Eixo Temático 7: Resolução de problemas e investigação matemática.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Eixo Temático 7: Resolução de problemas e investigação matemática."

Transcrição

1 AIRES, C. N.A; LAMAS, R. C. P. Equação do segundo grau na perspectiva da Eixo Temático 7: Resolução de problemas e investigação matemática. EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU NA PERPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM CAMINHO PARA A APRENDIZAGEM POR COMPREENSÃO Cristiane Nogueira Aires- IBILCE/UNESP (cristiane.aires@hotmail.com) Rita de Cássia Pavani Lamas- IBILCE/UNESP (rita@ibilce.unesp.com) Resumo: No ensino tradicional do tópico Equação do 2 grau, em geral define-se uma equação do 2 grau, logo em seguida equações completas e incompletas, introduz sem dedução a fórmula conhecida como a Fórmula de Bhaskara, e é proposta uma série de exercícios rotineiros que podem ser solucionados pela substituição de dados específicos no problema genérico resolvido antes sem participação efetiva do aluno em sala de aula e sem que o estudante sinta a necessidade de aprender um novo conceito que lhe permita solucionar um problema. O ensino tal como descrito, tem ocasionado um mau desempenho dos alunos na resolução de problemas matemáticos, podendo ser observado que a não resolução se explica também pela não compreensão do problema, ou seja, o aluno não está habituado a questionar quais são os dados do problema, as incógnitas, executar um plano para resolvê-lo e analisar a resposta obtida. O trabalho tem o objetivo de apresentar uma alternativa de ensino-aprendizagem do tópico Equação do 2 grau, via a Metodologia de Resolução de Problemas em Matemática, baseado nas quatro etapas de Polya (2006), tal como realizado com alunos do 9 ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paul Percy Harris de São José do Rio Preto-SP, junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UNESP, financiado pela CAPES (EDITAL -2009), no subprojeto Matemática Campi Ilha Solteira, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, coordenado pela Professora Doutora Dalva Maria de Oliveira Villarreal, sob orientação da Professora Doutora Rita de Cássia Pavani Lamas e supervisão da Professora Maristela Albertoni Lisboa, professora de Matemática da escola parceira. Palavras-chave: Resolução de problemas, ensino-aprendizagem, equação do 2 grau, PIBID. Introdução De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1997), as necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam uma inteligência essencialmente prática, que permita reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões, e, portanto desenvolver uma ampla capacidade para lidar com a atividade matemática. No entanto, o ensino-aprendizagem da Matemática, muitas

2 2 vezes é realizado de maneira tradicional, onde o professor é o detentor do conhecimento e o aluno é ouvinte e reprodutor de definições e teoremas matemáticos abstratos e incompreensíveis. Dessa maneira, na atividade matemática escolar, o aluno olha para as coisas prontas e definitivas, não constrói o conhecimento, não transforma sua realidade. Diante dessas necessidades que os PCN apontam, a Metodologia da Resolução de Problemas é uma alternativa que permite o aluno lidar com a atividade matemática, pois de acordo com Onuchic (1999) nessa concepção de ensino, o ponto de partida de cada atividade não são as definições, mas o problema. Assim, o aluno compreende que o conhecimento matemático é necessário para a resolução de um problema e sente a necessidade de aprender um novo conceito que lhe permita solucioná-lo. Entretanto, na escola muitas vezes não se trabalha com problemas, mas com exercícios, já que os problemas são utilizados apenas como aplicação de conhecimentos adquiridos anteriormente pelos alunos. Dessa forma, é preciso fazer a distinção entre o que é um exercício e o que é um problema. Exercício, como o próprio nome diz, serve para exercitar, para praticar um determinado algoritmo ou processo. O aluno lê o exercício e extrai as informações necessárias para praticar uma ou mais habilidades algorítmicas. Problema é a descrição de uma situação onde se procura algo desconhecido e não tem de imediato nenhum algoritmo que garanta sua solução. A resolução de um problema exige certa dose de iniciativa e criatividade aliada ao conhecimento de algumas estratégias. (DANTE, 1989, p. 43). POLYA (2006) estabelece quatro etapas para a resolução de um problema: compreender o problema, estabelecer um plano em busca da solução, executar o plano e fazer o retrospecto, verificação da resolução completa. Tais etapas são desenvolvidas por meio do diálogo professor-aluno. Assim, cabe ressaltar que o professor tem papel fundamental, pois é ele quem deve estimular seus alunos na resolução do problema, ajudando-os a construir e organizar suas ideias. Se o professor de matemática preenche o tempo que lhe é concedido a exercitar seus alunos com operações rotineiras, aniquila o interesse e tolhe o desenvolvimento intelectual dos estudantes, mas se ele desafia a curiosidade dos alunos, apresentando-lhes problemas compatíveis com os conhecimentos destes e auxiliando-os por meio de indagações estimulantes, poderá incutirlhes o gosto pelo raciocínio independente e proporcionar-lhes certos meios para alcançar este objetivo. (POLYA, 2006, p. 5)

