de vendas Condição de pagamento: Selecionar a condição de pagamento padrão para o cliente. Foram criadas condições de pagamentos especificas para a AGMM, todas elas começando com a letra Y. Classificação Fiscal: Definir qual a classificação fiscal do cliente, de acordo com este parâmetro será calculado ou não o imposto na ordem de vendas.

14 SD Criar parâmetros de impostos (J1BTAX) Os dados mestres de impostos devem ser cadastrados para o efetivo cálculo de impostos nas ordens de vendas. O cálculo de substituição tributária na AGMM é feito através das tabelas de Pautas dos produtos de acordo com cada federação, que são cadastradas de acordo com o grupo de mercadoria nas exceções dinâmicas. Transação: J1BTAX Caminho: J1BTAX > Atualizar exceções dinâmicas da SubTrib Função: Cadastrar tabelas de pautas para calculo da substituição tributária.

15 SD Criar parâmetros de impostos (J1BTAX) J1BTXST3: Selecionar esta tabela para cadastro das tabelas de pautas de ST. Grupo de imposto: Utilizar o grupo de imposto 50 (MATKL - Grupo de mercadorias) para este cadastro.

16 SD Criar parâmetros de impostos (J1BTAX) Entradas novas: Selecionar este ícone para executar novas entradas. Emissor: Selecionar o estado emissor para cálculo da ST. Receptor: Selecionar o estado recebedor da mercadoria para cálculo da ST. Grupo SubFiscal: Este campo deverá ficar em branco, pois a diretriz é que os clientes tenham este flag em branco no seu cadastro. Validade deste > Até: Colocar a data de vigência da tabela de pauta. Grupo de mercadorias: Selecionar o Grupo de mercadorias de acordo a volumetria da tabela de pauta. Preço Fixo: Inserir valor da tabela de pauta em valor correspondente a unidade de medida de venda. Nº Unidades: Conversão para unidade de vendas.

17 SD / SD Venda de Produção (ZORB) Este cenário descreve toda a sequência de um processo de vendas com um cliente (venda de produto no depósito). O processo empresarial engloba todas as etapas, desde a criação da ordem até a emissão do DANFE referente à nota fiscal eletrônica autorizada. O processo começa com a criação de uma ordem do cliente standard. Dependendo do cliente e do material, ocorrem vários eventos especiais durante a entrada da ordem, como determinação do preço de cliente/material, concessão de descontos aplicáveis, verificação de disponibilidade de materiais e verificação do histórico de créditos do cliente. Também é verificado se há material suficiente no depósito requerido. Após a realização da separação da mercadoria, a quantidade remetida fisicamente deve ser registrada no sistema para garantir que não haja diferenças entre a ordem do cliente e o documento de remessa. No caso de diferenças reais, elas também podem ser documentadas, assegurando lançamentos corretos. Após a conclusão do Picking, o encarregado do depósito precisará liberar o estoque sistematicamente. Esse procedimento representa o registro real da quantidade física que está sendo remetida ao cliente. Isso resulta no registro do custo de mercadorias vendidas na contabilidade financeira, esta movimentação será efetuada através do registro de saída de mercadorias.

18 SD / SD Venda de Produção (ZORB) Depois que o estoque é liberado, a remessa pode ser faturada e a receita e o custo de mercadorias vendidas são registrados na contabilidade interna. Paralelo à transação de faturamento o sistema gera um número de nota fiscal que será enviado para o sistema de mensageria, através de um arquivo XML, que fará a ponte entre o sistema SAP e a secretaria da fazenda (SEFAZ) para solicitação de autorização da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Após recebimento do protocolo de autorização para emissão da NF-e o sistema irá imprimir o DANFE e atualizar os livros fiscais no sistema SAP, Essa etapa significa o fim da transação comercial em Vendas e Distribuição.

19 SD / SD Venda de Produção (ZORB)

20 SD / SD Venda de Produção (ZORB) Transação: VA01 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Venda > Ordem > VA01 - Criar Função: Cadastrar ordens de vendas para o cliente. Tipo de ordem: Selecionar tipo de ordem para definir o cenário a ser executado. Organização de vendas: Selecionar a organização de vendas para a ordem. Canal de Distribuição: Selecionar o canal de distribuição para a ordem. Setor de atividades: selecionar o Setor de atividades para a ordem. Teclar Enter para avançar.

21 SD / SD Venda de Produção (ZORB) Emissor da ordem: Selecionar o cliente para a ordem de venda. Nº do pedido: Este campo pode ser utilizado para cadastrar a ordem de compra do cliente, por exemplo. Data do pedido: Inserir a data de emissão do pedido. Centro Fornecedor: Selecionar o centro fornecedor da mercadoria. Condição de pagamento: Selecionar a condição de pagamento. Incoterms: Inserir a modalidade de frete para a ordem. Material: Inserir o produto ser enviado pela ordem de vendas. Quantidade da ordem: Inserir a quantidade a ser expedida pela ordem.. Após a inserção destes dados teclar Enter para efetivar os dados. Com osdadosefetivadosnatela,selecionealinhadoitemecliquenoícone de detalhes do item

22 SD / SD Venda de Produção (ZORB) Código de imposto: O código do imposto determina quais impostos serão calculados na ordem de venda. CFOP: Definir o Código fiscal da operação para a ordem de vendas. Direitos fiscais: Definir os direitos fiscais da operação. Os dados da pasta pais são determinados automaticamente, porem é necessário a conferencia pois em algumas situações é necessário a troca dos parâmetros.

23 SD / SD Venda de Produção (ZORB) Condição de preço: Clicar em inserir linha para criar condição de preços ZPB0 e digitar Enter. ZPB0: Entrar com preço da mercadoria utilizando a conversão por 1000 unidades. Isto ajuda no arredondamento do valor total e impostos. Exemplo: por 1000 unidades de Fardos. Gravar: Clicar em gravar para gerar ordem de vendas.

24 SD / SD Venda de Produção (ZORB) Ordem de venda gravada com sucesso.

25 SD / SD Venda de Produção (ZORB) Transação: VA02 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Venda > Ordem > VA02 - Modificar Função: Criar fornecimento para ordem de vendas.. Para criar o fornecimento através da ordem de vendas, ir no menu: Documento de vendas > Fornecer

26 SD / SD Venda de Produção (ZORB) Depósito Preencher depósito onde o material esta disponível. Qtd. Picking: Preencher quantidades separadas no depósito. Lote: Preencher lote separado no depósito. Clicar no botão Detalhe do cabeçalho.

27 SD / SD Venda de Produção (ZORB) Número Volumes: Preencher com número de volumes que deverá ser impresso no DANFE.

28 SD / SD Venda de Produção (ZORB) TpVeicTMS: Selecionar o tipo de veículo. Idveictrs: Preencher a placa do veículo.

29 SD / SD Venda de Produção (ZORB) Parceiro: Inserir transportador SP Agente de frete. Registrar SM: Registrar saída de mercadorias para efetuar a contabilização do estoque.

30 SD / SD Venda de Produção (ZORB) Saída de mercadoria registrada com sucesso. Agora você pode efetuar o faturamento da remessa.

31 SD / SD Venda de Produção (ZORB) Transação: VF01 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Faturamento > Documento de faturamento > VF01 - Criar Função: Criar documento de faturamento. Documento: Inserir número da remessa gerada para efetuar faturamento. Dt. Faturamento: Inserir a data base para faturamento Gravar.

32 SD / SD Venda de Produção (ZORB) Documento de faturamento gerado com sucesso.

33 SD / SD Venda de Produção (ZORB) Transação: J1BNFE Função: Monitorar Nota Fiscal eletrônica. Engrenagem: Toda nota fiscal eletrônica gerada fica com status de enviada para as autoridades (Engrenagem), e existe um JOB no sistema de mensageria que de tempos em tempos (Aproximadamente 1 minuto) envia o Lote da NF-e para aprovação.

34 SD / SD Venda de Produção (ZORB) Bandeira: Após a execução do JOB para envio da NF-e, o sistema de mensageria retorna autorização para emissão da Nota fiscal eletrônica, A bandeira representa esta autorização.

35 SD / SD Venda de Produção (ZORB) Transação: J1B3N Caminho: Nota fiscal > Saída Função: Impressão do DANFE. DANFE impresso com sucesso.

36 SD Gerar Doação (ZDOA) Este cenário descreve toda a sequência de processos de uma Doação. O processo empresarial engloba todas as etapas, desde a criação da ordem até a emissão do DANFE referente à nota fiscal eletrônica autorizada. O processo começa com a criação de uma ordem de venda ZDOA. Dependendo do cliente e do material, ocorrem vários eventos especiais durante a entrada da ordem. Também é verificado se há material suficiente no depósito requerido. Após a realização da separação da mercadoria, a quantidade remetida fisicamente deve ser registrada no sistema para garantir que não haja diferenças entre a ordem do cliente e o documento de remessa. No caso de diferenças reais, elas também podem ser documentadas, assegurando lançamentos corretos. Após a conclusão do Picking, o encarregado do depósito precisará liberar o estoque sistematicamente. Esse procedimento representa o registro real da quantidade física que está sendo remetida. Isso resulta no registro do custo de mercadorias vendidas na contabilidade financeira, esta movimentação será efetuada através do registro de saída de mercadorias.

