CAPÍTULO 1. A tática e as combinações MOTIVOS BÁSICOS DAS COMBINAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTULO 1. A tática e as combinações MOTIVOS BÁSICOS DAS COMBINAÇÕES"

Transcrição

1 CAPÍTULO 1 A tática e as combinações Existem posições em que a combinação é obrigatória. No entanto, ocorre às vezes que o enxadrista, tratando de evitar um esforço mental, perca essa oportunidade e veja-se obrigado, pouco a pouco, a passar à defesa. Depois disso, vem a derrota daquele que, com razão, a mereceu. A. Alekhine MOTIVOS BÁSICOS DAS COMBINAÇÕES No livro anterior já fizemos uma pequena introdução à tática, estudando os temas: o ataque duplo, o ataque a descoberto, a cravada e o ataque em linha. Neste segundo livro damos um novo passo, estudando os motivos da combinação, que, junto com os temas táticos, são pilares fundamentais na formação do jogador de xadrez e já acessíveis ao leitor nesta fase de aprendizagem. A tática é, entre todos os aspectos da partida de xadrez, o que há de mais acessível, direto e, por isso, mais claro para o jogador e onde, de imediato, observa-se seu progresso. Mesmo na primeira escala enxadrística, pode-se perfeitamente compreender, assimilar e produzir combinações curtas de duas ou três jogadas. Mas, antes de continuar, vamos definir combinação. Chamamos de combinação uma variante forçada, mediante a qual seu iniciador alcança o objetivo a que se propôs, como a melhoria da posição ou o ganho de material e, por fim, o mate. O mecanismo da combinação pode ser, em sua forma mais elementar, uma simples troca de peças e, em sua forma mais complexa, um ou vários sacrifícios, o que implica, sutilmente, um valor estético, já que muda a relação do valor habitual das peças. Essa definição se refere não só aos aspectos dinâmicos da execução, como também à valoração dos elementos estáticos isto é, à utilização racional e ordenada dos elementos que nela intervêm: concretos como o material ou abstratos como, por exemplo, a posição. O objetivo deste capítulo é levar ao leitor o conhecimento dos motivos ou temas básicos das combinações, explicando-os passo a passo, com a finalidade de que o aluno possa identificar claramente os elementos e idéias em que se baseia cada tema. Em continuação, apresentaremos um grupo de exer-

2 12 Boris Zlotnik e colaboradores cícios, com duas ou três jogadas de profundidade, nos quais não se deve buscar, como único objetivo, a combinação do mate. A obtenção de uma vantagem material que permita ganhar ou a imposição de um empate em posição inferior são também objetos da combinação. Os temas básicos da combinação que veremos neste capítulo são: O desvio A atração A interceptação A eliminação da defesa A liberação do espaço O bloqueio O ataque raio X A peça sobrecarregada A jogada intermediária A demolição da estrutura de peões A perseguição O DESVIO O desvio é um motivo de combinação muito freqüente no jogo real, inclusive nas partidas de aficionados. Sua idéia consiste, como seu nome indica, no desvio de uma ou mais peças defensoras de uma posição, para permitir um ataque com sucesso. Mas, como uma imagem vale mais que mil palavras, vejamos tudo isso com alguns exemplos. No diagrama 1, correspondente à partida Girsch Man, Canadá, 1963, a dama preta está defendendo a casa c7, de onde o cavalo poderia dar um xeque decisivo. As brancas concluem rapidamente a partida jogando 1. a4+ e atacam a dama preta, que está impossibilitada de se defender e proteger a casa c7, 1... xa4. DIAGRAMA 1

3 Curso de Xadrez c7+, agora as brancas aproveitam a casa desprotegida c f8 é a única possibilidade de escapar do xeque. O rei preto não pode ir à casa d7, pois ela está controlada pela torre branca. 3. xd8+, agora o rei preto se encontra atrapalhado no corredor da oitava fila e8, as pretas se vêem obrigadas a devolver a dama, mas: 4. xe8++. Vejamos, agora, a posição do diagrama 2, que corresponde à partida Saidy-Padevsky, Varna, 1958, também muito ilustrativa do tema. DIAGRAMA 2

4 14 Boris Zlotnik e colaboradores A pressão das pretas é muito forte, especialmente as ameaçadoras torres e a ação do bispo ao longo da diagonal f1-a6. No entanto, a dama branca defende a casa d1, não permitindo que as pretas dêem mate com d1+ e f1++. Desse ponto de vista, a jogada das pretas é evidente xe3+, excelente jogada que ameaça 2. f1 e d xe3, ante a ameaça de mate, as brancas se vêem obrigadas a desviar a dama da defesa da casa d d1+ 3. f2, única jogada possível f1++. No diagrama 3 vemos uma posição correspondente à partida Gass-Kindi, Stuttgart, 1979, na qual as pretas ameaçam 1... xh3+, ao mesmo tempo em que a torre ameaça a dama branca, mas esta pode escapar do duplo ataque tomando o cavalo de h3. As pretas encontram uma bonita combinação baseada no desvio. DIAGRAMA xe4, excelente jogada que derruba a posição ao desviar a dama branca da defesa da h3. Com isso, o trabalho harmonioso entre cavalo, bispo e torre coloca o rei branco em risco de mate. 2. xe4, e as brancas não têm escolha xh3+, agora se vê plenamente o ataque das pretas. 3. h1.

5 Curso de Xadrez 15 À mesma conclusão se chega com 3. g2 f2+, com o mesmo resultado que a variante principal f1+ 4. g f2+ 5. xh3, se 5. h1, as pretas arrematam com 5... h h2++.

6 16 Boris Zlotnik e colaboradores Exercícios Exercício 1. Jogam as brancas. Exercício 4. Jogam as brancas. Exercício 2. Jogam as pretas. Exercício 5. Jogam as brancas. Exercício 3. Jogam as brancas. Exercício 6. Jogam as pretas.

7 Curso de Xadrez 17 Exercício 7. Jogam as pretas. Exercício 10. Jogam as brancas. Exercício 8. Jogam as brancas. Exercício 11. Jogam as pretas. Exercício 9. Jogam as pretas. Exercício 12. Jogam as pretas.

8 18 Boris Zlotnik e colaboradores A ATRAÇÃO A atração é o recurso tático que permite levar uma peça adversária, de preferência o rei ou a dama, até uma casa onde perecerá fatalmente. Ilustraremos essa idéia com vários exemplos didáticos. No diagrama 4 temos uma posição correspondente à partida Fischer-Reshevsky, Nova Iorque, Nela, as peças brancas atraem o rei preto para o centro, o que leva à perda da dama. 10. xf7+, excelente jogada de sacrifício para atrair o rei ao centro xf7, recusar a captura do bispo não evita a continuação da partida. 11. e6, segundo sacrifício que conduz diretamente ao ganho material dxe6, tomar o cavalo com DIAGRAMA xe6 conduz ao mate após 12. d5+. Deixamos sua continuação nas mãos do leitor. 12. xd8, e as pretas se rendem depois de mais trinta jogadas de agonia. Vejamos agora a atração de uma dama, diagrama 5, na partida Szabo- Bronstein, Zurique, 1953, na qual as brancas capturam a dama contrária atraindo-a à casa d8. 1. d8 xd8, não se pode evitar a captura da torre devido ao ataque direto à dama e indireto ao rei. DIAGRAMA 5 2. h8+, agora está clara a intenção das brancas f7 3. xd8, e a dama sucumbe.

9 Curso de Xadrez 19 E para encerrar este tema, um último exemplo em que a peça atraída não é nem o rei nem a dama, e sim a torre. No diagrama 6, correspondente à partida Sznapik-Bernard, Poznan, 1971, as brancas ganham atraindo a torre para a casa d8. 1. d8 xd8, as pretas não podem rejeitar o oferecimento, já que, se 1... a7, ganha-se com 2. xa7 xd8 3.c7+ xa7 4.cxd8= +. DIAGRAMA 6 2.c7+, ataque duplo do peão, que decide a partida b7 3.cxd8= +, ganhando.

10 20 Boris Zlotnik e colaboradores Exercícios Exercício 13. Jogam as brancas. Exercício 16. Jogam as pretas. Exercício 14. Jogam as brancas. Exercício 17. Jogam as brancas. Exercício 15. Jogam as pretas. Exercício 18. Jogam as pretas.

11 Curso de Xadrez 21 Exercício 19. Jogam as pretas. Exercício 22. Jogam as pretas. Exercício 20. Jogam as brancas. Exercício 23. Jogam as brancas. Exercício 21. Jogam as brancas. Exercício 24. Jogam as brancas.

12 22 Boris Zlotnik e colaboradores A INTERCEPTAÇÃO Apresentamos agora um outro recurso tático, a interceptação ou obstrução, que consiste em interromper a comunicação de duas ou mais peças, colocando uma peça própria em seu caminho. O ganho pode ser de distintos tipos: mate, ganho material, coroação, etc. Para iniciar o estudo deste tema, fixemo-nos na posição do diagrama 7, que corresponde à partida Osnos-Dely, Budapeste, Podemos observar a forte pressão que as brancas exercem sobre a casa f8, que, combinada com a ameaça 1. e7+ h8 2. xf8++, dá a vitória às brancas com mate; mas isso não é possível no momento, já que o bispo preto vigia a casa e7. DIAGRAMA 7 A idéia-chave da combinação já está definida: 1. c5, interceptando a ação do bispo do adversário xc5, única possibilidade. 2. xc5, sacrificando a dama. 2...bxc5. Se as pretas recusam a captura, por exemplo, com d7, as brancas forçam a vitória com 3. xf8+ xf8 4. e7+ h8 5. xf8++. Agora, a finalização da combinação está clara: 3. e7+ h8 4. xf8+ g8 5. xg8++. Vejamos outro exemplo, o do diagrama 8, que aconteceu na partida Keller-Nievelgelt, Zurique, Observamos que as brancas, com 1. e8, ameaçam mate em g7, contudo, as pretas defendem esta casa com 1... xb2, e as brancas a pouco podem aspirar.