3 3 Ao se tratar do conceito de equações do segundo grau, observa-se que em muitas vezes ele é feito de maneira tradicional, tal que o professor define uma equação do 2 grau, logo em seguida equações completas e incompletas, introduz sem dedução a fórmula conhecida como a Fórmula de Bhaskara, e é proposta uma série de exercícios rotineiros. No entanto alguns autores como Fanti, (2008) já vem abordando a importância de trabalhar esse tema na perspectiva da resolução de problemas. Dessa forma, com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos do nono ano da Escola Municipal Paul Percy Harris de São José do Rio Preto- SP, além de motivá-los para aprender os conceitos relativos à Equação do 2 grau, a Metodologia de Resolução de Problemas foi utilizada baseada em Polya (2006) e Onuchic (1999). A seguir apresentamos como isso se deu e os resultados obtidos nesta escola, em 2011, junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (EDITAL CAPES/2009) no subprojeto de Licenciatura em Matemática. Desenvolvimento Baseado em Onuchic (1999), primeiramente foi proposto aos alunos o problema: As medidas Incompletas do Terreno, com o objetivo de motivá-los para o ensinoaprendizagem do tópico Equação do 2 Grau, sem revolvê-lo. Foram desenvolvidas as quatro etapas da resolução de problemas (POLYA, 2006), via diálogos professor-aluno. O silêncio dos alunos é indicado com reticências. Problema (As medidas Incompletas do Terreno): Diana recebeu a proposta de um terreno composto de dois lotes: lote 1 e lote 2. No entanto, as medidas do terreno estavam incompletas. Ela sabia que a área do terreno era de, mas ela gostaria de saber sobre as medidas que estavam faltando. Como resolver esse problema? 1ª ETAPA- COMPREENSÃO DO PROBLEMA: - Qual é a incógnita do problema? - As medidas incompletas do terreno.

4 4 - Quais são os dados? - O comprimento do lote 1 que é de 6m e a área total do terreno, que é de. 2ª ETAPA- ESTABELECIMENTO DE UM PLANO: - É possível estabelecer alguma relação entre os dados e a incógnita? Como é possível obter a medida de? - Pela soma das áreas dos lotes 1 e 2. - E qual é a área do lote 1? E do lote 2? - e. - Então, é possível estabelecer uma relação entre os dados do problema e a incógnita? - Sim,. - O problema está resolvido? - Sim. - Qual é a incógnita? - As medidas incompletas do terreno. - Descobrimos essa medida? - Não, então o problema não está resolvido. - Como podemos descobrir a incógnita? Já viram uma relação do tipo? Vocês conhecem algum problema parecido com esse? Vocês aprenderam algum conceito matemático envolvendo o sinal de igualdade? - Sim, a equação. - é uma equação? - Sim. - Então vocês são capazes de resolver o problema? - Não, porque nos outros problemas não aparecia.

5 5 - É verdade. Como aparece o termo, esse é um exemplo do que chamamos de equação do segundo grau. Assim para resolver esse problema, vocês necessitam aprender esse novo conceito matemático. Assim o conceito matemático não foi apresentado aos alunos como um conjunto de definições e regras abstratas e sem sentido, mas como algo necessário para a resolução de um problema prático. Dessa forma, para cumprir a 3ª etapa (executar um plano) e a 4ª etapa (fazer um retrospecto) é preciso da definição e sistematização do conceito, pois é o momento de o professor munir o aluno de conhecimento, para que assim, possa resolver os problemas propostos. Dessa forma: A sistematização do conceito é de extrema importância, pois a Problematização provoca desconforto conceitual, pois, além de questionar os saberes iniciais dos alunos não lhes oferece as respostas das questões que levanta, caracterizando-se em uma atividade pedagógica instigante, que gera inquietações e dúvidas. Dessa forma, durante a sistematização o professor retoma e discute o problema inicial, trabalhando as informações científicas do conceito estudado e propiciando ao aluno a compreensão das mesmas, e não apenas sua memorização. Portanto, não se trata de o professor declamar o conceito científico, lê-lo no texto didático ou escrevê-lo na lousa, e, sim estabelecer uma conversação sobre o saber científico que resolve a problematização. (ARNONI, 2007, p.46) A sistematização do conceito de equação do 2 grau envolveu: a definição de equação do 2 grau, o estudo sobre os coeficientes da equação, quando uma equação é incompleta ou completa, a definição de raiz de uma equação, resolução das equações incompletas usando a fatoração, resolução das equações completas utilizando o método de completar quadrados e por conseqüência a utilização da fórmula, conhecida como Fórmula de Bhaskara. Foi utilizado o recurso da lousa digital (Fotos 1 e 2), o que propiciou ainda mais a participação ativa dos alunos, garantindo a iteração entre professor, aluno e o conhecimento. Após a sistematização, os discentes resolveram o problema inicial proposto. Eles perceberam que era uma equação do 2 grau e que sua solução poderia ser obtida através da aplicação da Fórmula de Bhaskara. 3ª ETAPA- EXECUÇÃO DO PLANO:

6 6 isso, A Fórmula de Bhaskara foi aplicada pelos alunos para a=1, b=6 e c= Com Ou seja, foram obtidas as raízes da equação, e. 4ª ETAPA- VERIFICAÇÃO DA RESOLUÇÃO COMPLETA - Qual é a solução do problema? -14 não pode ser a solução, porque estávamos procurando uma medida, então a solução deve pertencer ao conjunto dos números naturais. Logo, a medida do terreno que estava faltando é 8 metros. - Vamos verificar se a solução está correta? Como verificamos se um número é solução de uma equação? - Basta verificar se é verdade. Dessa maneira, os estudantes utilizaram todas as etapas da Resolução de Problemas (POLYA, 2006): 1ª. Compreender o problema, 2ª. Encontrar uma conexão entre os dados e a incógnita para ter um plano, 3ª. Executar o plano, 4ª. Fazer um retrospecto da resolução completa. Diante disto, e com o objetivo de que os alunos compreendessem ainda mais os conceitos apresentados e pudessem aplicá-los no seu cotidiano, foi elaborado o projeto, Os Futuros Engenheiros, descrito a seguir. Projeto: Os Futuros Engenheiros Tema: Equação do 2 grau. Objetivos gerais: cálculo da área do retângulo. Objetivos específicos: cálculo dos lados da quadra aumentada com o uso de Equação do 2º Grau. Prática: medição da largura e do comprimento da quadra da Escola Paul Percy Harris e sua respectiva área. Pesquisa: Quantos metros devem ser acrescentados igualmente, na largura e no comprimento da quadra da Escola Paul Percy Harris, para que sua área seja de 400