37 SD Gerar Doação (ZDOA) Depois que o estoque é liberado, a remessa pode ser faturada e os custos de mercadorias vendidas são registrados na contabilidade interna. Neste caso não será gerado um documento financeiro para o cliente no modulo FI. Paralelo a transação de faturamento o sistema gera um número de nota fiscal que será enviado para o sistema de mensageria, através de um arquivo XML, que fará a ponte entre o sistema SAP e a secretaria da fazenda (SEFAZ) para solicitação de autorização da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Após recebimento do protocolo de autorização para emissão da NF-e o sistema irá imprimir o Após recebimento do protocolo de autorização para emissão da NF-e o sistema irá imprimir o DANFE e atualizar os livros fiscais no sistema SAP, Essa etapa significa o fim da transação comercial em Vendas e Distribuição.

38 SD Gerar Doação (ZDOA) Transação: VA01 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Venda > Ordem > VA01 - Criar Função: Cadastrar ordens de vendas para o cliente. Tipo de ordem: Selecionar tipo de ordem para definir o cenário a ser executado. Organização de vendas: Selecionar a organização de vendas para a ordem. Canal de Distribuição: Selecionar o canal de distribuição para a ordem. Setor de atividades: selecionar o Setor de atividades para a ordem. Teclar Enter para avançar.

39 SD Gerar Doação (ZDOA) Emissor da ordem: Selecionar o cliente para a ordem de vendas. Nº do pedido: Este campo pode ser utilizado para cadastra a ordem de compra do cliente, por exemplo. Data do pedido: Inserir a data de emissão do pedido. Centro Fornecedor: Selecionar o centro fornecedor da mercadoria. Condição de pagamento: Selecionar a condição de pagamento. Incoterms: Inserir a modalidade de frete para a ordem. Material: Inserir o produto ser enviado pela ordem de vendas. Quantidade da ordem: Inserir a quantidade a ser expedida pela ordem.. Após a inserção destes dados teclar Enter para efetivar os dados. Com osdadosefetivadosnatela,selecionealinhadoitemecliquenoícone de detalhes do item

40 SD Gerar Doação (ZDOA) Código de imposto: O código do imposto determina quais impostos serão calculados na ordem de venda. CFOP: Definir o Código fiscal da operação para a ordem de vendas. Direitos fiscais: Definir os direitos fiscais da operação. Os dados da pasta pais são determinados automaticamente, porem é necessário a conferencia pois em algumas situações é necessário a troca dos parâmetros.

41 SD Gerar Doação (ZDOA) Condição de preço: Clicar em inserir linha para criar condição de preços ZPB0 e digita Enter ZPB0: Entrar com preço da mercadoria utilizando a conversão por 1000 unidades. Isto ajuda no arredondamento do valor total e impostos. Exemplo: por 1000 unidades de Fardos. Gravar: Clicar em gravar para gerar ordem de vendas.

42 SD Gerar Doação (ZDOA) Ordem de venda gravada com sucesso.

43 SD Gerar Doação (ZDOA) Transação: VA02 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Venda > Ordem > VA02 - Modificar Função: Criar fornecimento para ordem de vendas.. Para criar o fornecimento através da ordem de vendas, ir no menu: Documento de vendas > Fornecer

44 SD Gerar Doação (ZDOA) Depósito Preencher depósito onde o material esta disponível. Qtd. Picking: Preencher quantidades separadas no depósito. Lote: Preencher lote separado no depósito. Clicar no botão Detalhe do cabeçalho.

45 SD Gerar Doação (ZDOA) Número Volumes: Preencher com número de volumes que ira ser impresso no DANFE.

46 SD Gerar Doação (ZDOA) TpVeicTMS: Selecionar o tipo de veículo. Idveictrs: Preencher a placa do veículo.

47 SD Gerar Doação (ZDOA) Parceiro: Inserir transportador SP Agente de frete. Registrar SM: Registrar saída de mercadorias para efetuar a contabilização do estoque.

48 SD Gerar Doação (ZDOA) Saída de mercadoria registrada com sucesso. Agora você pode efetuar o faturamento da remessa.

49 SD Gerar Doação (ZDOA) Transação: VF01 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Faturamento > Documento de faturamento > VF01 - Criar Função: Criar documento de faturamento.. Documento: Inserir número da remessa gerada para efetuar faturamento. Dt. Faturamento: Inserir a data base para faturamento Gravar.

50 SD Gerar Doação (ZDOA) Documento de faturamento gerado com sucesso.

51 SD Gerar Doação (ZDOA) Transação: J1BNFE Função: Monitorar Nota Fiscal eletrônica. Engrenagem: Toda nota fiscal eletrônica gerada fica com status de enviada para as autoridades (Engrenagem), e existe um JOB no sistema de mensageria que de tempos em tempos (Aproximadamente 1 minuto) envia o Lote da NF-e para aprovação.

52 SD Gerar Doação (ZDOA) Bandeira: Após a execução do JOB para envio da NF-e, o sistema de mensageria retorna autorização para emissão da Nota fiscal eletrônica, A bandeira representa esta autorização.

53 SD Gerar Doação (ZDOA) Transação: J1B3N Caminho: Nota fiscal > Saída Função: Impressão do DANFE. DANFE impresso com sucesso.

54 SD Gerar Bonificação Este cenário descreve toda a sequência de processos de uma remessa em Bonificação. O processo empresarial engloba todas as etapas, desde a criação da ordem até a emissão do DANFE referente a nota fiscal eletrônica autorizada. O processo começa com a criação de uma ordem de venda ZBON. Dependendo do cliente e do material, ocorrem vários eventos especiais durante a entrada da ordem. Também é verificado se há material suficiente no depósito requerido. Após a realização da separação da mercadoria, a quantidade remetida fisicamente deve ser registrada no sistema para garantir que não haja diferenças entre a ordem do cliente e o documento de remessa. No caso de diferenças reais, elas também podem ser documentadas, assegurando lançamentos corretos. Após a conclusão do Picking, o encarregado do depósito precisará liberar o estoque sistematicamente. Esse procedimento representa o registro real da quantidade física que está sendo remetida. Isso resulta no registro do custo de mercadorias vendidas na contabilidade financeira, esta movimentação será efetuada através do registro de saída de mercadorias. Depois que o estoque é liberado, a remessa pode ser faturada e o custo de mercadorias vendidas é registrado na contabilidade interna.

55 SD Gerar Bonificação (ZBON) Paralelo a transação de faturamento o sistema gera um número de nota fiscal que será enviado para o sistema de mensageria, através de um arquivo XML, que fará a ponte entre o sistema SAP e a secretaria da fazenda (SEFAZ) para solicitação de autorização da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Após recebimento do protocolo de autorização para emissão da NF-e o sistema irá imprimir o DANFE e atualizar os livros fiscais no sistema SAP, Essa etapa significa o fim da transação comercial em Vendas e Distribuição.

56 SD Gerar Bonificação (ZBON) Transação: VA01 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Venda > Ordem > VA01 - Criar Função: Cadastrar ordens de vendas para o cliente. Tipo de ordem: Selecionar tipo de ordem para definir o cenário a ser executado. Organização de vendas: Selecionar a organização de vendas para a ordem. Canal de Distribuição: Selecionar o canal de distribuição para a ordem. Setor de atividades: selecionar o Setor de atividades para a ordem. Teclar Enter para avançar.

57 SD Gerar Bonificação (ZBON) Emissor da ordem: Selecionar o cliente para a ordem de vendas. Nº do pedido: Este campo pode ser utilizado para cadastra a ordem de compra do cliente, por exemplo. Data do pedido: Inserir a data de emissão do pedido. Centro Fornecedor: Selecionar o centro fornecedor da mercadoria. Condição de pagamento: Selecionar a condição de pagamento. Incoterms: Inserir a modalidade de frete para a ordem. Material: Inserir o produto ser enviado pela ordem de vendas. Quantidade da ordem: Inserir a quantidade a ser expedida pela ordem.. Após a inserção destes dados teclar Enter para efetivar os dados. Com osdadosefetivadosnatela,selecionealinhadoitemecliquenoícone de detalhes do item

58 SD Gerar Bonificação (ZBON) Código de imposto: O código do imposto determina quais impostos serão calculados na ordem de venda. CFOP: Definir o Código fiscal da operação para a ordem de vendas. Direitos fiscais: Definir os direitos fiscais da operação. Os dados da pasta pais são determinados automaticamente, porem é necessário a conferencia pois em algumas situações é necessário a troca dos parâmetros.

59 SD Gerar Bonificação (ZBON) Condição de preço: Clicar em inserir linha para criar condição de preços ZPB0 e digita Enter ZPB0: Entrar com preço da mercadoria utilizando a conversão por 1000 unidades. Isto ajuda no arredondamento do valor total e impostos. Exemplo: por 1000 unidades de Fardos. Gravar: Clicar em gravar para gerar ordem de vendas.

60 SD Gerar Bonificação (ZBON) Ordem de venda gravada com sucesso.

61 SD Gerar Bonificação (ZBON) Transação: VA02 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Venda > Ordem > VA02 - Modificar Função: Criar fornecimento para ordem de vendas.. Para criar o fornecimento através da ordem de vendas, ir no menu: Documento de vendas > Fornecer

62 SD Gerar Bonificação (ZBON) Depósito Preencher depósito onde o material esta disponível. Qtd. Picking: Preencher quantidades separadas no depósito. Lote: Preencher lote separado no depósito. Clicar no botão Detalhe do cabeçalho.