13 Curso de Xadrez 23 DIAGRAMA 8 Porém, iniciando a combinação com a interceptação da dama na diagonal a1-h8, as brancas ganham com 1. e5 xe5, única jogada ante a ameaça de mate na g7, mas a custa da interceptação da diagonal. 2. e8 f5, último recurso defensivo. 3. f6+ h8 4. g8++. Para terminar a exposição deste tema, estudaremos agora a posição do diagrama 9, partida Soultanbeieff-Borodin, Bruxelas, 1943, em que as brancas conseguem a vitória interceptando a ação da dama preta ao longo da grande diagonal branca. 1. g2, agora se pode mover a torre de f3, já que a cravada está anulada 1... g8, se as pretas jogam 1... xf3, recebem mate com 2 xf8. 2. xh7+ xh7 3. h3++. DIAGRAMA 9

14 24 Boris Zlotnik e colaboradores Exercícios Exercício 25. Jogam as brancas. Exercício 28. Jogam as pretas. Exercício 26. Jogam as pretas. Exercício 29. Jogam as brancas. Exercício 27. Jogam as brancas. Exercício 30. Jogam as pretas.

15 Curso de Xadrez 25 Exercício 31. Jogam as pretas. Exercício 34. Jogam as pretas. Exercício 32. Jogam as brancas. Exercício 35. Jogam as brancas. Exercício 33. Jogam as brancas. Exercício 36. Jogam as brancas.

16 26 Boris Zlotnik e colaboradores A ELIMINAÇÃO DA DEFESA Esse recurso tático tem por objetivo a eliminação de peças ou peões que exerçam funções defensivas. O problema consiste em identificar quais são as peças-chaves na defesa. Para começar, vejamos a posição do diagrama 10, correspondente à partida Vizantiadis-Spassky, Siegen, 1970, em que as pretas eliminam a principal peça defensiva branca: o cavalo da f3, que impedia a penetração da dama por h4. DIAGRAMA xf3, as pretas eliminam o cavalo defensor e debilitam o roque: 2.gxf3 xh2+ 3. xh2, agora o rei está exposto. DIAGRAMA h4+ 4. g2, as peças pretas penetram com efeito decisivo h3+ 5. h1 f1++. No exemplo ao lado, diagrama 11, correspondente à partida Ryzhkov-Fass, URSS, 1978, salta aos olhos que a peça defensiva da posição branca é o cavalo, logo, a execução da combinação é evidente.

17 Curso de Xadrez xf4 2. xf4, com a eliminação do cavalo, é visível a debilidade da casa g2, o que as pretas aproveitam: 2... exg2+. Não adianta entrar com outra torre, já que a casa h2 está defendida. 3. h1 g1+ 4. h2 6g2++. Seguimos com a posição do diagrama 12, correspondente à partida Korchnoi-Peterson, URSS, 1965, em que a peça-chave da defesa não é tão fácil de encontrar, já que é o bispo de e7. DIAGRAMA xg7+ e8, agora se vê a importância do salto do cavalo para a casa f6 e a função-chave do bispo defensor. 2. xe7+ xe7, a posição restrita do rei preto provoca a próxima jogada. 3. g7+ e8 4. f6++.

18 28 Boris Zlotnik e colaboradores Exercícios Exercício 37. Jogam as brancas. Exercício 40. Jogam as brancas. Exercício 38. Jogam as brancas. Exercício 41. Jogam as brancas. Exercício 39. Jogam as pretas. Exercício 42. Jogam as pretas.

19 Curso de Xadrez 29 Exercício 43. Jogam as brancas. Exercício 46. Jogam as pretas. Exercício 44. Jogam as brancas. Exercício 47. Jogam as pretas. Exercício 45. Jogam as brancas. Exercício 48. Jogam as pretas.

20 30 Boris Zlotnik e colaboradores A LIBERAÇÃO DO ESPAÇO A liberação do espaço consiste em livrar uma casa, abrir diagonais, filas ou colunas, ocupadas ou bloqueadas por uma ou mais peças, próprias ou do adversário, para abrir linhas de ataque que permitam a execução de uma combinação. Normalmente, a peça que atrapalha é eliminada mediante uma troca forçada ou um sacrifício. A liberação de uma casa Para começar, estudaremos a posição do diagrama 13, correspondente à partida Georgadze-Kuindzhi, URSS, 1973, na qual as pretas liberam a casa g5 para dar mate com o peão. DIAGRAMA 13 As pretas jogam: 1... f2+ 2. xf2 h5+. A casa g5 já está liberada para o peão. 3. xh5 g5++. O exemplo seguinte, diagrama 14, corresponde à partida Tarnowsky- Ivkov, Varna, 1962, na qual observamos que, se as posições da dama e da torre pretas estivessem trocadas, as brancas receberiam o mate; logo, é evidente que se deve liberar a casa e2 para a dama.

21 Curso de Xadrez 31 DIAGRAMA d2+ 2. c1, se 2. xd2, as pretas ganham com 2... e2+ 3. c1 c c2+ 3. b1, se 3. d1 e g2+, as pretas conseguiram a casa e2 para sua dama sem muita perda de tempo. 4. c1 e3+, seguido de mate. A liberação de uma diagonal O seguinte exemplo, diagrama 15, corresponde à partida Seleznev- Panov, URSS, 1929, as pretas desocupam a diagonal b1-h7, para executar uma combinação de mate na primeira fila. DIAGRAMA 15

22 32 Boris Zlotnik e colaboradores 1... xe2. Com essa jogada preparatória, as pretas enfraquecem a primeira fila. 2. xe xg2+. Com essa jogada, as pretas desocupam a diagonal para a dama: 3. xg2. Em caso de 3. xg2 b1+ 4. g1 xg b1+, seguido de mate. Para terminar, estudaremos a posição do diagrama 16, correspondente à partida Kostakaev-Stanciu, jogada via correio em 1971; nela, as pretas conseguem desocupar duas diagonais, a d1-a4 e a a4-d7, o que permite que o bispo da d7 efetue um belo mate. DIAGRAMA xd3+ 2.cxd3, o primeiro passo é conseguir a desocupação da diagonal d1-a d4, com essa jogada, desocupa-se a diagonal a4-d7 e eliminam-se as casas de fuga do rei branco. 3. xf2 a4+, seguido de mate.

23 Curso de Xadrez 33 A liberação de uma coluna Vejamos dois exemplos ilustrativos. No primeiro estudaremos a posição do diagrama 17, correspondente à partida Blackburne-Schwarz, Berlim, 1881, na qual as brancas abrem a coluna h com um ataque decisivo. DIAGRAMA 17 Agora estudaremos a posição do diagrama 18, correspondente à partida Lukovnikov-Alekseev, URSS, 1973, em que as pretas abrem a coluna d com um ataque múltiplo de mate em a2 e c b4, desocupa a coluna d para que atue a torre, ao mesmo tempo em que ameaça dar o mate com 1... a2. 2. xb4. Se 2. xa4 a2++; 2.axb4 a xf4 xf4 2. xh5, as brancas liberam a coluna h para sua segunda torre. 2...gxh5 3. xh5, seguido de 4. h8++. Uma típica colaboração entre torre e bispo. DIAGRAMA xd1+ 3. xd1 c2++.

24 34 Boris Zlotnik e colaboradores Exercícios Exercício 49. Jogam as brancas. Exercício 52. Jogam as pretas. Exercício 50. Jogam as brancas. Exercício 53. Jogam as brancas. Exercício 51. Jogam as pretas. Exercício 54. Jogam as brancas.

25 Curso de Xadrez 35 Exercício 55. Jogam as brancas. Exercício 58. Jogam as brancas. Exercício 56. Jogam as brancas. Exercício 59. Jogam as pretas. Exercício 57. Jogam as brancas. Exercício 60. Jogam as pretas.

26 36 Boris Zlotnik e colaboradores Exercício 61. Jogam as brancas. Exercício 64. Jogam as brancas. Exercício 62. Jogam as brancas. Exercício 65. Jogam as brancas. Exercício 63. Jogam as brancas. Exercício 66. Jogam as brancas.

27 Curso de Xadrez 37 O BLOQUEIO Esse recurso tático se caracteriza pela ameaça que provoca o adversário a bloquear uma casa de fuga. O atacante, então, aproveita a situação para executar um ataque vencedor. Este tema de combinação será dividido, para que fique mais claro, em três partes. O bloqueio de uma casa O mate por asfixia O afogamento O bloqueio de uma casa Em primeiro lugar, veremos a posição no diagrama 19, extraído da partida Marshall-Marco, Paris, 1900, na qual as brancas ameaçam atacar o rei preto com 1. h6, mas este tem a casa f6 para escapar. Por isso, deve-se primeiro bloquear essa casa. DIAGRAMA 19 1.f6+ g8; se 1... xf6, as brancas seguiriam com 2. h6+ g8 3. h7++. Agora se vê com clareza a precária situação do rei preto. 2. h8+, também se pode seguir com 2. h6, que leva a um resultado idêntico xh8 3. h6+ g8 4. g7++.