7 7 (Fotos 3 e 4). Para desenvolver essa pesquisa, os discentes foram levados à quadra da escola Desenvolvimento do Projeto 1ª ETAPA- COMPREENSÃO DO PROBLEMA - Qual o problema a ser resolvido no projeto? - Quer saber quantos metros devem ser acrescentados na largura e no comprimento da quadra. 2ª ETAPA- ESTABELECIMENTO DE UM PLANO - Tem alguma restrição para esse acréscimo? - A área deve ser Vocês têm alguma ideia para resolver o problema? - Basta que a quadra tenha a dimensão 20m x 20m. - Com essas medidas da quadra teremos que figura matemática? - Um quadrado. - É o formato das quadras poliesportivas? - Não, então, essa não é a solução do problema. - Tem algum outro dado que nos permita solucionar o problema? - Sim, fala que devemos acrescentar o mesmo valor na largura e no comprimento. - É possível estabelecer alguma relação? 3ª ETAPA- EXECUÇÃO DO PLANO - Sim, o problema se resume em resolver uma equação do tipo:, que é equivalente a, onde. Como x2 é negativa só serve a solução x1. 4ª ETAPA- VERIFICAÇÃO DA RESOLUÇÃO COMPLETA (verdade).

8 8 Resultados e Conclusões O trabalho desenvolvido junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UNESP, financiado pela CAPES (EDITAL CAPES-2009), no subprojeto Matemática Campi Ilha Solteira, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, revelou que a aprendizagem está ligada à compreensão do conceito, de forma que o significado da matemática para o aluno está nas conexões que ele estabelece entre ela e seu cotidiano. No entanto, muitas vezes a aprendizagem é medida pela reprodução/imitação correta dos conceitos, sendo a imitação um indicativo de que o aluno aprendeu a reproduzir, mas não aprendeu o conteúdo. A aplicação da Metodologia da Resolução de Problemas em sala de aula no ensino de equação do segundo grau propiciou a aprendizagem por compreensão aos discentes. Ao desenvolverem o projeto Futuros Engenheiros os alunos constataram a importância do conteúdo matemático para solucionar problemas práticos e concretos. Essa forma diferenciada de ensinar matemática, quando comparada com a tradicional, revelou também, que os alunos que dizem não gostar da Matemática, podem passar a gostar dessa ciência. Isso confirma a afirmação: O ensino da Matemática na perspectiva da Resolução de Problemas pode despertar a curiosidade, o desejo de compreender os meios e as maneiras, as motivações e os procedimentos da resolução. Logo a Matemática pode ser tão divertida, quanto um jogo de palavras cruzadas, basta que se reverta um ensino centrado em procedimentos mecânicos, desprovidos de significado para o aluno. (POLYA, 2006, p.6) Essa experiência é fruto deste excelente Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UNESP financiado pela CAPES. Recomendamos que tal projeto seja ampliado, de forma que todos os licenciados em matemática possam vivenciar essa prática, fundamental para a sua formação. Referências ARNONI, Maria Eliza Brefere, OLIVEIRA, Edilson Moreira de, ALMEIDA, José Luís Viera de. Mediação Dialética na Educação Escolar: teoria e prática: Edições Layola, BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/ Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997.

9 9 DANTE, L.R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Editora Ática, FANTI, E.L.C.; et.al. Várias abordagens metodológicas para o ensino de equação do segundo grau: Uma experiência em escola pública. São José do Rio Preto-SP: PROGRAD, ONUCHIC, L R. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M.A.V. (ORG.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora UNESP, Cap. 12, p POLYA, G: A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006; ANEXO: FOTOS DAS ATIVIDADES Foto 1: Sistematização do conceito de equação do 2 grau Foto 2. Participação do aluno Foto 3: Coleta de dados do projeto Futuros Engenheiros. Foto 4: Resolução de problema do projeto.

Palavras Chave: Resolução de Problemas; Sala de Aula; Matemática.

Palavras Chave: Resolução de Problemas; Sala de Aula; Matemática. UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA Cristiane Nogueira Aires Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, IBILCE cristiane.aires@hotmail.com Rita de Cássia Pavani

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS COM A MATEMÁTICA

CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS COM A MATEMÁTICA CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS COM A MATEMÁTICA Daniele André da Silva Universidade Estadual da Paraíba daniandre2011@gmail.com RESUMO: O objetivo deste

Leia mais

Oficina Álgebra 2. Após os problemas 1 e 2, há dois desafios para que você possa explorar esse novo conhecimento sobre as equações do 2º grau.

Oficina Álgebra 2. Após os problemas 1 e 2, há dois desafios para que você possa explorar esse novo conhecimento sobre as equações do 2º grau. Caro aluno, Oficina Álgebra 2 Nesta atividade, você será convidado a trabalhar com problemas que podem ser representados por meio de equações do 2º grau. Nos problemas 1 e 2, é proposto que, primeiramente,

Leia mais

ÁLGEBRA NA BALANÇA. 1. Introdução

ÁLGEBRA NA BALANÇA. 1. Introdução ÁLGEBRA NA BALANÇA Joselba Liliane de Oliveira UEPG joselba@hotmail.com Aline Mendes de Arruda UEPG alimendesa@gmail.com Joseli Almeida Camargo UEPG jojocam@terra.com.br Resumo: A atividade foi desenvolvida

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Matemática Básica. Modalidade: presencial

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Matemática Básica. Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Matemática Básica Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Matemática Básica Modalidade:

Leia mais

AmigoPai. Matemática. Exercícios de Equação de 2 Grau

AmigoPai. Matemática. Exercícios de Equação de 2 Grau AmigoPai Matemática Exercícios de Equação de Grau 1-Mai-017 1 Equações de Grau 1. (Resolvido) Identifique os coeficientes da seguinte equação do segundo grau: 3x (x ) + 17 = 0 O primeiro passo é transformar

Leia mais

O ENSINO DA MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. Autora: Lisangela Maroni (UNINTER) 1.