63 SD Gerar Bonificação (ZBON) Número Volumes: Preencher com número de volumes que ira ser impresso no DANFE.

64 SD Gerar Bonificação (ZBON) TpVeicTMS: Selecionar o tipo de veículo. Idveictrs: Preencher a placa do veículo.

65 SD Gerar Bonificação (ZBON) Parceiro: Inserir transportador SP Agente de frete.. Registrar SM: Registrar saída de mercadorias para efetuar a contabilização do estoque.

66 SD Gerar Bonificação (ZBON) Saída de mercadoria registrada com sucesso. Agora você pode efetuar o faturamento da remessa.

67 SD Gerar Bonificação (ZBON) Transação: VF01 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Faturamento > Documento de faturamento > VF01 - Criar Função: Criar documento de faturamento.. Documento: Inserir número da remessa gerada para efetuar faturamento. Dt. Faturamento: Inserir a data base para faturamento Gravar.

68 SD Gerar Bonificação (ZBON) Documento de faturamento gerado com sucesso.

69 SD Gerar Bonificação (ZBON) Transação: J1BNFE Função: Monitorar Nota Fiscal eletrônica.. Engrenagem: Toda nota fiscal eletrônica gerada fica com status de enviada para as autoridades (Engrenagem), e existe um JOB no sistema de mensageria que de tempos em tempos (Aproximadamente 1 minuto) envia o Lote da NF-e para aprovação.

70 SD Gerar Bonificação (ZBON) Bandeira: Após a execução do JOB para envio da NF-e, o sistema de mensageria retorna autorização para emissão da Nota fiscal eletrônica, A bandeira representa esta autorização.

71 SD Gerar Bonificação (ZBON) Transação: J1B3N Caminho: Nota fiscal > Saída Função: Impressão do DANFE. DANFE impresso com sucesso.

72 SD Devolução NF cliente - Não eletrônica (REB) Este cenário descreve o processamento de devoluções da ordem do cliente. O processo inicia com uma ordem do cliente devolvida com referência à fatura original das mercadorias. As mercadorias são retornadas, uma devolução é criada e o material é recebido no estoque de devolução. As mercadorias são inspecionadas, resultando em uma disposição para serem devolvidas ao estoque ou sucateamento. Uma nota de crédito é criada a partir da execução do faturamento e lançada na conta dos clientes. Obs.: Esta devolução é feita com nota fiscal do cliente não eletrônica.

73 SD Devolução NF cliente - Não eletrônica (REB) Transação: VA01 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Venda > Ordem > VA01 - Criar Função: Cadastrar ordens de devolução para o cliente.. Tipo de ordem: Selecionar tipo de ordem para definir o cenário a ser executado. Criar com referência: Ao digitar Enter ou clicar no ícone Criar com referência uma tela será exibida para inserir o número do documento de faturamento referente a venda realizada. Transferir: Clicar no botão transferir para criar a ordem de devolução.

74 SD Devolução NF cliente - Não eletrônica (REB) Data pedido: Inserir data de emissão da NF de devolução do cliente. Quantidade da ordem: Alterar a quantidade da ordem de acordo com nota fiscal de devolução do cliente. Detalhes Cabeçalho: Clicar na lupa para inserir o número da NF do cliente

75 SD Devolução NF cliente - Não eletrônica (REB) referência: Inserir o número da nota fiscal do cliente e teclar Enter. Retornar para tela inicial através da seta amarela ou verde.

76 SD Devolução NF cliente - Não eletrônica (REB) Código de imposto: O código do imposto determina quais impostos serão calculados na ordem de venda. CFOP: Definir o Código fiscal da operação para a ordem de vendas. Direitos fiscais: Definir os direitos fiscais da operação. Gravar: Gravar ordem de vendas. Os dados da pasta pais são determinados automaticamente, porem é necessário a conferencia pois em algumas situações é necessário a troca dos parâmetros.

77 SD Devolução NF cliente - Não eletrônica (REB) Ordem de venda gravada com sucesso.

78 SD Devolução NF cliente - Não eletrônica (REB) Transação: VA02 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Venda > Ordem > VA02 - Modificar Função: Criar fornecimento para ordem de vendas.. Para criar o fornecimento através da ordem de vendas, ir no menu: Documento de vendas > Fornecer

79 SD Devolução NF cliente - Não eletrônica (REB) Registrar EM: Clicar no botão registrar EM para dar entrada da mercadoria no estoque.

80 SD Devolução NF cliente - Não eletrônica (REB) Entrada de mercadoria registrada com sucesso. Agora você pode efetuar o faturamento da remessa.

81 SD Devolução NF cliente - Não eletrônica (REB) Transação: VF01 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Faturamento > Documento de faturamento > VF01 - Criar Função: Criar documento de faturamento.. Documento: Inserir número da ordem de venda para efetuar o faturamento. Obs.: No processo de devolução o documento para efetuar o faturamento é sempre o número da ordem de venda. Dt. Faturamento: Inserir a data base para faturamento Gravar.

82 SD Devolução NF cliente - Não eletrônica (REB) Documento de faturamento gerado com sucesso.

83 SD Devolução NF cliente - Não eletrônica (REB) Transação: VFX3 Função: Desbloquear faturamento para contabilidade. Selecionar parâmetros e executar

84 SD Devolução NF cliente - Não eletrônica (REB) Transação: VFX3 Função: Desbloquear faturamento para contabilidade.. Log da transação: para ver o log de execução clicar na ícone ao lado da bandeira. Liberar contabilidade: Todo documento de faturamento referente a uma devolução de cliente é bloqueado para contabilidade. É necessário executar a transação selecionando os documentos e liberando para contabilidade. Clicar na bandeira.

85 SD Devolução NF-e cliente - Eletrônica (REBE) Este cenário descreve o processamento de devoluções da ordem do cliente. O processo inicia com uma ordem do cliente devolvida com referência à fatura original das mercadorias. As mercadorias são retornadas, uma devolução é criada e o material é recebido no estoque de devolução. As mercadorias são inspecionadas, resultando em uma disposição para serem devolvidas ao estoque ou sucateamento. Uma nota de crédito é criada a partir da execução do faturamento e lançada na conta dos clientes. Obs.: Esta devolução é feita com nota fiscal eletrônica do cliente (DANFE).

86 SD Devolução NF-e cliente - Eletrônica (REBE) Transação: VA01 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Venda > Ordem > VA01 - Criar Função: Cadastrar ordens de devolução para o cliente.. Tipo de ordem: Selecionar tipo de ordem para definir o cenário a ser executado. Criar com referência: Ao digitar Enter ou clicar no ícone Criar com referência uma tela será exibida para inserir o número do documento de faturamento referente a venda realizada. Transferir: Clicar no botão transferir para criar a ordem de devolução.

87 SD Devolução NF-e cliente - Eletrônica (REBE) Data pedido: Inserir data de emissão da NF de devolução do cliente. Quantidade da ordem: Alterar a quantidade da ordem de acordo com nota fiscal de devolução do cliente. Detalhes Cabeçalho: Clicar na lupa para inserir o número da NF do cliente

88 SD Devolução NF-e cliente - Eletrônica (REBE) referência: Inserir o número da nota fiscal do cliente com a letra E na frente e teclar Enter, neste caso o sistema entende que trata-se de uma nota fiscal eletrônica e inseri a direita do número zeros para completar 09 casas decimais. Retornar para tela inicial através da seta amarela ou verde.

89 SD Devolução NF-e cliente - Eletrônica (REBE) Código de imposto: O código do imposto determina quais impostos serão calculados na ordem de venda. CFOP: Definir o Código fiscal da operação para a ordem de vendas. Direitos fiscais: Definir os direitos fiscais da operação. Gravar: Gravar ordem de vendas. Os dados da pasta pais são determinados automaticamente, porem é necessário a conferencia pois em algumas situações é necessário a troca dos parâmetros.

90 SD Devolução NF-e cliente - Eletrônica (REBE) Ordem de venda gravada com sucesso.

91 SD Devolução NF-e cliente - Eletrônica (REBE) Transação: VA02 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Venda > Ordem > VA02 - Modificar Função: Criar fornecimento para ordem de vendas.. Para criar o fornecimento através da ordem de vendas, ir no menu: Documento de vendas > Fornecer

92 SD Devolução NF-e cliente - Eletrônica (REBE) Registrar EM: Clicar no botão registrar EM para dar entrada da mercadoria no estoque.

93 SD Devolução NF-e cliente - Eletrônica (REBE) Entrada de mercadoria registrada com sucesso. Agora você pode efetuar o faturamento da remessa.

94 SD Devolução NF-e cliente - Eletrônica (REBE) Transação: VF01 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Faturamento > Documento de faturamento > VF01 - Criar Função: Criar documento de faturamento.. Documento: Inserir número da ordem de venda para efetuar o faturamento. Obs.: No processo de devolução o documento para efetuar o faturamento é sempre o número da ordem de venda. Dt. Faturamento: Inserir a data base para faturamento Gravar.