28 38 Boris Zlotnik e colaboradores Neste segundo exemplo vemos a posição do diagrama 20, correspondente à partida Quinteros-Tukmanov, Leningrado, 1973, na qual as brancas conseguem dar o mate bloqueando a fila 7. DIAGRAMA xd6+ cxd6, agora a torre controla as casas de fuga da fila g5+ e6, se 2... xg5, 3.hxg5+: as brancas ganham a dama pela torre. 3. e7++, e o rei sucumbe. O mate por asfixia Nesse recurso tático, como seu nome indica, estudaremos posições que se caracterizam pela situação asfixiada do rei do lado fragilizado. Para ilustrar, vejamos a posição do diagrama 21, correspondente à partida Failic- Wildegans, efetuada pelo correio em 1939, na qual o rei do time branco se encontra recolhido na casa h1, e suas peças pouco podem fazer por ele. DIAGRAMA 21

29 Curso de Xadrez xf2, ameaça 2... g e2, para aliviar a asfixiante posição do rei. Se 2. xf2 g3++; se 2. xf3 g3+, ganhando a dama, e se 2. xf3 g3+ 3. h2 xf1+, ganhando g xg1, agora o rei branco está bloqueado. A finalização é lógica: 3... g3++. Vejamos agora a posição do diagrama 22, criação do italiano Greco em 1625, na qual as pretas executam o espetacular Mate da coz f2+ 2. e1 d3+, agora o cavalo preto controla também a casa e1. 3. d1. Se 3. f1 f e1+ 4. xe1, bloqueando a saída do rei f2++. DIAGRAMA 22

30 40 Boris Zlotnik e colaboradores O afogamento O afogamento é um recurso de combinação utilizado para que o empate seja conseguido quando se está em uma posição inferior. Seu resultado, por ser imprevisível, é sempre espetacular. Como nos casos anteriores, estudaremos o tema com alguns exemplos didáticos. No diagrama 23 temos uma posição da partida Fridman-Patterson, Johannesburgo, 1962, na qual o lado branco não somente tem um peão a menos, como deve defender-se de duas ameaças de mate; uma com g5 e xh3, e a outra com f2, se as brancas abandonarem a defesa dessa casa. Por isso, luta pelo empate e o consegue com: DIAGRAMA xh6+ xh6, se 1... g8 2. c1 com igualdade. 2.g5+ h7 e o rei branco está afogado. No exemplo seguinte, diagrama 24, correspondendo à partida Marshall- McKlure, Nova Iorque, 1923, a situação das brancas é desesperadora, já que têm uma torre a menos e seu peão passado de h7 pode ser capturado imediatamente. Por isso, recorre ao afogamento, conquistando um empate espetacular. DIAGRAMA 24

31 Curso de Xadrez h6 xh6 2.h8= +, as brancas fazem seus últimos lances disponíveis e deixam as pretas com uma única jogada possível xh8 3.b5! e as brancas provocam o bloqueio da única possibilidade de movimento das pretas, conseguindo, portanto, o empate.

32 42 Boris Zlotnik e colaboradores Exercícios Exercício 67. Jogam as brancas. Exercício 70. Jogam as brancas. Exercício 68. Jogam as brancas. Exercício 71. Jogam as pretas. Exercício 69. Jogam as pretas. Exercício 72. Jogam as pretas.

33 Curso de Xadrez 43 Exercício 73. Jogam as brancas. Exercício 76. Jogam as pretas. Exercício 74. Jogam as brancas. Exercício 77. Jogam as pretas. Exercício 75. Jogam as pretas. Exercício 78. Jogam as brancas.

34 44 Boris Zlotnik e colaboradores Exercício 79. Jogam as pretas. Exercício 82. Jogam as brancas. Exercício 80. Jogam as pretas. Exercício 83. Jogam as pretas. Exercício 81. Jogam as brancas. Exercício 84. Jogam as pretas.

35 Curso de Xadrez 45 O ATAQUE RAIO X O ataque raio X oculta uma ação atrás de uma peça que, por esse motivo, fica impossibilitada de mover-se sem ceder alguma vantagem. Apresentamos, a seguir, alguns exemplos que, sem dúvida, ajudarão na compreensão desse lance. Em primeiro lugar, a posição do diagrama 25 correspondente à partida Ilivicki-Kasparian, URSS, 1952, na qual as brancas aproveitam duas ações ocultas: a do bispo d5 sobre a torre em f7, e a da torre d1 sobre a dama em d8. DIAGRAMA 25 1.d7 gxf4, se 1... xd7 2. xe6, ganhando material; e se 1... xd7 2. xe6, ganhando com uma ameaça a descoberto. 2.dxe8= + xe8 3.gxf4, com vantagem suficiente para ganhar. No segundo exemplo veremos a posição do diagrama 26, na partida entre Alekhine e Nestor, em Trinidad, 1939, na qual as brancas aproveitam bem sua ameaça indireta sobre a casa f8. DIAGRAMA 26

36 46 Boris Zlotnik e colaboradores 1. c8 xc8, se 1... xd7 2. f8+, vencendo; e se 1... b6 2. f8+, igualmente ganhando. 2. e7, excelente jogada que anula a ação defensiva da dama preta c6, se 2... xe7 3.dxc8= +, ganhando. 3.d8= +,vencendo a partida. Vejamos agora o exemplo do diagrama 27, correspondente à partida Tukmakov-Gufeld, URSS, 1972, na qual as pretas utilizam engenhosamente a ação oculta da dama na diagonal d3-f1. DIAGRAMA xd4+ 2. f1, perde-se a dama se o jogo prosseguir com 2. xd4 e1+ 3. xe1 xe1+ 4. f2 f e3. 3. xe3, agora se pode ver a cravada sobre a casa d xd3+, ganhando.

37 Curso de Xadrez 47 Por último, observemos a posição do diagrama 28, extraída da partida Novotelnov-Averbach, URSS, Nela podemos ver que a torre preta de d5 e a dama preta de g4, convergem sua ação sobre a casa d1 e, portanto, sobre a torre branca que a ocupa. Isso posto, é fácil encontrar as jogadas certas. DIAGRAMA xf2+ 2. xf2, não serve 2. xf2, pois f5+ e as pretas capturam a dama. Igualmente não serve 2. xf2 por 2... xd xd1+ ganham as pretas.

38 48 Boris Zlotnik e colaboradores Exercícios Exercício 85. Jogam as pretas. Exercício 88. Jogam as pretas. Exercício 86. Jogam as pretas. Exercício 89. Jogam as brancas. Exercício 87. Jogam as brancas. Exercício 90. Jogam as pretas.

39 Curso de Xadrez 49 A PEÇA SOBRECARREGADA O tema da combinação da peça sobrecarregada é abundante na prática enxadrística. Uma peça sobrecarregada é aquela que realiza duas ou mais funções defensivas ao mesmo tempo, o que pode ser aproveitado para obterse vantagem. Como antes, ilustraremos com alguns exemplos. No diagrama 29 temos uma posição da partida Lieb-Kunsztowicz, RFA, 1974, na qual as pretas têm a dama sobrecarregada, defendendo o mate tanto na oitava quanto em f7. As brancas exploram essa situação para chegarem ao mate. As brancas se impõem com 1. d8 xc3. Se 1... xd8, 2. xf6+,o que leva à vitória. 2. xf8+. Com essa jogada, as brancas ganham a torre g7 3. g8+ h7 4.bxc3, com um bispo de vantagem, as brancas ganham. DIAGRAMA 29 No exemplo seguinte, diagrama 30, temos uma posição da partida Krogius- Martjusov, URSS, 1949, em que também as brancas exploram a sobrecarga da dama preta, que está defendendo o bispo de e7 e, indiretamente, a torre da a8. As brancas aproveitam essa situação com um enérgico sacrifício da dama. 1. c6, que ataca a torre, obrigando a dama a abandonar o bispo xc6, agora vemos a força da combinação. 2. xe7+ f8 3. xc6, ganhando uma peça. DIAGRAMA 30

40 50 Boris Zlotnik e colaboradores DIAGRAMA 31 Vejamos agora a posição do diagrama 31, extraída da partida Cheskovsky- Korensky, URSS, 1973, na qual as pretas têm a dama sobrecarregada, defendendo a casa f8 e, indiretamente, o cavalo da e5, o que permite que as brancas executem uma bonita combinação. 1. d4 ameaça o cavalo de e5, que não pode ser retirado em razão do mate g xc xd4 não é uma boa escolha, pois 2. f8+ xf8 3. xf xc5 xf7 3. e1, ganhando. E, para terminar, vejamos agora a posição do diagrama 32, correspondente à partida Ermenkov-Ostojic, Kecskemet, 1977, na qual as pretas deram a sua dama demasiado trabalho: a defesa da casa e7 e a da torre de a7. As brancas aproveitam imediatamente a oportunidade. DIAGRAMA b5 d8, se 1...axb5, 2. xa7 xa7 3. xe7+, ganhando. 2. xe7 xe7 3. f4, ganhando a dama.

41 Curso de Xadrez 51 Exercícios Exercício 91. Jogam as brancas. Exercício 94. Jogam as brancas. Exercício 92. Jogam as brancas. Exercício 95. Jogam as brancas. Exercício 93. Jogam as brancas. Exercício 96. Jogam as brancas.

42 52 Boris Zlotnik e colaboradores Exercício 97. Jogam as pretas. Exercício 100. Jogam as brancas. Exercício 98. Jogam as brancas. Exercício 101. Jogam as pretas. Exercício 99. Jogam as brancas. Exercício 102. Jogam as brancas.