O ENSINO DA MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. Autora: Lisangela Maroni (UNINTER) 1. O ENSINO DA MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS Área Temática: Educação Autora: Lisangela Maroni (UNINTER) 1. RESUMO: A matemática faz parte da vida das pessoas nas mais diversas

Leia mais

UMA ABORDAGEM DE JUROS SOB A PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

UMA ABORDAGEM DE JUROS SOB A PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UMA ABORDAGEM DE JUROS SOB A PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Lucas Ferreira Gomes 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus de Cornélio Procópio (UTFPR-CP) lucasgomis@hotmail.com Luiz Marcos

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS. Palavras-chave: Investigação; teorema de Pitágoras; Materiais manipuláveis.

DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS. Palavras-chave: Investigação; teorema de Pitágoras; Materiais manipuláveis. DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS Anelize de Angelis Huss ne_huss@hotmail.com André Luiz Steigenberger andre_alst@hotmail.com Victor Hugo dos Santos Gois victor.gois28@hotmail.com

Leia mais

Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP. Modelos Concretos no Ensino de Geometria:

Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP. Modelos Concretos no Ensino de Geometria: Resumo: Modelos Concretos no Ensino de Geometria: Palavras-chave: 1. Introdução Durante o ano de 2009 foi desenvolvido o projeto do Núcleo de Ensino da UNESP, Modelos Concretos de Geometria no Ensino Fundamental,

Leia mais

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ISSN 2316-7785 A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Philipe Rocha Cardoso 1 philipexyx@hotmail.com Leidian da Silva Moreira 2 keit_julie@hotmail.com Daniela Souza

Leia mais

Raciocínio combinatório por meio da resolução de problemas

Raciocínio combinatório por meio da resolução de problemas Raciocínio combinatório por meio da resolução de problemas José Marcos Lopes Departamento de Matemática FEIS/UNESP 15385-000, Ilha Solteira, SP E-mail: jmlopes@mat.feis.unesp.br Introdução Apresentamos

Leia mais

A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA

A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA Fernanda Rabelo PRAZERES, Renato ROCHA, Virgínia Mara Próspero da CUNHA Universidade de Taubaté Mestrado Profissional

Leia mais

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Vera Lúcia Martins Lupinacci Mestre em Matemática PUCRS Mara Lúcia Muller Botin Mestre em Matemática PUCRS Resumo O presente artigo tem a finalidade de enfatizar

Leia mais

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR?

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR? DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR? Introdução Renata Karla da Silva Oliveira Universidade

Leia mais

SITUAÇÕES-PROBLEMA E JOGO NO ENSINO DE POTENCIAÇÃO

SITUAÇÕES-PROBLEMA E JOGO NO ENSINO DE POTENCIAÇÃO BOSCHETTO, V. C.; LAMAS, R. C. P. Situações-problema e jogo no ensino de potenciação.. Anais do XI Encontro Paulista de Educação Matemática: XI EPEM. São José do Rio Preto: SBEM/SBEM-SP, 2012, pp.1-10.

Leia mais

TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA DO PIBID: O CASO DO PROBLEMA DO SALÁRIO

TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA DO PIBID: O CASO DO PROBLEMA DO SALÁRIO TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA DO PIBID: O CASO DO PROBLEMA DO SALÁRIO Aline Cordeiro da Silva 1 acs_uepb@hotmail.com Lincomberg Martins 2 netosume123@hotmail.com José Luiz

Leia mais

USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS

USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS Ângela Cristina da Fonseca Mirante Professora do Departamento de Matemática do IFBA/Campus de Salvador angelamirante@ifba.edu.br Matheus Soares

Leia mais

SABERES MATEMÁTICOS DOS ALUNOS DO 9ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

SABERES MATEMÁTICOS DOS ALUNOS DO 9ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SABERES MATEMÁTICOS DOS ALUNOS DO 9ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Introdução Daniele André da Silva Universidade Estadual da Paraíba daniandre2011@gmail.com Josiel Pereira da Silva E.E.E.F.M. Senador Humberto

Leia mais

Mostra do CAEM a 21 de outubro, IME-USP UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM PENTAMINÓS

Mostra do CAEM a 21 de outubro, IME-USP UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM PENTAMINÓS Mostra do CAEM 2017 19 a 21 de outubro, IME-USP UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM PENTAMINÓS Isaura Aparecida Torse de Almeida (maeiata@gmail.com) 1 Resumo Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID

UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID CARVALHO, Samila Costa 1 SOUZA, Thais Lima de 2 TURINO, Roberta3 FRANCISCO, Alda Maria Silva 4 INTRODUÇÃO As dificuldades encontradas

Leia mais

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O JOGO DIVISORES EM LINHA: PRÁTICAS EM SALA DE AULA

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O JOGO DIVISORES EM LINHA: PRÁTICAS EM SALA DE AULA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O JOGO DIVISORES EM LINHA: PRÁTICAS EM SALA DE AULA Bruna Guimarães Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, IBILCE baby_bru1@hotmail.com Rita de Cássia Pavani Lamas

Leia mais

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA: Uma iniciativa concreta ao

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS JOGOS MATEMÁTICOS Cintia Melo dos Santos 1 Gabriel Moreno Vascon 2 Educação matemática nos anos finais

Leia mais

O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA

O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA ISSN 2316-7785 O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA Camila Dorneles da Rosa camiladornelesdarosa@gmail.com Fabielli De Juli fabielli_july@hotmail.com Jéssica Marilda Gomes Mendes jessica_gomes_mendes@hotmail.com

Leia mais

Tradicionalmente tornou-se consensual na literatura definir problema como uma situação que envolve o aluno em atividade, mas para a qual não conhece

Tradicionalmente tornou-se consensual na literatura definir problema como uma situação que envolve o aluno em atividade, mas para a qual não conhece Tradicionalmente tornou-se consensual na literatura definir problema como uma situação que envolve o aluno em atividade, mas para a qual não conhece à partida, ou não é óbvio, um caminho para chegar à