95 SD Devolução NF-e cliente - Eletrônica (REBE) Documento de faturamento gerado com sucesso.

96 SD Devolução NF-e cliente - Eletrônica (REBE) Transação: VFX3 Função: Desbloquear faturamento para contabilidade.. Selecionar parâmetros e executar

97 SD Devolução NF-e cliente - Eletrônica (REBE) Transação: VFX3 Função: Desbloquear faturamento para contabilidade.. Liberar contabilidade: Todo documento de faturamento referente a uma devolução de cliente é bloqueado para contabilidade. É necessário executar a transação selecionando os documentos e liberando para contabilidade. Clicar na bandeira. Log da transação: para ver o log de execução clicar na ícone ao lado da bandeira.

98 SD Devolução NF-e cliente - Eletrônica (REBE) Transação: J1BNFE Função: Verificar dados de Nota Fiscal eletrônica de devolução. Para uma nota fiscal eletrônica de entrada é necessário digitar os dados de autorização da SEFAZ no sistema, para isto acessar transação J1B2N e inserir dados.

99 SD Devolução NF-e cliente - Eletrônica (REBE) Transação: J1B2N Função: Inserir dados de autorização da NF-e Nº do Log: Preencher com o número do protocolo de autorização da NF-e de devolução do cliente. Nº Aleatório e Dig. Ctrl: Preencher com os últimos 09 caracteres da chave de acesso do DANFE

100 SD Devolução de vendas - NF-e Própria (ROB) Este cenário descreve o processamento de devoluções e recusas de vendas. O processo inicia com uma ordem do cliente devolvida com referência à fatura original das mercadorias. As mercadorias são retornadas, uma devolução é criada e o material é recebido no estoque de devolução. As mercadorias são inspecionadas, resultando em uma disposição para serem devolvidas ao estoque ou sucateamento. Uma nota de crédito é criada a partir da execução do faturamento e lançada na conta dos clientes. Para este processo também será gerada uma nota fiscal de entrada no faturamento que deverá ser enviada a SEFAZ para autorização de uso. Obs.: Esta devolução é feita com nota fiscal eletrônica Própria da empresa (DANFE).

101 SD Devolução de vendas - NF-e Própria (ROB) Transação: VA01 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Venda > Ordem > VA01 - Criar Função: Cadastrar ordens de devolução para o cliente.. Tipo de ordem: Selecionar tipo de ordem para definir o cenário a ser executado. Criar com referência: Ao digitar Enter ou clicar no ícone Criar com referência uma tela será exibida para inserir o número do documento de faturamento referente a venda realizada. Transferir: Clicar no botão transferir para criar a ordem de devolução.

102 SD Devolução de vendas - NF-e Própria (ROB) Data pedido: Inserir data de emissão da NF de devolução do cliente. Quantidade da ordem: Alterar a quantidade da ordem de acordo com nota fiscal de devolução do cliente. Motivo da ordem: Preencher motivo da devolução. Detalhes Cabeçalho: Clicar na lupa para inserir o número da NF do cliente

103 SD Devolução de vendas - NF-e Própria (ROB) referência: Neste caso o sistema preenche automaticamente com o número da nota fiscal de venda. Retornar para tela inicial através da seta amarela ou verde.

104 SD Devolução de vendas - NF-e Própria (ROB) Código de imposto: O código do imposto determina quais impostos serão calculados na ordem de venda. CFOP: Definir o Código fiscal da operação para a ordem de vendas. Direitos fiscais: Definir os direitos fiscais da operação. Gravar: Gravar ordem de vendas. Os dados da pasta pais são determinados automaticamente, porem é necessário a conferencia pois em algumas situações é necessário a troca dos parâmetros.

105 SD Devolução de vendas - NF-e Própria (ROB) Ordem de venda gravada com sucesso.

106 SD Devolução de vendas - NF-e Própria (ROB) Transação: VA02 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Venda > Ordem > VA02 - Modificar Função: Criar fornecimento para ordem de vendas.. Para criar o fornecimento através da ordem de vendas, ir no menu: Documento de vendas > Fornecer

107 SD Devolução de vendas - NF-e Própria (ROB) Registrar EM: Clicar no botão registrar EM para dar entrada da mercadoria no estoque.

108 SD Devolução de vendas - NF-e Própria (ROB) Entrada de mercadoria registrada com sucesso. Agora você pode efetuar o faturamento da remessa.

109 SD Devolução de vendas - NF-e Própria (ROB) Transação: VF01 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Faturamento > Documento de faturamento > VF01 - Criar Função: Criar documento de faturamento.. Documento: Inserir número da ordem de venda para efetuar o faturamento. Obs.: No processo de devolução o documento para efetuar o faturamento é sempre o número da ordem de venda. Dt. Faturamento: Inserir a data base para faturamento Gravar.

110 SD Devolução de vendas - NF-e Própria (ROB) Documento de faturamento gerado com sucesso.

111 SD Devolução de vendas - NF-e Própria (ROB) Transação: J1BNFE Função: Monitorar Nota Fiscal eletrônica. No processo de devolução com nota própria o sistema gera uma NF-e de entrada que é enviada à SEFAZ para solicitação de autorização de uso. NF-e autorizada com sucesso.

112 SD Devolução de vendas - NF-e Própria (ROB) Transação: VFX3 Função: Desbloquear faturamento para contabilidade.. Selecionar parâmetros e executar

113 SD Devolução de vendas - NF-e Própria (ROB) Transação: VFX3 Função: Desbloquear faturamento para contabilidade.. Liberar contabilidade: Todo documento de faturamento referente a uma devolução de cliente é bloqueado para contabilidade. É necessário executar a transação selecionando os documentos e liberando para contabilidade. Clicar na bandeira. Log da transação: para ver o log de execução clicar na ícone ao lado da bandeira.

114 SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) Este cenário descreve toda a sequência de um processo de vendas com um cliente e quando necessário será inserido um item de embalagem que é de propriedade da empresa (Paletes) na remessa, Estas embalagens serão controladas pelo sistema. Inicia com o transporte de Embalagens standard e respectivas devoluções. A atividade inicial é criar uma ordem do cliente standard. Uma remessa será criada com base na ordem do cliente inicial. Um Palete (embalagem retornável) será adicionado à remessa durante as etapas de Picking e expedição do processo. A última etapa deste subprocesso é o faturamento e impressão da nota fiscal. A Devolução dos Paletes será feita através da devolução de vendas (REB,REBE e ROB) dependendo de como a devolução será processada, será criada uma ordem de devolução do Paletes com remessa e entrada de mercadorias de devolução de Paletes

115 SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) Transação: VA01 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Venda > Ordem > VA01 - Criar Função: Cadastrar ordens de vendas para o cliente. Tipo de ordem: Selecionar tipo de ordem para definir o cenário a ser executado. Organização de vendas: Selecionar a organização de vendas para a ordem. Canal de Distribuição: Selecionar o canal de distribuição para a ordem. Setor de atividades: selecionar o Setor de atividades para a ordem. Teclar Enter para avançar.

116 SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) Emissor da ordem: Selecionar o cliente para a ordem de vendas. Nº do pedido: Este campo pode ser utilizado para cadastra a ordem de compra do cliente, por exemplo. Data do pedido: Inserir a data de emissão do pedido. Centro Fornecedor: Selecionar o centro fornecedor da mercadoria. Condição de pagamento: Selecionar a condição de pagamento Y003 - Outras. Incoterms: Inserir a modalidade de frete para a ordem. Material: Inserir a embalagem a ser enviada pela ordem de vendas. Quantidade da ordem: Inserir a quantidade a ser expedida pela ordem. Após a inserção destes dados teclar Enter para efetivar os dados. Com osdadosefetivadosnatela,selecionealinhadoitemecliquenoícone de detalhes do item

117 SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) Código de imposto: O código do imposto determina quais impostos serão calculados na ordem de venda. CFOP: Definir o Código fiscal da operação para a ordem de vendas. Direitos fiscais: Definir os direitos fiscais da operação. Os dados da pasta pais são determinados automaticamente, porem é necessário a conferencia pois em algumas situações é necessário a troca dos parâmetros.

118 SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) Condição de preço: Clicar em inserir linha para criar condição de preços ZPB0 e digita Enter ZPB0: Entrar com preço da embalagem. Gravar: Clicar em gravar para gerar ordem de vendas.

119 SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) Ordem de venda gravada com sucesso.

120 SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) Transação: VA02 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Venda > Ordem > VA02 - Modificar Função: Criar fornecimento para ordem de vendas.. Para criar o fornecimento através da ordem de vendas, ir no menu: Documento de vendas > Fornecer

121 SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) Depósito Preencher depósito onde o material esta disponível. Qtd. Picking: Preencher quantidades separadas no depósito. Clicar no botão Detalhe do cabeçalho.

122 SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) Número Volumes: Preencher com número de volumes que ira ser impresso no DANFE.

123 SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) TpVeicTMS: Selecionar o tipo de veículo. Idveictrs: Preencher a placa do veículo.

124 SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) Parceiro: Inserir transportador SP Agente de frete. Registrar SM: Registrar saída de mercadorias para efetuar a contabilização do estoque.

125 SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) Saída de mercadoria registrada com sucesso. Agora você pode efetuar o faturamento da remessa.

126 SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) Transação: VF01 Caminho: Menu SAP > Logística > Vendas e distribuição > Faturamento > Documento de faturamento > VF01 - Criar Função: Criar documento de faturamento. Documento: Inserir número da remessa gerada para efetuar faturamento. Dt. Faturamento: Inserir a data base para faturamento Gravar.