43 Curso de Xadrez 53 A JOGADA INTERMEDIÁRIA A jogada intermediária é um lance do jogo que, intercalado inesperadamente em uma combinação, muda seu rumo. É um lance não previsto que destrói os planos anteriores. Como é habitual, ilustraremos com alguns exemplos. No diagrama 33 temos uma posição da partida Süer-Nünhert, RFA, 1973, na qual as brancas ameaçam 1. h8++, mas as pretas encontram uma jogada intermediária que não somente as livra do mate, como lhes dá a vitória c2+ leva o rei branco à casa c2, onde recebe xeque do cavalo ao capturar a dama em e xh7 não é uma boa escolha, pois 2. g5+ g8 (2... h6 3. h3++) 3. h3 e a dama substitui a torre, com o mesmo resultado: mate em h8. 2. xc2. Não se pode evitar a captura com 2. a2, pois 2... b4+ 3. a3 d3+ 4. a4 (4. a2 xb2++) 4... xb xe3+ 3.fxe3 xh7, ganhando a partida. No diagrama 34 temos uma posição da partida Miles-Martin, Birminghan, 1977, na qual as pretas protegem firmemente a defesa do peão de c6. Contudo, o GM (Grande Mestre) inglês Miles consegue romper a defesa. DIAGRAMA 33 DIAGRAMA 34

44 54 Boris Zlotnik e colaboradores 1.a4 xa4 2. a3, as brancas atraem o bispo a uma casa vulnerável e especulam agora com a situação indefesa da dama preta b5 3. xb5, é revelada a situação critica da dama preta, que não tem escolha xa3 4.. b7+, jogada intermediária que permite ganho material. Por último vemos a posição do diagrama 35, extraído da partida Porat- Barcza, Moscou 1956 (modificada), em que as brancas parecem ter toda a defesa armada, contudo, mediante uma combinação baseada em nosso tema, as pretas obtêm vantagem decisiva. DIAGRAMA xb3 2.axb3, as brancas não podem tomar com a torre, pois, se 2. xb3, então 2... xd xd2 3. xd2. Aqui se pode ver a chave da combinação, as brancas devem abandonar a defesa do peão e xe3+, ganhando um peão com xeque que recupera a torre. 4. f2, única em que não se perde peça g7 fecha com chave de ouro, as pretas atrasam a captura da torre e aproveitam para aproximar seu rei do peão d5. O final de peões, após a captura dele, está completamente assegurado.

45 Curso de Xadrez 55 Exercícios Exercício 103. Jogam as pretas. Exercício 106. Jogam as brancas. Exercício 104. Jogam as brancas. Exercício 107. Jogam as pretas. Exercício 105. Jogam as brancas. Exercício 108. Jogam as brancas.

46 56 Boris Zlotnik e colaboradores A DEMOLIÇÃO DA ESTRUTURA DE PEÕES Como é sabido, depois do roque, o rei encontra abrigo atrás de seus peões. Por isso, demolir essa estrutura é um dos temas de combinação mais atraentes do xadrez. O mais típico é o sacrifício em h2 ou f2 ou em seus simétricos h7 ou f7. Começaremos pela posição do diagrama 36, correspondendo à partida Taubenhaus-Janovsky, Paris, 1903, na qual temos um bonito final das brancas. DIAGRAMA xh7+ xh7 2. h5+, agora se vê o objetivo do sacrifício branco: eliminar o peão h7 e ganhar tempo para conseguir um bom lugar para a dama g8 3. f7+, aqui, a combinação é favorecida pela boa situação da torre branca h8 4. xg7++. No seguinte exemplo, diagrama 37, extraído da partida Belkadi-Littleton, Lugano, 1968, as brancas destroem a cadeia de peões mediante um típico sacrifício, desta vez, do bispo em h7. DIAGRAMA 37

47 Curso de Xadrez xh7+ xh7 2. e4, ganhando um importante tempo para abrir espaço para a torre e a dama xd5 3. h3+ g8 4. h5 e as brancas ganham. E, para terminar este item, estudaremos a posição do diagrama 38, extraída da partida Kosolapov-Nezhmetdinov, URSS, 1936, na qual as pretas se aproveitam de sua posição dominante para tirar o rei branco de sua cadeia de peões e dar mate com um modesto peão. 1.. xh2+ 2. xh2 g3+, xeque descoberto. DIAGRAMA xg3, se 3. g1 h f4++.

48 58 Boris Zlotnik e colaboradores Exercícios Exercício 109. Jogam as brancas. Exercício 112. Jogam as brancas. Exercício 110. Jogam as pretas. Exercício 113. Jogam as brancas. Exercício 111. Jogam as brancas. Exercício 114. Jogam as pretas.

49 Curso de Xadrez 59 A PERSEGUIÇÃO A perseguição é um tema de combinação que consiste em acossar o rei ou outra peça de grande valor, obrigando o adversário a repetir a mesma posição. Se isso acontecer por três vezes seguidas, resultará num empate regulamentar. Como se vê, é um recurso do lado mais fraco. Por isso, nos exercícios, há casos em que o lado que tem a vez provoca o empate. No diagrama 39 temos uma posição da partida Kensmin-Davidson, URSS, 1958, em que as brancas, com um peão a menos, estão ameaçadas pelo avanço do peão b3. Mesmo assim, conseguem empatar. DIAGRAMA xg6 fxg6 2. h8+, a chave da manobra é que, se 2... xh8?, 3.f7+ descoberto e as brancas ganham f7 3. h7+ f8 4. h8+, e as brancas conseguem repetir a posição e empatam.

50 60 Boris Zlotnik e colaboradores No exemplo seguinte, diagrama 40, extraído da partida Butnaru-Szabo, Romênia, 1956, as brancas, com peças a menos, encontram-se em dificuldade, mas o domínio da sétima linha lhes permite utilizar os recursos da perseguição. DIAGRAMA xg7+, com a intenção de debilitar a 8ª fila xg7 2. xf g8 3. f7 c8 4. xh7+ g8 5. hg7+ f8 6. gf7+, com empate por xeque contínuo. Na posição do diagrama 41, extraída da partida Simagin-Aronin, URSS, 1947, as pretas encontram-se em posição crítica, ameaçadas por g6 mate. Mesmo assim, conseguem a salvação graças aos recursos do xeque contínuo. DIAGRAMA e4! 2. xa4 xh2+, agora, com a colaboração do bispo e da torre pretos, conseguem o empate. 3. h1 f4+, o xeque descoberto obriga a repetição de lances e o conseqüente empate.

51 Curso de Xadrez 61 Exercícios Exercício 115. Jogam as brancas. Exercício 118. Jogam as brancas. Exercício 116. Jogam as brancas. Exercício 119. Jogam as brancas. Exercício 117. Jogam as brancas. Exercício 120. Jogam as pretas.

52 62 Boris Zlotnik e colaboradores SOLUÇÕES xd6+ xd6 2. e7++, ganhando b2 2. e1 xg b8 xb8 2. xh a1 xa1 2. c4+, ganhando g5 xg5 2. g a8 2. xa8 b h6 2. xa5 (2. xh6 xe1+, ganham) 2... e xh3+ 2. xh3 f a6 2.b5 (2. xa6 xf2++) 2... xb5, ganham g8+ xg8 2. xf6+ g7 3. xg d7 2. xd7 g3+ 3.hxg3 h e3+ 2.g3 (2.fxe3 g3++) 2... xg3+ 3. h2 (3.fxg3 xg3++) 3... xf2+ 4. h1 h g5+ xg5 2. f xf6 xf6 (1... xf6 2. h5+) 2. xg5+, ganham h1+ 2. xh1 xg3+, ganhando a dama xe3+ 2. xe3 b f6+ xf6 (1... xf6 2. g7++) 2. g xg3+ 2. xg3 e h1+ 2. xh1 xh3+ 3. g1 h f8+ xf8 2. g6+ hxg6 3. h h7+ xh7 2. h2+ g7 3. h xb2+ 2. xb2 c4+ 3. c2 a d8+ xd8 2. c6+ e8 3. d xf8+ xf8 2. d8+ e7 3. e d8+ xd8 (1... xd8 2. xb7) 2. e d1 2. xd1 h2, ganhando g4 xf3 (1... e8 2. xh3, ganhando a dama) 2. c8+ seguido de mate b1 2. xb1 f2, ganhando h3 xh3 2.f5, ganhando d3 2. xd3 (2. 6xd3 e1+, ganhando) 2... xd6, ganhando d4 2.exd4 (2. e5 f6 ganhando) 2... a4, seguido de mate e5 (1.f6? c5+) 1... xe5 2.f6, seguido de mate e4 xd2 (1... 8xe4 2. xg5+, ganhado) 2. xe xb1 2. xb1 f5 3. g1 e2, seguido de mate e4, ganham. (1. e2 xf1+ 2. xf1 xe2 3. f7 d8, empate) h2 xh2 2.e8=, ganhando xe3 xe3 2.h4, seguido de xh xh7 xh7 2. g6, seguido de xg xd2 2. xd2 (2. xd2 g5 3. xe2 h3++ ou 3. xg5 f3) 2... f3, seguido de g xg7+ xg7 2. h xb7+ xb7 2. a6++.