Leia mais

Plano de Trabalho Equação do segundo grau

Plano de Trabalho Equação do segundo grau Programa de Formação Continuada de Professores Colégio Estadual Santos Dias 9 Ano do Ensino Fundamental Plano de Trabalho Equação do segundo grau Trabalho apresentado ao Curso de Formação Continuada da

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ALUNOS DE QUINTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA EXPERIÊNCIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ALUNOS DE QUINTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL UMA EXPERIÊNCIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ALUNOS DE QUINTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL GT 01 Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental Daiana Moraes UNIFRA daianamor2@yahoo.com.br

Leia mais

Indicação e estudo do livro: DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DA MATEMÁTICA

Indicação e estudo do livro: DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DA MATEMÁTICA Indicação e estudo do livro: DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DA MATEMÁTICA Didática da Resolução de Problemas de Matemática - Luiz Roberto Dante, Ad. Ática, 2002. BIOGRAFIA Nome: Luiz Roberto Dante

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO)

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) Luciana Tavares Sousa luadail@uft.edu.br Regiane da Cruz Oliveira regiane353@uft.edu.br Aricléia Damasceno Rodrigues aricleia2009@uft.edu.br RESUMO Kaled

Leia mais

O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Modelagem e Educação Matemática GT 04

O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Modelagem e Educação Matemática GT 04 O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Modelagem e Educação Matemática GT 04 Patrícia Melo ROCHA Universidade Estadual da Paraíba patricia@cche.uepb.edu.br

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE EQUAÇÃO DO 2º GRAU

PLANO DE TRABALHO SOBRE EQUAÇÃO DO 2º GRAU FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ Colégio ESTADUAL ANÍBAL BENÉVOLO Professora: ANA CLÁUDIA DOS SANTOS MONÇÃO Matrículas: 0937644-3 Série: 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS SOB A ÓTICA COTIDIANA

ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS SOB A ÓTICA COTIDIANA ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS SOB A ÓTICA COTIDIANA Jéssica Raianne de Lima Silva; Teófila Mendes da Silva Neta; Mateus de Oliveira; Letícia Raquel Frutuoso Silva; Graduandos em matemática

Leia mais

TABULEIRO DA FATORAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO

TABULEIRO DA FATORAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO TABULEIRO DA FATORAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO Charles Herdies Prado 1 Gilson de Vargas Ribeiro 2 Carmen Teresa Kaiber 3 Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências e Habilidades Gerais da Disciplina

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências e Habilidades Gerais da Disciplina PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão Competências e Habilidades Gerais da Disciplina Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe; Relacionar

Leia mais

O TANGRAM COMO RECURSO NO ENSINO DE GEOMETRIA 1

O TANGRAM COMO RECURSO NO ENSINO DE GEOMETRIA 1 O TANGRAM COMO RECURSO NO ENSINO DE GEOMETRIA 1 OLIVEIRA, Caroline L. 2 ; AVEIRO, Naira Regina 3 ; OLIVEIRA, Cristiano P. 4 RESUMO: O presente trabalho apresenta uma atividade utilizando o Tangram como

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Pôster Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

PROJETO PROLICEN: VIVÊNCIAS, OPORTUNIDADE E CONTRIBUIÇÕES A FORMAÇÃO ACADÊMICA.

PROJETO PROLICEN: VIVÊNCIAS, OPORTUNIDADE E CONTRIBUIÇÕES A FORMAÇÃO ACADÊMICA. PROJETO PROLICEN: VIVÊNCIAS, OPORTUNIDADE E CONTRIBUIÇÕES A FORMAÇÃO ACADÊMICA. Jordânia Andrezza Pontes da Silva Aluno Bolsista Sueily Severino Ferreira Aluna Bolsista Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva

Leia mais

JOGOS LÓGICOS MATEMÁTICOS: UMA FORMA LÚDICA DE ENSINAR

JOGOS LÓGICOS MATEMÁTICOS: UMA FORMA LÚDICA DE ENSINAR JOGOS LÓGICOS MATEMÁTICOS: UMA FORMA LÚDICA DE ENSINAR 1. INTRODUÇÃO O uso de jogos em sala de aula possibilita uma contribuição no processo de ensino e aprendizagem que se põe como complemento a base

Leia mais

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN:

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ Anais do Evento PIBID/PR Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: 2316-8285 unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Universidade

Leia mais

EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO

EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO Gabriela Ribeiro gabriela.candidor@gmail.com Matheus Noberto sorriso.matheus@hotmail.com Clodoaldo Valverde valverde@ueg.br RESUMO: Com o objetivo

Leia mais

QUATRO OPERAÇÕES: UMA PROPOSTA DE MELHORAMENTO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS

QUATRO OPERAÇÕES: UMA PROPOSTA DE MELHORAMENTO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS QUATRO OPERAÇÕES: UMA PROPOSTA DE MELHORAMENTO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS Carla Rocha 1 karlinhasbento@hotmail.com Lígia S. Bastos 2 ligiasousabastos@gmail.com Lisiane S. Gomes 3 lisy_sg12@hotmail.com

Leia mais

TEORIA 6: EQUAÇÕES E SISTEMAS DO 2º GRAU MATEMÁTICA BÁSICA

TEORIA 6: EQUAÇÕES E SISTEMAS DO 2º GRAU MATEMÁTICA BÁSICA TEORIA 6: EQUAÇÕES E SISTEMAS DO 2º GRAU MATEMÁTICA BÁSICA Nome: Turma: Data / / Prof: Walnice Brandão Machado Equações de 2º grau Definições Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação

Leia mais

4.3 A solução de problemas segundo Pozo

4.3 A solução de problemas segundo Pozo 39 4.3 A solução de problemas segundo Pozo Na década de noventa, a publicação organizada por Pozo [19] nos dá uma visão mais atual da resolução de problemas. A obra sai um pouco do universo Matemático