127 SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) Documento de faturamento gerado com sucesso.

128 SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) Transação: J1BNFE Função: Monitorar Nota Fiscal eletrônica.. Engrenagem: Toda nota fiscal eletrônica gerada fica com status de enviada para as autoridades (Engrenagem), e existe um JOB no sistema de mensageria que de tempos em tempos (Aproximadamente 1 minuto) envia o Lote da NF-e para aprovação.

129 SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) Bandeira: Após a execução do JOB para envio da NF-e, o sistema de mensageria retorna autorização para emissão da Nota fiscal eletrônica, A bandeira representa esta autorização.

130 SD Enviar embalagem retornável (ZEMB) Transação: J1B3N Caminho: Nota fiscal > Saída Função: Impressão do DANFE. DANFE impresso com sucesso.

131 SD Outras Saídas (NF-e Writer - J1B1N) Criar notas fiscais de materiais para as quais não existem um processo logístico definido. Este procedimento escritura sua nota fiscal nos livros fiscais, bem como de acordo com a categoria da nota fiscal permite sua impressão. É importante ressaltar que este procedimento não faz a contabilização da referida nota fiscal, nem a baixa de estoque. Segue abaixo exemplo de processos que serão tratados nesta transação: Remessa para concerto Apropriação de crédito ICMS Remessa para demonstração

132 SD Outras Saídas (NF-e Writer - J1B1N) Transação: J1B!N Função: Criar notas fiscais sem a necessidade de ordem de vendas. Ctg. Nota fiscal: Selecionar categoria de nota fiscal, basicamente serão utilizadas as categorias Z8 (Nota credito de ICMS CIAP) e I3 para as outra saídas. Local de negócio: Selecionar a Filial que ira emitir a NF-e. NF Função parceiro: Selecionar a função de parceiro para emissão da NF-e e digitar ENTER. ID Parceiro: Selecionar o número do cliente, Fornecedor ou Filial de acordo com a função de parceiro escolhida. Teclar ENTER.

133 SD Outras Saídas (NF-e Writer - J1B1N) TpRegNota: Selecionar o Tipo de registro para a Nota fiscal. Material: Selecionar o material cadastrado para a nota fiscal. Centro: Selecionar o centro no qual o material ira ser retirado. Quantidade: Selecionar a quantidade para o material. Preço: Inserir o preço para o material. Após lançar os dados acima clicar no ícone de detalhe do item ou duplo clique na linha do item.

134 SD Outras Saídas (NF-e Writer - J1B1N) Incoterms: Selecionar a modalidade de frete para a NF-e, este campo é obrigatório na validação junto a SEFAZ.

135 SD Outras Saídas (NF-e Writer - J1B1N) CFOP: Selecionar o código fiscal da operação. Origem do Material: Selecionar a origem do material inserido na NF. Utilização do material: Selecionar a utilização do material. Código controle: Selecionar o NCM para o material. Direitos fiscais de ICMS, IPI, PIS e COFINS: Deverão ser selecionados os direitos fiscais de acordo com a tributação de cada item. Obs.: Estes campos podem vir preenchidos, mas a cada NF gerada deverão ser revisados pois os mesmos são analisados pela SEFAZ no momento da solicitação de autorização da NF-e.

136 SD Outras Saídas (NF-e Writer - J1B1N) Tipo de imposto: Selecionar tipo de impostos a ser gerado. Montante: Inserir o valor montante da base de calculo. Taxa de imposto: Inserir a alíquota do imposto a ser calculado. Valor fiscal: Inserir o valor do imposto calculado. Voltar para tela principal através das setas verde ou amarela. Direitos fiscais: Observe que os direitos fiscais inseridos na pasta item são exibidos na pasta da impostos. Esta informação é para você conciliar os impostos com os direitos fiscais. Neste caso de exemplo temos a tributação somente do ICMS, portanto iremos selecionar apenas o ICM1

137 SD Outras Saídas (NF-e Writer - J1B1N) Mensagem: Inserir mensagem a ser impressa nos dados adicionais do DANFE. Gravar: Clicar em gravar para gerar a NF-e.

138 SD Outras Saídas (NF-e Writer - J1B1N) NF-e gerada e autorizada com sucesso.

139 SD Outras Saídas (NF-e Writer - J1B1N) Exemplo de NF-e para aproveitamento de Crédito de ICMS(CIAP). Deverão ser preenchidos os campos conforme modelo de exemplo.

140 SD Outras Saídas (NF-e Writer - J1B1N)

141 SD Outras Saídas (NF-e Writer - J1B1N)

142 SD Outras Saídas (NF-e Writer - J1B1N)

143 SD Outras Saídas (NF-e Writer - J1B1N)

144 Monitorar NF-e Transação: J1BNFE Função: Monitorar Nota Fiscal eletrônica.. Executar os parâmetros necessários para execução das funções de NF-e. Clicar em Executar.

145 Monitorar NF-e Processo de cancelamento de NF-e Solicitar Estorno: Este ícone trata a solicitação de cancelamento de NF-e junto a SEFAZ. Quando houver necessidade de cancelamento de NF-e por algum motivo, o usuário deverá selecionar a linha da Nota fiscal e clicar no ícone para solicitar.

146 Monitorar NF-e Processo de cancelamento de NF-e Motivo Estorno: Selecionar motivo do estorno da NF-e Selecionar linha do documento: Selecionar documento (s) a serem estornados. Copiar p/ docs. Selecionados: Clicar neste ícone para copiar o motivo do estorno para os documentos selecionados. Enviar Solicitação: Clicar neste ícone para o sistema enviar a solicitação para a SEFAZ. Nota fiscal volta a ficar com status de enviada para autoridades(engrenagem) e aguardando resposta da SEFAZ.

147 Monitorar NF-e Processo de cancelamento de NF-e Após a solicitação de cancelamento a SEFAZ retorna código de status 101(Estornada).

148 Monitorar NF-e Processo de erro de validação SEFAZ No processo de solicitação de autorização para emissão de NF-e, podemos ter alguns erros de rejeição por parte da SEFAZ. Em algumas situações conseguimos rejeitar o erro fazendo com que seja possível a correção para reenvio a SEFAZ, segue abaixo passos para este processo. Executar a transação J1BNFE para identificar a NF-e que esta com rejeição.

149 Monitorar NF-e Processo de erro de validação SEFAZ No exemplo de rejeição acima a NF-e foi rejeitada pela SEFAZ retornou um código 533, que pela interpretação da descrição do erro remete a um erro de código de Situação tributária indevido. Reset Reject NF-e: limpar a rejeição na NF-e clicando neste ícone.

150 Monitorar NF-e Processo de erro de validação SEFAZ Com status da nota fiscal modificado, o usuário poderá entrar na transação J1B2N para alterar o direito fiscal que tenha o CST de acordo com a tributação da NF-e.

151 Monitorar NF-e Processo de erro de validação SEFAZ Direito fiscal de ICMS alterado com sucesso. Gravar NF-e.

152 Monitorar NF-e Processo de erro de validação SEFAZ Enviar NF-e: Após correção do motivo da rejeição da NF-e o usuario poderá reenviar novamente a NF-e para solicitar utilização de emissão da NF-e.

153 Monitorar NF-e Processo de erro de validação SEFAZ Após o procedimento acima a NF-e deverá esta autorizada.

154 Monitorar NF-e Contingência FS Formulário de segurança Para emissão de uma NF-e em contingência no formulário de segurança o usuário devera entrar no menu indicado para cadastro de um motivo de contingência por região. Cadastrar o motivo de contingência por estado Uma vez que a NF-e foi emitida em contingência e a conexão com a SEFAZ for reestabelecida, basta o usuário entrar no menu indicado novamente e retirar o motivo de contingencia. Selecionar a NF-e emitida em contingencia e enviar novamente para aprovação.

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins 29/05/2012 1 O Sped fiscal e Pis/Confins é uma arquivo gerado através do sistema da SD Informática, onde este arquivo contem todos os dados de entrada e saída

Leia mais

!!!!!!!!!! NF-e. Manual do Usuário

!!!!!!!!!! NF-e. Manual do Usuário NF-e Manual do Usuário ÍNDICE CADASTROS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DE NFE... 3 CADASTRO DE PRODUTOS... 3 CFOP... 5 PERFIL TRIBUTÁRIO... 7 CADASTRO DE CLIENTES... 9 CADASTRO DE FORNECEDOR... 10 CADASTRO DE

Leia mais

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica... 5. Conceitos... 6. DANFE comum e DANFE em contingência... 7. Principais dúvidas... 8. Considerações... 9

Nota Fiscal Eletrônica... 5. Conceitos... 6. DANFE comum e DANFE em contingência... 7. Principais dúvidas... 8. Considerações... 9 Cartilha NF-e 1 Sumário Nota Fiscal Eletrônica... 5 Conceitos... 6 DANFE comum e DANFE em contingência... 7 Principais dúvidas... 8 Considerações... 9 Procedimento para operacionalização da NF-e... 10

Leia mais

Tesche & Vasconcelos - Ciaf. Emissão primeira NF-e pelo Ciaf-800

Tesche & Vasconcelos - Ciaf. Emissão primeira NF-e pelo Ciaf-800 Emissão primeira NF-e pelo Ciaf-800 Para emissão da primeira Nota Fiscal eletrônica pelo Ciaf-800 a mesma deve ser obrigatoriamente uma nota de teste. Para que possa efetuar esta emissão faça o seguinte

Leia mais

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E Nas páginas seguintes, você terá uma visão geral dos recursos disponíveis e das funções que o Controller Gold possui, facilitando o seu processo de venda e compra. Criando

Leia mais

Importação de Notas pelo Código de Barras DANFE... 12

Importação de Notas pelo Código de Barras DANFE... 12 IMPORTAÇÃO DE NF-E (ENTRADA) SUMÁRIO Importação de Notas pelo Arquivo XML... 2 Parametrização dos Produtos... 4 Parametrização de Código de Situação Tributária (CST)... 5 CST de ICMS... 5 CST de IPI...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e 2 Índice CADASTROS... 4 Cliente Fornecedor - Transportadora... 4 Unidade de Medida... 5 Produto... 7 NCM... 8 Artigos da Nota Fiscal... 10 Natureza de Operação - CFOP...