53 Curso de Xadrez f3+ 2.gxf3 (2. h1 xd4, ganhando peça; 2. xf3 xd4+, ganhando a dama) 2... xd4+, ganhando a dama. 43. xh6 xh6 2. g5, ganhando a dama xd7 xd7 2. f6+ h8 3. xe xd4 exd4 2. e5+ xg4 3.f xe3 2. b8+ (2. xh3 xh3, ganhando) 2... h7 3. xb7 f xe3 2. xe3 bxc4+ 3. xc4 (3.bxc4 b3+ 4.axb3 xb3+, ganhando) 3... xb3+ 4.axb3 xb3+, ganhando xb2+ 2. xb2 xc3+ 3. a1 g1+ 4. b1 xb f7+ xf7 2. c4, ganhando a dama xf5 xf5 2. e6+, ganhando b3 2.axb3 b4, ganhando o bispo g4+, seguido de 2... e5+, ganhando a dama h7+ xh7 (1... xh7 2. g7++) 2. g e6+ xe6 2. h xd5+ cxd5 2. d3+ exd3 3.f xg5+ xg5 2. f5+ g6 3.h e5 dxe5 (1... d7 2.exd6, ganhando o cavalo) 2. c5, ganham a dama h6 gxh6 (1...f6 2. g3 fxe5 3. c4+ f7 4. xg7++) 2. g xe2 2. xe2 c3+ 3. c2 xc xd5 2. xd5 xd5, seguido de 3... h d5+ cxd5 2. h xc7+ xc7 2. b d6 xd6 2. h e8+ xe8 2. d4+, ganhando e5 dxe5 2. d1, ganhando xg6+ hxg6 2. h8+ g8 3. xg f7+ xf7 (1... xf7 2. h7++) 2. h e7+ g7 (1... xe7 2. h8++) 2. g d3 2. xd3 e a3+ bxa3 2.b h3 2.gxh3 f3, seguido de h xf3+ 2. xf3 e5, seguido de xh xf7 xf7 2. g8+ xg8 3. xf f6 c5+ (1... xf6 2. h6+, ganhando a dama; 1...gxf6 2. h6, seguido de g7++) 2. h1 xc4 3. h6 gxh6 4. xh g6 2.gxh3 (2.g3 xf1 3. xf1 ed2, ganhando uma peça) 2... g1+ 3. xg1 xf xg5+ 2. xg5 xg5+ 3. xg5 h4 4. f1 h xf1 2. xf1 f2 3. xf4 (3. xf2 h3++; 3. xf2 xh2+ 4. g3 g2++) 3... xh2, ganhando g7+ xg7+ 2.fxg7+ g8 3. e b8, empate c1+ 2. xc1, empate f7+ f7 2.h4, empate.

54 64 Boris Zlotnik e colaboradores g5+ xg5, empate g3+ 2. xg3 g1+, empate g4+ 2. h6 (2. e6 e6+) 2. g5+, empate xc2 2. xc2 (2. xc2 b1+, ganhando) 2... xc1+, ganhando f2 2. g3 e1+, ganhando xg7 xg7 2. g8+ xg8 3.hxg8= xh2+ 2. xh2 xh2+ 3. xh2 xd1, ganhando h6+ xh6 2. xh6+ h7 3. f8+ h4 4. xh xf2+ 2. xf2 (2. xf2 xc1 3. xc1 xc1+) 2... f4+ 3. g1 xc1, ganhando xd5 xa4 2. e1+, ganhando f6 xf1+ 2. h2 e não se pode evitar o mate das brancas f3 g6 2. xf5, ganhando xh6+ xh6 (1... xh6 2. h4++) 2. xc3, ganhando xd7 xd7(1... xd7 2. xg7++) 2. xf6, ganhando b4 c7(1... xb4 2. d8++) 2. xb7, ganhando c1+ 2. xc1(2. xc1 d1++) 2... xb7, ganhando e8+ xe8 (1... xe8 2. xf6++) 2. g8++, ganhando g6 xg6 2. h8+, ganhando d7 g5 2. xd8 xd8 3. xf6+ g8 4. xd8+, ganhando c6 2. xc6 (2. e2 xd1+ 3. xd1 xb5) 2... xd1+ 3. g2 bxc6, ganhando a7 dc8 (1... xd5 2. xa8+; 1... ac8 2. xc7) 2. xc7 xc7 3. d8+, ganhando f2 2. g8 b1 (2...f1=? 3. f8+) 3. xb1 f1= +, ganhando d8+ g7 2. d5 xh2 3. f8+, ganhando a torre d5 xd4 2. xe7+ h8 3. xd+, ganhando e5 e6 (1... xa4 2. xf7++) 2. xc6, ganhando xg2+ 2. g1 (2. xg2 a8+) 2... d5, ganhando xe7 xe7 2. c5, ganhando xh7+ xh7 2. h xa2+ (1... b4? 2. xc3) 2. xa2 b4, ganhando xg7+ h8 (1... xg7 2. e6+) 2. c6, ganhando xh6+ gxh6 (1... g8 2. f6+) 2. f6, ganhando xg6+ fxg6 2. h6+, ganhando e2+ 2. h1 xh2+ 3. xh2 h xf6 exf6 (1... xf6 2. g8++) 2. d7+ f8 3. d8+, empate f2 xf2 2. h5+ g8 3. e8+ h7 4. h5+, empate xe4 xf1 2. f5 a1 3. e6+ h7 4. f5+, empate xh7+ (1. xd3 f2) 1... xh7 2. e7+, empate e6+ h8 2. g6+ hxg6 3. h3+ g8 4. e6+, empate e1+ 2. xe1 (2. e3 g5+) 2... g1+ 3. d2 d4+, empate.

O peão Se um peão consegue chegar até a outra extremidade do tabuleiro(linha 8), ele é promovido. Um peão promovido é substituído, ainda na mesma jogada em que o movimento foi feito, por um cavalo, bispo,torreoudamadamesmacor.

Leia mais

2º ESTÁGIO DA FPX 2008 ALMADA DEZEMBRO 2008 BLOQUEIO É sabido que é no final da partida que o peão livre ou passado passa a ser o actor principal. Depois da troca das peças está aberto o caminho para promover,

Leia mais

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de dados ou das cartas que são tiradas do baralho. O resultado

Leia mais

PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2

PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2 PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2 Questões 1. Como você conceituaria Jogo? 2. Quais as vantagens dos Jogos? 3. Classifique os tipos de Jogo. 4. Qual a diferença

Leia mais

Aprendendo a jogar Xadrez

Aprendendo a jogar Xadrez O núcleo de xadrez da nossa Escola continua particularmente activo, e dando continuidade ao material produzido para o número anterior da nossa revista, onde detalhou a forma como se procede à anotação

Leia mais

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ CAPÍTULO 1 Os elementos O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ Joga-se xadrez sobre um tabuleiro quadrado, formado por 64 casas quadradas, sendo sua cor, alternadamente,

Leia mais

Estrutura e Desenvolvimento dos Peões

Estrutura e Desenvolvimento dos Peões FEXPAR Intensive Chess Training Aula IV: Estrutura e Desenvolvimento dos Peões FM Bolívar Gonzalez corujachess@gmail.com 22/01/2012 Estrutura e Desenvolvimento dos Peões Qualquer situação no tabuleiro

Leia mais

Próximas etapas do Circuito Escolar de Xadrez. Jogos Regionais (9 a 13/07) Esta posição é de uma das partidas do evento. Jogam as pretas, o que jogar?

Próximas etapas do Circuito Escolar de Xadrez. Jogos Regionais (9 a 13/07) Esta posição é de uma das partidas do evento. Jogam as pretas, o que jogar? Próximas etapas do Circuito Escolar de Xadrez 15/09 Colégio do Carmo 29/09 UME Cidade de Santos Jogos Regionais (9 a 13/07) As cidades da região ficaram bem posicionadas: Guarujá 3º no masculino livre

Leia mais

Torneio de Xadrez. Escola Básica Adriano Correia de Oliveira. Centro de Recursos Biblioteca Escolar

Torneio de Xadrez. Escola Básica Adriano Correia de Oliveira. Centro de Recursos Biblioteca Escolar Torneio de Xadrez Escola Básica Adriano Correia de Oliveira Centro de Recursos Biblioteca Escolar Atividade do PAA do CRBE 2015/2016 Professor Frederico Oliveira Fonte: WEB Divertida e amiga, porque te

Leia mais

Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé)

Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé) Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé) INTRODUÇÃO Caro aluno! Você acaba de ingressar no fascinante mundo do Xadrez, o jogo de tabuleiro mais praticado no mundo. Você estará no comando de um poderoso exército,

Leia mais

ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM

ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE ARCOZELO ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM A Coordenadora: Prof. Fernanda Marinho Regras Básicas A posição do Tabuleiro deve ser colocada de uma forma que o jogador

Leia mais

Ministério do Esporte ANTONIO VILLAR SANDRO HELENO ANTONIO BENTO ADRIANO VALLE

Ministério do Esporte ANTONIO VILLAR SANDRO HELENO ANTONIO BENTO ADRIANO VALLE Ministério do Esporte ANTONIO VILLAR SANDRO HELENO ANTONIO BENTO ADRIANO VALLE XADREZ NAS ESCOLAS A ATIVIDADE XADREZ O xadrez é uma agradável atividade lúdica, praticada por dois jogadores que movem peças

Leia mais

FINAIS APRENDENDO A DAR MATE

FINAIS APRENDENDO A DAR MATE CURSO DE XADREZ FÁBRICA DO ESPORTE FINAIS APRENDENDO A DAR MATE Mate elementar de dama Rei e dama contra rei Lucas Bibiana de Brito, RF 036684 PRAIA GRANDE FEVEREIRO 2012 INTRODUÇÃO Mates elementares são

Leia mais

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos Regras: Jogo do Xadrez 1. Sorteio: Os confrontos serão definido através de sorteio e relacionados no chaveamento da competição; A ordem de disputa será de acordo com a ordem de retira no sorteio. PS: 2

Leia mais

Tabuleiro. Movimento das peças (torre)

Tabuleiro. Movimento das peças (torre) Tabuleiro Posição inicial ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ Uma linha é uma sequencia de oito casas dispostas de forma contigua horizontalmente. ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ÖÑÐÒ ÓÔÓÔÓÔÓÔ

Leia mais

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center 1 IV. TORRES Objetivos desta lição: Enunciar e aplicar as regras de movimento de torres Usar as regras de movimento para contar lances e capturas Resolver problemas usando as torres Entender a estratégia

Leia mais

Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos

Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos 1 III. BISPOS Objetivos desta lição: Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos O principal objetivo

Leia mais

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center 1 XII. GARFOS Objetivos: 1. Entender e ser capaz de explicar o que é um garfo. 2. Ser capaz de encontrar garfos durante os jogos. 3. Planejar como colocar o adversário em posições onde os garfos possam

Leia mais

AS REGRAS DE GRECO. Quarta Regra

AS REGRAS DE GRECO. Quarta Regra AS REGRAS DE GRECO Agora no momento de leitura vamos continuar estudando as regras de Greco. 4- Não desenvolva sua Dama prematuramente. 5- Não inicie um ataque se estiver em desvantagem no desenvolvimento

Leia mais

Explique que as regras do xadrez são diferentes das regras do Jogo de Peões. Agora, não se ganha mais uma partida ao levar um peão à

Explique que as regras do xadrez são diferentes das regras do Jogo de Peões. Agora, não se ganha mais uma partida ao levar um peão à 1 VI. O REI, XEQUE E XEQUE-MATE Objetivos desta lição: Praticar as regras para todas as peças de xadrez Resolver problemas com todas as peças Usar o xeque e regras de lances ilegais em posições elementares

Leia mais

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras.