Leia mais

PROJETO: OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS

PROJETO: OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINNER Bolsistas: Jacqueline Cristina de Medeiros Supervisora: Patrícia

Leia mais

DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA

DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA Luana Aparecida Nunes 1, Fabiana da Penha Rhodes 2. 1 Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu(

Leia mais

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DESAFIOS MATEMÁTICOS RESUMO

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DESAFIOS MATEMÁTICOS RESUMO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DESAFIOS MATEMÁTICOS Arrigo Fontana 1 Renata Da Silva Pinto 2 RESUMO A resolução de problemas segundo Polya é uma atividade prática, como nadar, esquiar ou tocar piano, você pode

Leia mais

Formação Continuada em Matemática Matemática 1º Ano 3º Bimestre/2012. Plano de Trabalho Função Polinomial do 2º Grau

Formação Continuada em Matemática Matemática 1º Ano 3º Bimestre/2012. Plano de Trabalho Função Polinomial do 2º Grau Formação Continuada em Matemática Matemática 1º Ano 3º Bimestre/01. Plano de Trabalho Função Polinomial do º Grau Tarefa 1 Aluno: Raquel dos Santos Ramos Tutor: Denílson Herinque Cortes Introdução O plano

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMATICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO

A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMATICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMATICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO Aline Gonçalves Farias 1 Carla Silveira Grandi 2 Fernanda dos Santos Garcia 3 Luciane Berger da Silva 4 Maria

Leia mais

ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU ATRAVÉS DE JOGOS

ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU ATRAVÉS DE JOGOS ISSN 2316-7785 ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU ATRAVÉS DE JOGOS Taís Maiara Conrad tais_conrad@hotmail.com Alexandre da Silva alexandre-xande95@hotmail.com Ana Paula do Prado Donadel donadel@uri.edu.br

Leia mais

UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA

UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA Resumo 1. Gracy Eveliny Santos Mól 1 IFES gracyeveliny@hotmail.com Estevão Carvalho Pereira 2 EEEFM Belmiro Teixeira

Leia mais

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL Matheus Marques de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), marquesmatheusaraujo@gmail.com Gardênia Pereira Brito, Universidade

Leia mais

Objetivos. Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos

Objetivos. Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos MÓDULO 1 - AULA 17 Aula 17 Parábola - aplicações Objetivos Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos coeficientes da equação quadrática Expressar as raízes das equações quadráticas

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Etapa II Caderno III 09/04/2015

CIÊNCIAS DA NATUREZA. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Etapa II Caderno III 09/04/2015 CIÊNCIAS DA NATUREZA Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Etapa II Caderno III 09/04/2015 1. Contextualização e contribuições da área de Ciências da Natureza para a formação do estudante

Leia mais

ADEDANHA MATEMÁTICA: UMA DIVERSÃO EM SALA DE AULA

ADEDANHA MATEMÁTICA: UMA DIVERSÃO EM SALA DE AULA ADEDANHA MATEMÁTICA: UMA DIVERSÃO EM SALA DE AULA Elizabethe Gomes Pinheiro Secretaria Municipal de Educação- Cabo Frio - RJ bethematica@hotmail.com Resumo: Este trabalho tem por objetivo mostrar um pouco

Leia mais

O ENSINO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DIDÁTICO-REFLEXIVO COM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O ENSINO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DIDÁTICO-REFLEXIVO COM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O ENSINO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DIDÁTICO-REFLEXIVO COM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Antonio Carlos Belarmino Segundo, Rodolfo Moreira Cabral. Universidade Estadual da Paraíba,

Leia mais

Equações de 2º grau. Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação da forma: IR e

Equações de 2º grau. Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação da forma: IR e Equações de 2º grau Definições Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação da forma: ax 2 + bx + c = 0; a, b, c IR e Exemplo: x 2-5x + 6 = 0 é um equação do 2º grau com a = 1, b = -5 e

Leia mais

Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. Luiz Roberto Dante

Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. Luiz Roberto Dante Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. Luiz Roberto Dante O que é um problema? Intuitivamente, todos nós temos uma ideia do que seja um problema. De maneira genérica, pode-se

Leia mais

O USO DO TEODOLITO COMO METODOLOGIA DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS

O USO DO TEODOLITO COMO METODOLOGIA DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS O USO DO TEODOLITO COMO METODOLOGIA DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS Eunice Moreira dos Santos 1 Universidade Federal da Grande Dourados eunicejhoy@hotmail.com Alessandra Querino da Silva

Leia mais

O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CONCEITOS E CÁLCULOS DE ARÉA DE FIGURAS PLANAS

O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CONCEITOS E CÁLCULOS DE ARÉA DE FIGURAS PLANAS O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CONCEITOS E CÁLCULOS DE ARÉA DE FIGURAS PLANAS Marianne Ferreira Gomesl 1 ; Andriele de Melo Barbosa Oliveira 2 ; Nilcyneia

Leia mais

SANDRA ASSIS DE OLIVEIRA PLANO DE TRABALHO 1

SANDRA ASSIS DE OLIVEIRA PLANO DE TRABALHO 1 CECIERJ FORMAÇÂO CONTINUADA- RJ SANDRA ASSIS DE OLIVEIRA PLANO DE TRABALHO 1 Tarefa 1 Três Rios 2013 SANDRA ASSIS DE OLIVEIRA PLANO DE TRABALHO 1 Trabalho sobre Equação do 2º grau apresentado à Lilian

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UNESP

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UNESP Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UNESP - 2014 Câmpus de São José do Rio Preto Subprojeto: INTERDISCIPLINAR Cursos de Licenciatura envolvidos: Ciências Biológicas, Física,

Leia mais

a é sempre o coeficiente de x²; b é sempre o coeficiente de x, c é o coeficiente ou termo independente.