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Megasale NFe. 2013 Aob Software Informatica ltda

Megasale NFe. 2013 Aob Software Informatica ltda 2 Tabela de Conteúdo Nota Fiscal Eletrônica 3 1 Tela de... Acesso 4 Digitalizando o Pedido 4 1 Preenchendo... o Item 6 2 Recebimento... A Vista 7 3 Recebimento... A Prazo 7 Gerando Proposta Comercial Emissão

Leia mais

Gestão inteligente de documentos eletrônicos

Gestão inteligente de documentos eletrônicos Gestão inteligente de documentos eletrônicos MANUAL DE UTILIZAÇÃO VISÃO DE EMPRESAS VISÃO EMPRESAS - USUÁRIOS (OVERVIEW) No ELDOC, o perfil de EMPRESA refere-se aos usuários com papel operacional. São

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Novo Layout NF-e versão 310

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Novo Layout NF-e versão 310 Segmentos Novo Layout NF-e versão 310 24/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 6 5. Informações

Leia mais

Tutorial Geração de Orçamento, Pedido e Envio

Tutorial Geração de Orçamento, Pedido e Envio 2010 Tutorial Geração de Orçamento, Pedido e Envio Leandro Ribeiro da Silva Jonathan Joahnn Becker Bma Sistemas 03/08/2010 Sumário Sumário...2 1) Digitar Orçamento...3 2) Digitar Pedido de Venda...10 3)

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

MÓDULO COMERCIAL. OBJETIVO: Feito para gerenciar entrada e saída de notas, caixa, estoque. SAÍDAS clique na aba que deseja cadastrar ou

MÓDULO COMERCIAL. OBJETIVO: Feito para gerenciar entrada e saída de notas, caixa, estoque. SAÍDAS clique na aba que deseja cadastrar ou MÓDULO COMERCIAL OBJETIVO: Feito para gerenciar entrada e saída de notas, caixa, estoque. SAÍDAS clique na aba que deseja cadastrar ou consultar. Em Devolução de Compras, usado para realizar uma devolução

Leia mais

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166 Sistema Nota Já Este manual tem por objetivo apresentar o sistema NotaJá a fim de auxiliar o usuário com todos os processos de cadastro, lançamentos de notas, cancelamentos, inutilizações, notas complementares

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Í n d i c e Julho, 2010 Introdução... 2 1. Acerto dos cadastros de Clientes e de Produtos... 4 1.1. Cadastros Básicos - Cadastro de Clientes... 4 1.2. Cadastros Básicos Cadastro

Leia mais

Configuração Empresa/Filial

Configuração Empresa/Filial Configuração Empresa/Filial Para definir as configurações (Parâmetros) de cada empresa ou filial cadastrada no sistema, proceda da seguinte forma: Acesse o módulo Administrativo. Clique no menu Cadastros

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e SUMÁRIO 1. INSTALAÇÃO 2. CADASTROS 2.1. CADASTRO DE USUÁRIO 2.2. CADASTRO DE MODALIDADE 2.3. CADASTRO DE PRODUTO 3. OPERAÇÃO 3.1. VENDA 3.2. CANCELAMENTO

Leia mais

para outro) 23 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04

para outro) 23 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04 1 2 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04 2- Notas de Compra (Incluindo Quantidades no Almoxarifado) 07 2.1 - Notas complementares 12 2.2 - Desmembramento de bens 13 3- Requisições

Leia mais

Manual de Utilização. Versão 1.0.0

Manual de Utilização. Versão 1.0.0 Manual de Utilização Versão 1.0.0 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Sistema... 4 1.2 Aba Certificados... 4 1.3 Aba Recebimento de E-mail... 5 1.4 Aba Saída de Dados... 6 1.5 Aba Proxy... 7 1.6

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

Entrada de Produtos. Supermercados

Entrada de Produtos. Supermercados Entrada de Produtos Supermercados 1 Objetivo: Cadastrar a entrada dos produtos no sistema permite o controle do estoque e o controle financeiro. O objetivo do texto é explicar como cadastrar as notas fiscais

Leia mais

Manual do Módulo. MerchNotas

Manual do Módulo. MerchNotas Manual do Módulo MerchNotas Bento Gonçalves (RS), Agosto de 2010 Índice 1. Introdução... 4 2. Menu Entrada de Notas... 5 2.1. Entrada de Notas (F11)... 5 2.2. Entrada de Notas NFe (F12)... 8 2.3. Apuração

Leia mais

Manual para Transportadoras

Manual para Transportadoras Índice 1 Objetivo... 3 2 O Projeto e-suprir... 3 3 Introdução... 3 4 Informações Básicas... 4 4.1 Painel de Controle Compras... 4 5 Acessando o Pedido... 5 6 Digitando o Espelho de Nota Fiscal... 7 6.1

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

ÍNDICE 1. CADASTRO ITENS...1 2. EMISSAO DE PEDIDOS E NOTAS...5 3. PEDIDO DE COMPRA...6 4. CONTRA-NOTA PRODUTOR RURAL...6

ÍNDICE 1. CADASTRO ITENS...1 2. EMISSAO DE PEDIDOS E NOTAS...5 3. PEDIDO DE COMPRA...6 4. CONTRA-NOTA PRODUTOR RURAL...6 1 ÍNDICE 1. CADASTRO ITENS...1 2. EMISSAO DE PEDIDOS E NOTAS...5 3. PEDIDO DE COMPRA...6 4. CONTRA-NOTA PRODUTOR RURAL...6 5. CADASTRO OPERAÇÕES FISCAIS (CFOP)...7 6. GERAR SINTEGRA...8 7. CONTROLE DE

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.04.00. Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.04.00 do dia 02/05/2012:

ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.04.00. Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.04.00 do dia 02/05/2012: ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.04.00 Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.04.00 do dia 02/05/2012: ATENÇÃO: Versões intermediarias não são de atualização obrigatório para todos os clientes, apenas

Leia mais

PROJECT Informática Ltda. Rua Giordano Bruno, 100 Bairro Rio Branco Porto Alegre-RS CEP 90420-150 Fone: (51) 3330-4444 Vendas: (51) 9701-2295

PROJECT Informática Ltda. Rua Giordano Bruno, 100 Bairro Rio Branco Porto Alegre-RS CEP 90420-150 Fone: (51) 3330-4444 Vendas: (51) 9701-2295 SPED FISCAL O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) FISCAL é um módulo opcional que está habilitado para funcionar com a versão 7 do Oryon. A licença é habilitada pelo número de série do cliente.

Leia mais

EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406

EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406 EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406 Sumário 1. O que é NFe? 2. Acesso ao sistema 3. Cadastros 3.1 Cadastro de Cliente 3.2 Cadastro de Produto 3.3 Cadastro de Transportadora 4. Emissão de NFe 4.1 Emitir Nova

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Estorno Crédito ICMS por Saída Interna Isenta ICMS em MG

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Estorno Crédito ICMS por Saída Interna Isenta ICMS em MG 06/11/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas Pelo Cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 8 5. Informações Complementares... 8 6. Referências...

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Conteúdo. Revisado em 3/13/2010 às 9:45 PM 1 www.dzyon.com

Conteúdo. Revisado em 3/13/2010 às 9:45 PM 1 www.dzyon.com Conteúdo Introdução...3 Objetivos...3 Sobre o Manual...3 Padronização da Interface/Ícones...4 1.0 Visão Geral...5 1.1 Acesso ao Sistema...5 1.2 Sequência de Processos...5 1.3 Informações Gerais sobre Transmissão...6

Leia mais

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE C o n t r o l e E m p r e s a r i a l MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE s i s t e m a s SUMÁRIO INTRODUÇÃO CONCEITOS... 3 ENTRADA DIRETA DE PRODUTOS... 3 INCLUSÃO DE FORNECEDORES E CLIENTES...