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras. Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Objectivo posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do

Leia mais

Objetivos desta lição:

Objetivos desta lição: VII. PROMOÇÃO DE PEÃO E A REGRA DO AFOGAMENTO 1 Objetivos desta lição: Revisão de xeque e xeque-mate Enunciar e aplicar as regras da promoção de peão Enunciar e aplicar as regras do afogamento Reconhecer

Leia mais

livro das regras (provisório)

livro das regras (provisório) livro das regras (provisório) Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Um tabuleiro quadrado 7 por 7; 14 peças brancas e 14 peças negras. Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do adversário,

Leia mais

Carlsen vence o I Memorial Gashimov

Carlsen vence o I Memorial Gashimov O site do Xadrez - 1/5 Carlsen vence o I Memorial Gashimov Disputando o I Memorial Vugar Gashimov, em homenagem ao enxadrista azeri morto no início do ano, realizado na cidade de Shamkir, no Azerbajão,

Leia mais

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center 1 IX. JOGOS EMPATADOS Objetivos: 1. Saber as regras de empates e reconhecer quando uma partida está empatada. O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de como as partidas podem ser empate e

Leia mais

A estratégia das peças menores

A estratégia das peças menores A estratégia das peças menores Pedro Aladar Tonelli Instituto de Matemática e Estatística USP 6 de outubro de 2004 Sumário Características do Bispo e do Cavalo Características do bispo Características

Leia mais

Módulo 1. Tabuleiro, peças, movimentos e capturas

Módulo 1. Tabuleiro, peças, movimentos e capturas Módulo 1 Tabuleiro, peças, movimentos e capturas O Tabuleiro O Xadrez é praticado entre duas pessoas, que comandam seus exércitos (brancas e negras). O objetivo do jogo é dar Xeque Mate ao rei adversário,

Leia mais

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,

Leia mais

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro O JOGO DE XADREZ O xadrez é um esporte intelectual, disputado entre duas pessoas que possuem forças iguais (peças) sobre um tabuleiro. Este jogo representa uma batalha em miniatura, onde cada lado comanda

Leia mais

Ao Quadrado Nº4-2ªSérie - Boletim Trimestral da Associação de Xadrez do Distrito de Setúbal

Ao Quadrado Nº4-2ªSérie - Boletim Trimestral da Associação de Xadrez do Distrito de Setúbal A Associação de Xadrez de Setúbal comemora hoje, dia 22 de Junho de 2015, 39 anos Junho de 2015 Sítio AXS: http://www.axsetubal.pt EE: axsetubal@gmail.com Pag.1 Editorial É com enorme satisfação que apresentamos

Leia mais

O BÁSICO NA COORDENAÇÃO DAS PEÇAS

O BÁSICO NA COORDENAÇÃO DAS PEÇAS XADREZ OPERACIONAL - ENXADRÍSTICA DA POSIÇÃO O BÁSICO NA COORDENAÇÃO DAS PEÇAS Henrique Marinho hsam@terra.com.br INTRODUÇÃO O foco na coordenação das peças começa no século XVIII com Philidor: "os peões

Leia mais

Distribuição de Jogos por Ciclo

Distribuição de Jogos por Ciclo REGRAS DOS JOGOS Distribuição de Jogos por Ciclo 1º CEB 2º CEB 3º CEB Sec. Semáforo x Gatos & Cães x x Rastros x x x Produto x x x Avanço x x Flume x 2 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas

Leia mais

Abertura: princípios gerais

Abertura: princípios gerais Abertura: princípios gerais Controle ou ocupação do centro Segurança do rei Desenvolvimento rápido Iniciativa Qualquer pessoa que tenta aprimorar seus conhecimentos sobre o jogo de xadrez sente-se, de

Leia mais

C. A. Ferrinho ABC JOGO DE DAMAS MAIS UM PASSO

C. A. Ferrinho ABC JOGO DE DAMAS MAIS UM PASSO C. A. Ferrinho ABC do JOGO DE DAMAS MAIS UM PASSO 2002 Mais um passo Para quem já folheou o ABC do Jogo de Damas talvez se sinta com vontade de dar mais um passo em frente no conhecimento do nosso esporte.

Leia mais

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 28 peças gato e 28 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona

Leia mais

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Gatos & Cães Simon Norton, 970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 8 peças gato e 8 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona

Leia mais

JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional

JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional Vila Real JOGOS M AT E M Á T I CO S.º Campeonato Nacional LIVRO DE REGRAS Semáforo Autor: Alan Parr Material Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.

Leia mais

CONCENTRAÇÃO DE FORÇAS

CONCENTRAÇÃO DE FORÇAS Ciclo de Palestras do Clube de Xadrez de Curitiba - 30 de Junho de 2010 Xadrez Operacional - I CONCENTRAÇÃO DE FORÇAS Henrique Marinho VANTAGEM MATERIAL Nessa Defesa Escandinava dizemos: negras sacrificaram

Leia mais

Nome: Bispo Pontos: 3,5. Nome: Torre Pontos: 5. Anda quantas casas quiser para cima, para baixo e para os lados (horizontal e vertical).

Nome: Bispo Pontos: 3,5. Nome: Torre Pontos: 5. Anda quantas casas quiser para cima, para baixo e para os lados (horizontal e vertical). Xadrez para Todos Professor: Frederic Cesa Dias E-mail: fredericcesadias@gmail.com Site: www.fredericcesadias.com > Xadrez * O objetivo do jogo é ameaçar o rei adversário sem que este possa se salvar na

Leia mais

Introdução. Por que as táticas são importantes?

Introdução. Por que as táticas são importantes? Introdução Por que as táticas são importantes? Estratégia, por outro lado, é a compreensão do que você (e o seu oponente) está tentando fazer a médio e a longo prazo. Ela envolve tais elementos como o

Leia mais

Semáforo. Um tabuleiro retangular 4 por 3. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.

Semáforo. Um tabuleiro retangular 4 por 3. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Semáforo Autor: Alan Parr Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,

Leia mais

5. Problemas que podem surgir. 6. Estratégia Básica. 7. Questões de revisão. Traduzido e adaptado do inglês U.S.

5. Problemas que podem surgir. 6. Estratégia Básica. 7. Questões de revisão. Traduzido e adaptado do inglês U.S. 1 I. O TABULEIRO DE XADREZ E MOVIMENTOS DE PEÕES Objetivos desta lição: Nomear as casas do tabuleiro e as peças de xadrez Colocar as peças na sua posição inicial Enunciar e aplicar as regras de movimento

Leia mais

Nº20 - Boletim Informativo Bimestral da Associação de Xadrez do Distrito de Setúbal. Editorial

Nº20 - Boletim Informativo Bimestral da Associação de Xadrez do Distrito de Setúbal. Editorial Editorial O xadrez no Barreiro tem tido desde o ano de 1998 um extraordinário progresso, graças ao plano de desenvolvimento do xadrez apoiado pela Câmara Municipal do Barreiro, que teve início em 1992.

Leia mais

d) A dama pode mover-se para qualquer casa ao longo da coluna, fileira ou diagonal em que se encontra.

d) A dama pode mover-se para qualquer casa ao longo da coluna, fileira ou diagonal em que se encontra. PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MONITORIA LAZER E ESPORTE- 2018/2019 Modalidade: XADREZ Nome: Curso: 1. Assinale a alternativa incorreta: a) O jogo de xadrez é disputado entre dois oponentes que movem peças

Leia mais

A história do Xadrez

A história do Xadrez A história do Xadrez Não se sabe ao certo qual a verdadeira origem do Xadrez, porém duas histórias se destacam como ser a mais provável e verdadeira lenda. A primeira se passa em Taligana, uma pequena

Leia mais

XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO. Prof. Dr. Wilson da Silva

XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO. Prof. Dr. Wilson da Silva XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO Prof. Dr. Wilson da Silva 1 O TABULEIRO O tabuleiro de xadrez é formado por um quadrado de 8x8 com 64 casas iguais alternadamente claras (as casas brancas ) e escuras (as

Leia mais

Aprenda a jogar Xadrez!

Aprenda a jogar Xadrez! GÊNESIS Então disse Deus: haja luz, e houve luz O xadrez, como o amor, como a música, tem o poder de fazer as pessoas felizes Siegbert Tarrash médico e pedagogo Informativo Educacional e Cultural - Itaúna

Leia mais

Nº6-2ªSérie - Boletim Trimestral da Associação de Xadrez do Distrito de Setúbal Torneio Comemorativo do Quadragésimo Aniversário da AXS

Nº6-2ªSérie - Boletim Trimestral da Associação de Xadrez do Distrito de Setúbal Torneio Comemorativo do Quadragésimo Aniversário da AXS Torneio Comemorativo do Quadragésimo Aniversário da AXS Janeiro de 2016 Sítio AXS: http://www.axsetubal.pt EE: axsetubal@gmail.com Pag.1 Editorial O ano de 2016 é o ano comemorativo do quadragésimo aniversário

Leia mais

Jogue 1.a3-b4 e ganhe de muito pato!!!