a é sempre o coeficiente de x²; b é sempre o coeficiente de x, c é o coeficiente ou termo independente. Definições Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação da forma: ax 2 + bx + c = 0; a, b, c Exemplo: x 2-5x + 6 = 0 é um equação do 2º grau com a = 1, b = -5 e c = 6. 6x 2 - x - 1 = 0 é

Leia mais

JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER

JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER 1. INTRODUÇÃO Os jogos de raciocínio são grandes aliados no desenvolvimento e na estruturação do pensamento do aluno, já que ele precisa, para isso, investigar,

Leia mais

SEQUÊNCIA DE FIGURAS

SEQUÊNCIA DE FIGURAS SEQUÊNCIA DE FIGURAS Sala 1 Matemática EF I EMEF JOSÉ CRUZ Professora Apresentadora: MARIA INÊS LEME FERREIRA Realização: Justificativa Trabalhar as formas geométricas de forma concreta e lúdica para que

Leia mais

RELATO SOBRE GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDA EM UM SÉTIMO ANO COM METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

RELATO SOBRE GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDA EM UM SÉTIMO ANO COM METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELATO SOBRE GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDA EM UM SÉTIMO ANO COM METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Marcelo Renan Augusto Ferreira 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná marcelokenny@gmail.com

Leia mais

Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais

Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais Caro aluno, nesta aula iremos retomar um importante assunto, já estudado em anos anteriores: o conjunto dos números reais. Frequentemente, encontramo-nos

Leia mais

Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Ensino e Aprendizagem em Matemática.

Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Ensino e Aprendizagem em Matemática. SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA Shirley Aparecida de Moraes Escola 31 de Março shiamo@seed.pr.gov.br Rita de Cássia Amaral Vieira Universidade Estadual de Ponta Grossa rcamaral@hotmail.com

Leia mais

Tomara que eu tivesse os mesmo problemas que o senhor!

Tomara que eu tivesse os mesmo problemas que o senhor! Tomara que eu tivesse os mesmo problemas que o senhor! Problema em sala de aula x Problema cotidiano??? Problema relevante e significativo??? Criar o hábito, no aluno, de propor-se problemas e de resolvê-los

Leia mais

EXPERIÊNCIAS COM ENSINO DE MATEMÁTICA

EXPERIÊNCIAS COM ENSINO DE MATEMÁTICA EXPERIÊNCIAS COM ENSINO DE MATEMÁTICA Erkthon Silva dos Santos 1 ; Aluízio Sousa S. Neto 1 ; Lucas Dias Ferreira Barbosa 1 ; Allif do Nascimento Santos 1 ; Jailton da Silva Nascimento e Antônio J. R. Feitosa

Leia mais

ANEXO II. Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura)

ANEXO II. Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura) AEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA ISTITUCIOAL DE BOLSA DE IICIAÇÃO À DOCÊCIA - PIBID DETALHAMETO DO SUBPROJETO (Licenciatura) 1. ome da Instituição UF Universidade Federal de Roraima 2. Subprojeto

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

EQUAÇÃO DO 2º GRAU. Prof. Patricia Caldana

EQUAÇÃO DO 2º GRAU. Prof. Patricia Caldana EQUAÇÃO DO 2º GRAU Prof. Patricia Caldana Uma equação é uma expressão matemática que possui em sua composição incógnitas, coeficientes, expoentes e um sinal de igualdade. As equações são caracterizadas

Leia mais

GINCAMÁTICA. Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT

GINCAMÁTICA. Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT GINCAMÁTICA Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT mari_lia_zabel@hotmail.com Airton Camilo Côrrea Júnior 2 E.E.B. Professor Rudolfo Meyer airtonjr80@gmail.com Regina Helena

Leia mais

O ENSINO DE PROBABILIDADE ATRAVÉS DOS KITS DA USP: AVENTURAS NA CIÊNCIA AS CERTEZAS DO ACASO

O ENSINO DE PROBABILIDADE ATRAVÉS DOS KITS DA USP: AVENTURAS NA CIÊNCIA AS CERTEZAS DO ACASO O ENSINO DE PROBABILIDADE ATRAVÉS DOS KITS DA USP: AVENTURAS NA CIÊNCIA AS CERTEZAS DO ACASO 1 Alecxandro Alves Vieira (UFCG/CES); Fagner da Silva Lima (UFCG/CES); Francilene Almeida Sousa (UFCG/CES);

Leia mais

TRABALHANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NUMA PERSPECTIVA DE APROFUNDAMENTO DAS PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS OPERATÓRIAS

TRABALHANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NUMA PERSPECTIVA DE APROFUNDAMENTO DAS PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS OPERATÓRIAS TRABALHANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NUMA PERSPECTIVA DE APROFUNDAMENTO DAS PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS OPERATÓRIAS Carla R. da Silva 1 karlinhasbento@hotmail.com Lígia S. Bastos 2 ligiasousabastos@gmail.com

Leia mais

APLICAÇÕES DA MODELAGEM COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FUNÇÕES UTILIZANDO O SOFTWARE DE SIMULAÇÕES MODELLUS

APLICAÇÕES DA MODELAGEM COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FUNÇÕES UTILIZANDO O SOFTWARE DE SIMULAÇÕES MODELLUS APLICAÇÕES DA MODELAGEM COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FUNÇÕES UTILIZANDO O SOFTWARE DE SIMULAÇÕES MODELLUS Pedro Anísio Ferreira Novais 1 ; Lucélio Ferreira Simião 2 1 Estudante do curso de Matemática da

Leia mais

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS

ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS Alessandra Natália dos Passos alessandrapassos@sou.faccat.br FACCAT Claudete Fischer da Silva claudetesilva@sou.faccat.br FACCAT Dionata Gustavo Schoenardie dionata.schoenardie@sou.faccat.br

Leia mais

Resolução de problemas como metodologia de ensino e sua abordagem nos livros didáticos 1