Leia mais

OPERAÇÃO NF-E MASTERSAF DF-E

OPERAÇÃO NF-E MASTERSAF DF-E MASTERSAF DF-E ÍNDICE Fluxo NF-e SEFAZ... 1 Fluxo do NF-e Mastersaf... 1 Emissão de NF-e...2 Ícones do Produto...5 Atualização do Licenciamento...5 Painéis de Consulta...6 Ordenação dos Grids... 6 Visualizar

Leia mais

Manual de Integração - E-Fiscal X Telecont

Manual de Integração - E-Fiscal X Telecont Atualizado em Maio/2008 Pág 1/36 Para integrar os dados do sistema Efiscal com o sistema Telecont, efetue os procedimentos abaixo: CADASTRO DE EMPRESAS ABA BÁSICO Acesse menu Arquivos Empresas Usuárias

Leia mais

Controle de Almoxarifado

Controle de Almoxarifado Controle de Almoxarifado Introdução O módulo de Controle de Almoxarifado traz as opções para que a empresa efetue os cadastros necessários referentes a ferramentas de almoxarifado, além do controle de

Leia mais

COMO CRIAR UMA GARANTIA DE CLIENTE

COMO CRIAR UMA GARANTIA DE CLIENTE COMO CRIAR UMA GARANTIA DE CLIENTE O ORION permite a criação de uma Garantia de um determinado produto para o seu cliente. Essa opção será usada quando um cliente compra algum produto com defeito e deseja

Leia mais

OBS: Para auxílo na configuração de impostos e quais CFOPs(operações fiscais) usar, sempre consultar informações com o contador da empresa.

OBS: Para auxílo na configuração de impostos e quais CFOPs(operações fiscais) usar, sempre consultar informações com o contador da empresa. Como fazer uma NFe de Importação? A NFe de importação tem algumas particularidades. Resumidamente O fornecedor final precisa estar localizado em uma cidade do Exterior; Tem algumas diferenciações nos impostos

Leia mais

Notas de versão. Versão 3.16.1.0

Notas de versão. Versão 3.16.1.0 Notas de versão Sistema Gescor Versão 3.16.1.0 Lançamento Abril/2016 Interface - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3 1. Nova interface e usabilidade do sistema.

Leia mais

Módulo NFE: Tutoriais, dúvidas frequentes e dicas

Módulo NFE: Tutoriais, dúvidas frequentes e dicas PARA SUPORTE REFERENTE À NFE É IMPRESCINDIVEL TER ESTE MANUAL EM MÃOS Módulo NFE: Tutoriais, dúvidas frequentes e dicas EDIÇÃO 1.0 / ABRIL 2010 Quanto ao uso da NFE Nesta edição 1 Quanto ao uso da NFE

Leia mais

GERENCIAMENTO DE NF-e (VEND0079)

GERENCIAMENTO DE NF-e (VEND0079) GERENCIAMENTO DE NF-e (VEND0079) 1. IDENTIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES NA TELA.... 2 2. FUNCIONALIDADES.... 3 2.1 EMISSÕES DE NOTAS... 3 2.2 DESTINATÁRIO DE NF-E... 4 2.3 ENVIAR NOTA POR E-MAIL... 7 2.4 VISUALIZAÇÃO...

Leia mais

Av. Padre Claret, 146 Conj. 503 Centro Esteio/ RS Fone/ Fax: (51) 3033-6663 www.maxce.com.br

Av. Padre Claret, 146 Conj. 503 Centro Esteio/ RS Fone/ Fax: (51) 3033-6663 www.maxce.com.br PARÂMETROS DE LANÇAMENTOS PARAMETRIZAÅÇO PARA O MÉDULO LANÅAMENTOS NO SISTEMA ARQUIVO > LANÅAMENTOS > PARÑMETROS E CONFIGURAÅÖES PREENCHIMENTO DAS GUIAS: 1. GUIA IMPOSTOS: a) Contas relacionadas à apuração

Leia mais

WORKSHOP CARTA CORREÇÃO ELETRONICA

WORKSHOP CARTA CORREÇÃO ELETRONICA WORKSHOP CARTA CORREÇÃO ELETRONICA Sistema JAD NOTA FISCAL ELETRÔNICA OBJETIVO: O objetivo deste WORKSHOP é apresentar a nova ferramenta do Sistema JAD, conforme o Ajuste Sinief 10 de 30/09/2011, que altera

Leia mais

O QUE VOCÊ PRECISA SABER NA EMISSÃO DA PRIMEIRA. NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e UTILIZANDO O SISTEMA GRATUÍTO DA SEFAZ-SP

O QUE VOCÊ PRECISA SABER NA EMISSÃO DA PRIMEIRA. NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e UTILIZANDO O SISTEMA GRATUÍTO DA SEFAZ-SP O QUE VOCÊ PRECISA SABER NA EMISSÃO DA PRIMEIRA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e UTILIZANDO O SISTEMA GRATUÍTO DA SEFAZ-SP 1. Certificado Digital - Antes de mais nada você precisa possuir um certificado digital

Leia mais

Manual do e-dimed 4.0

Manual do e-dimed 4.0 Manual do e-dimed 4.0 Instalação e Configuração - Módulo Cliente Após a instalação do e-dimed ser efetuada, clique no atalho criado no desktop do computador. Será exibida a janela abaixo: A instalação

Leia mais

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples)

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento Financeiro Contas a Pagar Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento de Caixa Fechamento Caixa Bancos Apropriações de Centros de

Leia mais

NF-e Procedimentos e Operações

NF-e Procedimentos e Operações NF-e Procedimentos e Operações - Cores : Amarela - Nota Fiscal cadastrada no insig com emissão ainda não autorizada pela SEFAZ Verde Nota Fiscal com emissão autorizada pela SEFAZ Vermelha Nota Fiscal com

Leia mais

TUTORIAL/MANUAL CONFIGURAR E GERAR NOTAS FISCAIS. Document Version: 1.0 Release Date: 19/02/2013

TUTORIAL/MANUAL CONFIGURAR E GERAR NOTAS FISCAIS. Document Version: 1.0 Release Date: 19/02/2013 1 P a g e TUTORIAL/MANUAL CONFIGURAR E GERAR NOTAS FISCAIS Document Version: 1.0 Release Date: 19/02/2013 Author(s) Via Express Informática LTDA. Carlos Belgine Analista de Suporte 2 P a g e OBJETIVO O

Leia mais

1. Reordenação da aba Fiscal 1. 2. Consulta simplificada de itens vendidos por NCM, CFOP e Alíquotas 2. 3. Parametrização de NCM 4

1. Reordenação da aba Fiscal 1. 2. Consulta simplificada de itens vendidos por NCM, CFOP e Alíquotas 2. 3. Parametrização de NCM 4 CADASTROS FISCAIS 1. Reordenação da aba Fiscal 1 2. Consulta simplificada de itens vendidos por NCM, CFOP e Alíquotas 2 3. Parametrização de NCM 4 4. Faturamento de pedidos entregues no endereço do revendedor

Leia mais

www.gerenciadoreficaz.com.br

www.gerenciadoreficaz.com.br Fone: (62) 4141-8464 E-mail: regraconsultoria@hotmail.com www.gerenciadoreficaz.com.br Guia Prático do Usuário Manual de Instalação Gerenciador Eficaz 7 2 Manual do Usuário Gerenciador Eficaz 7 Instalando

Leia mais

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MARKANTY INFORMÁTICA Sistemas para Automação Comercial Gestão Empresarial e Fábrica de Software (Específicos) Princípios de nossos Profissionais:

Leia mais

Sistema de Devolução Web

Sistema de Devolução Web Manual Sistema de Devolução Web Usuário Cliente ÍNDICE Sumário 1. Prazos...3 2. Solicitação de Devolução... 4 3. Autorização de Devolução... 4 4. Coleta de Mercadoria... 4 5. Acompanhamento da Devolução...

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Manual de Operaça o XML-SPC

Manual de Operaça o XML-SPC Manual de Operaça o XML-SPC Versão 2.1 Sumário Envio de Documentos Emitidos... 2 Envio de Documentos Recebidos... 2 Acesso ao XML-SPC... 3 Visualização de Documentos... 4 Enviados e Recebidos... 5 Status

Leia mais

MANUAL DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Venda, Troca, Transferência e Uso e consumo.

MANUAL DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Venda, Troca, Transferência e Uso e consumo. MANUAL DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Venda, Troca, Transferência e Uso e consumo. MANUAL DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA. TRANSFERÊNCIAS LOJAS BH e SP Toda transferência entre lojas e escritório deve ser preenchida

Leia mais

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014 O objetivo deste manual é explicar passo a passo o controle da papeleta do motorista realizado no SAT. De acordo com a LEI Nº 12.619, DE 30 DE ABRIL DE 2012, que pode ser acessada em: http://www.planalto.gov.br

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA. NF-e

MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA. NF-e MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e SELECIONE A EMPRESA EMISSORA DA NFE CLIQUE EM INICIAR TELA DE AVISOS FAÇA A LEITURA DOS AVISOS E CLIQUE EM FECHAR EMISSÃO DA NOTA FISCAL

Leia mais

Manual para Emissão e Utilização do Aplicativo SEFAZ de NF-e

Manual para Emissão e Utilização do Aplicativo SEFAZ de NF-e Manual para Emissão e Utilização do Aplicativo SEFAZ de NF-e INTRODUÇÃO: Este documento visa explicar, de forma detalhada e simplificada, a utilização do sistema de emissão de documentos fiscais (modelo

Leia mais

Data Cempro Informática Ltda. Integração WinLivros X ContabMilenium

Data Cempro Informática Ltda. Integração WinLivros X ContabMilenium Integração WinLivros X ContabMilenium Para configurar a integração entre os sistemas WinLivros e ContabMilenium devemos primeiramente verificar se a base de dados é integrada (se está no mesmo local) ou

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Portal de Fornecedores Não-Revenda

Portal de Fornecedores Não-Revenda Portal de Fornecedores Não-Revenda Emissão de Nota Fiscal e Criação de Espelho Consulte neste manual os procedimentos para emissão de Nota Fiscal para o Walmart e as atividades relativas à Criação do Espelho

Leia mais

Uma nota de importação é uma nota fiscal de entrada emitida em cada operação onde houver a aquisição de mercadorias em outros países.