Jogue 1.a3-b4 e ganhe de muito pato!!! Jogue 1.a3-b4 e ganhe de muito pato!!! Coletânea de Estudos da Abertura Bodianski Para os integrantes da equipe de Araraquara Abertura Bodianski 1.a3-b4 b6-a5 Assim jogava com as brancas P. BODIANSKI destacado

Leia mais

Ao Quadrado. Nº7-2ªSérie - Boletim Trimestral da Associação de Xadrez do Distrito de Setúbal

Ao Quadrado. Nº7-2ªSérie - Boletim Trimestral da Associação de Xadrez do Distrito de Setúbal Março de 2016 Sítio AXS: http://www.axsetubal.pt EE: axsetubal@gmail.com Pag.1 Editorial Estamos a atingir o momento alto da comemoração do quadragésimo aniversário da AXS. O I torneio internacional de

Leia mais

C LUBE CARAZINHENSE DE XADREZ

C LUBE CARAZINHENSE DE XADREZ INFORMATIVO 21/08/2008 C LUBE CARAZINHENSE DE XADREZ N E S T A E D I Ç Ã O : Final do Circuito 1 Partidas Final Circuito 2 Partidas Final Circuito 3 RAFAEL DA COSTA V E N C E FINAL DO IX CIRC U I TO C

Leia mais

PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP

PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP DATA / LOCAL: 29 e 30/09/2018 / CECOM - APCEF/SP REGULAMENTO TÉCNICO DAMAS Art. 1º. O torneio de Damas do VIII JOGOS DOS APOSENTADOS será realizado de acordo com as regras estabelecidas

Leia mais

XADREZ NA UFG. Módulo I -Introdução. Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva

XADREZ NA UFG. Módulo I -Introdução. Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva XADREZ NA UFG Módulo I -Introdução Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva História do Xadrez Benjamin Franklin disputando uma partida de xadrez, quadro do artista Edward Harrison

Leia mais

C LUBE CARAZINHENSE DE XADREZ

C LUBE CARAZINHENSE DE XADREZ INFORMATIVO ANO 2, Edição 12 28/10/2008 C LUBE CARAZINHENSE DE XADREZ FELIPE KUBIAKI MENNA BARRETO CAMPEÃO ESTADUAL 2008 Página 2 ANO 2, Edição 12 64º Campeonato Estadual de Xadrez Absoluto reúne jogadores

Leia mais

Sumário desta lição: 1. Os três estágios do jogo de xadrez. 2. Três princípios gerais. 3. O que fazer e o que não fazer na abertura

Sumário desta lição: 1. Os três estágios do jogo de xadrez. 2. Três princípios gerais. 3. O que fazer e o que não fazer na abertura 1 XI. COMO ABRIR UM JOGO DE XADREZ Objetivos: Relembrar os três princípios que orientam a abertura do jogo Começar a demonstrar entendimento da estratégia de abertura O principal objetivo desta lição é

Leia mais

MARKIEL FAZILOV TRADUZIDO POR LAERCIO ZULIAN INTRODUÇÃO À TEORIA DO JOGO DE DAMAS.

MARKIEL FAZILOV TRADUZIDO POR LAERCIO ZULIAN INTRODUÇÃO À TEORIA DO JOGO DE DAMAS. MARKIEL FAZILOV TRADUZIDO POR LAERCIO ZULIAN INTRODUÇÃO À TEORIA DO JOGO DE DAMAS. Para se elevar o nível no esporte, é necessário o damista amador tenha conhecimento em uma primeira etapa, um mínimo de

Leia mais

Xadrez Básico - Aula 1

Xadrez Básico - Aula 1 Xadrez Básico - Aula Pedro A. Tonelli de agosto de 00 O tabuleiro e a notação algébrica Este é um curso para iniciantes no jogo de xadrez, mas que já se habituaram com o movimento das peças e objetivos

Leia mais

SACRIFÍCIO POSICIONAL DA QUALIDADE: OFENSIVA - I

SACRIFÍCIO POSICIONAL DA QUALIDADE: OFENSIVA - I Xadrez Operacional - 4 SACRIFÍCIO POSICIONAL DA QUALIDADE: OFENSIVA - I Henrique Marinho INTRODUÇÃO Se o sacrifício tático da qualidade-stq pertence à sequência forçada de lances (combinação) que decide

Leia mais

A ABERTURA NA PRÁTICA

A ABERTURA NA PRÁTICA A ABERTURA NA PRÁTICA FLAVIO PATRICIO DORO A abertura na prática 222 belas miniaturas comentadas VOLUME 3 Aberturas com 1.d4 d5 partidas 112 a 170 2ª Edição São Paulo Edição do Autor 2016 Copyright Flavio

Leia mais

Xadrez Básico - Aula 8

Xadrez Básico - Aula 8 Xadrez Básico - Aula 8 Pedro A. Tonelli 0 de outubro de 00 A estrutura de peões Vimos no estudo da estratégia com as peças menores e as torres que um fator muito importante que limita a ação das peças,

Leia mais

12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES)

12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES) XADREZ DA SORTE MATERIAL UM TABULEIRO COMUM DE 64 CASAS. DOIS DADOS COMUNS. AS 32 PEÇAS DO JOGO DE XADREZ. PONTUAÇÃO DOS DADOS A PONTUAÇÃO PARA MOVIMENTAÇÃO É A SEGUINTE: 2 = R1 (RETORNA UMA CASA) 3 =

Leia mais

C LUBE CARAZINHENSE DE XADREZ

C LUBE CARAZINHENSE DE XADREZ INFORMATIVO 02/09/2007 C LUBE CARAZINHENSE DE XADREZ N E S T A E D I Ç Ã O : Final do Circuito 1 Final do Circuito 2 Final do Circuito 3 Final do Circuito 4 Sérgio Rigato 4 Rating Liga 5 Regional Carazinho

Leia mais

OLHOS DE COMPUTADOR uma breve resenha ao livro Forcing Chess Moves, de Charles Hertan (Adwilhans Souza julho de 2010)

OLHOS DE COMPUTADOR uma breve resenha ao livro Forcing Chess Moves, de Charles Hertan (Adwilhans Souza julho de 2010) OLHOS DE COMPUTADOR uma breve resenha ao livro Forcing Chess Moves, de Charles Hertan (Adwilhans Souza julho de 2010) Introdução Há muito tempo um entusiasta pelos procedimentos táticos, em especial aqueles

Leia mais

Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos. professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos

Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos. professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos 1 JOGOS PRÉ-ENXADRÍSTICOS Professor Wilson da Silva Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos os

Leia mais

XADREZ I - ATIVIDADES INICIALIZAÇÃO/TABULEIRO. O Tabuleiro de Xadrez: Observe o diagrama abaixo e responda as seguintes questões:

XADREZ I - ATIVIDADES INICIALIZAÇÃO/TABULEIRO. O Tabuleiro de Xadrez: Observe o diagrama abaixo e responda as seguintes questões: I - ATIVIDADES INICIALIZAÇÃO/TABULEIRO O Tabuleiro de Xadrez: Observe o diagrama abaixo e responda as seguintes questões: Diagrama. 01 1 - Responda com (V) para verdadeiro e (F) para falso. ( ) O diagrama

Leia mais

O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte:

O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte: Regras do Xadrez Introdução O jogo de Xadrez é jogado por dois jogadores. Um jogador joga com as peças brancas o outro com as pretas. Cada um inicialmente tem dezasseis peças: Um Rei, uma Dama, duas Torres,

Leia mais

Projeto Xadrez Entrega 01: Polimorfismo e Herança

Projeto Xadrez Entrega 01: Polimorfismo e Herança Professore: Aluno PAE (Turma A): Aluno PAE (Turma C): João do E.S. Batista Neto (jbatista at icmc.usp.br) Felipe S. L. G. Duarte (fgduarte at icmc.usp.br) Oscar Cuadros Linares (ocuadrosl at gmail.com)

Leia mais

XADREZ PARA INICIANTES

XADREZ PARA INICIANTES EDUCAÇÃO FÍSICA Apostila 1 XADREZ PARA INICIANTES A importância do jogo de xadrez no ambiente escolar e na vida A prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento

Leia mais

História. Entendendo o jogo. Os movimentos das peças. Movimentos especiais. Como Jogar. Capturas, xeque e xeque mate.

História. Entendendo o jogo. Os movimentos das peças. Movimentos especiais. Como Jogar. Capturas, xeque e xeque mate. História O xadrez descende de jogos desenvolvidos na Índia, dos quais o mais antigo conhecido é o chaturanga, do século VI EC. O jogo logo foi levado para Pérsia, onde se tornou uma atividade da nobreza

Leia mais

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE Nível Iniciante Problemas sobre jogos estão entre os mais atrativos para a maioria dos alunos que estão iniciando o seu gosto pela matemática e, por isso, vêm ganhando

Leia mais

DEFESA FILOSÓFICA, por Henrique Marinho

DEFESA FILOSÓFICA, por Henrique Marinho Clube de Xadrez de Curitiba Ciclo de Palestras: 30/07/2008 DEFESA FILOSÓFICA, por Henrique Marinho "A defesa filosófica é a que se adota numa posição inferior ou difícil... é a elaboração dos princípios

Leia mais

CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016

CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016 CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016 Jogos cooperativos e jogos cooperativos Conceitos: Nos jogos cooperativos existe cooperação, que significa agir em conjunto para superar

Leia mais

1 HABILIDADES INTELECTUAIS ATRIBUÍDAS AO ESTUDO E PRÁTICA DO XADREZ

1 HABILIDADES INTELECTUAIS ATRIBUÍDAS AO ESTUDO E PRÁTICA DO XADREZ INTRODUÇÃO - VALOR EDUCATIVO DO XADREZ O xadrez provou ter valor educativo, em nada parecido a outros jogos de mesa. Ele é praticado em todo o mundo e antes mesmo da criação da Federação Internacional