Resolução de problemas como metodologia de ensino e sua abordagem nos livros didáticos 1 Resolução de problemas como metodologia de ensino e sua abordagem nos livros didáticos 1 Kliemann, Geovana Luiza 2 ; Dullius, Maria Madalena 3 Categoria 2. Trabalho de investigação Resumo Este trabalho

Leia mais

Utilização do Microsoft Excel para o ensino de Matemática

Utilização do Microsoft Excel para o ensino de Matemática Utilização do Microsoft Excel para o ensino de Matemática Ana Paula Lopes da Silva¹(IC), Hestenio Jose do Anjo Alcântara²(IC) *- hestenioanjo@hotmail.com, Jerônimo Rosa de Moraes Neto³ (IC), Marcos Roberto

Leia mais

CONTEXTUALIZANDO A TRIGONOMETRIA A PARTIR DA MEDIÇÃO DE ALTURAS INACESSÍVEIS

CONTEXTUALIZANDO A TRIGONOMETRIA A PARTIR DA MEDIÇÃO DE ALTURAS INACESSÍVEIS CONTEXTUALIZANDO A TRIGONOMETRIA A PARTIR DA MEDIÇÃO DE ALTURAS INACESSÍVEIS Priscila de Cássia Silva Alcântara; Vanda de Cássia Silva Alcântara; Manoel Joaquim de Arruda Neto; Cibelle Taís da Silva Farias

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Sala de Jogos da matemática à interdisciplinaridade

Sala de Jogos da matemática à interdisciplinaridade Sala de Jogos da matemática à interdisciplinaridade Orientadora: Eliane Lopes Werneck de Andrade Matrícula SIAPE: 1697146 Orientada: Vitória Mota Araújo Matrícula UFF: 000105/06 Palavras-chave: Interdisciplinaridade,

Leia mais

Edital Pibid nº 11/2012 CAPES. Plano de Atividade (PIBID-UNESPAR)

Edital Pibid nº 11/2012 CAPES. Plano de Atividade (PIBID-UNESPAR) Edital Pibid nº 11/2012 CAPES PROGRAMA INSTITUICIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCENCIA PIBID Plano de Atividade (PIBID-UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula I. Plano de Aula: Data (17/10/2012) II. Dados

Leia mais

Escolas. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013)

Escolas. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013) Escolas Para informar as escolas onde os bolsistas desenvolverão suas atividades, o proponente deverá ter em mãos o código da escola. O código pode ser verificado junto à própria escola ou na página Data

Leia mais

FIGURAS Aula 1. André Luís Corte Brochi Professor das Faculdades COC

FIGURAS Aula 1. André Luís Corte Brochi Professor das Faculdades COC FIGURAS Aula 1 André Luís Corte Brochi Professor das Faculdades COC Objetivos Discutir alguns aspectos do ensino da matemática. Apresentar elementos teóricos sobre figuras. Sugerir atividades práticas.

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade A: Apresentação de programas e/ou projetos

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade A: Apresentação de programas e/ou projetos 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO 5ª OLIMPÍADA PONTAGROSSENSE

Leia mais

Dinâmica 3. 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. Ensino Fundamental 9º. Uma dica... Uso Conveniente da calculadora.

Dinâmica 3. 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. Ensino Fundamental 9º. Uma dica... Uso Conveniente da calculadora. Uma dica... Reforço escolar M ate mática Dinâmica 3 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9º Algébrico simbólico Equação do 2º Grau DINÂMICA HABILIDADE Básica

Leia mais

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 02 Licenciatura em Matemática Osasco -2010

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 02 Licenciatura em Matemática Osasco -2010 Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 0 Licenciatura em Matemática Osasco -010 Equações Polinomiais do primeiro grau Significado do termo Equação : As equações do primeiro grau são aquelas que podem

Leia mais

Palavra-chave: Problemas, escola, matemática, metodologia, ensino.

Palavra-chave: Problemas, escola, matemática, metodologia, ensino. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Seridó Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Curso

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CURSO: MATEMÁTICA DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA I SÉRIE: 2ª CARGA HORÁRIA: 72 HORAS PROFESSORA: CELINE MARIA PAULEK ANO LETIVO: 2013 EMENTA Metodologia do Ensino

Leia mais

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática UNIVERSOS MATEMÁTICA Por que escolher a coleção Universos Matemática 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

MATEMÁTICA E MÚSICA: UMA TAREFA ENVOLVENDO A DESCOBERTA DAS NOTAS MUSICAIS E OPERAÇÕES COM FRAÇÕES E PROPORÇÕES

MATEMÁTICA E MÚSICA: UMA TAREFA ENVOLVENDO A DESCOBERTA DAS NOTAS MUSICAIS E OPERAÇÕES COM FRAÇÕES E PROPORÇÕES MATEMÁTICA E MÚSICA: UMA TAREFA ENVOLVENDO A DESCOBERTA DAS NOTAS MUSICAIS E OPERAÇÕES COM FRAÇÕES E PROPORÇÕES OLIVEIRA, Julio Cézar Rodrigues de FECEA julioeconomist@hotmail.com PASSOS, Josias Correia

Leia mais

QUANTO AO ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

QUANTO AO ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PERSPECTIVAS QUANTO AO ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Gracy Eveliny Santos Mól 1 Jorge Luiz Ferreira 2 Estevão Carvalho Pereira 3 Antônio Henrique

Leia mais

18ª OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES: UM DESAFIO INCENTIVADOR. Resumo

18ª OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES: UM DESAFIO INCENTIVADOR. Resumo 18ª OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES: UM DESAFIO INCENTIVADOR Amanda Riedel-UNIVATES 1 Marli Teresinha Quartieri-UNIVATES GE: Pesquisa e Educação Básica. Resumo A Olimpíada de Matemática da Univates (OMU)

Leia mais