Uma nota de importação é uma nota fiscal de entrada emitida em cada operação onde houver a aquisição de mercadorias em outros países. Dificuldade : (X) Fácil ( ) Médio ( ) Avançado - Página 1 de 6 Uma nota de importação é uma nota fiscal de entrada emitida em cada operação onde houver a aquisição de mercadorias em outros países. Neste

Leia mais

Almoxarifado SEF. Manual do Usuário Versão 1.3. União Sul Brasileira da IASD. Departamento de TI 01/01/2008

Almoxarifado SEF. Manual do Usuário Versão 1.3. União Sul Brasileira da IASD. Departamento de TI 01/01/2008 2008 Almoxarifado SEF Manual do Usuário Versão 1.3 União Sul Brasileira da IASD Departamento de TI 01/01/2008 SUMÁRIO SEF - Almoxarifado Introdução... 3 Cadastro da Entidade/Loja... 3 Menu Almoxarifado...

Leia mais

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF)

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF) 1 Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão SEM Impressora de cupom fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa...3 2. Configurações dos Parâmetros......3 3. Cadastro de cliente...4

Leia mais

Tutorial para emissão de NF-e

Tutorial para emissão de NF-e Tutorial para emissão de NF-e Conteúdo 1.Configuração do Módulo de NF-e... 2 1.1.Códigos Fiscais... 3 1.2.Contas Contábeis... 4 1.3.Conta corrente... 6 2.Emissão de NF-e... 8 2.1.Gerar NF-e... 9 2.2.NF-e

Leia mais

Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos.

Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos. 2 3 Parabéns, Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos. A Nucleu Tecnologia está empenhada em comprovar que você fez um bom investimento, aumentando cada vez mais a sua

Leia mais

Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e

Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e Sumário: 1. Orientações Gerais:... 3 1.1 Cadastros Básicos:... 3 1.2 Conhecimento de Transporte Eletrônico CTe:... 3 1.3 Tela inicial:... 4 2. CT-e (Conhecimento

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Módulo Gráfica: 1 Sumário: Tópico: Página: 2 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema

Leia mais

Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e. Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática

Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e. Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática 1 Esclarecimentos sobre Manifestação do Destinatário 1. O que é a Manifestação do Destinatário?

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica

1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica 1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica O programa LimerSoft SisVendas gera o XML da nota fiscal eletrônica de produtos, porém o envio e validação deve ser realizado com o sistema oficial da receita

Leia mais

Parâmetros. Instalação

Parâmetros. Instalação Gera Arquivo para a Receita (GeraArq 8) Este aplicativo permite gerar um arquivo para ser enviado à Receita Federal com os registros de nota/ cupons fiscais impressos pelos sistema. Instalação Para fazer

Leia mais

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER... 1 2 INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO......6 3. CONTAS A RECEBER......6 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...6 3.2. LANÇAMENTO MANUAL DE CONTAS A RECEBER...7 3.3. GERAÇÃO

Leia mais

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município Após receber a confirmação de aceite do Credenciamento via e-mail já é possível efetuar o login no sistema

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Instalação do certificado digital Para cada empresa certificadora existe um manual de instalação. Antes de emitir o certificado no cliente, leia atentamente as instruções do manual.

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

Entrada de Notas Fiscais de Serviço pela Rotina de Materiais. Manual desenvolvido para Célula Fiscal Equipe Avanço Informática

Entrada de Notas Fiscais de Serviço pela Rotina de Materiais. Manual desenvolvido para Célula Fiscal Equipe Avanço Informática Entrada de Notas Fiscais de Serviço pela Rotina de Materiais Manual desenvolvido para Célula Fiscal Equipe Avanço Informática 1 A Rotina de lançamento de Notas Fiscais de Serviço foi alterada, agora os

Leia mais

Solicitação de Reposição? FS71.1

Solicitação de Reposição? FS71.1 Como Trabalhar com Solicitação de Reposição? FS71.1 Sistema: Futura Server Caminho: Estoque>Reposição>Reposição Referência: FS71.1 Versão: 2015.9.18 Como Funciona: Esta tela é utilizada para solicitar

Leia mais

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido)

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Parametrizar a empresa como Lucro Presumido. 1 - Regime de Competência Qual o Regime de apuração adotado? 2 - Regime de Caixa Qual será a forma

Leia mais

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer?

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer? Manual do Sistema SUMÁRIO 1 O que é o sistema GEFISCO? 2 - Como acessar o sistema GEFISCO? 3 - Como criar um login e uma senha? 4 - Esqueci minha senha, e agora? 5 - Como acessar o Livro Fiscal? 6 - Como

Leia mais

Descrever o processo de cadastro de Nota Fiscal e de veículos da frota no Módulo Frota do Sistema Globus.

Descrever o processo de cadastro de Nota Fiscal e de veículos da frota no Módulo Frota do Sistema Globus. PÁGINA: 1/13 Área a que se aplica: Frota Executado por: Comporte e Coligadas Unidade: Comporte e Coligadas Autor: Adilson Antunes: Analista de Processos Criação 26/07/2010 Aprovação Última Revisão 1. OBJETIVO

Leia mais

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS. 11 2699-0008 www.rms.com.br

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS. 11 2699-0008 www.rms.com.br GARANTIA ESTENDIDA RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e varejo.

Leia mais

Sistema de Autorização Unimed

Sistema de Autorização Unimed Diretoria de Gestão Estratégica Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Serviços em TI Sistema de Autorização Unimed MANUAL DO USUÁRIO DIVISÃO DE SERVIÇOS EM TI A Divisão de Serviços em TI

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL

MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL 1 INDICE Informações importantes sobre o SPED...... 03 Entrando no sistema...... 04 Configurando o acesso à base de dados Access ou MySQL... 04 Cadastros... 05

Leia mais

Manual de Instruções. Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER

Manual de Instruções. Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER 1 Manual de Instruções Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER Sumário Apresentação:... 2 Exigência para funcionalidade do software:... 3 Instalação:... 4 Utilização... 5 Menu NFE/CTE XML... 7 XML

Leia mais

Procedimentos Operacionais de Nota Fiscal Eletrônica no Oryon. Este documento explica como operar o Oryon com a utilização de Nota Fiscal Eletrônica.

Procedimentos Operacionais de Nota Fiscal Eletrônica no Oryon. Este documento explica como operar o Oryon com a utilização de Nota Fiscal Eletrônica. Procedimentos Operacionais de Nota Fiscal Eletrônica no Oryon Este documento explica como operar o Oryon com a utilização de Nota Fiscal Eletrônica. 1º Passo Verificar parte cadastral: Para conseguir emitir

Leia mais

Prefeitura Municipal De Campo Novo

Prefeitura Municipal De Campo Novo Prefeitura Municipal De Campo Novo Manual Contribuinte Nota Fiscal Eletrônica Fly-eNota 1 Fly-Enota Abaixo observamos a tela inicial ao Contribuinte/Contador da emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Após

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE Versão 1.0 Belém PA - Maio 2014 Sumário 1. Introdução...

Leia mais

Passo a Passo para Emissão da CC-E ( Carta de Correção do CTE )

Passo a Passo para Emissão da CC-E ( Carta de Correção do CTE ) Passo a Passo para Emissão da CC-E ( Carta de Correção do CTE ) Neste processo iremos utilizar o sistema Tecnocargas na versão WEB O que pode ser alterado em uma CC-e: Segue o modelo de um XML para melhor

Leia mais

Síntese de fluxo de máquinas e implementos

Síntese de fluxo de máquinas e implementos Síntese de fluxo de máquinas e implementos Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Objetivo... 3 Parâmetros para utilização do processo... 3 Cadastro

Leia mais

Manual de documento de arrecadação GNRE

Manual de documento de arrecadação GNRE Manual de documento de arrecadação GNRE Sumário 1. Códigos de receita ICMS... 3 1.1. Cadastro dos códigos de receita... 3 1.2. Consultando a tabela de códigos de receita ICMS... 4 2. Documento de arrecadação...

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR

CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR 1. Captação de Pedidos - pela Central (Back office) 1 2. Como consultar Pedido 16 3. Como visualizar Detalhes de um Pedido 19 4. Como consultar Vendas/Cortes em Pedidos

Leia mais

Novidades Versão 11.08a

Novidades Versão 11.08a 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos Doc-e, Produção, CRM, no Sistema de Gestão Administrativa e no Módulo de Vendas que permitem melhorias

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

MC SISTEMAS MANUAL DE ERROS DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA 29/01/2014

MC SISTEMAS MANUAL DE ERROS DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA 29/01/2014 1 MC SISTEMAS MANUAL DE ERROS DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA 29/01/2014 Erro 1: Este erro indica na maioria das vezes que o certificado digital venceu. Para solucionar este erro deveras abrir o navegador Internet

Leia mais