Leia mais

Divulgação de conteúdos para quem quiser APRENDER A JOGAR XADREZ

Divulgação de conteúdos para quem quiser APRENDER A JOGAR XADREZ Divulgação de conteúdos para quem quiser APRENDER A JOGAR XADREZ Este trabalho resulta de uma parceria entre a FPX e a FCCN, com o apoio do IDP. Vídeos de divulgação: Fase 1 Iniciação: Regras básicas e

Leia mais

boletim Nº2 Introdução 2ª SÉRIE COORDENAÇÃO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ

boletim Nº2 Introdução 2ª SÉRIE COORDENAÇÃO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ boletim FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ 2ª SÉRIE Nº2 COORDENAÇÃO federação portuguesa de xadrez Introdução O ano de 2017 é também por noventa razões um ano de festejos, pois desde 22 de Janeiro de 1927

Leia mais

C LUBE CARAZINHENSE DE XADREZ

C LUBE CARAZINHENSE DE XADREZ INFORMATIVO ANO 2, Edição 8 12/07/2008 C LUBE CARAZINHENSE DE XADREZ N E S T A E D I Ç Ã O : GMI Darcy em Carazinho 1 GMI Darcy Lima esteve em Carazinho Partidas Simultânea 2 Partidas Simultânea 3 2ª etapa

Leia mais

Guia de táticas de xadrez

Guia de táticas de xadrez Guia de táticas de xadrez introdução Quando tive contato com jogo de xadrez pela primeira vez tinha meus 8 anos,meu primo Carlos André me ensinou os primeiros movimentos e de imediato houve uma paixão

Leia mais

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras.

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. CONCEITOS TÁTICOS E SISTEMAS Conceitos Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. Tipos de sistemas: Sistemas defensivos:

Leia mais

Ao Quadrado. Nº5-2ªSérie - Boletim Trimestral da Associação de Xadrez do Distrito de Setúbal

Ao Quadrado. Nº5-2ªSérie - Boletim Trimestral da Associação de Xadrez do Distrito de Setúbal Setembro de 2015 Sítio AXS: http://www.axsetubal.pt EE: axsetubal@gmail.com Pag.1 Editorial O quinto número da segunda série do Boletim da AXS, é o primeiro dos Boletins comemorativos do quadragésimo aniversário

Leia mais

Xadrez Básico - Aula 2

Xadrez Básico - Aula 2 Xadrez Básico - Aula Pedro A. Tonelli de setembro de 00 Alguns finais básicos Uma partida de xadrez é geralmente dividida em três partes: a abertura, o meio jogo e o final. A abertura são os lances iniciais

Leia mais

A ABERTURA NA PRÁTICA

A ABERTURA NA PRÁTICA A ABERTURA NA PRÁTICA FLAVIO PATRICIO DORO A abertura na prática 222 belas miniaturas comentadas VOLUME 2 Aberturas com 1.e4 sem 1...e5 partidas 41 a 111 2ª Edição São Paulo Edição do Autor 2016 Copyright

Leia mais

RECICLAGEM DA PARTIDA

RECICLAGEM DA PARTIDA XADREZ OPERACIONAL RECICLAGEM DA PARTIDA Henrique Marinho hsam@terra.com.br INTRODUÇÃO No livro Xadrez Operacional estou propondo a substituição da tradicional doutrina "estratégia & tática", que hoje

Leia mais

boletim Nº1 Introdução COORDENAÇÃO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ 2ª SÉRIE

boletim Nº1 Introdução COORDENAÇÃO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ 2ª SÉRIE boletim FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ 2ª SÉRIE Nº1 COORDENAÇÃO federação portuguesa de xadrez Introdução Resolvi escrever estas linhas, disfrutando o momento descontraído num café, entre o Largo da Praça

Leia mais

O LEGADO SECRETO DE PHILIDOR

O LEGADO SECRETO DE PHILIDOR XADREZ OPERACIONAL O LEGADO SECRETO DE PHILIDOR Henrique Marinho hsam@terra.com.br INTRODUÇÃO O alemão Hans (John) Moritz von Brüehl, Conde Brüehl (1736-1809), adversário de François-André Danican Philidor

Leia mais

2

2 Go Ludus História OGoé um jogo tradicional do Oriente. Surgiu na China há mais de 00 anos e foi introduzido no Japão em 00 d.c., sendo muito popular nos dois países. É um jogo de influência, com regras

Leia mais

XADREZ DE COMPETIÇÃO PRINCÍPIOS ELEMENTARES. Reinaldo Mano. e4e5

XADREZ DE COMPETIÇÃO PRINCÍPIOS ELEMENTARES. Reinaldo Mano. e4e5 XADREZ DE COMPETIÇÃO PRINCÍPIOS ELEMENTARES Reinaldo Mano 2017 e4e5 www.e4e5.com.br Produção e Edição Reinaldo Mano e4e5 www.e4e5.com.br Agradecimentos Simone Augusto da Silva Lima (Projeto Xadrez sem

Leia mais

Uma miniatura entre dois GMs

Uma miniatura entre dois GMs O site do Xadrez - 1/6 Uma miniatura entre dois GMs Todos nós, simples mortais, temos uma idéia de que deve ser muito difícil jogar contra um GM e que eles raramente erram. Também achamos que eles fazem

Leia mais

SACRIFÍCIO POSICIONAL DA QUALIDADE: OFENSIVA II

SACRIFÍCIO POSICIONAL DA QUALIDADE: OFENSIVA II Xadrez Operacional - 5 SACRIFÍCIO POSICIONAL DA QUALIDADE: OFENSIVA II Henrique Marinho INTRODUÇÃO A classificação dos sacrifícios da qualidade-sq é: 1- Sacrifício Tático da Qualidade-StQ 1.1- Resultado

Leia mais

Sumário desta lição: Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Sumário desta lição: Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center 1 VIII. O ROQUE Objetivos desta lição: Aplicar corretamente as regras do roque Os objetivos centrais desta lição são ensinar as regras do roque e a sua importância como meio de proteger o rei de ataques.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Série/Ano/Turma: 7º ano e 8º ano do Ensino Fundamental. 1.2 Turno: manhã. 1.3 Data: outubro/2015 1.4 Tempo da aula: 2 horas. 1.5 Tema da aula: Teoria de

Leia mais

Xadrez. 1º semestre 2016

Xadrez. 1º semestre 2016 Xadrez 1º semestre 2016 2016 A origem do xadrez Várias são as versões para o surgimento do xadrez, como de origem Chinesa, Egípcia, Persa e Árabe, porém, nenhuma delas totalmente confirmada. Uma versão

Leia mais

JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE

JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE O jogo é chamado Borboleta em Moçambique, provavelmente por causa da forma do tabuleiro. Na Índia e em Blangadesh, as crianças chamam o mesmo jogo de Lau Kata Kati.

Leia mais

Uma Avalanche que não caiu e um Tributo Léo Pasqualini de Andrade Clube de Xadrez de Curitiba, 14/04/2010

Uma Avalanche que não caiu e um Tributo Léo Pasqualini de Andrade Clube de Xadrez de Curitiba, 14/04/2010 Uma Avalanche que não caiu e um Tributo Léo Pasqualini de Andrade Clube de Xadrez de Curitiba, 14/04/2010 A Avalanche que não caiu Na palestra do amigo Henrique Marinho, que versou sobre o tema da Avalanche

Leia mais

Regulamento do Torneio de Matraquilhos

Regulamento do Torneio de Matraquilhos Regulamento do Torneio de Matraquilhos O Plano de Atividades e Orçamento da Associação de Estudantes do Externato Frei Luís de Sousa para o mandato 2013/2014 prevê a organização de um Torneio de Damas.

Leia mais

Questão 23 Sobre a abertura pastorzinho, observe as afirmativas abaixo e, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas e, em seguida, marque a al

Questão 23 Sobre a abertura pastorzinho, observe as afirmativas abaixo e, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas e, em seguida, marque a al PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO INSTRUT DE XADREZ Baseado no texto abaixo, responda as questões 21 e 22: O Xadrez é um esporte individual, mas de caráter cognitivo e coletivo, pois simula os movimentos

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ Área da Formação, Certificação e Capacitação

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ Área da Formação, Certificação e Capacitação FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ Área da Formação, Certificação e Capacitação Medalha Bons Serviços Desportivos 1997 Ação de Formação Contínua de Treinadores Grau 1, 2 e 3 duração: 6 horas Tópicos sobre

Leia mais

Trabalho Final de Programação II. Xadrez. Integrantes: José Mauro Nazareth Cardoso Neto, Pablo Santana Satler, Juliano Rodrigues Rossi.

Trabalho Final de Programação II. Xadrez. Integrantes: José Mauro Nazareth Cardoso Neto, Pablo Santana Satler, Juliano Rodrigues Rossi. Trabalho Final de Programação II Xadrez Integrantes: José Mauro Nazareth Cardoso Neto, Pablo Santana Satler, Juliano Rodrigues Rossi. Professores: Crediné Menezes Orivaldo de Lira Tavares Vitória, 15 de

Leia mais

O Manual do Knights. Tradução: José Pires

O Manual do Knights. Tradução: José Pires Miha Čančula Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução 6 2 Como jogar 7 2.1 Objectivo........................................... 7 2.2 Iniciar o Jogo......................................... 7 2.3 A

Leia mais

Jorge Aramuni CURSO DE TÁTICA E COMBINAÇÕES. Copyright 2002 Direitos reservados

Jorge Aramuni CURSO DE TÁTICA E COMBINAÇÕES. Copyright 2002 Direitos reservados ir para o ÍNDICE A resolução de tela ideal para ver este curso é de 1024 x 768. Também é possível ver na resolução usual de 800 x 600. clique 2 vezes no ícone de som acima para ouvir mensagem de Jorge

Leia mais